29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul COLESTEROL EM COMUNIDADES CARENTES DE PORTO ALEGRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul COLESTEROL EM COMUNIDADES CARENTES DE PORTO ALEGRE"

Transcrição

1 1 FEIRAS DE SAÚDE BIOMEDICINA UFCSPA: TRIAGENS DE GLICEMIA E COLESTEROL EM COMUNIDADES CARENTES DE PORTO ALEGRE Área temática: Saúde Cristine Souza Goebel 1 (Coordenadora da Ação de Extensão) Alexandre de Almeida Monteiro 2, Leonardo de Carvalho 3, Elizabeth de Carvalho 4, Aline Lins Camargo 5, Pedro Roosevelt Torres Romão 6, Cristine Souza Goebel 1. Palavras-chave: Feira de Saúde, Glicemia, Colesterol, Biomedicina. Resumo: A Feira de Saúde é uma atividade de extensão promovida pela UFCSPA em escolas públicas. O objetivo é desenvolver atividades interdisciplinares, envolvendo acadêmicos das diversas áreas da saúde. São realizados testes de triagem para glicemia e colesterol, além de esclarecimentos e conscientização para a relação entre os altos níveis de glicemia e colesterol com algumas doenças. Os testes são realizados com medidores específicos utilizando-se sangue capilar. Com este trabalho espera-se melhorar a qualidade de vida da comunidade atendida. Introdução O projeto Feira de Saúde" teve início em 2001, sendo um programa de extensão universitária que envolve acadêmicos das diversas áreas da saúde. Tem como objetivos promover a vivências e experiências através da promoção e educação em saúde nas comunidades periféricas e mais vulneráveis da cidade de Porto Alegre. É realizada através de uma parceria entre a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), o Rotary Clube Porto Alegre Leste e escolas da rede pública 1. Estas ações têm como característica desenvolver uma atividade interdisciplinar e interinstitucional, envolvendo acadêmicos das diversas áreas da saúde, docentes e a comunidade para promoção e educação em saúde. O Curso de Biomedicina participa destas ações desenvolvendo testes de triagem para glicemia e colesterol com a finalidade de promover a saúde e detectar precocemente graves problemas de Saúde Pública como, por exemplo, dislipidemias, obesidade e diabetes melito. Coordenador da Ação de Extensão: Cristine Souza Goebel. Contato: cristineg@ufcspa.edu.br 1 Mestre em Biologia Celular e Molecular. Professor Assistente do Departamento de Métodos Diagnósticos Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. 2 Bolsista PROBEXT UFCSPA 2010/2011. Acadêmico do Curso de Biomedicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. 3 Bolsista PROBEXT UFCSPA 2010/2011. Acadêmico do Curso de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. 4 Mestre em Genética e Biologia Molecular. Professor Assistente do Departamento de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. 5 Mestre em Ciências Médicas. Professora Assistente do Departamento e Ciências Básicas da Saúde. 6 Doutor em Imunologia Básica e Aplicada. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

2 Através destas ações na comunidade, esclarecemos e conscientizamos sobre a relação entre os altos níveis de glicemia e colesterol com diabetes e dislipidemias, respectivamente, e sobre medidas de prevenção. Realizam-se também os testes de triagem através de medidores específicos para glicemia e colesterol utilizando-se sangue capilar. Em caso de detecção de resultados acima dos valores de referência, encaminha-se o participante ao posto de saúde mais próximo. Desta forma, através da promoção e educação em saúde, espera-se uma melhora na qualidade de vida da comunidade atendida. Material e Metodologia A Feira de Saúde ocorre em escolas públicas no município de Porto Alegre-RS onde são realizadas várias bancas temáticas. O Curso de Biomedicina da UFCSPA promove atividades relacionadas com a triagem de glicemia e colesterol na comunidade. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFCSPA e os participantes assinaram um termo de consentimento para a realização destas atividades. Nesta banca são selecionados em média 8 acadêmicos de graduação da UFCSPA escolhidos através de sorteio para a realização de treinamento para o desenvolvimento destas atividades na comunidade. A banca de glicemia/colesterol é dividida em três etapas. Na primeira etapa, os alunos recepcionam os participantes da comunidade, informam-se sobre seu estado de jejum e orientam sobre dislipidemias e diabetes. Na segunda etapa, são realizadas as triagens. Para glicemia e colesterol, utilizam-se aparelhos Accutrend GC (Roche), com as respectivas tiras reativas. A obtenção do sangue capilar utilizando-se lancetadores Accu Check Softclix Pro (Roche) com lancetas descartáveis. Para a análise, o aparelho é ligado, introduz-se a fita reativa e coletase a gota de sangue na tira teste. Aguarda-se então o tempo de leitura para verificação do resultado. Por fim, realiza-se a coleta dos dados em uma ficha, que contem as seguintes perguntas: sexo, idade, glicemia, colesterol. Os valores utilizados como padrão para a realização dos testes são os padrões da International Diabetes Federation 2 e da Associação Americana de Diabetes (ADA) 3, que recomendam valores até 140 mg/dl para glicemia pós-prandial. Em pessoas hígidas, os níveis de colesterol total praticamente não se alteram logo após a ingestão de lipídios, permitindo a realização da triagem 4. Esta, no entanto, não mensura os níveis de LDL, HDL ou VLDL separadamente, o que torna necessário fazê-los em um laboratório. Resultados e discussão Para promover a integração entre os alunos, dos 28 participantes nas Feiras de Saúde, foram selecionados 23 alunos do curso de Biomedicina e 5 do curso de Medicina (Gráfico 1). Alguns destes participaram em mais de uma edição da feira. Esta integração entre os cursos estimulou a interdisciplinaridade entre os alunos participantes, auxiliando o trabalho em equipe, tão necessário para os profissionais da área da saúde.

3 Gráfico 1 - Participação dos alunos por curso. Durante as quatro últimas Feiras de saúde de 2010, participaram 281 pessoas de diferentes comunidades, apresentando média das idades de 40,5 anos (Tabela 1). Tabela 1 - Média das idades dos participantes da Feira de Saúde. Participantes Média das Idades Homens 40,9 Mulheres 40,1 Das 281 pessoas atendidas, 200 eram do sexo feminino (Gráfico 2), o que demonstra uma maior preocupação destas com a saúde. Gráfico 2 - Perfil dos participantes da Feira de Saúde A quantidade de pessoas que realizaram cada uma das triagens foi variável, uma vez que em uma das feiras a triagem para colesterol não foi realizada. Outro fator importante que colaborou para esta diferença entre as triagens é o fato de muitas pessoas não realizam a triagem para colesterol total, visto que o tempo para a realização do teste é um pouco maior. Sendo assim, 278 pessoas realizaram triagem para glicemia e 186 realizaram triagem para colesterol.

4 A análise das pessoas que realizaram triagem para glicemia está relacionada na Tabela 2. Tabela 2- Nível Glicêmico dos participantes da Feira de Saúde. Glicemia 140 mg/dl Glicemia >140 mg/dl Homens 74 6 Mulheres Total Podemos observar que 10% dos participantes apresentaram níveis glicêmicos acima de 140 mg/dl de sangue, e destes, 78% são mulheres. É valido ressaltar que não se pode relacionar diretamente estes resultados com diabetes, pois devem ser feitos novos exames em laboratório com o jejum recomendado. Podem ocorrer também variações entre os valores obtidos com os glicosímetros e os valores laboratoriais, fato que deve ser de conhecimento dos profissionais que utilizam este método e da população atendida. 5 A análise das pessoas que realizaram triagem para colesterol total é demonstrada na Tabela 3. Tabela 3 - Níveis de Colesterol Total dos participantes da Feira de Saúde. Colesterol 200 Colesterol > 200 Homens 46 3 Mulheres Total Através dos dados obtidos na Tabela 3, podemos observar que aproximadamente 12,9% das pessoas estavam com os níveis de colesterol total elevados, e destas, 87,5% eram mulheres. Mais uma vez esta diferença encontrada nos valores entre homens e mulheres pode estar relacionada à maior procura nos cuidados à saúde por parte das mulheres. É importante ressaltar que para todas as pessoas que presentaram resultados elevados, foi sugerido a realização de novos exames em um laboratório, com o período necessário de jejum, e em alguns casos, foram encaminhadas ao posto de saúde mais próximo. Conclusão Através do projeto Feira de saúde/biomedicina foi possível constatar a importância da prática da atenção e educação em saúde, com as quais comunidades e estudantes da área da saúde são beneficiados. O projeto cumpre o importante objetivo da integração entre os alunos das diversas áreas, promovendo o trabalho interdisciplinar, além de mostrar aos alunos novas realidades, muitas destas diferentes das vivenciadas por estes. Com a realização das triagens de glicemia e colesterol, há uma aproximação entre a universidade e as comunidades carentes, na qual o conhecimento adquirido na universidade se transfere para estas comunidades, e em troca, os acadêmicos adquirem conhecimentos e vivências para sua formação profissional.

5 Observando-se os resultados, conclui-se que há a necessidade da manutenção destas ações em comunidades carentes, buscando melhorar ainda mais a qualidade de vida dessas comunidades. Referências 1 CASTRO, Elizabeth de Carvalho; GONÇALVES, Marcelo Rodrigues; NOGUEIRA, Marcelo; PANIZ, Graziela. FEIRAS DE SAÚDE: PROMOÇÃO DE SAÚDE À POPULAÇÃO E FORMAÇÃO ACADÊMICA EXTRAMUROS UFCSPA / BRASIL. 9 Congresso Ibero-Americano de Extensión Universitária, 2009, Montevidéu. Anais. Montevidéu: Universidad de La República, Anais, p.CD-rom. 2 Federação Internacional de Diabetes. Disponível em: Acesso em 4 jun American Diabetes Association. Postprandial blood glucose. Diabetes Care 2001;24: Lima JG, Nóbrega LHC, Nóbrega MLC, Bandeira F, Souza AGP. Dislipidemia pós-prandial como achado precoce em indivíduos com baixo risco cardiovascular. Arq Bras Endocrinol Metab 2002;46/3: CORDOVA, C.M.M; VALLE,J.P; YAMANAKA,C.N; CORDOVA,M.M. Determinação das glicemias capilar e venosa com glicosímetro versus dosagem laboratorial da glicose plasmática. Jornal Brasileiro de Patologia Médica Laboratorial, vol. 45: , 2009.

16º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG Resumo Expandido Modalidade B Apresentação de resultados de ações e/ou atividades

16º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG Resumo Expandido Modalidade B Apresentação de resultados de ações e/ou atividades 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO A PARTICIPAÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE FARMÁCIA

Leia mais

FARMÁCIA UNOESC NA PRAÇA RESUMO. objetivo a conscientização da população sobre as questões que afetam a

FARMÁCIA UNOESC NA PRAÇA RESUMO. objetivo a conscientização da população sobre as questões que afetam a FARMÁCIA UNOESC NA PRAÇA Bibiana Paula Dambrós* Ana Paula Scherer de Brum** Elisandra Minotto*** Mônica Frighetto**** RESUMO O Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 7 de abril e tem como objetivo a

Leia mais

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: FEIRAS DE SAÚDE. Resumo

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: FEIRAS DE SAÚDE. Resumo ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: FEIRAS DE SAÚDE Área Temática: Saúde Responsável: César Augusto Caneschi Instituição: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Autores: César Augusto Caneschi 1 ; Larissa Oliveira

Leia mais

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul TIPAGEM SANGUÍNEA E INCENTIVO A DOAÇÃO DE SANGUE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PORTO ALEGRE - RS ATRAVÉS DO PROJETO DE EXTENSÃO, FEIRA DE SAÚDE-BIOMEDICINA/UFCSPA Área temática: Saúde Resumo: Cristine Souza Goebel

Leia mais

ESTUDO DO PERFIL LIPÍDICO DE INDIVÍDUOS DO MUNICÍPIO DE MIRANDOPOLIS/SP

ESTUDO DO PERFIL LIPÍDICO DE INDIVÍDUOS DO MUNICÍPIO DE MIRANDOPOLIS/SP PALAVRAS-CHAVE Lipídios, Dislipidemias, Lipidograma CONEXÃO ESTUDO DO PERFIL LIPÍDICO DE INDIVÍDUOS DO MUNICÍPIO DE MIRANDOPOLIS/SP Alyne Maia Silva 1 Jéssica Fontoura Junqueira 1 Tatiane Kelly Correa

Leia mais

PROMOÇÃO DA SAÚDE FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM FATIMA DO PIAUÍ.

PROMOÇÃO DA SAÚDE FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM FATIMA DO PIAUÍ. PROMOÇÃO DA SAÚDE FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM FATIMA DO PIAUÍ. JOSÉ MÁRIO FERNANDES MATTOS¹ -UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO- UNIVASF, e-mail: zemabio@gmail.com RESUMO

Leia mais

Sergio Luiz Alves de Queiroz. Laudo. Sangue

Sergio Luiz Alves de Queiroz. Laudo. Sangue (705562-11/07/2016 06::2) Endereço: R Itaipava, 62, Apto 0 - Jd Botanico - Rio de Janeiro - RJ Nascimento:12/08/1951 (64 anos), Sexo: M Medico: Luiz Maurino Abreu (RJ-CRM-5255942) Posto de Coleta: Leblon

Leia mais

RASTREAMENTO DE PRESSÃO ARTERIAL E GLICEMIA

RASTREAMENTO DE PRESSÃO ARTERIAL E GLICEMIA RASTREAMENTO DE PRESSÃO ARTERIAL E GLICEMIA Andreza de Jesus Dutra Silva Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente - UniFOA Arielly Cristina VillarinhoVimar Mestranda em Ensino em Ciências

Leia mais

DIA MUNDIAL DA SAÚDE: DETERMINAÇÃO DA GLICEMIA CAPILAR EM SERVIDORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

DIA MUNDIAL DA SAÚDE: DETERMINAÇÃO DA GLICEMIA CAPILAR EM SERVIDORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE

Leia mais

MUTIRÃO DA SAÚDE. Doutora, Docente do Departamento de Biologia Estrutural, Molecular e Genética da UEPG, 4

MUTIRÃO DA SAÚDE. Doutora, Docente do Departamento de Biologia Estrutural, Molecular e Genética da UEPG, 4 110. ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA MUTIRÃO DA SAÚDE CHAVES, Camila

Leia mais

41 ANOS DE EXISTÊNCIA. 942 Médicos Cooperados 71 mil clientes. 1ª Sede Praça Carlos de Campos

41 ANOS DE EXISTÊNCIA. 942 Médicos Cooperados 71 mil clientes. 1ª Sede Praça Carlos de Campos 41 ANOS DE EXISTÊNCIA 942 Médicos Cooperados 71 mil clientes 1ª Sede Praça Carlos de Campos UNIDADES DE NEGÓCIOS PROGRAMA DR. SAUDÁVEL EQUIPE MEDICINA PREVENTIVA 04 Cooperados Coordenador Médico Supervisor

Leia mais

FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR

FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR PREVALÊNCIA DE FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR NA POPULAÇÃO PORTUGUESA INVESTIGADORA RESPONSÁVEL Mafalda Bourbon, PhD Resp. Grupo Investigação Cardiovascular, Unid I&D Dept. Promoção Saúde e Doenças Crónicas

Leia mais

GRUPO COPPA: ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR NO PATOLOGIAS ASSOCIADAS BRIGITTE OLICHON LUMENA MOTTA REGINA BOSIO

GRUPO COPPA: ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR NO PATOLOGIAS ASSOCIADAS BRIGITTE OLICHON LUMENA MOTTA REGINA BOSIO GRUPO COPPA: ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR NO CONTROLE DA OBESIDADE E PATOLOGIAS ASSOCIADAS BRIGITTE OLICHON LUMENA MOTTA REGINA BOSIO Introdução Obesidade Brasil EPIDEMIA 40% em sobrepeso 12,7% adultos obesos

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO "FARMÁCIA UNOESC VAI ATÉ VOCÊ" NA VIDEPLAST RESUMO

PROJETO DE EXTENSÃO FARMÁCIA UNOESC VAI ATÉ VOCÊ NA VIDEPLAST RESUMO PROJETO DE EXTENSÃO "FARMÁCIA UNOESC VAI ATÉ VOCÊ" NA VIDEPLAST Bibiana Paula Dambrós* Júlia Oliari ** Nicolas Lima dos Santos*** Karen de Almeida Padilhas**** RESUMO A SIPAT objetiva promover conhecimento

Leia mais

DIABETES: IMPORTANTE FATOR DE RISCO CARDIOVASCULAR

DIABETES: IMPORTANTE FATOR DE RISCO CARDIOVASCULAR 8. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: SAÚDE DIABETES: IMPORTANTE FATOR DE RISCO CARDIOVASCULAR Apresentador 1 FERREIRA, Marina Abud Apresentador 2 SALINA MACIEL, Margarete Aparecida

Leia mais

Estudo comparativo entre os níveis de glicemia venosa e glicemia capilar

Estudo comparativo entre os níveis de glicemia venosa e glicemia capilar Estudo comparativo entre os níveis de glicemia venosa e glicemia capilar Bárbara de Castro Borges 1 Tania Cristina Andrade 2 Resumo A manutenção da glicemia normal depende principalmente da capacidade

Leia mais

Projeto de Extensão: Educando para o Futuro

Projeto de Extensão: Educando para o Futuro FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ARCHIMEDES THEODORO Projeto de Extensão: Educando para o Futuro Professora da disciplina Educação Nutricional: Esp.Maria Marcia Borges Junqueira Professora da Disciplina

Leia mais

CUIDADOS FARMACÊUTICOS EM DIABETES. Roberto B. Bazotte Universidade Estadual de Maringá

CUIDADOS FARMACÊUTICOS EM DIABETES. Roberto B. Bazotte Universidade Estadual de Maringá CUIDADOS FARMACÊUTICOS EM DIABETES Roberto B. Bazotte Universidade Estadual de Maringá Conceito e Classificação do Diabetes Conceito: Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica acarretada por uma deficiência

Leia mais

ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DOS FATORES DE RISCO PARA DOENÇA CORONARIANA DOS SERVIDORES DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DOS FATORES DE RISCO PARA DOENÇA CORONARIANA DOS SERVIDORES DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DOS FATORES DE RISCO PARA DOENÇA CORONARIANA DOS SERVIDORES DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ Natália Ribeiro (PIBIC/CNPq/FA-UEM), Ana Paula Vilcinski

Leia mais

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE COLESTEROL TOTAL POR MEIO DE EQUIPAMENTO PORTÁTIL

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE COLESTEROL TOTAL POR MEIO DE EQUIPAMENTO PORTÁTIL TÍTULO: AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE COLESTEROL TOTAL POR MEIO DE EQUIPAMENTO PORTÁTIL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Farmácia INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON

Leia mais

ANÁLISE GERAL DO ESTADO DE SAÚDE DE RESIDENTES DO INSTITUTO JOÃO XXIII 1 ANÁLISE GERAL DO ESTADO DE SAÚDE DE ALUNOS E FUNCIONÁRIOS DO

ANÁLISE GERAL DO ESTADO DE SAÚDE DE RESIDENTES DO INSTITUTO JOÃO XXIII 1 ANÁLISE GERAL DO ESTADO DE SAÚDE DE ALUNOS E FUNCIONÁRIOS DO ANÁLISE GERAL DO ESTADO DE SAÚDE DE RESIDENTES DO INSTITUTO JOÃO XXIII 1 ÁREA TEMÁTICA: SAÚDE ANÁLISE GERAL DO ESTADO DE SAÚDE DE ALUNOS E FUNCIONÁRIOS DO INSTITUDO JOÃO XXIII Apresentador 1 Flávia Monastirsky

Leia mais

MTAC Aula 6 BIOQUÍMICA DO SANGUE PARTE 1. GLICEMIA e LIPÍDIOS PLASMÁTICOS. 1) Mecanismos de regulação da glicemia: agentes hiper e hipoglicemiante

MTAC Aula 6 BIOQUÍMICA DO SANGUE PARTE 1. GLICEMIA e LIPÍDIOS PLASMÁTICOS. 1) Mecanismos de regulação da glicemia: agentes hiper e hipoglicemiante MTAC Aula 6 BIOQUÍMICA DO SANGUE PARTE 1 GLICEMIA e LIPÍDIOS PLASMÁTICOS GLICEMIA 1) Mecanismos de regulação da glicemia: agentes hiper e hipoglicemiante 2) Métodos para determinação da glicemia: Baseados

Leia mais

PERFIL CLÍNICO E BIOQUÍMICO DOS HIPERTENSOS DE MACEIÓ (AL) de Nutrição em Cardiologia (Ufal/Fanut/NUTRICARDIO )

PERFIL CLÍNICO E BIOQUÍMICO DOS HIPERTENSOS DE MACEIÓ (AL) de Nutrição em Cardiologia (Ufal/Fanut/NUTRICARDIO ) PERFIL CLÍNICO E BIOQUÍMICO DOS HIPERTENSOS DE MACEIÓ (AL) Andreza Ferreira da Silva 1 andrezaaferreira1@hotmail.com Juliana Bittencourt Duarte dos Santos 1 julianabittencourt71@gmail.com Isadora Bianco

Leia mais

NÃO FORAM ENCONTRADOS OVOS E LARVAS NA AMOSTRA NÃO FORAM ENCONTRADOS OVOS E LARVAS NA AMOSTRA

NÃO FORAM ENCONTRADOS OVOS E LARVAS NA AMOSTRA NÃO FORAM ENCONTRADOS OVOS E LARVAS NA AMOSTRA Setor: PARASITOLOGIA PARASITOLOGICO DE FEZES Material: Fezes Método : Hoffman PROTOZOÁRIOS... NÃO FORAM ENCONTRADOS OVOS E LARVAS NA AMOSTRA HELMINTOS... NÃO FORAM ENCONTRADOS OVOS E LARVAS NA AMOSTRA

Leia mais

TÍTULO: HIPERTRIGLICERIDEMIA PÓS-PRANDIAL EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 2 E O RISCO CARDIOVASCULAR

TÍTULO: HIPERTRIGLICERIDEMIA PÓS-PRANDIAL EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 2 E O RISCO CARDIOVASCULAR TÍTULO: HIPERTRIGLICERIDEMIA PÓS-PRANDIAL EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 2 E O RISCO CARDIOVASCULAR CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FARMÁCIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE

Leia mais

ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO CARDIOVASCULAR ENTRE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS DE UMA UNIDADE DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA.

ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO CARDIOVASCULAR ENTRE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS DE UMA UNIDADE DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA. 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO CARDIOVASCULAR ENTRE

Leia mais

HEMOGRAMA COMPLETO Material: Sangue Total Método : Automação: ABX MICROS 60 REFERÊNCIAS

HEMOGRAMA COMPLETO Material: Sangue Total Método : Automação: ABX MICROS 60 REFERÊNCIAS Setor: HEMATOLOGIA HEMOGRAMA COMPLETO Total Método : Automação: ABX MICROS 60 SÉRIE VERMELHA HEMATÓCRITO... 49,8 % MASCULINO: 39 a 54 FEMININO : 37 a 46 HEMÁCIAS... 5,67 milhões/mm³ MASCULINO: 4,5 a 6

Leia mais

DOSAGEM DE HORMÔNIO TIREOESTIMULANTE (TSH) - ULTRA-SENSÍVEL

DOSAGEM DE HORMÔNIO TIREOESTIMULANTE (TSH) - ULTRA-SENSÍVEL DOSAGEM DE HORMÔNIO TIREOESTIMULANTE (TSH) - ULTRA-SENSÍVEL Método: Quimioluminescência. Resultado: 4,26 uui/ml. Confirmado e reanalisado na mesma amostra. Valores de Referência: Crianças (Idade) - 1 ano

Leia mais

PROPOSTA. Pregão. Proposta(s)

PROPOSTA. Pregão. Proposta(s) PROPOSTA Pregão Órgão: Prefeitura Municipal de Nova Prata Número: 010/2012 Número do Processo: 072/2012 Unidade de Compra: Município de Nova Prata Proposta(s) Item: 0001 Descrição: Fitas para teste HGT

Leia mais

ESTUDO PARASITOLÓGICO DE FEZES EM PESSOAS COM DIABETES TIPO 2 E SUA INTERFACE COM INDICADORES METABÓLICOS

ESTUDO PARASITOLÓGICO DE FEZES EM PESSOAS COM DIABETES TIPO 2 E SUA INTERFACE COM INDICADORES METABÓLICOS ESTUDO PARASITOLÓGICO DE FEZES EM PESSOAS COM DIABETES TIPO 2 E SUA INTERFACE COM INDICADORES METABÓLICOS Maria Wendiane Gueiros Gaspar 1, Marcio Flávio Moura de Araújo 2 Resumo: Os altos índices de doenças

Leia mais

ANÁLISE DO MONITORAMENTO DA GLICEMIA CAPILAR EM INSULINODEPENDENTES PARA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES RELACIONADAS AO DIABETES MELLITUS

ANÁLISE DO MONITORAMENTO DA GLICEMIA CAPILAR EM INSULINODEPENDENTES PARA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES RELACIONADAS AO DIABETES MELLITUS ANÁLISE DO MONITORAMENTO DA GLICEMIA CAPILAR EM INSULINODEPENDENTES PARA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES RELACIONADAS AO DIABETES MELLITUS Marina Soares Monteiro Fontenele (1); Maria Amanda Correia Lima (1);

Leia mais

INVESTIGAÇÃO DO ESTADO GLICÊMICO EM FUNCIONÁRIOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO E ATIVIDADES PROFISSIONALIZANTES.

INVESTIGAÇÃO DO ESTADO GLICÊMICO EM FUNCIONÁRIOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO E ATIVIDADES PROFISSIONALIZANTES. 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO

Leia mais

DOSAGEM DE CREATINA FOSFOQUINASE - CPK DOSAGEM DE CREATININA

DOSAGEM DE CREATINA FOSFOQUINASE - CPK DOSAGEM DE CREATININA DOSAGEM DE CREATINA FOSFOQUINASE - CPK Método: Cinético UV. Resultado: 159 U/L. (37ºc) Homem : 24-195 U/L. Mulheres : 24-170 U/L. Obs: - DOSAGEM DE CREATININA Método: Cinético. Resultado: 0,9 mg/dl. Valor

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA BIOQUÍMICA

PROGRAMA DA DISCIPLINA BIOQUÍMICA UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA BIOQUÍMICA Curso: ENFERMAGEM Disciplina: BIOQUÍMICA Carga Horária: 75h Teórica: 60h Prática: 15h Semestre: 2013.2 Professor: Regina Lúcia Félix de Aguiar Lima

Leia mais

DOSAGEM DE 25 - HIDROXIVITAMINA D

DOSAGEM DE 25 - HIDROXIVITAMINA D DOSAGEM DE 25 - HIDROXIVITAMINA D Método: Quimioluminescência. Resultado: 25,7 ng/ml. Valores de Referência: Deficiência : Menor que 20,0 ng/ml. Insuficiência : 20,0 a 29,9 ng/ml. Suficiência : Igual ou

Leia mais

Desempenho de rigor e precisão do Sistema Accu-Chek Advantage e Accu-Chek Comfort Curve. Introdução I. RIGOR. Método

Desempenho de rigor e precisão do Sistema Accu-Chek Advantage e Accu-Chek Comfort Curve. Introdução I. RIGOR. Método Desempenho de rigor e precisão do Sistema Accu-Chek Advantage e Accu-Chek Comfort Curve Introdução O rigor do sistema foi avaliado através da norma ISO 15197:2003. O sangue capilar de indivíduos diagnosticados

Leia mais

HEMOGRAMA COMPLETO Valores de Referencia (Adultos - Masculino) ERITROCITOS...: 5.54 milhoes/mm3 4.5 a 6.0

HEMOGRAMA COMPLETO Valores de Referencia (Adultos - Masculino) ERITROCITOS...: 5.54 milhoes/mm3 4.5 a 6.0 Resultados Página: 1/10 HEMOGRAMA COMPLETO Valores de Referencia (Adultos - Masculino) ERITROCITOS...: 5.54 milhoes/mm3 4.5 a 6.0 HEMOGLOBINA...: 16.1 g/dl 13.0 a 20.0 Exame assinado eletronicamente por

Leia mais

PROGRAMA INTERDISCIPLINAR DE ATENÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS DE GUARAPUAVA

PROGRAMA INTERDISCIPLINAR DE ATENÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS DE GUARAPUAVA PROGRAMA INTERDISCIPLINAR DE ATENÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS DE GUARAPUAVA Área Temática: Saúde Adriana Masiero Kuhl (coordenadora da Ação de Extensão) Palavras-chave: qualidade

Leia mais

DIABETES MELLITUS. Jejum mínimo. de 8h. Tolerância à glicose diminuída 100 a a 199 -

DIABETES MELLITUS. Jejum mínimo. de 8h. Tolerância à glicose diminuída 100 a a 199 - DIABETES MELLITUS 3.3 - Diagnóstico Glicemias (mg/dl) Categorias Jejum mínimo de 8h 2hs após 75g de glicose Casual Normal 70 a 99 até 139 - Tolerância à glicose diminuída 100 a 125 140 a 199 - Diabetes

Leia mais

Diário da Diabetes. Nome. Endereço. Telefone Telemóvel. . Disponível em

Diário da Diabetes. Nome. Endereço. Telefone Telemóvel.  . Disponível em Nome Diário da betes Endereço Telefone Telemóvel E-mail Disponível em www.controlaradiabetes.pt www.msd.pt www.univadis.pt Tel.: 00 Merck Sharp & Dohme, Lda. Quinta da Fonte, Edifício Vasco da Gama, -

Leia mais

Diário da Diabetes. Automonitorizar a sua glicemia. Como a HbA1c corresponde à média a da glicose sanguínea. Valores de glicemia

Diário da Diabetes. Automonitorizar a sua glicemia. Como a HbA1c corresponde à média a da glicose sanguínea. Valores de glicemia Automonitorizar a sua glicemia Quando verifica diariamente a sua glicemia, obtém uma fotografia do nível nesse momento. Os testes HbAc feitos pelo seu médico indicam a média dos seus níveis de glicemia

Leia mais

UNIOESTE NA COMUNIDADE

UNIOESTE NA COMUNIDADE UNIOESTE NA COMUNIDADE Área Temática: Saúde Palavras-chave: Educação, Prevenção, Câncer bucal Adriane de Castro Martinez Martins 1 (Coordenador ) Eduardo Deon Fortunato 2 Silmara Juliana Likoski 2 Roberto

Leia mais

Desempenho de rigor e precisão do Sistema Accu-Chek Go. Introdução. Método

Desempenho de rigor e precisão do Sistema Accu-Chek Go. Introdução. Método Desempenho de rigor e precisão do Sistema Accu-Chek Go I. RIGOR O rigor do sistema foi avaliado através da norma ISO 15197. Introdução Este estudo teve como objectivo determinar o rigor do sistema de glucose

Leia mais

Framingham score for cardiovascular diseases among civil servantes,sao Paulo, 1998.[Portuguese]

Framingham score for cardiovascular diseases among civil servantes,sao Paulo, 1998.[Portuguese] Universidade de Sao Paulo From the SelectedWorks of Paulo A Lotufo August 2, 24 Framingham score for cardiovascular diseases among civil servantes,sao Paulo, 998.[Portuguese] Paulo A Lotufo, Universidade

Leia mais

Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus no Brasil

Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus no Brasil Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus no Brasil 2 15 2. Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus no Brasil No ano de 2000

Leia mais

INDICADORES BIOQUÍMICOS DA FUNÇÃO RENAL EM IDOSOS

INDICADORES BIOQUÍMICOS DA FUNÇÃO RENAL EM IDOSOS 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO INDICADORES BIOQUÍMICOS DA FUNÇÃO RENAL EM

Leia mais

Não existem valores de referência estabelecidos para essa faixa etária

Não existem valores de referência estabelecidos para essa faixa etária 30/01/2017 0818 DN 25/10/1946 / 70a 3m Página 1 de 7 Protocolo 1701.001.083-6 Documento ACIDO URICO 7,5 mg/dl Enzimático. EXAME REVISTO E CONFIRMADO. 2,5 6,5 mg/dl

Leia mais

PET ANAIS DO XII CONPEEX. De 19 a 21 de outubro de 2015 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

PET ANAIS DO XII CONPEEX. De 19 a 21 de outubro de 2015 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL ANAIS DO XII CONPEEX Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão Universidade Federal de Goiás De 19 a 21 de outubro de 2015 REGIONAL JATAÍ PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET ÍNDICE DE ALUNOS Aluno RENATA

Leia mais

Marque a opção do tipo de trabalho que está inscrevendo: (x) Resumo ( ) Relato de Caso

Marque a opção do tipo de trabalho que está inscrevendo: (x) Resumo ( ) Relato de Caso Marque a opção do tipo de trabalho que está inscrevendo: (x) Resumo ( ) Relato de Caso AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS BIOQUÍMICOS DE PESSOAS IDOSAS PRATICANTES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS AUTOR PRINCIPAL: Natália

Leia mais

Dislipidemia é a alteração da concentração de lipoproteínas e/ou lipídios

Dislipidemia é a alteração da concentração de lipoproteínas e/ou lipídios PREVALÊNCIA DE DISLIPIDEMIA EM PACIENTES ATENDIDOS EM HOSPITAL MILITAR DE GOIÂNIA-GOIÁS* MARIANNA GOMES MONTEL, SÉRGIO HENRIQUE NASCENTE COSTA,GRAZIELA TORRES BLANCH Resumo: a partir de dados obtidos no

Leia mais

Aproximadamente metade das crianças com dislipidemia carregará essa. Quando Devemos Pesquisar Dislipidemia em Crianças?

Aproximadamente metade das crianças com dislipidemia carregará essa. Quando Devemos Pesquisar Dislipidemia em Crianças? Compartilhe conhecimento: Analisamos 3 recentes estudos para indicar quando é realmente necessário realizar a triagem para dislipidemias e iniciar um tratamento. Hoje discutiremos um tema muito frequente

Leia mais

MÉTODOS DE CONTROLE DA GLICEMIA. Prof. Dr. Daniel Panarotto

MÉTODOS DE CONTROLE DA GLICEMIA. Prof. Dr. Daniel Panarotto MÉTODOS DE CONTROLE DA GLICEMIA Prof. Dr. Daniel Panarotto Conteúdo Carta do Autor Por que monitorar a glicemia? Quais as Metas de Controle? Métodos para Medir a Glicose Novidades Conclusões 3 4 5 6 8

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DISLIPIDEMIA EM ADULTOS DE UMA COMUNIDADE SITUADA NA PERIFERIA DE CAMPINA GRANDE-PB.

AVALIAÇÃO DE DISLIPIDEMIA EM ADULTOS DE UMA COMUNIDADE SITUADA NA PERIFERIA DE CAMPINA GRANDE-PB. AVALIAÇÃO DE DISLIPIDEMIA EM ADULTOS DE UMA COMUNIDADE SITUADA NA PERIFERIA DE CAMPINA GRANDE-PB. PEIXOTO, Maria do Socorro Rocha Melo 1 Farmacêutica Bioquímica; Professora efetiva da disciplina de Parasitologia

Leia mais

PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA A POPULAÇÃO DE PONTA GROSSA SOBRE CARDIOMIOPATIAS

PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA A POPULAÇÃO DE PONTA GROSSA SOBRE CARDIOMIOPATIAS 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO

Leia mais

AVALIAÇÃO DA SÍNDROME METABÓLICA EM POLICIAIS MILITARES DE CAMPINA GRANDE-PB

AVALIAÇÃO DA SÍNDROME METABÓLICA EM POLICIAIS MILITARES DE CAMPINA GRANDE-PB AVALIAÇÃO DA SÍNDROME METABÓLICA EM POLICIAIS MILITARES DE CAMPINA GRANDE-PB Ana Karoline Rocha Cordeiro 1 ; Karla Simone Maia da Silva 2 ; Jamille Virgínia Cosme Simão 2 ; Patrícia Maria de Freitas e

Leia mais

GLICEMIA DE JEJUM NA AVALIAÇÃO DO METABOLISMO GLICÍDICO

GLICEMIA DE JEJUM NA AVALIAÇÃO DO METABOLISMO GLICÍDICO 8. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: SAÚDE GLICEMIA DE JEJUM NA AVALIAÇÃO DO METABOLISMO GLICÍDICO Apresentador 1 OLIVEIRA, Lorrany Siefert de Apresentador 2 SALINA MACIEL, Margarete

Leia mais

PERFIL GLICÊMICO DOS PACIENTES ATENDIDOS NO LABORATÓRIO CLÍNICO DA PUC GOIÁS NO PERÍODO DE JANEIRO A JUNHO DE 2013*

PERFIL GLICÊMICO DOS PACIENTES ATENDIDOS NO LABORATÓRIO CLÍNICO DA PUC GOIÁS NO PERÍODO DE JANEIRO A JUNHO DE 2013* PERFIL GLICÊMICO DOS PACIENTES ATENDIDOS NO LABORATÓRIO CLÍNICO DA PUC GOIÁS NO PERÍODO DE JANEIRO A JUNHO DE 2013* MARILLYA MARIA DE S. A. MORAIS, MIRELLA OLIVEIRA MAR- TINS, IASMIM RIBEIRO DA COSTA Resumo:

Leia mais

DIÁRIO DE GLICEMIAS CAPILARES

DIÁRIO DE GLICEMIAS CAPILARES DIÁRIO DE GLICEMIAS CAPILARES GRUPO SANTA CASA DE BELO HORIZONTE Ambulatório de Diabetes Tipo 1 Santa Casa de Belo Horizonte SOU PORTADOR DE DIABETES E ESSE É MEU DIÁRIO DE GLICEMIAS: Nome: Endereço:

Leia mais

14 de Novembro Dia Mundial do Diabetes

14 de Novembro Dia Mundial do Diabetes 14 de Novembro Dia Mundial do Diabetes INFORME TÉCNICO SEMANA DO DIABETES (11 a 14 de novembro de 2013) Introdução O Dia Mundial do Diabetes é a maior campanha de conscientização sobre o diabetes no mundo.

Leia mais

DOSAGEM DE COLESTEROL HDL DOSAGEM DE COLESTEROL LDL

DOSAGEM DE COLESTEROL HDL DOSAGEM DE COLESTEROL LDL DOSAGEM DE COLESTEROL HDL Resultado: 69 mg/dl. Relação colesterol/hdl: 3,4. Acima de 35 mg/dl (qualquer sexo e grupo sanguíneo). Relação colesterol/hdl: Homens Mulheres 3,43 3,27 risco 0,5 do normal. 4,97

Leia mais

Referências e apresentações

Referências e apresentações Referências e apresentações Aparelho Accutrend Plus Valores em mg/dl 05050472223 Embalagens de tiras de teste Accutrend Glucose 50 testes 11443054187 Accutrend Colesterol Accutrend Colesterol Accutrend

Leia mais

Resultados Anteriores: Data: 17/08/ /02/ /03/ /04/ /01/ /04/2013 Valor:

Resultados Anteriores: Data: 17/08/ /02/ /03/ /04/ /01/ /04/2013 Valor: GLICOSE...: 169 mg/dl V.R. 70 a 99 mg/dl : Normal 100 a 120 mg/dl : Intolerancia a glicose (investigar) > de 126 mg/dl : Sugere Diabetes (investigar) NOTA: Valores obtidos com base na Sociedade Brasileira

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Hipertensão arterial. Diabetes mellitus. Glicemia capilar. Medicamentos.

PALAVRAS-CHAVE Hipertensão arterial. Diabetes mellitus. Glicemia capilar. Medicamentos. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

Data de entrada: 20/12/2016 Data da entrega: 30/12/2016. ERITROGRAMA Valores de Referencia

Data de entrada: 20/12/2016 Data da entrega: 30/12/2016. ERITROGRAMA Valores de Referencia HEMOGRAMA COMPLETO Material: Sangue total Método: Automação - PENTRA 60 - ABX ERITROGRAMA Valores de Referencia Hemacias: 4,83 milhoes/mm3 4,5 a 6,1 milhoes/mm3 Hemoglobina: 15,4 g% 12,8 a 17,8 g% Hematocrito:

Leia mais

AÇÃO DE INTERVENÇÃO SOCIAL EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE GRÃO MOGOL MINAS GERAIS

AÇÃO DE INTERVENÇÃO SOCIAL EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE GRÃO MOGOL MINAS GERAIS 152 AÇÃO DE INTERVENÇÃO SOCIAL EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE GRÃO MOGOL MINAS GERAIS Mariângela Aparecida Pereira Gonçalves 1 Gilson José Fróes 2 Marcelo Resende Otaviano 3 RESUMO

Leia mais

SIASS: PROMOÇÃO DE SAÚDE AO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL

SIASS: PROMOÇÃO DE SAÚDE AO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL SIASS: PROMOÇÃO DE SAÚDE AO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL Regina Claudia Rebouças Mendes Alho 1, Wilson Franco Rodrigues 2, Prof. Everaldo Silva de Freitas 3. 1,2 Acadêmicos do Curso de Especialização em Perícia

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL COM VALORES PRESSÓRICOS E COMPONENTES DA SÍNDROME METABÓLICA EM MULHERES CLIMATÉRICAS 1

ASSOCIAÇÃO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL COM VALORES PRESSÓRICOS E COMPONENTES DA SÍNDROME METABÓLICA EM MULHERES CLIMATÉRICAS 1 ASSOCIAÇÃO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL COM VALORES PRESSÓRICOS E COMPONENTES DA SÍNDROME METABÓLICA EM MULHERES CLIMATÉRICAS 1 Daiana Meggiolaro Gewehr 2, Vanessa Adelina Casali Bandeira 3, Christiane De Fátima

Leia mais

Avaliação do nível de controle glicêmico dos pacientes diabéticos tipo 2 atendidos em um Hospital Universitário

Avaliação do nível de controle glicêmico dos pacientes diabéticos tipo 2 atendidos em um Hospital Universitário doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2012.102.0311 Avaliação do nível de controle glicêmico dos pacientes diabéticos tipo 2 atendidos em um Hospital Universitário Denise da Silva PINHEIRO 1 Carla Danielle

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doença Cardiovascular Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doença Cardiovascular Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS Doença Cardiovascular Parte 1 Profª. Tatiane da Silva Campos - As doenças cardiovasculares estão relacionadas à aterosclerose, sua principal contribuição,

Leia mais

Hipertensão e diabetes mellitus: rastreamento e conscientização em uma indústria de Betim/MG Palavras-chave: Keywords:

Hipertensão e diabetes mellitus: rastreamento e conscientização em uma indústria de Betim/MG Palavras-chave: Keywords: Pinto et al 278 Hipertensão e diabetes mellitus: rastreamento e conscientização em uma indústria de Betim/MG Hypertension and diabetes mellitus: screening and awareness in a Betim/MG industry Bianca C.

Leia mais

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul PROJETO RADIOLOGIA E COMUNIDADE

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul PROJETO RADIOLOGIA E COMUNIDADE 29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul PROJETO RADIOLOGIA E COMUNIDADE Área temática Saúde Juliana Almeida Coelho (Coordenadora da ação de extensão) Autores: Juliana Almeida Coelho 1, Caroline

Leia mais

Sessão Televoter Diabetes

Sessão Televoter Diabetes 2011 16 de Abril Sábado Sessão Televoter Diabetes António Pedro Machado Daniel Braga Jácome de Castro Simões-Pereira Objectivos glicémicos em adultos (mulheres não grávidas) A1C < 7.0% - Objectivo global

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Obesidade, Colo do Útero, Teste de Papanicolaou.

PALAVRAS-CHAVE Obesidade, Colo do Útero, Teste de Papanicolaou. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO DA HEMOGLOBINA GLICADA NO CONTROLE DO DIABETES MELLITUS E NA AVALIAÇÃO DE RISCO DE COMPLICAÇÕES CRÔNICAS FUTURAS

A IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO DA HEMOGLOBINA GLICADA NO CONTROLE DO DIABETES MELLITUS E NA AVALIAÇÃO DE RISCO DE COMPLICAÇÕES CRÔNICAS FUTURAS A ética retratada através da metodologia do psicocine 37 A IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO DA HEMOGLOBINA GLICADA NO CONTROLE DO DIABETES MELLITUS E NA AVALIAÇÃO DE RISCO DE COMPLICAÇÕES CRÔNICAS FUTURAS

Leia mais

OBESIDADE MAPA DE REVISÕES PROTOCOLO CLINICO. Destinatários. Data Dr. Bilhota Xavier

OBESIDADE MAPA DE REVISÕES PROTOCOLO CLINICO. Destinatários. Data Dr. Bilhota Xavier Palavras-Chave: Destinatários Médicos dos ACES da Unidade Coordenadora Funcional (UCF) de Leiria Elaboração Dr.ª Sandra Ferreira, Dr.ª Carla Loureiro, Dr. Pascoal Moleiro Aprovação Diretor do Serviço Dr.

Leia mais

INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, ESCOLA E COMUNIDADE NA ABORDAGEM DAS HEPATITES VIRAIS EM HOSPITAL DE JOÃO PESSOA - PARAÍBA

INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, ESCOLA E COMUNIDADE NA ABORDAGEM DAS HEPATITES VIRAIS EM HOSPITAL DE JOÃO PESSOA - PARAÍBA INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, ESCOLA E COMUNIDADE NA ABORDAGEM DAS HEPATITES VIRAIS EM HOSPITAL DE JOÃO PESSOA - PARAÍBA LOPES¹, Aline Alves AMORIM², Maria de Fátima Duques de BEZERRA³, Patrícia Leandro Universidade

Leia mais

EFEITO AGUDO DO TREINAMENTO NA GLICEMIA DE SENESCENTES DIABÉTICOS TIPO II

EFEITO AGUDO DO TREINAMENTO NA GLICEMIA DE SENESCENTES DIABÉTICOS TIPO II EFEITO AGUDO DO TREINAMENTO NA GLICEMIA DE SENESCENTES DIABÉTICOS TIPO II Bárbara Danielle Calixto de Alcântara; Brene Ralf Fernandes Dantas; Kalina Veruska da Silva Bezerra Masset Universidade Federal

Leia mais

Diário da Diabetes. Nome. Endereço. Telefone / Telemóvel. . Disponível em

Diário da Diabetes. Nome. Endereço. Telefone / Telemóvel.  . Disponível em Nome Diário da Diabetes Endereço Telefone / Telemóvel E-mail Disponível em www.controlaradiabetes.pt www.msd.pt Tel.: 214 465 700 Merck Sharp & Dohme, Lda. Quinta da Fonte, Edifício Vasco da Gama, 19 -

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO COMANDO DE SAÚDE NAS RODOVIAS

PROJETO DE EXTENSÃO COMANDO DE SAÚDE NAS RODOVIAS FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DO ESPÍRITO SANTO CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA PROJETO DE EXTENSÃO COMANDO DE SAÚDE NAS RODOVIAS Cariacica - ES 2008 2 1 - ENTIDADE/ÓRGÃO PROPONENTE SEST/SENAT Serviço

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE PESQUISA

RELATÓRIO FINAL DE PESQUISA RELATÓRIO FINAL DE PESQUISA Título do Projeto: Avaliação do risco de desenvolvimento de Diabetes Mellitus em estudantes de Medicina Coordenador: Erika Cesar de Oliveira Naliato 035396 Discentes Participantes:

Leia mais

Material: Sangue c/edta Método..: Citometria/Automatizado e estudo morfológico em esfregaço corado

Material: Sangue c/edta Método..: Citometria/Automatizado e estudo morfológico em esfregaço corado HEMOGRAMA COMPLETO Material: Sangue c/edta Método..: Citometria/Automatizado e estudo morfológico em esfregaço corado ERITROGRAMA V.R: Homens Mulheres Hemacias em milhoes/mm3...: 4,66 4,5 a 5,9 4,0 a 5,4

Leia mais

Anexo 1. Determinação do Índice de Massa Corporal* Estatuto de peso corporal <18.5 Falta de peso Normal

Anexo 1. Determinação do Índice de Massa Corporal* Estatuto de peso corporal <18.5 Falta de peso Normal Anexo 1 Determinação do Índice de Massa Corporal* O índice de massa corporal (BMI) é um instrumento utilizado para determinar o estatuto de peso corporal nos seres humanos. Os seus valores variam em função

Leia mais

Histórico de exames desde 1996

Histórico de exames desde 1996 Endereço: R Itaipava, 62, Apto 303 - Jd Botanico - Rio de Janeiro - RJ Nascimento: 12/08/1951 (62 anos), Sexo: M: Médico: Luiz Maurino Abreu (RJ-CRM-52355942) Unidade: Leblon - Cid Leblon HEMOGRAMA COMPLETO

Leia mais

BEATRIZ NUNES MACIEL CRISTIANE DEON

BEATRIZ NUNES MACIEL CRISTIANE DEON COLESTEROL TOTAL...: 184 mg/dl Data Coleta: V.R. Para homens e mulheres > 19 anos de idade. < 200 mg/dl 200-239 mg/dl > 240 mg/dl V.R. Entre 2 e 19 anos de idade. < 170 mg/dl 170-199 mg/dl > 200 mg/dl

Leia mais

Doutor/Mestre, docente do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da UEPG;

Doutor/Mestre, docente do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da UEPG; 9. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO (

Leia mais

Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas FBF Fundamentos de Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica

Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas FBF Fundamentos de Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas - 2016 FBF 0432 - Fundamentos de Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica Diabetes Turma A Fabíola Oliveira 8566503 Gabriella Luz 8657032 Giovana

Leia mais

TIRE SUAS DÚVIDAS AQUI

TIRE SUAS DÚVIDAS AQUI TIRE SUAS DÚVIDAS AQUI 1. Há confirmação de inscrição? 2. Os aparelhos, lancetas e tiras serão fornecidos? 3. Quais estabelecimentos podem participar? 4. Quais glicosímetros poderei utilizar? 5. Como será

Leia mais

Equipe Médica Equipe de Enfermagem e Médica

Equipe Médica Equipe de Enfermagem e Médica PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Título: Teste de Glicemia Capilar no Recémnascido (RN) Responsável pela prescrição do POP Responsável pela execução do POP 1. Definição Equipe Médica Equipe de Enfermagem

Leia mais

ANÁLISES CLÍNICAS. conhecimento que trabalha com o estudo de. alguma substância de forma a coletar dados e

ANÁLISES CLÍNICAS. conhecimento que trabalha com o estudo de. alguma substância de forma a coletar dados e ANÁLISES CLÍNICAS ANÁLISES CLÍNICAS A análise clínica é o ramo de conhecimento que trabalha com o estudo de alguma substância de forma a coletar dados e apontar diagnósticos a respeito da saúde do paciente.

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO HIPOGLICEMIA

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO HIPOGLICEMIA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO HIPOGLICEMIA Dr. Larissa Sterza Endocrinologista CRM 9219 DEFINIÇÃO Diagnóstico de hipoglicemia é baseado na tríade de whipple:

Leia mais

HEMOGRAMA COMPLETO SERIE VERMELHA

HEMOGRAMA COMPLETO SERIE VERMELHA Histórico de exames desde 1996 Laudo HEMOGRAMA COMPLETO SERIE VERMELHA CONTAGEM DE HEMACIAS : 4,83 m ilhoes/m m 3 DOSAGEM DA HEMOGLOBINA : 14,4 g/dl AVALIACAO DO HEMATOCRITO : 44,4 % VOLUME GLOBULAR MEDIO

Leia mais

EDSON DOS SANTOS TEODOLINO

EDSON DOS SANTOS TEODOLINO Impresso em 23/03/2017 011034 Página 1 Laboratório Direção Dr.João Pasqualin Neto - CRBM 0278 Rua Luiz Simon, 75 - (Largo do Riachuelo) - Jacareí - SP REG. CRBM (1986-0040-0) TeleFax (12) 3953-2778 Num.Lab.

Leia mais

MAPA DE REVISÕES. Revisão Página Motivo Data Responsável

MAPA DE REVISÕES. Revisão Página Motivo Data Responsável DESTINATÁRIOS Médicos dos Centros de Saúde da Unidade Coordenadora Funcional (UCF) de Leiria Elaboração Sandra Ferreira, Carla Loureiro, Pascoal Moleiro ----------------------- Aprovação Director do Serviço

Leia mais

AVALIAÇÃO DA RELEVÂNCIA NA PARTICIPAÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO MONITORIZAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL EM SERVIDORES DA UEPG

AVALIAÇÃO DA RELEVÂNCIA NA PARTICIPAÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO MONITORIZAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL EM SERVIDORES DA UEPG 11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE (X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA AVALIAÇÃO

Leia mais

Serviço Público Federal CONCURSO PÚBLICO 2014 INSTRUÇÕES GERAIS. Nº do doc. de identificação (RG, CNH etc.): Assinatura do(a) candidato(a):

Serviço Público Federal CONCURSO PÚBLICO 2014 INSTRUÇÕES GERAIS. Nº do doc. de identificação (RG, CNH etc.): Assinatura do(a) candidato(a): Serviço Público Federal CONCURSO PÚBLICO 204 PROVA TIPO Cargo de Nível Médio: Código: 08 Técnico de Laboratório FISIOLOGIA E FARMACOLOGIA 204 Universidade Federal de Alagoas (Edital nº 025/204) CADERNO

Leia mais

PERFIL METABÓLICO, NUTRICIONAL

PERFIL METABÓLICO, NUTRICIONAL PERFIL METABÓLICO, NUTRICIONAL E FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES EM ADULTOS COM DIABETES MELLITUS TIPO Alessandra Rocha GONÇALVES; Maria Claret Costa Monteiro HADLER; Fernanda Arruda CUNHA; Polyana Resende

Leia mais

CEDTEC-CG - Comunidade de Estudos e Desenvolvimento Técnico-Científico dos Campos Gerais

CEDTEC-CG - Comunidade de Estudos e Desenvolvimento Técnico-Científico dos Campos Gerais 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA CEDTEC-CG

Leia mais

ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA REDE PÚBLICA: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA REDE PÚBLICA: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA REDE PÚBLICA: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA SOUSA¹, Monike; SAUERESSIG², Lílian; FIGUEIREDO², Luciano; COUTO², Rovany; SOUSA³, Eliane M.D. ¹ UFPB, Discente

Leia mais

NOME DO PROJETO MEDIDA LEGAL

NOME DO PROJETO MEDIDA LEGAL NOME DO PROJETO MEDIDA LEGAL 1 CUIDAR DE VOCE Milhões de pessoas têm sobrepeso ou obesidade, e isso as coloca em risco para muitas doenças e condições médicas. Quanto mais gordura corporal você tiver e

Leia mais

VANDERLEI DE AMORIM ANTONIO C. P. OLIVEIRA. GLICOSE...: 98 mg/dl Data Coleta: 06/05/2013. COLESTEROL TOTAL...: 230 mg/dl Data Coleta: 06/05/2013

VANDERLEI DE AMORIM ANTONIO C. P. OLIVEIRA. GLICOSE...: 98 mg/dl Data Coleta: 06/05/2013. COLESTEROL TOTAL...: 230 mg/dl Data Coleta: 06/05/2013 GLICOSE...: 98 mg/dl V.R. 70 a 99 mg/dl : Normal 100 a 120 mg/dl : Intolerancia a glicose (investigar) > de 126 mg/dl : Sugere Diabetes (investigar) NOTA: Valores obtidos com base na Sociedade Brasileira

Leia mais