Algas AULA TEÓRICA 6

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Algas AULA TEÓRICA 6"

Transcrição

1 Algas AULA TEÓRICA 6

2 O QUE SÃO ALGAS? Seres vivos que vivem em sua maioria em águas doces e salgadas, sendo encontrados também no solo; São autotróficos - produzem a energia necessária ao seu metabolismo através da fotossíntese; ficologia ou algologia área da botânica que estuda as algas.

3 Características das algas São geralmente classificadas conforme as seguintes características: Natureza e propriedade de pigmentos. Natureza dos produtos de reserva e armazenamento. Tipo, número, inserção e morfologia de flagelos. Composição química e características físicas da parede celular. Morfologia e características das células e talos.

4 Características das algas As algas microscópicas e unicelulares: Euglenophyta, Chrysophyta Pyrrophyta Chlorophyta são objeto de estudo da Microbiologia; As algas marrons (Phaeophyta) e as vermelhas (Rhodophyta) são estudadas na Botânica.

5 Características das algas As algas possuem clorofila a como seu pigmento fotossintético primário, assim como pigmentos carotenóides acessórios; Membros de Euglenophyta e Pyrrophyta não possuem parede celular. Outras algas possuem parede celular composta por sílica e/ou celulose.

6 Euglenofitas Mixotrófico (autotrófico e heterotrófico); Presença de cloroplastos; Maioria de água doce; Vacúolo pulsátil para controle osmótico; Estigma para percepção de luz; Paramido como reserva; Locomoção por um flagelo; Reprodução assexuada por cissiparidade.

7 Pirrofitas Dinoflagelados; Autótrofos por fotossíntese; Maioria marinhas; Locomoção por dois flagelos; Presença de bioluminescência; Reserva: amido e óleos; Reprodução assexuada por cissiparidade; Responsáveis pela maré vermelha; Constituintes dos plânctons; Alguns produzem neurotoxinas.

8 Exemplos de Dinoflagelados

9 MARÉ VERMELHA Algas do gênero Gonyaulax; Densas suspensões denominadas Florescimentos; Coloração vermelha devido a pigmentos acessórios xantofilas; Formadas em águas costeiras mornas e poluídas; Produção de toxina neurotóxica capaz de matar peixes e até seres humanos.

10 Crisofitas ou Bacilarofitas Algas douradas; Autótrofos por fotossíntese; Marinhas; Sem cílios ou flagelos; Parede celular impregnada de sílica formando uma carapaça (frústula); Gotas de óleo como reserva; Reprodução assexuada por cissiparidade ou sexuada por conjugação; Diatomitos: depósitos de frústulas usados na fabricação de filtros e cerâmicas.

11 Clorofíceas Algas unicelulares e multicelulares Autótrofos; clorofilas a e c Amido como reserva de alimento Com etapas biflageladas; flagelos do mesmo tamanho Volvox, Chlamydomonas, Gonium

12 Exemplos de Clorofíceas

13 Cianofíceas ou Cianobactérias - Conhecidas vulgarmente como algas verdeazuladas. - Como as bactérias, são organismos procariotos, cujas células não apresentam sistemas de membranas internas nas organelas citoplasmáticas. - Amplamente distribuídas no solo, água doce e em ambientes marinhos. Podem viver em associação (fixadoras de nitrogênio) - Grande variedade de formas e arranjos, de cocos unicelulares a bacilos e mesmo filamentos longos e multicelulares.

14 Exemplos de cianofíceas Lyngbya Nostoc Anabaena Oscillatoria

15 IMPORTÂNCIA DAS ALGAS Renovação do oxigênio na atmosfera são responsáveis por aproximadamente 90% da fotossíntese do planeta; É a base que sustenta a cadeia alimentar nos mares e lagos, servindo de alimento para a maior parte dos seres aquáticos.

16 IMPORTÂNCIA DAS ALGAS O fitoplâncton emite para a atmosfera moléculas do gás dimetil-sulfeto (DMS), que reage com oxigênio e água formando o ácido sulfúrico; Essas gotículas de ácido servem de núcleos de condensação para a formação de mais de 90% das nuvens do planeta; Desempenham, portanto, importante papel no clima terrestre.

17 IMPORTÂNCIA DAS ALGAS Podem ser fonte de alimento (Kombu) e apresentarem emprego como espessantes (alginato) e constituintes de meios de cultura (ágar); Kombu obtido de algas marinhas do gêneros Saccharina e Laminaria; Ágar obtido de algas vermelhas dos gêneros Gelidium, Gracilaria, Gelidiela e Pterocladia; Alginato espessante obtido de algas pardas do gênero Phaeophyta

18 IMPORTÂNCIA DAS ALGAS São simbiontes de muitos organismos, como esponjas, águas-vivas, corais, polvos, lulas e certos tipos de protistas. São os principais representantes da produção fotossintética que possibilita a formação de corais. No caso de simbioses com corais, os dinoflagelados produzem glicerol ao invés de amido, para a nutrição dos corais. Os corais que dependem de luz (pela atividade fotossíntética das algas) se formam em atém 60 metros de profundidade.

19 IMPORTÂNCIA DAS ALGAS Corais em simbiose com Zooxantelas (algas) Branqueamento dos corais causado pela ausência de simbiose.

20 IMPORTÂNCIA DAS ALGAS Chlorella está amplamente distribuída em água doce, salgada e no solo. Foi a primeira alga a crescer em cultura, sendo usada extensivamente em estudos que revelaram algumas das etapas básicas da fotossíntese.

21 IMPORTÂNCIA DAS ALGAS Atualmente está sendo investigada como fonte potencial de alimentação para humanos; Os japoneses a processam num pó branco sem sabor, rico em vitaminas e proteínas, que pode ser misturado com farinha para o preparo de alimentos.

22 IMPORTÂNCIA DAS ALGAS Também foi estudada como meio de produção de energia, onde a alga cresce junto com uma bactéria que converte o amido por ela produzido em lipídio. Gêneros parecidos com Chlorella, são encontradas vivendo em simbiose com protozoários de água doce, esponjas, hidras e alguns vermes achatados.

23 VÍRUS AULA TEÓRICA 07

24 HISTÓRICO Em 1884, Chamberland, trabalhando no laboratório de Pasteur, descobriu que ao passar um líquido contendo bactéria através de um filtro de porcelana, as bactérias ficavam completamente retidas e a solução ficava estéril. Em 1892, Iwanowski aplicou este teste a um filtrado de plantas que sofriam da doença do mosaico do tabaco e observou que o filtrado era capaz de produzir a doença original em novos hospedeiros. Quando repetido, as filtrações produziram os mesmos resultados e nada podia ser visto ao microscópio, nem podia ser cultivado a partir dos filtrados. Iwanowski e colaboradores concluiram que haviam descoberto uma nova forma patogênica de vida, que chamaram de vírus.

25

26 O QUE SÃO VÍRUS? Vírus do latim virus "veneno" ou "toxina São elementos genéticos dependentes de uma célula hospedeira para se replicar. Apresentam uma forma infecciosa madura, tipicamente extracelular.

27 PROPRIEDADES DOS VÍRUS São incapazes de produzir energia ou proteínas independentemente de uma célula hospedeira; São seres vivos ou não?????????

28 PROPRIEDADES DOS VÍRUS As características que distinguem os vírus estão relacionados com sua organização estrutural simples e seu mecanismo de multiplicação; De acordo com isso, os VÍRUS são entidades que: Possuem um único tipo de ácido nucléico; Possuem uma cobertura protéica envolvendo o ácido nucléico; Multiplicam se dentro de células vivas usando sua maquinaria de síntese; Induzem a síntese de estruturas especializadas capazes de transferir o ácido nucléico viral para outras células.

29 ESTADO EXTRACELULAR vírus: partícula diminuta ácido nucléico envolto por proteínas forma típica: partícula viral ou virion metabolicamente inerte não realiza funções de respiração ou biossíntese

30 ESTADO INTRACELULAR REPLICAÇÃO VIRAL: produção de cópias do genoma viral síntese dos componentes que formam o envoltório viral dependência dos componentes estruturais e metabólicos da célula hospedeira

31 INFECÇÃO VIRAL Quando um genoma viral é introduzido em uma célula hospedeira o vírus redireciona a maquinaria preexistente e as funções metabólicas da célula hospedeira favorecimento da replicação viral e montagem de novos vírus Propriedades de um vírus Diferentes células hospedeiras

32 TAMANHO DOS VÍRUS Podem variar consideravelmente em tamanho; A maioria são menores que as bactérias, alguns (os maiores vírus) são do tamanho de bactérias pequenas (micoplasmas);

33

34 PROPRIEDADES DOS VÍRUS Antes do desenvolvimento do microscópio eletrônico não era possível ver os vírus; Com esse instrumento, contudo, a faixa de tamanho visível foi aumentada de 200 nm (limite do microscópio óptico comum) para 10 nm ( vezes).

35 ESTRUTURA DOS VÍRUS Um virion éuma partícula viral completa Ácido nucléico envolvido por uma capa protéica Ácido nucléico DNA ou RNA fita simples fita dupla Capsídeo Grupamento de proteínas virais (capsômeros) com característica simétrica Icosaédrica Helicoidal

36 CAPSÍDEO

37 ENVELOPE

38 TIPOS MORFOLÓGICOS VIRAIS

39 TIPOS MORFOLÓGICOS Vírus Helicoidais Vírus Poliédricos Vírus Envelopados Vírus Complexos

40 VÍRUS HELICOIDAIS Capsídeo com capsômeros arranjados em torno do ácido nucléico na forma de uma hélice 1 RNA viral 2 subunidades estruturais protéicas capsômeros 3 estrutura do capsídeo

41 VÍRUS POLIÉDRICOS Capsídeo cuja estrutura básica éum icosaedro superfície constituída de 20 faces triangulares e 12 vértices Diagrama de um Vírus poliédrico (icosaédrico) não-envelopado

42 VÍRUS ENVELOPADOS VÍRUS ICOSAEDRO ENVELOPADO VÍRUS HELICOIDAIS ENVELOPADOS

43 VÍRUS COMPLEXOS Diagrama e microfotografia de um bacteriófago T

44 GENOMAS VIRAIS DNA ou RNA : fita simples (fs) ou fita dupla (fd) dupla fita parcial (hepadnavírus) DNA e RNA : em diferentes estágios do ciclo de vida Ex.: retrovírus vírion contém genoma de RNA replicação: intermediário de DNA vírus da hepatite B vírion contém genoma de DNA replicação: intermediário de RNA Vírion: apenas 1 ácido nucléico (para qualquer tipo de vírus)

45 MULTIPLICAÇÃO VIRAL Os ácidos nucléicos do virion apresentam segmentos gênicos que codificam componentes estruturais, como as proteínas do capsídeo e as enzimas usadas no ciclo de vida viral.

46 MULTIPLICAÇÃO VIRAL Ciclo de vida dos bacteriófagos: lítico ou virulento: destroem as células bacterianas hospedeiras temperado ou avirulento lisogênico: não destroem as células hospedeiras

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56 Vírus em plantas MOSAICO MAMÃO MILHO TABACO

57 Vírus em plantas Vírus chamado de Tulip breaking vírus é um dos responsáveis pelo padrão fragmentado das cores das pétalas de tulipa; Ele já foi manipulado geneticamente para gerar ainda mais padrões de fragmentação e conseqüentes ganhos econômicos com a venda dessas plantas.

58 Vírus em animais INFLUENZA (gripe) Myxovirus influenzae partículas envelopadas de RNA de fita simples segmentada subdividem se nos tipos A, B e C, sendo que apenas os do tipo A e B têm relevância clínica em humanos. Os vírus influenza A apresentam maior variabilidade e portanto são divididos em subtipos de acordo com as diferenças de suas glicoproteínas de superfície, denominadas hemaglutinina (H) e neuraminidase (N). Atualmente são conhecidas três hemaglutininas (H1, H2 e H3) e duas neuraminidases (N1 e N2) presentes nos vírus influenza do tipo A adaptados para infectar seres humanos.

Morfologia e ultra-estrutura de algas

Morfologia e ultra-estrutura de algas Morfologia e ultra-estrutura de algas Características das algas Fotoautotróficas. Muitas algas são móveis ou possuem um estágio móvel durante o seu ciclo de vida. São geralmente classificadas conforme

Leia mais

O QUE SÃO VÍRUS? São elementos genéticos dependentes de uma célula hospedeira para se replicar.

O QUE SÃO VÍRUS? São elementos genéticos dependentes de uma célula hospedeira para se replicar. VÍRUS HISTÓRICO Em 1884, Chamberland, trabalhando no laboratório de Pasteur, descobriu que ao passar um líquido contendo bactéria através de um filtro de porcelana, as bactérias ficavam completamente retidas

Leia mais

Reino Protista (Algas e Protozoários) Profº Jeferson Mussato

Reino Protista (Algas e Protozoários) Profº Jeferson Mussato Reino Protista (Algas e Protozoários) Profº Jeferson Mussato Introdução Constituem um grupo heterogêneo (ap. 22.000 sp), podem ser uni ou pluricelulares, micro ou macroscópicas, presentes em lagos, rios,

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS

CARACTERÍSTICAS GERAIS ALGAS CARACTERÍSTICAS GERAIS Unicelulares ou pluricelulares. Microscópicos ou macroscópicos. Coloração variável. Vivem em diferentes tipos de ambientes: lagos, rios, solos úmidos, cascas de árvores, mas

Leia mais

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos Protistas e Algas Parte II. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos Protistas e Algas Parte II. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Identidade dos Seres Vivos Parte II Prof. Daniele Duó Formado por algas e protozoários Algas uni ou pluricelulares, eucariontes, autotróficas Protozoários eucariontes, unicelulares e heterótrofos

Leia mais

Algas Unicelulares e Pluricelulares. Prof. Msc. Cleysyvan Macedo

Algas Unicelulares e Pluricelulares. Prof. Msc. Cleysyvan Macedo Algas Unicelulares e Pluricelulares Prof. Msc. Cleysyvan Macedo Algas Organismos fotossintetizantes pertencentes ao Reino Protista Seres Eucariontes, autotróficos, uni ou pluricelulares Não possuem tecidos

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS ESTRUTURA

CARACTERÍSTICAS GERAIS ESTRUTURA VÍRUS DEFINIÇÃO São agentes infecciosos não-celulares, cujo genoma pode ser DNA ou RNA. Replicam-se somente em células vivas, utilizando toda a maquinaria de biossíntese e de produção de energia da célula

Leia mais

REINO PROTOCTISTA - ALGAS.

REINO PROTOCTISTA - ALGAS. REINO PROTOCTISTA - ALGAS www.fabianobiologia.com.br www.fabianobiologia.com.br CARACTERÍSTICAS 1 - Não possuem tecidos verdadeiros. 2 - Uni ou multicelulares Corpo denominado TALO. 3 - Eucariontes. 4

Leia mais

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos Vírus e Bactérias. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos Vírus e Bactérias. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Identidade dos Seres Vivos Vírus e Bactérias Prof. Daniele Duó Vírus - São seres simples, formados basicamente por uma capsula proteica (capsídeo) envolvendo o material genético. - Capsídeo +

Leia mais

MONERA E PROTISTA PROCARIONTES E EUCARIONTES

MONERA E PROTISTA PROCARIONTES E EUCARIONTES MONERA E PROTISTA PROCARIONTES E EUCARIONTES Algas produtor primário no ecossistema aquático Algas Moneras procariontes cianobactérias Algas Protistas - eucariontes uni ou multicelulares exemplo as clorofíceas

Leia mais

Vírus Características Gerais

Vírus Características Gerais Vírus Características Gerais Características Gerais Do latim veneno Agentes diminutos visíveis por microscopia eletrônica 10 a 100 vezes menores que bactérias 20-30 nm Estruturalmente muito simples Apenas

Leia mais

15/08/2014. Evidências de doenças virais nas civilizações egípcias e grecoromanas

15/08/2014. Evidências de doenças virais nas civilizações egípcias e grecoromanas Evidências de doenças virais nas civilizações egípcias e grecoromanas Obra Ilíada : pesonalidade raivosa de Heitor Faraó Ramsés V: Sequelas de varíola na face Cidadão do povo com sequelas poliomielite

Leia mais

REINO PROTOCTISTA OCTIST

REINO PROTOCTISTA OCTIST REINO PROTOCTISTA INTRODUÇÃO O termo protista deriva do grego e significa primeiros de todos, dando a idéia de que eles teriam sido os primeiros eucariontes a surgir no curso da evolução. Reino Protoctista

Leia mais

Características Gerais

Características Gerais Características Gerais Eucarióticos, fotossintetizantes, uni ou multicelulares. Vivem no mar, em água doce e em terra firme, sobre superfícies úmidas. As algas microscópicas são abundantes nas camadas

Leia mais

MULTIPLICAÇÃO VIRAL Danielly Cantarelli

MULTIPLICAÇÃO VIRAL Danielly Cantarelli MULTIPLICAÇÃO VIRAL Danielly Cantarelli 1 Os vírus não possuem enzimas para a produção de energia nem para a síntese protéica Para que um vírus se multiplique, ele deve invadir uma célula hospedeira e

Leia mais

Vírus: Características gerais

Vírus: Características gerais São muito frequentes nos jornais notícias sobre poliomielite, sarampo, febre amarela, dengue, raiva, AIDS, entre outras doenças. Mas as doenças citadas apresentam uma característica em comum: são causadas

Leia mais

Características Gerais dos Vírus

Características Gerais dos Vírus Características Gerais dos Vírus Vírus Agentes causadores de infecções no homem, outros animais, vegetais e bactérias. São desprovidos de organelas e sem metabolismo próprio. Parasitas intracelulares obrigatórios.

Leia mais

ALGAS UNICELULARES E PLURICELULARES PROF.: DAVID SILVEIRA BIOLOGIA

ALGAS UNICELULARES E PLURICELULARES PROF.: DAVID SILVEIRA BIOLOGIA Reino Protista ALGAS UNICELULARES E PLURICELULARES PROF.: DAVID SILVEIRA BIOLOGIA Algas Organismos fotossintetizantes pertencentes ao Reino Protista Seres Eucariontes, autotróficos, uni ou pluricelulares

Leia mais

PROF. FERNANDO BELAN - BIOLOGIA MAIS ALGAS

PROF. FERNANDO BELAN - BIOLOGIA MAIS ALGAS PROF. FERNANDO BELAN - BIOLOGIA MAIS INTRODUÇÃO Pertencentes ao Reino Protista, juntamente com os protozoários. O termo Alga, é empregado como designação coletiva, sem valor taxonômico. Fotossintetizantes

Leia mais

Vírus. Leonardo Rodrigues EEEFM GRAÇA ARANHA

Vírus. Leonardo Rodrigues EEEFM GRAÇA ARANHA Vírus Leonardo Rodrigues EEEFM GRAÇA ARANHA Virologia Virologia. Ramo da Biologia que estuda os vírus e suas propriedades. Vírus é totalmente inerte fora da sua célula hospedeira; Dependem totalmente da

Leia mais

Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes?

Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes? Algas Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes? Reino Monera: Cianobactérias ou cianofíceas ou algas azuis (são todas pro/uni/autó); Reino Protista exclusivamente

Leia mais

PROPRIEDADES GERAIS DOS VIRUS. Charlotte Marianna Hársi

PROPRIEDADES GERAIS DOS VIRUS. Charlotte Marianna Hársi PROPRIEDADES GERAIS DOS VIRUS Charlotte Marianna Hársi ICB-USP 2009 H1N1 poliomielite Vírus? HIV meningite Dengue resfriados Influenza ebola gastrenterite Febre amarela hepatite sarampo herpes catapora

Leia mais

REINO PROTOCTISTA OCTIST

REINO PROTOCTISTA OCTIST REINO PROTOCTISTA INTRODUÇÃO O termo protista deriva do grego e significa primeiros de todos, dando a idéia de que eles teriam sido os primeiros eucariontes a surgir no curso da evolução. Reino protista

Leia mais

especiais, que através do sistema do encaixe ou ajuste induzido unem-se ao

especiais, que através do sistema do encaixe ou ajuste induzido unem-se ao VÍRUS: CARACTERÍSTICAS GERAIS A palavra vírus significa veneno, e é o nome dado à pequenas estruturas infecciosas dotadas de uma capa e material genético. Essas estruturas são mais pequenas do que as menores

Leia mais

Bactérias Vírus Fungos Protozoários O QUE SÃO

Bactérias Vírus Fungos Protozoários O QUE SÃO Bactérias Vírus Fungos Protozoários RESUMO DOS PRINCIPAIS MICRORGANISMOS, O QUE SÃO MEIOS DE PROLIFERAÇÃO... Diferença entre as células Bactérias São seres muito simples, unicelulares e com célula procariótica

Leia mais

Características Gerais, Classificação e Estrutura das Partículas Virais

Características Gerais, Classificação e Estrutura das Partículas Virais Características Gerais, Classificação e Estrutura das Partículas Virais Profª Maria Luzia da Rosa e Silva OMS: cerca de 70% das doenças infecciosas do mundo são de etiologia viral DENGUE HEPATITE C CATAPORA

Leia mais

Algas Biologia

Algas Biologia Algas Biologia 3-2016 Algas O termo alga (usado desde 1753) é aplicado a uma variedade de organismos Há um significado preciso atribuído a ele? Definição: termo tradicional para uma série de eucariotos

Leia mais

Vírus! O vírus é ou não um ser vivo?

Vírus! O vírus é ou não um ser vivo? Vírus O vírus é ou não um ser vivo? Não Vivo Vivo 8 1 2 Estrutura Uma partícula viral consiste de ácido nucleico, DNA ou RNA, circundado por uma capa proteica A partícula é chamada de vírion, a capa de

Leia mais

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Bacharelado em Gestão Ambiental: Microbiologia Ambiental Aula 10

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Bacharelado em Gestão Ambiental: Microbiologia Ambiental Aula 10 Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Bacharelado em Gestão Ambiental: Microbiologia Ambiental Aula 10 Professor Antônio Ruas 1. Créditos: 60 2. Carga horária semanal: 4 3. Semestre: 2 4. Algas microscópicas.

Leia mais

Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes? Reino Monera: cianobactérias ou cianofíceas ou algas azuis (são

Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes? Reino Monera: cianobactérias ou cianofíceas ou algas azuis (são Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes? Reino Monera: cianobactérias ou cianofíceas ou algas azuis (são todas procariontes/unicelulares/autótrofas); Não possuem

Leia mais

unidade reprodutiva hifas alga hifas

unidade reprodutiva hifas alga hifas Pertencem ao reino Protoctista*; São eucariontes (presença de núcleo), fotossintetizantes (autotróficos), uni ou multicelulares; Vivem em locais úmidos sobre terra firme ou na água (ambiente marinho e

Leia mais

REINO PROTOCTISTA - PROTOZOÁRIOS

REINO PROTOCTISTA - PROTOZOÁRIOS 1º EM BIOLOGIA PROFESSOR JOÃO REINO PROTOCTISTA - PROTOZOÁRIOS Reino Protoctista Protozoários Características gerais Eucariontes unicelulares; Heterótrofos (digestão intracelular); Pinocitose Fagocitose

Leia mais

Biologia. Unicelulares e Multicelulares / Vírus. Professor Enrico Blota.

Biologia. Unicelulares e Multicelulares / Vírus. Professor Enrico Blota. Biologia Unicelulares e Multicelulares / Vírus Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia ATÓTROFOS, HETERÓTROFOS, UNICELULARES, MULTICELULARES E VÍRUS Os seres vivos podem ser classificados

Leia mais

Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes? Reino Monera: cianobactérias ou cianofíceas ou algas azuis (são

Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes? Reino Monera: cianobactérias ou cianofíceas ou algas azuis (são Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes? Reino Monera: cianobactérias ou cianofíceas ou algas azuis (são todas procariontes/unicelulares/autótrofas); Não possuem

Leia mais

PROTOCTISTAS AS ALGAS

PROTOCTISTAS AS ALGAS PROTOCTISTAS AS ALGAS Por: Prof. Anderson Moreira ALGAS Termo sem significado taxonômico que denomina diversos tipos de organismos fotossintetizantes, uni ou multicelulares, classificados no reino Protoctista.

Leia mais

Professor: Fernando Stuchi REINO PROTISA ALGAS

Professor: Fernando Stuchi REINO PROTISA ALGAS REINO PROTISA ALGAS Características Gerais As algas são constituídas por diversos tipos, cores, formas e tamanhos. É importante destacar que nem todas as algas possuem parentesco evolutivo com as plantas.

Leia mais

Reino Protoctista: Algas

Reino Protoctista: Algas Capítulo 13 Reino Protoctista: Algas Ciências Profa. Jéssica 2019 Características gerais das algas - Eucariontes; - Uni ou pluricelulares; - Autótrofas; * Apesar de possuírem o pigmento clorofila (de cor

Leia mais

Vírus - Caracterização Geral

Vírus - Caracterização Geral Noções de Vírus By Profª. Cynthia Vírus - Caracterização Geral Vírus = veneno ou fluído venenoso (Latim) Acelulares/ Partículas Infecciosas Composição química de nucleoproteínas (DNA ou RNA+Proteínas)

Leia mais

BOTÂNICA 1 Aula 2. Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos (13)

BOTÂNICA 1 Aula 2. Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos   (13) BOTÂNICA 1 Aula 2 Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos fernandosrq@gmail.com www.fernandosantiago.com.br/botanica1.htm (13) 988-225-365 CONTEÚDO DA AULA Cianobactérias 1. Visão geral Anabaena sp 1. Visão

Leia mais

VÍRUS: ENTIDADE BIOLÓGICA DEPENDENTE DE CÉLULAS. Profa. Dra Priscila Elisa Silveira

VÍRUS: ENTIDADE BIOLÓGICA DEPENDENTE DE CÉLULAS. Profa. Dra Priscila Elisa Silveira VÍRUS: ENTIDADE BIOLÓGICA DEPENDENTE DE CÉLULAS Profa. Dra Priscila Elisa Silveira Situação problema 2 Imagine que em uma escola infantil, na sala de crianças de 5 anos, Carlinhos aparece com lesões nos

Leia mais

Vírus, um grupo a parte.

Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. Estrutura típica de um vírus: 01)Observe a figura a seguir, onde está representado, esquematicamente, o vírus HIV e analise as proposições quanto à sua

Leia mais

Protistas. Protozoários e Algas. Biologia Prof. Letícia Velasco

Protistas. Protozoários e Algas. Biologia Prof. Letícia Velasco Protistas Protozoários e Algas Biologia Prof. Letícia Velasco Protistas Primeiro de todos (dentre eucariotos); Engloba protozoários ( primeiro animal ) e algas; Eventos de endossimbiose: Primários (com

Leia mais

Apresentação do RELATÓRIO. FONTE Arial ou Times New Roman, Tamanho da fonte: 12. ESPAÇAMENTO Espaço entre as linhas: 1,5 (um e meio).

Apresentação do RELATÓRIO. FONTE Arial ou Times New Roman, Tamanho da fonte: 12. ESPAÇAMENTO Espaço entre as linhas: 1,5 (um e meio). Apresentação do RELATÓRIO FONTE Arial ou Times New Roman, Tamanho da fonte: 12 ESPAÇAMENTO Espaço entre as linhas: 1,5 (um e meio). MARGEM a) para o anverso (frente) margens superior e esquerda com 3,0cm

Leia mais

Prof. Msc. Cleysyvan Macedo

Prof. Msc. Cleysyvan Macedo Prof. Msc. Cleysyvan Macedo PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS VÍRUS: Não possui estruturas celulares (membrana plasmática, citoplasma, etc.). São formado basicamente por uma cápsula protéica denominada capsômero

Leia mais

Introdução a Virologia. Definição - O que é vírus? Composição e estrutura Genoma e Replicação

Introdução a Virologia. Definição - O que é vírus? Composição e estrutura Genoma e Replicação Introdução a Virologia Definição - O que é vírus? Composição e estrutura Genoma e Replicação O que é vírus? Agentes infecciosos ultramicroscópicos Não são células São partículas filtráveis Só apresentam

Leia mais

VÍRU R S U Colégio Mauá

VÍRU R S U Colégio Mauá Colégio Mauá VÍRUS O QUE É UM VÍRUS??? Vírus vem do latim = Veneno; São os únicos organismos acelulares, com organização apenas molecular, sendo formados por uma cápsula de proteínas (capsídeo) envolvendo

Leia mais

Estrutura típica de um vírus?

Estrutura típica de um vírus? Estrutura típica de um vírus? Quais são as principais características dos vírus?. São organismos acelulares;. For a da célula são denominados de VÍRION. São parasitas intracelulares obrigatórios;. Não

Leia mais

REINO MONERA. Capítulo 8 Sistema Poliedro de Ensino Professora Giselle Cherutti

REINO MONERA. Capítulo 8 Sistema Poliedro de Ensino Professora Giselle Cherutti REINO MONERA Capítulo 8 Sistema Poliedro de Ensino Professora Giselle Cherutti CARACTERÍSTICAS GERAIS Formado por arqueas, bactérias e cianobactérias. São seres muito simples - unicelulares e procariontes.

Leia mais

Características Gerais. Características Fisiológicas dos Protozoários. Características Gerais dos Protozoários

Características Gerais. Características Fisiológicas dos Protozoários. Características Gerais dos Protozoários Professora Denise Biologia www.e-conhecimento.com.br Características Gerais Eucariontes Não se encaixam em nenhum dos outros reinos Grupo Artificial, Polifilético mais de um ancestral Como são muito distintos,

Leia mais

Lista de exercícios para a recuperação 1º trimestre

Lista de exercícios para a recuperação 1º trimestre 7 O ANO EF CIÊNCIAS RECUPERAÇÃO Thiago Judice Lista de exercícios para a recuperação 1º trimestre Questão 1 Os vírus não são considerados seres vivos por muitos autores, uma vez que não são capazes de

Leia mais

O MUNDO MICROSCÓPICO VÍRUS, BACTÉRIAS E PROTOZOÁRIOS. Professora: Edilene, Janaina e Ana Laura

O MUNDO MICROSCÓPICO VÍRUS, BACTÉRIAS E PROTOZOÁRIOS. Professora: Edilene, Janaina e Ana Laura O MUNDO MICROSCÓPICO VÍRUS, BACTÉRIAS E PROTOZOÁRIOS Professora: Edilene, Janaina e Ana Laura VÍRUS Vírusvem do latim = veneno São pequenos - ultramicroscópicos Um pouco de história Louis Pasteur (1822-1895)

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 3-2ª PARTE. Pág. 44

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 3-2ª PARTE. Pág. 44 COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 3-2ª PARTE Pág. 44 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/

Leia mais

Curso de Nivelamento de Biologia

Curso de Nivelamento de Biologia Curso de Nivelamento de Biologia Vírus Aula 2-2017 Profª. Priscila Brustin Especialista Biotecnologia e Meio Ambiente DEFINIÇÃO: VÍRUS Vírus (do latim virus, "veneno" ou "toxina"). Parasitas intracelulares

Leia mais

APÊNDICE. Ciências. Moleculares. Ciências Moleculares. e Celulares

APÊNDICE. Ciências. Moleculares. Ciências Moleculares. e Celulares APÊNDICE UNIDADE 1 Ciências Moleculares Ciências e Celulares Moleculares Apêndice Gabaritos comentados com resposta-padrão Ciências Moleculares e Celulares: UNIDADE 1 1. RESPOSTA: Célula é a unidade fundamental

Leia mais

Engenharia Agronômica. Biologia Celular 1º Período

Engenharia Agronômica. Biologia Celular 1º Período Engenharia Agronômica Biologia Celular 1º Período Apresentação Introdução: Estrutura, funções e evoluções das células Cap. 01 (Junqueira e Carneiro) e Biologia das células (Amabis e Martho, UFRJ) videos\a

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 4-2ª PARTE. Pág. 47

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 4-2ª PARTE. Pág. 47 COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 4-2ª PARTE Pág. 47 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/

Leia mais

Vírus Veneno Termo utilizado devido aos problemas que estes agentes podem causar. Histórico. Histórico Adolf Mayer, Holanda: Primeiro relato

Vírus Veneno Termo utilizado devido aos problemas que estes agentes podem causar. Histórico. Histórico Adolf Mayer, Holanda: Primeiro relato UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA AMBIENTAL PROFESSORA: Adriana Silva Lima CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS VÍRUS Vírus Veneno Termo utilizado devido

Leia mais

UNIDADE 2 Vírus, bactérias, protistas e fungos

UNIDADE 2 Vírus, bactérias, protistas e fungos UNIDADE 2 Vírus, bactérias, protistas e fungos A descoberta do Vírus pág. 45 Em 1892, o cientista russo Dimitri Ivanovski descobriu que existia algo menor do que uma bactéria atacando as folhas do tabaco.

Leia mais

CIÊNCIAS. Prof. Diângelo

CIÊNCIAS. Prof. Diângelo CIÊNCIAS Prof. Diângelo TABELA PERÍODICA Aula 18 Respiração Celular Respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que poderão ser usadas nos processos

Leia mais

ALGAS MONERA PROKARYA PROTISTA EUKARYA. procarióticas. Algas. eucarióticas. Nas próximas aulas estudaremos: algas eucarióticas

ALGAS MONERA PROKARYA PROTISTA EUKARYA. procarióticas. Algas. eucarióticas. Nas próximas aulas estudaremos: algas eucarióticas ALGAS sistemática: antiga REINO nova - DOMÍNIO Algas procarióticas eucarióticas MONERA PROTISTA PROKARYA EUKARYA Nas próximas aulas estudaremos: algas eucarióticas organismos fotossintetizantes do Domínio

Leia mais

ALGAS. procarióticas REINO MONERA. Algas REINO PROTISTA. eucarióticas. Nas próximas aulas estudaremos: algas eucarióticas

ALGAS. procarióticas REINO MONERA. Algas REINO PROTISTA. eucarióticas. Nas próximas aulas estudaremos: algas eucarióticas ALGAS Algas procarióticas eucarióticas REINO MONERA REINO PROTISTA Nas próximas aulas estudaremos: algas eucarióticas organismos fotossintetizantes do Reino Protista PLANTAS E ALGAS EUCARIOTOS COM PLASTÍDEOS

Leia mais

BIOLOGIA. Professora Fernanda Santos

BIOLOGIA. Professora Fernanda Santos BIOLOGIA Professora Fernanda Santos Introdução a Biologia Estudo da vida Introdução a Biologia Introdução a Biologia Todos os seres vivos são constituídos de células menos os vírus! Unicelulares Pluricelulares

Leia mais

Biodiversidade e Ambiente I

Biodiversidade e Ambiente I Biodiversidade e Ambiente I Capt III - II. A evolução da vida vegetal na água: as algas A evolução da vida vegetal na água: as algas Produtividade global e dos oceanos O fitoplancton e o ciclo do C Que

Leia mais

Algas. Características Próprias: amarelas, vermelhas, pardas, azuis, castanhodouradas, A reprodução é tão variada quanto as formas e

Algas. Características Próprias: amarelas, vermelhas, pardas, azuis, castanhodouradas, A reprodução é tão variada quanto as formas e Algas Características Próprias: Organismos Fotoautotróficos (alguns crescem heterotroficamente) Se diferenciam das plantas por não necessitarem de sistema vascular para transporte de nutrientes Muitas

Leia mais

Reino Monera. Unicelulares, procariotos e autotróficos ou heterotróficos

Reino Monera. Unicelulares, procariotos e autotróficos ou heterotróficos Reino Monera Unicelulares, procariotos e autotróficos ou heterotróficos Reino Monera Formado por bactérias e cianobactérias. TODOS estes são organismos muito simples, unicelulares e com célula procariótica

Leia mais

Biologia Fungos e Algas

Biologia Fungos e Algas Biologia Fungos e Algas Mankets! Fungos são seres uni ou pluricelulares, eucariontes, heterótrofos, pertencentes ao Reino Fungi. Acreditava-se que os fungos seriam vegetais que perderam a capacidade de

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília

Aulas Multimídias Santa Cecília Aulas Multimídias Santa Cecília Prof. Marcôncio Reino Fungi (Fungos) Características: São heterótrofos. Podem ser unicelulares e pluricelulares. São eucariontes. Condições para um fungo germinar: Pouca

Leia mais

Curso Técnico em Análises Químicas Disciplina: Microbiologia. Aula 3.1 Bactérias

Curso Técnico em Análises Químicas Disciplina: Microbiologia. Aula 3.1 Bactérias Curso Técnico em Análises Químicas Disciplina: Microbiologia Aula 3.1 Bactérias CLASSIFICAÇÃO: Bactérias Quanto a respiração: Aeróbicas: crescem apenas na presença de O 2. Anaeróbicas: crescem em ausência

Leia mais

Os Reinos. Reino Monera

Os Reinos. Reino Monera A biodiversidade do planeta Terra é muito grande. Os cientistas estimam que haja de 5 a 30 milhões de espécies diferentes, mas apenas cerca de 1,5 milhão foram descritas, estudadas e classificadas. A classificação

Leia mais

Propriedades gerais dos vírus

Propriedades gerais dos vírus Propriedades gerais dos vírus Os vírus estão por todo o lugar Infectam todas as formas de vida. Nós comemos e respiramos bilhões de vírus todos os dias. Carregamos material genético viral em nosso genoma.

Leia mais

Trilha dos Reinos Microscópicos. Prof.ª Adriana Gomes de Almeida

Trilha dos Reinos Microscópicos. Prof.ª Adriana Gomes de Almeida Trilha dos Reinos Microscópicos Prof.ª Adriana Gomes de Almeida Para lembrar! REINO MONERA O reino monera é formado por bactérias, cianobactérias e arqueobactérias (também chamadas arqueas). Todos são

Leia mais

Início no final do século XIX; Agentes infecciosos capazes de passar por filtros que retinham bactérias; Evolução técnico-científica; Nem todos

Início no final do século XIX; Agentes infecciosos capazes de passar por filtros que retinham bactérias; Evolução técnico-científica; Nem todos Início no final do século XIX; Agentes infecciosos capazes de passar por filtros que retinham bactérias; Evolução técnico-científica; Nem todos agentes filtráveis podiam ser classificados como vírus; Vírus:

Leia mais

Professora Priscila F Binatto Biologia

Professora Priscila F Binatto Biologia Professora Priscila F Binatto Biologia CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura (morfologia) e funcionamento (fisiologia). As células são as unidades funcionais

Leia mais

Características Gerais. Representantes: Bactérias e cianobactérias (algas azuis).

Características Gerais. Representantes: Bactérias e cianobactérias (algas azuis). REINO MONERA Características Gerais Representantes: Bactérias e cianobactérias (algas azuis). Procariontes: ausência de carioteca e organelas membranosas no citoplasma. Unicelulares - Isolados ou coloniais.

Leia mais

Classificação dos seres vivos

Classificação dos seres vivos Classificação dos seres vivos Estudos filogenéticos separam os seres vivos em três grandes grupos ou domínios. Células Eucariontes e Procariontes Profª bióloga: Fernanda Pereira O que são células? As células

Leia mais

Características gerais:

Características gerais: Os Vírus Características gerais: São organismos acelulares; São parasitas intracelulares obrigatórios; Não possuem metabolismo próprio, portanto não fazem síntese protéica nem respiração celular; Seu material

Leia mais

Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes?

Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes? Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes? Reino Monera: cianobactérias ou cianofíceas ou algas azuis (são todas pro/uni/autó); Reino Protista : euglenofíceas crisofíceas

Leia mais

A Célula. A teoria celular, postulada por Schleiden e Schwann, assenta nos seguintes pressupostos:

A Célula. A teoria celular, postulada por Schleiden e Schwann, assenta nos seguintes pressupostos: A Célula Teoria celular: A teoria celular, postulada por Schleiden e Schwann, assenta nos seguintes pressupostos: A célula é a unidade básica estrutural e funcional de todos os seres vivos (isto é, todos

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Instituto Federal de Alagoas - Campus Piranhas ENGENHARIA AGRONÔMICA Vírus Prof.(a) Juliana Moraes Piranhas 2018 A natureza do vírus MADIGAN ET AL. (2016) e TORTORA et al. (2010)

Leia mais

CONHECENDO AS CÉLULAS. Prof. Msc. Cleysyvan Macedo

CONHECENDO AS CÉLULAS. Prof. Msc. Cleysyvan Macedo CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS Prof. Msc. Cleysyvan Macedo CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo) As células

Leia mais

MULTIPLICAÇÃO OU REPLICAÇÃO VIRAL Dentre as características essenciais dos vírus, se destaca a propriedade de somente serem aptos a se multiplicar no

MULTIPLICAÇÃO OU REPLICAÇÃO VIRAL Dentre as características essenciais dos vírus, se destaca a propriedade de somente serem aptos a se multiplicar no MULTIPLICAÇÃO OU REPLICAÇÃO VIRAL Dentre as características essenciais dos vírus, se destaca a propriedade de somente serem aptos a se multiplicar no interior de células vivas (parasitas intracelulares

Leia mais

Células. Capitulo 1: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição

Células. Capitulo 1: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição Células Capitulo 1: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição O que é uma célula? Pequenas unidades envolvidas por membranas e preenchidas por uma solução aquosa contendo agentes químicos, dotadas

Leia mais

ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS

ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS Entendemos que uma célula é a menor unidade estrutural e funcional básica do ser vivo, sendo considerada a menor porção de uma matéria viva. Segundo a Teoria Celular,

Leia mais

CURSO: Licenciatura em Ciências Biológicas DISCIPLINA: Biologia Celular e Molecular PROFESSORA: Dra. Jaqueline Figuerêdo Rosa. Introdução à Célula

CURSO: Licenciatura em Ciências Biológicas DISCIPLINA: Biologia Celular e Molecular PROFESSORA: Dra. Jaqueline Figuerêdo Rosa. Introdução à Célula CURSO: Licenciatura em Ciências Biológicas DISCIPLINA: Biologia Celular e Molecular PROFESSORA: Dra. Jaqueline Figuerêdo Rosa Introdução à Célula robsonbarbieri.blogspot.com O que é CÉLULA? Célula é a

Leia mais

Característica gerais dos vírus e Replicação viral

Característica gerais dos vírus e Replicação viral Característica gerais dos vírus e Replicação viral O que são os vírus? São agentes infecciosos acelulares; São replicados por uma célula hospedeira (não possuem metabolismo, são parasitas moleculares);

Leia mais

O fitoplâncton é composto por seres microscópicos fotossintetizantes que flutuam na superfície das águas (cianobactérias e algas unicelulares

O fitoplâncton é composto por seres microscópicos fotossintetizantes que flutuam na superfície das águas (cianobactérias e algas unicelulares 1 2 O fitoplâncton é composto por seres microscópicos fotossintetizantes que flutuam na superfície das águas (cianobactérias e algas unicelulares eucariontes). Estima-se que as microalgas do fitoplâncton

Leia mais

Apostila de Ciências

Apostila de Ciências Apostila de Ciências Reino Plantae Módulo I É o Reino formado por plantas ou vegetais, tais como, musgos, samambaias, pinheiros, árvores, arbustos, etc.. Todas possuem clorofila (substância responsável

Leia mais

C itologia. Rick and Morty UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

C itologia. Rick and Morty UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE C itologia Viver é arriscar tudo. Caso contrário você é apenas um pedaço inerte de moléculas montadas aleatoriamente à deriva onde o universo te sopra. Rick and Morty O que a citologia estuda? Definindo

Leia mais

A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke.

A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. Com um microscópio muito simples, ele observou pedacinhos de cortiça

Leia mais

Células. Capitulos 1 e 2: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição

Células. Capitulos 1 e 2: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição Células Capitulos 1 e 2: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição O que é uma célula? Pequenas unidades envolvidas por membranas e preenchidas por uma solução aquosa contendo agentes químicos,

Leia mais

CAPÍTULO 7: PROTOZOÁRIOS, ALGAS E FUNGOS (PG. 90) PROFESSOR: NIXON REIS 7 ANO

CAPÍTULO 7: PROTOZOÁRIOS, ALGAS E FUNGOS (PG. 90) PROFESSOR: NIXON REIS 7 ANO CAPÍTULO 7: PROTOZOÁRIOS, ALGAS E FUNGOS (PG. 90) PROFESSOR: NIXON REIS 7 ANO UMA CÉLULA COM NÚCLEO OS PROTISTAS SÃO EUCARIONTES; MITOCÔNDRIAS E CLOROPLASTO; PROTISTAS UNICELULARES SÃO, GERALMENTE MICROSCÓPICOS.

Leia mais

Biologia Fungos e Algas

Biologia Fungos e Algas Biologia Fungos e Algas Mankets! Fungos são seres uni ou pluricelulares, eucariontes, heterótrofos, pertencentes ao Reino Fungi. Acreditava-se que os fungos seriam vegetais que perderam a capacidade de

Leia mais

A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke.

A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. CITOLOGIA A CÉLULA é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. Com um microscópio muito simples, ele observou pedacinhos

Leia mais

1º ano. Professora Priscila Franco Binatto

1º ano. Professora Priscila Franco Binatto 1º ano Professora Priscila Franco Binatto Onde encontramos os seres vivos? Níveis de organização da vida POPULAÇÕES conjunto de indivíduos de uma mesma espécie. COMUNIDADE conjunto de populações de certa

Leia mais

Que diferenças existem entre a célula vegetal e animal? Características da célula vegetal e fotossíntese.

Que diferenças existem entre a célula vegetal e animal? Características da célula vegetal e fotossíntese. Que diferenças existem entre a célula vegetal e animal? Características da célula vegetal e fotossíntese. Parte da Célula Principais diferenças: Componente Célula Animal Célula Vegatal Membrana Parede

Leia mais

Microbiologia Florestal. Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal, M.Sc.

Microbiologia Florestal. Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal, M.Sc. Microbiologia Florestal Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal, M.Sc. Carga horária 60 h Estudo da microbiologia como ciência e as áreas de aplicação O controle de microrganismos EMENTA Estudo dos microrganismos:

Leia mais

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 47 Citologia

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 47 Citologia Prof. Marcelo Langer Curso de Biologia Aula 47 Citologia PROCARIONTES Todos são classificados dentro do Reino Monera ser vivo com núcleo primitivo e unicelulares. Não formam tecidos e nem órgãos. Formados

Leia mais

BIOLOGIA MÓDULO 7 REINO MONERA 1. CARACTERÍSTICAS GERAIS 2. CLASSIFICAÇÃO

BIOLOGIA MÓDULO 7 REINO MONERA 1. CARACTERÍSTICAS GERAIS 2. CLASSIFICAÇÃO REINO MONERA 1. CARACTERÍSTICAS GERAIS Os primeiros organismos vivos que estudaremos são agrupados no reino Monera. Estes procariontes, sem núcleo definido ou qualquer estrutura membranosa interna, podem

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 7 Turma: Data: 08/05/2017 Nota: Professor(a): Sirlene Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Biologia Celular. Profa Cristina L S Petrarolha Silva

Biologia Celular. Profa Cristina L S Petrarolha Silva Biologia Celular Visão Geral das Células Profa Cristina L S Petrarolha Silva Vírus não são células: partículas intracelulares obrigatórias Propagação dos vírus com lise da célula hospedeira. Fonte: http://www.brasilescola.com/biologia/virus.htm

Leia mais