JOSIANE KAPP KOPEZINSKI ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A FEMINILIDADE E O DESEJO DA MULHER IJUÍ, JANEIRO, 2014.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "JOSIANE KAPP KOPEZINSKI ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A FEMINILIDADE E O DESEJO DA MULHER IJUÍ, JANEIRO, 2014."

Transcrição

1 0 JOSIANE KAPP KOPEZINSKI ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A FEMINILIDADE E O DESEJO DA MULHER IJUÍ, JANEIRO, 2014.

2 1 UNIJUÍ UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE HUMANIDADES E EDUCAÇÃO CURSO DE PSICOLOGIA ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A FEMINILIDADE E O DESEJO DA MULHER JOSIANE KAPP KOPEZINSKI ORIENTADORA: NORMANDIA CRISTIAN GILES CASTILHO Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial para conclusão do curso de formação em Psicólogo IJUÍ, JANEIRO, 2014

3 2 JOSIANE KAPP KOPEZINSKI ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A FEMINILIDADE E O DESEJO DA MULHER BANCA EXAMINADORA: Prof ª Tânia Maria de Souza (Unijuí) Profª Normandia Cristian Giles Castilho (Unijuí)

4 3 AGRADECIMENTOS Agradeço a todos os mestres que se fizeram presentes e contribuíram para o meu percurso acadêmico, em especial, a mestre Normandia Cristian Giles Castilho, minha orientadora nesse trabalho, e a mestre Tânia Maria de Souza, que aceitou ser minha banca examinadora. Também gostaria de fazer uma referência aqui, ao tripé fundamental da Psicanálise, onde o estudo, as questões teóricas e as leituras realizadas tiveram um papel muito importante; a orientação que entra como um substituto da supervisão, foi de fundamental importância, pois através dela foi possível tirar dúvidas, trabalhar questões e tomar nortes que puderam me ajudar na escrita desse trabalho. E ainda, a análise pessoal, a qual me possibilitou seguir adiante, manter uma organização, quando tudo parecia crítico e sem rumo. É imprescindível nesse momento, dizer muito obrigada a todos aqueles que se fizeram presente durante todo o percurso acadêmico, e que também me apoiaram, torceram para que fosse possível realizar esse trabalho, através de suas palavras, da escuta, de gestos, sorrisos... Fico grata por tudo. Vocês foram fundamentais.

5 4 Seus olhos e seus olhares Milhares de tentações [...]. Garotos não resistem Aos seus mistérios Garotos nunca dizem não Garotos como eu Sempre tão espertos Perto de uma mulher São só garotos [...] (LEONI, Garotos).

6 5 TÍTULO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A FEMINILIDADE E O DESEJO DA MULHER ALUNA: JOSIANE KAPP KOPEZINSKI ORIENTADORA: NORMANDIA CRISTIAN GILES CASTILHO RESUMO: O presente trabalho aborda a temática da feminilidade e o desejo da mulher. A questão norteadora deste estudo é, afinal, o que querem as mulheres?. Para tanto percorremos um caminho, no qual, inicialmente trabalhamos a constituição psíquica da mulher, através de Freud, Lacan e outros autores mais contemporâneos. Após, tentamos apontar questões relacionadas à diferenciação entre histeria e feminilidade, o desejo da mulher e o gozo Outro ou suplementar, referido ao gozo feminino. Através destes conceitos, abordamos o desejo feminino como um ponto crucial para pensar a questão central do trabalho, bem como o que se coloca diante das posições masculina e feminina no que tange ao desejo e ao gozo. Palavras-chave: Feminilidade. Desejo. Gozo. Histeria.

7 6 SUMÁRIO INTRODUÇÃO FEMINILIDADE HISTERIA, FEMINILIDADE, DESEJO E O GOZO DA MULHER CONCLUSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS... 56

8 7 INTRODUÇÃO O presente trabalho visa abordar a feminilidade e o desejo da mulher, buscando elucidar uma questão que sempre intrigou e movimentou o estudo de muitos pesquisadores, inclusive Freud e Lacan, a qual é: Afinal, o que querem as mulheres?. Inicialmente, a ideia desta pesquisa era trabalhar a prostituição e sua relação com o desejo. Entretanto, ao longo das leituras realizadas, houve um deslocamento; pois, se o desejo esta do lado do sujeito e, portanto, implicado além do que poderia simplesmente dizer de uma profissão, não poderíamos limitá-lo a isso. A partir disso, o desejo da mulher e a feminilidade pareceram constituir-se como o traço central que movia e trazia indagações ao estudo, resultando no tema que iremos abordar, o qual será dividido em dois capítulos. O primeiro capítulo traz a constituição psíquica da mulher, em Freud, Lacan e outros autores contemporâneos, abordando sua estruturação e questões como, a atividade e a passividade e a bissexualidade, que em Freud remetem ao circuito pulsional, e sua passagem pelo Complexo de Castração e Complexo de Édipo. Trará também um pouco do que Lacan aponta sobre a feminilidade, trazendo a divisão sexual entre feminino e masculino, não em dois sexos, mas sim, em dois gozos. Esses são alguns pontos a serem discutidos no primeiro momento do trabalho. No segundo capítulo, traremos alguns conceitos importantes da teoria psicanalítica, que nos fornecem elementos para abordar a nossa questão de estudo, como a diferenciação entre histeria e feminilidade, e o desejo e o gozo. Deste modo, torna-se possível tentar situar a posição da mulher frente ao Outro, e parece-nos que para situar a incógnita do desejo feminino, é necessário, inicialmente, localizá-lo. Pesquisar esse tema é de fundamental importância na medida em que nos coloca frente à estruturação do sujeito, além de abordar conceitos primordiais da Psicanálise, que nos

9 8 remetem a prática clínica. Trabalhar a feminilidade e o desejo da mulher é interessante também, pelo fato de que socialmente, muito se discute sobre isso, já que é um assunto que faz questão e incomoda, pois se sabe que o desejo feminino parece estar no centro de uma incógnita, que precisa ser desvendada. Diante disso, compreender, e tentar trabalhar através da estruturação, da constituição do sujeito e das questões que isso acarreta, parece-nos fundamental, tanto para um entendimento maior sobre o tema, quanto para a prática clínica. A intenção deste trabalho é que ele possa produzir questões, já que nada está posto em caráter definitivo, sem que possa ser articulado, questionado. Gostaríamos que ele pudesse desacomodar e fazer ir além, através de possíveis novas indagações, afinal, o que movimenta o sujeito é a falta. Que falte, para que se promova a busca, afinal, isso não se limita a aqui.

10 9 1 FEMINILIDADE Através da história, as pessoas têm quebrado a cabeça com o enigma da natureza da feminilidade. (FREUD, , p. 114). Neste primeiro capítulo, abordaremos a constituição psíquica da mulher, bem como o tornar-se uma mulher, o que nos remete à questão da feminilidade. Para isso, nos utilizaremos de uma pesquisa bibliográfica com base na psicanálise, trabalhando diversos autores que abordam o tema. A questão que se apresenta, gira em torno do enigma da feminilidade, o qual é algo que sempre rondou o imaginário popular e de grandes estudiosos, como Freud e Lacan, por exemplo. O enigma da feminilidade é traduzido por muitos autores como o desejo feminino, ou seja, afinal, o que quer uma mulher? Para trabalhar esta questão partiremos das elaborações freudianas, cujo pensamento se dá a partir da afirmativa de que no inconsciente não há diferença sexual. Tomaremos as questões pulsionais, o Complexo de Édipo e o Complexo de Castração para dar conta das identificações sexuais. E, através do conceito de bissexualidade trabalharemos as posições: feminina e masculina. Freud ( ), em sua conferência XXXIII, ao abordar a temática da feminilidade, elabora alguns elementos importantes: a feminilidade é referida á noção de passividade e a masculinidade à noção de atividade, e trabalha essa questão, seguindo o viés pulsional, bem como da bissexualidade. O autor afirma em sua conferência que: Chama a atenção dos senhores para o fato de que partes do aparelho masculino também aparecem no corpo da mulher, ainda que em estado atrofiado, e vice-versa. Considera tais ocorrências como indicações de bissexualidade, como se um indivíduo não fosse homem ou mulher, mas sempre fosse ambos simplesmente um pouco mais de um, do que de outro. [...] devem concluir que aquilo que constitui a masculinidade ou a feminilidade é uma característica desconhecida que foge do alcance da anatomia. (FREUD, , p , grifo do autor).

11 10 Assim, podemos dizer que a masculinidade e a feminilidade, vão além de algo orgânico, biológico, para Freud ( ), os órgãos de ambos os sexos possuem semelhanças, já que nesse primeiro momento, não está demarcado nada que diga da diferenciação deles, trazendo então a ideia de que eles podem se desenvolver, tendendo mais para um sexo do que o outro; por isso, a bissexualidade. Através disso, podemos nos indagar sobre o fato de que o homem possui pênis e a mulher, clitóris (inicialmente), pois, como ainda não há diferenciações, nesse momento é possível supor que o órgão sexual feminino pode vir a se desenvolver, transformando-se em algo semelhante ao que o homem possui. Aqui também é possível compreender porque Freud diz que o órgão da mulher está em um estado atrofiado, já que isso daria margem para uma possível evolução. Sobre isso também, Poli (2007, p. 32) traz: São sinônimos de atividade e passividade, respectivamente, são atributos biológicos, associados à presença de glândulas específicas a cada sexo, produtoras de óvulos ou de espermatozóides; e, por fim, são conceitos sociológicos, derivados da observação dos comportamentos dos indivíduos. Os sentidos biológico e sociológico, continua o autor, são muito questionáveis e relativos. Apenas a primeira dessas definições interessa ao psicanalista. Sempre presentes, em diferentes medidas, atividade e passividade definem a bissexualidade constitucional dos humanos. Com isso, a autora confirma a ideia de que a bissexualidade é algo constituinte do sujeito. Na bissexualidade não há diferença sexual estabelecida, esse registro ainda não está presente, por isso é possível abordar menino e menina de uma forma mais igualitária, através da possibilidade de que o órgão sexual feminino possa vir a se desenvolver futuramente, assemelhando-se ao do outro sexo. Isso é algo que diz da constituição psíquica do sujeito, pois são momentos importantes de sua estruturação, que ambos os sexos passam, e dizem da relação/identificação com as funções materna e paterna, o que será abordado mais adiante. Já que nesse momento a diferença sexual ainda não está demarcada, o que podemos dizer sobre a feminilidade? Se trabalharmos isso através do viés pulsional, é possível afirmarmos que a feminilidade vem dizer de uma posição de passividade pulsional, ao lado de

12 11 uma atividade que é própria do masculino. E isso é possível, pois a pulsão é sempre ativa, já que, como Freud (apud POLI, 2007) afirmava, a libido é masculina, porque a busca de satisfação pulsional que a movimenta tem o caráter de atividade. Neste sentido, podemos dizer que a feminilidade seria algo da ordem de uma produção secundária da libido, resultado da dinâmica do circuito pulsional. Assim, tanto o homem, quanto a mulher tem disposição a ambas as tendências (atividade e passividade). Complementando essa ideia da passividade e da atividade no que tange à feminilidade, Freud ( , p. 116) afirma: Poder-se-ia considerar característica psicológica da feminilidade dar preferência a fins passivos. Isto, naturalmente, não é o mesmo que passividade; para chegar a um fim passivo, pode ser necessária uma grande quantidade de atividade. Isso nos coloca frente à ideia de que a feminilidade não traz consigo um imperativo de ordem passiva, até porque para chegar a um fim passivo, é preciso certa atividade; já que isso nos diz da dinâmica do circuito pulsional, bem como da bissexualidade constitutiva do sujeito. Quando Freud ( ) aborda a atividade e passividade, surge também a afirmação de que a mulher tem uma supressão da agressividade maior do que o homem. Por uma questão social e cultural, a passividade da mulher se estende, exigindo que ela contenhase mais, suprimindo algumas atitudes que o homem poderia dar vazão. Segundo ele: A supressão da agressividade das mulheres, que lhes é instituída constitucionalmente e lhes é imposta socialmente, favorece o desenvolvimento de poderosos impulsos masoquistas que consegue, conforme sabemos, ligar eroticamente as tendências destrutivas que foram desviadas para dentro. Assim, o masoquismo, como dizem as pessoas, é verdadeiramente feminino. (FREUD, , p ). A supressão da agressividade parece estar ligada ao circuito pulsional, já que não é possível dar vazão a tudo o que se coloca, a mulher vai recalcar e eliminar da consciência os

13 12 afetos que lhe causam desprazer, mantendo-os no nível do inconsciente. Ou ainda, irá sublimá-los, dar outro destino às pulsões agressivas. É interessante ressaltar que a sublimação é algo fundamental para que seja possível viver em sociedade, ela diz da possibilidade de dar outro destino à energia de ordem sexual, como por exemplo, destiná-la aos estudos, artes, atividades físicas, dentre outros. Isso se faz necessário, pois é preciso barrar, deslocar as pulsões sexuais e isso é parte da economia libidinal do sujeito. Em Freud ( ) também lemos que o recalque daquilo que é da ordem da agressividade nos coloca frente ao masoquismo feminino, quando aborda que as tendências destrutivas são desviadas para dentro e coloca isso como algo que é verdadeiramente fruto de uma posição feminina. Kehl (2008, p. 207) também nos ajuda a relacionar atividade, passividade, agressividade e masoquismo, quando traz: [...] primeiro, é preciso uma grande dose de atividade para se obter uma satisfação de finalidade passiva. Segundo, a passividade que se observa nas mulheres, expressão de sua baixa agressividade, pode muito bem ser fruto da educação e dos costumes sociais. O masoquismo e a passividade nas mulheres, sugere Freud em 1933, podem muito bem ser resultado do recalque da agressividade e seu conseqüente retorno sobre o eu. Kehl (2008) aponta elementos que faltavam para essa amarragem necessária. Fica claro que, mesmo a passividade, precisa de certa atividade para se estabelecer. E, quando falamos da passividade feminina, fica subentendido algo de um posicionamento histórico da mulher, a qual se coloca de forma mais submissa ao que lhe é imposto, o que diz dos seus costumes e educação, por isso, uma agressividade menos evidente e sublimada para outras finalidades. Ou, ainda, outra saída seria o masoquismo, o qual diz do recalque da agressividade, retornando-o para o próprio eu do sujeito.

14 13 Quando nos remetemos à passividade e atividade, também estamos à frente de outra questão importante, que é o papel das pulsões na identificação com o masculino ou o feminino, o que também faz parte do circuito pulsional. Seguindo Freud ( ), podemos perceber que até certo ponto do desenvolvimento, da constituição psíquica, tanto meninos, quanto meninas caminham no mesmo sentido, têm uma espécie de semelhança em sua estruturação, mas existe um momento em que as diferenças vão se estabelecendo, então entra a possibilidade de tornar-se mulher. Segundo Poli (2007, p. 31): Na sexualidade infantil, a disposição masculina é predominante: tanto a libido pela sua tendência à atividade, quanto o desconhecimento da diferença entre os sexos pelo inconsciente, dominado pela primazia do falo. Para que a feminilidade possa emergir é preciso um trabalho a mais. Em diferentes medidas, a atividade e a passividade sempre estão presentes no circuito pulsional do sujeito e isso nos diz da bissexualidade que é constitutiva deste e faz parte do seu processo de estruturação. Ainda, é possível dizer que a libido é essencialmente masculina, devido a seu caráter ativo, conforme Poli (2007, p. 32) aponta: A libido em si, escreve Freud. A busca pela satisfação pulsional que a mobiliza só pode ter o caráter de atividade. Mesmo quando se goza da posição passiva ao se fazer de objeto para um Outro -, é de uma passividade ativamente produzida que se trata. Devido a isso, podemos dizer que a feminilidade fala da possibilidade de uma superação do período anterior ao Complexo de Édipo, através do abandono da atividade pulsional e a reconciliação com a posição passiva. Segundo Poli (2007, p. 33), isso, no entanto só é possível se a menina aceita desprender-se da mãe e, com ela, do erotismo clitoridiano. Não se trata apenas de um recalque da atividade, porém mais propriamente de sua superação e substituição.

15 14 Nesse ponto, também é interessante abordar o que Pommier (1985, p ) traz sobre o tornar-se mulher, ou melhor, como re-tornar-se mulher, já que, segundo ele: [...] não convém falar de um tornar-se mulher, mas de um re-tornar-se mulher, de um retorno à feminilização original que é o próprio do ser humano na sua relação com a linguagem. [...] Nesse esquema, ser mulher seria o resultado de um certo desejo de ser como um homem: a menina, por se afastar de uma mãe que não tem o pênis, mas o demanda ela própria, vai reclamá-lo a quem o possui, ou seja, ao pai. Assim, a inveja do pênis participa da feminilidade. Para trabalhar melhor essa questão se faz necessário ir diretamente à fonte, ou seja, pensar a constituição psíquica, principalmente no que diz da diferenciação entre os dois sexos. Inicialmente, a menina está em uma relação com a mãe, na qual ela é o objeto desta, que supre seu desejo. Mais tarde, a menina passa a tomar o pai como seu objeto amoroso, o que depois ainda implicará em mais uma mudança, pois ainda é necessário que passe do objeto paterno para uma escolha objetal definitiva. Devido a isso, ela irá, ao longo do tempo, mudar de zona erógena e de objeto. Já no caso do menino, ele mantém ambos. Sabendo disso, Freud questiona-se, como a menina passa da vinculação com sua mãe, que diz de uma posição de masculinidade, para outra com seu pai, que diz de uma feminilidade. Isto, pois até certo ponto da constituição psíquica do sujeito, ambos, menino e menina, estruturam-se da mesma forma, até que uma diferença vá se apresentando. A criança, inicialmente, tem seu corpo marcado pela mãe, que através dos primeiros cuidados, estimula as zonas erógenas e acaba despertando sensações prazerosas no corpo da criança. Isso acontece tanto com o menino, quanto com a menina, e é algo que faz parte da constituição psíquica do sujeito, na qual o corpo que até então era algo da ordem do real, um pedacinho de carne, começa a ser erotizado, marcado, simbolizado. Através do seu lugar no desejo da mãe, o bebê faz-se sujeito, faz parte do discurso parental, é suposto ali, até onde não existia nada, e através disso tem condições de ser.

16 15 É possível começar a abordar a diferenciação entre os sexos, através das investigações, da curiosidade em saber de onde vêm os bebês e das teorias que as crianças normalmente criam sobre isso, já que vão pesquisando e acabam descobrindo que não são todos que possuem pênis. Inicialmente, existe a tentativa de explicar essa falta do órgão na mulher, através da possibilidade de que o pênis da menina seja pequenino e aos poucos possa crescer. Mas, quando essa explicação se demonstra falha, ao ver que a mãe, também não o possui, algo se coloca na constituição desse sujeito. Nesse ponto, Freud trabalha com o Complexo de Castração, o qual ocorre em diferentes tempos no menino e na menina. Esta última, ao descobrir que é castrada, afasta-se da mãe e isso é algo que não é livre de hostilidades, fazendo com que esse vínculo com ela, passe a ser de ódio. A menina descobre que não possui pênis e responsabiliza a mãe por isso, por essa desvantagem que encontra em seu corpo. Sobre isso, Freud ( , p. 126) explica: Seu amor estava dirigido a sua mãe fálica; com a descoberta de que sua mãe é castrada, torna-se possível abandoná-la como objeto, de modo que os motivos de hostilidade, que há muito se vinham acumulando, assumem o domínio da situação. Então, já que a mãe é castrada, a menina volta-se para o pai, movida pelo desejo de possuir o pênis, assim como ele e que a mãe lhe recusou. Mas a feminilidade só se estabelece de fato, quando o desejo de obter o pênis é substituído pelo desejo de um bebê, ou seja, se um bebê assume o lugar do pênis, consoante uma primitiva equivalência simbólica (FREUD, , p. 128). A partir desse momento, quando a menina passa a desejar um bebê-pênis, ela entra no Complexo de Édipo. Aqui existe uma acentuação da hostilidade com a mãe, pois esta passa a ser considerada uma rival, e pior, essa rival recebe do pai tudo o que deseja. Neste sentido, é interessante marcar a diferença entre os dois sexos, principalmente no que tange ao Complexo de Édipo e ao Complexo de Castração, já que o menino, no

17 16 Complexo de Édipo, deseja a mãe e quer eliminar o pai, seu rival, e assim, evolui naturalmente da fase da sexualidade fálica, porém a ameaça de castração o faz abandonar esse desejo, já que diante do medo de perder o pênis, o Complexo de Édipo se finda. Ao contrário do menino, na menina, o Complexo de Castração abre caminho para o de Édipo, já que esta, ao perceber que não possui pênis, abandona a mãe. A inveja do pênis vem como uma conseqüência dessa situação, promovendo a entrada da menina no Complexo de Édipo. Como ela não tem o temor de perder o pênis, já que não o tem, falta-lhe o motivo principal, que para os meninos, leva a concluir sua passagem pelo Complexo de Édipo. Por isso, na menina, ele pode ser uma fase com tempo indeterminado. Aqui, é interessante abordarmos o que Poli (2007, p. 31) traz: Mas o que é, afinal, a feminilidade? Um dos destinos possíveis do complexo de Édipo nas mulheres, conforme já demonstramos. O que para Freud se faz acompanhar de uma certa mácula: nunca superar completamente a inveja do pênis, jamais ter um supereu adequadamente estabelecido de modo a poder ocupar lugar de produção na cultura, viver eternamente presa às condições pré - edípicas da sexualidade e, portanto, a uma forma narcísica de amar [...]. Freud trabalha com três possíveis saídas para a menina no Complexo de Édipo. A descoberta de que é castrada é algo decisivo na constituição feminina, pois a partir disso, ela teria três linhas possíveis uma conduz à inibição sexual ou à neurose, outra, à modificação do caráter no sentido de um complexo de masculinidade, a terceira, finalmente, à feminilidade (FREUD, , p. 126). Essas três possibilidades são inauguradas, quando a diferença anatômica dos sexos se coloca para a menina e ela constata que não tem pênis. Pommier (1985, p. 21) trabalha um pouco mais essa questão de que na primeira saída, se estabelece a relação de que Falta de pênis = Falta de falo : [...] quando a descoberta da ausência de pênis é seguida por uma catástrofe da vida erótica, tudo se passa como se essa falta trouxesse consigo a relação ao gozo fálico. A associação lógica é, pois, a seguinte: não tenho pênis, logo não tenho falo.

18 17 Já a segunda saída traz a masculinidade mantida, na medida em que permanece presente a ideia da presença de um pênis, estabelecendo assim a confusão entre ter o falo e ter o pênis, e que ter um equivale a ter o outro. Nessa lógica, Pommier (1985) propõe que Falo = Pênis. O último destino seria o que diz da feminilidade e que coloca uma diferenciação entre falo e pênis e implica que a ausência deste último não significa o desaparecimento do gozo fálico. Segundo o autor: este último é aqui diferente do falo na medida em que não é nem uma frustração nem uma privação, mas a castração (POMMIER, 1985, p. 21). Então, a relação que se estabelece aqui, será de que Pênis é diferente de Falo. Podemos perceber, que a castração demarca a diferença entre os sexos, dando a possibilidade de falar na feminilidade, pois na medida em que a menina percebe que não possui pênis, ela precisa lidar com isso de alguma maneira. Aqui, outra questão também vem à tona, já que o clitóris, que no início era uma espécie de equivalente feminino do pênis, desloca-se para a vagina, a qual passa a ser o órgão sexual feminino. É interessante marcar o papel da castração, pois ela vem dizer de uma interdição do gozo materno, vem interditar essa relação inicial, a qual marca o corpo da criança e a coloca na posição de falo materno. O falo designa primeiramente a falta, o ponto de impossibilidade onde o significante não pode definir-se a si mesmo e convoca um outro (POMMIER, 1985, p. 18). Assim, o significante Nome-do-Pai vem substituir o desejo da mãe. Seguindo Pommier (1985, p. 18): A castração, longe de se reduzir ao temor de uma mutilação anatômica, é efetiva no momento em que o sujeito constata que o desejo materno se orienta alhures, em direção a alguma coisa, ou, com mais frequência, a alguém, a um Nome-do-Pai, que permite situar o mistério do falo. A criança percebe que a mãe endereça seu desejo ao pai, o qual é o portador do falo. Por isso é importante ressaltar que a feminilidade aparece situada a partir da relação com o

19 18 falo. Aqui podemos trazer a saída do Édipo, que trata da feminilidade, e aponta que o Pênis é diferente do Falo. Ou seja, a menina é castrada, seu órgão sexual é a vagina e então através do desejo da mãe (que está no pai) ela identifica essa relação, e também se identifica com a mãe, a qual não tem falo, mas sabe onde ele esta e vai buscá-lo no pai, o qual o tem. Assim, estabelece-se um circuito, e a menina busca ter o falo-bebê, ou seja, deseja inicialmente ter um filho com o pai, o que diria dessa busca fálica feminina, que mais tarde se desloca do pai para outro homem. Outra questão importante no que diz respeito ao falo, é a diferenciação entre falo imaginário e falo simbólico. Onde o primeiro coloca a criança como tal, seu próprio corpo é o falo materno, e a castração é negada. Já o falo simbólico, é o significante da falta, da castração da mãe. Isso tudo nos diz desse processo de estruturação trabalhado ao longo do texto; primeiramente a criança se coloca como falo, não havendo uma diferenciação do corpo da mãe e, mais tarde, com a metáfora paterna (entrada do pai como um terceiro nessa relação), ocorre essa diferenciação, quando o desejo da mãe é substituído pelo significante paterno. Ainda sobre a diferença anatômica dos sexos, podemos dizer que se reconhecermos somente um órgão sexual (o pênis) como legítimo e ainda, se a distinção sexual ficar resumida entre os fálicos e castrados, [...] o desenvolvimento da sexualidade infantil para a adulta depende de que se possa vir a repensar esta oposição como entre dois sexos diferentes, o masculino e o feminino. Do contrário, o sexo da mulher será sempre intolerável, tanto para os homens quanto para as próprias mulheres. (KEHL,2008, p. 194). Isso vem afirmar que se não ocorrer diferenciação, uma identificação no sentido de reconhecer que existe outro órgão sexual além do pênis e outro sexo que não o seja o masculino, a mulher e a feminilidade ficam em uma posição de intolerância, de não existência, já que não há esse reconhecimento.

20 19 Sobre a castração, Pommier (1985, p. 19) escreve: Por que o sexo feminino deveria ser considerado como castrado e não como diferente?. Aqui, aborda a diferença que já estabelecemos da passagem dos meninos e meninas pelos Complexos de Castração e de Édipo, bem como todas as questões que dizem da constatação da diferenciação dos sexos e o que isso vem provocar no que tange à estruturação do sujeito. A partir da primazia do falo, o qual em Freud está ligado diretamente ao órgão sexual masculino (pênis), podemos abordar o caminho para responder essa questão que o autor nos traz, já que ter o pênis se coloca como um modelo, como algo desejado por todos; e a obtenção dele, por quem não o possui, no caso, a mulher, traz traços que dizem de uma estruturação mais penosa, pois diante dessa falta orgânica evidente em seu corpo, ela precisa lidar com isso que não possui. Assim se pode pensar nas três saídas do Édipo abordadas anteriormente e em como Freud as assinala, já que a mulher sempre sofrerá os efeitos da inveja do pênis. Isso é algo que diz de sua própria constituição. Freud ( , p. 131) afirma: Assim, atribuímos à feminilidade maior quantidade de narcisismo, que também afeta a escolha objetal da mulher, de modo que, para ela, ser amada é uma necessidade mais forte que amar. A inveja do pênis tem em parte, como efeito, também a vaidade física das mulheres, de vez que elas não podem fugir a necessidade de valorizar seus encantos, do modo mais evidente, como uma tardia compensação por sua inferioridade sexual genital. As mulheres vão lidar durante toda sua vida com a falta, com a diferença anatômica dos sexos, buscando maneiras de compensação para tamponar essa fenda que diz de sua estruturação. Sobre isso, Kehl (2008, p. 207) aborda: Se uma mulher, segundo o modelo freudiano, deve se identificar plenamente com a falta fálica à espera de um homem que venha constituí-la como mãe, por outro lado ela terá que jogar sempre com algum traço fálico que a constitua, no mínimo, como objeto do desejo para ele. Que o único traço aceito como normal pela psicanálise seja a feminilidade o investimento na beleza corporal, de modo a fazer do corpo todo um falo explica por quê, entre os psicanalistas, a feminilidade seja tão frequentemente associada à histeria.

21 20 Assim, a mulher vai buscar maneiras de mascarar o que lhe falta, e, conforme Kehl (2008, p. 207), ela faz um investimento na beleza corporal, de modo a fazer do corpo todo um falo, já que não o possui, recobre sua falta, marcando uma presença da ausência. Outro ponto que a autora cita é a confusão frequente entre feminilidade e histeria, já que isso seria um traço desta estrutura, mas que na verdade esta presente em todas as mulheres em alguma medida, porque vem dizer de algo estrutural delas, já que esse jogo com a falta do falo, atrai o olhar do Outro sexo e a coloca no exercício fálico. Ainda, sobre essa relação com a falta do falo na mulher, é importante trazer a afirmação de Pommier (1985, p. 34): O narcisismo da mulher assume sua dimensão trágica porque se trata de fazer existir no olhar do homem uma identidade cuja consistência se limita a esse reflexo. O mistério feminino, o de uma falta encarnada, se iguala ao mistério antigo, ao véu sempre lançado sobre o falo. Aqui temos alguns elementos que nos dizem de como a mulher lida com a questão do olhar e de como este é importante para ela, pois o olhar desse Outro, diz do seu desejo, que se mostra enquanto se fazendo olhada por ele. Enfim, aqui temos uma questão para ser desenvolvida mais adiante. Kehl (2008) trabalha a feminilidade como uma construção discursiva que é produzida a partir da posição masculina (Outro do discurso), sendo que se espera que a mulher responda a ela. Aborda também que a sedução, a qual é uma característica comumente ligada à mulher, exige uma posição ativa por parte dela. Tudo isso faz parte desta lógica fálica, da relação da mulher com o seu desejo e o olhar do Outro. Essas questões trabalhadas até aqui, nos dizem da constituição psíquica da mulher, bem como da demarcação de uma diferença sexual, que deixa evidente sua falta constitutiva, com a qual terá que lidar sempre. Diante disso, entra-se no exercício fálico, jogando-se um véu sobre a falta, mascarando-a, sugerindo uma presença do falo, sendo, com isso, colocada

22 21 no lugar de objeto de desejo do Outro. Sobre essa falta, quais questões mais ela nos traz? Como a psicanálise vai trabalhar com isso? Isso nos coloca à frente de algumas indagações lacanianas a respeito da feminilidade e da mulher. Lacan ( ) vai trazendo à tona o matema da sexuação e trabalhando com a ideia de que A mulher não existe, justamente relacionando a isso o que lhe falta. Essas questões farão parte de nosso estudo. Em seu Seminário 20, Mais, Ainda, o autor afirma que A mulher não existe, conforme abaixo: [...] esta função inédita na qual a negação cai sobre o quantificador a ser lido não - todo, isto quer dizer que quando um ser falante qualquer se alinha sob a bandeira das mulheres, isto se dá a partir de que ele se funda por ser não-todo a se situar na função fálica. É isto o que define a... a o que? a mulher justamente, só que A mulher, isto só se pode escrever barrando-se o A. Não há A mulher, artigo definido para designar o universal. Não há A mulher pois já arrisquei o termo, e por que olharia eu para isso duas vezes? por sua essência ela não é toda. (LACAN, , p. 98, grifo do autor). Assim, para Lacan ( ), a mulher não existe enquanto representação do que é a mulher, isto, porque o homem tem algo que o designa enquanto tal ( positivo ), que seria o falo (pensando na ideia freudiana do falo como equivalente do pênis), já a mulher não tem nada que a represente, não possuí pênis, ficando assim numa espécie de negativa. É possível indagar que a mulher busca sentir-se única, no sentido de que cada uma vai tentar encontrar uma maneira de representar-se. Aqui também cabe lembrar o que Lacan coloca, dizendo que as mulheres devem ser tomadas uma a uma, pois, ao não existir, a mulher precisa se fazer existir, cada uma dentro de sua singularidade. Quando o autor traz essa afirmativa de que a mulher não existe, ele trabalha a ideia de que pelo fato de não ter um significante que a represente, que forme um conjunto, ela não existe em sua universalidade, não forma um conjunto que se defina por um traço representativo da mulher, pois não há A mulher, enquanto um artigo que designe unicamente o que é a mulher.

23 22 Isso também diz do gozo feminino, o qual Lacan ( ) denominou como gozo Outro ou suplementar o que se estabelece justamente pelo fato de ela ser não-toda em relação ao gozo fálico, que não pode ser definida, representada. Essas questões serão abordadas ao longo do texto. Ao trabalhar o fato de que a mulher é não-toda em relação ao gozo, nos deixa questões em aberto, o que isso vem dizer? Podemos abordar a divisão do sujeito frente ao sexual, não entre dois sexos, mas sim, entre dois gozos: um todo fálico e outro não-todo. Diante disso, teríamos ao lado esquerdo das formulas da sexuação, o masculino (todo fálico), onde todos são castrados, mas existe ao menos uma exceção a essa regra, ou seja, ao menos um elemento não castrado, que escapa da lei. E esse seria o pai da horda primitiva, aquele potente que Freud descreve em seu texto Totem e Tabu. Sendo assim, é necessário ao menos um elemento que não esteja sujeito à lei, para que ela seja válida. Com isso, os homens, formam um conjunto fechado que tem suas fronteiras delimitadas pelo falo, são todos fálicos. No que diz dessa posição, Lacan (apud DOR, 1989a) coloca um algoritmo para elucidá-la: Seguindo Dor (1989a, p. 36), pode-se abordar a significação deste algoritmo, quando ele nos apresenta que, existe ao menos um x tal que a propriedade (atribuição fálica) não se aplica a x, ou seja, que não é castrado (grifo do autor). Então esse ao menos um, que seria o pai da horda, é o homem para o qual não têm limites suas exigências sexuais, sendo uma figura onipotente, e despertando assim, uma ambivalência (amor e ódio). Já do lado direito, temos o feminino, onde não há exceção (barra da negação sobre o quantificador da existência). Os elementos aí dispostos, não constituirão um todo, por isso o lado feminino é chamado de não-todo. Cada elemento se relaciona com a função fálica e com

24 23 a castração (todos são castrados), enquanto não-todo. Por isso, não há ao menos um elemento que marque a diferença, fazendo com que todos sejam castrados. A consequência disso, é que esse lado não forma um conjunto, e por isso, não podemos dizer que A mulher existe na universalidade, e sim uma a uma. O algoritmo que representaria essa posição seria: Segundo esse algoritmo então, todos são castrados, ou seja, submetidos à função fálica, não há exceção. Lacan ( ) nos diz ainda, que não há mulher artigo definido para designar o universal, pois não há um significante que lhe seja específico, que signifique algo sobre ela, que a designe enquanto tal. Seguindo isso, o autor afirma: A prova é que, ainda há pouco, falei de o homem e a mulher. É um significante, este a. É por este a que eu simbolizo o significante cujo lugar é indispensável marcar, que não pode ser deixado vazio. Esse a artigo é um significante do qual é próprio ser o único que não pode significar nada, e somente por fundar o estatuto d a mulher no que ela não é toda. O que não nos permite falar A mulher. Não há mulher senão excluída pela natureza das coisas que é a natureza das palavras (LACAN, , p. 99). E justamente, por ser não-toda na função fálica, a mulher tem acesso a um outro gozo, o gozo Outro ou suplementar. Este, é fora da linguagem, fica na ordem do indizível, portanto, fora do simbólico. Esse gozo é sem limites, infinito. Aqui podemos ter uma linha do que vem a aparecer depois, como um mistério da feminilidade. Lacan ( ) refere à mulher um gozo suplementar, o que ele frisa não ser algo complementar e sim suplementar, no sentido de ser um a mais. Até porque se fosse complementar, cairíamos no todo, na completude, o que já sabemos não ser algo que diz da mulher. Sobre esse gozo, Lacan ( , p. 100) afirma que:

25 24 Há um gozo dela, desse ela que não existe e não significa nada. Há um gozo dela sobre o qual talvez ela mesma não saiba nada a não ser que o experimenta isso ela sabe. Ela sabe disso, certamente, quando isso acontece. Isso não acontece a todas elas. (grifo do autor). O autor vai trabalhando a ideia de que esse gozo é algo experimentado, mas que dele, quem o experimenta não sabe nada. Em certo momento de sua obra ainda aponta: Esse gozo que se experimenta e do qual não se sabe nada, não é ele o que nos coloca na via da exsistência? E por que não interpretar uma face do Outro, a face Deus, como suportada pelo gozo feminino? (LACAN, , p. 103). Ou seja, a mulher fica fora da linguagem, sem uma representação. Segundo Soler (2005, p. 41): Dizer que a mulher é o Outro absoluto é dizer que ela não será nada de tudo que se possa dizer a seu respeito, que ela fica fora do simbólico, real no duplo sentido daquilo que não se pode dizer e daquilo que se goza de não-fálico, com o Outro absoluto opondo um desmentido, por definição, a qualquer atribuição eventual. A autora vem confirmar então, essa falta de representação que diz da mulher, deixando-a fora do simbólico, no que mais cedo Lacan chamou de ex-sistência. Por isso a mulher não existe enquanto um conjunto, uma universalidade, já que não há um significante que a represente enquanto tal, ela fica fora. Para demonstrar essa divisão do sexual em dois gozos, um não-todo e outro todo fálico, além de demonstrar a posição masculina e feminina e esclarecer o porquê a mulher não existe, Lacan ( ) nos apresenta em seu seminário 20, Mais, ainda, o matema da sexuação, conforme segue abaixo:

26 25 Segundo Lacan ( , p. 107), esse matema é composto primeiro, as quatro fórmulas proposicionais, em cima, duas à esquerda, duas à direita. Quem quer que seja ser falante se inscreve de um lado ou de outro. Assim, é possível visualizar na parte esquerda superior duas fórmulas, demonstrando que é pela função fálica que o homem como todo toma inscrição, exceto que essa função encontra seu limite na existência de um x pelo qual a função [...] (LACAN, , p. 107), é barrada, ou seja, existe um elemento que não é castrado. Essa é então, a representação do todo fálico, demonstrando esse elemento que foge à castração. Lacan ( , p. 107) ainda afirma que, em frente, vocês têm a inscrição da parte mulher dos seres falantes, ou seja, essa se coloca do lado direito. Ainda, se ele se inscreve nela, não permitirá nenhuma universalidade, será não-todo (LACAN, , p. 107). Nas fórmulas postas no lado superior direito, fica marcada a negação, pois não existe ao-menos-um que foge à castração, sendo assim, todos castrados e não formando um conjunto. Já na parte inferior do matema, temos a representação do sujeito ( ) e do falo ( ), no lado inferior esquerdo. Segundo Lacan ( , p. 107): Do lado do homem, inscrevi aqui, não certamente para privilegiá-lo de modo algum, o e o que o suporta como significante, o que bem se encarna também no S1, que é, entre todos os significantes, esse significante do qual não há significado, quanto ao sentido, simboliza seu fracasso. O autor ainda diz que esse sujeito barrado, só tem a ver, enquanto parceiro, com o objeto a inscrito do outro lado da barra. Só lhe é dado atingir seu parceiro sexual, que é o Outro, por intermédio disto, de ele ser a causa de seu desejo (LACAN, , p. 108). Ou seja, o sujeito está relacionado com o objeto a, que é a causa do seu desejo. O sujeito do lado masculino e a causa do desejo, do lado feminino, fazendo essa relação. Já do lado

27 26 inferior direito, temos o, que nos traz a ideia já discutida anteriormente neste capítulo, de que a mulher enquanto não-toda, não pode se escrever, portanto o artigo a, só existe barrado. Sobre a relação da mulher com o Outro, Lacan ( , p. 109) afirma que: A mulher tem relação com o significante desse Outro, na medida em que, como Outro, ele só pode continuar sendo sempre Outro. Aqui, só posso supor que vocês evocarão meu enunciado de que não há Outro do Outro. O Outro, esse lugar onde vem se inscrever tudo que se pode articular de significante, é, em seu fundamento, radicalmente Outro. É por isso que esse significante, com esse parêntese aberto, marca o Outro como barrado. relação com o Para o autor esse não se pode dizer, pois nada se pode dizer sobre a mulher. Ela tem e já é nisso que ela se duplica, que ela não é toda, pois, por outro lado, ela pode ter relação (LACAN, , p. 109) com o falo. Se duplica, porque tem esse gozo a mais ; o gozo fálico, que é barrado pelo falo e esse gozo Outro, que é o suplementar. A fim de esclarecer as questões que possam ficar em aberto, também cabe trabalhar um pouco sobre o que seria o gozo, que segundo Nasio (1993, p. 29) seria no inconsciente e na teoria, um lugar vazio de significantes. Nesse sentido, o autor nos traz que Lacan também propôs que não existe relação sexual, o que causou muito espanto em sua época. Mas, devemos nos centrar, que o que o ele quer dizer, não é que o ato sexual não exista, ele não o ignora. O que ele quer dizer é que [...] não existe relação simbólica entre um suposto significante do gozo masculino e um suposto significante do gozo feminino. Por que? Justamente, porque, no inconsciente, não há significantes que signifiquem o gozo de um e do outro, cada qual imaginado como gozo absoluto. (NASIO, 1993, p. 29, grifo do autor). Ou seja, não existe relação sexual, pois não há significantes que a signifiquem e ela não existe enquanto algo absoluto, até porque não se reconhece o gozo absoluto, já que esse seria algo similar à morte.

28 27 O que nos faz questão aqui é o gozo feminino, esse suplementar, relacionado ao corporal, sinestésico, que não se pode falar. As mulheres não conseguem nomeá-lo. Cabe dizer que ele não é exclusivo da mulher, pois tem a ver muito mais com uma questão de posicionamento. Dizemos isso, pois o sexo, no que tange à psicanálise, não é algo determinado biologicamente, pois independente da fisiologia do corpo, cada sujeito, vai se estruturar e através do seu discurso vai se posicionar, marcando seu lugar, ou do lado feminino, ou do lado masculino (declaração do sexo). Nesse primeiro momento foi possível trabalharmos um pouco sobre a constituição psíquica da mulher, bem como os traços que dizem da feminilidade, da sua representação, gozo, enfim, do re-tornar-se uma mulher, seguindo Pommier (1985). A partir disso, parece possível continuarmos trilhando o caminho das indagações que nos levam a nossa questão inicial, pois diante do que já sabemos, e com isso que ainda nos parece ser o horizonte a alcançar, vamos aos poucos entendendo o que, afinal, quer uma mulher?

29 28 2 HISTERIA, FEMINILIDADE, DESEJO E O GOZO DA MULHER Em outras palavras, na impossibilidade de ser A mulher, resta ser uma mulher, a eleita de um homem. Ela toma emprestado o um do Outro, para se certificar de não ser apenas um sujeito qualquer - o que ela é, a partir do momento que é um sujeito falante, sujeito ao falicismo - mas ser, além disso, identificada como uma mulher escolhida. Assim, é compreensível que as mulheres, histéricas ou não, mais que os homens, amem o amor." (SOLER, 2005, p. 57). Nesse segundo capítulo, propomos trazer uma questão cuja centralidade para este trabalho, foi surgindo ao longo do percurso de estudo. Depois de entender um pouco mais acerca da constituição psíquica da mulher, bem como da feminilidade, algo ainda nos intriga, afinal, o que quer uma mulher? Para melhor compreender esta indagação, vamos trabalhar pensando no desejo, abordando-o através do viés da histeria, a qual nos coloca à frente disso. Desde os primórdios da psicanálise, Freud se inquietava com as histéricas, as quais eram chamadas de doentes dos nervos, loucas, que tinham patologias as quais ninguém conseguia explicar empiricamente. Ao trabalhar com Breuer em um caso que ficou muito conhecido, da paciente Ana O, Freud fez muitos avanços, dando voz às histéricas, ouvindo suas questões e tentando trabalhá-las, algo até então não feito. Portanto, falar da histeria é o mesmo que abordar os estudos iniciais de Freud, de sua clínica que deu origem a questões fundamentais para a psicanálise. Escutar as histéricas, como sujeito que padece de um sofrimento, traz uma virada fundamental, bem como avança nos estudos e conceitos hoje fundamentais para a clínica psicanalítica. A clínica da histeria, muito se confundiu com a das mulheres, pois eram elas que procuravam atendimento. Um dos traços relevante das histéricas tem a ver com a somatização, já que a relação com o corpo é fundamental. Muito disso acaba por ser tomado como uma encenação, principalmente na histeria, mas a mulher não fica totalmente fora disso. Isto, porque o que está em jogo aqui é essa relação corpo olhar do Outro, algo que diz

30 29 da presença da ausência, já que a mulher não possui falo, ela precisa mascarar sua falta para provocar o olhar do Outro. Então, esta relação com o corpo está sempre presente na mulher e a histérica traz com uma magnitude maior, que vem dizer do desejo de ser olhada, da sua posição frente ao Outro sexo. Isso é algo que nos faz pensar na mulher em geral, pois muito se confunde histeria e feminilidade, chegando-se a questionar se as duas são um só, se toda mulher é histérica, ou se existe uma diferenciação entre ambas. Para isso, pensar o desejo e a posição frente ao Outro é de fundamental importância, pois existem diferenças, e quais são elas? É importante retomarmos algumas questões que nos dizem da constituição psíquica da mulher, bem como do seu circuito pulsional, já que a sexualidade feminina muito tem a ver com o olhar do Outro, e é na puberdade que isso começa a aparecer, pois a menina assinala o que pode e o que não pode ser visto pelos outros. Sobre isso, Rassial (1999, p. 26) nos afirma: Na especularidade, a exibição [la parede] feminina encontra seu fundamento. Donde a atração, muito precoce, da jovem pelos jogos de maquiagem, pelo modo de vestir, pela escolha das cores. Ela vem assim se oferecer como objeto ao olhar de um outro, de início não necessariamente sexuado, pois isto pode muito bem ser endereçado à mãe. Assim, em relação ao falo, e portanto à distribuição dos sexos, ela terá que se situar não como aquela que o possui, mas como aquela que o faz aparecer, mesmo que seja porque, trivialmente, é apresentando-se como desejável que ela permite o exercício fálico, no outro. Ou seja, ao se fazer olhar por esse Outro, ela começa entrar nesse exercício fálico e algo do seu desejo começa a aparecer, neste parecer e se fazer olhar como desejável é que inicia-se a indagação sobre a sua relação com o outro sexo, os indícios sobre onde está o seu desejo. Com isso, é interessante voltarmos um pouco também na constituição psíquica da mulher, conforme já abordado no primeiro capítulo deste trabalho, para colher mais alguns elementos e continuar nossa busca. O final do Complexo de Édipo ocorre de maneiras diferentes no menino e na menina; o primeiro renuncia ser o falo materno e passa a querer ter o falo ao invés de ser,

31 30 identificando-se com o pai, que supostamente o tem. Já a menina, pode também abrir mão de ser o falo materno e depara-se com a questão de tê-lo sob a forma de não o ter, assim ela encontra uma identificação possível com a mãe, pois como esta, ela sabe onde está, onde ir buscá-lo, ao lado do pai, junto àquele que o tem. Sabe-se que a mulher não tem o falo, e precisa lidar com isso de alguma forma. Retomando a citação anterior, quando Rassial (1999, p. 26) nos diz que a mulher terá que se situar não como aquela que o possui, mas como aquela que o faz aparecer, mesmo que seja porque, trivialmente, é apresentando-se como desejável que ela permite o exercício fálico, no outro. Diante da falta, ao se fazer desejável, olhada pelo Outro, ela trabalha essa ausência do falo que diz de sua estruturação e entra no exercício fálico. Ainda, complementando essa questão do falo, podemos citar Becker (2010, p. 26), quando afirma: Esta falta de inscrição no inconsciente produz justamente a necessidade de fabricar véu, máscara. O corpo feminino, na falta do signo identificatório do falo, produz o falo no próprio corpo. Neste sentido, tanto homens quanto mulheres desempenham o papel de deter o falo: para protegê-lo, no caso masculino ou para ocultar a sua falta, no caso feminino. E André (1998, p. 116) vai adiante: A imagem do corpo tem assim numa mulher uma função ambígua e essencialmente problemática que a distingue do narcisismo masculino. Com efeito, esta imagem deve, ao mesmo tempo mascarar e sugerir: ela deve, por um lado, recobrir o real por onde o corpo se liga ao órgão e ao objeto da fantasia masculina e, por outro lado, sugerir a presença, para além do véu, de uma feminilidade misteriosa. Isso nos mostra a maneira que a mulher vai lidar com suas questões estruturais. Já que ela não possui o falo e fica no negativo, numa falta de representação, vai precisar lidar com isso de alguma maneira, ocultando sua falta, como Becker (2010) nos diz, sendo que a imagem do corpo tem papel fundamental nisso, pois através dos adereços a mulher mascara sua falta e recobre esse real do corpo, que se liga ao órgão que lhe falta, sugerindo uma

Desdobramentos: A mulher para além da mãe

Desdobramentos: A mulher para além da mãe Desdobramentos: A mulher para além da mãe Uma mulher que ama como mulher só pode se tornar mais profundamente mulher. Nietzsche Daniela Goulart Pestana Afirmar verdadeiramente eu sou homem ou eu sou mulher,

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO MASCULINA E SUAS ARTICULAÇÕES COM O RECALCAMENTO. o processo de constituição do psiquismo. A discussão será feita à luz das idéias

IDENTIFICAÇÃO MASCULINA E SUAS ARTICULAÇÕES COM O RECALCAMENTO. o processo de constituição do psiquismo. A discussão será feita à luz das idéias IDENTIFICAÇÃO MASCULINA E SUAS ARTICULAÇÕES COM O RECALCAMENTO Cristiana de Amorim Mazzini 1 O presente trabalho discorrerá sobre a identificação masculina ocorrida durante o processo de constituição do

Leia mais

Introdução. instituição. 1 Dados publicados no livro Lugar de Palavra (2003) e registro posterior no banco de dados da

Introdução. instituição. 1 Dados publicados no livro Lugar de Palavra (2003) e registro posterior no banco de dados da Introdução O interesse em abordar a complexidade da questão do pai para o sujeito surgiu em minha experiência no Núcleo de Atenção à Violência (NAV), instituição que oferece atendimento psicanalítico a

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Feminilidade e Angústia 1

Feminilidade e Angústia 1 Feminilidade e Angústia 1 Claudinéia da Cruz Bento 2 Freud, desde o início de seus trabalhos, declarou sua dificuldade em abordar o tema da feminilidade. Após um longo percurso de todo o desenvolvimento

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

A PSICANÁLISE E OS MODERNOS MOVIMENTOS DE AFIRMAÇÃO HOMOSSEXUAL 1

A PSICANÁLISE E OS MODERNOS MOVIMENTOS DE AFIRMAÇÃO HOMOSSEXUAL 1 A PSICANÁLISE E OS MODERNOS MOVIMENTOS DE AFIRMAÇÃO HOMOSSEXUAL 1 Este artigo trata da difícil relação entre a teoria psicanalítica, que tradicionalmente considerava os comportamentos eróticos entre pessoas

Leia mais

ISSO NÃO ME FALA MAIS NADA! (SOBRE A POSIÇÃO DO ANALISTA NA DIREÇÃO DA CURA) 1

ISSO NÃO ME FALA MAIS NADA! (SOBRE A POSIÇÃO DO ANALISTA NA DIREÇÃO DA CURA) 1 ISSO NÃO ME FALA MAIS NADA! (SOBRE A POSIÇÃO DO ANALISTA NA DIREÇÃO DA CURA) 1 Arlete Mourão 2 Essa frase do título corresponde à expressão utilizada por um ex-analisando na época do final de sua análise.

Leia mais

UMA TOPOLOGIA POSSÍVEL DA ENTRADA EM ANÁLISE 1

UMA TOPOLOGIA POSSÍVEL DA ENTRADA EM ANÁLISE 1 UMA TOPOLOGIA POSSÍVEL DA ENTRADA EM ANÁLISE 1 Celso Rennó Lima A topologia..., nenhum outro estofo a lhe dar que essa linguagem de puro matema, eu entendo por aí isso que é único a poder se ensinar: isso

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Novos fundamentos para a psicanálise: Teoria da feminilidade generalizada

Novos fundamentos para a psicanálise: Teoria da feminilidade generalizada Novos fundamentos para a psicanálise: Teoria da feminilidade generalizada 2001 Novos fundamentos para a psicanálise: Teoria da feminilidade generalizada Márcio Peter de Souza Leite Conteúdo Argumento...

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

O Planejamento Participativo

O Planejamento Participativo O Planejamento Participativo Textos de um livro em preparação, a ser publicado em breve pela Ed. Vozes e que, provavelmente, se chamará Soluções de Planejamento para uma Visão Estratégica. Autor: Danilo

Leia mais

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes

Leia mais

5 Equacionando os problemas

5 Equacionando os problemas A UA UL LA Equacionando os problemas Introdução Nossa aula começará com um quebra- cabeça de mesa de bar - para você tentar resolver agora. Observe esta figura feita com palitos de fósforo. Mova de lugar

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

Adolescência Márcio Peter de Souza Leite (Apresentação feita no Simpósio sobre Adolescência- Rave, EBP, abril de 1999, na Faculdade de Educação da

Adolescência Márcio Peter de Souza Leite (Apresentação feita no Simpósio sobre Adolescência- Rave, EBP, abril de 1999, na Faculdade de Educação da Adolescência 1999 Adolescência Márcio Peter de Souza Leite (Apresentação feita no Simpósio sobre Adolescência- Rave, EBP, abril de 1999, na Faculdade de Educação da USP) O que é um adolescente? O adolescente

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

A sua revista eletrônica CONTEMPORANEIDADE E PSICANÁLISE 1

A sua revista eletrônica CONTEMPORANEIDADE E PSICANÁLISE 1 A sua revista eletrônica CONTEMPORANEIDADE E PSICANÁLISE 1 Patrícia Guedes 2 Comemorar 150 anos de Freud nos remete ao exercício de revisão da nossa prática clínica. O legado deixado por ele norteia a

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

O QUE OS ALUNOS DIZEM SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: VOZES E VISÕES

O QUE OS ALUNOS DIZEM SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: VOZES E VISÕES O QUE OS ALUNOS DIZEM SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: VOZES E VISÕES Aline Patrícia da Silva (Departamento de Letras - UFRN) Camila Maria Gomes (Departamento de Letras - UFRN) Orientadora: Profª Dra.

Leia mais

Violência Simbólica: possíveis lugares subjetivos para uma criança diante da escolha materna

Violência Simbólica: possíveis lugares subjetivos para uma criança diante da escolha materna Violência Simbólica: possíveis lugares subjetivos para uma criança diante da escolha materna Henrique Figueiredo Carneiro Liliany Loureiro Pontes INTRODUÇÃO Esse trabalho apresenta algumas considerações,

Leia mais

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica PORQUE AS CRIANÇAS ESTÃO PERDENDO TODOS OS REFERENCIAIS DE ANTIGAMENTE EM RELAÇÃO ÀS BRINCADEIRAS?

Leia mais

O SUJEITO EM FOUCAULT

O SUJEITO EM FOUCAULT O SUJEITO EM FOUCAULT Maria Fernanda Guita Murad Foucault é bastante contundente ao afirmar que é contrário à ideia de se fazer previamente uma teoria do sujeito, uma teoria a priori do sujeito, como se

Leia mais

QUE ESCOLA QUEREMOS PARA AS NOSSAS CRIANÇAS?

QUE ESCOLA QUEREMOS PARA AS NOSSAS CRIANÇAS? SEMINÁRIO DE PESQUISA OBJETIVO DEBATER E PROBLEMATIZAR QUESTÕES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO INAFANTIL, BEM COMO ESTABELECER DIÁLOGO COM TEÓRICOS DA PEDAGOGIA, DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DAS

Leia mais

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934.

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Vygotsky, viveu na mesma época que Piaget (ambos nasceram em 1896 entanto Vygotsky

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

Manifeste Seus Sonhos

Manifeste Seus Sonhos Manifeste Seus Sonhos Índice Introdução... 2 Isso Funciona?... 3 A Força do Pensamento Positivo... 4 A Lei da Atração... 7 Elimine a Negatividade... 11 Afirmações... 13 Manifeste Seus Sonhos Pág. 1 Introdução

Leia mais

Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade

Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade Pergunte a um gestor de qualquer nível hierárquico qual foi o instante em que efetivamente ele conseguiu obter a adesão de sua equipe aos processos

Leia mais

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

escrita como condicionante do sucesso escolar num enfoque psicanalítico

escrita como condicionante do sucesso escolar num enfoque psicanalítico escrita como condicionante do sucesso escolar num enfoque psicanalítico Meu objetivo aqui é estabelecer um ponto de convergência entre a apropriação da linguagem escrita, o fracasso escolar e os conceitos

Leia mais

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a Oração u m a c o n v e r s a d a a l m a 11 12 O Evangelho relata que por diversas vezes, quando ninguém mais estava precisando de alguma ajuda ou conselho, Jesus se ausentava para ficar sozinho. Natural

Leia mais

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES Karem Nacostielle EUFRÁSIO Campus Jataí karemnacostielle@gmail.com Sílvio Ribeiro DA SILVA

Leia mais

Opção Lacaniana online nova série Ano 3 Número 8 julho 2012 ISSN 2177-2673. Há um(a) só. Analícea Calmon

Opção Lacaniana online nova série Ano 3 Número 8 julho 2012 ISSN 2177-2673. Há um(a) só. Analícea Calmon Opção Lacaniana online nova série Ano 3 Número 8 julho 2012 ISSN 2177-2673 Analícea Calmon Seguindo os passos da construção teórico-clínica de Freud e de Lacan, vamos nos deparar com alguns momentos de

Leia mais

FANTASIAS SEXUAIS INFANTIS, AS CRIANÇAS FALAM. A intenção deste trabalho foi escutar crianças pequenas a respeito da

FANTASIAS SEXUAIS INFANTIS, AS CRIANÇAS FALAM. A intenção deste trabalho foi escutar crianças pequenas a respeito da FANTASIAS SEXUAIS INFANTIS, AS CRIANÇAS FALAM Maria Elisa França Rocha A intenção deste trabalho foi escutar crianças pequenas a respeito da sexualidade, bem como conhecer suas fantasias e as teorias que

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

UMA CRIANÇA E EX-PANCADA: RELAÇÃO DO MASOQUISMO INFANTIL AO SADISMO ADULTO

UMA CRIANÇA E EX-PANCADA: RELAÇÃO DO MASOQUISMO INFANTIL AO SADISMO ADULTO UMA CRIANÇA E EX-PANCADA: RELAÇÃO DO MASOQUISMO INFANTIL AO SADISMO ADULTO 2015 Marcell Felipe Alves dos Santos Psicólogo Clínico - Graduado pela Centro Universitário Newton Paiva (MG). Pós-graduando em

Leia mais

O SUPEREU NA DEMANDA DE AMOR INSACIÁVEL DAS MULHERES

O SUPEREU NA DEMANDA DE AMOR INSACIÁVEL DAS MULHERES O SUPEREU NA DEMANDA DE AMOR INSACIÁVEL DAS MULHERES Daniela de Oliveira Martins Mendes Daibert Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ);

Leia mais

AMOR, TRANSFERÊNCIA E DESEJO

AMOR, TRANSFERÊNCIA E DESEJO AMOR, TRANSFERÊNCIA E DESEJO Lucia Serrano Pereira 1 Afirmo em nada mais ser entendido, senão nas questões do amor. Isso é o que está dito por Sócrates na obra de Platão O Banquete. O Banquete nos é indicado

Leia mais

UMA PESQUISA SOBRE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO IFC-CÂMPUS CAMBORIÚ

UMA PESQUISA SOBRE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO IFC-CÂMPUS CAMBORIÚ UMA PESQUISA SOBRE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO IFC-CÂMPUS CAMBORIÚ Autores: Jaqueline Lima PALOMBO (Bolsista PIBIC-EM/CNPq); Nadia Rocha VERIGUINE (Orientadora); Ângelo Augusto FROZZA (Co-orientador). Introdução

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS Daniel Silveira 1 Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar alguns aspectos considerados fundamentais para a formação docente, ou

Leia mais

VI Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar 20 a 24 de setembro de 2010

VI Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar 20 a 24 de setembro de 2010 Fundamentos metodológicos da teoria piagetiana: uma psicologia em função de uma epistemologia Rafael dos Reis Ferreira Universidade Estadual Paulista (UNESP)/Programa de Pós-Graduação em Filosofia FAPESP

Leia mais

A fala freada Bernard Seynhaeve

A fala freada Bernard Seynhaeve Opção Lacaniana online nova série Ano 1 Número 2 Julho 2010 ISSN 2177-2673 Bernard Seynhaeve Uma análise é uma experiência de solidão subjetiva. Ela pode ser levada suficientemente longe para que o analisante

Leia mais

Dia 4. Criado para ser eterno

Dia 4. Criado para ser eterno Dia 4 Criado para ser eterno Deus tem [...] plantado a eternidade no coração humano. Eclesiastes 3.11; NLT Deus certamente não teria criado um ser como o homem para existir somente por um dia! Não, não...

Leia mais

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou nesta terça-feira os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos,

Leia mais

Márcio Peter de Souza Leite 4 de abril de 1997 PUC

Márcio Peter de Souza Leite 4 de abril de 1997 PUC O Pai em Freud 1997 O Pai em Freud Márcio Peter de Souza Leite 4 de abril de 1997 PUC Conteudo: Pais freudianos... 3 O pai de Dora... 3 O pai de Schreber.... 4 O pai castrador, que é o terceiro em Freud,

Leia mais

Os Quatro Tipos de Solos - Coração

Os Quatro Tipos de Solos - Coração Os Quatro Tipos de Solos - Coração Craig Hill Marcos 4:2-8 Jesus usava parábolas para ensinar muitas coisas. Ele dizia: 3 Escutem! Certo homem saiu para semear. 4 E, quando estava espalhando as sementes,

Leia mais

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti Jogos Redes Sociais e Econômicas Prof. André Vignatti Teoria dos Jogos Neste curso, queremos olhar para redes a partir de duas perspectivas: 1) uma estrutura subjacente dos links de conexão 2) o comportamentos

Leia mais

Relaxamento: Valor: Técnica: Fundo:

Relaxamento: Valor: Técnica: Fundo: Honestidade Honestidade Esta é a qualidade de honesto. Ser digno de confiança, justo, decente, consciencioso, sério. Ser honesto significa ser honrado, ter um comportamento moralmente irrepreensível. Quando

Leia mais

Blog http://conquistadores.com.br. + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis)

Blog http://conquistadores.com.br. + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis) Blog http://conquistadores.com.br CONQUISTADORES + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis) Blog http://conquistadores.com.br CONQUISTADORES + dinheiro + mulheres + sucesso social (Este

Leia mais

OBJEÇÕES INSTRUMENTO DE SUCESSO O LADO POSITIVIO DAS OBJEÇÕES PARA APRIMORAR O PROFISSIONAL DE VENDAS. Vista a camisa do 0800 E SEJA UM VENCEDOR!!!

OBJEÇÕES INSTRUMENTO DE SUCESSO O LADO POSITIVIO DAS OBJEÇÕES PARA APRIMORAR O PROFISSIONAL DE VENDAS. Vista a camisa do 0800 E SEJA UM VENCEDOR!!! OBJEÇÕES INSTRUMENTO DE SUCESSO O LADO POSITIVIO DAS OBJEÇÕES PARA APRIMORAR O PROFISSIONAL DE VENDAS. OBJEÇÕES VILÃS OU OPORTUNIDADES? A VISÃO ORIENTAL SOBRE Um para CRISE PERIGO (JI) A VISÃO ORIENTAL

Leia mais

Hoje estou elétrico!

Hoje estou elétrico! A U A UL LA Hoje estou elétrico! Ernesto, observado por Roberto, tinha acabado de construir um vetor com um pedaço de papel, um fio de meia, um canudo e um pedacinho de folha de alumínio. Enquanto testava

Leia mais

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO Vimos na videoaula anterior que nas diversas

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

QUESTÕES FILOSÓFICAS CONTEMPORÂNEAS: HEIDEGGER E O HUMANISMO

QUESTÕES FILOSÓFICAS CONTEMPORÂNEAS: HEIDEGGER E O HUMANISMO QUESTÕES FILOSÓFICAS CONTEMPORÂNEAS: HEIDEGGER E O HUMANISMO Bernardo Goytacazes de Araújo Professor Docente de Filosofia da Universidade Castelo Branco Especialista em Filosofia Moderna e Contemporânea

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL INTRODUÇÃO O conceito de ação social está presente em diversas fontes, porém, no que se refere aos materiais desta disciplina o mesmo será esclarecido com base nas idéias

Leia mais

A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS

A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS Victória Junqueira Franco do Amaral -FFCLRP-USP Soraya Maria Romano Pacífico - FFCLRP-USP Para nosso trabalho foram coletadas 8 redações produzidas

Leia mais

ENTREVISTA. Clara Araújo

ENTREVISTA. Clara Araújo ENTREVISTA Clara Araújo RE - Inicio de suas atividades acadêmicas? CA - Iniciei minhas atividades acadêmicas como professora de uma Faculdade que não mais existe, aqui no Rio, em 1985. Depois comecei a

Leia mais

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 1 Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 Domingo, 7 de setembro de 2014 19 Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: "Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando?

Leia mais

SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO

SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO Danielle de Sousa Macena- UFCG danyellehta-@hotmail.com Januzzi Gonçalves Bezerra UFCG januzzigoncalves@gmail.com Janaina Gonçalves Bezerra - UFCG jgoncalves003@gmail.com Resumo

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS ALCIDES DE SOUZA JUNIOR, JÉSSICA AMARAL DOS SANTOS, LUIS EDUARDO SILVA OLIVEIRA, PRISCILA SPERIGONE DA SILVA, TAÍS SANTOS DOS ANJOS ACADÊMICOS DO PRIMEIRO ANO DE

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

A ENERGIA DO BRINCAR: UMA ABORDAGEM BIOENERGÉTICA

A ENERGIA DO BRINCAR: UMA ABORDAGEM BIOENERGÉTICA 1 A ENERGIA DO BRINCAR: UMA ABORDAGEM BIOENERGÉTICA Dayane Pricila Rausisse Ruon Sandra Mara Volpi* RESUMO O brincar é um tema bastante discutido e de muita importância no desenvolvimento infantil. Esse

Leia mais

Considerações acerca da transferência em Lacan

Considerações acerca da transferência em Lacan Considerações acerca da transferência em Lacan Introdução Este trabalho é o resultado um projeto de iniciação científica iniciado em agosto de 2013, no Serviço de Psicologia Aplicada do Instituto de Psicologia

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

DO DESENVOLVIMENTO DA TEORIA PULSIONAL FREUDIANA PARA UMA REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE AMOR E ÓDIO. Ligia Maria Durski

DO DESENVOLVIMENTO DA TEORIA PULSIONAL FREUDIANA PARA UMA REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE AMOR E ÓDIO. Ligia Maria Durski DO DESENVOLVIMENTO DA TEORIA PULSIONAL FREUDIANA PARA UMA REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE AMOR E ÓDIO. Ligia Maria Durski Iniciemos este texto fazendo uma breve retomada de alguns momentos importantes da

Leia mais

GT Psicologia da Educação Trabalho encomendado. A pesquisa e o tema da subjetividade em educação

GT Psicologia da Educação Trabalho encomendado. A pesquisa e o tema da subjetividade em educação GT Psicologia da Educação Trabalho encomendado A pesquisa e o tema da subjetividade em educação Fernando Luis González Rey 1 A subjetividade representa um macroconceito orientado à compreensão da psique

Leia mais

A tópica lacaniana - simbólico, imaginário, real - e sua relação. com a função paterna

A tópica lacaniana - simbólico, imaginário, real - e sua relação. com a função paterna www.franklingoldgrub.com Édipo 3 x 4 - franklin goldgrub 7º Capítulo - (texto parcial) A tópica lacaniana - simbólico, imaginário, real - e sua relação com a função paterna (Salvo menção expressa em contrário,

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

ENTENDENDO A. A adolescência é a fase da vida onde acontecem as maiores modificações no corpo, nos sentimentos e na forma de perceber as coisas.

ENTENDENDO A. A adolescência é a fase da vida onde acontecem as maiores modificações no corpo, nos sentimentos e na forma de perceber as coisas. ENTENDENDO A ADOLESCÊNCIA A adolescência é a fase da vida onde acontecem as maiores modificações no corpo, nos sentimentos e na forma de perceber as coisas. Ao mesmo tempo, aumentam as responsabilidades

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

1 O que é terapia sexual

1 O que é terapia sexual 1 O que é terapia sexual Problemas, das mais diversas causas, estão sempre nos desafiando, dificultando o nosso diaa-dia. A vida é assim, um permanente enfrentamento de problemas. Mas existem alguns que

Leia mais

O AUTISMO NA PSICANÁLISE E A QUESTÃO DA ESTRUTURA Germano Quintanilha Costa 1

O AUTISMO NA PSICANÁLISE E A QUESTÃO DA ESTRUTURA Germano Quintanilha Costa 1 O AUTISMO NA PSICANÁLISE E A QUESTÃO DA ESTRUTURA Germano Quintanilha Costa 1 I Introdução O objetivo deste trabalho é pensar a questão do autismo pelo viés da noção de estrutura, tal como compreendida

Leia mais

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2 Homeopatia A Homeopatia é um sistema terapêutico baseado no princípio dos semelhantes (princípio parecido com o das vacinas) que cuida e trata de vários tipos de organismos (homem, animais e plantas) usando

Leia mais

Eventos independentes

Eventos independentes Eventos independentes Adaptado do artigo de Flávio Wagner Rodrigues Neste artigo são discutidos alguns aspectos ligados à noção de independência de dois eventos na Teoria das Probabilidades. Os objetivos

Leia mais

Clínica Psicanalítica e Ambulatório de Saúde Mental

Clínica Psicanalítica e Ambulatório de Saúde Mental Clínica Psicanalítica e Ambulatório de Saúde Mental Trabalho apresentado na IV Jornada de Saúde Mental e Psicanálise na PUCPR em 21/11/2009. A prática da psicanálise em ambulatório de saúde mental pode

Leia mais

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio 1. Substitua as palavras destacadas e copie as frases, tornando os fragmentos abaixo mais elegantes, além de mais próximos à língua padrão e à proposta

Leia mais

DUNKER, C.I.L. Desautorização da Mãe pelo Pai. Revista Pais e Filhos, 2008. A Desautorização da Mãe pelo Pai

DUNKER, C.I.L. Desautorização da Mãe pelo Pai. Revista Pais e Filhos, 2008. A Desautorização da Mãe pelo Pai A Desautorização da Mãe pelo Pai - Quais as consequências de haver um conflito entre pai e mãe em relação à autoridade perante os filhos ou quando divergirem em relação à determinado tema na frente das

Leia mais

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM A Tua Frase Poderosa Coaches Com Clientes: Carisma Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM Introdução Neste pequeno texto pretendo partilhar contigo onde os coaches falham ao apresentarem-se

Leia mais

A CORAGEM DE TOMAR A PALAVRA: REPRESSÃO, EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE

A CORAGEM DE TOMAR A PALAVRA: REPRESSÃO, EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE A CORAGEM DE TOMAR A PALAVRA: REPRESSÃO, EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE Autores: Gleici Kelly de LIMA, Mário Ferreira RESENDE. Identificação autores: Bolsista IN-IFC; Orientador IFC-Videira. Introdução Qual seria

Leia mais

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação Marcela Alves de Araújo França CASTANHEIRA Adriano CORREIA Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia

Leia mais

A Criança e os Mimos. "Se competir é o único caminho que nos conduz à felicidade, então, viver em paz será impossível..."

A Criança e os Mimos. Se competir é o único caminho que nos conduz à felicidade, então, viver em paz será impossível... A Criança e os Mimos "Se competir é o único caminho que nos conduz à felicidade, então, viver em paz será impossível..." Autora: Anne M. Lucille[1] "Respeito é quando ensinamos, não quando corrigimos..."

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

A ética na pesquisa com seres humanos sob um ponto de vista psicanalítico

A ética na pesquisa com seres humanos sob um ponto de vista psicanalítico 1 A ética na pesquisa com seres humanos sob um ponto de vista psicanalítico Samyra Assad Foi a oportunidade de falar sobre o tema da ética na pesquisa em seres humanos, que me fez extrair algumas reflexões

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

A MEMÓRIA DISCURSIVA DE IMIGRANTE NO ESPAÇO ESCOLAR DE FRONTEIRA

A MEMÓRIA DISCURSIVA DE IMIGRANTE NO ESPAÇO ESCOLAR DE FRONTEIRA A MEMÓRIA DISCURSIVA DE IMIGRANTE NO ESPAÇO ESCOLAR DE FRONTEIRA Lourdes Serafim da Silva 1 Joelma Aparecida Bressanin 2 Pautados nos estudos da História das Ideias Linguísticas articulada com Análise

Leia mais

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Celso João Ferretti: o processo de desintegração da educação atingiu em menor escala as escolas técnicas.

Leia mais

Resenha: SEMPRINI, Andrea. A Marca Pós-Moderna: Poder e Fragilidade da Marca na Sociedade Contemporânea. São Paulo : Estação das Letras, 2006.

Resenha: SEMPRINI, Andrea. A Marca Pós-Moderna: Poder e Fragilidade da Marca na Sociedade Contemporânea. São Paulo : Estação das Letras, 2006. Resenha: SEMPRINI, Andrea. A Marca Pós-Moderna: Poder e Fragilidade da Marca na Sociedade Contemporânea. São Paulo : Estação das Letras, 2006. Nicole Plascak 1 Resumo: A marca pós-moderna é resultado de

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Módulo 2 Custos de Oportunidade e Curva de Possibilidades de Produção

Módulo 2 Custos de Oportunidade e Curva de Possibilidades de Produção Módulo 2 Custos de Oportunidade e Curva de Possibilidades de Produção 2.1. Custo de Oportunidade Conforme vínhamos analisando, os recursos produtivos são escassos e as necessidades humanas ilimitadas,

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA. Antonio Joaquim Severino 1. Um projeto de bem elaborado desempenha várias funções:

PROJETO DE PESQUISA. Antonio Joaquim Severino 1. Um projeto de bem elaborado desempenha várias funções: PROJETO DE PESQUISA Antonio Joaquim Severino 1 Um projeto de bem elaborado desempenha várias funções: 1. Define e planeja para o próprio orientando o caminho a ser seguido no desenvolvimento do trabalho

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG).

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG). ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA PRESENTES EM UMA INSTITUIÇÃO FILÁNTROPICA E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE GOIÂNIA/GO CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de

Leia mais