Sistema Cadastro Taras SCT

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistema Cadastro Taras SCT"

Transcrição

1 Sistema Cadastro Taras SCT CONSIDERAÇÕES INICIAIS Senhor Contribuinte/Contador A Secretaria de Fazenda do Estado de Mato Grosso está implementando em seus principais pontos de fiscalização, inclusive Postos Fiscais, o Sistema Dinâmico de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (SDFMT). Tal sistema consiste no direcionamento dos veículos de transporte de carga para pesagem em balança dinâmica (pesagem efetuada com veículo em movimento). Considerando que até o momento não há base de dados atualizada que forneça, de maneira consolidada, informações referentes ao tipo do veículo, à placa, ao número de eixos, ao peso de tara e à origem da informação (da tara) de todos os veículos de transporte de cargas que transitam pelo estado de Mato Grosso, o fisco estadual necessita, para cálculo do peso das mercadorias transportadas, levantar junto aos seus contribuintes as referidas informações de maneira antecipada. Há duas formas de se cadastrar as informações dos veículos (nestas incluídas o Peso de Tara), sendo elas: CADASTRO PRÉ-PESAGEM (PRÉVIO) realizado pelo contribuinte e/ou contador no Sistema de Cadastro de Taras - SCT, disponibilizado no site agilizando a pesagem fiscal e liberando mais rapidamente o veículo de carga nos pontos de fiscalização. O cadastro prévio de informações no sistema fazendário permite a inclusão de veículos de cargas da propriedade do contribuinte e de veículos de terceiros (contratados pelo mesmo). CADASTRO PÓS-PESAGEM, realizado somente pelo agente fiscal do posto fiscal após o veículo de carga transitar pelo equipamento de pesagem. Este cadastro demanda maior tempo de permanência do veículo à disposição do fisco no local de pesagem. A título de esclarecimento, entendem-se como veículos de transporte de cargas:

2 DE PROPRIEDADE DO CONTRIBUINTE como todos os veículos que estão registrados em seu nome ou da sua empresa junto ao DETRAN, ou seja, que faz parte da sua frota própria. DE PROPRIEDADE DE TERCEIROS como os veículos CONTRATADOS, de forma permanente ou esporádica, de pessoas físicas e/ou jurídicas e que não pertencem à frota própria do intimado. Incluem-se também, dentre os contratados, os veículos de fora do estado de Mato Grosso. Caso os veículos contratados sejam de transportadoras inscritas em Mato Grosso, os mesmos não precisam ser cadastrados tendo em vista que também foram ou serão intimados para apresentar as informações dos seus veículos. Entende se como VINCULO PERMANENTE a relação de trabalho que se dá através de contratos permanentes ou de modo habitual, firmados entre o prestador de serviço e o intimado. Entende se como VINCULO ESPORÁDICO a relação de trabalho que se dá de forma provisória ou casual entre o prestador de serviço e o intimado, ou seja, é uma relação de free lancer. Vale concluir, e reforçar, que a melhor opção de cadastro para o contribuinte é o de pré-pesagem, pois promove a diminuição do tempo de permanência do seu veículo (ou de um prestador de serviço que esteja transportando sua mercadoria) no pátio do posto fiscal, caso venha transitar por ele. Recomendamos ao contribuinte e/ou contabilista que leia abaixo as perguntas e respostas que se fizeram mais frequentes até o momento: PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIS FREQUENTES 1) O que é Balança Dinâmica de Pesagem? R: É um conjunto de equipamentos, instalados em locais definidos pela Secretaria de Fazenda de Mato Grosso, capaz de realizar a pesagem de veículos de transporte de cargas em movimento. 2) Qual a finalidade deste equipamento? R: Identificar o peso das mercadorias que estão sendo transportadas pelos veículos de carga.

3 3) Em quais locais está ou será instalada? R: A Balança está ou será instalada, a princípio, nos postos fiscais de fronteira e em outros locais no interior de Mato Grosso, onde se concentram grande fluxo de veículos de transportes de cargas. 4) Como a Balança Dinâmica de Pesagem afeta a logística dos meus veículos de carga? R: Não afeta. A pesagem é realizada com o veículo em movimento no momento da sua entrada no perímetro do posto fiscal. 5) Como é o funcionamento deste equipamento? R: De forma resumida podemos dizer que os veículos de transporte de cargas entrarão por um via específica onde se encontram instaladas placas de pesagem e câmeras de identificação de caractéres da placa do veículo. Após transitar pelos mesmos numa velocidade igual ou inferior a 5 km/h, será capturado o peso total do veículo bem como sua imagem frontal, além de armazenado os caracteres de sua placa. De posse do peso total do veículo de carga, o fisco estadual poderá calcular o peso da mercadoria transportada. Veículo que transitar numa velocidade superior a 5 km/h estará sujeito a novas pesagens e multas referentes a embaraço à fiscalização. 6) De quais informações a Balança Dinâmica de Pesagem se utiliza para realizar a pesagem dos meus veículos de carga? R: Para calcular o peso da mercadoria a Balança se utiliza de uma fórmula simples, sendo ela: PM = PBT PT Onde, PM = Peso da Mercadoria PBT = Peso Bruto Total (capturado pela balança) PT = Peso de Tara 7) Onde posso cadastrar previamente as informações do meu veículo de transporte de carga que será submetido à pesagem do fisco estadual?

4 R: A Sefaz MT disponibilizou no site o Sistema de Cadastro de Taras, que possibilita cadastrar pesos de taras e de outras informações dos veículos de transporte de cargas, necessários a realização de procedimentos de pesagem. Somente os contribuintes e contadores que possuem senhas de acesso aos sistemas fazendários poderão realizar os cadastros das informações. Após acessarem o site da SEFAZ MT os contribuintes e/ou contadores deverão acessar Serviços e posteriormente acessar Servidor Fazendário. Dentro do Servidor Fazendário será visualizado o Sistema de Cadastro de Taras SCT. É neste último que deverão ser inclusos as informações dos veículos de transporte de cargas passíveis de pesagens do fisco matogrossense. As informações cadastradas pelo contribuinte e/ou contador serão de sua responsabilidade e farão provas a estes em caso de vantagens obtidas quando constatado má fé ou dolo na prestação de informações incorretas. 8) Posso realizar o cadastro prévio das informações do meu veículo de transporte de carga através de e-process ou por s? R: O cadastro poderá ser realizado pelo Sistema de Cadastro de Taras SCT, disponibilizado no site ou por e-process. Não poderá ser realizado por . Ao optar em usar o cadastro via e-process o contribuinte e/ou contador deverão utilizar o Tipo de Processo: Cadastro de Peso de Tara de Veículos de Transporte de Cargas. 9) Meus veículos de cargas são muito antigos, mesmo assim devo cadastrar as informações dele no sistema fazendário? R: Sim, pois os veículos antigos, que ainda circulam, também estarão sujeitos a pesagens realizadas pela fiscalização. 10) Quem pode realizar o cadastro prévio das informações do meu veículo de transporte de carga no sistema fazendário? R: Somente os contribuintes e contadores que possuem senhas de acesso aos sistemas fazendários poderão realizar os cadastros das informações. 11) Quando deve ser realizado o cadastro das informações do meu veículo de transporte de carga no sistema fazendário? R: Preferencialmente logo após a aquisição do veículo e antes do mesmo transitar por pontos de pesagem da fiscalização.

5 12) Posso alterar ou visualizar as informações do meu veículo de transporte de carga no sistema fazendário? R: Não, as alterações ou visualizações das informações dos veículos de cargas, constantes na base de dados da fazenda, somente poderão ser solicitadas mediante processos incluídos no sistema e-process. Ao optar em usar o cadastro via e-process o contribuinte e/ou contador deverão utilizar o Tipo de Processo: Cadastro de Peso de Tara de Veículos de Transporte de Cargas. 13) Qual a vantagem de cadastrar previamente as informações do meu veículo de transporte de carga no sistema fazendário? R: Ganho de tempo. Ou seja, proporcionará mais agilidade durante os procedimentos de pesagem realizados pela fiscalização da Sefaz-MT, tendo em vista que se o cadastro não for feito de maneira prévia, deverá ser feita nos pontos de pesagem. 14) Devo cadastrar as informações dos veículos de transporte de carga que não são de minha propriedade? Em outras palavras, devo cadastrar as informações dos veículos de transporte de carga que prestam serviço terceirizado de transporte de cargas para mim ou para minha empresa? R: Sim. No entanto não haverá penalizações por falta de cadastro prévio destas informações no sistema fazendário. Caso não seja feito este cadastro apenas haverá maior tempo de permanência do veículo de carga à disposição do fisco uma vez que deverá ser realizado o cadastro das informações nos pontos de pesagem. Em outras palavras, podemos dizer que a logística do veículo de carga será afetada pois ficará mais tempo parado à disposição do fisco. 15) Não possuo veículo de transporte de carga registrado em meu nome ou da minha empresa mas recebi termo de intimação solicitando que eu efetue o cadastro prévio de informações dos meus veiculos de carga. O que fazer? R: Deve-se justificar à SEFAZ MT, através de processo eletrônico, que não possue veículo de transporte de carga. 16) Meu veículo de carga só transita com mercadorias dentro da cidade e não passa por pontos de pesagem da SEFAZ MT. Mesmo assim preciso realizar o cadastro prévio das informações do meu veículo de carga? R: Sim. Pois estará ganhando tempo se no futuro o veículo de carga vir a sofrer pesagens da fiscalização estadual.

6 17) Meu veículo de transporte de carga foi vendido, preciso dar baixa das informações prestadas à SEFAZ MT? R: Não. Provavelmente quem adquiriu o veículo o fez com o propósito de utilizá-lo, dessa forma o veículo de carga continua sendo alvo de fiscalização e de interesse da SEFAZ MT. 18) Quais as classificações dos tipos de veículos de cargas que o sistema fazendário se utiliza? R: O Sistema de Cadastro de Taras SCT possibilita o cadastramento de 05 (cinco) tipos de veículos, sendo eles: Caminhão Simples Utilizado para cadastrar as informações do veículo cuja unidade de tração (Trator ou cavalinho) e a carroceria estão unidos pelo mesmo chassi. Exemplo: caminhão toco. Caminhão Trator Utilizado para cadastrar somente as informações do veículo tracionador. É conhecido também, popularmente, como cavalinho. O caminhão trator (Cavalinho) possui chassi independente do chassi de carrocerias que venha a tracionar. A finalidade deste veículo é tracionar reboque ou semi-reboques. Reboque Utilizado para cadastrar somente as informações de um reboque. Este por sua vez é um veículo de carga (carroceria) sem meio próprio de tração, montado sobre chassi independente, tracionado por caminhão simples ou caminhão trator. Semi-reboque - Utilizado para cadastrar somente as informações de um semi reboque. Assim como no reboque, o semi-reboque é um veículo de carga (Carroceria) sem meio próprio de tração, montado sobre chassi independente, tracionado por caminhão trator. A diferença de um semi-reboque para um reboque está no fato de que o primeiro necessita repousar parte de seu peso sobre o chassi de caminhão trator ou de qualquer outro veículo que possua eixos auxiliares, e o segundo não. Conjunto Completo ANTT- Este tipo de veículo, diferentemente dos tipos: caminhão trator, reboque e semi-reboque, que exigem cadastros individualizados, é uma opção dada ao contribuinte que deseja cadastrar, de forma conjunta, as informações do caminhão trator somadas ao do(s) reboque(s).

7 Para facilitar o entendimento, usemos o exemplo de um contribuinte que possui um treminhão (caminhão trator que traciona dois ou mais reboques). A primeira opção dada ao contribuinte do nosso exemplo é o cadastro individual dos elementos veiculares que compõe o treminhão. Nesta situação o mesmo pode ser dividido em três, cadastrando-se primeiro o veículo tracionador como Caminhão Trator, e posteriormente o primeiro reboque e em sequência o segundo reboque. A segunda opção dada ao contribuinte do nosso exemplo é o cadastro do conjunto (consolidado) dos elementos veiculares que compõe o treminhão. Nesta situação cadastra-se a soma das informações uma única vez utilizando o tipo: Conjunto Completo ANTT. 19) Por que cadastrar a placa do meu veículo de cargas? R: Para o fisco estadual a placa do veículo de cargas é a identificação do mesmo. Por analogia, seria o mesmo que um CPF de uma pessoa. Durante a pesagem a imagem da placa será capturada por câmeras especiais e rapidamente todos os dados vinculados à placa irão compor o processo de fiscalização. Quando o contribuinte optar em cadastrar seu veículo de carga utilizando somente o tipo: Conjunto Completo ANTT, no campo placa deve-se informar apenas a placa do caminhão trator (cavalinho). 20) Por que cadastrar o número de eixos do meu veículo de cargas? R: O número de eixos, para o sistema fazendário, é uma informação auxiliar de identificação dos veículos que estão sendo pesados. 21) Como levantar as informações de número de eixos do meu veículo de cargas? R: O número de eixos pode ser levantado junto aos documentos dos veículos ou ser contado fisicamente. Quando o contribuinte optar em cadastrar seu veículo de carga utilizando somente o tipo: Conjunto Completo ANTT, no campo nº eixos deve-se informar a somatória do número de eixos do caminhão trator (cavalinho) e dos reboques e/ou semi-reboques. 22) O que é peso de Tara? R: Peso próprio do veículo, acrescido dos pesos da carroçaria e equipamento, do combustível, das ferramentas e dos acessórios, da roda sobressalente, do extintor de incêndio e do fluído de arrefecimento, expressa em quilogramas. Em outras palavras o peso de tara é o peso do veículo sem carga (vazio).

8 23) Onde encontro as informações do peso de Tara? R: Atualmente o SCT considera duas fontes de informações do peso de tara. A primeira é originada da fábrica que produziu o veículo. Quando se trata de uma carreta (reboque ou semi-reboque) esta informação normalmente pode ser encontrada em plaqueta metálica fixada fisicamente no chassi da carreta. Já para caminhão trator (cavalinho), se a informação não for encontrada no seu chassi, provavelmente estará no interior da cabine do motorista. A segunda fonte de informação é a mesma disponibilizada pelo proprietário do veículo de carga para fins de controle de rodovia realizado pelo DNIT/ANTT. Normalmente estas informações são encontradas na porta lateral do motorista ou no tanque de combustível, com caracteres amarelos sobre fundo preto. A SEFAZ MT tem interesse nas informações que obrigatóriamente já são disponibilizadas pelo proprietário do veículo de carga para fiscalização do DNIT. Aconselha - se leitura da Resolução n.º 290 de 29 de agosto de 2008 do Conselho Nacional de Trânsito CONTRAN. O sistema de Cadastro de Taras SCT, disponibilizado pela SEFAZ MT, possibilita o cadastramento das duas fontes de Peso de Tara no campo Origem da Informação. ATENÇÃO: No cadastro dos tipos de veículos: Caminhão simples, Caminhão Trator, Reboque e Semi-reboque, o contribuinte poderá optar por cadastrar o peso de tara Origem fábrica ou a de Origem DNIT. No cadastro do tipo de veículo: Conjunto completo ANTT, o contribuinte deverá cadastrar SOMENTE o peso de tara de Origem DNIT. 24) Além das informações da fábrica ou das utilizadas pelo DNIT posso utilizar o SCT para cadastrar o peso de Tara oriundo de outras fontes de informações? R: Não, atualmente o SCT permite apenas o cadastro do peso de tara Origem fábrica e Origem DNIT. 25) Possuo somente a informação do Peso de Tara fornecida por empresa de pesagem independente (terceirizada), o que devo fazer?

9 R: Se o contribuinte possui SOMENTE a informações de pesagem independente, não será possível o cadastro pelo SCT, e sim, somente através de processo eletrônico protocolado junto à Sefaz-MT. ATENÇÃO: Somente terá validade o peso de tara cedido por empresas de pesagem independente se estas estiverem regularmente autorizadas pelo CONTRAN e/ou INMETRO. 26) O meu veículo de transporte de carga sofreu adaptações que alteraram o peso de tara original de fábrica. Devo informar o peso original de tara (fábrica) ou o atual? R: No SCT deve-se utilizar o peso original de tara da fábrica. Toda e qualquer alteração pós-fábrica que alterou o peso de tara do veículo deverá ser informado à fiscalização durante as operações de pesagem. ATENÇÃO: Todas as alterações pós-fábrica no veículo de carga devem ser comprovadas mediante apresentação, ao fisco, de documentos que tenham validade junto ao CONTRAN e/ou INMETRO. 27) Meu veículo de transporte de carga possui tanque de combustível suplementar. Devo considerá-lo no cadastro do peso de tara? R: Não. Todos os veículos que possuírem tanque suplementar terão suas taras ajustadas durante as operações de pesagem pelo fisco estadual. Para comprovação da existência dos tanques suplementares, deverão ser apresentados ao fisco estadual documentos que tenham validade junto ao CONTRAN e/ou INMETRO. ATENÇÃO: De acordo com o artigo 1º do Decreto nº de 23/06/2005 e suas alterações: Ficam submetidos à medida de apuração e fiscalização diária, prevista no artigo 444 do Regulamento do ICMS, aprovado pelo Decreto nº 1.944, de 6 de outubro de 1989, os contribuintes do ICMS, alcançados ou não por tratamentos diferenciados para recolhimento do imposto ou detentores de qualquer benefício fiscal, que utilizarem, no transporte de mercadorias, veículos equipados com tanque suplementar em desacordo com as normas do Conselho Nacional de Trânsito CONTRAN. Recomenda-se a leitura da Resolução nº 181 de 01/09/2005 do CONTRAN que disciplina a instalação de múltiplos tanques, tanque suplementar e a alteração da capacidade do tanque original de combustível líquido em veículos, dedicados à sua propulsão ou operação de seus equipamentos especializados e dá outras providências. 28) Meu veículo de transporte de cargas foi adquirido sem o baú, que por sua vez fora instalado posteriormente, e a pesagem independente foi realizada após o término deste processo. Como devo cadastrar o peso de tara?

10 R: Neste caso o contribuinte deverá cadastrar no SCT o peso de tara do seu veículo de carga sem o baú. O peso deste último será acrescido à tara do veículo de carga somente durante as operações de fiscalização. Para isto o motorista do veículo de carga deverá estar portando, no mínimo, a cópia autênticada do documento da empresa que realizou a pesagem independente. ATENÇÃO: Somente terá validade o peso de tara cedido por empresas de pesagem independente se estas estiverem regularmente autorizadas pelo CONTRAN e/ou INMETRO. 29) Devo cadastrar outras informações dos veículos, como número do chassi, ano de fabricação, modelo, marca, etc.? R: Não. Deve-se cadastrar no SCT somente informações pertinentes aos campos que estão disponíveis do referido sistema fazendário. 30) Se eu tiver dúvidas no cadastro das informações do meu veículo de transporte de carga como posso saná-las? R: O contribuinte poderá sanar suas dúvidas através do telefone (65) ou através do gegt@sefaz.mt.gov.br

SISTEMA DE CADASTRO DE TARAS - SCT

SISTEMA DE CADASTRO DE TARAS - SCT SISTEMA DE CADASTRO DE TARAS - SCT 1 O contribuinte e o contabilista terão acesso ao Sistema de Cadastro de Taras SCT, através do Menu Principal conforme tela abaixo: Figura 1 2 Posteriormente, ao clicar

Leia mais

2º A tara será cadastrada em quilogramas como unidade de medida.

2º A tara será cadastrada em quilogramas como unidade de medida. Inspetoria da Receita Federal do Brasil em Corumbá/MS PORTARIA IRF/COR Nº 050/2015, de 27 de Regulamenta o Cadastramento Inicial e Atualização da Tara dos veículos de transporte de cargas no Porto Seco

Leia mais

Art. 4º A responsabilidade pela inscrição e conteúdo dos pesos e capacidades, conforme estabelecido no Anexo desta Resolução será:

Art. 4º A responsabilidade pela inscrição e conteúdo dos pesos e capacidades, conforme estabelecido no Anexo desta Resolução será: RESOLUÇÃO Nº 290, DE 29 DE AGOSTO DE 2008 Disciplina a inscrição de pesos e capacidades em veículos de tração, de carga e de transporte coletivo de passageiros, de acordo com os artigos 117, 230- XXI,

Leia mais

M D F -e CONSIDERAÇÕES INICIAIS

M D F -e CONSIDERAÇÕES INICIAIS M D F -e CONSIDERAÇÕES INICIAIS Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) é o documento emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, para vincular os documentos fiscais

Leia mais

Resolução 3.658/11 (RNTRC) Capítulo 10. 2 - Solicitar o Certificado do RNTRC (CRNTRC) [...]

Resolução 3.658/11 (RNTRC) Capítulo 10. 2 - Solicitar o Certificado do RNTRC (CRNTRC) [...] Resolução 3.658/11 (RNTRC) Capítulo 10 2 - Solicitar o Certificado do RNTRC (CRNTRC) - Também será admitido o CRLV contendo o número do RNTRC ; (Art. 39 da Res. 3.056/09/ANTT, alterada pela 3.658/11) -

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ MANUAL DO USUÁRIO ACESSO AO SISTEMA

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ MANUAL DO USUÁRIO ACESSO AO SISTEMA O ISS-e é um sistema completo de gestão do ISS do Município de Maringá, composto pelos módulos de: - NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica) - DMS-e (Declaração Mensal de Serviços Eletrônica) - AIDF-e

Leia mais

Descrever o processo de cadastro de Nota Fiscal e de veículos da frota no Módulo Frota do Sistema Globus.

Descrever o processo de cadastro de Nota Fiscal e de veículos da frota no Módulo Frota do Sistema Globus. PÁGINA: 1/13 Área a que se aplica: Frota Executado por: Comporte e Coligadas Unidade: Comporte e Coligadas Autor: Adilson Antunes: Analista de Processos Criação 26/07/2010 Aprovação Última Revisão 1. OBJETIVO

Leia mais

Secretaria de Estado da Fazenda Guia prático para emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Secretaria de Estado da Fazenda Guia prático para emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) Secretaria de Estado da Fazenda Guia prático para emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) Para dar mais agilidade e segurança à administração tributária, os Estados brasileiros, o Distrito Federal e o

Leia mais

Pag: 1/20. SGI Manual. Controle de Padrões

Pag: 1/20. SGI Manual. Controle de Padrões Pag: 1/20 SGI Manual Controle de Padrões Pag: 2/20 Sumário 1 Introdução...3 2 Cadastros Básicos...5 2.1 Grandezas...5 2.2 Instrumentos (Classificação de Padrões)...6 3 Padrões...9 3.1 Padrão Interno...9

Leia mais

Tesche & Vasconcelos - Ciaf. Emissão primeira NF-e pelo Ciaf-800

Tesche & Vasconcelos - Ciaf. Emissão primeira NF-e pelo Ciaf-800 Emissão primeira NF-e pelo Ciaf-800 Para emissão da primeira Nota Fiscal eletrônica pelo Ciaf-800 a mesma deve ser obrigatoriamente uma nota de teste. Para que possa efetuar esta emissão faça o seguinte

Leia mais

Secretaria de Estado da Fazenda Guia prático para emissão de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)

Secretaria de Estado da Fazenda Guia prático para emissão de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) Secretaria de Estado da Fazenda Guia prático para emissão de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) Para dar mais agilidade e segurança à administração tributária, os Estados brasileiros, o Distrito

Leia mais

Em 2013, o registro de dados no SIOPS passará a ser obrigatório.

Em 2013, o registro de dados no SIOPS passará a ser obrigatório. Em 2013, o registro de dados no SIOPS passará a ser obrigatório. Fique atento aos procedimentos e prazos estabelecidos pela Lei para declaração de despesas com saúde. art certificado digital-siops-10,5x29,7.indd

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos EDI para transportador do MT

Parecer Consultoria Tributária Segmentos EDI para transportador do MT EDI para transportador do MT 26/03/2014 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 4 5. Informações

Leia mais

1. O que é a Nota Fiscal Eletrônica - NF-e?

1. O que é a Nota Fiscal Eletrônica - NF-e? 1. O que é a Nota Fiscal Eletrônica - NF-e? Podemos conceituar a Nota Fiscal Eletrônica como sendo um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar,

Leia mais

Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço

Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço VALPARAÍSO DE GOIÁS quarta-feira, 28 de outubro de 2014 Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço ÍNDICE Legislação Cadastrando A Senha Eletrônica Acessando O Sistema De Nfs- E Pela Primeira Vez

Leia mais

MONTE CARMELO MINAS GERAIS

MONTE CARMELO MINAS GERAIS MONTE CARMELO MINAS GERAIS Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço ÍNDICE Legislação Cadastrando A Senha Eletrônica Acessando O Sistema De Nfs- E Pela Primeira Vez Alterando a senha eletrônica

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO EM SOFTWARE LIVRE CONCEITOS E PROJETOS DE BANCO DE DADOS E SQL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO EM SOFTWARE LIVRE CONCEITOS E PROJETOS DE BANCO DE DADOS E SQL O trabalho consiste na resolução de um exercício e na confecção de um relatório. 17/10/2005 é o último dia para entrega. O trabalho deverá entregue impresso e o seu conteúdo gravado numa mídia. O formato

Leia mais

SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124

SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124 1 12 SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124 SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124 12 Em 2013, o registro de dados no

Leia mais

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Introdução O presente documento descreverá de forma objetiva as principais operações para abertura e consulta de uma solicitação ao Setor de Desenvolvimento

Leia mais

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE 2015 PROCESSO DE BAIXA Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte - e-cac) 1 Como visto anteriormente sobre o processo de baixa de empresa, o procedimento inicial diante

Leia mais

Agora todas as Unimeds vão falar uma só língua. Unimed do Brasil Federação São Paulo Portal Unimed

Agora todas as Unimeds vão falar uma só língua. Unimed do Brasil Federação São Paulo Portal Unimed Agora todas as Unimeds vão falar uma só língua. Unimed do Brasil Federação São Paulo Portal Unimed Folheto perguntas e respostas (15X15)cm.indd 1 9/25/08 4:38:13 PM E as primeiras palavras são inovação,

Leia mais

Wisurf - Central de Dominio 011 34611171 (www.wisurf.com.br)

Wisurf - Central de Dominio 011 34611171 (www.wisurf.com.br) Vários modelos de aplicação O sistema e controlado via WEB Sistema SLP WiSurf Internet controlada para locais públicos. O melhor sistema de controle de internet utilizado pelas grandes redes hoteleira

Leia mais

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Sumário PRESTAÇÃO DE CONTAS DE ETIQUETAS DE REPARO...3 Figura 1.0...3 Figura 2.0...4 Figura 3.0...5 Figura 4.0...5 1. Proprietário

Leia mais

Sistema de Gestão de Freqüência. Manual do Usuário

Sistema de Gestão de Freqüência. Manual do Usuário Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Centro de Processamento de Dados Divisão de Projetos / SGF Sistema de Gestão de Freqüência Sistema de Gestão de Freqüência Manual do Usuário Descrição

Leia mais

E-Process para solicitar restituição de indébito do ICMS

E-Process para solicitar restituição de indébito do ICMS E-Process para solicitar restituição de indébito do ICMS O trâmite do processo de Restituição do ICMS é normatizado pelo Regulamento do ICMS-MT (Decreto 2.212/14) em sua Parte Processual Título II, Capítulo

Leia mais

GUIA DE REFERÊNCIA DO PORTAL DE SERVIÇOS DO INMETRO NOS ESTADOS PSIE

GUIA DE REFERÊNCIA DO PORTAL DE SERVIÇOS DO INMETRO NOS ESTADOS PSIE GUIA DE REFERÊNCIA DO PORTAL DE SERVIÇOS DO INMETRO NOS ESTADOS PSIE Para iniciar o uso do Portal, selecione o estado referente ao domicílio do proprietário. Figura 1.0. Figura 1.0 O Portal é dividido

Leia mais

Devolução de mercadoria vendida - Contabilização - Roteiro de Procedimentos

Devolução de mercadoria vendida - Contabilização - Roteiro de Procedimentos Devolução de mercadoria vendida - Contabilização - Roteiro de Procedimentos Neste Roteiro trataremos sobre a contabilização das mercadorias recebidas em devolução. O texto encontra-se atualizado à Resolução

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO ANTECIPACÃO DE ICMS MANUAL DO USUÁRIO - CONTRIBUINTE

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO ANTECIPACÃO DE ICMS MANUAL DO USUÁRIO - CONTRIBUINTE SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO ANTECIPACÃO DE ICMS MANUAL DO USUÁRIO - CONTRIBUINTE Versão 1.0 Belém PA - Maio 2014 Sumário 1. Introdução...

Leia mais

1 INFORMAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROTOCOLO ON-LINE DO CADASTRO MOBILIÁRIO

1 INFORMAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROTOCOLO ON-LINE DO CADASTRO MOBILIÁRIO 1 INFORMAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROTOCOLO ON-LINE DO CADASTRO MOBILIÁRIO Para dar mais agilidade ao processo de inscrição de alvará de localização e permanência no Município de Joinville, alguns procedimentos

Leia mais

Detalhamento do sistema Carcheck Consultas veiculares

Detalhamento do sistema Carcheck Consultas veiculares Detalhamento do sistema Carcheck Consultas veiculares pág.1/12 ÍNDICE 1 SOBRE O CARCHECK...3 2 OBJETIVO...3 3 PRODUTOS CARCHECK...3 3.1 SISTEMA CARCHECK...3 3.1.1 Consulta Completa...3 3.1.2 Consulta Segura...4

Leia mais

Manual de Registro de Saída. Procedimentos e Especificações Técnicas

Manual de Registro de Saída. Procedimentos e Especificações Técnicas Manual de Registro de Saída Procedimentos e Especificações Técnicas Versão 1.0 Dezembro 2010 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO GERAL... 3 2 INTRODUÇÃO AO MÓDULO REGISTRO DE SAÍDA - SIARE... 3 2.1 SEGURANÇA... 4 2.2

Leia mais

1.Todos os transportadores necessitarão realizar o seu recadastramento a partir de 28 de outubro de 2015?

1.Todos os transportadores necessitarão realizar o seu recadastramento a partir de 28 de outubro de 2015? Perguntas Frequentes Resolução 4.799/ 2015 1.Todos os transportadores necessitarão realizar o seu recadastramento a partir de 28 de outubro de 2015? Sim. Todos os transportadores rodoviários remunerados

Leia mais

Documento de Análise e Projeto VideoSystem

Documento de Análise e Projeto VideoSystem Documento de Análise e Projeto VideoSystem Versão Data Versão Descrição Autor 20/10/2009 1.0 21/10/2009 1.0 05/11/2009 1.1 Definição inicial do documento de análise e projeto Revisão do documento

Leia mais

Manual da Nota Fiscal Eletrônica

Manual da Nota Fiscal Eletrônica Manual da Nota Fiscal Eletrônica Memory Informática Tabela de Conteúdos Meu Usuário Meu Perfil --------------------------------------------------------- 4 Minha Empresa Configurar Minha Empresa -------------------------------------

Leia mais

Instruções para Implementadores Volvo Truck Corporation

Instruções para Implementadores Volvo Truck Corporation Instruções para Implementadores Volvo Truck Corporation Substitui a edição 01 do VBI de 05.2012. As alterações estão marcadas com um traço vertical (l) na margem. Nota: Sempre verifique a versão mais atualizada

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais

Certificado Digital. Manual do Usuário

Certificado Digital. Manual do Usuário Certificado Digital Manual do Usuário Índice Importante... 03 O que é um Certificado Digital?... 04 Instalação do Certificado... 05 Revogação do Certificado... 07 Senhas do Certificado... 08 Renovação

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Transferência de Crédito de ICMS de Fornecedor Optante do Simples Nacional

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Transferência de Crédito de ICMS de Fornecedor Optante do Simples Nacional 09/01/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1 Transferência de Crédito do ICMS pelos Optantes do... 4 3.2 Do Ressarcimento

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA CADASTRO NO PORTAL VIAJA MAIS

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA CADASTRO NO PORTAL VIAJA MAIS ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA CADASTRO NO PORTAL VIAJA MAIS O Portal Viaja Mais funciona como um catálogo de ofertas. Ele não intermedeia negociações: o cliente compra diretamente da empresa anunciante ou de

Leia mais

MANUAL PARA CADASTRO E ACESSO

MANUAL PARA CADASTRO E ACESSO MANUAL PARA CADASTRO E ACESSO AO SISTEMA BOLETO - PESSOA JURÍDICA - DEZEMBRO 2009 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. CADASTRO 3 3. VINCULAR ENTIDADE 6 4. ACESSO ÀS FUNCIONALIDADES DO SISTEMA 9 4.1. NADA CONSTA

Leia mais

PORTAL DE GERENCIAMENTO DE INSPEÇÃO VEICULAR

PORTAL DE GERENCIAMENTO DE INSPEÇÃO VEICULAR PORTAL DE GERENCIAMENTO DE INSPEÇÃO VEICULAR ORIENTAÇÕES GERAIS - EMPRESAS DE TRANSPORTE A partir de 1º de outubro de 2013 entrou em vigor a Resolução da METROPLAN nº 083, de 24 de maio de 2013, estabelecendo

Leia mais

ÍNDICE. ERP ( Controle de Frotas ) 1 - Bens Móveis - Frota. 2 - Cadastros da Frota. 3 - Abastecimento de Bens. 4 - Cadastro de Bombas

ÍNDICE. ERP ( Controle de Frotas ) 1 - Bens Móveis - Frota. 2 - Cadastros da Frota. 3 - Abastecimento de Bens. 4 - Cadastro de Bombas 1 2 ÍNDICE ERP ( Controle de Frotas ) 1 - Bens Móveis - Frota 04 2 - Cadastros da Frota 07 3 - Abastecimento de Bens 11 4 - Cadastro de Bombas 14 5 - Abastecimento de Bombas 15 6 - Abertura de Chamados

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO RECAM ONLINE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO RECAM ONLINE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO RECAM ONLINE Tefefone: (16)37119000 email: recam@franca.sp.gov. Sumário 1. Endereço para acessar o sistema... 3 2. Tipos de acesso ao sistema... 3 3. Termo de acesso cadastrado

Leia mais

MANUAL SCCARD. Rev.00 Aprovação: 16/08/2010 Página 1 de 19

MANUAL SCCARD. Rev.00 Aprovação: 16/08/2010 Página 1 de 19 Rev.00 Aprovação: 16/08/2010 Página 1 de 19 UNIMED BLUMENAU COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO SCCard Sistema de Autorização On-Line O SCCard é a interface web do sistema de autorização da Unimed Blumenau

Leia mais

Ambiente de Pagamentos

Ambiente de Pagamentos GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA DA ADMINISTRAÇÃOTRIBUTÁRIA DIRETORIA DE INFORMAÇÕES Ambiente de Pagamentos Manual do Contribuinte Versão 26/09/2011 Índice Analítico 1.

Leia mais

Manual Operacional do SISCOAF

Manual Operacional do SISCOAF Manual Operacional do SISCOAF Manual Operacional do SISCOAF Página 2 Conteúdo 1. Acesso ao SISCOAF...3 2. Cadastro de novos comunicantes...4 3. Logon no SISCOAF...6 4. Menu do SISCOAF...8 - Administrar....8

Leia mais

Sistema de Notas Fiscais de Saída e Outros Documentos Antigo NFI/CENF

Sistema de Notas Fiscais de Saída e Outros Documentos Antigo NFI/CENF Sistema de Notas Fiscais de Saída e Outros Documentos Antigo NFI/CENF Compete ao destinatário mato-grossense, ao receber mercadoria oriunda de outra Unidade Federada, em operações realizadas ao abrigo

Leia mais

Ajuda On-line - Sistema de Portaria. Versão 4.8.J

Ajuda On-line - Sistema de Portaria. Versão 4.8.J Versão 4.8.J Sumário PORT - Módulo de Apoio Portaria 3 1 Manual... de Processos - Portaria 4 Fluxo - Portaria... 5 2 Configurações... 6 Unidades... de Internação 6 Setores Administrativos... 9 Configuração...

Leia mais

Copyright 2004/2014 - VLC

Copyright 2004/2014 - VLC Escrituração Fiscal Manual do Usuário Versão 7.2 Copyright 2004/2014 - VLC As informações contidas neste manual são de propriedade da VLC Soluções Empresariais Ltda., e não poderão ser usadas, reproduzidas

Leia mais

Manual BitFarmácia Popular Versão 2 Software Autorizador Farmácia Popular

Manual BitFarmácia Popular Versão 2 Software Autorizador Farmácia Popular Manual BitFarmácia Popular Versão 2 Software Autorizador Farmácia Popular Bitshop Informática Ltda Todos os Direitos Reservados www.bitshop.com.br Conteúdo 1. A Quem se Destina o BitFarmácia Popular 2.

Leia mais

Atualizado em Maio/2014 Página 1 de 10

Atualizado em Maio/2014 Página 1 de 10 Perguntas e Respostas sobre o parcelamento do Simples Nacional 1. Quem pode parcelar? Todos os contribuintes que tenham débitos de ICMS declarados e apurados (DASN) no período de 07/2007 a 12/2011 e no

Leia mais

Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônico (MDF-e)

Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônico (MDF-e) Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônico (MDF-e) Os passos citados abaixo servem de documento auxiliar na emissão do manifesto eletrônico, que entrou em vigor no ano de 2015. Resumo das informações:

Leia mais

Estrada de Rodagem Lei de Balança

Estrada de Rodagem Lei de Balança Estrada de Rodagem Lei de Balança Prof. Dr. Rodrigo de Alvarenga Rosa rodrigoalvarengarosa@gmail.com (27) 9941-3300 1 Modo Rodoviário - Pesos e Dimensões A legislação vigente para pesos e dimensões dos

Leia mais

NOTA FISCAL ELETRÔNICA

NOTA FISCAL ELETRÔNICA NOTA FISCAL ELETRÔNICA 1. Comprei mercadoria com NF-e denegada. Qual o procedimento para regularizar essa situação? Resposta: Preliminarmente, temos que esclarecer o que é uma NF-e Denegada:, A Denegação

Leia mais

Manual de Utilização. Sistema. Recibo Provisório de Serviço

Manual de Utilização. Sistema. Recibo Provisório de Serviço Manual de Utilização Sistema Recibo Provisório de Serviço Versão 1.0 17/08/2011 Sumário Introdução... 5 1. Primeiro Acesso... 7 2. Funções do e-rps... 8 2.1 Menu Superior... 8 2.1.1 Arquivo......8 2.1.2

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 008, DE 27 JUNHO DE 2007. R E S O L V E

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 008, DE 27 JUNHO DE 2007. R E S O L V E INSTRUÇÃO NORMATIVA N 008, DE 27 JUNHO DE 2007. Recomenda a observação da norma constante no Anexo I. O Sistema de Controle Interno do Município de Lucas do Rio Verde, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

Comunicação electrónica do Inventário à AT

Comunicação electrónica do Inventário à AT Comunicação electrónica do Inventário à AT aplicações v1.00-22 Dezembro 2014 Sumário Fundamento legal: Legislação A quem se aplica Formato do ficheiro Quando Operacionalidade: Como deve ser criado o ficheiro

Leia mais

Rastreamento Veícular

Rastreamento Veícular Manual de Instrução do Usuário Rastreamento Veícular Parabéns pela aquisição do seu Sistema de Rastreamento. Esperamos que ele supere suas expectativas e proporcione muito mais controle e proteção para

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO M A N U A L D A NOTA FISCAL AVULSA ÍNDICE 1. Acesso ao Portal do Sistema...6 2. Requerimento de Acesso para os novos usuários...6 2.1 Tipo

Leia mais

SUMÁRIO 1. INFORMAÇÕES IMPORTANTES... 2

SUMÁRIO 1. INFORMAÇÕES IMPORTANTES... 2 SUMÁRIO 1. INFORMAÇÕES IMPORTANTES... 2 1.1. Conceitos... 2 1.2. Como funciona... 2 1.3. Convênios disponíveis para Portabilidade... 2 1.4. Documentação Para Liberação da Proposta... 2 2. PROCEDIMENTOS

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Cheques 1

2013 GVDASA Sistemas Cheques 1 2013 GVDASA Sistemas Cheques 1 2013 GVDASA Sistemas Cheques 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma

Leia mais

Descubra aqui os benefícios de possuir um sistema de NF-e integrado com o software de gestão de empresas da Indústria da Construção.

Descubra aqui os benefícios de possuir um sistema de NF-e integrado com o software de gestão de empresas da Indústria da Construção. Descubra aqui os benefícios de possuir um sistema de NF-e integrado com o software de gestão de empresas da Indústria da Construção. 2 ÍNDICE SOBRE O SIENGE INTRODUÇÃO 01 OS IMPACTOS GERADOS COM A IMPLANTAÇÃO

Leia mais

Manual de Credenciamento como Emissor de Nota Fiscal Eletrônica

Manual de Credenciamento como Emissor de Nota Fiscal Eletrônica Manual de Credenciamento como Emissor de Nota Fiscal Eletrônica Este documento descreve o processo de credenciamento de contribuintes de ICMS estabelecidos no Estado de Minas Gerais como Emissores de Nota

Leia mais

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Secretaria De Estado de Fazenda Superintendência de Gestão da Informação Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários DECLARAÇÃO DE COMPRA

Leia mais

1. Sistema de cadastramento para empresas NÃO cadastradas (cadastro inicial) 1.1. Links de acesso direto na área de cadastro

1. Sistema de cadastramento para empresas NÃO cadastradas (cadastro inicial) 1.1. Links de acesso direto na área de cadastro Atualizado: 22 / 04 / 2013 - FAQ - AI 1. Sistema de cadastramento para empresas NÃO cadastradas (cadastro inicial) 1.1. Links de acesso direto na área de cadastro 1.2. Informações gerais 1.3. Tabela Ação

Leia mais

1. INTRODUÇÃO... 1 2. OBJETIVO... 1 3. FORMAS DE ACESSO... 1 4. COMO ACESSAR O SISTEMA?... 1 5. ESQUECI MINHA SENHA, O QUE DEVO FAZER?... 2 6.

1. INTRODUÇÃO... 1 2. OBJETIVO... 1 3. FORMAS DE ACESSO... 1 4. COMO ACESSAR O SISTEMA?... 1 5. ESQUECI MINHA SENHA, O QUE DEVO FAZER?... 2 6. 1. INTRODUÇÃO... 1 2. OBJETIVO... 1 3. FORMAS DE ACESSO... 1 4. COMO ACESSAR O SISTEMA?... 1 5. ESQUECI MINHA SENHA, O QUE DEVO FAZER?... 2 6. COMO FAZER UMA SOLICITAÇÃO DE VIAGEM?... 3 7. COMO FAZER A

Leia mais

Operação Concorrência Leal

Operação Concorrência Leal 1 O que é? Operação Concorrência Leal O GESSIMPLES efetuou o cruzamento de informações da DASN de 2010 e 2011 com outras informações dos 130 mil contribuintes optantes pelo Simples Nacional no Estado,

Leia mais

Sistema de Devolução Web

Sistema de Devolução Web Manual Sistema de Devolução Web Usuário Cliente ÍNDICE Sumário 1. Prazos...3 2. Solicitação de Devolução... 4 3. Autorização de Devolução... 4 4. Coleta de Mercadoria... 4 5. Acompanhamento da Devolução...

Leia mais

Curva ABC. Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar Centro Cascavel PR www.tecinco.com.br

Curva ABC. Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar Centro Cascavel PR www.tecinco.com.br Curva ABC Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar Centro Cascavel PR www.tecinco.com.br Sumário Introdução... 3 Utilização no sistema TCar-Win... 3 Configuração da curva ABC... 4 Configuração

Leia mais

SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL

SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL 1. Como é feita a entrega do Certificado Digital? Resposta: O certificado digital é entregue ao cliente após o procedimento de Validação Presencial, o qual consiste na

Leia mais

Este Procedimento Operacional Padrão define as etapas necessárias de como fazer o Cadastro de Avisos Automáticos no Sistema TOTVS RM.

Este Procedimento Operacional Padrão define as etapas necessárias de como fazer o Cadastro de Avisos Automáticos no Sistema TOTVS RM. Este Procedimento Operacional Padrão define as etapas necessárias de como fazer o Cadastro de Avisos Automáticos no Sistema TOTVS RM. Índice I. Acesso ao Cadastro... 2 II. Parâmetros da Coligada Atual...

Leia mais

Megasale NFe. 2013 Aob Software Informatica ltda

Megasale NFe. 2013 Aob Software Informatica ltda 2 Tabela de Conteúdo Nota Fiscal Eletrônica 3 1 Tela de... Acesso 4 Digitalizando o Pedido 4 1 Preenchendo... o Item 6 2 Recebimento... A Vista 7 3 Recebimento... A Prazo 7 Gerando Proposta Comercial Emissão

Leia mais

Guia para Comprovação de Investimentos

Guia para Comprovação de Investimentos Guia para Comprovação de Investimentos 1 2 4 5 Introdução Acompanhamento na Fase de Análise ETAPA 1 Comprovação Financeira ETAPA 2 Comprovação Física ETAPA Comprovação Jurídica ETAPA 4 Liberação Penalidades

Leia mais

b) veículos com reboque ou semi-reboque, exceto caminhões: 39,5 t;

b) veículos com reboque ou semi-reboque, exceto caminhões: 39,5 t; Limites de peso bruto em função do comprimento: O peso bruto total ou peso bruto total combinado, respeitando os limites da capacidade máxima de tração - CMT da unidade tratora determinada pelo fabricante

Leia mais

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 Manual Ciaf NFC-e Gratuito Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 1 Cadastro de Clientes Nesta opção iremos armazenar no sistema

Leia mais

JUSTIÇA ELEITORAL. Versão 2.29. Manual do Usuário

JUSTIÇA ELEITORAL. Versão 2.29. Manual do Usuário JUSTIÇA ELEITORAL Versão 2.29 Manual do Usuário Outubro de 2015 Sumário 1.Apresentação... 3 2.Acessando o Sistema... 3 2.1 Primeiro Acesso... 4 3.Solicitando uma diária...5 4.Propondo a diária para ser

Leia mais

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário Cadastramento de Computadores Manual do Usuário Setembro 2008 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 1.1 Conhecendo a solução...03 Segurança pela identificação da máquina...03 2. ADERINDO À SOLUÇÃO e CADASTRANDO COMPUTADORES

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO DO SERVIÇO DE AIDF NO PORTAL

MANUAL DO USUÁRIO DO SERVIÇO DE AIDF NO PORTAL GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO MANUAL DO USUÁRIO DO SERVIÇO DE AIDF NO PORTAL PASSO 1: O Usuário entra com seu Usuário e Senha: Os dados

Leia mais

LEI N. 2.174, DE 08 DE OUTUBRO DE 2013

LEI N. 2.174, DE 08 DE OUTUBRO DE 2013 LEI N. 2.174, DE 08 DE OUTUBRO DE 2013 Poder Legislativo Regulamenta área para estacionamento exclusivo de veículos pesados no Município de Lucas do Rio Verde - MT. O Prefeito do Município de Lucas do

Leia mais

Política de entrega, troca e devolução de produtos

Política de entrega, troca e devolução de produtos Política de entrega, troca e devolução de produtos Este documento é parte integrante do Pedido de Venda / Termos e Condições de aquisição de produtos da MADEPAL. Caso haja con ito entre o pedido e o expresso

Leia mais

Orientações Básicas Repom.

Orientações Básicas Repom. Orientações Básicas Repom. Considerações importantes: 1 A viagem deverá estar autorizada para depois solicitar o pagamento. 2 É obrigatório informar o campo NCM da mercadoria, que está em tabela>auxiliares>mercadoria.

Leia mais

1. Consulta de Certificado Digital 1. 2. Modelo de faturamento por Central de Serviços 3. 3 Configuração de informações para Faturamento de pedidos 4

1. Consulta de Certificado Digital 1. 2. Modelo de faturamento por Central de Serviços 3. 3 Configuração de informações para Faturamento de pedidos 4 CONFIGURAÇÃO PEDIDOS 1. Consulta de Certificado Digital 1 2. Modelo de faturamento por Central de Serviços 3 3 Configuração de informações para Faturamento de pedidos 4 4 Faturamento de NF-e pela SEFAZ

Leia mais

O ConnectCont é um novo método de acesso aos produtos, serviços e demais ferramentas, destinado a unificar os usuários Contmatic.

O ConnectCont é um novo método de acesso aos produtos, serviços e demais ferramentas, destinado a unificar os usuários Contmatic. O que é o ConnectCont? O ConnectCont é um novo método de acesso aos produtos, serviços e demais ferramentas, destinado a unificar os usuários Contmatic. Os objetivos e metas para o ConnectCont são: Controle

Leia mais

3) Empregador doméstico terá que ter certificado e-cpf? Resposta - Se recolher FGTS, sim. e-cpf contendo o CEI de Empregador Doméstico.

3) Empregador doméstico terá que ter certificado e-cpf? Resposta - Se recolher FGTS, sim. e-cpf contendo o CEI de Empregador Doméstico. 1) Empresas construtoras que possuem várias obras (CEI), precisam de um certificado para cada obra? Resposta - Não, só será necessário um certificado para o CNPJ da construtora, as obras com CEI continuam

Leia mais

CeC. Cadastro eletrônico de Contribuintes. Usuário Anônimo

CeC. Cadastro eletrônico de Contribuintes. Usuário Anônimo CeC Cadastro eletrônico de Contribuintes Usuário Anônimo Versão 1.3 11/02/2011 SUMÁRIO Apresentação... 3 Objetivos... 3 1. Solicitação de CeC... 4 1.1. Cadastro de Pessoas Físicas... 6 1.1.1 Cadastro de

Leia mais

NOTA FISCAL ELETRÔNICA - NF-e

NOTA FISCAL ELETRÔNICA - NF-e NOTA FISCAL ELETRÔNICA - NF-e NOTA FISCAL ELETRÔNICA - NF-e Informações Gerais 1. O que é a Nota Fiscal Eletrônica NF-e? Podemos conceituar a Nota Fiscal Eletrônica como sendo um documento de existência

Leia mais

NOVIDADES TRANSPORTE COLETIVO

NOVIDADES TRANSPORTE COLETIVO NOVIDADES TRANSPORTE COLETIVO Segunda Passagem Integrada Grátis 1) Quando será lançada a segunda passagem gratuita? Será lançada no dia 1 de julho. 2) Como funcionará a segunda passagem gratuita? O passageiro

Leia mais

Manual de Credenciamento para Emissão de NF-e

Manual de Credenciamento para Emissão de NF-e Manual de Credenciamento para Emissão de NF-e Versão 1.6 Abril/2011 Manaus/AM Sumário Apresentação... 2 Requisitos... 3 Credenciamento... 4 Fase de Homologação... 5 o Fase de Testes... 5 o Fase de Emissão

Leia mais

SUA SENHA É SIGILOSA, PESSOAL E INTRANSFERÍVEL.

SUA SENHA É SIGILOSA, PESSOAL E INTRANSFERÍVEL. DÚVIDAS MAIS FREQUENTES - DO CLIENTE 1. Qual o procedimento para se cadastrar na Guia Eletrônica? - Rolar a página e procure pelo item Novo Cliente? - Escolher o perfil: Próprio Interessado: Pessoa Física

Leia mais

Tudo Sobre Domínios! Registrar seu Domínio: Informações Importantes:

Tudo Sobre Domínios! Registrar seu Domínio: Informações Importantes: Registrar seu Domínio: Desejo apenas Registrar um Domínio utilizando os DNS de um provedor de hospedagem. Clique aqui para reservar seu domínio por 1 ano no Brasil.: http:///site/reserva.php?codreserva=1&s=vw1welpy

Leia mais

Cordilheira Escrita Fiscal 2.109A

Cordilheira Escrita Fiscal 2.109A LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES REFERENTES AO CONVÊNIO ICMS 75/91

DÚVIDAS FREQUENTES REFERENTES AO CONVÊNIO ICMS 75/91 DÚVIDAS FREQUENTES REFERENTES AO CONVÊNIO ICMS 75/91 Objetivando disponibilizar mais um recurso de auxílio às empresa que solicitam sua inclusão ou manutenção na Relação de Candidatas ao benefício fiscal

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior Diretoria de Políticas e Programas de Graduação. Sistema de Seleção Unificada - SISU

Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior Diretoria de Políticas e Programas de Graduação. Sistema de Seleção Unificada - SISU Perguntas Frequentes Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior Diretoria de Políticas e Programas de Graduação Sistema de Seleção Unificada - SISU 1 - O que é o Sistema de Seleção Unificada

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. MEUS PEDIDOS

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. MEUS PEDIDOS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. MEUS PEDIDOS Consigo rastrear o minha Compra? Sim. As informações mais atualizadas sobre sua Compra e a situação de entrega de sua Compra estão disponíveis em Meus pedidos.

Leia mais

ESTOQUE. Manual Estoque Atualizado em 29/06/2007 Pág. 1

ESTOQUE. Manual Estoque Atualizado em 29/06/2007 Pág. 1 MANUAL ESTOQUE Pág. 1 INTRODUÇÃO AO MÓDULO ESTOQUE Sua empresa seja de pequeno, médio, ou grande porte, precisa de um sistema que contemple as principais rotinas de controle de estoque. É para contornar

Leia mais

Radares de Velocidade. Número de vias 49. Número de pontos com infra-estrutura 137. Número de pontos com equipamento em operação (rodízio)

Radares de Velocidade. Número de vias 49. Número de pontos com infra-estrutura 137. Número de pontos com equipamento em operação (rodízio) A multifuncionalidade apresentada na utilização dos equipamentos eletrônicos nas vias de Campinas. José Vieira de Carvalho; Atílio André Pereira; Jeany Lúcia da Silva Oliveira. EMDEC Empresa Municipal

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

Manual Regime Especial 1

Manual Regime Especial 1 DSF - Desenvolvimento de Sistemas Fiscais Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial deste documento sem o pagamento de direitos autorais, contanto que as cópias sejam feitas

Leia mais