TEXTO-BASE PARA VALIDAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TEXTO-BASE PARA VALIDAÇÃO"

Transcrição

1

2 TEXTO-BASE PARA VALIDAÇÃO

3 O Plano Estadual de Cultura, um dos constituintes do Sistema Estadual de Cultura, tem como princípios: I. respeito aos direitos humanos; II. garantia do direito à criação, expressão e manifestação dos segmentos artísticos e culturais; III. garantia do direito de acesso e acessibilidade à cultura, à memória, à liberdade de expressão e fruição; IV. respeito à diversidade, reconhecendo a complexidade das formações culturais e valorizando-as igualitariamente; V. estímulo ao desenvolvimento da economia criativa com sustentabilidade e responsabilidade social e ambiental; VI. efetivação de políticas públicas integradas para a cultura com participação e controle social. O Plano Estadual de Cultura visa estabelecer as políticas para a área para o próximo decênio através de diretrizes, objetivos, estratégias, ações e metas, que assegurem o processo de gestão contínua, democrática e participativa, e o pleno desenvolvimento da Cultura no Estado.

4 São diretrizes do Plano Estadual de Cultura: I. Implantar e implementar todos os elementos constitutivos do Sistema Estadual de Cultura em consonância com o Sistema Nacional de Cultura criando uma legislação que contemple uma política pública de Estado e não de governo; II. Reconhecer, promover e proteger a diversidade cultural; III. Universalizar o acesso aos bens, serviços e espaços culturais; IV. Preservar, salvaguardar e valorizar o patrimônio cultural catarinense, reconhecendo sua diversidade; V. Manter, equipar, qualificar e aumentar o número de equipamentos culturais; VI. Fomentar a criação, produção e inovação das linguagens, práticas e processos artísticos; VII. Implantar e operacionalizar sistemas de informações da área cultural; VIII. Fomentar a comunicação e a crítica cultural; IX. Difundir bens, serviços, conteúdos e valores oriundos das criações artísticas e expressões culturais; X. Desenvolver e manter políticas públicas para assegurar a valorização, pertencimento e sustentabilidade das comunidades em seus territórios; XI. Desenvolver a economia criativa, reconhecendo, promovendo e regulando seus diversos segmentos; XII. Formar e qualificar agentes, gestores e conselheiros culturais da sociedade civil e do poder público; XIII. Garantir a democratização e a transparência na formulação e gestão das políticas culturais; XIV. Garantir a acessibilidade aos bens, serviços e equipamentos culturais; XV. Garantir a participação das setoriais e representações artísticas e culturais da sociedade civil em todas as discussões e ações que norteiam a efetivação do Plano Estadual de Cultura.

5 São objetivos do Plano Estadual de Cultura: I. Implementar e descentralizar as políticas públicas da cultura; II. Mapear, articular e integrar os sistemas de gestão cultural; III. Aprimorar e consolidar os processos de participação da sociedade na formulação das políticas públicas culturais e mecanismos de controle social; IV. Garantir a ética e a transparência na gestão das políticas culturais; V. Preservar, salvaguardar, valorizar e reconhecer o patrimônio cultural catarinense em sua diversidade; VI. Reconhecer, proteger e valorizar a diversidade cultural, étnica e regional catarinense; VII. Capacitar e qualificar agentes, técnicos, gestores e conselheiros culturais; VIII. Ampliar o acesso aos bens, serviços e espaços culturais; IX. Aumentar o número, qualificar e apoiar os equipamentos culturais; X. Estimular a criação, a produção, a pesquisa e a inovação das linguagens e processos artísticos; XI. Valorizar, difundir e publicizar a produção, bens e serviços culturais catarinenses; XII. Fortalecer o pensamento crítico e reflexivo em torno dos valores simbólicos da arte e da cultura catarinense; XIII. Desenvolver, incentivar e criar marcos regulatórios para a economia criativa; XIV. Incentivar a permanência e sustentabilidade das comunidades em seus territórios; XV. Assegurar a acessibilidade aos equipamentos, bens e serviços culturais.

6 As estratégias e ações que comporão o Plano estão sendo elaboradas segundo os seguintes eixos temáticos: I. Infraestrutura: ampliação, adequação, construção e acessibilidade. II. Preservação, Proteção Legal e Conservação Restauração do Patrimônio Cultural. III. Criação, Produção e Inovação. IV. Difusão, Circulação e Promoção. V. Educação e Produção de Conhecimento: capacitação, formação, qualificação, investigação e pesquisa. VI. Organização, Planejamento e Gestão do Setor.

7 I INFRAESTRUTURA AMPLIAÇÃO, ADEQUAÇÃO, CONSTRUÇÃO E ACESSIBILIDADE Este eixo temático visa à proposição de estratégias e ações para a infraestrutura, entendida aqui como local de contato entre o bem cultural e o público. A existência de infraestrutura é fundamental para a difusão, a ampliação e a concretização do acesso à cultura. Os equipamentos devem dispor de condições adequadas, a fim de atender a diversidade, as características locais específicas das cidades e regiões e também garantir a acessibilidade Manter, equipar, reestruturar e revitalizar equipamentos culturais públicos já existentes, como também criar novos espaços de acordo com especificações técnicas Construir, manter e gerir equipamentos culturais para apresentações cênicas, música, cinema, exposições e outros, por macrorregião Adequar espaços potenciais para fins culturais Recuperar e melhorar equipamentos culturais que se encontrem em estado precário de conservação Criar e manter estruturas itinerantes como palco, biblioteca e outros, para realização de atividades culturais Estimular a criação de espaços para salvaguarda de memória, como museus, casas de memória rurais e urbanas, arquivos e bibliotecas Modernizar as bibliotecas, casas de memórias, arquivos e museus, melhorando as instalações, equipamentos e acervos com profissionais qualificados Estimular a criação de espaços culturais comunitários Estimular o acesso a bens e serviços culturais dos espaços das associações e outras formas comunitárias.

8 Criar centros de formação cultural por macrorregião Criar espaços para estimular a economia criativa sustentável, bem como a prática, promoção e difusão das atividades de oficineiros, mestres artífices e grupos culturais de comunidades tradicionais e de outras manifestações do patrimônio imaterial Criar editais de incentivo a cultura, voltados à construção, manutenção e reforma de espaços culturais Criar centros de formação de mão de obra especializada para atividades de conservação e restauro Criar concursos públicos de arquitetura, urbanismo, paisagismo e engenharia para a construção e revitalização dos espaços culturais Mapear em parceria com os municípios espaços ociosos do patrimônio público estadual e criar programas para apoiar e estimular seu uso para a realização de manifestações artísticas e culturais, espaços de ateliês, plataformas criativas e núcleos de produção independente. (Fonte: PNC ) Instalar espaços de exibição áudio visual nos centros culturais educativos e comunitários de todo o estado, especialmente nas localidades de vulnerabilidade social ou de baixos índices de acesso à cultura, disponibilizando aparelhos multimídia e digitais na promoção e expansão dos circuitos de exibição. (Fonte: PNC ) Implantar, ampliar e atualizar espaços multimídia em instituições e equipamentos culturais, conectando-os em rede para ampliar a experimentação, criação, fruição e difusão da cultura por meio da tecnologia digital, democratizando as capacidades técnicas de produção, os dispositivos de consumo e recepção das obras e trabalhos, principalmente aqueles desenvolvidos em suportes digitais. (Fonte: PNC ) Incentivar, quando compatível, a destinação de edificações de valor cultural para o uso público social.

9 ESTRATÉGIA 1.2. Incentivar instituições culturais a adequar suas instalações para acessibilidade universal. AÇÕES Adequar os equipamentos culturais, bens e serviços públicos de modo a garantir a acessibilidade universal Garantir a acessibilidade aos espaços culturais, adequando a mobilidade urbana ao uso público destes espaços.

10 II PRESERVAÇÃO, PROTEÇÃO LEGAL E CONSERVAÇÃO - RESTAURAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL Este eixo temático visa à proposição de estratégias e ações que promovam e protejam o patrimônio cultural, imaterial e material, móvel e imóvel e o patrimônio paisagístico, criando meios para a sua preservação, conservação, restauração, salvaguarda e valorização. O imenso potencial do patrimônio catarinense deve ser considerado na discussão, visando políticas que contemplem sua diversidade e que o tornem fator de reconhecimento, identidade e desenvolvimento sócio econômico. 1.1 Proteger, preservar e recuperar o patrimônio cultural, como os sítios arqueológicos, os núcleos urbanos em situação de risco, as povoações e os centros históricos, as estações e trechos ferroviários, estradas, caminhos históricos e tradicionais, bem como, as paisagens associadas, mantendo sua autenticidade e integridade Proteger através de tombamento, inventário e outras formas de acautelamento Conservar e restaurar o patrimônio tombado Criar edital estadual de preservação para bens tombados em qualquer esfera Manter atualizado o acervo documental e o diagnóstico para apoio aos processos de preservação. 1.2 Promover ações integradas aliando preservação do patrimônio cultural e desenvolvimento urbano com inclusão social, fortalecendo as instâncias locais de planejamento territorial e gestão.

11 1.4.1 Utilizar, preferencialmente, edificações protegidas para instalação de atividades de uso público Estimular a criação e revisão das legislações municipais de acordo com o Estatuto das Cidades para beneficiar o patrimônio cultural Estabelecer convênios de assistência técnica para obras em imóveis tombados públicos e privados Estimular os municípios a adotarem mecanismos de incentivos fiscais e urbanísticos de preservação em seus planos diretores Gestionar junto às autoridades competentes a compatibilização da preservação do patrimônio cultural com as legislações específicas, tais como, meio ambiente, saúde, segurança Promover ações integradas de reabilitação urbana Criar mecanismos de incentivo fiscal para edificações protegidas. 1.4 Valorizar e revitalizar o patrimônio cultural, estimulando o entendimento das cidades e estabelecimentos humanos com o patrimônio coletivo e fenômeno cultural e, a compreensão dos museus, centros culturais e espaços de memória como articuladores da história das cidades e dos territórios e da qualidade do ambiente urbano e rural Realizar atividades culturais, educacionais, turísticas e ambientais para valorização e difusão do patrimônio cultural Revitalizar com atividades culturais as estações e trechos ferroviários Instituir roteiros culturais abrangendo sítios urbanos, rurais, litorâneos, hidrográficos, estradas e caminhos históricos e/ outra adicionais e museus, apoiar aqueles já existentes, e sua paisagem cultural e manifestações do patrimônio imaterial Revitalizar centros históricos e monumentos protegidos preservando suas características histórico-culturais.

12 1.4.5 Potencializar as ações dos pontos de cultura voltados para o patrimônio cultural como instrumento de gestão compartilhada e empoderamento das comunidades envolvidas Estabelecer a chancela de paisagem cultural por meio de legislação específica Implantar e implementar os planos setoriais que tangem a área do patrimônio cultural. 1.4 Criar legislação e mecanismos de ações emergenciais para a preservação do patrimônio Garantir recursos do fundo Estadual de Cultura para ações emergenciais para patrimônio em risco Promover ações legais, incluindo desapropriação, o patrimônio esteja em comprovado estado de abandono Dotar no orçamento da Fundação Catarinense de Cultura de rubrica orçamentária obrigatória específica para o patrimônio em risco tombado em nível estadual. 1.5 Estimular a preservação, documentação, restauração de bens móveis, acervos museológico, arquivísticos e bibliográficos e de bens integrados.

13 1.5.1 Criar edital para aquisição,conservação e restauração de acervos Promover o arranjo e a digitalização de acervos documentais, fotográficos e outros, seguindo as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), disponibilizando-os para o público Fomentar a ampliação sistemática de inventário de bens culturais móveis, imóveis e integrados Garantir a aquisição, através de comissão especializada, de livros de acervos bibliográficos para bibliotecas e centros de informação mantidos pelo poder público Promover a proteção legal estadual, de bens móveis e integrados de relevância histórico cultural no Estado Criar mecanismos legais para garantir que as intervenções em conservação-restauração sejam feitas por profissionais habilitados Estimular museus e instituições similares a reforçar a prevenção de riscos para os acervos Criar meios de divulgação de bens e acervos reconhecidos como Patrimônio Estadual; Promover a capacitação continuada dos responsáveis pela preservação de acervos documentais e museológicos, bens móveis e bens integrados Apoiar e fomentar as pesquisas científicas e o desenvolvimento de centros de conservação e restauração Estimular a implementação da gestão documental nos municípios. ESTRATÉGIAS: 1.6 Promover o registro, valorização e difusão do patrimônio imaterial.

14 1.6.1 Implantar e implementar o Programa do Patrimônio Imaterial Catarinense previsto no Decreto Estadual 2.504/04, bem como sua normatização Apoiar e promover as atividades dos mestres de saberes e ofícios garantindo a transmissão de seus conhecimentos Criar mecanismos para mapear, pesquisar, identificar, registrar e difundir o patrimônio imaterial catarinense Criar edital para documentário audiovisual e publicações sobre o patrimônio imaterial catarinense Estabelecer mecanismos de salvaguarda e valorização de manifestações de grupos em territórios vulneráveis. 1.7 Criar e implementar o Sistema Estadual de Patrimônio Cultural. AÇÕES Realizar, bianualmente, o Fórum Estadual de Patrimônio Cultural Estimular a estruturação da gestão do patrimônio cultural no âmbito municipal Apoiar e fomentar a formação de conselhos municipais deliberativos de patrimônio cultural Incentivar a formação de equipe técnica para atuação no âmbito municipal Fomentar a criação de fundos municipais para o patrimônio cultural.

15 III CRIAÇÃO, PRODUÇÃO E INOVAÇÃO Este eixo temático visa à proposição de estratégias e ações que valorizem a criação artística e a expressão de indivíduos e grupos dentro de uma coletividade, considerando sempre a importância dos processos de experimentação e de caráter amador, como também dos processos de inovação que reflitam sobre a incorporação de novas linguagens e formas de produção cultural. É importante refletir também sobre processos que gerem sustentabilidade e continuidade por si próprios. 1.1 Formular políticas públicas para o desenvolvimento de linguagens, práticas, processos artísticos e expressões culturais, que auxiliem na manutenção de grupos, companhias, associações e artistas independentes. AÇÕES Implantar e implementar planos específicos para os setores culturais Criar e desenvolver programas para os setores culturais Criar e realizar editais setoriais, anuais, regionais e estaduais, para fomentar a criação, produção e inovação artística, inclusive para artistas iniciantes Estruturar e regular a economia criativa, através de modelos sustentáveis Criar programas de manutenção de grupos artísticos e culturais Implantar e fomentar a criação de núcleos, incubadoras e cooperativas de criação e produção artística e cultural, nas diferentes macrorregiões Disponibilizar gratuitamente espaços públicos, através de editais públicos periódicos de ocupação, para laboratórios de criação, ensaios, apresentações e outras atividades culturais por parte de grupos, associações, artistas independentes e entidades culturais Realizar parcerias com núcleos de produção radiofônica, televisiva, gráfica e outras mídias.

16 Priorizar a utilização dos equipamentos culturais públicos pelos grupos, associações, artistas independentes e entidades culturais Ampliar e desenvolver fóruns culturais permanentes de reflexão sobre a criação e a produção cultural Criação de bolsas de trabalho na área da produção artística Criação de núcleos de residência artística Criação de políticas públicas que promovam a manutenção de espaços culturais independentes.

17 IV DIFUSÃO, CIRCULAÇÃO E PROMOÇÃO Este eixo temático visa à proposição de estratégias e ações que estimulem a difusão e circulação das criações artísticas e expressões culturais, que ampliem o acesso, a formação de público, a criação de novos hábitos de fruição cultural, aspectos fundamentais para o desenvolvimento humano, social e econômico da sociedade. Aqui cabe pensar a difusão também como disponibilização e promoção de bens e serviços em todas as formas de comunicação Fomentar a circulação da produção cultural Criar mecanismos de apoio, com critérios específicos de avaliação para projetos já consolidados (festivais, mostras e feiras), garantindo a itinerância, abrangência e participação da produção catarinense Criar edital específico para novos projetos (festivais, mostras e feiras), da produção catarinense Criar programas de circulação, distribuição e exibição da produção cultural catarinense, com processo de seleção pública Criar circuitos catarinenses de pontos de cultura Apoiar publicações setoriais da cultura catarinense Criar e distribuir material sobre a produção artística e cultural contemporânea de Santa Catarina.

18 1.3. Realizar ações para valorização e difusão das criações artísticas e do patrimônio material e imaterial catarinense, respeitando a lei da acessibilidade Criar circuitos catarinenses de arte e cultura, valorizando a diversidade regional Criar, distribuir e divulgar material para didático em diversos formatos, sobre o patrimônio material e imaterial catarinense, para as instituições de ensino e outros espaços de ensino não formal Disponibilizar espaços para as atividades artísticas e culturais, especialmente de oficineiros, mestres artífices e grupos culturais de comunidades tradicionais Promover ações para valorização da memória e cidadania. AÇÃO: Estimular a pesquisa e a organização de mecanismos que preservem e divulguem a memória, criação e cidadania catarinense Garantir a difusão de áudios e vídeos da memória e cidadania catarinense em todos os meios de comunicação Criar mecanismos para estimular a divulgação e circulação da memória e cidadania em TVs e rádios regionais e estaduais Criar em parceria com a Associação Catarinense de Imprensa, o prêmio de estímulo aos rádios e Tvs.

19 1.5. Fortalecer o jornalismo cultural no estado Retomar o jornal Ô Catarina, com periodicidade mensal, com conselho editorial paritário, formado por 50% da sociedade civil, e corpo editorial próprio, fortalecendo o teor crítico, sem caráter factual Criar mecanismos para estimular a divulgação e circulação de suplementos culturais, em jornais e periódicos regionais e estaduais Criar em parceria com a Associação Catarinense de Imprensa e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina prêmio de estímulo ao jornalismo cultural Promover ações de comunicação cidadã Criar e garantir a manutenção de um portal eletrônico para divulgação e promoção da cultura de Santa Catarina (acervo, notícias, contatos, divulgação, intercâmbios, agenda, etc.), fomentado de forma colaborativa Difundir o uso da agenda on-line da FCC por todos os produtores culturais do Estado Criar plano de divulgação específico das ações culturais das regiões Criar programas de digitalização e disponibilização na internet de acervos da cultura catarinense Estimular o uso de licenças flexíveis de direitos autorais em projetos culturais tais como Creative Commons, domínio público e outros.

20 1.7. Difundir e distribuir serviços e produtos culturais catarinenses no mercado estadual, nacional e internacional Promover intercâmbios entre agentes, produtos e espaços culturais intermunicipais, interestaduais e internacionais Fomentar a criação de consórcios intermunicipais para a difusão cultural Criar mecanismos de apoio financeiro para complementar a logística (transporte de carga, alimentação e hospedagem) de ações culturais Garantir a distribuição e comercialização de produtos culturais nos espaços dos órgãos públicos do estado Utilizar a rede de pontos de cultura catarinense para distribuir os produtos e serviços culturais no estado Articular com a Secretaria de Relações Internacionais a divulgação e comercialização dos produtos culturais do Estado de Santa Catarina. ESTRATÉGIA 1.8 Fomentar a produção e circulação do artesanato em Santa Catarina, garantindo-o como política cultural. Ação Realizar o Cadastro Estadual do Artesanato Catarinense Incentivar a comercialização do artesanato catarinense Fomentar a produção do artesanato como estratégia de valorização do patrimônio cultural de acordo com SNC Garantir mecanismos que promovam a circulação do artesanato catarinense.

21 V EDUCAÇÃO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO CAPACITAÇÃO, QUALIFICAÇÃO, FORMAÇÃO, INVESTIGAÇÃO E PESQUISA Este eixo temático visa à proposição de estratégias e ações para os processos educacionais que possibilitem o desenvolvimento da criatividade, de novas formas de organização e gestão cultural, assim como o desenvolvimento do pensamento crítico, mantendo um constante diálogo entre os saberes construídos no âmbito formal e não formal, em relação à cultura e aos saberes, afirmando as diferenças culturais como possibilidade de desenvolvimento humano e fortalecendo as diversidades culturais. Aqui também queremos pensar na produção e análise de dados relativos à área cultural para produzirmos informações e indicadores que sejam uma referência para as políticas culturais Desenvolver, implementar e ampliar em todas as regiões do estado, programas de capacitação, qualificação e formação para agentes, gestores e conselheiros de cultura e sociedade em geral, respeitando a diversidade e identidade cultural Propor a criação de cursos técnicos, graduação e pós-graduação nas áreas de gestão cultural Promover cursos formais e não-formais de capacitação continuada para os gestores, agentes e conselheiros de cultura Capacitar agentes para elaboração de projetos culturais Promover parcerias entre setor público e instituições de ensino para realização de cursos de qualificação e formação continuada dos agentes e gestores culturais Realizar e fomentar cursos e oficinas de formação nas diferentes linguagens artísticas e expressões culturais, com infraestrutura e equipamentos necessários, garantindo sua realização em todas as regiões do estado.

22 Desenvolver programas de articulação e informação para qualificação e intercâmbio de experiências entre museus, arquivos, bibliotecas e outros espaços culturais Capacitar profissionais para atuarem em estabelecimentos de ensino e espaços culturais fomentando programas e projetos culturais Ampliar e executar projetos de cultura digital, com parcerias entre entidades governamentais e não-governamentais, para as sedes de associações de bairros, moradores rurais e grupos organizados Criar, ampliar e regionalizar cursos técnicos, de graduação e pósgraduação nas áreas culturais, através da UDESC e de parcerias com outras instituições de ensino, que visem ao desenvolvimento e profissionalização do mercado cultural Valorizar a escola como espaço cultural com oferta de cursos e oficinas para alunos e comunidades Incentivar programas permanentes de ações educativas nos espaços culturais como museus, bibliotecas, galerias e outros Criar e/ou apoiar núcleos regionais de estudos culturais Propor parceria para manutenção, apoio e contribuição para a execução do currículo escolar da educação infantil, do ensino fundamental e médio, no que se refere aos conteúdos sobre a história do município e as culturas existentes Realizar palestras e seminários esclarecedores sobre os benefícios da renúncia fiscal e do financiamento cultural voltados para empresários e assessores contábeis e demais interessados Produzir material elucidativo sobre renúncia fiscal para empresários Capacitar profissionais para atendimento às pessoas com necessidades especiais, em espaços culturais Desenvolver e ampliar programas dedicados à capacitação continuada de profissionais para o ensino das diversas expressões culturais e linguagens artísticas.

23 Promover intercâmbio cultural entre as instituições de ensino no âmbito municipal, estadual, nacional e internacional Realizar parcerias entre instituições, entidades culturais e educacionais, para a formação continuada de professores, educadores e agentes que promovam a arte e a cultura, nas redes de ensino Capacitar profissionais e agentes culturais para o trabalho com pessoas com necessidades especiais Incentivar a criação de programas sistemáticos para públicos com necessidades especiais e em vulnerabilidade social Garantir o acesso à cultura para professores das redes de ensino, por meio de incentivos como: vale-cultura, meia entrada em eventos, equipamentos culturais, dentre outros Realizar parcerias entre instituições culturais, pontos de cultura e educacionais, para a formação continuada de educadores e agentes que promovam a arte e a cultura, em especial para os professores de arte em escolas públicas Disponibilizar o acesso a materiais, equipamentos e instrumentos utilizados para a produção artística para alunos da rede pública Fomentar iniciativas de educação patrimonial. AÇÃO: Realizar oficinas de educação patrimonial para professores e sociedade em geral, com a disponibilização de recursos didático-pedagógicos Pesquisar, mapear e inventariar o patrimônio material e imaterial regional, através de vídeos, imagens, áudios, dentre outros meios, disponibilizado em meio digital, impresso, dentre outras formas permitindo o acesso à informação Inventariar o patrimônio linguístico Mapear e inventariar o patrimônio cultural ferroviário material e imaterial Formar parcerias com instituições de ensino e outras entidades, para pesquisa, mapeamento e inventário.

24 1.4. Fomentar a investigação no processo de criação e produção artística em âmbito regional e estadual Criar editais anuais, estaduais e regionais, voltados à investigação e produção científica nas áreas culturais, de forma transparente e pública Realizar parcerias entre sociedade civil, órgãos públicos, iniciativa privada e instituições universitárias e de investigação cultural Promover intercâmbios entre instituições públicas e privadas sobre produção do conhecimento na área cultural Criar editais regionais e estadual de premiações voltadas à investigação e experimentação artística e cultural Propor convênios com as IES para concessão de bolsas de pesquisa cultural Criar edital de bolsas de estudos para projetos de investigação na área artística e cultural, não vinculado a instituições de ensino Estruturar e disponibilizar base de dados da produção científica do estado na área cultural Apoiar, incentivar, fomentar iniciativas de capacitação, qualificação, formação, investigação e pesquisa de grupos culturais Coletar e difundir informações sobre o setor cultural catarinense. AÇÕES Implantar e implementar o Sistema de Informações e Indicadores Culturais abrangendo todos os municípios do estado, com banco de dados de profissionais das diversas áreas culturais Criar banco de projetos culturais, realizados ou em realização Elaborar o mapeamento das cadeias produtivas da cultura Criar uma plataforma de acesso livre para cadastro de ações e produções culturais e artísticas Integrar as redes regionais de cultura do estado.

25 Criar e garantir acesso a banco de dados da produção científica das áreas culturais Formar parcerias com instituições de ensino, pontos de cultura e outras entidades, para pesquisa, mapeamento e inventário Realizar parcerias entre sociedade civil, pontos de cultura, orgãos públicos, inciativa privada e instituições universitárias e de pesquisa.

26 VI ORGANIZAÇÃO, PLANEJAMENTO E GESTÃO DO SETOR Este eixo temático visa à proposição de estratégias e ações para o campo da organização e planejamento da cultura, que norteiem modelos de gestão para melhor desempenho e orientem uma concepção da cultura como bem coletivo. Busca-se também o entendimento da apreensão territorial das comunidades e da estrutura necessária para a sua organização e participação, almejando o desenvolvimento de uma sociedade culturalmente democrática Criar, através de lei, o Sistema Estadual de Cultura com todos os elementos constitutivos, nos moldes do Sistema Nacional de Cultura, com participação democrática da sociedade catarinense e suas instancias de pactuação Implantar, via lei, o Plano Estadual de Cultura, validado pelo Conselho Estadual de Política Cultural de Santa Catarina, para os próximos 10 anos, levando em consideração as propostas das Conferências Estaduais de Cultura, fóruns regionais, setoriais e estadual Criar secretaria estadual exclusiva de cultura com autonomia administrativa e orçamentária Reestruturar o Conselho Estadual de Política Cultural de Santa Catarina segundo as diretrizes propostas pelo Sistema Nacional de Cultura, com função consultiva, deliberativa, normativa e fiscalizadora, com no mínimo 50% de representantes da sociedade civil, eleitos democraticamente, garantindo que as regiões de Santa Catarina estejam representadas nos membros indicados pelo Governo, com reuniões itinerantes Eleger a presidência e demais cargos da diretoria do Conselho Estadual de Política Cultural de Santa Catarina entre seus pares garantindo a alternância entre representantes do governo e da sociedade civil Garantir que o Conselho Estadual de Política Cultural de Santa Catarina tenha poder político na elaboração de políticas públicas de cultura e na fiscalização da aplicação dos recursos públicos relacionados à cultura.

27 Implantar e implementar o Sistema Estadual de Informações e Indicadores Culturais integrado ao Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais - SNIIC Criar e implementar o programa Estadual de Formação na Área da Cultura, articulado com o Programa Nacional de Formação na Área da Cultura Rever, ampliar e diversificar os mecanismos de fomento, incentivo e financiamento às atividades artísticas e culturais Discutir e definir a regulamentação do Sistema Estadual de Financiamento da Cultura com participação efetiva da sociedade civil, através das conferências regionais, setoriais e estadual, visando à distribuição democrática e à transparência do processo, em sintonia com o Sistema Nacional de Financiamento da Cultura Vincular repasses do Fundo Estadual de Cultura aos fundos municipais instituídos e aos que vierem a ser instituídos Garantir a realização das pré-conferências setoriais Realizar bienalmente a Conferência Estadual de Cultura para análise, monitoramento e atualização do Plano Estadual de Cultura, e sempre quando for necessária, como também eleição dos membros representantes da sociedade civil no Conselho Estadual de Política Cultural de Santa Catarina Manter e aprimorar os Sistemas já existentes (Museus e Bibliotecas) e implantar e implementar outros sistemas setoriais em consonância com o SNC Criar planos setoriais e estimular a criação de Planos municipais em consonância com o SNC Auxiliar na implantação e implementação dos Sistemas Municipais de Cultura e seus elementos constitutivos.

28 1.2. Estimular e apoiar a organização da sociedade civil nos diversos setores artísticos e culturais. AÇÃO: Fomentar a criação de associações e/ou cooperativas; Criar programas de formação, qualificação e profissionalização para a gestão cultural e o empreendorismo criativo; Fomentar, ampliar e transformar a rede de pontos de cultura em política pública estadual permanente; Fortalecer as representações setoriais artísticas e culturais catarinenses e apoiar a criação de novas setoriais; 1.3. Elaborar e implementar políticas públicas que financiem, normatizem e fiscalizem a aplicação dos recursos públicos relacionados à cultura em consonância com as reivindicações da sociedade civil organizada Exercer a fiscalização, acompanhamento, transparência e controle social dos mecanismos de financiamento de cultura Garantir a transparência dos dados referentes aos projetos encaminhados, aprovados e executados e aos resultados, através de portal online Estruturar tabelas com valores de referência que orientem a elaboração de projetos Ampliar as modalidades contempladas por mecanismos de incentivo e fomento Equacionar a distribuição das verbas por setores e regiões de acordo com a divisão do IBGE Fortalecer a democratização dos processos de seleção pública de projetos e concessão de recursos com representatividade regional e setorial.

29 Priorizar política de editais para financiamento de projetos culturais com editais específicos para áreas e segmentos culturais Transformar em lei todos os editais e prêmios existentes Garantir o cumprimento e periodicidade dos editais estaduais, prêmios já existentes, assim como outros editais a serem criados Criar editais específicos para municípios de pequeno porte Adotar critérios de distribuição regionalizada, de acordo com a divisão do IBGE, dos recursos nos editais estaduais de apoio à cultura Criar comissão estadual de incentivo à cultura com membros selecionados pelo Conselho Estadual de Politica Cultural de Santa Catarina por meio de edital público, com a função de analisar e emitir parecer final sobre projetos que concorrem ao FUNCULTURAL com calendário de análise pré-definido Suprimir o Comitê Gestor do FUNCULTURAL Fortalecer políticas públicas para assegurar a valorização, pertencimento e sustentabilidade das comunidades em seus territórios Garantir a preservação dos aspectos territoriais nas políticas culturais Promover a elaboração de diagnósticos sócio-ambientais participativos com a parceria dos entes federativos para a caracterização de territórios com identidade Estabelecer parcerias entre os setores público e privado para desenvolvimento da cultura Incentivar a formação de consórcios intermunicipais de cultura Ampliar o orçamento público na pasta da cultura.

30 Ampliar a aplicação do orçamento público na pasta da cultura, tendo como parâmetro a aplicação de no mínimo 1,5% do orçamento do Governo do Estado na cultura Reestruturar a gestão cultural do estado Realizar concurso público para área técnica específica da cultura Preencher os cargos comissionados exclusivamente com profissionais qualificados nos setores de atuação Compor equipes técnicas qualificadas responsáveis pelo planejamento, gestão e manutenção dos espaços culturais Incentivar curadorias e mediações para ações, museus, espaços de memória e outros equipamentos culturais. 1.8 Elaborar e manter políticas e programas de inclusão cultural Criar programas que promovam políticas afirmativas relacionadas a gênero, orientação sexual, etnia, pessoas com deficiência e outros Elaborar programas de inclusão digital com parcerias entre entidades governamentais e não-governamentais para as sedes de associações de bairros, moradores rurais e grupos organizados formais e informais Estabelecer parcerias com as secretarias de educação estadual e secretarias municipais, para oportunizar o acesso de alunos aos bens e equipamentos culturais.

31 1.9. Estabelecer propostas de marcos regulatórios para a economia criativa Criar um fórum permanente de debates sobre a Lei do Direito Autoral Criar fóruns permanentes de discussão sobre a regulamentação das profissões da área cultural Orientar e incentivar agentes culturais sobre o Programa de microempreendedores individuais ou outras formas de formalização Implementar o Decreto de 29/9/04, que institui as formas de Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial ou Intangível que constituem o Patrimônio Cultural de Santa Catarina, garantindo meios de sustentabilidade para mestres detentores de notório saber.

PLANO ESTADUAL DA CULTURA. Matriz Situacional da Cultura

PLANO ESTADUAL DA CULTURA. Matriz Situacional da Cultura PLANO ESTADUAL DA CULTURA Matriz Situacional da Cultura Fórum de Planejamento Regional Cidade Sede: Tubarão 27 e 28 de agosto de 2012 Priorização de Diretrizes e Ações Objetivo: Discussão da proposta de

Leia mais

PLANO ESTADUAL DA CULTURA. Matriz Situacional da Cultura

PLANO ESTADUAL DA CULTURA. Matriz Situacional da Cultura PLANO ESTADUAL DA CULTURA Matriz Situacional da Cultura Fórum de Planejamento Regional Cidade Sede: Aranranguá 29 e 30 de agosto de 2012 Priorização de Diretrizes e Ações Objetivo: Discussão da proposta

Leia mais

PLANO SETORIAL DE DANÇA. DOCUMENTO BASE: Secretaria de Políticas Culturais - SPC Fundação Nacional de Artes FUNARTE Câmaras Setoriais de Dança

PLANO SETORIAL DE DANÇA. DOCUMENTO BASE: Secretaria de Políticas Culturais - SPC Fundação Nacional de Artes FUNARTE Câmaras Setoriais de Dança PLANO SETORIAL DE DANÇA DOCUMENTO BASE: Secretaria de Políticas Culturais - SPC Fundação Nacional de Artes FUNARTE Câmaras Setoriais de Dança MARÇO DE 2009 CAPÍTULO I DO ESTADO FORTALECER A FUNÇÃO DO ESTADO

Leia mais

TEXTO BASE PARA UM POLÍTICA NACIONAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

TEXTO BASE PARA UM POLÍTICA NACIONAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL TEXTO BASE PARA UM POLÍTICA NACIONAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL Eixos Temáticos, Diretrizes e Ações Documento final do II Encontro Nacional de Educação Patrimonial (Ouro Preto - MG, 17 a 21 de julho

Leia mais

Cultura Oficina Litoral Sustentável

Cultura Oficina Litoral Sustentável Cultura Oficina Litoral Sustentável 1 ESTRUTURA DA AGENDA REGIONAL E MUNICIPAIS 1. Princípios 2. Eixos 3. Diretrizes 4. Ações 4.1 Natureza das ações (planos, projetos, avaliação) 4.2 Mapeamento de Atores

Leia mais

Sheet1. Criação de uma rede formada por tvs e rádios comunitárias, para acesso aos conteúdos

Sheet1. Criação de uma rede formada por tvs e rádios comunitárias, para acesso aos conteúdos Criação de um canal de atendimento específico ao público dedicado ao suporte de tecnologias livres. Formação de comitês indicados por representantes da sociedade civil para fomentar para a ocupação dos

Leia mais

EIXO I GESTÃO CULTURAL DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA

EIXO I GESTÃO CULTURAL DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA PLANO MUNICIPAL DE CULTURA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ Comissão de Elaboração do Plano Municipal de Cultura: Anderson Beluzzo, Celso Peixoto, Dagma Castro, Elias Alcides Luciano, Guilhermina Stuker, João Alexandre

Leia mais

Realização de rodas de conversa e de troca de conhecimento para intercâmbio do que foi desenvolvido e produzido.

Realização de rodas de conversa e de troca de conhecimento para intercâmbio do que foi desenvolvido e produzido. Realização de rodas de conversa e de troca de conhecimento para intercâmbio do que foi desenvolvido e produzido. Criar novos mecanismos de intercâmbio e fortalecer os programas de intercâmbio já existentes,

Leia mais

PLANO NACIONAL DE DANÇA

PLANO NACIONAL DE DANÇA PLANO NACIONAL DE DANÇA I APRESENTAÇÃO II - DIRETRIZES E AÇÕES II HISTÓRICO DO SETOR NO PAÍS III DIAGNOSE DE POTENCIAL E PONTOS CRÍTICOS DO SETOR IV DADOS DO SETOR PARA O SISTEMA DE INFORMAÇÕES E INDICADORES

Leia mais

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social II Fórum de Informação em Saúde IV Encontro da Rede BiblioSUS O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social Maria de Fátima Ramos Brandão Outubro/2007 1 Apresentação O Projeto Casa Brasil Modelos

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Meta e Estratégias. Meta

EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Meta e Estratégias. Meta EDUCAÇÃO AMBIENTAL Meta e Estratégias Meta Universalizar a educação socioambiental em todos os níveis e modalidades de ensino, como uma prática inter, multi e transdisciplinar, contínua e permanente nos

Leia mais

Política Nacional de Participação Social

Política Nacional de Participação Social Política Nacional de Participação Social Apresentação Esta cartilha é uma iniciativa da Secretaria-Geral da Presidência da República para difundir os conceitos e diretrizes da participação social estabelecidos

Leia mais

Princípios ref. texto nº de votos N

Princípios ref. texto nº de votos N Princípios N G A E Estimular os processos de articulação de políticas públicas nos territórios, garantindo canais de diálogo entre os entes federativos, suas instituições e a sociedade civil. Desenvolvimento

Leia mais

Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes

Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes EIXO 1 PROMOÇÃO DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Diretriz 01 - Promoção da cultura do respeito e da garantia dos direitos humanos de

Leia mais

COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 522, DE 2014

COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 522, DE 2014 COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 522, DE 2014 Redação do vencido, para o turno suplementar, do Substitutivo do Senado ao Projeto de Lei da Câmara nº 90, de 2013 (nº 757, de 2011, na Casa de origem). A Comissão

Leia mais

Ministério da Cultura Secretaria de Articulação Institucional SAI

Ministério da Cultura Secretaria de Articulação Institucional SAI Secretaria de Articulação Institucional SAI Seminário Metas do Plano e dos Sistemas Municipal, Estadual e Nacional de Cultura Vitória-ES 05/Dez/2011 Secretaria de Articulação Institucional SAI A Construção

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura SISTEMA NACIONAL DE CULTURA Processo de articulação, gestão, comunicação e de promoção conjunta de políticas públicas de cultura, mediante a pactuação federativa. Objetivo Geral do SNC Implementar políticas

Leia mais

RESULTADOS FINAIS DO ENCONTRO NACIONAL - ÁREA MEIO - ESTRATÉGIA NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO

RESULTADOS FINAIS DO ENCONTRO NACIONAL - ÁREA MEIO - ESTRATÉGIA NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO RESULTADOS FINAIS DO ENCONTRO NACIONAL - ÁREA MEIO - ESTRATÉGIA NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO SISTEMATIZAÇÃO DOS RESULTADOS Atendendo a solicitação do CNMP, o presente documento organiza os resultados

Leia mais

(Publicada no D.O.U em 30/07/2009)

(Publicada no D.O.U em 30/07/2009) MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE CONSELHO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS RESOLUÇÃO N o 98, DE 26 DE MARÇO DE 2009 (Publicada no D.O.U em 30/07/2009) Estabelece princípios, fundamentos e diretrizes para a educação,

Leia mais

MESTRADO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS. 1.1 Matriz Curricular Disciplinas obrigatórias

MESTRADO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS. 1.1 Matriz Curricular Disciplinas obrigatórias MESTRADO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS 1.1 Matriz Curricular Disciplinas obrigatórias C/H Memória Social 45 Cultura 45 Seminários de Pesquisa 45 Oficinas de Produção e Gestão Cultural 45 Orientação

Leia mais

Dom Macedo Costa. ESTADO DA BAHIA Município de Dom Macedo Costa Prefeitura Municipal Onde Pulsa o Desenvolvimento

Dom Macedo Costa. ESTADO DA BAHIA Município de Dom Macedo Costa Prefeitura Municipal Onde Pulsa o Desenvolvimento Terça-feira 54 - Ano I - Nº 98 Dom Macedo Costa LEI MUNICIPAL Nº 400/2010 De 27 de dezembro de 2010 Dispõe sobre a criação do Sistema Municipal de Cultura e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL

Leia mais

DEMOCRACIA, ÉTICA E RENOVAÇÃO

DEMOCRACIA, ÉTICA E RENOVAÇÃO PLANO DE GESTÃO CANDIDATURA A DIREÇÃO GERAL DO IFSC CÂMPUS CHAPECÓ ROBERTA PASQUALLI DIRETORA GERAL LUIS FERNANDO POZAS DIRETOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO ELIANDRO LUIZ MINSKI DIRETOR DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

II CONFERENCIA ESTADUAL DE CULTURA SANTA CATARINA COMITE EXECUTIVO ESTADUAL

II CONFERENCIA ESTADUAL DE CULTURA SANTA CATARINA COMITE EXECUTIVO ESTADUAL EIXO I - PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL Foco: produção de arte e de bens simbólicos, promoção de diálogos interculturais, formação no campo da cultura e democratização da informação. Produção

Leia mais

MINIFÓRUM CULTURA 10. Fórum Permanente para Elaboração do Plano Municipal de Cultura 2012 a 2022 RELATÓRIA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA

MINIFÓRUM CULTURA 10. Fórum Permanente para Elaboração do Plano Municipal de Cultura 2012 a 2022 RELATÓRIA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA MINIFÓRUM CULTURA 10 Fórum Permanente para Elaboração do Plano Municipal de Cultura 2012 a 2022 RELATÓRIA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA Orientação aprovada: Que a elaboração do Plano Municipal de Cultura considere

Leia mais

A construção da. Base Nacional Comum. para garantir. Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

A construção da. Base Nacional Comum. para garantir. Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento A construção da Base Nacional Comum para garantir Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento Política pública de Educação ESTADO dever de educar legislação planejamento instituições CIDADÃO

Leia mais

FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO ALTO VALE DO ITAJAÍ RIO DO SUL SC 2015 CARTA DE PRINCÍPIOS

FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO ALTO VALE DO ITAJAÍ RIO DO SUL SC 2015 CARTA DE PRINCÍPIOS FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO ALTO VALE DO ITAJAÍ RIO DO SUL SC 2015 CARTA DE PRINCÍPIOS 1. Natureza e Finalidade O Fórum Regional de Educação Infantil do Alto Vale do Itajaí - FREIAVI é um espaço

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ELEMENTOS PARA O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ELEMENTOS PARA O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ELEMENTOS PARA O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO BÁSICA: EDUCAÇÃO BÁSICA: 1. Definir os padrões mínimos de qualidade estabelecidos pela LDB, considerando as especificidades

Leia mais

PRÓ-DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - PROPESP POLÍTICA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

PRÓ-DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - PROPESP POLÍTICA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PRÓ-DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - PROPESP POLÍTICA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU A Pesquisa e a Pós-Graduação Stricto Sensu são atividades coordenadas por uma mesma

Leia mais

Minuta para construção do

Minuta para construção do Minuta para construção do GOVERNADOR DO ESTADO DE SC JOÃO RAIMUNDO COLOMBO VICE-GOVERNADOR EDUARDO PINHO MOREIRA SECRETÁRIO DE ESTADO DE TURISMO CULTURA E ESPORTE JOSÉ ROBERTO MARTINS PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO

Leia mais

Programa de Reabilitação de Áreas Urbanas Centrais. Secretaria Nacional de Programas Urbanos

Programa de Reabilitação de Áreas Urbanas Centrais. Secretaria Nacional de Programas Urbanos Programa de Reabilitação de Áreas Urbanas Centrais Secretaria Nacional de Programas Urbanos CONCEITOS Área Urbana Central Bairro ou um conjunto de bairros consolidados com significativo acervo edificado

Leia mais

DECRETO Nº. III - criação de estrutura de financiamento pública e transparente para a extensão universitária;

DECRETO Nº. III - criação de estrutura de financiamento pública e transparente para a extensão universitária; DECRETO Nº. Institui o Plano Nacional de Extensão Universitária PNExt Art. 1º Fica instituído o Plano Nacional de Extensão Universitária PNExt constante deste Decreto, com o objetivo de promover a política

Leia mais

AÇÕES DO PLANO NACIONAL DE CULTURA. Número da ação

AÇÕES DO PLANO NACIONAL DE CULTURA. Número da ação Meta Número da ação 1.1.1; 1.1.2; 1.1.3; 1.1.4; 1.1.5; 1.1.7; 1.1.8; 1.1.9; 1.2.3; 1.3.1; 1.4.2; 1.5.1; 1.5.2; 1.6.5; 1.7.1; 1.7.2; 1.7.4; 1.10.1; 1.10.3; 5.1.1; 5.1.4; 5.4.1; 5.4.2; 5.4.3 e 5.4.4 1.1.1

Leia mais

Projeto Cidades da Copa PLANO DE AÇÃO PORTO ALEGRE - RS

Projeto Cidades da Copa PLANO DE AÇÃO PORTO ALEGRE - RS Projeto Cidades da Copa PLANO DE AÇÃO PORTO ALEGRE - RS PORTO ALEGRE EM AÇÃO É ESPORTE E EDUCAÇÃO O esporte não é educativo a priori, é o educador que precisa fazer dele ao mesmo tempo um objeto e meio

Leia mais

Diretriz 1. Criar e desenvolver um Censo Geral da Cultura

Diretriz 1. Criar e desenvolver um Censo Geral da Cultura Diretriz 1. Criar e desenvolver um Censo Geral da Cultura Meta 1.1 Levantar e catalogar anualmente, dados e informações acerca da diversidade cultural, do município de Paranaguá; identificar a vocação

Leia mais

EIXO 5 GESTÃO DA POLÍTICA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PROPOSTAS APROVADAS OBTIVERAM ENTRE 80 e 100% DOS VOTOS

EIXO 5 GESTÃO DA POLÍTICA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PROPOSTAS APROVADAS OBTIVERAM ENTRE 80 e 100% DOS VOTOS EIXO 5 GESTÃO DA POLÍTICA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PROPOSTAS APROVADAS OBTIVERAM ENTRE 80 e 100% DOS VOTOS Garantir a elaboração e implementação da política e do Plano Decenal

Leia mais

ANEXO II CONDIÇÕES E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA APOIO E/ OU IMPLANTAÇÃO DE ÓRGÃOS COLEGIADOS E APOIO A FÓRUNS E REDES

ANEXO II CONDIÇÕES E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA APOIO E/ OU IMPLANTAÇÃO DE ÓRGÃOS COLEGIADOS E APOIO A FÓRUNS E REDES ANEXO II CONDIÇÕES E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA APOIO E/ OU IMPLANTAÇÃO DE ÓRGÃOS COLEGIADOS E APOIO A FÓRUNS E REDES I ÁREAS DE INTERESSE Criança e Adolescente Apoio aos Fóruns, Comitês, Associações

Leia mais

Diretrizes: 1. Cumprir as metas do Compromisso Todos Pela Educação- TPE

Diretrizes: 1. Cumprir as metas do Compromisso Todos Pela Educação- TPE IV. CÂMARA TEMÁTICA DA EDUCACÃO, CULTURA E DESPORTOS Diretrizes: 1. Cumprir as metas do Compromisso Todos Pela Educação- TPE Meta 1 Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; Meta 2 Até 2010, 80% e,

Leia mais

Fomento a Projetos Culturais nas Áreas de Música e de Artes Cênicas

Fomento a Projetos Culturais nas Áreas de Música e de Artes Cênicas Programa 0166 Música e Artes Cênicas Objetivo Aumentar a produção e a difusão da música e das artes cênicas. Público Alvo Sociedade em geral Ações Orçamentárias Indicador(es) Número de Ações 7 Taxa de

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO. Pesquisa e Pós-Graduação

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO. Pesquisa e Pós-Graduação GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROP PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO Pesquisa e Pós-Graduação A Universidade Estadual

Leia mais

1. Apresentação. 2. Pontos Fixos de Comercialização Solidária

1. Apresentação. 2. Pontos Fixos de Comercialização Solidária Edital de Seleção de Pontos Fixos de Comercialização Solidária Candidatos para Participar da Rede Brasileira de Comercialização Solidária - Rede Comsol (Edital - Ubee/Ims N. 01/2014) 1. Apresentação A

Leia mais

INSTITUI O PLANO MUNICIPAL DE CULTURA PMC, CRIA O SISTEMA MUNICIPAL DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS SMIIC, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

INSTITUI O PLANO MUNICIPAL DE CULTURA PMC, CRIA O SISTEMA MUNICIPAL DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS SMIIC, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. 28/07/2015 Lei Ordinária 3809 2015 de Balneário Camboriú SC www.leismunicipais.com.br LEI Nº 3809, DE 24 DE JULHO DE 2015. INSTITUI O PLANO MUNICIPAL DE CULTURA PMC, CRIA O SISTEMA MUNICIPAL DE INFORMAÇÕES

Leia mais

Eixo 3: Distribuição de Conteúdos

Eixo 3: Distribuição de Conteúdos : Distribuição de Conteúdos Criação de um órgão responsavel pela assessoria e planejamento de projetos de distribuição de conteúdos culturais. Criação de polos de distribuição da produção cultural por

Leia mais

TURISMO. o futuro, uma viagem...

TURISMO. o futuro, uma viagem... TURISMO o futuro, uma viagem... PLANO NACIONAL DO TURISMO 2007-2010 OBJETIVOS Desenvolver o produto turístico brasileiro com qualidade, contemplando nossas diversidades regionais, culturais e naturais.

Leia mais

EIXO I - IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA

EIXO I - IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA APRESENTAÇÃO DOS 04 (QUATRO) EIXOS A SEREM DISCUTIDOS NA CONFERÊNCIA EIXO I - IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA Foco Nacional: Impactos da Emenda Constitucional

Leia mais

Trilha 4 Diversidade e Conteúdo Matriz GERAL de sistematização

Trilha 4 Diversidade e Conteúdo Matriz GERAL de sistematização Trilha 4 Diversidade e Conteúdo Matriz GERAL de sistematização coordenador: Lisandro Zambenedetti Granville relatores: Francele Cocco e Lucas Farinella Pretti A) Questões-chave SUSTENTABILIDADE DE PRODUTORES

Leia mais

Escola de Políticas Públicas

Escola de Políticas Públicas Escola de Políticas Públicas Política pública na prática A construção de políticas públicas tem desafios em todas as suas etapas. Para resolver essas situações do dia a dia, é necessário ter conhecimentos

Leia mais

Política Nacional de Museus Bases para a Política Nacional de Museus

Política Nacional de Museus Bases para a Política Nacional de Museus Política Nacional de Museus Bases para a Política Nacional de Museus APRESENTAÇÃO Ao se propor a sistematização de uma política pública voltada para os museus brasileiros, a preocupação inicial do Ministério

Leia mais

EIXO III CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DE CADA UM DE SEUS CURSOS

EIXO III CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DE CADA UM DE SEUS CURSOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA EIXO III CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DE CADA UM DE SEUS CURSOS EIXO III - CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO

Leia mais

Resoluções sobre Financiamento das três edições da Conferência Nacional do Esporte

Resoluções sobre Financiamento das três edições da Conferência Nacional do Esporte SEMINÁRIO NACIONAL DO ESPORTE EM CONSTRUÇÃO: SISTEMAS PÚBLICOS NACIONAIS E MODELOS ESPORTIVOS INTERNACIONAIS Resoluções sobre Financiamento das três edições da Conferência Nacional do Esporte Prof. Dr.

Leia mais

Agenda Regional de Desenvolvimento Sustentável Eixo 4: Gestão Regional Integrada

Agenda Regional de Desenvolvimento Sustentável Eixo 4: Gestão Regional Integrada Agenda Regional de Desenvolvimento Sustentável Eixo 4: Gestão Regional Integrada 1 O Projeto Litoral Sustentável 1ª Fase (2011/2012): Diagnósticos municipais (13 municípios) Diagnóstico regional (Já integralmente

Leia mais

ANEXO IV PROPOSTAS APROVADAS NA CONFERÊNCIA ESTADUAL. Eixo MOBILIZAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO MONITORAMENTO

ANEXO IV PROPOSTAS APROVADAS NA CONFERÊNCIA ESTADUAL. Eixo MOBILIZAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO MONITORAMENTO PROPOSTAS APROVADAS NA CONFERÊNCIA ESTADUAL ANEXO IV Eixo MOBILIZAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO MONITORAMENTO 1-Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes Buscar apoio das esferas de governo (Federal e Estadual)

Leia mais

ESPELHO DE EMENDAS DE INCLUSÃO DE META

ESPELHO DE EMENDAS DE INCLUSÃO DE META S AO PLN 0002 / 2007 - LDO Página: 2310 de 2393 ESPELHO DE S DE INCLUSÃO DE META AUTOR DA 50160001 1061 Brasil Escolarizado 0509 Apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica Projeto apoiado (unidade) 40

Leia mais

PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL PLANO DE AÇÃO

PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL PLANO DE AÇÃO EIXO: GESTÂO Fortalecer a parceria entre e instituições parceiras para o desenvolvimento de ações educacionais Formalização de Termo de Cooperação Técnica entre e SEC do Estado para a efetivação de políticas

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 6.047-D, DE 2005. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 6.047-D, DE 2005. O CONGRESSO NACIONAL decreta: COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 6.047-D, DE 2005 Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN com vistas em assegurar o direito

Leia mais

DIRETRIZES E PROPOSTAS PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE CULTURA (2016-2025)

DIRETRIZES E PROPOSTAS PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE CULTURA (2016-2025) DIRETRIZES E PROPOSTAS PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE CULTURA (2016-2025) 1. GESTÃO E INSTITUCIONALIDADE DA CULTURA Diretriz: Fortalecimento, ampliação, aperfeiçoamento e valorização da gestão cultural,

Leia mais

XXV ENCONTRO NACIONAL DA UNCME

XXV ENCONTRO NACIONAL DA UNCME XXV ENCONTRO NACIONAL DA UNCME Os desafios da Educação Infantil nos Planos de Educação Porto de Galinhas/PE Outubro/2015 Secretaria de Educação Básica CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL É direito dos trabalhadores

Leia mais

CULTURA OBJETIVOS E METAS

CULTURA OBJETIVOS E METAS CULTURA OBJETIVOS E METAS 1. Garantir a participação juvenil na elaboração das políticas públicas na área de cultura com a participação de mais entidades e partidos políticos, via projetos e via mobilização

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.346, DE 15 DE SETEMBRO DE 2006. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional SISAN com vistas em assegurar

Leia mais

PPA 2012-2015 PLANO DE DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO 1043 - PROGRAMA ESCOLA DO LEGISLATIVO

PPA 2012-2015 PLANO DE DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO 1043 - PROGRAMA ESCOLA DO LEGISLATIVO 1043 - PROGRAMA ESCOLA DO LEGISLATIVO 100 - ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE GOIÁS O Programa Escola do Legislativo tem como objetivo principal oferecer suporte conceitual de natureza técnico-científica

Leia mais

Apoio ao Desenvolvimento da Educação Especial

Apoio ao Desenvolvimento da Educação Especial Programa 0049 DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL Objetivo Ampliar e melhorar a oferta de atendimento aos portadores de necessidades educativas especiais. Público Alvo Alunos com necessidades educativas

Leia mais

MARCO REGULATÓRIO DA ENGENHARIA AMBIENTAL E ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA NO BRASIL

MARCO REGULATÓRIO DA ENGENHARIA AMBIENTAL E ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA NO BRASIL MARCO REGULATÓRIO DA ENGENHARIA AMBIENTAL E ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA NO BRASIL 2015 ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENGENHEIROS AMBIENTAIS - ANEAM Marco Regulatório da Engenharia Ambiental e Engenharia

Leia mais

PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes

PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes pág. 1 VISÃO GERAL Objetivo 1 - No âmbito da seção escoteira, apoiar a correta aplicação do método escoteiro, em especial as práticas democráticas previstas

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001, 10 de março de 2009. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA GABINETE DO REITOR

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001, 10 de março de 2009. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA GABINETE DO REITOR INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001, 10 de março de 2009. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA GABINETE DO REITOR Dispõe sobre a Política de uso de Softwares Livres no âmbito da UDESC O REITOR da FUNDAÇÃO

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

e construção do conhecimento em educação popular e o processo de participação em ações coletivas, tendo a cidadania como objetivo principal.

e construção do conhecimento em educação popular e o processo de participação em ações coletivas, tendo a cidadania como objetivo principal. Educação Não-Formal Todos os cidadãos estão em permanente processo de reflexão e aprendizado. Este ocorre durante toda a vida, pois a aquisição de conhecimento não acontece somente nas escolas e universidades,

Leia mais

FORMAÇÃO DA CIDADANIA OBJETIVOS E METAS

FORMAÇÃO DA CIDADANIA OBJETIVOS E METAS FORMAÇÃO DA CIDADANIA OBJETIVOS E METAS 1. Garantir a participação juvenil na elaboração e acompanhamento das políticas públicas na área de cidadania, em nível municipal, estadual e nacional, promovendo

Leia mais

PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019

PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019 PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019 Candidato Gilmar Ribeiro de Mello SLOGAN: AÇÃO COLETIVA Página 1 INTRODUÇÃO Considerando as discussões realizadas com a comunidade interna

Leia mais

EIXO1: PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL

EIXO1: PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL PROPOSTAS PRIORITÁRIAS EIXO1: PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL SUB EIXO 1.1 - Produção de Arte e Bens Simbólicos - Implementar políticas de intercâmbio em nível regional, nacional e internacional,

Leia mais

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do Dimensão 2 As políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de

Leia mais

1. II Conferência Nacional de Cultura II CNC e Pré-conferências setoriais

1. II Conferência Nacional de Cultura II CNC e Pré-conferências setoriais 1. II Conferência Nacional de Cultura II CNC e Pré-conferências setoriais Nos dias 11 a 14 de março, o Ministério da Cultura e seus órgãos vinculados realizarão II Conferência Nacional de Cultura (II CNC).

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lei n o 9.795, de 27 de Abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso

Leia mais

Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso

Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso Considerando que a informação arquivística, produzida, recebida, utilizada e conservada em sistemas informatizados,

Leia mais

PROPOSTAS PRIORITÁRIAS

PROPOSTAS PRIORITÁRIAS PROPOSTAS PRIORITÁRIAS EIXO1: PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL SUB EIXO: 1.1 - Produção de Arte e Bens Simbólicos 1 - Implementar políticas de intercâmbio em nível regional, nacional e internacional

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

Regimento Interno CAPÍTULO PRIMEIRO DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Regimento Interno CAPÍTULO PRIMEIRO DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Regimento Interno CAPÍTULO PRIMEIRO DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º As atividades culturais e artísticas desenvolvidas pela POIESIS reger-se-ão pelas normas deste Regimento Interno e pelas demais disposições

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 867, DE 4 DE JULHO DE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 867, DE 4 DE JULHO DE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 867, DE 4 DE JULHO DE 2012 Institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as ações do Pacto e define suas diretrizes gerais. O MINISTRO

Leia mais

PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA

PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA Introdução O Plano Setorial da Superintendência da Leitura e do Conhecimento do Estado do Rio de Janeiro é fruto

Leia mais

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA PÓS-GRADUAÇÃO DA CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS PRINCÍPIOS

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA PÓS-GRADUAÇÃO DA CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS PRINCÍPIOS POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA PÓS-GRADUAÇÃO DA CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS PRINCÍPIOS Art. 1. A Política de Assistência Estudantil da Pós-Graduação da UFGD é um arcabouço de princípios e diretrizes

Leia mais

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS CUL 07-09 01 Vaga

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS CUL 07-09 01 Vaga INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS CUL 07-09 01 Vaga 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Consultoria de pessoa física para realizar ações e organizar atividades

Leia mais

GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS

GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS O Plano Diretor é uma lei municipal que estabelece diretrizes para a ocupação da cidade. Ele deve identificar e analisar as características físicas, as atividades predominantes

Leia mais

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt1559_01_08_2008.html

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt1559_01_08_2008.html Página 1 de 5 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 1.559, DE 1º DE AGOSTO DE 2008 Institui a Política Nacional

Leia mais

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) Presidência da República Controladoria-Geral da União Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (PETI) O PETI é um programa do Governo Federal que

Leia mais

VICE-DIREÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO REGIMENTO INTERNO DA COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO

VICE-DIREÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO REGIMENTO INTERNO DA COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO VICE-DIREÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO REGIMENTO INTERNO DA COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO Da Concepção e Objetivos Art.1º A extensão acadêmica é um processo educativo, cultural, que se articula ao ensino

Leia mais

3.1 Ampliar o número de escolas de Ensino Médio de forma a atender a demanda dos bairros.

3.1 Ampliar o número de escolas de Ensino Médio de forma a atender a demanda dos bairros. Meta 1 - Universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de quatro e cinco anos, e ampliar, até 2025, a oferta de Educação Infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos. Estratégias:

Leia mais

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS 1 DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E OBJETIVO DO MOVIMENTO 2 Artigo 1º O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO UNIVERSITÁRIO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO UNIVERSITÁRIO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 05/2015 Cria a Superintendência de Comunicação Social (SCS) da UFPB, Órgão Auxiliar vinculado à Reitoria da UFPB

Leia mais

d) Programa de Formação na Área da Cultura. ( ) Sim ( ) Não

d) Programa de Formação na Área da Cultura. ( ) Sim ( ) Não Componentes do Sistema Municipal de Cultura constituídos no Município: I - Coordenação: a) Secretaria Municipal de Cultura (ou órgão equivalente) ( ) Sim ( ) Não II - Instâncias de Articulação, Pactuação

Leia mais

Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 1.374, DE 08 DE ABRIL DE 2003. Publicado no Diário Oficial nº 1.425. Dispõe sobre a Política Estadual de Educação Ambiental e adota outras providências. O Governador do Estado do Tocantins Faço

Leia mais

ANTONIO CARLOS NARDI

ANTONIO CARLOS NARDI ANTONIO CARLOS NARDI QUE DEMOCRACIA QUEREMOS? A conquista do estado democrático de direito na década de 1980 no Brasil, após longo período burocrático-autoritário, trouxe o desafio de construção de uma

Leia mais

NÚCLEOS DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. PARCERIA MDA / CNPq. Brasília, 13 de maio de 2014

NÚCLEOS DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. PARCERIA MDA / CNPq. Brasília, 13 de maio de 2014 NÚCLEOS DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL PARCERIA MDA / CNPq Brasília, 13 de maio de 2014 A política de desenvolvimento territorial Desde 2004 a SDT implementa a estratégia de desenvolvimento

Leia mais

RELATÓRIO V CONFERÊNCIA DE CULTURA DE FLORIANÓPOLIS 02 a 04 de abril de 2014 Auditório da Assembleia Legislativa de Santa Catarina

RELATÓRIO V CONFERÊNCIA DE CULTURA DE FLORIANÓPOLIS 02 a 04 de abril de 2014 Auditório da Assembleia Legislativa de Santa Catarina RELATÓRIO V CONFERÊNCIA DE CULTURA DE FLORIANÓPOLIS a 04 de abril de 24 Auditório da Assembleia Legislativa de Santa Catarina A V Conferência Municipal de Cultura de Florianópolis, teve como objetivo dar

Leia mais

20 Diretrizes Priorizadas pela Etapa Estadual

20 Diretrizes Priorizadas pela Etapa Estadual 20 Diretrizes Priorizadas pela Etapa Estadual Paulista da CONSOCIAL Prioridades Texto Diretriz Eixo Pontos 1 2 Regulamentação e padronização de normas técnicas para a elaboração dos Planos de Governo apresentados

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SES/GO

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SES/GO SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SES/GO SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE-SPAIS Goiânia Agosto/2011 SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE - SPAIS 6. GERÊNCIA DE

Leia mais

Carta da Região Sudeste

Carta da Região Sudeste I FÓRUM ESTADUAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES I SEMINÁRIO SUDESTE DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES Carta da Região Sudeste Gestores da Saúde, Servidores da Saúde, Representantes de

Leia mais

V Encontro Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

V Encontro Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares V Encontro Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares: uma política de apoio à gestão educacional Clélia Mara Santos Coordenadora-Geral

Leia mais

Termo de Referência para contratação de consultor na modalidade Produto

Termo de Referência para contratação de consultor na modalidade Produto TÍTULO DO PROJETO: Fortalecimento da capacidade institucional com vistas a melhoria dos processos de monitoramento e avaliação dos programas de fomento voltados para a Educação Básica e para o Ensino Superior

Leia mais

SINAPIR: SISTEMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL

SINAPIR: SISTEMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL SINAPIR: SISTEMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL Instituição do SINAPIR Art. 47 da Lei 12.288/2010: Institui o SINAPIR como forma de organização e de articulação para implementação de políticas

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

3601 - SECRETARIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS - ADMINISTRAÇÃO DIRETA

3601 - SECRETARIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS - ADMINISTRAÇÃO DIRETA 3601 - SECRETARIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS - ADMINISTRAÇÃO DIRETA Legislação: Lei nº 15.506, de 31 de julho de 1991; Decreto nº 15.813, de 24 de abril de 1992; Lei nº 15.738, de

Leia mais

PROJETO SEMANA CULTURA VIVA 10 ANOS DE CIDADANIA E DIVERSIDADE CULTURAL

PROJETO SEMANA CULTURA VIVA 10 ANOS DE CIDADANIA E DIVERSIDADE CULTURAL MINISTÉRIO DA CULTURA SECRETARIA DA CIDADANIA E DA DIVERSIDADE CULTURAL PROJETO SEMANA CULTURA VIVA 10 ANOS DE CIDADANIA E DIVERSIDADE CULTURAL Brasília, Novembro de 2014. APRESENTAÇÃO A primeira Semana

Leia mais