VIAS ATLANTICAS - FICHA TÉCNICA DOS PARCEIROS TERRITORIAIS. 321,2 Km2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VIAS ATLANTICAS - FICHA TÉCNICA DOS PARCEIROS TERRITORIAIS. 321,2 Km2"

Transcrição

1 VIAS ATLANTICAS - FICHA TÉCNICA DOS PARCEIROS TERRITORIAIS MUNICIPIO: Ponte de Lima DADOS GERAIS SUPERFÍCIE 321,2 Km2 POPULAÇÃO (dados do INE relativos a 2001) DESCRIPCIÓN DO TERRITORIO (MAXIMO 400 CARACTERES) A presença do rio Lima marca profundamente o território do actual concelho de Ponte de Lima, separando-o nas margens Norte e Sul. A área do vale, onde se destacam algumas veigas, e de meia encosta ocupa parte significativa do território concelhio, constituindo a sua parte central. O relevo mais montanhoso apresenta expressão reduzida e manifesta-se em zonas de fronteira, como na área da Boalhosa, na margem Sul, e, sobretudo, na Serra d Arga, na margem Norte, que atinge os 800m de altitude.

2 BREVE DESCRIPCIÓN DEL TERRITORIO POR EL QUE DISCURRE LA VIA (MAXIMO CARACTERES) O caminho que os romanos traçaram neste território é perpendicular ao leito do rio lima, atravessando-o no sentido Sul-Norte. A via romana entra no concelho através Anais e penetra na Queijada, passando pelas proximidades da igreja de S. João Baptista. Acompanha depois as zonas limítrofes entre Rebordões-Souto e Fornelos, cruzando o rio Trovela pela Ponte Nova. Continua até ao campo de Santo Amaro, onde se encontrava o miliário que hoje repousa no terreiro do Solar de Bertiandos, na margem Norte do Lima, e segue até ao lugar de Gaia, na freguesia de Arca. Daí desce para o actual núcleo urbano de Ponte de Lima, junto ao rio, naquele tempo conhecido por Rio Letes ou do Esquecimento, cuja travessia pelas tropas de Décimo Juno Bruto anda envolta em lenda. A engenharia romana edificou depois a ponte sobre o Lima, com traça original ainda notória em cinco dos arcos que hoje se erguem em seco, na margem direita do leito actual do rio, que se foi deslocando paulatinamente no sentido da vila, forçando, mais tarde, a construção da ponte medieval. Na outra margem do rio Lima o caminho prossegue por Faldejães, ainda hoje com grande densidade de marcos miliários, e avança para Norte, passando junto à igreja de Santa Marinha de Arcozelo. Daí segue para fazer uma primeira

3 travessia do rio Labruja, afluente do Lima, através da ponte da Jeira (Arco da Geia). O caminho continua paralelo ao Labruja e volta a cruzá-lo na ponte do Arco, mais a Norte, já entre as freguesias de Cepões e Labruja. O caminho no actual território da Labruja é o mais acidentado dentro dos limites do concelho, e obriga a uma subida prolongada, antes de alcançar as terras de Romarigães, já em Paredes de Coura. INFORMACION INTERES VISITANTE Pagina web Oficina de turismo (dirección y teléfono) Oficina de Turismo: Paço do Marquês, Ponte de Lima Telefone: HOSPEDAGEM PRÓXIMA DA VIA Hotel Império do Minho, Av. D. Luís Filipe, Ponte de Lima, tel: Hotel do Golfe de Ponte de Lima, Quinta de Pias-Fornelos, tel: Casa do Baganheiro, Queijada, Casa de Crasto, Ribeira, tel: Casa de Pomarchão, Arcozelo, tel: Casa de Sabadão, Arcozelo, tel: Convento Val de Pereiras, Arcozelo, tel: Casa da Oliveira, Queijada, tel: Quinta do Arquinho, Arcozelo, tel:

4 RESTAURAÇÃO PRÓXIMA DA VIA Restaurante Alameda, Largo da Feira, Ponte de Lima, tel: Restaurante Brasão, Rua Formosa, Ponte de Lima, tel: Restaurante Encanada, Passeio 25 de Abril, Ponte de Lima, tel: Restaurante Manuel Padeiro, Rua do Bonfim, Ponte de Lima, tel: Restaurante Tulha, Rua Formosa, Ponte de Lima, tel: Restaurante Minhoto, Arcozelo, tel: Restaurante Carvalheira, Sabadão-Arcozelo, tel: Restaurante A Cozinha Velha, Queijada, tel: Restaurante Cantinho da Queijada, Queijada, tel: Restaurante Olival, Campo de Golfe-Feitosa, tel: ARTESANATO GASTRONOMIA Cantaria Latoaria Tamancaria Tanoaria Bordados em Linho Arroz de Sarrabulho Lampreia

5 Cozido à Portuguesa Rojões Vinho Verde Leite Creme FESTAS E TRADIÇÕES LOCAIS Via Sacra (Ponte de Lima, sexta-feira da Semana Santa) Procissão Corpus Christi (Ponte de Lima, dia do Corpo de Deus) Festa do Senhor do Socorro (Labruja -1º Domingo de Julho) Festa de Nossa Senhora da Boa Morte (Correlhã 4º Domingo de Julho) Feiras Novas (Ponte de Lima - Fim de Semana relativo ao 3º Domingo de Setembro) Feira de Ponte de Lima (segundas-feiras, quinzenalmente) Tradição do Jogo do Cântaro (Ponte de Lima, Carnaval) Tradição Os Maios (Ponte de Lima, 1.º de Maio) Tradição da Vaca das Cordas (Ponte de Lima, vésperas do Corpo de Deus) Tradição da Mesa dos Quatro Abades DADOS ARQUEOLÓGICOS

6 METROS DE CALÇADA NO SEU TERRITÓRIO (LOCALIZAÇÃO) METROS DE CALÇADA CONSERVADA (LOCALIZAÇÃO) METROS DE CALÇADA QUE VÃO SER RECUPERADOS, ASSINALADOS, ETC. (LOCALIZAÇÃO) SINALIZAÇÃO DA CALÇADA EXISTENTE (Localização e tipo de sinais) PONTES ROMANAS (BREVE DESCRIÇÃO E LOCALIZAÇÃO) Não existe calçada original no território do concelho Não existe sinalização relativa a calçada Ponte sobre o Lima (Ponte de Lima) Ponte Romana de sete arcos com 90metros de comprimento no total. Nem todos os arcos apresentam construção romana, constituindo dois deles uma reconstrução medieval, facto evidente em algumas pedras sigladas que compõem estes últimos. Dos cinco arcos romanos, quatro dos arcos são de volta inteira com aduelas exteriores almofadadas e, bem visíveis, as marcas dos forfex para elevação das pedras. O outro arco apresenta uma tendência para descrever uma curva elíptica.

7 Ponte da Geia ou Arco da Geia (Arcozelo, Lugar da Geia) Ponte em granito de tabuleiro rampante com cerca de 35 m. de comprimento e 4,5 m. de largura, assente num único arco de volta perfeita, com aparelho robusto e irregular, nos extremos, mas surgindo alguns silhares almofadados no arco. (DGEMN) SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS ROMANOS Povoado tardo-romano de Paço (Freixo) Povoado tardo-romano de Vilarinho (Seara) Povoado tardo-romano de Nossa Senhora do Barco (Vitorino das Donas) Povoado tardo-romano do Sabugueiro (Poiares) MILIÁRIOS Miliário 1 - Origem exacta desconhecida. Esteve na Quinta de Antepaço e encontra-se agora na Quinta de Faldejães. Miliário 2 - Origem exacta desconhecida. Esteve na Quinta de Antepaço e encontra-se agora na Quinta de Faldejães. Miliário 3 Origem exacta desconhecida. Encontra-se actualmente na Quinta de Faldejães. Miliário 4 Origem exacta desconhecida. Encontra-se actualmente na Quinta de

8 Antepaço. Miliário 5 Encontrava-se, talvez originalmente, no Campo de Santo Amaro, na freguesia de Fornelos. Aí estava em 1641, quando foi transladado para o terreiro do Solar de Bertiandos, onde ainda hoje se encontra. Foi adaptado a pelourinho, em finais do século XVIII. OUTROS VESTÍGIOS ROMANOS Vestígios romanos em Massarães (Ardegão) Vestígios romanos e suevos no Paço (Beiral do Lima) Vestígios romanos e medievais no lugar da igreja (Brandara) Vestígios romanos na Quinta do Cardido (Brandara) Vestígios romanos no lugar da igreja (Cabaços) Vestígios romanos e forno medieval na Quinta do Paço (Calheiros) Vestígios romanos e túmulos medievais no lugar da igreja (Calvelo) Vestígios romanos no lugar da igreja (Serdedelo) Vestígios romanos no lugar do Paço (Correlhã) Vestígios romanos e medievais no lugar da igreja (Correlhã) Vestígios de uma villa tardo-romana na Quinta do Paço Velho (Facha) Vestígios de uma villa romana em Prazil/Mende (Facha) Vestígios de uma villa romano-medieval no lugar de Maria Velha (Facha) Vestígios romanos em Cividades (Facha) Vestígios romanos em Agras de Gondim (Facha)

9 Vestígios romanos junto à igreja parroquial e Quinta de Cancela (Feitosa) Vestígios romanos no Monte dos Medos (Feitosa) Vestígios romanos e túmulos alti-medievais no lugar da igreja (Freixo) Vestígios romanos no lugar da Senra (Freixo) Vestígios romanos na Portela de Câmboa (Labruja) Vestígios romanos e do convento medieval na Quinta de Santa Vaia (Gaifar) Vestígios romanos e alti-medievais na Bouça do Cavalo (Moreira) Vestígios romanos no Lugar do Bodilhão (Moreira) Vestígios romanos na Quinta da Boavista (Moreira) Vestígios romanos na Quinta da Carcaveira (Moreira) Vestígios romanos e medievais no lugar da igreja (Souto de Rebordões) Vestígios de villa tardo-romana na Quinta do Paço de Penas (Refoios) Vestígios romanos junto da capela de Santa Eulália (Refoios) Vestígios romanos no lugar da igreja (Ribeira) Vestígios romanos no lugar de Louredo (Sá) Vestígios romanos na área da igreja parroquial e Quinta de Arcelos (Mato) Vestígios de villa tardo-romana (Mato) Vestígios romanos junto do Mosteiro das Donas (Vitorino das Donas) Vestígios de minas romanas (Vitorino de Piães/Fojo Lobal) LUGARES DE INTERESSE TURÍSTICO Casa de Albergaria (Anais) Casa do Baganheiro (Queijada)

10 Igreja de São João Baptista (Queijada) Igreja do Salvador (Souto de Rebordões) Casa do Cruzeiro (Arca) Santuário da Senhora da Boa Morte (Correlhã) Casa de Nossa Senhora da Aurora (Ponte de Lima) Igreja de Nossa Senhora da Guia (Ponte de Lima) Chafariz da Vila (Ponte de Lima) Casa da Garrida (Ponte de Lima) Igreja Matriz (Ponte de Lima) Museu dos Terceiros (Ponte de Lima) Paço do Marquês (Ponte de Lima) Teatro Diogo Bernardes (Ponte de Lima) Vila Morais (Ponte de Lima) Igreja da Santa Casa da Misericórdia (Ponte de Lima) Ponte medieval sobre o Lima (Ponte de Lima) Capela do Anjo da Guarda (Arcozelo) Cruzeiro do Arnado (Arcozelo) Museu Rural (Arcozelo) Casa de Pomarchão (Arcozelo) Igreja de Santa Marinha (Arcozelo) SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS DE INTERESSE Penedo de granito insculturado, conhecido por Pedra do Cavalinho, junto à capela de Santo Ovídio (Arcozelo)

11 Ruínas da Idade do Ferro na Bouça do Monte do Crasto (Estorãos) Penedo de S. Simão, com sepultura medieval (Refoios de Lima) Castro de Trás Cidade (Vitorino de Piães) Castro do Alto de Valadas (Vitorino de Piães) Castro de Cresto (Vitorino de Piães) Meios de Comunicaçao PRENSA Nombre, Teléfono, y dirección Persona de contacto Jornal Cardeal Saraiva, Rua das Neves, 4990-Ponte de Lima, tel: Pessoa de contacto: Avelino Castro cardealsaraiva@sapo.pt Jornal Alto Minho, Urb. Quinta da Graciosa, 4990-Ponte de Lima, tel: Pessoa de contacto: Fernando Pereira altominho@mail.telepac.pt RADIO Nombre, Teléfono, y dirección Persona de contacto Rádio Ondas do Lima, Rua General Norton de Matos 4990-Ponte de Lima, tel: Pessoa de contacto: Abílio Sá Lima

12 TELEVISIÓN Nombre, Teléfono, y dirección Persona de contacto RTP-Rádio Televisão Portuguesa Azenhas Prior, 4990 Viana do Castelo Tel: / Pessoa de contacto: Maria Cerqueira Maria.cerqueira@rtp.pt

31 jan a 2 fev Expolima e Restaurantes aderentes. III Feira do Bacalhau de Cebolada. 21 a 23 fev Expolima e Restaurantes aderentes

31 jan a 2 fev Expolima e Restaurantes aderentes. III Feira do Bacalhau de Cebolada. 21 a 23 fev Expolima e Restaurantes aderentes em época baixa Ponte de Lima emalta2014 25 e 26 jan Expolima VII Verde Noivos 31 jan a 2 fev Expolima e Restaurantes aderentes III Feira do Bacalhau de Cebolada 7 a 9 fev Expolima III Feira do Ambiente

Leia mais

OS RESÍDUOS NO MUNICÍPIO DE PONTE DE LIMA

OS RESÍDUOS NO MUNICÍPIO DE PONTE DE LIMA OS RESÍDUOS NO MUNICÍPIO DE PONTE DE LIMA M. A. P. Dinis Professora Auxiliar CIAGEB, Faculdade de Ciência e Tecnologia Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal madinis@ufp.edu.pt RESUMO A gestão de

Leia mais

RESTAURANTES: Carne no Espeto Olho Marinho Casa do Provedor O Telhadinho Pinheiro Manso Império S. Nicolau I A Torre S. Nicolau II Carvalheira

RESTAURANTES: Carne no Espeto Olho Marinho Casa do Provedor O Telhadinho Pinheiro Manso Império S. Nicolau I A Torre S. Nicolau II Carvalheira RESTAURANTES: OFERTA DE LEITE CREME Carne no Espeto Av. do Brasil, Feitosa, 4990-354 Ponte de Lima 258 753 244 967 755 393 Casa do Provedor Rua da Porta Nova, nº22, 4990-092 Ponte de Lima 258 944 087 geral@casadoprovedor.com

Leia mais

Especialmente criado para: Soluções criativas para empresas vencedoras

Especialmente criado para: Soluções criativas para empresas vencedoras Especialmente criado para: Soluções criativas para empresas vencedoras Alentejo 08 a 10 de Abril 2016 Itinerário 1º Dia 08 de Abril (Sex.) LISBOA / TRÓIA / CASTRO VERDE Em hora e local a combinar, partida

Leia mais

Feiras Novas Romaria de Noite e de Dia

Feiras Novas Romaria de Noite e de Dia Feiras Novas Romaria de Noite e de Dia Tempo de Festa Desde 1826 que pomos a festa na rua. É no respeito por esse passado, pelo trabalho de várias gerações e pela necessidade de cultivar a nossa forma

Leia mais

DELIBERA(;AO. 3.1 - APOIOS FINANCEIROS E NAO FINANCEIROS As JUNTAS DE FREGUESIA. A Camara Municipal deliberou por maioria com seis votos a favor e

DELIBERA(;AO. 3.1 - APOIOS FINANCEIROS E NAO FINANCEIROS As JUNTAS DE FREGUESIA. A Camara Municipal deliberou por maioria com seis votos a favor e TERRA RICA DA HUMANIDADE DELIBERA(;AO 3.1 - APOIOS FINANCEIROS E NAO FINANCEIROS As JUNTAS DE FREGUESIA. A Camara Municipal deliberou por maioria com seis votos a favor e urn voto contra do Senhor Vereador

Leia mais

Reorganização Administrativa do Território das Freguesias - (RATF)

Reorganização Administrativa do Território das Freguesias - (RATF) Viana do Castelo Arcos de Valdevez Aboim das Choças Sem alteração Viana do Castelo Arcos de Valdevez Aguiã Sem alteração Viana do Castelo Arcos de Valdevez Alvora Agregação União das freguesias de Alvora

Leia mais

Imóveis. ID_Imovel NInventario Designacao Distrito. Braga

Imóveis. ID_Imovel NInventario Designacao Distrito. Braga ID_Imovel NInventario Designacao Distrito 4 2298 Paço dos Duques de Bragança 5 2223 Igreja e Mosteiro de S. Martinho de Tibães 6 2051 Mosteiro de S. Paulo de Arouca Braga Braga Aveiro Page 1 of 48 02/01/2016

Leia mais

1. Circuito Turístico A

1. Circuito Turístico A TURISMO DE LISBOA E VALE DO TEJO PROGRAMAS DE VISITA NO RIBATEJO 1. Circuito Turístico A Ponto de partida: Santarém Ponto de chegada: Santarém Duração: Um dia Programa para grupos 9:00H Partida de Santarém

Leia mais

Sítios e Achados Arqueológicos em Darque

Sítios e Achados Arqueológicos em Darque Sítios e Achados Arqueológicos em Darque Em Darque, e ao longo dos anos, têm vindo a ser assinalados vários sítios nos quais foram detectados vestígios arqueológicos que, infelizmente, nunca foram alvo

Leia mais

Alojamentos no Concelho de Gouveia

Alojamentos no Concelho de Gouveia Hotel Eurosol Gouveia Categoria: Hotel 3 estrelas Morada: Av. 1.º de Maio 6290-541 Gouveia Telefone: 238491010 Internet: www.eurosol.pt E-mail: gouveia@eurosol.pt N.º de quartos: 48 N.º de camas: 85 Estabelecimentos

Leia mais

Rota dos 3 Castelos. 2.ºAbrantes. 3.º Belver. 1.ºAlmourol. Monte da Várzea Almourol. 38 km. Almourol Abrantes. 20 Km. Abrantes Belver.

Rota dos 3 Castelos. 2.ºAbrantes. 3.º Belver. 1.ºAlmourol. Monte da Várzea Almourol. 38 km. Almourol Abrantes. 20 Km. Abrantes Belver. 2.ºAbrantes 1.ºAlmourol 3.º Belver Monte da Várzea Almourol 38 km Rota dos 3 Castelos Almourol Abrantes 20 Km Abrantes Belver 30 Km Belver Monte da Várzea 11 Km Partida: Casa Branca, Monte da Várzea 2

Leia mais

Património Arqueológico do Médio Tejo: Aplicação em Sistemas de Informação Geográfica

Património Arqueológico do Médio Tejo: Aplicação em Sistemas de Informação Geográfica X JORNADAS DE ARQUEOLOGIA IBEROAMERICANA II JORNADAS DE ARQUEOLOGIA TRANSATLÂNTICA Património Arqueológico do Médio Tejo: Aplicação em Sistemas de Informação Geográfica ANASTÁCIO & ZUNNI & CRUZ & GRAÇA

Leia mais

Açude das Brazinhas. início/fim: Biblioteca Municipal _ Pólo de S. Pedro do Esteval extensão: 7,8 Km duração: ±3h grau de dificuldade: fácil

Açude das Brazinhas. início/fim: Biblioteca Municipal _ Pólo de S. Pedro do Esteval extensão: 7,8 Km duração: ±3h grau de dificuldade: fácil PR7 Açude das Brazinhas. início/fim: Biblioteca Municipal _ Pólo de S. Pedro do Esteval extensão: 7,8 Km duração: ±3h grau de dificuldade: fácil Rota dos Estevais Uma infusão de alecrim ataca a febre,

Leia mais

PAPA LÉGUAS. Distrito. Viana do Castelo INTRODUÇÃO

PAPA LÉGUAS. Distrito. Viana do Castelo INTRODUÇÃO PAPA LÉGUAS Distrito INTRODUÇÃO Este Diário de Viagem em Autocaravana é uma pequena contribuição para um Turismo Itinerante pelo Distrito de. Promover os sítios mais relevantes e sugerir locais para almoçar,

Leia mais

Vila Velha de Ródão. 14 km. 17 km. Vergílio Jorge Pires. Vítor Hugo Fontelas de Oliveira. José Gonçalves Ribeiro

Vila Velha de Ródão. 14 km. 17 km. Vergílio Jorge Pires. Vítor Hugo Fontelas de Oliveira. José Gonçalves Ribeiro 1. TERRITÓRIO Área 59,83 km 2 Densidade Populacional (2011) 10,7 Hab/km 2 Anexas Concelho Distância à sede de Concelho Distância a Castelo Branco Amarelos, Atalaia, Carapetosa, Cebolais de Baixo, Rodeios,

Leia mais

www.movetravel.pt Portugal

www.movetravel.pt Portugal www.movetravel.pt www.movetravel.pt Lisboa 01 Chegada à capital portuguesa, recepção no Aeroporto e traslado para o hotel. no hotel. Tempo livre para os primeiros contatos com esta linda cidade, situada

Leia mais

PROCESSO DE CONSULTA DE FORNECIMENTO DE SERVIÇOS DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO DA REDE VIÁRIA DA FREGUESIA 2014/2017

PROCESSO DE CONSULTA DE FORNECIMENTO DE SERVIÇOS DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO DA REDE VIÁRIA DA FREGUESIA 2014/2017 PROCESSO DE CONSULTA DE FORNECIMENTO DE SERVIÇOS DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO DA REDE VIÁRIA DA FREGUESIA 2014/2017 Localidade: Freguesia de Labruja Áreas de Intervenção: Todas as ruas que constam das listagens

Leia mais

PORTIFOLIO DE PASSEIOS

PORTIFOLIO DE PASSEIOS GOIÂNIA GO Embora com uma história recente, oferece uma diversidade de atrativos que encantam seus moradores e visitantes. Cidade aberta, ecumênica, bela, multicultural, de gente bonita e empreendedora,

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 524/VIII ELEVAÇÃO DA POVOAÇÃO DE ANCEDE, NO CONCELHO DE BAIÃO, À CATEGORIA DE VILA. I Contributo histórico

PROJECTO DE LEI N.º 524/VIII ELEVAÇÃO DA POVOAÇÃO DE ANCEDE, NO CONCELHO DE BAIÃO, À CATEGORIA DE VILA. I Contributo histórico PROJECTO DE LEI N.º 524/VIII ELEVAÇÃO DA POVOAÇÃO DE ANCEDE, NO CONCELHO DE BAIÃO, À CATEGORIA DE VILA I Contributo histórico Ancede, população que sé estende ao longo do rio Douro, tem raízes históricas

Leia mais

PISCINAS E PAVILHÕES DESPORTIVOS DO CONCELHO DE PONTE DE LIMA HORÁRIOS E CONTACTOS. Índice PISCINA MUNICIPAL DE PONTE DE LIMA... 1

PISCINAS E PAVILHÕES DESPORTIVOS DO CONCELHO DE PONTE DE LIMA HORÁRIOS E CONTACTOS. Índice PISCINA MUNICIPAL DE PONTE DE LIMA... 1 PISCINAS E PAVILHÕES DESPORTIVOS DO CONCELHO DE PONTE DE LIMA S E CONTACTOS Índice PISCINA MUNICIPAL DE PONTE DE LIMA... 1 PISCINA MUNICIPAL DE PONTE DE LIMA (FREIXO)... 1 PAVILHÃO MUNICIPAL DE PONTE DE

Leia mais

Ponte. de Lima Agenda Cultural Agosto de 2015

Ponte. de Lima Agenda Cultural Agosto de 2015 Ponte de Lima Agenda Cultural Agosto de 2015 Espetáculos Feira Medieval de Freixo 30 julho a 2 agosto Largo da Feira (Org. Associação L. V. Santa Gema Jovem com Apoio Junta de Freguesia de Ardegão, Freixo

Leia mais

Amares Caniçada Júnias - Régua Pinhão Foz Côa - Amarante

Amares Caniçada Júnias - Régua Pinhão Foz Côa - Amarante Amares Caniçada Júnias - Régua Pinhão Foz Côa - Amarante INTRODUÇÃO Algumas maravilhas de Portugal! Uma viagem ao interior de Portugal. A sua genuinidade, as suas tradições. Uma viagem por duas regiões

Leia mais

Resgate da Memória ANO 2, Nº 4. ABR.2015

Resgate da Memória ANO 2, Nº 4. ABR.2015 116 A história de uma cidade pode ser contada de diversas maneiras: por meio de livros, vídeos, sons e a partir de histórias passadas de gerações em gerações. Nesta seção, a Revista buscou uma maneira

Leia mais

Regulamento para a utilização do PDA com receptor GPS para a realização e interpretação de percursos pedestres no PNPG

Regulamento para a utilização do PDA com receptor GPS para a realização e interpretação de percursos pedestres no PNPG Regulamento para a utilização do PDA com receptor GPS para a realização e interpretação de percursos pedestres no PNPG 1. Os PDA s com receptor GPS, adiante designados por PDA s, constituem uma ferramenta

Leia mais

A Formação como meio de Capacitação e Valorização do Artesão

A Formação como meio de Capacitação e Valorização do Artesão CEARTE A Formação como meio de Capacitação e Valorização do Artesão Mercados Urbanos e Artesanato: Estratégias de Marketing e Valorização Económica e Cultural 2014 Luís Rocha Mais-valias do Artesanato

Leia mais

PROVA MODELCAR BUGGY 1/8 TT

PROVA MODELCAR BUGGY 1/8 TT PROVA MODELCAR BUGGY 1/8 TT PORTUGAL CLUBE DE RÁDIOMODELISMO DE FREIXEDAS - CRF Vista aérea das Freixedas FREIXEDAS é uma freguesia do distrito da Guarda, Concelho de Pinhel em Portugal. Situada sobre

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DOS RECURSOS DA OFERTA DE LAZER E CULTURA

CARACTERIZAÇÃO DOS RECURSOS DA OFERTA DE LAZER E CULTURA CARACTERIZAÇÃO DOS RECURSOS DA OFERTA DE LAZER E CULTURA LOCALIZAÇÃO Aeroportos / Aeródromos / Pistas Aeródromo da Tojeira Bibliotecas / Arquivos Históricos Biblioteca Casa Mantero Biblioteca Municipal

Leia mais

Fique a par de todos os descontos e fique a saber: O Que Visitar Onde se Divertir Onde Ficar Onde Comer Onde Comprar Condições Gerais

Fique a par de todos os descontos e fique a saber: O Que Visitar Onde se Divertir Onde Ficar Onde Comer Onde Comprar Condições Gerais português Fique a par de todos os descontos e fique a saber: O Que Visitar Onde se Divertir Onde Ficar Onde Comer Onde Comprar Condições Gerais O QUE VISITAR: vila real Museu de arqueologia e Numismática

Leia mais

CARTA DESPORTIVA DO MUNICÍPIO DE PONTE DE LIMA

CARTA DESPORTIVA DO MUNICÍPIO DE PONTE DE LIMA 1 ÍNDICE Nota Prévia... 1 Instalações Desportivas - Definição... 2 Instalações Desportivas de Base Recreativa... 2 Instalações Desportivas de Base Formativa... 3 Instalações Desportivas Especializadas

Leia mais

Classificação e Cadastro dos Caminhos Públicos do Município de Oliveira de Azeméis

Classificação e Cadastro dos Caminhos Públicos do Município de Oliveira de Azeméis Classificação e Cadastro dos Caminhos Públicos do Município de Oliveira de Azeméis Freguesia de Fajões Maio 2011 Índice Capa Listagem Planta da Freguesia. Listagem dos Caminhos 1 Listagem dos arruamentos

Leia mais

TOUR FÁTIMA 13 DE OUTUBRO PEREGRINAÇÃO FÁTIMA PORTUGAL. Partidas dos locais de origem 09 de Outubro de 2015

TOUR FÁTIMA 13 DE OUTUBRO PEREGRINAÇÃO FÁTIMA PORTUGAL. Partidas dos locais de origem 09 de Outubro de 2015 TOUR FÁTIMA 13 DE OUTUBRO PEREGRINAÇÃO FÁTIMA PORTUGAL Partidas dos locais de origem 09 de Outubro de 2015 Partidas para os locais de origem 16 de Outubro de 2015 ITINERÁRIO PROGRAMA 8 DIAS DESTAQUE PORTUGAL

Leia mais

FEIRAS, FESTAS e ROMARIAS / 2015. Concelho dos Arcos de Valdevez

FEIRAS, FESTAS e ROMARIAS / 2015. Concelho dos Arcos de Valdevez FEIRAS, FESTAS e ROMARIAS / 2015 Concelho dos Arcos de Valdevez JANEIRO S. Gonçalo Vilela 10 Santo Amaro Ázere 15 Santo Amaro Monte Redondo 15 S. Sebastião Sistelo 17 e 18 Dia das Fogeuiras Guilhadeses

Leia mais

Barroco Mineiro. Prof. Percival Tirapeli, Instituto de Artes da UNESP

Barroco Mineiro. Prof. Percival Tirapeli, Instituto de Artes da UNESP Barroco Mineiro Prof. Percival Tirapeli, Instituto de Artes da UNESP Mapa da Estrada Real, por onde escoava o ouro encontrado pelos bandeirantes paulistas em 1692. O Caminho Velho iniciava NO Rio de Janeiro

Leia mais

A Vila. Na vila de Barrancos

A Vila. Na vila de Barrancos Locais a visitar A Vila Na vila de Barrancos podem ainda encontrar-se belos exemplares do típico casario alentejano, de arquitectura popular: casas caiadas de branco, de piso térreo, construídas em taipa,

Leia mais

Locais a Visitar na Vila de Almodôvar

Locais a Visitar na Vila de Almodôvar Locais a Visitar na Vila de Almodôvar Igreja Matriz de Almodôvar A matriz é o monumento mais visitado do Concelho de Almodôvar e é dedicada a Santo Ildefonso, sendo que D. Dinis doou-a à Ordem de Santiago,

Leia mais

Introdução da região:

Introdução da região: Porto Santo Introdução No âmbito das disciplinas de TIAT e TCAT, abordaremos o tema Porto Santo referente ao Desenvolvimento Turístico Com este trabalho pretendemos aprofundar e adquirir conhecimentos

Leia mais

VISITA DE PRESCRITORES À REGIÃO DA BEIRA INTERIOR

VISITA DE PRESCRITORES À REGIÃO DA BEIRA INTERIOR VISITA DE PRESCRITORES À REGIÃO DA BEIRA INTERIOR VISITA DE PRESCRITORES À REGIÃO DA BEIRA INTERIOR À convite do NERGA Associação Empresarial da Região da Guarda e NERCAB Associação Empresarial de Castelo

Leia mais

Programa de acompanhantes

Programa de acompanhantes Quinta-feira, 20 de Setembro de 2012 9:30 Saída em autocarro do Hotel Axis 10:00 Chegada a Barcelos Visita ao centro Histórico de Barcelos Programa de acompanhantes O concelho de Barcelos é um exemplo

Leia mais

Ponte de Lima. Agenda Cultural. Setembro 2012

Ponte de Lima. Agenda Cultural. Setembro 2012 Ponte de Lima Agenda Cultural Setembro 2012 Espetáculos Encontro Concelhio de Tocadores de Concertina 5 Setembro Ruas da Vila de Ponte de Lima e Largo de Camões 22h00 (Org. MPL) Concerto Banda de Música

Leia mais

INVENTÁRIO DO PATRIMÔNIO CULTURAL RD AGRESTE SETENTRIONAL LIMOEIRO

INVENTÁRIO DO PATRIMÔNIO CULTURAL RD AGRESTE SETENTRIONAL LIMOEIRO BENS MATERIAIS EDIFÍCIO URBANO ISOLADO Prefeitura Municipal Mercado Público Açouge Municipal Câmara Municipal Prédio da Rádio Jornal do Commercio Pédio do Matadouro Público Escola Salomão Gisburg Escola

Leia mais

Catarina Bernardina de (...) Cardozo, dos bens que ficaram por falecimento de seu marido e Pai, o Coronel Manuel José Cardozo

Catarina Bernardina de (...) Cardozo, dos bens que ficaram por falecimento de seu marido e Pai, o Coronel Manuel José Cardozo CASA DA BREIA A Casa da Breia situa-se no lugar da Breia, na freguesia de S. Paio de Jolda neste concelho de Arcos de Valdevez. Temos notícias da casa, como propriedade da família, através de um testamento

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 244/IX ELEVAÇÃO DA POVOAÇÃO DE SÃO JOÃO DA TALHA À CATEGORIA DE VILA. 1 - Localização. 2 - Razões de ordem histórica

PROJECTO DE LEI N.º 244/IX ELEVAÇÃO DA POVOAÇÃO DE SÃO JOÃO DA TALHA À CATEGORIA DE VILA. 1 - Localização. 2 - Razões de ordem histórica PROJECTO DE LEI N.º 244/IX ELEVAÇÃO DA POVOAÇÃO DE SÃO JOÃO DA TALHA À CATEGORIA DE VILA 1 - Localização A povoação de São João da Talha localiza-se no concelho de Loures, na zona oriental do concelho

Leia mais

** CARNAVAL** MORRODO CARASAL (escalaminhada) CANYON FORTALEZA (interior, trilha do Tigre Preto) CANYON DA PEDRA (interior) Trilhas de nível Difícil.

** CARNAVAL** MORRODO CARASAL (escalaminhada) CANYON FORTALEZA (interior, trilha do Tigre Preto) CANYON DA PEDRA (interior) Trilhas de nível Difícil. ** CARNAVAL** Um carnaval diferente em meio a natureza e suas maravilhas... Alegria e diversão garantida! Preparamos pra você um final de semana inesquecível! MORRODO CARASAL (escalaminhada) CANYON FORTALEZA

Leia mais

Ponte de Lima. Agenda Cultural. Agosto 2013

Ponte de Lima. Agenda Cultural. Agosto 2013 Ponte de Lima Agenda Cultural Agosto 2013 Espetáculos Apresentações de livros Animação de rua Espetáculos Cinema ao ar livre Dança Teatro Exposição: Contos do regaço: retratos e guitarras de história Outras

Leia mais

Confraria do Vinho Verde. Lista de Produtores da Confraria

Confraria do Vinho Verde. Lista de Produtores da Confraria Lista de Produtores da Confraria Abílio José Pires (Dr.) Largo de Hermenegildo Solheiro, 75 4960 551 MELGAÇO Marca: Encosta da Cabana Telef. 251 402 299 962 851 205 - fax 251 402 331 e-mail: quintacabana@gmail.com

Leia mais

Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa Braga

Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa Braga Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa Braga 1 Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa APRESENTAÇÃO Edifício de traça actual, construído de raiz, implantado no centro histórico de Braga, na proximidade

Leia mais

Património cultural Museus. http://www.cmpedrogaogrande.pt/index.php?option=com_content&view=a. rticle&id=132&itemid=123. rticle&id=132&itemid=123

Património cultural Museus. http://www.cmpedrogaogrande.pt/index.php?option=com_content&view=a. rticle&id=132&itemid=123. rticle&id=132&itemid=123 Atelier Túllio Victorino Sertã / Cernache do Bonjardim CASA MUSEU COMENDADOR MANUEL NUNES CORRÊA MUSEU PEDRO CRUZ MUSEU DE ARTE SACRA (Misericórdia) Museu Arqueologia Mação Centro Geodésico de Portugal

Leia mais

Agência de Desenvolvimento Turístico e Cultural da Rota dos Tropeiros do Paraná

Agência de Desenvolvimento Turístico e Cultural da Rota dos Tropeiros do Paraná 1ª etapa Na área central de Castro, estão distribuídos diversos prédios históricos tombados, além de diversas áreas verdes e de lazer como o Morro do Cristo, o Parque Lacustre e o Parque Dr. Libânio E.

Leia mais

OFERTA ESPECIAL MADEIRA CASAS DE CAMPO DO POMAR O ESPAÇO DE TURISMO RURAL EM SANTANA

OFERTA ESPECIAL MADEIRA CASAS DE CAMPO DO POMAR O ESPAÇO DE TURISMO RURAL EM SANTANA desde 27,50 CASAS DE CAMPO DO POMAR O ESPAÇO DE TURISMO RURAL EM SANTANA VALORES APRESENTADOS SÃO POR PESSOA/NOITE EM BB. VÁLIDO DE 01.MAIO ATÉ 31.OUTUBRO.2015 desde 19,80 HOTEL EURO MONIZ PORTO MONIZ

Leia mais

As 7 Maravilhas de Portugal (26/05 a 04/06/2012)

As 7 Maravilhas de Portugal (26/05 a 04/06/2012) As 7 Maravilhas de Portugal (26/05 a 04/06/2012) ROTEIRO 26/05/12 - Dia 01 (Sábado) - Recife - Lisboa Apresentação no aeroporto de Recife às 19:25h para embarque em vôo TAP com destino a Lisboa. 27/05/12

Leia mais

MUSEU DO AZULEJO APRESENTAÇÃO

MUSEU DO AZULEJO APRESENTAÇÃO MUSEU DO AZULEJO APRESENTAÇÃO O Museu Nacional do Azulejo tem por missão recolher, conservar, estudar e divulgar exemplares representativos da evolução da Cerâmica e do Azulejo em Portugal, promovendo

Leia mais

ACTIVIDADES PARA 2012

ACTIVIDADES PARA 2012 ACTIVIDADES PARA 2012 LOCAL: TEATRO DIOGO BERNARDES Cantar dos Reis 14 Janeiro às 21:30 Horas NºOrd. Nome do Grupo ou Rancho 1 Rancho Folclórico da Ribeira 2 Grupo Folclórico da Casa do Povo de Poiares

Leia mais

Programa exemplo 2 para 3 Noites / 4 Dias. Terra Fria Transmontana. Primavera / Verão 2012

Programa exemplo 2 para 3 Noites / 4 Dias. Terra Fria Transmontana. Primavera / Verão 2012 Programa exemplo 2 para 3 Noites / 4 Dias Terra Fria Transmontana Primavera / Verão 2012 (Bragança, Miranda do Douro, Parque do Douro Internacional (Arribas), Parque Natural de Montesinho, Vinhais e Parque

Leia mais

13 A 21 DE SETEMBRO ILHAS DOS AÇORES

13 A 21 DE SETEMBRO ILHAS DOS AÇORES 2011 13 A 21 DE SETEMBRO ILHAS DOS AÇORES PROGRAMA VIAGEM AOS AÇORES 13 A 21 DE SETEMBRO DE 2011 1.º Dia 13 de Setembro FUNCHAL/ PONTA DELGADA / TERCEIRA Comparência dos senhores participantes no Aeroporto

Leia mais

Venha conhecer um paraíso escondido no Sertão Mineiro! Vila de Santa Bárbara Município de Augusto de Lima 04 a 07 de junho

Venha conhecer um paraíso escondido no Sertão Mineiro! Vila de Santa Bárbara Município de Augusto de Lima 04 a 07 de junho VIAJE POR MINAS CONHEÇA OS ATRATIVOS E SURPREENDA-SE EM TODOS OS MOMENTOS Venha conhecer um paraíso escondido no Sertão Mineiro! Vila de Santa Bárbara Município de Augusto de Lima 04 a 07 de junho Contato:

Leia mais

ARQUIVO DE PONTE DE LIMA, PONTE DE LIMA, CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE DE LIMA

ARQUIVO DE PONTE DE LIMA, PONTE DE LIMA, CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE DE LIMA ARQUIVO DE PONTE DE LIMA, PONTE DE LIMA, CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE DE LIMA 1980 N.º 1 MORAIS, Adelino Tito, João Pinto Ribeiro, Juiz de Fora em Ponte de Lima, pp. 5-6 CASTRO, Francisco Cyrne, O Concelho

Leia mais

Ponte de Lima. Agenda Cultural. Setembro 2013

Ponte de Lima. Agenda Cultural. Setembro 2013 Ponte de Lima Agenda Cultural Setembro 2013 Espetáculos Encontro Concelhio de Tocadores de Concertina 4 Setembro Ruas da Vila de Ponte de Lima e Largo de Camões 22h00 (org. MPL) Feiras Novas 6 a 9 Setembro

Leia mais

Plano de Transportes Escolares

Plano de Transportes Escolares Plano de Transportes Escolares 2017-2018 INTRODUÇÃO Nos termos da alínea gg) do ponto n.º 1, do artigo 33.º, da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, compete à Autarquia assegurar, organizar e gerir a concessão

Leia mais

Directório. (ordem Alfabética) Actividade Comércio

Directório. (ordem Alfabética) Actividade Comércio Agencia Funeraria Rodrigues & Freire Rua da India, 18-C - Santa Catarina 2500-776 SANTA CATARINA CLD Agrupamento de Escolas de Santa Catarina Estrada 360, 31 Associação Cultural Desportiva e Recreativa

Leia mais

"Raid à Neve" Passeio TT Turístico - Serra da Estrela. 12 a 14 de Fevereiro de 2016 RAID À NEVE - SERRA DA ESTRELA

Raid à Neve Passeio TT Turístico - Serra da Estrela. 12 a 14 de Fevereiro de 2016 RAID À NEVE - SERRA DA ESTRELA Passeio TT Turístico - Serra da Estrela "Raid à Neve" 12 a 14 de Fevereiro de 2016 Como tão amplamente solicitado voltamos à Serra da Estrela em 2016 para um passeio de todo-o-terreno 4x4. Após difíceis

Leia mais

Escola/Agrupamento Docente que requereu avaliação Período Grupo Avaliador Escola a que pertence

Escola/Agrupamento Docente que requereu avaliação Período Grupo Avaliador Escola a que pertence OBSERVAÇÃO DE AULAS Ano Letivo 2012-2013 Escola/Agrupamento Docente que requereu avaliação Período Grupo Avaliador Escola a que pertence Albertina de Jesus Ferraz Gouveia 2012-2013 500 José Luís Valério

Leia mais

Ponte de Lima. Agenda Cultural. Dezembro 2013

Ponte de Lima. Agenda Cultural. Dezembro 2013 Ponte de Lima Agenda Cultural Dezembro 2013 Espetáculos Ballet Bailado do Lago dos Cisnes Russian Classical Ballet 8 Dezembro Teatro Diogo Bernardes 16h00 e 21h00 (Org. MPL) Teatro Maria Minhoca pela Associação

Leia mais

EEC PROVERE MINHO IN:

EEC PROVERE MINHO IN: EEC PROVERE MINHO IN: Enquadramento de projetos complementares Sessão de Divulgação Oportunidades de Financiamento de projetos complementares da EEC PROVERE MINHO IN 8 de Fevereiro de 2012 14h45 Villa

Leia mais

Ponte. de Lima Agenda Cultural Janeiro de 2015

Ponte. de Lima Agenda Cultural Janeiro de 2015 Ponte de Lima Agenda Cultural Janeiro de 2015 Espetáculos + Música JP Simões 9 janeiro Teatro Diogo Bernardes 21h30 Música Popular Cantar dos Reis 10 janeiro Auditório Rio Lima 21h00 (Org. MPL e Associação

Leia mais

AGRUPAMENTO DE AVEIRO - Presidente: Prof. Carlos Magalhães. AGRUPAMENTO DE S. BERNARDO - Presidente: Prof.ª Glória Leite

AGRUPAMENTO DE AVEIRO - Presidente: Prof. Carlos Magalhães. AGRUPAMENTO DE S. BERNARDO - Presidente: Prof.ª Glória Leite AGRUPAMENTO DE AVEIRO - Presidente: Prof. Carlos Magalhães e-mail: eb23jaa@clix.pt Página Internet: www.prof2000.pt/users/eb23jafa/ Aveiro (Glória) Av. Dr. Artur Ravara 3810-096 Aveiro 234383995 S. Jacinto

Leia mais

CIRCUITOS TERRA SANTA

CIRCUITOS TERRA SANTA CIRCUITOS TERRA SANTA 20 DIAS Partidas do BRASIL Rio de Janeiro Sextas-feiras Domingos São Paulo Terças-feiras Sábados ITINERARIOS PROGRAMA 20 DIAS PORTUGAL (Roteiros da Fé) e (Santiago de Compostela).

Leia mais

PORTUGAL EMOTIONS CASA DA CALDEIRA

PORTUGAL EMOTIONS CASA DA CALDEIRA TURISMO REGIÃO CENTRO 2014 PORTUGAL EMOTIONS CASA DA CALDEIRA Enoturismo Sabores da Rolha ROTEIRO TURÍSTICO Z. CENTRO Sabores da Rolha propõe uma visita a uma região rica em diversidade cultural e paisagística

Leia mais

ROTEIRO TURISTICO DO ALENTEJO

ROTEIRO TURISTICO DO ALENTEJO 2014 ROTEIRO TURISTICO DO ALENTEJO ROTEIRO TIPO Enoturismo Sabores da Rolha ROTEIRO ENOTURÍSTICO ALENTEJO DIA 1 Transfere do aeroporto da Portela (Lisboa) para o hotel Miraparque, (aprox. 30m). Acolhimento

Leia mais

Património Natural local e regional Rios e Biodiversidade

Património Natural local e regional Rios e Biodiversidade Património Natural local e regional Rios e Biodiversidade O que é a Biodiversidade? Área de Projecto 5ºD 2010/2011 Realizado por: Inês, Mariana, Ema, Diana e José do 5ºD Trabalho iniciado com a participação

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DOCE SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE, LAZER E TURISMO

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DOCE SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE, LAZER E TURISMO Rio Doce - Listagem de bens já inventariados Bens Inventariados em 2006 Estruturas Arquitetônicas e Urbanísticas área 1 01 - Res. Israel Martins de Souza 02 - Igreja Matriz de Santo Antônio 03 - Jardim

Leia mais

PAPA LÉGUAS. Distrito. Portalegre INTRODUÇÃO

PAPA LÉGUAS. Distrito. Portalegre INTRODUÇÃO PAPA LÉGUAS Distrito INTRODUÇÃO Este Diário de Viagem em Autocaravana é uma pequena contribuição para um Turismo Itinerante pelo Distrito de. Promover os sítios mais relevantes e sugerir locais para almoçar,

Leia mais

Condições Especiais 2013. ALD Automotive

Condições Especiais 2013. ALD Automotive Condições Especiais 2013 ALD Automotive Benefícios e vantagens para aderentes e colaboradores do Cartão Fleet Card: 10% Desconto sobre a melhor tarifa disponível no site das Pousadas de Portugal www.pousadas.pt

Leia mais

Vila Nova de Gaia, 12 a 16 de Março 2012

Vila Nova de Gaia, 12 a 16 de Março 2012 Vila Nova de Gaia, 12 a 16 de Março 2012 Nesta semana fomos os anfitriões. Alguns dos nossos parceiros chegaram no dia anterior ao previsto, 11 de Março e após receção no aeroporto, viajamos de metro até

Leia mais

Dossier Promocional. Hotel Vista Real Castro Marim - Algarve

Dossier Promocional. Hotel Vista Real Castro Marim - Algarve Dossier Promocional Hotel Vista Real Castro Marim - Algarve 1 1. Contexto e Oportunidade 2. Localização do Imóvel 3. Características Gerais do Imóvel 4. Descrição Detalhada 5. Condições de Comercialização

Leia mais

Museu Regional P a r e d e s d e C o u r a

Museu Regional P a r e d e s d e C o u r a Pa r e d e s d e C o u r a O Museu Inaugurado em Outubro de 1997, o de Paredes de Coura é uma infra-estrutura de iniciativa autárquica, através da qual se pretende promover, conservar e divulgar os bens

Leia mais

Lista Monumentos. Edif. Do centro autárquico e Junta de Freguesia de Quarteira.

Lista Monumentos. Edif. Do centro autárquico e Junta de Freguesia de Quarteira. Cidades Lista Monumentos Faro Largo da Sé; Jardim Manuel Bivar; Arco da Vila; ; Ed. Governo Civil. Loulé Quarteira Edif. Paços do Concelho; Edif. Duarte Pacheco (Assembleia Municipal); Monumento Eng. Duarte

Leia mais

Nome Nº Turma Nome Nº Turma Nome Nº Turma Nome Nº Turma Nome Nº Turma

Nome Nº Turma Nome Nº Turma Nome Nº Turma Nome Nº Turma Nome Nº Turma DISCIPLINA DE GEOGRAFIA 7º ANO TRABALHO DE GRUPO HYPERPAISAGENS PROFESSORA: CRISTINA CÂMARA ANO LECTIVO 2002/03 FOTOGRAFIA AÉREA (1 E 2) A Fotografia Aérea é: a) Uma fotografia digital, tirada na vertical

Leia mais

Alojamentos no Concelho de Gouveia

Alojamentos no Concelho de Gouveia Estabelecimentos Hoteleiros Hotel Eurosol Gouveia Galardão Chave Verde Categoria: Hotel 3 estrelas Morada: Av. 1.º de Maio 6290-541 Gouveia Telefone: 238491010 Fax.: 238494370 Internet: www.eurosol.pt

Leia mais

Solares de Portugal localizados no concelho de Ponte de Lima

Solares de Portugal localizados no concelho de Ponte de Lima Solares de Portugal localizados no concelho de Ponte de Lima Solares de Portugal Casa do Anquião A Casa do Anquião fica a escassos três quilómetros da Vila de Ponte de Lima e está inserida num dos extremos

Leia mais

O Caminho das Águas - Lagoas e Mares do Sul e Costa dos Corais

O Caminho das Águas - Lagoas e Mares do Sul e Costa dos Corais O Caminho das Águas - Lagoas e Mares do Sul e Costa dos Corais 04 dias e 03 noites no litoral de Alagoas 1º dia Maceió / Barra de São Miguel É fácil gostar de Maceió. Lazer, cultura, gastronomia, turismo,

Leia mais

PORTUGAL LITORAL HOTEL MEIRA **** MINHO HOTEL **** HOTEL RALI VIANA *** SUAVE MAR *** PRAIA GOLFE HOTEL **** QUINTA DA LAGOA ***

PORTUGAL LITORAL HOTEL MEIRA **** MINHO HOTEL **** HOTEL RALI VIANA *** SUAVE MAR *** PRAIA GOLFE HOTEL **** QUINTA DA LAGOA *** HOTEL MEIRA **** Localidade: Caminha DESTAQUES: Situado num vale protegido do vento, este hotel está apenas a 200 metros da Praia das Crianças. O acolhedor restaurante destaca a atmosfera tradicional do

Leia mais

SERRA DA ESTRELA FLORA E VEGETAÇÃO. Acompanhamento de Botânica Doutor Jorge Capelo PROGRAMA

SERRA DA ESTRELA FLORA E VEGETAÇÃO. Acompanhamento de Botânica Doutor Jorge Capelo PROGRAMA SERRA DA ESTRELA FLORA E VEGETAÇÃO 19 E 20 DE MAIO 2012 Acompanhamento de Botânica Doutor Jorge Capelo VISITAS BOTÂNICAS EM DIVERSOS LOCAIS DA SERRA DA ESTRELA COM ACOMPANHAMENTOP ESPECIALIZADO, JANTAR

Leia mais

AQUI HÁ. património! Valorizamos e recuperamos memórias, tradições, valores e espaços que a cultura e os nossos antepassados nos legaram.

AQUI HÁ. património! Valorizamos e recuperamos memórias, tradições, valores e espaços que a cultura e os nossos antepassados nos legaram. Visite LOURES SANTO ANTÓNIO DOS CAVALEIROS Capela do Espírito Santo, Quinta do Conventinho SANTO ANTÃO DO TOJAL Aqueduto [MIP] LOURES Igreja de Santa Maria de Loures [MN] SANTO ANTÃO DO TOJAL Largo Monumental

Leia mais

EXPEDIÇÃO IMPÉRIO INCA 2015

EXPEDIÇÃO IMPÉRIO INCA 2015 MACHU PICCHU, LAGO TITICACA, DESERTO DO ATACAMA, NORTE ARGENTINO 23 DIAS (veículos) FORMATO EXPEDIÇÃO COM VEÍCULOS GRUPO MÁXIMO PARA A VIAGEM: 20 PESSOAS OU 08 VEÍCULOS Saída Brasil (em veículos) : 03/09/

Leia mais

Visitas Guiadas ao Complexo Mineiro de S. Domingos

Visitas Guiadas ao Complexo Mineiro de S. Domingos Visitas Guiadas ao Complexo Mineiro de S. Domingos Definição de condições e preços A Fundação Serrão Martins (FSM) proporciona visitas guiadas ao complexo mineiro, sujeitas a marcação prévia e à disponibilidade

Leia mais

Plano de Transportes Escolares

Plano de Transportes Escolares Plano de Transportes Escolares 2016-2017 INTRODUÇÃO Nos termos da alínea gg) do ponto n.º 1, do artigo 33.º, da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, compete à Autarquia assegurar, organizar e gerir a concessão

Leia mais

DIA 1 ROTEIRO GAVIÃO GONZAGA

DIA 1 ROTEIRO GAVIÃO GONZAGA GAVIÃO GONZAGA DIA - O Centro de Lazer Tarundu é diversão garantida. Esportes de aventura, cavalgadas, trilhas pela mata nativa e mini golfe são algumas das atividades ao ar livre. Para os dias chuvosos,

Leia mais

PORTUGAL AUTÊNTICO (12 dias)

PORTUGAL AUTÊNTICO (12 dias) Um roteiro exclusivo, para conhecer o autêntico Portugal, o seu povo, sua cultura e sua maravilhosa gastronomia. Viva uma experiência inesquecível em uma vinícola, pisando uvas e degustando de um vinho

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DURANTE OS DIAS DO CONGRESSO

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DURANTE OS DIAS DO CONGRESSO Gallæcia III Congresso Internacional de Linguística Histórica Homenagem aos professores Ramón Lorenzo e Antón Santamarina Santiago de Compostela, 27-30 de Julho de 2015 ATIVIDADES COMPLEMENTARES DURANTE

Leia mais

O ENOTURISMO. Conceito:

O ENOTURISMO. Conceito: Conceito: O conceito de enoturismo ainda está em formação e, a todo o momento, vão surgindo novos contributos; Tradicionalmente, o enoturismo consiste na visita a vinhas, estabelecimentos vinícolas, festivais

Leia mais

Celorico da Beira / Cortiçô da Serra Mourela - 6360-050 CORTIÇÔ DA SERRA

Celorico da Beira / Cortiçô da Serra Mourela - 6360-050 CORTIÇÔ DA SERRA Celorico Beira / Açores Açores - 6360-010 AÇORES Celorico Beira / Açores Aldeia Rica - 6360-011 AÇORES Celorico Beira / Açores Quinta do Pomar - 6360-012 AÇORES Celorico Beira / Açores Estra de Açores

Leia mais

Concelho Nome Morada Telefone Fax E-mail geral Site

Concelho Nome Morada Telefone Fax E-mail geral Site Ribatejo Concelho Nome Morada Telefone Fax E-mail geral Site *** Hotel de Turismo de Abrantes Largo de Santo António (00351) 241361261 (00351) 241365218 hotelabrantes@iol.pt www.hotelabrantes.pt *** Hotel

Leia mais

Aceite o desafio! Se ainda não conhece as condições desta campanha contacte a Futuro pelo telefone 707 222 222 ou consulte www.futuro-sa.

Aceite o desafio! Se ainda não conhece as condições desta campanha contacte a Futuro pelo telefone 707 222 222 ou consulte www.futuro-sa. Aceite o desafio! A Campanha FUTURO CHALLENGER é exclusiva para os clientes da Futuro Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, S.A, que investirem nos Fundos PPR de 15/7 a 15/9. Se ainda não conhece as

Leia mais

Portugal e Espanha. de Mota Grandes Eventos pelo caminho... O Mercado Medieval no Castelo de Obidos.

Portugal e Espanha. de Mota Grandes Eventos pelo caminho... O Mercado Medieval no Castelo de Obidos. 1 Portugal e Espanha de Mota Grandes Eventos pelo caminho... O Mercado Medieval no Castelo de Obidos. As Festas da Senhora del Carmen en Huelva ( Andaluzia ) E a maior concentração de motos da Europa em

Leia mais

DESCRIÇÃO DE PASSEIOS CITY TOUR. www.bahiatransportes.com.br

DESCRIÇÃO DE PASSEIOS CITY TOUR. www.bahiatransportes.com.br DESCRIÇÃO DE PASSEIOS CITY TOUR. www.bahiatransportes.com.br SALVADOR PANORÂMICO: Saída (09:00 ás 12:00 e 14:00 ás 17:00) Duração: 03 horas. VALOR: R$ 55,00 Saída do hotel, rumo ao Morro do Ipiranga, segue

Leia mais

ORIENTAÇÃO. Para a orientação recorremos a certas referências. A mais utilizada é a dos pontos cardeais: Norte Sul Este Oeste

ORIENTAÇÃO. Para a orientação recorremos a certas referências. A mais utilizada é a dos pontos cardeais: Norte Sul Este Oeste 1 ORIENTAÇÃO A orientação é o processo que permite determinar a nossa posição na superfície terrestre e a direcção a tomar para atingirmos um local para onde nos queiramos dirigir. Para a orientação recorremos

Leia mais

Fig. 189 Sé de Elvas, fachada lateral poente em 1942, IHRU/DGEMN, Sistema de Informação, Fontes Documentais, Fotografias e Desenhos, Sé de Elvas/Igreja de Nossa Senhora da Assunção, FOTO.0178427, N.º IPA

Leia mais

Arte e Arquitetura Sacra

Arte e Arquitetura Sacra Arte e Arquitetura Sacra A história da Festa do Divino, considerada uma das festas de caráter popular mais antigas do Brasil, tem a sua origem nas festas religiosas da Europa, mais especificamente na tradição

Leia mais

BANDA MILITAR DO PORTO ATUA NOS

BANDA MILITAR DO PORTO ATUA NOS MEALHADA MORTÁGUA PENACOVA COMEMORAÇÕES DOS 205 ANOS DA BATALHA DO BUSSACO BANDA MILITAR DO PORTO ATUA NOS JARDINS DO PALACE DIA 12 DE SETEMBRO O concerto da Banda Militar do Porto vai atuar ar livre,

Leia mais