SECRETARIA DE ESTADO DE ECONOMIA E PLANEJAMENTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SECRETARIA DE ESTADO DE ECONOMIA E PLANEJAMENTO"

Transcrição

1 Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S.A. EMPLASA EMPREENDIMENTO/CLIENTE SECRETARIA DE ESTADO DE ECONOMIA E PLANEJAMENTO LOCAL/MUNICÍPIO BAIRRO CAMPOS ELÍSEOS SÃO PAULO OBJETO CAMPOS ELÍSEOS_1ª ETAPA DISCILPLINA ACÚSTICA PROJETO EXECUTIVO Relatório Técnico N FOLHA ETAPA/FASE PE/R VERSÃO VER.A AUTORES DO PROJETO Arq. Luiz Carlos Chichierchio COLABORADORES Arq. Elizabeth Kyotoku Matsumoto Arq. Juliette Haase Azevedo NOME DO ARQUIVO 00702_PE_RL_ _RA ESCALA NOMINAL S/ESCALA A EMISSÃO INICIAL 13/11//2009 REVISÕES ASSUNTO DATA DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS CONFORME LEGISLAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL

2 ESTUDO DE ISOLAMENTO ACÚSTICO PARA OS CAIXILHOS DO PALÁCIO DOS CAMPOS ELÍSEOS EM SÃO PAULO - SP. 1. INTRODUÇÃO Em cumprimento aos objetivos explicitados em nossa proposta técnica PT.972/09, estamos encaminhando este relatório referente aos estudos especificados em epígrafe. O objeto do presente estudo é a caixilharia de madeira dos pavimentos superior e ático, onde se localizarão o Gabinete e a Área Privativa do Governador do Estado de São Paulo, para garantir conforto acústico. O Palácio dos Campos Elíseos está localizado em uma região muito ruidosa, assim para melhor embasamento das nossas recomendações, foi feito uma medição do ruído externo, em seguida avaliou-se a capacidade de isolamento acústico dos caixilhos existentes, que são tombados pelo Patrimônio Histórico, e por fim foram feitas propostas para a melhoria do seu desempenho. As soluções aqui apresentadas foram discutidas e aprovadas pelos arquitetos Paulo Montoro (arquitetura) e Maria Luiza Dutra (restauro) em reunião no dia 10/11/2009. O trabalho foi desenvolvido com base nos desenhos fornecidos pelo escritório Paulo Montoro Arquitetos Associados - fase Executivo - em 22/09/2009. No item 2 estão listados os critérios adotados para o referido estudo. No item 3 constam as avaliações dos caixilhos e as recomendações para o atendimento aos parâmetros estabelecidos. Consta deste relatórios os seguintes desenhos: PE DE R0 A - ISOLAMENTO DA CAIXILHARIA MEDIÇÃO DOS NÍVEIS SONOROS - PLANTAS PE DE R0 A - ISOLAMENTO DA CAIXILHARIA PLANTA DO ÁTICO PE DE R0 A - ISOLAMENTO DA CAIXILHARIA PLANTA DO SUPERIOR PE DE R0 A - ISOLAMENTO DA CAIXILHARIA DETALHES 2. CRITÉRIOS DE ESTUDO 2.1. Ruído Externo O Palácio dos Campos Elíseos tem sua fachada principal localizada na avenida Rio Branco corredor com grande fluxo de automóveis e ônibus, uma das fachadas dá para a Alameda Glete, onde há um terminal de ônibus e a fachada dos fundos dá para a rua dos Guainases que é uma via secundária.

3 Fizemos algumas tomadas do ruído externo em db(a) no horário de pico entre 17h e 18h que resultaram 70 db(a) e 75 db(a) (quando o farol é aberto e os ônibus aceleram) no cruzamento entre a av. Rio Branco e al. Glete. Adotamos, então, 72 db(a) como ruído externo Ruído Interno Para definição dos parâmetros de isolamento acústico em relação ao ruído externo, adotamos os níveis de ruído internos máximos admissíveis conforme a atividade a ser exercida em cada ambiente conforme NBR da ABNT que define níveis de ruído para conforto acústico. A partir destes dados, os ambientes em estudo foram agrupados de acordo com o grau de exigência quanto aos níveis de ruído de fundo admissíveis. Para a vizinhança procurou-se garantir níveis adequados conforme norma NBR que define para zonas mistas, níveis de ruído máximo de 55 db durante o dia e 50 db(a) para a noite, nas divisas do edifício. A norma NB define os seguintes níveis de ruído: Nível de Exigência 1 - nível de ruído interno máximo admissível da ordem de 35 a 45 db(a): Ambientes para repouso como Dormitório e áreas privativas, e ambientes de trabalho que exigem privacidade como Salas de Reuniões e Auditório. Nível de Exigência 2 - nível de ruído interno máximo admissível da ordem de 40 a 50 db(a): Ambientes como Estar, Refeitórios e Salas de Uso Múltipo. Nível de Exigência 3 - nível de ruído interno máximo admissível da ordem de 45 a 55 db(a):. Ambientes públicos como Saguão, Recepção, Circulações, Sanitários e Cozinhas. O nível de ruído máximo admissível no ambiente refere-se àquele produzido externamente que penetra no ambiente em questão, e visa garantir que este não se sobreponha ao produzido internamente. Este nível de ruído é mais baixo, quanto maior for necessária a inteligibilidade da palavra falada. A distribuição espectral dos níveis sonoros em db considerados neste estudo foi adotada a partir das curvas NC (Noise Criteria) obtidas em bibliografia especializada bem como na norma NB AVALIAÇÃO E RECOMENDAÇÕES 3.1. MEDIDAS DO RUÍDO EXTERNO NO INTERIOR DO EDIFÍCIO Fizemos algumas medidas do ruído externo no interior do edifício com os caixilhos sem vidro porque o edifício está em processo de restauro da parte externa e os caixilhos, embora parcialmente restaurados, estão sem vidros. Os níveis de ruído obtidos estão na no desenho PE DE R0 A. Observamos que em relação ao ruído externo as faces mais ruidosas são às expostas ao ruído da Av. Rio Branco devido aos ônibus que aceleram ao abrir o semáforo e ao ruído do Terminal de ônibus localizado na Al. Glete, devido à frenagem e aceleração. Concluímos, então que:

4 1. Pelo lay-out interno a fachada mais exigente do ponto de vista acústico é a voltada para o quartel militar e fundos (rua Guaianases), onde se localizam o Gabinete e a Àrea Privativa do Governador. Portanto os caixilhos deverão ser acústicos. 2. Nas fachadas mais ruidosas (voltadas para av. Rio Branco e al. Glete) se localizam áreas de uso comum como Estar, Auditório, Sala de Almoço, Exposições (ático) e copa/cozinha. Para estes, os caixilhos também deverão ser acústicos, salvo copa e cozinha. 3. Os caixilhos das Circulações, Sanitários, Copa e Cozinha não serão acústicos. Recomendamos que neles sejam instalados o mesmo vidro (laminado 7mm com PVB acústico), porém sem a estanqueidade (vedação das frestas com neoprene expandido) DESEMPENHO ACÚSTICO DOS CAIXILHOS EXISTENTES Para a avaliação do desempenho acústico de um paramento tipo porta ou janela leva-se em conta duas características: a primeira refere-se às características acústicas do material de que é composto (massa em kg/m2) e da sua estanqueidade (frestas por onde vaza o ruído). Levamos em conta apenas as folhas com vidro porque a avaliação é feita apenas para o período diurno quando haverá atividade no Palácio, e as venezianas e folhas lisas estarão abertas Caixilhos do Ático São caixilhos de abrir, compostos por montantes de madeira com espessura média de 30mm, sem vedação nas frestas. Estima-se que com vidro 4mm (STC 26 db), o caixilho deverá isolar no máximo 13 db Caixilhos do Pavimento Superior Temos basicamente quatro tipos de janelas: Caixilho de abrir, folhas duplas com vidros 20x20cm. Composto por montantes de madeira com espessura média de 50mm, de abrir, sem vedação nas frestas. Possui guarnição para fechamento da fresta central entre as duas folhas de abrir, possui proteção contra chuva na face inferior, junto ao parapeito (ver desenho folha 04) Caixilho com venezianas externas de correr e folhas duplas de correr, internas com vidros 20x20cm. As venezianas externas de correr são compostas por montantes de 35mm e venezianas com As folhas internas de correr são compostas por montantes de madeira com espessura média de 40 mm, sem vedação nas frestas. Estima-se que com vidros 4mm (STC 26 db) o caixilho deverá isolar no máximo 15 db. Composto por montantes de madeira com espessura média de 50mm, de abrir, sem vedação nas frestas. Observação: As folhas externas estão rentes à alvenaria.

5 Caixilho com venezianas externas de correr e folhas duplas com vidros de 20x 20cm de abrir internas. As venezianas externas de correr são compostas por montantes de 35mm e venezianas com A folhas internas de abrir são compostas por montantes de madeira com espessura média de 50mm, de abrir, sem vedação nas frestas. Possui guarnição para fechamento da fresta central entre as duas folhas de abrir, possui proteção contra chuva na face inferior, junto ao parapeito (ver desenho) Caixilho com venezianas externas de abrir e folhas duplas com vidros de 20x 20cm de abrir internas. As venezianas externas de abrir são compostas por montantes de 40mm e venezianas com A folhas internas de abrir são compostas por montantes de madeira com espessura média de 50mm, de abrir, sem vedação nas frestas. Possui guarnição para fechamento da fresta central entre as duas folhas de abrir, possui proteção contra chuva na face inferior, junto ao parapeito (ver desenho). Temos basicamente três tipos de portas : Porta de abrir, folhas duplas com vidros 20x20cm. Composto por montantes de madeira com espessura média de 50mm, de abrir, sem vedação nas frestas. Possui guarnição para fechamento da fresta central entre as duas folhas de abrir, possui proteção contra chuva na face inferior, junto ao parapeito (ver desenho). No batente há ressaltos e canaletas (laterais e em cima) para proteção das frestas laterais (que servirá para colar a vedação acústica) Porta de correr, com venezianas externas e folhas duplas de madeira de correr, com vidros de 20 x 20cm. As venezianas externas de correr são compostas por montantes de 35mm e venezianas com As folhas internas de correr são compostas por montantes de madeira com espessura média de 40 mm, sem vedação nas frestas. Estima-se que com vidros 4mm (STC 26 db) o caixilho deverá isolar no máximo 15 db. Composto por montantes de madeira com espessura média de 50mm, de abrir, sem vedação nas frestas. Observação: As folhas externas estão rentes à alvenaria Porta de abrir, com venezianas externas de correr e folhas duplas internas de abrir com vidros 20 x 20cm. As venezianas externas de correr são compostas por montantes de 35mm e venezianas com A folhas internas de abrir são compostas por montantes de madeira com espessura média de 50mm, de abrir, sem vedação nas frestas. Possui guarnição para fechamento da fresta central entre as duas folhas de abrir, possui proteção contra chuva na face inferior, junto ao parapeito (ver desenho).

6 Porta tripla de abrir, com venezianas duplas externa de abrir + folhas duplas de madeira com vidro 20 x 20cm + folhas duplas de madeira internas. As venezianas externas são de abrir e estão instaladas na alvenaria. A folhas internas de abrir (abrem para fora) são compostas por montantes de madeira com espessura média de 50mm, de abrir, sem vedação nas frestas. Possui guarnição para fechamento da fresta central entre as duas folhas de abrir, possui proteção contra chuva na face inferior, junto ao parapeito (ver desenho). Instaladas no mesmo batente temos s folhas internas lisas (almofadadas) que abrem para dentro. Apesar dos vários tipos, o caixilho que será tratado acústicamente é o mesmo. Apenas o caixilho de madeira com vidros 20x20cm de correr tem um desempenho pior porque só podemos vedar a fresta central RECOMENDAÇÕES Recomendações Gerais No ÁTICO, de maneira geral para todos os caixilhos, recomendamos instalar vidros laminados o mais espesso possível. Apesar de seus montantes serem mais frágeis que os do pavimento Superior, segundo técnico da Penha Vidros que vistoriou o local, é possível instalar vidros laminados com 7,5mm de espessura (3mm+pvb acústico+3mm) e vedar as frestas com neoprene expandido. Assim esses caixilhos passarão a isolar de 18 a 20 db dependendo da vedação. Se não for possível o uso de vidros laminados de 7,5mm, recomendamos laminados com a maior espessura possível com PVB Acústico (aprox. 1,5mm). A atenuação sonora restante, necessária para obtenção dos nível de ruído requerido, será obtida através de materiais absorventes aplicados nas superfícies internas do nicho existente e por outros fechamentos como cortinas e telas. O material escolhido para revestimento do nicho foi a chapa de madeira perfurada com aplicação de 25mm de manta de lã de rocha ou vidro, que possuir um NRC de 0,55. Tem maior eficiência na absorção das freqüências graves (ruído proveniente do tráfego), as freqüências altas serão absorvidas pela tela Balck Out e cortinas pesadas, que estão especificadas no item No(s) ambiente(s) para av. Rio Branco, o nível de ruído medido foi da ordem de 67 a 69 db(a)- pico- com caixilhos sem vidro. Sendo local com menos exigência acústica decidiu-se, em conjunto com o arquiteto Paulo Montoro, que somente o material acústico aplicados nas paredes e teto do nicho é suficiente. E se, posteriormente, for necessário um reforço acústico a solução será a mesma da Área Privativa do Governador: o uso de cortinas. No PAVIMENTO SUPERIOR os caixilhos possuem um desempenho melhor porque apresentam montantes mais espessos (mais massa) e as proteções para ventos e chuva dificultam a passagem do ruído e também favorecem a colocação da vedação acústica. Para estes caixilhos recomendamos vidros laminados 7,5mm (3mm+pvb acústico+3mm) e vedação das frestas com neoprene expandido conforme especificação no item , e que isolará aproximadamente 25 db (estimativa). Esta solução se aplica para todos os ambientes do pavimento. No Gabinete do Governador por questões de segurança será instalado um segundo caixilho interno com vidro blindado, que para sua correta especificação recomendamos que seja consultado um especialista em segurança. Nos locais em que não serão necessários caixilhos acústicos (Circulações, Cozinha, Sanitários, etc..), assim como as portas que dão para o terraço dos fundos (voltada para rua Guaianases), recomendamos que os vidros a serem instalados sejam de mesmo desempenho acústico dos

7 demais (laminados 7,5mm). Se esses espaços no futuro vierem a ser rearranjados, e se fizer necessário caixilhos acústicos, só será necessário complementar com a vedação das frestas. Observação: Nos caixilhos que possuem venezianas ou folhas lisas, a vedação deverá ser, sempre, feita apenas no caixilho com vidro Caixilhos do Ático Para este pavimento temos, conforme item 3.1.: 1. locais mais exigentes do ponto de vista acústico é a Área Privativa do Governador 2. locais de exigência média é a Área de Eventos e Exposições Área Privativa e Sanitário do Governador -Caixilho existente com vidro laminado 7,5mm 5mm (vidro 3mm+ PVB Acústico 1,5 + vidro 3mm), frestas horizontais e verticais vedadas com neoprene expandido. -Revestimento interno do Nicho (teto e paredes laterais) com painel de madeira 12mm, perfurado com furos de 0,8mm de diâmetro e 7,8%. de área perfurada, com distantes no 4cm no mínimo da parede, com recheio de lã de rocha 25mm x 48Kg/m3. Possui um NRC de 0,55. -Tela Blackout em tecido poliéster com revestimento em PVC. - Cortina em algodão ou veludo com no mínimo 250 gr/m2, franzida na proporção 2:1. Ver Detalhe 1, folha PE DE R0 A Área de Exposições e Saleta -Caixilho existente com vidro laminado 7,5mm 5mm (vidro 3mm+ PVB Acústico 1,5 + vidro 3mm), frestas horizontais e verticais vedadas com neoprene expandido. -Revestimento interno do Nicho (teto e paredes laterais) com painel de madeira 12mm, perfurado com furos de 0,8mm de diâmetro e 7,8%. de área perfurada, com distantes no 4cm no mínimo da parede, com recheio de lã de rocha 25mm x 48Kg/m3. Possui um NRC de 0, Caixilhos do Superior Para este pavimento temos, conforme item 3.1.: 1. Locais mais exigentes do ponto de vista acústico são: o Gabinete do Governador. 2. Locais de exigência média como Estar/Espera, Auditório e Sala de Almoço Escritório Privativo do Governador - Caixilho com folhas de madeira duplas internas, de correr com vidros de 20x 20cm S1 - Nas folhas duplas de madeira deverão ser instalados vidros laminados com 7,5mm de espessura, composto por vidro monolítico com 3mm de espessura + pvb acústico + vidro monolítico 3mm aplicados com massa especial para madeira. Vedar as frestas com Neoprene Expandido colado no batente e na guarnição que protege a fresta entre as folhas (ver detalhe 2 e genéricos na folha DE PE R0 A). - Internamente caixilhos de segurança, de abrir fixados em uma moldura metálica, com vidros blindados. Para correta especificação dos vidros blindados consultar especialista em segurança. - Caixilho com venezianas duplas externas de correr e folhas duplas de madeira de correr com vidro de 20x 20cm internas S2 - Nas folhas duplas de madeira deverão ser instalados vidros laminado 7,5mm, composto por vidro monolítico com 3mm de espessura + pvb acústico + vidro monolítico 3mm aplicados com massa especial para madeira. Vedar a fresta entre folhas com Neoprene Expandido (ver detalhe 3 e genéricos na folha DE PE R0 A).

8 - Internamente caixilhos de segurança, de abrir fixados em uma moldura metálica, com vidros blindados. Para correta especificação dos vidros blindados consultar especialista em segurança Ante-Sala Privativa / Secretárias do Governador - Caixilho com venezianas duplas externas de correr e folhas duplas de madeira de abrir com vidro de 20x 20cm internas S3. - Nas folhas duplas de madeira deverão ser instalados vidros laminado 7,5mm, composto por vidro monolítico com 3mm de espessura + pvb acústico + vidro monolítico 3mm aplicados com massa especial para madeira. Vedar as frestas com Neoprene Expandido colado no batente e na guarnição que protege a fresta entre as folhas (ver detalhe 4 e genéricos na folha DE PE R0 A) Auditório e Sala de Reunião - Caixilho com venezianas duplas externas de correr e folhas duplas de madeira de abrir com vidro de 20x 20cm internas S3. - Nas folhas duplas de madeira deverão ser instalados vidros laminado 7,5mm, composto por vidro monolítico com 3mm de espessura + pvb acústico + vidro monolítico 3mm aplicados com massa especial para madeira. Vedar as frestas com Neoprene Expandido colado no batente e na guarnição que protege a fresta entre as folhas (ver detalhe 4 e genéricos na folha DE PE R0 A). - Caixilhos com e folhas duplas de madeira de abrir para o exterior com vidros de 20x 20cm e folhas duplas, lisas, de abrir para o interior e portas de mesmas características (Av. Rio Branco) S4. - Nas folhas duplas de madeira deverão ser instalados vidros laminado 7,5mm, composto por vidro monolítico com 3mm de espessura + pvb acústico + vidro monolítico 3mm aplicados com massa especial para madeira. Vedar as frestas com Neoprene Expandido colado no batente e na guarnição que protege a fresta entre as folhas (ver detalhe 5 e genéricos na folha DE PE R0 A) Estar / Espera - Portas triplas: com e folhas duplas de madeira de abrir para o exterior com vidro de 20x 20cm, folhas duplas, lisas, de abrir para o interior (ambos no mesmo batente) e 01 (uma) porta de mesmas características (Av. Rio Branco). - Venezianas duplas externas de abrir, existentes, sem alteração. - Nas folhas duplas internas de madeira deverão ser instalados vidros laminado 7,5mm (20x20cm), composto por vidro monolítico com 3mm de espessura + pvb acústico + vidro monolítico 3mm aplicados com massa especial para madeira. Vedar as frestas com Neoprene Expandido colado no batente e na guarnição que protege a fresta entre as folhas (ver detalhes genéricos na folha DE PE R0 A). - Portas lisas de abrir para o interior, existentes, sem alteração Sala de Almoço - Caixilho com venezianas duplas externas de correr e folhas duplas de madeira de correr com vidro de 20x 20cm internas S3. - Nas folhas duplas internas de madeira deverão ser instalados vidros laminado 7,5mm (20x20cm), composto por vidro monolítico com 3mm de espessura + pvb acústico + vidro

9 monolítico 3mm aplicados com massa especial para madeira. Vedar as frestas com Neoprene Expandido colado no batente e na guarnição que protege a fresta entre as folhas (ver detalhes genéricos na folha DE PE R0 A) Copa e Passagem e Portas para o Terraço dos Fundos (voltada para av. Guaianases) Conforme recomendação geral, os caixilhos destes ambientes não serão acústicos, porém recomendamos que sejam instalados com vidros de mesma característica dos demais (laminado 7,5mm). 4. RELAÇÃO DE FORNECEDORES E FABRICANTES: 4.1. Vidros PENHA VIDROS tel. (11) / Contato: Raul 4.2. Junta de vedação Neoprene Expandido NICHIBRÁS tel. (11) Contato: H. Yamaguchi 4.3. Lã de Rocha THERMAX ROCKFIBRAS fone: (11) Contato: Rivaldo/ Ana Paula Vendedor técnico 4.4. Revestimento Acústico de Madeira IDEATEC/ representante: SONEX ACOUSTICS fone: (11) / Contato: Marta Kimura Sem mais para o momento, colocamo-nos à disposição de V.Sas para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários e subscrevemo-nos Atenciosamente. AMBIENTAL CONSULTORIA LTDA. Luiz Carlos Chichierchio

RELATÓRIO TÉCNICO DE ACÚSTICA revisão 6 nível executivo - PARA O PROJETO DE REFORMA DA SEDE DO BNDES EM SÃO PAULO - SP. 29/06/2012

RELATÓRIO TÉCNICO DE ACÚSTICA revisão 6 nível executivo - PARA O PROJETO DE REFORMA DA SEDE DO BNDES EM SÃO PAULO - SP. 29/06/2012 AMBIENTAL CONSULTORIA LTDA. SP 21 06 12 1131 R1 R06 F.1 RELATÓRIO TÉCNICO DE ACÚSTICA revisão 6 nível executivo - PARA O PROJETO DE REFORMA DA SEDE DO BNDES EM SÃO PAULO - SP. 29/06/2012 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

ANEXO II MEMORIAL DESCRITIVO CONCORRENCIA 06/2012 CADERNO 3 - ACÚSTICA

ANEXO II MEMORIAL DESCRITIVO CONCORRENCIA 06/2012 CADERNO 3 - ACÚSTICA 1 DE 5 ANEXO II MEMORIAL DESCRITIVO CONCORRENCIA 06/2012 CADERNO 3 - ACÚSTICA 2 DE 5 CLIENTE CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO OBRA PROJETOS EXECUTIVOS PARA REALOCAÇÃO DE GRUPOS

Leia mais

REF.: RTM 145/13 - RELATÓRIO DA CONSULTORIA ACÚSTICA PARA A RESIDÊNCIA JOÃO BASILIO - JARDIM PERNAMBUCO RIO DE JANEIRO

REF.: RTM 145/13 - RELATÓRIO DA CONSULTORIA ACÚSTICA PARA A RESIDÊNCIA JOÃO BASILIO - JARDIM PERNAMBUCO RIO DE JANEIRO 1 À LAER ENGENHARIA ATENÇÃO : DRA. LAILA CANEDO e-mail : laila@laer.com.br fabio@laer.com.br Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013. REF.: RTM 145/13 - RELATÓRIO DA CONSULTORIA ACÚSTICA PARA A RESIDÊNCIA

Leia mais

TRANSMISSÃO. Ao ser atingido por uma onda sonora, o obstáculo vibra, funcionando como uma nova fonte sonora.

TRANSMISSÃO. Ao ser atingido por uma onda sonora, o obstáculo vibra, funcionando como uma nova fonte sonora. TRANSMISSÃO Ao ser atingido por uma onda sonora, o obstáculo vibra, funcionando como uma nova fonte sonora. PAREDES HOMOGÊNEAS obedecem à LEI DA MASSA : o isolamento sonoro aumenta de db a cada vez que

Leia mais

CENTRO ADMINISTRATIVO DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESPECIFICAÇÃO TRATAMENTO ACÚSTICO

CENTRO ADMINISTRATIVO DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESPECIFICAÇÃO TRATAMENTO ACÚSTICO 1 / 11 CENTRO ADMINISTRATIVO DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESPECIFICAÇÃO 2 / 11 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...03 2. DESCRIÇÃO GERAL...03 3. / ABSORÇÃO...06 4. DOCUMENTOS...10 3 / 11 1 - INTRODUÇÃO: Trata-se do Projeto

Leia mais

ISOLAMENTO ACÚSTICO DAS VEDAÇÕES VERTICAIS EXTERNAS. Como escolher a esquadria da sua obra e atender a NBR 15.575

ISOLAMENTO ACÚSTICO DAS VEDAÇÕES VERTICAIS EXTERNAS. Como escolher a esquadria da sua obra e atender a NBR 15.575 ISOLAMENTO ACÚSTICO DAS VEDAÇÕES VERTICAIS EXTERNAS Como escolher a esquadria da sua obra e atender a NBR 15.575 Em julho de 2013 entrou definitivamente em vigor a NBR 15.575, a norma de desempenho de

Leia mais

Para melhorar o conforto acústico das edificações é essencial realizar estudos de avaliação prévia e utilizar produtos submetidos a ensaios

Para melhorar o conforto acústico das edificações é essencial realizar estudos de avaliação prévia e utilizar produtos submetidos a ensaios Esquadrias anti-ruídos Para melhorar o conforto acústico das edificações é essencial realizar estudos de avaliação prévia e utilizar produtos submetidos a ensaios Laboratório de acústica da Divisão de

Leia mais

PARÂMETROS PARA QUALIDADE ACÚSTICA NAS EDIFICAÇÕES CONFORME NBR 15.575

PARÂMETROS PARA QUALIDADE ACÚSTICA NAS EDIFICAÇÕES CONFORME NBR 15.575 EMPRESA NBR 15.575 DESEMPENHO ACÚSTICO PROJETO ACÚSTICO EXECUÇÃO PARÂMETROS PARA QUALIDADE ACÚSTICA NAS EDIFICAÇÕES CONFORME NBR 15.575 EMPRESA NBR 15.575 DESEMPENHO ACÚSTICO PROJETO ACÚSTICO EXECUÇÃO

Leia mais

Artigo. Desempenho acústico de divisórias para escritórios

Artigo. Desempenho acústico de divisórias para escritórios Artigo Desempenho acústico de divisórias para escritórios Raros escritórios comerciais não possuem divisórias para definir ambientes. Trata-se de um elemento arquitetônico versátil, com boas opções de

Leia mais

Aula 7 : Desenho de Ventilação

Aula 7 : Desenho de Ventilação Aula 7 : Desenho de Ventilação Definições: NBR 10821:2001, Caixilho para edificação: Janela Caixilho, geralmente envidraçado, destinado a preencher um vão, em fachadas ou não. Entre outras, sua finalidade

Leia mais

MANUAL DE MEDIÇÃO E CÁLCULO DAS CONDIÇÕES ACÚSTICAS

MANUAL DE MEDIÇÃO E CÁLCULO DAS CONDIÇÕES ACÚSTICAS 1 Programa de Recuperação de Espaços Didáticos Pró-Reitoria de Graduação MANUAL DE MEDIÇÃO E CÁLCULO DAS CONDIÇÕES ACÚSTICAS 2 1. INTRODUÇÃO Adotou-se um processo de trabalho convencional, de desenvolvimento

Leia mais

Desempenho Acústico das Fachadas Envidraçadas. Eng. Luiz Barbosa

Desempenho Acústico das Fachadas Envidraçadas. Eng. Luiz Barbosa Desempenho Acústico das Fachadas Envidraçadas Eng. Luiz Barbosa Objetivo Mostrar, de forma conceitual, a aplicabilidade do vidro em fachadas, tendo ele, não somente excelente desempenho acústico, mas sendo,

Leia mais

ESTUDO E ESPECIFICAÇÕES PARA REVESTIMENTO E ISOLAMENTO ACÚSTICO DA SALA DE PENEIRAS DO LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DO CTU

ESTUDO E ESPECIFICAÇÕES PARA REVESTIMENTO E ISOLAMENTO ACÚSTICO DA SALA DE PENEIRAS DO LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DO CTU ESTUDO E ESPECIFICAÇÕES PARA REVESTIMENTO E ISOLAMENTO ACÚSTICO DA SALA DE PENEIRAS DO LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DO CTU Referência PACS: 43.50.Gf Barbosa Miriam Jerônimo; Zeballos Adachi Andrea

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DO RUÍDO

LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DO RUÍDO LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DO RUÍDO Contratante: Sistema Ribrane de Ensino Ltda ME Praça Padre Tavares, 46 - Centro Avaré - SP. Responsável Técnico: Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho CREA:

Leia mais

NBR 15.575 - UMA NOVA FERRAMENTA PARA A QUALIDADE ACÚSTICA NAS EDIFICAÇÕES.

NBR 15.575 - UMA NOVA FERRAMENTA PARA A QUALIDADE ACÚSTICA NAS EDIFICAÇÕES. NBR 15.575 - UMA NOVA FERRAMENTA PARA A QUALIDADE ACÚSTICA NAS EDIFICAÇÕES. Arq. Cândida Maciel Síntese Arquitetura 61-34685613 candida@sintesearquitetura.com.br NBR 15575- EDIFÍCIOS HABITACIONAIS DE ATÉ

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA

MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA Orçamento Unidade Básica de Saúde - Fronteira Estrutura para o acesso e identificação do

Leia mais

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO Profa. Dr.-Ing. Erika Borges Leão Disciplina ministrada ao IV semestre do curso de Engenharia Civil Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop/MT OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Leia mais

Empresa. R. Estado do Amazonas, 609 Jd. Imperador São Paulo SP CEP 03935-000 PABX: (11) 2107-0499 www.isar.com.br

Empresa. R. Estado do Amazonas, 609 Jd. Imperador São Paulo SP CEP 03935-000 PABX: (11) 2107-0499 www.isar.com.br Empresa Com sede própria, construída em uma área de 6.000 m² e localizada estrategicamente próxima ao Pólo Petroquímico da região leste de São Paulo, a Isar é uma das maiores e mais competentes empresas

Leia mais

Conforto Acústico em Escritórios Corporativos

Conforto Acústico em Escritórios Corporativos Primeiro Slide deverá: - Alinhar todo a direita - Se houver Logotipo alinhado a esquerda Conforto Acústico em Escritórios Corporativos Eng. Davi Akkerman Qualidade acústica = produzir mais e melhor Motivação

Leia mais

Steel frame - fechamento (parte 3)

Steel frame - fechamento (parte 3) Página 1 de 6 Steel frame - fechamento (parte 3) Hotel Villa Rossa, fechamento em steel frame No segundo artigo desta série sobre steel frame, abordamos a estrutura da edificação. Nela são aplicadas as

Leia mais

EDIFÍCIO AFONSO PENA 2300

EDIFÍCIO AFONSO PENA 2300 EDIFÍCIO AFONSO PENA 2300 BELO HORIZONTE MG Apresentação: Condomínio Edifício Afonso Pena, 2.300 Endereço: Afonso Pena, 2.300 Bairro: Centro Esquina com Rio Grande do Norte Belo Horizonte BH Localização:

Leia mais

Vila do IAPI - Patrimônio Cultural da Cidade

Vila do IAPI - Patrimônio Cultural da Cidade Item Diretriz Tipologia 1. Reformas e Ampliações 1.1. Cosntruções Originais 1.1.1. Não será permitida a demolição da edificação original para construção de uma nova edificação ou para qualquer outro fim.

Leia mais

Recomendações para instalação de rede interna e de equipamentos a gás.

Recomendações para instalação de rede interna e de equipamentos a gás. Recomendações para instalação de rede interna e de equipamentos a gás. USO DE GÁS NATURAL CANALIZADO NORMAS E LEGISLAÇÃO: ABNT NBR 14570 ABNT NBR 13103 COSCIP código de segurança - decreto estadual nº

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE MODIFICAÇÕES EM APARTAMENTOS

PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE MODIFICAÇÕES EM APARTAMENTOS PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE MODIFICAÇÕES EM APARTAMENTOS Para solicitar modificações nos apartamentos, o cliente deverá vir até a empresa em horário comercial no setor de Projetos com sua carta de

Leia mais

Foto: Arquitecto Luis Santos Edifício Desfo: Grijó

Foto: Arquitecto Luis Santos Edifício Desfo: Grijó Foto: Arquitecto Luis Santos Edifício Desfo: Grijó Sistema A.062 - Caracterização Sistema de batente com rotura de ponte térmica, vedação central e câmara europeia para as ferragens. Permite a construção

Leia mais

1 Desempenho térmico

1 Desempenho térmico Desempenho térmico 1 2 Desempenho térmico A norma NBR 15575 não trata de condicionamento artificial. Todos os critérios de desempenho foram estabelecidos com base em condições naturais de insolação, ventilação

Leia mais

Sistema Construtivo em PAREDES DE CONCRETO PROJETO

Sistema Construtivo em PAREDES DE CONCRETO PROJETO Sistema Construtivo em PAREDES DE CONCRETO PROJETO Arnoldo Wendler Sistema Construtivo 1 Sistema Construtivo 2 Sistema Construtivo Sistema Construtivo 3 Sistema Construtivo Comunidade da Construção DIRETRIZES

Leia mais

Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto

Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto Knauf Folheto Técnico 2008 Paredes Knauf Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto Estabilidade, resistência a impactos, proteção termoacústica e outras características inovadoras que não dividem

Leia mais

VIABILIDADE DA IMPLEMENTAÇÃO DA NORMA DE DESEMPENHO NBR15575

VIABILIDADE DA IMPLEMENTAÇÃO DA NORMA DE DESEMPENHO NBR15575 VIABILIDADE DA IMPLEMENTAÇÃO DA NORMA DE DESEMPENHO NBR15575 M. Engº Jorge Batlouni Neto Set/2010 NBR 15575 Edifícios habitacionais até cinco pavimentos Desempenho. Parte 1: Requisitos gerais; Parte 2:

Leia mais

ALVENARIA E OUTROS SISTEMAS DE VEDAÇÃO. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 7º Período Turma A01 Disc. Construção Civil I

ALVENARIA E OUTROS SISTEMAS DE VEDAÇÃO. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 7º Período Turma A01 Disc. Construção Civil I ALVENARIA E OUTROS SISTEMAS DE VEDAÇÃO Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 7º Período Turma A01 Disc. Construção Civil I SISTEMAS DE VEDAÇÃO VERTICAL SISTEMA DE VEDAÇÃO Um subsistema

Leia mais

MEMORIAL DE CÁLCULO E MATERIAIS PROJETO DE ACÚSTICA ARQUITETÔNICA TCE/AC ARQ. DAVID QUEIROZ DE SANT ANA CREA PR-82206/D

MEMORIAL DE CÁLCULO E MATERIAIS PROJETO DE ACÚSTICA ARQUITETÔNICA TCE/AC ARQ. DAVID QUEIROZ DE SANT ANA CREA PR-82206/D MEMORIAL DE CÁLCULO E MATERIAIS PROJETO DE ACÚSTICA ARQUITETÔNICA TCE/AC ARQ. DAVID QUEIROZ DE SANT ANA CREA PR-82206/D CURITIBA 2012 1. INTRODUÇÃO Este memorial de cálculo e materiais foi elaborado para

Leia mais

ANEXO 01. Figura 1 - Planta da área a ser trabalhada. DW indica os locais a serem trabalhados com drywall.

ANEXO 01. Figura 1 - Planta da área a ser trabalhada. DW indica os locais a serem trabalhados com drywall. ANEXO 01 Sala MEV DW DW B B Figura 1 - Planta da área a ser trabalhada. DW indica os locais a serem trabalhados com drywall. 1 Figura 2 Detalhes das portas em drywall. A porta P11, destinada a acesso à

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO ÁREAS DE LAZER

MEMORIAL DESCRITIVO ÁREAS DE LAZER MEMORIAL DESCRITIVO ÁREAS DE LAZER Ficam na cobertura, 9º andar. Esta composta por Salão de festas, Espaço gourmet, Fitness center, Sala de jogos e web, Piscina borda infinita e Solarium. - Salão Festas:

Leia mais

TECNOLOGIA DE EDIFÍCIOS

TECNOLOGIA DE EDIFÍCIOS Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia TECNOLOGIA DE EDIFÍCIOS ACÚSTICA DE EDIFÍCIOS António Morgado André UAlg-EST-ADEC aandre@ualg.pt 1 Exercício 2.1 Considere uma sala de aula de 4,5x

Leia mais

Termo de Referência. Anexo A DESCRIÇÃO FÍSICA CARACTERÍSTICAS DO EQUIPAMENTO

Termo de Referência. Anexo A DESCRIÇÃO FÍSICA CARACTERÍSTICAS DO EQUIPAMENTO Termo de Referência Anexo A DESCRIÇÃO FÍSICA CARACTERÍSTICAS DO EQUIPAMENTO A. Arena Carioca da Penha e seu entorno O edifício principal, em forma de hexágono com 15m em cada lado possui 1.083 m 2 de área

Leia mais

Sistema A.045 - Caracterização

Sistema A.045 - Caracterização Sistema A.045 - Caracterização Sistema de batente com rotura de ponte térmica, vedação central e câmara europeia as ferragens. Permite a construção de caixilhos de abrir com uma ou mais folhas móveis,

Leia mais

! ESTÚDIO!DE!ARQUITETURA:!SUSTENTABILIDADE!AMBIENTAL!! FERNANDA MOURA !!!!!!!!!!!!!!! PESQUISA' DRYWALL' PORTAS' !!!!!!!!!!!! !!! ! 1!

! ESTÚDIO!DE!ARQUITETURA:!SUSTENTABILIDADE!AMBIENTAL!! FERNANDA MOURA !!!!!!!!!!!!!!! PESQUISA' DRYWALL' PORTAS' !!!!!!!!!!!! !!! ! 1! ! ESTÚDIO!DE!ARQUITETURA:!SUSTENTABILIDADE!AMBIENTAL!! FERNANDA MOURA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! PESQUISA'!!! DRYWALL' E'' PORTAS'! 1! !!! SUMÁRIO!!! PAREDES!DRYWALL! 1. 'FABRICANTE:'KNAUF 1. 1 PAREDE

Leia mais

Nº2 JUNHO 2002 PAREDES DIVISÓRIAS DE PAINÉIS LEVES

Nº2 JUNHO 2002 PAREDES DIVISÓRIAS DE PAINÉIS LEVES Nº2 JUNHO 2002 PAREDES DIVISÓRIAS DE PAINÉIS LEVES Catarina Aguiar Bentes A monografia apresentada foi realizada no âmbito da cadeira de Tecnologias da Construção de Edifícios do 11º Mestrado em Construção

Leia mais

INSTITUTO DE ENGENHARIA DE SÃO PAULO SOLUÇÕES PARA RUÍDO OCUPACIONAL

INSTITUTO DE ENGENHARIA DE SÃO PAULO SOLUÇÕES PARA RUÍDO OCUPACIONAL INSTITUTO DE ENGENHARIA DE SÃO PAULO SOLUÇÕES PARA RUÍDO OCUPACIONAL HISTÓRIA DE CASOS DIVISÃO TÉCNICA SEGURANÇA NO TRABALHO e DIVISÃO TÉCNICA DE ACÚSTICA 22/05/2012 MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO ALGUNS

Leia mais

Capítulo 6. O Ruído Ambiental. Acústica e Ruídos. 1. Avaliação do Ruído Ambiental

Capítulo 6. O Ruído Ambiental. Acústica e Ruídos. 1. Avaliação do Ruído Ambiental 48 Capítulo 6 O Ruído Ambiental Os altos níveis de ruído urbano têm se transformado, nas últimas décadas, em uma das formas de poluição que mais tem preocupado os urbanistas e arquitetos. Os valores registrados

Leia mais

Conceito AULA 4. Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil

Conceito AULA 4. Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil AULA 4 Gesso Acartonado Prof. Dr. Luiz Sergio Franco Escola Politécnica da USP Dep. de Engenharia de Construção Civil Construção

Leia mais

Sem mais para o momento e agradecendo a atenção dispensada. Atenciosamente. AFONSO C. GAPPO Engº CREA Nº38219-D RJ

Sem mais para o momento e agradecendo a atenção dispensada. Atenciosamente. AFONSO C. GAPPO Engº CREA Nº38219-D RJ CARTA Nº 11.0529/10 Rio de Janeiro, 19 de novembro de 2010. À RENTA ENGENHARIA Av. das Américas, nº 1155/17º andar Barra da Tijuca. Rio de Janeiro/RJ. At.: Sra. Tanit Marinho ASS.: Transporte Vertical

Leia mais

Descritivo Portas (Kit)

Descritivo Portas (Kit) Descritivo Portas (Kit) Portas hospitalares com aplicação de chapa possuem em termos de estrutura: duas lâminas de HDF densidade 800 kg/m3 e espessura de 6mm (espessura de folha 35mm) ou 9mm MDF Ultra

Leia mais

Introdução...Pg.3. Conceitos...Pg.5 A acústica dentro dos escritórios... Pg.8

Introdução...Pg.3. Conceitos...Pg.5 A acústica dentro dos escritórios... Pg.8 ACÚSTICA ÍNDICE Introdução...Pg.3 Elementos de acústica...pg.4 Conceitos...Pg.5 A acústica dentro dos escritórios... Pg.8 Elementos de acústica aplicados no produto divisória i i piso-teto... t Pg.10 Soluções

Leia mais

Ilustrações Digitais: Artistas Associados :: 12 pavimentos tipo :: 06 Apartamentos por Pavimento. :: Unidade 02: Sala, 02 quartos (sendo 01 suíte), varanda, circulação, banheiro social, W.C., cozinha e

Leia mais

REF: Layout Elevadores e Torre Metálica Elaboração de Anteprojeto de torre metálica para instalação de 02(dois) elevadores panorâmicos

REF: Layout Elevadores e Torre Metálica Elaboração de Anteprojeto de torre metálica para instalação de 02(dois) elevadores panorâmicos Porto Alegre, 18 de junho de 2012. A Assembleia Legislativa do RS Porto Alegre, RS REF: Layout Elevadores e Torre Metálica Elaboração de Anteprojeto de torre metálica para instalação de 02(dois) elevadores

Leia mais

Mantas de Isolamento termoacústico

Mantas de Isolamento termoacústico Espessura Manta 5 mm (400gr/m²) Manta 10 mm (500gr/m²) Manta Duto Manta 20 mm (700gr/m²) Capacidade de isolamento térmica elevada. Maior rendimento do ar condicionado. Cinta Duto metálico MANTA DUTO 03

Leia mais

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO É dito no ditado popular que os olhos de uma pessoa são as janelas de sua alma, trazendo este pensamento para uma residência, podemos entender que as janelas

Leia mais

Rua Dante Francisco Zattera, Quadra 4907, lote 14, Loteamento Cidade Nova II. Bairro Distrito Industrial Caxias do Sul RS

Rua Dante Francisco Zattera, Quadra 4907, lote 14, Loteamento Cidade Nova II. Bairro Distrito Industrial Caxias do Sul RS MEMORIAL DESCRITIVO: APRESENTAÇÃO DO EMPREENDIMENTO: LOCALIZAÇÃO: Rua Dante Francisco Zattera, Quadra 4907, lote 14, Loteamento Cidade Nova II. Bairro Distrito Industrial Caxias do Sul RS DESCRIÇÃO: Edifício

Leia mais

INSTALAÇÕES DE AR CONDICIONADO

INSTALAÇÕES DE AR CONDICIONADO FNDE ProInfância INSTALAÇÕES DE AR CONDICIONADO PROJETO EXECUTIVO MEMORIAL TÉCNICO 13 de março de 2008 FNDE ProInfância INSTALAÇÕES DE AR CONDICIONADO MEMORIAL TÉCNICO Memória Descritiva e Justificativa

Leia mais

Sistemas de Pisos em Estruturas de Aço

Sistemas de Pisos em Estruturas de Aço Sistemas de Pisos em Estruturas de Aço Aplicações para edificações Estruturas de Aço e Madeira Prof Alexandre Landesmann FAU/UFRJ AMA Loft A1 1 Definição do sistema estrutural do pavimento Lajes armadas

Leia mais

ANEXO II CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ARQUIVOS DESLIZANTES

ANEXO II CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ARQUIVOS DESLIZANTES ANEXO II CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ARQUIVOS DESLIZANTES ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE ARQUIVOS DESLIZANTES DESTINADOS À EDIFICAÇÃO DA AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES ANATEL PARANÁ, LOCALIZADA

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO No. RT002-062010 AVALIAÇÃO DA ISOLAÇÃO SONORA AÉREA DE PAINEL DE FIBROCIMENTO E GESSO ACARTONADO

RELATÓRIO TÉCNICO No. RT002-062010 AVALIAÇÃO DA ISOLAÇÃO SONORA AÉREA DE PAINEL DE FIBROCIMENTO E GESSO ACARTONADO Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia Laboratório de Acústica Av. Roraima 1000, Campus Universitário, Bloco 10, Sala 439, Camobi, CEP 97105-900, Santa Maria/RS, Brasil Tel.: 55-55 -

Leia mais

UFAL- Universidade Federal de Alagoas DEHA- Mestrado em Dinâmicas do Espaço Habitado Disciplina: DEH 204 -Acústica Arquitetônica

UFAL- Universidade Federal de Alagoas DEHA- Mestrado em Dinâmicas do Espaço Habitado Disciplina: DEH 204 -Acústica Arquitetônica UFAL- Universidade Federal de Alagoas DEHA- Mestrado em Dinâmicas do Espaço Habitado Disciplina: DEH 204 -Acústica Arquitetônica NBR 15575:2013 Desempenho de edificações habitacionais Professora Dra. Maria

Leia mais

Projeto de Rede Telefônica

Projeto de Rede Telefônica Projeto de Rede Telefônica Prof. Manoel Henrique Sequencia Definições e materiais. Caixas de distribuição Blocos de terminais Caixas de passagem Tubulação Entrada Primária Secundária Cabos telefônicos

Leia mais

UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL PARECER DE GEOTECNIA

UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL PARECER DE GEOTECNIA UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL PARECER DE GEOTECNIA Rua Macéio, s/n Bairro Barcelona São Caetano do Sul /SP PAR 15026 Março/2015 Revisão 0 CPOI Engenharia e Projetos Ltda Índice 1. INTRODUÇÃO...3

Leia mais

Requisitos de Conforto Acústico, Desempenho Acústico e as Experiências de ensaios de laboratório e campo

Requisitos de Conforto Acústico, Desempenho Acústico e as Experiências de ensaios de laboratório e campo Requisitos de Conforto Acústico, Desempenho Acústico e as Experiências de ensaios de laboratório e campo Eng. Dr. Fulvio Vittorino (11) 3767-4553 fulviov@ipt.br www.ipt.br Sumário Conforto Acústico e a

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE-UNIBH DRYWALL. Miriã Aquino

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE-UNIBH DRYWALL. Miriã Aquino CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE-UNIBH DRYWALL Miriã Aquino Belo Horizonte 2014 1 SUMÁRIO: APLICAÇÕES... 3 Paredes:... 3 Separação de Ambientes internos... 4 Isolamento Acústico Superior... 8 Isolamento

Leia mais

Acústica em Reabilitação de Edifícios

Acústica em Reabilitação de Edifícios Reabilitação 09- Parte 8 - Desempenho Acústico de - Soluções Construtivas e Problemas típicos na Execução Reabilitação 09- Conteúdo da apresentação: Problemas típicos de soluções construtivas correntes

Leia mais

soluções do futuro para o seu presente

soluções do futuro para o seu presente soluções do futuro para o seu presente PORTFÓLIO conheça a solução com excelência para seu lar EMPRESA A JR ALUMINIUM é uma empresa especializada na criação, fabricação e instalação de Esquadrias de Alumínio

Leia mais

Divisão Construção Civil PUR/PIR Av. Nações Unidas, 12551 conj. 2404 - WTC 04578-903 São Paulo - SP - Brasil Fone: +55 11 3043-7883 Fax: +55 11

Divisão Construção Civil PUR/PIR Av. Nações Unidas, 12551 conj. 2404 - WTC 04578-903 São Paulo - SP - Brasil Fone: +55 11 3043-7883 Fax: +55 11 1 Por que usar termoisolamento em PUR/PIR? 2 Soluções para canteiro de obra Danica. 3 Premissas construtivas 2.2.2 - COBERTURAS: A cobertura terá telhas termoisolantes com espessura de 30 mm com isolamento

Leia mais

ANEXO XII - MEMORIAL DESCRITIVO ARQUITETÔNICO

ANEXO XII - MEMORIAL DESCRITIVO ARQUITETÔNICO ANEXO XII - MEMORIAL DESCRITIVO ARQUITETÔNICO 4.1 APRESENTAÇÃO O presente memorial descritivo tem por finalidade determinar os detalhes de acabamento, tipo e a qualidade dos materiais a serem utilizados

Leia mais

Painel 4 Diretrizes para um novo Projeto de Lei sobre Ruído Urbano. Marcelo de Mello Aquilino

Painel 4 Diretrizes para um novo Projeto de Lei sobre Ruído Urbano. Marcelo de Mello Aquilino Painel 4 Diretrizes para um novo Projeto de Lei sobre Ruído Urbano Aspectos técnicos para a elaboração de PLs relativos à: Ruído; Vibração e Perturbação Sonora. Marcelo de Mello Aquilino Temas que tratamos

Leia mais

Subsistemas construtivos e componentes caracterizados por ensaios e avaliações segundo os requisitos da norma de desempenho ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO

Subsistemas construtivos e componentes caracterizados por ensaios e avaliações segundo os requisitos da norma de desempenho ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO 18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP Subsistemas construtivos e componentes caracterizados por ensaios e avaliações segundo os requisitos da norma de desempenho ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO versão 04

MEMORIAL DESCRITIVO versão 04 MEMORIAL DESCRITIVO versão 04 Arquitetônico Hidrossanitário EMPREENDIMENTO: Edifício Residencial ÁREA CONSTRUIDA: 2.323,60 m² ÁREA DO TERRENO: 1.474,00 m² LOCALIZAÇÃO: Rua Ianne Thorstemberg, n 344 Bairro

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS - SANITÁRIA - Arquivo 828-M-SAN.DOC Página 1 1. SERVIÇOS COMPLEMENTARES Serão executados

Leia mais

Construção do 2º andar sobre a recepção da AEAARP

Construção do 2º andar sobre a recepção da AEAARP Construção do 2º andar sobre a recepção da AEAARP 2ª Semana de Tecnologia da Construção Abril 2011 1 1-) Premissas Construtivas: 1-1) Manutenção do andar existente 1-2) Executar estruturas de apoio independentes

Leia mais

SISTEMA CONSTRUTIVO EM PAREDES DE CONCRETO:

SISTEMA CONSTRUTIVO EM PAREDES DE CONCRETO: SISTEMA CONSTRUTIVO EM PAREDES DE CONCRETO: Adequações frente às s normas de desempenho. Marcelo Moacyr Diretor de Engenharia, Construção e Relacionamento 1 Escolha do Sistema Construtivo 2 Avaliações

Leia mais

PADRONIZAÇÃO DE PAINÉIS EM LIGHT STEEL FRAME

PADRONIZAÇÃO DE PAINÉIS EM LIGHT STEEL FRAME PADRONIZAÇÃO DE PAINÉIS EM LIGHT STEEL FRAME ANITA OLIVEIRA LACERDA - anitalic@terra.com.br PEDRO AUGUSTO CESAR DE OLIVEIRA SÁ - pedrosa@npd.ufes.br 1. INTRODUÇÃO O Light Steel Frame (LSF) é um sistema

Leia mais

A Acústica no Interior de Ambientes

A Acústica no Interior de Ambientes 54 Capítulo 7 A Acústica no Interior de Ambientes O projeto acústico de ambientes é um dos maiores desafios enfrentados por Arquitetos e Engenheiros Civis. Isto em razão da rara literatura em língua portuguesa

Leia mais

NORMAS DE ACESSIBILIDADE - Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT

NORMAS DE ACESSIBILIDADE - Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT NORMAS DE ACESSIBILIDADE - Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT 4.2 Pessoas em cadeira de rodas (P.C.R.) 4.2.1 Cadeira de rodas A figura 2 apresenta dimensões referenciais para cadeiras de rodas

Leia mais

ANEXO 1 TABELA DO TIPO, PADRÃO E VALOR UNITÁRIO DE METRO QUADRADO DE CONSTRUÇÃO

ANEXO 1 TABELA DO TIPO, PADRÃO E VALOR UNITÁRIO DE METRO QUADRADO DE CONSTRUÇÃO ANEXO 1 TABELA DO TIPO, PADRÃO E VALOR UNITÁRIO DE METRO QUADRADO DE CONSTRUÇÃO TIPO 10 - EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS TÉRREAS E ASSOBRADADAS, COM OU SEM SUBSOLO 10.1 - Padrão Rústico Arquitetura: Construídas

Leia mais

Paulista Corporate Avenida Paulista, nº 1.636 São Paulo - SP

Paulista Corporate Avenida Paulista, nº 1.636 São Paulo - SP Paulista Corporate Avenida Paulista, nº 1.636 São Paulo - SP Outubro, 2009 Versão Final A. DESCRIÇÃO DO PROJETO Este memorial trata da descrição e especificação básica dos elementos que deverão compor

Leia mais

O vidro isolante para a tranquilidade e o conforto

O vidro isolante para a tranquilidade e o conforto O vidro isolante para a tranquilidade e o conforto Isolamento acústico e poupança de energia com o vidro cria propriedades de isolamento acústico e térmico para uma melhor qualidade de vida. Mais de 80%

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO E TÉCNICO PROJETO DE ARQUITETURA DE INTERIORES PARA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE JOAÇABA

MEMORIAL DESCRITIVO E TÉCNICO PROJETO DE ARQUITETURA DE INTERIORES PARA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE JOAÇABA MEMORIAL DESCRITIVO E TÉCNICO PROJETO DE ARQUITETURA DE INTERIORES PARA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE JOAÇABA PROPRIETÁRIO: CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE JOAÇABA OBRA: PROJETO DE ARQUITETURA DE

Leia mais

Residencial Recanto do Horizonte

Residencial Recanto do Horizonte MEMORIAL DESCRITIVO Residencial Recanto do Horizonte FUNDAÇÃO E ESTRUTURA As Fundações serão executadas de acordo com o projeto estrutural, elaborado de acordo com as normas técnicas pertinentes e baseadas

Leia mais

PROJETOS PADRÃO DO CIE

PROJETOS PADRÃO DO CIE PROJETOS PADRÃO DO CIE CIEs são projetos padronizados de Ginásio, para implantação em todo território brasileiro, elaborados em dois modelos de Layout. TIPOS DE MODELOS MODELO I GINÁSIO MODELO II GINÁSIO

Leia mais

LOCAIS DE TRABALHO COM QUALIDADE E PRODUTIVIDADE PROJETOS ARQUITETÔNICOS

LOCAIS DE TRABALHO COM QUALIDADE E PRODUTIVIDADE PROJETOS ARQUITETÔNICOS LOCAIS DE TRABALHO COM QUALIDADE E PRODUTIVIDADE PROJETOS ARQUITETÔNICOS PROJETOS ARQUITETÔNICOS 01 NOSSOS SERVIÇOS Após 35 anos de experiência na área de edificações para o mercado imobiliário gaúcho,

Leia mais

PORTARIA Nº571/DGAC, de 25 de Nov de 1994.

PORTARIA Nº571/DGAC, de 25 de Nov de 1994. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL PORTARIA Nº571/DGAC, de 25 de Nov de 1994. Aprova e Efetiva o Plano Específico de Zoneamento de Ruído do Aeroporto Santos

Leia mais

Divisórias APRESENTAÇÃO

Divisórias APRESENTAÇÃO DIVDESIGN As divisórias Div Design oferecem classe e beleza preservando o bem estar e o conforto térmico e acústico. Especialista em soluções inteligentes para divisão de espaços corporativos. APRESENTAÇÃO

Leia mais

CAPÍTULO 4: ESTUDO DE CASO O EDIFÍCIO IBM TUTÓIA SUBSOLO. Layout subsolo 1990. Fonte: Desenho da autora. Layout subsolo 2005. Fonte: Desenho da autora

CAPÍTULO 4: ESTUDO DE CASO O EDIFÍCIO IBM TUTÓIA SUBSOLO. Layout subsolo 1990. Fonte: Desenho da autora. Layout subsolo 2005. Fonte: Desenho da autora SUBSOLO Layout subsolo 1990 Layout subsolo 2005 190 O subsolo possui 9.901m² de área construída e 5.260m² de área útil. A principal mudança ocorrida nesse pavimento foi a diminuição do espaço da garagem,

Leia mais

Optimização Energética na Reabilitação Onde Investir?

Optimização Energética na Reabilitação Onde Investir? Optimização Energética na Reabilitação Onde Investir? A nova legislação estabelece as seguintes exigências relativamente à envolvente do edifício: Limite máximo dos coeficientes de transmissão térmica

Leia mais

Sistema Construtivo em PAREDES DE CONCRETO. Um sistema com bom desempenho MITOS E VERDADES

Sistema Construtivo em PAREDES DE CONCRETO. Um sistema com bom desempenho MITOS E VERDADES Seminário: Sistema Construtivo em PAREDES DE CONCRETO Um sistema com bom desempenho MITOS E VERDADES Arnoldo Wendler Sistema Construtivo Estudo de viabilidade Anteprojeto arquitetônico Comercialização

Leia mais

C.GlassR. Ficha técnica. www.t2g.com.br

C.GlassR. Ficha técnica. www.t2g.com.br C.GlassR Ficha técnica Avenida Neyde Modesto de Camargo, 151 Sistema de Envidraçamento- C.Glass (Channel Glass) by T2G Descrição: O Sistema C.Glass é composto por per s de vidros autoportantes, e ao contrário

Leia mais

Relatório de Auditoria Energética

Relatório de Auditoria Energética Relatório de Auditoria Energética Relatório de Certificação Energética Local: 0 Today() www.classe-energetica.com Índice 1. Objectivos da Certificação Energética 2. escrição do Imóvel 3. Resultados da

Leia mais

COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 171527. O que é preciso fazer para que as fachadas e paredes internas atendam aos requisitos de desempenho da NBR 15.575-4?

COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 171527. O que é preciso fazer para que as fachadas e paredes internas atendam aos requisitos de desempenho da NBR 15.575-4? COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 171527 O que é preciso fazer para que as fachadas e paredes internas atendam aos requisitos de desempenho da NBR 15.575-4? Luciana Alves de Oliveira Slides da Palestra apresentada

Leia mais

Instalações Elétricas Prediais

Instalações Elétricas Prediais Abril de 2010 Sumário Tópicos Sumário 1 As tubulações às quais se referem estas instruções devem ser destinadas exclusivamente ao uso da Concessionária que, ao seu critério, nelas poderá os servições de

Leia mais

Descrições Técnicas (Armários)

Descrições Técnicas (Armários) Produtos Metálicos e Equipamentos, Lda (Grupo Levira) Descrições Técnicas (Armários) Armários de Parede O sistema de armários proposto consiste na execução de armários modulares, totalmente desmontáveis,

Leia mais

Aula 04 Normas e Estratégias de Acessibilidade A NBR9050 Setembro, 2013

Aula 04 Normas e Estratégias de Acessibilidade A NBR9050 Setembro, 2013 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Curso de Especialização em Arquitetura da Habitação de Interesse Social ERGONOMIA E ACESSIBILIDADE Aplicada à

Leia mais

Totalmente erguida em alvenaria estrutural, Obra racionalizada ARQUITETURA

Totalmente erguida em alvenaria estrutural, Obra racionalizada ARQUITETURA ARQUITETURA Obra racionalizada A alvenaria estrutural reduziu os custos da construção deste sobrado, que, apesar do método construtivo, tem cômodos integrados, no maior estilo contemporâneo POR CÍNTIA

Leia mais

Tabela 1- Intensidades sonoras características em db(a)

Tabela 1- Intensidades sonoras características em db(a) Desempenho Acústico DESEMPENHO ACÚSTICO O ruído gerado pela circulação de veículos, crianças brincando no playground e música alta no apartamento vizinho são causas de desentendimentos e de estresse. Por

Leia mais

Características & Interligação. Módulo APGV. Módulo Ponte Graetz com Ventilação Forçada. Revisão 00 de 13/05/10

Características & Interligação. Módulo APGV. Módulo Ponte Graetz com Ventilação Forçada. Revisão 00 de 13/05/10 Características & Interligação Módulo APGV Módulo Ponte Graetz com Ventilação Forçada Revisão 00 de 13/05/10 Direitos Reservados à Todas as informações contidas neste manual são de uso exclusivo da Equipamentos

Leia mais

ROTEIRO DE CÁLCULO PARA ACÚSTICA

ROTEIRO DE CÁLCULO PARA ACÚSTICA ROTEIRO DE CÁLCULO PARA ACÚSTICA DIAGNÓSTICO, PROJETO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO a. Caracterizar as condições de exposição: ruído urbano móvel (tráfego viário, aéreo, etc) e fixo (casas noturnas, indústrias,

Leia mais

Realizar novas ligações. Executa ligação BT. HISTÓRICO DE MODIFICAÇÕES Edição Data Alterações em relação à edição anterior

Realizar novas ligações. Executa ligação BT. HISTÓRICO DE MODIFICAÇÕES Edição Data Alterações em relação à edição anterior Fornecimento de Energia Elétrica a Edificações de Múltiplas Unidades Consumidoras do Programa Minha Casa Minha Vida com Telemedição Processo Atividade Realizar novas ligações Executa ligação BT Código

Leia mais

Gesso Acartonado CONCEITO

Gesso Acartonado CONCEITO CONCEITO As paredes de gesso acartonado ou Drywall, são destinados a dividir espaços internos de uma mesma unidade. O painel é composto por um miolo de gesso revestido por um cartão especial, usado na

Leia mais

ISOTRANS IND. DE TRANSFORMADORES LTDA.

ISOTRANS IND. DE TRANSFORMADORES LTDA. ISOTRANS IND. DE TRANSFORMADORES LTDA. TRANSFORMADORES MONOFÁSICOS DE ISOLAÇÃO COM BLINDAGEM APLICAÇÃO Os transformadores monofásicos de isolação com blindagens, magnética e eletrostática, foram desenvolvidos

Leia mais

2 Os protótipos avaliados foram: biombos em painéis de vidro totalmente jateado (PJJ1 e PJJ4) e biombos em painéis de tecido (PT1 e PT4).

2 Os protótipos avaliados foram: biombos em painéis de vidro totalmente jateado (PJJ1 e PJJ4) e biombos em painéis de tecido (PT1 e PT4). Assunto: ANÁLISE DE PROTÓTIPOS REF: PGE 019/7050-2011 Item II À GILOGBE08 Senhora Coordenadora 1 De acordo com as especificações e desenhos pertinentes ao Pregão 019/7050-2011, procedeu-se à avaliação

Leia mais

PROC-IBR-EDIF 018/2014 Análise das especificações, quantidades e preços dos Vidros

PROC-IBR-EDIF 018/2014 Análise das especificações, quantidades e preços dos Vidros INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS IBRAOP INSTITUTO RUI BARBOSA IRB / COMITÊ OBRAS PÚBLICAS PROC-IBR-EDIF 018/2014 Análise das especificações, quantidades e preços dos Vidros Primeira

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 001/2014

TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 001/2014 Anexo I TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 001/2014 1 DO OBJETO 1.1 Prestação de serviços de instalação de piso elevado acessível, com fornecimento de componentes, acessórios e materiais, visando

Leia mais