Cronograma de Estudos 60 dias - para o XVIII Exame de Ordem

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cronograma de Estudos 60 dias - para o XVIII Exame de Ordem"

Transcrição

1 1 Cronograma de Estudos 60 dias - para o XVIII Exame de Ordem Por Maurício Gieseler de Assis *Material de livre distribuição **Proibida a reprodução total ou parcial sem a devida citação da fonte Muito bem! Estamos há pouco mais de dois meses da prova objetiva do XVIII Exame de Ordem! O tempo é curto e vocês que vão começar a estudar de agora não podem mais perder tempo! Tempo é artigo de luxo agora! Ainda é possível ser aprovado iniciando os estudos a partir desta semana? SIM! É possível! Mas vamos ser honestos: é possível passar, mas isso exigirá MUITO de quem está começando agora. A preparação vai exigir, de agora até o dia da prova, uma boa dose de disciplina e sacrifício. Dedicação total e foco são elementos ESSENCIAIS rumo à aprovação na 1ª etapa. Como foi montado o cronograma de estudos? Este é um ponto crucial dentro do processo de preparação: a escolha das melhores disciplinas para o estudo. Agora não é hora de "descobrir" uma ou outra matéria. Agora é hora de buscar um resultado baseado na eficiência do processo de aprendizagem.

2 2 Agora é hora de uma abordagem específica, focada naquilo que pode produzir um resultado prático EFICIENTE em termos de resultados. A escolha das disciplinas foi, evidentemente, arbitrária, e seguiu algumas percepções minhas sobre a prova e sobre o melhor caminho a ser seguido. Escolhi um rol específico de disciplinas para que na hora da verdade o estudante tenha condições de acertar ao menos os 50% da prova. Não houve amor na escolha: foi uma escolha visando exclusivamente a eficiência. Muito bem! Por isso, pensando na eficiência, descartei deliberadamente Direito Civil e Processo Civil, gigantes por natureza, e também Direito Empresarial, por conta do volume de conteúdo a ser estudado. As demais disciplinas foram mantidas. Aqui a escolha convergiu com a busca pela eficiência, e ela prevalece sobre o gosto a depender das preferências. A prova da OAB guarda suas particularidades, entre elas o número de questões por disciplina. Assim sendo, o candidato pode eleger as matérias mais relevantes dentro do contexto da prova, e a importância está diretamente relacionada com o número de questões cobradas. Observem que tentei buscar 62 questões na primeira fase com esse conteúdo programático. Isso representa 77,5% do total da prova. E porque não 40 questões, ou seja, 50%? Porque vocês vão precisar de uma gordurinha para queimar na hora da prova. Ninguém pode estudar achando que vai acertar 100% das disciplinas estudadas. É preciso projetar uma margem de erro para compensar os futuros e inevitáveis erros. O ideal, evidente, seria poder estudar tudo, mas como o tempo é exíguo, nós estamos trabalhando com um plano de emergência. Tudo contingencial! Aqui teremos de trabalhar o conceito de diagnóstico de desempenho para a escolha das disciplinas restantes.

3 3 Muito bem! A grade abaixo foi construída sobre o conteúdo programático do nosso Curso Preparatório Regular para a 1ª fase do XVI Exame de Ordem: Este curso ainda é uma opção interessante, pois aborda tudo com a devida profundidade. Ele, em conjunto com o cronograma abaixo, representaria uma solução ideal de estudo. Considerem essa possibilidade. O Portal tem dois cursos, neste momento, para quem está visando a 1ª fase do XVIII Exame de Ordem. E estes cursos foram projetados para quem deseja estudar com CONSISTÊNCIA para a prova objetiva.

4 Estudar com consistência implica, entre outras coisas, ter acesso a um curso completo, que trate de todos o conteúdo abordado na 1ª fase como também estruturados para abordarem com a devida profundidade cada tema abordado, ofertando ao aluno o conhecimento necessário para ser aprovado. Os cursos são ministrados pelos professores do curso que mais cresceu no Brasil na última meia década. Aliás, o CERS/Portal Exame de Ordem não só mais cresceu como SURGIU neste período. Além disto, nossas aulas são sempre atuais, em conformidade com as constantes mudanças vividas por nosso Direito. Tudo atualizado, sempre! O nosso curso regular é abrangente, completo, perfeito para quem quer passar na 1ª fase com SEGURANÇA! 4 DETALHE: As aulas nunca são repetidas! Aulas SEMPRE INÉDITAS e atualizadas para cada edição do Exame de Ordem. Este é o mais consistente curso preparatório para a 1ª fase do mercado!

5 É importante ressaltar que a resolução de questões talvez seja a sistemática mais efetiva para evocar um conhecimento previamente assimilado e fixá-lo, através da experiência prática, com mais intensidade na memória. Resolver questões, compreendê-las, praticar a lógica dos enunciados estão compreendidos dentro de um processo ativo, e, como tal, o examinando consegue estabelecer "pontes" de fixação do conteúdo estudado e maximiza seu aprendizado. Esse é a lógica do Curso de Resolução de Questões! 5 Já também já foram lançados o Projeto UTI 60 Horas, o Projeto Super UTI e o Combo UTI 60 horas mais Super UTI! E quem adquirir o Projeto UTI 60 Horas ou o Combo UTI + Super UTI ganha o livro digital de 1000 dicas para a OAB +mais o curso de aprofundamento Pilares!

6 6 Uau! E como funciona cada um desses cursos? Projeto UTI 60 Horas O Projeto UTI 60 Horas é um curso de dicas, muitas dicas para quem vai fazer a prova objetiva! E qual é o valor do Projeto UTI 60 Horas para quem está se preparando para a prova? Aqui nós temos duas abordagens: 1 - O candidato já vem estudando regularmente mas quer as dicas, os macetes daquilo dos temas mais comuns ou com maiores probabilidades de serem cobrados, visando otimizar o desempenho; 2 - O candidato começou a se preparar agora e quer aumentar as chances de sucesso com as dicas oferecidas pelos professores. São dois estágios diferentes de preparação, mas o objetivo acaba sendo praticamente o mesmo: otimizar o desempenho! Seu objetivo é oferecer aproximadamente 60 horas de revisão através de DICAS fornecidas pelos maiores professores especialistas em Exame de Ordem no Brasil, abrangendo todas as disciplinas cobradas na prova objetiva. É um curso INTENSIVO de dicas e tem feito a diferença para muitos candidatos na hora da verdade!!! Projeto Super UTI O Super UTI tem a mesma matriz do Projeto UTI 60 Horas, ou seja: dicas e dicas para a OAB, mas sem ter a mesma extensão. É um curso de dicas, MUITO INTENSIVO, e dura apenas um dia. É um modelo voltado também para dicas de relevância, rápido em sua duração (9 horas) que também assume o papel de empolgar o examinando na reta final. Um carga rápida de dicas e de estímulos faltando uma semana para a prova. Compensa muito porque o valor das dicas sempre é significativo. Sempre várias questões na prova podem ser respondidas pelos candidatos por lembrarem exatamente de algumas dicas certeiras passadas no Super UTI. E quem mora em Florianópolis/SC pode fazer o curso presencial.

7 7 Combo do Projeto UTI 60 horas + Projeto Super UTI E vocês também podem comprar os dois cursos, o UTI 60 horas e o Super UTI em um pacote combo, economizando desta forma. É a melhor maneira de assistir esses dois cursos e não perder nada das dicas oferecidas pelos professores do Portal. Sugiro também os livros do Portal para a 1ª fase! O primeiro livro é o de Doutrina Direcionada do Portal Exame de Ordem!

8 E ele é DIFERENTE do que tem no mercado. Ele não é um livro de Doutrina abrangente, e sim um livro de doutrina DIRECIONADA, com foco nos temas mais significativos que são regularmente cobrados no Exame de Ordem. Este enfoque diferenciado visa direcionar os estudos para o que efetivamente importa, oferecendo o reforço teórico onde realmente interessa, otimizando a preparação para a prova objetiva da OAB. 8 Esse tipo de abordagem, até onde me consta, inédita, visa oferecer ao estudante um direcionamento objetivo dentro do processo de preparação. A expertise dos autores desta obra - os professores do Portal Exame de Ordem, diuturnamente trabalhada em cursos como o Projeto UTI, Super UTI ou Curso de Resolução de Questões, e a comprovada eficácia da metodologia na preparação para a OAB dão a segurança para uma afirmação simples e segura: o método é eficaz!

9 9 Analisar as questões comentadas da prova também é muito importante, pois o candidato consegue não só aliar o raciocínio que o fez levar até a resposta correta como também os fundamentos que embasam a escolha. A resolução e exercícios é fundamental como processo de aprendizagem!

10 10 Dicas, dicas e muitas dicas dos temas com maior incidência na 1ª fase do Exame de Ordem! Mais de MIL dicas para vocês fazerem a diferença na hora da verdade! Essas obras vocês encontram no site da Editora Armador Vamos então ao nosso cronograma? Ele foi estruturado de forma bem sistemática e organizada. Basta segui-lo, trabalhando as matérias (cronograma montado em conformidade com o nosso curso para a 1ª fase) e resolvendo exercícios para a preparação ser consistente. Confiram:

11 11 Outubro 1ª Semana Segunda - dia 28 Lançamento do cronograma Terça Quarta 30/09 Quinta 01/10 Sexta Direito Constitucional Aula Teoria geral da Constituição; Aula Teoria geral da Constituição; Aula Teoria geral da Constituição; Aula 1.4 Nacionalidade. Direito Administrativo - Aula Princípios da Administração Pública; Aula Princípios da Administração Pública; Aula Poderes administrativos; Aula Poderes administrativos Direito Penal Aula PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL; Aula PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL; Aula PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL; Aula PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL Processo Penal Aula Considerações iniciais; Princípios e sistemas processuais penais; Aula Princípios e sistemas processuais penais; Aula Princípios e sistemas processuais penais; Aula Princípios e sistemas processuais penais Direito Tributário Aula Conceito de Tributo - Espécies e Competência Tributaria; Aula Competência Tributaria; Aula Competência Tributaria; Aula Competência Tributaria e Princípios Filosofia Aula Noções de Filosofia do Direito; Aula Juspositivismo e Jusnaturalismo; Aula Direito e Moral; Aula Hermenêutica Jurídica Sábado Revisão! Domingo dia 4

12 12 Outubro 2ª Semana Segunda - dia 5 Terça Quarta Quinta Sexta Direito Constitucional - Aula Nacionalidade; Aula Nacionalidade; Aula Direitos Políticos; Aula Direitos Políticos Direito Administrativo Aula Organização administrativa; Aula Organização administrativa; Aula Organização administrativa; Aula Terceiro setor / entidades paraestatais Direito Penal Aula Princípios Constitucionais; Aula Princípios Constitucionais; Aula Sujeitos do Crime; Aula Sujeitos do Crime Processo Penal Aula Princípios: inércia (sistemas); devido processo legal; Aula Princípios: devido processo legal (ritos ordinário e sumário); Aula Princípios: devido processo legal (ritos ordinário e sumário); contraditório e ampla defesa; Aula Princípios: ampla defesa (citação) Direito Tributário Aula Princípios; Aula Princípios; Aula Princípios; Aula Imunidade Tributária Filosofia Aula Hermenêutica Jurídica; Aula Exegetismo Jurídico e Historicismo Jurídico; Aula A Teoria da Justiça de John Rawls; Aula A Teoria da Justiça de John Rawls Processo do Trabalho Organização e competência da justiça do trabaho; Aula Competência da justiça do trabaho; Aula Competência da justiça do trabaho; Aula Nulidades Direito do Trabalho Aula Salário e Remuneração; Aula Salário in natura; Aula Descontos salariais; Aula Equiparação salarial Direito Humanos Aula Temas impotantes Direitos Humanos; Aula Temas importantes Direitos Humanos; Aula Temas importantes Direitos Humanos; Aula Temas importantes Direitos Humanos. Filosofia Aula Regras e princípios, em Ronald Dworkin; Aula Teoria da Justiça: Aristóteles, Kant, Benthan e Rawls; Aula A metódica estruturante de Friedrich Muller; Aula A metódica estruturante de Friedrich Muller. Sábado Revisão! Domingo dia 11

13 13 Outubro 3ª Semana Segunda - dia 12 Feriado Terça Quarta Quinta Sexta Direito Constitucional - Aula Direitos Políticos; Aula Remédios Constitucionais; Aula Remédios Constitucionais; Aula Remédios Constitucionais Direito Administrativo Aula Responsabilidade civil do Estado; Aula Responsabilidade civil do Estado; Aula Responsabilidade civil do Estado. Bens Públicos; Aula Bens Públicos Direito Penal Sujeitos do crime; Aula Sujeitos do crime;aula Terceiro Prejudicado; Aula Fases do Crime Processo Penal Aula Princípios: Ampla defesa, presunção de inocência; Aula Princípios: Ampla defesa, presunção de inocência; Aula Princípios: Ampla defesa, presunção de inocência; Aula Princípios: Ampla defesa, presunção de inocência Processo do Trabalho Aula Princípios; Aula Atos, Prazos e Termos Processuais; Aula PJ-E; Aula PJ-E. Direito do Trabalho Aula Segurança e medicina do trabalho; Aula Segurança e medicina do trabalho; Aula Extinção do contrato; Aula Extinção do contrato. Direito Tributário Aula Imunidade; Aula Imunidade; Aula Classificação dostributos; Aula Espécies Tributárias Direito Humanos Aula Temas importantes Direitos Humanos; Aula Temas importantes Direitos Humanos; Aula Temas importantes Direitos Humanos; Aula Temas importantes Direitos Humanos. Sábado Revisão Domingo dia 18

14 14 Outubro 4ª Semana Segunda - dia 19 Terça Quarta Quinta Sexta Direito Constitucional - Aula Remédios Constitucionais; Aula Poder Legislativo; Aula Poder Legislativo; Aula Poder Executivo Direito Administrativo - Aula Licitações; Aula Licitações30min; Aula Licitações30min; Aula Licitações Direito Penal Aula Iter Criminis; Aula Crime Tentado e Consumado; Aula Art. 15 do CP; Aula Crime Impossível Processo Penal Aula Princípios: Presunção de inocência (ônus da prova no processo penal, prisão cautelar); Aula Princípios: Verdade real; Aula Princípios: Liberdade dos meios de prova; Aula Princípios: Inadmissibilidade das provas ilícitas. Direito Tributário Aula 4.1 CONTRIBUIÇÕES; Aula IMPOSTOS MUNICIPAIS; Aula IMPOSTOSMUNICIPAIS E ESTADUAIS; Aula IMPOSTOS ESTADUAIS E FEDERAIS Direito Ambiental Aula Meio ambiente e Direito Ambiental. Competências ambientais; Aula Competências ambientais. Princípios ambientais; Aula Princípios ambientais. SISNAMA. Instrumentos da PNMA; Aula Instrumentos da PNMA. Licenciamento ambiental. Processo do Trabalho Aula Partes e Procuradores; Aula Procedimento Sumaríssimo; Aula Reclamação Trabalhista; Aula Audiência. Direito do Trabalho Aula Extinção do contrato de Trabalho; Aula Extinção do contrato de Trabalho; Aula Garantia de Emprego; Aula Garantia de Emprego Direito Humanos Aula Temas importantes de direitos humanos; Aula Temas importantes de direitos humanos; Aula Temas importantes de direitos humanos; Aula Temas importantes de direitos humanos Direito Ambiental Aula Licenciamento ambiental. Estudos ambientais; Aula Espaços ambientais protegidos no Código Florestal; Aula Espaços ambientais protegidos no Código Florestal; Aula Espaços ambientais protegidos na Lei do SNUC. Sábado Revisão! Domingo - 25

15 15 Outubro 5ª Semana Segunda - dia 26 Terça Quarta Quinta Sexta Direito Constitucional - Aula Poder Executivo.30min; Aula CPIn; Aula Processo Legislativo; Aula Processo Legislativo. Direito Administrativo - Aula Licitações.30min; Aula Contratos administrativos.30min; Aula Contratos administrativosn; Aula Contratos administrativos. Processo do Trabalho Aula Audiência; Aula Audiência; Aula Respostas do Réu; Aula Respostas do Réu. Direito do Trabalho Aula Garantia e Emprego30min; Aula Garantia e Emprego; Aula Férias; Aula Terceirização Direito Tributário (Eduardo Sabbag) Aula "Linha do Tempo" e Obrigação tributária (parte inicial); Aula Obrigação tributária (parte final); Aula Lançamento (conceito e espécies); Aula Suspensão da exigilidade do crédito tributário (art. 151 do CTN Direito Ambiental Aula Compensação ambiental. Responsabilidade civil por danos ambientais; Aula Infrações administrativas ao meio ambiente. Crimes ambientais; Aula Crimes ambientais; Aula Crimes ambientais Direito Penal Aula Elemento Subjetivo; Aula Dolo e Culpa; Aula Dolo e Culpa; Aula Dolo e Culpa Processo Penal Aula Princípios; Aula Inquérito policial; Aula Inquérito policial; Aula Inquérito policial. Ação penal Estatuto e Ética Aula Quadros da OAB; Aula Tipos de inscrição; Aula Licença e cancelamento; impedimento e incompatibilidade.; Aula Impedimento e incompatibilidade (macete e exceções). Direito do Trabalho Aula Jornada de trabalho; Aula Jornada de trabalho; Aula Jornada de trabalho; Aula Jornada de trabalho Sábado Revisão! Domingo dia 1/11

16 16 Novembro 1ª Semana Segunda - dia 2/11 Feriado - Finados Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Direito Constitucional - Aula Processo Legislativo; Aula Processo Legislativo; Aula Organização do Estado; Aula Organização do Estado Direito Administrativo - Aula Intervenção do Estado na propriedade; Desapropriação; Aula Intervenção do Estado na propriedade; Desapropriação; Aula Intervenção do Estado na propriedade; Desapropriação; Aula Intervenção do Estado na propriedade; Desapropriação Direito Penal Aula 6.1 Excludentes de ilicitude; Aula Excludentes de ilicitude; Aula Excludentes de ilicitude; Aula Excludentes de ilicitude Processo Penal Aula Inquérito policial; Aula Inquérito policial; Ação Penal; Aula Ação penal; Aula Ação penal Processo do Trabalho Aula Provas; Aula Provas; Aula Provas; Aula Recursos. Direito do Trabalho Aula Requisitos da relação de emprego; Aula Requisitos da relação de emprego; Aula Trabalho doméstico; Aula Trabalho doméstico Direito Penal Aula 7.1 Imputabilidade Penal; Aula Imputabilidade Penal; Aula Imputabilidade Penal; Aula Imputabilidade Penal Processo Penal Aula Ação penal; Aula Ação penal; Sujeitos processuais:assistente de acusação; Aula Ação civil ex delicto; Competência; Aula Competência. Direito Tributário (Eduardo Sabbag) Aula Classificações da Responsabilidade Tributária; conceito; Aula Art. 130 e 131 do CTN; Aula Arts. 132 e 133 do CTN; Aula Arts. 134 e 135 do CTN. Estatuto e Ética - Aula Direitos do advogado; Aula Direitos do advogado; imunidade profissional; Aula Atos privativos de advogado; atos dos estagiários; Aula Responsabilidade disciplinar. Domingo dia 8/11

17 17 Novembro 2ª Semana Segunda - dia 9 Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Direito Constitucional - Aula Controle de Constitucionalidade; Aula Controle de Constitucionalidade; Aula Controle de Constitucionalidade; Aula Controle de Constitucionalidade Direito Administrativo - Aula Serviços públicos.; Aula Serviços públicos; Aula Serviços públicos; Aula Serviços públicos. Direito Penal Aula Teoria Geral da Pena; Aula Teoria Geral da Pena; Aula Teoria Geral da Pena; Aula Teoria Geral da Pena Processo Penal Aula Competência; Aula Competência; Aula Competência; Procedimento do Tribunal do Júri (desclassificação); Aula Competência; Procedimento do Tribunal do Júri (desclassificação). Direito Tributário (Eduardo Sabbag) Aula 3 (a ser gravada) ECA Aula Disposições preliminares; princípios; Aula Situações de risco; Medidas de proteção e socioeducativas; Conselho tutelar; Aula Justiça da infância e juventude; Medidas de proteção em espécie; Guarda e tutela; Aula Adoção Processo do Trabalho Aula Recursos; Aula Recursos; Aula Recursos; Aula 6.4 Recursos Direito Internacional Aula Direito Internacional: aspectos conceituais, fundamentos e características. Fontes; Aula Tratados internacionais.; Aula Costume e outras fontes do D.I. Público. Sujeitos do Direito Internacional; Aula Imunidade de jurisdição e execução: Estado e Organização Internacional. Estatuto e Ética Aula Infrações e sanções disciplinares (macete); Sociedade de advogados; Aula Sociedade de advogados; advogado empregado; Aula Honorários advocatícios; Aula Honorários advocatícios. Direito do Consumidor - Aula CDC; Aula CDC; Aula CDC; Aula CDC Direito Constitucional - Aula Controle de constitucionalidade; Aula Controle de constitucionalidade; Aula Poder judiciário; Aula Poder judiciário. Direito Administrativo - Aula Agentes públicos; Aula Agentes públicos; Aula Agentes públicos; Aula Improbidade administrativa Domingo dia 15 Feriado - Proclamação da República

18 18 Novembro 3ª Semana Segunda - dia 16 Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Direito Constitucional Aula 9 (a ser gravada) Direito Administrativo - Aula Improbidade administrativa30min; Aula Atos administrativos30min; Aula Atos administrativos30min; Aula Atos administrativos30min Direito Penal Aula Regimes inicias de pena; Aula Penas Restritivas de Direitos; Aula Penas Restritivas de Direitos; Aula Pena de Multa Processo Penal Aula Prisão cautelar e liberdade provisória; Aula Prisão cautelar e liberdade provisória; Aula Prisão cautelar e liberdade provisória; Aula Prisão cautelar e liberdade provisória Direito Tributário (Eduardo Sabbag) Aula 4 (a ser gravada) ECA - Aula Prevenção especial; Aula Ato infracional; Aula Medida de internação; Aula Recursos e crimes Processo do Trabalho Aula RECURSOS; Aula RECURSOS; Aula RECURSOS; Aula EXECUÇÃO AÇÃO RESCISÓRIA INQUÉRITO JUDICIAL PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE Direito Internacional Aula Imunidade de Jurisdição do Agente Diplomático; Nacionalidade; Aula Condição Jurídica do Estrangeiro; Asilo e Refúgio; Aula Domínio Público Internacional; Embarcações e aeronaves; Solução Pacífica de Controvérsia; Aula Tribunal Penal Internacional; Competência Interncional; Lei aplicável; Homologação de sentença estrangeira; Arbitragem internacional e MERCOSUL Estatuto e Ética Aula Órgãos da OAB; Aula Órgãos da OAB. Eleições; Aula Processo disciplinar; Aula Deveres; Publicidade; Conferência Nacional dos Advogados; Medalha Rui Barbosa Direito do Consumidor Aula CDC; Aula CDC; Aula CDC; Aula CDC Super UTI Domingo dia 22/11

19 19 Novembro 4ª Semana Segunda - dia 23 Revisão geral e resolução de exercícios de ética Terça Revisão geral e resolução de exercícios de ética Quarta Ética Quinta Ética Sexta Ética Sábado Descanso Domingo dia 29/11 Prova

20 Não existe um tempo projetado específico para cada jornada de estudos: o examinando deve esgotar o conteúdo dentro do projetado. Caso o conteúdo de um dia não seja esgotado, sua reposição deve ser feita dentro do lapso de tempo mais curto possível, para não comprometer a programação. Separei os finais de semana com esse propósito. Não estabeleci uma margem de tempo para os estudos. ESGOTEM o conteúdo independente de qualquer coisa. Vocês precisam partir para o sacrifício a partir de agora. Não há alternativa! A prova, meus amigos, não está nem aí para as dificuldades pessoais de cada um. Ou vocês dão o que ela quer ou... IMPORTANTE: caso o candidato REALMENTE entenda que não conseguirá esgotar o plano de estudo em tempo, ele pode (e deve), fazer pequenas alterações no planejamento, incluindo a dispensa do estudo de uma ou outra disciplina que ele tenha mais dificuldade para estudar. Comecem a estudar a partir de terça e sejam fiéis ao cronograma. Atrasar uma ou duas semanas será bem prejudicial para o planejamento. Tempo é, sem sombra de dúvidas, o grande artigo de luxo quando se fala em Exame de Ordem. De uma forma ou de outra, a noção do passar do tempo tem de estar associada a uma determinação interna básica para qualquer empreendimento: disciplina! Sem disciplina não há gestão do tempo. E sem fé não há aprovação! Acreditem, perseverem, entreguem-se de corpo e alma ao projeto de conseguirem a aprovação. Só depende de vocês! Bons estudos! 20

SUMÁRIO. Questões comentadas dos exames da OAB - 2ª edição

SUMÁRIO. Questões comentadas dos exames da OAB - 2ª edição SUMÁRIO Questões comentadas dos exames da OAB - 2ª edição Apresentação - Marco Antonio Araujo Junior Sobre os autores 1.1 Introdução princípios e poderes 1.2 Ato administrativo 1.3 Organização da Administração

Leia mais

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...15

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...15 SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...15 DIREITO ADMINISTRATIVO...17 Fernando Ferreira Baltar Neto e Ronny Charles Lopes de Torres 1. Direito Administrativo e o Regime Jurídico-Administrativo...17

Leia mais

Cronograma 1ª Fase XVI Exame OAB 90 dias

Cronograma 1ª Fase XVI Exame OAB 90 dias Cronograma 1ª Fase VI Exame OAB 90 dias Entenda a Matemática para sua Aprovação A prova de 1ª Fase do Exame de Ordem possui 80 questões objetivas que abrangem as 17 matérias contempladas no edital. Apesar

Leia mais

Cronograma 1ª Fase XVI Exame OAB 60 dias

Cronograma 1ª Fase XVI Exame OAB 60 dias Cronograma 1ª Fase VI Exame OAB 60 dias Entenda a Matemática para sua Aprovação A prova de 1ª Fase do Exame de Ordem possui 80 questões objetivas que abrangem as 17 matérias contempladas no edital. Apesar

Leia mais

Novo Cronograma de Estudos para a 1ª fase do XIX Exame de Ordem

Novo Cronograma de Estudos para a 1ª fase do XIX Exame de Ordem Novo Cronograma de Estudos para a 1ª fase do XIX Exame de Ordem Por Maurício Gieseler de Assis *Material de livre distribuição **Proibida a reprodução total ou parcial sem a devida citação da fonte Agora

Leia mais

INCIDÊNCIA DE QUESTÕES - Ministério Público Estadual. Penal. Tema %

INCIDÊNCIA DE QUESTÕES - Ministério Público Estadual. Penal. Tema % INCIDÊNCIA DE QUESTÕES - Ministério Público Estadual Penal Crimes contra o patrimonio 10,29 Causas de extinção da punibilidade 5,88 Tipicidade 5,88 Estatuto do desarmamento 4,41 Maria da Penha 4,41 Concurso

Leia mais

Direito Administrativo Flávia Cristina Moura de Andrade e Lucas dos Santos Pavione

Direito Administrativo Flávia Cristina Moura de Andrade e Lucas dos Santos Pavione 9 Sumário Autores... 5 Nota à 3ª Edição... 17 Apresentação DA obra... 19 Direito Administrativo Flávia Cristina Moura de Andrade e Lucas dos Santos Pavione Princípios do Direito Administrativo... 23 Poderes

Leia mais

CONTRATO DE TRABALHO. Empregado Preso

CONTRATO DE TRABALHO. Empregado Preso CONTRATO DE TRABALHO Empregado Preso Muitas dúvidas surgem quando o empregador toma conhecimento que seu empregado encontra-se preso. As dúvidas mais comuns são no sentido de como ficará o contrato de

Leia mais

Conteúdo programático do curso OAB

Conteúdo programático do curso OAB Conteúdo programático do curso OAB Disciplinas Carga Horária ( 30 min.) No. Aulas (noite) Estatuto da Criança e do Adolescente 6 horas/aulas 01 Histórico e Visão Geral do Estatuto Direitos Fundamentais

Leia mais

A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ RESOLVE TORNAR PÚBLICO:

A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ RESOLVE TORNAR PÚBLICO: EDITAL N.º 010/2015 Processo seletivo para ingresso ao quadro de estagiários da Defensoria Pública do Estado do Paraná em Piraquara - PR A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ RESOLVE TORNAR PÚBLICO:

Leia mais

Cronograma de Estudos 60 dias - para o XVIII Exame de Ordem

Cronograma de Estudos 60 dias - para o XVIII Exame de Ordem 1 Cronograma de Estudos 60 dias - para o XVIII Exame de Ordem Por Maurício Gieseler de Assis *Material de livre distribuição **Proibida a reprodução total ou parcial sem a devida citação da fonte Muito

Leia mais

PLANO DE AULA COMPLETO PARA O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO INTRODUÇÃO

PLANO DE AULA COMPLETO PARA O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO INTRODUÇÃO PLANO DE AULA COMPLETO PARA O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO INTRODUÇÃO O plano de estudo visa dar orientação a preparação dos Alfartanos que irão enfrentar o TJSP. O objetivo principal é dar

Leia mais

EDITAL Nº. 020/2015 Processo seletivo para ingresso ao quadro de estagiários da 5ª Defensoria Pública da comarca de Paranaguá.

EDITAL Nº. 020/2015 Processo seletivo para ingresso ao quadro de estagiários da 5ª Defensoria Pública da comarca de Paranaguá. EDITAL Nº. 020/2015 Processo seletivo para ingresso ao quadro de estagiários da 5ª Defensoria Pública da comarca de Paranaguá. A 5ª. DEFENSORIA PÚBLICA DA COMARCA DE PARANAGUÁ RESOLVE TORNAR PÚBLICO O

Leia mais

Planejamento Tributário Empresarial

Planejamento Tributário Empresarial Planejamento Tributário Empresarial Aula 12 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina, oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades,

Leia mais

SELEÇÃO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ PARA ESTUDANTES DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE 7 DE SETEMBRO FA7

SELEÇÃO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ PARA ESTUDANTES DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE 7 DE SETEMBRO FA7 SELEÇÃO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ PARA ESTUDANTES DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE 7 DE SETEMBRO FA7 A FACULDADE 7 DE SETEMBRO, através do NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA,

Leia mais

Comunicado. Edital de Concurso para Admissão de Estagiários de Direito para a Procuradoria Regional da Grande São Paulo Seccional de Osasco

Comunicado. Edital de Concurso para Admissão de Estagiários de Direito para a Procuradoria Regional da Grande São Paulo Seccional de Osasco Comunicado Edital de Concurso para Admissão de Estagiários de Direito para a Procuradoria Regional da Grande São Paulo Seccional de Osasco O Procurador do Estado Chefe da Procuradoria Regional da Grande

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ EDITAL N. 01/2013

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ EDITAL N. 01/2013 MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ EDITAL N. 01/2013 Teste seletivo para ingresso ao quadro de Assessor Jurídico DAS-5 do Ministério Público do Estado do Paraná. A Promotora de Justiça, Dra. FABIANA

Leia mais

PARECER N, DE 2009. RELATOR: Senador FLEXA RIBEIRO

PARECER N, DE 2009. RELATOR: Senador FLEXA RIBEIRO PARECER N, DE 2009 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, em decisão terminativa, sobre o PLS n 260, de 2003, de autoria do Senador Arthur Virgílio, que altera art. 13 da Lei nº 8.620, de 5

Leia mais

Administrativo. Atualidades. Política 53,85 Segurança Pública 30,77 Relações Internacionais 7,69 Educação 7,69. Direito Civil

Administrativo. Atualidades. Política 53,85 Segurança Pública 30,77 Relações Internacionais 7,69 Educação 7,69. Direito Civil INCIDÊNCIA DE QUESTÕES - Delegado Federal Administrativo Organização-Administração Pública 15,79 Ato Administrativo 15,79 Improbidade Administrativa 15,79 Princípios 10,53 Licitação 10,53 Serviço Público

Leia mais

PRINCIPAIS ARTIGOS EXIGIDOS - 1ª FASE OAB

PRINCIPAIS ARTIGOS EXIGIDOS - 1ª FASE OAB PRINCIPAIS ARTIGOS EXIGIDOS - 1ª FASE OAB 2ª www.provadaordem.com.br comercial@provadaordem.com.br (48) 3424 5197 PRINCIPAIS ARTIGOS EXIGIDOS NA 1ª FASE OAB A presente apostila foi criada com o objetivo

Leia mais

O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas.

O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas. O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas. O que é o dever de Consulta Prévia? O dever de consulta prévia é a obrigação do Estado (tanto do Poder Executivo, como do Poder Legislativo)

Leia mais

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR

Leia mais

Tabela do planejamento de estudo para o concurso do INSS/2012

Tabela do planejamento de estudo para o concurso do INSS/2012 Tabela do planejamento de estudo para o concurso do INSS/2012 Semana 01 Semana 02 Semana 03 Semana 04 Semana 05 Semana 06 Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo Dia 02/01 Dia 03/01 Dia 04/01

Leia mais

Cronograma de estudos para a 2ª fase do XV Exame de Ordem Unificado. Direito Penal

Cronograma de estudos para a 2ª fase do XV Exame de Ordem Unificado. Direito Penal Cronograma de estudos para a 2ª fase do XV Exame de Ordem Unificado Direito Penal Por Maurício Gieseler de Assis *Material de livre distribuição **Proibida a reprodução total ou parcial sem a devida citação

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

APRESENTAÇÃO DO CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO APRESENTAÇÃO DO CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Salve salve mais uma vez meus amigos concurseiros! O Curso de Direito Administrativo que terá início na primeira semana de julho (08/07) voltará sua atenção

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO 1º SEMESTRE

ARQUITETURA E URBANISMO 1º SEMESTRE ARQUITETURA E URBANISMO 1º SEMESTRE AULA 04 INTRODUÇÃO AO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DOCENTE: ROSEMARI VIEIRA BRAGANÇA ARQUITETO E URBANISTA RESPONSABILIDADES E OBRIGAÇÕES ÉTICA RESPONSABILIDADE TÉCNICA RESPONSABILIDADE

Leia mais

Local Conference Call Bovespa Comunicado ao Mercado 28 de março de 2012

Local Conference Call Bovespa Comunicado ao Mercado 28 de março de 2012 Local Conference Call Bovespa Comunicado ao Mercado 28 de março de 2012. Operadora: Boa tarde e bem-vindos a áudio conferência de Comunicado ao Mercado da BM&FBovespa. Neste momento todos os participantes

Leia mais

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Conteúdo A chegada da internet e a mudança no comportamento das pessoas Novo modelo de concorrência

Leia mais

GESTÃO TRIBUTÁRIA E PLANEJAMENTO FISCAL MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Julho 2012. ESPM Unidade Porto Alegre

GESTÃO TRIBUTÁRIA E PLANEJAMENTO FISCAL MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Julho 2012. ESPM Unidade Porto Alegre GESTÃO TRIBUTÁRIA E PLANEJAMENTO FISCAL MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Julho 2012 ESPM Unidade Porto Alegre Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51)

Leia mais

A DEFESA NO PROCESSO DO TRABALHO (resumo da aula do Prof. Dr. Ari Possidonio Beltran de 25-08-2010) 1)- CONCEITO

A DEFESA NO PROCESSO DO TRABALHO (resumo da aula do Prof. Dr. Ari Possidonio Beltran de 25-08-2010) 1)- CONCEITO A DEFESA NO PROCESSO DO TRABALHO (resumo da aula do Prof. Dr. Ari Possidonio Beltran de 25-08-2010) 1)- CONCEITO O direito de ação sugere o direito de defesa - Art. 5 da CF; Garantias processuais constitucionais:

Leia mais

Estatística dos aprovados na Receita Federal em 2014. Você também pode chegar lá!

Estatística dos aprovados na Receita Federal em 2014. Você também pode chegar lá! Estatística dos aprovados na Receita Federal em 2014. Você também pode chegar lá! Olá pessoal, tudo bem? Trago para vocês uma avaliação das notas dos candidatos aprovados no último concurso para Auditor

Leia mais

ÍNDICE. Alguns estudos do autor... Prefácio...

ÍNDICE. Alguns estudos do autor... Prefácio... ÍNDICE Alguns estudos do autor................... Prefácio..................................... 5 11 Capítulo I - CONCEITO DE DIREITO TRIBUTÁRIO 1. Direito financeiro e direito tributário........ 23 2.

Leia mais

O suspeito, o acusado e o condenado frente aos direitos humanos fundamentais

O suspeito, o acusado e o condenado frente aos direitos humanos fundamentais Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Departamento VI Direitos Difusos e Coletivos Programa de Ensino - Núcleo de Prática Jurídica - 2016 Professor: Plínio Antônio Britto Gentil O suspeito, o acusado

Leia mais

Kiyoshi Harada. Direito Tributário. coleção didática jurídica marcelo magalhães peixoto sérgio augusto zampol pavani coordenadores

Kiyoshi Harada. Direito Tributário. coleção didática jurídica marcelo magalhães peixoto sérgio augusto zampol pavani coordenadores Kiyoshi Harada Direito Tributário coleção didática jurídica marcelo magalhães peixoto sérgio augusto zampol pavani coordenadores Kiyoshi Harada, 2006 Revisão Erika Sá Edição Pedro Barros Direção geral

Leia mais

Cronograma de estudos para a 1ª fase do XVIII Exame de Ordem

Cronograma de estudos para a 1ª fase do XVIII Exame de Ordem Cronograma de estudos para a 1ª fase do XVIII Exame de Ordem Por Maurício Gieseler de Assis *Material de livre distribuição **Proibida a reprodução total ou parcial sem a devida citação da fonte Agora

Leia mais

Está em vigor a Medida Provisória n. 680, de 6 de julho de 2015, que institui o Programa de Proteção ao Emprego.

Está em vigor a Medida Provisória n. 680, de 6 de julho de 2015, que institui o Programa de Proteção ao Emprego. INFORMA TRABALHISTA Está em vigor a Medida Provisória n. 680, de 6 de julho de 2015, que institui o Programa de Proteção ao Emprego. Programa de Proteção ao Emprego comparado com o Lay Off ASPECTOS GERAIS

Leia mais

APRECIAÇÃO DOS RECURSOS DAS QUESTÕES DO EXIN 2013.2 (NATAL - ROBERTO FREIRE E FLORIANO PEIXOTO)

APRECIAÇÃO DOS RECURSOS DAS QUESTÕES DO EXIN 2013.2 (NATAL - ROBERTO FREIRE E FLORIANO PEIXOTO) APRECIAÇÃO DOS RECURSOS DAS QUESTÕES DO EXIN 2013.2 (NATAL - ROBERTO FREIRE E FLORIANO PEIXOTO) 3ª SÉRIE I 17 RECURSO IMPROVIDO. ART. 7º, INCISO I DO CÓDIGO PENAL. I 19 RECURSO IMPROVIDO. A MEDIDA PROVISÓRIA,

Leia mais

CURSOS ON-LINE ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PROFESSOR LEANDRO CADENAS

CURSOS ON-LINE ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PROFESSOR LEANDRO CADENAS Caros alunos Este é o conteúdo do nosso rápido curso de Ética, voltado especialmente para o concurso de AFT. Inicia no dia 09/05/2006, encerrando dia 06/06/2006, num total de 5 aulas, sempre às terças,

Leia mais

Sumário. (11) 3177-7700 www.systax.com.br

Sumário. (11) 3177-7700 www.systax.com.br Sumário Introdução... 3 Amostra... 4 Tamanho do cadastro de materiais... 5 NCM utilizadas... 6 Dúvidas quanto à classificação fiscal... 7 Como as empresas resolvem as dúvidas com os códigos de NCM... 8

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 50/98 APROVA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL DE ADVOCACIA DA FD EM CONVÊNIO COM A OAB/SP.

RESOLUÇÃO CONSEPE 50/98 APROVA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL DE ADVOCACIA DA FD EM CONVÊNIO COM A OAB/SP. RESOLUÇÃO CONSEPE 50/98 APROVA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL DE ADVOCACIA DA FD EM CONVÊNIO COM A OAB/SP. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso da atribuição

Leia mais

Guia do uso consciente do crédito. O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar.

Guia do uso consciente do crédito. O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar. Guia do uso consciente do crédito O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar. Afinal, o que é crédito? O crédito é o meio que permite a compra de mercadorias, serviços

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS DE ASSESSOR JUDICIAL DA PRESIDÊNCIA. Responsável por assessorar a Presidência nas questões que envolvam matéria judicial.

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS DE ASSESSOR JUDICIAL DA PRESIDÊNCIA. Responsável por assessorar a Presidência nas questões que envolvam matéria judicial. MATRIZ DE COMPETÊNCIAS DE ASSESSOR JUDICIAL DA PRESIDÊNCIA ASSESSOR JUDICIAL DA PRESIDÊNCIA (CJ-3) Área: Judiciária Unidade: Secretaria Geral da Presidência ATIVIDADE PRINCIPAL Responsável por assessorar

Leia mais

Você é comprometido?

Você é comprometido? Você é comprometido? Não, isso não é uma cantada. O que o seu chefe quer saber é se você veste a camisa da organização. Você adora seu trabalho e desempenha suas funções com eficiência, mas não aposta

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV AULA DIA 25/05/2015 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com DIREITO PROCESSUAL PENAL IV Procedimento Sumaríssimo (Lei 9.099/95) - Estabelece a possibilidade de conciliação civil,

Leia mais

Pós-graduação em Direito e Processual Penal

Pós-graduação em Direito e Processual Penal Apresentação O Grupo Verbo Jurídico figura hoje como uma das instituições mais completas quando se trata de preparação para Concursos Públicos, também atuando no segmento editorial e de ensino. No campo

Leia mais

Cronograma de estudos para a 1ª fase do XV Exame de Ordem

Cronograma de estudos para a 1ª fase do XV Exame de Ordem Cronograma de estudos para a 1ª fase do XV Exame de Ordem Por Maurício Gieseler de Assis *Material de livre distribuição **Proibida a reprodução total ou parcial sem a devida citação da fonte Agora é o

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

GESTOR DE ESTUDOS para a 2ª fase do XVIII Direito Empresarial

GESTOR DE ESTUDOS para a 2ª fase do XVIII Direito Empresarial 1 GESTOR DE ESTUDOS para a 2ª fase do XVIII Direito Empresarial Por Maurício Gieseler de Assis *Material de livre distribuição **Proibida a reprodução total ou parcial sem a devida citação da fonte Estudar

Leia mais

Vantagem é para quem compra coberturas 'top de linha'. Planos são oferecidos por internet ou por intermédio de corretores.

Vantagem é para quem compra coberturas 'top de linha'. Planos são oferecidos por internet ou por intermédio de corretores. Seguro saúde 'importado' sai mais barato que o nacional Vantagem é para quem compra coberturas 'top de linha'. Planos são oferecidos por internet ou por intermédio de corretores. Data: 16/11/2007 Na esteira

Leia mais

C- ÁREA PROFISSIONAL DIREITO NA ÁREA DA SAÚDE PÚBLICA

C- ÁREA PROFISSIONAL DIREITO NA ÁREA DA SAÚDE PÚBLICA C- ÁREA PROFISSIONAL DIREITO NA ÁREA DA SAÚDE PÚBLICA DIREITO NA ÁREA DA SAÚDE PÚBLICA Titulação conferida: Aprimoramento Supervisora: Dra. Solange Gonçalves Roja Potecasu Características: (duração 12

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

RESPONSABILIDADE PESSOAL DOS SÓCIOS ADMINISTRADORES NOS DÉBITOS TRIBUTÁRIOS QUANDO DA DISSOLUÇÃO IRREGULAR DA SOCIEDADE

RESPONSABILIDADE PESSOAL DOS SÓCIOS ADMINISTRADORES NOS DÉBITOS TRIBUTÁRIOS QUANDO DA DISSOLUÇÃO IRREGULAR DA SOCIEDADE compilações doutrinais RESPONSABILIDADE PESSOAL DOS SÓCIOS ADMINISTRADORES NOS DÉBITOS TRIBUTÁRIOS QUANDO DA DISSOLUÇÃO IRREGULAR DA SOCIEDADE Carlos Barbosa Ribeiro ADVOGADO (BRASIL) VERBOJURIDICO VERBOJURIDICO

Leia mais

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti Jogos Redes Sociais e Econômicas Prof. André Vignatti Teoria dos Jogos Neste curso, queremos olhar para redes a partir de duas perspectivas: 1) uma estrutura subjacente dos links de conexão 2) o comportamentos

Leia mais

Parabéns a você que burlou a realidade para se tornar a PEÇA que FALTAVA na sua advocacia.

Parabéns a você que burlou a realidade para se tornar a PEÇA que FALTAVA na sua advocacia. O Operador do Direito no Brasil não foi educado para uma postura de planejamento e autodesenvolvimento além do Direito. Pesquisas da FGV informam que advogados quando investem em cursos, priorizam o conhecimento

Leia mais

Região. Mais um exemplo de determinação

Região. Mais um exemplo de determinação O site Psicologia Nova publica a entrevista com Úrsula Gomes, aprovada em primeiro lugar no concurso do TRT 8 0 Região. Mais um exemplo de determinação nos estudos e muita disciplina. Esse é apenas o começo

Leia mais

Reconhecer as diversas espécies de tributos cobrados pela União, pelos Estados e pelos Municípios;

Reconhecer as diversas espécies de tributos cobrados pela União, pelos Estados e pelos Municípios; 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D-45 PERÍODO: 9 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO TRIBUTARIO II NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Impostos.

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICADA A AQUICULTURA

LEGISLAÇÃO APLICADA A AQUICULTURA LEGISLAÇÃO APLICADA A AQUICULTURA C O N T E Ú D O : N O Ç Õ E S D E D I R E I T O : I N T R O D U Ç Ã O A O E S T U D O D O D I R E I T O A M B I E N T A L C A R A C T E R Í S T I C A S D A L E G I S L

Leia mais

Conceitos Básicos da Venda B2B

Conceitos Básicos da Venda B2B Conceitos Básicos da Venda B2B Série Vendas B2B Volume 1 PORTWAY Liderança eficaz para execução de Alta Performance Telefone: 11-3172-9040 www.portway.com.br contato@portway.com.br Sobre o Autor Marcelo

Leia mais

Roteiro de Estudos para 1ª Fase do XX Exame OAB 60 dias

Roteiro de Estudos para 1ª Fase do XX Exame OAB 60 dias Roteiro de Estudos para 1ª Fase do Exame OAB 60 dias Entenda a Matemática para sua Aprovação A prova de 1ª Fase do Exame de Ordem possui 80 questões objetivas que abrangem as 17 matérias contempladas no

Leia mais

RESPONSABILIDADE DO SERVIDOR E DEVERES DO ADMINISTRADOR

RESPONSABILIDADE DO SERVIDOR E DEVERES DO ADMINISTRADOR RESPONSABILIDADE DO SERVIDOR E DEVERES DO ADMINISTRADOR A punição administrativa ou disciplinar não depende de processo civil ou criminal a que se sujeite também o servidor pela mesma falta, nem obriga

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Curso RESTRITO a graduados com formação em Direito.

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Curso RESTRITO a graduados com formação em Direito. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE Experiências educativas no gerenciamento de resíduos gerados no Hospital de Clínicas de Porto Alegre Tainá Flôres da Rosa contato: tfrosa@hcpa.ufrgs.br telefone:(51)81414438

Leia mais

NOSSOS SERVIÇOS PARA 2015

NOSSOS SERVIÇOS PARA 2015 NOSSOS SERVIÇOS PARA 2015 CURSOS PARA O SERIADO DA UPE (SSA): São cursos exclusivamente voltados para alunos do PRIMEIRO ou do SEGUNDO anos do ensino médio. Nestes cursos vemos todo o programa do Seriado

Leia mais

(Do Sr. Antonio Carlos Mendes Thame) O Congresso Nacional decreta:

(Do Sr. Antonio Carlos Mendes Thame) O Congresso Nacional decreta: PROJETO DE LEI N o, DE 2005 (Do Sr. Antonio Carlos Mendes Thame) Dispõe sobre a desburocratização dos processos de constituição, funcionamento e baixa das microempresas e empresas de pequeno porte, nos

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PLANO DE ENSINO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PLANO DE ENSINO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PLANO DE ENSINO Disciplina: DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Curso: DIREITO Turma B01-1 Código CR PER Co-Requisito Pré-Requisito

Leia mais

CRIMES CONTRA O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - ATUALIZAÇÕES

CRIMES CONTRA O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - ATUALIZAÇÕES CRIMES CONTRA O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - ATUALIZAÇÕES - Evasão de divisas e lavagem de capitais as alterações da Lei 12.683/12 - Investigação de crimes financeiros - Cooperação jurídica internacional

Leia mais

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve:

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve: 18. O papel do profissional na ação educativa da creche Segundo o RCNEI (1998), o profissional da educação infantil trabalha questões de naturezas diversas, abrangendo desde cuidados básicos essenciais

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares.

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares. NOSSA META Que todos os alunos entendam todas as nossas aulas! TUDO GIRA EM TORNO DA AULA COMO? Aula bem proposta (autor) Aula bem preparada (professor) Aula bem dada (professor) Aula bem assistida (aluno)

Leia mais

FACULDADE ASSIS GURGACZ SAGRES ACADÊMICO GRADE CURRICULAR. Emissão: 28/05/2012 14:09 Página: 1 de 6. Colegiado: COLEGIADO DE DIREITO Curso:

FACULDADE ASSIS GURGACZ SAGRES ACADÊMICO GRADE CURRICULAR. Emissão: 28/05/2012 14:09 Página: 1 de 6. Colegiado: COLEGIADO DE DIREITO Curso: 1 de 6 Nível:BACHARELADO Início: 20021 01 DIT101 - Introdução ao Direito - Ativa desde: Atividade Pedagógica DIT102 - Filosofia - Ativa desde: DIT103 - Metodologia Científica - Ativa desde: DIT104 - Ciência

Leia mais

Cronograma EMERGENCIAL de estudos para o XVII Exame de Ordem

Cronograma EMERGENCIAL de estudos para o XVII Exame de Ordem 1 Cronograma EMERGENCIAL de estudos para o XVII Exame de Ordem Por Maurício Gieseler de Assis *Material de livre distribuição **Proibida a reprodução total ou parcial sem a devida citação da fonte Muito

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS, PARA INGRESSO NA CARREIRA DA MAGISTRATURA DO ESTADO DE MINAS GERAIS EDITAL Nº 03/2013

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS, PARA INGRESSO NA CARREIRA DA MAGISTRATURA DO ESTADO DE MINAS GERAIS EDITAL Nº 03/2013 PONTO 1 Direito Penal Conceito de Direito Penal. História do Direito Penal. História do Direito Penal Brasileiro, Doutrinas e Escolas Penais. Sistemas Penitenciários. Direito Processual Penal Princípios

Leia mais

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim.

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim. INTRODUÇÃO LIVRO: ECONOMIA E SOCIEDADE DIEGO FIGUEIREDO DIAS Olá, meu caro acadêmico! Bem- vindo ao livro de Economia e Sociedade. Esse livro foi organizado especialmente para você e é por isso que eu

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Direito Administrativo Aula 01

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Direito Administrativo Aula 01 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Direito Administrativo Aula 01 Lei 8.666/93 Licitações Normais Gerais Conceito da Lei Dispensa de Licitação Tipos de Licitação Contrato Administrativo Direito Administrativo Aula

Leia mais

Cronograma de estudos para a 2ª fase do XVI Exame de Ordem Unificado. Direito Penal

Cronograma de estudos para a 2ª fase do XVI Exame de Ordem Unificado. Direito Penal Cronograma de estudos para a 2ª fase do XVI Exame de Ordem Unificado Direito Penal Por Maurício Gieseler de Assis *Material de livre distribuição **Proibida a reprodução total ou parcial sem a devida citação

Leia mais

Presenteie parentes ou amigos em qualquer lugar do Brasil.

Presenteie parentes ou amigos em qualquer lugar do Brasil. Compras de Final de Ano Veja as vantagens e como é prático comprar pela internet: Você não sai de casa para comprar; Recebe o produto no conforto do seu lar; Filas? Esqueça; Não precisa bater perna atrás

Leia mais

TERMOS DE USO SIMULA & APROVA

TERMOS DE USO SIMULA & APROVA TERMOS DE USO SIMULA & APROVA LEIA ATENTAMENTE: AO ACESSAR NOSSO SITE OU TORNAR-SE UM USUÁRIO CADASTRADO, VOCÊ CONCORDA INTEGRALMENTE COM AS CONDIÇÕES AQUI DISPOSTAS, BEM COMO COM AS DEMAIS POLÍTICAS OU

Leia mais

Como obter excelentes. Resultados. no Marketing Digital. Aprenda a usar 3 metas matadoras. Publicação SEVEN - SPD

Como obter excelentes. Resultados. no Marketing Digital. Aprenda a usar 3 metas matadoras. Publicação SEVEN - SPD Como obter excelentes Resultados no Marketing Digital Aprenda a usar 3 metas matadoras Publicação SEVEN - SPD Sumário Introdução Cápítulo 1 Comprometa-se com o Sonho Pessoal Capítulo 2 Desenvolva sua Estratégia

Leia mais

SUMÁRIO 1. DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA BOA PROVA

SUMÁRIO 1. DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA BOA PROVA SUMÁRIO 1. DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA BOA PROVA 2. PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO 2.1 Gratuidade de Justiça 2.2 Honorários Advocatícios 2.3 HOMOLOGAÇÃO DE VERBAS RESCISÓRIAS E MULTA

Leia mais

INSTITUIÇÕES DE DIREITO PUBLICO E PRIVADO MÓDULO 18 COMPETÊNCIA

INSTITUIÇÕES DE DIREITO PUBLICO E PRIVADO MÓDULO 18 COMPETÊNCIA INSTITUIÇÕES DE DIREITO PUBLICO E PRIVADO MÓDULO 18 COMPETÊNCIA Índice 1. Competência...3 1.1. Critérios Objetivos... 3 1.1.1. Critérios Subjetivos... 4 1.1.2. Competência Territorial... 4 2. Dos Processos...4

Leia mais

MUNICÍPIO DE CUIABÁ) Excelentíssimo Senhor Presidente do. Supremo Tribunal Federal, Doutor Professor Gilmar Ferreira

MUNICÍPIO DE CUIABÁ) Excelentíssimo Senhor Presidente do. Supremo Tribunal Federal, Doutor Professor Gilmar Ferreira O SR. JOSÉ ANTÔNIO ROSA (PROCURADOR-GERAL DO MUNICÍPIO DE CUIABÁ) Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal, Doutor Professor Gilmar Ferreira Mendes, na pessoa de quem cumprimento todos

Leia mais

PROJETO SETORIAL DO POLO DE TI&C DE SÃO CAETANO DO SUL E REGIÃO TERMO DE REFERÊNCIA

PROJETO SETORIAL DO POLO DE TI&C DE SÃO CAETANO DO SUL E REGIÃO TERMO DE REFERÊNCIA PROJETO SETORIAL DO POLO DE TI&C DE SÃO CAETANO DO SUL E REGIÃO TERMO DE REFERÊNCIA Prestação de Serviços em Assessoria e Consultoria Tributária para as empresas do Arranjo Produtivo Local. 1. OBJETIVO

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO

DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO EXCLUSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 175 ao Art. 182 CTN Centro de Ensino Superior do Amapá Direito Financeiro e Tributário II Professora: Ilza Facundes Macapá-AP, 2013.1

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

GUIA DO SGD. Transformação SISTEMA ELETROBRÁS. Conheça mais sobre o novo Sistema de Gestão do Desempenho (SGD) que entrará

GUIA DO SGD. Transformação SISTEMA ELETROBRÁS. Conheça mais sobre o novo Sistema de Gestão do Desempenho (SGD) que entrará GUIA DO SGD Conheça mais sobre o novo Sistema de Gestão do Desempenho (SGD) que entrará em vigor em todas as empresas do Sistema Eletrobrás ainda este ano. Transformação SISTEMA ELETROBRÁS A T R A N S

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais