MÁQUINAS DE FLUXO BOMBAS PARTE 3

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MÁQUINAS DE FLUXO BOMBAS PARTE 3"

Transcrição

1 MÁQUINAS DE FLUXO BOMBAS PARTE 3 PROF.: KAIO DUTRA

2 Possuem uma ou mais câmaras, em cujo interior o movimento de um órgão propulsor comunica energia de pressão ao líquido, provocando seu escoamento. Seu princípio de funcionamento dar-se através do deslocamento de um volume.

3 Bombas Alternativas; : Um rotor: Palhetas; Pistão; Elementos flexíveis. Mais de um rotor: Engrenagem; Lóbulos; Parafusos.

4 Bombas Alternativas Pistão Bombas de pistão: Quando o pistão se desloca para a esquerda, a pressão no cilindro se reduz, a válvula de retenção na linha de sucção se abre e o líquido entra. Quando o pistão chega ao final do cilindro, o movimento se inverte e o pistão se desloca para a direita. Aumenta a pressão no cilindro e a válvula de admissão fecha. A pressão aumenta e a válvula de descarga se abre e o líquido sai pressurizado. Linha de descarga Válvulas de retenção cilindro Linha de sucção

5 Bombas Alternativas Bombas de pistão: D Diâmetro interno da camisa; L curso do pistão; n Rotações do motor. Q = πd2 4 l n

6 Bomba de palhetas: Bombas muito usadas para alimentação de caldeiras, são autoaspirantes, podem ser empregadas como bombas de vácuo e em circuitos hidráulicos de caminhões e máquinas pesadas.

7 Bomba de palhetas: Calculo da vazão (Q ): D = Diâmetro interno do estator; d = Diâmetro do rotor; E = Excentricidade = (D-d)/2; b = Largura do rotor; e = espessura das palhetas; Z = número de palhetas; n = rotação do rotor (rpm).

8 Bomba de palhetas:

9 Bomba de palhetas:

10 Bomba de palhetas:

11 Exemplo Calcule a vazão de uma bomba de palhetas simples para os seguintes dados: Diâmetro do rotor: 10cm; Diâmetro do estator: 13cm; Largura do rotor: 3cm; Número de palhetas: 12 x 1cm; Rotação do rotor: 1200rpm.

12 Bomba de pistão rotativo: As bombas de pistões funcionam com base no movimento retilíneo alternativo dos pistões nos cilindros do tambor, movimento este que consiste no pistão ser empurrado para fora do cilindro por uma mola, enchendo o cilindro de fluído, que posteriormente é pressurizado quando o movimento rotativo da bomba empurra o pistão novamente para dentro do cilindro.

13 Bomba de pistão rotativo: π d2 Q = D sen θ N n 240 Calculo da vazão (Q): D = Diâmetro da placa; d = Diâmetro do pistão; Ѳ = Ângulo de inclinação da placa; N = Número de pistões; n = rotação do rotor (rpm).

14 Exemplo Calcule a vazão de uma bomba de pistões rotativos para os seguintes dados: Diâmetro da placa: 15cm; Diâmetro do pistão: 3cm; Ângulo de inclinação da placa: 30 ; Número de pistões: 6cm; Rotação do rotor: 1200rpm.

15 TRABALHO PROPOSTO Trace um gráfico para a variação da vazão em uma bomba de pistão rotativo variando o ângulo de inclinação da placa de 0 a 50. Use os seguinte dados: Diâmetro da placa: 15cm; Diâmetro do pistão: 3cm; Número de pistões: 6cm; Rotação do rotor: 1200rpm.

16 Bombas de engrenagem: Destina-se ao bombeamento de substâncias líquidas e viscosas, lubrificantes ou não, mas que não contenham partículas ou corpos sólidos. Quando as rodas giram, o líquido é entra no espaço entre cada dois dentes que se encontram do lado da aspiração e é aprisionado e conduzido até a boca de recalque da bomba.

17 Existem dois tipos básicos de bombas de engrenagem: Engrenagem externa; Engrenagem interna.

18 Dimensionamento de bombas de engrenagem:

19 Dimensionamento de bombas de engrenagem:

20 Dimensionamento de bombas de engrenagem:

21 Dimensionamento de bombas de engrenagem:

22 Dimensionamento de bombas de engrenagem:

23 Bomba de engrenagens: Calculo da vazão (Q m³/h): Dd = Diâmetro menor da engrenagem (dedendum); Da = Diâmetro maior da engrenagem (adendum); l = comprimento dos dentes; nv = Eficiência volumépetrica (0,7 0,9) n = rotação do rotor (rpm).

24 Bomba de engrenagens: Potência requerida para acionamento da bomba (N): Q = Vazão em m³/h; Pd = pressão de descarga kgf/cm²; nm = Eficiência mecânica (0,95 0,98); ꜫ = fator de correção de viscosidade; E = Viscosidade em graus Engler; Vp = Velocidade periférica no diâmetro primitivo Vp=n*dp/2

25 Exemplo 1 Calcule a vazão de uma bomba de engrenagens para os seguintes dados: Diâmetro menor da engrenagem: 6 cm; Diâmetro maior da engrenagem:7,6 cm; Largura da engrenagem: 3cm; Rendimento volumétrico: 0,9; Rotação das engrenagens: 1200rpm.

26 Bombas de lóbulos: As bombas de lóbulos são usadas no bombeamento de produtos químicos, líquidos lubrificantes ou não de toas as viscosidades. Normalmente possuem vazões mais elevadas quando comparado com as bombas de engrenagem e palhetas, porém apresentam pressão de descarga menores.

27 Bomba de dois lóbulos: Calculo da vazão (Q m³/h): Dr = Diâmetro do rotor; lc = comprimento dos dentes; nv = Eficiência volumétrica (0,7 0,8) n = rotação do rotor (rpm).

28 Exemplo Calcule a vazão de uma bomba de lóbulos para os seguintes dados: Diâmetro do roto: 10 cm; Largura do rotor: 7 cm; Rendimento volumétrico: 0,75; Rotação das engrenagens: 1200rpm.

29 Bomba de parafuso e fuso: Estas bombas possuem de dois ou três rotores. O líquido bombeado é aprisionado entre os dentes e a carcaça da bomba. Estas são silenciosas e sem pulsação. Possuem aplicação no bombeamento de combustíveis, soluções químicas e óleos de várias viscosidades.

30 Bomba de fusos: Calculo da vazão (Q m³/h): Ki=número de rotores; Dmax = Diâmetro maior do fuso; Dmin = Diâmetro menor do fuso; t = passo do fuso; Z = Número de entrada do fuso nv = Eficiência volumétrica (0,7 0,9) n = rotação do rotor (rpm).

31 Válvulas de alívio: Por medida de segurança, é importante que as bombas de deslocamento positivo possuam uma válvula de alívio, de preferência instalada no início do recalque. A válvula de alívio funciona como uma bypass, de forma que caso haja uma sobrecarga, o excedente de fluido seja transportado pelo bypass para a sucção.

32 Exemplo Calcule a vazão de uma bomba de 2 fusos rotativos para os seguintes dados: Diâmetro maior do fuso: 4 cm; Diâmetro menor do fuso: 3,2 cm; Passo dos filetes: 6 cm; Número de entradas do fuso: 2; Rotação do rotor: 1200rpm.

33 Trabalho Proposto Calcule a potência de acionamento de uma bomba de engrenagens para os parâmetros abaixo. Faça uma análise para vários fluidos hidráulicos. Diâmetro menor da engrenagem: 6 cm; Diâmetro maior da engrenagem:7,6 cm; Largura da engrenagem: 3cm; Rendimento volumétrico: 0,9; Rotação das engrenagens: 1200rpm.

MÁQUINAS HIDRÁULICAS AULA 11 BOMBAS DE DESLOCAMENTO POSITIVO P2 PROF.: KAIO DUTRA

MÁQUINAS HIDRÁULICAS AULA 11 BOMBAS DE DESLOCAMENTO POSITIVO P2 PROF.: KAIO DUTRA MÁQUINAS HIDRÁULICAS AULA 11 BOMBAS DE DESLOCAMENTO POSITIVO P2 PROF.: KAIO DUTRA Bombas de engrenagem: Destina-se ao bombeamento de substâncias líquidas e viscosas, lubrificantes ou não, mas que não contenham

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 2 Máquinas Hidráulicas

LISTA DE EXERCÍCIOS 2 Máquinas Hidráulicas LISTA DE EXERCÍCIOS 2 Máquinas Hidráulicas 1. Selecione um modelo de uma bomba injetora para aplicação em um poço com os seguintes parâmetros: (2.0 JKC 16; Hr=3,375mca) a. Nível dinâmico do poço: 20m b.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 2 Máquinas de Fluxo

LISTA DE EXERCÍCIOS 2 Máquinas de Fluxo LISTA DE EXERCÍCIOS 2 Máquinas de Fluxo 1. Selecione um modelo de uma bomba injetora para aplicação em um poço com os seguintes parâmetros: (2.0 JKC 16; Hr=4,375mca) a. Nível dinâmico do poço: 20m b. Vazão

Leia mais

Bombas hidráulicas. Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura

Bombas hidráulicas. Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura Bombas hidráulicas Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura Definição de bomba hidráulica Definição: Máquina responsável por transformar energia mecânica ou elétrica em energia

Leia mais

Capítulo 4. Elementos finais de controle

Capítulo 4. Elementos finais de controle Capítulo 4 Elementos finais de controle Bombas Máquinas geratrizes, cuja finalidade é deslocar líquidos por escoamento. Ela transforma o trabalho mecânico que recebe de um motor em energia hidráulica sob

Leia mais

Sistemas Hidropneumáticos I Hidráulica 03

Sistemas Hidropneumáticos I Hidráulica 03 Símbolos UNIFEI Sistemas Hidropneumáticos I Hidráulica 03 EME-26 Aula 03 14-09-2008 Prof. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior Linhas de escoamento do fluido Símbolo das linhas de escoamento Cano Tubo

Leia mais

BOMBAS. Bombas CLASSIFICAÇÃO BOMBAS ALTERNATIVAS APLICAÇÕES 06/04/2011 BOMBAS DE DESLOCAMENTO POSITIVO

BOMBAS. Bombas CLASSIFICAÇÃO BOMBAS ALTERNATIVAS APLICAÇÕES 06/04/2011 BOMBAS DE DESLOCAMENTO POSITIVO BOMBAS Bombas Para deslocar um fluido ou mantê-lo em escoamento é necessário adicionarmos energia, o equipamento capaz de fornecer essa energia ao escoamento do fluido é denominamos de Bomba. CLASSIFICAÇÃO

Leia mais

Operações Unitárias: Bombeamento. Profª. Camila Ortiz Martinez UTFPR Campo Mourão

Operações Unitárias: Bombeamento. Profª. Camila Ortiz Martinez UTFPR Campo Mourão Operações Unitárias: Bombeamento Profª. Camila Ortiz Martinez UTFPR Campo Mourão Bombeamento Transformam trabalho mecânico que recebe de um motor em energia + comuns: fluxo de transporte de... por meio

Leia mais

Transporte de fluidos

Transporte de fluidos Colégio Técnico de Lorena - COTEL Operações Unitárias Transporte de fluidos Prof. Lucrécio Fábio Departamento de Engenharia Química Atenção: Este roteiro destina-e exclusivamente a servir como base de

Leia mais

Atuadores e Sistemas Hidráulicos

Atuadores e Sistemas Hidráulicos 1 Atuadores e Sistemas Hidráulicos Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Aula 1 Escola Politécnica da USP Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos Introdução 2 Hidráulica é o ramo da engenharia

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ4085 OPERAÇÕES UNITÁRIAS I

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ4085 OPERAÇÕES UNITÁRIAS I UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ4085 OPERAÇÕES UNITÁRIAS I Profa. Lívia Chaguri E-mail: lchaguri@usp.br Conteúdo Bombas Parte 1 - Introdução - Classificação - Bombas sanitárias - Condições

Leia mais

Máquinas de Fluxo e Sistemas Hidráulicos GEM32 (FEMEC 41066)

Máquinas de Fluxo e Sistemas Hidráulicos GEM32 (FEMEC 41066) Relembrando: Máquinas motoras: são as que transformam a energia hidráulica em trabalho mecânico (acionamento de outras máquinas geradores elétricos) Ex.: rodas d'água, turbinas hidráulicas Máquinas geradoras:

Leia mais

RECALQUE. Prof. Hugo Alexandre Soares Guedes Website: wp.ufpel.edu.br/hugoguedes/

RECALQUE. Prof. Hugo Alexandre Soares Guedes   Website: wp.ufpel.edu.br/hugoguedes/ INSTALAÇÕES DE RECALQUE Prof. Hugo Alexandre Soares Guedes E-mail: hugo.guedes@ufpel.edu.br Website: wp.ufpel.edu.br/hugoguedes/ MÁQUINA DESIGNAÇÃO GENÉRICA DADA A TODO TRANSFORMADOR DE ENERGIA. ELA ABSORVE

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 Máquinas de Fluxo

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 Máquinas de Fluxo LISTA DE EXERCÍCIOS 1 Máquinas de Fluxo 1- Água escoa em uma tubulação de 50 mm de diâmetro a uma vazão de 5 L/s. Determine o número de Reynolds nestas condições, informe se o escoamento é laminar ou turbulento.

Leia mais

INTRODUÇÃO ÀS MÁQUINAS HIDRÁULICAS

INTRODUÇÃO ÀS MÁQUINAS HIDRÁULICAS - MÁQUINA HIDRÁULICA MOTRIZ OU TURBINA: máquina hidráulica que fornece energia mecânica para ser transformada em energia elétrica. 1. Definição INTRODUÇÃO ÀS MÁQUINAS HIDRÁULICAS - MÁQUINA HIDRÁULICA:

Leia mais

Sistemas Hidráulicos. Composição e Componentes

Sistemas Hidráulicos. Composição e Componentes Sistemas Hidráulicos Composição e Componentes Composição e Componentes Composição e Componentes Esquema geral de sistema hidráulico Três partes principais: Esquema geral de sistema hidráulico Três partes

Leia mais

Compressores. Profa. Alessandra Lopes de Oliveira FZEA/USP

Compressores. Profa. Alessandra Lopes de Oliveira FZEA/USP Compressores Profa. Alessandra Lopes de Oliveira FZEA/USP Compressores l Função: aspirar vapor do evaporador (mantendo P e T desejadas) comprimir o vapor a determinada P e T e deslocar o refrigerante no

Leia mais

Resumo de exercícios de bombas. Exercício 1

Resumo de exercícios de bombas. Exercício 1 Resumo de exercícios de bombas Exercício 1 Considere uma bomba centrífuga cuja geometria e condições de escoamento são : Raio de entrada do rotor = 37,5 mm, raio de saída = 150 mm, largura do rotor = 12,7

Leia mais

Circuito Hidráulico Básico:

Circuito Hidráulico Básico: Circuito Hidráulico ásico: O circuito hidráulico mais simples consiste no comando de avanço e recuo de um cilindro de dupla ação, utilizando uma bomba de vazão constante e uma válvula direcional de acionamento

Leia mais

Intervalo de pressão de Versão H 30 a a 80 Versão K bar Pressão máxima na porta de drenagem

Intervalo de pressão de Versão H 30 a a 80 Versão K bar Pressão máxima na porta de drenagem 02 PVS BOMBA DE PALHETAS DE DESLOCAMENTO VARIÁVEL 1 - PRINCÍPIO OPERACIONAL 2 - SIMBOLOGIA HIDRÁULICA As bombas 02PVS são bombas de palhetas de deslocamento variável com um compensador de pressão do tipo

Leia mais

OPERAÇÕES UNITÁRIAS I

OPERAÇÕES UNITÁRIAS I OPERAÇÕES UNITÁRIAS I Prof. Gerônimo Virgínio Tagliaferro Ementa: Introdução às Operações Unitárias. Transporte de fluídos: bombeamento. Transferência de calor: Trocador de calor. Transporte de Sólidos.

Leia mais

14ª Aula Bombas Hidráulicas (Complemento)

14ª Aula Bombas Hidráulicas (Complemento) 14ª Aula Bombas Hidráulicas (Complemento) Bombas de Pistão As bombas de pistão geram uma ação de bombeamento, fazendo com que os pistões se alterem dentro de um tambor cilíndrico. O mecanismo de bombeamento

Leia mais

Capítulo 4. Elementos finais de controle

Capítulo 4. Elementos finais de controle Capítulo 4 Elementos finais de controle Bombas Máquinas geratrizes, cuja finalidade é deslocar líquidos por escoamento. Ela transforma o trabalho mecânico que recebe de um motor em energia hidráulica,

Leia mais

Tema 2: Turbo máquina Hidráulicas,

Tema 2: Turbo máquina Hidráulicas, Tema 2: Turbo máquina Hidráulicas, 2.1 Definição Máquinas Hidráulicas -são máquinas que trabalham fornecendo, retirando ou modificando a energia do líquido em escoamento. 2.1.1 Tipos de Máquinas Hidráulicas

Leia mais

Mecânica dos Fluidos. Aula 18 Exercícios Complementares. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Mecânica dos Fluidos. Aula 18 Exercícios Complementares. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues Aula 18 Exercícios Complementares Tópicos Abordados Nesta Aula. Exercícios Complementares. 1) A massa específica de uma determinada substância é igual a 900kg/m³, determine o volume ocupado por uma massa

Leia mais

Bombas Hidráulicas. Professor: Andouglas Gonçalves da Silva Júnior. Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Bombas Hidráulicas. Professor: Andouglas Gonçalves da Silva Júnior. Instituto Federal do Rio Grande do Norte Professor: Andouglas Gonçalves da Silva Júnior Instituto Federal do Rio Grande do Norte Curso: Técnico em Mecânica Disciplina: Mecânica dos Fluidos 28 de Setembro de 2016 (Instituto Mecânica dos Fluidos

Leia mais

02 PVS R01 BOMBA DE PALHETAS DE DESLOCAMENTO VARIÁVEL 1 PRINCÍPIO OPERACIONAL

02 PVS R01 BOMBA DE PALHETAS DE DESLOCAMENTO VARIÁVEL 1 PRINCÍPIO OPERACIONAL 02-60-R0 BOMBA DE PALHETAS DE DESLOCAMENTO VARIÁVEL PRINCÍPIO OPERACIONAL 2 - SIMBOLOGIA HIDRÁULICA As bombas 02PVS são bombas de palhetas de deslocamento variável com um compensador de pressão do tipo

Leia mais

Compressores. 2

Compressores.  2 www.iesa.com.br 1 Compressores A pneumática utiliza o ar como fonte de energia para o acionamento de seus automatismos. Esse ar necessita de determinadas condições apropriadas para sua utilização. São

Leia mais

HT-HIDRAUTRÔNICA INDÚSTRIA COMÉRCIO EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO LTDA.

HT-HIDRAUTRÔNICA INDÚSTRIA COMÉRCIO EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO LTDA. GENERALIDADES GENERALITIES Os produtos da série são sinônimos de elevado desempenho, alta eficiência, apresentando baixos níveis de ruído e altas pressões de operação. Com dimensão reduzida, baixo peso

Leia mais

Aula 13 - Estações Elevatórias

Aula 13 - Estações Elevatórias Sistemas de Água I - Aula 13- Estações Elevatórias 28/01/2014 2 Aula 13 - Estações Elevatórias... seria desejável que os escoamentos fossem inteiramente por gravidade... Entretanto, existem pontos altos

Leia mais

BOMBA DE PISTÃO H-K3V

BOMBA DE PISTÃO H-K3V B OMBAS E M O T O RES Ó LEO - H IDRÁ U L I C O S BOMBA DE PISTÃO H-KV REV00MAR/0. As imagens são meramente ilustrativas e o fabricante fica no direito de alterá-las sem aviso prévio. Hybel Bombas e Motores

Leia mais

Especificações padrão. Modelo. Nota 1) Nota 1) Nota 2) Faixa de pressão de trabalho. Referência ALT10 ALT10-S1 ALT10-S2 ALT20 ALT20-S1 ALT20-S2

Especificações padrão. Modelo. Nota 1) Nota 1) Nota 2) Faixa de pressão de trabalho. Referência ALT10 ALT10-S1 ALT10-S2 ALT20 ALT20-S1 ALT20-S2 Série ALIP00/10 Especificações padrão Modelo 1/8 (A) 1,0 MPa 0,5 a 0, MPa Nota 1) 0 a 0, MPa 0,15 a 0, MPa Nota 1) a 0 cst (0 C) 5 a 50 C Nota ) 0 a 0,0 cm³ 0, SAÍDA para cima Sem restrições Nota 1) Determine

Leia mais

MÁQUINAS TÉRMICAS E PROCESSOS CONTÍNUOS

MÁQUINAS TÉRMICAS E PROCESSOS CONTÍNUOS MÁQUINAS TÉRMICAS E PROCESSOS CONTÍNUOS AULA 14 COMPRESSORES PROF.: KAIO DUTRA Compressores Compressores são máquinas operatrizes que transformam trabalho mecânico em energia comunicada a um gás, predominantemente

Leia mais

Fundamentos de Automação. Hidráulica

Fundamentos de Automação. Hidráulica Ministério da educação - MEC Secretaria de Educação Profissional e Técnica SETEC Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Fundamentos de Automação Hidráulica

Leia mais

Eficiência Energética. Eficiência energética em sistemas de bombeamento. Setembro, 2017

Eficiência Energética. Eficiência energética em sistemas de bombeamento. Setembro, 2017 Eficiência Energética Eficiência energética em sistemas de bombeamento Setembro, 017 Bombas São máquinas onde a movimentação do líquido é produzida por forças que se desenvolvem na massa líquida, como

Leia mais

Aula 6 de laboratório. Segundo semestre de 2012

Aula 6 de laboratório. Segundo semestre de 2012 Aula 6 de laboratório Segundo semestre de 2012 1. Um fluido escoa por um tubo à velocidade média de 3m/s. A pressão no eixo do tubo é de 0,350 kgf/cm 2 e sua altura sobre a referência adotada é de 4,5

Leia mais

Operações Unitárias. Transporte de fluidos Bombas. Colégio Técnico de Lorena - COTEL. Prof. Lucrécio Fábio. Departamento de Engenharia Química

Operações Unitárias. Transporte de fluidos Bombas. Colégio Técnico de Lorena - COTEL. Prof. Lucrécio Fábio. Departamento de Engenharia Química Colégio Técnico de Lorena - COTEL Operações Unitárias Transporte de fluidos Bombas Prof. Lucrécio Fábio Departamento de Engenharia Química Atenção: Este roteiro destina-e exclusivamente a servir como base

Leia mais

MOTORES TÉRMICOS AULA MCI: NOMENCLATURA E CLASSIFICAÇÃO PROF.: KAIO DUTRA

MOTORES TÉRMICOS AULA MCI: NOMENCLATURA E CLASSIFICAÇÃO PROF.: KAIO DUTRA MOTORES TÉRMICOS AULA 18-19 MCI: NOMENCLATURA E CLASSIFICAÇÃO PROF.: KAIO DUTRA Motores As máquinas térmicas são dispositivos que permitem transformar calor em trabalho. A obtenção de trabalho é ocasionada

Leia mais

MÁQUINAS DE FLUXO BOMBAS PARTE 2

MÁQUINAS DE FLUXO BOMBAS PARTE 2 MÁQUINAS DE FLUXO BOMBAS PARTE 2 PROF.: KAIO DUTRA Teoria de Rotores Diagrama das Velocidades Forças de superfície + Forças de campo + Torque = variação da quantidade de movimento no volume de controle

Leia mais

Aula 8 Bombas hidráulicas

Aula 8 Bombas hidráulicas Aula 8 Bombas hidráulicas Bombas hidráulicas Conceito: São máquinas que comunicam ao líquido um acréscimo de energia Classificação das bombas Bombas volumétricas ou estáticas pistão diafragma engrenagem

Leia mais

OPERAÇÕES UNITÁRIAS BOMBAS INDUTRIAIS

OPERAÇÕES UNITÁRIAS BOMBAS INDUTRIAIS BOMBAS INDUTRIAIS Definição São equipamentos mecânicos destinados á transferência de líquidos de um ponto para outro com auxílio de tubulações, fornecendo-lhe um acréscimo de energia. Essa transferência

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENERGIA LABORATÓRIO DE HIDRÁULIA GERAL ENSAIO DE BOMBAS HIDRÁULICAS

DEPARTAMENTO DE ENERGIA LABORATÓRIO DE HIDRÁULIA GERAL ENSAIO DE BOMBAS HIDRÁULICAS unesp DEPARTAMENTO DE ENERGIA LABORATÓRIO DE HIDRÁULIA GERAL ENSAIO DE BOMBAS HIDRÁULICAS 1. OBJETIVOS: 1.1. Objetivo geral Conhecer o comportamento das bombas através de sua curvas características. 1.2.

Leia mais

Conservação de Energia

Conservação de Energia Lei de Pascal F = Força A = Área P = Pressão 1. Suponhamos uma garrafa cheia de um líquido, o qual é, praticamente, incompressível 2. Se aplicarmos uma força de 10kgf numa rolha de 1 cm 2 de área 3. o

Leia mais

Página 1

Página 1 1. Analise as afirmativas a seguir sobre fluidos hidráulicos. I - É um meio de transmissão de energia, um lubrificante, um vedador e um veículo de transferência de calor. II - Quando formulado a partir

Leia mais

Exercício 136 Dado: Exercício 137

Exercício 136 Dado: Exercício 137 Exercício 136: O trecho da instalação de bombeamento representado a seguir, transporta óleo com uma vazão de 19,6 m³/h. Na temperatura de escoamento o óleo apresenta massa específica igual a 936 kg/m³;

Leia mais

BOMBAS. Definições. ALTURA DE SUCÇÃO (H S ) - Desnível geométrico (altura em metros), entre o nível dinâmico da captação e o bocal de sucção da bomba.

BOMBAS. Definições. ALTURA DE SUCÇÃO (H S ) - Desnível geométrico (altura em metros), entre o nível dinâmico da captação e o bocal de sucção da bomba. BOMBAS Definições ALTURA DE SUCÇÃO (H S ) - Desnível geométrico (altura em metros), entre o nível dinâmico da captação e o bocal de sucção da bomba. OBS.: Em bombas centrífugas normais, instaladas ao nível

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS Máquinas Hidráulicas

LISTA DE EXERCÍCIOS Máquinas Hidráulicas LISTA DE EXERCÍCIOS Máquinas Hidráulicas 1- Água escoa em uma tubulação de 50 mm de diâmetro a uma vazão de 5 L/s. Determine o número de Reynolds nestas condições, informe se o escoamento é laminar ou

Leia mais

ZÍZIMO MOREIRA FILHO VINÍCIUS RODRIGUES BORBA

ZÍZIMO MOREIRA FILHO VINÍCIUS RODRIGUES BORBA ZÍZIMO MOREIRA FILHO VINÍCIUS RODRIGUES BORBA 1680 Holandês Huygens propôs o motor movido à pólvora; 1688 Papin, físico e inventor francês, desenvolve motor à pólvora na Royal Society de Londres. O motor

Leia mais

Refrigeração e Ar Condicionado

Refrigeração e Ar Condicionado Refrigeração e Ar Condicionado Compressores Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia Universidade Federal de Juiz

Leia mais

Atuadores e Sistemas Pneumáticos

Atuadores e Sistemas Pneumáticos Atuadores e Sistemas Pneumáticos Aula 3 e 4 Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura Atuadores Pneumáticos Classificação Atuador Linear (Movimento Linear): Cilindro de Simples

Leia mais

HVPV R00 BOMBA DE PALHETAS DE DESLOCAMENTO VARIÁVEL COM REGULAGEM DE PRESSÃO DIRETA SÉRIE 10 1/6 2 - SIMBOLOGIA HIDRÁULICA

HVPV R00 BOMBA DE PALHETAS DE DESLOCAMENTO VARIÁVEL COM REGULAGEM DE PRESSÃO DIRETA SÉRIE 10 1/6 2 - SIMBOLOGIA HIDRÁULICA BOMBA DE PALHETAS DE DESLOCAMENTO VARIÁVEL COM REGULAGEM DE PRESSÃO DIRETA SÉRIE 10 1 - PRINCÍPIO OPERACIONAL 2 - SIMBOLOGIA HIDRÁULICA - As bombas são bombas de palhetas de deslocamento variável com regulador

Leia mais

Atuadores pneumáticos

Atuadores pneumáticos elcabral@usp.br 1 PMR2560 Robótica Atuadores pneumáticos Eduardo L. L. Cabral elcabral@usp.br elcabral@usp.br 2 Objetivos Atuadores pneumáticos : Conceito; Sistemas pneumáticos ; Tipos principais; Dimensionamento.

Leia mais

Escoamento Interno Viscoso

Escoamento Interno Viscoso Escoamento Interno Viscoso Escoamento Laminar e Turbulento Número de Reynolds Re VD ρ --> massa específica ou densidade V --> velocidade D --> comprimento característico μ --> viscosidade numero de Reynolds

Leia mais

BOMBA DE PISTÃO H-K3V

BOMBA DE PISTÃO H-K3V B OMBAS E M O T O RES Ó LEO - H IDRÁ U L I C O S BOMBA DE PISTÃO H-K3V REV01.OUT/2018. As imagens são meramente ilustrativas e o fabricante fica no direito de alterá-las sem aviso prévio. Hybel Bombas

Leia mais

RESPOSTA TÉCNICA. Informações técnicas sobre desenvolvimento de projetos de rede de ar comprimido.

RESPOSTA TÉCNICA. Informações técnicas sobre desenvolvimento de projetos de rede de ar comprimido. RESPOSTA TÉCNICA Título Cálculo para desenvolvimento de redes de ar comprimido Resumo Informações técnicas sobre desenvolvimento de projetos de rede de ar comprimido. Palavras-chave Ar comprimido; compressor

Leia mais

Eficiência Volumétrica Definição e propostas

Eficiência Volumétrica Definição e propostas SUBSISTEMA MOTOR Eficiência Volumétrica Definição e propostas Autor: Rodrigo Martinuzzi Índice 1. Introdução Parâmetros essenciais 2. Sistema de admissão Requisitos do sistema de admissão Caracterização

Leia mais

Bombas BOMBAS. - compensa perdas por atrito; - contribui para aumento da velocidade, pressão ou altura do fluido.

Bombas BOMBAS. - compensa perdas por atrito; - contribui para aumento da velocidade, pressão ou altura do fluido. Bombas ÍNDICE Tipos de bombas Bombas de Deslocamento Positivo Bombas Alternativas Bombas Rotativas Bombas Centrífugas Curvas características Variação das curvas características Curva característica do

Leia mais

Aula 8 Bombas hidráulicas

Aula 8 Bombas hidráulicas Aula 8 Bombas hidráulicas Bombas hidráulicas Conceito: São máquinas que comunicam ao líquido um acréscimo de energia Classificação das bombas Bombas volumétricas ou estáticas pistão diafragma engrenagem

Leia mais

CAPITULO 9 - TRANSPORTADOR HELICOIDAL (TH)

CAPITULO 9 - TRANSPORTADOR HELICOIDAL (TH) CAPITULO 9 - TRANSPORTADOR HELICOIDAL (TH) Da análise das características dos transportadores mecânicos podemos encontrar um aspecto de diferenciação entre eles, no que se refere ao movimento relativo.

Leia mais

Fonte: Acesso em

Fonte:  Acesso em 13ª Aula Bombas Hidráulicas Como vimos na aula anterior as bombas hidráulicas podem trabalhar, tendo o suprimento de óleo abaixo ou acima de sua entrada. Desta maneira é importante sabermos definir qual

Leia mais

Instalação de Recalque

Instalação de Recalque : Instalação de Recalque Instalação de Recalque Máquinas É um transformador de energia (absorve energia em uma forma e restitui em outra). máquina hidráulica motora: transforma a energia hidráulica em

Leia mais

Bomba de Fusos NOTOS. Fabricada 100% no Brasil

Bomba de Fusos NOTOS. Fabricada 100% no Brasil Bomba de Fusos NOTOS Fabricada 100% no Brasil BOMBA DE FUSOS NOTOS Para cada aplicação uma solução Desde 1979, a NETZSCH produz bombas de fusos buscando atender a maior variedade de aplicações industriais.

Leia mais

Cálculos envolvendo Atuadores Hidráulicos. Sistemas Hidropneumáticos I Hidráulica 04. Atuador hidráulico de dupla ação

Cálculos envolvendo Atuadores Hidráulicos. Sistemas Hidropneumáticos I Hidráulica 04. Atuador hidráulico de dupla ação UNIFEI Sistemas Hidropneumáticos I Hidráulica 04 Cálculos envolvendo tuadores Hidráulicos EME-26 ula 04 21-09-2009 Prof. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior tuador hidráulico de dupla ação tuador hidráulico

Leia mais

MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA I

MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA I Departamento de Engenharia de Biossistemas ESALQ/USP MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA I LEB0332 Mecânica e Máquinas Motoras Prof. Leandro M. Gimenez 2017 TÓPICOS Motores de combustão interna I Aspectos teóricos,

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMADOS (Aerodinâmica de Turbomáquinas - EEK 511) Pás e escoamentos, trabalho, escalas. 2

CONTEÚDOS PROGRAMADOS (Aerodinâmica de Turbomáquinas - EEK 511) Pás e escoamentos, trabalho, escalas. 2 (Aerodinâmica de Turbomáquinas - EEK 511) N 0 DE AULAS Princípios básicos Considerações gerais de projeto Escoamento através da carcaça e aspectos de escoamentos tridimensionais Escoamento ao redor de

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA AMBIENTAL E CIVIL AULA 4 SISTEMAS ELEVATÓRIOS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA AMBIENTAL E CIVIL AULA 4 SISTEMAS ELEVATÓRIOS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA AMBIENTAL E CIVIL AULA 4 SISTEMAS ELEVATÓRIOS Prof. Dr. Fernando Ernesto Ucker 2015 SISTEMAS ELEVATÓRIOS Um sistema de recalque

Leia mais

Bombas Hidráulicas. Nelson R. Amanthea. Jun2008

Bombas Hidráulicas. Nelson R. Amanthea. Jun2008 Bombas Hidráulicas Nelson R. Amanthea Jun2008 Objetivos Introdução Máquinas Hidráulicas Bombas Hidráulicas Recalque Sistemas de Bombeamento Denominação o Deslocamento Direto o Cinéticas Bombas Centrífugas

Leia mais

INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA - DETALHES

INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA - DETALHES INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA - DETALHES 1. ALTURA DE SUCÇÃO (AS) - Desnível geométrico (altura em metros), entre o nível dinâmico da captação e o bocal de sucção da bomba. 2. ALTURA DE RECALQUE (AR)

Leia mais

MÁQUINAS HIDRÁULICAS AULA 8 CAVITAÇÃO E NPSH

MÁQUINAS HIDRÁULICAS AULA 8 CAVITAÇÃO E NPSH MÁQUINAS HIDRÁULICAS AULA 8 CAVITAÇÃO E NPSH PROF.: KAIO DUTRA Bombas Injetoras: As bombas injetoras são utilizadas normalmente em poços, onde a altura de sucção é elevada, pois diferente das bombas centrífugas

Leia mais

INTRODUÇÃO. Exemplos de cavitação: 1. Bomba centrífuga. 2. Bomba de lóbulos. 3. Bomba de engrenagem

INTRODUÇÃO. Exemplos de cavitação: 1. Bomba centrífuga. 2. Bomba de lóbulos. 3. Bomba de engrenagem CÁLCULO DO NPSH INTRODUÇÃO NET POSITIVE SUCTION HEAD (NPSH) é o termo geralmente usado para avaliar a pressão absoluta de um fluido na entrada de uma bomba, menos a pressão de vapor do líquido. O NPSH

Leia mais

Sumário. Projeto do Stuffing Box Caixa do Stuffing Box Simples... 35

Sumário. Projeto do Stuffing Box Caixa do Stuffing Box Simples... 35 Sumário Bombas Alternativas... 1 1.1 Breve Histórico...1 1.2 Definições...3 1.3 Classificação...5 1.3.1 Horizontal Versus Vertical...6 1.3.2 Simples Efeito Versus Duplo Efeito...6 1.3.3 Simplex Versus

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ÁREA 3. Disciplina: Elementos de Máquina Semestre: 2016/01

LISTA DE EXERCÍCIOS ÁREA 3. Disciplina: Elementos de Máquina Semestre: 2016/01 LISTA DE EXERCÍCIOS ÁREA 3 Disciplina: Elementos de Máquina Semestre: 2016/01 Prof: Diego R. Alba 1. O pinhão de 16 dentes da figura move um trem de engrenagem de redução dupla, como mostrado. Todas as

Leia mais

Apresentação (adaptado de) Fonte: Oliveira, R. A., SistemadeÁguaI.UNIR,2014.

Apresentação (adaptado de) Fonte: Oliveira, R. A., SistemadeÁguaI.UNIR,2014. Bombas Apresentação (adaptado de) Fonte: Oliveira, R. A., SistemadeÁguaI.UNIR,2014. Caso se pretenda que um fluido escoe de um ponto de menor energia mecânica para um de maior energia, faz-se necessário

Leia mais

Bombas NEMO. Soluções em Bombeamento. NETZSCH Pumps & Systems - Solutions you can trust

Bombas NEMO. Soluções em Bombeamento. NETZSCH Pumps & Systems - Solutions you can trust Bombas NEMO Soluções em Bombeamento NETZSCH Pumps & Systems - Solutions you can trust Conhecimento e competência Características gerais das Bombas NEMO Aplicação universal As Bombas de Cavidades Progressivas

Leia mais

Conjuntos Rotativos de Reposição para Bombas Fixas de Palhetas Industrias e Mobil

Conjuntos Rotativos de Reposição para Bombas Fixas de Palhetas Industrias e Mobil Conjuntos Rotativos de Reposição para Bombas Fixas de Palhetas Industrias e Mobil Folheto 2650-251-1 BR Junho 1999 Kits de Reposição do Conjunto Rotativo para Bombas Fixas Industriais de 12 Palhetas e

Leia mais

Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos. Análise de Turbomáquinas 3ª Parte

Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos. Análise de Turbomáquinas 3ª Parte Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos Análise de Turbomáquinas 3ª Parte Diagramas de Velocidade (continuação) V V V Perfil da pá saída entrada V Se o fluido entrar no impulsor com uma velocidade absoluta

Leia mais

Motores Térmicos. 8º Semestre 4º ano

Motores Térmicos. 8º Semestre 4º ano Motores Térmicos 8º Semestre 4º ano Aula 17 - Formação da Mistura nos Motores Diesel Introdução Estágios da combustão em motores Diesel Requisitos do Sistema de Injecção Elementos do Sistema de Alimentação

Leia mais

Aula 04 - Atuadores pneumáticos atuadores lineares e rotativos

Aula 04 - Atuadores pneumáticos atuadores lineares e rotativos Aula 04 - Atuadores pneumáticos atuadores lineares e rotativos 1 - INTRODUÇÃO Os atuadores pneumáticos são componentes que transformam a energia do ar comprimido em energia mecânica, isto é, são elementos

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS AULA 10 ROTEIRO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS AULA 10 ROTEIRO 1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS LEB 0472 HIDRÁULICA Prof. Fernando Campos Mendonça AULA 10 ROTEIRO Tópicos da aula:

Leia mais

Fundamentos de Automação. Atuadores e Elementos Finais de Controle

Fundamentos de Automação. Atuadores e Elementos Finais de Controle Ministério da educação - MEC Secretaria de Educação Profissional e Técnica SETEC Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Fundamentos de Automação Atuadores

Leia mais

AULA 2 DE OPERAÇÕES UNITÁRIAS I PROF. GERONIMO

AULA 2 DE OPERAÇÕES UNITÁRIAS I PROF. GERONIMO AULA 2 DE OPERAÇÕES UNITÁRIAS I PROF. GERONIMO BOMBAS CENTRÍFUGAS Bomba é um equipamento que transfere energia de uma determinada fonte para um liquido, em consequência, este liquido pode deslocar-se de

Leia mais

Série: EDOT MANUAL TÉCNICO. - Bomba de óleo térmico BOMBA DE ÓLEO TÉRMICO EDOT. Aplicação

Série: EDOT MANUAL TÉCNICO. - Bomba de óleo térmico BOMBA DE ÓLEO TÉRMICO EDOT. Aplicação MANUAL TÉCNICO Série: EDOT - Bomba de óleo térmico Aplicação Desenvolvida para trabalhar no bombeamento de óleos térmicos orgânicos. Pode ser utilizada na indústria farmacêutica, química, alimentícia,

Leia mais

02 PSP R01 BOMBA DE PALHETAS DE DESLOCAMENTO VARIÁVEL 1 PRINCÍPIO OPERACIONAL

02 PSP R01 BOMBA DE PALHETAS DE DESLOCAMENTO VARIÁVEL 1 PRINCÍPIO OPERACIONAL BOMBA DE PALHETAS DE DESLOCAMENTO VARIÁVEL PRINCÍPIO OPERACIONAL 2 - SIMBOLOGIA HIDRÁULICA As bombas 02PSP são bombas de palhetas de deslocamento variável com compensador de pressão hidráulica do tipo

Leia mais

a) pressão máxima do ciclo; b) rendimento térmico; c) pressão média

a) pressão máxima do ciclo; b) rendimento térmico; c) pressão média Lista 1 de Motores de Combustão Interna 1. Para alguns motores Diesel é adequada a representação do ciclo motor segundo um ciclo dual, no qual parte do processo de combustão ocorre a volume constante e

Leia mais

2ª Aula Compressores e sistemas de ar comprimido

2ª Aula Compressores e sistemas de ar comprimido 2ª Aula Compressores e sistemas de ar comprimido Compressores recíprocos de duplo efeito São compressores caracterizados por possuir pistões de duplo efeito, isto é, os pistões são capazes de comprimir

Leia mais

MANUAL DE HIDRÁULICA

MANUAL DE HIDRÁULICA MANUAL DE HIDRÁULICA FÁBIO FERRAZ INSTALAÇÃO DE BOMBEAMENTO 1 COMPRIMENTO DA TUBULAÇÃO DE SUCÇÃO - Extensão linear em metros de tubo utilizados na instalação, desde a válvula de pé até o bocal de entrada

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS Máquinas de Fluxo: Ventiladores

LISTA DE EXERCÍCIOS Máquinas de Fluxo: Ventiladores LISTA DE EXERCÍCIOS Máquinas de Fluxo: Ventiladores 1) Os ventiladores atendem uma vasta faixa de condições de operação, desta forma é possível classificá-los quanto ao seu nível energético de pressão.

Leia mais

ATUADORES E VÁLVULAS

ATUADORES E VÁLVULAS ATUADORES E VÁLVULAS ATUADORES Esses mecanismos são denominados atuadores, pois sua função é aplicar ou fazer atuar energia mecânica sobre uma máquina, levando-a a realizar um determinado trabalho. Os

Leia mais

Sopradores Série Omega

Sopradores Série Omega www.kaeser.com Sopradores Série Omega Vazão de 0,5 a 160m³/min Pressão até 1000, vácuo -500 Sopradores KAESER Eficientes e Duráveis Mundialmente renomados por sua eficiência e durabilidade, os sopradores

Leia mais

LOQ Fenômenos de Transporte I

LOQ Fenômenos de Transporte I LOQ 4083 - Fenômenos de Transporte I FT I 1 EXERCÍCIOS Prof. Lucrécio Fábio dos Santos Departamento de Engenharia Química LOQ/EEL Atenção: Estas notas destinam-se exclusivamente a servir como roteiro de

Leia mais

12ª Aula Bombas Hidráulicas

12ª Aula Bombas Hidráulicas 12ª Aula Bombas Hidráulicas As bombas são utilizadas nos circuitos hidráulicos, para converter energia mecânica em energia hidráulica. A ação mecânica cria um vácuo parcial na entrada da bomba, o que permite

Leia mais

CAESB. Aplicação de Inversores de Freqüência em sistemas de Bombeamento WORKSHOP SOBRE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. PoToPS. Philosophy

CAESB. Aplicação de Inversores de Freqüência em sistemas de Bombeamento WORKSHOP SOBRE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. PoToPS. Philosophy WORKSHOP SOBRE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Aplicação de Inversores de Freqüência em sistemas de Bombeamento CAESB Brasília DF 31/05/2006 Perfect Harmony Drive System 04.10.2006 1 Máquinas de Deslocamento Positivo

Leia mais

PME/EP/USP. Prof. Antonio Luiz Pacífico

PME/EP/USP. Prof. Antonio Luiz Pacífico Exercícios PME 3230 - Mecânica dos Fluidos I PME/EP/USP Prof. Antonio Luiz Pacífico 2 Semestre de 2016 PME 3230 - Mecânica dos Fluidos I (EP-PME) Exercícios 2 Semestre de 2016 1 / 20 Conteúdo da Aula 1

Leia mais

EX TARIFÁRIOS MOTOR HIDRÁULICO DE PISTÕES AXIAIS NCM:

EX TARIFÁRIOS MOTOR HIDRÁULICO DE PISTÕES AXIAIS NCM: EX TARIFÁRIOS MOTOR HIDRÁULICO DE PISTÕES AXIAIS NCM: 8412.21.90 INFORMAÇÕES ADICIONAIS 1. Montadora (repetir informação da Planilha de pleitos em excel): Komatsu 2. n Item (repetir informação da Planilha

Leia mais

Primeira aula curso semestral de Mecânica dos Fluidos

Primeira aula curso semestral de Mecânica dos Fluidos Primeira aula curso semestral de Mecânica dos Fluidos Conceitos e propriedades básicas dos fluidos Projeto de uma instalação hidráulica básica de bombeamento unidade 7 unidade 1 Cálculo da perda de carga

Leia mais

EXERCÍCIOS Curso Básico de Turbinas a Vapor Parte 3. Aluno: 1) Em relação ao sistema de controle das turbinas, marque verdadeiro V, ou Falso F:

EXERCÍCIOS Curso Básico de Turbinas a Vapor Parte 3. Aluno: 1) Em relação ao sistema de controle das turbinas, marque verdadeiro V, ou Falso F: EXERCÍCIOS Curso Básico de Turbinas a Vapor Parte 3 Aluno: Instrutor: Gustavo Franchetto 1) Em relação ao sistema de controle das turbinas, marque verdadeiro V, ou Falso F: (V) O sistema de controle atua

Leia mais