USO DE TECNOLOGIA EDUCAÇÃO. Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional. Prof.: Jiyan Yari

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "USO DE TECNOLOGIA EDUCAÇÃO. Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional. Prof.: Jiyan Yari"

Transcrição

1 USO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional Prof.: Jiyan Yari

2 Fazer uso da tecnologia na educação é uma necessidade inadiável...

3 Pergunta: De que a forma com que esse recurso deve ser empregado em sala de aula?

4 Resposta: Apenas usando ferramentas tecnológicas na escola?

5 - O uso de tecnologias na educação deve tornar o ensino: - Mais produtivo; - Trazer benefícios para os alunos; - Solucionar problemas, tanto dos alunos como dos professores; - Trazer uma nova perspectiva de ensino/aprendizagem; - Adaptar-se à escola, aos professores, aos alunos e sua cultura; - Se inserir no contexto da comunidade acadêmica; - Transformar a realidade escolar como um todo; - Tornar o ensino/aprendizagem mais produtivo; - Melhorar a vida dos alunos, professores e da comunidade.

6 Introduzindo Tecnologia no Ambiente Escolar - A tecnologia não dever ser um fim para o ensino/aprendizagem, mas sim um meio, a ferramenta para se chegar de forma satisfatória ao bom desenvolvimento do aluno; - Deve-se mudar a dinâmica das aulas de acordo com o recursos tecnológicos disponíveis; - Deve-se preparar todo o ambiente escolar para receber e interagir com as tecnologias adotadas.

7 Corpo docente e funcionários - Preparar docentes e funcionários a lidarem e se acostumarem com a tecnologia: CAPACITAÇÃO PLANEJADA, RESPONSÁVEL E SÉRIA; - Motivar os Professores e funcionários a usar as tecnologias, em suma, aos poucos tornar a tecnologia como parte da rotina deles; - Acompanhar constantemente a relação e o comportamento deles com as tecnologias, sempre coletando feedback para poder solucionar problemas e detectar evoluções (melhoria continuada).

8 Pais e responsáveis - O envolvimento dos pais na educação de seus filhos é de grande importância para o sucesso dos estudantes; - Promover a participação dos familiares nas mudanças a serem implementadas para a adoção da tecnologia em sala de aula é outro passo fundamental; - Reuniões, notificações e uma comunicação aberta entre os pais e a escola; - O mais importante: compreendam e apoiem a iniciativa.

9 Alunos - Não é difícil engajar e ou agregar tecnologia à geração Z; - Caso e EJA, PROEJA ou Ensino Noturno, que haja presença de estudantes mais velhos pode haver o problema de inclusão digital; - É preciso cuidar para que os recursos digitais não os leve para longe do aprendizado; - O uso da tecnologia ao entretenimento ou a atividades que poderiam ser feitas fora da sala de aula.

10 Alunos - Os motivos por trás da introdução das ferramentas tecnológicas, bem como os objetivos de cada uma delas, devem ser conhecidos pelos alunos, e a atitude esperada deles em relação a isso deve ser sempre clara e relembrada quando necessário; - Deve ficar bem claro para o aluno que: sala de aula e escola são para o estudo.

11 Conhecer a demanda dos Alunos - Deve-se pesquisar e entender as principais demandas dos alunos; - Não adianta tentar aplicar a tecnologia em processos que não satisfaçam a demanda dos alunos.

12 Conhecer a demanda dos Alunos - Deve-se empregar justamente os recursos de que eles precisam para melhorar seu desempenho; - Garantir que o uso e adoção da tecnologia faça efeito em sua motivação e engajamento.

13 Alguns itens a conhecer: - que tipos de aparelhos tecnológicos os alunos mais usam fora da sala de aula; - quais são os programas e aplicativos mais usados por eles, tanto para atividades relacionadas à escola quanto para seu próprio entretenimento; - qual é a familiaridade de cada um com os diferentes tipos de recursos disponíveis no mercado;

14 Alguns itens a conhecer: - de que tipo de informação ou conhecimento do uso da tecnologia os alunos mais podem precisar em suas futuras vidas profissionais; - o que eles gostariam de aprender ou dominar quando o assunto é tecnologia.

15 Planejamento das ações: - A partir das demandas levantadas os gestores e professores podem e devem entender quais ferramentas e recursos terão mais utilidade e aceitação em sala de aula: - Computadores; - Tablets; - e-readers; - Smartphones; - Robótica; - Programação; - e etc.

16 Planejamento das ações: - Esta compreensão permitirá criar atividades específicas relacionadas à tecnologia como por exemplo: - Aulas de informática básica; - Aulas de informática avançada; - Oficinas de edição de vídeo; - Programação básica; - Feiras de Ciências; - e etc.

17 Mapeando os principais problemas em sala de aula - Para usar a tecnologia com o objetivo de sanar problemas em sala de aula, deve-se, em primeiro lugar, localizar os problemas; - Detectados os problemas, as chances de que as mudanças surtam efeitos positivos são muito maiores; - A verificação e detecção do problemas deve ser realizado tanto antes quanto após a implementação da tecnologia (feedback constante); - O mapeamento das dificuldades dos alunos e dos professores é crucial para a melhoria constante do ensino.

18 Mapeando as dificuldades antes da implementação de recurso tecnológico - Realizar pesquisa entre os alunos para entender suas principais demandas; - Coletar, via questionários ou outro recurso de coleta de dados, aos professores e colaboradores que observem, em sala de aula, quais são as principais dificuldades do uso do recurso tecnológico no dia a dia; - Detectar falta de motivação dos estudantes; - Detectar escassez de oportunidades; - Detectar falta de conhecimento, por parte dos professores e colaboradores, para a adoção das novas práticas de ensino.

19 Mapeando as dificuldades após a implementação de recurso tecnológico - Nas primeiras semanas após a adoção da tecnologia em sala de aula, deve-se acompanhar a adaptação de professores, colaboradores e alunos para sanar possíveis resistências e dificuldades iniciais; - Continuar o monitoramento não apenas para prevenir problemas e garantir que as ferramentas continuem a ser usadas da forma correta como, também, para analisar os resultados obtidos a fim de continuar avançando. - Sempre há problemas que passaram desapercebidos antes da adoção e que se revelem posteriormente como dificuldades de alunos específicos com o uso da tecnologia, devendo ser então estudados e devidamente sanados.

20 Capacitação e atualização constante dos professores e gestores - Constante capacitação e atualização dos profissionais de educação com as últimas tendências em educação; Ensinar requer, antes de tudo, aprender... - O professor precisa estar sempre a par das descobertas e tendências mais atuais da disciplina que ensina, senão o ensino estará sempre defasado!

21 Evolução da Educação - Educação 1.0; - Educação 2.0; - Educação

22 Evolução da Educação Educação Escola simples, que preparava os membros daquela comunidade para continuarem executando as mesmas tarefas de seus ancestrais a agropecuária, a tecelagem, o artesanato, a culinária. - Funcionou dessa maneira durante séculos e, ao longo do período correspondente, atendeu plenamente às expectativas da sociedade.

23 Evolução da Educação Educação Escola mais técnica, preparou as pessoas para trabalhar nas fábricas, essa mudança demorou a chegar às escolas, mas aconteceu; - Mesmas características observadas na produção industrial tarefas repetitivas e mecânicas, trabalho individual mesmo com alunos dispostos em classes reproduzidas na escola; - O conhecimento transmitido tinha, mais uma vez, a função de adequar o educando à sociedade e ao mercado de trabalho que ele enfrentaria e, novamente, durante praticamente um século, isso foi suficiente.

24 Evolução da Educação Educação Não podemos dizer simplesmente que a sociedade mudou mais uma vez! - A mudança não ocorre em um determinado período que estabelece um estado de funcionamento duradouro; - O ambiente de trabalho predominante não é mais a fazenda ou mesmo as fábricas: É UM AMBIENTE TECNOLÓGICO E DIGITAL... - Esse novo panorama de transformações constantes traz à tona, mais uma vez, a discussão sobre o papel da educação.

25 Evolução da Educação Educação Na sociedade 3.0, espera-se que as pessoas sejam capazes de solucionar problemas, cada dia problemas NOVOS e INÉDITOS... - Os problemas devem ser resolvidos de forma colaborativa, trabalhando em equipes (nós sabemos fazer isso?).

26 Evolução da Educação Educação O profissional deve estar preparado e ser capaz de utilizar a informação digital que chega a ele em tempo real através de dispositivos de comunicação e aplicar esse conhecimento à solução dos problemas; - Deve estar preparado para trabalhar junto a pessoas de outras faixas etárias, de outras gerações, com estilos e formações culturais diversificadas, bem como a iniciativa para distribuir tarefas entre as equipes, de modo que cada um execute uma atividade diferente, mas com a FINALIDADE DE ATINGIR UM OBJETIVO COMUM.

27 Evolução da Educação Educação Desenvolver nos estudantes as habilidades que eles necessitam para desempenhar não só suas atividades acadêmicas, mas também obter sucesso em suas carreiras e participar ativamente da sociedade democrática...

28 Evolução da Educação Educação A escola 3.0 não é aquela que troca a lousa de giz pela lousa eletrônica ou o caderno pelo tablet para simplesmente continuar transmitindo o conhecimento...

29 Evolução da Educação Educação É, antes de tudo uma nova concepção de: - o que ensinar (mudança de conteúdos); - como ensinar (mudança de metodologia); - com o que ensinar (recursos didáticos variados, principalmente tecnológicos); - e o que desenvolver (novas habilidades) para entregar como resultado, ao final do processo educativo, uma pessoa apta a trabalhar nesse novo panorama econômico e atuar nesse novo contexto social e político.

30 Educação 3.0

EDUCAÇÃO 4.0: conheça quais são as mudanças da nova educação

EDUCAÇÃO 4.0: conheça quais são as mudanças da nova educação EDUCAÇÃO 4.0: conheça quais são as mudanças da nova educação Estamos presenciando as inovações tecnológicas da Indústria 4.0 em diversas situações no modo como vivemos. Nesse novo modelo, a tecnologia

Leia mais

Sua avaliação de desempenho traz resultados positivos para a empresa?

Sua avaliação de desempenho traz resultados positivos para a empresa? Sua avaliação de desempenho traz resultados positivos para a empresa? Em tempos de intensas mudanças na área de RH, vemos a avaliação de desempenho como um dos processos que estão na corda bamba. Pouco

Leia mais

7 Benefícios do Ensino a Distância (EAD) Para Quem Tem Pouco Tempo

7 Benefícios do Ensino a Distância (EAD) Para Quem Tem Pouco Tempo Ensino a Distância 7 Benefícios do Ensino a Distância (EAD) Para Quem Tem Pouco Tempo Cuca Cursos made with Sobre o Cuca Cursos Portal de ensino a distância, com cursos online de diversas categorias. O

Leia mais

A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Cremilda da Silva Monteiro Centro Universitário Geraldo Di Biase cremonteiro@bol.com.br Resumo Com o objetivo de refletir sobre a atuação e os desafios

Leia mais

CAPACITAÇÃO DOCENTES TECNOLÓGICA. Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional. Prof.: Jiyan Yari

CAPACITAÇÃO DOCENTES TECNOLÓGICA. Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional. Prof.: Jiyan Yari CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA DOCENTES Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional Prof.: Jiyan Yari Capacitação e atualização constante dos professores e gestores - Constante capacitação e

Leia mais

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades d de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

Multimeios Aplicados à Educação Aula 2

Multimeios Aplicados à Educação Aula 2 Multimeios Aplicados à Educação Aula 2 Enfoque teórico-prático sobre o uso do computador e da tecnologia digital na educação: as implicações pedagógicas e sociais desse uso. O que significa TECNOLOGIA?

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

7 DICAS INSPIRADORAS PARA UM GESTOR DE DEPARTAMENTO PESSOAL

7 DICAS INSPIRADORAS PARA UM GESTOR DE DEPARTAMENTO PESSOAL 7 DICAS INSPIRADORAS PARA UM GESTOR DE DEPARTAMENTO PESSOAL ALCANÇAR UMA META DE EXPANSÃO #1 03 #01 ALCANÇAR UMA META DE EXPANSÃO Se você é um gestor de DEPARTAMENTO PESSOAL na sua empresa - seja realizando

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli www.profsaravalli.com ademir_saravalli@yahoo.com.br Treinamento e desenvolvimento de pessoas Loanda/PR 2016 Treinamento e desenvolvimento de pessoas Objetivos Conhecer

Leia mais

Pesquisa TIC Educação e os desafios para o uso das tecnologias nas escolas de ensino fundamental e médio no Brasil

Pesquisa TIC Educação e os desafios para o uso das tecnologias nas escolas de ensino fundamental e médio no Brasil Pesquisa TIC Educação e os desafios para o uso das tecnologias nas escolas de ensino fundamental e médio no Brasil ICT Education Research and challenges for the use of technology in elementary and secondary

Leia mais

TÉCNICAS ENSINO UTILIZADAS PARA TRABALHAR COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS

TÉCNICAS ENSINO UTILIZADAS PARA TRABALHAR COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS TÉCNICAS ENSINO UTILIZADAS PARA TRABALHAR COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS Autor (1) Maria Domária Batista da Silva Co-autor (1) Amélia Maria Rodrigues Oliveira; Co-autor (2) Joelson Alves Soares; Coautor

Leia mais

1 Apresentação e público alvo Duração e carga horária Temas dos cursos Metodologia de Ensino Materiais para estudo...

1 Apresentação e público alvo Duração e carga horária Temas dos cursos Metodologia de Ensino Materiais para estudo... Orientações gerais Este documento apresenta informações importantes sobre o Programa de Educação Permanente Online. Leia atentamente antes de iniciar sua participação nos cursos. Sumário 1 Apresentação

Leia mais

Universidade Federal do Tocantins UFT Disciplina: Empreendedorismo Aluno: Marcelo Claudio Matricula: EMPREENDEDORISMO

Universidade Federal do Tocantins UFT Disciplina: Empreendedorismo Aluno: Marcelo Claudio Matricula: EMPREENDEDORISMO Universidade Federal do Tocantins UFT Disciplina: Empreendedorismo Aluno: Marcelo Claudio Matricula: 2009214986 EMPREENDEDORISMO 29 de setembro de 2013 Universidade Federal do Tocantins UFT Disciplina:

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados de Matemática. Paebes 2013

Oficina de Apropriação de Resultados de Matemática. Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de Matemática Paebes 2013 Paebes 2013 Conhecendo o outro.. Expectativas... Paebes 2013 OBJETIVOS DA OFICINA Objetivo geral: Analisar e interpretar resultados da avaliação

Leia mais

MEC - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

MEC - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MEC - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA 1 HISTÓRICO NACIONAL O Brasil tem um histórico em inovação e tecnologia educacional, mas a política vigente ainda é o ProInfo, elaborada em 1997. Primeiras experiências

Leia mais

Caderno de apoio. Gestores Escolares

Caderno de apoio. Gestores Escolares Caderno de apoio Gestores Escolares 1 ÍNDICE Apresentação... 3 Escola Digital e os Gestores Escolares... 4 AÇÕES DO DIRETOR ESCOLAR Navegue pela plataforma... 4 Analise resultados e escolha projetos pedagógicos...

Leia mais

AVALIE ENSINO MÉDIO 2013 Questionário do Professor

AVALIE ENSINO MÉDIO 2013 Questionário do Professor AVALIE ENSINO MÉDIO 2013 Questionário do Professor Caro professor(a), o projeto de Avaliação Externa do Ensino Médio - AVALIE tem como objetivo avaliar o rendimento dos educandos e educandas do Ensino

Leia mais

Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas Inovadoras

Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas Inovadoras Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas Inovadoras Profe. Ma. Shirley Ribeiro A EaD na sociedade contemporânea: convergindo estratégias virtuais e presenciais de ensino. Papel do professor e dos estudantes

Leia mais

USO DOS RECURSOS MIDIÁTICOS, SOFTWARES E APLICATIVOS EDUCACIONAIS PELOS PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL 29 DE JULHO - CONFRESA/MT

USO DOS RECURSOS MIDIÁTICOS, SOFTWARES E APLICATIVOS EDUCACIONAIS PELOS PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL 29 DE JULHO - CONFRESA/MT USO DOS RECURSOS MIDIÁTICOS, SOFTWARES E APLICATIVOS EDUCACIONAIS PELOS PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL 29 DE JULHO - CONFRESA/MT RESUMO Aline Silva de Assis Estudante da Especialização de Ensino de Ciências

Leia mais

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de Gestão de Pessoas Hoje a sociedade busca desenvolver trabalhos para aprimorar o conhecimento das pessoas em um ambiente de trabalho. A capacitação e o preparo que uma organização deve ter para com os seus

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA A EDUCAÇÃO Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

INFORMÁTICA APLICADA A EDUCAÇÃO Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: INFORMÁTICA APLICADA A EDUCAÇÃO Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas Trabalho Negócios Comunicação TECNOLOGIAS E INFORMÁTICA Relacionamentos Economia Aplicada a...

Leia mais

MANTER E INOVAR. Sistema Positivo de Ensino Assessoria da Área de Informática Educativa

MANTER E INOVAR. Sistema Positivo de Ensino Assessoria da Área de Informática Educativa MANTER E INOVAR Sistema Positivo de Ensino Assessoria da Área de Informática Educativa Assessoria da Área de Informática Educativa Marileusa G. de Souza mgsouza@positivo.com.br Rodrigo Fornalski Pedro

Leia mais

CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR 1 BOAS PRÁTICAS DE CONSULTA PÚBLICA EM PROCESSOS DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR

CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR 1 BOAS PRÁTICAS DE CONSULTA PÚBLICA EM PROCESSOS DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR 1 BOAS PRÁTICAS DE CONSULTA PÚBLICA EM PROCESSOS DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR

Leia mais

Palavras-chave: Formação continuada. Tecnologias digitais. Políticas públicas.

Palavras-chave: Formação continuada. Tecnologias digitais. Políticas públicas. Análise de referencial bibliográfico e das políticas públicas sobre a formação de professores em relação ao uso pedagógico das tecnologias digitais no Paraná Dirce Aparecida Foletto De Moraes Nathalia

Leia mais

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA Muitos CEOs questionam a efetividade dos treinamentos nas empresas: alegam que é um custo desnecessário que onera o orçamento, ou pior ainda, tem medo de

Leia mais

O Currículo Paulista e a revisão do PPP: compreender para intervir. Prof.ª Maria Regina dos Passos Pereira

O Currículo Paulista e a revisão do PPP: compreender para intervir. Prof.ª Maria Regina dos Passos Pereira O Currículo Paulista e a revisão do PPP: compreender para intervir Prof.ª Maria Regina dos Passos Pereira Tudo muda Mercedes Sosa Muda o superficial Muda também o profundo Muda o modo de pensar Muda tudo

Leia mais

Metodologias ativas na EaD. Sandra Rodrigues

Metodologias ativas na EaD. Sandra Rodrigues Metodologias ativas na EaD Sandra Rodrigues Metodologias ativas na EaD EaD no Brasil principais características Caminhos naturais para aprendizagem ativa nessa modalidade Participação e engajamento como

Leia mais

Conheça nossos cursos que incentivam práticas para inovar na educação.

Conheça nossos cursos que incentivam práticas para inovar na educação. Conheça nossos cursos que incentivam práticas para inovar na educação. VAMOS TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO? Se você, assim como nós, está em busca de transformações que melhorem a qualidade da educação oferecida

Leia mais

Oficinas de Férias na CiberCode

Oficinas de Férias na CiberCode Oficinas de Férias na CiberCode Oficinas de Férias na CiberCode As oficinas serão realizadas durante as férias de janeiro, entre os dias 16 e 27, das 14:00 às 17:00, com 20 min. de intervalo, no qual será

Leia mais

O USO DAS TIC s NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

O USO DAS TIC s NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS O USO DAS TIC s NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Autor: Inácio Nunes da Costa Júnior, Co-autor: Daniele de Souza Barbosa Nunes Universidade Federal da Paraíba (UFPB), inacioprofmat@gmail.com;

Leia mais

Estação Hack O que é a Estação Hack? Eu preciso ser de São Paulo para participar? Preciso pagar para participar?

Estação Hack O que é a Estação Hack? Eu preciso ser de São Paulo para participar? Preciso pagar para participar? Guia da Estação Estação Hack O que é a Estação Hack? A Estação Hack vai é responsável por iniciativas de capacitação profissional e aceleração de startups de impacto social. É disponibilizado bolsas de

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA PLANO DE AÇÃO 2014

ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA PLANO DE AÇÃO 2014 ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA PLANO DE AÇÃO 2014 NOVA ANDRADINA MS DEZEMBRO/2013 ESCOLA IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA PLANO DE AÇÃO 2014 Plano de ações previstas a serem executadas no

Leia mais

primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular

primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular Introdução As redes de ensino terão papel fundamental na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Base promoverá

Leia mais

TÍTULO: ENSINO E CONTABILIDADE: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO DOCENTE DE CONTABILIDADE E SEUS REFLEXOS NO ENSINO/APRENDIZAGEM DOS DISCENTES.

TÍTULO: ENSINO E CONTABILIDADE: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO DOCENTE DE CONTABILIDADE E SEUS REFLEXOS NO ENSINO/APRENDIZAGEM DOS DISCENTES. 16 TÍTULO: ENSINO E CONTABILIDADE: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO DOCENTE DE CONTABILIDADE E SEUS REFLEXOS NO ENSINO/APRENDIZAGEM DOS DISCENTES. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS

Leia mais

Programa de Gestão da Performance

Programa de Gestão da Performance Programa de Gestão da Performance O impulso para ir mais longe está em suas mãos. Cada dia do ano é um passo à frente no seu desenvolvimento. Movimente-se! Quer ir mais longe? O primeiro passo é ler este

Leia mais

O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE BOTUCATU-SP 1 INTRODUÇÃO

O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE BOTUCATU-SP 1 INTRODUÇÃO O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE BOTUCATU-SP Nieli Bruna de Lima Ferraz da Silva 1, Adriane Belluci Belório de Castro 2 1 Graduanda

Leia mais

O Sentido do Planejamento

O Sentido do Planejamento O Sentido do Planejamento O planejamento é essencial para todos os fatores que afetam a organização FIGUEREDO, Sandra (2004) Existem duas escolas de pensamento conflitantes com referência à profundidade

Leia mais

TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO

TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO CAPÍTULO 1 TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO 5 TECNOLOGIA DIGITAL Tecnologia digital é qualquer tipo de tecnologia voltada para a linguagem dos computadores. As tecnologias digitais na educação, por outro lado,

Leia mais

Aprendizagem / FCL RAM. (Embaixador Seguranet na RAM) Aprendizagem / FCL - RAM

Aprendizagem / FCL RAM. (Embaixador Seguranet na RAM) Aprendizagem / FCL - RAM 09h00 Receção 09h30 Sessão de Abertura Jorge Carvalho Secretário Regional de Educação Marco Gomes Diretor Regional de Educação Pe. Fernando Gonçalves Diretor da APEL Rosa Luísa Gaspar Embaixadora etwinning

Leia mais

SUPERVISOR DE ENSINO

SUPERVISOR DE ENSINO SUPERVISOR DE ENSINO 01. A função social dos Especialistas em Educação, dentre eles o Supervisor Escolar, nem sempre foi vista de acordo com a concepção pedagógica atual, que concebe o supervisor como

Leia mais

Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS

Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS Instrutor/Orientador Sigmar Sabin www. sigmarsabin.com.br comercial@ sigmarsabin.com.br 41.99666.8183 Whats APOIO Gandara Representações Realização Parabéns!!!

Leia mais

AS SETE PRINCIPAIS DESCOBERTAS SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL.

AS SETE PRINCIPAIS DESCOBERTAS SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL. AS SETE PRINCIPAIS DESCOBERTAS SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL www.canvaslms.com/7descobertas CONSTRUINDO UMA ECONOMIA FORTE POR MEIO DA EDUCAÇÃO A economia brasileira passa por um período delicado e tem sofrido

Leia mais

O ENSINO DA MATEMÁTICA E AS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS. Autora: Lisangela Maroni (UNINTER) 1.

O ENSINO DA MATEMÁTICA E AS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS. Autora: Lisangela Maroni (UNINTER) 1. O ENSINO DA MATEMÁTICA E AS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS Área Temática: Educação Autora: Lisangela Maroni (UNINTER) 1. RESUMO: A matemática faz parte da vida das pessoas nas mais diversas

Leia mais

Competências em ambiente virtuais: a fluência digital em pauta. Público alvo: docentes do FII, coordenadores e diretores Horário: 15h30 às 17h30

Competências em ambiente virtuais: a fluência digital em pauta. Público alvo: docentes do FII, coordenadores e diretores Horário: 15h30 às 17h30 Competências em ambiente virtuais: a fluência digital em pauta Público alvo: docentes do FII, coordenadores e diretores Horário: 15h30 às 17h30 SINOPSE As possibilidades didáticas do Portal Positivo são

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Há um século, riqueza e sucesso vinham para aqueles que produziam e distribuíam mercadorias manufaturadas. Hoje, riqueza e sucesso vêm para aqueles que utilizam computadores para criar, reunir, aplicar

Leia mais

Descrição do Perfil de Aprendizagem

Descrição do Perfil de Aprendizagem Critérios de Avaliação das Disciplinas de Tecnologias de Informação e Comunicação e de Oficinas de Multimédia 3º ciclo do Ensino Básico Departamento de Matemática e Informática Grupo 550-Informática Descrição

Leia mais

5 Componentes chaves para melhorar a credibilidade da sua marca

5 Componentes chaves para melhorar a credibilidade da sua marca 5 Componentes chaves para melhorar a credibilidade da sua marca Fortaleça sua marca para conquistar e fidelizar novos clientes Por: Cheryl Baldwin Consultora de Marketing Digital da WSI Fortaleça sua marca

Leia mais

Cinco Motivos Para Se Tornar Um Empresário Júnior

Cinco Motivos Para Se Tornar Um Empresário Júnior Cinco Motivos Para Se Tornar Um Empresário Júnior Introdução Diante de um mercado extremamente competitivo e de difícil inserção, o maior desafio dos jovens em processo de graduação é adquirir experiência

Leia mais

O PROGRAMA DE MONITORIA E A DISCIPLINA ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS

O PROGRAMA DE MONITORIA E A DISCIPLINA ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS O PROGRAMA DE MONITORIA E A DISCIPLINA ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS Erick John F. Costa (Voluntário), Anderson Alves de Lima (Voluntário), Gilberto Farias de S. Filho (Coordenador) Universidade Federal

Leia mais

Caderno de apoio. Professores

Caderno de apoio. Professores Caderno de apoio Professores 1 ÍNDICE Apresentação... 3 Navegue pela plataforma... 4 Use a busca para encontrar o melhor ODA... 4 Insira o ODA no planejamento da aula... 4 Preparação... 5 Como organizar

Leia mais

EXPLORANDO OS RECURSOS DO MICROCONTROLADOR PIC18F4550 E SEU USO EM PRÁTICAS DE LINGUAGEM C

EXPLORANDO OS RECURSOS DO MICROCONTROLADOR PIC18F4550 E SEU USO EM PRÁTICAS DE LINGUAGEM C 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG EXPLORANDO OS RECURSOS DO MICROCONTROLADOR PIC18F4550 E SEU USO EM PRÁTICAS

Leia mais

5 Passos Básicos Para Organizar seu DEPARTAMENTO PESSOAL

5 Passos Básicos Para Organizar seu DEPARTAMENTO PESSOAL 5 Passos Básicos Para Organizar seu DEPARTAMENTO PESSOAL 1 DEPARTAMENTO PESSOAL Algum tempo atrás, somente empresas de grande porte sabiam a importância de manter um departamento pessoal. Mas alguns anos

Leia mais

Pré-requisitos: Conhecimentos de informática gerencial e lógica de programação.

Pré-requisitos: Conhecimentos de informática gerencial e lógica de programação. CURSO DESENVOLVEDOR FRONT-END HTML5/CSS3/JavaScript Objetivo: Este curso visa introduzir o aluno do mundo do desenvolvimento Web, com aplicabilidade, ensino e capacitação nas principais linguagens de diagramação

Leia mais

O Conhecimento na era da Tecnologia Virtual

O Conhecimento na era da Tecnologia Virtual O Conhecimento na era da Tecnologia Virtual Introdução Cada vez mais cedo as crianças tem acesso a tecnologia. São telefones celulares, tablets e computadores que possibilitam aos pequenos adentrar no

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO PEDAGÓGICO VOLUNTÁRIO NA DISCIPLINA DE NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO

RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO PEDAGÓGICO VOLUNTÁRIO NA DISCIPLINA DE NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO PEDAGÓGICO VOLUNTÁRIO NA DISCIPLINA DE NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO Andréia Campanharo de Lima (PIBIC/CNPq-UNICENTRO), Jamile Santinello (Orientadora), e-mail:

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAÍRA SP PROCESSO SELETIVO EDITAL 001/2017

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAÍRA SP PROCESSO SELETIVO EDITAL 001/2017 PRIMEIRA RETIFICAÇÃO A Prefeitura Municipal de Guaíra, Estado de São Paulo, torna público que realizará por meio do INSTITUTO EXCELÊNCIA LTDA - ME, na forma prevista no artigo 37, inciso IX, da Constituição

Leia mais

As tecnologias de informação e comunicação. jovens. Teresa Kazuko Teruya

As tecnologias de informação e comunicação. jovens. Teresa Kazuko Teruya As tecnologias de informação e comunicação na educação de crianças as e jovens Teresa Kazuko Teruya Atualmente crianças e jovens convivem com a mídia eletrônica como o rádio, a televisão, o aparelho de

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

Grade de Cotação. Tabela 1 Especificar os aspectos que os professores consideram essenciais, para a inclusão de alunos com N.E.E.

Grade de Cotação. Tabela 1 Especificar os aspectos que os professores consideram essenciais, para a inclusão de alunos com N.E.E. ANEXO III 160 Grade de Cotação Tabela 1 Especificar os aspectos que os professores consideram essenciais, para a inclusão de alunos com N.E.E. PER 1º Ciclo A A Políticas Educativas 1º Ciclo D não são tomadas

Leia mais

FORMAÇÃO PNAIC. Ceale* Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita. Faculdade de Educação (FaE) UFMG

FORMAÇÃO PNAIC. Ceale* Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita. Faculdade de Educação (FaE) UFMG FORMAÇÃO PNAIC Ceale* Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita Faculdade de Educação (FaE) UFMG OBJETIVOS DA FORMAÇÃO PNAIC Formar orientadores de estudo que se constituam como formadores para atuar

Leia mais

ETAPA 2 COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC PARA GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES

ETAPA 2 COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC PARA GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES ETAPA 2 COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC PARA GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES Módulo de Formação Orientações Módulo Documento Conceitual Preparação Objetivos: Conhecer as competências gerais da BNCC e reconhecer

Leia mais

Curso de Bacharelado em Ciência da Computação

Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Há um século, riqueza e sucesso vinham para aqueles que produziam e distribuíam mercadorias manufaturadas. Hoje, riqueza e sucesso vêm para aqueles que utilizam

Leia mais

1.ª Questão 3.ª Parte do questionário. Tema: Dificuldades de professores do ensino regular na inclusão

1.ª Questão 3.ª Parte do questionário. Tema: Dificuldades de professores do ensino regular na inclusão Categorias N.º de Registos/ Percentagem Subcategorias N.º de Uni. de Registo/ Percentagem 1.ª Questão 3.ª Parte do questionário - No âmbito da inclusão de alunos com NEE s no ensino regular, indique as

Leia mais

O ENSINO A DISTÂNCIA COMO MODALIDADE DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

O ENSINO A DISTÂNCIA COMO MODALIDADE DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO O ENSINO A DISTÂNCIA COMO MODALIDADE DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO CAVALCANTI, Marineuma de Oliveira Costa 1 LIMA, Cristiane Lira 2 SILVA, Érika Souza 3 SILVA, Shirley Targino 4 RESUMO

Leia mais

WILLIAM WEBER DIAS SHORT BIO

WILLIAM WEBER DIAS SHORT BIO WILLIAM WEBER DIAS SHORT BIO Palestrante, professor e consultor nas áreas de marketing, inovação, gestão e negócios. William é empreendedor, construtor de novos negócios, trabalhando com ferramentas de

Leia mais

QUALQUER QUE SEJA O RAMO DE NEGÓCIO

QUALQUER QUE SEJA O RAMO DE NEGÓCIO QUALQUER QUE SEJA O RAMO DE NEGÓCIO PEQUENOS EMPRESÁRIOS B2B PERFIL DE GASTOS CONSUMIDOR ATENDENTES COMUNICAÇÃO INTERNA AÇÕES COMUNICAÇÃO INTERNA QUALQUER QUE SEJA O RAMO DE NEGÓCIO JOVENS DE BAIXA RENDA

Leia mais

Introdução Introdução

Introdução Introdução Introdução 14 1 Introdução Dispositivos computacionais móveis estão se tornando cada vez mais leves, com maior capacidade de processamento e de armazenamento, e com preços mais acessíveis. Ao mesmo tempo

Leia mais

PROJETO EDUCAR PARA TRANSFORMAR DA FACULDADE DO NORTE GOIANO

PROJETO EDUCAR PARA TRANSFORMAR DA FACULDADE DO NORTE GOIANO CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO NORTE GOIANO FACULDADE DO NORTE GOIANO (FNG) COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO (NUPE) 1-8 PROJETO EDUCAR PARA TRANSFORMAR DA FACULDADE DO NORTE GOIANO Porangatu

Leia mais

7 Técnicas Importantes de SEO. Para melhorar seus. resultados

7 Técnicas Importantes de SEO. Para melhorar seus. resultados 7 Técnicas Importantes de SEO Para melhorar seus resultados Sumário 1. Sobre Nós 2. Introdução 3. 1. Conteúdo Nas Redes Sociais Ganham Destaque 4. 2. Os Vídeos Continuam Dominando 5. 3. Otimização Móvel

Leia mais

Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância. Semana 5 A importância do papel do tutor num curso a distância. Giulliana Panzer Sobral

Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância. Semana 5 A importância do papel do tutor num curso a distância. Giulliana Panzer Sobral Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância Semana 5 A importância do papel do tutor num curso a distância Giulliana Panzer Sobral O Papel do Tutor no cenário EaD O tutor é o mediador entre o professor coordenador

Leia mais

A tecnologia vem transformando a vida de muita gente e usá-la a favor da educação é uma ótima maneira de proporcionar experiências incríveis! O ensino de programação tem tudo a ver com isso e pode estar

Leia mais

Novas ferramentas para uma metodologia da EJA

Novas ferramentas para uma metodologia da EJA Novas ferramentas para uma metodologia da EJA Vídeo SESI - EDUFOCO Ampliação do espaço Ensino-Aprendizagem Educar é colaborar para que professores e alunos nas escolas e organizações - transformem suas

Leia mais

EduLabs O Projeto AGIRE - objetivos, balanço e expectativas. Lúcia Pombo

EduLabs O Projeto AGIRE - objetivos, balanço e expectativas. Lúcia Pombo EduLabs O Projeto AGIRE - objetivos, balanço e expectativas Lúcia Pombo lpombo@ua.pt Índice O modelo Edulab Projeto AGIRE UA Monitorização do projeto UA Oficina de Formação Conclusões Próximos passos O

Leia mais

primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular

primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular Introdução As redes de ensino terão papel fundamental na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Base promoverá

Leia mais

Evento Corporativo: Incentivando a interação dos participantes

Evento Corporativo: Incentivando a interação dos participantes Evento Corporativo: Incentivando a interação dos participantes Evento Corporativo: Incentivando a interação dos participantes Promover o engajamento dos participantes de um evento pode representar um desafio

Leia mais

Padrão: Ensino. David Ausubel [1] afirma que para haver aprendizagem significativa é preciso haver duas condições:

Padrão: Ensino. David Ausubel [1] afirma que para haver aprendizagem significativa é preciso haver duas condições: MAC 413/5715 Tópicos (Avançados) de Programação Orientada a Objetos Segundo Semestre de 2006 Prof. Fabio Kon Cristina Fang e Eduardo Miyoshi Kasa Padrão: Ensino David Ausubel [1] afirma que para haver

Leia mais

AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MATÕES-MA

AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MATÕES-MA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MATÕES-MA Kelma Tananda das Neves Ribeiro Colaço Graduanda em Pedagogia pelo PARFOR da Universidade Federal do Piauí E-mail: kelmacolaco@gmail.com

Leia mais

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA A gestão por competências tem como principal objetivo melhorar o desempenho dos funcionários

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO DOS PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ-MA 1

A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO DOS PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ-MA 1 A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO DOS PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ-MA 1 Tais Pereira dos Santos (1 autora) Acadêmica da Faculdade de Educação Santa Terezinha

Leia mais

Pensando por este lado, o trabalho tem objetivo principal de contribuir na formação desses alunos de uma forma que chame mais a atenção e lhe traga

Pensando por este lado, o trabalho tem objetivo principal de contribuir na formação desses alunos de uma forma que chame mais a atenção e lhe traga O USO DE APLICATIVOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA ENSINO DE GEOGRAFIA Alex Lourenço dos Santos Odelfa Rosa Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão alexlourenco1@hotmail.com rosaodelfa@gmail.com

Leia mais

PLANO LOCAL DE INOVAÇÃO

PLANO LOCAL DE INOVAÇÃO PLANO LOCAL DE INOVAÇÃO Gabriela Gambi Gerente Executiva do CIEB Seminário Nacional de Articuladores Fortaleza 7 de junho de 2018 AGENDA 8:00 8:10 Boas-vindas 8:10 8:40 Plano Local de Inovação: articuladores,

Leia mais

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR 09/2011 Novas Tecnologias em Educação Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Leia mais

03 Introdução 06 A tecnologia na gestão escolar 10 A tecnologia melhorando o dia a dia de alunos e professores 13 A tecnologia e o aprendizado dos

03 Introdução 06 A tecnologia na gestão escolar 10 A tecnologia melhorando o dia a dia de alunos e professores 13 A tecnologia e o aprendizado dos 03 Introdução 06 A tecnologia na gestão escolar 10 A tecnologia melhorando o dia a dia de alunos e professores 13 A tecnologia e o aprendizado dos alunos 17 A tecnologia na relação entre escolas e responsáveis

Leia mais

Ana Maria de Jesus Ferreira DINÂMICA GRUPAL. No processo ensino-aprendizagem

Ana Maria de Jesus Ferreira DINÂMICA GRUPAL. No processo ensino-aprendizagem Ana Maria de Jesus Ferreira DINÂMICA GRUPAL No processo ensino-aprendizagem Rio de Janeiro 2005 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO VEZ DO MESTRE DINÂMICA GRUPAL OBJETIVOS: Estudar

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA: COMPREENDENDO O PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

FORMAÇÃO CONTINUADA: COMPREENDENDO O PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO FORMAÇÃO CONTINUADA: COMPREENDENDO O PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO Carlos de Souza Novais 1 ; Leandra de Lourdes Rezende Amaral 2 Universidade Federal de

Leia mais

OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO PNLD 2014 PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO PNLD 2014 PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO PNLD 2014 PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Cristiane Straioto Diniz Universidade Federal do Paraná criss@seed.or.gov.br Marco Aurélio Kalinke Universidade

Leia mais

BENEFÍCIOS DO USO DA REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Toda época formata o conhecimento, procurando atender as necessidades próprias de cada

BENEFÍCIOS DO USO DA REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Toda época formata o conhecimento, procurando atender as necessidades próprias de cada BENEFÍCIOS DO USO DA REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Toda época formata o conhecimento, procurando atender as necessidades próprias de cada período histórico de conflitos e modificações aos processos

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO HÍBRIDO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO HÍBRIDO Í OBJETIVOS: Este curso caracteriza-se por uma abordagem multi e interdisciplinar bastante prática, que visa capacitar professores de todas as disciplinas a utilizar ferramentas tecnológicas presentes

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça EE: Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

O PIBID E A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA 1

O PIBID E A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA 1 O PIBID E A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA 1 Rosângela Salles dos Santos 2 Resumo:Este artigo é resultado da minha participação no Programa PIBID 3, como

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA IVINHEMA - MS AGOSTO DE 2011 ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO

Leia mais

AVALIAÇÃO Processos, pessoas e resultados

AVALIAÇÃO Processos, pessoas e resultados AVALIAÇÃO 2013 Processos, pessoas e resultados Como a grande maioria das pessoas se sente diante de uma avaliação... MEDO Avaliar pressupõe examinar o resultado do trabalho realizado pelas pessoas, para

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Programa de Desenvolvimento de Líderes

Sem fronteiras para o conhecimento. Programa de Desenvolvimento de Líderes 1 Sem fronteiras para o conhecimento Programa de Desenvolvimento de Líderes 2 Torne-se um líder! Dentro de qualquer organização, o líder é a pessoa para quem todos olham quando precisam de orientação.

Leia mais

DIDÁTICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA

DIDÁTICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA DIDÁTICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA Luana Aparecida Nunes 1, Fabiana da Penha Rhodes 2. 1 Graduando do Curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu(

Leia mais

SUPERVISOR DE ENSINO

SUPERVISOR DE ENSINO SUPERVISOR DE ENSINO 01. A função social dos Especialistas em Educação, dentre eles o Supervisor Escolar, nem sempre foi vista de acordo com a concepção pedagógica atual, que concebe o supervisor como

Leia mais

Grupo temático 4 Cidadania e vulnerabilidade financeira

Grupo temático 4 Cidadania e vulnerabilidade financeira Grupo temático 4 Cidadania e vulnerabilidade financeira Oficinas Técnicas: temas Grupo temático 4 - Cidadania e vulnerabilidade financeira Oficina 4.A Novas tecnologias em serviços financeiros na promoção

Leia mais

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL VOLTADA À INCLUSÃO SOCIAL

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL VOLTADA À INCLUSÃO SOCIAL EDUCAÇÃO PROFISSIONAL VOLTADA À INCLUSÃO SOCIAL RESUMO MENEGUCE, Beatriz 1 bmeneguce@hotmail.com PAULINO, Paulo César 2 paulino@utfpr.edu.br Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Cornélio Procópio

Leia mais

o que é? Resgatar um conteúdo trabalhado em sala de aula, por meio de novas aplicações ou exercícios

o que é? Resgatar um conteúdo trabalhado em sala de aula, por meio de novas aplicações ou exercícios lição de casa F1 o que é? É um recurso didático que o professor propõe aos alunos para potencializar a relação dele com o objeto de conhecimento. A lição pode ter vários objetivos: Resgatar um conteúdo

Leia mais