A LITERATURA BRASILEIRA E O SURGIMENTO DA PROPAGANDA*

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A LITERATURA BRASILEIRA E O SURGIMENTO DA PROPAGANDA*"

Transcrição

1 A LITERATURA BRASILEIRA E O SURGIMENTO DA PROPAGANDA* Juliana Costa Nahool 1 Orientador: Adolfo Carlos F. Queiroz** RESUMO Este trabalho tem o objetivo de abordar a história da Publicidade no Brasil, tratando sobre a importância que escritores e poetas da Literatura tiveram na nossa propaganda e em seu desenvolvimento. Também será discutido sobre a contribuição que eles deram no estilo de nossa redação publicitária, refletindo sobre a modificação da mensagem seca de vendas por uma mensagem que tivesse envolvimento com a cultura brasileira. PALAVRAS-CHAVE Propaganda; Literatura; Redação Publicitária. 1 Graduando no curso de Bacharelado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Integrada Alcântara Machado, Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU). juliananahool@hotmail.com * Trabalho elaborado a partir do Livro Redação Publicitária de João Anzanello Carrascoza. ** Professor do Curso de Publicidade e Propaganda na Matéria de História da Comunicação.

2 2 1. INTRODUÇÃO No século XIX, a redação publicitária foi feita por contribuição dos poetas e escritores brasileiros e foi algo fundamental e definitivo para transformar a nossa publicidade no que ela é hoje. Segundo João Anzanello Carrascoza, em seu livro Redação Publicitária: Estudos sobre a retórica de consumo (2003, p. 65), Não são poucos os escritores e poetas no Brasil que eventual ou regularmente colocaram seu talento a serviço da publicidade. Desde os primeiros versos criados para divulgar produtos e serviços nos meados do século XIX até os dias de hoje, é marcante a participação de nossos literatos na galeria daqueles que redigiram anúncios, folhetos, spots, jingles, comerciais e todo tipo de peças publicitárias." Os literatos contribuíram para a formação da nossa linguagem publicitária, empregando a Literatura para fins publicitários, produzindo peças literárias, dentre elas, inúmeros poemas, em uma relação em que a Literatura colocou-se a serviço da Publicidade. Cada trecho que um poeta escreveu para um anúncio representa muito na história de nossa Propaganda e acabou tornando-se peça fundamental para que ela evoluísse de maneira que conquistasse o mundo inteiro, através de peças premiadas nos principais festivais do setor. O termo Propaganda utilizado neste artigo vai exerce o papel de sinônimo de Publicidade, definido pelo Aurélio como técnica de exercer ação psicológica sobre o público com fins comerciais ou políticos; propaganda. Este artigo visa discutir e informar claramente a importância que escritores e poetas tiveram na história da Propaganda, refletindo sobre a atuação desses, e verificando a contribuição dos literatos na forma de escrever para redação publicitária no Brasil. A escolha desse tema se deve ao fato de que, apesar da enorme importância que os literatos tiveram na publicidade brasileira, este é um campo de estudos ainda a ser explorado e com um crescimento contínuo. Constam apenas rápidas passagens em capítulos de livros que narram à história da nossa Propaganda. Neste artigo será feito um trabalho de revisão, pesquisando bibliografias que falem a respeito da História da Propaganda Brasileira, redação publicitária e livros de Gramática e Literatura. Além de bibliografias que tragam a história de autores que foram marcantes para a publicidade como Monteiro Lobato, e o livreto Jeca Tatuzinho, Olavo Bilac, Bastos Tigre e outros.

3 3 2. COMEÇO DA CONSTRUÇÃO DA PROPAGANDA BRASILEIRA Com o avanço atualmente da profissionalização da Publicidade, temos redatores renomados na criação de uma peça, e já os literatos não são tão cogitados quanto antigamente. Mas torna-se indispensável saber trabalhar a linguagem assim como faziam os escritores e poetas que redigiram anúncios importantes da história da propaganda brasileira ao lado de artistas plásticos e pintores. Aviso a quem é fumante Tanto o Príncipe de Gales Como o Dr. Campos Salles Usam Fósforo Brilhante (CARRASCOZA, 2003, p. 67). Embora visando à venda de um produto este texto Fósforo Brilhante, não foi escrito por nenhum de nossos renomados redatores publicitários. Foi escrito por Olavo Bilac 2, um dos poetas mais requisitados na época pelos anunciantes. Apesar de quase sempre o tom daquela época ser exagerado, características marcantes de nossa Publicidade, como a rima, que pode ser observada facilmente na propaganda dos fósforos acima descrita, figuras de linguagem e o humor, foram dentre outras, contribuições nos dadas por nossos escritores e poetas. Nos séculos XIX e início do século XX, em comparação aos dias de hoje o contato das pessoas com a mídia era muito restrito, hoje as pessoas passam um tempo enorme, segundo Kellner (2001, p.11) ouvindo rádio, assistindo à televisão, freqüentando cinemas, convivendo com música, fazendo compras, lendo revistas e jornais, participando dessas e de outras formas de cultura veiculada pelos meios de comunicação. Já naquele tempo limitava-se, a anúncios em revistas, jornais e placas de bondes, além de merchandising nos teatros públicos. Porém, por parte das empresas já havia uma grande demanda para conquistar os clientes e mostrar seus produtos, e não havia pessoas específicas para tal fim. No Brasil a primeira agência a funcionar só foi surgir, por volta de 1913 ou 1914, em São Paulo, e era denominada Eclética. Ocorreu a implantação do escritório de propaganda da GM no Brasil em E somente em 1929 veio a N.W. Ayer, a primeira agência americana a se instalar no país. 2 Olavo Bilac ( ) nasceu no Rio de Janeiro, estudou Medicina e Direito, mas não concluiu nenhum dos cursos. Exerceu as atividades de jornalista e inspetor escolar, tendo devotado boa parte de seu trabalho e de seus escritos à educação. Foi defensor da instrução primária, da educação física e do serviço militar obrigatório. Patriota, escreveu a letra do Hino à Bandeira e dedicou-se a temas de caráter históriconacionalista. (CEREJA, 2000, p. 277)

4 4 Eram contratados escritores que tinham renome na literatura brasileira para compensar essa falta de profissionais na área. Segundo Maurício Silva em seu artigo Literatura e Publicidade no Pré-Modernismo Brasileiro: uma Introdução (2006), os poemas-reclame se espalhavam em periódicos e jornais da época invadindo os limites até então invioláveis da arte, como que profanando, aos olhos dos mais conservadores e puristas, a aura sagrada da literatura. O fato de que a propaganda envolveu-se em praticamente todos os gêneros também chama atenção, da poesia ao romance, do teatro à crônica, da novela ao conto reflete o autor. De acordo com Silva, os literatos eram vistos como detentores de um discurso portador de credibilidade e utilizavam dessa imagem para benefícios profissionais oferecidos pela publicidade, pois ela dava visibilidade ao autor, expandindo até mesmo a divulgação de seus livros. Para os escritores era muito vantajoso escreverem textos com fins publicitários. Sendo assim, ganhavam as empresas e ganhavam os poetas que, além de dinheiro, ganhavam mais visibilidade e prestígio. O clima de guerra é outro fato que é muito importante comentar - causado pela Primeira Guerra Mundial que durou de 1914 até instaurado no mundo, que pedia um tom nacionalista aos nossos anúncios, influenciou a publicidade brasileira. Então, era importante que fossem escritos por pessoas inseridas totalmente em nossa cultura. Entre a guerra e a publicidade brasileira, um exemplo da relação pode ser observado no Governo de Wenceslau Braz ( ), onde Olavo Bilac, filho de militar e plenamente aceito nos meios civis, dirigiu uma campanha aos locais de concentração de filhos das elites civis e às faculdades de direito e medicina, e pregou o fim do divórcio monstruoso entre Exército e povo. Argumentava O Exército seja o povo e o povo seja o Exército, de modo que cada brasileiro se ufane do título de cidadão-soldado. (CARVALHO, 2005, p. 23). Na seção seguinte sobre a História da Propaganda será articulado de que forma ela foi se firmando no mercado brasileiro, a fim de mostrar em que momento poetas como o Olavo Bilac começou a participar dessa história.

5 A HISTÓRIA A história da propaganda remonta a tempos antigos. Gilmar Santos em Princípios da Publicidade (2005) comenta a respeito da existência de formas promocionais desde a préhistória. Os trogloditas ao querer comunicar que dispunham de peles de animais para trocar por outros utensílios, colocavam as peles nas entradas das cavernas, o que era uma forma de chamar atenção dos que passavam. Já Everardo P. Guimarães Rocha, em Magia e Capitalismo: um estudo antropológico da publicidade (1995, p. 48) cita que existiam elementos de publicidade já no século XVI, ao criarem os símbolos das casas comerciais na Inglaterra, como a peruca para barbearia e cabeça de boi para um açougue. Rocha completa com informações a respeito de um papiro sobre a fuga de um escravo, que data do ano 1000 a.c que parece ter sido o primeiro escrito e que quem redigiu aquela mensagem parece ter sido o primeiro redator de publicidade no mundo. No Brasil essa história vem surgir há cerca de 200 anos. O primeiro anúncio surgiu em 1808, com o aparecimento da Gazeta do Rio de Janeiro: Quem quiser comprar uma morada de casas de sobrado com frente para Santa Rita, fale com Joaquina da Silva, que mora nas mesmas casas... (CARRASCOZA, 1999, p.65). Nas mídias impressas foi a partir de 1900 que ele se tornou algo constante. Importante ressaltar que na época, grande parte da população se encontrava com problemas de saúde, e o país tinha condições sanitárias extremamente precárias. Junto a isso o tipo de propaganda mais forte no Brasil, nesse começo de século, era sobre remédios para combater a sífilis e outras doenças. Daí a frase que diz: Brasil: um vasto hospital. 3 Se em outros países, como nos Estados Unidos, a redação começou com os vendedores, aqui os escritores já começaram por cima, se distanciando das mensagens secas de vendas, o que tornou os anúncios extremamente populares. Passamos por muitas etapas até chegarmos à definição de publicitários que Rocha cita como um grupo de homens com um conhecimento científico do que vão fazer e com capacidade artística para expressar as conclusões dos estudos e pesquisas parece ser a imagem que o mundo exterior deveria, idealmente, possuir do publicitário (1995, p. 51). 3 Referência disponível em: Acesso em: 02 Junho 2007.

6 A INFLUÊNCIA DA LITERATURA DOS POETAS NA HISTÓRIA DA PROPAGANDA BRASILEIRA Nos primeiros passos dessas etapas, no Brasil, os poetas foram o que chamamos hoje de free lancers 4 da redação publicitária. O poeta latino, Virgílio, sob a encomenda de um imperador de Roma, foi o primeiro escritor que se colocou a serviço da propaganda. O fim era convencer as pessoas a voltarem a trabalhar no campo, já que estava acontecendo uma superlotação nas cidades. Por volta de 1850, no Brasil, Casemiro de Abreu, foi quem deu início à utilização dos literatos pelos anunciantes, criando a publicidade para o Café Fama. Ah! Venham fregueses! E venham depressa! Que aqui não se prega Nem logro nem peça. 5 A ele se seguiram muitos outros como, Emílio de Menezes, Hermes Fontes, Guimarães Passos, Basílio Viana, Lopes Trovão. Até mesmo Augusto dos Anjos fez inúmeras propagandas em versinhos, com muita repercussão. Uma delas foi esta, para uma loja de roupas: Nesta cidade onde o atraso Lembra uma cara morfética Fez monopólio da estética A Loja do Rattacaso 6 Olavo Bilac foi o que de todos, mais participou dos textos publicitários de sua época, chegando a participar, dentre outros poetas, em 1908, de um concurso de cartazes publicitários, com a utilização de poesia para o xarope contra tosse, Bromil. O xarope, cujo slogan garantia a cura da tosse em 24 horas, lançou propagandas em versos redigidos. Além de Bilac, que através de testemunhos em jornais e revistas afirmava ter se curado de problemas no pulmão graças ao uso do xarope, encontra-se também Bastos Tigre, outra grande influência literária em nossa propaganda. Como poeta, Bastos Tigre criou há 85 anos, na Semana de Arte Moderna de 1922, um dos mais famosos slogans da propaganda brasileira, Se é Bayer, é bom, que é reconhecido pelo consumidor até os dias atuais. 4 Profissional autônomo, que se emprega em diferentes empresas, atuando de forma independente. 5 O FARINHA dagua Disponível em: < 6 O FARINHA dagua Disponível em: <

7 7 Em Campanhas Inesquecíveis: propaganda que fez história no Brasil (2007), da editora Meio e Mensagem, temos um retrato da história do slogan da Bayer no Brasil, onde cita que os primeiros registros de anúncios com o slogan são da década de 30, publicados em revistas como O Cruzeiro. Já a primeira produção audiovisual data de 1958 e foi transmitida no cinema colorido e em animação mostrando uma família na praia que era engolida por uma baleia e lançados de volta pelo jato d água característico do animal. Nesse momento toda a família começa a sofrer de fortes dores renais e entra a locução indicando o remédio Hermitol. O comercial era finalizado por vozes em coro citando o slogan Se é Bayer, é bom. Segundo Nelson Cadena, em seu artigo Uma epopéia na propaganda (2006), Bastos Tigre chegou a escrever, numa de suas campanhas, uma paródia do poema épico Os Lusíadas de Luís de Camões. A campanha foi intitulada de Bromilíadas e constava de 1102 estrofes contendo 8816 versos decassílabos, com estrofação sempre na oitava rima. Outra grande participação dos literatos no Brasil em 1934 foi o lançamento da cerveja em garrafa no Brasil, que fez com que Bastos Tigre e Ary Barroso, também marcassem presença na história da nossa propaganda através da cerveja Brahma em garrafa, já que antes, cerveja só era vendida em Barril. A propaganda, musicada por Ary Barroso e interpretada por Orlando Silva, tinha como refrão: O Brahma Chopp em garrafa, Querido em todo o Brasil, Corre longe, a banca abafa, Igualzinho ao de barril. 7 Os publicitários dessa época eram artistas, Segundo Santos, (2005, p. 36), escritores renomados e poetas, que criavam quadrinhas para os produtos, cheias de rimas e graças. Esse foi o início do tom irreverente que até hoje marca a publicidade brasileira. Esse tom irreverente pode ser notado no seguinte anúncio da época: Veja ilustre passageiro, O belo tipo faceiro Que o senhor tem ao seu lado. Entretanto, acredite, Quase morreu de bronquite. Salvou-o o Rhum Creosotado. 8 Esse anúncio, foi escrito por Ernesto de Souza em 1918, e veiculado nos bondes, para o Remédio Rhum Creosotado. 7 O FARINHA dagua Disponível em: < 8 O FARINHA dagua Disponível em: <

8 8 Monteiro Lobato 9, foi mais além, na década de 40, criou um livro inteiro, o Jeca Tatuzinho. Para Carrascoza (2003, p. 69) a peça é uma obra-prima de comunicação que mistura as técnicas narrativas e os expedientes persuasivos da propaganda: conta a vida de um caboclo no consagrado estilo do eu-era-assim-e-fiquei-assim, graças a um produto: o Biotônico Fontoura. O livreto, inspirado no personagem Jeca tatu, um típico caipira acomodado e miserável do interior paulista, que tinha uma doença conhecida como amarelão, foi um sucesso total de vendas, tendo concedido às marcas Biotônico Fontoura, Maleitosan e Ankilostomina, enorme retorno e credibilidade junto ao consumidor. O livreto chegou aos 10 milhões de exemplares e em 1924, foi criado o personagem radiofônico Jeca Tatuzinho, que ensinava noções de higiene e saneamento básico para as crianças. Além do livreto para o Biotônico Fontoura, Monteiro Lobato também deu outra importante contribuição para a história da comunicação no Brasil. Sem recursos para custear a publicação de seu livro O sacy Pererê, o escritor recorre a patrocinadores, e a obra passa a ter na sua abertura quatro anúncios ilustrados por Voltolino que vendem mercadorias máquinas de escrever Remimgton, chocolates Lacta, cigarros Castelões, Caza Stolze, de artigos fotográficos e mais três no fechamento Casa Freire, louças e objetos de arte, Chocolate Falchi e Bráulio & Cia, drogaria e perfumaria -, num dos primeiros merchandising da nossa publicidade, pois em todos eles os produtos são oferecidos pelo Sacy, que surge em situações irreverentes e assustadoras, como nos próprios relatos do livro. (CARRASCOZA, 1999, p. 65). Segundo Renato Castelo Branco em História da Propaganda no Brasil (1990, p.51), Monteiro Lobato abriu caminho para que outros escritores de envergadura e com a mesma representatividade nos meios literários viessem para a propaganda sem medo de ver comprometido ou diminuído seu prestígio como escritores ou poetas. Com a inserção no meio publicitário, esses escritores inseriram nos anúncios formas de expressão comumente vistas na Literatura. 9 Monteiro Lobato ( ), paulista de Taubaté, foi um dos escritores brasileiros de maior prestígio, em conseqüência de sua atuação como intelectual polêmico e autor de histórias infantis. (CEREJA, 2000, p. 328).

9 9 3. A CONTRIBUIÇÃO Afim de que a mensagem passada seja interpretada de forma favorável ao produto ou a empresa, tudo isso é feito cuidadosamente. A Publicidade constrói imagens em torno de seus produtos, cria utilidades e desejos, procura induzir à ação. Rocha (1995, p. 25) diz que a publicidade é um: (...) mundo onde produtos são sentimentos e a morte não existe. Que é parecido com a vida e, no entanto, completamente diferente, posto que sempre bem sucedido. Onde o cotidiano se forma em pequenos quadros de felicidade absoluta e impossível. Onde não habitam a dor, a miséria, a angústia, a questão. Mundo onde existem seres vivos e, paradoxalmente, dele se ausenta a fragilidade humana. Lá, no mundo do anúncio, a criança é sempre sorriso, a mulher desejo, o homem plenitude, a velhice beatificação. Sempre a mesa farta, a sagrada família, a sedução. Mundo nem enganoso nem verdadeiro, simplesmente porque seu registro é o da mágica. Percebemos através desse trecho de Rocha que a publicidade tem características próprias. Bem se sabe que os escritores e poetas foram os precursores do texto publicitário no Brasil, mas em que isso modificou a forma de escrever anúncios do resto do mundo? Os escritores, que ele chama de primeiros free lancers da publicidade brasileira, Segundo Ramos (1985, p. 25), inseriam nos anúncios figuras retóricas que facilitava a memorização do público, na maioria semi-alfabetizado ou analfabeto. O público (...) encontrava nas rimas a indispensável ajuda mnemônica para guardar temas e anúncios (era o que os anunciantes desejavam, por isso buscavam os poetas). Enfim, eles dessacralizaram o produto. Inteligentes, descontraídos, de certo modo anteciparam o ângulo do consumidor. Casemiro de Abreu fez graça, Lopes Trovão fez paródia, Olavo Bilac fez sátira. Batendo na tecla alegre, divertida, lançaram a semente do que talvez mais distinga a propaganda brasileira: o seu tom irreverente. (BRANCO, 1990, p. 3). Por esse motivo, o anúncio em formato de verso era tão utilizado nessa época da propaganda brasileira. (...) esse tipo de procedimento aciona o repertório lingüístico do consumidor, Segundo Cereja (2000, p. 12), fazendo-o participar mais ativamente da construção dos sentidos do texto. Conseqüentemente, há maior probabilidade de o consumidor lembrar-se daquela marca no momento em que for comprar aquele tipo de produto. Todo anúncio tem a finalidade de persuadir o interlocutor seja para consumir determinado produto, seja para motivá-lo a participar de uma campanha ou alertá-lo. Utilizando esses recursos, o anunciante torna sua mensagem mais atraente aos olhos do consumidor, por inúmeras vezes divertida e inteligente.

10 10 Observando a linguagem publicitária atual, notamos com freqüência o emprego de recursos da linguagem própria da literatura, como a função poética 10 ; a conotação 11, utilizada, por exemplo, em Você não ouve. Você sente, da Rádio Globo ou em Fala por você, da Nokia; a ambigüidade 12, como em A gente se vê por aqui da Rede Globo ou O mundo todo só fala nele também da Nokia; a aliteração 13, como no caso Pick up FORD, raça FORTE, e principalmente a rima, como pode ser vista nos seguintes slogans da Rede Globo: Globo 2000, no coração do Brasil e Globo e você, tudo a ver" e até mesmo no conhecido slogan Dura lex, sed lex, nos cabelos só Gumex". Chegamos a notar até mesmo o uso de onomatopéias como em Você imagina, clic, a Arno faz. Além do uso de recursos da linguagem, notamos falas menos, ou nada, formais com o uso da conhecida licença poética e emprego de gírias, como em É bacana, slogan do Gradiente e Manda bala nesse beijo das balas Ice Kiss. Segundo Campanhas Inesquecíveis: propaganda que fez história no Brasil (2007, p. 171), foi realizada uma pesquisa, pelo Grupo Bayer do Brasil, para avaliar a opinião do público sobre o uso de uma nova assinatura. Na pesquisa, 89% das pessoas escolheram pela continuação do slogan Se é Bayer, é bom. Isso mostra que o slogan continua forte na cabeça do consumidor, e talvez até mesmo atual, há mais de oito décadas de uso. 10 Função Poética, centralizada na mensagem, revelando recursos imaginativos criados pelo emissor. Afetiva, sugestiva, conotativa, ela é metafórica. Valorizam-se as palavras, suas combinações. É a linguagem figurada apresentada em obras literárias, letras de música, em algumas propagandas, etc. 11 Quando acrescentamos aspectos subjetivos, se envolvemos a palavra de emocionalidade, temos conotação ou palavra conotativa: grande homem, bonita casa. (SANDMANN, 1999, p.77) 12 Ambigüidade é a falta de clareza que acarreta duplo sentido na frase. Luciana e Carlos foram à festa e levaram sua irmã (Irmã de Luciana ou Carlos?) (SARMENTO, p.562) 13 Quando o Aurélio define a rima, ele fala em repetição de sons, e quando define a aliteração, ele fala em repetição de fonemas no início meio e fim de vocábulos próximos.

11 11 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS A importância dos escritores na propaganda brasileira é totalmente relevante para se entender o estilo de nossa comunicação. Eles plantaram a sementinha, que fez dar grandes frutos para a nossa história. O tom irreverente, o humor e a utilização de figuras da linguagem foram algumas das várias contribuições que eles nos deram e fizeram com que a Publicidade brasileira fosse e seja, hoje, respeitada e aplaudida no mundo inteiro. Foram eles que fugiram do molde americano e das mensagens secas de vendas e transformaram a propaganda brasileira em algo que tivesse a cara do povo brasileiro. Adaptando as mensagens para seduzir melhor o consumidor, uma vez que a Publicidade entendia as dificuldades e desejos do brasileiro. O motivo para tanto sucesso dos literatos no meio publicitário, segundo Carrascoza, (2003, p. 65), se deve ao fato de que: quem sabe escrever pode, com facilidade, redigir, embora a recíproca não seja verdadeira. A utilização de versos sempre foi uma das características de nossa propaganda, e coube àqueles que conheciam as técnicas poéticas criar as primeiras mensagens publicitárias. Através desse artigo, espera-se que possamos contribuir para esclarecer a atuação dos literatos nos séculos XIX e XX no Brasil e o quanto eles contribuíram. Se observar as propagandas atuais que circulam no nosso mercado, e livros que ensinem redação publicitária, nota-se o quanto ainda são utilizados e valorizados muitos dos elementos plantados por eles.

12 12 BRAZILIAN LITERATURE AND THE RISE OF PROPAGANDA ABSTRACT This work aims to address the history of advertising in Brazil, dealing about the importance of writers and poets have in our advertising literature and its development. It will also be discussed on the contribution that they made in the style of our copywriting, reflecting on the change of dry sales message for a message that had involvement with the Brazilian culture. KEYWORDS Propaganda, Literature, Writing Advertising.

13 13 REFERÊNCIAS Artigos SILVA, Maurício. Literatura e Publicidade no Pré-Modernismo Brasileiro: uma Introdução. Revista Crítica Cultural, Vol. 1, nº. 1, Disponível em: Acesso em 05 de abril de CADENA, Nelson. Uma epopéia na propaganda. Revista Propaganda. Disponível em: Acesso em 05 de abril de Dicionários FERREIRA, Aurélio B. de Hollanda. Minidicionário da Língua Portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, Livros BRANCO, Renato Castelo; MARTENSEN, Rodolfo Lima; REIS, Fernando Vídeo clipe das nossas raízes, In: Ricardo Ramos. História da Propaganda no Brasil. São Paulo: T. A. Queiroz, v.21. p1 6. BRANCO, Renato Castelo; MARTENSEN, Rodolfo Lima; REIS, Fernando. Os intelectuais e a propaganda, In: Jorge Medauar. História da Propaganda no Brasil. São Paulo: T. A. Queiroz, v.21. p7-20. Campanhas inesquecíveis: propaganda que fez história no Brasil. São Paulo: Meio e Mensagem, CARRASCOZA, João Anzanello. A evolução do texto publicitário como elemento de sedução na publicidade. São Paulo: Futura, CARRASCOZA, João Anzanello. Redação Publicitária: Estudos sobre a retórica de consumo. São Paulo: Futura, ed.. CARRASCOZA, João Anzanello. Razão e sensibilidade no texto publicitário. São Paulo: Futura, 2004.

14 14 CARVALHO, José Murilo de. As forças armadas na Primeira República: o poder desestabilizados. In: CARVALHO, José Murilo de. Forças Armadas e politica no Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, Cap. 1, p CEREJA, William Roberto. MAGALHÃES, Thereza Cochar. Literatura Brasileira. São Paulo: Atual, ed. KELLNER, Douglas. A Cultura da Mídia. Estudos Sociais: identidade e política entre o moderno e pós-moderno. Bauru: EDUSC, MARCONDES, Pyr. Uma História da propaganda brasileira. Rio de Janeiro: Ediouro, MOTA, Carlos Guilherme. Viagem Incompleta: a experiência brasileira ( ): a grande transação. São Paulo: Editora SENAC, NICOLA, José de. Literatura Brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Scipione, RAMOS, Ricardo. Do reclame à comunicação. Pequena historia da propaganda no Brasil. São Paulo: Global, ROCHA, Everardo P. Guimarães. Magia e Capitalismo: um estudo antropológico da publicidade. São Paulo: Brasiliense, ed. SANDMANN, Antônio José. A linguagem da propaganda. São Paulo: Contexto SANT ANNA, Armando. Propaganda: Teoria, Técnica e Prática. São Paulo: Pioneira, SANTOS, Gilmar. Como tudo começou, In:. Princípios da Publicidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, p SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em Textos. São Paulo: Moderna SODRÉ, Nelson Werneck. História da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1977.

15 15 Sites Acontecendo aqui. Disponível em: BRASIL Cultura. Disponível em: < menu=95&id=452&sub=490. O farinha d água. Disponível em: < WIKIPÉDIA: Lista de slogans publicitários. Disponível em: sta_de_slogans_publicit%c3%a1rios.

História da propaganda brasileira: dos fatos à linguagem

História da propaganda brasileira: dos fatos à linguagem História da propaganda brasileira: dos fatos à linguagem A trajetória A cada período da trajetória, em cada contexto social em que se inseriu, a publicidade encontrou a sua maneira de dizer, dialogando

Leia mais

RECURSOS DA FUNÇÃO POÉTICO-ESTÉTICA NA PUBLICIDADE. FEDRIZZI, Giulia; VASCONCELLOS, Nathália e CASTRO, Renata 1

RECURSOS DA FUNÇÃO POÉTICO-ESTÉTICA NA PUBLICIDADE. FEDRIZZI, Giulia; VASCONCELLOS, Nathália e CASTRO, Renata 1 RECURSOS DA FUNÇÃO POÉTICO-ESTÉTICA NA PUBLICIDADE FEDRIZZI, Giulia; VASCONCELLOS, Nathália e CASTRO, Renata 1 Resumo: O artigo constrói um paralelo entre a renovação da publicidade realizada pelos literatos,

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO-SEED COLÉGIO ESTADUAL MARCELINO CHAMPAGNAT-ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROGRAMA DE

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO-SEED COLÉGIO ESTADUAL MARCELINO CHAMPAGNAT-ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROGRAMA DE GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO-SEED COLÉGIO ESTADUAL MARCELINO CHAMPAGNAT-ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL-PDE PROJETO DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA-PDE

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL

ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL ORIENTAÇÕES PARA OS GRUPOS QUE ESTÃO PRODUZINDO UMA: REPORTAGEM Tipos de Textos Características

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

Não adianta falar inglês sem fazer sentido. 1

Não adianta falar inglês sem fazer sentido. 1 Não adianta falar inglês sem fazer sentido. 1 BOGUSZEWSKI, Luiza. 2 SCHETTERT, Gabriela Antunes. 3 MENEZES, Sérgio. 4 Universidade Positivo, Curitiba, PR. 2013 RESUMO Com a disseminação da cultura norte-americana

Leia mais

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 38 Discurso na cerimónia do V Encontro

Leia mais

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Professor Jailton www.professorjailton.com.br

FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Professor Jailton www.professorjailton.com.br FUNÇÕES DA LINGUAGEM Professor Jailton www.professorjailton.com.br Comunicação e Intencionalidade discursiva / Funções Intrínsecas do Texto Elementos básicos da comunicação; Texto e discurso/ a intenção

Leia mais

os botões emocionais Rodrigo T. Antonangelo

os botões emocionais Rodrigo T. Antonangelo Entendendo os botões emocionais dos seus clientes Rodrigo T. Antonangelo Olá amigo e amiga, seja bem-vindo(a) a mais um exercício muito importante que vai te ajudar a levar seus negócios ao próximo degrau.

Leia mais

Sistema de Ensino CNEC. 1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome:

Sistema de Ensino CNEC. 1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: 1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: A literatura infantil surgiu no século XVII, no intuito de educar as crianças moralmente. Em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, foi criado

Leia mais

Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1

Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1 Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1 Ediane Barbosa Oliveira 2 ECOS/UCPel Resumo: O trabalho busca um estudo sobre uma ferramenta estratégica do ciberespaço no meio da comunicação

Leia mais

Proposta de publicidade

Proposta de publicidade Proposta de publicidade Olá, prezado (a) Vimos por meio deste apresentar nosso Jornal e a nossa proposta de publicidade para seu negocio ou serviço, que segue-se adiante. Informação é fundamental nos dias

Leia mais

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência)

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência) Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em uma agência) MANUAL final2.indd 1 14/3/2006 23:19:58 Flávio Waiteman Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em

Leia mais

Anuncie na Play! PROPOSTA COMERCIAL. Prezados,

Anuncie na Play! PROPOSTA COMERCIAL. Prezados, PROPOSTA COMERCIAL Prezados, Apresentamos a V.Sas. proposta de prestação de serviços de veiculação de anúncios publicitários na rádio Play FM, sintonizada na frequência 107,5 do dial FM dos rádios e acessada

Leia mais

Modalidade Fotografia Publicitária - Nativa Spa 1

Modalidade Fotografia Publicitária - Nativa Spa 1 Modalidade Fotografia Publicitária - Nativa Spa 1 Andressa Cristina Souza Silva 2 Douglas de Oliveira Silveira 3 Gabriella Ornella de Sá Leal 4 Ingrid Silva Albino 5 Larissa Amorim Silva 6 Nathalia Silva

Leia mais

Consumo feminino de cerveja

Consumo feminino de cerveja Consumo feminino de cerveja Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado. Cem

Leia mais

Arquivo Público do Estado de São Paulo Oficina O(s) uso(s) de documentos de arquivo na sala de aula

Arquivo Público do Estado de São Paulo Oficina O(s) uso(s) de documentos de arquivo na sala de aula Michele Maria do Nascimento Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU Arquivo Público do Estado de São Paulo Oficina O(s) uso(s) de documentos de arquivo na sala de aula Sequência Didática: As transformações

Leia mais

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Marília Darc Cardoso Cabral e Silva 1 Tatiane Pereira da Silva 2 RESUMO Sendo a arte uma forma do ser humano expressar seus sentimentos,

Leia mais

AS MAIS DE DUZENTAS MENSAGENS DE UM OTIMISTA

AS MAIS DE DUZENTAS MENSAGENS DE UM OTIMISTA AS MAIS DE DUZENTAS MENSAGENS DE UM OTIMISTA Emanuel Carvalho 1 SUMÁRIO Dedicatória 03 Agradecimentos 04 Prefácio 05 Mensagens de otimismo 08 até 94 2 Dedicatória Dedico este meu e-book a todas as pessoas

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL

TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL O que é Tecnologia? O que é Tecnologia Educacional? Tecnologia e Tecnologia Educacional Histórico da Evolução da Tecnologia O homem foi utilizando

Leia mais

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS Mudança de direção Até maio de 2013 todo o mercado de TV por assinatura adotava uma postura comercial tradicional no mercado digital, composta por um empacotamento

Leia mais

Planejamento de Campanha de Propaganda. Aula 5. Contextualização. Instrumentalização. Meios e Veículos. Mídia Conceito. Profa.

Planejamento de Campanha de Propaganda. Aula 5. Contextualização. Instrumentalização. Meios e Veículos. Mídia Conceito. Profa. Planejamento de Campanha de Propaganda Aula 5 Contextualização Profa. Karin Villatore Esta aula tem como objetivo mostrar quais são as principais mídias que podem ser usadas em campanhas de publicidade

Leia mais

Morro da Favella. Fatos e lendas da primeira favela do Brasil

Morro da Favella. Fatos e lendas da primeira favela do Brasil Fatos e lendas da primeira favela do Brasil Fatos e lendas da primeira favela do Brasil FORMATO: Documentário: 1X 52 HD FULL 16:9 GENERO: Documentário em técnica mista: SINOPSE: Morro da Favella é um documentário

Leia mais

TÍTULO: NEUROMARKETING: UMA NOVA FORMA DE FAZER PROPAGANDA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS

TÍTULO: NEUROMARKETING: UMA NOVA FORMA DE FAZER PROPAGANDA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS TÍTULO: NEUROMARKETING: UMA NOVA FORMA DE FAZER PROPAGANDA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO AUTOR(ES): FELIPE

Leia mais

JUQUERIQUERÊ. Palavras-chave Rios, recursos hídricos, meio-ambiente, poluição, questão indígena.

JUQUERIQUERÊ. Palavras-chave Rios, recursos hídricos, meio-ambiente, poluição, questão indígena. JUQUERIQUERÊ Resumo Neste breve documentário, um índio faz uma retrospectiva de como ele vivia na região do Rio Juqueriquerê, localizada no litoral norte do Estado de São Paulo. Em seu relato, compara

Leia mais

12. JORNAL DE ONTEM. 5 a e 8 a SÉRIES. A vida no Egito e México antigos. Guia do Professor

12. JORNAL DE ONTEM. 5 a e 8 a SÉRIES. A vida no Egito e México antigos. Guia do Professor 5 a e 8 a SÉRIES 12. JORNAL DE ONTEM A vida no Egito e México antigos Áreas: H, LP, G, PC SOFTWARES NECESSÁRIOS: ENCICLOPÉDIA MICROSOFT ENCARTA 2000 MICROSOFT WORD 2000 MICROSOFT EXCEL 2000 MICROSOFT PUBLISHER

Leia mais

Ana Paula Tinoco da SILVA 3

Ana Paula Tinoco da SILVA 3 Anúncio impresso desenvolvido para a ONG Projeto Reconstruir 1 Adair Fernandes dos Santos JÚNIOR 2 Ana Paula Tinoco da SILVA 3 Geislane DIAS Ingrid Nayara RODRIGUES Leandro GUIMARÃES Lucas CORDEIRO Priscila

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Social-Commerce IT CARLOS MASSA SIMPONE 70609178

Social-Commerce IT CARLOS MASSA SIMPONE 70609178 Social-Commerce IT CARLOS MASSA SIMPONE 70609178 INDICE INTRODUÇÃO DIFINIÇÃO COMO FUNCIONA AS ETAPAS HISTORIA RELACIONAMENTO PRATICAS REDES SOCIAS EXEMPLOS VANTAGEM INTRODUÇÃO Comumente pode se entender

Leia mais

Fotografe Curitiba - Uma Campanha de Incentivo ao Turismo

Fotografe Curitiba - Uma Campanha de Incentivo ao Turismo Fotografe Curitiba - Uma Campanha de Incentivo ao Turismo Daniel de Castro Brainer Pereira PIRES 1 Thatiane Oliveira de ALENCAR 2 Alessandra Oliveira ARAÚJO 3 Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE RESUMO

Leia mais

Teste de Usabilidade BEEQO. Data Versão do wireframe Descrição

Teste de Usabilidade BEEQO. Data Versão do wireframe Descrição BEEQO Teste de Usabilidade Data Versão do wireframe Descrição 21/03/2012 1.1 Entender o comportamento do usuário com a interface proposta e avaliar os principais problemas de usabilidade. Página 1 de 8

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 29 Discurso na cerimónia de premiação

Leia mais

2º Jantar Italiano do Circolo Trentino di Ascurra 1

2º Jantar Italiano do Circolo Trentino di Ascurra 1 2º Jantar Italiano do Circolo Trentino di Ascurra 1 Filipe FREIBERGER 2 Rafaello Furlani DESTÉFANI 3 Deivi Eduardo OLIARI 4 Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI, Indaial, SC RESUMO A presença

Leia mais

A SUBSTITUIÇÃO HIPERONÍMICA: O PAPEL ARTICULADOR NA CONTINUIDADE DO TEXTO

A SUBSTITUIÇÃO HIPERONÍMICA: O PAPEL ARTICULADOR NA CONTINUIDADE DO TEXTO A SUBSTITUIÇÃO HIPERONÍMICA: O PAPEL ARTICULADOR NA CONTINUIDADE DO TEXTO Amanda Luiza Vizoto de Oliveira Jhonatas Garagnani de Souza Juliano Cesar Teixeira Paula Fernanda Leite de Carvalho Robson Aparecido

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

GÍRIA, UMA ALIADA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS Emerson Salino (PUC-SP) lpsalino@uol.com.br João Hilton (PUC/SP)

GÍRIA, UMA ALIADA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS Emerson Salino (PUC-SP) lpsalino@uol.com.br João Hilton (PUC/SP) GÍRIA, UMA ALIADA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS Emerson Salino (PUC-SP) lpsalino@uol.com.br João Hilton (PUC/SP) RESUMO A língua sofre constantemente uma invasão de novos vocábulos que

Leia mais

DE LA CLASE A LA CUENTA: DA CLASSE AO MERCADO DCC/DCM Internacional. Aula 2

DE LA CLASE A LA CUENTA: DA CLASSE AO MERCADO DCC/DCM Internacional. Aula 2 DE LA CLASE A LA CUENTA: DA CLASSE AO MERCADO DCC/DCM Internacional Aula 2 Módulo 1 Formação de Agências Aula 2 Profa. Tamara Guaraldo MÓDULO 1 DO CURSO DA CLASSE AO MERCADO 2015 Quintas-feiras SALA 17

Leia mais

endereço: data: telefone: E-mail: PARA QUEM CURSA O 6.O ANO EM 2013 Disciplina: Prova: português

endereço: data: telefone: E-mail: PARA QUEM CURSA O 6.O ANO EM 2013 Disciplina: Prova: português Nome: N.º: endereço: data: telefone: E-mail: PARA QUEM CURSA O 6.O ANO EM 2013 Colégio Disciplina: Prova: português desafio nota: Texto para as questões de 1 a 3. Material: 1 xícara quase cheia de farinha

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão 1 INDICE Introdução... Pg: 03 Você é muito bonzinho... Pg: 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade... Pg: 05 Evite pedir permissão... Pg: 07 Não tenha medo de ser você mesmo... Pg: 08 Não

Leia mais

PROVA BIMESTRAL Língua portuguesa

PROVA BIMESTRAL Língua portuguesa 6 o ano 1 o bimestre PROVA BIMESTRAL Língua portuguesa Escola: Nome: Turma: n o : Leia com atenção o texto a seguir, para responder às questões de 1 a 4. Lisboa: aventuras tomei um expresso cheguei de

Leia mais

Material de Estudo para Recuperação 6 ano Historia do dinheiro no Brasil escambo 2.1- Outras formas de dinheiro cheque cartão de crédito

Material de Estudo para Recuperação 6 ano Historia do dinheiro no Brasil escambo 2.1- Outras formas de dinheiro cheque cartão de crédito Material de Estudo para Recuperação 6 ano Historia do dinheiro no Brasil Já imaginou como seria a vida sem usar o dinheiro? Estranho, não? Pois há muitos e muitos séculos atrás ele não existia, mas, como

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Dicas rápidas para visitas a crianças de 5 a 7 anos

Dicas rápidas para visitas a crianças de 5 a 7 anos Sorriso Saudável, Futuro Brilhante Dicas rápidas para visitas a crianças de 5 a 7 anos Para essa visita básica à sala de aula ou instituição, apresente-se, fale com as crianças sobre o Dr. Dentuço, e faça

Leia mais

DATAS COMEMORATIVAS. CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL 22 de abril

DATAS COMEMORATIVAS. CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL 22 de abril CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL 22 de abril Descobrimento do Brasil. Pintura de Aurélio de Figueiredo. Em 1500, há mais de 500 anos, Pedro Álvares Cabral e cerca de 1.500 outros portugueses chegaram

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS

FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS GISELE CRISTINA DE SANTANA FERREIRA PEREIRA JÉSSICA PALOMA RATIS CORREIA NOBRE PEDAGOGIA: PROJETO MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA JANDIRA - 2012 FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS GISELE CRISTINA

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile APRESENTAÇÃO Totalmente compatível com Mobile Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil APRESENTAÇÃO Muito prazer! Somos uma empresa que presta serviços em soluções

Leia mais

Terra de Gigantes 1 APRESENTAÇÃO

Terra de Gigantes 1 APRESENTAÇÃO Terra de Gigantes Juliana de MOTA 1 Alexandre BORGES Carolina de STÉFANI Emilia PICINATO João Paulo OGAWA Luara PEIXOTO Marco Antônio ESCRIVÃO Murilo ALVES Natália MIGUEL Orientado pelos docentes: João

Leia mais

Painel 2 O BUSINESS JORNAL E O POSICIONAMENTO MULTIPLATAFORMA

Painel 2 O BUSINESS JORNAL E O POSICIONAMENTO MULTIPLATAFORMA 29. 09. 2014 Geral Nome da pesquisa Painel 2 O BUSINESS JORNAL E O POSICIONAMENTO Autor 2 Apêndice: Pesquisa Painel 2 O BUSINESS JORNAL E O POSICIONAMENTO A reunião na agência foi muito positiva. Márcio

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

COMO ESCREVER UM LIVRO INFANTIL. Emanuel Carvalho

COMO ESCREVER UM LIVRO INFANTIL. Emanuel Carvalho COMO ESCREVER UM LIVRO INFANTIL Emanuel Carvalho 2 Prefácio * Edivan Silva Recebi o convite para prefaciar uma obra singular, cujo título despertou e muita minha atenção: Como escrever um livro infantil,

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

mídia kit última atualização: Novembro/13

mídia kit última atualização: Novembro/13 mídia kit última atualização: Novembro/13 Na internet, todo mundo tem coragem de ficar apontando os defeitos dos outros. Afinal, reclamar é muito fácil e, convenhamos, às vezes alivia. Mas acreditamos

Leia mais

A diferença entre charge, cartum, tirinha e caricatura

A diferença entre charge, cartum, tirinha e caricatura A diferença entre charge, cartum, tirinha e caricatura É essencial que todo vestibulando saiba diferenciar e interpretar charges, cartuns, tirinhas e caricaturas. Dessa forma buscarei elucidar as semelhanças

Leia mais

A árvore das árvores

A árvore das árvores A árvore das árvores Resumo O documentário apresenta os múltiplos usos do carvalho para as sociedades, desde tempos remotos até os dias de hoje; além de retratar lendas e histórias sobre essas árvores

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Geografia

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Geografia COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Geografia Nome: Ano: 2º Ano 1º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências Humanas Disciplina:

Leia mais

FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING. Professor: Arlindo Neto

FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING. Professor: Arlindo Neto FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING Professor: Arlindo Neto Competências a serem trabalhadas GESTÃO DE MARKETING PUBLICIDADE E PROPAGANDA GESTÃO COMERCIAL FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM

Leia mais

Dia_Logos. café teatral

Dia_Logos. café teatral café Café Teatral Para esta seção do Caderno de Registro Macu, a coordenadora do Café Teatral, Marcia Azevedo fala sobre as motivações filosóficas que marcam esses encontros. Partindo da etimologia da

Leia mais

SEQUÊNCIA N.º 1 TEXTOS DOS DOMÍNIOS TRANSACIONAL E EDUCATIVO O ESSENCIAL. 1. Artigos científicos e técnicos

SEQUÊNCIA N.º 1 TEXTOS DOS DOMÍNIOS TRANSACIONAL E EDUCATIVO O ESSENCIAL. 1. Artigos científicos e técnicos SEQUÊNCIA N.º 1 TEXTOS DOS DOMÍNIOS TRANSACIONAL E EDUCATIVO O ESSENCIAL 1. Artigos científicos e técnicos Textos que tratam áreas específicas do saber, sendo normalmente escritos por especialistas, o

Leia mais

REVISTA ONLINE GERAÇÃO Z

REVISTA ONLINE GERAÇÃO Z REVISTA ONLINE GERAÇÃO Z #2 edição ano 01 março 2014 EDITORIAL EXPEDIENTE Sentiram saudades? Demoramos para lançar esta edição, né?! Mas vocês não vão se arrepender. Melhoramos o layout e a diagramação

Leia mais

como a arte pode mudar a vida?

como a arte pode mudar a vida? como a arte pode mudar a vida? LONGE DAQUI, AQUI MESMO 1 / 2 Longe daqui, aqui mesmo 1 Em um caderno, crie um diário para você. Pode usar a escrita, desenhos, recortes de revista ou jornais e qualquer

Leia mais

produtos que antes só circulavam na Grande Florianópolis, agora são vistos em todo o Estado e em alguns municípios do Paraná.

produtos que antes só circulavam na Grande Florianópolis, agora são vistos em todo o Estado e em alguns municípios do Paraná. SABOR, TRADIÇÃO E PUREZA Uma marca conhecida por sua tradicionalidade, reconhecimento no mercado e sabor irresistível, a empresa Bebidas Leonardo Sell, completa 106 anos em 2011 sendo a primeira empresa

Leia mais

ICBA: Campanha Publicitária Vem falar com a gente 1

ICBA: Campanha Publicitária Vem falar com a gente 1 ICBA: Campanha Publicitária Vem falar com a gente 1 Alexandra Teixeira de ROSSO 2 Janildo TAVARES 3 Daniele VARGAS 4 Luciele Beatriz KESSLER 5 Danielle Aline CORRÊA 6 Lorena das Chagas CORREA 7 Fabrícia

Leia mais

Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais. Por Gustavo Valvasori

Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais. Por Gustavo Valvasori Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais Por Gustavo Valvasori Índice 1. Introdução 2. Por que monitorar? 3. O que monitorar? 4. Como dialogar 5. Fluxo de comunicação

Leia mais

> Folha Dirigida, 18/08/2011 Rio de Janeiro RJ Enem começa a mudar as escolas Thiago Lopes

> Folha Dirigida, 18/08/2011 Rio de Janeiro RJ Enem começa a mudar as escolas Thiago Lopes > Folha Dirigida, 18/08/2011 Rio de Janeiro RJ Enem começa a mudar as escolas Thiago Lopes Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), inicialmente, tinha como objetivo avaliar o desempenho

Leia mais

CULTURA JOVEM E NARRATIVA PUBLICITÁRIA: UM ESTUDO SOBRE ANÚNCIOS DE CIGARRO DAS DÉCADAS DE 1960/1970

CULTURA JOVEM E NARRATIVA PUBLICITÁRIA: UM ESTUDO SOBRE ANÚNCIOS DE CIGARRO DAS DÉCADAS DE 1960/1970 Departamento de Comunicação Social CULTURA JOVEM E NARRATIVA PUBLICITÁRIA: UM ESTUDO SOBRE ANÚNCIOS DE CIGARRO DAS DÉCADAS DE 1960/1970 Aluno: Juliana Cintra Orientador: Everardo Rocha Introdução A publicidade

Leia mais

A Escolinha do Mar. Atividades

A Escolinha do Mar. Atividades A Escolinha do Mar Atividades Turma: 1º ano da Educação Infantil Professoras: Eloane Tavares / Ercyany dos Santos CUIDANDO DO PLANETA O trabalho foi iniciado por meio de um teatro apresentado pelas próprias

Leia mais

A Resolução CFM nº 1.974/2011

A Resolução CFM nº 1.974/2011 A Resolução CFM nº 1.974/2011 A Resolução CFM nº 1.974/2011 Publicada no Diário Oficial da União em 19/8/2011. Entra em vigor 180 dias após sua publicação. Ementa: Estabelece os critérios norteadores da

Leia mais

Os tempos mudaram. Campanha de valorização

Os tempos mudaram. Campanha de valorização Campanha de valorização Os tempos mudaram Terceira fase da Campanha de Valorização do Marketing Direto enfatiza a revolução nas formas de conquistar o público e a proximidade da disciplina com as novas

Leia mais

cidade, envolvemos os cidadãos nas questões que afetam a vida de todos nós. Incentivamos a não

cidade, envolvemos os cidadãos nas questões que afetam a vida de todos nós. Incentivamos a não Eu pratico, e você? APRESENTAÇÃO Desde 2009, a RÁDIO ITATIAIA realiza, em parceria com empresas, um importante convite à sociedade mineira. Mais do que um projeto, o PRATIQUE GENTILEZA é uma convocação

Leia mais

coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - f o? Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - f o? Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. Eu quero não parar coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - de consigo.o usar que eu drogas f o? aç e Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

Fundamentos da Propaganda TV e Cinema. Prof. Adriano Portela

Fundamentos da Propaganda TV e Cinema. Prof. Adriano Portela Fundamentos da Propaganda TV e Cinema Prof. Adriano Portela Brasil, 1950. A chegada da televisão revoluciona a vida dos brasileiros. Os Anos de Chumbo, como foram chamados os 20 anos de ditadura, marcaram

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

Finalmente, chegamos ao último Roteiro de Estudos do Segundo ano! Você já sabe como proceder! Organize seu material, revise o conteúdo e mãos à obra!

Finalmente, chegamos ao último Roteiro de Estudos do Segundo ano! Você já sabe como proceder! Organize seu material, revise o conteúdo e mãos à obra! ROTEIRO DE ESTUDOS DE LITERATURA PARA A 3ª ETAPA 2ª SÉRIE Finalmente, chegamos ao último Roteiro de Estudos do Segundo ano! Você já sabe como proceder! Organize seu material, revise o conteúdo e mãos à

Leia mais

1. De que modo a imagem coopera na. 2. O texto Pruébala durante um mês. Si

1. De que modo a imagem coopera na. 2. O texto Pruébala durante um mês. Si o 6 o e 7 a n os n o ve mb r o/ 20 4 desenvolva... pense... pratique... 10 Observe a imagem e recorra a seus estudos de espanhol para responder às questões 1 e 2. Pruébala durante um mês Si no te convence,

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

REALIDADE AUMENTADA APLICADA NA EDUCAÇÃO: ESTUDOS DOS SEUS BENEFÍCIOS

REALIDADE AUMENTADA APLICADA NA EDUCAÇÃO: ESTUDOS DOS SEUS BENEFÍCIOS REALIDADE AUMENTADA APLICADA NA EDUCAÇÃO: ESTUDOS DOS SEUS BENEFÍCIOS Kelly Cristina de Oliveira 1, Júlio César Pereira 1. 1 Universidade Paranaense (UNIPAR) Paranavaí PR Brasil kristhinasi@gmail.com,

Leia mais

Promover o cartaz como uma das mais importantes formas de comunicação e expressão.

Promover o cartaz como uma das mais importantes formas de comunicação e expressão. 1. APRESENTAÇÃO O VARAL DO DESIGN é uma mostra nacional de cartazes aberta a designers e artistas gráficos de todo o País. A cada edição o evento tem um tema único que pretende valorizar a criação autoral

Leia mais

Chantilly, 17 de outubro de 2020.

Chantilly, 17 de outubro de 2020. Chantilly, 17 de outubro de 2020. Capítulo 1. Há algo de errado acontecendo nos arredores dessa pequena cidade francesa. Avilly foi completamente afetada. É estranho descrever a situação, pois não encontro

Leia mais

Ituran: compromisso com a qualidade de vida

Ituran: compromisso com a qualidade de vida Ituran: compromisso com a qualidade de vida INTRODUÇÃO: O mercado de rastreadores veiculares começou a crescer verdadeiramente no início dessa década. Curiosamente, é nesse mesmo momento que aumenta definitivamente

Leia mais

O QUE FOI A POESIA MARGINAL

O QUE FOI A POESIA MARGINAL O QUE FOI A POESIA MARGINAL A poesia marginal ou a geração Mimeógrafo surgiu na década de 70 no Brasil, de forma a representar o movimento sociocultural que atingiu as artes e principalmente a literatura.

Leia mais

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar.

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. GRUPOS são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. QUANTOS ADOLESCENTES A SUA CLASSE TEM? Pequenos (de 6 a 10 pessoas) Médios ( de 11 pessoa a 25 pessoas) Grandes ( acima

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE LiteraRádio. Rádio. Literatura. Introdução

PALAVRAS-CHAVE LiteraRádio. Rádio. Literatura. Introdução 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( x ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

APRESENTAÇÃO: A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PRÁTICAS SAUDÁVEIS

APRESENTAÇÃO: A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PRÁTICAS SAUDÁVEIS APRESENTAÇÃO: A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PRÁTICAS SAUDÁVEIS Professora FACE : Stella Maris Dias Nassif Costa Pinto Membro da CIPA Colaboradores: Lorena Tainan R. Moreno Aluna de Administração FACE Luiz Eduardo

Leia mais

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL FACULDADE SETE DE SETEMBRO INICIAÇÃO CIENTÍFICA CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA ALUNA: NATÁLIA DE ARAGÃO PINTO ORIENTADOR: PROF. DR. TIAGO SEIXAS THEMUDO A IMPRENSA

Leia mais

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos.

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos. Eu fico muito feliz por você ter baixado esse ebook, nele você vai encontrar um método fantástico de atrair clientes através de uma plataforma incrível, que desenvolvi depois de milhares de testes dentro

Leia mais

Spot: Acessibilidade - Conscientização e Prática 1

Spot: Acessibilidade - Conscientização e Prática 1 Spot: Acessibilidade - Conscientização e Prática 1 Felipe Marinho da Silva 2 Waldemar Moreira Ramos 3 Rodolfo Nunes Freire Ribeiro 4 José Zilmar Alves da Costa 5 Universidade Federal do Rio Grande do Norte,

Leia mais