CARTILHA PREVMAIS Conforme aprovação publicada no Diário Oficial da União de 07/07/2006.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CARTILHA PREVMAIS Conforme aprovação publicada no Diário Oficial da União de 07/07/2006."

Transcrição

1 NOVA CARTILHA 1

2 CARTILHA PREVMAIS Conforme aprovação publicada no Diário Oficial da União de 07/07/2006. Sumário ADESÃO AO PREVMAIS 1. Por que aderir ao PrevMais? Quem pode aderir ao PrevMais? Quais os benefícios oferecidos pelo PrevMais? Em caso de falecimento quem serão os meus beneficiários e o que receberão? Como devo proceder para aderir ao Plano PrevMais?...4 SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES AO PREVMAIS Quais são as contribuições para o PrevMais e qual o valor? O que é o PPE? Posso alterar minha Contribuição Normal mensal? O Patrocinador contribui com algum valor para mim? E se eu quiser parar de contribuir temporariamente para o PrevMais, posso? O que é o Montante Financeiro Individual (MFI)? Como são aplicadas as contribuições dos Participantes e dos Patrocinadores? O que são os Perfis de Investimento e como faço para optar por um deles?...6 SOBRE O REGIME TRIBUTÁRIO O que são regimes tributários e qual escolher? O que é o Regime Tributário Progressivo? O que é o Regime Tributário Regressivo?...8 SOBRE O BENEFÍCIO DE RENDA MENSAL Quando terei acesso à Renda Mensal do PrevMais? Posso sacar o MFI de uma só vez no momento da solicitação da Renda Mensal? O que é Renda Mensal Programada? O que é Renda Mensal por Prazo Programado? O que é Renda Mensal Vitalícia em Cotas? O que é Renda Mensal Vitalícia em Moeda Corrente? Como o Participante solicita o Benefício de Renda Mensal? O que será descontado do Benefício de Renda Mensal?...10 SOBRE OS BENEFÍCIOS DE RISCO Quando posso receber os benefícios de risco? O que a suplementação de auxílio doença/acidente de trabalho? O que é suplementação de aposentadoria por invalidez? O que é suplementação de pensão por morte? O que é descontado do Benefício de Risco? Por que devo pagar a Contribuição para Benefícios de Risco, se já estou...12 aposentado no INSS? Por que devo pagar a Contribuição para Benefício de Risco se não tenho...12 dependentes? O que é o auxílio funeral?...13 SOBRE A DESISTÊNCIA DO PREVMAIS Caso eu não queira mais continuar vinculado ao PrevMais, o que devo fazer?

3 34. O que recebo no momento do meu desligamento? Posso aderir novamente ao Prevmais após o desligamento do Economus por...13 desistência?...13 SOBRE OS INSTITUTOS LEGAIS O que são os Institutos Legais? O que é o Autopatrocínio? O que é o Benefício Proporcional Diferido (BPD)? O que é a Portabilidade? O que é Resgate? Como posso solicitar algum dos Institutos Legais acima?

4 ADESÃO AO PREVMAIS 1. Por que aderir ao PrevMais? Ser participante do PrevMais é garantir uma renda adicional na aposentadoria ou em situações imprevistas, como doença, invalidez e morte. A previdência complementar oferecida pelo Economus é uma forma de poupança para garantir um futuro mais tranqüilo. O Patrocinador contribui com o mesmo valor, o que significa rentabilidade acima de qualquer investimento individual. 2. Quem pode aderir ao PrevMais? O PrevMais é um plano de previdência complementar criado exclusivamente para os funcionários do Banco Nossa Caixa e do Economus, que são os Patrocinadores. Todos os que possuem vínculo empregatício com um dos Patrocinadores, desde que não sejam Participantes não saldados do Plano de Benefício Definido, podem aderir ao PrevMais. 3. Quais os benefícios oferecidos pelo PrevMais? Há dois tipos de benefício: Benefício Programado e Benefício de Risco. O Programado é aquele em que o Participante determina quando irá iniciar o recebimento, respeitando sempre as demais as condições estipuladas no Regulamento. Esse benefício só poderá ser recebido após o término do contrato de trabalho com o Patrocinador e se o Participante tiver, no mínimo, cinco anos de adesão ao PrevMais (para os que saldaram o plano BD será contado o tempo de adesão anterior). É um Benefício de Renda Mensal e se divide, de acordo com a forma de recebimento, em quatro tipos: Renda Programada, Prazo Programado, Vitalício em Cotas e Vitalício em Moeda Corrente. Os Benefícios de Risco correspondem a situações imprevisíveis como doença, acidente de trabalho, invalidez e morte. 4. Em caso de falecimento quem serão os meus beneficiários e o que receberão? No PrevMais há dois tipos de dependentes: 1) Beneficiário: cônjuge/companheiro e filhos, incluindo enteado e adotado legalmente, menores de 21 anos de idade, sendo estendido até 24 anos de idade para queme freqüenta curso superior em estabelecimento de ensino oficial. Não há limite de idade para filho total e permanentemente inválido. 2) Beneficiário Indicado: na falta dos beneficiários descritos acima, pode ser indicada outra pessoa para recebimento do benefício. A inscrição poderá ser alterada a qualquer tempo, por meio de comunicação escrita do Participante. Caso não haja Beneficiário Indicado, o valor devido como Pensão por Morte será pago, na forma do Regulamento, aos herdeiros designados em inventário judicial. 5. Como devo proceder para aderir ao Plano PrevMais? O Termo de Adesão está no site ou pode ser solicitado na Central de Atendimento Previdenciário do Economus, tel. (11)

5 SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES AO PREVMAIS 6. Quais são as contribuições para o PrevMais e qual o valor? No PrevMais há cinco tipos de contribuição: Contribuição Normal ao aderir, o Participante escolhe o percentual de contribuição, entre 2% a 8% do Salário de Benefício (salário fixo recebido mensalmente, limitado a seis vezes o PPE), para formação da reserva que irá garantir o Benefício programado. Serão efetuadas 13 contribuições por ano, descontadas no holerite. A Contribuição Normal cessará quando o Participante completar 60 anos de idade ou 35 anos de vinculação ao Prevmais. O Patrocinador contribui com o mesmo valor e pelo mesmo prazo. Contribuição para os Benefícios de Risco além da Contribuição Normal, há uma taxa específica para custear os Benefícios de Risco. O valor varia conforme a faixa salarial de cada um. Atualmente, o cálculo é baseado em tabela revista anualmente, disponível no site link PrevMais. Essa contribuição não forma reserva, pois tem o objetivo de proporcionar cobertura contra os riscos de afastamento por doença, acidente de trabalho, invalidez ou morte. O Patrocinador contribui com o mesmo valor. Contribuição para o Custeio do Administrativo custeia as despesas administrativas para a manutenção do PrevMais e é determinada pela faixa salarial. Essa contribuição não forma reserva, pois é utilizada todo mês para o pagamento das despesas administrativas. É calculada por tabela revista anualmente, disponível no site link PrevMais, Taxas de Contribuição PrevMais, Taxas de Contribuição para Administração. Contribuição Adicional O Participante poderá, conforme sua conveniência, realizar aportes para o PrevMais, aumentando a reserva que custeará o Benefício Programado. Nesse caso, o Patrocinador não realizará Contribuição em igual valor. Por ser de livre-escolha do Participante, não há um percentual definido, nem piso ou teto, nem periodicidade. O Participante pode definir um percentual mensal para desconto na folha de pagamento, optar por boleto bancário, débito em contacorrente ou contribuição avulsa. Formulário específico para essa contribuição está no site Contribuição Voluntária substitui a Contribuição Normal a partir da época em que o Participante completa 60 anos de idade ou 35 anos de vinculação ao PrevMais, o primeiro dos dois, e está fixada entre 2% e 8% do salário fixo mensal. Como o nome diz, trata-se de um ato de vontade e o Patrocinador não realiza contribuição em igual valor. 7. O que é o PPE? É o Padrão Previdenciário Economus, valor de referência específico para o PrevMais, que substitui o teto do INSS. O PPE está fixado em R$ 2.410,72 base 01/2008, sendo atualizado pelo INPC uma vez por ano, no mês de janeiro. 5

6 O PPE possui duas finalidades: a primeira é estabelecer o teto do Salário de Benefício (salário fixo), sobre o qual incidem as contribuições para o PrevMais. A segunda é estabelecer o teto dos Benefícios de Risco. 8. Posso alterar minha Contribuição Normal mensal? A cada ano o Participante poderá alterar a contribuição para o Benefício Programado. A alteração é solicitada sempre no mês de novembro e o novo percentual entra em vigor no mês de janeiro do ano seguinte. A contribuição pode ser alterada respeitando-se a faixa entre 2% e 8% do salário fixo. O Patrocinador seguirá a alteração efetuada. 9. O Patrocinador contribui com algum valor para mim? Sim, o Patrocinador contribui mensalmente com o mesmo percentual escolhido pelo Participante para a Contribuição Normal, de 2% a 8%, além de fazer o mesmo para os benefícios de risco e para o custeio administrativo. 10. E se eu quiser parar de contribuir temporariamente para o PrevMais, posso? Pode sim. No PrevMais há a flexibilidade de interromper temporariamente as contribuições Normais. Para isso, o Participante deverá preencher formulário próprio, especificando a data de retorno. Mas atenção: durante o período de suspensão das contribuições, não haverá cobertura para situações de risco, tais como doença, invalidez ou morte. 11. O que é o Montante Financeiro Individual (MFI)? É a soma das Contribuições Normais, Adicionais e Voluntárias do Participante e das Contribuições Normais do Patrocinador. Sobre o MFI incide a rentabilidade obtida nas aplicações financeiras realizadas pelo Economus. Os valores são convertidos em cotas. 12. Como são aplicadas as contribuições dos Participantes e dos Patrocinadores? Os recursos são aplicados de acordo com a Política de Investimentos do Economus, levando-se em consideração os limites legais estabelecidos pela legislação que regulamenta as Entidades Fechadas de Previdência Complementar. O intuito é garantir a diversificação e reduzir riscos de concentração dos investimentos. Atualmente os recursos estão concentrados em renda fixa e empréstimos aos Participantes. Com a criação dos perfis de investimento, será permitida a alocação de recursos em renda variável, que contempla ações de companhias abertas, privilegiando-se empresas aderentes aos padrões de governança corporativa mais elevados. Os investimentos nesse segmento podem ser feitos via compra direta de ações, ou por meio de fundos de investimentos em ações, e/ou multimercado com renda variável, sempre respeitando os limites propostos na política de investimentos. 13. O que são os Perfis de Investimento e como faço para optar por um deles? Os perfis de investimento são combinações de ativos financeiros considerados de renda fixa, renda variável e empréstimos. Isso possibilita estratégias para atender as expectativas de retornos diferenciados entre os perfis e com diferentes níveis de riscos. Os perfis aprovados pelo Economus são segregados da seguinte forma: Conservador, Moderado, Agressivo e Super-Agressivo. Veja como é a composição de cada um: 6

7 Perfil Conservador: agrupa uma composição de ativos financeiros de renda fixa com reduzido nível de risco, privilegiando em grande medida a liquidez da carteira e a preservação do valor investido, tendo como objetivo acompanhar a evolução apresentada pelo CDI - Certificado de Depósito Bancário. Essa classe de investimento é destinada aos participantes com baixa tolerância a risco e é recomendada para aqueles com pouco tempo para requerer a aposentadoria no PrevMais. Nesse perfil, a composição objetivo é de 98% em Renda Fixa e 2% em empréstimos. Perfil Moderado: busca obter uma relação de risco e retorno esperado superior ao verificado no "conservador" no longo prazo, por meio da composição de ativos de 85% em renda fixa e 15% em renda variável. Essa classe de investimento é destinada aos participantes com alguma tolerância ao risco e visão de longo prazo. Perfil Agressivo: tem por objetivo obter uma relação de risco e retorno esperado acima do "moderado" no longo prazo, por meio da composição de ativos originários de 70% em renda fixa e 30% em renda variável. Destinado aos Participantes que aceitam mais volatilidade e estão dispostos a correr mais riscos em busca de maior retorno financeiro no longo prazo. Perfil Super Agressivo: tem por objetivo obter uma relação de risco e retorno acima do "agressivo" no longo prazo, por meio da composição de ativos de 50% em renda fixa e 50% em renda variável. Destinado aos Participantes que conhecem melhor os mecanismos de mercado e buscam maiores retornos no longo prazo. A opção pelos perfis poderá ser efetuada em épocas pré-estabelecidas, migrando a totalidade dos recursos alocados no Montante Financeiro Individual (fundos A, B e C) para o perfil que apresente uma relação risco/retorno mais ajustada à expectativa individual. SOBRE O REGIME TRIBUTÁRIO 14. O que são regimes tributários e qual escolher? A Lei nº /04 possibilitou aos Participantes a opção entre dois regimes de tributação: Progressivo e Regressivo. Em ambos, o tributo incidirá sobre os benefícios futuros. A opção é irretratável e irrevogável, ou seja, não poderá ser modificada após a escolha feita no ato da adesão ao PrevMais, ou, no máximo, até o último dia útil do mês seguinte à adesão. Caso não haja manifestação por parte do Participante, a lei determina que seja imputado o Regime Progressivo. Durante a fase de acumulação não há diferença entre os dois regimes. O abatimento possível pela lei que regula o Imposto de Renda é igual e equivale a até 12% dos rendimentos tributáveis no ano fiscal. É comum o questionamento sobre qual dos dois regimes é o melhor. Não há resposta pronta para essa questão, pois depende das características individuais. Se o valor do Benefício de Renda Mensal estiver na faixa isenta ou até 15% da Tabela Progressiva, havendo descontos 7

8 facultados na legislação, como escola, médicos, etc., pode-se dizer que o melhor regime seria o Progressivo. Caso o período de acumulação seja de mais de 15 anos, não havendo outros itens a serem utilizados na diminuição da base de cálculo, o regime Regressivo seria o mais indicado. Entretanto, como só é possível escolher no momento da adesão ao PrevMais, é necessário analisar cuidadosamente. 15. O que é o Regime Tributário Progressivo? É o regime que utiliza a mesma tabela de desconto de Imposto de Renda adotada nos salários. Os valores retidos no recebimento do benefício poderão ser utilizados para compor a Declaração de Ajuste Anual. Em caso de resgate das contribuições, quando do desligamento do Patrocinador, a tributação é fixada em 15%, independentemente do valor resgatado. 16. O que é o Regime Tributário Regressivo? Nesse regime a tributação é exclusiva na fonte, ou seja, não pode ser utilizada para compor a Declaração Anual, e as alíquotas variam de acordo com o tempo de permanência no plano, conforme tabela abaixo: 35% - prazo de acumulação de até dois anos; 30% - mais de 2 anos e até 4 anos; 25% - mais de 4 anos e até 6 anos; 20% - mais de 6 anos e até 8 anos; 15% - mais de 8 anos e até 10 anos; 10% - mais de 10 anos. A forma de contagem do tempo de permanência das contribuições no plano para fins de I.R. será a seguinte: Para Renda Mensal Programada ou por Prazo Programado, será utilizado o PEPS método contábil que significa o primeiro que entra é o primeiro que sai. O objetivo é pagar as contribuições mais antigas primeiro, tributando com a alíquota mais baixa; Para Renda Mensal Vitalícia, será utilizado o PMP Prazo Médio Ponderado. O cálculo do prazo será baseado na média ponderada do tempo de acumulação dos recursos. É preciso ter aproximadamente 15 anos ou mais de contribuição para se chegar à média que garantiria a alíquota de 10%; Nos casos de invalidez ou morte, se o titular tiver escolhido esse regime, o beneficiário terá no máximo 25% de desconto a título de imposto de renda, caso o período de contribuições tenha sido menor do que quatro anos. Se o período de contribuições for maior que seis anos, a alíquota corresponderá ao percentual equivalente ao tempo de acumulação. Na fase de recebimento, o imposto é definitivo, ou seja, não há possibilidade de abatimento na Declaração Anual. 8

9 SOBRE O BENEFÍCIO DE RENDA MENSAL 17. Quando terei acesso à Renda Mensal do PrevMais? Para requerer um dos quatro tipos do Benefício de Renda Mensal (Benefício Programado), não é necessário estar aposentado no INSS nem ter idade mínima. Você poderá solicitar o benefício após o término do contrato de trabalho com o Patrocinador e desde que tenha pelo menos cinco anos de adesão ao PrevMais. Os que fizeram o Saldamento do antigo Plano BD podem contar o tempo de adesão anterior. 18. Posso sacar o MFI de uma só vez no momento da solicitação da Renda Mensal? No momento da solicitação da Renda Mensal, em qualquer um dos quatro tipos de Benefício de Renda Mensal, é permitido ao Participante resgatar até 25% do total do MFI. Nesse resgate será retido o Imposto de Renda, conforme o regime previamente escolhido. O restante do saldo do MFI custeará uma das quatro formas de Renda Mensal existentes no PrevMais. No site você tem acesso ao Simulador para o cálculo de qualquer uma das formas de Renda Mensal discriminadas a seguir. 19. O que é Renda Mensal Programada? A Renda Mensal Programada pode ser chamada também de Suplementação de Aposentadoria. Não usamos o termo Aposentadoria porque não é necessário estar aposentado no INSS para receber esse benefício do PrevMais. Na Renda Mensal Programada, o Participante escolhe o percentual que quer receber, entre 0,5% e 2,0% do saldo do Montante Financeiro Individual (MFI). Esse percentual pode ser alterado uma vez por ano, no mês de novembro. O saldo é fixado em cotas, portanto o valor sofrerá alteração mensalmente. Também há a possibilidade de o Participante escolher, anualmente, se deseja receber o 13º provento. Deve-se observar que, se o percentual escolhido for maior do que o do rendimento do MFI, haverá redução dos proventos ao longo do tempo. Em caso de falecimento do titular, o benefício poderá ser pago aos Beneficiários ou, na falta desses, aos Beneficiários Indicados. O valor também poderá ser resgatado em uma única parcela. 20. O que é Renda Mensal por Prazo Programado? Quando o Participante, em vez de determinar o valor mensal do provento (ver pergunta 19), escolhe um prazo determinado para receber o Montante Financeiro Individual (MFI), chamamos o benefício de Renda Mensal por Prazo Programado. O tempo mínimo para receber o benefício, nesse caso, é de cinco anos, ou seja, 60 parcelas, sem considerar o 13º. O valor sofrerá alteração mensal, pois o saldo é em cotas. Nessa modalidade também é possível alterar o prazo de recebimento anualmente, no mês de novembro, sempre respeitando o prazo mínimo estabelecido. Há a possibilidade de o Participante escolher, anualmente, se deseja receber o 13º salário. Deve-se observar que, quanto maior o prazo escolhido, menor o valor do benefício. Vale lembrar que, quando terminar o prazo contratado, termina o vínculo do Participante com o PrevMais. 9

10 Em caso de falecimento do titular, o valor do benefício continuará a ser pago aos Beneficiários ou, na falta desses, aos Indicados, até o término do prazo estabelecido pelo titular. 21. O que é Renda Mensal Vitalícia em Cotas? Se o Participante desejar um benefício vitalício, poderá optar por esse tipo de renda, calculada de acordo com o saldo acumulado no Montante Financeiro Individual (MFI) e de um fator atuarial. O reajuste será mensal, de acordo com a variação das cotas. Para calcular o valor dessa renda, basta utilizar a tabela que se encontra no site Depois de efetuado o cálculo, não há mais possibilidade de sacar o MFI. Em caso de falecimento do titular, o valor a ser recebido pelos Beneficiários corresponderá a 75% do que o titular recebia. No caso do pensionista cônjuge, haverá redutor de 4% para cada ano em que a diferença de idade for superior a 15 anos. Caso não haja Beneficiário legal, o Beneficiário Indicado não terá direito à continuidade do benefício. A Renda Mensal Vitalícia em Cotas prevê o 13º salário. 22. O que é Renda Mensal Vitalícia em Moeda Corrente? Nesse tipo de renda, o benefício é calculado em moeda corrente e não em cotas, com base no saldo do Montante Financeiro Individual (MFI) e em um fator atuarial. O reajuste ocorre no mês de setembro, pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Nesse benefício está incluído o 13 o. salário. Para calcular o valor da renda, basta utilizar a tabela que se encontra no site Depois de efetuado o cálculo, não há mais possibilidade de sacar o MFI. Em caso de falecimento do titular, o valor a ser recebido pelos Beneficiários corresponderá a 75% do que o titular recebia. Se o beneficiário for o cônjuge, haverá redutor de 4% por ano em que a diferença de idade entre o participante e o cônjuge for superior a 15 anos. Caso não haja Beneficiário, o Indicado não terá direito à continuidade do benefício. 23. Como o Participante solicita o Benefício de Renda Mensal? No caso de demissão, o Participante do PrevMais que tenha interesse em iniciar o Benefício de Renda Mensal deverá imprimir formulário próprio, disponível no site assinalando o tipo de Renda Mensal desejado, bem como outros dados inerentes ao tipo escolhido, como percentual, tempo de recebimento, etc. Caso não tenha acesso à internet, o Participante do PrevMais deverá entrar em contato com a Central de Relacionamento do Economus, informando um número de fax para o envio do formulário. 24. O que será descontado do Benefício de Renda Mensal? Haverá desconto do Imposto de Renda, na forma do regime escolhido, e da taxa administrativa, conforme Plano Anual de Custeio vigente. Outros descontos deverão ser autorizados pelo Participante junto à entidade consignatária. 10

11 SOBRE OS BENEFÍCIOS DE RISCO 25. Quando posso receber os benefícios de risco? Os benefícios de risco suplementação de auxílio doença/acidente de trabalho, invalidez, pensão por morte - são recebidos quando for concedido o mesmo benefício pelo INSS e após cumprimento da devida carência (exceto o auxílio-funeral). 26. O que a suplementação de auxílio doença/acidente de trabalho? É um benefício para que o Participante afastado por doença ou acidente de trabalho tenha um padrão de vida próximo ao que possuía enquanto ativo. Não há carência. O benefício é calculado utilizando-se o salário fixo do mês anterior ao da data do afastamento (por data de afastamento, entende-se o 16º dia após o último trabalhado). O benefício será o maior valor entre 5% do salário fixo e a diferença desse valor e o Padrão Previdenciário Economus (PPE), limitado a três PPE s. O formulário específico para solicitação e a relação de documentos estão no site anexando a documentação mencionada no próprio site. 27. O que é suplementação de aposentadoria por invalidez? É um benefício vitalício, calculado utilizando-se o salário fixo do mês anterior ao do início do benefício de aposentadoria, como se na ativa estivesse. Não há carência. O valor será o maior valor entre 5% do salário fixo e a diferença entre esse salário e o Padrão Previdenciário Economus (PPE), limitado a cinco PPE s. No momento da concessão desse benefício, o Participante receberá também, sob forma de prestação única, o saldo de todas as Contribuições Normais, Voluntárias e Adicionais acumuladas nos Fundos A e B, excetuando-se as Contribuições Normais do Patrocinador. Para solicitação desse benefício, deve ser preenchido formulário próprio, que se encontra no site anexando a documentação mencionada no próprio site. 28. O que é suplementação de pensão por morte? É um benefício vitalício, para suplementar a pensão do INSS, em caso de falecimento do Participante em atividade ou que esteja recebendo suplementação de aposentadoria por invalidez. A suplementação de pensão por morte é paga quando há o falecimento do Participante antes que ele receba o Benefício de Renda Mensal. A carência é de um ano. Para o cálculo utiliza-se o salário fixo do mês anterior ao do início do benefício de aposentadoria, como se na ativa estivesse. O provento será o maior valor entre 5% do salário fixo e a diferença entre esse salário e o valor de um Padrão Previdenciário Economus (PPE), limitado a cinco PPE s. É necessário que o dependente esteja recebendo benefício análogo no INSS. No momento da concessão do benefício, os dependentes receberão também, sob a forma de prestação única, o saldo total das Contribuições Normais, Voluntárias e Adicionais acumuladas nos Fundos A e B, excetuando-se as Contribuições Normais do Patrocinador. Para o recebimento desse benefício, deve ser preenchido formulário próprio, que se encontra no site anexando a documentação mencionada no próprio site. No caso de falecimento de Participante que já esteja em gozo do Benefício de Renda Mensal, a renda do dependente será determinada conforme abaixo descrito: 11

12 Se o Participante optou pelo recebimento do Benefício de Renda Mensal Programada: os Beneficiários e na falta desses os Beneficiários Indicados poderão escolher pela continuidade do recebimento do benefício, alterando o percentual no mês de novembro de cada ano; ou escolher pelo recebimento na forma de pagamento único do Montante Financeiro Individual (MFI). No caso do recebimento do MFI, não haverá mais vínculo dos dependentes com o PrevMais; Se o Participante optou pelo recebimento do Benefício de Renda Mensal por Prazo Programado: os Beneficiários e na falta desses os Beneficiários Indicados continuarão a receber o mesmo benefício mensal que o Participante vinha recebendo, durante o período restante. Finalizado esse período, encerra-se o vínculo com o PrevMais; Se o Participante optou pelo recebimento do Benefício de Renda Mensal Vitalícia, em cotas ou em moeda corrente: os Beneficiários, e somente esses, receberão uma renda mensal vitalícia (no caso do cônjuge e filhos inválidos) ou temporária (no caso de filhos sem a condição de invalidez) de valor correspondente a 75% do benefício que o Participante vinha recebendo. Caso a diferença entre a idade do cônjuge e do Participante seja maior do que 15 anos, haverá desconto de 4% por ano que ultrapassar essa marca. 29. O que é descontado do Benefício de Risco? Na suplementação de auxílio doença/acidente de trabalho é descontada a Contribuição Normal, a Contribuição para os Benefícios de Risco e a Contribuição para o Custeio Administrativo, conforme custeio disponível no site do Economus. Não há desconto do Imposto de Renda. No caso de suplementação de aposentadoria por invalidez, haverá o desconto de 4,1% a título de Contribuição Normal, para formação de reserva para o pagamento de pensão por morte e o percentual para Custeio Administrativo, conforme Plano Anual de Custeio. Dependendo se o benefício for decorrente de auxílio-doença ou de acidente do trabalho, poderá haver desconto do Imposto de Renda. Na suplementação de Pensão por Morte haverá desconto para o Custeio Administrativo e Imposto de Renda. 30. Por que devo pagar a Contribuição para Benefícios de Risco, se já estou aposentado no INSS? Em razão do caráter mutualista desses benefícios, todos pagam o valor necessário para o conjunto de participantes do Plano. A contribuição mensal para benefícios de risco garante o direito à suplementação de pensão por morte e auxílio-funeral aos dependentes do Participante em atividade, que está aposentado pelo INSS. 31. Por que devo pagar a Contribuição para Benefício de Risco se não tenho dependentes? O PrevMais foi elaborado para que todos ficassem protegidos de infortúnios, como morte, invalidez e doença. Mesmo que o Participante não tendo dependentes atualmente, no futuro poderá ter. O segundo motivo é que os Benefícios de Risco são mutualistas, para que o custo seja menor individualmente. 12

13 32. O que é o auxílio funeral? O benefício será pago em caso de falecimento do Participante em atividade não é estendido ao falecimento de Participante que esteja recebendo Benefício de Renda Mensal em parcela única, ao Beneficiário que o requerer. Na hipótese de existir mais de um Beneficiário, o requerimento do Auxílio Funeral (disponível no deverá conter anuência de todos os Beneficiários do Participante falecido ou de seus representantes legais, conforme o caso. O valor equivale a três vezes o Salário de Benefício (salário fixo), limitado a três PPE s. SOBRE A DESISTÊNCIA DO PREVMAIS 33. Caso eu não queira mais continuar vinculado ao PrevMais, o que devo fazer? O desligamento do PrevMais significa a perda da proteção em caso de doença, acidente de trabalho, invalidez ou morte, além de representar a interrupção de uma poupança para o futuro, com a contribuição paritária do Patrocinador. Se o Participante tomar a decisão de se desligar do PrevMais, deverá imprimir, preencher e assinar formulário próprio, que está no site no link Previdência, enviando-o para o Economus Departamento de Benefícios. 34. O que recebo no momento do meu desligamento? Pela nova legislação, o Participante não recebe nada no momento do Desligamento por Desistência. Para resgatar as contribuições normais pessoais dos Fundos A e B do Montante Financeiro Individual (ver item Sobre os Institutos Legais ), o ex-participante deverá desligar-se primeiro do Patrocinador. 35. Posso aderir novamente ao Prevmais após o desligamento do Economus por desistência? Sim, mas deverá esperar um ano da data do efetivo desligamento. Caso seja Participante Fundador, perderá as prerrogativas inerentes a essa categoria. SOBRE OS INSTITUTOS LEGAIS 36. O que são os Institutos Legais? São as possibilidades que o Participante, desligado do Patrocinador, possui quando não deseja ou não pode receber o Benefício de Renda Mensal. São quatro essas possibilidades: Autopatrocínio, Benefício Proporcional Diferido (BPD), Portabilidade e Resgate. Com exceção do Resgate, essas possibilidades somente são viáveis na ocasião em que o Participante se desligar do Patrocinador. 37. O que é o Autopatrocínio? É o Instituto Legal que possibilita ao Participante que se desliga do Patrocinador continuar vinculado ao PrevMais, com todas as prerrogativas de quando era funcionário. Será necessário continuar com as contribuições mensais, acrescidas das contribuições referentes 13

14 ao Patrocinador. Ou seja, haverá pagamento em dobro do percentual da Contribuição Normal, da Contribuição para os Benefícios de Risco e da Contribuição para o Custeio Administrativo. No caso da Contribuição Normal, o Participante poderá, no momento da solicitação do Autopatrocínio, rever o percentual de contribuição. O pagamento da contribuição poderá ser feito por boleto ou por débito em conta corrente. 38. O que é o Benefício Proporcional Diferido (BPD)? É o Instituto Legal que possibilita ao Participante que se desliga do Patrocinador optar por interromper as Contribuições Normais e para os Benefícios de Risco mantendo a Contribuição para o Custeio Administrativo sem perder o vínculo com o PrevMais. Desta forma, garante o direito a receber o Benefício de Renda Mensal na data de elegibilidade do Plano. Essa data de elegibilidade dar-se-á quando o Participante tiver, no mínimo, cinco anos de filiação ao PrevMais (inclui-se o tempo de adesão ao Plano de Benefício Definido, no caso de participantes fundadores que saldaram aquele Plano). Optando pelo BPD, o Participante receberá o Benefício de Renda Mensal assim que vier a solicitar, calculado com base no Montante Financeiro Individual (MFI), atualizado pela valorização das cotas existentes na ocasião de sua saída do Patrocinador. O Participante poderá também optar por manter a Contribuição para os Benefícios de Risco. Caso não opte pelos benefícios de risco e ocorra algum sinistro morte ou invalidez o Participante e/ou dependentes não receberão nenhuma suplementação. Nesse caso resta o resgate das Contribuições Normais Pessoais, por parte dos dependentes, via Alvará Judicial. 39. O que é a Portabilidade? Se o Participante que se desliga do Patrocinador não quiser manter o vínculo com o PrevMais, poderá levar o Montante Financeiro Individual (MFI) inclusive as contribuições do Patrocinador para outra Entidade de Previdência, Aberta ou Fechada. Nessa transferência de recursos não há pagamento de impostos ou taxas. Há também a possibilidade de o Participante trazer recursos de outras Entidades de Previdência ou Seguradoras para sua conta no PrevMais. Sempre a Entidade Originária (aquela da qual os recursos são retirados) deverá fornecer o Requerimento de Portabilidade ao Participante que deseja terminar aquele vínculo de adesão. No caso do Economus, o Termo de Portabilidade encontra-se no site no link Previdência. 40. O que é Resgate? É a possibilidade que faculta ao Participante, quando do desligamento do Patrocinador, receber as Contribuições Normais pessoais efetuadas ao PrevMais, ao longo do tempo que ficou vinculado, atualizadas pela valorização das cotas. Somente são resgatados os valores constantes nos Fundos A e B do Montante Financeiro Individual (MFI). Há incidência de Imposto de Renda, conforme a opção do Regime Tributário feito no momento da adesão (vide o item Sobre o Regime Tributário ). 41. Como posso solicitar algum dos Institutos Legais acima? O Economus, quando recebe o aviso do desligamento do Participante do Patrocinador, tem prazo de 30 dias para enviar o Extrato de Desligamento, que consiste em um formulário onde são colocadas as possibilidades: o recebimento do Benefício de Renda Mensal nas quatro modalidades e os Institutos Legais. 14

15 Nesse formulário são demonstrados os valores para cada opção. O Participante possui 30 dias, após o recebimento do extrato, para optar. Caso não decida por nenhuma das possibilidades apontadas, a legislação define que a Entidade o inclua como optante pelo Benefício Proporcional Diferido. 15

CARTILHA PLANO CELPOS CD

CARTILHA PLANO CELPOS CD CARTILHA PLANO CELPOS CD ORIGINAL PLUS O QUE É O PLANO CELPOS CD? O Plano Misto I de Benefícios CELPOS CD é um plano de previdência complementar cujo benefício de aposentadoria programada é calculado de

Leia mais

Sumário. A função do Resumo Explicativo 3. Bem-vindo ao Plano de Benefícios Raiz 4. Contribuições do Participante 6. Contribuições da Patrocinadora 7

Sumário. A função do Resumo Explicativo 3. Bem-vindo ao Plano de Benefícios Raiz 4. Contribuições do Participante 6. Contribuições da Patrocinadora 7 Sumário A função do 3 Bem-vindo ao Plano de Benefícios Raiz 4 Contribuições do Participante 6 Contribuições da Patrocinadora 7 Controle de Contas 8 Investimento dos Recursos 9 Benefícios 10 Em caso de

Leia mais

Estrutura do Plano de Benefícios Agilent

Estrutura do Plano de Benefícios Agilent Plano de Benefícios Agilent 1 Objetivo da HP Prev Proporcionar aos seus participantes a oportunidade de contribuir para a HP Prev e, juntamente com as contribuições da patrocinadora, formar uma renda mensal

Leia mais

Í n d i c e. Apresentação. Sobre a ELETROS. Sobre o Plano CD CERON. Características do Plano CD CERON

Í n d i c e. Apresentação. Sobre a ELETROS. Sobre o Plano CD CERON. Características do Plano CD CERON Í n d i c e Apresentação Sobre a ELETROS Sobre o Plano CD CERON Características do Plano CD CERON 3 4 5 6 A p r e s e n t a ç ã o Bem-vindo! Você agora é um participante do Plano CD CERON, o plano de benefícios

Leia mais

Material Explicativo

Material Explicativo Material Explicativo Material Explicativo Índice Introdução 4 Sobre o Plano Previplan 5 Adesão 5 Benefícios do Plano 6 Entenda o Plano 7 Rentabilidade 8 Veja como funciona a Tributação 9 O que acontece

Leia mais

SAIBA TUDO SOBRE O PLANO III DE PREVIDÊNCIA PRIVADA!

SAIBA TUDO SOBRE O PLANO III DE PREVIDÊNCIA PRIVADA! SAIBA TUDO SOBRE O PLANO III DE PREVIDÊNCIA PRIVADA! Prezado participante, 2 Brasil Foods Sociedade de Previdência Privada Cartilha Plano III Um dos grandes objetivos da política de recursos humanos de

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES NOVO REGIME DE TRIBUTAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA:

PERGUNTAS FREQUENTES NOVO REGIME DE TRIBUTAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA: PERGUNTAS FREQUENTES NOVO REGIME DE TRIBUTAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA: Vejam quais são as principais questões que envolvem o Novo Regime de Tributação e esclareçam suas dúvidas. 1) Como era o tratamento tributário

Leia mais

CARTILHA PERFIS DE INVESTIMENTOS

CARTILHA PERFIS DE INVESTIMENTOS CARTILHA PERFIS DE INVESTIMENTOS OBJETIVO GERAL O PrevMais prevê para o Benefício de Renda Programada a possibilidade de que os participantes optem por perfis de investimento, em épocas préestabelecidas,

Leia mais

Plano de Benefícios Visão Telesp Maio/2011

Plano de Benefícios Visão Telesp Maio/2011 Plano de Benefícios Visão Telesp Maio/2011 Índice Quem Somos Estrutura do plano Importância da Previdência Privada. Quanto antes melhor! As regras do plano Canais Visão Prev 2 Visão Prev Entidade fechada

Leia mais

Perfis de Investimento PrevMais

Perfis de Investimento PrevMais Cartilha Perfis de Investimento PrevMais [1] Objetivo Geral O regulamento do PREVMAIS prevê exclusivamente para o Benefício de Renda Programada a possibilidade de os participantes optarem por perfis de

Leia mais

Encontro dos Representantes Regionais da Prevdata 2012. Principais dúvidas no atendimento Plano CV Prevdata II

Encontro dos Representantes Regionais da Prevdata 2012. Principais dúvidas no atendimento Plano CV Prevdata II Encontro dos Representantes Regionais da Prevdata 2012 Principais dúvidas no atendimento Plano CV Prevdata II Plano CV Prevdata II Dúvidas... Renda decorrente do saldo de conta: total acumulado das contribuições

Leia mais

Cartilha de Tributação. Recebimento do benefício do Plano ou Resgate de Contribuições

Cartilha de Tributação. Recebimento do benefício do Plano ou Resgate de Contribuições Cartilha de Tributação Recebimento do benefício do Plano ou Resgate de Contribuições A escolha de tributação - progressiva ou regressiva - só gera impactos no resgate de contribuição e/ou no recebimento

Leia mais

Cartilha do Participante

Cartilha do Participante FACEAL Fundação Ceal de Assistência Social e Previdência Cartilha do Participante Manual de Perguntas e Respostas Plano Faceal CD Prezado leitor, A FACEAL apresenta esta cartilha de perguntas e respostas

Leia mais

Fundação Forluminas de Seguridade Social - Forluz. Gerência de Previdência, Atuária e Atendimento

Fundação Forluminas de Seguridade Social - Forluz. Gerência de Previdência, Atuária e Atendimento Fundação Forluminas de Seguridade Social - Forluz Gerência de Previdência, Atuária e Atendimento Cenário A Seguradora Aegon realizou, no período entre janeiro e fevereiro de 2015, uma pesquisa entre quinze

Leia mais

PRHOSPER PREVIDÊNCIA RHODIA Planos de Aposentadoria (Incorporação Solvay do Brasil)

PRHOSPER PREVIDÊNCIA RHODIA Planos de Aposentadoria (Incorporação Solvay do Brasil) PRHOSPER PREVIDÊNCIA RHODIA Planos de Aposentadoria (Incorporação Solvay do Brasil) 08 de outubro 2015 Quem somos? Entidade Fechada de Previdência Complementar que administra os Planos de Previdência dos

Leia mais

Plano de Contribuição Definida

Plano de Contribuição Definida Plano de Contribuição Definida Gerdau Previdência CONHEÇA A PREVIDÊNCIA REGIME DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR Oferecido pelo setor privado, com adesão facultativa, tem a finalidade de proporcionar uma proteção

Leia mais

Material Explicativo. ABBprev Sociedade de Previdência Privada

Material Explicativo. ABBprev Sociedade de Previdência Privada Material Explicativo ABBprev Sociedade de Previdência Privada Este material explicativo tem como objetivo fornecer informações sobre um dos benefícios que as patrocinadoras ABB Ltda e Cooperativa de Crédito

Leia mais

Apresentação DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS ELETROS

Apresentação DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS ELETROS Apresentação Os participantes de Planos de Previdência Complementar estruturados na modalidade de Contribuição Definida (CD), como é o caso do Plano CD CERON, contam com duas opções de tributação do imposto

Leia mais

Introdução. Nesta cartilha, você conhecerá as principais características desse plano. O tema é complexo e,

Introdução. Nesta cartilha, você conhecerá as principais características desse plano. O tema é complexo e, Introdução O Plano Prodemge Saldado está sendo criado a partir da cisão do Plano Prodemge RP5-II e faz parte da Estratégia Previdencial. Ele é uma das opções de migração para participantes e assistidos.

Leia mais

MATERIAL. EXPlICatIvo. Plano BAYER CD

MATERIAL. EXPlICatIvo. Plano BAYER CD MATERIAL EXPlICatIvo Plano BAYER CD 1 Prezado Colaborador! você, que está sendo admitido agora ou ainda não aderiu ao Plano de Previdência oferecido pelo Grupo Bayer, tem a oportunidade de conhecer, nas

Leia mais

ESCLARECIMENTOS E ORIENTAÇÕES AOS PARTICIPANTES DO PLANO DE CONTRIBUIÇÃO DEFINIDA SISTEMA FIEMG

ESCLARECIMENTOS E ORIENTAÇÕES AOS PARTICIPANTES DO PLANO DE CONTRIBUIÇÃO DEFINIDA SISTEMA FIEMG ESCLARECIMENTOS E ORIENTAÇÕES AOS PARTICIPANTES DO PLANO DE CONTRIBUIÇÃO DEFINIDA SISTEMA FIEMG Imposto de Renda Retido na Fonte incidente sobre o Plano de Contribuição da CASFAM O Governo Federal, através

Leia mais

CARTILHA DO PLANO D FUNDAÇÃO DE SEGURIDADE SOCIAL BRASLIGHT

CARTILHA DO PLANO D FUNDAÇÃO DE SEGURIDADE SOCIAL BRASLIGHT CARTILHA DO PLANO D Cartilha - Plano D INTRODUÇÃO Você está recebendo a Cartilha do Plano D. Nela você encontrará um resumo das principais características do plano. O Plano D é um plano moderno e flexível

Leia mais

Tranquilidade e segurança para você e sua família.

Tranquilidade e segurança para você e sua família. Material de uso exclusivo do Bradesco. Produzido pelo Departamento de Marketing em fevereiro/2009. Reprodução proibida. Não jogue este impresso em via pública. Bradesco PGBL Proteção Familiar Para informações

Leia mais

Para cada valor depositado pelo participante a título de contribuição básica a Patrocinadora depositará valor idêntico.

Para cada valor depositado pelo participante a título de contribuição básica a Patrocinadora depositará valor idêntico. Apresentação Este é o MANUAL DO PARTICIPANTE da PRECE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR, material explicativo que descreve, em linguagem simples e precisa, as características gerais do Plano CD, com o objetivo

Leia mais

Previdência Privada Instrumento de Planejamento Pessoal

Previdência Privada Instrumento de Planejamento Pessoal PGBL PLANO GERADOR DE BENEFÍCIOS LIVRES Ideal para quem faz a declaração completa do IRPF, permite a dedução das contribuições efetuadas até o limite de 12% da renda bruta anual, reduzindo o valor a ser

Leia mais

Seu futuro está em nossos planos!

Seu futuro está em nossos planos! 1/8 CONHEÇA O PLANO DE BENEFÍCIOS CD-METRÔ DF Seu futuro está em nossos planos! 2014 2/8 1 Quem é a REGIUS? A REGIUS Sociedade Civil de Previdência Privada é uma entidade fechada de previdência privada,

Leia mais

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR O futuro que você faz agora FUNPRESP-JUD Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Judiciário 2 Funpresp-Jud seja bem-vindo(a)! A Funpresp-Jud ajudará

Leia mais

Essa avaliação quanto ao melhor regime tributário aplicável deve ser realizada caso a caso, levando-se em consideração:

Essa avaliação quanto ao melhor regime tributário aplicável deve ser realizada caso a caso, levando-se em consideração: Conforme o disposto pela legislação tributária, os participantes e assistidos que optarem pelo Plano Sabesprev Mais poderão optar pelo Regime de Tributação Regressivo, ao invés de receberem seus benefícios

Leia mais

Apresentação. Lembrando que esta cartilha não substitui o regulamento do Plano BD Eletrobrás, recomendamos a leitura atenta do referido regulamento.

Apresentação. Lembrando que esta cartilha não substitui o regulamento do Plano BD Eletrobrás, recomendamos a leitura atenta do referido regulamento. Apresentação A Lei Nº 11.053, de 29.12.2004, faculta aos participantes de Planos de Previdência Complementar, estruturados na modalidade de Contribuição Definida (CD), como é o caso do novo Plano CD Eletrobrás,

Leia mais

Índice BEM-VINDO AO PLANO UNIMED-BH 02 GLOSSÁRIO 03 CONHECENDO O PLANO 06 INFORMAÇÕES ADICIONAIS 10 FORMAS DE CONTATO 13

Índice BEM-VINDO AO PLANO UNIMED-BH 02 GLOSSÁRIO 03 CONHECENDO O PLANO 06 INFORMAÇÕES ADICIONAIS 10 FORMAS DE CONTATO 13 Índice BEM-VINDO AO PLANO UNIMED-BH 02 GLOSSÁRIO 03 CONHECENDO O PLANO 06 INFORMAÇÕES ADICIONAIS 10 FORMAS DE CONTATO 13 UD004110B-MioloGuiaPlanoUnimedBH15x21.indd 1 2 Bem-vindo ao Plano de Previdência

Leia mais

Alterações de Regulamento

Alterações de Regulamento Alterações de Regulamento Síntese das alterações propostas 1. DEFINIÇÕES GERAIS Beneficiários: será excluído o tempo mínimo de união estável com parceiro ou cônjuge para que seja reconhecido como beneficiário

Leia mais

2º Semestre de 2010 2

2º Semestre de 2010 2 1 2 2º Semestre de 2010 O objetivo deste material é abordar os pontos principais do Plano de Benefícios PreviSenac e não substitui o conteúdo do regulamento. 3 4 Índice PreviSenac para um futuro melhor

Leia mais

PLANO SUPLEMENTAR. Material Explicativo Plano Suplementar 1

PLANO SUPLEMENTAR. Material Explicativo Plano Suplementar 1 PLANO SUPLEMENTAR Material Explicativo 1 Introdução A CitiPrevi oferece planos para o seu futuro! Recursos da Patrocinadora Plano Principal Benefício Definido Renda Vitalícia Programa Previdenciário CitiPrevi

Leia mais

Manual Explicativo. Beleza é viver o futuro que você sempre sonhou. Boticário Prev

Manual Explicativo. Beleza é viver o futuro que você sempre sonhou. Boticário Prev Manual Explicativo Beleza é viver o futuro que você sempre sonhou. Boticário Prev 1. MANUAL EXPLICATIVO... 4 2. A APOSENTADORIA E VOCÊ... 4 3. PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR: O que é isso?... 4 4. BOTICÁRIO

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS NOVAS REGRAS PARA ESCOLHA DE BENEFICIÁRIOS

PERGUNTAS E RESPOSTAS NOVAS REGRAS PARA ESCOLHA DE BENEFICIÁRIOS PERGUNTAS E RESPOSTAS NOVAS REGRAS PARA ESCOLHA DE BENEFICIÁRIOS 1 - O que é Beneficiário Indicado? Qualquer pessoa física indicada pelo Participante conforme definido no regulamento do Plano. 2 - O que

Leia mais

Esta Cartilha vai ajudar você a entender melhor o Fundo Paraná de Previdência Multipatrocinada e o seu Plano de Benefícios ACPrev.

Esta Cartilha vai ajudar você a entender melhor o Fundo Paraná de Previdência Multipatrocinada e o seu Plano de Benefícios ACPrev. ÍNDICE CARTILHA EXPLICATIVA... 3 FUNDO PARANÁ... 4 PATRIMÔNIO... 5 SEGURANÇA... 5 BENEFÍCIO FISCAL... 6 ASFUNPAR... 7 PLANO ACPREV... 8 PARTICIPANTES... 8 Participante Ativo... 8 Participante Assistido...

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS BRASILPREV EXCLUSIVO PGBL E VGBL

NOTAS EXPLICATIVAS BRASILPREV EXCLUSIVO PGBL E VGBL NOTAS EXPLICATIVAS BRASILPREV EXCLUSIVO PGBL E VGBL O que é o Plano Brasilprev Exclusivo? O Brasilprev Exclusivo é uma solução moderna e flexível que ajuda você a acumular recursos para a realização dos

Leia mais

FAQ. Participante Ativo Alternativo

FAQ. Participante Ativo Alternativo FAQ Participante Ativo Alternativo O que mudou na Previdência do Servidor Público Federal? A previdência do servidor público passou por mudanças nos últimos anos a partir da emenda 41, da Constituição

Leia mais

Tabela Progressiva para o cálculo mensal do Imposto de Renda de Pessoa Física, anocalendário

Tabela Progressiva para o cálculo mensal do Imposto de Renda de Pessoa Física, anocalendário 1) Como é o Regime de Tributação Progressiva? Sobre os benefícios previdenciais pagos pelos fundos de pensão, o cálculo do imposto de renda devido obedece ao regulamento aplicável, por exemplo, aos rendimentos

Leia mais

Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos anos. O que existe é um déficit atuarial.

Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos anos. O que existe é um déficit atuarial. PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O SABESPREV MAIS. 1. A Sabesprev está em dificuldades financeiras? Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos

Leia mais

Plano de Previdência ArcelorMittal Brasil. Contribuição definida

Plano de Previdência ArcelorMittal Brasil. Contribuição definida Plano de Previdência ArcelorMittal Brasil Contribuição definida Plano de Previdência ArcelorMittal Brasil Este folheto contém as principais características do Plano de Previdência Complementar da ArcelorMittal

Leia mais

Plano TELOS Contribuição Variável - I

Plano TELOS Contribuição Variável - I Plano TELOS Contribuição Variável - I A sua empresa QUER INVESTIR NO SEU FUTURO, E VOCÊ? A sua empresa sempre acreditou na importância de oferecer um elenco de benefícios que pudesse proporcionar a seus

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS BRASILPREV PECÚLIO PGBL E VGBL

NOTAS EXPLICATIVAS BRASILPREV PECÚLIO PGBL E VGBL NOTAS EXPLICATIVAS BRASILPREV PECÚLIO PGBL E VGBL O que é um Plano Brasilprev Pecúlio? O plano Brasilprev Pecúlio é uma solução moderna e flexível que ajuda você a acumular recursos para a realização dos

Leia mais

Guia do Participante - Desligamento Como proceder no desligamento da Rhodia O plano não termina aqui: confira as opções

Guia do Participante - Desligamento Como proceder no desligamento da Rhodia O plano não termina aqui: confira as opções Planos de Aposentadoria Básico e Suplementar Contribuição Definida Guia do Participante - Desligamento Como proceder no desligamento da Rhodia O plano não termina aqui: confira as opções (documento completo

Leia mais

NOVO REGIME TRIBUTÁRIO EM PLANOS PREVIDENCIÁRIOS

NOVO REGIME TRIBUTÁRIO EM PLANOS PREVIDENCIÁRIOS NOVO REGIME TRIBUTÁRIO EM PLANOS PREVIDENCIÁRIOS Base legal: Lei no 11.053, de 29 de dezembro de 2004, Instrução Normativa nº 497, Instrução Normativa Conjunta SRF/SPC/SUSEP nº 524 e Medida Provisória

Leia mais

Programa de Assistência Médica para Aposentados CargillPrev (Plano Assistencial)

Programa de Assistência Médica para Aposentados CargillPrev (Plano Assistencial) Programa de Assistência Médica para Aposentados CargillPrev (Plano Assistencial) Programa de Assistência Médica para Aposentados CargillPrev (Plano Assistencial) Material Explicativo Encontre aqui as informações

Leia mais

na modalidade Contribuição Definida

na modalidade Contribuição Definida 1 DIRETORIA * Estruturados DE PREVIDÊNCIA na modalidade Contribuição Definida legislação Conforme a Legislação Tributária vigente*, aplicável aos Planos de Previdência Complementar modelados em Contribuição

Leia mais

CARTILHA EXPLICATIVA... 2 FUNDO PARANÁ... 3 PATRIMÔNIO... 4 SEGURANÇA... 4 BENEFÍCIO FISCAL... 5 ASFUNPAR... 6 PLANO DENTALUNIPREV...

CARTILHA EXPLICATIVA... 2 FUNDO PARANÁ... 3 PATRIMÔNIO... 4 SEGURANÇA... 4 BENEFÍCIO FISCAL... 5 ASFUNPAR... 6 PLANO DENTALUNIPREV... ÍNDICE CARTILHA EXPLICATIVA... 2 FUNDO PARANÁ... 3 PATRIMÔNIO... 4 SEGURANÇA... 4 BENEFÍCIO FISCAL... 5 ASFUNPAR... 6 PLANO DENTALUNIPREV... 7 CONHEÇA O PLANO DENTALUNIPREV... 8 PARTICIPANTES... 9 Participante

Leia mais

cartilha de regime de tributação

cartilha de regime de tributação cartilha de regime de tributação Apresentação O INFRAPREV elaborou esta cartilha com o objetivo de orientar o participante na escolha do regime de tributação quando do ingresso no seu plano de previdência.

Leia mais

PROGRAMA DE PREVIDÊNCIA UVERGS PREVI

PROGRAMA DE PREVIDÊNCIA UVERGS PREVI PROGRAMA DE PREVIDÊNCIA UVERGS PREVI UVERGS PREVI A União dos Vereadores do Estado do Rio Grande do Sul visa sempre cuidar do futuro de seus associados Por conta disso, está lançando um Programa de Benefícios

Leia mais

Previdência Complementar

Previdência Complementar Cartilha Previdência Complementar Guia Fácil de Tributação TRATAMENTO TRIBUTÁRIO BÁSICO A primeira informação que deve ser observada na escolha de um plano de previdência que tenha como propósito a acumulação

Leia mais

CARTILHA PERFIS DE INVESTIMENTOS

CARTILHA PERFIS DE INVESTIMENTOS CARTILHA PERFIS DE INVESTIMENTOS OBJETIVO GERAL O PrevMais prevê para o Benefício de Renda Programada a possibilidade de que os participantes optem por perfis de investimento, em épocas préestabelecidas,

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS BRASILPREV PECÚLIO PGBL E VGBL

NOTAS EXPLICATIVAS BRASILPREV PECÚLIO PGBL E VGBL NOTAS EXPLICATIVAS BRASILPREV PECÚLIO PGBL E VGBL O que é um Plano Brasilprev Pecúlio? O plano Brasilprev Pecúlio é uma solução moderna e flexível que ajuda você a acumular recursos para a realização dos

Leia mais

ÍNDICE. BEM-VINDO AO PLANO CROprev 02 FALANDO A NOSSA LÍNGUA 03 CONHECENDO O PLANO 05 INFORMAÇÕES ADICIONAIS 09 FORMAS DE CONTATO 11

ÍNDICE. BEM-VINDO AO PLANO CROprev 02 FALANDO A NOSSA LÍNGUA 03 CONHECENDO O PLANO 05 INFORMAÇÕES ADICIONAIS 09 FORMAS DE CONTATO 11 ÍNDICE BEM-VINDO AO PLANO CROprev 02 FALANDO A NOSSA LÍNGUA 03 CONHECENDO O PLANO 05 INFORMAÇÕES ADICIONAIS 09 FORMAS DE CONTATO 11 Versão: agosto 2008 BEM-VINDO AO PLANO CROprev O Plano de Previdência

Leia mais

AASP Associação dos Advogados de São Paulo MATERIAL EXPLICATIVO AASP PREVIDÊNCIA. Plano administrado pelo HSBC Instituidor Fundo Múltiplo.

AASP Associação dos Advogados de São Paulo MATERIAL EXPLICATIVO AASP PREVIDÊNCIA. Plano administrado pelo HSBC Instituidor Fundo Múltiplo. AASP Associação dos Advogados de São Paulo MATERIAL EXPLICATIVO AASP PREVIDÊNCIA Plano administrado pelo HSBC Instituidor Fundo Múltiplo. Introdução Através deste Material Explicativo você toma conhecimento

Leia mais

Manual. Conheça neste manual mais detalhes sobre a SICOOB PREVI

Manual. Conheça neste manual mais detalhes sobre a SICOOB PREVI Manual Conheça neste manual mais detalhes sobre a SICOOB PREVI O melhor da vida é feito em parceria O Plano de Benefícios Previdenciários da SICOOB PREVI é uma importante ferramenta de planejamento financeiro

Leia mais

Inferior ou igual a 2 anos 35% Superior a 2 anos e inferior ou igual a 4 anos 30% Superior a 4 anos e inferior ou igual a 6 anos 25%

Inferior ou igual a 2 anos 35% Superior a 2 anos e inferior ou igual a 4 anos 30% Superior a 4 anos e inferior ou igual a 6 anos 25% Perguntas e respostas 1- Como funciona a Tabela Regressiva dos Planos de Previdência Complementar? R A Tabela Regressiva foi prevista a partir da Lei nº 11.053, de 29 /12 /2004. Em vigor desde 01/01/2005,

Leia mais

02 O que eu preciso fazer

02 O que eu preciso fazer 01 Quais são os documentos que necessito apresentar para requerer minha aposentadoria no FusanPrev e atualizar minha situação no SaneSaúde? Cópia simples dos seguintes documentos: - Identidade e CPF ou

Leia mais

PLANO DE BENEFÍCIOS ATENTO ATENTO PREV. Manual Explicativo

PLANO DE BENEFÍCIOS ATENTO ATENTO PREV. Manual Explicativo PLANO DE BENEFÍCIOS ATENTO ATENTO PREV Manual Explicativo 1 2 Plano de Benefícios Atento AtentoPrev O Plano de Benefícios Atento Atento Prev é um plano de previdência complementar, constituído na modalidade

Leia mais

Um novo plano, com muito mais futuro. Plano 5x4. dos Funcionários

Um novo plano, com muito mais futuro. Plano 5x4. dos Funcionários Um novo plano, com muito mais futuro Plano 5x4 dos Funcionários Sumário 03 Um novo plano, com muito mais futuro: 5x4 04 Comparativo entre o plano 4 x 4 e 5 x 4 08 Regras de resgate 10 Como será o amanhã?

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS - Plano PreVisão -

PERGUNTAS E RESPOSTAS - Plano PreVisão - PERGUNTAS E RESPOSTAS - Plano PreVisão - O que é o plano PreVisão? O plano PreVisão é o novo plano de benefícios administrado pela Visão Prev, resultado de estudos realizados no intuito de buscar uma solução

Leia mais

Tabela Progressiva do IR Pessoa Física - ano-calendário de 2014. Base de cálculo

Tabela Progressiva do IR Pessoa Física - ano-calendário de 2014. Base de cálculo REGIMES TRIBUTÁRIOS 1 A Lei nº 11.053/2004 trouxe mudanças importantes na tributação dos benefícios pagos por entidades de previdência complementar. A principal mudança foi a instituição de um regime de

Leia mais

As mudanças mais importantes no Bradesco Previdência

As mudanças mais importantes no Bradesco Previdência As mudanças mais importantes no Bradesco Previdência No dia 21 de julho, o RH do Banco Bradesco e diretores do Bradesco Previdência expuseram, a cerca de 50 dirigentes sindicais, as mudanças no plano de

Leia mais

Quadro Comparativo das Alterações Propostas Regulamento do Plano de Aposentadoria MSD Prev

Quadro Comparativo das Alterações Propostas Regulamento do Plano de Aposentadoria MSD Prev Quadro Comparativo das Alterações Propostas Regulamento do Plano de Aposentadoria MSD Prev MSD Prev Sociedade de Previdência Privada Anexo I Ata de Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo de 17/05/07

Leia mais

Cartilha de Empréstimo 1

Cartilha de Empréstimo 1 Cartilha de Empréstimo 1 Empréstimo Economus: Como é? Quem tem direito? Que tipo de empréstimos o Economus oferece? O Economus oferece apenas a modalidade de empréstimo pessoal. Quem poderá solicitar empréstimos?

Leia mais

Material Explicativo. Plano de Aposentadoria GEBSA-PREV

Material Explicativo. Plano de Aposentadoria GEBSA-PREV Material Explicativo Plano de Aposentadoria GEBSA-PREV 2 GEBSA-PREV O PLANO GEBSA-PREV VAI AJUDAR VOCÊ A CONSTRUIR SEU FUTURO! Preocupada com a tranquilidade e o bem estar de seus funcionários, a GE oferece

Leia mais

Rua Bernardo Guimarães, 63 Funcionários Belo Horizonte MG Cep 30140-080 Telefones (31) 3284-8407 3284-2625 Fax: 3284-8931 E-mail: casfam@fiemg.com.

Rua Bernardo Guimarães, 63 Funcionários Belo Horizonte MG Cep 30140-080 Telefones (31) 3284-8407 3284-2625 Fax: 3284-8931 E-mail: casfam@fiemg.com. MATERIAL EXPLICATIVO DO PLANO DE BENEFÍCIOS SISTEMA FIEMG Outubro / 2013 A CASFAM A CASFAM é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC), sociedade civil patrocinada pelo Sistema FIEMG, com

Leia mais

Confira as respostas às principais dúvidas sobre o PIDV PORTAL PETROS

Confira as respostas às principais dúvidas sobre o PIDV PORTAL PETROS Confira as respostas às principais dúvidas sobre o PIDV PORTAL PETROS 19 ABR 19 de abril de 2016 Os técnicos da Petros estão preparando uma ferramenta de simulação completa com tudo que os empregados da

Leia mais

Plano PAI. material explicativo

Plano PAI. material explicativo Plano PAI material explicativo Conheça melhor o Plano PAI e veja como o tempo pode ser seu maior aliado Grande parte dos trabalhadores sonha em ter uma aposentadoria estável e aproveitar essa fase para

Leia mais

Revisado em 15/08/2011

Revisado em 15/08/2011 CARTILHA DO PLANO MISTO DE BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS Nº 001 Revisado em 15/08/2011 Esta cartilha foi estruturada com perguntas e respostas para apresentar e esclarecer aos Participantes as informações

Leia mais

NORMA PARA CONCESSÃO DE EMPRÉSTIMO A PARTICIPANTES (Aprovada pela Deliberação n 005/2012, de 29 de março de 2012)

NORMA PARA CONCESSÃO DE EMPRÉSTIMO A PARTICIPANTES (Aprovada pela Deliberação n 005/2012, de 29 de março de 2012) NORMA PARA CONCESSÃO DE EMPRÉSTIMO A PARTICIPANTES (Aprovada pela Deliberação n 005/2012, de 29 de março de 2012) 1. DA FINALIDADE A presente Norma tem por finalidade regulamentar e definir condições para

Leia mais

FORD PREVIDÊNCIA PRIVADA - FPP

FORD PREVIDÊNCIA PRIVADA - FPP Atualização 02.10.2008 FORD PREVIDÊNCIA PRIVADA - FPP A Ford Previdência Privada FPP é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar, sem fins lucrativos, que administra os benefícios do Plano de Aposentadoria

Leia mais

Aceprev. Cartilha do Plano de Benefícios REGRA MIGRADOS. Aperam Inox América do Sul S.A. Acesita Previdência Privada

Aceprev. Cartilha do Plano de Benefícios REGRA MIGRADOS. Aperam Inox América do Sul S.A. Acesita Previdência Privada Aceprev Acesita Previdência Privada Aperam Inox América do Sul S.A. Cartilha do Plano de Benefícios REGRA MIGRADOS Aceprev Acesita Previdência Privada DIRETORIA EXECUTIVA Nélia Maria de Campos Pozzi -

Leia mais

Guia do Programa Previdenciário Empresarial

Guia do Programa Previdenciário Empresarial Guia do Programa Previdenciário Empresarial Uma escolha muda todo o seu futuro. Conheça a novidade que o Itaú e a ABRACAF têm para você! Pensando em você, a ABRACAF e o Itaú criaram um plano de Previdência

Leia mais

Cartilha do Participante

Cartilha do Participante Benefício definido (Eletra 01) BENEFICIO DEFINIDO Cartilha do Participante Introdução A ELETRA Fundação Celg de Seguros e Previdência é uma entidade fechada de previdência privada, de fins previdenciários

Leia mais

Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Benefícios Pepsico

Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Benefícios Pepsico do Regulamento do Plano de Benefícios Pepsico CNPB 2004.0020-18 Prev Pepsico Sociedade Previdenciária CNPJ 00.098.693/0001-05 Atendimento à NOTA Nº 036/2013/CGAT/DITEC/PREVIC Comando 357744092 Juntada

Leia mais

Regulamento de Empréstimo

Regulamento de Empréstimo Regulamento $ de Empréstimo Para participantes do Plano Complementar de Benefícios Previdenciais - Plano BD $ Fundação de Previdência dos Empregados da CEB Regulamento aprovado pelo Conselho Deliberativo

Leia mais

Depois de anos de trabalho é hora de se aposentar!

Depois de anos de trabalho é hora de se aposentar! Depois de anos de trabalho é hora de se aposentar! Neste momento, vários fatores devem ser levados em consideração, uma vez que após a aposentadoria haverá mudanças na sua rotina e nas suas finanças. Então,

Leia mais

Guia PCD. Conheça melhor o Plano

Guia PCD. Conheça melhor o Plano Guia PCD Conheça melhor o Plano Índice De olho no Futuro...3 Quem é a Fundação Centrus?...5 Conhecendo o Plano de Contribuição Definida - PCD...6 Contribuições do Participante...7 Saldo de Conta...8 Benefícios

Leia mais

Presente em mais de 170 países. Entre as 100 maiores empresas do mundo (ranking mundial Fortune. Tradição: fundada em 1872

Presente em mais de 170 países. Entre as 100 maiores empresas do mundo (ranking mundial Fortune. Tradição: fundada em 1872 Previdência Privada Zurich Global Presente em mais de 170 países Entre as 100 maiores empresas do mundo (ranking mundial Fortune Tradição: fundada em 1872 Solidez Financeira: classificação AA pela Standard

Leia mais

CARTILHA DO PLANO C FUNDAÇÃO DE SEGURIDADE SOCIAL BRASLIGHT

CARTILHA DO PLANO C FUNDAÇÃO DE SEGURIDADE SOCIAL BRASLIGHT CARTILHA DO PLANO C Cartilha do Plano C APRESENTAÇÃO O plano de benefícios previdenciários conhecido como Plano C foi implantado em 1997. O regulamento do Plano C foi adaptado à Lei Complementar nº 109,

Leia mais

CARTILHA EXPLICATIVA... 3 FUNDO PARANÁ... 4 PATRIMÔNIO... 5 SEGURANÇA... 5 BENEFÍCIO FISCAL... 6 ASFUNPAR... 7 PLANO JMALUCELLI PREVIDÊNCIA...

CARTILHA EXPLICATIVA... 3 FUNDO PARANÁ... 4 PATRIMÔNIO... 5 SEGURANÇA... 5 BENEFÍCIO FISCAL... 6 ASFUNPAR... 7 PLANO JMALUCELLI PREVIDÊNCIA... ÍNDICE CARTILHA EXPLICATIVA... 3 FUNDO PARANÁ... 4 PATRIMÔNIO... 5 SEGURANÇA... 5 BENEFÍCIO FISCAL... 6 ASFUNPAR... 7 PLANO JMALUCELLI PREVIDÊNCIA... 8 CONHEÇA O PLANO JMALUCELLI PREVIDÊNCIA... 9 PARTICIPANTES...

Leia mais

HSBC INSTITUIDOR FUNDO MÚLTIPLO. Plano Acricel de Aposentadoria ACRICELPrev

HSBC INSTITUIDOR FUNDO MÚLTIPLO. Plano Acricel de Aposentadoria ACRICELPrev HSBC INSTITUIDOR FUNDO MÚLTIPLO Plano Acricel de Aposentadoria ACRICELPrev Plano Acricel de Aposentadoria ACRICELPrev Esta Cartilha vai ajudar você a entender melhor o Plano Acricel de Aposentadoria ACRICELPrev,

Leia mais

Material Explicativo Centrus

Material Explicativo Centrus Material Explicativo Centrus De olho no futuro! É natural do ser humano sempre pensar em situações que ainda não aconteceram. Viagem dos sonhos, o emprego ideal, casar, ter filhos, trocar de carro, comprar

Leia mais

CARTILHA DO PLANO DE BENEFÍCIO DEFINIDO

CARTILHA DO PLANO DE BENEFÍCIO DEFINIDO CARTILHA DO PLANO DE BENEFÍCIO DEFINIDO Fevereiro/2012 Apresentação Prezado participante, Com o objetivo de mostrar como funciona a Fundação Coelce de Seguridade Social Faelce e o Plano de Benefícios Definidos,

Leia mais

Comunicação Interna. VivoPrev. para quem é ligado no futuro.

Comunicação Interna. VivoPrev. para quem é ligado no futuro. Comunicação Interna VivoPrev para quem é ligado no futuro. Qual o seu programa para o amanhã? Pensar no amanhã é algo que deve ser feito hoje. Quanto antes você começar, maior a garantia de chegar ao futuro

Leia mais

O futuro em suas mãos Material Explicativo do Plano de Benefícios II

O futuro em suas mãos Material Explicativo do Plano de Benefícios II ReckittPrev Reckitt Benckiser Sociedade Previdenciária O futuro em suas mãos Material Explicativo do Plano de Benefícios II Material Explicativo do Plano de Benefícios II Sumário Carta da diretoria O futuro

Leia mais

Material Explicativo. Plano de Benefícios de Contribuição Definida da IBM Brasil. FUNDAÇÃO previdenciária IBM

Material Explicativo. Plano de Benefícios de Contribuição Definida da IBM Brasil. FUNDAÇÃO previdenciária IBM Material Explicativo Plano de Benefícios de Contribuição Definida da IBM Brasil FUNDAÇÃO previdenciária IBM 2 Material Explicativo Fundação Previdenciária IBM A DIREÇÃO DO SEU FUTURO Lembre-se! O objetivo

Leia mais

O que é A SISTeL? O que é O CPqD PReV? Benefícios de risco Auxílio-doença Aposentadoria por invalidez, reversível em pensão

O que é A SISTeL? O que é O CPqD PReV? Benefícios de risco Auxílio-doença Aposentadoria por invalidez, reversível em pensão O que é A SISTEL? A Fundação Sistel de Seguridade Social foi criada em 1977 e possui expressiva experiência em Planos de Previdência Privada. A Sistel atua no desenvolvimento de soluções previdenciais

Leia mais

Caro Participante, Boa leitura!

Caro Participante, Boa leitura! CARTILHA PLANO BD Caro Participante, Levar informações sobre o universo da educação previdenciária e mantê-lo informado sobre as diversas ações desenvolvidas pela Fundação Celpe de Seguridade Social Celpos

Leia mais

Material Explicativo. Plano de Aposentadoria CD da Previ-Siemens

Material Explicativo. Plano de Aposentadoria CD da Previ-Siemens Material Explicativo Plano de Aposentadoria CD da Previ-Siemens Sumário Plano CD - Tranqüilidade no futuro 3 Conheça a previdência 4 A entidade Previ-Siemens 6 Como funciona o Plano CD da Previ-Siemens?

Leia mais

CARTILHA. Previdência. Complementar NOVA TRIBUTAÇÃO. www.sulamericaonline.com.br

CARTILHA. Previdência. Complementar NOVA TRIBUTAÇÃO. www.sulamericaonline.com.br CARTILHA Previdência Complementar NOVA TRIBUTAÇÃO www.sulamericaonline.com.br Índice 1. Os Planos de Previdência Complementar e o Novo Regime Tributário 4 2. Tratamento Tributário Básico 5 3. Características

Leia mais

Meu interesse está no futuro, pois é lá que vou passar o resto de minha vida C K

Meu interesse está no futuro, pois é lá que vou passar o resto de minha vida C K Meu interesse está no futuro, pois é lá que vou passar o resto de minha vida C K A principal função do OABPrev-SC é auxiliar o advogado a criar uma poupança previdenciária para dar suporte aos riscos

Leia mais

Perfil de investimentos

Perfil de investimentos Perfil de investimentos O Fundo de Pensão OABPrev-SP é uma entidade comprometida com a satisfação dos participantes, respeitando seus direitos e sempre buscando soluções que atendam aos seus interesses.

Leia mais

Simuladores de benefícios Saiba como ficará sua projeção de aposentadoria com as taxas de juros reduzidas

Simuladores de benefícios Saiba como ficará sua projeção de aposentadoria com as taxas de juros reduzidas Simuladores de benefícios Saiba como ficará sua projeção de aposentadoria com as taxas de juros reduzidas Passo a passo Para ajudá-lo na simulação, preparamos um passo a passo do preenchimento do simulador

Leia mais

www.casanprev.com.br

www.casanprev.com.br REGIME DE TRIBUTAÇÃO PROGRESSIVO OU REGRESSIVO? Ideal para o seu futuro www.casanprev.com.br O disposto neste material não substitui, em hipótese alguma, o disposto na Lei 11.053, de 29/12/2004. IMPOSTO

Leia mais

Plano D. Material Explicativo

Plano D. Material Explicativo Plano D Material Explicativo 2 Material Explicativo Previ Novartis Índice Pág. 4 Introdução Pág. 6 A Previdência no Brasil Pág. 10 A Previdência e o Plano de Benefício D Pág. 24 Questões 3 Material Explicativo

Leia mais

PRhosper - Previdência Rhodia Av. Maria Coelho Aguiar, 215 Bloco B - 1 Andar Fone: (11) 3741-7189 Fax: (11) 3741-6180 Cep: 05804-902 - S.P.

PRhosper - Previdência Rhodia Av. Maria Coelho Aguiar, 215 Bloco B - 1 Andar Fone: (11) 3741-7189 Fax: (11) 3741-6180 Cep: 05804-902 - S.P. PRhosper - Previdência Rhodia Av. Maria Coelho Aguiar, 215 Bloco B - 1 Andar Fone: (11) 3741-7189 Fax: (11) 3741-6180 Cep: 05804-902 - S.P. FORMULARIO 1 - DESLIGAMENTO DA PATROCINADORA Eu,, CPF informo

Leia mais

CARTILHA Previdência. Complementar REGIMES TRIBUTÁRIOS

CARTILHA Previdência. Complementar REGIMES TRIBUTÁRIOS CARTILHA Previdência Complementar REGIMES TRIBUTÁRIOS Índice 1. Os planos de Previdência Complementar e os Regimes Tributários... Pág. 3 2. Tratamento tributário básico... Pág. 4 3. Características próprias

Leia mais

Cartilha de Extensão de Benefício do Plano Empresarial aos Beneficiários.

Cartilha de Extensão de Benefício do Plano Empresarial aos Beneficiários. Cartilha de Extensão de Benefício do Plano Empresarial aos Beneficiários. Contributários demitidos ou exonerados sem justa causa e/ou aposentados. www.saolucassaude.com.br 01_ DIREITOS E DEVERES DO BENEFICIÁRIO

Leia mais