UMA NOVA VISÃO DA DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DAS CAMPINAS PARA A AMAZÔNIA BRASILEIRA. Carlos A. CID Ferreira Dr. cacid@inpa.gov.br

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UMA NOVA VISÃO DA DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DAS CAMPINAS PARA A AMAZÔNIA BRASILEIRA. Carlos A. CID Ferreira Dr. cacid@inpa.gov.br"

Transcrição

1 UMA NOVA VISÃO DA DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DAS CAMPINAS PARA A AMAZÔNIA BRASILEIRA Carlos A. CID Ferreira Dr. cacid@inpa.gov.br

2 FLORESTA AMAZÔNICA/ ORIGEM Daly e Prance, divergências sobre a formação geológica da bacia amazônica deixam muitas dúvidas sobre a origem da floresta amazônica. Isto porque, pouco ou quase nada há publicado da evolução da flora no norte da América do Sul. Martin et al as transgressões e as regressões do mar sobre a região da bacia amazônica tiveram grande influência na formação do lençol freático e dos atuais sistemas fluviais da região.

3 FLORESTA AMAZÔNICA/ ORIGEM A - Suposto limite do Lago Amazônico (aproximadamente 2.5 milhões de anos atrás), alcançando cerca de 180 metros acima do atual nível do mar. B - Suposto limite do Lago Amazônico (aproximadamente 750 mil anos atrás), alcançando cerca de 100 metros acima do atual nível do mar. (Marroig & Cerqueira, 1997).

4 FLORESTA AMAZÔNICA/ DIVERSIDADE Prance (1979) - a flora é derivada Escudo Guianense Escudo Central Brasileiro Schubart (1983) a grande diversidade de espécies se deve a localização estruturas geomorfológicas do Continente Sul- Americano: Oeste Cordilheira dos Andes 4 mil metros; Norte Planalto do Escudo Guianense 2 mil metros ; Sul Planalto do Escudo do Brasil Central

5 AS FORMAÇÕES VEGETACIONAIS ARENOSAS ESCLERÓFILAS NO BRASIL Essas formações têm sido descritas em diversas áreas tropicais do mundo. Devido a fatores climáticos e pedológicos, essas formações estão distribuídas por todo o país, sendo que o conceito tem várias interpretações. Desde o século XIX, essas formações chamaram atenção de naturalistas e botânicos como: Martius, (1818) observou campos de areia branca na região de Diamantina (MG). Lindman (1906) usou o termo campinas para designar os campos do Rio Grande do Sul, classificando-os de campos limpos e campos sujos.

6 AS ÁREAS DE OCORRÊNCIA DAS FORMAÇÕES ESCLERÓFILAS NO BRASIL Sudeste são as restingas, que no conceito botânico corresponde à vegetação que ocorre adjacente ao oceano nas planícies costeiras arenosas quaternárias (Araujo e Henriques 1984). Norte do Espírito Santo (Reserva Natural Vale Rio Doce) mussununga. (Costa e Silva 2003) Nordeste - além das dunas e praias, outras formações arenosas ocorrem associadas aos cerrados (Whitmore & Prance 1987; IBGE,1992). Amazônia - as primeiras observações para a formação que fisionomicamente apresenta indivíduo de pequeno porte e se desenvolve sobre solo podzol hidromórfico foram feitas na metade do século XIX por Spruce em (1908), na região do alto rio Negro (AM), recebendo o nome de caatinga-gapó seguido de vários naturalistas e botânicos com: Ducke & Black (1954), Aubréville (1961) Rodrigues (1961), Pires E Rodrigues (1964), Braga (1977) entre outros.

7 1.5 - CAMPINAS AMAZÔNICAS ORIGEM As campinas amazônicas apresentam uma grande escassez de informações relacionadas com os fatores bióticos e abióticos que influenciaram na sua origem, composição florística e na distribuição geográfica. Essas dúvidas contribuem para a formação de um conceito de que as atuais manchas de campina espalhadas pela Amazônia estariam associadas aos últimos resquícios das regressões marítimas. Ducke e Black (1954) - Comentaram que as campinas seriam formações primárias, supostamente mais antigas que a floresta pluvial, negando que as campinas fossem resultados de queimadas pontuais. Sakamoto (1957) - Discute que as campinas amazônicas surgem dispersas no meio do latossolo de textura leve, média e pesada cuja gênese deve-se provavelmente a superposição de sedimentos pleistocênicos sobre sedimentos de origens mais antigas.

8 ORIGEM 7 Lleras e Kirkbride (1978) - as campinas amazônicas do rio Negro e da Amazônia Central se originaram da destruição de rochas do Escudo Guianense que teriam sido transportadas pelos rios em direção ao norte do rio Amazonas e que as campinas do Sul da Amazônia, seriam originadas do Planalto Central brasileiro. Fittkau (1973) - a origem das campinas estaria associada aos antigos leitos de rios de água preta oriundos das Guianas e da geoquímica daquela região. Aspecto de uma campina - município de Nhamundá (AM). No detalhe, o leito antigo de um rio e o surgimento permanentes de manchas de vegetação de campina.

9 ORIGEM DAS CAMPINAS Manchas permanente de campina na região do município de Urucará (AM). Reserva Biológica de Campina INPA/SUFRAMA (AM) na BR-174, KM 60, Municipio de Manaus (AM)

10 1.6 - CONCEITO/TERMINOLOGIA As campinas amazônicas tem sido objeto de discussão de inúmeros pesquisadores na busca de uma definição mais uniforme. Regionalmente recebem inúmeras denominações. 11

11 Silveira (2003) - após interpretar imagem de satélite, realizar sobrevôo e levantamento de campo, fez uma abordagem sobre os aspectos fisionômico-estruturais e florísticos da vegetação sobre areia branca do sudeste da Amazônia CONHECIMENTO ESTRUTURAL FITOSSOCIOLÓGICO E FLORÍSTICO DAS CAMPINAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA Rodrigues (1961) - região de Tarauacá e Ilha das Flores, no rio Negro- considerou o DAP 3 cm. Como resultado obteve indivíduos em áreas de 675m². - Anderson et al. (1975) - Amazônia Central, analisaram pelo método de parcelas. Somente a vegetação lenhosa em 725 m² de campinas, considerando todos os indivíduos com DAP 5 cm 1 cm, obtiveram uma diversidade maior das espécies na campina fechada onde foram encontrados 29, enquanto que na campina aberta apenas 23 espécies Cid Ferreira (1977) - somente espécies lenhosas considerando o DAP 5 cm, registrou 14 famílias e 22 espécies em 1 ha - Vicentini (1988) - analisou 6 parcelas ( DAP > 2,5 cm) registrou 251 espécies de plantas vasculares, abrangendo 71 famílias e 148 gêneros.

12 1.8 - LENÇOL FREÁTICO 13 A variação florística e fisionômica da vegetação de transição campina, campinarana e floresta de terra firme, relacionando solo, topografia e o lençol freático. Mostra que a campina se localiza na parte mais baixa do gradiente topográfico, onde o solo é extremamente arenoso (podzol) e com condição de drenagem restrita, em função do lençol freático estar grande parte do ano próximo à superfície como mostra a figura esquemática. Representação esquemática da oscilação do lençol freático associado à topografia, solo e formações vegetacionais (campina, campinarana e floresta de terra firme) na Amazônia Central ( Cid Ferreira, 1997).

13 1.9 - DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA 11 A distribuição geográfica das campinas na Amazônia brasileira é uma das questões fitogeográficas mais polêmicas entre pesquisadores que estudam a vegetação amazônica. Com o nome de caatinga amazônica, as formações arenosas da Amazônia brasileira foram consideradas por naturalistas e botânicos tais como Ducke e Black (1954), Aubréville (1961), Rodrigues (1961), Pires e Rodrigues (1964), como exclusivas da bacia do rio Negro e no rio Solimões no município de São Paulo de Olivença. Com base nesta afirmação, o IBGE (1993) elaborou um mapa fitogeográfico dessas formações, denominado-as de campinarana.

14 1.9 - DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA 11 Whitmore e Prance (1987) - mapa mais detalhado mostrando que as formações de areia branca recobertas no período atual por campinas e campinaranas estão dispersas por vários pontos da Amazônia brasileira. Representa provavelmente um quadro mais próximo de como deveria deve ser a distribuição das campinas e campinaranas na Amazônia brasileira.

15 A nova visão da distribuição geográfica das campinas para a Amazônia brasileira se baseou no estudo feito em 9 campinas analizada fitossociologimente e outras 20 florísticamente. 11

16 MATERIAl E MÉTODOS 12 Amostragens da vegetação Para instalação do transecto em cada campina, seguiram-se as utilizadas por Campbell, Daly e Prance (1986). Em cada campina foi implantado aleatoriamente um transecto, com 10 sub-parcelas com dimensões igual a 10 x 100 m equivalente a m² correspondendo a 1 ha. Critério de inclusão e mensurações Em cada sub-parcela foram amostrados todos os indivíduos vivos com altura do peito (DAP) 5 cm a 1,30 do solo, exceto as lianas.

17 CAMPINA DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO ARACÁ (AM). 12 DESCRIÇÃO DA ÁREA Dados Climatológicos (Fonte: Projeto LBA) Localização - Coordenadas geográficas N; W, na Amazônia Central, no Parque Estadual da Serra do Aracá (AM). Fica a cerca de 7 km oeste da base da Serra (integrante da unidade morfoestrutural do Planalto Sedimentar do Grupo Roraima). Transição - ocorre com campinarana. Solo-podzol hidromórfico. Temperatura e precipitação mensais da campina da Serra do Aracá

18 DESCRIÇÃO FLORÍSTICA/CAMPINA DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO ARACÁ (AM). 13 Aspecto fisionômico da campina Parque Estadual da Serra do Aracá. Sub-bosque Ocorrem ervas lenhosas, das familias Cyperaceae (Rhynchospora tenuis, Rhynchospora pilosa subsp. arenicola), Eriocaulaceae (Paepalanthus singularis, Syngonanthus densus) e Schizaeceae (Schizaea incurvata ), além do líquen Cladonia confusa f. confusa. (Cladoniaceae). Nas áreas mais úmidas( Xyridaceae (Xyris involucrata, Xyris malmeana), além da carnívora Droseraceae (Drosera meristocauli).

19 DESCRIÇÃO FLORÍSTICA/CAMPINA DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO ARACÁ (AM). Estrato arbustivo - Predominam várias espécies típicas desta formação como: Pagamea aracaensis, Humiria balsamifera, Manilkara bidentada subsp. surinamensis entre outras. 14 Fisionomias: arbustiva e subarbustiva sobre solo podzol onde ocorrem a maioria das espécies das famílias Ciperaceae, Poaceae e Eriocaulaceae, associadas com o líquen Cladonia confusa f. confusa.

20 DESCRIÇÃO FLORÍSTICA/CAMPINA DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO ARACÁ (AM). 15 Manilkara bidentada subsp. surinamensis Protium heptaphyllum subsp. ulei.

21 CAMPINA DO CANTÁ (RR). DESCRIÇÃO DA ÁREA Localização - A campina pesquisada fica situada no extremo norte da Amazônia brasileira, próxima do entroncamento da rodovia estadual BR-170, com a vicinal 1 da Colônia Agrícola da Confiança II, município de Cantá, nas coordenadas geográfica 02 o 29 N e 60 o 38 W Dados Climatológicos Fonte: Projeto LBA) 16 Transição - ocorre com campinarana. Solo - Solo podzol hidromórfico. Temperatura e precipitação mensais da campina da Serra do Aracá

22 DESCRIÇÃO FLORÍSTICA/CAMPINA DO CANTÁ (RR). 17 Arbustivo Indivíduos com porte entre 1 e 7 m de altura com espécies como Humiria balsamifera (Humiriaceae), Pagamea guianensis (Rubiaceae), Cybianthus fulvopulverulentus, subsp. fulvopulverulentus (Myrsinaceae), Ruizterania retusa entre outras. Sub-arbustivo / gramíneo-lenhoso Cladonia cf. confusa f. confusa Parmelia spp. Com indivíduos das espécies de Cyperaceae (Becquerelia cymosa), Poaceae, Eriocaulaceae (Syngonanthus humboldii), além dos líquens Cladonia cf. confusa f. confusa e várias epífitas de Bromeliaceae

23 DESCRIÇÃO FLORÍSTICA/CAMPINA SERRA DO CACHIMBO (PA) 18 DESCRIÇÃO DA ÁREA Dados Climatológicos Fonte: Projeto LBA) Localização - A campina localiza-se nas coordenadas geográficas: S; W em uma zona de interflúvio da Serra, cerca 450 m sobre o nível do mar, numa zona do ecótono da floresta amazônica-cerrado a 5 km da Base Militar Comandante Velloso, município de Novo Progresso, sul do estado do Pará e norte do estado Mato Grosso, região do Brasil Central. Transição - ocorre com cerrado Solo - Solo podzol hidromórfico. Temperatura e precipitação mensais da campina da Serra do Aracá

24 DESCRIÇÃO FLORÍSTICA/CAMPINA SERRA DO CACHIMBO (PA) 19 Aspecto fisionômico subarbustivo da campina mais aberta, inúmeras espécies das famílias Eriocaulaceae, Poaceae, Cyperaceae, além do líquen Cladonia cf. confusa f. confusa. As moitas da formação arbustiva são dominadas por Humiria balsamifera. No primeiro plano, indivíduos de Pagamea guianensis, a espécie dominante e ao fundo a transição com pequena mancha de campinarana. O Cerrado com afloramento arenítico na parte Sul do transecto fazendo a transição com a campina estudada. Aspecto arbustivo da campina com dominância de Pagamea guianensis e Humiria balsamifera Aubl.

25 DESCRIÇÃO FLORÍSTICA/CAMPINA SERRA DO CACHIMBO (PA) 20 Endemismo Parkia cachimboensis (Fabaceae) Blepharandra cachimbensis (Malpighiaceae)

26 Campina de Cruzeiro do Sul (AC) 21 DESCRIÇÃO DA ÁREA Dados Climatológicos Fonte: Projeto LBA) Localização - Localizada na região sudoeste da Amazônia brasileira, situada ao longo da BR-307, aproximadamente a 7 km da cidade de Cruzeiro do Sul, nas coordenadas geográficas S; W, numa altitude de 182 m.s.m. Transição - ocorre com campinara. Solo - podzol hidrómorfico humoso. Temperatura e precipitação mensais da campina da Serra do Aracá

27 DESCRIÇÃO FLORÍSTICA/CAMPINA DE CRUZEIRO DO SUL (AC) 22 Pachira brevipes (Malvaceae) Fisionomia da campina da de Cruzeiro do Sul é bem mais densa. No detalhe, o parabotânico José Lima dos Santos como referência da altura arbustiva. Ao fundo observa-se a transição com a campinarana. Pagamea guianensis (Rubiaceae

28 CAMPINA DO RIO ACARÁ (PA) 23 DESCRIÇÃO DA ÁREA Dados Climatológicos Fonte: Projeto LBA) Localização - A campina pesquisada situa-se na Amazônia Oriental, na região da bacia do rio Guamá, coordenadas geográficas S W na margem direita do rio Acará, município de Acará (PA). Transição - ocorre com campinarana. Solo - podzol hidromórfico. Temperatura e precipitação mensais da campina da Serra do Aracá

29 DESCRIÇÃO FLORÍSTICA/CAMPINA DO ACARÁ (PA) 25 Aspecto fisionômico herbáceoarbustivo. No detalhe a ocorrência de Aechmea sp. (Bromeliaceae). Ao fundo a formação arbustiva do formada na maioria por Byrsonima chrysophylla Byrsonima chrysophylla (Malpighiaceae) Vernonia grisea (Asteraceae)

30 CAMPINA DE PORTO GRANDE (AP) DESCRIÇÃO DA ÁREA Dados Climatológicos Fonte: Projeto LBA) 24 Localização - Situada no extremo norte da Amazônia Oriental, na BR - 156, km 67, no município de Porto Grande (AP) numa altitude de 60 m.s.m., nas coordenadas geográficas N; W Transição - com o cerrado. Solo - podzol hidromórfico Temperatura e precipitação mensais da campina da Serra do Aracá

31 DESCRIÇÃO FLORÍSTICA/ CAMPINA DE PORTO GRANDE (AP) 26 Aspecto fisionômico da campina. No detalhe, observa-se a grande ocorrência de Poaceae e Cyperaceae. Ao fundo a transição com o cerrado. Retiniphyllum schomburgkii (Rubiaceae ) Himatanthus sucuuba (Apocynaceae)

32 CAMPINA DE VIGIA DO NAZARÉ (PA) DESCRIÇÃO DA ÁREA Dados Climatológicos Fonte: Projeto LBA) 30 Localização - Situada fitogeograficamente na Amazônia Oriental, localiza-se a 93 km da Belém na rodovia PA-412 e a 5 km da cidade de Vigia do Nazaré, nas coordenadas geográficas S W.. Ducke e Black (1954) Andrade-Lima (1961), denominaram a campina de Campina do Palha. Transição - com campinarana. Solo - podzol hidromórfico. Temperatura e precipitação mensais da campina da Serra do Aracá

33 DESCRIÇÃO FLORÍSTICA/CAMPINA DE VIGIA DE NAZARÉ (PA) 27 Fisionomia da campina. A explotação de areia tem alterado a paisagem e a composição florística da campina. Rodovia PA-412 e a 5 km da cidade de Vigia do Nazaré (PA). As espécies que dominam o estrato herbáceo são das famílias, Eriocaulaceae, (Syngonanthus gracilis, Syngonanthus refexus, Syngonanthus tenuis), Poaceae e Cyperaceae.

34 DESCRIÇÃO FLORÍSTICA/ CAMPINA DE VIGÍA DE NAZARÉ (PA) 28 Aspecto fisionômica interno da campina. Ocorrem tais como Humiria balsamifera (Humiriaceae),Mmatayba arborescens (Sapindaceae), Alibertia edulis (Rubiaceae), Xylopia aromatica (Annonaceae), Ouratea spruceana entre outras. Xylopia aromatica (Annonaceae) Ouratea spruceana (Ochnaceae)

35 CAMPINA DE PARINTINS (AM) 29 DESCRIÇÃO DA ÁREA Dados Climatológicos Fonte: Projeto LBA) Localização - Situada na parte da Amazônia Central, em uma área de floresta de terra firme, nas proximidades do lago Zé Assu, com altitude de 92 m.s.m. nas coord. geográficas: S; W Transição - com campinarana. Solo - podzol hidromórfico. Temperatura e precipitação mensais da campina da Serra do Aracá

36 DESCRIÇÃO FLORÍSTICA/CAMPINA DE PARINTINS (AM) 30 No seu aspecto fisionômico, apresenta o solo exposto onde ocorre Schizaea ellegans (Schizaeaceae), espécies de Poaceae e Cyperaceae, Ao fundo situase as áreas mais densas onde as ilhas arbustivas são formadas principalmente por espécies de família Myrtaceae. Palicourea nitidella (Rubiaceae) Rhabdodendron amazonicum (Rhabdodendraceae)

37 CAMPINA DO PARQUE NACIONAL DO VIRUÁ (RR) 31 DESCRIÇÃO DA ÁREA Dados Climatológicos Fonte: Projeto LBA) Localização - Situa-se nas proximidades do km 7 da estrada Perdida, numa altitude de 85 m.s.m., no município de Caracaraí, nas coordenadas geográficas N; W. Seu relevo é basicamente formado por planícies planas de solos arenosos com pouca drenagem e na época do inverno, surge grande quantidade de lagoas. Por estar próxima a vários lagos da bacia do rio Branco, o lençol freático se apresenta próximo da superfície durante a maior parte do ano. Transição - com campinarana. Solo - podzol hidromórfico humoso. Temperatura e precipitação mensais da campina da Serra do Aracá

38 DESCRIÇÃO FLORÍSTICA/CAMPINA DO PARQUE NACIONAL DO VIRUÁ (RR) 32 Aspecto fisionômico da campina estudada, muito similar as savanas da região, regionalmente chamado de lavrado.

39 DESCRIÇÃO FLORÍSTICA/CAMPINA DO PARQUE NACIONAL DO VIRUÁ (RR) 33 Chaunochiton kappleri Clusia insignis Barcella odora (com frutos) Platycarpum egleri

40 FLORÍSTICOS/FITOSSOCIOLÓGICOS 34 Distribuição de Indivíduos, Famílias, Gêneros e Espécies Os indivíduos lenhosos amostrados nas nove campinas abrangeram 44 famílias, 121 gêneros e 252 espécies Observou-se que a grande variação na densidade de indivíduos - (máxima de na campina do Cantá-RR e mínima de 790 no Acará-PA). Quanto à ocorrência de família botânica, a campina da Serra do Aracá apresentou a maior riqueza (26 famílias) enquanto que Cruzeiro do Sul apresentou a riqueza familiar mais baixa (17 famílias).

41 FLORÍSTICOS / DISTRIBUIÇÃO DE INDIVÍDUOS, FAMÍLIAS, GÊNEROS E ESPÉCIES 35 Riqueza de famílias, gêneros e espécies nas campinas estudadas. Campina Indivíduos Famílias Gêneros Espécies S. do Aracá (AM) Cantá (RR) Serra do Cachimbo (PA) Cruzeiro do Sul (AC) Acará (PA) Porto Grande (AP) Vigia do Nazaré (PA) Parintins (AM) P. Nac. do Viruá (RR) Total= 9 campinas

42 Florísticos / Distribuição das principais espécies 36 Espécies Campinas S.Aracá (AM) Tapirira guianensis Emmotum nitens Pagamea guianensis Byrsonima crassifolia Alchornea discolor Ilex divaricata Sacoglottis guianensis var. guianensis Byrsonima chrysophylla Byrsonima crassifolia Humiria balsamifera Clusia columnaris Casearia javitensis Clusia insignis Cybianthus fulvupulverulenthus subsp. fulvupulverulenthus Eugenia punicifolia Tibouchina aspera Himatanthus sucuuba Myrcia sylvatica Vismia cayennensis Matayba arborescens Eugenia biflora Total = 21 espécies Cantá (RR) S.Cach (PA) Cz. S. (AC) Acará (PA) P.Gran. (AP) Vig. Nz. (PA) Parin. (AM) P.N.Viruá RR)

43 37 Fitossociológicos / Quinze famílias de maior Índice de Valor de Importância na Serra do Aracá/AM Nº Família Den. Abs. Div. Abs. Dom. Abs. Div. Rel. Den. Rel. Dom. Rel. IVIFc. % IVIF 1 Clusiaceae ,54 5,00 17,59 21,47 44,06 14,69 2 Fabaceae ,33 8,33 19,79 13,11 41,23 13,74 3 Myrsinaceae ,29 1,67 13,32 11,68 26,67 8,89 4 Humiriaceae ,37 3,33 6,20 14,86 24,39 8,13 5 Chrysobalanaceae ,14 13,33 4,26 5,62 23,22 7,74 6 Euphorbiaceae ,25 3,33 8,66 10,05 22,05 7,35 7 Myrtaceae ,13 6,67 9,66 5,33 21,66 7,22 8 Malpighiaceae ,13 5,00 6,00 5,36 16,35 5,45 9 Lauraceae ,04 5,00 2,13 1,42 8,56 2,85 10 Melastomataceae ,01 6,67 1,40 0,36 8,43 2,81 11 Rubiaceae ,03 5,00 1,60 1,09 7,68 2,56 12 Pentaphyllaceae ,05 3,33 2,13 2,19 7,66 2,55 13 Icacinaceae ,05 3,33 1,60 1,93 6,86 2,29 14 Sapotaceae ,04 3,33 1,87 1,56 6,75 2,25 15 Arecaceae ,02 3,33 1,53 0,74 5,61 1,87 Den.Abs. (Percentual da Densidade Absoluta); Div.Abs (Percentual da Diversidade Absoluta); Dom.Abs. (Percentual da Dominância Absoluta); Div.Rel. (Percentual de Diversidade Relativa); Den.Rel. (Percentual de Densidade Relativa); Dom. Rel. (Percentual de Dominância Relativa); IVIFc (Percentual do Índice de Valor de Cobertura); IVIF (Percentual de Índice de Valor de Importância de Família).

44 Fitossociológicos / Quinze espécies de maior Índice de Valor de Importância na Serra do Aracá/AM nº Família Nome Cientifico Abun. Rel. Dom. Rel. 1 Clusiaceae Clusia nitida 15,26 18,07 7,00 40,33 13,44 2 Myrsinaceae C. fulvopuverulenthus subsp. magnoliifolius 13,32 11,68 7,41 32,41 10,80 3 Fabaceae Dimorphandra vernicosa 15,32 10,39 4,94 30,65 10,22 4 Humiriaceae Humiria floribunda 5,93 14,24 6,58 26,76 8,92 5 Euphorbiaceae Pera bicolor 8,06 9,04 5,76 22,86 7,62 6 Myrtaceae Myrcia clusiifolia 4,80 2,68 4,94 12,42 4,14 7 Myrtaceae Eugenia biflora 4,53 2,47 4,94 11,94 3,98 8 Fabaceae Peltogyne catingae 2,47 1,48 4,12 8,06 2,69 9 Chrysobalanac eae Couepia amaralea 2,27 2,45 3,29 8,01 2,67 10 Malpighiaceae Byrsonima crassifólia 3,20 2,91 1,65 7,75 2,58 11 Pentaphyllacea e Ternstroemia brasiliensis 2,07 1,82 3,70 7,59 2,53 12 Malpighiaceae Byrsonima spp.¹ 2,66 2,14 2,47 7,28 2,43 13 Clusiaceae Clusia insignis 2,27 3,37 1,23 6,87 2,29 14 Icacinaceae Emmotum nitens 1,53 1,90 2,06 5,49 1,83 15 Rubiaceae Pagamea aracaensis 1,13 0,74 3,29 5,16 1,72 Abun.Rel. (Percentual de Abundância Relativa); Dom.Rel. (Percentual de Dominância Relativa); Fr.Rel. (Percentual de Freqüência Relativa); IVEc (Índice de Valor de Cobertura); %IVIE (Índice de Percentual de Valor de Importância da Espécie). Fr. Rel. IVIEc % IVIE 38

45 Composição Florística Dominânica relativa por família 39 As dez famílias que mais se destacaram com relação à Dominância Relativa do total dos indivíduos nas campinas estudadas: Humiriaceae (4.056 ind. / 20,71%) Rubiaceae (2.900 ind. / 14,80%); Myrtaceae (2.831 ind. / 14,45%); Malpighiaceae (2.228 ind. / 11,37%); Clusiaceae (1.213 ind. / 6,19%); Myrsinaceae (1.123 ind. / 5,73%); Fabaceae (844 ind. /4,30%; Annonaceae (481 ind. / 2,4%), Euphorbiaceae (436 ind. / 2,22%); Malvaceae (2,03%) Dez famílias com maior número de indivíduos registrados nas nove campinas estudadas.

46 Composição Florística / Abundância dos gêneros 40 Os dez gêneros com maior numero de indivíduos das nove campinas estudadas.

47 Composição Florística / As famílias de maior diversidade florística 41 As famílias que mais de destacaram foram: (n espécies/ % do total amostrado) Fabaceae 25 espécies / 10%) Clusiaceae 20 espécies, 7,93%) Myrtaceae e Rubiaceae 19 espécies / 7,53%) Chrysobalanaceae e Malpighiaceae 14 espécies / 5,55%) Melastomataceae 13 espécies / 5,15%) Annonaceae (11 espécies / 4,76%), Apocynaceae e Euphorbiaceae 10 espécies / 3,96%) As dez famílias de maior riqueza florística nas nove campinas inventariadas.

48 Análise de agrupamento 42 (a) a campina de Cruzeiro do Sul-AC é florísticamente bastante diferenciada das demais, ocupando um ramo isolado no dendrograma; (b) as campinas de Porto Grande-AP, Acará-PA e Vigia do Nazaré-PA, todas do leste amazônico, formam um grupamento floristicamente afim; Dendograma de similaridade florística entre as campinas estudadas (c) As campinas de Parintins-AM e Cantá-RR também apresentam similaridade florística, da mesma forma que Viruá-RR e Serra do Cachimbo-PA. A inclusão dos sítios hipotéticos com as listagens das espécies de campinas registradas no Escudo Guiano, Planalto Central Brasileiro e Restinga Costeira;

49 Análise de agrupamento 43 (a) A flora da restinga Atlântica tem baixa afinidade com a flora de todas as campinas amazônicas; (b) A campina da Serra do Cachimbo-PA é floristicamente a mais relacionada com a vegetação encontrada no Brasil Central (c) As campinas de Porto Grande- AP, Acará-PA e Vigia do Nazaré- PA, todas do leste amazônico, são floristicamente muito relacionadas entre si e com a flora do Escudo Guianense e do Brasil Central. Dendograma de similaridade florística das campinas estudadas com a flora do cerrado do Brasil Central, do Escudo Guianense e restinga Atlântica.

50 51 ESPÉCIES DE AMPLA DISTRIBUIÇÃO Espécies de Ampla Distribuição ( espécies citados no mobot.org espécies coletados pelo autor campinas inventariadas espécies citados literatura). Fonte: NASA-STRN / MOBOT (modificado)

51 ESPÉCIES DO PLANALTO DAS GUIANAS / LLANOS 52 Espécies de Ampla Distribuição ( espécies citados no mobot.org espécies coletados pelo autor campinas inventariadas espécies citados literatura). Fonte: NASA-STRN / MOBOT (modificado)

52 ESPÉCIES DO PLANALTO DAS GUIANAS / LLANOS 53 Espécies de Ampla Distribuição ( espécies citados no mobot.org espécies coletados pelo autor campinas inventariadas espécies citados literatura). Fonte: NASA-STRN / MOBOT (modificado)

53 ESPÉCIES DO PLANALTO GUIANO / LLANOS / ESTE DOS ANDES 54 Espécies de Ampla Distribuição ( espécimes citados no mobot.org espécimes coletados pelo autor campinas inventariadas espécimes citados literatura). Fonte: NASA-STRN / MOBOT (modificado)

54 Espécies do Planalto Guiano / Llanos / Este dos Andes 55 Fonte: NASA-STRN / MOBOT (modificado)

55 Espécies do Planalto Central Brasileiro 56 Espécies de Ampla Distribuição ( espécies citados no mobot.org espécies coletados pelo autor campinas inventariadas espécies citados literatura). Fonte: NASA-STRN / MOBOT (modificado)

56 Espécies do Planalto Central Brasileiro 57 Espécies de Ampla Distribuição ( espécies citados no mobot.org espécies coletados pelo autor campinas inventariadas espécies citados literatura). Fonte: NASA-STRN / MOBOT (modificado)

57 Espécies raras e de distribuição restrita 58 Espécies de Ampla Distribuição ( espécies citados no mobot.org espécies coletados pelo autor campinas inventariadas espécies citados literatura). Fonte: NASA-STRN / MOBOT (modificado)

58 Espécies raras e de distribuição restrita 59 Espécies de Ampla Distribuição ( espécies citados no mobot.org espécies coletados pelo autor campinas inventariadas espécies citados literatura). Fonte: NASA-STRN / MOBOT (modificado)

59 Peculiaridades locais e regionais que muitas vezes não são consideradas entre alguns autores dificulta a definição de um conceito preciso sobre esse tipo de formação vegetacional. 60 Para aprimorar a definição do conceito de campina, devem ser considerados alguns fatores como: Localização/solo - todas as campinas amostradas estavam situadas em formações vegetacionais abertas, crescendo sobre solo podzol hidromórfico úmido (oligotróficos) que ocorrem em locais mais distantes das influências fluviais (rios, igarapés, lagos). (Nota 1: IBGE campinarana, florestada-fitogeograficamente-rio Negro); (Nota 2: campinara confundida com floresta de igapó Ex: Visto no Herbário/INPA Aspecto florístico/fisionômico desse habitat (campina aberta) - podem ser norteadores para uma definição mais precisa de seu conceito; A ocorrência de uma vegetação bem distinta em relação às formações que as cercam, com grande concentração de ilhas arbustivas (moitas) que formam uma fisionomia descontinua, com solo arenoso exposto nas áreas entre moitas. A altura dos indivíduos nas moitas varia de um a cinco metros e estas são entremeadas por arvoretas isoladas.

60 TRANSIÇÃO NA AMAZÔNIA CENTRAL (CAMPINA/CAMPINARANA) 61 Campina da Reserva Biológica do INPA (AM)

61 TRANSIÇÃO NA AMAZÔNIA ORIENTAL - CAMPINA/CERRADO 61 Campina da Serra do Ererê em transição com a vegetação de cerrado. Observam-se abaixo à direita alguns afloramentos rochosos. Município de Monte Alegre/ PA.

62 65 TRANSIÇÃO NO SUL DA NA AMAZÔNIA CAMPINA/CERRADO Campina da Serra do Cachimbo. Sul do Pará município de Novo Progresso/ PA. No detalhe das manchas de cerrado.

63 Biogeografia das Campinas As espécies das campinas stricto sensu também ocorrem em outros habitats tropicais abertos, entre os quais, os lhanos da Bolívia/Venezuela, as savanas do sul das Guianas, caatingas da Venezuela, as restingas do sudeste brasileiro e o do cerrado do Planalto Central Brasileiro. 67 Origem e evolução das Campinas O conjunto dos fatores ecológicos sugerem que as campinas se diferenciam das savanas amazônicas quanto ao substrato ocupado, sendo um tipo de vegetação mais especializada a colonizar ambientes edáficos arenosos, fortemente oligotróficos e submetidos a estresse hídricos severos. A maior taxa de especiação (formação de novas espécies) e o grande número de espécies exclusivas e vicariantes (como observado nos gêneros Ouratea, Hirtella, Pagamea, Cybianthus, Clusia, etc.) nas manchas de campinas em relação às savanas, sugerem que a irradiação e isolamento das campinas na bacia amazônica é muito mais antiga do que a das savanas.,

64 CONSIDERAÇÕES FINAIS 68 os resultados florísticos e fitossociológicos quando comparados a nível de gêneros com o Escudo Guianense e com Planalto Central Brasileiro, demonstraram ser mais similares com este último. Enquanto que, a nível específico as espécies da campina são mais similares com o Planalto do Escudo Guianense. as espécies de campina, podem constituir importantes reservatórios de variabilidade genética, conservando genes de valor estratégico para sobrevivência em condições extremas, que poderão ser usados, por meio da biotecnologia, para expressão de características que podem ser essenciais para o futuro da agricultura na região equatorial. a preservação e a manutenção desse tipo de vegetação são estratégicas para a Amazônia, uma vez que, no futuro, essas plantas irão suportar temperaturas "elevadíssimas" decorrentes do aquecimento global.

65 CONSIDERAÇÕES FINAIS 68 Uma realidade cruel. Apesar de pouco conhecimento sobre sua flora, sua origem, as campinas amazônicas não tem saído bem nas fotos nos últimos anos por toda Amazônia. São muito exploradas BR-174 Estrada Manaus- Boa Vista, município de Manaus nas proximidades do km 30

66 CONSIDERAÇÕES FINAIS 68 Área de uma das campinas de Mâncio Lima (AC.) Campina da Serra do Cachimbo (PA)

67 69 Palicourea marcgravii Clusia columnaris

68 70

69 71

70 72 Uma Reflexão Remontam as Campinas Amazônicas um cenário ancestral de uma região marinha com vida aquática exuberante e diverso? ou não? Fotomontagem : Cid Ferreira

B I O G E O G R A F I A

B I O G E O G R A F I A B I O G E O G R A F I A BIOMAS BRASILEIROS 2011 Aula VII BRASIL E VARIABILIDADE FITOGEOGRÁFICA O Brasil possui um território de dimensões continentais com uma área de 8.547.403 quilômetros quadrados. 4.320

Leia mais

Luciana Scur Felipe Gonzatti Eduardo Valduga Ronaldo Adelfo Wasum

Luciana Scur Felipe Gonzatti Eduardo Valduga Ronaldo Adelfo Wasum Luciana Scur Felipe Gonzatti Eduardo Valduga Ronaldo Adelfo Wasum Restinga é um termo bastante discutido, tanto por sua origem, se portuguesa, espanhola ou inglesa, quanto por seus conceitos. Várias definições

Leia mais

B I O G E O G R A F I A

B I O G E O G R A F I A B I O G E O G R A F I A FLORESTA AMAZÔNICA 2011 Aula XII O bioma Amazônia representa aproximadamente 30% de todas as florestas tropicais remanescentes do mundo e nele se concentra a maioria das florestas

Leia mais

A origem, evolução e diversidade da vegetação do Bioma Cerrado. Vânia R. Pivello Dept. Ecologia - IB/USP

A origem, evolução e diversidade da vegetação do Bioma Cerrado. Vânia R. Pivello Dept. Ecologia - IB/USP A origem, evolução e diversidade da vegetação do Bioma Cerrado Vânia R. Pivello Dept. Ecologia - IB/USP Sumário Conceituação, definições Classificações da vegetação do Cerrado Condições ambientais Origem

Leia mais

ESTRUTURA FITOSSOCIOLÓGICA DO COMPONENTE ÁRBOREO DE UMA FLORESTA OMBRÓFILA EM PORTO VELHO, RONDÔNIA

ESTRUTURA FITOSSOCIOLÓGICA DO COMPONENTE ÁRBOREO DE UMA FLORESTA OMBRÓFILA EM PORTO VELHO, RONDÔNIA ESTRUTURA FITOSSOCIOLÓGICA DO COMPONENTE ÁRBOREO DE UMA FLORESTA OMBRÓFILA EM PORTO VELHO, RONDÔNIA Priscilla Menezes Andrade Antônio Laffayete Pires da Silveira RESUMO: O presente estudo foi realizado

Leia mais

BIOMA: deriva do grego bio vida e ama grupo, ou conjunto.

BIOMA: deriva do grego bio vida e ama grupo, ou conjunto. BIOMAS BRASILEIROS BIOMA: deriva do grego bio vida e ama grupo, ou conjunto. Bioma é uma área do espaço geográfico, com dimensões até superiores a um milhão de quilômetros quadrados, representada por

Leia mais

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 CAP. 02 O território brasileiro e suas regiões.( 7º ano) *Brasil é dividido em 26 estados e um Distrito Federal (DF), organizados em regiões. * As divisões

Leia mais

www.tiberioge.tibe o.c rioge om.br o.c A Ge G og o r g afi f a Le L va v da d a Sério

www.tiberioge.tibe o.c rioge om.br o.c A Ge G og o r g afi f a Le L va v da d a Sério 1 FLORESTA AMAZÔNICA 2 Características Localiza-se: Região Norte; parte do norte do Mato Grosso e Goiás; e parte oeste do Maranhão; O maior bioma brasileiro ocupa, praticamente, um terço da área do País.

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE RESOLUÇÃO N o 417, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2009 Dispõe sobre parâmetros básicos para definição de vegetação primária e dos estágios sucessionais

Leia mais

Biomas Brasileiros. 1. Bioma Floresta Amazônica. 2. Bioma Caatinga. 3. Bioma Cerrado. 4. Bioma Mata Atlântica. 5. Bioma Pantanal Mato- Grossense

Biomas Brasileiros. 1. Bioma Floresta Amazônica. 2. Bioma Caatinga. 3. Bioma Cerrado. 4. Bioma Mata Atlântica. 5. Bioma Pantanal Mato- Grossense Biomas Brasileiros 1. Bioma Floresta Amazônica 2. Bioma Caatinga 3. Bioma Cerrado 4. Bioma Mata Atlântica 5. Bioma Pantanal Mato- Grossense 6. Bioma Pampas BIOMAS BRASILEIROS BIOMA FLORESTA AMAZÔNICA

Leia mais

Climas e Formações Vegetais no Mundo. Capítulo 8

Climas e Formações Vegetais no Mundo. Capítulo 8 Climas e Formações Vegetais no Mundo Capítulo 8 Formações Vegetais Desenvolvem-se de acordo com o tipo de clima, relevo, e solo do local onde se situam.de todos estes, o clima é o que mais se destaca.

Leia mais

Nosso Território: Ecossistemas

Nosso Território: Ecossistemas Nosso Território: Ecossistemas - O Brasil no Mundo - Divisão Territorial - Relevo e Clima - Fauna e Flora - Ecossistemas - Recursos Minerais Um ecossistema é um conjunto de regiões com características

Leia mais

AS FORMAÇÕES VEGETAIS DO GLOBO E DO BRASIL

AS FORMAÇÕES VEGETAIS DO GLOBO E DO BRASIL AS FORMAÇÕES VEGETAIS DO GLOBO E DO BRASIL AS FORMAÇÕES VEGETAIS DO GLOBO Formações vegetais do globo AS FORMAÇÕES VEGETAIS DO GLOBO As Grandes Formações Vegetais da Superfície da Terra Tundra Vegetação

Leia mais

Evolução da Terra. Geografia Prof. Cristiano Amorim

Evolução da Terra. Geografia Prof. Cristiano Amorim Evolução da Terra Geografia Prof. Cristiano Amorim Estrutura interna da Terra A estrutura interna da Terra é composta de: Litosfera (50 a 60 km de espessura). Manto (4.600 km de espessura). Núcleo (1.700

Leia mais

Formações de Santa Catarina. Profa. Elisa Serena Gandolfo Martins Março/2015

Formações de Santa Catarina. Profa. Elisa Serena Gandolfo Martins Março/2015 Formações de Santa Catarina Profa. Elisa Serena Gandolfo Martins Março/2015 O Estado de Santa Catarina está totalmente inserido dentro do Bioma Mata Atlântica. A Mata Atlântica "O espaço que contém aspectos

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 25 O PANTANAL, A MATA DE ARAUCÁRIAS E AS PRADARIAS

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 25 O PANTANAL, A MATA DE ARAUCÁRIAS E AS PRADARIAS GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 25 O PANTANAL, A MATA DE ARAUCÁRIAS E AS PRADARIAS Como pode cair no enem? (FUVEST) Estas fotos retratam alguns dos tipos de formação vegetal nativa encontrados no território

Leia mais

BIOMA. dominante. http://www.brazadv.com/passeios_ecol %C3%B3gicos_mapas/biomas.asp

BIOMA. dominante. http://www.brazadv.com/passeios_ecol %C3%B3gicos_mapas/biomas.asp BIOMAS DO BRASIL BIOMA Definição: Bioma, ou formação planta - animal, deve ser entendido como a unidade biótica de maior extensão geográfica, compreendendo varias comunidades em diferentes estágios de

Leia mais

3º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências Humanas Aula 148 Revisão e avaliação de Humanas

3º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências Humanas Aula 148 Revisão e avaliação de Humanas 3º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências Humanas Aula 148 Revisão e avaliação de Humanas 2 Tipos de vegetação Vegetação é caracterizada como o conjunto de plantas de uma determinada região. Em razão da

Leia mais

BIOMAS DO BRASIL. Ecologia Geral

BIOMAS DO BRASIL. Ecologia Geral BIOMAS DO BRASIL Ecologia Geral Biomas do Brasil segundo classificação do IBGE Segundo a classificação do IBGE, são seis os biomas do Brasil: Mata Atlântica Cerrado Amazônia Caatinga Pantanal Pampa O

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br PROFESSOR ALUNO ANA CAROLINA DISCIPLINA GEOGRAFIA A TURMA SIMULADO: P3 501 Questão

Leia mais

ENDEMISMO, PROVINCIALISMO E DISJUNÇÃO

ENDEMISMO, PROVINCIALISMO E DISJUNÇÃO ENDEMISMO, PROVINCIALISMO E DISJUNÇÃO Disciplina: Fundamentos de Ecologia e de Modelagem Ambiental Aplicados à conservação da biodiversidade Aluna: Luciane Yumie Sato ENDEMISMO O que é? significa simplesmente

Leia mais

B I O G E O G R A F I A

B I O G E O G R A F I A B I O G E O G R A F I A A Distribuição Geográfica das Espécies 2011 Aula 1 Objetivos Discutir os principais conceitos de biogeografia e conhecer seus campos de estudos. Compreender a influência de fatores

Leia mais

Definição. Unidade Territorial com características naturais bem. Por essa razão, muitas vezes o termo é usado

Definição. Unidade Territorial com características naturais bem. Por essa razão, muitas vezes o termo é usado Definição Compreende-se como sendo uma Unidade Territorial com características naturais bem marcantes e que o individualizam. Por essa razão, muitas vezes o termo é usado como sinônimo para identificar

Leia mais

a) Cite o nome do estado brasileiro onde aparece a maior parte do domínio das araucárias. R:

a) Cite o nome do estado brasileiro onde aparece a maior parte do domínio das araucárias. R: Data: /08/2014 Bimestre: 2 Nome: 7 ANO A Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Prova / Atividade: 2,0 (DOIS) Nota: GRUPO 3 1-(1,0) A paisagem brasileira está dividida em domínios morfoclimáticos.

Leia mais

Sugestões de avaliação. Geografia 6 o ano Unidade 4

Sugestões de avaliação. Geografia 6 o ano Unidade 4 Sugestões de avaliação Geografia 6 o ano Unidade 4 5 Nome: Data: Unidade 4 1. Associe as formas de relevo às suas características. (A) Montanhas (B) Planaltos (C) Planícies (D) Depressões ( ) Superfícies

Leia mais

Climatologia. humanos, visto que diversas de suas atividades

Climatologia. humanos, visto que diversas de suas atividades Climatologia É uma parte da que estuda o tempo e o clima cientificamente, utilizando principalmente técnicas estatísticas na obtenção de padrões. É uma ciência de grande importância para os seres humanos,

Leia mais

Climas do Brasil GEOGRAFIA DAVI PAULINO

Climas do Brasil GEOGRAFIA DAVI PAULINO Climas do Brasil GEOGRAFIA DAVI PAULINO Grande extensão territorial Diversidade no clima das regiões Efeito no clima sobre fatores socioeconômicos Agricultura População Motivação! Massas de Ar Grandes

Leia mais

Cap. 26 De norte a sul, de leste a oeste: os biomas brasileiros. Sistema de Ensino CNEC Equipe de Biologia. Bioma

Cap. 26 De norte a sul, de leste a oeste: os biomas brasileiros. Sistema de Ensino CNEC Equipe de Biologia. Bioma Cap. 26 De norte a sul, de leste a oeste: os biomas brasileiros Sistema de Ensino CNEC Equipe de Biologia Bioma Conjunto de vida, vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação, condições

Leia mais

VEGETAÇÃO BRASILEIRA: visão fitogeográfica geral

VEGETAÇÃO BRASILEIRA: visão fitogeográfica geral VEGETAÇÃO BRASILEIRA: visão fitogeográfica geral PEDRO EISENLOHR pedrov.eisenlohr@gmail.com Ao final da aula, vocês deverão ser capazes de: 1. Conceituar e diferenciar termos essenciais para o estudo da

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES GEOGRAFIA DESAFIO DO DIA. Aula 21.1 Conteúdo. Região Sudeste

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES GEOGRAFIA DESAFIO DO DIA. Aula 21.1 Conteúdo. Região Sudeste CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Aula 21.1 Conteúdo Região Sudeste 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

Leia mais

HIDROVIA SOLIMÕES - AMAZONAS

HIDROVIA SOLIMÕES - AMAZONAS HIDROVIA SOLIMÕES - AMAZONAS MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES DNIT Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes CODOMAR Companhia Docas do Maranhão AHIMOC Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental

Leia mais

DOMÍNIO DOS MARES DE MORROS

DOMÍNIO DOS MARES DE MORROS DOMÍNIO DOS MARES DE MORROS Situação Geográfica Este domínio estende-se se do sul do Brasil até o Estado da Paraíba (no nordeste), obtendo uma área total de aproximadamente 1.000.000 km².. Situado mais

Leia mais

Prof. MSc. Leandro Felício

Prof. MSc. Leandro Felício Prof. MSc. Leandro Felício Ecossistema: Sistema integrado e auto funcionante que consiste em interações dos elementos bióticos e abióticos e cujas dimensões podem variar consideravelmente. Bioma: Conjunto

Leia mais

Bioma é um conceito estabelecido para classificar ambientes com base na

Bioma é um conceito estabelecido para classificar ambientes com base na 1 Bioma é um conceito estabelecido para classificar ambientes com base na composição predominante da vegetação. O padrão climático (temperatura e precipitação) representa o principal aspecto utilizado

Leia mais

Domínios Florestais do Mundo e do Brasil

Domínios Florestais do Mundo e do Brasil Domínios Florestais do Mundo e do Brasil Formações Florestais: Coníferas, Florestas Temperadas, Florestas Equatoriais e Florestas Tropicais. Formações Herbáceas e Arbustivas: Tundra, Pradarias Savanas,

Leia mais

Curso de Ecologia da Vegetação. Parte 6: Compreendendo o Domínio do Cerrado

Curso de Ecologia da Vegetação. Parte 6: Compreendendo o Domínio do Cerrado Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal Curso de Ecologia da Vegetação Parte 6: Compreendendo o Domínio do Cerrado Ary T. Oliveira

Leia mais

FORMAÇÃO VEGETAL BRASILEIRA. DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Aziz Ab`Saber. Ipê Amarelo

FORMAÇÃO VEGETAL BRASILEIRA. DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Aziz Ab`Saber. Ipê Amarelo FORMAÇÃO VEGETAL BRASILEIRA DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Aziz Ab`Saber Ipê Amarelo Fatores que influenciam na distribuição das formações vegetais: Clima 1. Temperatura; 2. Umidade; 3. Massas de ar; 4. Incidência

Leia mais

Figura 1: Bosque de Casal do Rei, alguns meses após o incêndio que ocorreu no Verão de 2005.

Figura 1: Bosque de Casal do Rei, alguns meses após o incêndio que ocorreu no Verão de 2005. Estudo da vegetação 1. Introdução A intensa actividade humana desenvolvida na região Centro ao longo dos últimos milénios conduziu ao desaparecimento gradual de extensas áreas de floresta autóctone, que

Leia mais

do substrato gnáissico.

do substrato gnáissico. 55 6.2 - Descrição de eventos locais Informações obtidas em campo possibilitaram a descrição de eventos locais que permitem caracterizar situações práticas relacionadas aos processos erosivos. A presença

Leia mais

Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná * Universidade Federal do Paraná * *O que são Biomas? *Bioma é uma unidade biológica ou espaço geográfico caracterizado de acordo com o macroclima, a fitofisionomia (aspecto da vegetação de um lugar),

Leia mais

Ecossistema. Conjunto formado por todos os fatores bióticos: Plantas, animais e bactérias Abióticos: Água, Sol, solo, gelo, vento

Ecossistema. Conjunto formado por todos os fatores bióticos: Plantas, animais e bactérias Abióticos: Água, Sol, solo, gelo, vento Ecossistema Conjunto formado por todos os fatores bióticos: Plantas, animais e bactérias Abióticos: Água, Sol, solo, gelo, vento Bioma e ecossistema Um ecossistema só é considerado bioma se suas dimensões

Leia mais

GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO SUL

GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO SUL GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO SUL 1. Posição e situação geográfica. O Rio Grande do Sul é o estado mais meridional do Brasil, localiza-se no extremo sul do país. Tem um território de 282.062 km 2, ou seja,

Leia mais

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRNTE 8 A - aula 25. Profº André Tomasini

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRNTE 8 A - aula 25. Profº André Tomasini TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRNTE 8 A - aula 25 Profº André Tomasini Localizado na Região Centro-Oeste. Campos inundados na estação das chuvas (verão) áreas de florestas equatorial e tropical. Nas áreas mais

Leia mais

Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil

Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil A classificação morfoclimática reúne grandes combinações de fatos geomorfológicos, climáticas, hidrológicos, pedológicos e botânicos que por sua relativa homogeinidade,

Leia mais

A FLORESTA HOJE Cobertura Vegetal Natural do Estado de São Paulo

A FLORESTA HOJE Cobertura Vegetal Natural do Estado de São Paulo A FLORESTA HOJE Cobertura Vegetal Natural do Estado de São Paulo Importância da Floresta Proteção e conservação do solo e da água; Produção de madeira (casas, barcos, carvão; etc); Produção de alimentos

Leia mais

Mapeamento da Cobertura Vegetal do Município do Rio de Janeiro, 2010 Autores:

Mapeamento da Cobertura Vegetal do Município do Rio de Janeiro, 2010 Autores: Mapeamento da Cobertura Vegetal do Município do Rio de Janeiro, 2010 Desafios Uma cidade com a natureza exuberante e diferenciada merece um levantamento a sua altura: Inédito Único no Brasil Multidisciplinar

Leia mais

A Biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da natureza, responsável pelo equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas, e fonte de imenso

A Biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da natureza, responsável pelo equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas, e fonte de imenso Biodiversidade Pode ser definida como a variedade e a variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. Pode ser entendida como uma associação de vários

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O

P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O DISCIPLINA: Geografia ANO: 7ºano TURMAS: B, C ed ANO LECTIVO: 2011/2012 P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O UNIDADE DIDÁTICA 1: A Terra: Estudos e Representações (1º Período) AULAS PREVISTAS:

Leia mais

B I O G E O G R A F I A

B I O G E O G R A F I A B I O G E O G R A F I A BIOMAS DO MUNDO SAVANAS E DESERTOS 2011 Aula VI AS PRINCIPAIS FORMAÇÕES VEGETAIS DO PLANETA SAVANAS As savanas podem ser encontradas na África, América do Sul e Austrália sendo

Leia mais

Biomas, Domínios e Ecossistemas

Biomas, Domínios e Ecossistemas Biomas, Domínios e Ecossistemas Bioma, domínio e ecossistema são termos ligados e utilizados ao mesmo tempo nas áreas da biologia, geografia e ecologia, mas, não significando em absoluto que sejam palavras

Leia mais

Colégio Salesiano Dom Bosco GEOGRAFIA Prof. Daniel Fonseca 6 ANO. Capítulo 7 Formas, Relevos e solos da Terra

Colégio Salesiano Dom Bosco GEOGRAFIA Prof. Daniel Fonseca 6 ANO. Capítulo 7 Formas, Relevos e solos da Terra Colégio Salesiano Dom Bosco GEOGRAFIA Prof. Daniel Fonseca 6 ANO Capítulo 7 Formas, Relevos e solos da Terra O que é relevo? O relevo terrestre pode ser definido como as formas da superfície do planeta,

Leia mais

VEGETAÇÃO. Página 1 com Prof. Giba

VEGETAÇÃO. Página 1 com Prof. Giba VEGETAÇÃO As formações vegetais são tipos de vegetação, facilmente identificáveis, que dominam extensas áreas. É o elemento mais evidente na classificação dos ecossistemas e biomas, o que torna importante

Leia mais

Figura 2.1. Baía de Todos os Santos (Grupo de Recomposição Ambiental/ Gérmen).

Figura 2.1. Baía de Todos os Santos (Grupo de Recomposição Ambiental/ Gérmen). 18 2 Área de Estudo A Baía de Todos os Santos (BTS) (figura 2.1), localizada no estado da Bahia, considerada como área núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica é a maior Baía do Brasil, com cerca

Leia mais

A origem, evolução e diversidade da vegetação do Bioma Amazônia

A origem, evolução e diversidade da vegetação do Bioma Amazônia A origem, evolução e diversidade da vegetação do Bioma Amazônia Maria Lúcia Absy Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia http://www.panoramio.com/photo/508179 Bioma Amazônia O Bioma Amazônia é um dos

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor da prova: 2.0 Nota: Data: / /2015 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 6º 4º bimestre Trabalho de Recuperação de Geografia Orientações: - Leia atentamente

Leia mais

PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2012

PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2012 PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2012 PROFa. JULIANA NOME N o 8 o ANO A compreensão do enunciado faz parte da questão. Não faça perguntas ao examinador. A prova deve ser feita com caneta azul ou preta.

Leia mais

Vegetação de Mato Grosso

Vegetação de Mato Grosso Vegetação de Mato Grosso Prof. Pedro Eisenlohr pedrov.eisenlohr@gmail.com Objetivos desta aula Fornecer as bases para o estudo da vegetação de Mato Grosso. Contextualizar historicamente os estudos da vegetação

Leia mais

ANÁLISE PALINOLÓGICA DE SEDIMENTOS TURFOSOS HOLOCÊNICOS: CAMPOS DO QUIRIRI, ESTADO DE SANTA CATARINA, SUL DO BRASIL

ANÁLISE PALINOLÓGICA DE SEDIMENTOS TURFOSOS HOLOCÊNICOS: CAMPOS DO QUIRIRI, ESTADO DE SANTA CATARINA, SUL DO BRASIL ANÁLISE PALINOLÓGICA DE SEDIMENTOS TURFOSOS HOLOCÊNICOS: CAMPOS DO QUIRIRI, ESTADO DE SANTA CATARINA, SUL DO BRASIL Gisele Leite de Lima 1 ; Soraia Girardi Bauermann 2 ; Marcelo Accioly Teixeira de Oliveira

Leia mais

4. Reuniões Técnicas (Mini-Seminário por Bioma) Objetivo das Reuniões Técnicas

4. Reuniões Técnicas (Mini-Seminário por Bioma) Objetivo das Reuniões Técnicas (Mini-Seminário por Bioma) Objetivo das Reuniões Técnicas. Definição dos objetos conservação. Definição de metas de importância relativa de cada objeto. Definição das principais fontes de dados/informações

Leia mais

Distribuição e caraterização do clima e das formações vegetais

Distribuição e caraterização do clima e das formações vegetais Distribuição e caraterização do clima e das formações vegetais Distribuição e caraterização do clima e das formações vegetais Início Zonas climáticas No planeta Terra existem cinco grandes zonas climáticas:

Leia mais

REDES HIDROGRÁFICAS SÃO TODOS OS RECURSOS HIDROGRÁFICAS DE UM PAÍS, COMPOSTOS GERALMENTE PELOS RIOS, LAGOS E REPRESAS.

REDES HIDROGRÁFICAS SÃO TODOS OS RECURSOS HIDROGRÁFICAS DE UM PAÍS, COMPOSTOS GERALMENTE PELOS RIOS, LAGOS E REPRESAS. REDES HIDROGRÁFICAS SÃO TODOS OS RECURSOS HIDROGRÁFICAS DE UM PAÍS, COMPOSTOS GERALMENTE PELOS RIOS, LAGOS E REPRESAS. BACIA HIDROGRÁFICA. É UMA REDE DE TERRAS DRENADAS POR UM RIO E SEUS PRINCIPAIS AFLUENTES.

Leia mais

Diagnós(co Ambiental e Plano de. Restauração Florestal da ZPEC - Suape

Diagnós(co Ambiental e Plano de. Restauração Florestal da ZPEC - Suape Diagnós(co Ambiental e Plano de Coordenação geral: Prof. Dr. Ricardo Ribeiro Rodrigues Prof. Dr. Felipe Melo Eng. Agr. Dr. André Gustavo Nave Biólogo Michel Metran da Silva Restauração Florestal da ZPEC

Leia mais

Unidade I Geografia física mundial e do Brasil.

Unidade I Geografia física mundial e do Brasil. Unidade I Geografia física mundial e do Brasil. 2 2.2 Conteúdo: Os Grandes Biomas no Brasil. 3 2.2 Habilidade: Comparar as formações vegetais existentes no Brasil e seus diferentes biomas. 4 Biomas da

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA ESTUDO DOS COMPONENTES LENHOSOS NA COBERTURA VEGETAL DA ENCOSTA DA FACULDADE MACHADO SOBRINHO, JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, BRASIL

PROJETO DE PESQUISA ESTUDO DOS COMPONENTES LENHOSOS NA COBERTURA VEGETAL DA ENCOSTA DA FACULDADE MACHADO SOBRINHO, JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, BRASIL PROJETO DE PESQUISA Professor Flávio José Soares Júnior Biólogo graduado pela Universidade Federal de Juiz de Fora; Mestre em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa; Doutorando em Botânica

Leia mais

MAS O QUE É A NATUREZA DO PLANETA TERRA?

MAS O QUE É A NATUREZA DO PLANETA TERRA? MAS O QUE É A NATUREZA DO PLANETA TERRA? A UNIÃO DOS ELEMENTOS NATURAIS https://www.youtube.com/watch?v=hhrd22fwezs&list=plc294ebed8a38c9f4&index=5 Os seres humanos chamam de natureza: O Solo que é o conjunto

Leia mais

CAPÍTULO 4 GEOLOGIA ESTRUTURAL DA ÁREA

CAPÍTULO 4 GEOLOGIA ESTRUTURAL DA ÁREA 47 CAPÍTULO 4 GEOLOGIA ESTRUTURAL DA ÁREA Este capítulo se refere ao estudo das estruturas geológicas rúpteis e do resultado de sua atuação na compartimentação morfoestrutural da área. Para tanto, são

Leia mais

Sumário. 1 Características da propriedade 2 1.1 - Cobertura vegetal 2. 1.2 Hidrografia 2. 1.3 Topografia 2. 1.4 - Área de reserva florestal legal 3

Sumário. 1 Características da propriedade 2 1.1 - Cobertura vegetal 2. 1.2 Hidrografia 2. 1.3 Topografia 2. 1.4 - Área de reserva florestal legal 3 Sumário Pág. 1 Características da propriedade 2 1.1 - Cobertura vegetal 2 1.2 Hidrografia 2 1.3 Topografia 2 1.4 - Área de reserva florestal legal 3 1.5 Acesso 3 2 Objetivo Geral 4 3 Metodologia 5 3.1

Leia mais

Bacias hidrográficas do Brasil. Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca. [Provérbio Popular]

Bacias hidrográficas do Brasil. Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca. [Provérbio Popular] Bacias hidrográficas do Brasil Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca. [Provérbio Popular] A água doce corresponde a apenas 2,5% do volume da hidrosfera. O Brasil é bastante privilegiado

Leia mais

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 8 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 8 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Data: /08/2014 Bimestre: 2 Nome: 8 ANO B Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Prova / Atividade: 2,0 (DOIS) Nota: GRUPO 3 1- (1,0) A mundialização da produção industrial é caracterizada

Leia mais

Terminologia Vegetal

Terminologia Vegetal Terminologia Vegetal Aciculifoliadas folhas em forma de agulha; Latifoliadas folhas largas e grandes; Perenes nunca perdem as folhas por completo; Caducas (decíduas) perdem as folhas antes de secas ou

Leia mais

É o estudo do processo de produção, distribuição, circulação e consumo dos bens e serviços (riqueza).

É o estudo do processo de produção, distribuição, circulação e consumo dos bens e serviços (riqueza). GEOGRAFIA 7ª Série/Turma 75 Ensino Fundamental Prof. José Gusmão Nome: MATERIAL DE ESTUDOS PARA O EXAME FINAL A GEOGRAFIA DO MUNDO SUBDESENVOLVIDO A diferença entre os países que mais chama a atenção é

Leia mais

Capítulo 07. Distribuição dos Ecossistemas

Capítulo 07. Distribuição dos Ecossistemas Capítulo 07 Distribuição dos Ecossistemas A terra possui regiões que apresentam características próprias, onde cada uma desenvolve sua flora e fauna típica, sejam elas aquáticas ou terrestres, vindo a

Leia mais

BIOMAS DOMÍNIOS VEGETAIS. Jonathan Kreutzfeld

BIOMAS DOMÍNIOS VEGETAIS. Jonathan Kreutzfeld BIOMAS DOMÍNIOS VEGETAIS Jonathan Kreutzfeld FITOGEOGRAFIA É a ciência que estuda a distribuição geográfica dos vegetais de acordo com as suas características. BIÓTOPO: Delimitação de um habitat. Temperatura

Leia mais

PROF. JEFERSON CARDOSO DE SOUZA

PROF. JEFERSON CARDOSO DE SOUZA PROF. JEFERSON CARDOSO DE SOUZA UFRGS 2012 São fatores limitantes dos biomas: Umidade: ausência ou excesso; Solo: tipo de nutrientes e tempo de intemperismo; Temperatura: Amplitude Térmica; Luz solar:

Leia mais

CLIMAS DO BRASIL MASSAS DE AR

CLIMAS DO BRASIL MASSAS DE AR CLIMAS DO BRASIL São determinados pelo movimento das massas de ar que atuam no nosso território. É do encontro dessas massas de ar que vai se formando toda a climatologia brasileira. Por possuir 92% do

Leia mais

O Clima do Brasil. É a sucessão habitual de estados do tempo

O Clima do Brasil. É a sucessão habitual de estados do tempo O Clima do Brasil É a sucessão habitual de estados do tempo A atuação dos principais fatores climáticos no Brasil 1. Altitude Quanto maior altitude, mais frio será. Não esqueça, somente a altitude, isolada,

Leia mais

A diversidade de vida no planeta. Que animais selvagens você conhece? Em que ambiente natural e continente você acha que eles tem origem?

A diversidade de vida no planeta. Que animais selvagens você conhece? Em que ambiente natural e continente você acha que eles tem origem? A diversidade de vida no planeta Que animais selvagens você conhece? Em que ambiente natural e continente você acha que eles tem origem? Domínios naturais terrestres São extensas áreas geográficas com

Leia mais

CAPÍTULO 13 OS CLIMAS DO E DO MUNDOBRASIL

CAPÍTULO 13 OS CLIMAS DO E DO MUNDOBRASIL CAPÍTULO 13 OS CLIMAS DO E DO MUNDOBRASIL 1.0. Clima no Mundo A grande diversidade verificada na conjugação dos fatores climáticos pela superfície do planeta dá origem a vários tipos de clima. Os principais

Leia mais

Formação das Rochas. 2.Rochas sedimentares: formadas pela deposição de detritos de outras rochas,

Formação das Rochas. 2.Rochas sedimentares: formadas pela deposição de detritos de outras rochas, Relevo Brasileiro 1.Rochas magmáticas ou ígneas, formadas pela solidificação do magma.podem ser intrusivas formadas dentro da crosta terrestre ou extrusivas na superfície. Formação das Rochas 2.Rochas

Leia mais

Jonathan Kreutzfeld RELEVO BRASILEIRO E FORMAS

Jonathan Kreutzfeld RELEVO BRASILEIRO E FORMAS Jonathan Kreutzfeld RELEVO BRASILEIRO E FORMAS RELEVO BRASILEIRO FORMAS DO RELEVO BRASILEIRO Escudos cristalinos: 36% Bacias sedimentares: 64% Escudos Cristalinos - Armazenamento de jazidas minerais -

Leia mais

Climatologia GEOGRAFIA DAVI PAULINO

Climatologia GEOGRAFIA DAVI PAULINO Climatologia GEOGRAFIA DAVI PAULINO Efeito no clima sobre fatores socioeconômicos Agricultura População Diversidade global de climas Motivação! O Clima Fenômeno da atmosfera em si: chuvas, descargas elétricas,

Leia mais

Sugestões de avaliação. Geografia 8 o ano Unidade 3

Sugestões de avaliação. Geografia 8 o ano Unidade 3 Sugestões de avaliação Geografia 8 o ano Unidade 3 5 Nome: Data: Unidade 3 1. Complete o trecho a seguir com informações sobre a localização do continente americano. O continente americano é o segundo

Leia mais

DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS BIOMAS BRASILEIROS

DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS BIOMAS BRASILEIROS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS BIOMAS BRASILEIROS Creative Commons/Nao Iizuka Bioma Amazônia ou Domínio Amazônico Heterogêneo Perene Denso Ombrófila Três estratos Influenciado pelo relevo e hidrografia Bacia

Leia mais

A importância do continente europeu reside no fato de este ter

A importância do continente europeu reside no fato de este ter Conhecido como velho mundo, o continente europeu limitase a oeste com o Oceano Atlântico, ao sul com o Mediterrâneo, ao norte com o oceano Glacial Ártico e a leste com a Ásia, sendo que os Montes Urais

Leia mais

01. (FUVEST) Dentre os vários aspectos que justificam a diversidade biológica da Mata Atlântica, encontram-se:

01. (FUVEST) Dentre os vários aspectos que justificam a diversidade biológica da Mata Atlântica, encontram-se: 01. (FUVEST) Dentre os vários aspectos que justificam a diversidade biológica da Mata Atlântica, encontram-se: I. Concentração nas baixas latitudes, associadas a elevadas precipitações. II. Distribuição

Leia mais

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 3º Ano Bacias Hidrográficas Brasileiras. Prof. Claudimar Fontinele

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 3º Ano Bacias Hidrográficas Brasileiras. Prof. Claudimar Fontinele Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 3º Ano Bacias Hidrográficas Brasileiras Prof. Claudimar Fontinele BACIA HIDROGRÁFICA Bacia Hidrográfica é a área drenada por um rio principal

Leia mais

Questões Climáticas e Água

Questões Climáticas e Água Questões Climáticas e Água Material de apoio para Monitoria 1. (UNICAMP-2012) O mapa abaixo indica a ocorrência de queda de neve na América do Sul. Observe o mapa e responda às questões. a) Que fatores

Leia mais

A BIOSFERA DO BRASIL (I) AULAS 34 E 35

A BIOSFERA DO BRASIL (I) AULAS 34 E 35 A BIOSFERA DO BRASIL (I) AULAS 34 E 35 OS BIOMAS DO BRASIL: (Aziz Ab Saber) O que se leva em consideração nesses domínios morfoclimáticos? Clima. Relevo. Solo. Vegetação. Vida. História da Terra e da ocupação

Leia mais

Bacias hidrográficas brasileiras

Bacias hidrográficas brasileiras Bacias hidrográficas brasileiras Características da hidrografia brasileira Riqueza em rios e pobreza em formações lacustres. Todos rios direta ou indiretamente são tributários do Oceano Atlântico. Predomínio

Leia mais

D) As planícies brasileiras terminam, na sua grande maioria, em frentes de cuestas nome que se dá às áreas planas das praias.

D) As planícies brasileiras terminam, na sua grande maioria, em frentes de cuestas nome que se dá às áreas planas das praias. 01 - (UDESC 2008) Para classificar o relevo, deve-se considerar a atuação conjunta de todos fatores analisados a influência interna, representada pelo tectonismo, e a atuação do clima, nos diferentes tipos

Leia mais

Biomas Brasileiros. www.tiberiogeo.com.br A Geografia Levada a Sério

Biomas Brasileiros. www.tiberiogeo.com.br A Geografia Levada a Sério Biomas Brasileiros FLORESTA AMAZÔNICA Solos com limitações quanto à fertilidade natural. Características Localiza-se: Região Norte; parte do norte do Mato Grosso e Goiás; e parte oeste do Maranhão; O maior

Leia mais

Palavras-chave: campo rupestre, síndromes de dispersão, Serra dos Pireneus.

Palavras-chave: campo rupestre, síndromes de dispersão, Serra dos Pireneus. 1 TIPOLOGIA DE FRUTOS E SÍNDROMES DE DISPERSÃO DE UMA COMUNIDADE DE CAMPO RUPESTRE NO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DOS PIRENEUS, GOIÁS. Sabrina do Couto de Miranda 1,4 ; Marineide Abreu Batista 1,4 ; Jair

Leia mais

GEOGRAFIA. Professora Bianca

GEOGRAFIA. Professora Bianca GEOGRAFIA Professora Bianca TERRA E LUA MOVIMENTO DA LUA MOVIMENTOS DA TERRA TEMPO E CLIMA Tempo é o estado da atmosfera de um lugar num determinado momento. Ele muda constantemente. Clima é o conjunto

Leia mais

Universidade Estadual do Norte do Paraná UENP. Campus Luiz Meneghel

Universidade Estadual do Norte do Paraná UENP. Campus Luiz Meneghel Universidade Estadual do Norte do Paraná UENP Campus Luiz Meneghel Projeto de pesquisa LEVANTAMENTO FLORÍSTICO DE PTERIDÓFITAS NO PARQUE ESTADUAL MATA SÃO FRANCISCO Ricardo Vinícius Zandonadi Bandeirantes

Leia mais

BRASIL NO MUNDO: FUSOS HORÁRIOS DO BRASIL. Nossas fronteiras-problema : Fusos horários Mundiais

BRASIL NO MUNDO: FUSOS HORÁRIOS DO BRASIL. Nossas fronteiras-problema : Fusos horários Mundiais BRASIL NO MUNDO: Linha do Equador: 93% Hemisfério Sul 7% Hemisfério Norte Trópico de Capricórnio: 92% zona Tropical 8% Zona temperada do Sul Nossas fronteiras-problema : ( FARC ) Colômbia: Narcotráfico

Leia mais

Prova bimestral GEOGRAFIA. 1 o BIMESTRE 5 o ANO. 1. Observe o mapa e responda: a) As florestas tropicais encontram-se em quais continentes?

Prova bimestral GEOGRAFIA. 1 o BIMESTRE 5 o ANO. 1. Observe o mapa e responda: a) As florestas tropicais encontram-se em quais continentes? aterial elaborado pelo Ético istema de nsino nsino Fundamental ublicado em 2011 rova bimestral 1 o B 5 o F Data: / / ível: scola: ome: 1. bserve o mapa e responda: a) s florestas tropicais encontram-se

Leia mais

Domínio do Cerrado em Minas Gerais. José Roberto Scolforo Universidade Federal de Lavras

Domínio do Cerrado em Minas Gerais. José Roberto Scolforo Universidade Federal de Lavras Domínio do Cerrado em Minas Gerais José Roberto Scolforo Universidade Federal de Lavras Cerrado Brasileiro INTRODUÇÃO - Extensão de 204,7 milhões de ha, - Flora com mais de 10.000 espécies de plantas,

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Trimestre: 1º

Leia mais

GRANDES BIOMAS DO MUNDO

GRANDES BIOMAS DO MUNDO GRANDES BIOMAS DO MUNDO O que é bioma? É um conjunto de ecossistemas terrestres com vegetação característica e fisionomia típica, onde predomina certo tipo de clima. Regiões da Terra com latitudes coincidentes,

Leia mais

Atividade 11 - Exercícios sobre Relevo Brasileiro Cap. 03 7º ano. Atenção: Pesquise PREFERENCIALMENTE em seu Livro e complemente a pesquisa em sites.

Atividade 11 - Exercícios sobre Relevo Brasileiro Cap. 03 7º ano. Atenção: Pesquise PREFERENCIALMENTE em seu Livro e complemente a pesquisa em sites. Atividade 11 - Exercícios sobre Relevo Brasileiro Cap. 03 7º ano Atenção: Pesquise PREFERENCIALMENTE em seu Livro e complemente a pesquisa em sites. 1. Comparação entre as Classificações do Relevo Brasileiro

Leia mais