PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - COTA CNPq

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - COTA CNPq"

Transcrição

1 E D I T A L A R I I 0013 / 2012 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - COTA CNPq EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO - VAGA REMANESCENTES Georg-August-Universität Göttingen - ALEMANHA A (ARII) da PUC-SP abre inscrições para o processo de pré-seleção de até 02 (dois) estudantes de curso de graduação em Ciências da Computação ou Sistemas de Informação da PUC-SP, para realização de graduação-sanduíche na Georg-August-Universität Göttingen, Alemanha, com bolsa de estudos integral, no âmbito da Chamada Pública do Programa Ciência sem Fronteiras - Cota Institucional CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cota 2012), que se regerá de acordo com o presente Edital. 1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS O Programa Ciência sem Fronteiras ( visa propiciar a formação de recursos humanos altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, com vistas a promover a internacionalização da ciência e tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior, inclusive com a expansão significativa do intercâmbio e da mobilidade de graduandos e graduados O programa tem como objetivos específicos: I. Oferecer oportunidade de estudo a discentes brasileiros em universidades de excelência, bem como oferecer a possibilidade de estágio programado de pesquisa ou inovação tecnológica em indústria, centro de pesquisa ou laboratório da própria universidade; II. Permitir a atualização de conhecimentos em grades curriculares diferenciadas, possibilitando o acesso de estudantes brasileiros a instituições de elevado padrão de qualidade, visando complementar sua formação técnico-científica em áreas prioritárias e estratégicas para o desenvolvimento do Brasil; III. Complementar a formação de estudantes brasileiros, dando-lhes a oportunidade de vivenciar experiências educacionais voltadas para a qualidade, o empreendedorismo, a competitividade e a inovação; IV. Estimular iniciativas de internacionalização das universidades brasileiras; V. Possibilitar a formação com qualidade de uma força de trabalho técnico-científica altamente especializada.

2 2. DOS REQUISITOS PARA O CANDIDATO I. Estar matriculado em curso de graduação em Ciências da Computação ou Sistemas de Informação da PUC-SP, conforme item D das áreas prioritárias do Programa Ciência Sem Fronteiras (Computação e Tecnologias da Informação); II. Possuir nacionalidade brasileira ou ser estrangeiro regularmente registrado no Brasil com visto permanente; III. Realizar ou ter realizado iniciação científica (PIBIC-CNPq, PIBIC-CEPE, PIBITI, Balcão, FAPESP ou outro) ou participar ou ter participado do PET ou ter sido premiado em olimpíadas de matemática ou ciências, feiras científicas e atividades similares de mérito reconhecido ou atuar ou ter atuado como voluntário em projeto de pesquisa; IV. Possuir comprovada proficiência em língua inglesa; V. Ter bom desempenho acadêmico e ter concluído as disciplinas consideradas necessárias para o efetivo aproveitamento dos estudos no exterior (não há percentual mínimo ou máximo de integralização de currículo do curso dos candidatos, exigindo-se apenas que o estudante regresse à PUC-SP para conclusão do seu curso de graduação); VI. Ter pelo menos um semestre a cursar na PUC-SP, após a conclusão da Mobilidade Acadêmica; VII. Declarar compromisso de retornar ao Brasil no prazo de 30 (trinta) dias a contar da conclusão do período de validade da bolsa de estudo, para concluir seu curso de graduação; VIII. Declarar compromisso de permanecer no Brasil pelo dobro do número de meses em relação àquele com o qual foi contemplado para realização da graduação-sanduíche. Essa exigência poderá ser relativizada nos casos em que o aluno, durante este período de permanência obrigatória, após a sua volta, tenha eventualmente entrado em programas de pós-graduação e, nessa condição, venha a ser contemplado com uma bolsa no exterior. 3. DA DURAÇÃO, DO PROGRAMA E DA INSTITUIÇÃO DE DESTINO 3.1. Os estudantes pré-selecionados pela PUC-SP terão suas candidaturas enviadas para a Georg-August-Universität Göttingen, Alemanha, para cursar disciplinas e realizar estágio, vinculado ao curso de Msc Applied Computer Science, durante 1 (hum) ano acadêmico (12 meses), de setembro de 2012 a agosto de DOS BENEFÍCIOS 4.1. Os pré-selecionados pela PUC-SP que tiverem sua indicação aprovada pelo CNPq terão direito a: a. Mensalidades da bolsa, no valor de 870 (oitocentos e setenta) euros; b. Passagens aéreas de ida e volta; c. Auxílio-Instalação (equivalente ao valor de uma mensalidade da bolsa, paga uma única vez, e proporcional à duração da bolsa e ao tempo que o bolsista permanecer no exterior); d. Seguro saúde, proporcional à duração da bolsa e ao tempo que o bolsista permanecer no exterior, exceto para bolsistas que se dirijam a países que ofereçam assistência médica gratuita.

3 4.2. As mensalidades da bolsa serão pagas trimestralmente, mediante depósito em conta bancária no exterior, que deverá ser aberta pelo bolsista após sua chegada na Alemanha. Os demais itens serão pagos ao bolsista antes do embarque para o exterior, diretamente em sua conta bancária no Brasil Caso o beneficiário da bolsa seja bolsista de iniciação científica ou tecnológica do CNPq, a bolsa será suspensa pelo tempo em que o aluno permanecer no exterior, podendo ser reativada quando do seu retorno ao Brasil, caso esse retorno se dê ainda dentro da vigência da bolsa. 5. DA INSCRIÇÃO NO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS 5.1. Os candidatos deverão realizar a inscrição em três etapas: Etapa I Entrega, até 17/07/2012, às 16h00, nos locais e pelos meios indicados no item 6, dos seguintes documentos: a. Ficha de inscrição preenchida, com 1 foto 3x4; b. Comprovante de matrícula em curso da PUC-SP, observados os requisitos indicados no item 2; c. Boletim de avaliações ou histórico escolar, com notas de disciplinas cursadas até o 2º semestre/2011, acompanhado por tradução simples para o inglês; d. Curriculum Vitae, em inglês; e. Carta de motivação em inglês, escrita pelo candidato, indicando as razões de candidatura no programa; f. Comprovante de proficiência em língua inglesa (língua de instrução no curso da universidade alemã); * Ex.: TOEFL, IELTS, certificados de avaliação de língua inglesa, comprovante de matrículas em cursos de inglês, outros. g. Comprovante de realização de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq, PIBIC-CEPE, PIBITI, Balcão, FAPESP ou outro) ou de participação no PET ou de premiação em olimpíadas de matemática ou ciências, feiras científicas e atividades similares de mérito reconhecido ou atuação como voluntário em projeto de pesquisa; Etapa II Candidatos pré-selecionados pela PUC-SP na Etapa I deverão realizar, na ARII, até 18/07/2012, inscrição na página eletrônica da Georg-August-Universität Göttingen, em horário pré-agendado Etapa III Após recebimento da confirmação de aceitação do candidato pela Georg-August-Universität Göttingen, a ARII encaminhará solicitação de bolsa Ciência Sem Fronteiras-Cota CNPq, por meio da plataforma Carlos Chagas, mediante apresentação de: a) carta de aceitação da IES alemã digitalizada; b) plano de atividades específico do Ciência sem Fronteiras assinado e aprovado pela coordenação de curso na PUC-SP; c) comprovante de proficiência em língua inglesa.

4 6. DO LOCAL DE ENTREGA DOS DOCUMENTOS 6.1. Os documentos referentes à inscrição na Etapa I (item 5.1.1) deverão ser entregues conforme indicado: Pessoalmente: Campus Monte Alegre Rua Monte Alegre, Edifício Cardeal Mota - Sala T-39 (térreo) Horário: das 9h às 19h, de 2ª a 6ª feira exceto feriados e recessos administrativos Obs.: Horário limite de entrega da documentação no dia 17/07 é até 12h. Por Envio, até 17/07/2012, às 16h00, para o endereço eletrônico dci-arii@pucsp.br, anexando, em um único arquivo, em formato.pdf colorido, todos os documentos exigidos, na ordem indicada no item a. Na linha Assunto da mensagem, deverá ser indicado: Inscrição Ciência Sem Fronteiras (nome do candidato) (curso do candidato). b. A ARII verificará os documentos de cada candidato e enviará resposta, no primeiro dia útil após o recebimento da mensagem, confirmando ou não a inscrição ao processo de pré-seleção. Apenas candidatos cujas documentações estiverem completas e preencherem os requisitos elencados no item serão elegíveis às bolsas. 7. DA CLASSIFICAÇÃO E PRÉ-SELEÇÃO DOS CANDIDATOS A classificação dos candidatos será realizada por intermédio de análise e avaliação realizada pela ARII, com base no rendimento acadêmico dos candidatos, no nível de proficiência no idioma estrangeiro e na documentação apresentada. 8. DO RESULTADO PARCIAL NA PUC-SP E NA UNIVERSITÄT GÖTTINGEN 8.1 A relação dos até 02 (dois) candidatos pré-selecionados pela ARII será divulgada por e- mail a todos os candidatos; 8.2 Os pré-selecionados, por sua vez, deverão comparecer à ARII em 18/07/2012, em horário préagendado, munidos dos documentos indicados no item 5.1.1, para realização de registro na plataforma online de inscrição da Georg-August-Universität Göttingen; 8.3 Caberá à Georg-August-Universität Göttingen a análise das candidaturas préselecionadas pela PUC-SP e a emissão de documento de aceitação, em caso de aprovação de candidatura.

5 9. DA SOLICITAÇÃO E CONCESSÃO DA BOLSA Os candidatos selecionados pela Georg-August-Universität Göttingen para graduaçãosanduíche terão seus pedidos de bolsa encaminhados pela ARII ao CNPq, na plataforma Carlos Chagas, conforme indicado no item , até as 17h de 05/08/ Caberá ao CNPq a decisão final sobre a concessão da bolsa, com base no enquadramento dos candidatos aos objetivos e condições do Programa Ciência sem Fronteiras. 10. DOS PROCEDIMENTOS JUNTO AO CNPQ Os estudantes pré-selecionados cujas candidaturas forem aprovadas pela Georg-August- Universität Göttingen e pelo CNPq receberão mensagem eletrônica no registrado em seu Currículo Lattes, contendo link para preenchimento do Formulário de Dados Complementares, por meio do qual deverão informar: a. nome e CPF de seu representante legal no Brasil; b. data de embarque para o exterior, e c. dados bancários Posteriormente, o bolsista receberá novo correio eletrônico, contendo o link em que deverá assinar eletronicamente o Termo de Aceitação da bolsa, para o período informado e de acordo com as normas da Chamada Pública do Programa Ciência sem Fronteiras - Cota Institucional CNPq Pelo correio (via postal), o bolsista receberá a carta de benefícios. O endereço postal será aquele indicado pelo bolsista em seu Currículo Lattes. 11. DO CRONOGRAMA ATIVIDADE PREVISTA Prazo para inscrições PERÍODO Até 17/07/2012, às 16h Resultado da pré-seleção pela PUC-SP Até 18/07/2012 Preenchimento de formulário, pelos pré-selecionados, na plataforma online da Georg-August-Universität Göttingen Até 18/07/2012 Solicitação, pela ARII, de concessão de bolsa ao CNPq Até 05/08/2012

6 12. DAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES E DOS CASOS OMISSOS Os estudantes bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras serão automaticamente matriculados na PUC-SP, durante o 2º semestre/2012 e 1º semestre/2013, na modalidade matrícula intercâmbio internacional - Ciência sem Fronteiras. Durante este período, estarão isentos do pagamento das mensalidades à PUC-SP, devendo, quando do retorno à universidade, efetuar pagamento de disciplinas aproveitadas, após análise da Coordenação de Curso, para efeito de registro na matriz curricular correspondente O CNPq poderá, em função de aspectos formais e normas existentes nas legislações brasileiras e dos demais países e a seu único e exclusivo critério, alterar ou encerrar a Chamada Pública do Programa Ciência sem Fronteiras - Cota Institucional CNPq, independentemente do calendário estabelecido Eventuais despesas com obtenção de visto, traduções de documentos, inscrições para teste de proficiência do idioma, emissão de passaporte e outras serão de responsabilidade do próprio candidato Eventuais situações não contempladas neste Edital serão decididas pela Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais da PUC-SP e pelo Programa Ciência sem Fronteiras, no que couber a cada um O Programa Ciência sem Fronteiras não se responsabilizará por propostas não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos e congestionamentos, ou fora do prazo estabelecido no item Estudantes em mobilidade na Alemanha estão dispensados de visto de estudos neste país, conforme informação constante no site do Consulado-Geral da Alemanha em São Paulo, nesta data. São Paulo, 12 de julho de 2012 Assessoria de Assuntos Internacionais e Institucionais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo EDITAL PARA BOLSAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR SWG - CNPq (QUOTA 2012) A Pró-Reitoria de Graduação, por meio da Assessoria de Relações Internacionais e Institucionais (ARII) abre inscrições para processo

Leia mais

IINSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

IINSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL N o 01/2012 PROPI/ SELEÇÃO DE ESTUDANTES CANDIDATOS AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS TECNÓLOGO SANDUÍCHE NO CANADÁ ACCC N 107/2011 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do

Leia mais

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Coordenadoria de Pesquisa

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Coordenadoria de Pesquisa EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAREM DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS BOLSA SANDUÍCHE NA GRADUAÇÃO (SWG/CNPq) EDITAL INTERNO PPG/UEMA - N o 07/2012 A da Universidade Estadual do Maranhão - PPG

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDEUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PESQUISA

MINISTÉRIO DA EDEUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PESQUISA MINISTÉRIO DA EDEUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PESQUISA EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTES DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PARA

Leia mais

Edital Conjunto Proppi/Prograd/DRI 01/2011

Edital Conjunto Proppi/Prograd/DRI 01/2011 Edital Conjunto Proppi/Prograd/DRI 01/2011 Dispõe sobre a candidatura de alunos da Universidade Federal Fluminense às Bolsas Sanduíche no Exterior para Graduação (SWG) da Capes e do CNPq no Programa Ciência

Leia mais

RESOLVE DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

RESOLVE DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Edital 04/2012- COOPEX Data: 06 de Março de 2012. Sumula: Normas que regulamentam o processo de inscrição e seleção aos candidatos do Programa Ciência sem Fronteiras- CNPq O Coordenador de Pesquisa e Extensão,

Leia mais

FESURV- UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

FESURV- UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FESURV- UNIVERSIDADE DE RIO VERDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA Campus Universitário Fazenda Fontes do Saber, Bloco I, Cx.p 104, 75.901-970, Rio Verde Goias EDITAL SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS / UNIVERSIDADE DE BOLONHA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS / UNIVERSIDADE DE BOLONHA E D I T A L A R I I 005/2012 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS / UNIVERSIDADE DE BOLONHA EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO O processo de pré-seleção de estudantes de graduação da PUC-SP para realização de graduação-sanduíche

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO EDITAL Nº01 2011 CHAMADA INTERNA PRÓ-REITORIA DE ENSINO-

Leia mais

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE EDITAL SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE O Reitor do Centro Universitário

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS / DAAD

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS / DAAD E D I T A L A R I I 003/2012 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS / DAAD EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO O processo de pré-seleção de estudantes de graduação da PUC-SP para realização de graduação-sanduíche na Alemanha,

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO 01/2012

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO 01/2012 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS NO IFBA ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS EDITAL 17/11 - PROPe

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS EDITAL 17/11 - PROPe PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS EDITAL 17/11 - PROPe A PROPE torna público o presente Edital de abertura de inscrições, visando à seleção de candidatos às bolsas do Programa Graduação Sanduíche no Exterior

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS E D I T A L A R I I 002/2013 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS ÁUSTRIA, BÉLGICA, CHINA, FINLÂNDIA e IRLANDA EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO O processo de pré-seleção de estudantes de graduação da PUC-SP para realização

Leia mais

IINSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

IINSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL N o 01/2011 PROPI/ SELEÇÃO DE ESTUDANTES CANDIDATOS AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NOS EUA A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte,

Leia mais

2. DOS REQUISITOS DOS CANDIDATOS O candidato deverá obrigatoriamente que preencher os seguintes requisitos:

2. DOS REQUISITOS DOS CANDIDATOS O candidato deverá obrigatoriamente que preencher os seguintes requisitos: EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAREM DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO, ESTÁGIOS E CURSOS DE IDIOMAS NOS ESTADOS UNIDOS, FRANÇA, ITÁLIA, REINO UNIDO E ALEMANHA Programa Ciência sem Fronteiras CHAMADAS

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS E D I T A L A R I I 0010/2012 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS AUSTRÁLIA, BÉLGICA, CANADÁ, COREIA DO SUL, ESPANHA, HOLANDA E PORTUGAL EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO O processo de pré-seleção de estudantes de graduação

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Reitoria Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Reitoria Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais R E T I F I C A Ç Ã O EDITAL ARII 014/2012 - PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS ALEMANHA, AUSTRÁLIA, CANADÁ, COREIA DO SUL, HOLANDA E REINO UNIDO Considerando retificações publicadas no portal do Programa

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS CHAMADA PARA INSCRIÇÃO AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS AOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, EM CONFORMIDADE COM A CHAMADA PÚBLICA CAPES n o 01/2011 Graduação Sanduíche

Leia mais

Programa Ciência sem Fronteiras. Graduação Sanduíche nos EUA Chamada Pública CAPES nº 01/2011

Programa Ciência sem Fronteiras. Graduação Sanduíche nos EUA Chamada Pública CAPES nº 01/2011 Programa Ciência sem Fronteiras Graduação Sanduíche nos EUA Chamada Pública CAPES nº 01/2011 A CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, vinculada ao Ministério da Educação,

Leia mais

EDITAL Nº 016/2012-PRPI

EDITAL Nº 016/2012-PRPI EDITAL Nº 016/2012-PRPI A Pró-reitora de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas as inscrições

Leia mais

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPP. Programa Ciência sem Fronteiras/CNPq

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPP. Programa Ciência sem Fronteiras/CNPq UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPP Programa Ciência sem Fronteiras/CNPq EDITAL CNPq/ANHANGUERA-UNIDERP Nº. 010/PROPP/2011 1 Apresentação A Pró-Reitoria de

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS / UUK

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS / UUK E D I T A L A R I I 006/2012 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS / UUK EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO O processo de pré-seleção de estudantes de graduação da PUC-SP para realização de graduação-sanduíche no Reino Unido,

Leia mais

E D I T A L DIPLOMA INTEGRADO PUC-SP/SCIENCES PO 2018

E D I T A L DIPLOMA INTEGRADO PUC-SP/SCIENCES PO 2018 E D I T A L DIPLOMA INTEGRADO PUC-SP/SCIENCES PO 2018 Estão abertas as inscrições para seleção de candidatos do curso de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP para o programa

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS SELEÇÃO DE ESTUDANTES INTERESSADOS EM PARTICIPAR DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSAS DE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE

Leia mais

A Coordenadora de Pesquisa, da Faculdade Assis Gurgacz FAG, no uso de suas atribuições, considerando a Chamada Pública nº 01/2011-CAPES.

A Coordenadora de Pesquisa, da Faculdade Assis Gurgacz FAG, no uso de suas atribuições, considerando a Chamada Pública nº 01/2011-CAPES. Edital 15/2011- Coordenação de Pesquisa Data: 28 de setembro de 2011. Sumula: Normas que regulamentam o processo de inscrição e seleção aos candidatos do Programa Ciência sem Fronteiras- CAPES A Coordenadora

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS E D I T A L A R I I 0018/2012 (RETIFICADO) PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS AUSTRÁLIA, ESPANHA, EUA, FRANÇA, HUNGRIA, ITÁLIA, JAPÃO, NORUEGA, PORTUGAL E SUÉCIA EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO O processo de pré-seleção

Leia mais

PROGRAMA FACENS SEM FRONTEIRAS - FsF MOBILIDADE ACADÊMICA Edital Coventry 01 Junho de 2016

PROGRAMA FACENS SEM FRONTEIRAS - FsF MOBILIDADE ACADÊMICA Edital Coventry 01 Junho de 2016 PROGRAMA FACENS SEM FRONTEIRAS - FsF MOBILIDADE ACADÊMICA Edital Coventry 01 Junho de 2016 1 DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 O Programa FACENS sem Fronteiras objetiva propiciar a complementação da formação dos

Leia mais

SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR

SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR EDITAL Nº 004/2012 SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR A da UEG, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente edital

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS Chamada para a Seleção complementar de Estudantes de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia, para Bolsas Sanduíche na Graduação (SWG) dentro do Programa Ciência sem Fronteiras, que participam

Leia mais

EDITAL ARII n. 03/2017 PROGRAMA TOP ESPANHA SANTANDER UNIVERSIDADES 2017

EDITAL ARII n. 03/2017 PROGRAMA TOP ESPANHA SANTANDER UNIVERSIDADES 2017 EDITAL ARII n. 03/2017 PROGRAMA TOP ESPANHA SANTANDER UNIVERSIDADES 2017 Estão abertas as inscrições para seleção de 2 (dois) estudantes de graduação da PUC-SP para o Programa TOP Espanha Santander Universidades

Leia mais

EDITAL Nº 011/2012-PRPI

EDITAL Nº 011/2012-PRPI EDITAL Nº 011/2012-PRPI A Pró-reitora de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas as inscrições

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ITÁLIA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ UNIVERSIDADE DE BOLONHA Nº 105 /2011

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ITÁLIA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ UNIVERSIDADE DE BOLONHA Nº 105 /2011 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ITÁLIA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ UNIVERSIDADE DE BOLONHA Nº 105 /2011 O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI,

Leia mais

EDITAL DE DIVULGAÇÃO DO PROGRAMA DE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR SWG PROGRAMA DE BOLSAS NO EXTERIOR PIBIC-PIBITI/CNPQ 2012 CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

EDITAL DE DIVULGAÇÃO DO PROGRAMA DE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR SWG PROGRAMA DE BOLSAS NO EXTERIOR PIBIC-PIBITI/CNPQ 2012 CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS EDITAL DE DIVULGAÇÃO DO PROGRAMA DE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR SWG PROGRAMA DE BOLSAS NO EXTERIOR PIBIC-PIBITI/CNPQ 2012 CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS EDITAL PROPESQ Nº 001/12 A, por intermédio da Pró-Reitoria

Leia mais

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PROPG PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal

Leia mais

EDITAL Nº 036/2012-PRPI

EDITAL Nº 036/2012-PRPI EDITAL Nº 036/2012-PRPI A Pró-reitora de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas as inscrições

Leia mais

Edital N 02/2017 SRI/UFF

Edital N 02/2017 SRI/UFF Edital N 02/2017 SRI/UFF Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação em Letras da Universidade Federal Fluminense Bolsas da Eberhard Karls Universität Tübingen Alemanha.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS Chamada para a Seleção de Estudantes de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia, para Bolsas Sanduíche na Graduação (SWG) dentro do Programa Ciência sem Fronteiras, que participam dos Programas

Leia mais

EDITAL MOBILIDADE INTERNACIONAL AMÉRICA LATINA Edital N 05/2014 DRI/PROAES

EDITAL MOBILIDADE INTERNACIONAL AMÉRICA LATINA Edital N 05/2014 DRI/PROAES EDITAL MOBILIDADE INTERNACIONAL AMÉRICA LATINA Edital N 05/2014 DRI/PROAES Dispõe sobre o programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense que

Leia mais

Edital Conjunto DRI/Proppi/Prograd 13/2013 Ciência sem Fronteiras

Edital Conjunto DRI/Proppi/Prograd 13/2013 Ciência sem Fronteiras Edital Conjunto DRI/Proppi/Prograd 13/2013 Ciência sem Fronteiras Dispõe sobre a candidatura de alunos da Universidade Federal Fluminense ao Programa Ciência sem Fronteiras país de destino: Nova Zelândia

Leia mais

EDITAL ARII 010/2015 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO AMERICANAS PARA JOVENS PROFESSORES E PESQUISADORES 2015

EDITAL ARII 010/2015 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO AMERICANAS PARA JOVENS PROFESSORES E PESQUISADORES 2015 EDITAL ARII 010/2015 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO AMERICANAS PARA JOVENS PROFESSORES E PESQUISADORES 2015 Estão abertas as inscrições para seleção de até 3 (três) jovens professores e pesquisadores da PUC-

Leia mais

EDITAL MOBILIDADE INTERNACIONAL AMÉRICA LATINA Edital N 18 /2013 DRI/PROAES

EDITAL MOBILIDADE INTERNACIONAL AMÉRICA LATINA Edital N 18 /2013 DRI/PROAES EDITAL MOBILIDADE INTERNACIONAL AMÉRICA LATINA Edital N 18 /2013 DRI/PROAES Dispõe sobre o programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense que

Leia mais

E D I T A L DIPLOMA INTEGRADO PUC-SP/SCIENCES PO 2010

E D I T A L DIPLOMA INTEGRADO PUC-SP/SCIENCES PO 2010 E D I T A L DIPLOMA INTEGRADO PUC-SP/SCIENCES PO 2010 Estão abertas as inscrições para seleção de candidatos do curso de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP para o programa

Leia mais

1.3 O Programa Ciência sem Fronteiras, no âmbito deste edital, tem como objetivos específicos:

1.3 O Programa Ciência sem Fronteiras, no âmbito deste edital, tem como objetivos específicos: COORDENAÇÃO GERAL DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E INTERNACIONAIS Edital Complementar nº 004/2012 A Coordenação Geral de Relações Institucionais e Internacionais, no uso de suas atribuições legais, torna público

Leia mais

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÕES NO PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL UCS ANO 2018/2019

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÕES NO PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL UCS ANO 2018/2019 REGULAMENTO PARA INSCRIÇÕES NO PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL UCS ANO 2018/2019 1 ABERTURA A Universidade de Caxias do Sul torna públicas as condições que

Leia mais

EDITAL 1/2013 DE SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/CAPES

EDITAL 1/2013 DE SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/CAPES EDITAL 1/2013 DE SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/CAPES A Universidade Católica de Brasília é participante do Programa Ciência

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS LABORATORIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS LABORATORIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS LABORATORIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL SELEÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO INTERESSADOS EM PARTICIPAR

Leia mais

SELEÇÃO DE CANDIDATURAS DE ALUNOS DA UFCSPA

SELEÇÃO DE CANDIDATURAS DE ALUNOS DA UFCSPA Edital conjunto da PROGRAD e PROPPG nº 03 de 07 de dezembro de 2012 complementar às Chamadas Públicas n 118 a 135 Graduação-Sanduíche Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Holanda, Reino Unido, Espanha,

Leia mais

EDITAL Nº 037/2012-PRPI

EDITAL Nº 037/2012-PRPI EDITAL Nº 037/2012-PRPI A Pró-reitora de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas as inscrições

Leia mais

EDITAL 1/2013 DE SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/CAPES

EDITAL 1/2013 DE SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/CAPES EDITAL 1/2013 DE SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/CAPES A Universidade Católica de Brasília é participante do Programa Ciência

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA HOLANDA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA HOLANDA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA HOLANDA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ NUFFIC (Organização Neerlandesa para Cooperação Internacional em Educação Superior) Nº 116/2012

Leia mais

E D I T A L A R I I - 009/2011 PROGRAMA FÓRMULA SANTANDER DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL 2011

E D I T A L A R I I - 009/2011 PROGRAMA FÓRMULA SANTANDER DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL 2011 E D I T A L A R I I - 009/2011 PROGRAMA FÓRMULA SANTANDER DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL 2011 Estão abertas as inscrições para seleção de até 3 (três) estudantes de graduação (licenciatura/bacharelado)

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA PRÉ-SELEÇÃO DA UFRRJ AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA PRÉ-SELEÇÃO DA UFRRJ AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA PRÉ-SELEÇÃO DA UFRRJ AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS Edital n o 075/2012 PROGRAD A comprometida com sua missão institucional e princípios de excelência acadêmica para a formação

Leia mais

SELEÇÃO DE CANDIDATURAS DE ALUNOS DA UFCSPA

SELEÇÃO DE CANDIDATURAS DE ALUNOS DA UFCSPA Edital conjunto da PROGRAD e PROPPG nº 03 de 10 de junho de 2013, complementar às Chamadas Públicas n 143 a 146 e 148 a 154 do Programa Ciência sem Fronteiras Graduação-Sanduíche na Alemanha, Austrália,

Leia mais

E D I T A L A R I I - 016/2012 PROGRAMA FÓRMULA SANTANDER DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL 2012

E D I T A L A R I I - 016/2012 PROGRAMA FÓRMULA SANTANDER DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL 2012 E D I T A L A R I I - 016/2012 PROGRAMA FÓRMULA SANTANDER DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL 2012 Estão abertas as inscrições para seleção de 3 (três) estudantes de graduação (licenciatura/bacharelado)

Leia mais

Edital Conjunto DRI/Proppi/Prograd 11/2013 Ciência sem Fronteiras

Edital Conjunto DRI/Proppi/Prograd 11/2013 Ciência sem Fronteiras Edital Conjunto DRI/Proppi/Prograd 11/2013 Ciência sem Fronteiras Dispõe sobre a candidatura de alunos da Universidade Federal Fluminense ao Programa Ciência sem Fronteiras países de destino: Alemanha,

Leia mais

EDITAL 002/2013 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE PRÉ-SELEÇÃO INTERNA

EDITAL 002/2013 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE PRÉ-SELEÇÃO INTERNA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS EDITAL 002/2013 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

Leia mais

EDITAL CONJUNTO DIPPG-DIREN-DCCIT 02/2011

EDITAL CONJUNTO DIPPG-DIREN-DCCIT 02/2011 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA CEFET/RJ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DIPPG DEPARTAMENTO DE PESQUISA DEPEQ DIRETORIA DE ENSINO DIREN DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR

Leia mais

Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) OBJETIVOS

Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) OBJETIVOS OBJETIVOS Oferecer oportunidades para a atualização de conhecimentos e a incorporação de novos modos ou modelos de gestão da pesquisa por estudantes brasileiros; Ampliar o nível de colaboração e de publicações

Leia mais

EDITAL N. I. nº 007/2018 PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL UNAERP VAGAS REMANESCENTES PARA 2019/1

EDITAL N. I. nº 007/2018 PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL UNAERP VAGAS REMANESCENTES PARA 2019/1 EDITAL N. I. nº 007/2018 PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL UNAERP VAGAS REMANESCENTES PARA 2019/1 Divulga a abertura do processo de pré-seleção de alunos de graduação da UNAERP (exceto Medicina) campus

Leia mais

Programa Ciência sem Fronteiras Graduação Sanduíche nos EUA

Programa Ciência sem Fronteiras Graduação Sanduíche nos EUA CAPES Programa Ciência sem Fronteiras Graduação Sanduíche nos EUA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS Acordo de Adesão Chamada Pública n 001/2011 Com a finalidade de aprovar a participação de seus estudantes de graduação

Leia mais

EDITAL GRADUAÇÃO (MOBILIDADE) UNIVERSITÉ DE LILLE

EDITAL GRADUAÇÃO (MOBILIDADE) UNIVERSITÉ DE LILLE 1. Apresentação Este edital visa regulamentar a seleção de alunos de graduação da UFRGS para mobilidade acadêmica internacional na Université de Lille, dentro do ano acadêmico 2019-2020. 2. Modalidades

Leia mais

Edital Conjunto N 04/2013 DRI/PROGRAD Programa Bramex

Edital Conjunto N 04/2013 DRI/PROGRAD Programa Bramex Edital Conjunto N 04/2013 DRI/PROGRAD Programa Bramex Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense Programa Bramex de Intercâmbio de Estudantes

Leia mais

EDITAL Nº 03/2017 ARI/GR, de 12 de maio de 2017.

EDITAL Nº 03/2017 ARI/GR, de 12 de maio de 2017. EDITAL Nº 03/2017 ARI/GR, de 12 de maio de 2017. SELEÇÃO DE GRADUANDOS CANDIDATOS AOS PROGRAMAS DE MOBILIDADE ESTUDANTIL INTERNACIONAL (MEI) A Universidade Federal do Vale do São Francisco UNIVASF, com

Leia mais

EDITAL 10/2018 PROPESP ESTÁGIO PIBIC-VERÃO - EPV

EDITAL 10/2018 PROPESP ESTÁGIO PIBIC-VERÃO - EPV EDITAL 10/2018 PROPESP ESTÁGIO PIBIC-VERÃO - EPV A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) torna pública a seleção de propostas para a realização do Estágio PIBIC de Verão (EPV) por graduandos

Leia mais

Edital N 04/2017 SRI/UFF

Edital N 04/2017 SRI/UFF Edital N 04/2017 SRI/UFF Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação em Letras da Universidade Federal Fluminense Bolsa da Université de Pau et des Pays de l Adour França.

Leia mais

EDITAL 004/2013 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE PRÉ-SELEÇÃO INTERNA

EDITAL 004/2013 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE PRÉ-SELEÇÃO INTERNA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS EDITAL 004/2013 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

Leia mais

2 APRESENTAÇÃO E ENVIO DAS PROPOSTAS

2 APRESENTAÇÃO E ENVIO DAS PROPOSTAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EDITAL PRPPG Nº. 054/2011 Goiânia, 22 de dezembro

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (Lei n , de 11 de janeiro de 2008)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (Lei n , de 11 de janeiro de 2008) Edital nº 01 /2011 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq - Graduação Sanduíche no Exterior- SWG A Universidade Federal do Pampa Unipampa através da ARINTER Assessoria de Relações Internacionais, e da PROPESQ

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Edital de Seleção interna para solicitação de Bolsa SANDUÍCHE NO EXTERIOR através do Programa Institucional de Internacionalização USP/CAPES PrInt USP/CAPES EDITAL Nº 01/2019 - PrInt USP/CAPES ATENÇÃO!!!

Leia mais

Edital N 09/ DRI

Edital N 09/ DRI Edital N 09/2013 - DRI Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense para o segundo semestre de 2013 e primeiro de 2014 A Diretoria de Relações

Leia mais

Edital N 19/ DRI

Edital N 19/ DRI Edital N 19/2013 - DRI Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense para o segundo semestre de 2014 e primeiro de 2015. A Diretoria de Relações

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE COORDENADORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL E INTERINSTITUCIONAL (COI)

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE COORDENADORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL E INTERINSTITUCIONAL (COI) 1. DA DESCRIÇÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE DUPLA TITULAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS IPP Visão Geral Este Programa de Dupla Titulação tem como objetivo o complemento do currículo acadêmico

Leia mais

OPORTUNIDADE DE BOLSA FH VORARLBERG UNIVERSITY OF APPLIED SCIENCES

OPORTUNIDADE DE BOLSA FH VORARLBERG UNIVERSITY OF APPLIED SCIENCES OPORTUNIDADE DE BOLSA FH VORARLBERG UNIVERSITY OF APPLIED SCIENCES A FH Vorarlberg University of Applied Sciences, através do OeAD-GmbH/ICM - Ministério Federal da Ciência, Investigação e Economia (BMWFW)

Leia mais

Edital Conjunto DRI/Proppi/Prograd 07/2012 Ciência sem Fronteiras

Edital Conjunto DRI/Proppi/Prograd 07/2012 Ciência sem Fronteiras Edital Conjunto 07/2012 Ciência sem Fronteiras Dispõe sobre a candidatura de alunos da Universidade Federal Fluminense ao Programa Ciência sem Fronteiras países de destino: Alemanha, Austrália, Canadá,

Leia mais

EDITAL Nº , DE 26 DE JUNHO DE 2017 PROGRAMA GLOBAL STUDY FACENS SEM FRONTEIRAS BOLSA FÓRMULA SANTANDER 1º SEMESTRE DE 2017

EDITAL Nº , DE 26 DE JUNHO DE 2017 PROGRAMA GLOBAL STUDY FACENS SEM FRONTEIRAS BOLSA FÓRMULA SANTANDER 1º SEMESTRE DE 2017 EDITAL Nº 4-2017, DE 26 DE JUNHO DE 2017 PROGRAMA GLOBAL STUDY FACENS SEM FRONTEIRAS BOLSA FÓRMULA SANTANDER 1º SEMESTRE DE 2017 A FACENS Faculdade de Engenharia de Sorocaba, por meio do Departamento de

Leia mais

EDITAL Nº 032/2012-PRPI

EDITAL Nº 032/2012-PRPI EDITAL Nº 032/2012-PRPI A Pró-reitora de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas as inscrições

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÕES PARA PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL - PMAI DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS VAGAS PARA GRADUAÇÃO ANO 2019

EDITAL DE INSCRIÇÕES PARA PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL - PMAI DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS VAGAS PARA GRADUAÇÃO ANO 2019 EDITAL DE INSCRIÇÕES PARA PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL - PMAI DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS VAGAS PARA GRADUAÇÃO ANO 2019 1 DA ABERTURA A Universidade de Caxias do Sul, por meio

Leia mais

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL URI INTERCÂMBIOS

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL URI INTERCÂMBIOS PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL URI INTERCÂMBIOS CHAMADA PARA ITÁLIA - SELEÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO PARA MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL 2019 EDITAL/PROPEPG Nº 08 de 11 de Março de 2019 A

Leia mais

2. Documentos Exigidos:

2. Documentos Exigidos: 1.1. Munido do boleto bancário gerado no site do CEPUERJ (http://www.cepuerj.uerj.br), através do link inscrições on line do Curso de Pós-Graduação em Ciência Política Doutorado, o candidato deverá efetuar

Leia mais

Chamada Pública CONIF/AI No. 001/2016 Programa de Bolsas de Estudo no Canadá / Pré-Seleção. Informativo ARINTER No. 001/2016

Chamada Pública CONIF/AI No. 001/2016 Programa de Bolsas de Estudo no Canadá / Pré-Seleção. Informativo ARINTER No. 001/2016 Chamada Pública CONIF/AI No. 001/2016 Programa de Bolsas de Estudo no Canadá / Pré-Seleção Informativo ARINTER No. 001/2016 O CICan Scholarships for Brazilian IF Students é um programa internacional desenvolvido

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA BÉLGICA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA BÉLGICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA BÉLGICA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ VLIR(Conselho interuniversitário Flamengo) Nº 110/2012 A Coordenação de Aperfeiçoamento de

Leia mais

Edital N 08/2017 SRI/Coordenação do curso de Medicina Veterinária

Edital N 08/2017 SRI/Coordenação do curso de Medicina Veterinária Edital N 08/2017 SRI/Coordenação do curso de Medicina Veterinária Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos do curso de graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS E D I T A L A R I I 010/2014 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS ALEMANHA, AUSTRÁLIA, ÁUSTRIA, BÉLGICA, CANADÁ, CHINA, COREIA DO SUL, ESPANHA, ESTADOS UNIDOS, FINLÂNDIA, FRANÇA, HOLANDA, HUNGRIA, IRLANDA,

Leia mais

Edital N 001/ Assessoria de Cooperação Interinstitucional e Internacional da UFRA

Edital N 001/ Assessoria de Cooperação Interinstitucional e Internacional da UFRA Belém-PA, 03 de abril de 2017 Edital N 001/2017 - Assessoria de Cooperação Interinstitucional e Internacional da UFRA Dispõe sobre a SELEÇÃO de 07 Estudantes de GRADUAÇÃO para o Programa de Bolsas Ibero-Americanas

Leia mais

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Coordenadoria de Pesquisa

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Coordenadoria de Pesquisa EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAREM DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS BOLSA SANDUÍCHE NA GRADUAÇÃO (SWG/CNPq) EDITAL INTERNO PPG/UEMA - N o 15/2013 A da Universidade Estadual do Maranhão - PPG

Leia mais

Edital Escritório de Internacionalização nº 10, de 04 de abril de 2019

Edital Escritório de Internacionalização nº 10, de 04 de abril de 2019 Edital Escritório de Internacionalização nº 10, de 04 de abril de 2019 SELEÇÃO DE CANDIDATURAS DE ALUNOS DA UFCSPA PARA MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL VOLUNTÁRIA O Escritório de Internacionalização

Leia mais

EDITAL Nº 21, DE 03 DE MAIO DE DA VIGÊNCIA, DOS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS E DOS ITENS FINANCIÁVEIS

EDITAL Nº 21, DE 03 DE MAIO DE DA VIGÊNCIA, DOS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS E DOS ITENS FINANCIÁVEIS EDITAL Nº 21, DE 03 DE MAIO DE 2018 O Diretor-geral do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) -, por intermédio da Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos

Leia mais

Edital N 02/2018 SRI/UFF

Edital N 02/2018 SRI/UFF Edital N 02/2018 SRI/UFF Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação em Letras da Universidade Federal Fluminense Bolsa da Eberhard Karls Universität Tübingen Alemanha. A

Leia mais

EDITAL N 18/2012 DE PRÉ-SELEÇÃO AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS MODALIDADE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO CANADÁ (CBIE)

EDITAL N 18/2012 DE PRÉ-SELEÇÃO AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS MODALIDADE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO CANADÁ (CBIE) UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO REITORIA Campus I - BR 285 - Km 171, Bairro São José, Cx. P. 611-99052-900 Passo Fundo - RS Fone (54) 3316-8113 / Fax (54) 3311-1307 e-mail reitoria@upf.br EDITAL N 18/2012

Leia mais

EDITAL N o 19/2011-PROPE PROCESSO DE SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM SERVIÇO SOCIAL - 1º SEMESTRE DE 2012

EDITAL N o 19/2011-PROPE PROCESSO DE SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM SERVIÇO SOCIAL - 1º SEMESTRE DE 2012 1 EDITAL N o 19/2011-PROPE PROCESSO DE SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM SERVIÇO SOCIAL - 1º SEMESTRE DE 2012 A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Pontifícia

Leia mais

Edital Conjunto DRI/Proppi/Prograd 03/2013 Ciência sem Fronteiras

Edital Conjunto DRI/Proppi/Prograd 03/2013 Ciência sem Fronteiras Edital Conjunto DRI/Proppi/Prograd 03/2013 Ciência sem Fronteiras Dispõe sobre a candidatura de alunos da Universidade Federal Fluminense ao Programa Ciência sem Fronteiras países de destino: Áustria,

Leia mais

Edital de Processo de Seleção para bolsa de estudos para o Programa Top Espanha Santander Universidades Edição 2017

Edital de Processo de Seleção para bolsa de estudos para o Programa Top Espanha Santander Universidades Edição 2017 Edital ARI Nº 003/2017 Edital de Processo de Seleção para bolsa de estudos para o Programa Top Espanha Santander Universidades Edição 2017 O Centro Paula Souza CEETEPS, por meio de sua Assessoria de Relações

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES DIR_GRAD 003/2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES DIR_GRAD 003/2017 CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES DIR_GRAD 003/2017 O CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA, por intermédio da Diretoria Acadêmica

Leia mais

EDITAL Nº 20, de 23 de setembro de 2016.

EDITAL Nº 20, de 23 de setembro de 2016. EDITAL Nº 20, de 23 de setembro de 2016. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/UFVJM e a Coordenação do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Odontologia (PPGODONTO) da Universidade Federal

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NOS EUA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/IIE Nº 102 /2011

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NOS EUA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/IIE Nº 102 /2011 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NOS EUA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/IIE Nº 102 /2011 O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI, o Ministério da Educação

Leia mais

EDITAL DE MOBILIDADE UNISINOS 14/2018 Edital para o Programa ACTIA promovido pelo Institut National des Sciences Appliquées (INSA)

EDITAL DE MOBILIDADE UNISINOS 14/2018 Edital para o Programa ACTIA promovido pelo Institut National des Sciences Appliquées (INSA) EDITAL DE MOBILIDADE UNISINOS 14/2018 Edital para o Programa ACTIA promovido pelo Institut National des Sciences Appliquées (INSA) O Magnífico Reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos),

Leia mais