ANEXO XIII - MEMORIAL DESCRITIVO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANEXO XIII - MEMORIAL DESCRITIVO"

Transcrição

1 ANEXO XIII - MEMORIAL DESCRITIVO OBJETO: Contratação de empresa c/ Tradição no Ramo (trabalha de forma especializada) p/ Locação e Execução (Instalação, Montagem, Manutenção, Operacionalização e Desmontagem) de Obras e Serviços de Engenharia: Geração de Energia, Subestações de Energia, Instalações elétricas c/ fornecimento de materiais, máquinas, equipamentos, acessórios e todos os demais complementos necessários a serem utilizados no evento Carnaval 2014, sob a Coordenação de Manifestações Populares da Secretaria Municipal da Cultura, conforme o projeto (plantas) em anexo e o memorial descritivo abaixo: ITEM DESCRIÇÃO DETALHADA OBJETO 01 GERAÇÃO DE ENERGIA: Locação e instalação de 04(quatro) GRUPOS GERADORES SILENCIADOS (DIESEL) trifásicos 220/127 V 60 Hz 380/220 V 60 Hz e demais complementos, totalizando a potência disponível de 1240 kva, conforme projeto básico em anexo Os geradores deverão ser instalados c/ quadros de chaves seccionadores p/ reversão imediata em caso de necessidades entre os operantes e os reservas Os geradores instalados para suprir a demanda das TORRES DE REFLETORES DA PISTA deverão possuir capacidade de armazenamento de combustível suficiente para operação contínua, possuindo obrigatoriamente tanques internos no mínimo de 400 (quatrocentos) litros de diesel Os tanques de diesel deverão ser posicionados dentro de bacias de contenção dimensionadas p/ tanques de no mínimo 1000 (mil) litros de diesel cada, seguindo as normas em vigor do Corpo de Bombeiros e ABNT A empresa ainda deverá ser responsável pelo fornecimento de todo o combustível para os grupos geradores, de forma contínua, conforme demanda Todos os geradores deverão ser equipados com: Extintores contra incêndio, tipo pó químico (CO 2 ); Serem cobertos com lonas tencionadas tipo KP1000 (antifungo, anti-chama e auto-extínguível), inclusive nos quadros das chaves seccionadoras.

2 Serem protegidos por fechamento metálicos em todo o seu perímetro; Serem sinalizados por placas indicadoras de advertência seguindo as normas em vigor do Corpo de Bombeiros e ABNT A empresa deverá apresentar ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) de revisão preventiva dos geradores. 02 SUBESTAÇÕES DE ENERGIA SUBESTAÇÃO DE ENERGIA 1: Execução de 1(uma) subestação rebaixadora de energia elétrica, incluindo a locação de 1(um) transformador de 300 kva, 2(dois) postes de medidas 11/300 dan c/cavalete e demais complementos, conforme projeto básico em anexo: 2.1. Instalação de rede elétrica em baixa tensão (BT) aérea e subterrânea e alta tensão (AT) subterrânea Instalação de para-raios; 2.3. Instalação de chave fusível de alta tensão (25 kva); 2.4. Instalação de quadro de distribuição c/ proteção em lona tencionada; 2.5. Toda a instalação deverá seguir as normas da concessionária de energia elétrica local (CEL) e as normas da ABNT; SUBESTAÇÃO DE ENERGIA 2: Execução de 1(uma) subestação rebaixadora de energia elétrica, incluindo a locação de 1(um) transformador de 225 kva, 1(um) poste de medidas 11/600 dan e demais complementos, conforme projeto básico em anexo: 2.6. Instalação de rede elétrica em baixa tensão (BT) aérea e subterrânea e alta tensão (AT) subterrânea Instalação de para-raios; 2.8. Instalação de chave fusível de alta tensão (25 kva); 2.9. Instalação de quadro de distribuição c/ proteção em lona tencionada; Toda a instalação deverá seguir as normas da concessionária de energia elétrica local (CEL) e as normas da ABNT; 2.2. A empresa contratada deverá: Responsabilizar-se pela contratação da demanda de energia elétrica junto à concessionária local (CEL), bem como regulamentar e aprovar os projetos.

3 Responsabilizar-se e efetuar o pagamento de todas as taxas, encargos e consumos de energia das subestações durante o período do evento Apresentar ao contratante a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) de revisão preventiva dos transformadores. 03 REDE DE DISTRIBUIÇÃO EM BT GERADORES E SUBESTAÇÕES/ QDG: Instalação de circuitos de distribuição, incluindo a locação de condutores c/ isolamento 0,6/1kV executados em cabos PP, SINTENAX e MULTIPLEXADOS, QDG (proteção termo magnético) e demais complementos, conforme projeto básico em anexo: 3.1. A rede de distribuição de energia dos geradores e subestações até os QDG deverá ser executada em baixa tensão, 220/127 V e 380/220 V 60Hz, devendo-se observar em cada circuito a potência e a corrente elétrica entre as fases A instalação deverá ser feita aérea e subterrânea (utilizando-se conduíte flexível especial) Os conectores dos cabos deverão ser do tipo perfuração, PF e TM Os cabos da rede de distribuição de distribuição deverão ser de cores distintas, identificando as fases, neutro e terra Todos os cabos que partirem dos geradores e das subestações deverão ser subterrâneos (acomodados em um espaço de 30x30 cm envelopados em concreto com tampa de proteção e conduíte de alta resistência) e aéreos. 04 REDE DE DISTRIBUIÇÃO EM BT QDG/QDI: Instalação de circuitos de distribuição, incluindo a locação de condutores c/ isolamento 0,6/1kV executados em cabos PP, SINTENAX e MULTIPLEXADOS, QDI (proteção termo magnético) e demais complementos, conforme projeto básico em anexo: 4.1. A rede de distribuição de energia a partir do QDG (quadro de distribuição geral) e do QDI (quadro de distribuição individual) deverá ser executada em baixa tensão, 220/127 V e 380/220 V 60Hz, devendo-se observar em cada circuito a potência e a corrente elétrica entre as fases A instalação deverá ser feita aérea e subterrânea (utilizando-se conduíte flexível especial).

4 4.3. Os conectores dos cabos deverão ser do tipo perfuração, PF e TM Os cabos da rede de distribuição de distribuição deverão ser de cores distintas, identificando as fases, neutro e terra Todos os cabos que partirem do QDG (quadro de distribuição geral) e do QDI (quadro de distribuição individual) deverão ser subterrâneos (acomodados em um espaço de 30x30 cm envelopados em concreto com tampa de proteção e conduíte de alta resistência) e aéreos Deverá ser instalado 1(um) quadro de distribuição contendo um circuito trifásico 110/220 V independente com capacidade total para 33 kva p/ atendar a demanda da RBS TV. 05 TORRES DE ILUMINAÇÃO DA PASSARELA E ÁREAS EXTERNAS: Instalação de 24 (vinte e quatro) torres de iluminação c/ potência total de 240 kva, incluindo a locação de postes, estrutura metálica galvanizada a fogo, refletores, lâmpadas, reatores, condutores c/ isolamento 0,6/1kV executados em cabos PP, SINTENAX e MULTIPLEXADOS, QDI (proteção termo magnético) e demais complementos, conforme projeto básico em anexo Especificação dos postes: Poste de concreto especial tipo 17/600 dan; 5.2. Especificação das Lâmpadas: Lâmpadas HQI (Multivapores Metálico com Tubo de Descarga de Quartzo), potência de 2000 W; 5.3. Especificação dos Refletores: Projetor de alumínio retangular escovado e repuxado; 5.4. Especificação dos Reatores: Reator p/ lâmpada HQI de 2000 W/ 380 V c/ alto fator de potência; 5.5. As torres de iluminação deverão ser instaladas c/ 5(cinco) refletores acondicionados em uma estrutura de aço galvanizado a fogo posicionados a 15(quinze) metros de altura em relação ao nível do chão, sendo 4(quatro) refletores direcionados para a passarela e 1(um) refletor direcionado para as áreas externas; 5.6. As torres de iluminação deverão ser instaladas c/ 5(cinco) reatores acondicionados em uma estrutura de aço galvanizado a fogo independente da estrutura dos refletores posicionados a 12(doze) metros de altura do nível do chão.

5 5.7. Todas as torres deverão ter 1(um) QDI c/ 2(dois) disjuntores bifásicos de 40 A acomodados em sua estrutura, para controle e acionamento dos refletores da passarela e das áreas externas de forma independente Os circuitos de ligação do QDI até os reatores deverão ser conduzidos através de conduítes As torres deverão ter para-raios com seu devido aterramento, passando por tubulação independente da descida dos refletores (deverão ser embutidos separadamente no interior de cada torre). REDE C/ REFLETORES P/ PASSARELA: Instalação de 44 (quarenta e quatro) refletores de iluminação c/ potência total de 17,6 kva incluindo a locação de refletores, lâmpadas, reatores, condutores c/ isolamento 0,6/1kV executados em cabos PP, SINTENAX e MULTIPLEXADOS, QDI (proteção termo magnético) e demais complementos, conforme projeto básico em anexo Especificação das Lâmpadas: Lâmpadas HQI (Multivapores Metálico com Tubo de Descarga de Quartzo), potência de 400 W; Especificação dos Refletores: Projetor de alumínio retangular escovado e repuxado; Especificação dos Reatores: Reator p/ lâmpada HQI de 400 W/ 220 V c/ alto fator de potência; Instalação de 1(um) QDI c/ disjuntor de 50 A acomodado em sua estrutura, para controle e acionamento dos refletores; 06 TORRES DE ILUMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO E DISPERSÃO: Instalação de 5 (cinco) torres de iluminação c/ potência total de 40 kva, incluindo a locação de postes, estrutura metálica galvanizada a fogo, refletores, lâmpadas, reatores, condutores c/ isolamento 0,6/1kV executados em cabos PP, SINTENAX e MULTIPLEXADOS, QDI (proteção termo magnético) e demais complementos, conforme projeto básico em anexo Especificação dos postes: Poste de concreto especial tipo 15/600 dan; 6.2. Especificação das Lâmpadas: Lâmpadas HQI (Multivapores

6 Metálico com Tubo de Descarga de Quartzo), potência de 2000 W; 6.3. Especificação dos Refletores: Projetor de alumínio retangular escovado e repuxado; 6.4. Especificação dos Reatores: Reator p/ lâmpada HQI de 2000 W/ 220 V c/ alto fator de potência; 6.5. As torres de iluminação deverão ser instaladas c/ 4(quatro) refletores acondicionados em uma estrutura de aço galvanizado a fogo posicionados a 15(quinze) metros de altura em relação ao nível do chão, sendo 4(quatro) refletores direcionados para a passarela e 1(um) refletor direcionado para as áreas externas; 6.6. As torres de iluminação deverão ser instaladas c/ 4(quatro) reatores acondicionados em uma estrutura de aço galvanizado a fogo independente da estrutura dos refletores posicionados a 12(doze) metros de altura do nível do chão Todas as torres deverão ter 1(um) QDI c/ 1(um) disjuntor bifásico de 40 A acomodados em sua estrutura para controle e acionamento dos refletores Os circuitos de ligação do QDI até os reatores deverão ser conduzidos através de conduítes As torres deverão ter para-raios com seu devido aterramento, passando por tubulação independente da descida dos refletores (deverão ser embutidos separadamente no interior de cada torre). 07 INSTALAÇÃO DAS EDIFICAÇÕES: CAMAROTES Instalação de 1(um) circuito de distribuição, para atendimento dos camarotes, incluindo a locação de condutores c/ isolamento 0,6/1kV executados em cabos PP, SINTENAX e MULTIPLEXADOS, QDI (proteção termo magnético), luminárias, tomadas e demais complementos, conforme projeto básico em anexo: 7.1. Deverá ser instalado 1(um) quadro de distribuição contendo um circuito trifásico 110/220 V independente com capacidade total para 33 kva Deverão ser instaladas luminárias tipo PLAFON/SPOT contendo lâmpadas incandescentes 100 W, tomadas e demais complementos, conforme indicativo no projeto básico em anexo: 7.3. Para a acomodação dos circuitos de força e iluminação dos

7 camarotes deverão ser utilizados perfilados 40 x 40 mm localizados no teto da estrutura. A derivação aos pontos de iluminação deverá ser executada c/ conduíte, tipo eletroduto (leve II) s de PVC rígido Deverão ser utilizadas luminárias especiais de braço de alumínio e PLAFON (tipo SPOT) Deverão ser utilizadas conduíte, tipo eletroduto (leve II) s tipo leve II para os circuitos das tomadas, conforme indicativo no projeto básico em anexo: 7.6. Os conduletes das tomadas de 220 V e 110 V deverão ser identificados nas cores vermelha e amarela, destacando as respectivas voltagens As tomadas deverão ser de 3(três) pinos do tipo universal, sendo todas com fio terra ligado Todos os circuitos destinados à alimentação de tomadas deverão ser protegidos com disjuntor termomagnético e conter dispositivo diferencial-residual com sensibilidade de 30 ma. 08 INSTALAÇÕES DAS EDIFICAÇÕES: UNIDADE DE SAÚDE; BRIGADA MILITAR; BILHETERIAS; DMLU; BOMBEIROS; AECEPARS; SMC; SANITÁRIOS/VESTUÁRIOS, QUIOSQUES, PORTÁRIAS DE ACESSO, HIDRÁULICA, ELÉTRICA E ESTRUTURA. Instalação de 1(um) circuito de distribuição para atendimento de cada edificação individual, incluindo a locação de condutores c/ isolamento 0,6/1kV executados em cabos PP, SINTENAX e MULTIPLEXADOS, QDI (proteção termo magnético), luminárias, tomadas e demais complementos, conforme projeto básico em anexo: 8.1. Instalação de luminárias contendo lâmpadas HQI de 400 W, lâmpadas fluorescentes compactas de 100/150 W ou lâmpadas mistas 150/250/500 W e demais complementos, conforme indicativo no projeto básico em anexo: 8.2. A iluminação deverá ser instalada c/ cabos PP de isolação 0,6/1kV localizados no teto da estrutura. A derivação aos pontos de iluminação deverá ser executada c/ os mesmos cabos instalados nas estruturas dos ambientes c/ a devida proteção termo magnética (disjuntores) Os conduletes das tomadas de 220 V e 110 V deverão ser identificados nas cores vermelha e amarela, destacando as respectivas voltagens Instalação de tomadas de 3(três) pinos do tipo universal e demais complementos, conforme indicativo no projeto básico

8 em anexo: 8.5. Todos os circuitos destinados à alimentação de tomadas deverão ser protegidos com disjuntor termomagnético e conter dispositivo diferencial-residual com sensibilidade de 30 ma Deverão ser utilizados conduíte, tipo eletroduto (leve II) s de PVC rígidos, fixados c/ abraçadeiras adequadas para a instalação. 09 INSTALAÇÕES DAS EDIFICAÇÕES: PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO E BOTEQUIM DO SAMBA e RBS Instalação de 5(cinco) circuitos de distribuição para atendimento da Praça de Alimentação e Botequim do Samba, incluindo a locação de condutores c/ isolamento 0,6/1kV executados em cabos PP, SINTENAX e MULTIPLEXADOS, luminárias metálicas HQI, QDI (quadro de distribuição individual), tomadas e demais complementos, conforme projeto básico em anexo: 9.1. Deverá ser instalado 1(um) QDI (quadro de distribuição Individual) contendo um circuito trifásico 220/110 V com capacidade total para 210 kva Deverão ser instalados 4(quatro) circuitos trifásicos individuais para a Praça de Alimentação de 220/110 V c/ capacidade de 22,50 kva cada; 9.3. Deverá ser instalado 1(um) circuito trifásico individual para o Botequim do Samba de 220/110 V c/ capacidade de 20 kva cada; 9.4. Especificação das Lâmpadas: Lâmpadas HQI (Multivapores Metálico com Tubo de Descarga de Quartzo), potência de 400 W; 9.5. Especificação da Luminária: Tipo Prismática, 22 polegadas c/ alojamento para reator; 9.6. Especificação dos Reatores: Reator p/ lâmpada HQI de 400 W/ 220 V c/ alto fator de potência; 9.7. Os conduletes das tomadas de 220 V e 110 V deverão ser identificados nas cores vermelha e amarela, destacando as respectivas voltagens Locação e instalação de tomadas de 3(três) pinos do tipo universal e demais complementos, conforme indicativo no projeto básico em anexo: 9.9. Todos os circuitos destinados à alimentação de tomadas deverão ser protegidos com disjuntor termomagnético e conter dispositivo diferencial-residual com sensibilidade de 30 ma.

9 9.10. Deverão ser utilizados conduíte, tipo eletroduto (leve II) s de PVC rígidos, fixados c/ abraçadeiras adequadas para a instalação. 10 REDE ELÉTRICA PARA: ILUMINAÇÃO CÊNICA, CIRENE, RELÓGIO (CRONÔMETRO) E CÂMERAS DE VIGILÂNCIA: Instalação de 11 (onze) circuitos de distribuição, incluindo a locação de condutores c/ isolamento 0,6/1kV executados em cabos PP, SINTENAX e MULTIPLEXADOS, QDI (proteção termo magnético) e demais complementos, conforme projeto básico em anexo: (um) ponto de consumo p/ Iluminação Cênica c/ 1(uma) rede de distribuição a partir do QDI (Quadro de distribuição individual) trifásica em baixa tensão 220/127 V - 60Hz c/ 20 kva (um) Um ponto de consumo p/ Sirene c/ 1(uma) rede de distribuição a partir do QDI (Quadro de distribuição individual) trifásica em baixa tensão 220/127 V - 60Hz c/ 1 kva (dois) pontos de consumo p/ Relógio c/ 1(uma) rede de distribuição a partir do QDI (Quadro de distribuição individual) trifásica em baixa tensão 220/127 V - 60Hz c/ 2 kva (sete) Um ponto de consumo p/ Câmeras de Vigilância c/ 1(uma) rede de distribuição a partir do QDI (Quadro de distribuição individual) monofásico em baixa tensão 220/127 V - 60Hz c/ 1 kva no ponto de consumo. 11 REDE ELÉTRICA P/ VEÍCULO DE REFRIGERAÇÃO: Instalação de 02 (dois) circuitos de distribuição (Veículo de Refrigeração), incluindo a locação de condutores c/ isolamento 0,6/1kV executados em cabos PP, SINTENAX e MULTIPLEXADOS, QDI (proteção termo magnético) e demais complementos, conforme projeto básico em anexo: A rede de distribuição de energia do gerador até o QDI (quadro de distribuição individual) deverá ser trifásica em baixa tensão, 220/127 V 60Hz c/ 1(um) QDI contendo 02(dois) disjuntores de 32 A, um para cada circuito de distribuição (Ponto de Consumo do Veículo de Refrigeração) A instalação deverá ser subterrânea (utilizando-se conduíte flexível especial) Instalação de 1(um) QDI c/ 1(um) disjuntor trifásico de 32 A (7 kva), ao lado do ponto de consumo (Veículo de Refrigeração).

10 11.4. Os cabos da rede de distribuição de distribuição deverão ser de cores distintas, identificando as fases, neutro e terra Deverá ser instalado junto ao QDI 1(um) ponto de malha de aterramento (individual). 12 ATERRAMENTO DAS ESTRUTURAS E INSTALAÇÕES: Aterramento de todas as estruturas e instalações, com locação de materiais, conforme indicação no projeto básico: Deverão ser executadas malhas de aterramento interligando as hastes de aterramento ao longo de todas as estruturas e instalações de forma independente de todas as instalações elétricas. 13 ILUMINAÇÃO E INDICAÇÃO DE EMERGÊNCIA: Instalação de blocos autônomos de iluminação e módulos indicadores de saída nos camarotes, bares, arquibancadas e praça de alimentação, conforme o projeto do PPCI, aprovado pelo Corpo de Bombeiros A localização dos módulos no projeto é apenas orientativo, devendo a empresa considerar o projeto definitivo para a instalação final, que será entregue pela prefeitura Os equipamentos para iluminação de emergência deverão ser alimentados por circuitos destinados exclusivamente para este fim O projeto (plano) do PPCI será realizado e executado sob a responsabilidade da empresa responsável pela montagem das estruturas do carnaval e será entregue a prefeitura, o qual entregará cópia à empresa de iluminação contratada. Serão incluídos no projeto os grupos geradores de energia. 14 EXTINTOR DE INCÊNDIO: Extintores de Incêndio de CO 2: Junto a cada GERADOR e cada SUBESTAÇÃO DE ENERGIA deverá ser instalado um extintor de incêndio CO 2 6 kg.

11 15 EQUIPE TÉNICA E OPERACIONAL (PLANTÃO): A empresa deverá manter durante todo o período do evento 1(uma) equipe devidamente qualificada, com no mínimo 8 (oito) profissionais, incluindo engenheiro elétrico(responsável técnico), técnicos, eletricistas e auxiliares em tempo integral para atender demanda operacional, manutenção corretiva, preventiva e preditiva de todo o objeto do edital Para reparos em qualquer situação emergencial as equipes de plantão deverão ter a disposição equipamentos de iluminação, ferramentas e todo o material sobressalente, para reposição de acordo com as necessidades A empresa também deverá fornecer um sistema integrado de comunicação para toda a equipe de plantão, bem como todos os equipamentos de segurança necessários. 16 CANTEIRO DE OBRAS Estrutura de apoio as obras e serviços dos trabalhadores O canteiro de obras devem dispor de: 16.1 Escritório 01 - Módulo com 10 m², de fácil movimentação e flexibilidade, para uso como escritório de administração e engenharia da obra, sala de reunião, sala de treinamento, sala de recepção, entre outros ambientes funcionais. Dimensões Internas (LxPxA) de 2.30 x 4.30 x 2.50 m Capacidade de carga 200 Kg/m2 Cubagem 24,73 m3 Porta e janela vitro de correr na parte frontal, lateral de painel cego, e janela vitro de correr nos fundos Revestimento de piso em manta vinílica Possua área de ventilação natural, efetiva, de no mínimo 15% (quinze por cento) da área do piso, composta por, no mínimo, duas aberturas adequadamente dispostas para permitir eficaz ventilação interna; Garanta condições de conforto térmico; Possua pé direito mínimo de 2,40m (dois metros e quarenta centímetros); Possua proteção contra riscos de choque elétrico por contatos indiretos, além do aterramento elétrico Almoxarifado 02 - Módulo com 10 m², de fácil movimentação e flexibilidade, para uso de acondicionamento de carga: Dimensões Internas (LxPxA) de 2.30 x 4.30 x 2.50 m Capacidade de carga 200 Kg/m2

12 Cubagem 24,73 m3 Porta e janela vitro de correr na parte frontal, lateral de painel cego, e janela vitro de correr nos fundos Revestimento de piso em manta vinílica Possua pé direito mínimo de 2,40m (dois metros e quarenta centímetros); Possua proteção contra riscos de choque elétrico por contatos indiretos, além do aterramento elétrico Instalações sanitárias. Local destinado ao asseio corporal e/ou ao atendimento das necessidades fisiológicas de excreção. É proibida a utilização das instalações sanitárias para outros fins que não aqueles previstos. As instalações sanitárias devem ter os requisitos mínimos: ser mantidas em perfeito estado de conservação e higiene; ter portas de acesso que impeçam o devassamento e ser construídas de modo a manter o resguardo conveniente; ter paredes de material resistente e lavável, podendo ser de madeira; ter pisos impermeáveis, laváveis e de acabamento antiderrapante; não se ligar diretamente com os locais destinados às refeições; ser independente para homens e mulheres, quando necessário; ter ventilação e iluminação adequadas; ter instalações elétricas adequadamente protegidas; ter pé-direito mínimo de 2,50m (dois metros e cinqüenta centímetros), ou respeitando-se o que determina o Código de Obras do Município da obra; estar situadas em locais de fácil e seguro acesso, não sendo permitido um deslocamento superior a 150 (cento e cinqüenta) metros do posto de trabalho aos gabinetes sanitários, mictórios e lavatórios. a instalação sanitária deve ser constituída de lavatório, vaso sanitário e mictório, na proporção de 1 (um) conjunto para cada grupo de 20 (vinte) trabalhadores ou fração, bem como de chuveiro, na proporção de 1 (uma) unidade para cada grupo de 10 (dez) trabalhadores ou fração Lavatórios. Os lavatórios devem: ser individual ou coletivo, tipo calha; possuir torneira de metal ou de plástico; ficar a uma altura de 0,90m (noventa centímetros); ser ligados diretamente à rede de esgoto, quando houver; ter revestimento interno de material liso, impermeável e lavável; ter espaçamento mínimo entre as torneiras de 0,60m (sessenta centímetros), quando coletivos; dispor de recipiente para coleta de papéis usados Vasos sanitários. O local destinado ao vaso sanitário (gabinete sanitário) deve:

13 ter área mínima de 1,00m2 (um metro quadrado); ser provido de porta com trinco interno e borda inferior de, no máximo, 0,15m (quinze centímetros) de altura; ter divisórias com altura mínima de 1,80m (um metro e oitenta centímetros); ter recipiente com tampa, para depósito de papéis usados, sendo obrigatório o fornecimento de papel higiênico. vasos sanitários do tipo bacia turca ou sifonado c/ caixa de descarga ou válvula automática, ligado à rede geral de esgotos ou à fossa séptica, com interposição de sifões hidráulicos Mictórios Os mictórios devem: ser individual ou coletivo, tipo calha; ter revestimento interno de material liso, impermeável e lavável; ser providos de descarga provocada ou automática; ficar a uma altura máxima de 0,50m (cinqüenta centímetros) do piso; ser ligado diretamente à rede de esgoto ou à fossa séptica, com interposição de sifões hidráulicos. No mictório tipo calha, cada segmento de 0,60m (sessenta centímetros) deve corresponder a um mictório tipo cuba Chuveiros A área mínima necessária para utilização de cada chuveiro é de 0,80m2 (oitenta centímetros quadrados), com altura de 2,10m (dois metros e dez centímetros) do piso. Os pisos dos locais onde forem instalados os chuveiros devem ter caimento que assegure o escoamento da água para a rede de esgoto, quando houver, e ser de material antiderrapante ou provido de estrados de madeira. Os chuveiros devem ser de metal ou plástico, individuais ou coletivos, dispondo de água quente. Deve haver um suporte para sabonete e cabide para toalha, correspondente a cada chuveiro. Os chuveiros elétricos devem ser aterrados adequadamente Vestiário. Todo canteiro de obra deve possuir vestiário para troca de roupa dos trabalhadores que não residem no local: A localização do vestiário deve ser próxima aos alojamentos e/ou à entrada da obra, sem ligação direta com o local destinado às refeições. Os vestiários devem: ter paredes de alvenaria, madeira ou material equivalente; ter pisos de concreto, cimentado, madeira ou material equivalente; ter cobertura que proteja contra as intempéries; ter área de ventilação correspondente a 1/10 (um décimo) de área do piso; ter iluminação natural e/ou artificial; ter armários individuais dotados de fechadura ou dispositivo com cadeado;

14 ter pé-direito mínimo de 2,50m (dois metros e cinqüenta centímetros), ou respeitando-se o que determina o Código de Obras do Município, da obra; ser mantidos em perfeito estado de conservação, higiene e limpeza; ter bancos em número suficiente para atender aos usuários, com largura mínima de 0,30m (trinta centímetros) Local para refeições. O local para refeições deve: ter paredes que permitam o isolamento durante as refeições; ter piso de concreto, cimentado ou de outro material lavável; ter cobertura que proteja das intempéries; ter capacidade para garantir o atendimento de todos os trabalhadores no horário das refeições; ter ventilação e iluminação natural e/ou artificial; ter lavatório instalado em suas proximidades ou no seu interior; g) ter mesas com tampos lisos e laváveis; ter assentos em número suficiente para atender aos usuários; ter depósito, com tampa, para detritos; não estar situado em subsolos ou porões das edificações; não ter comunicação direta com as instalações sanitárias; ter pé-direito mínimo de 2,80m (dois metros e oitenta centímetros), ou respeitando-se o que determina o Código de Obras do Município, da obra. É obrigatório o fornecimento de água potável, filtrada e fresca, para os trabalhadores, por meio de bebedouro de jato inclinado ou outro dispositivo equivalente, sendo proibido o uso de copos coletivos. É obrigatório o fornecimento de água potável, filtrada e fresca para os trabalhadores por meio de bebedouros de jato inclinado ou equipamento similar que garanta as mesmas condições, na proporção de 1 (um) para cada grupo de 25 (vinte e cinco) trabalhadores ou fração. O disposto neste subitem deve ser garantido de forma que, do posto de trabalho ao bebedouro, não haja deslocamento superior a 100 (cem) metros, no plano horizontal e 15 (quinze) metros no plano vertical. OBRIGAÇÕES GERAIS: Para todos os itens previstos no presente Memorial Descritivo e as Plantas, deverão estar previstas reposições imediatas de todos os itens que compõem o objeto, sem qualquer espécie de ônus para o município, sem prejuízo das alíneas B e E da Cláusula Doze Obrigações do Edital. Valdinei Nascimento Eng.º CREA/RS

ANEXO XII - MEMORIAL DESCRITIVO

ANEXO XII - MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO XII - MEMORIAL DESCRITIVO OBJETO: Contratação de empresa c/ Tradição no Ramo (trabalha de forma especializada) p/ Locação e Execução (Instalação, Montagem, Manutenção, Operacionalização e Desmontagem)

Leia mais

18.4. Áreas de vivência

18.4. Áreas de vivência 18.4. Áreas de vivência 18.4.1. Os canteiros de obras devem dispor de: a) instalações sanitárias; (118.015-0 / I4) b) vestiário; (118.016-9 / I4) c) alojamento; (118.017-7 / I4) d) local de refeições;

Leia mais

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO 18.4 Áreas de Vivência 18.4.1. Os canteiros de obras devem dispor de: a) instalações sanitárias; b) vestiário; c) alojamento; d)

Leia mais

NR 18 NR 18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (118.000-2)

NR 18 NR 18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (118.000-2) NR 18 NR 18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (118.000-2) Resumo da NR 18 para áreas de vivência 18.1. Objetivo e campo de aplicação. 18.1.1. Esta Norma Regulamentadora NR

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS CONDIÇÕES DAS ÁREAS DE VIVÊNCIA DOS CANTEIROS DE OBRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO NO ESTADO DA BAHIA.

QUESTIONÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS CONDIÇÕES DAS ÁREAS DE VIVÊNCIA DOS CANTEIROS DE OBRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO NO ESTADO DA BAHIA. QUESTIONÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS CONDIÇÕES DAS ÁREAS DE VIVÊNCIA DOS CANTEIROS DE OBRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO NO ESTADO DA BAHIA. O presente trabalho é resultado de um consenso estabelecido

Leia mais

NR-24 CONDIÇÕES SANITÁRIAS E DE CONFORTO NOS LOCAIS DE TRABALHO

NR-24 CONDIÇÕES SANITÁRIAS E DE CONFORTO NOS LOCAIS DE TRABALHO NR-24 CONDIÇÕES SANITÁRIAS E DE CONFORTO NOS LOCAIS DE TRABALHO Órgão Responsável pelo Estabelecimento Endereço CNAE Inspetor (es) DADOS DA INSPEÇÃO Estabelecimento Contato Numero de Servidores Referências

Leia mais

NR 24 - INSTALAÇÕES SANITÁRIAS E DE CONFORTO NOS LOCAIS DE TRABALHO

NR 24 - INSTALAÇÕES SANITÁRIAS E DE CONFORTO NOS LOCAIS DE TRABALHO NR 24 - INSTALAÇÕES SANITÁRIAS E DE CONFORTO NOS LOCAIS DE TRABALHO 24.1 Instalações Sanitárias 24.1.1 Todo estabelecimento deve ser dotado de instalações sanitárias, constituídas por vasos sanitários,

Leia mais

NR - 18 - APLICADA EM CANTEIROS DE OBRAS

NR - 18 - APLICADA EM CANTEIROS DE OBRAS NR - 18 - APLICADA EM CANTEIROS DE OBRAS ELVIO LUIZ LORIERI DIR. CANTEIRO DE OBRAS DA ALEC. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS WWW.ALEC.ORG.BR PARA IMPLANTAÇÃO DE UM CANTEIRO DE OBRA, DEVEMOS

Leia mais

GUIA ORIENTATIVO ÁREAS DE VIVÊNCIA

GUIA ORIENTATIVO ÁREAS DE VIVÊNCIA GUIA ORIENTATIVO ÁREAS DE VIVÊNCIA GUIA PARA IMPLANTAÇÃO DE ÁREAS DE VIVÊNCIA NOS CANTEIROS DE OBRA GUIA ÁREAS DE VIVÊNCIA 1 2 GUIA ORIENTATIVO ÁREAS DE VIVÊNCIA GUIA PARA IMPLANTAÇÃO DE ÁREAS DE VIVÊNCIA

Leia mais

O que é Canteiro de Obras?

O que é Canteiro de Obras? O que é Canteiro de Obras? Sistema complexo, com muitos riscos associados Análise prévia e criteriosa de sua implantação Qualidade Produtividade Segurança Cartão de visita da obra!!! O que é Canteiro

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

MEMORIAL DESCRITIVO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS SITE: www.amm.org.br- E-mail: engenharia@amm.org.br AV. RUBENS DE MENDONÇA, N 3.920 CEP 78000-070 CUIABÁ MT FONE: (65) 2123-1200 FAX: (65) 2123-1251 MEMORIAL DESCRITIVO ELÉTRICO MEMORIAL DESCRITIVO INSTALAÇÕES

Leia mais

MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE II O CANTEIRO DE OBRAS

MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE II O CANTEIRO DE OBRAS MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE II O CANTEIRO DE OBRAS O canteiro de obras Introdução Sistema de produção Em muitos casos de obras de construção e montagem o canteiro de obras pode ser comparado a uma fábrica

Leia mais

http://www81.dataprev.gov.br/sislex/paginas/05/mtb/20.htm

http://www81.dataprev.gov.br/sislex/paginas/05/mtb/20.htm Page 1 of 5 20.1 Líquidos combustíveis. NR 20 - Líquidos combustíveis e inflamáveis (120.000-3) 20.1.1 Para efeito desta Norma Regulamentadora - NR fica definido "líquido combustível" como todo aquele

Leia mais

REFORMA SALA DO NÚCLEO DE SEGURANÇA PROJETO PREVENTIVO CONTRA INCÊNDIO

REFORMA SALA DO NÚCLEO DE SEGURANÇA PROJETO PREVENTIVO CONTRA INCÊNDIO REFORMA SALA DO NÚCLEO DE SEGURANÇA MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO PREVENTIVO CONTRA INCÊNDIO Responsabilidade e Compromisso com o Meio Ambiente 2 110766_MEMPCI_REFORMA_SALA_MOTORISTAS_R00 MEMORIAL DESCRITIVO

Leia mais

APÊNDICE "D" Descrição Técnica dos Pequenos Serviços de

APÊNDICE D Descrição Técnica dos Pequenos Serviços de APÊNDICE "D" Descrição Técnica dos Pequenos Serviços de A INTRODUÇÃO Neste apêndice estão discriminados os Serviços de Adequação (PSA) de menor complexidade para atendimento da dinâmica funcional da ECT,

Leia mais

Realizar novas ligações. Executa ligação BT. HISTÓRICO DE MODIFICAÇÕES Edição Data Alterações em relação à edição anterior

Realizar novas ligações. Executa ligação BT. HISTÓRICO DE MODIFICAÇÕES Edição Data Alterações em relação à edição anterior Fornecimento de Energia Elétrica a Edificações de Múltiplas Unidades Consumidoras do Programa Minha Casa Minha Vida com Telemedição Processo Atividade Realizar novas ligações Executa ligação BT Código

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR

MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR OBJETO...CONTRATAÇÃO DE EMPRESA HABILITADA PARA REFORMA DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DOS PAVILHÕES 1 E 2 EVENTOS...CENTRO DE

Leia mais

Area de vivencia na construcao civil. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Seguranca do Trabalho

Area de vivencia na construcao civil. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Seguranca do Trabalho Area de vivencia na construcao civil Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Seguranca do Trabalho Area de vivencia As áreas de vivência devem ser mantidas em perfeito estado de conservação, higiene e

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO DIVISÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA ANEXO XII - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO DIVISÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA ANEXO XII - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ANEXO XII - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SERVIÇO DE ENGENHARIA PARA EXECUÇÃO DE EXTENSÃO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO PARA ATENDER A ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM DIVERSOS LOGRADOUROS DE PORTO ALEGRE 1. GENERALIDADES O

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES GERAÇÃO FUTURA

CENTRO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES GERAÇÃO FUTURA MEMORIAL DESCRITIVO E JUSTIFICATIVO DE CÁLCULO PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EM MÉDIA TENSÃO 13.8KV CENTRO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES GERAÇÃO FUTURA RUA OSVALDO PRIMO CAXILÉ, S/N ITAPIPOCA - CE 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS - SANITÁRIA - Arquivo 828-M-SAN.DOC Página 1 1. SERVIÇOS COMPLEMENTARES Serão executados

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA SUMÁRIO CONTEÚDO PG.. Instalações Elétricas Gerais 02.1. Geral 02.2. Normas 02.3. Escopo de Fornecimento 02.4. Características Elétricas para Iluminação de Uso Geral 02.4.1. Geral 02.4.2. Tensões de Alimentação

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico EIXO TECNOLÓGICO: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico EIXO TECNOLÓGICO: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS Padronização do tipo e quantidade necessária de instalações e equipamentos dos laboratórios das habilitações profissionais EIXO TECNOLÓGICO: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICO

Leia mais

ESTADO DO AMAPÁ CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COMANDO GERAL CENTRO DE ATIVIDADES TÉCNICAS PORTARIA Nº 011 /05/CAT-CBMAP

ESTADO DO AMAPÁ CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COMANDO GERAL CENTRO DE ATIVIDADES TÉCNICAS PORTARIA Nº 011 /05/CAT-CBMAP ESTADO DO AMAPÁ CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COMANDO GERAL CENTRO DE ATIVIDADES TÉCNICAS PORTARIA Nº 011 /05/CAT-CBMAP Aprova a Norma Técnica nº 010/2005-CBMAP, sobre atividades eventuais no Estado do Amapá,

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. Teto Teto vazado e pergolado em travessas Z500 de alumínio anodizado

MEMORIAL DESCRITIVO. Teto Teto vazado e pergolado em travessas Z500 de alumínio anodizado Anexo I MEMORIAL DESCRITIVO Trata o presente memorial descritivo da locação de estruturas provisórias e estruturas personalizadas para a montagem da 14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, conforme

Leia mais

ANEXO XVII PLANO DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS E EDIFICAÇÕES

ANEXO XVII PLANO DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS E EDIFICAÇÕES ANEXO XVII PLANO DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS E EDIFICAÇÕES Complexo Esportivo de Deodoro Edital 1.10 1. Instalações Hidráulicas e Sanitárias Os serviços de manutenção de instalações hidráulicas e sanitárias,

Leia mais

EDIFÍCIO AFONSO PENA 2300

EDIFÍCIO AFONSO PENA 2300 EDIFÍCIO AFONSO PENA 2300 BELO HORIZONTE MG Apresentação: Condomínio Edifício Afonso Pena, 2.300 Endereço: Afonso Pena, 2.300 Bairro: Centro Esquina com Rio Grande do Norte Belo Horizonte BH Localização:

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS IMPLANTAÇÃO.

ESPECIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS IMPLANTAÇÃO. OBRA: COL. EST. RESIDENCIAL SÃO PEDRO - PROJETO PADRÃO SECULO XXI. LOCAL: - Rua Tucunaré com Rua Pacu e Avenida Astolpho Leão Borges APM-05, Residencial São Pedro Goianira - GO ESPECIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES

Leia mais

SHORT TRAVEL STANDARD SH ST ALVENARIA

SHORT TRAVEL STANDARD SH ST ALVENARIA 2 SHORT TRAVEL STANDARD SH ST ALVENARIA Com um conceito que busca facilidades, desenvolvemos uma plataforma cabinada, compacta e moderna, perfeita para o tipo de aplicação em estrutura de alvenaria. Com

Leia mais

FORMULÁRIO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO PROJETO TÉCNICO

FORMULÁRIO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO PROJETO TÉCNICO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA E DA DEFESA SOCIAL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DIRETORIA DE ATIVIDADES TÉCNICAS DAT/1 SEÇÃO DE ANÁLISE DE PROJETOS FORMULÁRIO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

Leia mais

ANEXO VII PREÇOS ORIENTATIVOS EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº. 003/2010

ANEXO VII PREÇOS ORIENTATIVOS EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº. 003/2010 EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº. 003/2010 Valor estimado para licitação. 1. A quantidade estimada para a contratação dos serviços objeto deste projeto, pelo período de 12 (doze) meses, é de US: 1392 ( um mil

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO versão 04

MEMORIAL DESCRITIVO versão 04 MEMORIAL DESCRITIVO versão 04 Arquitetônico Hidrossanitário EMPREENDIMENTO: Edifício Residencial ÁREA CONSTRUIDA: 2.323,60 m² ÁREA DO TERRENO: 1.474,00 m² LOCALIZAÇÃO: Rua Ianne Thorstemberg, n 344 Bairro

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR

MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR OBRA...CONTRATAÇÃO DE EMPRESA HABILITADA PARA EXECUTAR OS SERVIÇOS PERTINENTES A ESTRUTURAS TEMPORÁRIAS CONFORME CROQUIS ESQUEMÁTICOS

Leia mais

REQUISITOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS REF. NBR 10898 DA ABNT

REQUISITOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS REF. NBR 10898 DA ABNT ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA JUNTO A DGST REQUISITOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS REF. NBR 10898 DA ABNT ANÁLISE E VISTORIA DOS SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA Objetivo

Leia mais

A entrada de energia elétrica será executada através de:

A entrada de energia elétrica será executada através de: Florianópolis, 25 de março de 2013. 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS O presente memorial tem como principal objetivo complementar as instalações apresentadas nos desenhos/plantas, descrevendo-os nas suas partes

Leia mais

COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA CIVIL AQUISIÇÃO DE ELEVADOR PARA A ESTAÇÃO DE PASSAGEIROS DO TERMINAL DE PASSAGEIROS DO PORTO DE FORTALEZA

COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA CIVIL AQUISIÇÃO DE ELEVADOR PARA A ESTAÇÃO DE PASSAGEIROS DO TERMINAL DE PASSAGEIROS DO PORTO DE FORTALEZA COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA CIVIL AQUISIÇÃO DE ELEVADOR PARA A ESTAÇÃO DE PASSAGEIROS DO TERMINAL DE PASSAGEIROS DO PORTO DE FORTALEZA ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS COMPANHIA DOCAS DO CEARÁ Secretaria de

Leia mais

Planilha Orçamento - GLOBAL

Planilha Orçamento - GLOBAL 2. SERVIÇOS PRELIMINARES 2. 1. ADMINISTRAÇÃO DA OBRA Planilha Orçamento - GLOBAL 2. 1. 1. DESPESAS COM PESSOAL CONTRAMESTRE 3,00 MS 2.940,96 8.822,88 0,00 0,00 8.822,88 - - 11.028,60 11.028,60 2. 2. MEDICINA

Leia mais

CONSTRUÇÃO METÁLICA MODULAR BENEFÍCIOS

CONSTRUÇÃO METÁLICA MODULAR BENEFÍCIOS 0 CONSTRUÇÃO METÁLICA MODULAR BENEFÍCIOS 1 Redução significativa do tempo de construção: módulos chegam montados prontos para instalação Módulos são fabricados enquanto o local é preparado, minimizando

Leia mais

FICHA TÉCNICA ELEVADOR DE CARGA VERTCARGO

FICHA TÉCNICA ELEVADOR DE CARGA VERTCARGO Rua Rishin Matsuda, 562 Vila Santa Catarina CEP 04371-000 São Paulo SP Tel. 11 5563-6477 Fax 11 5563-3107 www.elevadoreszenit.com.br FICHA TÉCNICA ELEVADOR DE CARGA VERTCARGO ORIENTAÇÃO ELEVADORES CARGAS

Leia mais

Material do curso PPRA EXPERT Apostila do aluno

Material do curso PPRA EXPERT Apostila do aluno PPRA MANUAL PRÁTICO PARA ELABORAÇÃO FORMULÁRIO PARA RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS Material do curso PPRA EXPERT Apostila do aluno RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS Esse Formulário deve ser aplicado

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 001/2014

TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 001/2014 Anexo I TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 001/2014 1 DO OBJETO 1.1 Prestação de serviços de instalação de piso elevado acessível, com fornecimento de componentes, acessórios e materiais, visando

Leia mais

Proprietário Página 1 de 6

Proprietário Página 1 de 6 MEMORIAL DESCRITIVO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO ACOPIARA PREFEITURA MUNICIPAL DE ACOPIARA(CE) DATA 10/11/2011 MEMORIAL DESCRITIVO E JUSTIFICATIVO DE CÁLCULO DO PROJETO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

Leia mais

SISTEMA DE MEDIÇÃO E LEITURA CENTRALIZADA SMLC

SISTEMA DE MEDIÇÃO E LEITURA CENTRALIZADA SMLC SISTEMA DE MEDIÇÃO E LEITURA CENTRALIZADA SMLC Especificação para implantação de infra-estrutura Diretoria de Redes Gerência de Engenharia da Distribuição Coordenação de Engenharia SISTEMA DE MEDIÇÃO E

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE VENÂNCIO AIRES

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE VENÂNCIO AIRES MEMORIAL DESCRITIVO DE IMPLANTAÇÃO Unidade de Educação Infantil Próinfância Tipo C 1. OBJETIVO: A presente especificação tem por objetivo estabelecer os critérios para a implantação da Unidade de Educação

Leia mais

LEI Nº 5628/99 O PREFEITO MUNICIPAL DO SALVADOR, CAPITAL DO ESTADO DA BAHIA, Faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

LEI Nº 5628/99 O PREFEITO MUNICIPAL DO SALVADOR, CAPITAL DO ESTADO DA BAHIA, Faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 5628/99 Altera disposições da Lei nº 3.377, de 23 de julho de 1984, referentes à implantação de postos de revenda de Gás Liquefeito de Petróleo GLP e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL

Leia mais

DEOP DIRETORIA DE ENGENHARIA E OPERAÇÕES EPE PLANEJAMENTO E ENGENHARIA MANUAL DE TUBULAÇÕES TELEFÔNICAS PREDIAIS

DEOP DIRETORIA DE ENGENHARIA E OPERAÇÕES EPE PLANEJAMENTO E ENGENHARIA MANUAL DE TUBULAÇÕES TELEFÔNICAS PREDIAIS CAPÍTULO 2: ESQUEMA GERAL DA TUBULAÇÃO TELEFÔNICA. RECOMENDAÇÕES A tubulação telefônica é dimensionada em função da quantidade de pontos telefônicos previsto para cada parte do edifício. Cada ponto telefônico

Leia mais

REGULAMENTO CENTRO DE EVENTOS FIERGS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

REGULAMENTO CENTRO DE EVENTOS FIERGS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS No caso das instalações elétricas existentes nos espaços não comportarem a carga elétrica a ser ligada pelo evento, é necessário que a Contratante apresente os documentos e respeite as condições mínimas

Leia mais

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS - INDÚSTRIAS DE COSMÉTICOS E SANEANTES -

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS - INDÚSTRIAS DE COSMÉTICOS E SANEANTES - ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS - INDÚSTRIAS DE COSMÉTICOS E SANEANTES - 1. LEGISLAÇÃO SANITÁRIA ESPECÍFICA - Lei Federal 6.360/76 e Decreto Estadual (DE) 23.430 de 24/10/1974 (http://www.al.rs.gov.br/legis/);

Leia mais

Sumário ORIENTAÇÃO TÉCNICA - DISTRIBUIÇÃO OTD 035.02.04 REDE CONVENCIONAL TRANSFORMADORES

Sumário ORIENTAÇÃO TÉCNICA - DISTRIBUIÇÃO OTD 035.02.04 REDE CONVENCIONAL TRANSFORMADORES Sumário 1. Objetivo 2. Âmbito de Aplicação 3. Documentos de Referência 4. Requisitos Ambientais 5. Condições Gerais 6. Estruturas Trifásicas com Transformadores 6.1. Estrutura M1 com Transformador 6.2.

Leia mais

guia de instalação cisterna vertical

guia de instalação cisterna vertical guia de instalação cisterna vertical FORTLEV CARACTERÍSTICAS FUNÇÃO Armazenar água pluvial ou água potável à temperatura ambiente. APLICAÇÃO Residências, instalações comerciais, fazendas, escolas ou qualquer

Leia mais

ROTEIRO DE INSPEÇÃO PARA AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA FÍSICA DAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS

ROTEIRO DE INSPEÇÃO PARA AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA FÍSICA DAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS I IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO Nome: Endereço: AP: Nome Fantasia: Inscrição Municipal: Nº do Processo: CNPJ: Tipo de Serviço: ( ) Municipal ( ) Filantrópico ( ) Conveniado SUS RJ ( ) Privado ( ) Estadual

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE PROJETO ELÉTRICO PARA CONSTRUÇÃO DAS CASAS POPULARES DO LOTEAMENTO DE INTERESSE SOCIAL PRESIDENTE KENNDY ES

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE PROJETO ELÉTRICO PARA CONSTRUÇÃO DAS CASAS POPULARES DO LOTEAMENTO DE INTERESSE SOCIAL PRESIDENTE KENNDY ES ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE PROJETO ELÉTRICO PARA CONSTRUÇÃO DAS CASAS POPULARES DO LOTEAMENTO DE INTERESSE SOCIAL PRESIDENTE KENNDY ES MEMORIAL DESCRITIVO Memorial Descritivo Elétrico Projeto: Marcelo

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DIP/SMOV ANEXO X - MODELO DE ORÇAMENTO PARQUE FARROUPILHA - SUBESTAÇÃO SE 2 ADMINISTRAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DIP/SMOV ANEXO X - MODELO DE ORÇAMENTO PARQUE FARROUPILHA - SUBESTAÇÃO SE 2 ADMINISTRAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DIP/SMOV ANEXO X - MODELO DE ORÇAMENTO PARQUE FARROUPILHA - SUBESTAÇÃO SE 2 ADMINISTRAÇÃO MATERIAL CÂMARA TRANSFORMADORA Unid. Quant. V. unit.r$ V. TotalR$ Placa de

Leia mais

PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR

PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR 1 Projeto Básico da Contratação de Serviços: 1.1 O presente Projeto Básico consiste na descrição para contratação de empresa para prestação de serviços de locação e instalação

Leia mais

ND - 5.1 6-1 CÁLCULO DA CARGA INSTALADA E DA DEMANDA

ND - 5.1 6-1 CÁLCULO DA CARGA INSTALADA E DA DEMANDA ND - 5.1 6-1 CÁLCULO DA CARGA INSTALADA E DA DEMANDA 1. DETERMINAÇÃO DA CARGA INSTALADA a) Para definição do tipo de fornecimento, o consumidor deve determinar a carga instalada, somando-se a potência

Leia mais

Tipos de linhas. Sumário Linhas Elétricas Dimensionamento. Aspectos Gerais Características Tipos de Linhas

Tipos de linhas. Sumário Linhas Elétricas Dimensionamento. Aspectos Gerais Características Tipos de Linhas Tipos de linhas Sumário Aspectos Gerais Características Tipos de Linhas Instalação dos condutores Aspectos Gerais Características Tipos de Linhas Os cabos multipolares só deve conter os condutores de um

Leia mais

MEMORIAL TÉCNICO DESCRITIVO

MEMORIAL TÉCNICO DESCRITIVO MEMORIAL TÉCNICO DESCRITIVO Dados do cliente Proprietário: Roney Casagrande CPF: 765.425.990-53 Endereço: Estrada Pinhal da Serra, n 04452, Interior Cidade: Pinhal da Serra RS CEP: 95.390-000 Dados da

Leia mais

ÁREA TOTAL CASA: 67,50m² ÁREA DE INFILTRAÇÃO: 80,20m² ITEM ESPECIFICAÇÕES DOS SERVIÇOS

ÁREA TOTAL CASA: 67,50m² ÁREA DE INFILTRAÇÃO: 80,20m² ITEM ESPECIFICAÇÕES DOS SERVIÇOS ENDEREÇO: Rua nº 01 - Loteamento Maria Laura ÁREA TOTAL CASA: 67,50m² 1 INSTALAÇÃO DO CANTEIRO DE OBRA 1.1 Abrigo provisório de madeira executada na obra para alojamento e depósitos de materiais e ferramentas

Leia mais

RECOMENDAÇÕES PARA INSTALADORES SISTEMAS DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO MODELO SAFIRA

RECOMENDAÇÕES PARA INSTALADORES SISTEMAS DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO MODELO SAFIRA RECOMENDAÇÕES PARA INSTALADORES SISTEMAS DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO MODELO SAFIRA 1. INSTALAÇÃO E INFRAESTRUTURA A Central de alarme e detecção de incêndio Safira exige cuidados importantes na hora

Leia mais

9SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 18/2015

9SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 18/2015 Instrução Técnica nº 18/2011 - Iluminação de emergência 449 9SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 18/2015

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO. PORTARIA N.º 320 DE 23 DE MAIO DE 2012 (D.O.U. de 24/05/2012 - Seção 1 - pág.

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO. PORTARIA N.º 320 DE 23 DE MAIO DE 2012 (D.O.U. de 24/05/2012 - Seção 1 - pág. MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO PORTARIA N.º 320 DE 23 DE MAIO DE 2012 (D.O.U. de 24/05/2012 - Seção 1 - pág. 63) Submete a Consulta Pública a proposta de alteração

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO MEMORIAL DESCRITIVO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO MEMORIAL DESCRITIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO MEMORIAL DESCRITIVO Ampliação E.M.E.I. Manoel dos Santos Ribeiro Bairro José Alcebíades de Oliveira GENERALIDADES Execução por Empreitada Global O presente memorial

Leia mais

DECISÃO TÉCNICA DT-144/2013 R-00

DECISÃO TÉCNICA DT-144/2013 R-00 DIRETORIA TÉCNICA PLANEJAMENTO E ENGENHARIA DA REDE DT-144/2013 DECISÃO TÉCNICA DT-144/2013 R-00 INSTALAÇÃO DE CAIXA DE PROTEÇÃO SECUNDÁRIA NA REDE DE BAIXA TENSÃO FOLHA DE CONTROLE DECISÃO TÉCNICA INSTALAÇÃO

Leia mais

NORMAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS INSTRUÇÃO NORMATIVA (IN 013/DAT/CBMSC) SINALIZAÇÃO PARA ABANDONO DE LOCAL

NORMAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS INSTRUÇÃO NORMATIVA (IN 013/DAT/CBMSC) SINALIZAÇÃO PARA ABANDONO DE LOCAL ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DIRETORIA DE ATIVIDADES TÉCNICAS - DAT NORMAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS INSTRUÇÃO NORMATIVA (IN 013/DAT/CBMSC)

Leia mais

trabalho e do sindicato profissional, laudo técnico relativo a ausência de riscos químicos, biológicos e físicos (especificamente para radiações) com

trabalho e do sindicato profissional, laudo técnico relativo a ausência de riscos químicos, biológicos e físicos (especificamente para radiações) com Norma NR 18 Condições de Trabalho na Indústria da Construção Publicada pela Portaria nº. 4, de 04/07/95. Juntamente com esta NR, A NR-7 e a NR-9 também determinam Programas referentes à Saúde Ocupacional

Leia mais

CARTA CONVITE FUnC 02/2014

CARTA CONVITE FUnC 02/2014 CARTA CONVITE FUnC 02/2014 A FUnC encaminha a presente Carta Convite, para se houver interesse, participar do processo de fornecimento do seguinte serviço: ABERTURA DE PROPOSTAS PARA APRESENTAÇÃO DE PREÇOS

Leia mais

Instalações Elétricas Prediais

Instalações Elétricas Prediais Abril de 2010 Sumário Tópicos Sumário 1 As tubulações às quais se referem estas instruções devem ser destinadas exclusivamente ao uso da Concessionária que, ao seu critério, nelas poderá os servições de

Leia mais

Cliente: Exemplo 26/06/2012 Estado: TO 07:11:32. Estimativa Custo de Reforma. Resumo da Estimativa de Custos de Reforma Residencial por Ambiente

Cliente: Exemplo 26/06/2012 Estado: TO 07:11:32. Estimativa Custo de Reforma. Resumo da Estimativa de Custos de Reforma Residencial por Ambiente Cliente: Exemplo 26/06/2012 Estado: TO 07:11:32 Estimativa Custo de Reforma Resumo da Estimativa de Custos de Reforma Residencial por Ambiente Ambientes Custos Parcias Mão de Obra Material (%) 1 Sala de

Leia mais

Guia de Assistências BB Seguro Residencial

Guia de Assistências BB Seguro Residencial Guia de Assistências BB Seguro Residencial Como acionar os serviços de assistência? Sempre que precisar acionar uma assistência, entre em contato com a Central de Atendimento Aliança do Brasil: 0800 729

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA MOBILIZAÇÃO, CONSTRUÇÃO E DESMOBILIZAÇÃO DO CANTEIRO

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA MOBILIZAÇÃO, CONSTRUÇÃO E DESMOBILIZAÇÃO DO CANTEIRO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA MOBILIZAÇÃO, CONSTRUÇÃO E DESMOBILIZAÇÃO DO CANTEIRO 1. VIA DE ACESSO 1.1 - GENERALIDADES Será utilizada como acesso às obras, durante a fase de construção, as vias já existentes

Leia mais

Simbologia de instalações elétricas

Simbologia de instalações elétricas Simbologia de instalações elétricas Os símbolos gráficos usados nos diagramas unifilar são definidos pela norma NBR5444, para serem usados em planta baixa (arquitetônica) do imóvel. Neste tipo de planta

Leia mais

TABELA A DISTÂNCIA MÍNIMA DO TANQUE À LINHA DE DIVISA DA PROPRIEDADE ADJACENTE

TABELA A DISTÂNCIA MÍNIMA DO TANQUE À LINHA DE DIVISA DA PROPRIEDADE ADJACENTE NR 20 - Líquidos combustíveis e inflamáveis Publicação D.O.U. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 20.1 Líquidos combustíveis. 20.1.1 Para efeito desta Norma Regulamentadora - NR fica

Leia mais

Simbologia de instalações elétricas

Simbologia de instalações elétricas Simbologia de instalações elétricas Os símbolos gráficos usados nos diagramas unifilar são definidos pela norma NBR5444, para serem usados em planta baixa (arquitetônica) do imóvel. Neste tipo de planta

Leia mais

ANEXO I. Caderno de Encargos de Infra-estrutura para Implantação de Estação Remota de Radiomonitoragem - ERM

ANEXO I. Caderno de Encargos de Infra-estrutura para Implantação de Estação Remota de Radiomonitoragem - ERM ANEXO I Caderno de Encargos de Infra-estrutura para Implantação de Estação Remota de Radiomonitoragem - ERM CIDADE: VOTORANTIM/SP 1. Serviços Preliminares 1.1. Acesso Existe estrada de acesso ao local

Leia mais

DISTÂNCIA MÍNIMA DO TANQUE À LINHA DE DIVISA DA PROPRIEDADE ADJACENTE. DISTÂNCIA MÍNIMA DO TANQUE ÀS VIAS PÚBLICAS Acima de 250 até 1.

DISTÂNCIA MÍNIMA DO TANQUE À LINHA DE DIVISA DA PROPRIEDADE ADJACENTE. DISTÂNCIA MÍNIMA DO TANQUE ÀS VIAS PÚBLICAS Acima de 250 até 1. NR 20 - Líquidos combustíveis e inflamáveis (120.000-3) 20.1 Líquidos combustíveis. 20.1.1 Para efeito desta Norma Regulamentadora - NR fica definido "líquido combustível" como todo aquele que possua ponto

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO Nº 02

COMUNICADO TÉCNICO Nº 02 COMUNICADO TÉCNICO Nº 02 Página 1 de 1 ALTERAÇÕES NAS TABELAS PARA DIMENSIONAMENTO DOS PADRÕES DE ENTRADA DE BAIXA TENSÃO DE USO INDIVIDUAL 1.OBJETIVO Visando a redução de custos de expansão do sistema

Leia mais

Norma Regulamentadora 20 - NR 20

Norma Regulamentadora 20 - NR 20 Norma Regulamentadora 20 - NR 20 Líquidos combustíveis e inflamáveis 20.1. Líquidos combustíveis. 20.1.1. Para efeito desta Norma Regulamentadora - NR fica definido "líquido combustível" como todo aquele

Leia mais

LAUDO TÉCNICO ESPECÍFICO

LAUDO TÉCNICO ESPECÍFICO LAUDO TÉCNICO ESPECÍFICO Conforme NR-10 ACME S.A Ind. Com. 1 de 9 IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO Identificação do Responsável pela Execução do Serviço. Nome: Empresa: Registro: Local de Execução do Serviço.

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR

MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR OBRA...CONTRATAÇÃO DE EMPRESA HABILITADA PARA EXECUTAR OS SERVIÇOS PERTINENTES A ESTRUTURAS TEMPORÁRIAS CONFORME CROQUIS ESQUEMÁTICOS

Leia mais

NORMA TÉCNICA N o 16 SISTEMAS DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO

NORMA TÉCNICA N o 16 SISTEMAS DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO ANEXO XVI AO DECRETO N o 3.950, de 25 de janeiro de 2010. NORMA TÉCNICA N o 16 SISTEMAS DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO 1. OBJETIVO Esta Norma Técnica estabelece critérios para proteção contra incêndio

Leia mais

NR 24 - Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho Publicação ATUAL PROPOSTA COMENTÁRIOS

NR 24 - Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho Publicação ATUAL PROPOSTA COMENTÁRIOS NR 24 - Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho Publicação ATUAL PROPOSTA COMENTÁRIOS 1. Instalações Sanitárias 2. Vestiários 3. Refeitórios 4. Cozinhas 5. Alojamento 6. Condições de

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO MÍNIMA PARA AS INSTALAÇÕES DA GARAGEM

ESPECIFICAÇÃO MÍNIMA PARA AS INSTALAÇÕES DA GARAGEM PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA CONCORRÊNCIA CONCESSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE TRANSPORTE COLETIVO URBANO DE PASSAGEIROS DO MUNICÍPIO EDITAL DE CONCORRÊNCIA

Leia mais

RESIDENCIAL SANTA MONICA MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO I

RESIDENCIAL SANTA MONICA MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO I RESIDENCIAL SANTA MONICA MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO I CONTRATO N.º ANEXO I MEMORIAL DESCRITIVO DO RESIDENCIAL SANTA MÔNICA A INFRAESTRUTURA DE IMPLANTAÇÃO DO LOTEAMENTO RESIDENCIAL SANTA MONICA OBEDECERÁ

Leia mais

Recomendações para instalação de rede interna e de equipamentos a gás.

Recomendações para instalação de rede interna e de equipamentos a gás. Recomendações para instalação de rede interna e de equipamentos a gás. USO DE GÁS NATURAL CANALIZADO NORMAS E LEGISLAÇÃO: ABNT NBR 14570 ABNT NBR 13103 COSCIP código de segurança - decreto estadual nº

Leia mais

CONSTRUÇÃO - BLOCO DE PESQUISADORES - PAVIMENTO TÉRREO

CONSTRUÇÃO - BLOCO DE PESQUISADORES - PAVIMENTO TÉRREO ANEXO XII PLANILHA ORÇAMENTÁRIA PLANILHA DE ORÇAMENTO UNIDADE: Embrapa Algodão Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Embrapa Coordenadoria de Engenharia e Arquitetura-CEN/DRM OBRA: AMPLIAÇÃO DOS

Leia mais

Rua Dante Francisco Zattera, Quadra 4907, lote 14, Loteamento Cidade Nova II. Bairro Distrito Industrial Caxias do Sul RS

Rua Dante Francisco Zattera, Quadra 4907, lote 14, Loteamento Cidade Nova II. Bairro Distrito Industrial Caxias do Sul RS MEMORIAL DESCRITIVO: APRESENTAÇÃO DO EMPREENDIMENTO: LOCALIZAÇÃO: Rua Dante Francisco Zattera, Quadra 4907, lote 14, Loteamento Cidade Nova II. Bairro Distrito Industrial Caxias do Sul RS DESCRIÇÃO: Edifício

Leia mais

Redes de Distribuição Áreas Urbanas - RDAU

Redes de Distribuição Áreas Urbanas - RDAU Redes de Distribuição Áreas Urbanas - RDAU Normas CEMIG ND2.1 - Instalações Básicas de Redes de Distribuição Áreas Urbanas ND3.1 - Projetos de Redes de Distribuição Aéreas Urbanas RDU Rede de Distribuição

Leia mais

Termo de Referência. Anexo A DESCRIÇÃO FÍSICA CARACTERÍSTICAS DO EQUIPAMENTO

Termo de Referência. Anexo A DESCRIÇÃO FÍSICA CARACTERÍSTICAS DO EQUIPAMENTO Termo de Referência Anexo A DESCRIÇÃO FÍSICA CARACTERÍSTICAS DO EQUIPAMENTO A. Arena Carioca da Penha e seu entorno O edifício principal, em forma de hexágono com 15m em cada lado possui 1.083 m 2 de área

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS NS001 CANTEIRO DE OBRAS Revisão: 03 Dez./13 SUMÁRIO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS NS001 CANTEIRO DE OBRAS Revisão: 03 Dez./13 SUMÁRIO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS NS001 CANTEIRO DE OBRAS Revisão: 03 Dez./13 SUMÁRIO 1. Objetivo e campo de aplicação...2 2. Referências...2 3. Definições...2

Leia mais

Instalações Elétricas Prediais A

Instalações Elétricas Prediais A Instalações Elétricas Prediais A ENG04482 Prof. Luiz Fernando Gonçalves AULA 7 Simbologia de Projetos Elétricos Porto Alegre - 2012 Tópicos Projeto de instalações elétricas prediais Simbologia para instalações

Leia mais

índice 02 CONDIÇÕES BÁSICAS Prezado cliente, REDE DE ACESSO PARA INSTALAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS ACOMODAÇÕES DE EQUIPAMENTOS CABOS E CONEXÕES

índice 02 CONDIÇÕES BÁSICAS Prezado cliente, REDE DE ACESSO PARA INSTALAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS ACOMODAÇÕES DE EQUIPAMENTOS CABOS E CONEXÕES Prezado cliente, índice Bem-vindo à GVT. Agora sua empresa conta com soluções inovadoras de voz, dados e Internet com o melhor custo-benefício. Para garantir a qualidade dos serviços e aproveitar todos

Leia mais

INFRAERO VT.06/506.92/04740/00 2 / 5

INFRAERO VT.06/506.92/04740/00 2 / 5 REV MODIFICAÇÃO DATA PROJETISTA DESENHISTA APROVO Coordenador Contrato: Autor do Projeto Resp. Técnico: Co-Autor: MARGARET SIEGLE 4522D/ES ELISSA M. M. FRINHANI 5548/D-ES NUMERO: 200_PB.HS.AF.ET-300000

Leia mais

ANEXO XIV - MEMORIAL DESCRITIVO

ANEXO XIV - MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO XIV - MEMORIAL DESCRITIVO ITEM DESCRIÇÃO DETALHADA 01 EDIFICAÇÕES DE ARQUIBANCADAS: As arquibancadas deverão ser construídas com estrutura tubular de aço DIN galvanizado, no sistema KIBLOC ou similar

Leia mais

1.1 Estar / Jantar / Circulação Social PISO - Em cerâmica esmaltada 30 x 30 ou 45 x 45 das marcas Itagrês, Cerbras, Pamesa, Elizabeth.

1.1 Estar / Jantar / Circulação Social PISO - Em cerâmica esmaltada 30 x 30 ou 45 x 45 das marcas Itagrês, Cerbras, Pamesa, Elizabeth. 1 2 LOCALIZAÇÃO Rua Comendador Álvaro Peixoto, Gruta de Lourdes, Maceió AL. EMPREENDIMENTO É composto por 06 (Seis) pavimentos, sendo 01 (um) pilotis e 05 (Cinco) pavimentos tipo com 3 unidades de apartamentos

Leia mais

elevador access acionamento hidráulico

elevador access acionamento hidráulico elevador access acionamento hidráulico SET/2013 elevador access Indicado para permitir acesso a desníveis de até 7m Acesso a pavimentos (entre andares) em edificações residenciais e comerciais como bancos,

Leia mais

= CONSTANTE x CUB PR x M2

= CONSTANTE x CUB PR x M2 1 TABELA DE HONORÁRIOS MÍNIMOS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INSTALAÇÃO ELÉTRICAS E TELEFONIA, TUBULAÇÃO DE ALARME/CFTV/LÓGICA/SOM/TV E SPDA (SISTEMA PROTEÇÃO CONTRA DESCARGA ATMOSFÉRICA). PRESCRIÇÕES

Leia mais

ED. Giardino di Mare LOCALIZAÇÃO: AV. ARISTEU DE ANDRADE, LOTE ÚNICO, PONTA VERDE, MACEIÓ - AL

ED. Giardino di Mare LOCALIZAÇÃO: AV. ARISTEU DE ANDRADE, LOTE ÚNICO, PONTA VERDE, MACEIÓ - AL 1 ED. Giardino di Mare LOCALIZAÇÃO: AV. ARISTEU DE ANDRADE, LOTE ÚNICO, PONTA VERDE, MACEIÓ - AL EMPREENDIMENTO: é compostos por 22(vinte e dois) pavimentos, sendo, 01(um) subsolo, 01(um) pilotis, 01(um)

Leia mais

NOVOS PACOTES DE ASSISTÊNCIA RESIDENCIAL - A partir de 16/06/2015

NOVOS PACOTES DE ASSISTÊNCIA RESIDENCIAL - A partir de 16/06/2015 NOVOS PACOTES DE ASSISTÊNCIA RESIDENCIAL - A partir de 16/06/2015 Para as contratações e renovações, a partir de 16/06/2015, os planos disponíveis serão: a) Serviço para casa (Plus Casa) Plus Casa Chaveiro

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul Municipio de Venâncio Aires

Estado do Rio Grande do Sul Municipio de Venâncio Aires MEMORIAL DESCRITIVO Obra: OBRAS CIVIS, REFORMA E INSTALAÇÕES - PMAT PAVIMENTO TÉRREO E SUPERIOR DA PREFEITURA MUNICIPAL Local: Rua Osvaldo Aranha-nº 634 Venâncio Aires EXECUÇÃO E SERVIÇOS A execução dos

Leia mais

Rua. Zadir Índio, 213 Centro Maceió. Fone (82)3315-2357 http:// www.seds.al.gov.br

Rua. Zadir Índio, 213 Centro Maceió. Fone (82)3315-2357 http:// www.seds.al.gov.br ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA SOCIAL COORDENAÇÃO SETORIAL ADMINISTRATIVO, GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS, TRANSPORTES, INSTALAÇÕES E LOGÍSTICA - CSAGDPTIL Rua. Zadir Índio, 213

Leia mais