Press Release. O Sacatar tem a satisfação de anunciar os nomes dos Residentes vindouros do Sacatar, vindo para as próximas seis sessões de residência.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Press Release. O Sacatar tem a satisfação de anunciar os nomes dos Residentes vindouros do Sacatar, vindo para as próximas seis sessões de residência."

Transcrição

1 Press Release O Instituto Sacatar localizado na ilha de Itaparica é uma organização sem fins lucrativos que premia pessoas criativas e artistas de todas disciplinas e nacionalidades, oferecendo tempo e espaço para dedicar a sua produção e trabalhar dentro do contexto cultural da Bahia. O Sacatar fornece passagem aérea, estúdio, quarto e alimentação a artistas escolhidos através de concorrido processo seletivo. O Sacatar busca protagonizar diversas ações que dêem visibilidade e estimulem a cultura no estado da Bahia e que criem laços mais fortes com outras instituições e indivíduos na região metropolitana de Salvador. Neste ano, por exemplo, a 16ª edição do Festival Internacional de Arte Eletrônica SESC Videobrasil, que ocorrerá em São Paulo, celebrará também a nova parceria, que gerou o Prêmio Videobrasil de residência no Instituto Sacatar. Através de mais esta parceria o Sacatar busca estender, nacionalmente, o seu raio de atuação, bem com trazer para o ambiente cultural baiano mais profissionais da vanguarda artística internacional. Com essa iniciativa o Sacatar consorcia-se a um seleto grupo de entidades como Le Fresnoy Studio National des Arts Contemporains, Fundação Armando Alvares Penteado e a WBK Vrije Academie, ratificando, definitivamente, a inserção da Bahia no contexto da arte contemporânea brasileira e mundial. O Sacatar é financiado por doações privadas, recebidas principalmente de sua mantenedora americana, a Sacatar Foundation. Buscamos no Brasil alternativas de financiamento, público ou privado, com objetivo de oferecer oportunidades para artistas brasileiros em sua sede em Itaparica, bem como incrementar programas de intercâmbio com o exterior, tais como os que, atualmente, desenvolvemos com programas semelhantes em Taiwan, Coréia, Canadá e Austrália. O Instituto Sacatar iniciou suas atividades em 2000, adaptando a antiga casa de praia de Dona Henriqueta Martins Catharino na ilha de Itaparica como uma residência para artistas. Os primeiros artistas chegaram em setembro de 2001, e desde então mais de cem artistas de 33 países trabalharam na Bahia, durante períodos que geralmente duram dois meses. Este ano, pela primeira vez, o processo de seleção foi realizado na Bahia. Os comitês de seleção foram bastante diversificados, abrangendo profissionais do mundo das artes locais e internacionais, bem como 05 ex-residentes, que revisaram aproximadamente 500 propostas recebidas de quase 60 países. O Instituto Sacatar selecionou trinta artistas para os próximos dois anos. Como preparativo para a chegada destes artistas, o Sacatar também procura grupos da comunidade por exemplo, coral, teatro, percussão, etc., museus ou galerias, escolas públicas ou privadas, etc. Que estejam interessados na possibilidade de trabalhar com um artista hospedado pelo Sacatar. O Sacatar tem a satisfação de anunciar os nomes dos Residentes vindouros do Sacatar, vindo para as próximas seis sessões de residência.

2 Sessão de 8 de Outubro de 2007 até 26 de Novembro de 2007 Walmor Corrêa Brasil Artista Visual Henrietta Mantooth EUA Artista Visual e Designer de Teatro Hung-Chih Peng Taiwan Artista Visual Erica Harris EUA Artista Visual Susana Moreira Marques Portugal/Reino Unido Escritora Virgínia Medeiros Brasil Artista Visual (no Canadá, em intercâmbio com La Chambre Blanche em Quebec) Walmor Corrêa Brasil - Artista Visual Henrietta Mantooth EUA Artista Visual e Designer de Teatro Hung-Chih Peng Taiwan Artista Visual Susana Moreira Marques Portugal/Reino Unido Escritora Erica Harris EUA Artista Visual Virgínia Medeiros Brasil Artista Visual Entre os artistas do grupo de Outubro está Walmor Corrêa, do Rio Grande Sul, cujo trabalho foi exibido na 26ª Bienal de São Paulo. Seu desenho da anatomia de uma sereia Ondina foi amplamente divulgado. Na Bahia, ele continuará sua pesquisa na anatomia imaginária de orixás e figuras lendárias do folclore brasileiro. Também incluído neste grupo está a Henrietta Mantooth, 82 anos, uma artista visual e desenhista de teatro de Nova Iorque, cujos dois filhos nasceram no Brasil. A Henrietta é a decana dos nossos residentes até o momento e diz que, retornar ao Brasil será como voltar para casa. Hung-Chih Peng vem de Taiwan, como parte de um intercâmbio com o Taiwan Artist Village, do qual o artista baiano Marcos Zacariades retornou recentemente. Ainda durante este período a artista baiana, Virginia Medeiros participará do programa de residência em La Chambre Blanche, em Québec, Canadá, onde ela irá justapor Salvador e Québec, duas cidades coloniais, divididas em cidade alta e baixa, ambas ligadas por elevadores públicos.

3 Sessão de 3 de Dezembro de 2007 até 28 de Janeiro de 2008 Giovana Dantas Brasil Artista Visual Sook Jin Jo Coréia/EUA Artista Visual Jem Cohen EUA Cineasta Derek Bermel EUA Compositor Artista Coreano do National Art Studio Korea, a ser anunciado Tomás Ribas Brasil - Artista Visual (indo para o National Art Studio Korea) Giovana Dantas Brasil - Artista Visual Sook Jin Jo Coréia/EUA Artista Visual Jem Cohen EUA Cineasta Derek Bermel EUA Compositor Tomás Ribas Brasil - Artista Visual Falando sobre sua participação iminente no programa do Sacatar, a artista baiana Giovana Dantas diz: Pretendo realizar um registro poético de situações recolhidas nos ambientes que dialogam com o mar. O trabalho foca o esforço corporal para a realização da pesca, o cotidiano de suas mulheres, fragmentos materiais dessa atividade e da vida de seus personagens Neste grupo haverá também um artista trazido por um intercâmbio firmado com o National Art Studio Korea, através do qual irá para Seul o artista ambiental carioca Tomás Ribas. Os ex residentes do Sacatar podem voltar a candidatar-se depois de um ano, e assim, neste ano a artista coreana Sook Jin Jo retornará a Itaparica. Ela durante sua residência anterior, trabalhou com 150 crianças de uma escola em Itaparica para produzir um mural no Colégio João Ubaldo Ribeiro.

4 Sessão de 18 de Fevereiro de 2008 até 14 de Abril de 2008 Manu Herbstein Africa do Sul/Gana - Escritor Jaakko Heikkilä Finlândia Fotógrafo Michael Lowenthal EUA Escritor Shane Book Peru/EUA Escritor Outras artistas a serem anunciadas Manu Herbstein Africa do Sul/Gana - Escritor Jaakko Heikkilä Finlândia Fotógrafo Michael Lowenthal EUA Escritor Shane Book Peru/EUA Escritor Este grupo é dominado por escritores, e o Sacatar espera apresentar leituras em bibliotecas. O escritor sulafricano Manu Herbstein, residente em Gana, procura um dramaturgo local para trabalhar na adaptação dos capítulos finais do seu livro, Ama, que conta a história de um escravo que vem para a Bahia. Shane Book é um poeta peruano, que viveu em Gana, Canadá e nos EUA. Ele Espera contatar os círculos literários Afro-brasileiros na Bahia. Michael Lowenthal é um romancista que vive em Boston, nos Estados Unidos. Ele já publicou três novelas. Durante a sua estada no Instituto Sacatar ele planeja trabalhar no seu quarto romance, provisoriamente entitulado de "Maré de Primavera," no qual uma das principais personagens será um imigrante brasileiro na América. Ele está ansioso pela possibilidade de mergulhar na cultura brasileira e baiana, tanto para o proveito da sua obra, quanto dele próprio.

5 Sessão de 16 de Junho de 2008 até 11 de Agosto de 2008 Marcelo Tcheli Brasil Bonequeiro Ivania Kunzler Brasil Bonequeira Andrea Wurzer Alemanha/Colômbia Artista Visual e Circense Adriana Rojas Pretel - Colômbia Artista Visual e Circense Pat Oleszko EUA Artista Perfomática Be Ward Austrália Músico David Poznanter EUA/Austria - Artista Perfomático Marcelo Tcheli Brasil Bonequeiro Ivania Kunzler Brasil Bonequeira Andrea Wurzer Alemanha/Colômbia Artista Visual e Circense Adriana Rojas Pretel - Colômbia Artista Visual e Circense Pat Oleszko EUA Artista Perfomática Be Ward Austrália Músico David Poznanter EUA/Austria - Artista Perfomático Chegará na semana anterior ao São João, um grupo de artistas performáticos, que o Sacatar espera que interajam uns com os outros e com a comunidade local, resultando numa série de apresentações e acontecimentos espontâneos. A Ivania Kunzler e Marcelo Tcheli são dois bonequeiros de Porto Alegre, que apresentam-se nas praças públicas de sua cidade natal. Andrea Wurzer e Adriana Rojas ensinam crianças para apresentações de circo. Be Ward é percussionista e compositor de regiões rurais da Austrália, onde ele ensina jovens aborígenes. Pat Oleszko é uma renomada e inventiva artista performática com extensa experiência internacional. Ela diz: O meu trabalho atual involve o ar, tanto capturado, quanto direcionado; o mar, sobre ele ou dentro do mesmo; e o fogo transformador. Vejo a ilha como um lugar para investigar e brincar com estes recursos primários de uma maneira inusitada. Aguardo ansiosamente esta oportunidade de me naufragar na ilha com estes sonhos.

6 Sessão de 18 de Agosto de 2008 até 13 de Outubro de 2008 Scott Barton EUA Artista Culinário Lauri Lyons EUA Fotógrafa Hannah Morris EUA/África do Sul Artista Visual Rahul Ananda Bangladesh Músico e Artista Performático Nathan Gray Austrália Artista Visual Scott Barton, Nesta foto aprendendo a moer milho, EUA Artista Culinário Hannah Morris EUA/África do Sul Artista Visual Lauri Lyons EUA Fotógrafa Rahul Ananda Bangladesh Músico e Artista Performático Nathan Gray Austrália Artista Visual Virá para a época de São Cosme e Damião, Scott Barton, o primeiro artista culinário do Sacatar, que continuará sua pesquisa sobre as adaptações da cozinha africana nos diversos países do Novo Mundo. Ele diz: O preparo de comida faz parte da corrente cultural de um povo. Através de celebrações e rituais, construimos uma linguagem que compartilhamos com outros...podemos quebrar barreiras e construir pontes por volta de uma mesa. A nova-iorquina Lauri Lyons planeja fotografar o bairro da Liberdade, um dos mais tradicionais da capital baiana. Hannah Morris, vinda da África do Sul, ilustrará um livro infantil, em colaboração com o autor Rogério Andrade Barbosa, do Rio de Janeiro. Rahul Ananda pretende compor música para pessoas com deficiências físicas, mesclando a música tradicional de Bangladesh com influências baianas. Nathan Gray virá através de um intercâmbio com The South Project na Austrália. O artista brasileiro que irá para a Austrália será anunciado em novembro.

7 Sessão de 20 de Outubro de 2008 até 15 de Dezembro de 2008 Sue Anderson EUA Fotógrafa e Professora Dinu Flamand Romênia/França Tradutor / Poeta Shivani Manghani EUA - Escritora Cecilia Pirovano Itália Fotógrafa Artista do Prêmio Videobrasil, um latino-americano a ser anunciado em outubro Sue Anderson EUA Fotógrafa e Professora Dinu Flamand Romênia/França Tradutor / Poeta Shivani Manghani EUA - Escritora Cecilia Pirovano Itália Fotógrafa Graças ao Sacatar, Sue Anderson retornará a Salvador para continuar seu trabalho ensinando fotografia digital às crianças do Grupo Cultural Didá. Dinu Flamand traduzirá para o romeno a poesia de Carlos Drummond de Andrade. Shivani Manghani planeja trabalhar num romance sobre uma menina cuja vida é transformada pela capoeira.

8 Sessão de 29 de Dezembro de 2008 até 16 de Fevereiro de 2009 Dagmar Binder Alemanha/Holanda Artista Têxtil Agata Olek Oleksiak Polonia/EUA Artista Têxtil e Artista Performatico Isabel Ferrand Portugal/Holanda - Artista Visual e Têxtil Gary Pozner EUA/Portugal Compositor Joan Szymko EUA Compositora de Coral Johnny Ranger Canadá - artista de vídeo Dagmar Binder Alemanha/Holanda Artista Têxtil Agata Olek Oleksiak Polonia/EUA Artista Têxtil e Artista Performatico Isabel Ferrand Portugal/Holanda Artista Visual e Têxtil Gary Pozner EUA/Portugal Compositor Joan Szymko EUA Compositora de Coral Johnny Ranger Canadá - artista de vídeo Três artistas que trabalham em têxteis --- Dagmar Binder, Agata Oleksiak e Isabel Ferrand --- estarão em residência antes do Carnaval de Em 2004 a artista baiana, Viga Gordilho, em residência no Sacatar, trabalhando com mulheres locais e artistas da Espanha, África do Sul e França produziram uma "intervenção" em outro legado de Dona Henriqueta Martins Catharino, o Museu do Traje e do Textil. Talvez este grupo vindouro também participe numa colaboração com esse instituto, mais uma vez, juntando dois lugares significativos na vida dessa grande filântropa baiana. Depois de uma longa carreira escrevendo para filmes e televisão, Gary Pozner trabalha como professor voluntário de música no Algarve, onde seus estudantes escrevem, executam e produzem vídeos de suas próprias canções, um projeto que ele planeja trazer para a Bahia. A compositora de coral Joan Szymko trabalhará numa cantata sobre a Orixá Yemanjá e espera mergulhar-se na cultura musical baiana através de uma colaboração com percussionistas e cantores locais. O Instituto Sacatar não é uma instituição fechada. Trabalha com grupos comunitários na ilha de Itaparica e em Salvador. Muitos dos artistas mencionado acima estarão procurando colaboradores, aulas, espaços de galeria, teatros, músicos, etc. O valor das experiências dos artistas correlaciona-se diretamente com sua integração à comunidade baiana em todos seus aspectos. Para informação sobre como trabalhar com um artista do Sacatar, por favor, escreva para info@sacatar.org ou telefone para , perguntando sobre nosso programa 'Amigos do Sacatar'. O valor da troca de experiências culturais através de uma residência internacional não pode ser subestimado. Para artistas brasileiros interessados em experiências internacionais, além dos programas de intercâmbio que Sacatar mantém ( há muitas oportunidades a pesquisar no website da Res Artis (

Press Release 21 de junho de 2013

Press Release 21 de junho de 2013 Press Release 21 de junho de 2013 O Instituto Sacatar tem a satisfação de anunciar a chegada de um novo grupo de seis artistas premiados, cada um, com um período de residência de oito semanas de duração

Leia mais

Press Release 15 de fevereiro de 2013

Press Release 15 de fevereiro de 2013 Press Release 15 de fevereiro de 2013 O Instituto Sacatar tem a satisfação de anunciar a chegada de um novo grupo de seis artistas premiados, cada um, com um período de residência de oito semanas de duração

Leia mais

Paula Almozara «Paisagem-ficção»

Paula Almozara «Paisagem-ficção» Rua da Atalaia, 12 a 16 1200-041 Lisboa + (351) 21 346 0881 salgadeiras@sapo.pt www.salgadeiras.com Paula Almozara «Paisagem-ficção» No âmbito da sua estratégia internacional, a Galeria das Salgadeiras

Leia mais

PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA

PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA A UniCarioca, por meio do Núcleo de Ação Socioambiental (NASA) convida seus alunos a participarem da SEGUNDA EDIÇÃO do projeto IMAGINAR (inicialmente

Leia mais

empresas, empreendedores, artistas, projetos governamentais e o público local e global da

empresas, empreendedores, artistas, projetos governamentais e o público local e global da sobre nós Audio Porto é um porto de 3.500 m 2 em permanente expansão, com o propósito de conectar empresas, empreendedores, artistas, projetos governamentais e o público local e global da economia criativa.

Leia mais

ARTEBR SITE A HISTÓRIA VAI COMEÇAR

ARTEBR SITE A HISTÓRIA VAI COMEÇAR ARTEBR SITE A HISTÓRIA VAI COMEÇAR A empresa ARTEBR desenvolve projetos em arte, educação e literatura para diversas instituições culturais brasileiras. Atua nas áreas de consultoria e assessoria em arte

Leia mais

ARTEBR EXPOSIÇÃO DE FERNANDO VILELA CIDADES GRÁFICAS

ARTEBR EXPOSIÇÃO DE FERNANDO VILELA CIDADES GRÁFICAS ARTEBR EXPOSIÇÃO DE FERNANDO VILELA CIDADES GRÁFICAS A empresa ARTEBR desenvolve projetos em arte, educação e literatura para diversas instituições culturais brasileiras. Atua nas áreas de consultoria

Leia mais

O Setor Cultural da Embaixada do Brasil tem o prazer de convidá-lo. a participar em um projeto novo e interessante.

O Setor Cultural da Embaixada do Brasil tem o prazer de convidá-lo. a participar em um projeto novo e interessante. O Setor Cultural da Embaixada do Brasil tem o prazer de convidá-lo a participar em um projeto novo e interessante. O Art Brazil Circulation Project ou ABC Project lhe dá a oportunidade de pedir uma seleção

Leia mais

Projeto Festival Clube da Viola. Resumo do Projeto

Projeto Festival Clube da Viola. Resumo do Projeto Projeto Festival Clube da Viola Resumo do Projeto A música brasileira é um dos elementos culturais que contribuem para a criação e o fortalecimento de uma idéia de pertencimento nacional, promovendo uma

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

OBJECTIVOS DO PROJECTO

OBJECTIVOS DO PROJECTO INTRODUÇÃO Este projecto destina-se às crianças dos três aos seis anos de idade. A Lei Quadro da Educação Pré-escolar estabelece como princípio geral que a educação pré-escolar é a primeira etapa da educação

Leia mais

Mulheres Periféricas

Mulheres Periféricas PROGRAMA PARA A VALORIZAÇÃO DE INICIATIVAS CULTURAIS VAI SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA São Paulo, fevereiro de 2011 Mulheres Periféricas Proponente RG: CPF: Rua Fone: E-mail: 1 Índice Dados do Projeto

Leia mais

Empreender para Crescer

Empreender para Crescer Empreender para Crescer R. Miguel Coelho Chief EntusiastPersonalBrands Caros Pais e Encarregados de Educação, este ano lectivo, por iniciativa da Assoc. Pais do Colégio, vai iniciar-se em Novembro uma

Leia mais

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Teatro de Anônimo apresentam

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Teatro de Anônimo apresentam Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Teatro de Anônimo apresentam EDITAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO PROGRAMA POLO CARIOCA DE CIRCO CASA ESCOLA BENJAMIM Inscrições Abertas!

Leia mais

Participação Critérios de participação - Elegibilidade Procedimento para participar da chamada: Número de propostas/aplicações

Participação Critérios de participação - Elegibilidade Procedimento para participar da chamada: Número de propostas/aplicações Campanha Mundial "Construindo Cidades Resilientes: Minha cidade está se preparando! Plataforma Temática sobre Risco Urbano nas Américas Chamada sobre boas práticas e inovação no uso de Sistemas de Informação

Leia mais

Rio + Música = Cultura

Rio + Música = Cultura 2013 Rio + Música = Cultura A ORGANIZAÇÃO A Casa da Arte de Educar nasceu da reunião de educadores das favelas com profissionais de educação que buscavam colaborar para a qualificação da educação pública

Leia mais

Grupo Produtos Contato

Grupo Produtos Contato O Grupo Pano Pra Manga, de Guarulhos, capacita profissionalmente aqueles que se identificam com as artes da costura e do empreendedorismo. Clique no texto do menu na margem superior para navegar O Grupo

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ENTORNO DO LIXÃO DE CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL.

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ENTORNO DO LIXÃO DE CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ENTORNO DO LIXÃO DE CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL. Fabiola Silva dos Santos INTRODUÇÃO: A ocupação da periferia das cidades,

Leia mais

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul Projeto educativo A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul A Ponte Entre a Escola e a Ciência Azul é um projeto educativo cujo principal objetivo é a integração ativa de estudantes do ensino secundário

Leia mais

Lúmini Art Centro de Pesquisa, Cultura e Ação Social. O Projeto Social Luminando

Lúmini Art Centro de Pesquisa, Cultura e Ação Social. O Projeto Social Luminando Lúmini Art Centro de Pesquisa, Cultura e Ação Social O Projeto Social Luminando O LUMINANDO O Luminando surgiu como uma ferramenta de combate à exclusão social de crianças e adolescentes de comunidades

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Créateur d échanges. Dossiê de Patrocínio

Créateur d échanges. Dossiê de Patrocínio Créateur d échanges + Dossiê de Patrocínio Apresentação Rio Accueil: Integração Rio Accueil é uma associação sem fins lucrativos cujo principal objetivo é acolher os recém-chegados de língua francesa no

Leia mais

Prezados Dirigentes e Escotistas do Ramo Sênior:

Prezados Dirigentes e Escotistas do Ramo Sênior: Prezados Dirigentes e Escotistas do Ramo Sênior: São Paulo, 28 de Setembro de 2015 APRESENTAÇÃO: O, popularmente conhecido como MutCom, é uma atividade de mobilização nacional voltada à integração e colaboração

Leia mais

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Inserção de mulheres no mercado de trabalho, desenvolvimento da comunidade e formação de jovens fazem parte da história do Instituto.

Leia mais

RELATÓRIO. Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais por Luana Almeida e Aléxis Góis. Período de trabalho: Março a Abril de 2013. Design: Ravi Santiago

RELATÓRIO. Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais por Luana Almeida e Aléxis Góis. Período de trabalho: Março a Abril de 2013. Design: Ravi Santiago RELATÓRIO Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais por Luana Almeida e Aléxis Góis Design: Ravi Santiago Período de trabalho: Março a Abril de 2013 1 Assessoria de Imprensa Principais atividades desenvolvidas

Leia mais

InfoReggae - Edição 17 Grupos: Makala Música & Dança 01 de novembro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 17 Grupos: Makala Música & Dança 01 de novembro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

IV Encontro Gaúcho do Terceiro Setor: Desenvolvimento Comunitário

IV Encontro Gaúcho do Terceiro Setor: Desenvolvimento Comunitário IV Encontro Gaúcho do Terceiro Setor: Desenvolvimento Comunitário Novo Hamburgo 23.setembro,2010 Níveis de Desenvolvimento Macro: alcance ou impacto global Meso: de influência nacional, e no caso brasileiro

Leia mais

Programa Escola do Olhar. ImageMagica

Programa Escola do Olhar. ImageMagica Programa Escola do Olhar ImageMagica Programa Escola do Olhar O Programa Escola do Olhar visa implementação de Oficinas de Fotografia, artesanal ou digital, em equipamentos públicos, como escolas. Através

Leia mais

AGENDA DE CURSOS SEMESTRAL

AGENDA DE CURSOS SEMESTRAL AGENDA DE CURSOS SEMESTRAL Sobre a AIC A Academia Internacional de Cinema (AIC) abriu suas portas no dia 5 de agosto de 2004 em Curitiba, PR, oferecendo cursos livres na área de audiovisual além de curso

Leia mais

A animação é uma maneira de se criar ilusão, dando vida a objetos inanimados. Perisic,1979

A animação é uma maneira de se criar ilusão, dando vida a objetos inanimados. Perisic,1979 A animação é uma maneira de se criar ilusão, dando vida a objetos inanimados. Perisic,1979 Apresentação Objetivos Equipe Metodologia Experiências Animadas Guia do Animador Iniciante Meu Primeiro Curta-metragem

Leia mais

CONSTRUINDO UM EXCELENTE LUGAR PARA TRABALHAR LISTA GREAT PLACE TO WORK BRASIL - 2014

CONSTRUINDO UM EXCELENTE LUGAR PARA TRABALHAR LISTA GREAT PLACE TO WORK BRASIL - 2014 CONSTRUINDO UM EXCELENTE LUGAR PARA TRABALHAR LISTA GREAT PLACE TO WORK BRASIL - 2014 MISSÃO: CONSTRUIR UMA SOCIEDADE MELHOR, AJUDANDO EMPRESAS A TRANSFORMAR SEU AMBIENTE DE TRABALHO PRESENÇA GLOBAL 53

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

PROPOSTA DE PARCERIA Espetáculo Teatral. Contato: Débora Vieira -(31) 8794-6283 - debora.o.vieira@gmail.com

PROPOSTA DE PARCERIA Espetáculo Teatral. Contato: Débora Vieira -(31) 8794-6283 - debora.o.vieira@gmail.com PROPOSTA DE PARCERIA Espetáculo Teatral Dos Gardenias Social Club Contato: Débora Vieira -(31) 8794-6283 - debora.o.vieira@gmail.com Dos Gardenias Social Club O Dos Gardenias Social Club é um espetáculo

Leia mais

REFERÊNCIAS SÓCIO- CULTURAIS DO INSTITUTO GINGAS DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA

REFERÊNCIAS SÓCIO- CULTURAIS DO INSTITUTO GINGAS DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA REFERÊNCIAS SÓCIO- CULTURAIS DO INSTITUTO GINGAS DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA Nos caminhos percorridos pelo Instituto Gingas de Cultura afro-brasileira há que se destacar quais são as referências sócio-culturais

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sobre Fernando Pessoa

APRESENTAÇÃO. Sobre Fernando Pessoa SUMÁRIO APRESENTAÇÃO Sobre Fernando Pessoa... 7 Ricardo Reis, o poeta clássico... 21 ODES DE RICARDO REIS... 29 CRONOLOGIA... 170 ÍNDICE DE POEMAS... 175 5 6 APRESENTAÇÃO Sobre Fernando Pessoa Falar de

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS

ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, criada em 1972. Desvinculado da administração pública

Leia mais

CABEÇA-DE-VENTO Show Musical de Bia Bedran

CABEÇA-DE-VENTO Show Musical de Bia Bedran CABEÇA-DE-VENTO Show Musical de Bia Bedran Cabeça de Vento faz um passeio pelo universo sonoro criado por Bia, numa linguagem cênica que contempla a literatura, a poesia e a ludicidade de seu jeito singular

Leia mais

UFRRJ. VII Semana de Extensão. Idosos. Amazônia FEAC. Tratamento de Água. Avaliação de Extensão. Sementes da Reintegração

UFRRJ. VII Semana de Extensão. Idosos. Amazônia FEAC. Tratamento de Água. Avaliação de Extensão. Sementes da Reintegração Wwww.ufrrj.br/portal/revista_ext/revista.html ANO 1 Nº 02 Novembro - Dezembro 2008 EXTENSAO UFRRJ VII Semana de Extensão Mais de 60 projetos ganham espaço Idosos Convivência social e qualidade de vida

Leia mais

20 Anos de Tradição Carinho, Amor e Educação.

20 Anos de Tradição Carinho, Amor e Educação. Colégio Tutto Amore Colégio Sapience Carinho, Amor e Educação. Trabalhamos com meio-período e integral em todos os níveis de ensino. www.tuttoamore.com.br Nossa História No ano de 1993 deu-se o ponto de

Leia mais

Comunidades de prática

Comunidades de prática Comunidades de prática Objetivos (Henrique Bizzarria para o site Ebah) Comunidades de praticas! O que são?! Para que servem?! Porquê falar delas? Comunidades de prática! O termo "comunidade de prática"

Leia mais

EDITAL RED BULL HOUSE OF ART

EDITAL RED BULL HOUSE OF ART EDITAL RED BULL HOUSE OF ART 1 - Denominação e Finalidade O que é a Red Bull House of Art? A Red Bull House of Art é uma residência artística para artistas brasileiros com sede em São Paulo. Red Bull House

Leia mais

Curso de Formação Profissional para Cinema abre inscrições

Curso de Formação Profissional para Cinema abre inscrições Curso de Formação Profissional para Cinema abre inscrições É hora de se profissionalizar. Em sua nona edição, curso promove um diálogo com experientes profissionais do mercado brasileiro sobre os processos

Leia mais

visão O ICCo acredita na arte como elemento chave transformador da sociedade contemporânea.

visão O ICCo acredita na arte como elemento chave transformador da sociedade contemporânea. visão O ICCo acredita na arte como elemento chave transformador da sociedade contemporânea. Pretende ser um elo de referência entre o artista, o público e importantes instituições nacionais e internacionais.

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

ATUAÇÃO DO PIBID NA ESCOLA: (RE) DESCOBRINDO AS PRÁTICAS LÚDICAS E INTERDISCIPLINARES NO ENSINO FUNDAMENTAL

ATUAÇÃO DO PIBID NA ESCOLA: (RE) DESCOBRINDO AS PRÁTICAS LÚDICAS E INTERDISCIPLINARES NO ENSINO FUNDAMENTAL ATUAÇÃO DO PIBID NA ESCOLA: (RE) DESCOBRINDO AS PRÁTICAS LÚDICAS E INTERDISCIPLINARES NO ENSINO FUNDAMENTAL Adriana do Nascimento Araújo Graduanda Pedagogia - UVA Francisca Moreira Fontenele Graduanda

Leia mais

AUDIO PORTO CREATIVE TERRITORIES

AUDIO PORTO CREATIVE TERRITORIES SOBRE NÓS AUDIO PORTO É UM PORTO DE 3.500 M2 EM PERMANENTE EXPANSÃO, COM O PROPÓSITO DE CONECTAR EMPRESAS, EMPREENDEDORES, ARTISTAS, PROJETOS GOVERNAMENTAIS E O PÚBLICO LOCAL E GLOBAL DA ECONOMIA CRIATIVA.

Leia mais

Decreto n.º 17/2000 Acordo entre a República Portuguesa e a República de Cuba sobre Cooperação Cultural, assinado em Havana em 8 de Julho de 1998

Decreto n.º 17/2000 Acordo entre a República Portuguesa e a República de Cuba sobre Cooperação Cultural, assinado em Havana em 8 de Julho de 1998 Decreto n.º 17/2000 Acordo entre a República Portuguesa e a República de Cuba sobre Cooperação Cultural, assinado em Havana em 8 de Julho de 1998 Nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 197.º da Constituição,

Leia mais

Ministério do Esporte. Cartilha do. Voluntário

Ministério do Esporte. Cartilha do. Voluntário Ministério do Esporte Cartilha do Voluntário O Programa O Brasil Voluntário é um programa de voluntariado coordenado pelo Governo Federal, criado para atender à Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013

Leia mais

2. Objetivos do Projeto:

2. Objetivos do Projeto: 1. Apresentação: O Projeto Cia de Dança Negra Contemporânea Kina Mutembua consiste numa iniciativa da ONG Ação Comunitária do Brasil do Rio de Janeiro selecionada por um edital da Secretaria de Políticas

Leia mais

PROJETO PONTO DE CULTURA FAZENDO ARTE 1

PROJETO PONTO DE CULTURA FAZENDO ARTE 1 PROJETO PONTO DE CULTURA FAZENDO ARTE 1 MENDONÇA, Marcelo Rodrigues OLIVEIRA, João Manoel Borges RESUMO: O Ponto de Cultura Fazendo Arte é uma ação da Associação dos Moradores do Bairro Santa Terezinha

Leia mais

Plano Nova Sede 2007 UM ANO MUITO IMPORTANTE

Plano Nova Sede 2007 UM ANO MUITO IMPORTANTE Plano Nova Sede Recentemente a Igreja Anglicana, motivada pela necessidade de espaço, pediu ao Grupo a devolução da sede utilizada pelos Carajás. Somos muito gratos à Igreja pelos vários anos de apoio.

Leia mais

CONCURSO NACIONAL DE VOZES & FESTIVAL REVELAÇÃO DE VOZES DA DIÁSPORA. Concurso. Nacional de Vozes & Revelação de Vozes da Diáspora - Projecto

CONCURSO NACIONAL DE VOZES & FESTIVAL REVELAÇÃO DE VOZES DA DIÁSPORA. Concurso. Nacional de Vozes & Revelação de Vozes da Diáspora - Projecto Nacional de Vozes & Revelação de Vozes da Diáspora - Projecto Concurso 2015 CONCURSO NACIONAL DE VOZES & FESTIVAL REVELAÇÃO DE VOZES DA DIÁSPORA PROJECTO APRESENTADO PARA EFEITO DE APRECIAÇÃO E RESPECTIVO

Leia mais

Plano de Patrocínio TEATRO E CIDADANIA PRONAC: 08 3930. Realização: Promoção: Patrocínio:

Plano de Patrocínio TEATRO E CIDADANIA PRONAC: 08 3930. Realização: Promoção: Patrocínio: Plano de Patrocínio TEATRO E CIDADANIA PRONAC: 08 3930 Realização: Promoção: Patrocínio: Resumo Executivo Acreditamos que a cultura efetua uma transformação na vida das pessoas, no sentido de ampliar seu

Leia mais

2.2 São considerados passíveis de concorrer aos recursos (brinquedoteca e capacitação) desta Chamada Pública, as instituições que:

2.2 São considerados passíveis de concorrer aos recursos (brinquedoteca e capacitação) desta Chamada Pública, as instituições que: 1. APRESENTAÇÃO 1.1 O projeto Recrear defende a importância do Brincar para o desenvolvimento infantil. Por meio da brincadeira, uma criança aprende e desenvolve seu corpo, suas habilidades sociais, de

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

o FCIJM é uma iniciativa do Governo Regional da Madeira - Secretaria Regional da Educação

o FCIJM é uma iniciativa do Governo Regional da Madeira - Secretaria Regional da Educação IV Festival da Canção Infantojuvenil da Madeira (FCIJM)- 2015 REGULAMENTO O Festival da Canção Infantojuvenil da Madeira (FCIJM) é um evento que tem por objetivos: Estimular o gosto pela música; Criar

Leia mais

ARTES VISUAIS PROVA DE CRIAÇÃO. 2 a Etapa HABILIDADE ESPECÍFICA II SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Duração da prova: DUAS HORAS E 30 MINUTOS.

ARTES VISUAIS PROVA DE CRIAÇÃO. 2 a Etapa HABILIDADE ESPECÍFICA II SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Duração da prova: DUAS HORAS E 30 MINUTOS. ARTES VISUAIS - HABILIDADE ESPECÍFICA II - PROVA DE CRIAÇÃO - 2 a Etapa ARTES VISUAIS 2 a Etapa HABILIDADE ESPECÍFICA II PROVA DE CRIAÇÃO SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Leia atentamente as instruções que se

Leia mais

PÚBLICO ALVO DO PROJETO ESTRUTURA E GÊNERO DRAMÁTICO

PÚBLICO ALVO DO PROJETO ESTRUTURA E GÊNERO DRAMÁTICO APRESENTAÇÃO A aparência é um manifesto de nossa personalidade. Através das roupas, penteados, acessórios, tatuagens etc. comunicamos ao resto do mundo uma infinidade de informações: do lugar social até

Leia mais

IMPLANTANDO OS DEZ PASSOS DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL RELATO DE UMA EXPERIENCIA

IMPLANTANDO OS DEZ PASSOS DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL RELATO DE UMA EXPERIENCIA IMPLANTANDO OS DEZ PASSOS DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL RELATO DE UMA EXPERIENCIA SANTANA, Luiza Alves de 1 ; COSTA, Cláudia Caetano de Oliveira 2 ; BRASIL, Elisama Barbosa 3 ; GALVÃO, Marcus

Leia mais

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira.

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira. Dados da empresa PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Razão Social: Capacita Empreendimentos Educacionais Nome Fantasia: SOS Educação Profissional

Leia mais

Work & Study 2011 AUSTRÁLIA A Austrália, já conhecida por suas praias, clima parecido com o Brasil e muitas oportunidades, é um dos países que permitem que o estudante trabalhe legalmente enquanto estuda,

Leia mais

Como aconteceu essa escuta?

Como aconteceu essa escuta? No mês de aniversário do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, nada melhor que ouvir o que acham as crianças sobre a atuação em Educação Integral realizada pela Fundação Gol de Letra!! Conheça um

Leia mais

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Universidade Federal de Itajubá Título da dissertação: OS MANUAIS DOS PROFESSORES DOS LIVROS DIDÁTICOS

Leia mais

BRASIL ARTE CONTEMPORÂNEA. Programa Setorial Integrado de Promoção às Exportações da Arte Contemporânea Brasileira.

BRASIL ARTE CONTEMPORÂNEA. Programa Setorial Integrado de Promoção às Exportações da Arte Contemporânea Brasileira. 1 PROJETO SETORIAL INTEGRADO BRASIL ARTE CONTEMPORÂNEA Programa Setorial Integrado de Promoção às Exportações da Arte Contemporânea Brasileira. 2 Introdução O Ministério da Cultura, sugeriu a Fundação

Leia mais

EDITAL PARA A MOSTRA DE FOTOGRAFIA HISTÓRIA E MEMÓRIA EM SAÚDE DOS TERRITÓRIOS DE VIDA

EDITAL PARA A MOSTRA DE FOTOGRAFIA HISTÓRIA E MEMÓRIA EM SAÚDE DOS TERRITÓRIOS DE VIDA EDITAL PARA A MOSTRA DE FOTOGRAFIA HISTÓRIA E MEMÓRIA EM SAÚDE DOS TERRITÓRIOS DE VIDA A Rede Unida Norte vem por meio deste, tornar público o presente Edital da Mostra de Fotografia História e Memória

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PROJETO DE ENSINO DE IDIOMAS POR NATIVOS AFRICANOS E CARIBENHOS FALANTES DE INGLÊS, FRANCÊS E IORUBÁ

MANUAL DO ALUNO PROJETO DE ENSINO DE IDIOMAS POR NATIVOS AFRICANOS E CARIBENHOS FALANTES DE INGLÊS, FRANCÊS E IORUBÁ MANUAL DO ALUNO PROJETO DE ENSINO DE IDIOMAS POR NATIVOS AFRICANOS E CARIBENHOS FALANTES DE INGLÊS, FRANCÊS E IORUBÁ Sejam bem vindos! O CENTRO AFRICANO DE ESTUDANTES saúda aos interessados em participar

Leia mais

A PRODUÇÃO AUTOBIOGRÁFICA EM ARTES VISUAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE VIDA E ARTE DO AUTOR

A PRODUÇÃO AUTOBIOGRÁFICA EM ARTES VISUAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE VIDA E ARTE DO AUTOR 7º Seminário de Pesquisa em Artes da Faculdade de Artes do Paraná Anais Eletrônicos A PRODUÇÃO AUTOBIOGRÁFICA EM ARTES VISUAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE VIDA E ARTE DO AUTOR Letícia Tadra do Carmo 105 Universidade

Leia mais

Projeto de Residência de Criação e Montagem

Projeto de Residência de Criação e Montagem Projeto de Residência de Criação e Montagem CONVOCATÓRIA PARA COLETIVOS, GRUPOS E COMPANHIAS CARIOCAS DE TEATRO E DANÇA Coletivos, Grupos e Companhias de Teatro e Dança que estão em busca de espaço para

Leia mais

Arte Postal, uma alternativa estética na produção cultural contemporânea

Arte Postal, uma alternativa estética na produção cultural contemporânea Arte Postal, uma alternativa estética na produção cultural contemporânea por Adriana Manfredini Sociedade Philatelica Paulista - SPP E ntre as diversas correntes da arte contemporânea, uma se destaca pela

Leia mais

ARTE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

ARTE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA ARTE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA Cultura afro-brasileira é o resultado do desenvolvimento da cultura africana no Brasil, incluindo as influências recebidas das culturas portuguesa e indígena que se manifestam

Leia mais

MÚSICA. ÔNCALO GRUPO PAULISTANO 1º de fevereiro

MÚSICA. ÔNCALO GRUPO PAULISTANO 1º de fevereiro MÚSICA ÔNCALO GRUPO PAULISTANO 1º de fevereiro Espalhando o conceito de street band no país e no mundo, o Grupo Ôncalo traz um repertório instrumental que homenageia Tim Maia, inovando o conceito de Fanfarra

Leia mais

FUNDAÇÃO NACIONAL DO LIVRO INFANTIL E JUVENIL

FUNDAÇÃO NACIONAL DO LIVRO INFANTIL E JUVENIL FUNDAÇÃO NACIONAL DO LIVRO INFANTIL E JUVENIL Rio de Janeiro, 21 de Julho de 2009 Login Senha Associe-se Vencedores dos Concursos FNLIJ 14º Concurso FNLIJ/Petrobras 8º Concurso FNLIJ Leia Comigo!2009 6º

Leia mais

Uma nova visão do marketing pessoal: o marketing pessoal estratégico.

Uma nova visão do marketing pessoal: o marketing pessoal estratégico. Uma nova visão do marketing pessoal: o marketing pessoal estratégico. Posiciono o marketing pessoal num espaço de tempo e que eu denomino de as três eras do mesmo. A 1ª era, num tempo não muito distante,

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL NOS PAÍSES

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL NOS PAÍSES CENTRO CULTURAL DO BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL NOS PAÍSES I. Características e Objetivos: Este programa está destinado a apoiar pequenos projetos que promovam

Leia mais

Objectivos Proporcionar experiências musicais ricas e diversificadas e simultaneamente alargar possibilidades de comunicação entre Pais e bebés.

Objectivos Proporcionar experiências musicais ricas e diversificadas e simultaneamente alargar possibilidades de comunicação entre Pais e bebés. O estudo do desenvolvimento musical da criança é um campo de trabalho privilegiado pela CMT, tendo em conta o perfil curricular de alguns dos seus elementos, com ligações ao meio universitário. Um pouco

Leia mais

Vem para o Ninho! NINHO INFANTIL A instituição que desenvolve projetos para a infância

Vem para o Ninho! NINHO INFANTIL A instituição que desenvolve projetos para a infância NINHO INFANTIL A instituição que desenvolve projetos para a infância Nascemos com a intenção de valorizar o universo infantil e ampliar a oferta e o acesso a bens culturais. Compreendemos cultura como

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANAGUA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA DE PARANAGUÁ "NELSON DE FREITAS BARBOSA"

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANAGUA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA DE PARANAGUÁ NELSON DE FREITAS BARBOSA "" APÊNDICE 1 Requisitos e demandas dos segmentos culturais para a proposição de projetos. Os projetos culturais propostos deverão respeitar e se enquadrar nas seguintes determinações dos seus respectivos

Leia mais

Viver a Responsabilidade Social sem fronteiras

Viver a Responsabilidade Social sem fronteiras Telecom Social Viver a Responsabilidade Social sem fronteiras Eduardo Octaviano Diretor de Comunicação Corporativa Brasília, 4 de maio de 2005 TIM Empresa do Grupo Telecom Italia Início das atividades

Leia mais

ARTES AVALIAÇÃO. Aula 3.2 - AVALIAÇÃO

ARTES AVALIAÇÃO. Aula 3.2 - AVALIAÇÃO Aula 3.2-2 1. A Anunciação é uma das obras mais conhecidas de Leonardo da Vinci. Feita por volta do ano de 1472, ela retrata uma das cenas bíblicas mais famosas de todos os tempos. Escreva nas linhas abaixo

Leia mais

índice -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

índice ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 1 índice A Caixa Cultural Sítio Arqueológico O Programa Educativo Gente Arteira Atividades - Oficinas - Visitas às exposições Contação de Histórias Datas Comemorativas - Mês das Crianças - Dia da Consciência

Leia mais

GUIA COMPLETO PARA ESTUDAR NA ITÁLIA COM BOLSA DE ESTUDOS DO GOVERNO ITALIANO. Manual Atualizado. Autor Giuseppe Buonagente

GUIA COMPLETO PARA ESTUDAR NA ITÁLIA COM BOLSA DE ESTUDOS DO GOVERNO ITALIANO. Manual Atualizado. Autor Giuseppe Buonagente Estudar na Itália GUIA COMPLETO PARA ESTUDAR NA ITÁLIA COM BOLSA DE ESTUDOS DO GOVERNO ITALIANO Manual Atualizado Autor Giuseppe Buonagente Todos os direitos reservados, esta cópia é de uso pessoal. É

Leia mais

Romaria Poética: incentivando práticas leitoras no Município de Belém

Romaria Poética: incentivando práticas leitoras no Município de Belém Romaria Poética: incentivando práticas leitoras no Município de Belém Maria do Socorro Baia dos Santos Bibliotecária. Diretora da Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha. Rui Guilherme Lima do Carmo

Leia mais

Ociosidade Física no Prédio Legislativo X A falta de espaços para Cultura e Lazer que Compromete o futuro dos nossos jovens.

Ociosidade Física no Prédio Legislativo X A falta de espaços para Cultura e Lazer que Compromete o futuro dos nossos jovens. Ociosidade Física no Prédio Legislativo X A falta de espaços para Cultura e Lazer que Compromete o futuro dos nossos jovens....pois desse lado do muro o jogo é tão duro, meu Pai, que só ter piedade de

Leia mais

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 Modelo 2: resumo expandido de relato de experiência Resumo expandido O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São

Leia mais

MERITOR INVESTE EM AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

MERITOR INVESTE EM AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL NOTÍCIAS Contato Paula Balduino SD&PRESS Consultoria Tel. 11 3759-1333 MERITOR INVESTE EM AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Formare ganha reconhecimento internacional por conta de suas iniciativas voltadas

Leia mais

Doutores da Alegria ProaC 2015

Doutores da Alegria ProaC 2015 Doutores da Alegria ProaC 2015 Doutores da Alegria, quase 24 anos. Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que há 23 anos utiliza a arte do palhaço para qualificar

Leia mais

CANTOS DO RIO CANTOS DO RIO Apresenta

CANTOS DO RIO CANTOS DO RIO Apresenta CANTOS DO RIO CANTOS DO RIO Apresenta OBJETIVO O espetáculo HOJE TEM MARMELADA tem como objetivo mostrar um pouco do universo circense, tanto no picadeiro como também nos bastidores, com muitas músicas,

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor Dados da empresa Razão Social: Visa do Brasil Empreendimentos Ltda. Nome Fantasia:

Leia mais

Eventos esperados para 2014. Veja quais as mudanças te esperam para o ano de 2014. COPA 2014 Como esse evento influenciará a rotina dos alunos.

Eventos esperados para 2014. Veja quais as mudanças te esperam para o ano de 2014. COPA 2014 Como esse evento influenciará a rotina dos alunos. Veja quais as mudanças te esperam para o ano de 2014. 2014 COPA 2014 Como esse evento influenciará a rotina dos alunos. Eventos esperados para 2014. E mais: Eventos, projetos e ações específicas de cada

Leia mais

TREINAMENTO DOS EMBAIXADORES

TREINAMENTO DOS EMBAIXADORES TREINAMENTO DOS EMBAIXADORES LEVANDO O TECHNOVATION À SUA COMUNIDADE Bem-vindo ao treinamento de Embaixadores Regionais! Aqui vai uma visão geral do Technovation para dar um pontapé inicial no seu treinamento.

Leia mais

PREFEITURA DE PORTEIRINHA DIRETORIA MUNICIPAL DE CULTURA REGULAMENTO FESTIVAL DE MÚSICA EDIÇÃO 2013

PREFEITURA DE PORTEIRINHA DIRETORIA MUNICIPAL DE CULTURA REGULAMENTO FESTIVAL DE MÚSICA EDIÇÃO 2013 A PREFEITURA DE PORTEIRINHA POR MEIO DA DIRETORIA DE CULTURA faz saber, para conhecimento dos artistas da música do município de Porteirinha, que estão abertas as inscrições para o FESTIVAL DE MÚSICA EDIÇÃO

Leia mais

GOVERNO QUE CUIDA DA CIDADE E DAS PESSOAS!

GOVERNO QUE CUIDA DA CIDADE E DAS PESSOAS! GOVERNO QUE CUIDA 8 DA CIDADE E DAS PESSOAS! EDUCAÇÃO Logo que Badel assumiu a Prefeitura de, se comprometeu em fortalecer a agricultura familiar do município, estimulando o pequeno produtor a diversificar

Leia mais

Relatório Anual. Instituto Çarakura. Instituto Çarakura

Relatório Anual. Instituto Çarakura. Instituto Çarakura Resumo da ONG O é uma organização não governamental ambientalista que tem como finalidade promover atividades referentes a preservação e a conservação da natureza, a valorização da diversidade cultural

Leia mais

Plano de Trabalho com Projetos

Plano de Trabalho com Projetos PREFEITURA DE JARAGUÁ DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL 1. Identificação: Plano de Trabalho com Projetos Escola Municipal de Ensino Fundamental Renato Pradi Professora:

Leia mais