27 de Março - (Sexta-Feira) 16h, sala 222-L Prof. António Viana da Fonseca, FEUP, Univ. do Porto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "27 de Março - (Sexta-Feira) 16h, sala 222-L Prof. António Viana da Fonseca, FEUP, Univ. do Porto"

Transcrição

1 Seminários Anos da Pós-Graduação em Engenharia Civil na PUC-Rio - programa atualizado em 25 Maio: MARÇO 03 de Março em Férias 09 de Março Início Aulas de Março (Terça-Feira) Reunião Inicial interna com a Direção do DEC. 13 de Março (Sexta-Feira), 17h, Auditório RDC Aula Inaugural Eng. Henrique Meire les, ex-presidente do Banco Central do Brasil Desenvolvimento sustentável: isto é po sível em no so País? 17 de Março (Terça-Feira), 17h, sala 206-L Prof. Roberto Azevedo, Prof. Titular, Univ. Federal de Viçosa Experiências Acadêmicas e de Projetos em Engenharia Geotécnica e Estrutural. Resumo: A palestra apresenta um resumo das experiências de um profe sor de Eng. Civil, na PUC-Rio e na UFV, em pesquisas e projetos de engenharia, nas áreas de estruturas e geotecnia, nas quais o palestrante concluiu respectivamente o mestrado e o doutorado. 24 de Março (Terça-Feira), 17h, sala 154-L Eng. Alberto Sayão, Prof. PUC-Rio, Sec. Geral da Academia Nacional de Engenharia - Engenharia com Pneus.

2 Resumo: A palestra apresenta as vantagens e limitações do reuso de pneus usados como material de construção em diversas aplicações da Engenharia, e resume o projeto original de pesquisa da PUC-Rio com apoio da Geo-Rio e do Canadá, para estabilização de encostas em comunidades carentes do Rio de Janeiro. 27 de Março - (Sexta-Feira) 16h, sala 222-L Prof. António Viana da Fonseca, FEUP, Univ. do Porto Melhoramento de Solos e Modelação do comportamento de Terrenos Cimentados. Seminário Especial, sexta-feira, 27 de Março, às 16h. Resumo: Solos artificialmente cimentados são usados crescentemente em obras geotécnicas tanto para melhoramento e reforço de fundações, contenções, taludes ou obras subterrâneas como em obras de linha para plataformas de estradas e de caminhos de ferro (trens). A mistura de ligantes (cimento Portland, cal hidráulica e/ou natural, cinzas volantes só ou com ativadores, ou fibras) em solo menos competentes é vantajosa em muitos casos por razões ambientais e económicas. A quantidade destes ligantes torna as soluções mais ou menos competitivas à luz das necessidades de cada aplicação, sendo necessária sua otimização com base numa metodologia racional que integre fatores condicionantes do seu comportamento: peso específico ou porosidade e quantidade de ligante (volume ou peso). Estudos recentes, mas já exaustivos, demonstram que a partir da consideração de propriedades físicas, é possível chegar a boas ferramentas de obtenção das propriedades geomecânicas exigidas em projeto, bem como os materiais devem ser aplicados no terreno e aferidos no controle de qualidade, a curto e a longo prazo, em carregamentos estáticos ou cíclicos, de curta ou longa duração. A integração destes índices para a definição dos parâmetros fundamentais que constituem o input para o projeto

3 geotécnico, através de soluções analíticas ou com recurso ao cálculo computacional, exige a adaptação das leis constitutivas que permitam fazer a ponte entre aqueles fatores e os modelos que estão na base destas ferramentas de cálculo, nomeadamente a Mecânica dos Estados Críticos alargada. O seminário apresentará os estudos recentes realizados na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) nas vertentes referidas e a evolução dos trabalhos experimentais, para a modelagem e aplicação prática, que se espera ver intensificada e normalizada em consequência.

4 31 de Março (Terça-Feira), 17h, sala 154-L Eng. Flavio Miguez, Diretor da Academia Nacional de Engenharia, Presidente Honorário do CBDB - Comitê Brasileiro de Barragens As Crises Hídricas no Brasil - As Perspectivas das Barragens. Resumo: Intensas crises hídricas estiveram insistentemente presentes ao longo de nossa história. As lições do passado e a evolução da tecnologia aplicada a barragens. Perspectivas para o futuro próximo. ABRIL 07 de Abril (Terça-Feira), 17h, sala 206-L Prof. Prof. Luiz Wrobel, Diretor, Institute of Materials and Manufacturing, Brunel University, UK Dual Boundary Element Method for Crack Propagation. Seminário Especial. Resumo: The seminar will present a BEM formulation for studying ring crack propagation in axisymmetric components. The work is motivated by the study of indentation tests to assess the fracture toughness of some coated mechanical/structural componentes. A second part of the talk will present a 2D BEM formulation for crack propagation in composites. 07 de Abril (Terça-Feira), 17h, sala 206-L Eng. Vicente Garambone, Prof. PUC-Rio Pontes em Obras Marítimas.

5 Resumo: na apresentação, serão abordadas as peculiaridades das obras marítimas, os tipos de obras de atracação, a terminologia relacionada aos navios, e aspectos da metodologia construtiva e interação estruturas/fundações. Serão mostradas as obras integrantes do Píer IV do Terminal Portuário de Ponta da Madeira, em São Luís (MA), pertencente à Vale, para embarque do minério de Carajás, os navios de projeto, e os equipamentos de carregamento do navio. 14 de Abril (Terça-Feira), 17h, auditório RDC Eng. Paulo Augusto Vivacqua, Presidente da ANE - Academia Nacional de Engenharia, Professor Emérito (Engenharia) da UFES - Ferrovias, economia, natureza, e sociedade. Resumo: Uma rede ferroviária adequada teria profundo impacto sobre o Brasil, com efeitos transformadores sobre o meio ambiente, emprego, renda, e qualidade de vida da população. 21 de Abril Feriado 28 de Abril - (Terça-Feira), 17h, sala 154-L Eng. Sandro Sandroni, Prof. PUC-Rio. - Prática da Engenharia: O ponto de Vista de um Engenheiro Geotécnico. Resumo: na palestra, serão discutidas as dúvidas que assaltam o eng. geotécnico em sua prática. Serão dados exemplos e, no final, ressaltada a importância do método observacional. MAIO 05 de Maio - (Terça-Feira), 17h, sala 206-L Prof. Ricardo Oliveira, COBA, Consultores de Engenharia e Ambiente, e UNL, Universidade Nova de Lisboa

6 - Segurança de Barragens. Resumo: O Seminário aborda um breve histórico e conceitos fundamentais do tema; refere a Lei de Segurança de Barragens do Brasil, a Política Nacional de Segurança de Barragens, seus instrumentos e regulamentos, as competências da ANA e outros fiscalizadores e dos empreendedores. O seminário termina com exemplos de intervenções da COBA em estudos de segurança de barragens brasileiras. 12 de Maio - (Terça-Feira), 17h, sala 154-L Eng. Fernando Olavo Franciss, consultor Riscos de Acidentes em Engenharia. Resumo: serão apresentados os conceitos básicos da moderna gestão de riscos e como os mesmos são aplicados em grandes organizações. 19 de Maio (Terça-Feira) - seminário transferido para 27 de Maio. 26 de Maio (Terça-Feira), 17h, sala 206-L - Eng. Pedricto Rocha Filho, Prof. PUC-Rio. - Metodologia Observacional em Geotecnia, com ênfase na aplicação em barragens. Resumo: Serão apresentados exemplos, com ênfase no monitoramento de barragens, incluindo a aplicação de eletroníveis em: radiers estaqueados, movimentação de encostas, escavações, obras portuárias, recalques de edificações, túneis e fundações. Será destacada a utilização do método observacional como um dos requisitos legais impostos, muitas vezes, pelas companhias seguradoras.

7 27 de Maio - (Quarta-Feira), 14h, sala 324-L - Prof. Jorge Zornberg, Univ. Texas, ex-presidente IGS. Engenhosidade em Projetos com Geossintéticos. Resumo: A engenhosidade continua a ser um atributo importante em projetos de engenharia civil com a inclusão de materiais geossintéticos, devido à capacidade de adaptar as propriedades mecânicas e hidráulicas desses materiais, de forma controlada, para atender às necessidades diversas de projetos geotécnicos. Esta palestra mostra os avanços quanto ao uso de geossintéticos em uma ampla variedade de projetos geotécnicos. A apresentação trata, especificamente, do uso criativo e inovador de geossintéticos em cerca de 10 casos de obras, incluindo barragens de terra, barreiras resistivas, barreiras não saturadas, taludes infinitos, sistemas de proteção costeira, fundações, encontros de ponte, muros de arrimo, aterros e pavimentos. Seminário Especial, às 14h, sala 324-L. JUNHO 02 de Junho (Terça-Feira), 17h, sala 206-L Eng. Alexandre Gusmão, Prof. UPE, Sec. Geral ABMS. Obras de Infraestrutura na Região Nordeste. Resumo: Apresentação de casos de obras de infraestrutura no Nordeste: aterros sobre solos moles, pontes e viadutos; torres eólicas, e tanques de combustíveis, com ênfase nos aspectos geotécnicos e desempenho. 09 de Junho (Terça-Feira), 17h, sala 154-L Eng. Luís Edmundo Campos, Prof. Titular, UFBA - Contenções: Tipos e Problemas.

8 Resumo: Apresentação dos diversos tipos de obras de contenção de encostas e principais causas de problemas no funcionamento; a palestra será ilustrada com casos de obras na Bahia. 16 de Junho (Terça-Feira), 17h, sala 154-L Eng. George Bernardes, Prof. UNESP. Ensaio dinâmico para controle de estacas e investigação geotécnica. Resumo: O seminário abordará a instrumentação dinâmica e a utilização da teoria da equação de onda para previsão e controle de fundações profundas e o emprego dessa instrumentação para interpretação do ensaio a percussão (SPT) e do ensaio dinâmico de penetração leve (DPL). 23 de Junho (Terça-Feira), 17h, sala 154-L Eng. Anna Laura Nunes, Prof. COPPE-UFRJ O Túnel do Porto Sudeste, RJ. Resumo: O Porto Sudeste do Brasil é um terminal portuário privado, em fase final de construção, na Ilha da Madeira, em Itaguaí, Rio de Janeiro, projetado para movimentar e exportar 50 milhões de toneladas de minério de ferro do Quadrilátero Ferrífero (MG) por ano. O minério que chega por ferrovia será transferido por correias transportadoras e empilhado em um dos dois pátios de estocagem do Porto, com capacidade de 2,5 milhões de toneladas, conectados ao píer por um túnel com 1,8 km de extensão, que garante o acesso rápido e seguro do minério para os navios. O minério será transferido por quatro empilhadeiras-recuperadoras para as correias transportadoras do túnel. O novo terminal portuário tem capacidade possibilidade de expansão para exportar 100 milhões de toneladas anuais. 30 de Junho (Terça-Feira), 17h, sala 154-L Eng. Leandro de Moura Costa Filho, Diretor, LPS. - Empilhamento de rejeitos de mineração sobre Depósitos Desativados.

9 Resumo: serão apresentados problemas relacionados com arranjo geral e projeto geotécnico em casos de empilhamento de rejeitos sobre depósitos desativados. JULHO 07 de Julho (Terça-Feira), 17h, sala 154-L Eng. André Lima, Prof. Titular, UVA, Diretor, GeoInfra. Estabilização com Solo Grampeado. Resumo: O seminário mostrará os passos para execução de obras de contenção com solo grampeado, dando destaque a pesquisas recentes da PUC-Rio e o monitoramento de grandes obras em Niterói, RJ. 09 de Julho - Final das Aulas º Semestre. AGOSTO 04 de Agosto em férias 11 de Agosto em férias 17 de Agosto (Segunda-Feira) Início Aulas º semestre. 18 de Agosto (Terça-Feira), 17h, sala 206-L Eng. Francis Bogossian, Presidente do Clube de Engenharia, e Vice- Presidente da ANE. - O Estado da Arte na Geotecnia Offshore. Resumo: Será apresentado um resumo histórico da evolução dos estudos da Engenharia em projetos geotécnicos offshore, desde os anos 1970.

10 25 de Agosto (Terça-Feira), 17h, auditório AMEX (Prédio IAG, em frente à igreja) Eng. Marilene Ramos, presidente do IBAMA, Prof. FGV (RJ). - Problemas Ambientais no Brasil. SETEMBRO 08 de Setembro (Terça-Feira) (Terça-Feira), 17h, sala 206-L Eng. Sergio Fontoura, Prof. PUC-Rio. - Engenharia de Petróleo: Passado, Presente e Futuro. Resumo: Nesta palestra será abordada a relevância da mecânica das rochas na prática da engenharia de petróleo. Serão apresentados exemplos de aplicações nas áreas de engenharia de perfuração e engenharia de reservatório dando ênfase aos desafios técnicos e científicos. 15 de Setembro (Terça-Feira) (Terça-Feira), 17h, sala 206-L Eng. Giuseppe G. Barbosa, consultor. - o Colapso do Edifício Palace II, RJ. Resumo: o seminário abordará os detalhes do desmoronamento do edifício na Barra da Tijuca, ocorrido em fevereiro de 1998, que resultou na morte de 8 pessoas. 22 de Setembro (Terça-Feira), 17h, sala 154-L Eng. André Lima, Prof. Titular, UVA, Diretor, GeoInfra. Estabilização com Solo Grampeado. Resumo: O seminário mostrará os passos para execução de obras de contenção com solo grampeado, dando destaque a pesquisas recentes da PUC-Rio e o monitoramento de grandes obras em Niterói, RJ. 29 de Setembro (Terça-Feira), 17h, sala 206-L Eng. Marcelo Gattass, Professor Titular da PUC-Rio, Diretor do Instituto Tecgraf, e Membro da Academia Nacional de Engenharia.

11 - Pesquisa e Desenvolvimento na Área de Petróleo. Resumo: No seminário, será apresentado um resumo panorâmico das atividades dos quase 30 anos de projetos de desenvolvimento e pesquisa científica do Instituto Tecgraf/PUC-Rio, com resultados inovadores junto à Petrobras. O Tecgraf/PUC-Rio, apesar de pouco conhecido, é um dos mais importantes grupos de pesquisa aplicada do Brasil, e vem colaborando na solução das mais complexas demandas da indústria do Petróleo. É um exemplo de como a ciência aplicada, com foco em resultados práticos, pode estimular o desenvolvimento da ciência básica. OUTUBRO 06 de Outubro (Terça-Feira), 17h, sala 206-L Eng. Paulo Henrique Dias, Diretor SEEL. - Estruturas de Estabilização de Cortes e Escavações. Resumo: No seminário, será apresentado um resumo panorâmico das atividades e equipamentos envolvidos nos trabalhos usuais de estabilização de taludes de cortes e escavações em solos, dando ênfase ao uso de tirantes ou grampos, e às vantagens de se contar com um programa de monitoramento para assegurar o controle e a progressão da obra com segurança. 13 de Outubro (Terça-Feira) (Terça-Feira), 17h, sala 206-L Eng. Paulo Ferretti, Maccaferri - Estrutura de contenção em solo reforçado do estádio de Itaquera. Resumo: A palestra abordará os desafios técnicos durante o projeto e a execução do estádio que abriu a Copa do Mundo, com ênfase na

12 execução e nos sistemas de instrumentação e monitoramento da estrutura em solo reforçado. 20 de Outubro (Terça-Feira), 17h, sala 206-L Eng. Luiz Otavio Vieira - Diretor de Projetos, Fundação Geo-Rio - Gestão do Risco contra deslizamentos na Cidade do Rio de Janeiro. Resumo: serão apresentadas as fases do Plano de Gestão de Risco, que inclui o Mapa de Suscetibilidade de escorregamento, com as áreas de risco afetando quase 30 mil moradias instaladas em 196 comunidades nas encostas da Cidade, com base em aerolevantamento a laser, histórico de ocorrências, e informações pluviométricas e geológicas, e o Sistema Alerta Rio, que monitora as condições climáticas, com os dados de radar meteorológico e estações pluviométricas, concentrados no Centro de Operações da Prefeitura. 27 de Outubro (Terça-Feira), 17h, sala 206-L Paulo Maia e F. Saboya, Profs. UENF Barragens de Enrocamento Modelagem e Durabilidade. Resumo: Serão apresentados estudos e pesquisas recentes, referentes à modelagem da Barragem de Segredo (Rio Iguaçu, PR) e à durabilidade dos enrocamentos de basalto de grandes barragens brasileiras. NOVEMBRO 03 de Novembro (Terça-Feira), 17h, sala 206-L Eng. Luciano Jacques de Moraes Jr., Vice-Presidente da ABMS O Porto do Açu, RJ. Resumo: a palestra versará sobre as obras offshore do terminal TX1 do Porto do Açu, recentemente inaugurado em São João da Barra, no litoral norte fluminense.

13 Em especial, serão apresentados os detalhes das obras hidráulicas de proteção (quebra-mar de enrocamento) e da construção da ponte marítima de 2,5 km, de acesso ao terminal, sobre estacas cravadas de concreto e estacas metálicas. 10 de Novembro (Terça-Feira), 17h, sala 154-L Eng. Ana Cristina Castro Fontenla Sieira, Prof. UERJ, Presid. ABMS-Rio - Engenharia com Geossintéticos. Resumo: O seminário apresentará detalhes sobre o uso de materiais geossintéticos em obras de engenharia, com ênfase em pesquisas recentes realizadas na PUC-Rio. 17 de Novembro (Terça-Feira), 17h, sala 206-L Eng. Denise Gerscovich, Prof. UERJ. - Solos Moles: Efeito da Submersão na Previsão dos Recalques. Resumo: O recalque de aterros depende diretamente do aumento de tensão efetiva, que é proporcional à sobrecarga aplicada. Os depósitos de argila mole são muito compressíveis e, com o tempo, o aterro vai submergindo e progressivamente a sobrecarga transmitida ao solo é reduzida. Tal efeito é conhecido como submersão. No seminário, será apresentado um método simples para incorporação deste efeito na estimativa e desenvolvimento do recalque primário. 17 de Novembro (Terça-Feira), 17h, sala 154-L Eng. Romildo Toledo Dias Filho, Prof. COPPE-UFRJ. - Uso de Concreto com Fibras em Engenharia: fundamentos e aplicações. Resumo: No seminário será apresentado um resumo panorâmico das atividades recentes de pesquisa no Laboratório de Estruturas e Materiais da COPPE-UFRJ sobre o comportamento e aplicações de concreto reforçado com fibras, cobrindo vários tópicos de interesse, tais como: concreto autoadensável de alta performance reforçado com fibras de aço, combinação de reforço com barras contínuas e fibras metálicas; o uso de reforço vegetal na cicatrização de fissuras

14 de concretos de alto desempenho, compósitos de alta performance mecânica e durabilidade reforçados com fibras vegetais, e exemplos de aplicações. 24 de Novembro (Terça-Feira), 17h, sala 206-L Eng. Fernando Schnaid, Prof. UFRGS. In situ testing in Geomechanics. Resumo: a palestra será uma versão atualizada do webnar apresentado pela ISSMGE em Outubro de 2014, sobre as principais técnicas de investigação do subsolo para projetos de engenharia. 24 de Novembro (Terça-Feira), 17h, sala 154-L Prof. Franklin Antunes, PUC-Rio A Importância da Geologia em Projetos de Engenharia. DEZEMBRO 01 de Dezembro (Terça-Feira), 17h, sala 206-L Prof.Eurípedes Vargas, PUC-Rio - a confirmar. 08 de Dezembro (Terça-Feira) Feriado. 11 de Dezembro (Sexta-Feira) Final das Aulas Notas: - Os seminários contam com o apoio da Huesker e Maccaferri, empresas com longa tradição no apoio a pesquisas da PUC, e serão em geral realizados nas salas 154-L ou 206-L (Prédio Cardeal Leme, na PUC-Rio). Como a sala é disponível por 1h, o tempo útil das palestras será de 50 min, para acomodar a apresentação inicial, debates e o agradecimento final. - Antes das apresentações, haverá um coffee-break para os participantes. Todos os interessados são bem-vindos; não é necessária inscrição prévia. - Para informações adicionais, e eventual confirmação de presença nos seminários, favor contatar o DEC: (lenilson@puc-rio.br), tel: , Ramal: 105, entre 08 e 16h.

Seminários 2015 50 Anos da Pós Graduação em Engenharia Civil na PUC Rio programa atualizado em 07 de agosto:

Seminários 2015 50 Anos da Pós Graduação em Engenharia Civil na PUC Rio programa atualizado em 07 de agosto: Seminários 2015 50 Anos da Pós Graduação em Engenharia Civil na PUC Rio programa atualizado em 07 de agosto: MARÇO 03 de Março em Férias 09 de Março Início Aulas 2015.1 10 de Março (Terça Feira) Reunião

Leia mais

Seminários 2015 50 Anos da Pós-Graduação em Engenharia Civil na PUC-Rio - Programa Final (atualizado em 25 de outubro):

Seminários 2015 50 Anos da Pós-Graduação em Engenharia Civil na PUC-Rio - Programa Final (atualizado em 25 de outubro): Seminários 2015 50 Anos da Pós-Graduação em Engenharia Civil na PUC-Rio - Programa Final (atualizado em 25 de outubro): MARÇO 03 de Março em Férias 09 de Março Início Aulas 2015.1 10 de Março (Terça-Feira)

Leia mais

TechCon - Engenharia e Consultoria Ltda.

TechCon - Engenharia e Consultoria Ltda. Projetos e Consultoria em Estruturas Offshore Elaboração de Projetos de Içamento Offshore e Cursos conforme API A TechCon Engenharia e Consultoria elabora projetos e consultoria em içamento offshore para

Leia mais

UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL PARECER DE GEOTECNIA

UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL PARECER DE GEOTECNIA UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL PARECER DE GEOTECNIA Rua Macéio, s/n Bairro Barcelona São Caetano do Sul /SP PAR 15026 Março/2015 Revisão 0 CPOI Engenharia e Projetos Ltda Índice 1. INTRODUÇÃO...3

Leia mais

A Vale no Maranhão. A Vale no Maranhão

A Vale no Maranhão. A Vale no Maranhão A Vale no Maranhão A Vale no Maranhão Estamos presentes em mais de 38 países Geramos mais de 174 mil empregos no mundo Além de minérios, atuamos na área de fertilizantes e nos segmentos de logística, energia

Leia mais

Agradeço a todos que colaboraram para a elaboração e edição desta publicação e aos alunos bolsistas que ajudaram na sua edição.

Agradeço a todos que colaboraram para a elaboração e edição desta publicação e aos alunos bolsistas que ajudaram na sua edição. Apresentação A disciplina Tópicos em Geotecnia e Obras de Terra foi oferecida pela primeira vêz nesta Faculdade em 1996, logo após sua criação e aprovação nos orgãos colegiados. Foi criada com a intenção

Leia mais

Mestrado em Engenharia Civil Apresentação do novo Plano de Estudos

Mestrado em Engenharia Civil Apresentação do novo Plano de Estudos Mestrado em Engenharia Civil Apresentação do novo Plano de Estudos CCMEC, 8 de Junho de 2015 1 Sumário 1 Introdução 2 Estrutura curricular do novo plano Tronco comum Perfil de Edificações Perfil de Estruturas

Leia mais

NOVEMBRO 2011 IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA PORTO HOJE PLANO ESTRATÉGICO

NOVEMBRO 2011 IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA PORTO HOJE PLANO ESTRATÉGICO NOVEMBRO 2011 IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA PORTO HOJE PLANO ESTRATÉGICO 1 LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA MUNDIAL Rotterdam (5) (1) (4) Porto do Itaqui (3) (2) Itaqui China (Shangai) (1) Via Canal Panamá ~ 12.000

Leia mais

2012: Mestrado em Engenharia Civil - Geotecnia (Conceito CAPES 7) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2012: Mestrado em Engenharia Civil - Geotecnia (Conceito CAPES 7) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. CURRICULUM VITAE JONATAN GARRIDO JUNG Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9550735029837742 CONTATO Endereço profissional: Rua São Manoel 1261 sala 201 CEP: 90620-110 Porto Alegre/RS Fone: (51) 8298-0061

Leia mais

AGENDA. A Vale. O Maior Projeto de Logística da America Latina. - Exportação de Minério. - Logística da Vale de Carga Geral

AGENDA. A Vale. O Maior Projeto de Logística da America Latina. - Exportação de Minério. - Logística da Vale de Carga Geral Vale no Maranhão AGENDA A Vale O Maior Projeto de Logística da America Latina - Exportação de Minério - Logística da Vale de Carga Geral A Vale no Mundo A Vale tem operações mineradoras, laboratórios de

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL PROJETO DE FUNDAÇÕES Todo projeto de fundações

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Definição de solo Ciências aplicadas Contexto

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ENGENHARIA CIVIL MISSÃO DO CURSO O Curso de Engenharia Civil do CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTACIO RADIAL DE SÃO PAULO tem por missão graduar Engenheiros Civis

Leia mais

ASPECTOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM REDES INTELIGENTES SMART GRIDS PROJETO DE PESQUISA 01: ANÁLISE DA MEDIÇÃO INTELIGENTE DE ENERGIA VIA PLC

ASPECTOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM REDES INTELIGENTES SMART GRIDS PROJETO DE PESQUISA 01: ANÁLISE DA MEDIÇÃO INTELIGENTE DE ENERGIA VIA PLC PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS, AMBIENTAIS E DE TECNOLOGIAS CEATEC PUC-CAMPINAS ASPECTOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM REDES INTELIGENTES SMART GRIDS PROJETO DE PESQUISA

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão Curso: Engenharia Civil SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Engenharia Civil da UNESA tem por missão formar Engenheiros Civis com sólida formação básica e profissional, alinhada com as diretrizes

Leia mais

MESTRADO E DOUTORADO ACADÊMICO EDITAL DE SELEÇÃO 2015

MESTRADO E DOUTORADO ACADÊMICO EDITAL DE SELEÇÃO 2015 MESTRADO E DOUTORADO ACADÊMICO EDITAL DE SELEÇÃO 2015 1. CARACTERIZAÇÃO GERAL 1.1 O Núcleo de Geotecnia da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) coordena o Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Observação do Contato Concreto-Solo da Ponta de Estacas Hélice Contínua

Observação do Contato Concreto-Solo da Ponta de Estacas Hélice Contínua Observação do Contato Concreto-Solo da Ponta de Estacas Hélice Contínua Rubenei Novais Souza Petrobras S/A Rio de Janeiro - Brasil RESUMO: O trabalho apresenta uma verificação expedita realizada em uma

Leia mais

TECNICAS CONSTRUTIVAS I

TECNICAS CONSTRUTIVAS I Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios TECNICAS CONSTRUTIVAS I Prof. Leandro Candido de Lemos Pinheiro leandro.pinheiro@riogrande.ifrs.edu.br FUNDAÇÕES Fundações em superfície: Rasa, Direta

Leia mais

O impacto da expansão do setor de mineração, metalurgia e de materiais no Espírito Santo na Academia

O impacto da expansão do setor de mineração, metalurgia e de materiais no Espírito Santo na Academia 1 O impacto da expansão do setor de mineração, metalurgia e de materiais no Espírito Santo na Academia Eng. Maristela Gomes da Silva, Dr. 1 Os objetivos desta primeira intervenção são apresentar a situação

Leia mais

PROGRAMA OPERACIONAL COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO

PROGRAMA OPERACIONAL COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO PROGRAMA OPERACIONAL COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO Jorge Abegão Secretário-Técnico do COMPETE Coimbra, 28 de janeiro de 2015 Estratégia Europa 2020 ESTRATÉGIA EUROPA 2020 CRESCIMENTO INTELIGENTE

Leia mais

CLIQUE AQUI PARA PASSAR AS PÁGINAS

CLIQUE AQUI PARA PASSAR AS PÁGINAS CLIQUE AQUI PARA PASSAR AS PÁGINAS NOSSA EMPRESA 01MISSÃO Produzir soluções de Engenharia Geotécnica para todos os agentes da Construção Civil. 02VISÃO Tornar-se referência como uma consultoria de excelência

Leia mais

Normas Europeias para Projecto de Estruturas Metálicas

Normas Europeias para Projecto de Estruturas Metálicas CENFIM, Trofa 6 de Maio de 2014 Normas Europeias para Projecto de Estruturas Metálicas Rui Ferreira Alves O Sector da Construção no contexto da União Europeia Sector estratégico: relevante para promover

Leia mais

Linha 2- Desenvolvimento e Conflitos Sociais:

Linha 2- Desenvolvimento e Conflitos Sociais: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL Edital 01/2014 CREDENCIAMENTO DE DOCENTES 1. PREÂMBULO A Coordenação do Programa

Leia mais

CEMADEN Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais

CEMADEN Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais CEMADEN Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI Workshop Complexo do CEMADEN São José dos Campos, SP, 14 de janeiro de 2014 Decreto

Leia mais

MEMO Nº 022/ENG/IFC/2010 Blumenau, 15 de julho de 2010. Do: Departamento de Engenharia do Instituto Federal Catarinense

MEMO Nº 022/ENG/IFC/2010 Blumenau, 15 de julho de 2010. Do: Departamento de Engenharia do Instituto Federal Catarinense MEMO Nº 022/ENG/IFC/2010 Blumenau, 15 de julho de 2010. Ao: Pró Reitor de Desenvolvimento Institucional ANTÔNIO A. RAITANI JÚNIOR Do: Departamento de Engenharia do Instituto Federal Catarinense Assunto:

Leia mais

TEC 159 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I

TEC 159 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I TEC 159 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I Aula 9 Fundações Parte 1 Cristóvão C. C. Cordeiro O que são? São elementos estruturais cuja função é a transferência de cargas da estrutura para a camada resistente

Leia mais

SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida.

SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida. SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente POLÍCIA Aspectos institucionais do fechamento de barragens de rejeito O papel do órgão ambiental Zuleika S. Chiacchio Torquetti Diretora de Qualidade e Gestão Ambiental

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR ESTRUTURA CURRICULAR O currículo proposto busca atender além do perfil do formando, também competências e habilidades necessárias ao profissional para garantir uma boa formação tanto teórica quanto prática

Leia mais

Grupo Usiminas fabrica em Cubatão e Ipatinga, em Minas Gerais, perfis de aço para a construção de habitações

Grupo Usiminas fabrica em Cubatão e Ipatinga, em Minas Gerais, perfis de aço para a construção de habitações Edição: 5132010 Litoral Paulista, sexta-feira, 20 de agosto Página: 1 Grupo Usiminas fabrica em Cubatão e Ipatinga, em Minas Gerais, perfis de aço para a construção de habitações w w w. u s i m i n a s.

Leia mais

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Elias S. Assayag eassayag@internext.com.br Universidade do Amazonas, Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade

Leia mais

Missão. Objetivos Específicos

Missão. Objetivos Específicos CURSO: Engenharia Ambiental e Sanitária Missão O Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar profissionais com sólida formação técnico científica nas áreas

Leia mais

2 INSTRUMENTAÇÃO E SEGURANÇA DE BARRAGENS

2 INSTRUMENTAÇÃO E SEGURANÇA DE BARRAGENS 2 INSTRUMENTAÇÃO E SEGURANÇA DE BARRAGENS 2.1. Introdução O interesse crescente pela segurança de barragens tem levado, em um número apreciável de países, à implementação de normas e critérios específicos

Leia mais

www.viex-americas.com.br

www.viex-americas.com.br Barragens PCH s Dutos Canais Ferrovias Tuneis Obras Esportivas Dias 24 e 25 de maio de 2010 Blue Tree Towers Faria Lima São Paulo - SP Investigação Geológica Critérios para Projetos Segurança através do

Leia mais

FUNDAÇÕES REALIDADE ATUAL

FUNDAÇÕES REALIDADE ATUAL SEFE 7 Seminário de Engenharia de Fundações Especiais e Geotecnia FUNDAÇÕES REALIDADE ATUAL Antônio Sérgio Damasco Penna FUNDAÇÕES REALIDADE ATUAL As conquistas do período, o avanço tecnológico, a fartura

Leia mais

Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais.

Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais. RESOLUÇÃO Nº 306, DE 5 DE JULHO DE 2002 Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais. O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA, no uso das competências

Leia mais

DEBATE DEBATE. Desafios do Ensino e Formação em Segurança a e Saúde do Trabalho

DEBATE DEBATE. Desafios do Ensino e Formação em Segurança a e Saúde do Trabalho Desafios do Ensino e Formação em Segurança a e Saúde do Trabalho Porto, 23 de Janeiro de 2010 Caso do Túnel do Curral das Freiras O caso remota a Março de 2003 quando, durante as obras de construção do

Leia mais

Apresentação por Leonardo Melo melo.leonardo@ieee.org Universidade Federal de Juiz de Fora PET Elétrica IEEE Institute Of Electrical and Electronics

Apresentação por Leonardo Melo melo.leonardo@ieee.org Universidade Federal de Juiz de Fora PET Elétrica IEEE Institute Of Electrical and Electronics Apresentação por Leonardo Melo melo.leonardo@ieee.org Universidade Federal de Juiz de Fora PET Elétrica IEEE Institute Of Electrical and Electronics Engineers Prefácio O Engenheiro 2020 Como será ou deveria

Leia mais

BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO DE PROJETOS DE BARRAGENS DE REJEITOS

BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO DE PROJETOS DE BARRAGENS DE REJEITOS SEMINÁRIO SOBRE A GESTÃO DA SEGURANÇA DE BARRAGENS EM MINERAÇÃO DNPM/IBRAM/SINDIEXTRA/FEAM/CREA-MG BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO DE PROJETOS DE BARRAGENS DE REJEITOS ENG. JOAQUIM PIMENTA DE ÁVILA ENG. RICARDO

Leia mais

SUAPE GLOBAL GT 4 PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO

SUAPE GLOBAL GT 4 PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO SUAPE GLOBAL GT 4 PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO GRUPO DE TRABALHO INTERNO SUAPE GLOBAL - UNICAP Alcivam Paulo de Oliveira (Coordenador de Extensão) Evânia Pincovsky (Coordenadora) Hélio Pereira

Leia mais

CURSOS FORMAÇÃO CONTÍNUA. www.isep.ipp.pt

CURSOS FORMAÇÃO CONTÍNUA. www.isep.ipp.pt CURSOS FORMAÇÃO CONTÍNUA www.isep.ipp.pt CURSOS FORMAÇÃO CONTÍNUA ÍNDICE ENGENHARIA CIVIL 05 Regime Regulamentar dos Betões de Ligantes Hidráulicos, das Armaduras e da Execução de Estruturas de Betão Armado

Leia mais

Bairros Cota na Serra do

Bairros Cota na Serra do Geotecnia Ambiental Bairros Cota na Serra do Mar em Cubatão riscos em ebulição e planos de ação em andamento Os bairros localizados nas encostas da Serra do Mar, na cidade de Cubatão, passam por um processo

Leia mais

PROJETO DE AMPLIAÇÃO DO PORTO DE NATAL

PROJETO DE AMPLIAÇÃO DO PORTO DE NATAL PROJETO DE AMPLIAÇÃO DO PORTO DE NATAL CONSTRUÇÃO DO BERÇO Nº 04 DO PORTO DE NATAL, ATRACADOURO PARA PESCA ARTESANAL E SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA COLISÕES DOS PILARES CENTRAIS DA PONTE NEWTON NAVARRO ATRAVÉS

Leia mais

UNI VERSI DADE DE PERNAMBUCO PEDRO DE ALCÂNTARA NETO

UNI VERSI DADE DE PERNAMBUCO PEDRO DE ALCÂNTARA NETO UNI VERSI DADE DE PERNAMBUCO PEDRO DE ALCÂNTARA NETO OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia Naval e Offshore na UPE desenvolvem a capacidade para planejar, desenvolver

Leia mais

BRAZILIAN SOCIETY FOR SOIL MECHANICS AND GEOTECHNICAL ENGINEERING. www.fugro.com / www.insitu.com.br. Novembro 2009

BRAZILIAN SOCIETY FOR SOIL MECHANICS AND GEOTECHNICAL ENGINEERING. www.fugro.com / www.insitu.com.br. Novembro 2009 1 BRAZILIAN SOCIETY FOR SOIL MECHANICS AND GEOTECHNICAL ENGINEERING A TRAGÉDIA DE SANTA CATARINA OS ESCORREGAMENTOS DE NOVEMBRO DE 2008, O COMANDO UNIFICADO E O TRABALHO DOS VOLUNTÁRIOS DA ABMS Luiz Antoniutti

Leia mais

Mestrado em Construções Civis

Mestrado em Construções Civis Mestrado em Construções Civis Guarda, 22 de fevereiro de 2015 Índice 1. Enquadramento... 3 2. Objetivos do ciclo de estudos... 4 2.1. Objetivos gerais... 4 2.2. Objetivos específicos... 4 3. Competências

Leia mais

Projeto: Náutica, Portos, Infraestrutura e Logísticas. Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina

Projeto: Náutica, Portos, Infraestrutura e Logísticas. Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina Projeto: Náutica, Portos, Infraestrutura e Logísticas Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina www.brasileitalia.com.br O Projeto Tem como principais objetivos: Atrair empresas e investimentos

Leia mais

26/08/2015. A Engenharia Consultiva e o papel do Engenheiro Consultor. José Afonso Pereira Vitório Engenheiro Civil, Doutor em Estruturas

26/08/2015. A Engenharia Consultiva e o papel do Engenheiro Consultor. José Afonso Pereira Vitório Engenheiro Civil, Doutor em Estruturas A Engenharia Consultiva e o papel do Engenheiro Consultor José Afonso Pereira Vitório Engenheiro Civil, Doutor em Estruturas Vice-presidente de Ciência e Tecnologia do SINAENCO-PE Sócio de Vitório & Melo

Leia mais

Criação Publicitária: Colocando a Mão na Massa (Encefálica)

Criação Publicitária: Colocando a Mão na Massa (Encefálica) 12 de maio 09 às 13 horas CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS CURSOS DESTE PERÍODO A Logística dos Granéis Líquidos e Gasosos Área: Portos & Logística Definição de granéis, equipamentos para manuseio de Granéis

Leia mais

Logística e Infra-estrutura

Logística e Infra-estrutura Siderurgia Mineração Cimento Logística e Infra-estrutura CSN apresenta Plataforma Logística CSN em Itaguaí Plataforma Logística CSN em Itaguaí Um projeto alinhado às necessidades do Brasil Plataforma Logística

Leia mais

Controle Geotécnico de uso e ocupação das encostas

Controle Geotécnico de uso e ocupação das encostas Curso de Multiplicadores em Florianópolis, 24/02/2010 Controle Geotécnico de uso e ocupação das encostas Eng. Geotécnica Regina Davison Dias, D.Sc. NUGEOTEC/CENTRO TECNOLÓGICO/UNISUL 24/02/2010 UNISUL

Leia mais

Programação alusiva ao Mês do Meio Ambiente

Programação alusiva ao Mês do Meio Ambiente Programação alusiva ao Mês do Meio Ambiente Data Proponentes Atividade Local 02/06(terçafeira) Gestão ULBRA/ Engenharia Centro Acadêmico - Engenharia Palestra Educação Eng. Quelin Klippel Escola ULBRA

Leia mais

07/02/2014. Professor

07/02/2014. Professor UniSALESIANO Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Disciplina: Introdução à Engenharia Aspectos Gerais sobre a Eng. Eng. Dr. André Luís Gamino Professor Aspectos Gerais da

Leia mais

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS Jorge Luis Nicolas Audy * A Universidade vem sendo desafiada pela Sociedade em termos de uma maior aproximação e alinhamento com as demandas geradas pelo

Leia mais

Professor Douglas Constancio. 1 Elementos especiais de fundação. 2 Escolha do tipo de fundação

Professor Douglas Constancio. 1 Elementos especiais de fundação. 2 Escolha do tipo de fundação Professor Douglas Constancio 1 Elementos especiais de fundação 2 Escolha do tipo de fundação Americana, junho de 2005 0 Professor Douglas Constancio 1 Elementos especiais de fundação Americana, junho de

Leia mais

CONFEA 21 a 25 de fevereiro de 2011

CONFEA 21 a 25 de fevereiro de 2011 CONFEA 21 a 25 de fevereiro de 2011 Prevenção de Catástrofes...da previsão ao controle Margareth Alheiros UFPE 22/02/2011 O que a sociedade sabe sobre Desastres? O que circula na imprensa: imagens com

Leia mais

Desafio Logístico 2013

Desafio Logístico 2013 1 Desafio Logístico 2013 Índice Introdução 3 A situação O desafio 5 5 Regras gerais 6 2 Introdução O desenvolvimento econômico do Brasil enfrenta inúmeros desafios sendo que um dos mais complexos está

Leia mais

CONDOMINIO INDUSTRIAL MARITIMO

CONDOMINIO INDUSTRIAL MARITIMO PORTO CENTRAL CONDOMINIO INDUSTRIAL MARITIMO VITORIA, 01/8/2012 Jose Maria Novaes 3-8-2012 Copyright - PORTO CENTRAL - 2012 1 Porto Central Visão Ser um complexo portuário indústrial de águas profundas

Leia mais

Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia

Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia Pós-Graduação Stricto Sensu Pós-Graduação Lato Sensu Extensão Graduação Diagnósticos Tecnológicos Soluções de Problemas Empresariais

Leia mais

1º período. 2º período

1º período. 2º período 1º período Eixo Disciplina CH Pré-requisito Correquisito (C) 1 Cálculo I 90 9 Contexto Social e Profissional do Engenheiro Civil 30 7 Desenho Técnico 30 1 Geometria Analítica e Álgebra Vetorial 90 2 Laboratório

Leia mais

PLANO DE GESTÃO DE RISCO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Fundação GEORIO. Marcio Machado Presidente

PLANO DE GESTÃO DE RISCO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Fundação GEORIO. Marcio Machado Presidente Fundação GEORIO Marcio Machado Presidente PROPOSTA DO PLANO Eliminar as áreas de ALTO RISCO nas encostas mapeadas. CIDADE DO 3. Diagnóstico RIO DE JANEIRO 2. Prevenção 4. Intervenção 1.Conhecimento Plano

Leia mais

RESULTADO DEFINITIVO DA SELEÇÃO DE PROPOSTAS Após o julgamento dos recursos administrativos segue a lista final dos projetos.

RESULTADO DEFINITIVO DA SELEÇÃO DE PROPOSTAS Após o julgamento dos recursos administrativos segue a lista final dos projetos. RESULTADO DEFINITIVO DA SELEÇÃO DE PROPOSTAS Após o julgamento dos recursos administrativos segue a lista final dos projetos. CHAMADA PÚBLICA SENAT/TRANSPORTES Nº 001/2013 Em Ordem Alfabética A) PROPOSTAS

Leia mais

GENERALIDADES SOBRE PAVIMENTOS

GENERALIDADES SOBRE PAVIMENTOS GENERALIDADES SOBRE PAVIMENTOS Pavimento x outras obras civis Edifícios: Área de terreno pequena, investimento por m 2 grande FS à ruptura grande Clima interfere muito pouco no comportamento estrutural

Leia mais

FACULDADE KENNEDY BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FACULDADE KENNEDY BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FACULDADE KENNEDY BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO A Faculdade Kennedy busca sempre melhorar a qualidade, oferecendo serviços informatizados e uma equipe de profissionais preparada para responder

Leia mais

Diagnóstico, Monitoramento de Desastres Naturais com foco na Seca no Semiárido Nordestino

Diagnóstico, Monitoramento de Desastres Naturais com foco na Seca no Semiárido Nordestino Diagnóstico, Monitoramento de Desastres Naturais com foco na Seca no Semiárido Nordestino CEX Seca no Semiárido Nordestino CEMADEN-MCTI Brasília, 28 de Maio de 2015 2 Operação do CEMADEN EM FUNCIONAMENTO

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL EM OBRAS DE FUNDAÇÕES

RESPONSABILIDADE CIVIL EM OBRAS DE FUNDAÇÕES Seminário de Engenharia De Fundações Especiais E Geotecnia 1ª Feira da Indústria de Fundações e Geotecnia RESPONSABILIDADE CIVIL EM OBRAS DE FUNDAÇÕES Sussumu Niyama, Dr. Eng. QUANTAS LEIS EXISTEM NO BRASIL?

Leia mais

Gerenciamento de Drenagem de Mina. Soluções e Tecnologias Avançadas. www.water.slb.com

Gerenciamento de Drenagem de Mina. Soluções e Tecnologias Avançadas. www.water.slb.com Gerenciamento de Drenagem de Mina Soluções e Tecnologias Avançadas www.water.slb.com Buscando sempre desenvolver solução inovadoras, eficientes e econômicas. A Schlumberger Water Services é um segmento

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO ARGOPAR PARTICIPAÇÔES LTDA FUNDAÇÕES ITABORAÍ SHOPPING ITABORAÍ - RJ ÍNDICE DE REVISÕES

RELATÓRIO TÉCNICO ARGOPAR PARTICIPAÇÔES LTDA FUNDAÇÕES ITABORAÍ SHOPPING ITABORAÍ - RJ ÍNDICE DE REVISÕES CLIENTE: FOLHA 1 de 17 PROGRAMA: FUNDAÇÕES AREA: ITABORAÍ SHOPPING ITABORAÍ - RJ RESP: SILIO LIMA CREA: 2146/D-RJ Nº GEOINFRA ÍNDICE DE REVISÕES REV DESCRIÇÃO E / OU FOLHAS ATINGIDAS Emissão inicial DATA

Leia mais

CAPITULO I DO OBJETIVO

CAPITULO I DO OBJETIVO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE CONSELHO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS RESOLUÇÃO N o 144, DE 10 DE JULHO DE 2012 (Publicada no D.O.U em 04/09/2012) Estabelece diretrizes para implementação da Política Nacional

Leia mais

Contributo da Engenharia Geotécnica e Geoambiente do ISEP para o progresso e sustentabilidade da engenharia XII Jornadas Técnicas - ANIET

Contributo da Engenharia Geotécnica e Geoambiente do ISEP para o progresso e sustentabilidade da engenharia XII Jornadas Técnicas - ANIET Contributo da Engenharia Geotécnica e Geoambiente do ISEP para o progresso e sustentabilidade da engenharia XII Jornadas Técnicas - ANIET 7 de Novembro de 2014, Amarante José Fernandes Hélder Chaminé Departamento

Leia mais

Planificação anual de 3º ciclo de Educação Tecnológica 7º e 8º ano

Planificação anual de 3º ciclo de Educação Tecnológica 7º e 8º ano Planificação anual de 3º ciclo de Educação Tecnológica 7º e 8º ano Domínios TECNOLOGIA E SOCIEDADE Subdomínios/Sugestões de Exploração Tecnologia e necessidades Humanas: Tecnologia como resposta às necessidades

Leia mais

CAPÍTULO I DO OBJETIVO E DAS DEFINIÇÕES

CAPÍTULO I DO OBJETIVO E DAS DEFINIÇÕES RESOLUÇÃO N o 143, DE 10 DE JULHO DE 2012. Estabelece critérios gerais de classificação de barragens por categoria de risco, dano potencial associado e pelo seu volume, em atendimento ao art. 7 da Lei

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral Curso: ENGENHARIA ELÉTRICA SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar engenheiros com sólidos e atualizados conhecimentos científicos

Leia mais

PROC-IBR-EDIF 046/2015 Análise de Projeto de Estrutura Metálica

PROC-IBR-EDIF 046/2015 Análise de Projeto de Estrutura Metálica INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS IBRAOP INSTITUTO RUI BARBOSA IRB / COMITÊ OBRAS PÚBLICAS PROC-IBR-EDIF 046/2015 Análise de Projeto de Estrutura Metálica Primeira edição válida a partir

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL. Avaliação de Impactos Ambientais ... Camila Regina Eberle camilaeberle@hotmail.com

GESTÃO AMBIENTAL. Avaliação de Impactos Ambientais ... Camila Regina Eberle camilaeberle@hotmail.com ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL GESTÃO AMBIENTAL Avaliação de Impactos Ambientais

Leia mais

Enercoutim investe 18 milhões na plataforma de demonstração de energia solar em Martim Longo

Enercoutim investe 18 milhões na plataforma de demonstração de energia solar em Martim Longo Enercoutim investe 18 milhões na plataforma de demonstração de energia solar em Martim Longo Por Elisabete Rodrigues 17 de Maio de 2013 09:05 Comentar A plataforma de demonstração de energia solar que

Leia mais

CONGRESSO TOCANTINENSE DE ENGENHARIA E MINERAÇÃO. Gestão para a Sustentabilidade na Mineração 20 anos de história

CONGRESSO TOCANTINENSE DE ENGENHARIA E MINERAÇÃO. Gestão para a Sustentabilidade na Mineração 20 anos de história CONGRESSO TOCANTINENSE DE ENGENHARIA E MINERAÇÃO Gestão para a Sustentabilidade na Mineração 20 anos de história Palmas, 13 de maio de 2014 IBRAM-Instituto Brasileiro de Mineração Organização privada,

Leia mais

EIXO 4 PLANEJAMENTO E GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA

EIXO 4 PLANEJAMENTO E GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA EIXO 4 PLANEJAMENTO E GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA Disciplina: D.4.6. Gestão, Avaliação e Revisão do PPA (20h) (Caso 3: Gestão de Riscos e Resposta a Desastres) Professora: Cristiane Collet Battiston

Leia mais

Como a ferrovia pode contribuir com as operações no Porto de Santos

Como a ferrovia pode contribuir com as operações no Porto de Santos Como a ferrovia pode contribuir com as operações no Porto de Santos Câmara de Comércio Brasil-Argentina Julho de 2015 Guilherme Alvisi Gerente Geral de Negócios Carga Geral GUILHERME ALVISI Gerente Geral

Leia mais

APLICAÇÃO DO SOFTWARE ELIPSE E3 NO INSTITUTO DE PESQUISAS HIDRÁULICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)

APLICAÇÃO DO SOFTWARE ELIPSE E3 NO INSTITUTO DE PESQUISAS HIDRÁULICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) APLICAÇÃO DO SOFTWARE ELIPSE E3 NO INSTITUTO DE PESQUISAS HIDRÁULICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) Apresentamos neste case a implantação do software E3 no Laboratório de Eficiência

Leia mais

PORTO MEARIM AESA UM PORTO NÃO É GRANDE APENAS POR SEU CAIS, SUA INFRAESTRUTURA OU CAPACIDADE LOGÍSTICA

PORTO MEARIM AESA UM PORTO NÃO É GRANDE APENAS POR SEU CAIS, SUA INFRAESTRUTURA OU CAPACIDADE LOGÍSTICA v UM PORTO NÃO É GRANDE APENAS POR SEU CAIS, SUA INFRAESTRUTURA OU CAPACIDADE LOGÍSTICA UM PORTO É UM GRANDE PORTO QUANDO ELE OFERECE OPORTUNIDADES No litoral Maranhense, na margem leste da Baía de São

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET Introdução à Computação A disciplina apresenta a área da Computação como um todo, desde a história e a evolução dos computadores

Leia mais

NOÇÕES GERAIS DE GERENCIAMENTO DE ÁREAS DE RISCO

NOÇÕES GERAIS DE GERENCIAMENTO DE ÁREAS DE RISCO NOÇÕES GERAIS DE GERENCIAMENTO DE ÁREAS DE RISCO PERGUNTAS BÁSICAS 1. O QUE E COMO OCORRE: Processos 2. ONDE OCORREM OS PROBLEMAS: Mapeamento 3. QUANDO OCORREM OS PROBLEMAS: Correlação, monitoramento 4.

Leia mais

EVENTO DE PRÉ-LANÇAMENTO DO LIVRO: TWIN CITIES SOLOS DAS REGIÕES METROPOLITANAS DE SÃO PAULO E CURITIBA

EVENTO DE PRÉ-LANÇAMENTO DO LIVRO: TWIN CITIES SOLOS DAS REGIÕES METROPOLITANAS DE SÃO PAULO E CURITIBA EVENTO DE PRÉ-LANÇAMENTO DO LIVRO: TWIN CITIES SOLOS DAS REGIÕES METROPOLITANAS DE SÃO PAULO E CURITIBA LOCAL E DATA: IPT EM 05 E 06/12/2012 Ney Augusto Nascimento, Ph.D. - UFPR Rogério F. K. Puppi, D.Sc.

Leia mais

Do continente europeu para o subsolo brasileiro

Do continente europeu para o subsolo brasileiro Do continente europeu para o subsolo brasileiro No SEFE 7, a Terratest apresentou todo knowhow acumulado em mais de 50 anos de experiência em obras de fundações, nos 25 países onde está presente A Terratest

Leia mais

Diretrizes visando a melhoria de projetos e soluções construtivas na expansão de habitações de interesse social 1

Diretrizes visando a melhoria de projetos e soluções construtivas na expansão de habitações de interesse social 1 Diretrizes visando a melhoria de projetos e soluções construtivas na expansão de habitações de interesse social 1 1. INTRODUÇÃO 1.1. Justificativa O tema estudado no presente trabalho é a expansão de habitações

Leia mais

MINISTÉRIO DO AMBIENTE

MINISTÉRIO DO AMBIENTE REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DO AMBIENTE O Ministério do Ambiente tem o prazer de convidar V. Exa. para o Seminário sobre Novos Hábitos Sustentáveis, inserido na Semana Nacional do Ambiente que terá

Leia mais

IBRAM INSTITUTO BRASILEIRO DE MINERAÇÃO

IBRAM INSTITUTO BRASILEIRO DE MINERAÇÃO IBRAM INSTITUTO BRASILEIRO DE MINERAÇÃO PROGRAMA DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE GESTÃO E SEGURANÇA A DAS BARRAGENS DE REJEITOS Necessidade de uma boa gestão da segurança IBRAM- INSTITUTO BRASILEIRO

Leia mais

Dados do Ensino Médio

Dados do Ensino Médio Dados do Ensino Médio População de 15 a 17 anos (2010): 10.357.874 (Fonte: IBGE) Matrículas no ensino médio (2011): 8.400.689 (Fonte: MEC/INEP) Dados do Ensino Médio Dos 10,5 milhões de jovens na faixa

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.465, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2013

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.465, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.465, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2013 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em

Leia mais

Serviços e Projetos em Engenharia para todos os segmentos.

Serviços e Projetos em Engenharia para todos os segmentos. Apresentação da Empresa Sumário 02 Quem Somos 03 Urbanismo e Infraestrutura 04 Arquitetura e Paisagismo 05 Área de Estruturas 06 Proteção contra Incêndio 07 Área de Hidráulica 08 Instalações Elétricas

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO Política de SEGURANÇA Política de SEGURANÇA A visão do Grupo Volvo é tornar-se líder

Leia mais

Curso de formação: Análise de Risco, Segurança Operacional e Confiabilidade

Curso de formação: Análise de Risco, Segurança Operacional e Confiabilidade CETESB Companhia Ambiental do Estado de São Paulo FDTE Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia LabRisco Laboratório de Análise, Avaliação e Gerenciamento de Risco da USP Curso de formação:

Leia mais

AS OPORTUNIDADES PARA AS EMPRESAS NO PORL 2014-20

AS OPORTUNIDADES PARA AS EMPRESAS NO PORL 2014-20 AS OPORTUNIDADES PARA AS EMPRESAS NO PORL 2014-20 Vítor Escária CIRIUS ISEG, Universidade de Lisboa e Augusto Mateus & Associados Barreiro, 30/06/2014 Tópicos Enquadramento A Estratégia de Crescimento

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Identificação do Curso Nome do Curso: Sistemas de Informação Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial

Leia mais

A Infraestrutura no Brasil e a Expansão da Produção dos Bens Minerais

A Infraestrutura no Brasil e a Expansão da Produção dos Bens Minerais A Infraestrutura no Brasil e a Expansão da Produção dos Bens Minerais A Visão da Indústria do Cimento Sergio Maçães Integração de atividades minerais e industriais Mineração: calcário matéria prima básica

Leia mais

PORTO CENTRAL SEJA BEM VINDO!

PORTO CENTRAL SEJA BEM VINDO! PORTO CENTRAL SEJA BEM VINDO! 17-4-2012 Copyright - PORTO CENTRAL - 2012 1 Agenda: O projeto, missão, visão e estratégia Porto Central: Localização e hinterlândia Acessos Projeto conceitual Cargas e atividades

Leia mais

Painel 2: 2: As As transformações do do ambiente de de negócios e o impacto sobre a estratégia e gestão de de empresas do do mercado de de construção

Painel 2: 2: As As transformações do do ambiente de de negócios e o impacto sobre a estratégia e gestão de de empresas do do mercado de de construção Painel 2: 2: As As transformações do do ambiente de de negócios e o impacto sobre a estratégia e gestão de de empresas do do mercado de de construção Apresentação Eng. Eng. Luiz Luiz Augusto Augusto Milano

Leia mais

Rede de Produção de Plantas Medicinais, Aromáticas e Fitoterápicos

Rede de Produção de Plantas Medicinais, Aromáticas e Fitoterápicos Rede de Produção de Plantas Medicinais, Aromáticas e Fitoterápicos Atores envolvidos Movimentos Sociais Agricultura Familiar Governos Universidades Comunidade Científica em Geral Parceiros Internacionais,

Leia mais

FATEC ITU. Programa Live@edu da Microsoft Premiação da FATEC ITU

FATEC ITU. Programa Live@edu da Microsoft Premiação da FATEC ITU FATEC ITU Fatec Itu Notícias O Jornal de Todos Nós Viagem didática Neste 2º semestre, os alunos da Fatec Itu foram levados, pelo professor Eduardo Tadeu Gonçalves, a visitar o Espaço Cultural Catavento

Leia mais