ESPECTRO BIOLÓGICO DA VEGETAÇÃO DE DUNAS E DE RESTINGA DA ILHA DO CARDOSO, SP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESPECTRO BIOLÓGICO DA VEGETAÇÃO DE DUNAS E DE RESTINGA DA ILHA DO CARDOSO, SP"

Transcrição

1 392 ESPECTRO BIOLÓGICO DA VEGETAÇÃO DE DUNAS E DE RESTINGA DA ILHA DO CARDOSO, SP Fernanda C.S. Tibério 1, Alline B. Silva 1, Marilina V. Cortez 1, Rafael F. Ramos 1, Fabio T.T. Hanashiro 1, José Pedro N. Ribeiro 1, Bruno F. Lessi 1, Vinicius L. Dantas 1 e Marcus V. Cianciaruso 1, Dalva. M.S. Matos 1 1 Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Botânica Rod. Washington Luiz, Km 235, Bairro Monjolinho, São Carlos, SP para correspondência: nandatiberio@yahoo.com.br RESUMO A distribuição das espécies sobre a Terra está associada às características ambientais as relações entre os organismos e ainda com a amplitude de tolerância de cada espécie ou indivíduo. A classificação de formas de vida de Raunkiaer divide as plantas de acordo com o grau de proteção de suas gemas, considerando que quanto maior o estresse no ambiente, mais protegidas estarão as gemas vegetativas. Tivemos como objetivo comparar a vegetação de dunas e de restinga utilizando a classificação de Raukiaer, na Ilha do Cardoso, SP. Foram amostrados três transectos - desde o inicio das dunas até a restinga com 15 parcela de 2m² distantes 5m entre si, identificamos as espécies encontradas e as classificamos segundo o proposto por Raunkiaer. Na comparação do gradiente desde dunas à vegetação de restinga, onde observamos que caméfitos e hemicriptófitos dominam as parcelas em ambiente de dunas e que fanerófitos e criptófitos aparecem apenas nas parcelas com vegetação de restinga. ABSTRACT Species distribution over the Earth is associated to environment characters, to relations between organisms and also with tolerance amplitude or each species or individual. The Raunkiaer classification of life form divides plants based in the protection of its gems, considering that the more stressed is the environment, more protected will be vegetative gems. We had as objective to compare the dunas and restinga vegetation using Raunkiaer s classification. It was sampled three transects since dunas to restinga with 15 parcels of 2m² distant 5m from each other, where we identified the species found and classificated them under Raukiaer s proposal. In gradient comparison it was observed that camefits and hemicriptofits dominate parcels in dunas and that fanerofits and criptofits occurs only in restinga vegetation parcels.

2 393 INTRODUÇÃO A razão da distribuição das espécies é um dos problemas centrais da ecologia. Essa distribuição relaciona-se com a variação de características ambientais e as inter-relações entre os organismos. Em determinados locais, componentes físicos e químicos podem ser preponderantes para a distribuição das espécies, e isso está relacionado com a amplitude de tolerância de cada espécie ou indivíduo (Begon,1996). Numa tentativa de criar um sistema de classificação das formas de vida vegetal Raunkiaer (1904) propôs uma divisão dos organismos de acordo com o grau de proteção da gema, partindo do princípio de que quanto mais estressante for o ambiente em que o organismo vive, mais protegidas serão as suas gemas vegetativas. Seu sistema foi baseado em ambientes temperados, com estações bem marcadas e invernos rigorosos. Em ambientes costeiros como dunas e restingas, entretanto, a localização das gemas pode variar de acordo com fatores ambientais como salinidade do solo e spray marinho, podendo resultar em um maior número de espécies com suas gemas protegidas dessas condições extremas. OBJETIVOS Tivemos como objetivo comparar, de acordo com o espectro biológico de Raunkiaer (1904) duas áreas costeiras adjacentes, uma de duna e outra de restinga, além de comparar ambas com o espectro normal. MATERIAIS E MÉTODOS A coleta de dados foi realizada na Ilha do Cardoso, município de Cananéia, litoral sul do Estado de São Paulo. Traçamos três transecções desde o início do ambiente de dunas (linha da maré mais alta) até a vegetação de restinga, com 15 parcelas de 2m x 2m, separadas entre si por 5m. Em cada parcela amostramos e identificamos os indivíduos no menor nível taxonômico possível, atribuindo-lhes a classe de forma de vida de acordo com a classificação de Raunkiaer (1904). Comparamos as parcelas entre si para verificar o gradiente de distribuição das formas de vida desde o início do ambiente de dunas até a vegetação de restinga. Posteriormente comparamos as duas áreas entre si, para verificar a diferença entre seus espectros. Por fim, comparamos o espectro de cada área estudada com o espectro normal proposto por Raunkiaer (1904). Para isso, utilizamos o teste do Qui-quadrado a fim de determinar a significância das diferenças encontradas.

3 394 RESULTADOS E DISCUSSÃO Na comparação do gradiente desde dunas à vegetação de restinga, observamos que caméfitos e hemicriptófitos dominam as parcelas em ambiente de dunas. Os fanerófitos e criptófitos aparecem apenas nas parcelas com vegetação de restinga, mas, em linhas gerais, ainda em menor proporção em relação a caméfitos e hemicriptófitos (Figura 1). Figura 1. Distribuição das formas de vida ao longo do gradiente. Ao compararmos o ambiente de dunas e a vegetação de restinga, observamos que os espectros biológicos de ambas as áreas são significativamente diferentes (X²=28,39; GL=3; p<0,05). Na comparação dos dois ambientes com o espectro normal, também observamos uma diferença significativa. Para dunas, X²=280,43; GL=4; p<0,05 e para vegetação de restinga, X²=100,74; GL=4; p<0,05. Para ambos os espectros encontrados, a forma de vida com maior desvio em relação ao espectro normal foi de caméfitos (Figura 2).

4 395 Espectros de Formas de Vida 100% 80% 60% 40% 20% Terófito Criptófito Hemicriptófito Caméfito Fanerófito 0% Dunas Restinga Normal Áreas Figura 2. Espectros de formas de vida CONCLUSÕES As diferenças encontradas nos espectros biológicos das espécies de dunas e restinga se devem principalmente ao aparecimento de fanerófitos nessa segunda formação. A maior distância do oceano e assim a menor exposição aos efeitos da salinidade e ventos permite o aparecimento de espécies de maior porte e com gemas menos protegidas (Assumpção & Nascimento, 2000). A ação eólica tem um papel fundamental na estruturação das dunas e, conseqüentemente, na sua vegetação (Calliari et al, 2005). De fato, é importante o entendimento do papel das características do habitat na distribuição dos organismos como fator fundamental para a compreensão da diversidade tropical. Na restinga, a distribuição dos espectros é mais homogênea e as espécies dessa formação parecem apresentar um espectro biológico parecida com o encontrado por Batalha & Martins (2002) em savanas. De fato, essas duas formações compartilham várias características de estresse, como grande exposição aos ventos, restrições na oferta de água, fogo, salinidade e altas temperaturas. O número de caméfitos encontrada nas dunas foi bastante alto (52%), típico de regiões inóspitas, sujeitas a ventos e secas. As espécies fanerófitas estão ausentes, fato este que também tem uma relação muito forte com a influência das características ambientais locais. As proporções de formas de vida das dunas são bastante peculiares, e essa formação não se aproxima de nenhuma outra encontrada na bibliografia (Batalha & Martins, 2002). Apesar das limitações do estudo, os dados demonstram a importância de trabalhos em ambientes litorâneos como as dunas e restingas em ambientes tropicais.

5 396 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ASSUMPÇÃO, J. E NASCIMENTO, M Estrutura e composição florística de quatro formações vegetais de restinga no complexo lagunar Grussaí/iquipari São João da Barra, RJ, Brasil. Acta Botânica Brasílica. v.14, p BATALHA, M. A. E MARTINS, F. R Life form spectra of Brazilian Cerrado sites. Flora 197: BEGON, M., HARPER, J. L. E TOWNSEND, C. R Ecology: individuals, populations and communities. Blackwell, Oxford, 1068p. CALLIARI, L. R, PEREIRA, P.S, OLIVEIRA, A.O. DE E FIGUEIREDO, S.A Variabilidade das Dunas Frontais no Litoral Norte e Médio do Rio Grande do Sul, Brasil. Gravel. v.3, p RAUNKIAER, C. The life forms of plants and statistical geography Claredon, Oxford, 632p.

Fitogeografia de São Paulo

Fitogeografia de São Paulo Fitogeografia de São Paulo Aula 2-2017 LCB 1402 ECOLOGIA Vegetal Departamento de Ciências Biológicas ESALQ/USP Prof. Sergius Gandolfi Prof. Flávio B. Gandara VEGETAÇÃO FISIONOMIA VEGETAÇÃO COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA

Leia mais

Curso de Graduação em Engenharia Ambiental. Disciplina: BI62A - Biologia 2. Profa. Patrícia C. Lobo Faria

Curso de Graduação em Engenharia Ambiental. Disciplina: BI62A - Biologia 2. Profa. Patrícia C. Lobo Faria Curso de Graduação em Engenharia Ambiental Disciplina: BI62A - Biologia 2 Profa. Patrícia C. Lobo Faria http://pessoal.utfpr.edu.br/patricialobo Biomas Conjunto de comunidades terrestres com uma extensão

Leia mais

Profa. Patrícia C. Lobo Faria

Profa. Patrícia C. Lobo Faria Curso de Graduação em Engenharia Ambiental Disciplina: BI62A - Biologia 2 Formas de vida (de crescimento) das plantas Profa. Patrícia C. Lobo Faria http://pessoal.utfpr.edu.br/patricialobo Hábito: Forma

Leia mais

MÉTODOS PARA CARACTERIZAÇÃO DA VEGETAÇÃO: ESTRUTURA

MÉTODOS PARA CARACTERIZAÇÃO DA VEGETAÇÃO: ESTRUTURA MÉTODOS PARA CARACTERIZAÇÃO DA VEGETAÇÃO: ESTRUTURA CONTEXTO SOCIAL E TEÓRICO FISIONOMIA ESTRATIFICAÇÃO FORMAS DE VIDA PARÂMETROS QUANTITATIVOS DENSIDADE FREQUÊNCIA COBERTURA MENSURAÇÃO E COLONIZAÇÃO R.W.

Leia mais

BI63B - ECOSSISTEMAS. Profa. Patrícia C. Lobo Faria

BI63B - ECOSSISTEMAS. Profa. Patrícia C. Lobo Faria BI63B - ECOSSISTEMAS Profa. Patrícia C. Lobo Faria pclfaria@uol.com.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/patricialobo Fonte: http://www.portalescolar.net http://exame.abril.com.br/mundo/noticias /fotografa-retrata-urso-polar-no-articoem-pele-e-osso

Leia mais

Ecologia Florestal Aplicada. A. Sitoe e Benard Guedes

Ecologia Florestal Aplicada. A. Sitoe e Benard Guedes Ecologia Florestal Aplicada A. Sitoe e Benard Guedes Programa Introdução - teoria ecológica Gestão de populações (recursos naturais renováveis) Crescimento populacional, produção agrícola e ambiente Gestão

Leia mais

O RELEVO DA TERRA Capítulo 2

O RELEVO DA TERRA Capítulo 2 O RELEVO DA TERRA Capítulo 2 Ciclo da erosão RETIRADA TRANSPORTE SEDIMENTAÇÃO OU DEPOSIÇÃO A EROSÃO É UM PROCESSO NATURAL De uma forma simplificada, existe uma tendência em considerar a erosão como algo

Leia mais

Adaptação e Dispersão dos Seres Vivos

Adaptação e Dispersão dos Seres Vivos Adaptação e Dispersão dos Seres Vivos A adaptação ou a extinção é a resposta de uma população às condições ambientais aliado ao seu fenótipo. Ou seja: Pressão ambiental + Fenótipo = adaptação ou extinção

Leia mais

BI63B - ECOSSISTEMAS. Profa. Patrícia C. Lobo Faria

BI63B - ECOSSISTEMAS. Profa. Patrícia C. Lobo Faria BI63B - ECOSSISTEMAS Profa. Patrícia C. Lobo Faria pclfaria@uol.com.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/patricialobo Fonte: http://www.portalescolar.net http://exame.abril.com.br/mundo/noticias /fotografa-retrata-urso-polar-no-articoem-pele-e-osso

Leia mais

DIVERSIDADES ALFA E BETA DAS FLORAS LENHOSA E HERBÁCEO- SUBARBUSTIVA NO CERRADO DA FLONA DE PARAOPEBA, MG

DIVERSIDADES ALFA E BETA DAS FLORAS LENHOSA E HERBÁCEO- SUBARBUSTIVA NO CERRADO DA FLONA DE PARAOPEBA, MG DIVERSIDADES ALFA E BETA DAS FLORAS LENHOSA E HERBÁCEO- SUBARBUSTIVA NO CERRADO DA FLONA DE PARAOPEBA, MG João Augusto Alves Meira Neto 1, Gilmar Edilberto Valente 1, Andreza Viana Neri 1 ( 1 Departamento

Leia mais

Diversidade funcional e gradiente de estresse ambiental: um estudo de caso na restinga

Diversidade funcional e gradiente de estresse ambiental: um estudo de caso na restinga Diversidade funcional e gradiente de estresse ambiental: um estudo de caso na restinga Renan Parmigiani Orientadores: Prof. Dr. Alexandre A. de Oliveira 1 Drª Sara Mortara Como se dá o processo de montagem

Leia mais

ANEXO 1 GLOSSÁRIO. Vegetação de Restinga

ANEXO 1 GLOSSÁRIO. Vegetação de Restinga ANEXO 1 GLOSSÁRIO Vegetação de Restinga Entende-se por restinga um conjunto de ecossistemas que compreende comunidades vegetais florísticas e fisionomicamente distintas, situadas em terrenos predominantemente

Leia mais

BIO GEOGRAFIA Dominios Morfoclimáticos

BIO GEOGRAFIA Dominios Morfoclimáticos BIO GEOGRAFIA Dominios Morfoclimáticos Domínio Morfoclimático É uma unidade do espaço geográfico caracterizado de acordo com o macroclima, a fitofisionomia, o solo e a altitude específicos (biomas). Alguns,

Leia mais

Processos de competição e facilitação na restauração em planícies costeiras

Processos de competição e facilitação na restauração em planícies costeiras Mesa-Redonda: Incorporando teorias ecológicas nos projetos de restauração: o que podemos ganhar com isso? Processos de competição e facilitação na restauração em planícies costeiras Adriana M. Z. Martini

Leia mais

TIPOS DE VEGETAÇÃO E OS BIOMAS BRASILEIROS. Profº Gustavo Silva de Souza

TIPOS DE VEGETAÇÃO E OS BIOMAS BRASILEIROS. Profº Gustavo Silva de Souza TIPOS DE VEGETAÇÃO E OS BIOMAS BRASILEIROS Profº Gustavo Silva de Souza Os Biomas Brasileiros O Brasil possui grande diversidade climática e por isso apresenta várias formações vegetais. Tem desde densas

Leia mais

BIOMAS DO BRASIL E DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS. Prof ª Gustavo Silva de Souza

BIOMAS DO BRASIL E DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS. Prof ª Gustavo Silva de Souza BIOMAS DO BRASIL E DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Prof ª Gustavo Silva de Souza O bioma pode ser definido, segundo o IBGE, como um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de

Leia mais

BIE-212: Ecologia Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental. Comunidades I

BIE-212: Ecologia Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental. Comunidades I BIE-212: Ecologia Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental Comunidades I Programa Introdução Módulo I: Organismos Módulo II: Populações Módulo III: Comunidades - Padrões espaciais - Padrões temporais

Leia mais

Diversidade biológica e diversidade de paisagens em montados

Diversidade biológica e diversidade de paisagens em montados Diversidade biológica e diversidade de paisagens em montados F. Rego, S. Dias, & S. Mesquita F. Fernandez-Gonzalez Departamento de Ciencias Ambientales. Facultad de Ciencias del Medio Ambiente. Universidade

Leia mais

Clima, Vegetações e Impactos

Clima, Vegetações e Impactos Clima, Vegetações e Impactos 1. Observe o climograma de uma cidade brasileira e considere as afirmativas relacionadas a este. I. O clima representado é denominado equatorial, em cuja área está presente

Leia mais

Floresta Amazônica É uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se próximas uma das outras (floresta fe

Floresta Amazônica É uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se próximas uma das outras (floresta fe Biomas do Brasil Floresta Amazônica É uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se próximas uma das outras (floresta fechada). O solo desta floresta não

Leia mais

Biomas / Ecossistemas brasileiros

Biomas / Ecossistemas brasileiros GEOGRAFIA Biomas / Ecossistemas brasileiros PROF. ROGÉRIO LUIZ 3ºEM O que são biomas? Um bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna

Leia mais

Estrutura populacional e distribuição espacial de Qualea grandiflora Mart., em área de transição no Piauí

Estrutura populacional e distribuição espacial de Qualea grandiflora Mart., em área de transição no Piauí http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.251-661-2 Estrutura populacional e distribuição espacial de Qualea grandiflora Mart., em área de transição no Piauí Najara M. Fontenele 1, Elifabia N.

Leia mais

População conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que ocorrem juntos em uma mesma área geográfica no mesmo intervalo de tempo (concomitantemente)

População conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que ocorrem juntos em uma mesma área geográfica no mesmo intervalo de tempo (concomitantemente) Conceitos Básicos de Ecologia Professora: Patrícia Hamada Colégio HY Três Lagoas, MS População conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que ocorrem juntos em uma mesma área geográfica no mesmo intervalo

Leia mais

Programa de Medições Hidrodinâmicas no Litoral Sul do Estado de São Paulo (Brasil)

Programa de Medições Hidrodinâmicas no Litoral Sul do Estado de São Paulo (Brasil) Programa de Medições Hidrodinâmicas no Litoral Sul do Estado de São Paulo (Brasil) Simone Seixas Picarelli 1 & Joseph Harari 2 & José Juan Barrera-Alba 3 & Geyci A. O. Moser 4 & Sônia M. F. Gianesella

Leia mais

Classificação. da Vegetação. Disciplina: CESIEFL098/60 horas. Iane Barroncas Gomes Professora Assistente Engenharia Florestal

Classificação. da Vegetação. Disciplina: CESIEFL098/60 horas. Iane Barroncas Gomes Professora Assistente Engenharia Florestal Classificação da Vegetação Disciplina: CESIEFL098/60 horas Iane Barroncas Gomes Professora Assistente Engenharia Florestal Conteúdo: Sistemas globais de classificação da vegetação Sistemas brasileiros

Leia mais

K.D. Blotta; A. Rosendo; R. Baraçal; B.F. Lourenço; E. Farraboti; N.Carvalho

K.D. Blotta; A. Rosendo; R. Baraçal; B.F. Lourenço; E. Farraboti; N.Carvalho Análise da vegetação de restinga na Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Barra do Una Peruíbe/SP -. Katia Domingues Blotta 1 ; Antônio Rosendo 1 ; Roseli Baraçal 1 ; Barbara Faria Lourenço 1 ; Edinéia

Leia mais

COMUNIDADE ARBÓREA SOBRE UM SAMBAQUI E A VEGETAÇÃO DE RESTINGA ADJACENTE NO PARQUE ESTADUAL DA ILHA DO CARDOSO. Edison Rodrigues

COMUNIDADE ARBÓREA SOBRE UM SAMBAQUI E A VEGETAÇÃO DE RESTINGA ADJACENTE NO PARQUE ESTADUAL DA ILHA DO CARDOSO. Edison Rodrigues COMUNIDADE ARBÓREA SOBRE UM SAMBAQUI E A VEGETAÇÃO DE RESTINGA ADJACENTE NO PARQUE ESTADUAL DA ILHA DO CARDOSO Edison Rodrigues INTRODUÇÃO Sambaquis Sítio arqueológicos Grupos pré-históricos de pescadores

Leia mais

DISCIPLINA: CAB Ecologia II. DOCENTE: Mônica Maria Pereira Tognella. TÍTULO: Organismos, Ciclo de Vida, Estratégias. SEMESTRE: Primeiro

DISCIPLINA: CAB Ecologia II. DOCENTE: Mônica Maria Pereira Tognella. TÍTULO: Organismos, Ciclo de Vida, Estratégias. SEMESTRE: Primeiro DISCIPLINA: CAB 07297 Ecologia II DOCENTE: Mônica Maria Pereira Tognella TÍTULO: Organismos, Ciclo de Vida, Estratégias SEMESTRE: Primeiro São Mateus 2015 ECOLOGIA II Organismos unitários versus modulares

Leia mais

5. Área de intervenção 5.1 POTENCIAIS E LIMITAÇÕES DA ÁREA O município encontra-se em crescimento e desenvolvimento constante. A implantação do projeto neste local dá mais força para o desenvolvimento

Leia mais

BIOMAS. Professora Débora Lia Ciências/Biologia

BIOMAS. Professora Débora Lia Ciências/Biologia BIOMAS Professora Débora Lia Ciências/Biologia BIOMAS - Aquáticos Mares e oceanos Talássicos São as regiões com a maior variedade de vida do planeta, nem as florestas tropicais igualam-se às regiões litorâneas;

Leia mais

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º:

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: A Vida na Terra FICHA DE TRABALHO 1 amena atmosfera organismos Conteúdo: A Vida na Terra FICHA DE TRABALHO 1 amena atmosfera organismos protetora temperatura solo protetora temperatura solo rochas

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DEPARTAMENTO CCENS BIOLOGIA. Plano de Ensino. Teoria Exercício Laboratório 60

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DEPARTAMENTO CCENS BIOLOGIA. Plano de Ensino. Teoria Exercício Laboratório 60 Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Alegre Curso: Engenharia Florestal e Geologia Departamento Responsável: Departamento de Biologia Data de Aprovação (Art. nº 91): 07/04/2017

Leia mais

Ecologia ATENÇÃO: Na página, ir para as secções no final da coluna, à direita. O texto da página irá ser alterado

Ecologia ATENÇÃO: Na página, ir para as secções no final da coluna, à direita. O texto da página irá ser alterado Ecologia 2018-19 https://fenix-edu.isa.ulisboa.pt/courses/ecol- 846413499990029 ATENÇÃO: Na página, ir para as secções no final da coluna, à direita. O texto da página irá ser alterado https://fenix.isa.ulisboa.pt/qubedu/disciplinas/ecol/2015-2016/2-semestre

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DA ATUAÇÃO DO FENÔMENO EL NIÑO /OSCILAÇÃO SUL ENTRE AS CIDADES DE RIO GRANDE E PELOTAS-RS PARA O PERÍODO DE

ANÁLISE COMPARATIVA DA ATUAÇÃO DO FENÔMENO EL NIÑO /OSCILAÇÃO SUL ENTRE AS CIDADES DE RIO GRANDE E PELOTAS-RS PARA O PERÍODO DE ANÁLISE COMPARATIVA DA ATUAÇÃO DO FENÔMENO EL NIÑO /OSCILAÇÃO SUL ENTRE AS CIDADES DE RIO GRANDE E PELOTAS-RS PARA O PERÍODO DE 199-1998. ABSTRACT Martins, Janaina Senna (1); Lanau, Lúcia; Saraiva (1)

Leia mais

INTRODUÇÃO MATERIAL E MÉTODOS COLETA DE DADOS. Maurício Romero Gorenstein

INTRODUÇÃO MATERIAL E MÉTODOS COLETA DE DADOS. Maurício Romero Gorenstein ESTRUTURA POPULACIONAL DE PSYCHOTRIA NUDA (CHAM & SCHLECHT.) WAWRA, HYERONIMA ALCHORNEOIDES ALLEMÃO E MARLIEREA OBSCURA BERG. EM FLORESTA OMBRÓFILA DENSA SUBMONTANA NA ILHA DO CARDOSO, LITORAL SUL DE SÃO

Leia mais

ESPAÇOS CLIMÁTICOS E VEGETAÇÕES DA AMÉRICA

ESPAÇOS CLIMÁTICOS E VEGETAÇÕES DA AMÉRICA ESPAÇOS CLIMÁTICOS E VEGETAÇÕES DA AMÉRICA 8º ANO Geografia Prof. Esp. Franciane Borges Créditos: Zonas térmicas Altitude Amplitude térmica: é a diferença entre a temperatura máxima e a mínima, em determinado

Leia mais

Prof. Dr. Roberto M. Shimizu. Prof. Dr. Sergio Rosso.

Prof. Dr. Roberto M. Shimizu. Prof. Dr. Sergio Rosso. Ecologia BIE210 Prof. Dr. Roberto M. Shimizu (rshimizu@ib.usp.br) Prof. Dr. Sergio Rosso (serrosso2@gmail.com) Aula de hoje: 1.Introdução geral ao curso. 2.O que é Ecologia? 3.Ecossistema: a) conceito

Leia mais

Aula Bioma e Vegetação. Prof. Diogo Máximo

Aula Bioma e Vegetação. Prof. Diogo Máximo Aula Bioma e Vegetação Prof. Diogo Máximo Biosfera É a interação entre: - Clima (sucessão de tempos). - Solo (elemento de sustentação e nutrição). - Relevo (interfere diretamente no clima) Mapa Mundo Biomas

Leia mais

VARIAÇÃO DA TEMPERATURA E UMIDADE DO AR, NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA/PA, COM POSSÍVEL INFLUÊNCIA DE EL NIÑO RESUMO INTRODUÇÃO METODOLOGIA

VARIAÇÃO DA TEMPERATURA E UMIDADE DO AR, NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA/PA, COM POSSÍVEL INFLUÊNCIA DE EL NIÑO RESUMO INTRODUÇÃO METODOLOGIA VARIAÇÃO DA TEMPERATURA E UMIDADE DO AR, NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA/PA, COM POSSÍVEL INFLUÊNCIA DE EL NIÑO James Adryani Avelar de JESUS 1, Antonio Carlos Lôla da COSTA 2 RESUMO Este trabalho tem como objetivo

Leia mais

Usa-se mais onde mais se precisa?

Usa-se mais onde mais se precisa? Usa-se mais onde mais se precisa? Variação do balanço entre facilitação e competição em um gradiente de estresse Maria Gabriela Kiss Introdução Interações (Brooker, 2008) Introdução Facilitação Competição

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 6ª série:

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 6ª série: Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 6ª série: Professor: Yuri Disciplina: Geografia Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma

Leia mais

Planos de Ordenamento. Planos de Ordenamento da Orla Costeira e. de Estuários O contínuo nuo desejado. Margarida Cardoso da Silva

Planos de Ordenamento. Planos de Ordenamento da Orla Costeira e. de Estuários O contínuo nuo desejado. Margarida Cardoso da Silva Planos de Ordenamento da Orla Costeira e Planos de Ordenamento de Estuários O contínuo nuo desejado Margarida Cardoso da Silva Lisboa, 11 Setembro 2009 Estrutura da apresentação Zona costeira e estuários

Leia mais

F. A. Moschetto. Moschetto, F. A. 1

F. A. Moschetto. Moschetto, F. A. 1 Estudo de duas populações do Crustáceo Callichirus major (SAY, 1818): Caracterização dos indivíduos da Praia de Barequeçaba, São Sebastião, SP, e da Praia do Itararé, São Vicente, SP. Moschetto, F. A.

Leia mais

BIODIVERSIDADE ECOLOGIA FLORESTAL

BIODIVERSIDADE ECOLOGIA FLORESTAL BIODIVERSIDADE Prof. Dr. Israel Marinho Pereira imarinhopereira@gmail.com Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFVJM Laboratório de Ecologia Florestal Restauração de Ecosistemas-LAEFRE

Leia mais

BIE-212: Ecologia Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental. Biomas

BIE-212: Ecologia Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental. Biomas BIE-212: Ecologia Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental Biomas Programa Introdução Módulo I: Organismos Módulo II: Populações Módulo III: Comunidades Módulo IV: Ecossistemas - Ciclo de matéria

Leia mais

Uso e recobrimento do solo no município de Ilha Comprida-SP no período de 1993 a 2010: influência da ação antrópica sobre a vegetação de restinga.

Uso e recobrimento do solo no município de Ilha Comprida-SP no período de 1993 a 2010: influência da ação antrópica sobre a vegetação de restinga. Uso e recobrimento do solo no município de Ilha Comprida-SP no período de 1993 a 2010: influência da ação antrópica sobre a vegetação de restinga. Neilton Domingos Carvalho, Fabio Giordano, Walter Barrella

Leia mais

Métodos de Extrapolação de Velocidade do Vento para Regiões Litorâneas do Nordeste Brasileiro

Métodos de Extrapolação de Velocidade do Vento para Regiões Litorâneas do Nordeste Brasileiro Métodos de Extrapolação de Velocidade do Vento para Regiões Litorâneas do Nordeste Brasileiro Henrique do Nascimento Camelo, Paulo Henrique Santiago de Maria, Paulo Cesar Marques de Carvalho 3, Thiago

Leia mais

VEGETAÇÃO: BASES FITOSSOCIOLÓGICAS E TRANSMISSÃO DA INFORMAÇÃO. Prof. Pedro Eisenlohr

VEGETAÇÃO: BASES FITOSSOCIOLÓGICAS E TRANSMISSÃO DA INFORMAÇÃO. Prof. Pedro Eisenlohr VEGETAÇÃO: BASES FITOSSOCIOLÓGICAS E TRANSMISSÃO DA INFORMAÇÃO Prof. Pedro Eisenlohr Ferramentas de estudo da vegetação Fitossociologia (Phyto = planta; sociologia = grupos ou agrupamentos): estudo das

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE Processo seletivo PPGECB - 2013 Prova de conhecimentos em Ecologia e Evolução CPF do candidato: MS ( ) DR ( ) Instruções para a prova: 1) Não coloque NOME nas folhas de prova em hipótese alguma. Sua única

Leia mais

Biomas Terrestres e Ambientes Aquáticos

Biomas Terrestres e Ambientes Aquáticos Biomas Terrestres e Ambientes Aquáticos Sumário 1. Definição de Bioma 2. Clima 3. Fatores Físicos e Adaptativos 4. Diagrama de Whittaker 5. Principais Biomas terrestres mundiais 6. Ambientes aquáticos

Leia mais

MODELO DE PLANO DE ENSINO FICHA N o 2 (variável)

MODELO DE PLANO DE ENSINO FICHA N o 2 (variável) MODELO DE PLANO DE ENSINO FICHA N o 2 (variável) Disciplina: Ecologia Aplicada Código: TT019 Natureza: ( X ) obrigatória ( ) optativa Semestral ( X ) Anual ( ) Modular ( ) Pré-requisito: Não há Co-requisito:

Leia mais

Região Nordestina. Cap. 9

Região Nordestina. Cap. 9 Região Nordestina Cap. 9 Divisão Regional -IBGE Eles têm características semelhantes. As primeiras divisões regionais propostas para o país, eram baseadas apenas nos aspectos físicos, ou seja, ligados

Leia mais

Influência do efeito de borda na riqueza de formigas em Cerradão

Influência do efeito de borda na riqueza de formigas em Cerradão Influência do efeito de borda na riqueza de formigas em Cerradão Danilo Fortunato, João Victor Caetano, Lauana Nogueira, Pamela Moser, Simone Reis, Taric Plaza Orientador do projeto: Reginaldo Constantino

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina BIO131 Ecologia Básica

Programa Analítico de Disciplina BIO131 Ecologia Básica 0 Programa Analítico de Disciplina BIO11 Ecologia Básica Departamento de Biologia Geral - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga

Leia mais

Comunidade: definição

Comunidade: definição 1 Comunidade: definição 1. Definições e a importância dos padrões 2. Riqueza, diversidade e padrões de abundância 3. Padrões espaciais em comunidades 4. Resumo 5. Para saber mais... Ao final da aula, nós

Leia mais

Análise de Correspondência - CA

Análise de Correspondência - CA Análise de Correspondência - CA Ordenação A ordenação refere-se a um grupo utilizado de métodos que tentam revelar as relações entre as comunidades ecológicas. Why ordination? Ordenação concentra esforços

Leia mais

COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA DA CACHOEIRA RONCADEIRA TAQUARUÇU-TO

COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA DA CACHOEIRA RONCADEIRA TAQUARUÇU-TO 26 a 29 de novembro de 2013 Campus de Palmas COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA DA CACHOEIRA RONCADEIRA TAQUARUÇU-TO THEMITALHA OLIVEIRA DOS SANTOS 1 ; RODNEY HAULIEN OLIVEIRA VIANA 2 1 Aluna do Curso de Ciências Biológicas;

Leia mais

Monitorização da biodiversidade de artrópodes e flora

Monitorização da biodiversidade de artrópodes e flora Monitorização da biodiversidade de artrópodes e flora 2012 BIODIVINE objectivos Perceber o impacto da paisagem na biodiversidade Perceber se a presença de elementos naturais na paisagem (diversidade da

Leia mais

Similaridade florística em duas áreas de Cerrado, localizadas no município de Parnarama, Maranhão - Brasil

Similaridade florística em duas áreas de Cerrado, localizadas no município de Parnarama, Maranhão - Brasil Similaridade florística em duas áreas de Cerrado, localizadas no município de Parnarama, Maranhão - Brasil Jaçanan Eloisa Freitas Milani 1 ; Carlos Frederico Lins e Silva Brandão 2 ; Mayara Dalla Lana

Leia mais

BIB 124 Diversidade e Evolução dos Organismos Fotossintetizantes Instituto de Biociências Universidade de São Paulo

BIB 124 Diversidade e Evolução dos Organismos Fotossintetizantes Instituto de Biociências Universidade de São Paulo BIB 124 Diversidade e Evolução dos Organismos Fotossintetizantes Instituto de Biociências Universidade de São Paulo 2014 Roteiro para trabalho em campo no litoral, Praia Cibratel, Município de Itanhaém,

Leia mais

UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE A PRECIPITAÇÃO EM ALAGOAS E SUA RELAÇÃO COM O SISTEMA DE BRISAS MARINHA / TERRESTRE

UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE A PRECIPITAÇÃO EM ALAGOAS E SUA RELAÇÃO COM O SISTEMA DE BRISAS MARINHA / TERRESTRE UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE A PRECIPITAÇÃO EM ALAGOAS E SUA RELAÇÃO COM O SISTEMA DE BRISAS MARINHA / TERRESTRE Saulo Barros Costa 1,Marco Antonio Maringolo Lemes 2 RESUMO. Vários são os sistemas que produzem

Leia mais

VARIABILIDADE ESPACIAL E TEMPORAL DAS ESTAÇÕES NO ESTADO DE SÃO PAULO PARA AS VARIAVEIS TEMPERATURA E PRECIPITAÇÃO

VARIABILIDADE ESPACIAL E TEMPORAL DAS ESTAÇÕES NO ESTADO DE SÃO PAULO PARA AS VARIAVEIS TEMPERATURA E PRECIPITAÇÃO VARIABILIDADE ESPACIAL E TEMPORAL DAS ESTAÇÕES NO ESTADO DE SÃO PAULO PARA AS VARIAVEIS TEMPERATURA E PRECIPITAÇÃO BRUNO PARALUPPI CESTARO¹; JONATAN DUPONT TATSCH²; HUMBERTO RIBEIRO DA ROCHA³ ¹ Meteorologista,

Leia mais

BIOGEOGRAFIA DE ILHAS EM CAMPO DE MURUNDUS DO PANTANAL DO ARAGUAIA, MATO GROSSO. Leandro Maracahipes dos Santos

BIOGEOGRAFIA DE ILHAS EM CAMPO DE MURUNDUS DO PANTANAL DO ARAGUAIA, MATO GROSSO. Leandro Maracahipes dos Santos IOGEOGRAFIA DE ILHAS EM CAMPO DE MURUNDUS DO PANTANAL DO ARAGUAIA, MATO GROSSO Leandro Maracahipes dos Santos Introdução Os murundus são montículos de terra distribuídos em áreas de campo limpo, com vegetação

Leia mais

Quantificação da Diversidade Biológica. Aula 2 : Modelos de Distribuição de Abundâncias

Quantificação da Diversidade Biológica. Aula 2 : Modelos de Distribuição de Abundâncias Quantificação da Diversidade Biológica Aula 2 : Modelos de Distribuição de Abundâncias Roteiro 1. Definição das DAE 2. Comparações com outras abordagens 3. Modelos teóricos para as DAE 4. Ajustes e seleção

Leia mais

5. Modelos de co-ocorrência

5. Modelos de co-ocorrência 5. Modelos de co-ocorrência ψ A ψ AB ψ B Resumo 1. Princípios gerais Matriz de presença-ausência Interação entre espécies 2. Modelo de co-ocorrência Parâmetros estimados Species interaction factor 3. Outros

Leia mais

Tempo & Clima. é o estado físico das condições. atmosféricas em um determinado momento e local, podendo variar durante o mesmo dia.

Tempo & Clima. é o estado físico das condições. atmosféricas em um determinado momento e local, podendo variar durante o mesmo dia. Climatologia É uma parte da que estuda o tempo e o clima cientificamente, utilizando principalmente técnicas estatísticas na obtenção de padrões. É uma ciência de grande importância para os seres humanos,

Leia mais

FUNÇÕES DESEMPENHADAS PELAS DIFERENTES TIPOLOGIAS DA REN

FUNÇÕES DESEMPENHADAS PELAS DIFERENTES TIPOLOGIAS DA REN FUNÇÕES DESEMPENHADAS PELAS DIFERENTES TIPOLOGIAS DA REN (Anexo I do DL n.º 166/2008, de 22 de agosto, na redação do DL n.º 239/2012, de 2 de novembro) ÁREAS DE PROTEÇÃO DO LITORAL Faixa marítima de proteção

Leia mais

Ecologia de Campo na Ilha de Santa Catarina

Ecologia de Campo na Ilha de Santa Catarina ISBN 978-85-61682-71-2 Programa de Pós-Graduação em Ecologia Ecologia de Campo na Ilha de Santa Catarina Organizadores: Eduardo Vetromilla Fuentes Mônica Hessel Malva Isabel Medina Hernández Florianópolis

Leia mais

Variabilidade mensal e sazonal da temperatura e umidade do solo no Projeto ESECAFLOR / LBA

Variabilidade mensal e sazonal da temperatura e umidade do solo no Projeto ESECAFLOR / LBA Variabilidade mensal e sazonal da temperatura e umidade do solo no Projeto ESECAFLOR / LBA Alex Antonio Ribeiro de Oliveira¹, Antonio Carlos Lola da Costa¹, Guilherme Francisco Camarinha Neto¹, Maurício

Leia mais

BIOMAS. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade).

BIOMAS. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade). BIOMAS Um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Caracterizado por um tipo principal de vegetação (Num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). Os seres vivos de um bioma

Leia mais

ANÁLISE FLORÍSTICA DO ESTRATO ARBUSTIVO-ARBÓREO DA VEGETAÇÃO DE UMA ÁREA DE CERRADO SENSU STRICTO, GURUPI-TO

ANÁLISE FLORÍSTICA DO ESTRATO ARBUSTIVO-ARBÓREO DA VEGETAÇÃO DE UMA ÁREA DE CERRADO SENSU STRICTO, GURUPI-TO ANÁLISE FLORÍSTICA DO ESTRATO ARBUSTIVO-ARBÓREO DA VEGETAÇÃO DE UMA ÁREA DE CERRADO SENSU STRICTO, GURUPI-TO Dayane Pereira Lima¹; Marilia O. Camargo¹; Priscila B. Souza² ¹ Aluna do Curso de Engenharia

Leia mais

Fatores climáticos importantes, Climas e vegetações da América Latina:

Fatores climáticos importantes, Climas e vegetações da América Latina: Fatores climáticos importantes, Climas e vegetações da América Latina: O que são os fatores climáticos? Os fatores climáticos são responsáveis pela formação dos climas. Portanto, são eles que fazem o clima

Leia mais

Usos múltiplos de espécies nativas do bioma Cerrado no Acampamento Terra Firme, Uberlândia (MG)

Usos múltiplos de espécies nativas do bioma Cerrado no Acampamento Terra Firme, Uberlândia (MG) Usos múltiplos de espécies nativas do bioma Cerrado no Acampamento Terra Firme, Uberlândia (MG) Multiple uses of native species of the Cerrado biome on Camp Terra Firme, Uberlandia (MG) Kita, Ana Marcela

Leia mais

Hidrologia da plataforma e vertente continental NW Portuguesa

Hidrologia da plataforma e vertente continental NW Portuguesa 1.5. Campanha PLAMIBEL II (Fim do Inverno de 1991) Devido ao mau tempo prevalecente durante o decorrer do cruzeiro (11 a 20 de Março de 1991), foram apenas ocupadas 23 estações das 49 programadas (fig.

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA. Leia o texto a seguir, que dá informações interessantes a respeito do que você está estudando. O Universo e seus Astros

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA. Leia o texto a seguir, que dá informações interessantes a respeito do que você está estudando. O Universo e seus Astros 5ºAno 1.5 GEOGRAFIA 1º período 12 de abril de 2016 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na correção.

Leia mais

Biomas no mundo. O conceito de bioma! Os tipos de Bioma

Biomas no mundo. O conceito de bioma! Os tipos de Bioma Biomas no mundo O conceito de bioma! Condições físicas e geográficas, tais como clima, topografia e solo são fatores determinantes no processo de seleção natural que leva a diferenciação das espécies.

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de da Natureza Disciplina: Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Isabela Monteiro e Priscilla Zanella Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4 / 2019 Querido(a) aluno(a), Aluno(a): Nº: Turma:

Leia mais

As massas de ar, aquecidas e saturadas de umidade, atingem as serras e são empurradas para cima graças ao fluxo constante de vento.

As massas de ar, aquecidas e saturadas de umidade, atingem as serras e são empurradas para cima graças ao fluxo constante de vento. As massas de ar, aquecidas e saturadas de umidade, atingem as serras e são empurradas para cima graças ao fluxo constante de vento. A elevação resfria o ar e conseqüentemente reduz sua capacidade de reter

Leia mais

Geografia. Climas Do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Climas Do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia Climas Do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia CLIMAS DO BRASIL Tempo x Clima Tempo meteorológico estado momentâneo da atmosfera. Clima sucessão habitual

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO: SOLOS IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: CÓDIGO NOME ( T - P ) S0L 1006 BIOLOGIA DO SOLO (1-2) OBJETIVOS - ao término da disciplina o

Leia mais

Formação Vegetal PROFESSORA NOELINDA NASCIMENTO

Formação Vegetal PROFESSORA NOELINDA NASCIMENTO Formação Vegetal PROFESSORA NOELINDA NASCIMENTO É uma comunidade de plantas e animais, com formas de vidas e condições ambientais semelhantes, cada bioma é representado por um tipo de vegetação. Um bioma

Leia mais

Terminologia Vegetal

Terminologia Vegetal Efeitos da latitude e da altitude sobre os biomas. Terminologia Vegetal Aciculifoliadas folhas em forma de ; Coriáceas folhas, e normalmente ; Decíduas antes de secas ou invernos rigorosos; Latifoliadas

Leia mais

É importante que você conheça os principais biomas brasileiros e compreenda as características.

É importante que você conheça os principais biomas brasileiros e compreenda as características. Plantas e Ambiente Profª Carla Aquino Como sabemos, a Ecologia é um dos temas mais cobrados no Enem. Os biomas brasileiros estão entre os assuntos com mais chances de aparecer na prova, uma vez que o Brasil

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 12/09/2017 Nota: Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Fenologia de Ziziphus joazeiro Mart. em uma área de ecótono Mata Atlântica-Caatinga no Rio Grande do Norte

Fenologia de Ziziphus joazeiro Mart. em uma área de ecótono Mata Atlântica-Caatinga no Rio Grande do Norte http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.147-500-1 Fenologia de Ziziphus joazeiro Mart. em uma área de ecótono Mata Atlântica-Caatinga no Rio Grande do Norte Priscilla K. B. da Silva 1, Sarah

Leia mais

Quantas espécies há na Terra? Estado do conhecimento da diversidade de espécies no Brasil e no mundo

Quantas espécies há na Terra? Estado do conhecimento da diversidade de espécies no Brasil e no mundo Quantas espécies há na Terra? Estado do conhecimento da diversidade de espécies no Brasil e no mundo Quantas espécies há na Terra? Quantas vocês acham? We don t know! Estado do conhecimento da diversidade

Leia mais

Diversidade e dispersão das espécies lenhosas em áreas de cerrado sensu stricto, no período de 1996 a 2011, após supressão da vegetação em 1988

Diversidade e dispersão das espécies lenhosas em áreas de cerrado sensu stricto, no período de 1996 a 2011, após supressão da vegetação em 1988 http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.145-654-1 Diversidade e dispersão das espécies lenhosas em áreas de cerrado sensu stricto, no período de 1996 a 2011, após supressão da vegetação em

Leia mais

Terminologia Vegetal Aciculifoliadas folhas em forma de agulha; Latifoliadas folhas largas e grandes; Perenes nunca perdem as folhas por completo; Caducas (decíduas) perdem as folhas antes de secas ou

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande Programa de Pós-graduação em Oceanografia Física, Química e Geológica. Dinâmica de Ecossistemas Marinhos

Universidade Federal do Rio Grande Programa de Pós-graduação em Oceanografia Física, Química e Geológica. Dinâmica de Ecossistemas Marinhos Universidade Federal do Rio Grande Programa de Pós-graduação em Oceanografia Física, Química e Geológica Dinâmica de Ecossistemas Marinhos Ecologia de Praias Arenosas José H. Muelbert Roteiro: Introdução

Leia mais

Compre Sua Casa dos Sonhos na Ilha em Boipeba

Compre Sua Casa dos Sonhos na Ilha em Boipeba Compre Sua Casa dos Sonhos na Ilha em Boipeba Ser dono de uma ilha pode ser um sonho muito distante, mas você pode chegar perto se tiver uma casa em Boipeba. Boipeba está localizada no Condado de Cairu,

Leia mais

USO DE TÉCNICAS GEOESTATÍSTICAS PARA O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE RESGATE DE FLORA EM ÁREAS DE SUPRESSÃO

USO DE TÉCNICAS GEOESTATÍSTICAS PARA O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE RESGATE DE FLORA EM ÁREAS DE SUPRESSÃO USO DE TÉCNICAS GEOESTATÍSTICAS PARA O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE RESGATE DE FLORA EM ÁREAS DE SUPRESSÃO André Luís Casarin Rochelle Biólogo Pós-Dr. em Ecologia Fabiana Bonani Bióloga Mestre em Recursos

Leia mais

Quantas espécies há na Terra? Estado do conhecimento da diversidade de espécies no Brasil e no mundo

Quantas espécies há na Terra? Estado do conhecimento da diversidade de espécies no Brasil e no mundo Quantas espécies há na Terra? Estado do conhecimento da diversidade de espécies no Brasil e no mundo Quantas espécies há na Terra? Quantas vocês acham? Quais as dificuldades que vocês imaginam que existam

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Educação Básica Ano letivo 2015/2016 Unidade Curricular Ciências Naturais ECTS 7 Regime Obrigatória Ano 2º Semestre 1º Semestre Horas de trabalho globais Docente (s) Maria Eduarda Ferreira e Rosa

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina BIO334 Ecologia de Populações

Programa Analítico de Disciplina BIO334 Ecologia de Populações 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Biologia Geral - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: 5 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 3

Leia mais

Ecossistemas Costeiros

Ecossistemas Costeiros Ecossistemas Costeiros ECOSSISTEMAS Ecossistema (grego oikos (οἶκος), casa + systema (σύστημα), sistema: sistema onde se vive) designa o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO Como você acha

Leia mais

Em Ecologia, chama-se bioma a uma região com o mesmo tipo de clima e vegetação. Mais além, biomas são um conjunto de ecossistemas de mesmo tipo.

Em Ecologia, chama-se bioma a uma região com o mesmo tipo de clima e vegetação. Mais além, biomas são um conjunto de ecossistemas de mesmo tipo. Em Ecologia, chama-se bioma a uma região com o mesmo tipo de clima e vegetação. Mais além, biomas são um conjunto de ecossistemas de mesmo tipo. A comunidade biológica, ou seja, fauna e flora e suas interações

Leia mais