Química. Prof. Willyan Machado Giufrida

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Química. Prof. Willyan Machado Giufrida"

Transcrição

1

2 Matéria é o material físico do universo; é tudo que tem massa e ocupa espaço. Matéria em nosso planeta origina-se de uma combinação de aproximadamente apenas cem substâncias básicas ou elementares chamadas de elementos. Cada elemento é composto de um único tipo de átomo, que são suas partículas infinitamente pequenas. Os átomos podem se combinar para formar diferentes moléculas nos quais dois ou mais átomos se ligam.

3 A Matéria é uma combinação de muitos elementos, por exemplo, a água: Não é que a matéria obedeçe às leis da natureza; mais especificamente, as leis da natureza descrevem o comportamento da matéria

4 ELEMENTOS QUIMICOS combinam-se para formar moléculas, a água por exemplo forma-se através da combinação de dois elementos químicos diferentes, dois átomos de hidrogênio se ligam a um átomo de oxigênio. H H + O H 2 O

5 A Matéria pode ser classificada de acordo com a característica que sua composição apresenta como caráter de uniformidade, pureza e agrupamento de elementos e/ou vários compostos.

6 Composto químico: Duas ou mais substancias elementares diferentes unidas por uma ligação química

7

8 Algumas Moléculas:

9

10

11 há dois tipos gerais de ligação química em compostos: iônica e covalente ligações iônicas resultam quando elétrons são transferidos entre átomos, resultando em íons de cargas opostas que se atraem em geral, átomos metálicos ligados a átomos de não-metais ligações covalentes resultam quando dois átomos compartilham parte de seus elétrons em geral, na ligação entre átomos de não metais

12 Composto químico:

13 Mistura Homogênea: Soluto: é a substância que, em geral, encontra-se em menor quantidade em uma mistura estando dissolvida pelo solvente; Solvente: substância que dissolve o soluto. Para exemplificar o conceito de solvente e soluto, pode-se citar o açúcar dissolvido na água, ou ainda, o oxigênio dissolvido na mistura de nitrogênio, constituindo o ar que respiramos. Mistura Heterogênea: Sistemas monofásicos têm uma única fase e, portanto, são sistemas ou misturas homogêneas; Sistemas bifásicos têm duas fases, são sistemas heterogêneos; Sistemas trifásicos têm três fases distintas, são sistemas heterogêneos; Sistemas polifásicos têm mais de três fases distintas.

14 Propriedades da Matéria: Propriedades Químicas: São aquelas que caracterizam quimicamente as substâncias. Vale destacar reações químicas, que são as transformações que os materiais sofrem para produzir outros materiais. (ex. combustão a capacidade de uma substância queimar-se na presença de oxigênio). As equações químicas são representações das transformações dos reagentes e produtos por meio de fórmulas químicas. Por exemplo, a combustão da gasolina pode ser representada pela equação:

15 Propriedades da Matéria: Propriedades físicas: São um conjunto de características dos materiais puros, os quais podemos usar para identifica-los, podem ser medidas sem alterar a identidade e a composição das substâncias (ex. odor, densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição e dureza).

16 Propriedades da Matéria: Densidade: Para a química a densidade (d) pode ser determinada como a razão entre a massa de um material pelo seu respectivo volume. É definida como a quantidade de massa em unidade de volume da substância:

17 Por exemplo: Qual é a densidade do ferro, sabendo que uma lâmina desse material com 5 cm de comprimento, 2 cm de largura e 1 cm de espessura tem massa de 78,6 g? Outra maneira de medirmos a densidade de um material é pesarmos o mesmo e colocarmos dentro de um recipiente volumétrico calibrado contendo água Por exemplo: colocamos uma placa de um material com massa de 125,4 g em uma proveta contendo 30 ml de água, conforme ilustrado na figura ao lado.

18 Exercício: 01 O etilenoglicol C 2 H 6 O 2, é um ingrediente do fluido anticongelante para radiadores de automóveis. Sua densidade é 1,11 g/cm 3 a 20 C. Se você precisa de exatamente 500 ml desse líquido, qual é a massa necessária do composto em gramas? 02 Um químico necessita de 2,00 g de um composto líquido com densidade de 0,718 g/cm 3. Que volume do composto é necessário? 03 Uma amostra de metal desconhecido é colocada em uma proveta que contém água.

19 A massa da amostra é 37,5 g, e os níveis da água antes e depois da colocação de cada amostra na proveta são mostrados na figura. A amostra consiste mais provavelmente em qual dos metais listados a seguir? (a) Mg, d = 1,74 g/cm 3 (b) Fe, d = 7,87 g/cm 3 (c) Ag, d = 10,5 g/cm 3 (d) Al, d = 2,70 g/cm 3 (e) Cu, d = 8,96 g/cm 3 (f) Pb, d = 11,3 g/cm 3

20 Mudanças Físicas e Químicas: Mudanças físicas: uma substância apresenta alteração em sua aparência física e não em sua composição. Ex.: A mudança de estado da água Sólido parta Líquido e Líquido para Gasoso.

21

22 Mudanças Físicas e Químicas: Mudanças Químicas (reações químicas): Uma substância é transformada em outra substância quimicamente diferente. Ex.: Quando o hidrogênio queima no ar. Reação química: 2H 2 + O 2 => 2H 2 O.

23 Temperatura

24 Exemplos: 1 - O Nitrogênio ferve a 77 K. Qual é essa temperatura em graus Celsius? 2 Muitos laboratórios usam 25 ºC como temperatura padrão. Qual é essa temperatura em Kelvin? 3 - Se a previsão do tempo diz que a temperatura do dia atingirá 33,7 C. Qual será a temperatura prevista em (a) F e (b) K?

25

26

27 Como o número de prótons define a espécie de átomo, ele passou a ser chamado de número atômico, simbolizado pela letra Z.

28 Elemento químico é um conjunto de átomos com o mesmo número atômico. Hidrogênio átomos que possuem 1 próton; Carbono átomos que possuem 6 prótons; Oxigênio átomos que possuem 8 prótons; Enxofre átomos que possuem 16 prótons.

29 Como determinar o número de partículas subatômicas no átomos? Quantos prótons, neutros e elétrons existem em um átomo de: a) 197 Au b) Estrôncio 90 Qual destes átomos tem o maior número de nêutrons em seu núcleo? a) 148 Eu, b) 157 Dy, c) 149 Nd, d) 162 Ho, e) 159 Gd. O Magnésio tem três isótopos com números de massa 24, 25 e 26. a) Escreva o símbolo químico completo para cada um deles. b) Quantos nêutrons há nos átomos de cada isótopo?

30 UNIDADE DE MASSA ATÔMICA (uma ou u) 1 uma = 1,661 x g. 1g = 6,02214 x uma. 1 mol = 6, x partículas. o número de átomos presente em exatamente 12 g do isótopo do carbono-12

31 MASSA ATÔMICA MÉDIA A massa atômica de um elemento químico é dada pela média ponderada das massas atômicas de seus isótopos, onde a porcentagem com que cada aparece na natureza é o peso. Exemplo: 1) O cloro possui dois isótopos de pesos atômicos 35 Cl e 37 Cl, com porcentagens respectivamente iguais a 75,78% e 24,22%. Calcule a massa atômica média do Cl.

32 2) São encontrados três isótopos de silício na natureza: 28 Si (92,23%), massa atômica 27,97693 uma; 29 Si (4,68%), massa atômica 28,97649 uma; e 30 Si (3,09%), massa atômica 29,97377 uma. Calcula a massa atômica do silício.

33 ÍONS E COMPOSTOS IÔNICOS Em geral, os átomos de metal tendem a perder elétrons para formar cátions, e átomos de não metal tendem a ganhar elétrons para não formar ânions. Assim, compostos iônicos costumam ser metais ligados a não metais, como NaCl.

34 Exemplo: 1) Dê o símbolo químico, incluindo sobrescritos para indicar o número de massa, para: a) o íon com 22 prótons, 26 nêutrons e 19 elétrons. b) o íon de enxofre, que tem 16 nêutrons e 18 elétrons. 2) Em qual dos seguintes elementos o números de prótons é menor que o número de elétrons? a) Ti 2+, b) P 3-, c) Mn, d) Sc 4 2-, e) Ce 4+ 3) Quantos prótons, nêutrons e elétrons tem o íon 79 Se 2-?

35 COMPOSTOS IÔNICOS

36 Como identificar compostos iônicos e moleculares? Qual desses compostos você espera que sejam iônicos: N 2 O, Na 2 O, CaCl 2, SF 4? Compostos Iônicos são formados por uma metal + não metal Quais destes compostos são moleculares? CBr4, FeS, P4O6, PbF2?

37

38 Podemos escrever a fórmula empírica de um composto iônico se soubermos as cargas dos íons. Um vez que os compostos são eletricamente neutros, os íons de um composto iônico sempre ocorrem em uma proporção tal que a carga total positiva é igual à carga total negativa. (um Na+ para um Cl - ). Se as cargas diferirem, a carga de um íon será a carga sobrescrita (sem o sinal) do outro íon.

39 Exemplo: 1) Escreva a fórmula empírica do composto formado pelos íons: a) Al 3+ e Cl - ; b) Al 3+ e O 2- ; c) Mg 2+ e NO 3- ; 2) Para os seguintes compostos iônicos formados com S 2-, qual é a fórmula empírica para o íon positivo envolvido? a) Fe 2 S 3 ; b) MoS 2 ; c) K 2 S; d) Ag 2 S.

40 NOMENCLATURA As regras para a nomenclatura química são baseadas na divisão das substâncias em categorias. A principal divisão é entre compostos orgânicos e inorgânicos. Compostos Orgânicos: geralmente contém Carbono e Hidrogênio em combinação com Oxigênio, Nitrogênio ou outros elementos. Compostos Inorgânicos: todos os outros compostos.

41 Cátions: a) Cátions formados a partir de átomos de metal têm o mesmo nome que o metal: b) Se um metal formar cátions com diferentes cargas, a carga positiva será indicada por um algarismo romano entre parênteses após o nome do metal:

42 Um método um pouco mais antigo, porém ainda amplamente utilizado para distinguir íons de um metal com cargas diferentes, emprega-se as terminações oso e ico junto a raiz do nome latino do elemento. c) Cátions formados a partir de átomos de não metais têm nomes que terminam em io.

43 CÁTIONS MAIS COMUNS

44

45 Ânions: a) Os nomes dos ânions monoatômicos e alguns poliatômicos são formados ao substituir o final do nome do elemento pelo sufixo eto ou ido. b) Ânions poliatômicos que contêm oxigênio tem nomes terminados em ato ou ito e são chamados de oxiânios.

NOMENCLATURA DOS COMPOSTOS

NOMENCLATURA DOS COMPOSTOS NOMENCLATURA DOS COMPOSTOS Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Geral QM81A Turmas Q13 e Q14 Moléculas e compostos moleculares Moléculas e fórmulas químicas Moléculas são reuniões de

Leia mais

Compostos iônicos e moleculares

Compostos iônicos e moleculares LCE0143 Química Geral Compostos iônicos e moleculares Wanessa Melchert Mattos wanemelc@usp.br Moléculas - Menores unidades identificáveis - Moléculas são reuniões de dois ou mais átomos ligados entre si

Leia mais

PROPRIEDADES E COMPOSIÇÃO DA MATÉRIA Aula 1

PROPRIEDADES E COMPOSIÇÃO DA MATÉRIA Aula 1 PROPRIEDADES E COMPOSIÇÃO DA MATÉRIA Aula 1 Matéria: é qualquer coisa que tem massa e ocupa espaço. Átomo: é a menor partícula possível de um elemento químico. É formado por núcleo e eletrosfera. É constituído

Leia mais

Química Geral I Aula 3

Química Geral I Aula 3 Química Geral I Aula 3 Curso de Química Licenciatura 2016-1 Prof. Udo Eckard Sinks Moléculas, Compostos e Fórmulas: Modelos Moleculares, Compostos Iônicos, Compostos moleculares, Fórmulas, Compostos e

Leia mais

Apostila de Química Parte 1

Apostila de Química Parte 1 Apostila de Química Parte 1 Disciplina: Química Aplicada 1. Estudo da Matéria A química é o estudo da natureza e de suas interações envolvendo de forma aprofundada o estudo das propriedades da matéria.

Leia mais

2005 by Pearson Education. Capítulo 02

2005 by Pearson Education. Capítulo 02 Moléculas e compostos moleculares Moléculas e fórmulas químicas Moléculas são reuniões de dois ou mais átomos ligados entre si. Cada molécula tem uma fórmula química. A fórmula química indica quais átomos

Leia mais

QUÍMICA. Interações Atômicas: Geometria Molecular, Polaridade da Ligação e da Molécula, Forças Intermoleculares e Número de Oxidação Parte 2

QUÍMICA. Interações Atômicas: Geometria Molecular, Polaridade da Ligação e da Molécula, Forças Intermoleculares e Número de Oxidação Parte 2 QUÍMICA Interações Atômicas: Geometria Molecular, Polaridade da Ligação e da Molécula, Forças Intermoleculares e Número de Oxidação Parte 2 Prof a. Giselle Blois Forças ou Ligações Intermoleculares Em

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL

LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL Professor: Cassio Pacheco Aluno (a) Disciplia Química 1 Ano LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL 1-. Assinale a alternativa onde você encontra somente substâncias compostas: a) H 2, P 4, H 2 O, O 2 b)

Leia mais

Lista de Exercícios 1 Química Geral I Licenciatura em Química Prof. Udo Sinks

Lista de Exercícios 1 Química Geral I Licenciatura em Química Prof. Udo Sinks 1. Qual parte da descrição de um composto ou de uma substância elementar se refere às suas propriedades físicas e qual se refere às suas propriedades químicas? (a) O líquido incolor etanol queima no ar.

Leia mais

Moléculas e Compostos

Moléculas e Compostos Moléculas e Compostos Moléculas e Fórmulas Químicas As moléculas são espécies químicas eletricamente neutras constituídas por pelo menos dois átomos. A fórmula química indica: quais átomos são encontrados

Leia mais

COMPOSTOS. Profª Dra Cristiane de Abreu Dias

COMPOSTOS. Profª Dra Cristiane de Abreu Dias COMPOSTOS Profª Dra Cristiane de Abreu Dias Conhecimentos que você deve dominar: Distinguir entre moléculas, íons e átomos; Identificar compostos como orgânicos ou inorgânicos Prever o cátion ou ânion

Leia mais

Eletrólitos e Não Eletrólitos

Eletrólitos e Não Eletrólitos Introdução Introdução Introdução Eletrólitos e Não Eletrólitos Tipos de Eletrólitos Tipos de Eletrólitos Tipos de Eletrólitos Reações Inorgânicas Reações O QUE É UMA REAÇÃO QUÍMICA? É processo de mudanças

Leia mais

QUÍMICA A Ciênca Central 9ª Edição

QUÍMICA A Ciênca Central 9ª Edição QUÍMICA A Ciênca Central 9ª Edição Capítulo 2 átomos, moléculas e íons David P. White Teoria atômica da matéria John Dalton (1803 1807): Cada elemento é composto de átomos. Todos os átomos de um elemento

Leia mais

DATA: Nº de ordem GRAU: PROVA: TURMA MATRÍCULA: Estudo Independente

DATA: Nº de ordem GRAU: PROVA: TURMA MATRÍCULA: Estudo Independente FOLHA DE QUESTÕES CURSO: ASS.: Engenharia de Produção DISCIPLINA: NOME: Química Geral DATA: Nº de ordem GRAU: PROVA: TURMA MATRÍCULA: Estudo Independente 5PRD31A 01) O grupo de átomos que é encontrado

Leia mais

Assunto: Ligações Químicas. 1) O grupo de átomos que é encontrado na forma monoatômica pelo fato de serem estáveis é:

Assunto: Ligações Químicas. 1) O grupo de átomos que é encontrado na forma monoatômica pelo fato de serem estáveis é: Aluno: Série: 1º ano Assunto: Ligações Químicas 1) O grupo de átomos que é encontrado na forma monoatômica pelo fato de serem estáveis é: a) Halogênios b) Calcogênios c) Metais Alcalinos Terrosos d) Metais

Leia mais

Atividade extra. Questão 1 Cecierj Questão 2 Adaptado de UFRJ. Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química

Atividade extra. Questão 1 Cecierj Questão 2 Adaptado de UFRJ. Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química Atividade extra Questão 1 Cecierj - 2013 Veja a seguir as distribuições eletrônicas para o magnésio e o oxigênio: Mg: K = 2 L = 8 M = 2 12 O: K = 2 L = 6 8 Explique como o composto MgO é formado e indique

Leia mais

RELAÇÕES DE MASSA E MOL

RELAÇÕES DE MASSA E MOL RELAÇÃO DE MASSA E MOL A relação entre massa e quantidade Em uma gota de água de 0,05 ml há 1,67 sextilhão (1,67 x 10 21 ) de moléculas de água. A relação entre massa e quantidade A unidade de massa atômica

Leia mais

3 2 / 3 2 / 3 2 / Q ÍMI M CA Teori r a i a tômi m c i a d a ma m téri r a A Ciê i n ê ca c a Cen e tra r l l 9 Ed E iç i ã ç o

3 2 / 3 2 / 3 2 / Q ÍMI M CA Teori r a i a tômi m c i a d a ma m téri r a A Ciê i n ê ca c a Cen e tra r l l 9 Ed E iç i ã ç o QUÍMICA A Ciênca Central 9ª Edição Capítulo 2 átomos, moléculas e íons David P. White Teoria da matéria John Dalton: Cada elemento é composto de átomos. Todos os átomos de um elemento são idênticos. Nas

Leia mais

Unidade I Átomos, Moléculas e íons

Unidade I Átomos, Moléculas e íons UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DQMC QUÍMICA GERAL I - QGE1001 Moléculas, e fórmulas Fórmulas... Unidade I Átomos, Moléculas e íons Molécula

Leia mais

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 3ª aula /

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 3ª aula / QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 3ª aula / 2016-2 Prof. Mauricio X. Coutrim (disponível em: http://professor.ufop.br/mcoutrim) Massa / Mol Massa é uma medida invariável da quantidade de matéria

Leia mais

LIGAÇÕES: IÔNICA & COVALENTE. Maira Gazzi Manfro e Giseli Menegat

LIGAÇÕES: IÔNICA & COVALENTE. Maira Gazzi Manfro e Giseli Menegat LIGAÇÕES: IÔNICA & COVALENTE Maira Gazzi Manfro e Giseli Menegat maira.manfro@caxias.ifrs.edu.br giseli.menegat@caxias.ifrs.edu.br CARACTERÍSTICAS 1. São forças intramoleculares; 2. São responsáveis pela

Leia mais

INTRODUÇÃO À QUÍMICA

INTRODUÇÃO À QUÍMICA INTRODUÇÃO À QUÍMICA O QUE É QUÍMICA? É a ciência que estuda a matéria, suas propriedades, transformações e interações, bem como a energia envolvida nestes processos. QUAL A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA? Entender

Leia mais

Fundamentos de Química. PROFª LORAINE JACOBS

Fundamentos de Química. PROFª LORAINE JACOBS Fundamentos de Química PROFª LORAINE JACOBS lorainejacobs@utfpr.edu.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs Matéria e Energia Matéria e Energia Matéria Essência Tem existência física real Tem

Leia mais

CADERNO DE ESTUDOS DIVERTIMENTOS EXTRAS N.6 LIGAÇÕES QUÍMICAS

CADERNO DE ESTUDOS DIVERTIMENTOS EXTRAS N.6 LIGAÇÕES QUÍMICAS CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII NOME: TURMA: DATA: "Os progressos da ciência obedecem à lei da repulsão: para dar um passo em frente, é preciso começar por derrubar o domínio do erro e das

Leia mais

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 2ª aula / Prof. Mauricio X. Coutrim Sala 29 ICEB II inferior

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 2ª aula / Prof. Mauricio X. Coutrim Sala 29 ICEB II inferior QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 2ª aula / 2016-2 Prof. Mauricio X. Coutrim Sala 29 ICEB II inferior Modelo Atômico de Dalton As observações de John Dalton entre 1803 e 1807 o levou a estabelecer

Leia mais

Figura 1 Retículo cristalino formado por íons Fonte: Mariamarmar/Shutterstock.com

Figura 1 Retículo cristalino formado por íons Fonte: Mariamarmar/Shutterstock.com Íons e compostos iônicos Figura 1 Retículo cristalino formado por íons Fonte: Mariamarmar/Shutterstock.com CONTEÚDOS Íons Compostos iônicos Representação AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Os átomos são partículas

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2017

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2017 ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2017 1º ano Nome Nº Turma Data 15/12 Nota 08 Disciplina QUÍMICA TRABALHO Prof. ORLANDO Valor 30 ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO 01) Na química temos

Leia mais

LIGAÇÕES QUÍMICAS Parte 2

LIGAÇÕES QUÍMICAS Parte 2 Disciplina: Química Prof.: Guilherme Turma: IU 08/06/2017 Tema da aula: Ligação covalente Relembrando a ligação iônica LIGAÇÕES QUÍMICAS Parte 2 - A ligação iônica ocorre entre íons positivos (os cátions)

Leia mais

MATERIAIS «Nós somos química e o resto do Universo também» Os conhecimentos de Química são essenciais para a compreensão dos fenômenos naturais, desde a microscópica divisão celular à astronômica explosão

Leia mais

Exercícios de Recuperação

Exercícios de Recuperação Ensino Fundamental Nível II Comp. Curricular: Ciências Data: 1º e 2º Período Aluno(a): Nº Turma: 1-9 Professor: Ana Cristina D Azevedo Visto: Nota: Exercícios de Recuperação Fenômenos 1. As transformações

Leia mais

SIMULADO de QUÍMICA 1 os anos 2008 TODOS COLÉGIOS

SIMULADO de QUÍMICA 1 os anos 2008 TODOS COLÉGIOS SIMULADO de QUÍMICA 1 os anos 2008 TODOS COLÉGIOS 1) Em relação às partículas atômicas, a alternativa falsa é: a) a massa do próton é igual a massa do elétron. b) a massa do elétron é menor que a massa

Leia mais

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 3 ÁTOMOS E LIGAÇÕES QUÍMICAS

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 3 ÁTOMOS E LIGAÇÕES QUÍMICAS Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! Use canetas coloridas ou escreva palavras destacadas, para facilitar na hora de estudar. E capriche! Não se esqueça

Leia mais

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 4ª aula /

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 4ª aula / QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 4ª aula / 2016-2 Prof. Mauricio X. Coutrim (disponível em: http://professor.ufop.br/mcoutrim) REAÇÃO EM SOLUÇÃO AQUOSA São reações envolvendo compostos iônicos

Leia mais

LCE0182 Química Analítica Quantitativa. Informações Gerais. Wanessa Melchert Mattos.

LCE0182 Química Analítica Quantitativa. Informações Gerais. Wanessa Melchert Mattos. LCE0182 Química Analítica Quantitativa Informações Gerais Wanessa Melchert Mattos wanemelc@usp.br Aprovação Para que o aluno possa ser aprovado exige-se média mínima de 5,0 em notas e 70% de frequência

Leia mais

Classificação da Matéria (Substância e Alotropia), Introdução à Atomística, Modelo de Rutherford-Böhr e Distribuição Eletrônica

Classificação da Matéria (Substância e Alotropia), Introdução à Atomística, Modelo de Rutherford-Böhr e Distribuição Eletrônica Classificação da Matéria (Substância e Alotropia), Introdução à Atomística, Modelo de Rutherford-Böhr e Distribuição Eletrônica Classificação da Matéria (Substância e Alotropia), Introdução à Atomística,

Leia mais

Aluno(a): Instituição de Ensino: Município: Coordenador da Instituição de Ensino: ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS QUESTÕES É OBRIGATÓRIO

Aluno(a): Instituição de Ensino: Município: Coordenador da Instituição de Ensino: ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS QUESTÕES É OBRIGATÓRIO VIII Olimpíada Capixaba de Química 2010 Prova do Grupo I 1 a série do ensino médio Aluno(a): Instituição de Ensino: Município: Coordenador da Instituição de Ensino: ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS

Leia mais

Estrutura atômica e ligação interatômica. Profa. Daniela Becker

Estrutura atômica e ligação interatômica. Profa. Daniela Becker Estrutura atômica e ligação interatômica Profa. Daniela Becker Referências Callister Jr., W. D. Ciência e engenharia de materiais: Uma introdução. LTC, 5ed., cap 2, 2002. Shackelford, J.F. Ciências dos

Leia mais

Ligações Químicas. Profª. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs DAQBI.

Ligações Químicas. Profª. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs DAQBI. Ligações Químicas Profª. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs lorainejacobs@utfpr.edu.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs DAQBI LIGAÇÕES QUÍMICAS A partir do desenvolvimento da mecânica

Leia mais

O ÁTOMO pág. 66. Átomo: do grego, indivisível.

O ÁTOMO pág. 66. Átomo: do grego, indivisível. O ÁTOMO pág. 66 Átomo: do grego, indivisível. Núcleo: Prótons + Nêutrons Eletrosfera: Elétrons Número atômico (Z): nº de prótons no núcleo Número de massa (A): nº de prótons + nêutrons Prótons: carga positiva

Leia mais

Ligações Químicas. Professor Haroldo

Ligações Químicas. Professor Haroldo Ligações Químicas Professor Haroldo 1. A regra do dueto e do octeto: Para se estabilizar um elemento precisa possuir sua camada de valência igual à camada de valência do GÁS NOBRE MAIS PRÓXIMO (8 e -,

Leia mais

Ligação Química Parte 1

Ligação Química Parte 1 Ligação Química Parte 1 Poucos elementos são encontrados no estado atômico na natureza, os outros são encontrados como compostos, ligados a outros átomos. Os únicos elementos encontrados na forma atômica

Leia mais

18/05/2019 SEMELHANÇA ATÔMICA SEMELHANÇA ATÔMICA RELEMBRANDO. A = p + n. = n⁰ p = n⁰ massa. Representação de um átomo:

18/05/2019 SEMELHANÇA ATÔMICA SEMELHANÇA ATÔMICA RELEMBRANDO. A = p + n. = n⁰ p = n⁰ massa. Representação de um átomo: Universidade Federal Paraná Departamento de Química Disciplina CQ167 Química Geral RELEMBRANDO Representação de um átomo: MASSA ATÔMICA Estequiometria: cálculos com fórmulas e equações químicas Prof. Márcio

Leia mais

Química Fascículo 01 Elisabeth Pontes Araújo Elizabeth Loureiro Zink José Ricardo Lemes de Almeida

Química Fascículo 01 Elisabeth Pontes Araújo Elizabeth Loureiro Zink José Ricardo Lemes de Almeida Química Fascículo 01 Elisabeth Pontes Araújo Elizabeth Loureiro Zink José Ricardo Lemes de Almeida Índice Substâncias e Misturas...1 Evolução do Modelo Atômico...3 Tabela Periódica...4 Exercícios...5 Gabarito...7

Leia mais

Químicas. Profa. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs DAQBI.

Químicas. Profa. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs DAQBI. Ligações Químicas Profa. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs DAQBI lorainejacobs@utfpr.edu.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs LIGAÇÕES IÔNICAS LIGAÇÕES IÔNICAS IMPORTANTE : alguns metais,

Leia mais

Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais

Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais Ligações Químicas Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais Ligação iônica Transferência de elétrons de um átomo para outro Íons de cargas opostas Forças

Leia mais

1º Questão: Escreva a distribuição eletrônica dos elementos abaixo e determine o número de valência de cada elemento: a) Fe (26):.

1º Questão: Escreva a distribuição eletrônica dos elementos abaixo e determine o número de valência de cada elemento: a) Fe (26):. FOLHA DE EXERCÍCIOS CURSO: Otimizado ASS.: Exercícios de Conteúdo DISCIPLINA: Fundamentos de Química e Bioquímica NOME: TURMA: 1SAU 1º Questão: Escreva a distribuição eletrônica dos elementos abaixo e

Leia mais

PUC Goiás MAF Coordenação de Química Lista de exercícios transformações Químicas Profa Sandra R. Longhin Goiânia. 05 de abril de 2011

PUC Goiás MAF Coordenação de Química Lista de exercícios transformações Químicas Profa Sandra R. Longhin Goiânia. 05 de abril de 2011 1 PUC Goiás MAF Coordenação de Química Lista de exercícios transformações Químicas Profa Sandra R. Longhin Goiânia. 05 de abril de 2011 01. A temperatura de ebulição é, entre outras, uma propriedade das

Leia mais

Lista de exercícios Parte 2 Ligações Químicas

Lista de exercícios Parte 2 Ligações Químicas Lista de exercícios Parte 2 Ligações Químicas Disciplina: Química Aplicada 01) (ACAFE) O grupo de átomos que é encontrado de forma estáveis na natureza e não precisam ganhar ou perder elétrons são os:

Leia mais

Pergunta I II III IV Total. Nota: Apresente todos os cálculos que efetuar

Pergunta I II III IV Total. Nota: Apresente todos os cálculos que efetuar 3 de março 2012 (Semifinal) Pergunta I II III IV Total Classificação Escola:. Nome:. Nome:. Nome:. Nota: Apresente todos os cálculos que efetuar Dados: Constante de Avogadro: N A = 6,022 x 10 23 mol -1

Leia mais

John Dalton: Cada elemento é composto de átomos. Todos os átomos de um elemento são idênticos. Nas reações químicas, os átomos não são alterados.

John Dalton: Cada elemento é composto de átomos. Todos os átomos de um elemento são idênticos. Nas reações químicas, os átomos não são alterados. QUÍMICA A Ciênca Central 9ª Edição Capítulo 2 átomos, moléculas e íons 1 Teoria atômica da matéria John Dalton: Cada elemento é composto de átomos. Todos os átomos de um elemento são idênticos. Nas reações

Leia mais

FUVEST 1981 Primeira fase e Segunda fase

FUVEST 1981 Primeira fase e Segunda fase FUVEST 1981 Primeira fase e Segunda fase CONHECIMENTOS GERAIS 5. Nas condições ambientes, pastilhas de hidróxido de sódio, expostas ao ar durante várias horas, transformam-se em um líquido claro. Este

Leia mais

... nas substâncias os átomos estão unidos uns aos outros? ... na água há um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio?

... nas substâncias os átomos estão unidos uns aos outros? ... na água há um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio? Prof: Marcelo Vizeu Observe as substâncias presentes no nosso cotidiano H O H Na N N O O O Água oreto de sódio (sal de cozinha) Nitrogênio Ozônio Reflita: Porque...... nas substâncias os átomos estão

Leia mais

Aula 5 Nomenclatura de Compostos Inorgânicos

Aula 5 Nomenclatura de Compostos Inorgânicos Aula 5 Nomenclatura de Compostos Inorgânicos Nomeclatura de composto inorgânicos A nomenclatura de compostos é dividida em compostos orgânicos (aqueles que contêm C) e compostos inorgânicos (o resto da

Leia mais

Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais

Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais Ligações Químicas Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais Ligação iônica Transferência de elétrons de um átomo para outro Íons de cargas opostas Forças

Leia mais

Ligações Químicas. No hidrônio, quantos pares de elétrons pertencem, no total, tanto ao hidrogênio quanto ao oxigênio? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 6

Ligações Químicas. No hidrônio, quantos pares de elétrons pertencem, no total, tanto ao hidrogênio quanto ao oxigênio? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 6 Aluno(a): Prof.: Éderson Ligações Químicas Questão 1) Abaixo temos as fórmulas de Lewis para átomos de cinco elementos químicos. Fórmulas eletrônicas de Lewis para alguns elementos Podemos afirmar que

Leia mais

Ligações Químicas. Profª. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs DAQBI.

Ligações Químicas. Profª. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs DAQBI. Ligações Químicas Profª. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs lorainejacobs@utfpr.edu.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs DAQBI LIGAÇÕES QUÍMICAS A partir do desenvolvimento da mecânica

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS 1 ANO II - TRIMESTRE

ROTEIRO DE ESTUDOS 1 ANO II - TRIMESTRE ROTEIRO DE ESTUDOS 1 ANO II - TRIMESTRE PARTE 1 SETOR A 1- Considere as seguintes informações sobre um átomo X: Um isótopo tem massa de 20 u e um contribuição de 91%; Um isótopo tem massa de 22 u e um

Leia mais

Apostila de Química Parte 4

Apostila de Química Parte 4 Apostila de Química Parte 4 4. Relembrando! Disciplina: Química Aplicada 4.4. Mols de átomos Uma coleção ou grupo de números de Avogadro de átomos (6,02 x 10 23 ) recebe um nome especial: um mol de átomos.

Leia mais

Ligações Químicas elementos químicos átomos moléculas

Ligações Químicas elementos químicos átomos moléculas Ligações Químicas Ligações Químicas Os diferentes elementos químicos combinam-se de várias maneiras formando uma grande variedade de substâncias, por meio das ligações químicas. Através das ligações químicas

Leia mais

QUÍMICA. LIGAÇÕES QUÍMICAS Prof Francisco Sallas

QUÍMICA. LIGAÇÕES QUÍMICAS Prof Francisco Sallas QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS Prof Francisco Sallas chicosallas@hotmail.com Porque os átomos se ligam? A grande variedade de materiais que conhecemos, são formados pela combinação de átomos de elementos químicos.

Leia mais

QUESTÃO 3 Para a dissolução de uma determinada massa de uma substância não volátil, em quantidade de água bem definida, é esperado um abaixamento da t

QUESTÃO 3 Para a dissolução de uma determinada massa de uma substância não volátil, em quantidade de água bem definida, é esperado um abaixamento da t QUÍMICA QUESTÃO 31 Muitas aminas têm como características um odor desagradável Putrescina e cadaverina são exemplos de aminas que exalam odor de carne em apodrecimento Dos compostos nitrogenados abaixo,

Leia mais

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão (Gabriel Pereira)

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão (Gabriel Pereira) Semana 5 Allan Rodrigues Xandão (Gabriel Pereira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

O ALUNO DEVERÁ VIR PARA A AULA DE RECUPERAÇÃO COM A LISTA PRONTA PARA TIRAR DÚVIDAS.

O ALUNO DEVERÁ VIR PARA A AULA DE RECUPERAÇÃO COM A LISTA PRONTA PARA TIRAR DÚVIDAS. Lista de exercícios para a prova de recuperação final 1º ano EM Conteúdo. O ALUNO DEVERÁ VIR PARA A AULA DE RECUPERAÇÃO COM A LISTA PRONTA PARA TIRAR DÚVIDAS. - Misturas e substâncias - Tabela e propriedades

Leia mais

FUVEST 1984 Primeira fase e Segunda fase

FUVEST 1984 Primeira fase e Segunda fase FUVEST 1984 Primeira fase e Segunda fase Professora Sonia 9. A melhor maneira de separar os três componentes de uma mistura de areia com solução aquosa de sal é: CONHECIMENTOS GERAIS 5. O peso atômico

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 02 TURMA INTENSIVA

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 02 TURMA INTENSIVA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 02 TURMA INTENSIVA 01. Item B I Correto. A energia para quebrar a ligação H (568 kj/mol) é a maior da tabela. Isto torna mais difícil a sua quebra, portanto ionizando

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 02 TURMA FMJ

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 02 TURMA FMJ RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 02 TURMA FMJ 03. Item C O equador da figura mostrada pode ser representado como abaixo. 01. Item B I Correto. A energia para quebrar a ligação H F (568 kj/mol) é

Leia mais

QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF. SAUL SANTANA

QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF. SAUL SANTANA QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF. SAUL SANTANA Ligação Química O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu aos químicos uma base lógica para explicar a formação

Leia mais

3ª Série / Vestibular _ TD 08 _ 19 de abril

3ª Série / Vestibular _ TD 08 _ 19 de abril 3ª Série / Vestibular _ TD 08 _ 19 de abril 01. A corrosão de um metal é a sua destruição ou deterioração, devida à reação com o meio ambiente. O enferrujamento é o nome dado à corrosão do ferro: Fe(s)

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 13 TURMA INTENSIVA

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 13 TURMA INTENSIVA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 13 TURMA INTENSIVA 01. Item B I Correto. A energia para quebrar a ligação H F (568 kj/mol) é a maior da tabela. Isto torna mais difícil a sua quebra, portanto ionizando

Leia mais

3º EM. Química A Jaque / Lailson Aval. Mensal 06/03/13. Para efeitos de consulta, se necessário, utilize a tabela periódica abaixo:

3º EM. Química A Jaque / Lailson Aval. Mensal 06/03/13. Para efeitos de consulta, se necessário, utilize a tabela periódica abaixo: 3º EM Química A Jaque / Lailson Aval. Mensal 06/03/13 Para efeitos de consulta, se necessário, utilize a tabela periódica abaixo: 1. (1,0) Tendo por base o modelo atômico atual, assinale (V) para verdadeiro

Leia mais

Uma fonte de vanádio é o mineral vanadinita, cuja fórmula é Pb 5 (VO 4 ) 3 Cl. Determine: a) a porcentagem em massa de vanádio nesse mineral;

Uma fonte de vanádio é o mineral vanadinita, cuja fórmula é Pb 5 (VO 4 ) 3 Cl. Determine: a) a porcentagem em massa de vanádio nesse mineral; 1 a QUESTÃO Valor 1,0 Uma fonte de vanádio é o mineral vanadinita, cuja fórmula é Pb 5 (VO 4 ) 3 Cl. Determine: a) a porcentagem em massa de vanádio nesse mineral; b) a massa em gramas de vanádio numa

Leia mais

Plano de Recuperação 1º Semestre EF2-2013

Plano de Recuperação 1º Semestre EF2-2013 Professor: Cybelle e Ângela Ano: 9º Objetivos: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados em Ciências nos quais apresentou defasagens e os quais lhe servirão como pré-requisitos

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 10 TURMA ANUAL

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 10 TURMA ANUAL RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 10 TURMA ANUAL 01. Item B I Correto. A energia para quebrar a ligação H F (568 kj/mol) é a maior da tabela. Isto torna mais difícil a sua quebra, portanto ionizando

Leia mais

Quí. Quí. Allan Rodrigues. Monitor: Gabriel Pereira

Quí. Quí. Allan Rodrigues. Monitor: Gabriel Pereira Quí. Professor: Abner Camargo Allan Rodrigues Monitor: Gabriel Pereira Ligações químicas: ligação covalente 20 mar RESUMO Esse tipo de ligação se dá por compartilhamento de um par de elétrons, sendo um

Leia mais

Reações em Soluções Aquosas

Reações em Soluções Aquosas Reações em Soluções Aquosas Classificação Reações sem transferência de elétrons: Reações de precipitação; Reações de neutralização. Reações com transferência de elétrons: Reações de oxirredução. Reações

Leia mais

02- Quais das propriedades a seguir são as mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida?

02- Quais das propriedades a seguir são as mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida? PROFESSOR: EQUIPE DE QUÍMICA BANCO DE QUESTÕES - QUÍMICA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Massa, extensão

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1. A) São elementos que pertencem à família dos gases nobres, portanto, apresentam as camadas de valência completas, o que faz com que a energia necessária para a retirada

Leia mais

LISTA 02 - TEORIA ATÔMICA MOLECULAR

LISTA 02 - TEORIA ATÔMICA MOLECULAR LISTA 02 - TEORIA ATÔMICA MOLECULAR 1º ano QUÍMICA PROF. PEDRO 2º Bimestre Questão 01) A massa de uma molécula de ácido acético, CH 3 COOH, é: a) 1,0. 10-21 g b) 1,0. 10-22 g c) 1,0. 10-23 g d) 1,0. 10-24

Leia mais

2ª SÉRIE roteiro 1 SOLUÇÕES

2ª SÉRIE roteiro 1 SOLUÇÕES 2ª SÉRIE roteiro 1 SOLUÇÕES 1.1) Os íons Íons são elementos químicos que possuem carga elétrica resultante, positiva ou negativa. O íon positivo é denominado cátion (Na +1, Ca +2...). O íon negativo é

Leia mais

Misturas, soluções e unidades de concentração

Misturas, soluções e unidades de concentração QFL 0137 QUÍMICA GERAL FARMÁCIA BIOQUÍMICA 1 o Semestre - 2017 Misturas, soluções e unidades de concentração Denise F. S. Petri (dfsp@iq.usp.br) Bloco 3 térreo, sala 307 Instituto de Química Matéria Substâncias

Leia mais

Química Analítica I Tratamento dos dados analíticos Soluções analíticas

Química Analítica I Tratamento dos dados analíticos Soluções analíticas Química Analítica I Tratamento dos dados analíticos Soluções analíticas Profª Simone Noremberg Kunz 2 Mol Medidas em química analítica É a quantidade de uma espécie química que contém 6,02x10 23 partículas

Leia mais

Prof.: HÚDSON SILVA. Soluções. Frente 2 Módulo 5. Coeficiente de Solubilidade.

Prof.: HÚDSON SILVA. Soluções. Frente 2 Módulo 5. Coeficiente de Solubilidade. Prof.: HÚDSON SILVA Frente 2 Módulo 5 Soluções. Coeficiente de Solubilidade. # SOLUÇÕES É uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias. Exemplos: Água + Açúcar, Gasolina + Álcool, CLASSIFICAÇÃO DOS

Leia mais

Lista de Exercício Para a Prova Trimestral Setor A. 1- Um elemento X apresenta os seguintes isótopos:

Lista de Exercício Para a Prova Trimestral Setor A. 1- Um elemento X apresenta os seguintes isótopos: Disciplina: Química Professor: Cássio Pacheco 1 Ano Lista de Exercício Para a Prova Trimestral Setor A 1- Um elemento X apresenta os seguintes isótopos: 40 X 80% 42 X 15% 44 X 5% Qual a massa atômica de

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES da 1 ª ETAPA 2018 Professora: Raquel Munhões Período da etapa: 05/02

Leia mais

JAMILE ROSA RAMPINELLI

JAMILE ROSA RAMPINELLI Química Geral JAMILE ROSA RAMPINELLI Bacharel em Química Ind. UNIVILLE Mestre em Engenharia de Alimentos UFSC Doutora em Engenharia Química UFSC QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 1 Introdução:

Leia mais

AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB

AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB CONCEITOS SOBRE O ÁTOMO Número Atômico (Z): quantidades de prótons. Z = p = e Número de Massa (A): a soma das partículas que constitui o átomo. A = Z + N REPRESENTAÇÃO

Leia mais

3. À molécula de água, H2O, pode-se adicionar o próton H +, produzindo o íon hidrônio

3. À molécula de água, H2O, pode-se adicionar o próton H +, produzindo o íon hidrônio 1. O elemento A possui número atômico igual a 6, enquanto o elemento B possui número atômico igual a 8. A molécula que representa corretamente o composto formado por esses dois elementos é: a) AB b) BA

Leia mais

ATIVIDADES RECUPERAÇÃO PARALELA

ATIVIDADES RECUPERAÇÃO PARALELA ATIVIDADES RECUPERAÇÃO PARALELA Nome: Nº Ano: 7º Data: 14/11/2012 Bimestre: 4 Professor: Vanildo Disciplina: Química Orientações para estudo: Esta atividade deverá ser entregue no dia da avaliação de recuperação,

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA. Ligações Químicas

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA. Ligações Químicas CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano - 2016 Ligações Químicas Na natureza, dificilmente os átomos ficam sozinhos. Eles tendem a se unir uns aos outros para formarem novas substâncias.

Leia mais

AS LIGAÇÕES QUÍMICAS

AS LIGAÇÕES QUÍMICAS AS LIGAÇÕES QUÍMICAS O QUE SÃO AS LIGAÇÕES QUÍMICAS? São as ligações que se estabelecem entre a união de dois ou mais átomos. Existem três tipos de ligações químicas: A ligação covalente (partilha de elétrons)

Leia mais

Vida e matéria. Aula de hoje

Vida e matéria. Aula de hoje Vida e matéria Aula de hoje Energia e matéria são constituintes essenciais do universo e dos seres vivos. A energia fornece força para manter as estruturas juntas ou separadas, e mover as coisas de um

Leia mais

Ligação iônica = transfere elétrons (um doa outro recebe) 1, 2, 3 e - c.v. 5, 6, 7 e - c.v. Doar e - Receber e - Íon+ Íon - Cl - : NaCl.

Ligação iônica = transfere elétrons (um doa outro recebe) 1, 2, 3 e - c.v. 5, 6, 7 e - c.v. Doar e - Receber e - Íon+ Íon - Cl - : NaCl. LIGAÇÕES QUÍMICAS Os gases nobres aparecem isolados na natureza, ou seja, são estáveis na forma atômica. Isso ocorre em razão de possuírem 8 elétrons na última camada (exceção do hélio, que possui 2 elétrons

Leia mais

Matéria Tem massa e ocupa lugar no espaço; Pode ser sólida, líquida ou gasosa.

Matéria Tem massa e ocupa lugar no espaço; Pode ser sólida, líquida ou gasosa. Matéria Tem massa e ocupa lugar no espaço; Pode ser sólida, líquida ou gasosa. Substância Pura Matéria com composição química cte. e propriedades caracteristicas. Mistura Matéria formada por duas ou mais

Leia mais

2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons que um átomo Q. Com base nessa informação, assinale a opção falsa.

2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons que um átomo Q. Com base nessa informação, assinale a opção falsa. 1) Um átomo, cujo número atômico é 18, está classificado na Tabela Periódica como: a) metal alcalino b) metal alcalinoterroso c) metal terroso d) ametal e) gás nobre 2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons

Leia mais

https://edsonnossol.wordpress.com

https://edsonnossol.wordpress.com https://edsonnossol.wordpress.com enossol@ufu.br Classificação da matéria Química Fundamental I Prof. Edson Nossol Uberlândia, 12/04/2017 Matéria: é tudo aquilo que ocupa espaço e tem massa Química: estudo

Leia mais

FUNÇÕES INORGÂNICAS. Maira Gazzi Manfro e Giseli Menegat

FUNÇÕES INORGÂNICAS. Maira Gazzi Manfro e Giseli Menegat FUNÇÕES INORGÂNICAS Maira Gazzi Manfro e Giseli Menegat maira.manfro@caxias.ifrs.edu.br giseli.menegat@caxias.ifrs.edu.br O que são funções inorgânicas? Funções inorgânicas são agrupamentos de compostos

Leia mais

ASSINATURA DO RESPONSÁVEL:

ASSINATURA DO RESPONSÁVEL: ED. INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E TÉCNICO Av. Tancredo Neves, 3500 Bairro Universitário Cep.: 35.170-056 Coronel Fabriciano MG - Tel.: (31) 3846-5777 - e-mail: secretaria@padredeman.g12.br Mantenedora:

Leia mais

ESTEQUIOMETRIA - 3C13 - Profª

ESTEQUIOMETRIA - 3C13 - Profª ESTEQUIOMETRIA - 3C13 - Profª Estequiometria é a parte da Química que estuda as proporções dos elementos que se combinam ou que reagem. MASSA ATÔMICA (u) É a massa do átomo medida em unidades de massa

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DOS GASES NOBRES ÁTOMOS ESTÁVEIS E ISOLADOS

CONFIGURAÇÃO DOS GASES NOBRES ÁTOMOS ESTÁVEIS E ISOLADOS CONFIGURAÇÃO DOS GASES NOBRES ÁTOMOS ESTÁVEIS E ISOLADOS CONCEITO DE LIGAÇÃO IÔNICA UNIÃO ENTRE ÁTOMOS METÁLICOS E AMETÁLICOS OXIDAÇÃO ESTABILIZAÇÃO DO METAL REDUÇÃO ESTABILIZAÇÃO DO AMETAL LIGAÇÃO IÔNICA

Leia mais

Aula 17 Ligações covalentes e metálicas

Aula 17 Ligações covalentes e metálicas Aula 17 Ligações covalentes e metálicas Em nossa aula passada falamos de ligações iônicas, aquelas que ocorrem entre átomos com grandes diferenças de eletronegatividade. Entretanto, essa não é a única

Leia mais