INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA"

Transcrição

1 INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA PORTARIA NORMATIVA IBAMA Nº 84, DE 15 DE OUTUBRO DE 1996 O Presidente do Instituto Brsileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Nturis Renováveis - IBAMA, no uso ds tribuições legis que lhe confere o rtigo 24 do nexo I do Decreto n 78, de 5 de bril de 1991, bem como o Regimento Interno do IBAMA, provdo pel Portri Ministeril n 445, de 16 de gosto de 1989, do Ministério do Interior, e tendo em vist o disposto n Lei n 6.938, de 31 de gosto de 1981 e Lei n 7 802, de 11 de julho de l989, regulmentd pelo Decreto n , de 11 de jneiro de 1990, modificdo pelo Decreto n 991, de 24 de novembro de 1993, bem como Portri nº 333 do Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e d Amzôni Legl, de 11 de outubro de 1996 publicd no Diário Oficil d União de 14 de outubro de 1996; considerndo que vlição mbientl dos grotóxicos, seus componentes e fins não se limit à nálise de resultdos de ensios lbortoriis; considerndo que vlição mbientl dests substâncis se d por meio de um processo contínuo e dinâmico que inclui tmbém o compnhmento e nálise do comportmento e efeitos frente diferentes condições edfoclimátics e modo de plicção que podem gerr informções que reforcem utilizção segur enqunto vigorr o registro; considerndo que um dos pressupostos d reformulção e modernizção do Estdo é o comprtilhmento entre o Governo e o Setor Produtivo d preservção, melhori e recuperção d qulidde mbientl propici à vid, visndo ssegurr o desenvolvimento sustentável; e considerndo que os custos d mnutenção d qulidde mbientl não são responsbilidde únic do Governo; resolve: DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 - Estbelecer procedimentos serem dotdos junto o Instituto Brsileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Nturis Renováveis - IBAMA, pr efeito de registro e vlição do potencil de periculosidde mbientl - (PPA) de grotóxicos, seus componentes e fins, segundo definições disposts nos incisos XX, XXI, XXII, do rtigo 2, do Decreto nº 98.8l6. Art. 2 - Instituir o Sistem Permnente d Avlição e Controle dos Agrotóxicos, seus componentes e fins, que compreende os seguintes subsistems: ) clssificção do potencil de periculosidde mbientl; b) estudo de conformidde; c) vlição do risco mbientl; d) divulgção de informções; e) monitormento mbientl; f) fisclizção. Prágrfo Único - O Sistem Permnente d Avlição e Controle de Agrotóxico, seus componentes e fins será plicdo todos os produtos submetidos o IBAMA à luz d legislção em vigor. DA CLASSIFICAÇÃO Art. 3 - A clssificção qunto o potencil de periculosidde mbientl bsei-se nos prâmetros biocumulção, persistênci, trnsporte, toxicidde diversos orgnismos, potencil mutgênico, tertogênico, crcinogênico, obedecendo seguinte grdudo:

2 Clsse I - Produto Altmente Perigoso Clsse II - Produto Muito Perigoso Clsse III - Produto Perigoso Clsse IV - Produto Pouco Perigoso Prágrfo Único - Aos grotóxicos, seus componentes e fins que se enqudrem em pelo menos um dos seguintes csos será conferid clssificção de "Produto de Periculosidde Impeditiv à Obtenção de Registro", ) não houver disponibilidde no pís de métodos pr su destivção e de seus componentes, como preceitu líne, do 6, do rtigo 3, d Lei e inciso I, do rtigo 22, do Decreto ; b) presentr crcterístics mutgênics, tertogênics ou crcinogênics referids n líne c, do 6, do rtigo 3, d Lei e incisos III, IV e V, do rtigo 22, do Decreto ; c) clssificção de pp e/ou vlição do risco mbientl indicrem índices não ceitáveis de periculosidde e/ou risco, considerndo os usos propostos. Art. 4 - Pr efeito de clssificção qunto o pp de grotóxicos, seus componentes e fins o interessdo deverá presentr documentção complet conforme estbelecid nos nexos, I, III, IV, V e X. 1 - Os testes condicionlmente requeridos constntes nos referidos nexos, bem como quisquer outros documentos ou informções dicionis pertinentes poderão ser solicitdos à empres requerente, n form e przo estbelecidos n legislção em vigor. 2 - O não tendimento ou tendimento prcil do interessdo sem justifictiv técnic por escrito, em té 30 dis, contr d dt do recebimento d notificção de ddo(s) dicionl(is), implicrá no rquivmento do processo, por despcho fundmentdo, seguido de comunicção o órgão registrnte pr doção ds medids cbíveis. 3 - A não presentção de teste ou informção estbelecid pr clssificção de pp, deverá ser justificd tecnicmente e será vlid pelo IBAMA. 4 - A não ceitção d justifictiv técnic presentd será comunicd oficilmente à empres, que disporá de 10 (dez) dis úteis pr se mnifestr, contr d dt de recebimento d comunicção. 5º - Os testes E.1.2, E.2 e E.3 constntes do nexo IV, d presente portri deverão ser relizdos com solos ds seguintes clsses: Ltossolo Vermelho Escuro, distrófico ou álico, A moderdo textur médi; Ltossolo Roxo distrófico ou álico, A moderdo, textur rgilos; Glei Húmico, Tb, A proeminente, textur médi. DO ESTUDO DE CONFORMIDADE Art. 5º - O estudo de conformidde vis ferir informções presentds pel empres, pr efeito de registro ou clssificção do potencil de periculosidde mbientl, qundo julgdo necessário pelo IBAMA. 1º - Os testes de que trt o cput deste rtigo serão relizdos em lbortório escolhido pelo IBAMA. 2 - Qundo d solicitção d clssificção do potencil de periculosidde mbientl, empres fornecerá mostr do grotóxico ou do componente ou de fins com certificdo de przo de vlidde, que serão lcrds pelo IBAMA, n presenç do interessdo, ficndo empres como fiel depositári.

3 DA AVALIAÇÃO DO RISCO AMBIENTAL Art. 6 - A vlição do risco mbientl, será relizd qundo clssificção de periculosidde mbientl considerndo os usos propostos crcterizr necessidde d gerção de informção de cmpo, ou qundo, critério do IBAMA, for verificd su necessidde. 1º - A vlição do risco mbientl será exigido ds formulções já registrdos ou registrr, podendo implicr n lterção, suspensão ou cncelmento dos registros, qundo vlição indicr mximizção ou minimizção dos riscos mbientis previstos n clssificção de potencil de periculosidde mbientl. 2 - O registro será mntido conforme s especificções estbelecids pr s mesms sempre que s hipóteses do prágrfo nterior não se verificrem. 3 - A necessidde d vlição do risco mbientl ds formulções, qundo identificd, obrigrá o registrnte presentr termo de compromisso, conforme inciso I do nexo VI, dentro do przo de 90 (novent) dis previsto pr clssificção de potencil de perieulosidde mbientl, sendo que o não tendimento implicrá no rquivmento do processo por despcho fundmentdo. 4º - Pr formulções já registrdos presentção de termo de compromisso de execução de estudo de cmpo deverá ocorrer no przo de 60 (sessent) dis contr d dt de recebimento d notificção. 5 - A não execução ou interrupção do termo de compromisso de que trtm os prágrfos nteriores, sem justifictiv ceit pelo IBAMA, crretrá n imedit plicção ds penliddes cbíveis. 6 - As informções necessáris à elborção do projeto pr vlição do risco mbientl são quels constntes no inciso II do Anexo VI, podendo ser crescids e/ou suprimids, dependendo de cd situção ser estudd. DA DIVULGAÇÃO Art. 7 - A divulgção de informções reltivs à vlição e o controle mbientl vis promover educção mbientl, que estimule o uso seguro e eficz, com o objetivo de reduzir os efeitos prejudiciis pr o meio mbiente e de prevenir cidentes decorrentes de su utilizção imprópri. Prágrfo Único - As informções serem divulgds reltivs à clssificção do potencil de periculosidde mbientl ou o registro deverão ser encminhds em um przo de té 30 (trint) dis pós emissão do registro e su elborção ficrá crgo d empres registrnte, conforme o nexo VII. DO MONITORAMENTO Art. 8 - O monitormento mbientl vis compnhr os impctos mbientis regionis ou ncionis, com o objetivo de embsr tomd de decisões no estbelecimento de polítics públics reltivs grotóxicos e fins, no tocnte melhori d qulidde mbientl. Prágrfo Único - O IBAMA irá desenvolver o monitormento mbientl de que trt o cput deste rtigo, independente d situção de registro, do(s) produto(s) que fç(m) prte do estudo em questão, podendo solicitr às empress cooperção no fornecimento de informções técnics.

4 DO REGISTRO Art. 9º - O IBAMA promoverá publicção no DOU, em um przo de 15 dis úteis, s seguintes informções reltivs o pedido de registro: ) nome do requerente; b) mrc comercil do produto; c) nome químico e comum do ingrediente tivo; d) nome científico do ingrediente tivo no cso de gente biológico; e) rzão do requerimento: importção, exportção, produção e comercilizção; f) indicção do uso pretendido; g) clsse do produto. Art Pr efeito de registro de grotóxicos, componentes e fins o interessdo deverá presentr documentção complet estbelecid nos nexos I, II, III, IV, V e X. Art Sempre que não forem tendids s especificções prevists nest Portri e seus nexos, ou por solicitção fundmentd do Ministério d Súde o registro será negdo e comunicdo oficilmente o requerente. Art Após o recebimento d vlição toxicológic expedid pelo Ministério d Súde, o IBAMA concluirá nálise do processo, no przo máximo de 30 (trint) dis. Art A empres deverá encminhr modelo do rótulo e bul, conforme s recomendções do IBAMA, com vists à provção dos mesmos. Art N mrc comercil do produto formuldo, deverá constr posto o nome, s iniciis "N.A." (Não Agrícol). DA FISCALIZAÇÃO Art As ções de inspeção e fisclizção de que trt o Decreto /90, de competênci deste IBAMA, serão executds em cráter permnente, com vists à proteção mbientl. 1 - As empress deverão qundo solicitdos pelo IBAMA, prestr s informções ou proceder à entreg de documentos, nos przos estbelecidos, fim de não obstrem s ções de inspeção e fisclizção e outrs medids que se fizerem necessáris. 2º - As snções decorrentes de ção de inspeção e fisclizção serão s prevists nos rtigos 14 e 15 d Lei n /81, 15 e 17 d Lei n /89 e do Decreto /90. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art Os procedimentos fixdos em Resoluções decorrentes de Acordos ou Trtdos Interncionis dos quis o Brsil é signtário, seguirão s especificiddes li elencds. Art Os procedimentos serem dotdos junto o IBAMA pr efeito de vlição mbientl de snentes domissnitários, registro de componentes, registro e vlição mbientl de produtos biotecnológicos, registro e vlição de produtos destindos o uso em mbientes hídricos, registro especil temporário, vlição mbientl preliminr serão definidos em portri específic em um przo máximo de 90 (novent) dis, contr d dt de publicção dest portri. Art Pr efeito de inclusão ou substituição de fbricnte / fornecedor de um produto técnico ou produto formuldo, no registro já concedido será exigido o comprovnte de registro do produto ser fornecido, em conformidde com legislção vigente.

5 Prágrfo Único - A lterção que se refere esse rtigo será utorizd desde que mesm não implique em mudnçs ds proprieddes ecotoxicológics do produto registrdo. Art No encminhmento dos processos o IBAMA, os testes, informções e justifictivs técnics devem seguir seguintes especificções: ) cd seção do dossiê (C, D, E, F e G) deverá constr de volumes seprdos, podendo ind um seção ter mis de um volume, ms não o contrário; b) será exigido o ordenmento dos testes de cordo com os códigos constnte do nexo IV e V, com sus respectivs folhs de rosto (conforme Anexo X). d) cd volume deverá ser montdo em fichários com seprdores e bs de identificção pr cd teste; e) cd volume deverá presentr o menos cd frontl e lombd n cor correspondente à seção, como descrit seguir: (Prte C - Brnc, Prte D - Ros, Prte E - Amrel, Prte F - Azul e Prte G - Verde). Art O IBAMA somente promoverá clssificção de potencil de periculosidde mbientl e/ou registro de um produto formuldo produzido no Brsil cujo respectivo produto técnico encontr-se registrdo ou cujo processo de registro trmite concomitentemente com o do produto formuldo. 1 - Não será exigid representção de ddos reltivos o ingrediente tivo ou produto técnico. 2 - No cso de formulções importds será exigid presentção de ddos referentes o produto técnico e o ingrediente tivo julgdos necessários. Art Os testes serem desenvolvidos pr vlição de periculosidde mbientl relciondos nos nexos IV e V, deverão seguir s metodologis constntes do Mnul de Testes pr Avlição de Ecotoxicidde de Agentes Químicos - IBAMA. 1 - Qulquer lterção de metodologis ser comunicd os interessdos. O IBAMA fixrá um przo pr o cumprimento ds mesms, comptível com s necessiddes de juste; 2 - A critério do IBAMA, poderão ser ceits metodologis distints ds constntes no referido Mnul, descrits detlhdmente, em português e compnhds de informções sobre existênci de seu reconhecimento científico. 3º - Tod documentção referente os testes (metodologi e conclusão) constntes do nexo IV e V, deverá ser sumrid em português. 4 - Os ludos dos testes deverão ser ssindos pelo executor e utenticdos pel requerente. Art Pr efeito de ceitção pelo IBAMA de publicção, em substituição um teste, nos csos previstos nos nexos IV e V, serão observdos lém do cráter científico d publicção, nturez ds informções presentds frente às necessiddes pr vlição do prâmetro. Art As mostrs de produto técnico ou formuldo encminhds os lbortórios deverão ser compnhds de declrção d concentrção do ingrediente tivo emitid pel empres contrtnte. O lbortório executor deverá providencir determinção d concentrção de ingrediente tivo n mostr ser testd, qul será prte integrnte do reltório de cd teste. Art As mostrs do produto técnico ou formuldo, que compnhm vlição do potencil de periculosidde mbientl, serão lcrds pelo IBAMA n presenç do representnte d empres qul permnecerá como fiel depositári.

6 Art Os testes pr vlição de grotóxicos, componentes e fins serão ceitos qundo procedentes de lbortórios credencidos e/ou reconhecidos pelo Instituto de Metrologi, Normlizção e Qulidde Industril. - INMETRO. Art Os vlores constntes do item 8 do nexo IX, referente à Mnutenção do Registro e/ou d Clssificção do PPA, poderão ter seus pgmentos efetudos em té 4 (qutro) prcels mensis consecutivs. 1 - O pgmento em prcel únic ou o recolhimento d primeir prcel deverá ocorrer té o di 28 (vinte e oito) de fevereiro de cd no, contr d dt de publicção dest portri. 2 - Excepcionlmente no exercício de 1996 dt limite pr pgmento d prcel únic ou recolhimento d primeir prcel será 15 (quinze) de novembro. Art Os vlores referentes os serviços constntes do nexo IX deverão ser pgos vi Documento Único de Arrecdção - DUA. 1 - O recolhimento do vlor reltivo o serviço de "check list", deverá ser efetudo previmente o encminhmento do requerimento de registro ou de vlição/clssificção do PPA. 2 - O pgmento dos serviços correspondentes os itens 2 à 7 do nexo IX deverá ser efetudo qundo notificção nesse sentido for feit à empres interessd pelo IBAMA, sendo comprovção do recolhimento pré-requisito pr expedição do respectivo certificdo ou pr o enqudrmento do produto em Clsse II, conforme previsto no Art. 30 dest Portri. Art As empress deverão envir semestrlmente, reltório contendo s informções de produção, exportção e importção conforme nexo VIII. Art Tendo o solicitnte cumprido o estbelecido nest portri e seus nexos, não mnifestção deste IBAMA dentro do przo previsto n legislção, implicrá n imedit expedição d vlição do potencil de periculosidde mbientl, enqudrndo o produto n Clsse II - Muito Perigoso. Art Os recursos finnceiros reltivos os serviços especificdos no Anexo IX dest portri serão destindos tividdes de vlição, monitormento e fisclizção que promovm proteção d qulidde mbientl. Art Est Portri entr em vigor n dt de su publicção, revogndo-se s Portris n 139 de 21 de dezembro de 1994 e Portri n 149 de 30 de dezembro de EDUARDO DE SOUZA MARTINS ANEXO I

7 I - PARA REGISTRO DE AGROTÓXICOS, COMPONENTES E AFINS A - Requerimento em 3 (três) vis, conforme disposto no inciso I, do rtigo 8, do Decreto /90, modificdo pelo Decreto 991/93; B - Reltório Técnico I, contendo os documentos reltivos à vlição de eficiênci de produto comercil, constntes do Anexo II d presente Portri; C - Reltório Técnico II e demis documentos exigidos pelo Ministério d Súde; D - Reltório técnico III, previsto no inciso IV, do rtigo 8, do Decreto n , modificdo pelo Decreto 991, contendo os ddos e informções estbelecids no Anexo III d presente Portri; E - Modelo de rótulo, conforme disposto nos rtigos 37, 38 e 39 e Anexo IV do Decreto /90; F - Modelo de bul, conforme disposto no rtigo 41, do Decreto /90, sendo que, no que concerne o inciso III, deverão ser incluíds: ) medids de primeiros socorros e informções detlhds qunto às ções emergenciis serem dotds em cso de cidentes mbientis envolvendo o produto; b) métodos e procedimentos pr descontminção de solo e águ; c) telefone de emergênci d empres; d) instruções técnics sobre destinção finl de resíduos e emblgens; e) descrição do método pr destivção do grotóxicos, seus componentes e fins. G - Descrição ds emblgens: tipo, mteril, cpcidde volumétric e tipo de rotulgem; H - Comprovnte de recolhimento do vlor reltivo o "Check List", constnte do Anexo IX, trvés do Documento único de Arrecdção - DUA; I - Declrção especificndo relção de testes experimentis de cmpo relizdos, ou qundo pertinente, cópi do certificdo de Registro Especil Temporário - RET expedido pelo IBAMA; II - PARA AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE PERICULOSIDADE AMBIENTAL A - Um vi do requerimento, conforme disposto no inciso I, do rtigo 8, do Decreto n /90; modificdo pelo Decreto 991/93; B - Reltório técnico III, previsto no inciso IV, do rtigo 8º, do Decreto n , modificdo pelo Decreto 991, contendo os ddos e informções estbelecids no Anexo III d presente Portri; C - Modelo de rótulo, conforme disposto no inciso II, do rtigo 38, do Decreto n ; D - Modelo de bul, conforme disposto nos incisos III e IV; do rtigo 41, Decreto n , incluindo: ) medids de primeiros socorros e informções detlhds qunto às ções emergenciis serem dotds em cso de cidentes mbientis envolvendo o produto; b) métodos e procedimentos pr descontmindo de solo e águ; c) telefone de emergênci d empres; d) instruções técnics sobre destinção finl de resíduos e emblgens; e) descrição do método pr destivção do grotóxicos, seus componentes e fins.

8 E - Descrição ds emblgens: tipo, mteril, cpcidde volumétric e tipo de rotulgem; F - Comprovnte de recolhimento do vlor reltivo o "Check List", constnte do Anexo IX, trvés do Documento técnico de Arrecdção - DUA; G - Declrção especificndo relção de testes experimentis de cmpo relizdos, ou qundo pertinente, cópi do resultdo d Avlição Ambientl Preliminr expedido pelo IBAMA e do Registro Especil Temporário - RET; ANEXO II DADOS E INFORMAÇÕES QUE DEVERÃO COMPOR O RELATÓRIO TÉCNICO I I - Os testes sobre eficiênci e prticbilidde d formulção pr fins de registro e revlição técnic, pr produtos destindos o uso n proteção de florests, mbientes industriis e áres não cultivds, deverão conter no mínimo: 1. Título, Autor(es), Instituição(oes); 2. Introdução; 3. Mteriis e Métodos; 3.1 Locl e dt; 3.2 Deverá ser indicd espécie e vriedde utilizds no teste, bem como os procedimentos fitotécnicos utilizdos no experimento (prepro do solo, espçmento e trtos culturis); 3.3 Descrição dos produtos usdos; Citr mrc comercil, tipo de formulção, concentrção e nome(s) comum(s) do(s) ingrediente(s) tivo(s); Nome do(s) grupo(s) químico(s), qundo definido(s); 3.4 Trtmento; Dose(s) utilizds(s); Tmnho d prcel, especificndo espçmento utilizdo, densidde populcionl d cultur (espécie e vriedde) e/ou do lvo biológico (qundo pertinente); Número de plicções; Époc e modo de plicção, citndo idde e o estágio de desenvolvimento d cultur, e do lvo biológico (qundo pertinente); Intervlo de plicção; Tecnologi de plicção; 3.5 Delinemento esttístico: Utilizr metodologi e delinemento experimentl dequdo, pr lcnçr os objetivos propostos; Utilizr no mínimo 06 (seis) trtmentos e 04 (qutro) repetições, sendo entre eles, um trtmento com um produto pdrão d região e um trtmento testemunh; 3.6 Métodos de vlição: Deverá ser utilizdo o método dequdo pr cd situção, lém de ddos de produção qundo pertinentes; 4. Resultdos e discussão: 4.1 Tecer considerções respeito d fitotoxicidde 5. Conclusões; 6. Bibliogrfis consultds; 7. Responsbilidde técnic: Assintur do profissionl responsável pel condução do trblho, com nome dtilogrfdo, número de registro no Conselho d Ctegori e região. O documento deverá ser dtilogrfdo em ppel timbrdo do órgão oficil ou entidde privd. O trblho técnico deverá ser visdo ou encminhdo pelo chefe imedito do pesquisdor; ) Só serão ceitos testes qundo conduzidos em condições de cmpo e estbelecidos

9 em regiões representtivs d cultur, e o que não se enqudrr, justificr; b) As informções conclusivs sobre os testes devem ser reltds de mneir não deixr dúvids sobre eficiênci e prticbilidde do produto testdo; c) Qulquer modificção hvid ns instruções e metodologis cim descrits deverá ser devidmente justificd pelo pesquisdor. II - Os testes e informções referentes à comptibilidde do produto, serão fornecidos pelo requerente qundo julgr necessário. ANEXO III DADOS E INFORMAÇÕES QUE DEVERÃO COMPOR O RELATÓRIO TÉCNICO III I - PARA COMPONENTES A) Produtos técnicos (inciso XXV, rtigo 2º do Decreto nº /90): ) nome(s) e endereço(s) completo(s) do(s) fbricnte(s) e do(s) fornecedor(s) do produto ser vlido; b) número(s) de código do(s) ingrediente(s) tivo(s) no Chemicl Abstrcts Service Registry (CAS); c) esquem do processo produtivo do produto, contemplndo sus etps de síntese, seus subprodutos e impurezs; d) declrção, com ludo em nexo, d composição quli-quntittiv do produto técnico, reltivo cd um dos fbricntes, incluindo sus impurezs com concentrções iguis ou superiores 0,1% toxicologicmente significtivs presentes, bem como dos limites mínimo e máximo de vrição do teor de cd componente do produto; e) Declrção, com ludo em nexo, de identificção e quntificção de subprodutos ou impurezs presentes no produto técnico em concentrções inferiores 0,1 %, qundo significtivs do ponto de vist toxicológico e mbientl. Em hvendo mis de um fbricnte, presentr ludos específicos; f) descrição d(s) metodologi(s) nlític(s) pr crcterizção quli-quntittiv do ingrediente tivo e, qundo pertinente, ds impurezs toxicologicmente significtivs; g) testes e informções constntes do Anexo IV. II - PARA AGROTÓXICOS E AFINS: (incisos XX e XXII, do rtigo 2º, do Decreto nº /90). ) nome(s) e endereço(s) do(s) fbricnte(s) e do(s) fornecedor(es) do produto formuldo e do produto técnico; b) código(s) tribuído(s) durnte fse experimentl; c) número do código do(s) ingrediente(s) tivo(s) no Chemicl Abstrcts Service Registry (CAS); d) esquem ds principis etps de produção do produto formuldo prtir do produto técnico e demis componentes, bem como em se trtndo de obtenção do produto formuldo diretmente prtir ds mtéris-prims; e) declrção, com ludo em nexo, d composição quli-quntittiv, do produto formuldo em todos os seus componentes indicndo sus funções especifics n formulção. Em hvendo mis de um fbricnte, presentr ludos específicos; f) declrção dos limites máximos e mínimos de vrição do teor de cd componente do produto formuldo; g) informções toxicológics e mbientis sobre os principis produtos de degrdção do produto técnico compnhds de cópi de referênci bibliográfic; h) cópi do certificdo de registro ou do comprovnte de protocolo do requerimento de

10 registro do produto técnico; i) testes e informções constntes do Anexo IV ou Anexo V. ANEXO IV TESTES E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS À AVALIAÇÃO ECOTOXICOLÓGICA. TESTE PARTE C - CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS C.1 - Estdo físico, Aspecto, Cor e Odor C.2 - Identificção Moleculr ESPECIFICAÇÃO DA EXIGÊNCIA PRODUTO(S) À SER(EM) TESTADO(S) EM CASO DE REQUERIMENTO DE AVALIAÇÃO AMBIENTAL DE: PT/PF PT PF T PT PF T PT ou I.A. C.3 - Gru de Purez T PT PT C.4 - Impurezs metálics T PT PT C.5 - Ponto/Fix de Fusão I PT PT C.6 - Ponto/Fix de Ebulição I PT PT C.7 - Pressão de Vpor T PT ou IA PT ou IA C.8 - Solubilidde/Miscibilidde T PT PF C.9 - ph I PT PF C.10 - Constnte de B PT ou IA PT ou IA OBSERVAÇÕES GERAIS Identificção por espectrômetro de mss ou ressonânci mgnétic nucler compnhd de espectrometri de IV. Identificção por bsorção tômic dos metis: Cd, Hg, Pb, Cr, As Apens pr PT sólidos TA Apens pr PT líquidos TA Águ e outros solventes Refere-se o ph do produto e/ou de sus soluções

11 Dissocição em meio quoso C.11 - Constnte de formção de Complexo com metis em meio quoso B PT ou IA PT ou IA C.12 - Hidrólise T PT ou IA PT ou IA C.13 - Fotólise T PT ou IA PT ou IA C.14 - Coeficiente de Prtição (n-octnol/águ) C.15 - Densidde I PT PF C.16 - Tensão superficil de Soluções T PT I PT PF C.17 - Viscosidde I PT PF C.18 - Distribuição de prtículs por tmnho T PT PF C.19 - Corrosividde T PT PF C.20 - Estbilidde Térmic e o r Com presentção de mei-vid e produtos de degrdção O teste deverá ser relizdo n presenç e usênci de fotossensibilizdores Pr PT e PF sólidos ou líquidos à TA Apens pr PT e PF líquido à TA Apens pr PT e PF sólidos TA Refere-se o potencil do produto corroer o mteril de condicionmento e plicdores: plásticos, metis, ppel etc. T PT PF Ns condições de uso C.21 - Ponto de Fulgor I PF C.22 - Voltilidde T PT PT C.23 - Proprieddes Oxidntes PARTE D - TOXICIDADE PARA ORGANISMOS NÃO- ALVO I PT PT PT/PF PT PF D.1 - Microorgnismos T PT PF D.2 - Algs T PT PF D.3 - Orgnismos do solo T PT PF D.4 - Abelhs T PT PF Microorgnismos úteis envolvidos em processos de ciclgem de nutrientes

12 D.5 - Microcrustáceos D Agudo T PT PF D Crônico T PT PT D.6 - Peixes D Agudo T PT PF D Crônico T PT PT D.7 - Bioconcentrção em peixes D.8 - Aves CR/T PT PT D.8.1- Dose únic T PF PT Solicitdo qundo: log Kow > 2 ou solubilidde em águ < 1,0 mg/l ou meivid n águ > 4 dis (hidrólise) ou produto não fcilmente degrdável em solução quos (biodegrdbilidde imedit) ou sempre que o produto puder tingir mbientes quáticos D Diet CR/T PT PT * DL 50 < 500 mg/kg D Reprodução CR/T PT PT D.9 - Plnts D Fitotoxicidde pr plnts não-lvo PARTE E - COMPORTAMENTO NO SOLO E.1 - Teste de Biodegrdbilidde E Biodegrdbilidde imedit E Biodegrdbilidde em solos E.2 - Teste pr Avlição d Mobilidde E.3 - Teste pr Avlição d Absorção/Dessorção PARTE F - TOXICIDADE PARA ANIMAIS SUPERIORES CR/B PF ou PT PT PF T PT ou I.A. T PT ou I.A. T PT ou I.A. T PT ou I.A. PT/PF PT PF ** CL 50 < 1000 mg/kg Pr produtos cuj mei vid sej > 180 dis ou evolução CO 2 < 1% em 28 dis.

13 F.1 - Toxicidde Orl F Agud pr rtos T PT PF F Agud pr rtos doses repetids T CR/T (Redção dd pel Portri nº 6 de PT PT F Curto Przo CR/T PT PT F Curto Przo pr cães F Metbolismos e vi de excreção bem como mei vid biológic em nimis de lbortório. Toxicidde dos metbólitos se forem diferentes n plnts e nimis F.2 - Toxicidde Inltóri Agud pr rtos F.3 - Toxicidde cutâne/oculr F Cutâne gud pr rtos F Irritção cutâne primári F.4 - Irritção oculr curto przo (coelhos) PARTE G - POTENCIAL GENOTÓXICO, EMBRIOFETOTÓXICO E CARCINOGÊNICO G.1 - Potencil Genotóxico G Procriontes CR/B PT PT B CR/T (Redção dd pel Portri nº 6 de PT PT CR/T PT PF T CR/T (Redção dd pel Portri nº 6 de PT PF CR/T PT PF CR/T PT PF PT/PF PT PF T CR/T(Redção dd pel Portri nº 6 de PT PT e PF Qundo DL 50 orl for < 50 mg/kg pr produtos sólidos ou < 200 mg/kg pr produtos líquidos. Solicitdo pr produtos voláteis ou com pressão de vpor > 10-6 mmhg (25 C) ou fumigntes ou se sólidos com tmnhos de prtículs < 5µ Não requerid se substânci corrosiv ou com ph < 2 ou > 11,5 Não requerid se substânci corrosiv ou com ph < 2 ou > 11,5

14 G Eucriontes T CR/T (Redção dd pel Portri nº 6 de PT PT e PF In vivo, In vitro ou em céluls germintivs G Potencil Embriofetotóxico B CR/T (Redção dd pel Portri nº 6 de PT PT G Efeitos sobre reprodução e prole, em 2 (dus) gerções sucessivs. B T (Redção dd pel Portri nº 6 de PT PT G.3 - Potencil Crcinogênico Será ceito pr vlição deste G Crcino - genecidde médio przo T CR/T (Redção dd pel Portri nº 6 de PT PT G Crcinogenicidde (2 nos) B CR/T (Redção dd pel Portri nº 6 de PT PT * Pr Produtos Técnicos ou Formuldos ** Somente pr Produtos Técnicos Abreviturs: PT = produto técnico; PF = produto formuldo; I.A. = ingrediente tivo; T = teste completo; B = teste ou publicção científic complet; I = informção referencid; TA = tempertur mbiente (20-25 C); UV = ultr violet; IV = infr-vermelho; CR = Condicionlmente Requerido. ANEXO V Testes e Informções Necessáris à Avlição Ecotoxicológic de Produtos Atípicos Teste C.1 - Estdo físico, specto, cor e odor C.2 - Identificção Moleculr C.3 - Gru de Purez C.4 - Impurezs Metálics C.5 - Ponto - Fix de Fusão C.6 - Ponto - Fix de Ebulição C.7 - Pressão de Vpor C.8 - Solubilidde / Esplhntes Adesivos Cobre Inorgânico Enxofre Inorgânico CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS Óleo Minerl Óleo Vegetl Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Não Sim Sim Sim Não Não Sim/I Sim/I Não Não Sim/I Não Não Não Não Sim Não Não Sim Não Sim Sim Sim Não Não

15 Miscibilide C.9 - ph Sim/I Sim/I Sim/I Não Não C.10 - Constnte de dissocição em meio quoso C.11 - Constnte de formção de complexos em meio quoso Sim/I Sim/I Não Não Não Sim/I Não Não Não Não C.12 - Hidrólise Sim Não Não Não Não C.13 - Fotólise Sim Não Não Não Não C.14 - Coeficiente de Prtição n- octnol/águ Não Não Não Não Não C.15 - Densidde Sim/I Sim/I Sim/I Sim/I Sim/I C.16 - Tensão Superficil de soluções quoss Sim/I Não Não Sim/I Sim/I C.17 - Viscosidde Sim/I Não Não Sim/I Sim/I C.18 - Distribuição de Prtículs por Tmnho C.19 - Corrosividde C.20 - Estbilidde Térmic e o Ar D.1 - Microorgnismos Não Sim Sim Não Não Sim Não Não Não Não Sim Não Não Sim Sim TOXICIDADE PARA ORGANISMOS NÃO-ALVO Sim Não Não Sim Não D.2 - Algs Sim Sim/B Sim/B Sim Não D.3 - Orgnismos do Solo Sim Sim/B Sim/B Sim Não D.4 - Abelhs Não Sim/B Sim/B Não Não D Microcrustáceos Agudo D Microcrustáceos Crônico D Peixes Agudo D Peixes Crônico D.7 - Bioconcentrção em Peixes D Aves, Dose Únic Sim Sim/B Sim/B Sim Não Não Sim/B Sim/B Não Não Sim Sim/B Sim/B Sim Não Não Sim/B Sim/B Não Não Não Sim/B Sim/B Não Não Não Sim/B Sim/B Não Não

16 D Aves, Diet Não Sim/B Sim/B Não Não E Biodegrdbilidde imedit E Biodegrdbilidde em Solos E.2 - Teste pr Avlição d Mobilidde E.3 - Teste pr Avlição d Adsorção / Desorção F Toxicidde Orl Agud pr Rtos F.2 - Toxicidde Inltóri Curto Przo pr Rtos F Toxicidde Cutâne Agud pr Rtos F Irritção Cutâne Primári F Irritção Oculr Primári G Potencil Genotóxico - Procriontes Sim Não Não Não COMPORTAMENTO NO SOLO O produto será considerdo pouco trnsportável (Clsse IV) e ltmente persistente (Clsse I) TOXICIDADE PARA ANIMAIS SUPERIORES O produto será considerdo persistente e pouco trnsportável (Clsse IV) Sim Sim/B Sim/B Não Não CR/B p/ produtos voláteis e P.V. > 10-6 mmhg (25 C) (Redção dd pel Portri nº 6 de Não CR/B Sim (Redção dd pel Portri nº 6 de CR/B Sim(Redção dd pel Portri nº 6 de CR/B Condicionl pr sólidos com tmnho de prtículs menores que 5µm (Redção dd pel Portri nº 6 de CR/B Sim/B (Redção dd pel Portri nº 6 de CR/B Sim/ B(Redção dd pel Portri nº 6 de CR/B Sim/ B(Redção dd pel Portri nº 6 de CR/B Sim/B (Redção dd pel Portri nº 6 de CR/B Sim/ B(Redção dd pel Portri nº 6 de CR/B Sim/ B(Redção dd pel Portri nº 6 de Não Não Não Não POTENCIAL GENOTÓXICO, EMBRIOFETOTÓXICO E CARCINOGÊNICO CR/B Sim(Redção dd pel Portri nº 6 de CR/B Sim/ B(Redção dd pel Portri nº 6 de CR/B Sim/ B(Redção dd pel Portri nº 6 de CR/B Sim(Redção dd pel Portri nº 6 de Não Não Não Não Não

17 G Potencil Genotóxico - Eucriontes G.2 - Potencil Embriofetotóxico G.3 - Potencil Crcinogênico Resíduos não sulfondos (RNS) Hidrocrbonetos Aromáticos Polinucledos (HAP) Ponto de inflmbilidde Índices de Iodo e Sponificção CR/B Sim(Redção dd pel Portri nº 6 de CR/B Sim/ B(Redção dd pel Portri nº 6 de CR/B Sim/ B(Redção dd pel Portri nº 6 de CR/B Sim(Redção dd pel Portri nº 6 de Não CR/B CR/B CR/B Não Não CR/B CR/B CR/B Não Não INFORMAÇÕES ADICIONAIS Não Não Não Sim Não Não Não Não Sim Não Sim Não Não Sim Sim Não Não Não Sim Sim Not: CR = Condicionlmente Requerido B = Teste ou bibliogrfi complet I = Informção referencid 1. Em relção o teste microorgnismo (D.1) pr Cobre e Enxofre inorgânico, o teste será eximido e os produtos serão considerdos ltmente tóxicos (Clsse I) pr este prâmetro. 2. Onde lê-se Sim/B, serão ceits referencis bibliográfics complets que contemplem composição quli-quntittiv do produto em nálise. Cso referênci não se deque o produto, será exigido teste; 3. Onde form isentdos os testes medinte pré-clssificção e o requerente julgr-se prejudicdo, devem ser presentdos testes que comprovem o contrário. 4. Pr produtos fumigntes, plicm-se s exigêncis prevists nest Portri Normtiv. A dispens se drá cso cso, medinte justifictiv técnic d Empres. ANEXO VI I - TERMO DE COMPROMISSO A Empres..., sedid em..., representd leglmente por..., identificção (CPF, CIC)..., firm o presente termo em que se compromete elborr e executr o Projeto... e presentr o IBAMA os seus resultdos, pr fins de revlição do produto conforme cronogrm ser estbelecido entre s prtes, submetendo-se às penliddes prevists em lei.

18 Locl:... Dt:... Assintur:... II - ESTUDO DO RISCO AMBIENTAL Informções Cdstris Nome d Empres: CGC: Endereço: Responsável Técnico: N de Registro no Conselho Regionl (se houver) Telefone / FAX pr contto: Ddos d Empres Ddos do Produto Nome Químico: CAS Number: Mrc Comercil: Clsse do Produto: Indicção de Uso: Dose(s) de Aplicção(ões): Método de Aplicção: Intervlo de Aplicção N de Aplicções Instituição e/ou Lbortório de Execução: CGC: Endereço: N do Protocolo / Certificdo de Credencimento INMETRO: Responsável Técnico: Ddos do Lbortório ou Instituição Executor N de Registro no Conselho Regionl: Telefone / FAX pr contto:

19 Identificção e Descrição do Agroecossistem. Nome d Propriedde:. Endereço:. Coordends Geográfics:. Tmnho d Áre Teste:. Mpemento d Áre Teste:. Corpos d'águ Nome Temp. Médi Vzão Médi ph Profundide Médi Durez Rio(s): Richo(s): Córrego(s): Lgo(s) / Açude(s): Bci: Vegetção Descrição sumári d vegetção d áre de influênci diret: Solo

20 Clssificção do Solo:. ph:. Tempertur:. Umidde:. Fun Silvestre Descrição sumári d ocorrênci de fun silvestre: Ddos de destino mbientl Escomento Superficil - "Run off" Grupo Ftor Vlor Ftores Meteorológicos Crcterístics d Lvour e Precipitção Tempertur Irrdição Solr Umidde Reltiv Velocidde do Vento Direção Predominnte do Vento Dt do Plntio Prátics Culturis Emergênci Proprieddes do solo e/ou Mturção e Colheit Densidde de Plntio Intercepção Folir Restos de Cultur Profundidde ds Rízes Profundidde de Incorporção o Solo Método de Cultivo Rotção Modlidde de Irrigção e número Époc Teor de Mtéri Orgânic Sedimentos Textur do Solo

21 Propriedde do Produto Fitossnitário Umidde Inicil do solo Cpcidde de Cmpo Ponto de Murchmento Condutividde Hidráulic Sturd Declividde Densidde Porosidde em Função do Perfil do Solo Escorrimento Folir Deriv Rel Deriv Detlhmento do Projeto Objetivos Mteriis e Métodos Resultdos Discussão Conclusão Estrutur ANEXO VII DIVULGAÇÃO NOME DA EMPRESA: MARCA COMERCIAL: 1 - Descrição do Produto: Nome comum do I.A.: Nome químico do I.A.: nº - CAS (Chemicl Abstrct Service) : Grupo químico: Fórmul estruturl: Fórmul brut: Peso moleculr: Clsse de uso: Tipo de Formulção: Concentrção do Ingrediente Ativo: Modlidde de uso: Tipo de plicção: Restrição de uso:

22 2 - Crcterístics Físico-Químics Estdo Físico, specto, cor, odor (PT/PF) ph : (PT/PF) Solubilidde (I.A.): Pressão de vpor (I.A.): Hidrólise (I.A.): Fotólise (I.A.): Coeficiente de prtição (I.A.): Densidde (PT/PF): Corrosividde (PT/PF): Przo de vlidde (PT/PF) Inflmbilidde (PT/PF) 3 - Perfil Ecotoxicológico: Toxicidde pr peixes (PT/PF) Toxicidde pr microcrustáceos (PT/PF) Toxicidde pr lgs (PT/PF) Toxicidde pr minhocs (PT/PF) Toxicidde pr belhs (PT/PF) Toxicidde pr ves (PT/PF) Toxicidde pr microorgnismos do solo (PT/PF) Pr todos os itens cim: espécie (nome científico/resultdo numérico do teste / clssificção conforme tbel IBAMA) 4 - Comportmento no Solo: Dissipção/degrdção em solos (PT) Crcterístics dos solos estuddos / resultdos numéricos; Clssificção conforme tbel IBAMA. Mobilidde em solos (PT) Crcterístics dos solos estuddos / resultdos numéricos; (estudo de mobilidde e dsorção / dessorção) Clssificção d mobilidde conforme tbel IBAMA. 5 - Medids pr proteção mbientl Recomendções qunto à rmzengem Recomendções qunto o trnsporte Método de destivção Descontminção do solo/águ Descontminção ds emblgens Destino finl dos resíduos e emblgens Telefones de emergênci. ANEXO VIII RELATÓRIO SEMESTRAL DE PRODUÇÃO / IMPORTAÇÃO / EXPORTAÇÃO DAS EMPRESAS DE AGROTÓXIDOS, COMPONENTES OU AFINS. REGISTRO DO PRODUTO MARCA COMERCIAL PRODUTO CLASSE MÊS PRODUÇÃO EXPORTAÇÃO OU IMPORTAÇÃO QUANTIDADE VENDIDA POR ESTADO

23 OBSERVAÇÕES... LOCAL / DATA... ASS. DO RESPONSÁVEL LEGAL ANEXO IX SERVIÇOS VALORES EM REAL I. Check-List 300,00 II. Avlição de Eficiênci 2.000,00 III. Avlição / Clssificção do Potencil de Periculosidde Ambientl (PPA) A. Produto Técnico ,00 B. Produto Formuldo ,00 C. Produtos Atípicos (Cobre, Enxofre, Esplhnte Adesivo, Óleos) 6.000,00 D. Complementr ,00 E. Pequens Alterções 2 300,00 IV. Registro 1.200,00 V. Inclusão de novos usos 3.000,00 VI. Registro Especil Temporário / Avlição Ambientl Preliminr A. Fse 2 500,00 B. Fse ,00 C. Fse ,00 VII. Avlição / Clssificção Ambientl de Produtos Biotecnológicos VIII. Mnutenção do Registro e/ou Clssificção do PPA ,00 A. Clsse PPA I e II 7.000,00 B. Clsse PPA III e IV 3.000,00 1 Complementr : Qulquer lterção que não implique em mudnç nos ddos técnicos constntes do registro; 2 Pequens Alterções : Alterções cdstris e mudnçs de titulridde; 3 Periodicidde Anul. ANEXO X Folhs de Rosto pr Apresentção d Documentção TESTE:.... (Código e nome completo do teste presentdo em nexo) Solicitdo pel empres: Produto testdo (nome comercil, código e sinoními): Concentrção do i.. (declrdo pelo lbortório, ludo em nexo):

24 TESTE Executdo pelo lbortório:... Em.../.../... Número de págins (incluindo nexos):... Sob responsbilidde do(s) profissionl(is) (ssinturs constm do documento originl, em nexo): RESUMO (incluindo método esttístico, qundo utilizdo): Resultdo(s) numérico(s): Declro serem s informções prestds um resumo fiel do teste presentdo em nexo. Locl e dt...,... de... de... Responsável técnico d empres requerente (nome e ss): INFORMAÇÕES: (código e nome completo do teste que se refere) Produto testdo (nome comercil, código e sinoními): Concentrção do i..: FONTE DA INFORMAÇÃO: Teste ou referênci bibliográfic (citr de form complet): INFORMAÇÃO (presentr s condições em que o ddo foi obtido. Ex.: tempertur, concentrção): Declro serem s informções prestds um resumo fiel do teste presentdo em nexo. Locl e dt...,... de... de... Responsável técnico d empres requerente (nome e ss.):... BIBLIOGRAFIA:... (código e nome completo do teste presentdo em nexo) Produto testdo (nome comercil, código e sinoními): Concentrção do i..: TEXTO

25 Fonte d publicção: Dt:... /... /... Autor(es): Número de págins:... RESUMO (em português): Conclusão: Declro serem s informções prestds um resumo fiel do teste presentdo em nexo. Locl e dt...,... de... de... Responsável técnico d empres requerente (nome e ss.): TESTE DE EFICIÊNCIA:... (código e nome completo do teste presentdo em nexo) Solicitdo pel empres: Produto testdo (nome comercil, código e sinoními): Concentrção do i.. (declrdo pelo lbortório, ludo em nexo): Espécie(s)-lvo(s): Cultur(s) testd(s): RELATÓRIO Executdo pelo lbortório:... Em... /... /... Número de págins (incluindo os nexos):... Sob responsbilidde do(s) profissionl(is) (ssinturs constm do documento originl, em nexo): RESUMO (incluindo método esttístico, qundo utilizdo): Resultdo(s) numérico(s): Declro serem s informções prestds um resumo fiel do teste presentdo em nexo. Locl e dt...,... de... de... Responsável técnico d empres requerente (nome e ss.):... Formulário pr Alimentção de Bnco de Ddos (isenção de presentção - INSTRUÇÃO NORMATIVA No- 4, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2009)

26 1. A Empres ) Nome d Empres: b) CGC: c) Endereço: d) Finlidde de Registro: ( ) Importção ( ) Exportção ( ) Produção ( ) Comercilizção e) Tipo de Requerimento ( ) Registro ( ) Adptção ( ) Revlição Técnic ( ) Outros f) Tipo de Produto: ( ) Técnico ( ) Formuldo 2. O Produto ) Mrc Comercil: b) Número de IAs utilizdos: c) Nome Comum do(s) IA(s): d) Nome Químico e CAS Number do(s) IA(s): e) Fórmul Brut: f) Sinonímis: g) Nome do(s) Grupo(s) Químico(s): h) Clssificção Txonômic (somente pr produtos biológicos): i) Form de Apresentção: j) Composição Quli-quntittiv: l) Informção Sobre Registros em Outros Píses: 3. Uso ) Clsse de Uso do Produto: b) Modlidde de Emprego: c) Concentrção (I.A.) (%): d) Dosgem Utilizd: e) Époc de Aplicção: f) Frequênci: g) Restrições de uso: h) Intervlo de segurnç: i) Intervlo de Reentrd: 4. Destinção ) Método de Destivção Detlhdo: b) Primeiros Socorros em Cso de Acidentes Ambientis: c) Descontminção de Solo: d) Descontminção de Águ: e) Descrição ds Emblgens (P.F.): f) Destinção Finl de Resíduos e Emblgens (P.F.): g) Telefone de Emergênci: 5. Registro Especil Temporário Possui: ( ) Sim ( ) Não Em cso positivo: Número do RET: Órgão Expedidor: 6. Proprieddes Físico-químics. Prte C C.01 - Estdo Físico: ( ) Sólido ( ) Líquido ( ) Gsoso Aspecto:

27 Cor: Odor: C.03 - Gru de Purez (%): Produto Técnico % C.04 - Impurezs metálics (ppm): Produto Técnico Outros Cd Hg Pb Cr As C.05 - Ponto ou Fix de Fusão ( C): Produto Técnico C C.06 - Ponto ou Fix de Ebulição ( C): Produto Técnico C C.07 - Pressão de Vpor (mmhg): Produto Técnico ou Ingrediente Ativo Pressão de Vpor Tempertur C.08 - Solubilidde: Produto Técnico ou Ingrediente Ativo Conc. (mg/l) Temp. ( C): Produto Formuldo: C.09 - ph: Produto Técnico ph Concentrção Temp. C

28 Produto Formuldo: C.10 - Constnte de Dissocição em Meio Aquoso: Produto Técnico ou Ingrediente Ativo C.11 - Constnte de Formulção de Complexos com Metis em Meio Aquoso: Produto Técnico ou Ingrediente Ativo C.12 - Hidrólise: Produto Técnico ou Ingrediente Ativo ph Mei-Vid (dis) C.13 - Fotólise: Produto Técnico ou Ingrediente Ativo Não Sim Mei-Vid (dis) C.14 - Coeficiente de Prtição Octnol Águ (Kow): Produto Técnico ou Ingrediente Ativo Kow C.15 - Densidde (mg/cm 3 ): Produto Formuldo Produto técnico mg/cm 3 C.16 - Tensão Superficil (N/m): C.17 - Viscosidde (P/s): c.18 - Distribuição de Prtículs por Tmnho: µm/mlh %

29 C.19 - Corrosividde: Mteril Não Sim Mss/Tempo Unidde Obs.: C.20 - Estbilidde Térmic e o Ar ( ) Não ( ) Sim Obs.: 7. Testes Ecotoxicológicos. Prte D - Toxicidde pr Orgnismos Não Alvo D.01 - Microorgnismos Espécie: Metodologi: Resultdos: Obs.: D.02 - Algs: Espécie CE(I) 50 96h (mg/l) D.03 - Orgnismos do solo: Espécie CE(I) 50 (14 d) (mg/kg) D.04 - Abelhs: Espécies: Metodologi: Resultdos: Dose (µ/abelh): D Microcrustáceos Agudo: Sistem: ( ) Estático ( ) Semi-estático ( ) Fluxo contínuo Espécie CE(I) 50 48h (mg/l)

30 D Microcrustáceos Crônico (mg/l): Sistem: ( ) Estático ( ) Semi-estático ( ) Fluxo contínuo Ingrediente Espécie CENO CEO VC D.06 - Peixes Agudo: Sistem: ( ) Estático ( ) Semi-estático ( ) Fluxo contínuo Espécie CE(I) 50 96h (ppm) D Peixes Crônico (mg/l): Sistem: ( ) Estático ( ) Semi-estático ( ) Fluxo contínuo Produto técnico Espécie CENO CEO VC D.07 - Bioconcentrção: Espécie: Sistem: ( ) Estático ( ) Semi-estático ( ) Fluxo contínuo Produto Técnico Prtes do peixe comestíveis FBC Prtes do peixe não comestíveis Depurção Peixe todo % Tempo D Aves / Dose Únic: Espécie: Dose (DL 50mg/Kg): D Aves / Diet: Espécie: Dose (DL 50mg/Kg): D.09 - Fitotoxicidde pr Plnts Não Alvo: Metodologi: Resultdos Obtidos: Prte E - comportmento no Solo E Biodegrdbilidde Imedit: Produto Técnico ou Ingrediente Ativo Não Sim Evol. % CO 2

31 E Biodegrdbilidde em Solo: Produto Técnico ou Ingrediente Ativo Tipo de Solo ph M.O Evol. % CO 2 Mei- Vid Mei- Vid (%) 1µg/g 10µg/g 10µg/g /Dis E.02 - Mobilidde: Produto Técnico ou Ingrediente Ativo Tipo de Solo ph M.O (%) E.03 - Adsorção / Desorção: Produto Técnico ou Ingrediente Ativo Tipo de Solo ph M.O (%) KAD KDES Prte F- Toxicidde pr nimis superiores F Toxicidde Orl Agud: Espécie DL 50 (mg/kg) F.01.2/3 - Toxicidde Orl Curto Przo: Produto Técnico Espécie NOEL (mg/kg)

32 F Toxicidde Orl Longo Przo: Produto Técnico Espécie NOEL (mg/kg) Tempo F Toxicidde Inltóri Agud: Produto Técnico / Formuldo Espécie CL 50 (mg/l) F Toxicidde Inltóri Curto Przo: Produto Técnico Espécie NOEL (mg/l) F Toxicidde Cutâne Agud: Espécie DL 50 (mg/kg) F Irritção / Corrosão Cutâne Primári: Espécie: ( ) Corrosão ou ulcerção n pele dos nimis testdos ( ) Irritção sever n pele dos nimis testdos ( ) Irritção moderd n pele dos nimis testdos ( ) Irritção leve n pele dos nimis testdos Escore pelo método de Drize e Cols.: Obs.: F Irritção / Corrosão Oculr Primári: Espécie: ( ) Opcidde d córne reversível ou não dentro de 7 dis ( ) Irritção persistente ns mucoss oculres de nimis testdos ( ) Irritção reversível dentro de 7 dis ns mucoss de nimis testdos ( ) Irritção reversível dentro de 72 hors ns mucoss de nimis testdos ( ) Irritção leve reversível dentro de 24 hors ns mucoss de nimis testdos Obs.:

33 Prte G G Potencil Genotóxico: Procrionte Relizd Não Relizd N de testes N de Espécies Provs mutgênese G Potencil Genotóxico pr Eucriontes Eucriontes Provs mutgênese Relizd Não Relizd N de testes "Gênico" "Cromossômico" N de Espécies G.02 - Potencil Embriofetotóxico: Tertogênese Relizd Não Relizd N de testes N de Espécies Provs de Tertogênese G.03 - Potencil Crcinogênico: Crcinogênese Provs de Crcinogênese Relizd Não Relizd N de testes N de Espécies Provs de Médio Przo

INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA

INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA PORTARIA NORMATIVA IBAMA Nº 84, DE 15 DE OUTUBRO DE 1996 O Presidente do Instituto Brsileiro do Meio Ambiente e dos Recursos

Leia mais

Clsse I - Produto Altmente Perigoso Clsse II - Produto Muito Perigoso Clsse III - Produto Perigoso Clsse IV - Produto Pouco Perigoso Prágrfo Único - A

Clsse I - Produto Altmente Perigoso Clsse II - Produto Muito Perigoso Clsse III - Produto Perigoso Clsse IV - Produto Pouco Perigoso Prágrfo Único - A INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA PORTARIA NORMATIVA IBAMA Nº 84, DE 15 DE OUTUBRO DE 1996 O Presidente do Instituto Brsileiro do Meio Ambiente e dos Recursos

Leia mais

Considerando a necessidade de contínua atualização do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores - PROCONVE;

Considerando a necessidade de contínua atualização do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores - PROCONVE; http://www.mm.gov.br/port/conm/res/res97/res22697.html Pge 1 of 5 Resoluções RESOLUÇÃO Nº 226, DE 20 DE AGOSTO DE 1997 O Conselho Ncionl do Meio Ambiente - CONAMA, no uso ds tribuições que lhe são conferids

Leia mais

DECRETO Nº 27631. de 22 de abril de 2010.

DECRETO Nº 27631. de 22 de abril de 2010. DECRETO Nº 27631 de 22 de bril de 2010. Regulment Períci Médic e Ocupcionl dos servidores municipis d Prefeitur de Gurulhos. SEBASTIÃO DE ALMEIDA, PREFEITO DA CIDADE DE GUARULHOS, no uso de sus tribuições

Leia mais

07 AVALIAÇÃO DO EFEITO DO TRATAMENTO DE

07 AVALIAÇÃO DO EFEITO DO TRATAMENTO DE 07 AVALIAÇÃO DO EFEITO DO TRATAMENTO DE SEMENTES NA QUALIDADE FISIOLOGICA DA SEMENTE E A EFICIENCIA NO CONTROLE DE PRAGAS INICIAIS NA CULTURA DA SOJA Objetivo Este trblho tem como objetivo vlir o efeito

Leia mais

TEMA CENTRAL: A interface do cuidado de enfermagem com as políticas de atenção ao idoso.

TEMA CENTRAL: A interface do cuidado de enfermagem com as políticas de atenção ao idoso. TERMO DE ADESÃO A POLITICA DE INSCRIÇÃO NOS EVENTOS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM 9ª. JORNADA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM GERIÁTRICA E GERONTOLÓGICA TEMA CENTRAL: A interfce do cuiddo de enfermgem

Leia mais

U04.6. Câmara Municipal da Amadora. Pág. 1 a. 00. Requerimento (Modelo 04.6/CMA/DAU/2009) 01. Documento comprovativo da legitimidade do requerente.

U04.6. Câmara Municipal da Amadora. Pág. 1 a. 00. Requerimento (Modelo 04.6/CMA/DAU/2009) 01. Documento comprovativo da legitimidade do requerente. Câmr Municipl d Amdor Deprtmento de Administrção U04.6 Urbnísitic EMISSÃO DE LICENÇA ESPECIAL OU COMUNICAÇÃO PRÉVIA PARA OBRAS INACABADAS LISTA DE DOCUMENTOS 00. Requerimento (Modelo 04.6/CMA/DAU/2009)

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL N 004/2012 UNEMAT A, no uso de sus tribuições legis e em cumprimento ds norms prevists no rtigo

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE POLÍTICA AGRÍCOLA DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE RISCO RURAL PORTARIA Nº 193, DE 8 DE JUNHO DE 2011 O DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE RISCO

Leia mais

COPEL INSTRUÇÕES PARA CÁLCULO DA DEMANDA EM EDIFÍCIOS NTC 900600

COPEL INSTRUÇÕES PARA CÁLCULO DA DEMANDA EM EDIFÍCIOS NTC 900600 1 - INTRODUÇÃO Ests instruções têm por objetivo fornecer s orientções pr utilizção do critério pr cálculo d demnd de edifícios residenciis de uso coletivo O referido critério é plicável os órgãos d COPEL

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE FERREIRA DO ZÊZERE

CÂMARA MUNICIPAL DE FERREIRA DO ZÊZERE CAPITULO I VENDA DE LOTES DE TERRENO PARA FINS INDUSTRIAIS ARTIGO l. A lienção, trvés de vend, reliz-se por negocição direct com os concorrentes sendo o preço d vend fixo, por metro qudrdo, pr um ou mis

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E CIÊNCIAS EXATAS

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E CIÊNCIAS EXATAS AUXÍLIO ACADÊMICO Resolução Unesp 4, de 06-01-2017 Norms pr concessão de Auxílio Acdêmico, coordendo pel Pró-Reitori de Extensão Universitári (PROEX, Pró-Reitori de Grdução (PROGRAD e Pró-Reitori de Pesquis

Leia mais

01. Documento comprovativo da legitimidade do requerente. Pág. a. 02. Termo de responsabilidade do técnico pela ocupação da via pública. Pág.

01. Documento comprovativo da legitimidade do requerente. Pág. a. 02. Termo de responsabilidade do técnico pela ocupação da via pública. Pág. Câmr Municipl d Amdor DAU - Deprtmento de Administrção Urbnístic OCUPAÇÃO DA VIA PÚBLICA 20 Assunto: Ocupção d Vi Públic. MOD. 20/CMA/DAU/2004 FOLHA 00 List de Documentos (Consultr instruções em nexo)

Leia mais

Estágio Supervisionado

Estágio Supervisionado Estágio Supervisiondo Sistems de Informção 2006.2 Professores Aline de Jesus Cost Gidevldo Novis dos Sntos 1 Apresentção O Estágio Supervisiondo do curso de Bchreldo em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO d FTC vis

Leia mais

Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra

Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra Serviços de Acção Socil d Universidde de Coimbr Serviço de Pessol e Recursos Humnos O que é o bono de fmíli pr crinçs e jovens? É um poio em dinheiro, pgo menslmente, pr judr s fmílis no sustento e n educção

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: ETEC ANHANQUERA Município: Sntn de Prníb Áre de Conhecimento: : Proteção e Prevenção Componente Curriculr: LNR Legislção e Norms Regulmentodors

Leia mais

CÁLCULO E INSTRUMENTOS FINANCEIROS I (2º ANO)

CÁLCULO E INSTRUMENTOS FINANCEIROS I (2º ANO) GESTÃO DE EMPRESAS CÁLCULO E INSTRUMENTOS FINANCEIROS I (2º ANO) Exercícios Amortizção de Empréstimos EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO Exercício 1 Um empréstimo vi ser reembolsdo trvés de reembolsos nuis, constntes

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO EDITAL PROCESSO SELETIVO DE PROMOÇÃO AO CARGO DE PROFESSOR ASSOCIADO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO EDITAL PROCESSO SELETIVO DE PROMOÇÃO AO CARGO DE PROFESSOR ASSOCIADO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO EDITAL PROCESSO SELETIVO DE PROMOÇÃO AO CARGO DE PROFESSOR ASSOCIADO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - 2018 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 O Processo Seletivo pr promoção

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO RESPONSÁVEL PELO EMPREENDIMENTO: 1.1. NOME: 1.3. CPF: 1.4. Endereço: 2.1-Razão Social: 2.2- Nome Fantasia:

1. IDENTIFICAÇÃO DO RESPONSÁVEL PELO EMPREENDIMENTO: 1.1. NOME: 1.3. CPF: 1.4. Endereço: 2.1-Razão Social: 2.2- Nome Fantasia: Cdstro de Instlções e Sistems de Armzenmento de Derivdos de Petróleo e Outros Combustíveis 1. IDENTIFICAÇÃO DO RESPONSÁVEL PELO EMPREENDIMENTO: 1.1. NOME: 1.2. Doc. Identidde: Órgão Expedidor: UF: 1.3.

Leia mais

6.1 Recursos de Curto Prazo ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO. Capital de giro. Capital circulante. Recursos aplicados em ativos circulantes (ativos

6.1 Recursos de Curto Prazo ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO. Capital de giro. Capital circulante. Recursos aplicados em ativos circulantes (ativos ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO 6.1 Recursos de curto przo 6.2 Administrção de disponibiliddes 6.3 Administrção de estoques 6.4 Administrção de conts 6.1 Recursos de Curto Przo Administrção Finnceir e

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PROJETOS DE INCLUSÃO PRODUTIVA

TERMO DE REFERÊNCIA PROJETOS DE INCLUSÃO PRODUTIVA TERMO DE REFERÊNCIA PROJETOS DE INCLUSÃO PRODUTIVA 1 - Ddos do Proponente 1.1- Nome d Entidde 1.2- CNPJ 1.3- Número de Sócios 1.4- Dt d Fundção 1.5- Endereço 20/09/2011 1.6- Município 1.7- CEP 1.8- U F

Leia mais

Internação WEB BR Distribuidora v20130701.docx. Manual de Internação

Internação WEB BR Distribuidora v20130701.docx. Manual de Internação Mnul de Internção ÍNDICE CARO CREDENCIADO, LEIA COM ATENÇÃO.... 3 FATURAMENTO... 3 PROBLEMAS DE CADASTRO... 3 PENDÊNCIA DO ATENDIMENTO... 3 ACESSANDO O MEDLINK WEB... 4 ADMINISTRAÇÃO DE USUÁRIOS... 5 CRIANDO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA - COPPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA - COPPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA - COPPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA EDITAL COPPE-PEE/PÓS nº 01/2009 - PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

Licença de uso exclusiva para Petrobrás S.A. Licença de uso exclusiva para Petrobrás S.A. NBR 13434

Licença de uso exclusiva para Petrobrás S.A. Licença de uso exclusiva para Petrobrás S.A. NBR 13434 ABNT-Associção Brsileir de Norms Técnics Sede: Rio de Jneiro Av. Treze de Mio, 13-28º ndr CEP 20003-900 - Cix Postl 1680 Rio de Jneiro - RJ Tel.: PABX (021) 210-3122 Fx: (021) 220-1762/220-6436 Endereço

Leia mais

1.2- CNPJ 1.3- Número de Sócios 1.4- Data da Fundação. 1-10 - Nome do Presidente 1.11-C P F 1.12- RG

1.2- CNPJ 1.3- Número de Sócios 1.4- Data da Fundação. 1-10 - Nome do Presidente 1.11-C P F 1.12- RG 1 - DADOS DO PROPONENTE 1.1- Nome d Entidde 1.2- CNPJ 1.3- Número de Sócios 1.4- Dt d Fundção 1.5- Endereço 20/09/2011 1.6- Município 1.7- CEP 1.8- U F 1.9- Telefone 1-10 - Nome do Presidente 1.11-C P

Leia mais

1.8 Não será permitida a inscrição simultânea em mais de 2 (dois) componentes curriculares a serem lecionados no mesmo período.

1.8 Não será permitida a inscrição simultânea em mais de 2 (dois) componentes curriculares a serem lecionados no mesmo período. VISO PÚBLICO Nº 04/UNOESC-R/2015 O Reitor d Universidde do Oeste de Snt Ctrin Unoesc, Unoesc Virtul, entidde educcionl, crid pel Lei Municipl nº 545/68 e estruturd de direito privdo, sem fins lucrtivos,

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS TAIPAS CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE RECEÇÃO. DISCIPLINA: OPERAÇÕES TÉCNICAS DE RECEÇÃO (12º Ano Turma M)

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS TAIPAS CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE RECEÇÃO. DISCIPLINA: OPERAÇÕES TÉCNICAS DE RECEÇÃO (12º Ano Turma M) ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS TAIPAS CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE RECEÇÃO DISCIPLINA: (12º Ano Turm M) PLANIFICAÇÃO ANUAL Diretor do Curso Teres Sous Docente Teres Bstos Ano Letivo 2015/2016 Competêncis

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS, RECENSÕES E RESUMOS DA REVISTA ZEITGEIST

CHAMADA PÚBLICA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS, RECENSÕES E RESUMOS DA REVISTA ZEITGEIST CHAMADA PÚBLICA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS, RECENSÕES E RESUMOS DA REVISTA ZEITGEIST A Zeitgeist: Revist de Filosofi e Direito torn público o presente editl tendo em vist submissão de Artigos, Recensões

Leia mais

ESTÁGIO PARA ESTUDANTE DA UFU

ESTÁGIO PARA ESTUDANTE DA UFU 1 ESTÁGIO PARA ESTUDANTE DA UFU EDITAL UFU/PREFE/044/2010 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO(A) A Pró-reitori de Grdução d Universidde Federl de Uberlândi, mprd no rtigo 248 ds Norms de Grdução

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG COODERNAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL Nº17/2014 PPG/CPG/UEMA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG COODERNAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL Nº17/2014 PPG/CPG/UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG COODERNAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL Nº17/2014 PPG/CPG/UEMA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Leia mais

Ênfase em Políticas Públicas e Projetos Socioculturais em Espaços Escolares 40 vagas

Ênfase em Políticas Públicas e Projetos Socioculturais em Espaços Escolares 40 vagas EDITAL Nº 221 de 20 DE MAIO DE 2019 PARA SELEÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO SABERES E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA ÊNFASE EM POLÍTICAS PÚBLICAS E PROJETOS SOCIOCULTURAIS EM ESPAÇOS ESCOLARES De ordem ds

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - FIOCRUZ INSTITUTO DE TECNOLOGIA EM FÁRMACOS FARMANGUINHOS. Edital de Chamada Pública 09/2016

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - FIOCRUZ INSTITUTO DE TECNOLOGIA EM FÁRMACOS FARMANGUINHOS. Edital de Chamada Pública 09/2016 EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - FIOCRUZ INSTITUTO DE TECNOLOGIA EM FÁRMACOS FARMANGUINHOS Editl de Chmd Públic 09/2016 CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DOS INSUMOS FARMACÊUTICOS (EXCIPIENTE):

Leia mais

Ter formação mínima em nível superior comprovada que atenda a formação acadêmica ou formação ou vinculação em programa de

Ter formação mínima em nível superior comprovada que atenda a formação acadêmica ou formação ou vinculação em programa de ANEXO II EDITAL Nº 04/2014 2 º PRORROGAÇÃO PARA VAGAS REMANESCENTES QUADRO DE VAGAS REMANESCENTES PARA O PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROFESSORES PESQUISADORES FORMADORES ÁREA DA PESQUISA EMENTA EIXO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 3.768, DE 25 DE OUTUBRO DE 2005

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 3.768, DE 25 DE OUTUBRO DE 2005 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº.768, DE 5 DE OUTUBRO DE 005 O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de sus tribuições legis, e considerndo o disposto n Portri MP no 08, de de julho

Leia mais

Período de inscrição p/ seleção. No. de vagas. Divulgação resultado * Contrato/ FUNDEP. Seleção. Área. 15/02/2016 a 16/02/ /02/ /03/2016

Período de inscrição p/ seleção. No. de vagas. Divulgação resultado * Contrato/ FUNDEP. Seleção. Área. 15/02/2016 a 16/02/ /02/ /03/2016 EDITAL SELEÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PREPRAÇÃO FÍSICA E ESPORTIVA - SEQUENCIAL/2016 COM ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO EM PREPARAÇÃO FÍSICA E ESPORTIVA E TREINAMENTO COM PESOS E SISTEMAS DE TREINAMENTO

Leia mais

Legislação Federal e o Sistema de Registro de Agrotóxicos no Brasil

Legislação Federal e o Sistema de Registro de Agrotóxicos no Brasil Seminário Legislação de Agrotóxicos, Receituário Agronomico, Comercialização e Uso - Aspectos Técnicos e Legais Legislação Federal e o Sistema de Registro de Agrotóxicos no Brasil Engº Agrº Júlio Sérgio

Leia mais

Finalidade Pessoa Física Residencial

Finalidade Pessoa Física Residencial Gui de Contrtção Finlidde Pesso Físic Residencil Setembro/2013 O correto preenchimento e envio de documentos é ponto importnte n contrtção do Seguro Aluguel ou Finç Loctíci. Elbormos este gui pr judá-lo

Leia mais

Edital de Processo Seletivo Nº 21/2015

Edital de Processo Seletivo Nº 21/2015 Editl de Processo Seletivo Nº 21/2015 O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO PIAUÍ, SENAC-PI, no uso de sus tribuições regimentis, torn público que estão berts

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015. Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015. Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira Coorden http://www.etecermelind.com.br/etec/sis/ptd_tec_6.php 1 de 5 18/09/2015 12:45 Unidde de Ensino Médio e Técnico Cetec Ensino Técnico Integrdo o Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plno de Trblho Docente

Leia mais

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Escola SENAI Theobaldo De Nigris Escol SENAI Theobldo De Nigris Conteúdos borddos nos cursos de Preservção 2011 1) CURSO ASSISTENTE DE CONSERVAÇÃO PREVENTIVA (362h) I Étic e históri n conservção (72h): 1. Étic e históri d Conservção/Resturo

Leia mais

Oferta n.º 1274; 1275 e 1276

Oferta n.º 1274; 1275 e 1276 Procedimento de seleção pr recrutmento de Técnicos no âmbito do Progrm de Atividdes de Enriquecimento Curriculr do 1.º Ciclo de Ensino Básico Inglês Ofert n.º 1274; 1275 e 1276 A Câmr Municipl Mi procede

Leia mais

Manual de Operação e Instalação

Manual de Operação e Instalação Mnul de Operção e Instlção Clh Prshll MEDIDOR DE VAZÃO EM CANAIS ABERTOS Cód: 073AA-025-122M Rev. B Novembro / 2008 S/A. Ru João Serrno, 250 Birro do Limão São Pulo SP CEP 02551-060 Fone: (11) 3488-8999

Leia mais

ANEXO. DHA < 200 mm - baixo risco DHA > 200 mm - alto risco

ANEXO. DHA < 200 mm - baixo risco DHA > 200 mm - alto risco ANEXO 1. NOTA TÉCNICA O Brsil produz dus espécies de cfé: O rábic (Coffe rábic L.) e o robust (Coffe cnephor Pierre ex A. Froehner.), mis conhecido como cfé robust. Atulmente, o pís é o mior produtor e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plno de Trblho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: Professor Mário Antônio Verz Código: 164 Município: Plmitl Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Hbilitção Profissionl: Técnico em Contbilidde Qulificção:

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA Editl PPGEA 04/2016: http://portl.ufgd.edu.br/pos-grduco/mestrdo-engenhrigricol 1.1 Conttos: Horário de tendimento d secretri: d 8 s 11 h e ds 13 s 16 h;

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA. Kênia Godoy

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA. Kênia Godoy MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA 48º CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA Lei dos agrotóxicos e implicações em minor crops

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA IMPRESSÃO e PRODUÇÃO DE MATERIAL INSTITUCIONAL

TERMO DE REFERÊNCIA IMPRESSÃO e PRODUÇÃO DE MATERIAL INSTITUCIONAL PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DA CASA CIVIL CDURP COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO DA REGIÃO DO PORTO DO RIO DE JANEIRO TERMO DE REFERÊNCIA IMPRESSÃO e PRODUÇÃO DE MATERIAL

Leia mais

Ilha Solteira, 17 de janeiro de 2013. OFICIO OSISA 05/2013

Ilha Solteira, 17 de janeiro de 2013. OFICIO OSISA 05/2013 Nossos prceiros Pel trnsprênci e qulidde d plicção dos recursos públicos Ilh Solteir, 17 de jneiro de 2013. OFICIO OSISA 05/2013 Ao Exmo. Sr. Alberto dos Sntos Júnior Presidente d Câmr Municipl de Ilh

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA Nº. 3, DE 10 DE MARÇO DE 2006

INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA Nº. 3, DE 10 DE MARÇO DE 2006 INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA Nº. 3, DE 10 DE MARÇO DE 2006 O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - MAPA, O DIRETOR PRESIDENTE DA AGÊNCIA NACIONAL DE

Leia mais

Oferta n.º Praça do Doutor José Vieira de Carvalho Maia Tel Fax

Oferta n.º Praça do Doutor José Vieira de Carvalho Maia Tel Fax Procedimento de seleção pr recrutmento de Técnicos no âmbito do Progrm de Atividdes de Enriquecimento Curriculr do 1.º Ciclo de Ensino Básico Atividdes Lúdico Expressivs Expressão Musicl Ofert n.º 3237

Leia mais

Registro de Agrotóxicos e Afins

Registro de Agrotóxicos e Afins MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA Registro de Agrotóxicos e Afins 5ª ª Reunião do GT/CONAMA-agrotóxicos Brasília, 29 de

Leia mais

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG 1º EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SENAC/AL

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG 1º EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SENAC/AL PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG 1º EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SENAC/AL 1. DO PROGRAMA 1.1. O PSG destin-se pessos de bix rend cuj rend fmilir mensl per cpit não ultrpsse 2 slários mínimos federis,

Leia mais

TÍTULO: Métodos de Avaliação e Identificação de Riscos nos Locais de Trabalho. AUTORIA: Ricardo Pedro

TÍTULO: Métodos de Avaliação e Identificação de Riscos nos Locais de Trabalho. AUTORIA: Ricardo Pedro TÍTULO: Métodos de Avlição e Identificção de Riscos nos Locis de Trblho AUTORIA: Ricrdo Pedro PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 167 (Novembro/Dezembro de 2006) 1. Enqudrmento legl A vlição e identificção de

Leia mais

Desenvolvendo novas ferramentas pedagógicas para a formação de gestores de parques nacionais: jogos de papéis e simulação informática.

Desenvolvendo novas ferramentas pedagógicas para a formação de gestores de parques nacionais: jogos de papéis e simulação informática. Desenvolvendo vs ferrments pedgógics pr formção gestores prques ncionis: jogos ppéis e simulção informátic 1 Equipe Jen-Pierre Briot (LIP6 & LES/DI/PUC-Rio) (coorndor) Mrt Irving (EICOS/IP/UFRJ) (vice-coorndor)

Leia mais

Liberdade de expressão na mídia: seus prós e contras

Liberdade de expressão na mídia: seus prós e contras Universidde Estdul de Cmpins Fernnd Resende Serrdourd RA: 093739 Disciplin: CS101- Métodos e Técnics de Pesquis Professor: Armndo Vlente Propost de Projeto de Pesquis Liberdde de expressão n mídi: seus

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA Nº 32, DE 26 DE OUTUBRO DE 2005

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA Nº 32, DE 26 DE OUTUBRO DE 2005 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA Nº 32, DE 26 DE OUTUBRO DE 2005 O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA,

Leia mais

Construção e montagem

Construção e montagem Construção e montgem Tetos Knuf D11 Construção Os tetos Knuf com chps de gesso podem ser fixdos diretmente o teto originl ou suspensos com tirnte e suportes. As chps de gesso são prfusds num estrutur metálic,

Leia mais

PORTARIA Nº 33, DE 30 DE ABRIL DE 2018

PORTARIA Nº 33, DE 30 DE ABRIL DE 2018 PORTARIA Nº, ABRIL 18 - Diário Oficil d União - Imprens N... http://www.imprensncionl.gov.br/web/guest/consult?p_p_id=1&p_p_lifecycle=0&... Págin 1 de 7 03/05/18 Publicdo em: 02/05/18 Edição: 83 Seção:

Leia mais

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 068/2012

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 068/2012 P.J.U.- TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO 1 PODER JUDICIÁRIO DA UNIÃO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 068/2012 Regido pel Lei nº 10.520/2002, Lei Complementr

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - FIOCRUZ INSTITUTO DE TECNOLOGIA EM FÁRMACOS FARMANGUINHOS. Edital de Chamada Pública 03/2016

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - FIOCRUZ INSTITUTO DE TECNOLOGIA EM FÁRMACOS FARMANGUINHOS. Edital de Chamada Pública 03/2016 EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - FIOCRUZ INSTITUTO DE TECNOLOGIA EM FÁRMACOS FARMANGUINHOS Editl de Chmd Públic 03/2016 CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE INSUMO FARMACÊUTICO ATIVO (IFA)

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO MINISTÉRIO PÚBLICO PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA a CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DE MEIO AMBIENTE, URBANISMO E PATRIMÔNIO CULTURAL

ESTADO DO MARANHÃO MINISTÉRIO PÚBLICO PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA a CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DE MEIO AMBIENTE, URBANISMO E PATRIMÔNIO CULTURAL 1 N O T A T É C N I C A N º. 0 0 3 / 2 0 0 7 Análise ds demnds identificds ns udiêncis públics do Plnejmento Estrtégico. Construção de plnejmento. 1 JUSTIFICATIVA Após relizção de seis udiêncis públics

Leia mais

WASTE TO ENERGY: UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA O BRASIL? 01/10/2015 FIESP São Paulo/SP

WASTE TO ENERGY: UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA O BRASIL? 01/10/2015 FIESP São Paulo/SP WASTE TO ENERGY: UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA O BRASIL? 01/10/2015 FIESP São Pulo/SP PNRS E O WASTE-TO-ENERGY Definições do Artigo 3º - A nov ordenção básic dos processos Ordem de prioriddes do Artigo 9º

Leia mais

25/06/2015 PRODUTOS FITOSSANITÁRIOS. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Câmpus de Jaboticabal DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO. Sinonímias: Agrotóxicos

25/06/2015 PRODUTOS FITOSSANITÁRIOS. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Câmpus de Jaboticabal DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO. Sinonímias: Agrotóxicos UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Câmpus de Jaboticabal Depto. Fitossanidade Tecnologia de Aplicação Introdução Cultivo de plantas graníferas (culturas anuais) na safra 2014/15: Área de 57,21 milhões de ha

Leia mais

CINÉTICA QUÍMICA CINÉTICA QUÍMICA. Lei de Velocidade

CINÉTICA QUÍMICA CINÉTICA QUÍMICA. Lei de Velocidade CINÉTICA QUÍMICA Lei de Velocidde LEIS DE VELOCIDADE - DETERMINAÇÃO Os eperimentos em Cinétic Químic fornecem os vlores ds concentrções ds espécies em função do tempo. A lei de velocidde que govern um

Leia mais

Ofertas n.º 1187; 1188; 1189; 1190 e 1191

Ofertas n.º 1187; 1188; 1189; 1190 e 1191 Procedimento de seleção pr recrutmento de Técnicos no âmbito do Progrm de Atividdes de Enriquecimento Curriculr do 1.º Ciclo de Ensino Básico Atividdes Lúdico Expressivs Ligção d Escol o Meio Oferts n.º

Leia mais

FICHA DE VERIFICAÇÃO ELEMENTOS PARA INSTRUÇÃO PEDIDO DE INFORMAÇÃO PRÉVIA (PORTARIA N.º 232/08 DE 11/3)

FICHA DE VERIFICAÇÃO ELEMENTOS PARA INSTRUÇÃO PEDIDO DE INFORMAÇÃO PRÉVIA (PORTARIA N.º 232/08 DE 11/3) Abrngids Operções de Lotemento (1º) Obrs de Urbnizção (2º) Obrs de Edificção (3º) Abrngids brngids (3) Abrngids Abrngids Abrngids brngids Alterção de Utilizção (5º) Obrs de Restntes Operções Urbnístics

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL SECRETARIA ESPECIAL DE GESTÃO DE PESSOAS - SEGEP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL SECRETARIA ESPECIAL DE GESTÃO DE PESSOAS - SEGEP ATENÇÃO: PARA ENVIO À SEGEP, IMPRIMA APENAS O(S) FORMULÁRIO(S) DO FINAL DO ARQUIVO. REDISTRIBUIÇÃO DE SERVIDORES DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PARA A UFFS 1.O que é? É o deslocmento de crgo de provimento

Leia mais

a FICHA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA 9.º ANO

a FICHA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA 9.º ANO Cristin Antunes Mnuel Bispo Pul Guindeir FICHA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA 9.º ANO Escol Turm N.º Dt Grupo I Documento I É um serviço de tendimento telefónico de Trigem, Aconselhmento e Encminhmento, Assistênci

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA BIBLIOTECA SETORIAL DO CTISM

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA BIBLIOTECA SETORIAL DO CTISM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA BIBLIOTECA SETORIAL DO CTISM EDITAL N. 079/2019 BSCTISM/UFSM SELEÇÃO DE BOLSISTA COLABORADOR (AUXILIAR)

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE GUAJARÁ-MIRIM

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE GUAJARÁ-MIRIM EDITAL Nº 001/2014/DCGM CHAMADA PÚBLICA COM VISTAS À SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO PARA ATUAÇÃO NO PROJETO DE GESTÃO PARTICIPATIVA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS: MONITORAMENTO DAS ÁGUAS DOS BAIRROS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA - COPPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA - COPPE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA - COPPE EDITAL PEC/COPPE/UFRJ Nº 261/2015: PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS PARA INSCRIÇÃO

Leia mais

IE/EA CFS 1/2019 Portaria DIRENS nº 38-T/DPL de 11 de janeiro de Anexo B Calendário de Eventos INSCRIÇÃO

IE/EA CFS 1/2019 Portaria DIRENS nº 38-T/DPL de 11 de janeiro de Anexo B Calendário de Eventos INSCRIÇÃO IE/EA CFS 1/2019 Portri DIRENS nº 38-T/DPL de 11 de jneiro de 2018. Anexo B Clendário de Eventos 1 2 3 INSCRIÇÃO Período de inscrição. O preenchimento do FSI será possível vi Internet, prtir ds 10h do

Leia mais

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE PSG EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SENAC/AP 02/2018 Unidade Santana

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE PSG EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SENAC/AP 02/2018 Unidade Santana PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE PSG EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SENAC/AP 02/2018 Unidde Sntn O SENAC/AP, no uso de sus tribuições legis, visndo selecionr interessdos em ingressr em cursos pelo Progrm Senc

Leia mais

Escola Secundária de Porto de Mós Ano letivo 2014/2015. Informação - Prova de EXAME de Equivalência à Frequência. FÍSICA 12º ANO Código da prova: 315

Escola Secundária de Porto de Mós Ano letivo 2014/2015. Informação - Prova de EXAME de Equivalência à Frequência. FÍSICA 12º ANO Código da prova: 315 Escol Secundári de Porto de Mós Ano letivo 2014/2015 Informção - Prov de EXAME de Equivlênci à Frequênci FÍSICA 12º ANO Código d prov: 315 1. Introdução O presente documento vis divulgr s crcterístics

Leia mais

EDITAL/SEE Nº 002/2014

EDITAL/SEE Nº 002/2014 EDITAL/SEE Nº 002/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE MONITOR/A PROFESSOR/A INDÍGENA DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO PARA AS ESCOLAS INDÍGENAS DA REDE ESTADUAL DE

Leia mais

Grupo Educacional Unis

Grupo Educacional Unis Fundção de Ensino e Pesquis do Sul de Mins Centro Universitário do Sul de Mins Editl de Processo Seletivo Modlidde Distânci - CPS 01/2015 Vestibulr 2015 1º Semestre Grupo Educcionl Unis O Reitor do Centro

Leia mais

A Diretoria de Relações Internacionais da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas - 1. OBJETIVO 2. PRÉ-REQUISITOS. Re~ unis

A Diretoria de Relações Internacionais da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas - 1. OBJETIVO 2. PRÉ-REQUISITOS. Re~ unis Crid pel Lei Estdul nn 2. 766/63 CNPJ.: 21.420.85610001-96 - lrrsc Estdul. ISENTA Entidde M ntenedor do Grupo Educcionl Uni: Centro Universitdrio do Sul d Mins - UNIS Fculdde Bum- FABE Fculdde Três Ponts

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gbinete de Consultori Legisltiv LEI Nº 7.747, DE 22 DE DEZEMBRO DE 1982. (publicd no DOE n.º 110, de 22 de dezembro de 1982) (vide bixo prtes vetds pelo

Leia mais

EXEMPLAR DE ASSINANTE DA IMPRENSA NACIONAL

EXEMPLAR DE ASSINANTE DA IMPRENSA NACIONAL ISSN 1677-7042 Ano CXLV 243 Brsíli - DF, segund-feir, 15 de dezembro de 2008. Sumário PÁGINA Atos do Poder Judiciário... 1 Atos do Poder Executivo... 1 Presidênci d Repúblic... 104 Ministério d Agricultur,

Leia mais

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação EDITAL Nº 01/2017 EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES PERMANENTES PARA ATUAREM NO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM REDE NACIONAL ProfEPT NA INSTITUIÇÃO ASSOCIADA,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL SUPLEMENTAR Nº. 01/2018 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS (PPGA) - REFERENTE AO EDITAL 38/PROPP DE 20 DE DEZEMBRO DE 2017 1.1 INFORMAÇÕES E CONTATOS https://www.ufgd.edu.br/pos-grduco/mestrdo-ciencis-tecnologi-limentos

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de Auxiliar de Contabilidade

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de Auxiliar de Contabilidade Plno de Trblho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Hbilitção Profissionl: Técnic de nível médio de Auxilir de Contbilidde

Leia mais

WORKSHOP Vantagens do registro de produtos biológicos de controle de pragas

WORKSHOP Vantagens do registro de produtos biológicos de controle de pragas MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS IBAMA WORKSHOP Vantagens do registro de produtos biológicos de controle de pragas AVALIAÇÃO AMBIENTAL

Leia mais

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Coordenção de Projetos Especiis Setor de Autrquis Sul - Qudr 01 - Bloco L, Edifício CFA, Brsíli/DF, CEP 70070-932 Telefone: (61) 3218-1809 e Fx: - www.cf.org.br Editl CFA/CFP/COPES nº 004/2017 - Sorteio

Leia mais

EDITAL PPGH/UFGD Nº 27, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2017

EDITAL PPGH/UFGD Nº 27, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2017 EDITAL PPGH/UFGD Nº 27, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2017 EDITAL SUPLEMENTAR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA (PPGH) - EDITAL 38/PROPP DE 21 DE DEZEMBRO DE 2017 1.1 INFORMAÇÕES E CONTATOS http://www.ppghufgd.com/editis-de-seleco/

Leia mais

P1 de CTM OBS: Esta prova contém 7 páginas e 6 questões. Verifique antes de começar.

P1 de CTM OBS: Esta prova contém 7 páginas e 6 questões. Verifique antes de começar. P de CTM 0. Nome: Assintur: Mtrícul: Turm: OBS: Est prov contém 7 págins e 6 questões. Verifique ntes de começr. Tods s resposts devem ser justificds. Não é permitido usr clculdor. As questões podem ser

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA - COPPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA - COPPE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA - COPPE EDITAL COPPE/PENO/PÓS nº 235/2014: PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS PARA INSCRIÇÃO

Leia mais

MT DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM

MT DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM Inspeção visul de emblgens de microesfers de vidro retrorrefletivs Norm Rodoviári DNER-PRO /9 Procedimento Págin de RESUMO Este documento, que é um norm técnic, estbelece s condições que devem ser observds

Leia mais

EDITAL 001/2017 SELEÇÃO DE BOLSISTAS

EDITAL 001/2017 SELEÇÃO DE BOLSISTAS EDITAL 001/2017 SELEÇÃO DE BOLSISTAS O coordendor dos projetos de pesquis e desenvolvimento institucionl nº 034280, 042571, 042576, torn públic bertur de inscrições pr seleção de lunos dos cursos de grdução

Leia mais

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE PSG EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SENAC/AP 17/2017 Unidade Santana

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE PSG EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SENAC/AP 17/2017 Unidade Santana PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE PSG EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SENAC/AP 17/2017 Unidde Sntn O SENAC/AP, no uso de sus tribuições legis, visndo selecionr interessdos em ingressr em cursos pelo Progrm Senc

Leia mais

Edital 005/2017/CCB BOLSA DE AÇÕES EXTENSIONISTAS

Edital 005/2017/CCB BOLSA DE AÇÕES EXTENSIONISTAS Editl 005/2017/CCB BOLSA DE AÇÕES EXTENSIONISTAS 1 DA ABERTURA 1.1 A Universidde Estdul de Goiás (UEG), pesso jurídic de direito público, utrqui do poder executivo estdul, constituíd pel Lei Estdul n.

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS TAIPAS CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE COMÉRCIO. DISCIPLINA: ORGANIZAR E GERIR A EMPRESA (10º Ano Turma K)

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS TAIPAS CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE COMÉRCIO. DISCIPLINA: ORGANIZAR E GERIR A EMPRESA (10º Ano Turma K) ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS TAIPAS CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE COMÉRCIO DISCIPLINA: ORGANIZAR E GERIR A EMPRESA (10º Ano Turm K) PLANIFICAÇÃO ANUAL Diretor do Curso Celso Mnuel Lim Docente Celso Mnuel

Leia mais

1 de 8. Oferta n.º 2845

1 de 8. Oferta n.º 2845 1 de 8 Procedimento de seleção pr recrutmento de Técnicos no âmbito do Progrm de Atividdes de Enriquecimento Curriculr do 1.º Ciclo de Ensino Básico Atividde Físic e Desportiv, no Ensino Especil Ofert

Leia mais

EDITAL Nº 02/PPG EM BIOTECNOLOGIA E BIODIVERSIDADE DE 21 DE DEZEMBRO DE 2017

EDITAL Nº 02/PPG EM BIOTECNOLOGIA E BIODIVERSIDADE DE 21 DE DEZEMBRO DE 2017 EDITAL Nº 02/PPG EM BIOTECNOLOGIA E BIODIVERSIDADE DE 21 DE DEZEMBRO DE 2017 EDITAL SUPLEMENTAR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA E BIODIVERSIDADE (PPG BB) - EDITAL 38/PROPP DE 21 DE DEZEMBRO

Leia mais

PROJETO E ANÁLISES DE EXPERIMENTOS (PAE) EXPERIMENTOS COM UM ÚNICO FATOR E A ANÁLISE DE VARIÂNCIA

PROJETO E ANÁLISES DE EXPERIMENTOS (PAE) EXPERIMENTOS COM UM ÚNICO FATOR E A ANÁLISE DE VARIÂNCIA PROJETO E ANÁLISES DE EXPERIMENTOS (PAE) EXPERIMENTOS COM UM ÚNICO FATOR E A ANÁLISE DE VARIÂNCIA Dr. Sivldo Leite Correi EXEMPLO DE UM PROBLEMA COM UM ÚNICO FATOR Um empres do rmo textil desej desenvolver

Leia mais

Procedimento de seleção para recrutamento de Técnicos no âmbito do Programa de Atividades de Enriquecimento Curricular do 1.º Ciclo de Ensino Básico

Procedimento de seleção para recrutamento de Técnicos no âmbito do Programa de Atividades de Enriquecimento Curricular do 1.º Ciclo de Ensino Básico 1 de 12 Procedimento de seleção pr recrutmento de Técnicos no âmbito do Progrm de Atividdes de Enriquecimento Curriculr do 1.º Ciclo de Ensino Básico A Câmr Municipl Mi procede à bertur do procedimento

Leia mais