FOTOGRAFIAS, VÍDEOS, PALESTRAS, FESTIVAL DE FILMES E MÚSICA CONTEMPORÂNEA IRANIANA.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FOTOGRAFIAS, VÍDEOS, PALESTRAS, FESTIVAL DE FILMES E MÚSICA CONTEMPORÂNEA IRANIANA."

Transcrição

1 FOTOGRAFIAS, VÍDEOS, PALESTRAS, FESTIVAL DE FILMES E MÚSICA CONTEMPORÂNEA IRANIANA. Pulso Iraniano - Itinerância Belo Horizonte ProduçÃO Local (Belo Horizonte):

2 A exposição Pulso Iraniano - Itinerância Belo Horizonte será uma continuidade da exposição já apresentada no Rio de Janeiro, que se trata do 1ª grande evento em torno da cultura iraniana no Brasil, onde a principal atração será a fotografia e o vídeo, mas também serão promovidas outras atividades para apresentar a fascinante dualidade da criação artística do Irã. Com diferentes revoluções ao longo da história, alguns artistas, críticos de arte e curadores optaram por deixar o País. Os que permaneceram continuaram trabalhando e criando com as limitações lá existentes, cuja criação artística é viva e palpitante; não se foca apenas na crítica política, nem é passageira. Ao contrário, a cena artística iraniana é sólida, baseada em rede expressiva de amantes das artes, donos de galerias e colecionadores ativos, iranianos exilados ou locais. Apóiam o contexto histórico da arte iraniana que é de suma importância para entendimento das influências que seus artistas. Além da exposição, serão organizados eventos paralelos na área cultural. Haverá seminário sobre a cultura e cena artística contemporânea do Irã e suas influências na cultura ocidental e vice-versa. Será reeditado um livro/catálogo com registro das vertentes da exposição e textos de curadores e especialistas. Esta exposição já apresentada no Rio de Janeiro (Oi Futuro, setembro a outubro de 2011), irá para São Paulo (SESC, local já pré-acordado, ainda em 2012) e Belo Horizonte (espaço Oi Futuro). Pulso Iraniano tem como objetivo principal mostrar ao público brasileiro a diversidade da criação contemporânea iraniana. Em sua história, apesar de um contexto político difícil, numerosos artistas ainda resistem e diversas pulsações criativas acontecem, contornando as regras do sistema e conseguindo mostrar as peculiaridades do país com um olhar ameno, poético e extremamente deslumbrante. Os artistas foram escolhidos independentemente de sua idade, fama ou fato de morarem ou não no Irã e todos obterão total suporte da organização do evento como material de divulgação, que além de serem distribuídos na exposição terão um alcance ainda maior em museus, instituições culturais, galerias, colecionadores, críticos de arte e imprensa. Outro objetivo importante é sensibilizar as pessoas para esta cultura milenar e dar oportunidade de conhecer uma face quase ignorada da arte e expressões do Oriente Médio no Brasil. É um ponto de partida para descobrir a cultura iraniana, transmitindo a admiração do impressionante modo de vida dos artistas deste país. A exposição terá em sua essência uma cultura artística fascinante, rica e inédita no Brasil, desvelando-se assim, em toda sua amplitude e mistérios, um panorama completo da criação iraniana que é desconhecido por todos.

3 FOTOGRAFIAS, VÍDEOS, PALESTRAS, FESTIVAL DE FILMES E MÚSICA CONTEMPORÂNEA IRANIANA.

4

5 PULSO IRANIANO Uma proposta de Marc Pottier, curador e diretor artístico do projeto ( em colaboração com Foto Arte Brasília ( & Curador convidado para vídeo instalações: Vali Mahlouji Curador convidado para vídeos experimentais: Amirali Ghasemi Curador convidado para as documentações sobre arte contemporânea iraniana: Fanoos Photo e Seifollah Samadian Palestras: Adauto Novaes Festival de fi lmes: Ilda Santiago Música: Steffen Dauelsberg e Soudabeh Kia

6 SHIRIN ALIABADI

7 Esta exposição a ser organizada para a Bienal Brasileira de fotografi as, em Brasília, mostrará uma seleção de fotografi as e vídeos. Será completa com projeções site- -specifi c externas. No Irã, há décadas e, no entanto, num contexto político difícil, uma resistência cultural bastante importante tem sido capaz de se estabelecer e se desenvolver, mantendo desta forma milhares de anos de criação cultural nesta parte do mundo. Com diferentes revoluções recentes, alguns artistas, críticos de arte e curadores optaram por sair do país, outros, permanecendo, vindos a trabalhar de acordo com a situação e tendo sido capazes de criar tanto quanto poderiam. A criatividade iraniana está viva e não se concentra apenas na crítica política. Não estamos diante de um lugar efêmero da moda. Ao contrário, a cena da arte iraniana é um ambiente sólido feita de uma rede importante de amantes da arte, galeristas e colecionadores ativos, tanto nas diásporas iranianas internacionais e as locais, apoiando e defendendo os artistas e suas exposições. Os artistas foram selecionados, independentemente da sua idade, reconhecimento e do fato de estarem vivendo no Irã ou não. Alguns artistas já tem alguma uma exposição internacional, mas também selecionamos alguns novos talentos. Mesmo que este não seja um evento político, gostaríamos de dar o Maximo de informação quanto pudermos para o público para permitir-lhe a compreender os contextos históricos em que os artistas têm trabalhado nas últimas décadas. É por isso que duas sala recapitulação irão introduzir a exposição de arte: a primeira irá exibir o fi lme Irã Revelado que foi publicado pelo canal Arte, em Junho de 2009, com arquivos e entrevistas desde o início do último século ate hoje, e a segunda sala apresentará imagens do repórter fotográfi co Abbas de seu trabalho Diário do Irão de 1971 até 2002.

8 "Pulso Iraniano" irá apresentar o panorama da arte contemporânea iraniana através de temas como: poesia, o espírito de celebração, mulheres, guerra, paraíso, drama e tradições. Bahman Jalali desapareceu durante a preparação desta exposição e vamos dedicar uma seção específi ca a ele, como um tributo à sua obra. Como será difícil viabilizar a presença dos artistas mais jovens morando e trabalhando em Teerã em nosso evento, decidimos publicar um jornal próprio que será uma forma de mostrar todos seus trabalhos. Este jornal será enviado para museus, instituições culturais, galerias, colecionadores, críticos de arte e a imprensa mundial para promover a nossa exposição. (Seleção está em progresso continuo). Suas obras podem ser vistas projetadas em uma das salas de documentação específi ca. Em colaboração com o Rio de Janeiro Film Festival, uma seleção de fi lmes iranianos também serão projetadas durante a exposição. Um seminário sobre a cultura iraniana e a cena de arte contemporânea iraniana irá completar o nosso evento. Um livro também será publicado, incluindo todos estes diferentes aspectos. A poesia faz e tão proeminente na cultura iraniana que pensávamos que não poderíamos evitar a dedicar uma sala específi ca para apresentá-la ao público. Poesia é tão importante que se pode ouvir-la durante as manifestações de rua, gritadas em reclamações e críticas ao governo. Livros e palestras gravadas estarão disponíveis e serão exibidas em uma sala específi ca. Esta exposição vai viajar para o Rio de Janeiro e São Paulo.

9 LISTA DE ARTISTAS (PROVISÓRIA): Abbas, Ahmadvand Morteza, Shirin Aliabadi, Aramesh Reza, Dashti Gohar, Ghadirian Shadi, Amirali Ghasemi, Ghazel, Barbas Godlshiri, Hanaei Arash, Hooshmandzadeh Peyman, Jalali Bahman, YZ Kami, Raha Kaissniai, Abbas Kiarostami, Ali Mahdavi, Nava Zadoc, Shirin Neshat, Neda Razavipour, Tabrizian Mitra, Jinoos Taghidazei, Tavakolian Newsha, Tirafkan Sadegh. CURADORIA Marc Pottier é um curador independente, que tem vindo a organizar várias exposições no Brasil e mostrar artistas brasileiros no exterior. Foi Adido Cultural no Consulado Francês no Rio de Janeiro entre 1998 e Ele também é especialista em Arte Pública, tendo muitos projetos no Brasil e no Oriente Médio.

10 SALAS 1 E 2 Salas Introdutórias: o objetivo é rever o último século da história iraniana permitindo ao público ter um melhor contexto da história passada e presente do Irã. Uma sala irá mostrar um fi lme produzido pela Artefi lmes para o canal de televisão Arte, Irã Revelado (Junho 2009). A segunda sala mostrará uma seleção de imagens em preto e branco pele foto jornalista Abbas sobre o tema das multidões.

11 ABBAS (FOTO JORNALISTA RADICADO EM PARIS)

12 SALA 3 Esta sala será dedicada à Poesia. É importante considerar que a poesia é parte do dia-a-dia no Irã. Como exemplo, os livros da poeta Hafez (século XIV) estão vendendo mais do que o Corão. Quase todos os artistas iranianos se ocupam com este tema. Além de fotografi as e vídeos, traduções das obras dos principais poetas iranianos estarão disponíveis para consulta. Além desta sala, as outras salas também terão poesias, escritas aqui nas paredes, com temas diversifi cados. No fi nal da exposição o público receberá uma cópia de um dos poemas de Hafez.

13 SALA 4 Por fi m de fazer um conexão entre a sala 3, dedicada a Poesia, e a sala 5, dedicada a o tema Mulheres, o publico verá na sala 4 Shirin, fi lme de Abbas Kiarostami (residente em Teerã). Neste fi lme o publico vera a reação de 100 mulheres assistindo o fi lme (aquilo que não vemos) de uma historia bem conhecida de amor impossível entre o Príncipe Khosrow a Princesa Shirin, historia que inspirou Romeo e Julieta de Shakespeare.

14 SALA 5 Exemplos: obras de Ghazel (residente em Paris) e Siamak Filizadeh (que vive em Teerã). Esta sala é dedicada ao tema Mulheres. Considerando que a maioria das exposições recentes têm usado o véu para dar o foco para a situação das mulheres no país, aqui pretendemos mostrar nesta secção que o tema é mais complexo do que se pode pensar.

15 SALA 5 Mulheres Exemplos: Obras por Shadi Ghadirian (residente em Teerã)

16

17 SALA 6 Exemplos: obras de Amirali Ghasemi (que vive em Teerã) e Ali Mahdavi (residente em Paris). Esta sala é dedicada ao tema O Espírito da Celebração. Apesar da situação bastante difícil no Irã (a guerra do Irã Iraque, e a situação política no pais) os iranianos tem um incrível poder de abstrair-se desta situação e se concentrar no que faz a vida bela.

18 SALA 7 Exemplos: obras de Gohar Dashti (que vive em Teerã) e Reza Aramesh (que vive em Londres). Esta sala é dedicada ao tema Guerra. A guerra pode ser vista como a verdadeira guerra entre o Irã e o Iraque, mas também a guerra de seu dia-a-dia como o Irã se posiciona no mundo.

19 SALA 7 Guerra Exemplo: obras por Arash Hanael (residente em Teerã).

20 SALA 8 Exemplos: obras de SadehTirafkan e Hooshmandzadeh Peyman (ambos residem em Teerã). Esta sala é dedicada ao tema de Drama e Tradições. Esta exposição não pretende analisar a situação atual política iraniana, mas dar ao publico uma visão mais ampla do contexto político e espiritual iraniano. Vamos defi nir o que Chisme signifi ca com tradições como Ashura (Hussain Ibn Ali, neto do Profeta e o seu sacrifício pelo Islã em Kerbala).

21 SALA 8 Drama e Tradição Mostraremos também nesta sala interpretações de muitas das historias mais tradicionais ligadas a literatura iraniana. Exemplo: obras por Siamak Filizadeh (residente em Teerã).

22 SALA 9 Exemplos: obras de Kami (residente em Nova York) e Jalal Sepher (que vive em Teerã). Esta sala e dedicada ao tema Paraíso. Este tema e obviamente ligado á literatura persa e da arte dos jardins.

23 SALA 10 Esta sala será dedicada a obra de um dos fotógrafos iranianos mais importantes que viveu em Teerã, e morreu em Janeiro 2010: Bahman Jalali. Participação da curadora Catherine David.

24 BAHMAN JALALI.

25 SALA 11 Este sala será um grande espaço para documentário para o público descobrir o que está acontecendo hoje em Teerã. Amirali Ghasemi, curador e artista que vive em Teerã apresentará uma seleção de vídeos do artista Ahandi Ghadirian (site Fanoos) artista que vive no Teerã, e Samadian Seifollah, editor que vive em Teerã, apresentará uma grande seleção do que esta acontecendo hoje no Teerã no cenário foto-artístico. Computadores e telas estarão disponíveis ao publico para ver as ultimas criações artísticas contemporâneas iranianas. Curador iraniano Vali Mahlouji (residente em Londres) fará a curadoria desta área especifi ca das vídeo instalações.

26 INSTALAÇÕES E PROJEÇÕES EXTERNAS Neda Razavipour (residente em Teerã) irá instalar em uma construção suas faces de telas de cinema. Morteza Amahdvand (residente em Teerã) terá seu projeto de vídeo-pássaros na fachada do museu. (próxima página).

27 MORTEZA AMAHDVAND

28 CAPTAÇÃO DE RECURSOS CURADORIA M E D I A M U N D I Diretor Executivo Loïc GOSSELIN Produção e Captação de Recursos Fernanda GUIMARÃES Praça Mahatma Gandhi, 2/1205 Centro - Rio de Janeiro/RJ fernanda.guimaraes@mediamundi.com.br

BRASIL ARTE CONTEMPORÂNEA. Programa Setorial Integrado de Promoção às Exportações da Arte Contemporânea Brasileira.

BRASIL ARTE CONTEMPORÂNEA. Programa Setorial Integrado de Promoção às Exportações da Arte Contemporânea Brasileira. 1 PROJETO SETORIAL INTEGRADO BRASIL ARTE CONTEMPORÂNEA Programa Setorial Integrado de Promoção às Exportações da Arte Contemporânea Brasileira. 2 Introdução O Ministério da Cultura, sugeriu a Fundação

Leia mais

ARTEBR EXPOSIÇÃO DE FERNANDO VILELA CIDADES GRÁFICAS

ARTEBR EXPOSIÇÃO DE FERNANDO VILELA CIDADES GRÁFICAS ARTEBR EXPOSIÇÃO DE FERNANDO VILELA CIDADES GRÁFICAS A empresa ARTEBR desenvolve projetos em arte, educação e literatura para diversas instituições culturais brasileiras. Atua nas áreas de consultoria

Leia mais

Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela Israel Operadora.

Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela Israel Operadora. Apresentação e projetos para Israel Prezados Senhores, Shalom. Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela. A atua no mercado judaico há mais de 10 anos e a partir de

Leia mais

O que é um Objeto Educacional? página 01. Objeto Educacional passo a passo página 05

O que é um Objeto Educacional? página 01. Objeto Educacional passo a passo página 05 O que é um Objeto Educacional? página 01 Objeto Educacional passo a passo página 05 O que é um Objeto Educacional A definição de Objeto Educacional, adotada pela equipe do projeto Arte com Ciência, é um

Leia mais

O Setor Cultural da Embaixada do Brasil tem o prazer de convidá-lo. a participar em um projeto novo e interessante.

O Setor Cultural da Embaixada do Brasil tem o prazer de convidá-lo. a participar em um projeto novo e interessante. O Setor Cultural da Embaixada do Brasil tem o prazer de convidá-lo a participar em um projeto novo e interessante. O Art Brazil Circulation Project ou ABC Project lhe dá a oportunidade de pedir uma seleção

Leia mais

Design 3D. Formação em Web WEB DESIGN 3D 1

Design 3D. Formação em Web WEB DESIGN 3D 1 1 Formação em Web Design 3D Atualmente com o desenvolvimento para Web, a criação e montagem de sites, envolve um conhecimento mais aprofundado também na criação de 3D. Com a possibilidade de conexões mais

Leia mais

Mulheres Periféricas

Mulheres Periféricas PROGRAMA PARA A VALORIZAÇÃO DE INICIATIVAS CULTURAIS VAI SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA São Paulo, fevereiro de 2011 Mulheres Periféricas Proponente RG: CPF: Rua Fone: E-mail: 1 Índice Dados do Projeto

Leia mais

ARTEBR SITE A HISTÓRIA VAI COMEÇAR

ARTEBR SITE A HISTÓRIA VAI COMEÇAR ARTEBR SITE A HISTÓRIA VAI COMEÇAR A empresa ARTEBR desenvolve projetos em arte, educação e literatura para diversas instituições culturais brasileiras. Atua nas áreas de consultoria e assessoria em arte

Leia mais

.na verdade, já achamos

.na verdade, já achamos TALENTOS ARTÍSTICOS .na verdade, já achamos e também achamos ideias e vontades primeiro, nas redes existentes Hugo de Lima Pequeno making of da aula de experimentações com nanquim na Oi Kabum! Escola de

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. ARARIBÁ HISTÓRIA O livro tem oito unidades, divididas

Leia mais

A nossa missão profissional é eternizar a sua história e o nosso desejo pessoal é conhecer aquela parte incrível que mora em você.

A nossa missão profissional é eternizar a sua história e o nosso desejo pessoal é conhecer aquela parte incrível que mora em você. A nossa missão profissional é eternizar a sua história e o nosso desejo pessoal é conhecer aquela parte incrível que mora em você. Muito prazer, nós somos a Old Love Somos fotógrafos de casais em sintonia,

Leia mais

ENSINO PRÉ-ESCOLAR. Visitas orientadas À descoberta do MCCB

ENSINO PRÉ-ESCOLAR. Visitas orientadas À descoberta do MCCB Serviço educativo 2014 2015 ENSINO PRÉ-ESCOLAR Visitas orientadas À descoberta do MCCB 1h00 2.50 * Conhecem a história da Batalha? Com esta visita, percorreremos os caminhos da história desta terra e destas

Leia mais

Desafios para a gestão de. produtoras audiovisuais. Erick Krulikowski

Desafios para a gestão de. produtoras audiovisuais. Erick Krulikowski Desafios para a gestão de produtoras audiovisuais Erick Krulikowski Novembro de 2015 Qual o perfil da produtora audiovisual no Brasil? Relatório de pesquisa e mapeamento da REDE AUDIOVISUAL DE BELO HORIZONTE

Leia mais

A EXPERIÊNCIA PIONEIRA DO LABORATÓRIO/NÚCLEO DE ARTE ELETRÔNICA

A EXPERIÊNCIA PIONEIRA DO LABORATÓRIO/NÚCLEO DE ARTE ELETRÔNICA A EXPERIÊNCIA PIONEIRA DO LABORATÓRIO/NÚCLEO DE ARTE ELETRÔNICA Aluno: Eric Emanuel de Araujo Oliveira Orientador: Rejane Spitz Introdução Decorridos 20 anos desde a criação do Laboratório/Núcleo de Arte

Leia mais

PIC. Componentes da PIC 1. o bimestre. Produção Integrada ao Conteúdo

PIC. Componentes da PIC 1. o bimestre. Produção Integrada ao Conteúdo PIC VERSÃO PARA O PROFESSOR VERSÃO PARA O PROFESSOR 9. o ano Ensino Fundamental Produção Integrada ao Conteúdo Componentes da PIC 1. o bimestre Arte Ciências Geografia A nota de PIC é a média entre a nota

Leia mais

BEM-VINDO AO ESPAÇO DO PROFESSOR

BEM-VINDO AO ESPAÇO DO PROFESSOR BEM-VINDO AO ESPAÇO DO PROFESSOR APRESENTAÇÃO Nosso objetivo é inaugurar um espaço virtual para o encontro, o diálogo e a troca de experiências. Em seis encontros, vamos discutir sobre arte, o ensino da

Leia mais

Curso Completo de Marketing Multinível MARKETING DE ATRAÇÃO

Curso Completo de Marketing Multinível MARKETING DE ATRAÇÃO Curso Completo de Marketing Multinível MARKETING DE ATRAÇÃO MARKETING DE ATRAÇÃO Uma das estratégias mais poderosas que você pode usar para trabalhar com contatos frios é o marketing de atração. Esse é

Leia mais

SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES ARTÍSTICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS NO PROCESSO DA 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE JUVENTUDE

SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES ARTÍSTICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS NO PROCESSO DA 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE JUVENTUDE RESOLUÇÃO 08/2015, DA COMISSÃO ORGANIZADORA NACIONAL A Comissão Organizadora da 3ª Conferência Nacional de Juventude, no uso de suas atribuições regimentais, em conformidade com o artigo 6º, objetivo específico

Leia mais

SocialDB Social Digital Library

SocialDB Social Digital Library Social Digital Library Laboratório L3P NARRATIVA DO PROJETO SOCIALDB 06/2015 Gestor de uma coleção "Sou produtor cultural (ou fotógrafo) e quero criar um lugar na internet com uma seleção de obras artísticas

Leia mais

Ateliê Mathieu Duvignaud

Ateliê Mathieu Duvignaud Ateliê Mathieu Duvignaud Paisagem & Cultura Criações Press Ateliês Paris 39 rue liancourt 75014 Paris Tel: +33(0)1 43 21 48 51 Brasil 202 ayrton senna 59080-100 Natal, RN Tel: +55(84) 8127 2717 mathieuduvignaud.com

Leia mais

Programa do Serviço Educativo. 2.º Semestre 2008

Programa do Serviço Educativo. 2.º Semestre 2008 Programa do Serviço Educativo Museu Municipal i de Óbidos 2.º Semestre 2008 Programa Semestral Mês Dias Título Público-alvo Agosto Quintas, Sextas, Sábado No Ateliê do Pintor um Tesouro Escondido Crianças

Leia mais

NÚCLEO DE AÇÃO EDUCATIVA MATERIAL EDUCATIVO OFICINA ARTÍSTICA E LITERÁRIA CAFEZINHO

NÚCLEO DE AÇÃO EDUCATIVA MATERIAL EDUCATIVO OFICINA ARTÍSTICA E LITERÁRIA CAFEZINHO NÚCLEO DE AÇÃO EDUCATIVA MATERIAL EDUCATIVO OFICINA ARTÍSTICA E LITERÁRIA CAFEZINHO Foto: Flávia Violim Este material servirá como modelo para que professores de Língua Portuguesa aproximem seus alunos

Leia mais

PRAIEIRO. Lili Araujo

PRAIEIRO. Lili Araujo PRAIEIRO Lili Araujo APRESENTAÇÃO: "PRAIEIRO" será o terceiro trabalho fonográfico solo da cantora e compositora carioca Lili Araujo. Haverá a produção de uma tiragem mínima do CD em formato físico (1.000

Leia mais

Fazendo cinema na escola

Fazendo cinema na escola Fazendo cinema na escola Arte audiovisual dentro e fora da sala de aula Alex Moletta FAZENDO CINEMA NA ESCOLA Arte audiovisual dentro e fora da sala de aula Copyright 2014 by Alex Moletta Direitos desta

Leia mais

TOMORROWLAND. Esquema de Patrocínio

TOMORROWLAND. Esquema de Patrocínio TOMORROWLAND 100000000000 Esquema de Patrocínio Assinantes: + 12.600.000 na Claro TV, NET, Oi TV, Sky e Vivo TV Fonte: Viacom Janeiro 2014 POTENCIAL DE IMPACTO Potencial de impactar mais de 40MM pessoas

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO MANUAL DE CONFIGURAÇÃO Índice Conteúdo Página Legendas 3 1.0 Primeiro acesso 5 2.0 Cadastro de login e senha 6 3.0 Configuração do Blocker 7 3.1 Senha de acesso 8 3.2 Grade de Horário 9 3.2.1 Configurando

Leia mais

empresas, empreendedores, artistas, projetos governamentais e o público local e global da

empresas, empreendedores, artistas, projetos governamentais e o público local e global da sobre nós Audio Porto é um porto de 3.500 m 2 em permanente expansão, com o propósito de conectar empresas, empreendedores, artistas, projetos governamentais e o público local e global da economia criativa.

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Plano de Trabalho com Projetos

Plano de Trabalho com Projetos PREFEITURA DE JARAGUÁ DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL 1. Identificação: Plano de Trabalho com Projetos Escola Municipal de Ensino Fundamental Renato Pradi Professora:

Leia mais

Projeto Festival Clube da Viola. Resumo do Projeto

Projeto Festival Clube da Viola. Resumo do Projeto Projeto Festival Clube da Viola Resumo do Projeto A música brasileira é um dos elementos culturais que contribuem para a criação e o fortalecimento de uma idéia de pertencimento nacional, promovendo uma

Leia mais

A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Tá, entendi. Agora, como eu vou fazer isso?

A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Tá, entendi. Agora, como eu vou fazer isso? A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Em 18 de Março de 2013, o mundo inteiro vai sorrir mais bonito. Neste dia, realizaremos juntos em todo o Brasil, 10 países da América Latina e Portugal a MAIOR TRIAGEM

Leia mais

Arte e Cinema pelos posters. Convocatória

Arte e Cinema pelos posters. Convocatória Arte e Cinema pelos posters Convocatória Posters de filmes sempre foram uma referência sobre costumes, moda, design, tipologia. Narram, dessa forma, aspectos da cultura do período histórico em que foram

Leia mais

Você pode dizer isso de novo! Compressão de Texto

Você pode dizer isso de novo! Compressão de Texto Atividade 3 Você pode dizer isso de novo! Compressão de Texto Sumário Desde que os computadores possuíam apenas uma quantidade limitada de espaço para armazenar informações, estes precisavam armazená-las

Leia mais

Cultura ProAC-ICMS. Yutaka Toyota INSTITUTO OLGA KOS DE INCLUSÃO CULTURAL

Cultura ProAC-ICMS. Yutaka Toyota INSTITUTO OLGA KOS DE INCLUSÃO CULTURAL Cultura ProAC-ICMS Yutaka Toyota INSTITUTO OLGA KOS DE INCLUSÃO CULTURAL Nossos Projetos Resgatando Cultura Tem a intenção de resgatar as obras de artistas plásticos contemporâneos, registrando o atual

Leia mais

Preparação de um Plano de Trabalho

Preparação de um Plano de Trabalho Preparação de um Plano de Trabalho Tomando em consideração os limites de tempo e recursos dos implementadores, as ferramentas da série Straight to the Point (Directo ao Ponto), da Pathfinder International,

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

WEBCONFERÊNCIAS GUIA PRÁTICO

WEBCONFERÊNCIAS GUIA PRÁTICO WEBCONFERÊNCIAS GUIA PRÁTICO 1 DESCRIÇÃO 1.1 QUE É UMA WEBCONFERÊNCIA? Uma webconferência é uma modalidade de teleconferência que é realizada via internet. Como não necessita de equipamentos especiais,

Leia mais

Em 2009, a Fundação Padre Anchieta mais uma vez estará presente na Campus Party.

Em 2009, a Fundação Padre Anchieta mais uma vez estará presente na Campus Party. Mais uma vez, a cidade de São Paulo se prepara para receber a Campus Party entre os dias 19 e 25 de janeiro de 2009. Milhares de internautas vêm a cidade participar do evento, que é o maior encontro mundial

Leia mais

Paula Almozara «Paisagem-ficção»

Paula Almozara «Paisagem-ficção» Rua da Atalaia, 12 a 16 1200-041 Lisboa + (351) 21 346 0881 salgadeiras@sapo.pt www.salgadeiras.com Paula Almozara «Paisagem-ficção» No âmbito da sua estratégia internacional, a Galeria das Salgadeiras

Leia mais

Morro da Favella. Fatos e lendas da primeira favela do Brasil

Morro da Favella. Fatos e lendas da primeira favela do Brasil Fatos e lendas da primeira favela do Brasil Fatos e lendas da primeira favela do Brasil FORMATO: Documentário: 1X 52 HD FULL 16:9 GENERO: Documentário em técnica mista: SINOPSE: Morro da Favella é um documentário

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

Uma nova visão do marketing pessoal: o marketing pessoal estratégico.

Uma nova visão do marketing pessoal: o marketing pessoal estratégico. Uma nova visão do marketing pessoal: o marketing pessoal estratégico. Posiciono o marketing pessoal num espaço de tempo e que eu denomino de as três eras do mesmo. A 1ª era, num tempo não muito distante,

Leia mais

Nosso conteúdo. Gente de Arte: Resenha feita por nossos colaboradores que tratam de textos críticos ou reflexivos sobre variados assuntos.

Nosso conteúdo. Gente de Arte: Resenha feita por nossos colaboradores que tratam de textos críticos ou reflexivos sobre variados assuntos. Mídia Pack Quem somos? O Arte Ref é uma revista online bilingue, dedicada a publicar notícias sobre arte contemporânea tanto do cenário nacional quanto internacional. Desde o seu lançamento em 2008, o

Leia mais

Como ganhar dinheiro recomendando cursos.

Como ganhar dinheiro recomendando cursos. Afiliados Cursos Como ganhar dinheiro recomendando cursos. Conteúdo Apresentação do Autor... 3 Introdução... 4 Panorama do mercado de cursos on-line no Brasil... 4 Objetivo... 5 Requisitos... 5 Métodos

Leia mais

A PRODUÇÃO AUTOBIOGRÁFICA EM ARTES VISUAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE VIDA E ARTE DO AUTOR

A PRODUÇÃO AUTOBIOGRÁFICA EM ARTES VISUAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE VIDA E ARTE DO AUTOR 7º Seminário de Pesquisa em Artes da Faculdade de Artes do Paraná Anais Eletrônicos A PRODUÇÃO AUTOBIOGRÁFICA EM ARTES VISUAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE VIDA E ARTE DO AUTOR Letícia Tadra do Carmo 105 Universidade

Leia mais

O Inventor. - Devido à extensão desse Projeto, ficarão a cargo de cada professor adequar as sugestões dadas à sua realidade escolar.

O Inventor. - Devido à extensão desse Projeto, ficarão a cargo de cada professor adequar as sugestões dadas à sua realidade escolar. O Inventor 1) Introdução Quem é um inventor? Aquela pessoa que cria ou descobre fórmulas diferentes ou objetos novos para a solução de problemas? Ou pessoas comuns, como eu e você, que conseguem viver

Leia mais

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do sumário Introdução 9 Educação e sustentabilidade 12 Afinal, o que é sustentabilidade? 13 Práticas educativas 28 Conexões culturais e saberes populares 36 Almanaque 39 Diálogos com o território 42 Conhecimentos

Leia mais

Módulo II - Aula 3 Comunicação

Módulo II - Aula 3 Comunicação Módulo II - Aula 3 Comunicação O surgimento da comunicação entre as pessoas por meio de computadores só foi possível após o surgimento das Redes de Computadores. Na aula anterior você aprendeu sobre a

Leia mais

O NOSSO BAIRRO É LINDO!

O NOSSO BAIRRO É LINDO! JUNHO UMA OBRA DO Bairro da BAIXA-CHIADO O NOSSO BAIRRO É LINDO! No mês das festas da cidade e dos santos, a Baixa-Chiado PT Bluestation partilha com todos um pouco de tudo o que se pode encontrar no bairro

Leia mais

REGULAMENTO. Este projecto é composto por exposições fotográficas em espaço público, espectáculos e conferências;

REGULAMENTO. Este projecto é composto por exposições fotográficas em espaço público, espectáculos e conferências; REGULAMENTO Master Class Entre Margens 2013 [ Kameraphoto ] Enquadramento: Entre Margens, promovido pela Fundação Museu do Douro e com autoria e direcção artística da Procur.arte - Associação Cultural,

Leia mais

Inverno 17, 18 e 19 de julho Primavera 03 e 04 de outubro Verão 11, 12 e 13 de dezembro

Inverno 17, 18 e 19 de julho Primavera 03 e 04 de outubro Verão 11, 12 e 13 de dezembro Apresentação Para incentivar e promover o trabalho das mães empreendedoras de Curitiba, a Maternarum realiza a 9ª edição da Feira Maternarum. A novidade este ano é que teremos 20% das vagas destinadas

Leia mais

CONVOCATÓRIA PARA EXPOSIÇÃO COLETIVA DE ENSAIOS DE AUTORES CEARENSES

CONVOCATÓRIA PARA EXPOSIÇÃO COLETIVA DE ENSAIOS DE AUTORES CEARENSES CONVOCATÓRIA PARA EXPOSIÇÃO COLETIVA DE ENSAIOS DE AUTORES CEARENSES Convidamos todos a participarem de convocatória para compor exposição do Encontros de Agosto 2013, que traz o tema Memória e Produção

Leia mais

em 2012, em Aveiro; em 2013, em Coimbra; e em 2014, na cidade do Porto, numa organização conjunta com o departamento de jovens da UPASD.

em 2012, em Aveiro; em 2013, em Coimbra; e em 2014, na cidade do Porto, numa organização conjunta com o departamento de jovens da UPASD. CONVENÇÃO GAM 2016 O QUE É O GAM? O projeto "Geração Adventista em Missão" (GAM) é um movimento organizado e executado por jovens e jovens adultos que se reveem nos valores, princípios e doutrinas da Igreja

Leia mais

AGENDA DE CURSOS SEMESTRAL

AGENDA DE CURSOS SEMESTRAL AGENDA DE CURSOS SEMESTRAL Sobre a AIC A Academia Internacional de Cinema (AIC) abriu suas portas no dia 5 de agosto de 2004 em Curitiba, PR, oferecendo cursos livres na área de audiovisual além de curso

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

Projeto de Plantação da Congregação da Segunda Igreja Presbiteriana de Porto Alegre

Projeto de Plantação da Congregação da Segunda Igreja Presbiteriana de Porto Alegre Projeto de Plantação da Congregação da Segunda Igreja Presbiteriana de Porto Alegre É o meu Rio Grande do Sul, céu, sol, sul, terra e cor, Onde tudo o que se planta cresce E o que mais floresce é o amor

Leia mais

Manual Sistema MLBC. Manual do Sistema do Módulo Administrativo

Manual Sistema MLBC. Manual do Sistema do Módulo Administrativo Manual Sistema MLBC Manual do Sistema do Módulo Administrativo Este documento tem por objetivo descrever as principais funcionalidades do sistema administrador desenvolvido pela MLBC Comunicação Digital.

Leia mais

Como ponto de partida para esse trabalho, considerem o texto a seguir. [ ] Mas a fotografia é arte? Claro que é! Pois o fotógrafo não se limita a

Como ponto de partida para esse trabalho, considerem o texto a seguir. [ ] Mas a fotografia é arte? Claro que é! Pois o fotógrafo não se limita a A arte da fotografia Ao longo do tempo, novas formas de arte foram surgindo. Os antigos não conheceram o cinema e a fotografia, por exemplo, que hoje são manifestações artísticas importantes. A proposta

Leia mais

Concurso Arte na Capa 2011

Concurso Arte na Capa 2011 Concurso Arte na Capa 2011 Roteiro de participação O Concurso Arte na Capa 2011 terá como atividade principal o exercício de releitura dos grandes movimentos artísticos, tendo como tema paisagens naturais

Leia mais

Agregue cultura à SUA MARCA. mídia kit 2015

Agregue cultura à SUA MARCA. mídia kit 2015 Agregue cultura à SUA MARCA mídia kit COMERCIAL Anúncios e Parcerias (11) 2690-6990 comercial@vadecultura.com.br AGENDA Sugestões de Eventos (11) 95239 7034 agenda@vadecultura.com.br REDAÇÃO Sugestões

Leia mais

CONCURSO. Curtas-Metragens de Animação em Língua Portuguesa. - CurtMAR - Tema Centralizador: OCEANO

CONCURSO. Curtas-Metragens de Animação em Língua Portuguesa. - CurtMAR - Tema Centralizador: OCEANO CONCURSO Curtas-Metragens de Animação em Língua Portuguesa - CurtMAR - Tema Centralizador: OCEANO Regulamento: Condições gerais 1. As Curtas-Metragens de animação ou documentário devem ser originais e

Leia mais

Promover o cartaz como uma das mais importantes formas de comunicação e expressão.

Promover o cartaz como uma das mais importantes formas de comunicação e expressão. 1. APRESENTAÇÃO O VARAL DO DESIGN é uma mostra nacional de cartazes aberta a designers e artistas gráficos de todo o País. A cada edição o evento tem um tema único que pretende valorizar a criação autoral

Leia mais

Novos talentos do clipe e da música

Novos talentos do clipe e da música Novos talentos do clipe e da música O que é? Objetivo: Realização do Festival de Clipes e Bandas, que premiará e revelará talentos da área musical e de videoclipes. Além disso, é objetivo do projeto criar

Leia mais

Oi FUTURO APRESENTA TERCEIRO ENCONTRO DO CICLO DE ARTE DIGITAL INTER-AGIR

Oi FUTURO APRESENTA TERCEIRO ENCONTRO DO CICLO DE ARTE DIGITAL INTER-AGIR Oi FUTURO APRESENTA TERCEIRO ENCONTRO DO CICLO DE ARTE DIGITAL INTER-AGIR - Evento será no dia 13 de novembro, a partir das 19h, começando com apresentação do grupo Teatro Para Alguém com espetáculo que

Leia mais

Biblioteca e Leitura, Janelas para o Mundo

Biblioteca e Leitura, Janelas para o Mundo Biblioteca e Leitura, Janelas para o Mundo Um país se faz com homens e livros. Monteiro Lobato O que é uma biblioteca? A palavra biblioteca tem sua origem nos termos gregos biblío (livro) e teca (caixa),

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

Como usar o Portal Hydros

Como usar o Portal Hydros Como usar o Portal Hydros na Escola www.projetohydros.com Caro profissional da área da Educação, Há urgência em realizarmos ações concretas e cotidianas para preservar a água do planeta. E, sem dúvida,

Leia mais

SINOPSE CURTA SINOPSE

SINOPSE CURTA SINOPSE SINOPSE CURTA No início dos anos 1940, os irmãos Orlando, Cláudio e Leonardo Villas-Boas desistem do conforto da vida na cidade e alistam-se na expedição Roncador Xingu para descobrir e explorar as terras

Leia mais

Plano de Patrocínio TEATRO E CIDADANIA PRONAC: 08 3930. Realização: Promoção: Patrocínio:

Plano de Patrocínio TEATRO E CIDADANIA PRONAC: 08 3930. Realização: Promoção: Patrocínio: Plano de Patrocínio TEATRO E CIDADANIA PRONAC: 08 3930 Realização: Promoção: Patrocínio: Resumo Executivo Acreditamos que a cultura efetua uma transformação na vida das pessoas, no sentido de ampliar seu

Leia mais

Receita de Viagem Com Bel Coelho

Receita de Viagem Com Bel Coelho Receita de Viagem Com Bel Coelho Receita de Viagem 20 EPISÓDIOS 22MIN HD O PROJETO Receita de viagem é uma série original de vinte episódios para a televisão apresentada pela famosa chef brasileira Bel

Leia mais

Departamento de Moda & Têxteis Licenciatura (BA Hons) em Moda e Design de Têxteis *WJ24

Departamento de Moda & Têxteis Licenciatura (BA Hons) em Moda e Design de Têxteis *WJ24 É com muito orgulho que nós, a Escola de Artes de Winchester ( Winchester School of Art ), somos uma das instituições de arte e design mais conceituadas do Reino Unido, com quase 150 anos de história,

Leia mais

Plano de Comunicação Reestruturação 2014. Comunicação e Marketing

Plano de Comunicação Reestruturação 2014. Comunicação e Marketing Plano de Comunicação Reestruturação 2014 Comunicação e Marketing Sumário Executivo 1. Conhecer a Macif Portugal Companhia de Seguros, S.A. A. Valores B. Missão C. Visão D. Posicionamento E. Públicos 2.

Leia mais

Posicionamento Global da marca FSC e Ferramentas de Marketing - Perguntas e Respostas Frequentes

Posicionamento Global da marca FSC e Ferramentas de Marketing - Perguntas e Respostas Frequentes Posicionamento Global da marca FSC e Ferramentas de Marketing - Perguntas e Respostas Frequentes 1. Perguntas e Respostas para Todos os Públicos: 1.1. O que é posicionamento de marca e por que está sendo

Leia mais

com.posições.políticas 2010

com.posições.políticas 2010 com.posições.políticas 2010 Seminário Cruzamentos Contemporâneos entre Arte e Política de 12 a 15 de novembro Festival Panorama Instituto Cervantes do Rio de Janeiro e Lona Cultural Municipal Herbert Vianna

Leia mais

Arquitetura de Rede de Computadores

Arquitetura de Rede de Computadores TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador

Leia mais

memmolde Norte: uma contribuição para a salvaguarda da memória colectiva da indústria de moldes do Norte de Portugal

memmolde Norte: uma contribuição para a salvaguarda da memória colectiva da indústria de moldes do Norte de Portugal memmolde Norte: uma contribuição para a salvaguarda da memória colectiva da indústria de moldes do Norte de Portugal Nuno Gomes Cefamol Associação Nacional da Indústria de Moldes MEMMOLDE NORTE As rápidas

Leia mais

O CAMINHO PARA REFLEXÃO

O CAMINHO PARA REFLEXÃO O CAMINHO PARA REFLEXÃO a 2 Semana EMPREENDER É DAR A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE No mudo dos negócios existe a diferença visível do acomodado que nunca quer aprender a mesma coisa duas vezes e o

Leia mais

Ampliando o olhar sobre a Arte

Ampliando o olhar sobre a Arte Ampliando o olhar sobre a Arte A Arte reflete a história da humanidade. Desde as primeiras expressões artísticas (Arte rupestre) até os dias de hoje, podemos compreender o desenvolvimento do homem em cada

Leia mais

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA EDITAL. CONCURSO MUNICIPAL DE RADIONOVELAS Paulo Melo EDIÇÃO 2013

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA EDITAL. CONCURSO MUNICIPAL DE RADIONOVELAS Paulo Melo EDIÇÃO 2013 FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA EDITAL CONCURSO MUNICIPAL DE RADIONOVELAS Paulo Melo EDIÇÃO 2013 A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Política

Leia mais

COMO SE ASSOCIAR 2014

COMO SE ASSOCIAR 2014 2014 QUEM SOMOS FUNDADO EM 2004, O CONSELHO EMPRESARIAL BRASIL CHINA CEBC É UMA INSTITUIÇÃO BILATERAL SEM FINS LUCRATIVOS FORMADA POR DUAS SEÇÕES INDEPENDENTES, NO BRASIL E NA CHINA, QUE SE DEDICA À PROMOÇÃO

Leia mais

Seja a mudança que você deseja para o mundo. Mahatma Gandhi

Seja a mudança que você deseja para o mundo. Mahatma Gandhi Seja a mudança que você deseja para o mundo. Mahatma Gandhi Quem somos Criado em 2010, o E-solidário é uma rede social na internet, sem fins lucrativos, que conecta projetos sociais necessitados a pessoas

Leia mais

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE 23 3 COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE Por que você deve dar este estudo Nas duas semanas anteriores, conversamos sobre dois aspectos de nossa missão comunitária que envolve: (a) olhar para

Leia mais

FERNANDO PESSOA [Professor de filosofia da UFES e organizador dos Seminários Internacionais Museu Vale]

FERNANDO PESSOA [Professor de filosofia da UFES e organizador dos Seminários Internacionais Museu Vale] Os Seminários Internacionais Museu Vale FERNANDO PESSOA [Professor de filosofia da UFES e organizador dos Seminários Internacionais Museu Vale] O propósito desta introdução, além de apresentar a oitava

Leia mais

Ciências para todos. Um museu científico itinerante, utilizando kits interativos, TV e internet.

Ciências para todos. Um museu científico itinerante, utilizando kits interativos, TV e internet. Ciências para todos Um museu científico itinerante, utilizando kits interativos, TV e internet. EDUCANDO ATRAVÉS DA TV, RÁDIO JORNAIS E INTERNET. São Carlos - USP CEPOF é parte de um programa CEPID, criado

Leia mais

Quando o Jequitinhonha Canta e Dança

Quando o Jequitinhonha Canta e Dança Quando o Jequitinhonha Canta e Dança Quando o Jequitinhonha Às margens deste rio, o povo canta e dança, luta e constrói o sonho de uma vida melhor. A arte o alimenta e lhe devolve a esperança. A vida adquire

Leia mais

TEMPO AO TEMPO, NO MUSEU HERING "TIME TO TIME" IN HERING'S MUSEUM. Em Blumenau, a história e as tradições são preservadas de muitas formas e

TEMPO AO TEMPO, NO MUSEU HERING TIME TO TIME IN HERING'S MUSEUM. Em Blumenau, a história e as tradições são preservadas de muitas formas e TEMPO AO TEMPO, NO MUSEU HERING "TIME TO TIME" IN HERING'S MUSEUM Marli Rudnik Em Blumenau, a história e as tradições são preservadas de muitas formas e uma delas é através do acervo e das exposições dos

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 38 Discurso na cerimónia do V Encontro

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

Afinal o que é o Carioquíssimo?

Afinal o que é o Carioquíssimo? Afinal o que é o Carioquíssimo? Foto: Maria Clara Barreto Além de um estado de espírito é o Rio de Janeiro visto, admirado e comentado por Cariocas de fato ou de coração. Nossa principal missão é a de

Leia mais

Entendendo como funciona o NAT

Entendendo como funciona o NAT Entendendo como funciona o NAT Vamos inicialmente entender exatamente qual a função do NAT e em que situações ele é indicado. O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços

Leia mais

Nome: Laís Knott Oliveira Silva; Clóvis Begnozzi Neto e Eduardo Rossi Claudino.

Nome: Laís Knott Oliveira Silva; Clóvis Begnozzi Neto e Eduardo Rossi Claudino. Nome: Laís Knott Oliveira Silva; Clóvis Begnozzi Neto e Eduardo Rossi Claudino. Professor: Wiviane Knott Sá Oliveira Silva Forma de Apresentação: Painel Instituição: Colégio Londrinense A poética no olhar

Leia mais

Dia Nacional da Consciência Negra

Dia Nacional da Consciência Negra Dia Nacional da Consciência Negra Sobre a EBC Criada em 007 para instituir o Sistema Público de Comunicação, a Empresa Brasil de Comunicação é formada pela TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil,

Leia mais

6ª EDIÇÃO DO FESTIVAL CULTIVAR PROMOVE RECONEXÃO DAS PESSOAS COM A NATUREZA

6ª EDIÇÃO DO FESTIVAL CULTIVAR PROMOVE RECONEXÃO DAS PESSOAS COM A NATUREZA 6ª EDIÇÃO DO FESTIVAL CULTIVAR PROMOVE RECONEXÃO DAS PESSOAS COM A NATUREZA Expedições, exposição, observação de aves, oficinas, picnic de troca de sementes, cinema e palestras com especialistas em meio

Leia mais

ALUNO: Nº SÉRIE/ANO: TURMA: TURNO: 8º D V. DISCIPLINA: TIPO DE ATIVIDADE: PROFESSOR (A): HISTÓRIA DA ARTE TEXTO COMPLEMENTAR - 1 2º trimestre TATIANE

ALUNO: Nº SÉRIE/ANO: TURMA: TURNO: 8º D V. DISCIPLINA: TIPO DE ATIVIDADE: PROFESSOR (A): HISTÓRIA DA ARTE TEXTO COMPLEMENTAR - 1 2º trimestre TATIANE Fonte: http://www.musee-orsay.fr/fr/collections/catalogue-des-oeuvres/resultatcollection.html?no_cache=1&zoom=1&tx_damzoom_pi1%5bzoom%5d=0&tx_da mzoom_pi1%5bxmlid%5d=001089&tx_damzoom_pi1%5bback%5d=fr%2fcollec

Leia mais

I FESTIVAL DE CINEMA DE CARUARU REGULAMENTO CONVOCATÓRIA FINAL

I FESTIVAL DE CINEMA DE CARUARU REGULAMENTO CONVOCATÓRIA FINAL REGULAMENTO CONVOCATÓRIA FINAL I. DAS FINALIDADES O é um espaço de difusão dos elementos culturais locais. Está em sintonia com o desenvolvimento econômico e acadêmico de Caruaru e região nas últimas décadas

Leia mais

Ministério do Esporte. Cartilha do. Voluntário

Ministério do Esporte. Cartilha do. Voluntário Ministério do Esporte Cartilha do Voluntário O Programa O Brasil Voluntário é um programa de voluntariado coordenado pelo Governo Federal, criado para atender à Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013

Leia mais