O vidro e a luz O vidro e a luz

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O vidro e a luz. 3.1.3 O vidro e a luz"

Transcrição

1 3.1.3 O vidro e a luz O vidro e a luz O sol é a grande fonte de luz de qualquer forma de vida. Deveria ser utilizado como tal na concepção de qualquer casa. F.-L. Wright* [ ] É ridículo imaginar que uma lâmpada possa fazer o que o sol e as estações realizam. Por isso, é a luz natural que dá verdadeiramente sentido a um espaço arquitectural. Louis I. Kahn** * O arquitecto Frank Lloyd Wright ( ) foi tão inovador na concepção de grandes edifícios (museu Guggenheim em New-York) como na realização de casas particulares. Mestre da corrente orgânica da arquitectura moderna, exerceu uma enorme influência nos seus pares. ** A obra arquitectónica de Louis I. Kahn ( ) caracteriza-se pela audácia e o rigor das formas, a qualidade das relações espaciais combinadas com referências históricas. O Capitólio em Dacca e a Biblioteca de Exeter são duas das suas maiores obras. A luz do dia está, sem dúvida, na origem da vida e ninguém poderia passar sem ela. É A Referência! O nosso bem-estar, o nosso desenvolvimento e mesmo a nossa saúde dependem da luz. Todos os grandes edifícios representativos de todas as épocas manifestam esta compreensão pois verifica-se que a luz estava no centro das preocupações de quem os concebeu. A luz natural é também movimento, a diversidade dos ambientes e do tempo que passa, os ciclos climatéricos, as horas de sol e os dias cobertos O vidro é, em quaisquer circunstâncias, um «filtro» maravilhoso que permite domesticar e gerir esta luz para a utilizarmos a nosso bel-prazer. A janela, por seu turno, é um local privilegiado de trocas com o mundo exterior e a nossa «bolha» privativa. Desenhada, dimensionada e posicionada duma forma correcta, influencia a qualidade dum edifício, tanto do ponto de vista da arquitectura como dos ambientes interiores. Relembramos aqui alguns princípios de construção que nos permitem aproveitar melhor os benefícios da luz. Construir com luz natural A claridade dos espaços, as transparências, os jogos de cores, e até a intimidade criada pelas sombras, devem acompanhar e favorecer a diversidade de actividades que caracterizam o nosso quotidiano. Os aspectos a reter são: - abrir largamente as cozinhas, espaços de refeição e salas de estar. São as divisões com mais vida dentro de uma casa onde passamos 80 % do nosso tempo ao longo de um dia; - prever um espaço bem iluminado dentro de cada quarto para permitir o desenvolvimento das crianças. Desde os primeiros jogos de bebé, até à aprendizagem da leitura ou a realização de trabalhos de casa, a luz natural deve acompanhar o desenvolvimento psicomotor da criança. - garantir que os quartos podem ser correctamente ventilados;

2 - tentar, dentro da medida do possível, criar uma abertura nas divisões relacionadas com água (quartos de banho). A possibilidade de arejar por recurso a uma janela aberta permite eliminar condensações e favorece a higiene das divisões ditas húmidas ; - conceber a casa ou o edifício de forma a que todos os espaços com actividade se encontrem na proximidade de aberturas; - ter em conta o ambiente exterior (edifícios na vizinhança, vegetação, obstáculos naturais). Um obstáculo de 10 m de altura situado a 15 m da fachada pode reduzir em 40 % a quantidade de luz natural disponível até 5 m das aberturas; - privilegiar, sempre que possível, a iluminação bilateral. A existência de aberturas sobre duas fachadas opostas equilibra os níveis de iluminação e atenua as sombras entre elas. Isto permite aumentar a profundidade dos locais; - não esquecer que as varandas ou telheiros avançados reduzem a penetração da luz natural. Pode ser desejável compensar este efeito através de janelas de maior dimensão ou a criação de aberturas suplementares; - iluminar as áreas do último andar imediatamente abaixo do telhado, criando pontos de luz. Para uma área equivalente, as aberturas em zénite fornecem 2 a 3 vezes mais luz natural que as aberturas em fachada. A criação de aberturas no telhado permite assim dinamizar os espaços e, por exemplo, valorizar as águas-furtadas; - iluminar o subsolo a partir da periferia do edifício. A criação de aberturas, ainda que de pequena dimensão, permite a movimentação e orientação nos espaços inferiores com toda a segurança. Para além disso. Facilita soluções de ventilação muito interessantes. Tirar vantagem de cada orientação Fachadas a norte Os locais orientados a norte praticamente não beneficiam de exposição solar, A qualidade da luz solar, neste caso, é muito constante. É por isso que os artistas muitas vezes procuram ateliers com este tipo de orientação. É uma exposição adequada para salas de leitura, ateliers ou salas equipadas com computadores. Os vidros com isolamento térmico reforçado permitem aumentar a largura das aberturas, controlando as perdas térmicas do Inverno (gama SGG CLIMAPLUS). Fachadas a sul Os vidros orientados a sul beneficiam duma exposição solar máxima no Inverno (inclinação solar mais baixa). Esta orientação deve ser procurada quando se necessite de contributos térmicos durante a estação fria. No verão (inclinação solar mais vertical), as aberturas orientadas a sul podem ser facilmente protegidas através dum toldo (varanda, alpendre ). Fachadas orientadas a este e oeste Os vidros orientados a este ou a oeste recebem um máximo de energia no verão, de manhã na orientação este e à tarde a oeste. Quando sol está mais baixo no horizonte, convém que estas janelas estejam equipadas com vidros de controlo solar adaptados de forma a reduzir os riscos de sobreaquecimento e de ofuscamento.

3 Aberturas orientadas a oeste são particularmente exigentes, visto que são ensolaradas a temperatura exterior é com frequência elevada ao meio-dia; a abertura de janelas não permite refrescar o local. Para aberturas orientadas a sul, este ou oeste pode-se utilizar com vantagem vidros do tipo SGG CLIMAPLUS 4S. Concepção das aberturas Dimensionamento correcto. Se tomarmos em conta todos os componentes do balanço energético duma janela (energia necessária ao aquecimento, iluminação e arrefecimento do local), podemos afirmar que a superfície em vidro deve representar, no mínimo, 35 à 50 % de toda a superfície da fachada. Para mais, utilizando o vidro auto-limpeza SGG BIOCLEAN é possível, hoje em dia, conciliar a existência de grandes superfícies em vidro e a facilidade da sua manutenção. Posicionar os vidros, o mais alto possível É a parte mais alta das janelas que permite iluminar o fundo das assoalhadas. O limite superior da área envidraçada deve ficar situado a uma altura no mínimo igual a metade da profundidade da divisão. Caso contrário, a parte mais recuada do espaço deverá recorrer a iluminação artificial. Utilizar judiciosamente os vidros em paramentos. A utilização de vidro nos paramentos permite aumentar o campo de visão para baixo e favorece a continuidade entre os espaços interior e exterior, mas não contribui de maneira significativa para a iluminação dos locais. Reduzir a espessura da caixilharia (caixilhos das janelas, suportes intermédios). A superfície do vidro deve ser maximizada de forma a aumentar a quantidade de luz disponível no interior.

4 Escolher bem a posição da janela dentro da espessura da parede. A janela fica mais protegida da intempérie quando é colocada mais para trás (em direcção ao interior). Para além disso, os jogos de sombras criados sobre a fachada são mais marcados e contribuem para a sua animação visual. Escolher o vidro adequado Utilizar vidro duplo com isolamento térmico reforçado (gama SGG CLIMAPLUS). Os produtos existentes combinam uma boa transmissão luminosa com performances térmicas elevadas. As perdas térmicas são significativamente reduzidas no Inverno, e o conforto térmico largamente aumentado. Para além disso, a temperatura superficial do vidro é mais elevada o que reduz a sensação de frio e elimina os riscos de condensação. Tirar proveito da transparência do vidro. Quanto maior for a transmissão luminosa do vidro, mais importante será a quantidade de luz disponível no interior dos locais. Valorizar o brilho do vidro. Devido à sua superfície extremamente lisa, o vidro é um material «brilhante». Adicionalmente, os vidros com capas de origem com componentes metálicas ainda acentuam o efeito de espelho (SGG COOL-LITE, SGG ANTELIO, SGG REFLECTASOL). Esta propriedade permite-nos jogar com os reflexos do vidro. Jogar com a opalescência dos vidros não polidos. Os vidros impressos, não polidos ou foscados são translúcidos, permitindo a penetração da luz mas eliminando a visibilidade directa. Isto é importante quando se pretende preservar a intimidade de alguns locais (SGG DECORGLASS, SGG MASTERGLASS, SGG SATINOVO, SGG OPALIT). Protecção solar Equipar todas as fachadas (com excepção da norte) com um sistema de protecção solar (estore, portada, lâminas ). Uma boa protecção, combinada com ventilação natural adequada, permite em muitos casos evitar a climatização. Os vidros de controlo solar permitem combater eficazmente o sobreaquecimento (SGG COOL-LITE, SGG ANTELIO, SGG REFLECTASOL). A protecção solar deve ser colocada, preferencialmente, do lado exterior (especialmente nas fachadas a sul e poente). Se o estore estiver colocado no interior, pode produzir um efeito de estufa com um sobreaquecimento significativo e indesejado.

5 Para ser eficaz durante o verão, a protecção solar deve bloquear 80 à 85 % da energia transportada pelos raios solares (factor solar g compreendido entre 0,15 e 0,20). Note-se que em exposição plena, uma janela de 1 x 1,50 m pode-se comportar como um radiador de 1 kilowatt. Isto é muito interessante no inverno (ganhos térmicos), mas pode causar problemas de grande aquecimento no verão. Utilizar protecções solares amovíveis que se possam retirar da janela quando não se verifique presença de sol (tempo coberto). Utilizar estores de lamelas integrados no vidro duplo (SGG CLIMAPLUS SCREEN). Reservar as protecções fixas (toldos) para as divisões muito iluminadas viradas a sul. Valorizar a luz natural Utilizar cores claras para os revestimentos interiores. Tectos e paredes brancas, chão claro (quanto mais claras forem as divisórias, maior será a sensação de espaço). Os tectos escuros produzem um «efeito de gruta» que se traduz numa sensação de desconforto (impressão de esmagamento). Utilizar cores claras na face interior da caixilharia. Isto permite reduzir o contraste entre a caixilharia e o céu a aumenta a sensação de claridade interior. Escolher cores claras para as lâminas dos estores. As lâminas escuras criam um efeito de «prisão» (visão a contraluz com o céu em fundo). Limitar os obstáculos em frente das janelas. Os reposteiros e cortinas interiores, quando recolhidos, devem desimpedir totalmente a abertura (até 30% de perda de luz quando a posição das cortinas em recolhimento não é a correcta) A propósito do conforto visual Na maioria dos casos, o ser humano passa uma grande parte do seu dia num local de trabalho, ocupado por exemplo a aprender (escolas), ou a executar diferentes tarefas pelas quais é remunerado (locais de trabalho). A qualidade do ambiente em matéria de luz tem consequências consideráveis sobre a sua segurança, saúde, estado de espírito, e também sobre a sua eficácia! Os aspectos mais importantes a tomar em conta no tocante à luz natural são: - aproximar os postos de trabalho das aberturas (evitar os locais com grandes profundidades); - tentar disponibilizar visão directa para o exterior; - banir as tarefas em que haja uma incidência de sol directo sobre a superfície de trabalho (problemas de ofuscamento); - controlar cuidadosamente os contrastes dentro do campo de visão. O ofuscamento (directo ou por reflexão) e os contrastes muito marcados devem ser evitados; - criar aberturas numa segunda frente para aproveitar a luminosidade proveniente de passagens ou átrios; - utilizar a espessura do tecto falso para aumentar as aberturas para cima (50 cm de vidro disputados à superfície do tecto falso permitem duplicar a claridade a 5m de distância da janela).

6 Escolas Numerosos estudos têm sido dedicados à correlação entre o insucesso escolar e as condições de má visibilidade das crianças. As condições de iluminação são por isso um factor determinante da qualidade dos espaços escolares: - Como a maioria dos alunos são dextros, as aberturas devem estar colocadas sobre a parede esquerda das salas de aula. Isto permite evitar que a mão que escreve produza uma sombra; - O quadro não deve estar muito próximo das aberturas a fim de limitar os reflexos. As carteiras situadas na primeira fila e no lado direito da sala de aula estão mais susceptíveis a este fenómeno; - a possibilidade de ocultar totalmente as aberturas não deve ser descurada (projecção de diapositivos). Escritórios Nos locais em ângulo que tenham aberturas nas duas paredes contíguas, deve-se colocar mobiliário, plantas ou divisórias móveis, a meia altura, para controlar a intensidade luminosa nos diferentes postos de trabalho (problema dos reflexos). Se os escritórios derem para um átrio, a área das aberturas deve ser aumentada para compensar o efeito de o átrio providenciar menos luz que o ambiente exterior. Posicionar o plano do monitor do computador perpendicular ao do vidro. Preferencialmente, colocar o computador sobre um suporte independente e móvel para se poder modificar facilmente a orientação do posto de trabalho.

7 Locais industriais As tarefas a cumprir na indústria são múltiplas e variadas. Entre estas, as operações de controlo da qualidade e de controlo visual apoiam-se na visão humana para discernir ínfimas variações de cor ou textura. A qualidade da luz natural, em particular a sua capacidade de veicular com fidelidade as cores, é muito importante. Privilegiar as aberturas nas coberturas Banir as penetrações solares directas. O ofuscamento directo e os reflexos emitidos pelas superfícies metálicas reduzem a performance e podem mesmo pôr em causa a segurança do pessoal, em particular os que operam maquinaria. Privilegiar a luz difusa e reduzir as sombras cruzadas. Locais de comércio A presença de luz natural nos locais de comércio é por um lado uma fonte de animação e de qualidade (rendimento das cores) mas também de economia de energia. Os focos de iluminação artificial utilizados para valorizar o aspecto dos produtos, libertam uma quantidade significativa de calor e é frequentemente necessário instalar condições de arrefecimento forçado nos locais. A criação de aberturas permite não só reduzir a utilização de lâmpadas mas também, ventilar os espaços. Deve-se garantir que os produtos sensíveis (alimentação, têxteis ) estejam protegidos do sol e utilizar preferencialmente vidros com uma boa protecção contra raios ultravioleta (laminados SGG STADIP e SGG STADIP PROTECT). É importante garantir que o reflexo sobre as superfícies em vidro (montras) não perturbe a observação dos objectos. A utilização de vidros anti-reflexo permite valorizar plenamente os objectos expostos (SGG VISION-LITE). Captar e reorientar a luz do dia Nos escritórios e administrações públicas, a utilização de luz eléctrica ultrapassa frequentemente 60% do tempo de utilização dos espaços. Isto é devido, naturalmente, ao ciclo das estações. Mas também a inúmeros sistemas de produção de sombra montados na frente de janelas e fachadas para reduzir a necessidade de climatização do edifício durante os períodos de maior incidência solar. A penetração da luz natural é assim reduzida e arrasta um aumento da despesa com iluminação. Para satisfazer estes objectivos aparentemente contraditórios e assegurar um melhor conforto visual, foram desenvolvidos vidros especiais. Têm por missão captar a luz do dia e reorientá-la para determinadas zonas do edifício. Hoje em dia, existem três tipos de vidro que podem assegurar esta função: as lamelas de vidro fixas ou orientáveis colocadas em fachadas (no exterior ou no interior do edifício) e os vidros duplos com lamelas orgânicas integradas e sem capa (SGG LUMITOP). Lamelas de vidro fixas As lamelas de vidro do tipo SGG ANTELIO colocadas horizontalmente nas fachadas, de preferência do lado exterior, reenviam a luz em direcção ao tecto. Este fica mais

8 iluminado e as zonas junto às janelas ganham uma penumbra o que se combina numa luminosidade mais regular e confortável na globalidade do espaço. Os vidros que asseguram esta nova função de reorientação da luz são monolíticos com uma capa de reflexão luminosa elevada (de 30 a 50 %) e com uma transmissão luminosa situada entre 20 e 65 %. Lamelas de vidro orientáveis O mesmo tipo de vidros pode ser usado para realizar lamelas basculantes, num formato grande, com 2 a 3 metros de comprimento e 50 cm de largura, que se colocam nas fachadas pelo lado de fora. Quer a luminosidade no interior do edifício como o nível de protecção solar, dependem do grau de absorção e de reflexão luminosa do vidro seleccionado. Vidros duplos com grelhas espelhadas Para captar e reorientar a luz, é possível integrar grelhas metálicas ou em material orgânico, revestidas duma capa altamente reflectora, dentro dos vidros duplos. Estas grelhas, fixas e protegidas pelo vidro, são formadas por alvéolos cuja geometria foi concebida para reter a luz solar directa e reflectir uma luz difusa direccionada para o interior do edifício. Este tipo de vidros é essencialmente utilizado em coberturas. Para se conseguir o efeito desejado, a orientação e inclinação dos vidros duplos é determinada em função da posição geográfica do edifício (latitude). Vidros duplos com estores integrados Os vidros duplos SGG CLIMALIT SCREEN e SGG CLIMAPLUS SCREEN estão equipados com estores venezianos com lamelas metálicas orientáveis e que se podem recolher. Permitem dosear e reorientar a luz, controlar a visão e assegurar a protecção solar.

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra Bolsa de Integração à Investigação Bolseiro: Tiago Pereira da Silva Monteiro Professor Coordenador: Prof. Doutor João António Esteves Ramos

Leia mais

PETA.PREMIUM ALU. Clarabóia para instalação em cobertura para Iluminação Zenital e Ventilação Natural PETAPROJ - ENGENHARIA DE SISTEMAS

PETA.PREMIUM ALU. Clarabóia para instalação em cobertura para Iluminação Zenital e Ventilação Natural PETAPROJ - ENGENHARIA DE SISTEMAS PETAPROJ - ENGENHARIA DE SISTEMAS ILUMINAÇÃO, VENTILAÇÃO E DESENFUMAGEM NATURAL Novidade!! Produto fabricado em Portugal! PETA.PREMIUM ALU Clarabóia para instalação em cobertura para Iluminação Zenital

Leia mais

Com sede em Lisboa dedica-se maioritariamente, ao Comercio e Indústria de alumínios assim como remodelações de interiores.

Com sede em Lisboa dedica-se maioritariamente, ao Comercio e Indústria de alumínios assim como remodelações de interiores. A Perfilar é hoje uma empresa de referência no sector da fabricação e instalação de sistemas de alumínio, que desde 1990 vem fazendo da satisfação contínua do cliente o seu estandarte, numa caminhada incessante

Leia mais

COMPORTAMENTO TÉRMICO DA CONSTRUÇÃO

COMPORTAMENTO TÉRMICO DA CONSTRUÇÃO COMPORTAMENTO TÉRMICO DA CONSTRUÇÃO Capítulo 2 do livro Manual de Conforto Térmico NESTA AULA: Trocas de calor através de paredes opacas Trocas de calor através de paredes translúcidas Elementos de proteção

Leia mais

Dicas para poupar energia Empresas

Dicas para poupar energia Empresas Dicas para poupar energia Empresas Eficiência energética: Poupar energia, utilizá-la de forma eficiente e inteligente, para conseguir mais, com menos. Importância da eficiência energética: Redução da factura

Leia mais

Vamos Poupar Energia!!! www.facebook.com/experimenta.energia

Vamos Poupar Energia!!! www.facebook.com/experimenta.energia Vamos Poupar Energia!!! www.facebook.com/experimenta.energia Que podemos nós fazer? Eficiência Energética Utilização Racional da Energia, assegurando os níveis de conforto e de qualidade de vida. Como?

Leia mais

CAMARGUE PÉRGOLA PARA TERRAÇOS COM LÂMINAS ORIENTÁVEIS E COM LATERAIS COSTUMIZÁVEIS APLICAÇÕES

CAMARGUE PÉRGOLA PARA TERRAÇOS COM LÂMINAS ORIENTÁVEIS E COM LATERAIS COSTUMIZÁVEIS APLICAÇÕES PÉRGOLA PARA TERRAÇOS COM LÂMINAS ORIENTÁVEIS E COM LATERAIS COSTUMIZÁVEIS. Proteção solar com sistema de drenagem incluído e invisível;. Proteção solar e ventilação com lâminas de alumínio orientáveis;.

Leia mais

Aquecimento e arrefecimento. Ventilação. Humidificação e desumidificação

Aquecimento e arrefecimento. Ventilação. Humidificação e desumidificação A generalidade das empresas necessitam de controlar o seu ambiente interior, tanto em termos de condições térmicas como de qualidade do ar, por diferentes motivos como bem estar e segurança das pessoas,

Leia mais

Soluções para Coberturas Planas

Soluções para Coberturas Planas Soluções para Coberturas Planas Abra o seu tecto Sabia que a VELUX também tem soluções para coberturas planas? Agora já tem a possibilidade de abrir o seu tecto para o céu em qualquer situação. As soluções

Leia mais

ENERGIA. Energias passivas

ENERGIA. Energias passivas Energias passivas ENERGIA Estes sistemas, quando bem dimensionados, são de longe mais económicos do que qualquer outro sistema que recorra a energia elétrica ou combustíveis convencionais. Com o aumento

Leia mais

Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa.

Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa. Mais Questões Isildo M. C. Benta, Assistência Técnica Certificada de Sistemas Solares Quanto poupo se instalar um painel solar térmico? Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da

Leia mais

O Vidro de Controlo Solar e Design VITROCHAVES INDÚSTRIA DE VIDRO S.A. www.vitrochaves.com

O Vidro de Controlo Solar e Design VITROCHAVES INDÚSTRIA DE VIDRO S.A. www.vitrochaves.com O Vidro de Controlo Solar e Design www.vitrochaves.com Polivalente para o uso Eficiente da Energia ISOLAR SOLARLUX proporciona uma temperatura ambiente equilibrada Tanto no verão como no inverno. Isto

Leia mais

Desempenho Térmico de edificações Aula 5: Orientação e Diagrama Solar

Desempenho Térmico de edificações Aula 5: Orientação e Diagrama Solar Desempenho Térmico de edificações Aula 5: Orientação e Diagrama Solar PROFESSOR Roberto Lamberts ECV 5161 UFSC FLORIANÓPOLIS estrutura Introdução Movimentos da terra Diagramas solares Análises de proteções

Leia mais

Ar Condicionado. Tipos de aparelhos

Ar Condicionado. Tipos de aparelhos Ar Condicionado As pessoas passam, porventura, até cerca de 90 % das suas vidas nos espaços confinados, seja nas suas residências, no trabalho, nos transportes ou mesmo em espaços comerciais. A questão

Leia mais

Armazém Planear a construção

Armazém Planear a construção Planear a construção Surgem muitas vezes problemas associados às infra-estruturas dos armazéns, como por exemplo, a falta de espaço para as existências, para a movimentação nos corredores e áreas externas,

Leia mais

CDP. Desumidificação de ar para piscinas

CDP. Desumidificação de ar para piscinas CDP Desumidificação de ar para piscinas Desumidificação eficiente para ambientes agressivos Em piscinas, spas, zonas de chuveiros a ginásios onde a humidade relativa é elevada e as condensações podem reduzir

Leia mais

V - Correcção de perspectiva

V - Correcção de perspectiva V - Correcção de perspectiva E se o afastamento do ponto de tomada de vista e a utilização de uma altura média em relação ao elemento a fotografar reduzem a necessidade de movimentos de correcção da perspectiva,

Leia mais

Luz natural... onde nunca pensou que poderia chegar

Luz natural... onde nunca pensou que poderia chegar Luz natural...... onde nunca pensou que poderia chegar Descubra a Nova Geração do Túnel de Luz Ilumine espaços escuros interiores O Túnel de Luz VELUX transporta a luz natural para espaços interiores que

Leia mais

Energia Solar Térmica e Aplicações

Energia Solar Térmica e Aplicações Eco-Escolas Formação Escola da Energia, 2 de Abril de Energia Solar Térmica e Aplicações João Paulo Costa LNEG Laboratório Nacional de Energia e Geologia Estrada do Paço do Lumiar, 1649-038 Lisboa, PORTUGAL

Leia mais

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica Como racionalizar energia eléctrica Combater o desperdício de energia eléctrica não significa abrir mão do conforto. Pode-se aproveitar todos os benefícios que a energia oferece na medida certa, sem desperdiçar.

Leia mais

Solar Térmico: Uso de paineis solares para águas quentes sanitárias. Luis Roriz

Solar Térmico: Uso de paineis solares para águas quentes sanitárias. Luis Roriz Solar Térmico: Uso de paineis solares para águas quentes sanitárias Luis Roriz Aproveitamento do calor Sistemas de aquecimento de águas sanitárias e ambiente de edifícios: a radiação solar captada (absorvida

Leia mais

INSTRUÇÕES GERAIS PARA LUMINÁRIAS DE UTILIZAÇÃO DOMÉSTICA

INSTRUÇÕES GERAIS PARA LUMINÁRIAS DE UTILIZAÇÃO DOMÉSTICA INSTRUÇÕES GERAIS PARA LUMINÁRIAS DE UTILIZAÇÃO DOMÉSTICA INSTRUÇÕES GERAIS PARA LUMINÁRIAS DE UTILIZAÇÃO DOMÉSTICA INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA O fabricante aconselha um uso correcto dos aparelhos de iluminação!

Leia mais

A parede trombe não ventilada na Casa Solar Passiva de Vale Rosal Fausto Simões arquitecologia.org

A parede trombe não ventilada na Casa Solar Passiva de Vale Rosal Fausto Simões arquitecologia.org A parede trombe não ventilada na Casa Solar Passiva de Vale Rosal Fausto Simões arquitecologia.org Contextualização da parede trombe no projecto Vale Rosal A Casa Solar Passiva de Vale Rosal (CSPVR) incorpora

Leia mais

ILUMINAÇÃO NA ARQUITETURA. Prof. Arq. Minéia Johann Scherer

ILUMINAÇÃO NA ARQUITETURA. Prof. Arq. Minéia Johann Scherer NA ARQUITETURA Prof. Arq. Minéia Johann Scherer Objetivo da iluminação em atividades laborativas e produtivas: Obtenção de boas condições de visão associadas à visibilidade, segurança e orientação dentro

Leia mais

S13. A casa ideal. Marco Silva S13

S13. A casa ideal. Marco Silva S13 S13 A casa ideal Marco Silva S13 A Casa Ideal Quando sonhamos com a casa ideal, pensamos num lugar bonito, agradável, luminoso, quente no Inverno e fresco no Verão, com o ar puro, de fácil manutenção,

Leia mais

VIDRO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. Escola Superior de Tecnologia do IPCB Artur Reynolds Brandão Castelo Branco, 29 de Maio de 2015

VIDRO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. Escola Superior de Tecnologia do IPCB Artur Reynolds Brandão Castelo Branco, 29 de Maio de 2015 VIDRO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Escola Superior de Tecnologia do IPCB Artur Reynolds Brandão Castelo Branco, 29 de Maio de 2015 1.Origem do vidro SAINT-GOBAIN Leader mundial do habitat sustentável..\..\..\..\..\..\comunicação\2014\video

Leia mais

SAINT-GOBAIN GLASS VIDRO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

SAINT-GOBAIN GLASS VIDRO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA SAINT-GOBAIN GLASS VIDRO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Artur Reynolds Brandão Lisboa, 15 de Maio de 2015 SGG CLIMALIT PLUS com SGG COOL-LITE SKN 044 Page 1 AGENDA Origem do vidro video 350 anos Saint-Gobain

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLOGIA QUALIDADE POUPANÇA GARANTIA SUSTENTABILIDADE ESTÉTICA FUNCIONALIDADE DESIGN CONFORTO I+D+I

INOVAÇÃO TECNOLOGIA QUALIDADE POUPANÇA GARANTIA SUSTENTABILIDADE ESTÉTICA FUNCIONALIDADE DESIGN CONFORTO I+D+I SISTEMA COR 60 FOLHA OCULTA A CORTIZO desenvolveu mais de 50 sistemas exclusivos de janelas, fachadas, painel compósito e sistemas de proteção solar de última geração. Esta aposta na inovação permite-nos

Leia mais

Índice Geral Índice Geral Pág.Pág.

Índice Geral Índice Geral Pág.Pág. VELFAC - Vidros Índice Geral Pág. Pág. Vidros VELFAC VELFAC ENERGY VELFAC SUN VELFAC VELFAC DÉCOR VELFAC SOUND VELFAC SAFETY VELFAC SECURE VELFAC Fachada VELFAC FIRE Termos Técnicos p/ Protecção Térmica

Leia mais

SISTEMAS DE SOMBREAMENTO EM ARQUITECTURA:

SISTEMAS DE SOMBREAMENTO EM ARQUITECTURA: SISTEMAS DE SOMBREAMENTO EM ARQUITECTURA: PROPOSTA DE UM NOVO MÉTODO DE CONCEPÇÃO E DIMENSIONAMENTO Milene Silva de Jesus Palhinha Dissertação para a obtenção do Grau de Mestre em Arquitectura Instituto

Leia mais

AQUECIMENTO, VENTILAÇÃO E AR CONDICIONADO ILUMINAÇÃO COZINHA/ LAVANDARIA DIVERSOS

AQUECIMENTO, VENTILAÇÃO E AR CONDICIONADO ILUMINAÇÃO COZINHA/ LAVANDARIA DIVERSOS P O U P A R AQUECIMENTO, VENTILAÇÃO E AR CONDICIONADO ILUMINAÇÃO COZINHA/ LAVANDARIA DIVERSOS AQUECIMENTO, VENTILAÇÃO E AR CONDICIONADO Caso tenha ar condicionado nos quartos ou áreas comuns do empreendimento,

Leia mais

As soluções de janelas de guilhotina ZENDOW são a escolha adequada para obras de renovação arquitectónica.

As soluções de janelas de guilhotina ZENDOW são a escolha adequada para obras de renovação arquitectónica. GUILHOTINAS As soluções de janelas de guilhotina ZENDOW são a escolha adequada para obras de renovação arquitectónica. Com um sistema de ferragens de elevado desempenho, a solução de janelas de guilhotina

Leia mais

Dimensionamento de Solar T. para aquecimento de Piscinas

Dimensionamento de Solar T. para aquecimento de Piscinas Dimensionamento de Solar T. para aquecimento de Piscinas Pedro Miranda Soares Dimensionamento de Sistemas Solares Térmicos para aquecimento de Piscinas No dimensionamento de colectores solares para aquecimento

Leia mais

Vidros. 4.000 A.C.- Os Fenícios descobriram o vidro nas fogueiras dos acampamentos.

Vidros. 4.000 A.C.- Os Fenícios descobriram o vidro nas fogueiras dos acampamentos. 1 Vidros 4.000 A.C.- Os Fenícios descobriram o vidro nas fogueiras dos acampamentos. Sec. III A.C.- O vidro é considerado jóia e cobiçado pelos poderosos. 100 a.c.- Os romanos desenvolveram a técnica do

Leia mais

Relógio de Sol. Foto do relógio solar em Alverca

Relógio de Sol. Foto do relógio solar em Alverca Relógio de Sol A ideia da construção de um relógio solar foi uma proposta que desde logo nos despertou muito interesse e curiosidade. Todos estávamos curiosos em saber se as horas solares coincidiriam

Leia mais

3 Modelo Evolucionário para Sustentabilidade Inteligente

3 Modelo Evolucionário para Sustentabilidade Inteligente 3 Modelo Evolucionário para Sustentabilidade Inteligente Este capítulo introduz um modelo evolucionário para a otimização dos parâmetros de uma construção de modo a minimizar o impacto da mesma sobre os

Leia mais

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

INFORMAÇÕES TÉCNICAS INFORMAÇÕES TÉCNICAS Luminotécnica - Conceitos Básicos Iluminância Símbolo E Unidade lux (lx) É o fluxo luminoso que incide sobre uma superfície situada a uma certa distância da fonte, ou seja, é a quantidade

Leia mais

Acumuladores de Calor

Acumuladores de Calor Acumuladores de Calor Em virtude da atividade de muitas pessoas se desenvolver, diariamente, no interior de edifícios, tal obriga a que as condições de conforto, principalmente as relacionadas com a qualidade

Leia mais

soluções do futuro para o seu presente

soluções do futuro para o seu presente soluções do futuro para o seu presente PORTFÓLIO conheça a solução com excelência para seu lar EMPRESA A JR ALUMINIUM é uma empresa especializada na criação, fabricação e instalação de Esquadrias de Alumínio

Leia mais

Construção, Decoração e Ambientes Volume II Ar Condicionado

Construção, Decoração e Ambientes Volume II Ar Condicionado Construção, Decoração e Ambientes um Guia de Copyright, todos os direitos reservados. Este Guia Tecnico não pode ser reproduzido ou distribuido sem a expressa autorizacao de. 2 Índice Conceito básico...3

Leia mais

O GUIA TERMOS DE REFERÊNCIA: EXEMPLO DE APLICAÇÃO

O GUIA TERMOS DE REFERÊNCIA: EXEMPLO DE APLICAÇÃO O GUIA TERMOS DE REFERÊNCIA: EXEMPLO DE APLICAÇÃO VASCO PEIXOTO DE FREITAS Faculdade Engenharia Universidade do Porto Laboratório de Física das Construções /FEUP - AdePorto SUMÁRIO 1. Introdução 2. Tipificação

Leia mais

A combinação perfeita dos sistemas de protecção solar com o design moderno de fachadas.

A combinação perfeita dos sistemas de protecção solar com o design moderno de fachadas. A combinação perfeita dos sistemas de protecção solar com o design moderno de fachadas. O sistema mais eficaz para protecção e controlo de luz solar. O substituto ideal para o estore tradicional. O estore

Leia mais

FORMAS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR ENTRE HOMEM E MEIO AMBIENTE

FORMAS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR ENTRE HOMEM E MEIO AMBIENTE AMBIENTE TÉRMICO O ambiente térmico pode ser definido como o conjunto das variáveis térmicas do posto de trabalho que influenciam o organismo do trabalhador, sendo assim um fator importante que intervém,

Leia mais

Referência do modelo 3. Especificações 4. Antes de usar 5, 6. Peças e acessórios 7

Referência do modelo 3. Especificações 4. Antes de usar 5, 6. Peças e acessórios 7 Página Referência do modelo 3 Especificações 4 Antes de usar 5, 6 Peças e acessórios 7 Instalação 8, 9 Modo de operação para modelos mecânicos Modo de operação para modelos electrónicos 10, 11 12, 13 Drenagem

Leia mais

Iluminação Natural. Construção de Diagramas Solares. Maio de 2007

Iluminação Natural. Construção de Diagramas Solares. Maio de 2007 Iluminação Natural Construção de Diagramas Solares Maio de 2007 arquitectura e artes do espectáculo lda. Rua Julião Quintinha, 1A tel: +351 217 157 502 email: etu@etu.pt 1500-381 Lisboa fax: +351 217 157

Leia mais

Qual o efeito da radiação solar na evaporação da água?

Qual o efeito da radiação solar na evaporação da água? 16 Qual o efeito da radiação solar na evaporação da água? E16-1 o que necessitas coador holofote com uma potência de 500 w filtros de café frasco com água salgada (do mar ou de qualquer compartimento da

Leia mais

ERGONOMIA. Introdução

ERGONOMIA. Introdução ERGONOMIA AULA 10: Iluminação no ambiente de trabalho Introdução Objetivo: uma boa iluminação do ambiente de trabalho contribui para aumentar a satisfação, melhorar a produtividade e reduzir a fadiga e

Leia mais

Optimização Energética na Reabilitação Onde Investir?

Optimização Energética na Reabilitação Onde Investir? Optimização Energética na Reabilitação Onde Investir? A nova legislação estabelece as seguintes exigências relativamente à envolvente do edifício: Limite máximo dos coeficientes de transmissão térmica

Leia mais

Aproveitamento Solar Passivo - Aproveitamento da energia para aquecimento de edifícios ou prédios, através de concepções e estratégias construtivas.

Aproveitamento Solar Passivo - Aproveitamento da energia para aquecimento de edifícios ou prédios, através de concepções e estratégias construtivas. GLOSSÁRIO Aproveitamento Solar Passivo - Aproveitamento da energia para aquecimento de edifícios ou prédios, através de concepções e estratégias construtivas. Ar Condicionado - Expressão utilizada largamente

Leia mais

MCMV-E CASA SUSTENTÁVEL PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ARQUITETÔNICO URBANÍSTICA EM GRANDE ESCALA

MCMV-E CASA SUSTENTÁVEL PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ARQUITETÔNICO URBANÍSTICA EM GRANDE ESCALA MCMV-E CASA SUSTENTÁVEL PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ARQUITETÔNICO URBANÍSTICA EM GRANDE ESCALA Arq. Mario Fundaro Seminário internacional arquitetura sustentável São Paulo 2014 A CASA SUSTENTÁVEL Conceitos

Leia mais

AR CONDICIONADO. Componentes

AR CONDICIONADO. Componentes AR CONDICIONADO AR CONDICIONADO Basicamente, a exemplo do que ocorre com um refrigerador (geladeira), a finalidade do ar condicionado é extrair o calor de uma fonte quente, transferindo-o para uma fonte

Leia mais

FICHA TÉCNICA Energia Solar Painéis Fotovoltaicos

FICHA TÉCNICA Energia Solar Painéis Fotovoltaicos FICHA TÉCNICA Energia Solar Painéis Fotovoltaicos Nº Pág.s: 6 nº 04 20. Novembro. 2006 Painéis Fotovoltaicos 01 Uma das tecnologias renováveis mais promissoras e recentes de geração de energia eléctrica

Leia mais

ESCOLHA ADEQUADA DO VIDRO

ESCOLHA ADEQUADA DO VIDRO ESCOLHA ADEQUADA DO VIDRO UNIVERSIDADE DE ÉVORA Artur Reynolds Brandão Guimarães, 18 de Dezembro 2013 CERVIGLAS, S.L. SGG BIOCLEAN Page 1 Page 2 Page 3 Segundo a História, foram os fenícios que, acidentalmente,

Leia mais

SISTEMA TUBULAR DE CAPTAÇÃO E APROVEITAMENTO DE ENERGIA SOLAR (ILUMINAÇÃO NATURAL SOLAR)

SISTEMA TUBULAR DE CAPTAÇÃO E APROVEITAMENTO DE ENERGIA SOLAR (ILUMINAÇÃO NATURAL SOLAR) LUZ NATURAL, SEM CALOR, EM TODO O EDIFÍCIO SISTEMA TUBULAR DE CAPTAÇÃO E APROVEITAMENTO DE ENERGIA SOLAR (ILUMINAÇÃO NATURAL SOLAR) SOLARSPOT O sistema de captação e aproveitamento de energia solar iluminação

Leia mais

7 fornos solares ÍNDICE

7 fornos solares ÍNDICE ÍNDICE constituição e tipologias -2 materiais -3 orientação do forno -4 concentração da radiação e armazenamento de calor -5 avaliação de desempenho -6 experiência 1 - experiência 2-8 experiência 3-9 para

Leia mais

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL SOLUÇÕES EFICIENTES HOJE, A NOSSA RIQUEZA DE AMANHÃ www.construcaosustentavel.pt ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA Apoio: AS CIDADES SÃO O NOSSO DESAFIO 50% da população

Leia mais

Autor(es) ROSIMARY COUTO PAIXÃO. Orientador(es) ADRIANA PETITO DE ALMEIDA SILVA CASTRO. Apoio Financeiro FAPIC/UNIMEP. 1.

Autor(es) ROSIMARY COUTO PAIXÃO. Orientador(es) ADRIANA PETITO DE ALMEIDA SILVA CASTRO. Apoio Financeiro FAPIC/UNIMEP. 1. 19 Congresso de Iniciação Científica AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO TÉRMICO DE COBERTURAS DE POLICARBONATO E ACRÍLICO: ESTUDO DE CASO NO CAMPUS DA UNIMEP EM SANTA BÁRBARA DOESTE Autor(es) ROSIMARY COUTO PAIXÃO

Leia mais

SOLAR OVEN. Eco-Cook in Mouraria. Introdução à Engenharia Mecânica Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica

SOLAR OVEN. Eco-Cook in Mouraria. Introdução à Engenharia Mecânica Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica SOLAR OVEN Eco-Cook in Mouraria Introdução à Engenharia Mecânica Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aluno: Diogo Lucas nº 78044 Aluno: João Ornelas nº 79681 Lisboa, 25 de Novembro de 2013 Introdução

Leia mais

Ver ou não ver, eis a questão

Ver ou não ver, eis a questão Ver ou não ver, eis a questão Poluição Luminosa Projeto DSR Apagar as Luzes para Acender as Estrelas Resumo: Esta demonstração interativa mostra os feitos da iluminação na visão do céu noturno. A utilização

Leia mais

Zendow oscilo-paralelas. + liberdade para o seu espaço + isolamento térmico e acústico + segurança

Zendow oscilo-paralelas. + liberdade para o seu espaço + isolamento térmico e acústico + segurança OSCILO-PARALELAS + liberdade para o seu espaço + isolamento térmico e acústico + segurança Zendow oscilo-paralelas A tecnologia e a estética Zendow O sistema de janelas e portas oscilo-paralelas Zendow

Leia mais

Conceitos e Princípios da Arquitectura Sustentável.

Conceitos e Princípios da Arquitectura Sustentável. Conceitos e Princípios da Arquitectura Sustentável. 1.0 Impacto da Construção: 1.1 Ambiental 1.2 Social 1.3 Económico Procura do Equilíbrio nestes três factores Desenvolvimento de soluções sustentáveis

Leia mais

Definição e organização de projecto ' térmico'

Definição e organização de projecto ' térmico' Definição e organização de projecto ' térmico' Um projecto tem sempre varios objectivos como base de verificação com conclusões e soluções apresentadas em desenhos esquemas, quadros resumo e memorias descritivas.

Leia mais

METODOLOGIA DE DIAGNÓSTICO ENERGÉTICO. Oportunidades de redução de custos e maior eficiência energética

METODOLOGIA DE DIAGNÓSTICO ENERGÉTICO. Oportunidades de redução de custos e maior eficiência energética METODOLOGIA DE DIAGNÓSTICO ENERGÉTICO Oportunidades de redução de custos e maior eficiência energética A realização de diagnóstico energético envolve um conjunto bastante diversificado de atividades,

Leia mais

Dali Multi3 torna a poupança de energia simples

Dali Multi3 torna a poupança de energia simples Dali Multi3 torna a poupança de energia simples Cada vez mais deverá ser uma realidade, a importância dada à melhoria da eficiência energética dos edifícios e à redução do consumo de energia e correspondentes

Leia mais

Soluções REHAU PARA A REABILITAÇÃO. www.rehau.pt. Construção Automóvel Indústria

Soluções REHAU PARA A REABILITAÇÃO. www.rehau.pt. Construção Automóvel Indústria Soluções REHAU PARA A REABILITAÇÃO Uma APLICAÇÃO PARA CADA NECESSIDADE www.rehau.pt Construção Automóvel Indústria A REABILITAÇÃO, UMA SOLUÇÃO COM SISTEMAS PARA O AQUECIMENTO E O ARREFECIMENTO POR SUPERFÍCIES

Leia mais

Programa Janela Eficiente tem potencial de negócio de 500 milhões 08/03/11, 18:31

Programa Janela Eficiente tem potencial de negócio de 500 milhões 08/03/11, 18:31 1 de 9 Programa Janela Eficiente tem potencial de negócio de 500 milhões 08/03/11, 18:31 NOTÍCIAS A substituição de janelas antigas por janelas eficientes pode gerar na indústria, um potencial de negócio

Leia mais

POLICARBONATO CHAPAS COMPACTAS. Estilo com Tecnologia. Alveolar - Compacto - Telhas - Acessórios de Instalação

POLICARBONATO CHAPAS COMPACTAS. Estilo com Tecnologia. Alveolar - Compacto - Telhas - Acessórios de Instalação POLICARBONATO CHAPAS COMPACTAS Estilo com Tecnologia Alveolar - Compacto - Telhas - Acessórios de Instalação CHAPAS COMPACTAS Chapa em policarbonato compacto, com tratamento em um dos lados contra o ataque

Leia mais

casa. Será uma casa simples, situada em terreno plano, com sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço.

casa. Será uma casa simples, situada em terreno plano, com sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço. A UUL AL A A casa Nesta aula vamos examinar a planta de uma casa. Será uma casa simples, situada em terreno plano, com, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço. Introdução terreno 20 m rua 30

Leia mais

ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL

ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL O primeiro objetivo da iluminação é a obtenção de boas condições de visão associadas à visibilidade, segurança e orientação dentro de um determinado ambiente. Este objetivo está intimamente

Leia mais

Ventilação na Restauração

Ventilação na Restauração Ventilação na Restauração As deficiências na climatização e na exaustão de fumos dos Restaurantes são um problema frequente. Muitas vezes há deficiente extracção de fumos, com caudais de ar insuficientes,

Leia mais

The art of handling. Energia

The art of handling. Energia The art of handling Energia A arte em eficiência energética através do manuseio do ar Devido ao aumento constante dos preços da energia e da necessidade de proteger o meio ambiente, está se tornando cada

Leia mais

Forno Solar. Tipos de fornos solares: Caixa. Painel

Forno Solar. Tipos de fornos solares: Caixa. Painel Forno Solar O forno solar é um equipamento que, concentra os raios solares numa zona, permitindo aquecer os alimentos depositados num recipiente fechado, aí colocado. O primeiro forno solar foi criado

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 15/2011

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 15/2011 Instrução Técnica nº 15/2011 - Controle de fumaça Parte 3 Controle de fumaça natural em indústrias... 331 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo

Leia mais

MLE - Soluções de Climatização Lda

MLE - Soluções de Climatização Lda Inspiração, Inovação, Evolução GAMA APRESENTAÇÃO DA GAMA GAMA A gama da Kaysun, procurando sempre o bem-estar do utilizador, segue na vanguarda da inovação, apresentando uma gama completamente renovada

Leia mais

)tvlfd,, 0,(QJ4XtPLFD. ²ž6HPHVWUH ÐSWLFD

)tvlfd,, 0,(QJ4XtPLFD. ²ž6HPHVWUH ÐSWLFD )tvlfd,, 0,(QJ4XtPLFD Óptica Geométrica ²ž6HPHVWUH ÐSWLFD Exercício 1: Um feixe de luz cujo comprimento de onda é 650 nm propaga-se no vazio. a) Qual é a velocidade da luz desse feixe ao propagar-se num

Leia mais

AQUECEDOR SOLAR A VÁCUO

AQUECEDOR SOLAR A VÁCUO AQUECEDOR SOLAR A VÁCUO Aquecedor Solar a vácuo utiliza o que existe de mais avançado em tecnologia de aquecimento solar de água. Esse sistema de aquecimento utiliza a circulação natural da água, também

Leia mais

1) Breve apresentação do AEV 2011

1) Breve apresentação do AEV 2011 1) Breve apresentação do AEV 2011 O Ano Europeu do Voluntariado 2011 constitui, ao mesmo tempo, uma celebração e um desafio: É uma celebração do compromisso de 94 milhões de voluntários europeus que, nos

Leia mais

Rev.1 18.01.2013. Estantes cantoneira

Rev.1 18.01.2013. Estantes cantoneira 18.01.2013 Estantes cantoneira O sistema de estantes em cantoneira foi concebido para satisfazer as necessidades de armazenagem nas indústrias, oficinas, armazéns, etc, tendo em vista uma solução económica.

Leia mais

Vidro Laminado. Novo Produto. A tecnologia mais avançada no sector do vidro agora ao seu dispor. 4 Vidraria Taipas

Vidro Laminado. Novo Produto. A tecnologia mais avançada no sector do vidro agora ao seu dispor. 4 Vidraria Taipas 4 Vidraria Taipas Novo Produto Vidro Laminado A tecnologia mais avançada no sector do vidro agora ao seu dispor. VidroLed é o novo produto a comercializar pela Vidraria Taipas. Um produto de fácil e rápida

Leia mais

Construindo a câmara escura

Construindo a câmara escura Construindo a câmara escura Shizue Introdução Captar e registrar imagens tornou-se possível com a câmara escura de orifício. Essa câmara nada mais é do que uma lata, preta por dentro para não refletir

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA N 15 CONTROLE DE FUMAÇA

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA N 15 CONTROLE DE FUMAÇA ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA N 15 CONTROLE DE FUMAÇA PARTE 3 CONTROLE DE FUMAÇA NATURAL EM INDÚSTRIAS, DEPÓSITOS

Leia mais

Com este pequeno guia pode, finalmente, tirar partido do seu lixo... e sentir-se bem por isso!

Com este pequeno guia pode, finalmente, tirar partido do seu lixo... e sentir-se bem por isso! Com este pequeno guia pode, finalmente, tirar partido do seu lixo... e sentir-se bem por isso! Os restos de comida, as folhas do jardim ou as plantas secas do quintal ganham vida nova através de um processo

Leia mais

O vidro isolante para a tranquilidade e o conforto

O vidro isolante para a tranquilidade e o conforto O vidro isolante para a tranquilidade e o conforto Isolamento acústico e poupança de energia com o vidro cria propriedades de isolamento acústico e térmico para uma melhor qualidade de vida. Mais de 80%

Leia mais

Objetivos: Potencial para aplicação ST em grandes instalações: Água quente sanitária. Água quente de processo Água quente para arrefecimento

Objetivos: Potencial para aplicação ST em grandes instalações: Água quente sanitária. Água quente de processo Água quente para arrefecimento Objetivos: Potencial para aplicação ST em grandes instalações: Água quente sanitária. Água quente de processo Água quente para arrefecimento Introdução Potencial ST Grandes Instalações 23 out Introdução

Leia mais

OS VIDROS ISOLANTES DE FINSTRAL. O vidro adequado ás suas necessidades

OS VIDROS ISOLANTES DE FINSTRAL. O vidro adequado ás suas necessidades OS VIDROS ISOLANTES DE FINSTRAL O vidro adequado ás suas necessidades A GAMA DE VIDROS FINSTRAL Plus-Valor Boa qualidade de série O vidro baixo emissivo Plus-Valor é o nosso vidro standard. Este vidro

Leia mais

8.5. Inter-relação entre os requisitos acústicos e as exigências de conforto higrotérmico e ventilação

8.5. Inter-relação entre os requisitos acústicos e as exigências de conforto higrotérmico e ventilação 8.5. Inter-relação entre os requisitos acústicos e as exigências de conforto higrotérmico e ventilação 8.5.1. Introdução O conforto higrotérmico tem motivado o desenvolvimento de tecnologias passivas com

Leia mais

A c r. i l. o s. TRANSFORMAMOS AS SUAS IDEIAS Tel: 244.618.700 Fax:244.618.709 Email:geral@vidrariadujoca.com Site: www.vidrariadujoca.

A c r. i l. o s. TRANSFORMAMOS AS SUAS IDEIAS Tel: 244.618.700 Fax:244.618.709 Email:geral@vidrariadujoca.com Site: www.vidrariadujoca. A c r i l i c o s ACRILICO VAZADO Frost É um acrílico parecido com o vidro fosco, com ambas as faces foscas fácil de transformar com o calor. Frost Anti-reflexo Funciona como no vidro anti-reflexo, pretende

Leia mais

Os caracteres de escrita

Os caracteres de escrita III. Caracteres de Escrita Os caracteres de escrita ou letras técnicas são utilizadas em desenhos técnicos pelo simples fato de proporcionarem maior uniformidade e tornarem mais fácil a leitura. Se uma

Leia mais

Projeto Pedagógico Sala da Alegria. Vamos descobrir os Alimentos

Projeto Pedagógico Sala da Alegria. Vamos descobrir os Alimentos Projeto Pedagógico Sala da Alegria Vamos descobrir os Alimentos Ano letivo 2015-2016 Índice Introdução... 3 2. Caraterização do grupo... 4 3. Organização e Gestão do Tempo... 4 4. Fundamentação do tema...

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada SESMARIA DE SÃO JOSÉ, RUA DO AGRICULTOR, 51, Localidade SALVATERRA DE MAGOS

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada SESMARIA DE SÃO JOSÉ, RUA DO AGRICULTOR, 51, Localidade SALVATERRA DE MAGOS Válido até 13/03/2024 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada SESMARIA DE SÃO JOSÉ, RUA DO AGRICULTOR, 51, Localidade SALVATERRA DE MAGOS Freguesia SALVATERRA DE MAGOS E FOROS DE SALVATERRA Concelho SALVATERRA DE

Leia mais

Eunice CRUZ Gestora de produto de Segurança e Sistemas de Gestão de Edifícios

Eunice CRUZ Gestora de produto de Segurança e Sistemas de Gestão de Edifícios Eunice CRUZ Gestora de produto de Segurança e Sistemas de Gestão de Edifícios Introdução à Solução de Gestão de Iluminação Legrand MUNDO MAIS VERDE... MUNDO MAIS VERDE... MUNDO MAIS VERDE... As práticas

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DOS ASSUNTOS SOCIAIS INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO DA SAÚDE E ASSUNTOS SOCIAIS, IP-RAM

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DOS ASSUNTOS SOCIAIS INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO DA SAÚDE E ASSUNTOS SOCIAIS, IP-RAM MEDIDAS DE PREVENÇÃO DAS CONSEQUÊNCIAS DO CALOR EM CRECHES E INFANTÁRIOS - RECOMENDAÇÕES Medidas Gerais de Prevenção 1 Edifício Verificar o bom funcionamento e manutenção dos estores, das portadas, das

Leia mais

Iluminação para ambientes exigentes

Iluminação para ambientes exigentes E2 Iluminação para ambientes exigentes 2 ETAP Luminárias com elevado fator de proteção E2 Em espaços húmidos e/ou altamente sujos, vai precisar de luminárias fechadas. Com a E2, a ETAP fornece uma solução

Leia mais

Detector de intrusão Série Professional Sabe quando activar o alarme. Sabe quando não o fazer.

Detector de intrusão Série Professional Sabe quando activar o alarme. Sabe quando não o fazer. Detector de intrusão Série Professional Sabe quando activar o alarme. Sabe quando não o fazer. Agora com tecnologia anti-máscara multiponto com detecção por spray integrada As tecnologias incomparáveis

Leia mais

Relatório de Auditoria Energética

Relatório de Auditoria Energética Relatório de Auditoria Energética Relatório de Certificação Energética Local: 0 Today() www.classe-energetica.com Índice 1. Objectivos da Certificação Energética 2. escrição do Imóvel 3. Resultados da

Leia mais

A C E S S I B I L I D A D E S O L U Ç Õ E S D E D O M U S L I F T O Domuslift é o elevador ideal para moradias (novas ou existentes) proporcionando estilo e comodidade de vida, podendo também ser utilizado

Leia mais

Sobreposição das telhas: Verifique se as sobreposições laterais e longitudinais estão seguindo as especificações do Manual de Instalação.

Sobreposição das telhas: Verifique se as sobreposições laterais e longitudinais estão seguindo as especificações do Manual de Instalação. RECEITA PRÁTICA PARA UMA BOA INSTALAÇÃO Madeiramento: Verifique se os ripões ou sarrafos foram bem fixados e distribuídos sobre os caibros com o espaçamento correto para o assentamento e fixação das telhas

Leia mais

COLÉGIO. Internacional. Escola verde Green School

COLÉGIO. Internacional. Escola verde Green School Escola verde Green School Sobre o Colégio Positivo Início das aulas: 18 de fevereiro de 2013 Lançamento oficial: 26 de março de 2013 Proposta de ensino bilíngue (português/inglês) Cerca de 350 alunos,

Leia mais

Saber mais sobre Energia

Saber mais sobre Energia Saber mais sobre Energia Energia Está sempre presente nas nossas actividades. Mas usamos uma fonte que se está a esgotar. Situação Actual Cerca de 83% da energia consumida no nosso país é importada e de

Leia mais