XXIII CONGRESSO NACIONAL 6 E 7 DE JUNHO DE 2015 CENTRO DE CONGRESSOS DE LISBOA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "XXIII CONGRESSO NACIONAL 6 E 7 DE JUNHO DE 2015 CENTRO DE CONGRESSOS DE LISBOA"

Transcrição

1 Prof. Dr. Paolo Buracco Nascido em Turin, a 16 de Agosto de 1956, obteve a licenciatura em Medicina Veterinária pela Universidade de Turin em Novembro de Trabalha na Secção de Cirurgia da Escola de Medicina Veterinária de Grugliasco (Universidade de Turin) desde 1983 e em Março de 2000 tornou-se Professor de Cirurgia Veterinária (animais de companhia) daquela instituição. Foi Professor convidado da Escola de Medicina Veterinária da Universidade de Purdue (West Lafayette, Indiana, USA) entre Setembro de 1987 e Dezembro de 1988, onde focou o seu trabalho no diagnóstico e tratamento de tumores espontâneos do cão e do gato. No ano seguinte participou em vários cursos de formação contínua no Hospital Escolar Veterinário de Fort Collins (Colorado) e de Raleigh (North Carolina), sempre na área da Oncologia Veterinária. Tornou-se Diplomado do Colégio Europeu de Cirurgiões Veterinários (European College of the Veterinary Surgeons - ECVS, small animals). É membro do Comité de Exame do referido Colégio desde 2005 e em 2007 ganhou o título de presidente deste Comité. É membro da Sociedade de Oncologia Veterinária (Veterinary Cancer Society), da "Società Italiana di Chirurgia Veterinaria", da Sociedade Europeia de Oncologia Veterinária e do Colégio Europeu de Cirurgiões Veterinários (ECVS). É membro honorário da Sociedade Veterinária de Cirurgia Oncológica (VSSO - Veterinary Society of Surgical Oncology) desde Maio de Tem participado como orador em numerosos congressos nacionais e internacionais e é autor de mais de 170 artigos, publicados em revistas nacionais e internacionais, incluindo os resumos de palestras. É, acima de tudo, um cirurgião oncológico e tem concentrado a sua investigação no osteossarcoma canino (técnica conservadora do membro, imunoterapia em modelo murino e expressão de oncogenes) e no fibrossarcoma do local de injecção felino (quimioterapia e cirurgia). Também está envolvido em ensaios clínicos relacionados com outros tipos de neoplasia, nomeadamente sarcomas de tecidos moles.

2 Prof. Dr. Björn Meij Nascido a 27 de Novembro de 1960, na cidade de Täby, Suécia, obteve licenciatura em Medicina Veterinária em 1986 pela Universidade de Ghent, na Bélgica. Realizou Internato e Residência em Cirurgia de Animais de Companhia na Universidade de Utrecht, Holanda, entre 1986 e 1991, ano em que se tornou Especialista em Cirurgia de Pequenos Animais. Em 1993 obteve o Diploma do Colégio Europeu de Cirurgiões Veterinários em Cambridge, no Reino Unido. Defendeu a sua tese de Doutoramento, submetida ao tema Hipofisectomia trans-esfenoidal para o tratamento do hiperadrenocorticismo hipofisário dependente no cão a 30 de Outubro de 1997, na Universidade de Utrecht. Adquiriu Bolsa de Estudo em Neurocirurgia entre 1999 e 2000 na Escola de Medicina Veterinária da Universidade de Virginia (Charlottesville, EUA). Em 2008 tornou-se Professor Associado da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Utrecht e é Presidente da Divisão de Cirurgia de Pequenos Animais daquela Faculdade desde Os seus principais interesses de investigação incluem a cirurgia e medicina regenerativa da coluna nos processos degenerativos dos disco intervertebral do cão e a biopatologia, oncogénese e cirurgia dos adenomas da hipófise no cão e gato.

3 Prof. Dr. Conceição Peleteiro Maria da Conceição Peleteiro obteve a licenciatura em Medicina Veterinária em 1976, na então Escola Superior de Medicina Veterinária (agora Faculdade de Medicina Veterinária) da Universidade Técnica de Lisboa (agora Universidade de Lisboa). Iniciou funções docentes nesse mesmo ano em Anatomia Patológica. Obteve o grau de Master of Sciences (1981) e de Doctor of Philosophy (1987) na Universidade de Stirling no Reino Unido. Em 1999, tomou pose do cargo de Professora Catedrática da Faculdade de Medicina Veterinária. Foi Vice-Reitora da Universidade Técnica de Lisboa ( e 2011) e Vice-Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia ( ). As suas áreas de investigação têm sido variadas com particular interesse pela oncologia veterinária, em especial tumores de bexiga associados à Hematúria Enzoótica Bovina. É responsável pelo Laboratório de Anatomia Patológica da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa e co-autora do Atlas de Citologia Veterinária.

4 Dr. Hugo Pissarra É médico veterinário anátomo-patologista do Laboratório de Anatomia Patológica da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa Licenciado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa. Mestre em Doenças Infecciosas Emergentes pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Mestre em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Residente do European College of Veterinary Pathologists

5 Dr. Pedro Serra Licenciado em medicina veterinária em 2000 pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa (FMV-UTL), fez estágio ao abrigo do Programa Erasmus em 1999 na Ecole Nationale Vétérinaire de Lyon, França, em citologia com especial incidência em medula óssea e linfonodos. Realizou o estágio curricular em 1999 na FMV-UTL em Patologia Clínica e foi um dos membros da equipa do Laboratório de Análises Clínicas Prof. Braço Forte Júnior da FMV-UTL de 2000 a Desde Setembro de 2003 é um de onze patologistas clínicos do NationWide Laboratories (NWL), um dos três maiores laboratórios veterinários de diagnóstico comerciais do Reino Unido. Realizou Curso de Estudos Superiores em Hematologia e Bioquímica Animais em pela Ecole Nationale Vétérinaire de Toulouse, França. Adquiriu Associateship of The Royal College of Pathologists em 2009 e é membro da European Society of Veterinary Clinical Pathology (ESVCP) desde 2003.

6 Dr. Marta Costa Licenciada em Medicina Veterinária pela FMV da Universidade Técnica de Lisboa em 2001, desde cedo foi mordida pelo bichinho do laboratório. Começou a sua actividade profissional como bolseira de investigação Atral-Cipan no Laboratório de Análises Clínicas Prof. Dr. Braço Forte Júnior (FMV-UTL) onde permaneceu como patologista clínica ate De 2001 a 2006 exerceu também clínica de animais de companhia. Em 2007 completou Mestrado em Microbiologia Médica (IHMT-UNL), e no mesmo ano começou a leccionar na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) e continuou a exercer actividade como patologista clínica no CDVet lab (agora VetinLab). Dois anos depois mudou-se para Bristol para iniciar uma residência em patologia clínica. Aí permanece desde então, como patologista clínica e clinical teacher. Obteve o primeiro prémio/bolsa para Jovem Investigador da ESVCP em 2011 e tornou-se Fellow do Royal College of Pathologists (subespecialidade patologia clínica veterinária) em É autora e co-autora de artigos em revistas científicas, capítulo de livro sobre citologia e revisora para várias revistas peer-review. Encontra-se a trabalhar na obtenção do Diploma Europeu enquanto tenta conciliar o seu gosto por investigação (em particular doenças infecciosas, biomarkers e tudo quanto diga respeito ao microscópio), o seu gosto pelo ensino, a prática clínica e a sua maravilhosa pequena/grande família.

7 Dr. Gonçalo Vicente Licenciado pela Faculdade de Medicina Veterinária de Universidade Técnica de Lisboa em 2003, começou a exercer funções de Medicina Interna no Hospital Escolar da mesma instituição, no mesmo ano. Em 2005 começou a dedica-se à área da Oncologia, tendo iniciado o departamento de quimioterapia do Hospital Escolar. Actualmente, é o responsável pela consulta de Oncologia do Hospital Escolar da FMV-ULisboa. Tem como principais áreas de interesse a Oncologia e Medicina Interna, tendo realizado diversos cursos centrados na primeira, destacando-se destes os cursos da ESAVS Oncology & Internal Medicine e Oncology I. É ainda palestrante convidado das disciplinas de Farmacologia e Clínica de Animais de Companhia para lecionar os blocos da área de Oncologia. Publicações várias, orais e escritas, em congressos científicos, sempre na área da Oncologia.

8 GIFEL - Dr. Cristina Sobral Licenciada em 1991 na Universidade de Lisboa (FMV-UL). Estágio curricular no Sachem Animal Hospital, Long Island (NY). Proprietária desde então da Clínica Veterinária Vetalmada, com interesse especial em medicina felina. Membro da ISFM desde GIFEL - Dr. André Caetano Licenciado na Universidade de Lisboa (FMV-UL) em Estágio curricular na École National Vétérinaire de Nantes (ENVN) e internato de animais de companhia na University of Glasgow (SAH- UG). Docente na Universidade do Algarve (ESSAF-UA) entre Curso ESAVS de medicina interna. Exerce clínica geral com interesse especial em medicina interna e medicina felina. Proprietário da Cat Friendly Clinic Vetgilão.

9 GIFEL - Dr. Carla Guerra Licenciada na Universidade de Lisboa (FMV-UL) em Estágio intermédio no Scarsdale Veterinary Hospital (1998). Estágio curricular na Clinica Veterinária Ani+ (1999). Curso ESAVS de Medicina Felina (2008). Exerce clínica geral com interesse especial em medicina e cirurgia felina. Diretora clínica de uma clínica membro da ISFM. GIFEL - Dr. Joana Valente Licenciada na Universidade do Porto (ICBAS-UP) em Estágio curricular na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Membro da ISFM desde A frequentar a pós-graduação ESAVS Certificado de Clínica Geral em Clínica felina. A exercer no Hospital do Gato, o primeiro hospital exclusivo para gatos em Portugal. Exerce medicina felina com interesse especial em doenças infecciosas, comportamento e controlo de gatos ferais.

10 GIFEL - Dr. Carla Monteiro Licenciatura e Mestrado Integrado em Medicina Veterinária em 2009, realizado no Hospital Escolar Veterinário (HEV) e na Secção de Farmacologia e Toxicologia da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa (FMV-UL). Curso ESAVS Medicina Felina (2012). A exercer clínica em animais de companhia no HEV-UL desde GIFEL - Dr. Ana Reisinho Licenciada na Universidade de Lisboa (FMV-UL) em Estágio curricular na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) e VetSet Clínica Veterinária de Setúbal. Pós-graduação em Medicina de Animais Exóticos e Silvestres na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (FMV-ULHT) em Mestrado em Parasitologia Médica na Universidade Nova de Lisboa (IHMT-UNL) em A exercer clínica em animais de companhia e exóticos no Hospital Escolar (FMV-UL) desde 2011.

ASSEMBLEIA GERAL LISTA A

ASSEMBLEIA GERAL LISTA A ORGÃOS NACIONAIS Delegação Regional Norte João Paulo de Carvalho Alves Costa Nº membro - 513 Licenciado pela FMV - UTL em 1989. Exerceu funções no ADS - ACRIGA. De 1991 até a presente data, exerce funções

Leia mais

ÓRGÃOS REGIONAIS DELEGAÇÃO REGIONAL DO SUL LISTA A

ÓRGÃOS REGIONAIS DELEGAÇÃO REGIONAL DO SUL LISTA A ÓRGÃOS REGIONAIS DELEGAÇÃO REGIONAL DO SUL LISTA A ÓRGÃOS REGIONAIS DELEGAÇÃO REGIONAL DO SUL LISTA A Programa de Candidatura Atendendo aos desafios constantes que a globalização nos coloca é de cabal

Leia mais

PROGRAMA Comportamento e Bem-estar Animal

PROGRAMA Comportamento e Bem-estar Animal PROGRAMA Comportamento e Bem-estar Animal Sábado 16 de Outubro Tema/Sala: Formação em Bovinos: 12h20-13h: Como garantir o bem-estar na descorna? (George Stilwell) (PT) Tema/Sala: Medicina Felina: 12h20-13h:

Leia mais

ORADORES Medicina de Animais de Companhia

ORADORES Medicina de Animais de Companhia ORADORES Medicina de Animais de Companhia Oncologia Craig Clifford, MS, Diplomado ACVIM (Oncology) Craig Clifford, diplomado em Oncologia pelo American College of Veterinary Internal Medicine. Director

Leia mais

clínico: Margarida Silvestre), nascida a 6 de Outubro de Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da

clínico: Margarida Silvestre), nascida a 6 de Outubro de Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Identificação Isabel Margarida de Figueiredo Silvestre (nome clínico: Margarida Silvestre), nascida a 6 de Outubro de 1965, em Coimbra. Graus Académicos e Profissionais Licenciada em Medicina pela Faculdade

Leia mais

1. Pediatria /Internato 03+ 01 TP-20

1. Pediatria /Internato 03+ 01 TP-20 MINISTERIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI EDITAL Nº. 01/2010UFPI, de 03 de fevereiro de 2010. CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR ANEXO DEPARTAMENTO MATERNO INFANTIL 1. Pediatria

Leia mais

Pós-Graduação. Mercados Internacionais e Diplomacia Económica. 1ª Edição

Pós-Graduação. Mercados Internacionais e Diplomacia Económica. 1ª Edição Pós-Graduação Mercados Internacionais e Diplomacia Económica 1ª Edição 2011/2012 Mercados Internacionais e Diplomacia Económica Coordenação Científica Prof. Doutor Joaquim Ramos Silva Prof. Doutor Manuel

Leia mais

Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 54 TEÓRICA 36. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 36. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 18. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 36

Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 54 TEÓRICA 36. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 36. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 18. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 36 1 de 6 Nível:BACHARELADO 01 VET101 - Anatomia Veterinária I - Ativa VET102 - Biologia Celular - Ativa desde: VET103 - Bioquímica e Biofísica - Ativa VET104 - Técnica Hospitalar - Ativa desde: VET105 -

Leia mais

CURRICULUM VITAE Resumido

CURRICULUM VITAE Resumido Paulo Amado CURRICULUM VITAE Resumido Dr. PAULO AMADO Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto desde 1986 Médico Especialista em Ortopedia e Traumatologia desde 1998 Inscrito na Ordem

Leia mais

SUMÁRIO DO CURRICULUM VITAE

SUMÁRIO DO CURRICULUM VITAE SUMÁRIO DO CURRICULUM VITAE Nome Completo: Lino Manuel Martins Gonçalves. Local e Data de Nascimento: Loulé - Portugal, 23 de Setembro de 1960. Estado civil: Casado Nacionalidade: Portuguesa Morada: Rua

Leia mais

Ensino. Principais realizações

Ensino. Principais realizações Principais realizações Reestruturação dos Programas de ; Início do Projeto de Educação à Distância/EAD do INCA, por meio da parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública ENSP/FIOCRUZ; Três novos Programas

Leia mais

Notas Biobibliográficas

Notas Biobibliográficas Guião de educação. Género e cidadania. Notas Biobibliográficas 333 Guião de Educação. Género e Cidadania 3 ciclo 334 Lisboa, CIG, 2009 NOTAS BIOBIBLIOGRÁFICAS Ângela Rodrigues é doutorada em Ciências da

Leia mais

DISCIPLINA. Anatomia Descritiva Animais Domésticos I 40 40 80 Citologia 30 10 40

DISCIPLINA. Anatomia Descritiva Animais Domésticos I 40 40 80 Citologia 30 10 40 1º ANO 1º SEMESTRE Anatomia Descritiva Animais Domésticos I Citologia Bioquímica I Conservação dos Recursos Naturais Genética Animal Básica Microbiologia Veterinária I Bioestatística aplicada a Medicina

Leia mais

mguedes.silva@mjgs.pt ; joao.tedim@sensocomum.pt; joanaviveiro@ordemfarmaceuticos.pt; joaomartinho@ordemfarmaceuticos.pt Assunto:

mguedes.silva@mjgs.pt ; joao.tedim@sensocomum.pt; joanaviveiro@ordemfarmaceuticos.pt; joaomartinho@ordemfarmaceuticos.pt Assunto: Filipe Leonardo De: suporte@sensocomum.pt Enviado: terça-feira, 27 de Outubro de 2009 9:21 Para: mguedes.silva@mjgs.pt ; joao.tedim@sensocomum.pt; joanaviveiro@ordemfarmaceuticos.pt; joaomartinho@ordemfarmaceuticos.pt

Leia mais

Clínica Equina. Pós-Graduação em. - 2ª Edição. http://fmv.ulusofona.pt. Programa de Formação Avançada

Clínica Equina. Pós-Graduação em. - 2ª Edição. http://fmv.ulusofona.pt. Programa de Formação Avançada UNIVERSIDADE LUSÓFONA de Humanidades e Tecnologias Humani nihil alienum de Formação Avançada Pós-Graduação em Clínica Equina - 2ª Edição 24 Dias/Módulos de Formação - 12 fins-de-semana Início: Novembro

Leia mais

Fernando Correia. Principais atividades e funções atuais

Fernando Correia. Principais atividades e funções atuais 1 Fernando Correia Fernando António Pinheiro Correia nasceu em Coimbra em 1942. Jornalista. Docente universitário, com o grau de Professor Associado Convidado. Investigador em Sociologia, História e Socioeconomia

Leia mais

Europass-Curriculum Vitae

Europass-Curriculum Vitae Europass-Curriculum Vitae Informação pessoal Apelidos / Nome próprio Morada Rua dos Mercadores, n.º 90, 9500-092, Ponta Delgada, São Miguel, Açores Telefone 296281933 Telemóvel: 965535459 Correios electrónicos

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. Patologia Clínica Veterinária

MATRIZ CURRICULAR. Patologia Clínica Veterinária MATRIZ CURRICULAR No Quadro II está apresentada a estrutura curricular do Curso de Medicina Veterinária da FATENE, distribuída de acordo com os conteúdos essenciais profissionais, definidos pelo Parecer

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 AVALIAÇÃO ECONÓMICA DOS MEDICAMENTOS WWW.IDEFE.PT PÁG. 1

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 AVALIAÇÃO ECONÓMICA DOS MEDICAMENTOS WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 PÓS-GRADUAÇÃO AVALIAÇÃO ECONÓMICA DOS MEDICAMENTOS 2013/2014 ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 AVALIAÇÃO ECONÓMICA DOS MEDICAMENTOS 8ª EDIÇÃO COORDENAÇÃO CIENTÍFICA Prof. Doutor Carlos Gouveia

Leia mais

16.º PEC Bolsas Gulbenkian - N.º Projectos. 16.º PEC Bolsas Gulbenkian Investigação

16.º PEC Bolsas Gulbenkian - N.º Projectos. 16.º PEC Bolsas Gulbenkian Investigação O Programa Educação pela Ciência visa estimular a prática da investigação científica pelos alunos, permitindo que participem diretamente no delineamento e execução de projetos de investigação laboratorial

Leia mais

Curriculum Vitae. António José Rocha Martins da Silva. (súmula) ajsilva@utad.pt

Curriculum Vitae. António José Rocha Martins da Silva. (súmula) ajsilva@utad.pt Curriculum Vitae (súmula) António José Rocha Martins da Silva ajsilva@utad.pt Setembro de 2013 IDENTIFICAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DADOS PESSOAIS Natural de Chimoio em Vila Pery (Moçambique), 23 de outubro de

Leia mais

SEMINÁRIO. Observatório da Nutrição e Alimentação em Portugal 1ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian 15:30. 21 de março de 2013

SEMINÁRIO. Observatório da Nutrição e Alimentação em Portugal 1ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian 15:30. 21 de março de 2013 SEMINÁRIO Observatório da Nutrição e Alimentação em Portugal 1ª Edição Fundação Calouste Gulbenkian 15:30 Programa do seminário 15:30 - Receção aos participantes 16:00 - Sessão de Abertura Dr. Helena Ávila

Leia mais

1º PERÍODO A: MEDICINA VETERINÁRIA HORA 2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 5ª FEIRA 6ª FEIRA. Citologia e Histologia

1º PERÍODO A: MEDICINA VETERINÁRIA HORA 2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 5ª FEIRA 6ª FEIRA. Citologia e Histologia 1 1º PERÍODO A: MEDCNA VETERNÁRA HORA 2ª FERA 3ª FERA 4ª FERA 5ª FERA 6ª FERA Anatomia descritiva Citologia e Histologia ntrod. à Med. Vet. e Ciências Humanas e Deontologia Sociais domésticos Anatomia

Leia mais

Maria Augusta Soares. 15-16 de Dezembro 2010

Maria Augusta Soares. 15-16 de Dezembro 2010 Maria Augusta Soares F ld d de Faculdade d Farmácia F á da d Universidade U d d de d Lisboa L b 15-16 de Dezembro 2010 Panorama Farmacêutico em Portugal Ensino em Ciências i Farmacêuticas Pré graduado

Leia mais

LEVANTAMENTO DOS DADOS DOS ATENDIMENTOS ULTRASSONOGRÁFICOS DO SERVIÇO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DO HV/EVZ/UFG

LEVANTAMENTO DOS DADOS DOS ATENDIMENTOS ULTRASSONOGRÁFICOS DO SERVIÇO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DO HV/EVZ/UFG LEVANTAMENTO DOS DADOS DOS ATENDIMENTOS ULTRASSONOGRÁFICOS DO SERVIÇO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DO HV/EVZ/UFG BRAGATO, Nathália. 1 ; PÁDUA, Fernanda Maria Ozelim de 1 ; COSTA, Ana Paula Araújo.; SILVA,

Leia mais

Lista para os Orgãos Sociais do RCP! ( 2015 / 2016 / 2017)

Lista para os Orgãos Sociais do RCP! ( 2015 / 2016 / 2017) Lista para os Orgãos Sociais do RCP Motivações e pressupostos Uma vez mais, concorrer aos Órgãos Sociais do Rottweiler Clube de Portugal é encarado como um ato de paixão, dedicação e respeito pela raça

Leia mais

CURRICULUM VITAE. José Carlos Salgueiro Vasconcelos e Sá. Lisboa, Fevereiro de 2015

CURRICULUM VITAE. José Carlos Salgueiro Vasconcelos e Sá. Lisboa, Fevereiro de 2015 CURRICULUM VITAE DE José Carlos Salgueiro Vasconcelos e Sá Lisboa, Fevereiro de 2015 I - DADOS PESSOAIS NOME - José Carlos Salgueiro de Vasconcelos e Sá MORADA - Rua Prof. Henrique Vilhena 11, 1 - D 1600

Leia mais

Debate para a Sustentabilidade

Debate para a Sustentabilidade Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro - Universidade de Aveiro Debate para a Sustentabilidade Biblioteca do ISCAA Debate para a Sustentabilidade Integrado na comemoração dos 40

Leia mais

Associados Homenageados Concessão Título de Associado Emérito 2013. Celso Rubens Vieira e Silva- BA

Associados Homenageados Concessão Título de Associado Emérito 2013. Celso Rubens Vieira e Silva- BA Associados Homenageados Concessão Título de Associado Emérito 2013 Carlos Alberto Basílio de Oliveira - RJ Celso Rubens Vieira e Silva- BA Margarida Maria Fernandes da Silva Moraes - SP Marialva Tereza

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR 2014/1. 60 h. 104 h. 146 h. 72 h 2º SEMESTRE. Carga horária

ESTRUTURA CURRICULAR 2014/1. 60 h. 104 h. 146 h. 72 h 2º SEMESTRE. Carga horária MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE DE MEDICINA DE DIAMANTINA - FAMED CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA ESTRUTURA CURRICULAR 2014/1 MED001 MED002 MED003

Leia mais

ADENDO MODIFICADOR DO EDITAL N.º 13/2015-IEP/HCB

ADENDO MODIFICADOR DO EDITAL N.º 13/2015-IEP/HCB ADENDO MODIFICADOR DO EDITAL N.º 13/2015-IEP/HCB Por este instrumento o Conselho de Pós-Graduação (CPG) do Programa de Pós-Graduação em Oncologia do Hospital de Câncer de Barretos Fundação Pio XII, torna

Leia mais

de Oncologia de Lisboa SA PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE AS ACTIVIDADES DE ENSINO E INVESTIGAÇÃO E A ACTIVIDADE CLÍNICA

de Oncologia de Lisboa SA PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE AS ACTIVIDADES DE ENSINO E INVESTIGAÇÃO E A ACTIVIDADE CLÍNICA UNL Universidade Nova de Lisboa IPO-CROL SA Instituto Português de Oncologia Centro Regional de Oncologia de Lisboa SA PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE AS ACTIVIDADES DE ENSINO E INVESTIGAÇÃO E A ACTIVIDADE

Leia mais

Q1 Há quanto tempo se graduou em Medicina Veterinária?

Q1 Há quanto tempo se graduou em Medicina Veterinária? Q1 Há quanto tempo se graduou em Medicina Veterinária? Respondidas: Ignoradas: 0 < 10 anos 10 a 20 anos 20 a 30 anos > 30 anos Opções de resposta < 10 anos 10 a 20 anos 20 a 30 anos > 30 anos Respostas

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DISCIPLINA UNIDADE PRÉ-REQUISITO CH SEMANAL CH SEMESTRAL TEO PRA TEO PRA 1. Administração Rural EA Economia Rural 2 1 32 16 48

Leia mais

Estrutura Curricular do Curso de Medicina

Estrutura Curricular do Curso de Medicina Quadro I. Disciplinas obrigatórias por carga horária (horas), créditos e pré-requisitos, aprovado na 63ª reunião do CEPE, de 25 de novembro de 2014. 2015/2º 1ª FASE Anatomia Médica I 1 33h20 50h00 83h20

Leia mais

UFPI PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL/ 2015-2018

UFPI PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL/ 2015-2018 Hospital de ensino, com funcionamento 24 horas, inaugurado em 09 de setembro de 2003. - Atende ao ensino de graduação em Medicina Veterinária - Pós-graduação - Execução das atividades dos Programas de

Leia mais

FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM MEDICINA VETERINÁRIA 2011.2

FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM MEDICINA VETERINÁRIA 2011.2 FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM MEDICINA VETERINÁRIA 2011.2 1 SEMESTRE DISCIPLINA TEORICA PRÁTICA C/H CR 1. Ecologia e Manejo Ambiental 60-60 04 2. Informática Básica 30-30 02 3. Sociologia Rural

Leia mais

ESTUDO RETROSPECTIVO DAS NEOPLASIAS CANINAS DIAGNOSTICADAS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO NO PERÍODO DE 2009 A 2010

ESTUDO RETROSPECTIVO DAS NEOPLASIAS CANINAS DIAGNOSTICADAS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO NO PERÍODO DE 2009 A 2010 1 ESTUDO RETROSPECTIVO DAS NEOPLASIAS CANINAS DIAGNOSTICADAS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO NO PERÍODO DE 2009 A 2010 CAIO FERNANDO GIMENEZ 1, TATIANE MORENO FERRARIAS 1, EDUARDO FERNANDES BONDAN 1 1 Universidade

Leia mais

ACTIVIDADES PARA NOVEMBRO DE 2009

ACTIVIDADES PARA NOVEMBRO DE 2009 ACTIVIDADES PARA NOVEMBRO DE 2009 3 de Novembro de 2009 Quando: O Ponto Promoção da Leitura Hora do Conto e actividade de Expressão Plástica, baseadas no texto de Peter H. Reynolds. Salas da Hora do Conto

Leia mais

Fisioterapia no Periodo Perinatal 28 Março 17,18 Abril 8,9,22 e 23 de Maio 5,6,19 Junho (avaliação formativa)

Fisioterapia no Periodo Perinatal 28 Março 17,18 Abril 8,9,22 e 23 de Maio 5,6,19 Junho (avaliação formativa) Fisioterapia no Periodo Perinatal 28 Março 17,18 Abril 8,9,22 e 23 de Maio 5,6,19 Junho (avaliação formativa) Objetivos: Avaliar/Prevenir/tratar as disfunções musculo esqueléticas do periodo peri natal

Leia mais

REGIONAL SUL LISTA B. Assembleia Regional do Sul

REGIONAL SUL LISTA B. Assembleia Regional do Sul Assembleia Regional do Sul Presidente Carlos Manuel Varela Bettencourt Membro 541 Licenciou-se em Medicina Veterinária pela ESMV em 1983. Doutorado em Fisiologia da Reprodução pela Universidade de Missouri-

Leia mais

António Barros Veloso é licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Coimbra com a classificação final de 15 valores.

António Barros Veloso é licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Coimbra com a classificação final de 15 valores. Curriculum Vitae António Barros Veloso António Barros Veloso é licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Coimbra com a classificação final de 15 valores. Carreira hospitalar Internato Geral

Leia mais

GUIDELINES ACESSO ÀS PLATAFORMAS ORDEM DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS

GUIDELINES ACESSO ÀS PLATAFORMAS ORDEM DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS GUIDELINES ACESSO ÀS PLATAFORMAS ORDEM DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS OMV-TV PLATAFORMA DE ENSINO E-LEARNING SOBRE PROCEDIMENTOS CLÍNICOS, MÉDICOS E CIRÚRGICOS A OMV-TV está organizada numa área aberta ao público

Leia mais

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Neoplasias de glândulas perianais em cães

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Neoplasias de glândulas perianais em cães PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Neoplasias de glândulas perianais em cães Ciro José Sousa de Carvalho 1, Sâmmya Roberta Barbosa 2, Francisco Assis Lima Costa 3, Silvana Maria Medeiros

Leia mais

Estrutura Curricular do Curso de Medicina

Estrutura Curricular do Curso de Medicina Quadro I. Disciplinas obrigatórias por carga horária (horas), créditos e pré-requisitos, aprovado na 63ª reunião do CEPE, de 25 de novembro de 2014. 2015/1º 4ª a 12ª fases 1ª FASE Anatomia Médica I 1 33h20

Leia mais

2 O CICLO MESTRADO PSICOBIOLOGIA

2 O CICLO MESTRADO PSICOBIOLOGIA 2 O CICLO MESTRADO PSICOBIOLOGIA DIRECÇÃO DO CURSO Rui OLIVEIRA Vitor ALMADA DURAÇÃO E ESTRUTURA DO CURSO A parte curricular do curso funciona em horário pós-laboral, excepto no caso dos Seminários Temáticos

Leia mais

Serviço de Diagnóstico por Imagem serviço de ultrassonografia e radiologia

Serviço de Diagnóstico por Imagem serviço de ultrassonografia e radiologia TÍTULO Serviço de Diagnóstico por Imagem serviço de ultrassonografia e radiologia AUTORES NUNES, H.R. 1 ; BRAGATO, N. 2 ; PÁDUA, F.M.O².; BORGES, N.C.³. PALAVRAS-CHAVE Diagnóstico por imagem, exame complementar,

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : MEDICINA VETERINÁRIA. CRÉDITOS Obrigatórios: 249 Optativos: 12.

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : MEDICINA VETERINÁRIA. CRÉDITOS Obrigatórios: 249 Optativos: 12. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:10:25 Curso : MEDICINA

Leia mais

ORDEM DOS FARMACÊUTICOS - RESPOSTA A PEDIDO DE CREDITAÇÃO

ORDEM DOS FARMACÊUTICOS - RESPOSTA A PEDIDO DE CREDITAÇÃO Filipe Leonardo De: suporte@sensocomum.pt Enviado: terça-feira, 16 de Outubro de 2012 18:05 Para: mguedes.silva@mjgs.pt ; joanaviveiro@ordemfarmaceuticos.pt; joaomartinho@ordemfarmaceuticos.pt Assunto:

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO Campus CEDETEG HORÁRIOS E ENSALAMENTO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO Campus CEDETEG HORÁRIOS E ENSALAMENTO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 1ª SÉRE MANHÃ Enfermagem e nstrumentação Vet. Sala 6 Bloco 6 e Histologia Veterinária Genética eral B 07h30min Anatomia e Fisiologia Sala 3 Bloco 2 e Laboratório Práticas Hosp Enfermagem e nstrumentação

Leia mais

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é Célio Alberto Alves Sousa Licenciado em Relações Internacionais, Ramo Ciências Económicas e Políticas, pela Universidade do Minho (1994), pós graduado em Gestão Empresarial (1998) e doutorado em Management

Leia mais

1. Dados Biográficos... 2. 2. Graus Académicos... 2. 3. Atividade Docente... 2. 4. Cargos Científicos, Pedagógicos e Administrativos...

1. Dados Biográficos... 2. 2. Graus Académicos... 2. 3. Atividade Docente... 2. 4. Cargos Científicos, Pedagógicos e Administrativos... 0 Índice 1. Dados Biográficos... 2 2. Graus Académicos... 2 3. Atividade Docente... 2 4. Cargos Científicos, Pedagógicos e Administrativos... 3 5. Propostas de Criação de Ciclos de Estudos... 6 6. Consultorias

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS - Campus Zona Leste

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS - Campus Zona Leste INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS - Campus Zona Leste CICLO DE FUNDAMENTAÇÃO 1º. Semestre Semestre 442 h/ semanal 26 h EIXO TEMÁTICO Eixo DISCIPLINAS disciplinas Tipo INTRODUÇÃO A ATIVIDADE

Leia mais

Pesquisa. 40 INCA Relatório Anual 2005 Pesquisa

Pesquisa. 40 INCA Relatório Anual 2005 Pesquisa Pesquisa A pesquisa no INCA compreende atividades de produção do conhecimento científico, melhoria dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos do câncer e formação de recursos humanos em pesquisa oncológica.

Leia mais

Curso de Acupunctura Veterinária Janeiro 2018

Curso de Acupunctura Veterinária Janeiro 2018 Curso de Acupunctura Veterinária Janeiro 2018 Oradores Someia Umarji Licenciada em Medicina Veterinária em 2004 pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa. Médica Veterinária

Leia mais

Workshop de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade. Mestrado em. Francisco Godinho

Workshop de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade. Mestrado em. Francisco Godinho Workshop de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Mestrado em 7 de Maio de 2011 Exponor - Matosinhos Francisco Godinho Escola de Ciências e Tecnologia Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Leia mais

A Cardiopneumologia é a Ciência que estuda a função (fisiologia) e estrutura sistemas cardíaco, vascular e respiratório.

A Cardiopneumologia é a Ciência que estuda a função (fisiologia) e estrutura sistemas cardíaco, vascular e respiratório. Licenciatura Cardiopneumologia Descrição A Cardiopneumologia é a Ciência que estuda a função (fisiologia) e estrutura sistemas cardíaco, vascular e respiratório. O Cardiopneumologista é o profissional

Leia mais

EQUIPA DE FORMADORES (2011/2012)

EQUIPA DE FORMADORES (2011/2012) EQUIPA DE FORMADORES (2011/2012) Adelaide Carreira é licenciada em Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde exerce funções, encontra-se na fase final da elaboração da sua tese

Leia mais

AS FONTES DE INFORMAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA. MÓDULO III Bolsas e Estágios

AS FONTES DE INFORMAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA. MÓDULO III Bolsas e Estágios AS FONTES DE INFORMAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA MÓDULO III Bolsas e Estágios Bolsas e Estágios Bolsas Acção Social do Ensino Superior Fundação para a Ciência e a Tecnologia Fundação Calouste Gulbenkian Instituto

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 012/2007 CONSUNIV

RESOLUÇÃO Nº 012/2007 CONSUNIV RESOLUÇÃO Nº 012/2007 CONSUNIV Fixa o currículo do Curso de Graduação em Medicina, na modalidade Bacharelado, da Universidade do Estado do Amazonas. A REITORA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS e PRESIDENTE

Leia mais

Pós-Graduação Enoturismo. Corpo Docente (Biografias)

Pós-Graduação Enoturismo. Corpo Docente (Biografias) Pós-Graduação Enoturismo Corpo Docente (Biografias) Rita Nabeiro Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e, com 34 anos, Rita Nabeiro é actualmente Directora

Leia mais

Curso de Pós-Graduação em Acupunctura Contemporânea

Curso de Pós-Graduação em Acupunctura Contemporânea Curso de Pós-Graduação em Acupunctura Contemporânea Escola de Ciências da Saúde Universidade do Minho Setembro de 2012 a Janeiro de 2013 1 Apresentação e Objectivos do Curso Já não é necessário passar

Leia mais

PDL 0023/2003 JUSTIFICATIVA CURRICULUM VITAE. Nascida em 23/01/1958, na cidade de Mogi das Cruzes-SP.

PDL 0023/2003 JUSTIFICATIVA CURRICULUM VITAE. Nascida em 23/01/1958, na cidade de Mogi das Cruzes-SP. PDL 0023/2003 JUSTIFICATIVA Nome: Angela Maria Branco CURRICULUM VITAE Nascida em 23/01/1958, na cidade de Mogi das Cruzes-SP. Médica Veterinária - CRMV SP 3728. Endereço: Rua José de Almeida Soares, 89

Leia mais

Onde os Biomédicos atuam?

Onde os Biomédicos atuam? Onde os Biomédicos atuam? Os profissionais Biomédicos estão distribuídos por todas as esferas científicas públicas e privadas das universidades, faculdades, centros universitários, institutos de pesquisas,

Leia mais

Bem estar animal em cursos de pós-graduação: uma proposta. Marcos Macari Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal Unesp Campus de Jaboticabal

Bem estar animal em cursos de pós-graduação: uma proposta. Marcos Macari Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal Unesp Campus de Jaboticabal Bem estar animal em cursos de pós-graduação: uma proposta Marcos Macari Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal Unesp Campus de Jaboticabal Crescimento populacional - Estimativa de uma população

Leia mais

DISCIPLINAS CHP CHS CHST CHSP

DISCIPLINAS CHP CHS CHST CHSP MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA (Bacharelado) Aplicada aos Ingressantes a partir de 2011/1 Turnos Integral Matutino/Vespertino e Integral Vespertino/Noturno 1 o Período BIOLOGIA CELULAR

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 73/2013 de 1 de Julho de 2013

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 73/2013 de 1 de Julho de 2013 PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 73/2013 de 1 de Julho de 2013 Tendo por aceite que os órgãos de gestão das unidades de saúde devem manter os seus representantes clínicos, mas

Leia mais

SÚMULA CURRICULAR Jaime da Cunha Branco

SÚMULA CURRICULAR Jaime da Cunha Branco SÚMULA CURRICULAR Jaime da Cunha Branco 1_ DADOS BIOGRÁFICOS E FORMAÇÃO ESCOLAR JAIME DA CUNHA BRANCO, filho de Francisco Rodrigues Branco e de Dorinda Maria da Cunha Claro Branco( ), nasceu em Lisboa,

Leia mais

Regulamento Geral de Especialidades da Ordem dos Médicos Veterinários Título de especialista atribuído pela Ordem dos Médicos Veterinários

Regulamento Geral de Especialidades da Ordem dos Médicos Veterinários Título de especialista atribuído pela Ordem dos Médicos Veterinários Regulamento Geral de Especialidades da Ordem dos Médicos Veterinários Título de especialista atribuído pela Ordem dos Médicos Veterinários O desenvolvimento da medicina veterinária nas últimas décadas

Leia mais

Residência em Patologia Veterinária

Residência em Patologia Veterinária Residência em Patologia Veterinária Paulo César Maiorka Departamento de Patologia FMVZ-USP I Seminário Nacional de Residência em Medicina Veterinária CFMV 16-17 junho 2008 - São Paulo Na Resolução nº 824,

Leia mais

ÍNDICE [Resumido] 2.Implementação do Sistema de Gestão Ambiental Introdução

ÍNDICE [Resumido] 2.Implementação do Sistema de Gestão Ambiental Introdução CONTEÚDOS Este livro escrito em parceria por 9 co-autores, de entre académicos e profissionais de engenharia, fornece uma ajuda preciosa na aquisição de conhecimentos e de competências, tidas como necessárias

Leia mais

A CONTRATUALIZAÇÃO INTERNA FIGUEIRA DA FOZ HOTEL EUROSTARS OASIS PLAZA 19 DE SETEMBRO

A CONTRATUALIZAÇÃO INTERNA FIGUEIRA DA FOZ HOTEL EUROSTARS OASIS PLAZA 19 DE SETEMBRO A CONTRATUALIZAÇÃO INTERNA FIGUEIRA DA FOZ HOTEL EUROSTARS OASIS PLAZA 19 DE SETEMBRO MODERAÇÃO PEDRO BEJA AFONSO Para além de Presidente do Conselho de Administração do Hospital Distrital da Figueira

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO HOSPITAL VETERINÁRIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO HOSPITAL VETERINÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO HOSPITAL VETERINÁRIO Petrolina Junho de 2013 CONTATO E-mail: hvet@univasf.edu.br Endereço: Rod. BR 407, km 12, Proj. de Irrigação Sen. Nilo Coelho, s/nº -

Leia mais

EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO

EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO O Núcleo de Estudos Urbanos e Territoriais EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO (atualizado em dezembro de 2015) CONSTITUIÇÃO A equipa de investigação compreende: um núcleo permanente de investigadores pertencentes

Leia mais

CMR Clínica Médica de Cuidados Regulares Rua Raimundo Carvalho 110-4430-184 Vila Nova de Gaia (Desde Fevereiro de 2011 até à data actual)

CMR Clínica Médica de Cuidados Regulares Rua Raimundo Carvalho 110-4430-184 Vila Nova de Gaia (Desde Fevereiro de 2011 até à data actual) IDENTIFICAÇÃO Nome: Carina Raquel Lemos Coelho Data de nascimento: 27.03.1982 Nacionalidade: Portuguesa Estado Civil: Solteira Membro da Ordem dos Médicos Dentista n.º6391 HABILITAÇÕES ACADÉMICAS Junho

Leia mais

ESTUDO RETROSPECTIVO DOS TUMORES MAMÁRIOS EM CANINOS E FELINOS ATENDIDOS NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA FAMED ENTRE 2003 A 2007.

ESTUDO RETROSPECTIVO DOS TUMORES MAMÁRIOS EM CANINOS E FELINOS ATENDIDOS NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA FAMED ENTRE 2003 A 2007. REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE MEDICINA VETERINÁRIA - ISSN 1679-7353 PUBLICAÇÃO CI ENTÍFICA DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA DE GARÇA/FAMED ANO IV, NÚMERO, 08, JANEIRO DE 2007. PERIODICIDADE:

Leia mais

III curso intensivo em periodontologia

III curso intensivo em periodontologia Porto, Dezembro 2011 / Março 2012 III curso intensivo em periodontologia Com a colaboração da Inscrições abertas III curso intensivo em periodontologia Lugar de realização Centro de Estudos do Amial Clínica

Leia mais

UNIDADE CURRICULAR TIPO UNIDADE CURRICULAR TIPO ECTS TEÓRICAS. Anatomia Humana I Semestral 4,5 26 26. Anatomia Humana II Semestral 4,5 26 26

UNIDADE CURRICULAR TIPO UNIDADE CURRICULAR TIPO ECTS TEÓRICAS. Anatomia Humana I Semestral 4,5 26 26. Anatomia Humana II Semestral 4,5 26 26 1º ANO 1º ANO TEÓRICO- SEMINÁRIOS ESTÁGIOS OT Estudos do Movimento Humano Fisiologia Humana I 4,5 26 26 II 4,5 26 26 Estudos do Movimento Humano I 3 26 26 Estudos do Movimento Humano II 6 26 26 Fisiologia

Leia mais

9ª edição. Em parceria com a Faculdade de Farmácia

9ª edição. Em parceria com a Faculdade de Farmácia 9ª edição Em parceria com a Faculdade de Farmácia PÓS-GRADUAÇÃO AVALIAÇÃO ECONÓMICA DOS MEDICAMENTOS 2016/17 9ª edição coordenação científica prof. doutor carlos Gouveia pinto Prof. Doutor José Cabrita

Leia mais

03,04, 24 e 25 de Outubro 2015

03,04, 24 e 25 de Outubro 2015 03,04, 24 e 25 de Outubro 2015 Resumo sobre o Curso Nosso curso será divido em 2 Módulos complementares com 4 palestrantes experientes, atualizados, com graduações internacionais e atuantes na área de

Leia mais

Curriculum Vitae. José Manuel de Melo Henriques de Almeida

Curriculum Vitae. José Manuel de Melo Henriques de Almeida Curriculum Vitae José Manuel de Melo Henriques de Almeida VILA REAL, 2001 1 Curriculum Vitae 1- Identificação: José Manuel de Melo Henriques de Almeida, filho de José Maria Fernandes de Almeida e Maria

Leia mais

II SIMPÓSIO NACIONAL DE FORMAÇÃO E EDUCACAO CONTINUADA EM MEDICINA VETERINÁRIA ESCOLA SUPERIOR SÃO FRANCISCO DE ASSIS - ESFA

II SIMPÓSIO NACIONAL DE FORMAÇÃO E EDUCACAO CONTINUADA EM MEDICINA VETERINÁRIA ESCOLA SUPERIOR SÃO FRANCISCO DE ASSIS - ESFA II SIMPÓSIO NACIONAL DE FORMAÇÃO E EDUCACAO CONTINUADA EM MEDICINA VETERINÁRIA ESCOLA SUPERIOR SÃO FRANCISCO DE ASSIS - ESFA Caracterização: A formação continuada é uma maneira de complementar a formação

Leia mais

CURSO DE MEDICINA - MATRIZ CURRICULAR 2013

CURSO DE MEDICINA - MATRIZ CURRICULAR 2013 CURSO DE MEDICINA - MATRIZ CURRICULAR 2013 Eixos longitudinais, conteúdos e objetivos cognitivos psicomotores Eixos transversais, objetivos Per. 1º Ano eixo integrador: O CORPO HUMANO CH INT. COMUM. HAB.

Leia mais

Aprovado no CONGRAD: 14.02.06 Vigência: ingressos a partir de 2006/2 CÓD. 1548 CURSO DE MEDICINA

Aprovado no CONGRAD: 14.02.06 Vigência: ingressos a partir de 2006/2 CÓD. 1548 CURSO DE MEDICINA Aprovado no CONGRAD: 14..06 Vigência: ingressos a partir de 2006/2 CÓD. 48 CURSO DE MEDICINA EIXOS TRANSVERSAIS E ÁREAS DO CONHECIMENTO DO CURRÍCULO PLENO ACADÊMI COS I FUNDAMENTOS CONCEITUAIS DO CURSO

Leia mais

CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA-FORMAÇÃO FARMACÊUTICO GENERALISTA

CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA-FORMAÇÃO FARMACÊUTICO GENERALISTA CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA-FORMAÇÃO FARMACÊUTICO GENERALISTA Coordenaçăo: Profª. MS. Érika Guimarães Costa E-mail: farmacia@immes.com.br Telefone (96)3223-4244 ramal: 217 O Curso forma o profissional

Leia mais

Erika Meinicke Nascimento Registro Profissional CRM-MG 29.215-T

Erika Meinicke Nascimento Registro Profissional CRM-MG 29.215-T Erika Meinicke Nascimento Registro Profissional CRM-MG 29.215-T Qualificação Médica com especialização em Anatomia Patológica. FORMAÇÃO ACADÊMICA. Graduação em Medicina - Pontifícia Universidade Católica

Leia mais

CANDIDATURA À DIRECÇÃO DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM

CANDIDATURA À DIRECÇÃO DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM CANDIDATURA À DIRECÇÃO DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM Pedro Jorge Richheimer Marta de Sequeira Marília Oliveira Inácio Henriques 1 P á g i n a 1. Enquadramento da Candidatura

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA PRIMEIRO PERÍODO Código Disciplina CR CH CH CH Pré-requisitos Co-requisitos Equivalência Tipo VETR0005 ANATOMIA VETERINÁRIA I 5 30 90 120 -- -- VETR0002 OBR BIOQ0004 BIOQUÍMICA I - VET 3 30 30 60 -- --

Leia mais

www.master ic.com Curso creditado pela Ordem dos Farmacêuticos: Atribuição de 10 créditos

www.master ic.com Curso creditado pela Ordem dos Farmacêuticos: Atribuição de 10 créditos www.master ic.com Curso creditado pela Ordem dos Farmacêuticos: Atribuição de 10 créditos Apresentação O programa está estruturado em três módulos sequenciais, leccionados ao longo de 2 anos, atribuindo

Leia mais

INFORME UVV-ES Nº10 22-28/04 de 2013 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional

INFORME UVV-ES Nº10 22-28/04 de 2013 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional UVV POST Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional FOMENTO À PESQUISA Estão abertas as inscrições de propostas provenientes dos Programas de Pós-Graduação

Leia mais

Dra. Dorrit W. Nitzan

Dra. Dorrit W. Nitzan Dra. Dorrit W. Nitzan DMD - The Hebrew University-Hadassah School of Dental Medicine, Departamento de Biologia Oral. Residente no departamento de Cirurgia Oral e Buco Maxilo Facial e Pesquisador Associado

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA 30-30 02

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA 30-30 02 MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA 1º SEMESTRE 1. Anatomia Humana 30 30 60 04-2. Bioestatística Geral 30-30 02-3. Bioética 30-30 02-4. Biofísica 60-60 04-5. Citologia, Histologia e Embriologia

Leia mais

Escolheriam os donos de gatos a sua clínica?

Escolheriam os donos de gatos a sua clínica? Escolheriam os donos de gatos a sua clínica? Descubra como melhorar e transmitir as suas credenciais Cat Friendly e como se tornar uma Cat Friendly Clinic. Comprometidos ISFM & PURINA em melhorar comprometidos

Leia mais

Escola básica 2 e 3 ciclo da Alembrança

Escola básica 2 e 3 ciclo da Alembrança Escola básica 2 e 3 ciclo da Alembrança Feito por: Anabela Nº 3 Daniela Nº 7 Ana Valério Nº 1 1-Índice----------------------------------------------pág.2 2-Íntrudoção----------------------------------------pág.3

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 179/2012

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 179/2012 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 179/2012 Altera o Currículo do Curso de Medicina, para regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do Processo nº MED- 035/2012, aprovou e eu promulgo

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa no ano lectivo de 1984/85.

CURRICULUM VITAE. Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa no ano lectivo de 1984/85. CURRICULUM VITAE Nome Completo: Luís Miguel Nogueira Freire Cortes Martins Nome Profissional: Luís Miguel Cortes Martins Data de Nascimento: 2 de Agosto de 1962 Local: Santarém Nacionalidade: Portuguesa

Leia mais

Currículo do Curso de Medicina Veterinária

Currículo do Curso de Medicina Veterinária Currículo do Curso de Medicina Médico Veterinário ATUAÇÃO O(a) Médico(a) Veterinário(a) é o(a) profissional credenciado(a) para desenvolver atividades nas áreas de clínica, cirurgia e obstetrícia veterinárias;

Leia mais

Alexandre Ulisses. Habilitações Académicas:

Alexandre Ulisses. Habilitações Académicas: Alexandre Ulisses Pós-Graduação em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação do Porto; Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Faculdade de Engenharia da

Leia mais

Anexo 1 Planos de Estudos do curso de Pedagogia Universidade do Sul de Santa Catarina

Anexo 1 Planos de Estudos do curso de Pedagogia Universidade do Sul de Santa Catarina ANEXOS Anexo 1 Planos de Estudos do curso de Pedagogia Universidade do Sul de Santa Catarina Plano de 20 Habilitação: Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental Se m 1º 2º nº Disciplinas nºcred

Leia mais