Edital do Concurso para Preenchimento de Cargos no Instituto Social do MERCOSUL (ISM), na Cidade de Assunção, República do Paraguai.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Edital do Concurso para Preenchimento de Cargos no Instituto Social do MERCOSUL (ISM), na Cidade de Assunção, República do Paraguai."

Transcrição

1 Edital do Concurso para Preenchimento de Cargos no Instituto Social do MERCOSUL (ISM), na Cidade de Assunção, República do Paraguai. O Instituto Social do MERCOSUL (ISM) é um órgão técnico de pesquisa no campo da política social e de implementação de linhas estratégicas, a fim de contribuir para o reforço da dimensão social como eixo central no processo de integração do MERCOSUL. O presente concurso destina-se à contratação de três chefes de departamento e de dois cargos de pessoal de apoio para os quadros do Instituto Social do MERCOSUL, que serão selecionados com base em provas, méritos e títulos. Para ocupar as cinco vagas, serão contratados nacionais dos Estados Parte do MERCOSUL, levando-se em consideração o equilíbrio de nacionalidades. A relação de trabalho será regida pelas disposições das normas do MERCOSUL que se aplicam, especialmente às relativas ao funcionamento do ISM: Decisões CMC Nº 03/07, 07/07, 28/07, 37/08, 38/08, 05/09, 08/09, 31/09 e as Resoluções GMC Nº 54/03, 06/04 e 68/08. Todas as disposições acima podem ser encontradas no site da Secretaria do MERCOSUL: I. Cargos Cargos: [C1] Um Chefe de Departamento para o Departamento de Pesquisa e Gestão da Informação; [C2] Um Chefe de Departamento para o Departamento de Comunicação; [C3] Um Chefe de Departamento para o Departamento de Administração e Finanças; [A1] Dois cargos para pessoal de apoio. II. Requisitos Mínimos 2.1 Os requisitos mínimos de admissão ao concurso são os seguintes: [C1] Chefe do Departamento de Pesquisa e Gestão da Informação: Ser de nacionalidade brasileira, paraguaia, uruguaia ou venezuelana; Possuir mestrado; Comprovar experiência de pelo menos cinco (5) anos de trabalho relevante em pesquisas relacionadas a políticas sociais, incluindo, pelo menos, 3 (três) anos de trabalho em tarefas de gestão institucional e/ou acadêmica; Serão avaliados antecedentes em pesquisa sobre políticas sociais relacionadas com o nível regional; Será avaliada experiência de trabalho no assunto em órgãos do MERCOSUL; Possuir conhecimentos gerais sobre o processo de integração do MERCOSUL;

2 Ter menos de sessenta e um (61) anos de idade; e Ter conhecimento instrumental dos idiomas espanhol e português (leitura e compreensão) [C2] Chefe do Departamento de Comunicação: Ser de nacionalidade brasileira, paraguaia, uruguaia ou venezuelana; Possuir mestrado; Comprovar experiência de pelo menos cinco (5) anos de trabalho relevante em comunicação, incluindo pelo menos três (3) anos de trabalho de atuação profissional em órgãos governamentais de qualquer um dos Estados membros do MERCOSUL em áreas relacionadas com as responsabilidades e funções inerentes ao cargo a ser preenchido, assim como em órgãos do MERCOSUL; Será avaliado o conhecimento de ferramentas de informática, de redes sociais e de elementos de design gráfico e web design; Possuir conhecimentos gerais sobre o processo de integração do MERCOSUL; Ter menos de sessenta e um (61) anos de idade; e Domínio oral e escrito de espanhol e português [C3] Chefe do Departamento de Administração e Finanças: Ser de nacionalidade brasileira, paraguaia, uruguaia ou venezuelana; Possuir mestrado; Comprovar experiência de pelo menos cinco (5) anos de trabalho relevante em Administração e Finanças; Será avaliada experiência na área de políticas sociais e/ou em órgãos do MERCOSUL; Possuir conhecimentos gerais sobre o processo de integração do MERCOSUL; Ter menos de sessenta e um (61) anos de idade; e Ter conhecimento instrumental dos idiomas espanhol e português (leitura e compreensão) [A1] Pessoal de apoio: Ser nacional de algum dos Estados membros do MERCOSUL; Ser estudante universitário das áreas de ciências humanas ou sociais; Será avaliada experiência na área de políticas sociais e/ou em órgãos do MERCOSUL; Possuir conhecimentos gerais sobre o processo de integração do MERCOSUL; Ter menos de sessenta e um (61) anos de idade; e Ter conhecimento instrumental dos idiomas espanhol e português (leitura e compreensão).

3 2.2. Os perfis solicitados são os seguintes: [C1] Perfil para o Cargo de Chefe do Departamento de Pesquisa e Gestão da Informação a. Perfil profissional Possuir formação acadêmica em nível de mestrado em Sociologia, Ciência Política, Serviço Social, Relações Internacionais, Ciências Econômicas ou áreas afins. b. Nacionalidade brasileira, paraguaia, uruguaia ou venezuelana. c. Objetivo(s) Compete ao Departamento realizar pesquisas e estudos comparativos com o objetivo de contribuir para tomada de decisões nas políticas e projetos sociais regionais, identificar indicadores sociais regionais e criar espaços de intercâmbio em torno da gestão dos sistemas de informação social (indicadores socioeconômicos e programas sociais). d. Funções Coordenar projetos de pesquisa regional. Desenvolver e implementar instrumentos de avaliação e monitoramento dos projetos executados de forma conjunta pelos países no marco do ISM. Promover e fomentar pesquisas e estudos comparativos. Estabelecer alianças com instâncias estatísticas nacionais no sentido de compilar e comparar os indicadores sociais utilizados pelos países da região, a fim de subsidiar a produção de estudos comparativos e a melhoria na focalização dos projetos sociais regionais. Criar e articular redes com centros de pesquisa e pesquisadores. Oferecer cursos de capacitação nas áreas de sua competência e propor ações de articulação com o Instituto MERCOSUL de Formação. Formular e executar iniciativas de promoção de pesquisa nas áreas de competência do ISM. Sistematizar experiências de criação e gestão do conhecimento, assim como de desenho, implementação, monitoramento e avaliação de programas sociais. Identificar e propor iniciativas para captar recursos de cooperação na sua área de competência, assim como para sua canalização por meio do GCI do MERCOSUL, ante a aprovação da Direção Executiva. [C2] Perfil para o Cargo de Chefe do Departamento de Comunicação a. Perfil profissional Possuir formação acadêmica em nível de mestrado em Ciências da Comunicação ou áreas afins. b. Nacionalidade brasileira, paraguaia, uruguaia ou venezuelana. c. Objetivo(s) Compete ao Departamento o desenho e a execução da estratégia de comunicação pública e institucional do ISM. d. Funções Elaborar e implementar o plano de comunicação institucional do ISM para divulgar as ações, estratégias e o conhecimento produzido pelos demais departamentos do ISM, incluindo a administração da página web. Buscar alianças e cooperação técnica para coedição de

4 materiais e ações de comunicação conjuntas, buscando a interação com instituições acadêmicas, organismos nacionais e internacionais, empresas de comunicação, instituições orientadas à temática do desenvolvimento social e organizações dos meios de comunicação. Identificar e propor iniciativas para captar recursos de cooperação na sua área de competência, assim como para sua canalização por meio do GCI do MERCOSUL, ante aprovação da Direção Executiva. Desenvolver material informativo sobre o ISM. Planejar, promover e executar as atividades de comunicação social no que se refere a ações relacionadas com imprensa, publicidade, relações públicas e eventos. Promover a disseminação da imagem do ISM para o público interno e externo ao MERCOSUL. Coordenar, administrar e executar as atividades de publicidade e propaganda do ISM. Editar e difundir as publicações realizadas no marco do ISM. [C3] Perfil para o Cargo de Chefe do Departamento de Administração e Finanças a. Perfil profissional Possuir formação acadêmica em nível de mestrado em Economia, Administração, Contabilidade ou áreas afins. b. Nacionalidade Brasileira, paraguaia, uruguaia ou venezuelana. c. Objetivo(s) Compete ao Departamento apoiar a Direção Executiva em todas as atividades relativas à administração financeira e aos recursos humanos do ISM. d. Funções Preparar, de acordo ao estabelecido na Resolução GMC Nº 50/03 modificações e demais normais a respeito, e apresentar à Direção Executiva o anteprojeto de orçamento que deverá ser submetido à aprovação do Conselho do ISM. Atender aos procedimentos administrativos com base na normativa MERCOSUL. Administrar a execução do orçamento atribuído ao ISM. Elaborar a contabilidade e o acompanhamento orçamentário do ISM. Apoiar os demais departamentos na elaboração e coordenação de projetos e atividades no que se refere aos aspectos administrativos, financeiros e orçamentários. Gerir a aquisição, a manutenção e o inventário dos bens e insumos que se requeiram e serviços gerais. Colaborar com a Direção Executiva na aplicação aos funcionários do ISM, no que se aplicar, do previsto na Resolução GMC Nº 06/04, as normas que a modifiquem e/ou complementem e as Normas para a Seleção e Contratação de Pessoal previstas no Anexo II da Decisão CMC Nº 07/07, as normas que a modifiquem e/ou complementem e a Decisão CMC Nº 05/09 Procedimento para a Realização de Concursos para a Contratação de Funcionários do MERCOSUL.

5 Implementar os processos contratuais necessários para a prestação de serviços. Propor e promover mecanismos de avaliação orçamentária e financeira de projetos e atividades desenvolvidas no âmbito do ISM. Demais funções que lhe sejam atribuídas por disposições legais e regimentais, assim como aquelas conferidas pela RMADS. Organizar a gestão e o arquivo de informações geradas pelo ISM. [A1] Perfil para o Cargo de Pessoal de Apoio a. Perfil profissional Estudante universitário de Ciências Humanas ou Sociais (preferencialmente Sociologia, Ciências Políticas, Relações Internacionais, Serviço Social ou Economia), com conhecimentos sobre o MERCOSUL. b. Nacionalidade De qualquer dos Estados Parte do MERCOSUL c. Objetivo(s) Compete ao Pessoal de Apoio dar suporte a todas as tarefas que competem ao serviço, manutenção básica e assistência técnica do Instituto Social do MERCOSUL. d. Funções Prestar assistência em geral a todos os setores do Instituto e às reuniões e eventos que sejam realizados na sede do Instituto. Receber, distribuir, sistematizar e arquivar todo tipo de dados, informações e comunicações em versão física e/ou digital. Realizar tarefas referentes a atendimento a visitantes e interessados, tais como atender chamadas telefônicas, visitas pessoais, recepção e distribuição da correspondência institucional e outras tarefas afins ao funcionamento geral das atividades do Instituto. Realizar tarefas de assistência técnica referente às atividades do Instituto Social do MERCOSUL. Realizar tarefas administrativas de apoio. III. Inscrição 3.1. Os candidatos que cumpram os requisitos exigidos no item II e desejem se inscrever no concurso deverão preencher a ficha de inscrição disponível nas páginas web da Secretaria do MERCOSUL, do Instituto Social do MERCOSUL e dos Ministérios de Desenvolvimento Social ou seus homólogos dos Estados Parte A ficha e os documentos exigidos deverão ser enviados por correio eletrônico ou por serviço postal ao Instituto Social do MERCOSUL no seguinte endereço: Instituto Social do MERCOSUL Rua Rafael Franco Nº 507 esquina com Juliana Insfrán Telefone: (595) institutosocialdelmercosur@ismercosur.org Assunção. República do Paraguai.

6 A divulgação da realização do concurso se realizará a partir do dia 15 de dezembro de 2014 até 2 de março de A ficha de inscrição e os documentos exigidos serão recebidos pelo ISM por via eletrônica e via postal a partir do dia de sua divulgação até as 14:00 horas do dia 2 de março de (Horário local do Paraguai). Documentos exigidos para a inscrição no concurso, em espanhol ou português: Um exemplar assinado do Curriculum Vitae, no qual deverá constar seu endereço, código postal, telefone de contato e um endereço de ; Uma fotografia 3x4 recente; Cópia de Documento de Identidade e documentos que comprovem sua nacionalidade, formação acadêmica e experiência profissional Ficha de inscrição assinada, na qual conste uma declaração manifestando conhecer as normas a serem aplicadas, estar plenamente de acordo com as bases do Concurso e aceitando todas as decisões adotadas pela Comissão de Seleção de forma definitiva O ISM transmitirá a confirmação de inscrição por correio eletrônico a cada candidato Os documentos enviados fora do prazo ou que não correspondam às exigências serão desconsiderados Poderão ser realizadas consultas relativas à inscrição que se considerem pertinentes pelo telefone/fax +595 (21) ou pelo correio eletrônico institutosocialdelmercosur@ismercosur.org. IV. Procedimentos de Seleção 4.1. A seleção dos candidatos no marco deste concurso se realizará em duas etapas sucessivas, ambas de caráter eliminatório A Comissão de Seleção identificará, de acordo com os requisitos solicitados, os candidatos mais qualificados para cada cargo Primeira etapa Na primeira etapa serão pré-selecionados até dez (10) candidatos para cada cargo, de acordo com o disposto na Decisão CMC Nº 05/ O resultado será informado por meio eletrônico aos candidatos e será oportunamente publicado na página web da Secretaria do MERCOSUL e dos Ministérios de Desenvolvimento Social de cada país Segunda etapa A segunda etapa consistirá na realização de uma prova escrita e uma entrevista pessoal, em data a ser definida pela Comissão de Seleção, que será comunicada aos candidatos selecionados com a devida antecedência.

7 A prova escrita será realizada na sede do Instituto Social do MERCOSUL e/ou nas sedes dos Ministérios de Desenvolvimento Social e seus homólogos dos Estados Parte do MERCOSUL A prova escrita versará sobre aspectos gerais do MERCOSUL, do ISM e da temática inerente à integração regional, assim como conhecimentos específicos para o cargo a desempenhar e compreensão dos idiomas Espanhol e Português A entrevista estará a cargo da Comissão de Seleção e se realizará de forma individual, nos idiomas Espanhol e Português. A mesma poderá ser realizada na sede do ISM ou na sede dos Ministérios de Desenvolvimento Social do MERCOSUL. Em casos excepcionais, poderá realizar-se por meio de videoconferência ou outros meios alternativos de comunicação A entrevista avaliará os conhecimentos relevantes para o cargo a desempenhar e a capacidade de comunicação oral nos idiomas Espanhol e Português A avaliação contará com um total de 100 pontos. Para o cargo C1, 40 pontos corresponderão à atividade acadêmica, 30 pontos corresponderão à experiência profissional comprovada e 30 pontos corresponderão à prova escrita e à entrevista. Para os cargos C2, C3 e A1, 20 pontos correspondem às atividades acadêmicas, 50 pontos correspondem à experiência profissional comprovada e 30 pontos corresponderão à prova escrita e a entrevista. Para o cargo de Pessoal de Apoio contará pontos apenas a experiência profissional (máx. 60 pontos), a prova escrita e a entrevista (máx. 40 pontos), de acordo com a tabela de critérios de avaliação (Anexo II) O resultado final do concurso será publicado na página web do Instituto Social do MERCOSUL ( e nas páginas web dos Ministérios de Desenvolvimento Social ou seus homólogos dos Estados Parte do MERCOSUL. V. Condições de Desempenho 5.1. Os candidatos selecionados em primeiro lugar para cada vaga serão notificados de forma imediata de sua seleção para ocupar os respectivos cargos Os selecionados terão prazo de cinco (5) dias para confirmar sua aceitação, contado a partir da data de publicação do resultado final, e até trinta e cinco (35) dias para assumir seus cargos no ISM, contados a partir da data de sua aceitação Ao assumir os cargos, deverão apresentar os originais dos documentos exigidos no item III do presente edital Os candidatos selecionados desempenharão suas funções, com dedicação exclusiva, na sede do ISM, na cidade de Assunção, República do Paraguai De acordo com o que está estabelecido nas normas MERCOSUL vigentes relativas aos recursos humanos e aplicáveis aos funcionários do ISM, a jornada de trabalho é de oito horas diárias, de segunda a sexta-feira. Em conformidade com o requerimento do ISM, os funcionários poderão ser convocados para cumprir horários extraordinários sem remuneração adicional.

8 5.6. A remuneração salarial mensal será de: [C1] Chefe de Departamento para o Departamento de Pesquisa e Gestão da Informação: Dólares dos Estados Unidos da América; [C2] Chefe de Departamento para o Departamento de Comunicação: Dólares dos estados Unidos da América; [C3] Chefe de Departamento para o Departamento de Administração e Finanças: Dólares dos Estados Unidos da América; [A1 e A2] Dois cargos para Pessoal de Apoio: 896 Dólares dos Estados Unidos da América cada um Todos os funcionários terão direito a seguro de saúde, fundo de previdência, gratificação natalina e férias remuneradas, nos termos da normativa MERCOSUL vigente. Será concedido um auxílio-moradia aos titulares das chefias de Departamento que, no momento de sua primeira contratação, não estejam residindo permanente no país-sede do ISM, para o qual deverão mudar-se para exercer suas funções. O supracitado auxílio corresponde a um adicional mensal para o pagamento de aluguel no país-sede, no valor de 25% de seu salário De acordo com o estabelecido pela Resolução GMC Nº 07/07 sobre a Secretaria do MERCOSUL e nas demais normas do MERCOSUL que regem as relações laborais, os candidatos selecionados serão contratados por um período inicial de um (1) ano, equivalente ao estágio probatório, ao final do qual será assinado o contrato regular com duração de três (3) anos, caso o Conselho do ISM conjuntamente com a Direção Executiva do ISM considere que o funcionário esteja apto para o cargo desempenhado. Os referidos contratos poderão ser renovados por períodos iguais, por decisão do Diretor Executivo do ISM, sujeito a consultas aos Estados Parte nos termos da Decisão CMC Nº 07/07. VI. Disposições Gerais 6.1. O resultado do concurso terá vigência de um (1) ano a partir da data em que o candidato selecionado em primeiro lugar seja convocado para assumir o cargo Durante o período de vigência e no caso em que um cargo fique vago, serão chamados os demais candidatos, sucessivamente, na ordem de classificação do concurso Os casos não previstos neste edital serão solucionados pela Comissão de Seleção Os candidatos deverão se responsabilizar por todos os gastos decorrentes de sua participação no concurso, sem direito a reembolso Em qualquer das etapas do concurso, a Comissão de Seleção poderá desclassificar o candidato, anular sua inscrição ou retirá-lo da prova se se verificar a falsidade de suas declarações ou qualquer outra irregularidade.

9 VII. Anexos 7.1. ANEXO I: Ficha de Inscrição ANEXO II: Tabela e critérios de avaliação ANEXO III: Conteúdos exigidos na segunda etapa de seleção (prova e entrevista).

10 ANEXO I Ficha de Inscrição Dados a serem preenchidos pelo ISM Data de Registro: / / Número de Inscrição Dados a serem preenchidos pelo Candidato: Nome e Sobrenome Nacionalidade Endereço Telefone Documento de Identidade Formação Profissional Cargo Pretendido *Anexar cópia dos documentos que comprovem os dados constantes no Curriculum Vitae. Declaro expressamente ter lido e estar plenamente de acordo com todas as normas e disposições constantes neste Edital, que se encontra disponível na seguinte página web: Aceito, ademais, de forma definitiva todas as decisões que a Comissão de Seleção adotar sobre as normas do Concurso e sobre demandas individuais. Cidade: Data: Assinatura

11 ANEXO II Tabelas com Critérios de Avaliação Para o cargo de Chefe do Departamento de Pesquisa e Gestão da Informação: CONCEITO VALOR PONTUAÇÃ PONDERAÇÃO UNITÁRIO O MÁXIMA 1. Formação e Atividade Acadêmica 100 Doutorado Outras Pós-graduações na Área Publicações Experiência Profissional Experiência profissional de trabalho relevante em pesquisa relacionada a Políticas Sociais (pontuar-se-ão somente os anos de experiência que excedam os requisitos mínimos). 2.2 Experiência profissional de trabalho em tarefas de gestão institucional e/ou acadêmica (pontuar-se-ão somente os anos de experiência que excedam os requisitos mínimos). 2.3 Antecedentes em pesquisa em políticas sociais relacionadas ao plano regional e/ou experiência de 5 10 trabalho no tema em órgãos do MERCOSUL 3. Prova Escrita e Entrevista Entrevista Prova Escrita 50 TOTAL 100 Para o cargo de Chefe do Departamento de Comunicação: CONCEITO VALOR UNITÁRIO PONTUAÇÃ O MÁXIMA Formação e Atividade Acadêmica Doutorado Outras Pós-graduações na Área Publicações Experiência Profissional Experiência profissional PONDERAÇÃO 20 50

12 relevante de trabalho em comunicação (pontuar-se-ão somente os anos de experiência que excedam os requisitos mínimos). 2.2 Experiência profissional de trabalho na área de políticas sociais (pontuar-se-ão somente os anos de experiência que excedam os requisitos mínimos). 2.3 Experiências na temática em órgãos do MERCOSUL Prova Escrita e Entrevista Entrevista Prova Escrita 50 TOTAL 100 Para o cargo de Chefe do Departamento de Administração e Finanças: CONCEITO VALOR UNITÁRIO PONTUAÇÃ O MÁXIMA Formação e Atividade Acadêmica Pós-graduação em planejamento estratégico, orçamentário e/ou similar. Doutorado Outras Pós-graduações na Área Publicações Experiência Profissional Experiência profissional relevante de trabalho em administração e finanças (pontuarse-ão somente os anos de experiência que excedam os requisitos mínimos) Experiências na área de políticas sociais e/ou em órgãos do MERCOSUL Prova Escrita e Entrevista 100 PONDERAÇÃO 3.1 Entrevista Prova Escrita 50 TOTAL

13 Para os Cargos de Pessoal de Apoio: CONCEITO 1. Experiência Profissional na área de políticas sociais e/ou em órgãos do MERCOSUL VALOR UNITÁRIO PONTUAÇÃO MÁXIMA PONDERAÇÃO Prova Escrita e Entrevista Entrevista Prova Escrita 50 TOTAL AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO ACADÊMICA Serão considerados títulos de pós-graduação, mestrado e doutorado os emitidos por instituições de ensino dos Estados Partes do MERCOSUL ou obtidos em outros países, desde que validados pelas instituições responsáveis por qualquer dos Estados Partes do MERCOSUL. Somente serão considerados os título de pontuação relacionados à área do cargo pretendido nesse edital. Será outorgado um máximo de 30 pontos ao profissional com publicações técnicas e acadêmicas relacionadas à área do cargo pretendido nesse edital. 2. AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Serão computados apenas os anos de experiência que excedem os critérios mínimos de admissão previstos nas grades. 3. PROVA ESCRITA E ENTREVISTA DE AVALIAÇÃO 3.1 Entrevista: Pretende-se averiguar a capacidade do entrevistado no conhecimento de áreas específicas de trabalho compreendidas nestes Termos de Referência. Analisar-se-á o conhecimento do participante sobre questões relacionadas com a área do cargo a que se destina, bem como questões relacionadas ao MERCOSUL, ao ISM, à Política Social em nível regional e ao processo de integração. A capacidade de expressão e de comunicação verbal do candidato no Espanhol e no Português também será avaliada. 3.2 Prova escrita: A prova escrita se concentrará em questões relacionadas com a área do cargo a que se destina, bem como questões relacionadas com o ISM, o MERCOSUL e a política social regional. A capacidade de expressão e comunicação escrita do candidato em Espanhol e Português também será avaliada.

14 ANEXO III Conteúdo necessário na segunda fase da seleção (Prova escrita, análise de texto e entrevista) 1. Conhecimento básicos (para os cargos C1, C2 e C3) 1.1 LÍNGUA ESPANHOLA: Compreensão de textos em espanhol; Gramática relevante para a compreensão dos aspectos semânticos; Expressão, domínio da linguagem, organização e desenvolvimento de ideias. 1.2 LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão de textos em Português; Gramática relevante para a compreensão dos aspectos semânticos; 1.3 MERCOSUL: Origens e processos históricos do MERCOSUL; Personalidade jurídica; Organização e estrutura institucional; Dimensão social do MERCOSUL (reuniões ministeriais, reuniões especializadas e fóruns sociais) 1.4 POLÍTICAS SOCIAIS E ECONÔMICAS: (Exceto para o cargo C3) Conhecimentos gerais das Políticas Sociais e Econômicas dos países do MERCOSUL. 1.5 OUTROS TEMAS [A DEFINIR] 2. Conhecimentos Específicos 2.1 Para o Cargo C1 - Chefe de Departamento para o Departamento de Pesquisa e Gestão da Informação 2.1.1: Debates teóricos sobre a abordagem das políticas sociais 2.1.2: Evolução dos problemas sociais na região. Centralidade das políticas sociais em agendas nacionais : Principais linhas das políticas sociais dos países do MERCOSUL nos últimos cinco anos : Principais desafios dos países na implementação de políticas sociais Capacidade de planejamento estratégico e operacional Formulação, estrutura e avaliação de projetos de pesquisa Conhecimento e vinculação a redes e centros de pesquisa em política social e/ou de integração regional Conhecimento e uso de sistemas de informação social e processos de monitoramento (indicadores e programas). 2.2 Para o Cargo C2 - Chefe do Departamento de Comunicação 2.2.1: Teorias da comunicação clássica e contemporânea : Diferentes formas de jornalismo (on-line, rádio jornalismo, telejornalismo, comunitário, documentário); política editorial; Editoriais (comum e especial) : Texto jornalístico, características e estrutura da notícia; 2.2.4: Veículos de comunicação interna e externa (circulares internas, revistas, jornais) : Seleção de Notícias (Clipping), recortes eletrônicos; produção de notícias, declarações oficiais : Design Gráfico e produção gráfica Comunicação on-line; mídia web e comunicação digital; redes sociais (blogs, wikis, podcasts, etc.) : Tecnologias e produção de conteúdo eletrônico; linguagem visual e aspectos estéticos : Conhecimento atualizado do cenário social, político e econômico : Principais desafios dos países na implementação de estratégias de comunicação na área social

15 2.2.11: Projeto e implementação de estratégias de comunicação. Resolvendo problemas. 2.3 Para o Cargo C3 - Chefe do Departamento de Administração e Finanças Elaboração, execução e avaliação de orçamentos Gestão de Recursos Humanos Gestão Financeira Gestão de Recursos Materiais Conhecimento dos princípios e normas do MERCOSUL referentes aos pontos 2.3.1, 2.3.2, 2.3.3, e cooperação técnica e/ou financeira Conhecimentos básicos de técnicas de arquivo. 2.4 Para os cargos A1 e A2 - Equipe de Apoio Conhecimento geral da institucionalidade do MERCOSUL Conhecimentos gerais das funções e estrutura do Instituto Social do MERCOSUL

II Formação e Experiência Complementar

II Formação e Experiência Complementar Edital de Concurso para provimento de um cargo de Assessor Técnico para integrar o Setor de Assessoria Técnica da Secretaria do MERCOSUL Número 09/15 O presente Edital para concurso tem como objetivo a

Leia mais

Projeto IPPDH Cooperação Humanitária Internacional

Projeto IPPDH Cooperação Humanitária Internacional TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA PESQUISADOR/A ESPECIALISTA 1. Antecedentes Projeto IPPDH Cooperação Humanitária Internacional O Projeto Cooperação Humanitária Internacional tem por objetivo o desenvolvimento

Leia mais

Projeto IPPDH Cooperação Humanitária Internacional

Projeto IPPDH Cooperação Humanitária Internacional TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA PESQUISADOR/A ESPECIALISTA REFÚGIO 1. Antecedentes Projeto IPPDH Cooperação Humanitária Internacional O Projeto Cooperação Humanitária Internacional tem por objetivo

Leia mais

Projeto IPPDH Cooperação Humanitária Internacional

Projeto IPPDH Cooperação Humanitária Internacional TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA COORDENADOR/A DE CAPACITAÇÃO 1. Antecedentes Projeto IPPDH Cooperação Humanitária Internacional O Projeto Cooperação Humanitária Internacional tem por objetivo o desenvolvimento

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES PROJETO AÇÕES DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA O APRIMORAMENTO DA POLÍTICA NACIONAL DE TURISMO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORES EDITAL Nº 001/2013 Abre inscrições e define normas do processo

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA)

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) Contrato por Produto Nacional CONSULTOR SÊNIOR Número e Título do Projeto: BRA/09/004 Fortalecimento da CAIXA no seu processo

Leia mais

EDITAL. 1.3. Ter experiência como tutor ou professor de disciplina de EAD a distância.

EDITAL. 1.3. Ter experiência como tutor ou professor de disciplina de EAD a distância. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE MATEMÁTICA Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização a Distância, em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância EDITAL

Leia mais

EDITAL PF no. 008/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA

EDITAL PF no. 008/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA EDITAL PF no. 008/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA O CONASS: O Conselho Nacional de Secretários de Saúde é uma entidade

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO Nº 001/2013

EDITAL PROCESSO SELETIVO Nº 001/2013 EDITAL PROCESSO SELETIVO Nº 001/2013 O Instituto Agropolos do Ceará, entidade de direito privado e sem fins econômicos, inscrito no CNPJ sob nº 04.867.567/0001-10, qualificado como Organização Social através

Leia mais

ERRATA II - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

ERRATA II - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ERRATA II - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1. INTRODUÇÃO Este documento contém a descrição dos procedimentos e critérios a serem adotados para avaliação, julgamento e classificação das propostas das licitantes

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS REGULAMENTO DO PROGRAMA BOLSA DE COMPLEMENTAÇÃO EDUCACIONAL CAPÍTULO I NATUREZA E FINALIDADE

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS REGULAMENTO DO PROGRAMA BOLSA DE COMPLEMENTAÇÃO EDUCACIONAL CAPÍTULO I NATUREZA E FINALIDADE CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS REGULAMENTO DO PROGRAMA BOLSA DE COMPLEMENTAÇÃO EDUCACIONAL CAPÍTULO I NATUREZA E FINALIDADE Art.1º- O presente Regulamento destina-se a fixar diretrizes

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA CENTRO UNIVERSITARIO UNA EDITAL Nº 02/2015. Seleção de Bolsistas para a Una Idiomas

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA CENTRO UNIVERSITARIO UNA EDITAL Nº 02/2015. Seleção de Bolsistas para a Una Idiomas INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA CENTRO UNIVERSITARIO UNA EDITAL Nº 02/2015 Seleção de Bolsistas para a Una Idiomas A Vice-Reitora do Centro Universitário Una, Carolina Marra Simões Coelho, no uso de suas

Leia mais

EDITAL DE COMPOSIÇÃO DO COMITÊ GESTOR DO PROGRAMA MUNICIPAL DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS

EDITAL DE COMPOSIÇÃO DO COMITÊ GESTOR DO PROGRAMA MUNICIPAL DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS EDITAL DE COMPOSIÇÃO DO COMITÊ GESTOR DO PROGRAMA MUNICIPAL DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS A Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente convida os Órgãos Públicos

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA nº 050/2015. Convênio PMSP/TERMO DE CONVÊNIO nº 025/2014/SDTE

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA nº 050/2015. Convênio PMSP/TERMO DE CONVÊNIO nº 025/2014/SDTE CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA nº 050/2015 Convênio PMSP/TERMO DE CONVÊNIO nº 025/2014/SDTE A Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Brasil UNISOL, entidade sem fins econômicos, com sede

Leia mais

Poderão ser aceitos no programa os candidatos que obtiverem nota superior ou igual a 8 (oito), seguindo a distribuição indicada acima.

Poderão ser aceitos no programa os candidatos que obtiverem nota superior ou igual a 8 (oito), seguindo a distribuição indicada acima. INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 033 DE 10 DE MARÇO DE 2015.

RESOLUÇÃO Nº. 033 DE 10 DE MARÇO DE 2015. RESOLUÇÃO Nº. 033 DE 10 DE MARÇO DE 2015. O CONSELHO DE UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais, e considerando o Parecer nº. 01/2015 da Comissão Permanente

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA UNILA CONSELHO UNIVERSITÁRIO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA UNILA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO CONSUN Nº 029 DE 1º DE OUTUBRO DE 2014 Aprova as Diretrizes da Política de Mobilidade Acadêmica da Universidade Federal da Integra ção Latino-Americana UNILA. O Conselho Universitário da Universidade

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 01/2014 PROCESSO

Leia mais

REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH) DIRETORIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA EDITAL Nº 03/2013

REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH) DIRETORIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA EDITAL Nº 03/2013 REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH) DIRETORIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA EDITAL Nº 03/2013 Seleção de Bolsistas para o programa de Extensão Escola de Idiomas UniBH O Reitor

Leia mais

Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011

Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011 Universidade Federal de Campina grande CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011 O Colegiado

Leia mais

3.2. Os projetos de pesquisa e de extensão deverão, necessariamente, referir-se ao Poder Legislativo e ser vinculados às seguintes linhas temáticas:

3.2. Os projetos de pesquisa e de extensão deverão, necessariamente, referir-se ao Poder Legislativo e ser vinculados às seguintes linhas temáticas: CÂMARA DOS DEPUTADOS DIRETORIA-GERAL DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO FORMAÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA E EXTENSÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL Nº 14,

Leia mais

EMBAIXADA DO BRASIL EM BERLIM EDITAL 01/2015

EMBAIXADA DO BRASIL EM BERLIM EDITAL 01/2015 EMBAIXADA DO BRASIL EM BERLIM EDITAL 01/2015 A Embaixada do Brasil em Berlim faz saber aos interessados, por meio da Comissão de Seleção designada pela Embaixadora do Brasil, que realizará processo seletivo

Leia mais

EDITAL ONU MULHERES 2011

EDITAL ONU MULHERES 2011 EDITAL ONU MULHERES 2011 O Escritório Sub-Regional da ONU Mulheres para Brasil e países do Cone Sul (Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai) convida organizações da sociedade civil a apresentarem projetos

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO INTERNO PARA MONITORES N 002/2015

EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO INTERNO PARA MONITORES N 002/2015 EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO INTERNO PARA MONITORES N 002/2015 O Reitor do CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS CEULP, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto na Resolução de n 374/2010

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais

Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais Faculdade de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia

Leia mais

Regimento Interno da Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação - CAGPPI

Regimento Interno da Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação - CAGPPI Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Farroupilha Regimento Interno da Comissão de Avaliação

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO - PPG-EE - 002/2015 PROGRAMA DE ENGENHARIA ELÉTRICA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO - PPG-EE - 002/2015 PROGRAMA DE ENGENHARIA ELÉTRICA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO EESC-USP EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO - PPG-EE - 002/2015 PROGRAMA DE ENGENHARIA ELÉTRICA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA EDITAL Nº 075/2014 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTORES A DISTÂNCIA DO CURSO TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS - CAMPUS PINHAIS Dispõe

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE EDUCAÇÃO LABORATÓRIO DE CULTURA DIGITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE EDUCAÇÃO LABORATÓRIO DE CULTURA DIGITAL A coordenadoria do projeto Laboratório de Cultura Digital, vinculado ao Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, torna pública a seleção de equipe para o referido projeto, conforme previsto

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 43/2013

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 43/2013 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 43/2013 Dispõe sobre Processo Seletivo de Funcionário para as vagas dispostas no presente Edital no Centro Universitário - Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul. A

Leia mais

REGIMENTO INTERNO PARA O CONCURSO DE TÍTULO DE ESPECIALISTA EM MEDICINA DO TRABALHO.

REGIMENTO INTERNO PARA O CONCURSO DE TÍTULO DE ESPECIALISTA EM MEDICINA DO TRABALHO. REGIMENTO INTERNO PARA O CONCURSO DE TÍTULO DE ESPECIALISTA EM MEDICINA DO TRABALHO. 1. DOS OBJETIVOS E DA ORGANIZAÇÃO Art. 1 A Diretoria de Título de Especialista DTE da Associação Nacional de Medicina

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 2014

CHAMADA PÚBLICA 2014 EDITAL N º 34/PROPPI/2014 CÂMPUS URUPEMA CHAMADA PÚBLICA 2014 PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS TÉCNICOS COM FINALIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA EM CURSOS REGULARES NO CÂMPUS URUPEMA EXECUÇÃO:

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO E CADASTRO DE RESERVA

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO E CADASTRO DE RESERVA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO E CADASTRO DE RESERVA O Diretor da do Futuro, no uso de suas atribuições legais e regimentais, em conformidade com a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE TREINAMENTO PROFISSIONAL Nº 003/ 2015

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE TREINAMENTO PROFISSIONAL Nº 003/ 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO PCD 125.62 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE TREINAMENTO PROFISSIONAL Nº 003/ 2015 Projeto: Diretoria de Gerenciamento

Leia mais

Edital FTEC Faculdades 01/2016

Edital FTEC Faculdades 01/2016 Edital FTEC Faculdades 01/2016 A FTEC Faculdades torna pública a abertura de Processo Seletivo Externo de professores, para ingresso no primeiro semestre de 2016, especificando a disciplina e a forma de

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO Nº 065/2014

EDITAL PROCESSO SELETIVO Nº 065/2014 EDITAL PROCESSO SELETIVO Nº 065/2014 O Instituto Agropolos do Ceará, entidade de direito privado e sem fins econômicos, inscrito no CNPJ sob nº 04.867.567/0001-10, qualificado como Organização Social através

Leia mais

EDITAL Nº 124/2012(*) SELEÇÃO DE AUXILIAR DE APOIO ADMINISTRATIVO FINANCEIRO DO PROGRAMA TOPA 2012 - ETAPA V

EDITAL Nº 124/2012(*) SELEÇÃO DE AUXILIAR DE APOIO ADMINISTRATIVO FINANCEIRO DO PROGRAMA TOPA 2012 - ETAPA V UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS-PROEX PROGRAMA TODOS PELA ALFABETIZAÇÃO - TOPA 2012- ETAPA V EDITAL Nº 124/2012(*) SELEÇÃO DE AUXILIAR DE

Leia mais

4ª CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS. POLOS Nº ALUNOS VAGAS Barra do Bugres 33 02 TOTAIS 33 02

4ª CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS. POLOS Nº ALUNOS VAGAS Barra do Bugres 33 02 TOTAIS 33 02 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL INSTITUTO DE LINGUAGENS CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS: PORTUGUÊS/INGLÊS MODALIDADE A DISTÂNCIA 4ª CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES

Leia mais

Regulamento do 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal

Regulamento do 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal Regulamento do 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal A Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap) torna público o regulamento do 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal.

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO INTERNO PARA BOLSA DE EXTENSÃO N.º 18/2015

EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO INTERNO PARA BOLSA DE EXTENSÃO N.º 18/2015 EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO INTERNO PARA BOLSA DE EXTENSÃO N.º 18/25 A Faculdade da Serra Gaúcha FSG, no uso de suas atribuições e de acordo com a Resolução Institucional n.º /25 realizará o Concurso

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL INSTITUTO DE LINGUAGENS CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS: PORTUGUÊS/INGLÊS MODALIDADE A DISTÂNCIA CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES

Leia mais

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ aprovou e eu, Reitora em exercício, sanciono a seguinte Resolução:

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ aprovou e eu, Reitora em exercício, sanciono a seguinte Resolução: Resolução CONSUN n o 046/2003. Credenciada pelo Decreto Federal de 03/07/97 - D. O. U. Nº 126, de 04/07/97 Aprova o Regulamento Geral da Agência de Comunicação Integrada, do Curso de Comunicação Social

Leia mais

Chamada para a Seleção Pública do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento

Chamada para a Seleção Pública do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento 1 Chamada para a Seleção Pública do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento O Coordenador Acadêmico de Pós-Graduação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA, no uso de

Leia mais

Ministério da Justiça SECRETARIA DE ASSUNTOS LEGISLATIVOS SAL. Casa Civil SUBCHEFIA PARA ASSUNTOS JURÍDICOS SAJ PROGRAMA DE INTERCÂMBIO 7ª EDIÇÃO

Ministério da Justiça SECRETARIA DE ASSUNTOS LEGISLATIVOS SAL. Casa Civil SUBCHEFIA PARA ASSUNTOS JURÍDICOS SAJ PROGRAMA DE INTERCÂMBIO 7ª EDIÇÃO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO 7ª EDIÇÃO EDITAL 02/2011 1. OBJETIVOS A Secretaria de Assuntos Legislativos - SAL, órgão do Ministério da Justiça que tem como objetivo institucional a preservação da ordem jurídica,

Leia mais

AVISO PÚBLICO Nº 12/UNOESC-R/2013

AVISO PÚBLICO Nº 12/UNOESC-R/2013 AVISO PÚBLICO Nº 12/UNOESC-R/2013 Abre inscrições para recebimento de requerimento para credenciamento de docente permanente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Direito. A UNIVERSIDADE DO

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA nº 088/2015. Convênio PMSP/TERMO DE CONVÊNIO nº 025/2014/SDTE

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA nº 088/2015. Convênio PMSP/TERMO DE CONVÊNIO nº 025/2014/SDTE CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA nº 088/2015 Convênio PMSP/TERMO DE CONVÊNIO nº 025/2014/SDTE A Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Brasil UNISOL, entidade sem fins econômicos, com sede

Leia mais

MINUTA DE RESOLUÇÃO Nº 00, DE XX DE XXXXX DE 2015.

MINUTA DE RESOLUÇÃO Nº 00, DE XX DE XXXXX DE 2015. MINUTA DE RESOLUÇÃO Nº 00, DE XX DE XXXXX DE 2015. O CONSELHO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, resolve: Art. 1 Aprovar as

Leia mais

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP 1.INTRODUÇAO...... 3 2.ONDE CONSEGUIR INFORMAÇÔES?... 4 Normas USP... 4 Site EACH...4 Sistema de atendimento da Comissão de

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO (PPGE) MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO (PPGE) MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO (PPGE) MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO Recomendado pela CAPES e Reconhecido pelo CNE: Parecer n. 122/2009

Leia mais

DOUTORADO EDITAL PPGAS 6/2014 I. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL

DOUTORADO EDITAL PPGAS 6/2014 I. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL PROCESSO SELETIVO 2014 INGRESSO 1º SEMESTRE 2015 DOUTORADO EDITAL PPGAS 6/2014

Leia mais

Instituto Brasileiro de Audiovisual Escola de Cinema Darcy Ribeiro

Instituto Brasileiro de Audiovisual Escola de Cinema Darcy Ribeiro Instituto Brasileiro de Audiovisual Escola de Cinema Darcy Ribeiro Edital de seleção de integrantes da ação Ponto de Cultura /Programa Cultura Viva para os Cursos Regulares da Escola de Cinema Darcy Ribeiro

Leia mais

EDITAL Nº 03 DE 20 NOVEMBRO DE 2014 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE BOLSISTAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EDITAL Nº 03 DE 20 NOVEMBRO DE 2014 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE BOLSISTAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL Nº 03 DE 20 NOVEMBRO DE 2014 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE BOLSISTAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Elaboração do Plano de Desenvolvimento do APL Complexo Industrial da Saúde com metodologia

Leia mais

MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE Projeto de Formação de Professores do Ensino Básico Seleção de Agentes de Cooperação (Língua Portuguesa)

MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE Projeto de Formação de Professores do Ensino Básico Seleção de Agentes de Cooperação (Língua Portuguesa) MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE Projeto de Formação de Professores do Ensino Básico Seleção de Agentes de Cooperação (Língua Portuguesa) (DÍLI / TIMOR LESTE) Posto Condições Datas para receção de candidaturas

Leia mais

EDITAL DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES PARA O QUADRO DE CORPO DOCENTE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMINIO DA SILVEIRA - IBMR

EDITAL DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES PARA O QUADRO DE CORPO DOCENTE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMINIO DA SILVEIRA - IBMR EDITAL DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES PARA O QUADRO DE CORPO DOCENTE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMINIO DA SILVEIRA - IBMR O MAGNÍFICO REITOR DO CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMÍNIO DA

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação EDITAL 01/2014 Mestrado Interinstitucional (MINTER) do Programa de Pós-Graduação Stricto

Leia mais

EDITAL Nº 03 DE AGOSTO DE 2015

EDITAL Nº 03 DE AGOSTO DE 2015 EDITAL Nº 03 DE AGOSTO DE 2015 SELEÇÃO PÚBLICA PARA MONITORIA DOS CURSOS GRADUAÇÃO DA FAI A Faculdade do Vale do Itapecuru - FAI, por meio da Direção Acadêmica, torna público pelo presente Edital que estarão

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL BAIANO IF BAIANO COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

INSTITUTO FEDERAL BAIANO IF BAIANO COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL INSTITUTO FEDERAL BAIANO IF BAIANO COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Rua do Rouxinol, 115, Imbuí, Salvador-BA, CEP 41720-052 Tel.: (71) 3186-0045 EDITAL DE ABERTURA - Processo de Seleção de Estágio em

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO - No 033/2015 PROGRAMA DE MATEMÁTICA MESTRADO A Presidente da Comissão

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃOEM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL PROCESSO DE SELEÇÃO DE TUTORES CHAMADA PÚBLICA N 5/2014. 1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Leia mais

Colegiado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Veterinárias

Colegiado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Veterinárias MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS Colegiado do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Edital 05/2014 UNA-SUS/UFCSPA Seleção de Tutores à Distância para o Curso de Especialização em Saúde da Família

Edital 05/2014 UNA-SUS/UFCSPA Seleção de Tutores à Distância para o Curso de Especialização em Saúde da Família Edital 05/2014 UNA-SUS/UFCSPA Seleção de Tutores à Distância para o Curso de Especialização em Saúde da Família O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - MODALIDADE À DISTÂNCIA SELEÇÃO DE TUTORES A Universidade Federal

Leia mais

Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Planejamento Unidade de Apoio a Projetos Especiais. durante o Estágio Probatório.

Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Planejamento Unidade de Apoio a Projetos Especiais. durante o Estágio Probatório. Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Planejamento Unidade de Apoio a Projetos Especiais REGULAMENTO 001, DE 10 DE OUTUBRO DE 2013. Regula o Monitoramento da Inserção e das Atividades

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2016 PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

EDITAL DE SELEÇÃO 2016 PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS Faculdade de Ciências Farmacêuticas Câmpus de Araraquara EDITAL DE SELEÇÃO 2016 PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS Estarão abertas no período de 03 a 23/11/2015 na Seção Técnica de Pós-

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA SAÚDE CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA SAÚDE CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA EDITAL Nº 18/2015 CIPEAD/PROGRAD/UFPR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA SAÚDE CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através do Departamento de Administração

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DO MESTRADO E DOUTORADO EM DIREITO - TURMA 2016

EDITAL DE SELEÇÃO DO MESTRADO E DOUTORADO EM DIREITO - TURMA 2016 EDITAL DE SELEÇÃO DO MESTRADO E DOUTORADO EM DIREITO - TURMA 2016 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul comunica a abertura do processo

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS - SANTANDER UNIVERSIDADES

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS - SANTANDER UNIVERSIDADES CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS - SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL Nº 003/2014 O CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA, por intermediário da Diretoria de

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES

Leia mais

EDITAL 002/2015. Observação: A descrição das linhas de pesquisa pode ser acessada em: http://portal.unincor.br/index.php/linhas-de-pesquisa

EDITAL 002/2015. Observação: A descrição das linhas de pesquisa pode ser acessada em: http://portal.unincor.br/index.php/linhas-de-pesquisa EDITAL 002/2015 O Programa de Mestrado em Letras Linguagem, Cultura e Discurso, da Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), torna público o edital de seleção de bolsista de pósdoutorado no âmbito do Programa

Leia mais

SELEÇÃO PARA TUTORES PRESENCIAIS

SELEÇÃO PARA TUTORES PRESENCIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CEAD CENTRO DE EDUCAÇÃO / DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL DAEPE/CE SELEÇÃO PARA TUTORES PRESENCIAIS

Leia mais

EDITAL No. 01/ 2009 PROGRAMA UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ UNIOESTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

EDITAL No. 01/ 2009 PROGRAMA UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ UNIOESTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS EDITAL No. 01/ 2009 PROGRAMA UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ UNIOESTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Francisco Beltrão O Coordenador do Projeto: Adilson Francelino

Leia mais

Programa Estágio de Curta Duração. CAPES/Fundação Carolina

Programa Estágio de Curta Duração. CAPES/Fundação Carolina Programa Estágio de Curta Duração CAPES/Fundação Carolina Edital DRI/CAPES nº. 007/2010 A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio de sua Diretoria de Relações

Leia mais

EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE MONITORIA - UNIFEMM

EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE MONITORIA - UNIFEMM EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE MONITORIA - UNIFEMM Artigo Primeiro - O Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM, informa que no período de 26 a 29/10/2015, de 09 às 18.00 horas,

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FUNDAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTADUAL DA ZONA OESTE

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FUNDAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTADUAL DA ZONA OESTE Regulamentação do Processo de Homologação de Candidatos da Fundação Centro Estadual da Zona Oeste a Bolsa de Graduação Sanduíche em Instituições no âmbito dos editais do Ministério de Ciências e Tecnologia

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA EDITAL DE CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS/DISTÂNCIA CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU em Gestão em Saúde, Gestão Pública e Gestão Pública Municipal. A Universidade

Leia mais

- 1 - EDITAL 04/2015 DAS VAGAS

- 1 - EDITAL 04/2015 DAS VAGAS EDITAL 04/2015 Ementa: Edital para seleção de docentes em regime de Tempo Integral 40 horas, para atuar no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. O Diretor da Faculdade de Engenharia, Arquitetura

Leia mais

1- FORMAÇÃO MÍNIMA 2 - EXIGÊNCIAS. 2.1. Médico Veterinário

1- FORMAÇÃO MÍNIMA 2 - EXIGÊNCIAS. 2.1. Médico Veterinário EDITAL Nº 034/2013 SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE MÉDICO VETERINÁRIO E TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA PARA EXECUÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL O Instituto Agropolos do Ceará, CNPJ 04.867.567/0001-10,

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS (PET/IRI) EDITAL DE SELEÇÃO - 2015

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS (PET/IRI) EDITAL DE SELEÇÃO - 2015 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS (PET/IRI) EDITAL DE SELEÇÃO - 2015 A Tutoria do Programa de Educação Tutorial do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio (PET/IRI),

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO UEL

Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO UEL Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO UEL EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEL Nº 048/2013 PROCESSO SELETIVO DE

Leia mais

NÚCLEO INSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (NI-EAD) REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

NÚCLEO INSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (NI-EAD) REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Texto Aprovado CONSEPE Nº 2006-02 - Data: 19/04/2006 PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO INSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (NI-EAD) REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1º O Núcleo Institucional

Leia mais

CHAMADA 001/2014. III Renovar os quadros nos Programas de Pós-Graduação nas instituições de ensino superior e de pesquisa.

CHAMADA 001/2014. III Renovar os quadros nos Programas de Pós-Graduação nas instituições de ensino superior e de pesquisa. CHAMADA 001/2014 O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade Mestrado (PPGTURH), da Universidade de Caxias do Sul - UCS, no uso das atribuições regimentais que lhe são conferidas,

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 02/2015

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 02/2015 1 A Coordenação do Curso de Administração, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, no uso de suas atribuições e em cumprimento ao Art. 5 o do Regulamento de Monitoria, Anexo da Resolução de 21 de dezembro

Leia mais

OBSERVATÓRIO NACIONAL ON COORDENAÇÃO DE GEOFÍSICA COGE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL PCI/MCTI CHAMADA 01/2013

OBSERVATÓRIO NACIONAL ON COORDENAÇÃO DE GEOFÍSICA COGE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL PCI/MCTI CHAMADA 01/2013 OBSERVATÓRIO NACIONAL ON COORDENAÇÃO DE GEOFÍSICA COGE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL PCI/MCTI CHAMADA 01/2013 A Coordenação de Geofísica (COGE) do Observatório Nacional torna pública a abertura

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenadora da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros FACIT, no uso de suas atribuições regimentais, considerando que o projeto dos cursos

Leia mais

MINUTA DE RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO Nº./2014/CONSELHO UNIVERSITÁRIO

MINUTA DE RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO Nº./2014/CONSELHO UNIVERSITÁRIO MINUTA DE RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO Nº./2014/CONSELHO UNIVERSITÁRIO Estabelece as diretrizes da Política de Mobilidade Acadêmica da Universidade Federal da Integração Latino-Americana UNILA. O CONSELHO SUPERIOR

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E SAÚDE CURSO DE ODONTOLOGIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E SAÚDE CURSO DE ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E SAÚDE CURSO DE ODONTOLOGIA PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR POR PRAZO DETERMINADO EDITAL N 04/04 O Diretor do Centro de

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 52/2011, DE 13 DE SETEMBRO DE 2011

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 52/2011, DE 13 DE SETEMBRO DE 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO SUPERIOR Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3227-5564 3235-1741 ramal 2003 RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Faculdade de Informática Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC),

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEFS Nº 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 06

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEFS Nº 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 06 Universidade Estadual de Feira de Santana Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [Polo 06] EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEFS Nº 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO

Leia mais

Edital UAB-UFABC Nº 001/2014

Edital UAB-UFABC Nº 001/2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Extensão Av. dos Estados, 5001 Bairro Bangu Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 4437.8589 proex@ufabc.edu.br Edital UAB-UFABC

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PESSOA FÍSICA MODALIDADE PRODUTO

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PESSOA FÍSICA MODALIDADE PRODUTO TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PESSOA FÍSICA MODALIDADE PRODUTO Número e Título do Projeto Função no Projeto: Resultado: Atividades: Antecedentes: (breve histórico justificando a contratação)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA EDITAL DE SELEÇÃO. Projeto de Extensão Educação para o trânsito: a comunicação contribuindo para a cidadania.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA EDITAL DE SELEÇÃO. Projeto de Extensão Educação para o trânsito: a comunicação contribuindo para a cidadania. 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA EDITAL DE SELEÇÃO Projeto de Extensão Educação para o trânsito: a comunicação contribuindo para a cidadania. A Coordenação do Projeto de Extensão Educação para o trânsito:

Leia mais