PROCESSO ADMINISTRATIVO PREVIDENCIÁRIO. Profa. Ana Julia Moraes Avansi

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROCESSO ADMINISTRATIVO PREVIDENCIÁRIO. Profa. Ana Julia Moraes Avansi"

Transcrição

1 PROCESSO ADMINISTRATIVO PREVIDENCIÁRIO Profa. Ana Julia Moraes Avansi

2 Serviços disponibilizados pelos escritórios previdenciários Concessão administrativa e judicial Contagem simples Contagem com base no CNIS x confronto com a CTPS Análise da fórmula 85/95 Cálculo do valor de benefício Projeção de renda futura- PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO CTC Revisão

3 ANÁLISE DE DIREITO- PRÉ PROCESSO ADMINISTRATIVO

4 Benefícios Programados

5 APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇAO APOSENTADORIA POR IDADE APOSENTADORIA ESPECIAL

6 Benefícios Extraordinários

7 AUXILIO DOENÇA APOSENTADORIA POR INVALIDEZ AUXILIO ACIDENTE SALARIO MATERNIDADE PENSAO POR MORTE AUXILIO RECLUSAO

8 ANÁLISE INICIAL- BENEFICIOS PROGRAMADOS

9 QUADRINOMIO PERFEITO IDADE TEMPO DE CONTRIBUIÇAO CATEGORIA DE SEGURADO SALARIOS DE CONTRIBUIÇAO

10 SOLICITAÇAO DE DOCUMENTAÇAO PARA A ANÁLISE

11 ACESSAR MEU INSS/AGENDAR RETIRADA DE EXTRATO CNIS A PARTIR DE 16.07

12 Não consegui acessar??? SENHA PROVISORIA

13 PROCURAÇAO Art O instrumento de mandato poderá ser público ou particular, preferencialmente nos moldes do Anexo IV. Parágrafo único. Na hipótese de outorgante ou outorgado não alfabetizado se exige a forma pública.

14 SIMULAÇAO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇAO SIMULAÇAO DO MEU INSS X SIMULAÇAO DO ESCRITÓRIO

15 ANÁLISE FINAL

16 CASO O SEGURADO JÁ TENHA ALCANÇADO O TEMPO MINIMO PARA APOSENTAR-SE POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO/IDADE OU ESPECIAL

17 ART 658 A 702 PAP

18 PROCESSO ADMINISTRATIVO PREVIDENCIÁRIO- Art Considera-se processo administrativo previdenciário o conjunto de atos administrativos praticados nos Canais de Atendimento da Previdência Social, iniciado em razão de requerimento formulado pelo interessado, de ofício pela Administração ou por terceiro legitimado, e concluído com a decisão definitiva no âmbito administrativo.

19 Inicial instrutória decisória recursal. FASES DO PROCESSO ADMINISTRATIVO

20 I - FASE INICIAL

21 AGENDAMENTO -INTERNET MEU INSS

22 AGENDAMENTO Art O requerimento de benefícios e serviços deverá ser solicitado pelos canais de atendimento da Previdência Social, previstos na Carta de Serviços ao Usuário do INSS de que trata o art. 11 do Decreto nº 9.094, de 17 de julho de 2017,, tais como: I - Portal do INSS: II - Central de Teleatendimento - 135; III - Central de Serviços Meu INSS, e IV - Unidades de Atendimento. 3º O requerimento de benefícios e serviços agendáveis é composto de duas etapas: I - agendamento por meio de um dos canais de atendimento; e II - apresentação da documentação no local, data e horário agendado. 4º O agendamento de benefícios e serviços deverá ser realizado preferencialmente pelos canais de atendimento referidos nos incisos I e II do caput.

23 E quando não houver requerimento expresso no site - AP. POR INVALIDEZ - AUXILIO ACIDENTE - ACRESCIMO DE 25% 4º O agendamento de benefícios e serviços deverá ser realizado preferencialmente pelos canais de atendimento referidos nos incisos I e II do caput.

24 CUIDADO UNICO Art O requerimento do benefício ou serviço poderá ser apresentado em qualquer Unidade de Atendimento da Previdência Social, independentemente do local de seu domicílio, exceto APS de Atendimento a Demandas Judiciais - APSADJ e Equipes de Atendimento a Demandas Judiciais - EADJ. Parágrafo único. O INSS poderá, a seu critério, modificar o local do atendimento para uma das Unidades de Atendimento do domicílio do interessado, mediante prévia comunicação.

25 DATA DO INÍCIO DO BENEFÍCIO AGENDAMENTO OU IMPLEMENTAÇAO DOS REQUISITOS PARA A CONCESSAO DO BENEFICIO

26 Art Qualquer que seja o canal de atendimento utilizado, será considerada como DER a data de solicitação do agendamento do benefício ou serviço, ressalvadas as seguintes hipóteses: I - caso não haja o comparecimento do interessado na data agendada para conclusão do requerimento; II - nos casos de reagendamento por iniciativa do interessado, exceto se for antecipado o atendimento; ou III - no caso de incompatibilidade do benefício ou serviço agendado com aquele efetivamente devido, hipótese na qual a DER será considerada como a data do atendimento.

27 REAFIRMAÇAO DA DER ATENÇÃO PARA A REAFIRMAÇAO DA DER EM CASO DE REGRA 85/95.

28 Art Se durante a análise do requerimento for verificado que na DER o segurado não satisfazia os requisitos para o reconhecimento do direito, mas que os implementou em momento posterior, deverá o servidor informar ao interessado sobre a possibilidade de reafirmação da DER, exigindo-se para sua efetivação a expressa concordância por escrito.

29 Parágrafo único. O disposto no caput aplica-se a todas as situações que resultem em benefício mais vantajoso ao interessado.

30 ATENÇAO REQUERIMENTOS APOSENTADORIA ESPECIAL AP. TEMPO DE CONTRIBUIÇAO PROPORCIONAL IDADE HIBRIDA

31 II FASE INSTRUTÓRIA

32 DOC. IDENTIFICAÇAO Art Todo atendimento presencial deverá ser realizado mediante apresentação de pelo menos um dos seguintes documentos de identificação: I - Carteira de Identidade; II - Carteira Nacional de Habilitação; III - Carteira de Trabalho; IV - Carteira Profissional; V - Passaporte; VI - Carteira de Identificação Funcional; ou VII - outro documento dotado de fé pública que permita a identificação do cidadão.

33 COPIAS AUTENTICADAS OU SIMPLES Art Na formalização do processo será suficiente a apresentação dos documentos originais ou cópias autenticadas em cartório ou por servidor do INSS, ou ainda conforme previsto no art. 676, podendo ser solicitada a apresentação do documento original para verificação de contemporaneidade ou outras situações em que este procedimento se fizer necessário.

34 QUEM PODE AUTENTICAR Art Equiparam-se aos originais os documentos autenticados por: I - órgãos da Justiça e seus auxiliares; II - Ministério Público e seus auxiliares; III - procuradorias; IV - autoridades policiais; V - repartições públicas em geral; VI - advogados públicos; e VII - advogados privados. 1º Na hipótese do inciso VII a autenticação está vinculada ao advogado privado que conste na procuração, ainda que apresentado por seu substabelecido, desde que acompanhado de cópia da carteira da OAB. 2º Para fins do disposto no parágrafo anterior, o documento autenticado deverá conter nome completo, número de inscrição na OAB e assinatura do advogado. 3º Caso identificado indício de irregularidade nas cópias apresentadas, o servidor poderá exigir a apresentação dos originais para conferência.

35 NO INSS DIGITAL COM O CONVENIO AUTENTICAÇAO DO ADVOGADO- CERTIFICADO DIGITAL

36 DOCUMENTAÇAO PADRAO PARA OS BENEFICIOS

37 DOCUMENTAÇAO INCOMPLETA EXIGÊNCIA Art Conforme preceitua o art. 176 do RPS, a apresentação de documentação incompleta não constitui motivo para recusa do requerimento do benefício ou serviço, ainda que, de plano, se possa constatar que o segurado não faz jus ao benefício ou serviço que pretende requerer, sendo obrigatória a protocolização de todos os pedidos administrativos cabendo, se for o caso, a emissão de carta de exigência ao requerente.

38 PRAZO PARA CUMPRIMENTO DAS EXIGENCIAS 1º Não apresentada toda a documentação indispensável ao processamento do benefício ou do serviço, o servidor deverá emitir carta de exigências elencando providências e documentos necessários, com prazo mínimo de trinta dias para cumprimento. 2º O prazo previsto no 1º deste artigo poderá ser prorrogado por igual período, mediante pedido justificado do interessado.

39 IMPOSSIBILIDADE DE CUMPRIR EXIGENCIA 8º Caso o requerente declare formalmente não possuir os documentos solicitados na carta de exigência emitida pelo servidor, o requerimento poderá ser decidido de imediato.

40

41 GET APOSENTADORIA POR IDADE- REQUERIMENTO PELO MEU INSS QUANDO NÃO TEM 15 ANOS NO CNIS?? SUGESTAO INSS- ACERTO DE DADOS EXIGENCIA- CONCESSAO ANALISAR A CARTA DE CONCESSAO (MUITOS ERROS)

42 DEMAIS BENEFICIOS AGENDAMENTO/INSS DIGITAL

43 COMO LEVAR NO INSS OU JUNTAR NO GET

44 EXIGENCIAS- VIA

45 JUSTIFICAÇAO ADMINISTRATIVA OBJETIVO: suprir a falta de documento ou fazer prova de fato ou circunstância de interesse do beneficiário perante o INSS

46 Art O processamento da JA ou Justificação Judicial -JJ, para fins de comprovação de tempo de serviço ou de contribuição, dependência econômica, união estável, identidade e relação de parentesco, só produzirão efeitos quando baseadas em início de prova material, não sendo admitida prova exclusivamente testemunhal

47 *COMPROVAÇÃO DE TEMPO DE SERVIÇO *VINCULO EMPREGATICIO DE DEPENDENCIA ECONOMICA, DE IDENTIDADE E DE RELAÇAO DE PARENTESCO.

48 QUEM PODE REQUERER

49 Art Para o processamento de JA, o interessado deverá apresentar, além do início de prova material, requerimento expondo os fatos que pretende comprovar, elencando testemunhas idôneas em número não inferior a três e nem superior a seis, cujos depoimentos possam levar à convicção dos fatos alegados.

50 3 A 6 NÚMERO DE TESTEMUNHAS

51 PROCURADOR PODE FAZER PERGUNTAS?? 589- VI - o justificante e seu procurador são autorizados a presenciar a oitiva e, ao final de cada depoimento, podem formular perguntas e dirigi-las ao processante, que questionará as testemunhas;

52 OITIVA DO SEGURADO Art O comparecimento do justificante ou de seu procurador no processamento da JA não é obrigatório. Parágrafo único. Caso o processante entenda necessário dirimir eventual controvérsia, poderá convocar o justificante para prestar depoimento, se este não estiver presente.

53 JA s ESPECIFICAS- 582 Comprovação de Atividade Especial Exclusão de Dependentes. No caso de comprovação de atividade especial SOMENTE será possível o processamento de JA se o segurado NÃO TIVER O FORMULARIO E A EMPRESA ESTIVER LEGALMENTE EXTINTA

54 III- FASE DECISÓRIA

55 Art O INSS deve conceder o melhor benefício a que o segurado fizer jus, cabendo ao servidor orientar nesse sentido

56 DECISÃO ADMINISTRATIVA PRAZO PARA DECIDIR 691-4º Concluída a instrução do processo administrativo, a unidade de atendimento do INSS tem o prazo de até trinta dias para decidir, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada. 5º Para fins do 4º deste artigo, considera-se concluída a instrução do processo administrativo quando estiverem cumpridas todas as exigências, se for o caso, e não houver mais diligências ou provas a serem produzidas." (NR)

57 DECISÃO ADMINISTRATIVA CONCESSAO INDEFERIMENTO ANÁLISE

58 BENEFICIO CONCEDIDO -IMPLANTAÇAO - CONFERENCIA DOS SALARIOS DE CONTRIBUIÇAO

59 BENEFICIO INDEFERIDO CÓPIA DO P.A/ACESSO PELO MEU INSS

60 ONDE O INSS ERROU-CONFIGURAÇAO DO PONTO CONTROVERSO??

61 IV- FASE RECURSAL PORTARIA MDSA Nº 116, DE 20 DE MARÇO DE /03/2017 REPUBLICAÇÃO REGIMENTOO INTERNO DO CONSELHO DE RECURSOS DO SEGURO SOCIAL

62 CRSS 29 JUNTAS 4 CAMARAS 1 CONSELHO PLENO

63 DECISÃO ADMINISTRATIVA RECURSO ORDINÁRIO JUNTA DE RECURSOS

64 QUEM PODE INTERPOR/DOCUMENTAÇAO NOVA/AUSENCIA DE PROCURAÇAO Art Das decisões proferidas pelo INSS poderão os interessados, quando não conformados, interpor recurso ordinário às Juntas de Recursos do CRPS. 1º Os titulares de direitos e interesses têm legitimidade para interpor recurso administrativo. 2º Os recursos serão interpostos pelo interessado, preferencialmente, perante o órgão do INSS que proferiu a decisão sobre o seu benefício, que deverá proceder a sua regular instrução. 3º O recurso interpõe-se por meio de requerimento no qual o recorrente deverá expor os fundamentos do pedido de reexame, podendo juntar os documentos que julgar convenientes. 4º Admitir, ou não, o recurso é prerrogativa do CRPS, sendo vedado ao INSS recusar o seu recebimento ou sustar-lhe o andamento, exceto nas hipóteses expressamente disciplinadas no Regimento Interno do CRPS, aprovado pela Portaria MPS nº 548, de 13 de setembro de º A ausência de procuração não pode impedir o protocolo e o encaminhamento do processo de recurso ao CRPS. Neste caso, o INSS deve apontar a falta do documento na instrução processual. (Incluído pela IN INSS/PRES nº 85, de 18/02/2016)

65 POSSO JUNTAR NOVA DOCUMENTAÇAO Art A apresentação de novos elementos em fase recursal não interfere na fixação da DIP do benefício.

66 RETRATAÇÃO DA AGENCIA ART DECRETO o O Instituto Nacional do Seguro Social e a Secretaria da Receita Previdenciária podem reformar suas decisões, deixando, no caso de reforma favorável ao interessado, de encaminhar o recurso à instância competente

67 PRAZO Art O prazo para interposição de recurso ordinário e especial, bem como para o oferecimento de contrarrazões, é de trinta dias, contados de forma contínua, excluindose da contagem o dia do início e incluindo-se o do vencimento.

68 RECURSO INTEMPESTIVO É POSSIVEL??? Art O recurso intempestivo do interessado deve ser encaminhado ao respectivo órgão julgador com as devidas contrarrazões do INSS, apontada a ocorrência da intempestividade. 1º A constatação da intempestividade não impede a revisão de ofício pelo INSS quando incorreta a decisão administrativa.

69 DESISTENCIA DO RECURSO Art A propositura, pelo interessado, de ação judicial que tenha por objeto idêntico pedido sobre o qual versa o processo administrativo importa renúncia ao direito de recorrer na esfera administrativa e desistência do recurso interposto.

70 RECURSO ESPECIAL CAMÂRA DE JULGAMENTO

71 QUEM PODE INTERPOR Art Das decisões proferidas no julgamento do recurso ordinário, ressalvadas as matérias de alçada das Juntas de Recursos, poderão os interessados, quando não conformados, interpor recurso especial às Câmaras de julgamento, na forma do Regimento Interno do CRPS

72 SUSTENTAÇAO ORAL- PRESENCIAL E POR VIDEO CONFERENCIA Art. 32. Quando solicitado pelas partes, o órgão julgador deverá informar o local, data e horário de julgamento, para fins de sustentação oral das razões do recurso. 1º O INSS poderá ser representado, nas sessões das Câmaras de Julgamento, das Juntas de Recursos e do Conselho Pleno do CRSS, pela Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS, sendo facultada a sustentação oral de suas razões, com auxílio de assistentes técnicos do INSS. 2º Até o anúncio do início dos trabalhos de julgamento, a parte ou seu representante poderão formular pedido para realizar sustentação oral presencial ou para apresentar alegações finais em forma de memoriais. 3º O pedido de inscrição para realização de sustentação oral por videoconferência, quando disponível, deverá ser dirigido à Secretaria do órgão julgador até 72h antes da sessão de julgamento, podendo ser feito por mensagem eletrônica.

73 TEMPO 15 MINUTOS Art. 45. Apregoado o processo, o Presidente do órgão julgador dará a palavra ao Conselheiro relator, que apresentará o seu relatório, após o que será facultada ao recorrente e ao recorrido, sucessivamente, a oportunidade de sustentar suas razões, pelo tempo de até quinze minutos para cada um, nessa ordem, prosseguindo-se o voto.

74 PEDIDO DE UNIFORMIZAÇAO DE JURISPRUDENCIA ADMINISTRATIVA- DIRIGIDO AO PRESIDENTE DO ORGAO JULGADOR/PRAZO Art. 63. O Pedido de Uniformização de Jurisprudência poderá ser requerido em casos concretos, pelas partes do processo, dirigido ao Presidente do respectivo órgão julgador, nas seguintes hipóteses: I - quando houver divergência na interpretação em matéria de direito entre acórdãos de Câmaras de Julgamento do CRSS, em sede de Recurso Especial, ou entre estes e resoluções do Conselho Pleno; ou II - quando houver divergência na interpretação em matéria de direito entre acórdãos de Juntas de Recursos do CRSS, nas hipóteses de alçada exclusiva previstas no art. 30, 2º, deste Regimento, ou entre estes e Resoluções do Conselho Pleno. 1º A divergência deverá ser demonstrada mediante a indicação do acórdão divergente, proferido nos últimos cinco anos, por outro órgão julgador, composição de julgamento, ou, ainda, por resolução do Conselho Pleno. 2º É de 30 (trinta) dias o prazo para o requerimento do Pedido de Uniformização de Jurisprudência e para o oferecimento de contrarrazões, contados da data da ciência da decisão e da data da intimação do pedido, respectivamente, hipótese em que suspende o prazo para o seu cumprimento

75 RECLAMAÇAO AO CONSELHO PLENO- DIRIGIDO AO PRESIDENTE DO CRSS/PRAZO Art. 64. A Reclamação ao Conselho Pleno poderá ocorrer, no caso concreto, por requerimento das partes do processo, dirigido ao Presidente do CRSS, somente quando os acórdãos das Juntas de Recursos do CRSS, em matéria de alçada, ou os acórdãos de Câmaras de Julgamento do CRSS, em sede de Recurso Especial, infringirem: I - Pareceres da Consultoria Jurídica do MDSA, aprovados pelo Ministro de Estado do Desenvolvimento Social e Agrário, bem como, Súmulas e Pareceres do Advogado-Geral da União, na forma da Lei Complementar nº 73, de 10 de fevereiro de 1993; II - Pareceres da Consultoria Jurídica dos extintos MPS e MTPS, vigentes e aprovados pelos então Ministros de Estado da Previdência Social e do Trabalho e Previdência Social; III - Enunciados editados pelo Conselho Pleno. 1º O prazo para o requerimento da Reclamação ao Conselho Pleno é de 30 (trinta) dias contados da data da ciência da decisão infringente e suspende o prazo para o seu cumprimento.

1- ATENDIMENTO AO CLIENTE PREVIDENCIÁRIO

1- ATENDIMENTO AO CLIENTE PREVIDENCIÁRIO 1- ATENDIMENTO AO CLIENTE PREVIDENCIÁRIO II- SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS PELOS ESCRITÓRIOS PREVIDENCIÁRIOS Concessão administrativa e judicial Contagem simples Contagem com base no CNIS x confronto com a

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Processo administrativo previdenciário Recursos administrativos Prof. Bruno Valente Previsão legal: PORTARIA MPS Nº 548, DE 13 DE SETEMBRO DE 2011 Regimento interno do CRPS Instrução

Leia mais

MICHEL OLIVEIRA GOUVEIA

MICHEL OLIVEIRA GOUVEIA MICHEL OLIVEIRA GOUVEIA www.michelgouveia.adv.br Michel Gouveia (não respondo no messenger) Prof. Michel Gouveia Professor Michel Gouveia / Previtube michelogouveia michel@michelgouveia.adv.br REQUERIMENTO

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário previdenciário Parte 1 Prof. Bruno Valente Previsão legal: Arts. 142 a 151 do Decreto nº 3.048/99 Arts. 658 a 702 da IN INSS 77/2015 Do processo administrativo previdenciário O processo

Leia mais

Serviços disponibilizados pelos escritórios previdenciários

Serviços disponibilizados pelos escritórios previdenciários TÉCNICAS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE PREVIDENCIÁRIO Serviços disponibilizados pelos escritórios previdenciários Concessão administrativa e judicial Contagem simples Contagem com base no CNIS x confronto

Leia mais

Ministério da Previdência Social

Ministério da Previdência Social MPS MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Ministério da Previdência Social INSS- Estrutura PROCESSO ADMINISTRATIVO PRÉVIO REQUERIMENTO ADMINISTRATIVO RE 631240/MG- STF- Repercussão Geral Sem pedido administrativo

Leia mais

Iniciação á Advocacia Previdenciária

Iniciação á Advocacia Previdenciária Iniciação á Advocacia Previdenciária São mais de 29 milhões de benefícios mantidos pelo INSS; Espécies de Benefícios; Em 2016, foram encaminhados para pagamento cerca de 400,3 milhões de créditos, no valor

Leia mais

Professor: Marco Aurélio Ferreira de Morais Aula: Processo Administrativo Previdenciário Fase Inicial

Professor: Marco Aurélio Ferreira de Morais Aula: Processo Administrativo Previdenciário Fase Inicial Professor: Marco Aurélio Ferreira de Morais Aula: Processo Administrativo Previdenciário Fase Inicial Nova Estrutura Previdenciária Ministério do Desenvolvimento Social; Instituto Nacional do Seguro Social

Leia mais

Professor: Marco Aurélio Ferreira de Morais Aula: Processo Administrativo Previdenciário

Professor: Marco Aurélio Ferreira de Morais Aula: Processo Administrativo Previdenciário Professor: Marco Aurélio Ferreira de Morais Aula: Processo Administrativo Previdenciário JUSTIFICAÇÃO ADMINISTRATIVA JA - Justificação administrativa A Justificação Administrativa - JA é o procedimento

Leia mais

PROVAS NO PROCESSO ADMINISTRATIVO PREVIDENCIÁRIO

PROVAS NO PROCESSO ADMINISTRATIVO PREVIDENCIÁRIO MARCOS VICHIESI PROVAS NO PROCESSO ADMINISTRATIVO PREVIDENCIÁRIO VANTAGENS DO PROCESSO ADMINISTRATIVO - Maior rapidez na conclusão do caso, mesmo que necessário o uso recurso administrativo, bem como o

Leia mais

DECRETO N.º 3.048, de 06 de maio de 1999 CAPÍTULO IV DAS CONTRIBUIÇÕES DA EMPRESA E DO EMPREGADOR DOMÉSTICO. Seção I Das Contribuições da Empresa

DECRETO N.º 3.048, de 06 de maio de 1999 CAPÍTULO IV DAS CONTRIBUIÇÕES DA EMPRESA E DO EMPREGADOR DOMÉSTICO. Seção I Das Contribuições da Empresa DECRETO N.º 3.048, de 06 de maio de 1999 CAPÍTULO IV DAS CONTRIBUIÇÕES DA EMPRESA E DO EMPREGADOR DOMÉSTICO Seção I Das Contribuições da Empresa Art. 202-A. As alíquotas constantes nos incisos I a III

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 - O REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL E AS ENTI- DADES PREVIDENCIÁRIAS... 17

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 - O REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL E AS ENTI- DADES PREVIDENCIÁRIAS... 17 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 - O REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL E AS ENTI- DADES PREVIDENCIÁRIAS... 17 1. ABRANGÊNCIA DO RGPS... 17 2. COBERTURA... 18 3. LEGISLAÇÃO DE REGÊNCIA... 19 4. ADMINISTRAÇÃO... 19 5.

Leia mais

JURISPRUDÊNCIA ADMINISTRATIVA

JURISPRUDÊNCIA ADMINISTRATIVA JURISPRUDÊNCIA ADMINISTRATIVA Professor Cláudio José Vistue Rios E:Mail claudiorios05@hotmail.com JURISPRUDÊNCIA ADMINISTRATIVA Analista do Seguro Social junto ao INSS; Especialista em Direito Previdenciário

Leia mais

Profa. VERA MARIA CORRÊA QUEIROZ

Profa. VERA MARIA CORRÊA QUEIROZ 1 Profa. VERA MARIA CORRÊA QUEIROZ Mestre em Direito Previdenciário PUC/SP Especialista em Direito Previdenciário pela EPD Advogada e Consultora Jurídica Professora de Direito Previdenciário Ex Servidora

Leia mais

CONTEXTO CONTINGENTE DE SERVIDORES DO INSS: 32 MIL. INCORPORAÇÃO DA GRATIFICAÇÃO DE DESEMPENHO: Janeiro de 2019

CONTEXTO CONTINGENTE DE SERVIDORES DO INSS: 32 MIL. INCORPORAÇÃO DA GRATIFICAÇÃO DE DESEMPENHO: Janeiro de 2019 Uma Nova Forma de Atender CONTEXTO CONTINGENTE DE SERVIDORES DO INSS: 32 MIL SERVIDORES EM ABONO DE PERMANÊNCIA: 10 MIL INCORPORAÇÃO DA GRATIFICAÇÃO DE DESEMPENHO: Janeiro de 2019 CRISE ECONÔMICA/ CONGELAMENTO

Leia mais

Reconhece o direito solicitado

Reconhece o direito solicitado 1 Requerimento INSS Indeferido O INSS dá ciência ao interessado do motivo pelo qual não foi atendida a sua pretensão, que tem prazo de 30 dias para recorrer. Protocolo Recurso INSS revisa o processo Recurso

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROGEP Nº 04 DE 19 DE DEZEMBRO DE 2017

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROGEP Nº 04 DE 19 DE DEZEMBRO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS INSTRUÇÃO NORMATIVA PROGEP Nº 04

Leia mais

Processo Administrativo Previdenciário (Passo a Passo) Professor Rodrigo Telles

Processo Administrativo Previdenciário (Passo a Passo) Professor Rodrigo Telles Previdenciário (Passo a Passo) Professor Rodrigo Telles E-mail: rodrigotellesadv@gmail.com Gestão de Escritório Perfil do Advogado Advocacia Administrativa Processo Administrativo Advocacia de Massa Concessões

Leia mais

Professor: Marco Aurélio Ferreira de Morais Aula: Processo Administrativo Previdenciário

Professor: Marco Aurélio Ferreira de Morais Aula: Processo Administrativo Previdenciário Professor: Marco Aurélio Ferreira de Morais Aula: Processo Administrativo Previdenciário Estrutura da Previdência Social Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário; Instituto Nacional do Seguro Social

Leia mais

Sumário. Abreviaturas... PARTE I A Previdência Social e seus benefícios

Sumário. Abreviaturas... PARTE I A Previdência Social e seus benefícios Sumário Abreviaturas... XIX PARTE I A Previdência Social e seus benefícios 1. O Regime Geral de Previdência Social 1.1. A Constituição de 1988 e a Seguridade Social 1.2. Princípios do Direito Previdenciário

Leia mais

MICHEL OLIVEIRA GOUVEIA

MICHEL OLIVEIRA GOUVEIA MICHEL OLIVEIRA GOUVEIA www.michelgouveia.adv.br Michel Gouveia (não respondo no messenger) Prof. Michel Gouveia Professor Michel Gouveia / Previtube michelogouveia michel@michelgouveia.adv.br JA- Justificação

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO Nº 81, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2003.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO Nº 81, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2003. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO Nº 81, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2003. Altera dispositivos da Norma de Organização ANEEL - 001, aprovada pela Resolução n.º 233, de 14 de julho de 1998.

Leia mais

Processo administrativo Lei 9.784/99. Disposições gerais (art. 1º) Início do processo (art. 5º) Disposições gerais (art. 1º, 1º)

Processo administrativo Lei 9.784/99. Disposições gerais (art. 1º) Início do processo (art. 5º) Disposições gerais (art. 1º, 1º) Processo administrativo Lei 9.784/99 Direito Administrativo Prof. Armando Mercadante Nov/2009 Disposições gerais (art. 1º) Art. 1º Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no

Leia mais

Professor: Marco Aurélio Ferreira de Morais Aula: Processo Administrativo Previdenciário

Professor: Marco Aurélio Ferreira de Morais Aula: Processo Administrativo Previdenciário Professor: Marco Aurélio Ferreira de Morais Aula: Processo Administrativo Previdenciário COMPROVAÇÃO DE REMUNERAÇÃO Remuneração A. Remuneração não constar no CNIS; B. Com valores divergentes ao efetivamente

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MÓDULO I BENEFÍCIOS INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO Evolução histórica da Seguridade Social e da Previdência; Modelo Constitucional de Seguridade Social; Princípios da Seguridade Social; Competência

Leia mais

Recursos das decisões administrativas. Relativo aos benefícios previdenciários;

Recursos das decisões administrativas. Relativo aos benefícios previdenciários; Recursos das decisões administrativas Processo administrativo de natureza contenciosa: Relativo aos benefícios previdenciários; Lei 13.341/2016 Relativo ao custeio previdenciário: Processo Administrativo

Leia mais

DECRETO Nº O PREFEITO MUNICIPAL DE GUARATUBA, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, e com fundamento na Lei 1.

DECRETO Nº O PREFEITO MUNICIPAL DE GUARATUBA, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, e com fundamento na Lei 1. DECRETO Nº - 5 4 7 3 - O PREFEITO MUNICIPAL DE GUARATUBA, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, e com fundamento na Lei 1.087/2004, D E C R E T A: Art. 1º Fica aprovado o Regulamento do

Leia mais

DAP/GESTÃO DE CONTRATOS/REITORIA/IF Catarinense. Fundamentos legais, para aplicação de penalidades, Lei 8.666/93.

DAP/GESTÃO DE CONTRATOS/REITORIA/IF Catarinense. Fundamentos legais, para aplicação de penalidades, Lei 8.666/93. DAP/GESTÃO DE CONTRATOS/REITORIA/IF Catarinense Fundamentos legais, para aplicação de penalidades, Lei 8.666/93. Gestão de Contratos/Reitoria/IF Catarinense/2012. DAP/GESTÃO DE CONTRATOS/PENALIZAÇÕES/REITORIA/IF

Leia mais

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 6ª PARTE

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 6ª PARTE NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 6ª PARTE Alencar Frederico Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba;

Leia mais

GABINETE DO SUPERINTENDENTE

GABINETE DO SUPERINTENDENTE INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 002/2016 Determina os procedimentos a serem adotados quanto às concessões de aposentadorias, de acordo com a legislação vigente. CONSIDERANDO o disposto na Lei Municipal nº 5.111,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/04-CEPE

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/04-CEPE INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/04-CEPE Normatiza o processo administrativo de jubilamento de alunos de graduação da UFPR. Considerando o disposto na Lei nº 8112/90, na Lei 9.784/99, no parecer nº 400/04 exarado

Leia mais

PORTARIA Nº 017 /2017

PORTARIA Nº 017 /2017 PORTARIA Nº 017 /2017 De 30 de novembro de 2017 Dispõe sobre critérios para avaliação e concessão do benefício de isenção de anuidades no âmbito da Jurisdição do CRQ-III e dá outras providências. O PRESIDENTE

Leia mais

Professor: Marco Aurélio Ferreira de Morais Aula: Processo Administrativo Previdenciário Fase decisória e recursal

Professor: Marco Aurélio Ferreira de Morais Aula: Processo Administrativo Previdenciário Fase decisória e recursal Professor: Marco Aurélio Ferreira de Morais Aula: Processo Administrativo Previdenciário Fase decisória e recursal JUSTIFICAÇÃO ADMINISTRATIVA JA - Justificação administrativa A Justificação Administrativa

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE BIOSSEGURANÇA RESOLUÇÃO Nº 1, DE 29 DE JANEIRO DE Aprova o Regimento Interno do Conselho Nacional de Biossegurança - CNBS.

CONSELHO NACIONAL DE BIOSSEGURANÇA RESOLUÇÃO Nº 1, DE 29 DE JANEIRO DE Aprova o Regimento Interno do Conselho Nacional de Biossegurança - CNBS. CONSELHO NACIONAL DE BIOSSEGURANÇA RESOLUÇÃO Nº 1, DE 29 DE JANEIRO DE 2008 Aprova o Regimento Interno do Conselho Nacional de Biossegurança - CNBS. A PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE BIOSSEGURANÇA -

Leia mais

Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.

Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. LEI Nº 9.784, DE 29 DE JANEIRO DE 1999 Business Online Comunicação de Dados Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso

Leia mais

Professor: Marco Aurélio Ferreira de Morais Aula: Processo Administrativo Previdenciário

Professor: Marco Aurélio Ferreira de Morais Aula: Processo Administrativo Previdenciário Professor: Marco Aurélio Ferreira de Morais Aula: Processo Administrativo Previdenciário Estrutura da Previdência Social Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário; Instituto Nacional do Seguro Social

Leia mais

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PORTARIA Nº 058, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2017. Dispõe sobre os procedimentos referentes ao Recadastramento dos Aposentados e Pensionistas do Fundo de Previdência do Município de São Fidélis. A Diretora Presidente

Leia mais

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 1ª Câmara de Julgamento

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 1ª Câmara de Julgamento Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 1ª Câmara de Julgamento Número do Processo: 44232.001070/2013-50 Unidade de Origem: AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL RIBEIRÃO PIRES

Leia mais

PORTARIA Nº. 152, DE 25 DE AGOSTO DE 2016

PORTARIA Nº. 152, DE 25 DE AGOSTO DE 2016 PORTARIA Nº. 152, DE 25 DE AGOSTO DE 2016 Determina que o Instituto Nacional do Seguro Social estabeleça prazo para a recuperação da capacidade para o trabalho de segurado do Regime Geral de Previdência

Leia mais

Sumário. Abreviaturas. PARTE I A Previdência Social e seus benefícios

Sumário. Abreviaturas. PARTE I A Previdência Social e seus benefícios Sumário Abreviaturas PARTE I A Previdência Social e seus benefícios 1. O Regime Geral de Previdência Social 1.1. A Constituição de 1988 e a Seguridade Social 1.2. Princípios do Direito Previdenciário 2.

Leia mais

Professor: Marco Aurélio Ferreira de Morais Aula: Processo Administrativo Previdenciário

Professor: Marco Aurélio Ferreira de Morais Aula: Processo Administrativo Previdenciário Professor: Marco Aurélio Ferreira de Morais Aula: Processo Administrativo Previdenciário Estrutura da Previdência Social Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário; Instituto Nacional do Seguro Social

Leia mais

CAPACITAÇÃO INSS DIGITAL ACORDO DE COOPERACÃO INSS/OAB. Suzani Andrade Ferraro CPS-Comissão de Previdência Social

CAPACITAÇÃO INSS DIGITAL ACORDO DE COOPERACÃO INSS/OAB. Suzani Andrade Ferraro CPS-Comissão de Previdência Social CAPACITAÇÃO INSS DIGITAL ACORDO DE COOPERACÃO INSS/OAB Suzani Andrade Ferraro CPS-Comissão de Previdência Social cps@oabrj.org.br INSS DIGITAL Modalidade digital de requerimento de concessão, revisão de

Leia mais

PRISCILA MACHADO. Priscila Machado. direitonapratica.priscila.

PRISCILA MACHADO. Priscila Machado. direitonapratica.priscila. PRISCILA MACHADO Priscila Machado direitonapratica.priscila priscila@priscilamachadoaadv.com PRISCILA MACHADO Advogada especialista em Direito Previdenciário Graduação em Direito pela Universidade do Estado

Leia mais

contatos Michel Gouveia Prof. Michel Gouveia Professor Michel Gouveia / Previtube michelogouveia

contatos Michel Gouveia Prof. Michel Gouveia Professor Michel Gouveia / Previtube michelogouveia contatos Michel Gouveia Prof. Michel Gouveia Professor Michel Gouveia / Previtube michelogouveia michel@michelgouveia.adv.br Legislação Vigente Constituição Federal/88 Art. 5º, inciso LIV e LV Devido processo

Leia mais

1. OBJETIVO Prestar atendimento ao cidadão, de maneira rápida, eficiente e eficaz, de acordo com os requisitos especificados pelo cliente.

1. OBJETIVO Prestar atendimento ao cidadão, de maneira rápida, eficiente e eficaz, de acordo com os requisitos especificados pelo cliente. Sistema de Gestão da Qualidade SUPERINTENDÊNCIA DE VAPT VUPT E ATENDIMENTO AO PÚBLICO INSTRUÇÃO DE TRABALHO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - PREVIDÊNCIA SOCIAL DE ÁGUAS LINDAS Responsável: Elisabeth Santos

Leia mais

PORTARIA Nº 152, DE 3 DE MAIO DE Art. 1º O Anexo II da Portaria MF nº 343, de 9 de junho de 2015, passa a vigorar com a seguinte redação:

PORTARIA Nº 152, DE 3 DE MAIO DE Art. 1º O Anexo II da Portaria MF nº 343, de 9 de junho de 2015, passa a vigorar com a seguinte redação: PORTARIA Nº 152, DE 3 DE MAIO DE 2016 Altera a Portaria MF nº 343, de 9 de junho do 2015, que aprovou o Regimento Interno do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF). O MINISTRO DE ESTADO DA

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 29, DE 4 DE JUNHO DE 2008: Altera a Instrução Normativa no- 20 INSS/PRES, de 10 de outubro de 2007.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 29, DE 4 DE JUNHO DE 2008: Altera a Instrução Normativa no- 20 INSS/PRES, de 10 de outubro de 2007. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 29, DE 4 DE JUNHO DE 2008: Altera a Instrução Normativa no- 20 INSS/PRES, de 10 de outubro de 2007. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Lei no- 8.212, de 24/7/1991, e alterações; Lei no- 8.213,

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 18, DE 30 DE ABRIL DE 2014

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 18, DE 30 DE ABRIL DE 2014 RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 18, DE 30 DE ABRIL DE 2014 (Alterada pelas Resoluções Normativas nº 22/2015, 23/2016, 26/2018 e 28/2018) Estabelece os procedimentos aplicáveis ao pedido e tramitação da solicitação

Leia mais

PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL. Rubens Kindlmann

PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL. Rubens Kindlmann PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL Rubens Kindlmann Visão Geral A Lei do Processo Administrativo Federal é regida pela Lei 9784/99 A Lei existe como forma regulamentar as normas sobre Processo Administração

Leia mais

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 1ª Composição Adjunta da 13ª Junta de Recursos

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 1ª Composição Adjunta da 13ª Junta de Recursos Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 1ª Composição Adjunta da 13ª Junta de Recursos Número do Processo: 44232.100991/2014-85 Unidade de Origem: AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA

Leia mais

AUXÍLIO- RECLUSÃO PARA ADVOGADOS CRIMINALISTAS

AUXÍLIO- RECLUSÃO PARA ADVOGADOS CRIMINALISTAS MARCOS VICHIESI AUXÍLIO- RECLUSÃO PARA ADVOGADOS CRIMINALISTAS O auxílio-reclusão é praticamente um tema inexplorado no Direito. Não existe uma súmula da TNU tratando sobre o assunto e só foi encontrado

Leia mais

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 05ª Junta de Recursos

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 05ª Junta de Recursos Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 05ª Junta de Recursos Número do Processo: 44232.112273/2014-51 Unidade de Origem: AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL GUARAMIRIM Benefício:

Leia mais

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 1ª Composição Adjunta da 5ª Junta de Recursos

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 1ª Composição Adjunta da 5ª Junta de Recursos Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 1ª Composição Adjunta da 5ª Junta de Recursos Número do Processo: 44232.270620/2014-60 Unidade de Origem: AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA

Leia mais

PASSO A PASSO PARA REQUERIMENTO DE SERVIÇOS/BENEFÍCIOS ELETRONICAMENTE

PASSO A PASSO PARA REQUERIMENTO DE SERVIÇOS/BENEFÍCIOS ELETRONICAMENTE PASSO A PASSO PARA REQUERIMENTO DE SERVIÇOS/BENEFÍCIOS ELETRONICAMENTE 1 PARÂMETROS PARA A DIGITALIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS 1. As configurações de digitalização de arquivos para juntada no sistema de protocolo

Leia mais

ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA

ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INSS Digital é uma nova modalidade atendimento, em que os requerimentos dos segurados são realizados por uma entidade conveniada e enviados ao INSS por meio digital. Todo o

Leia mais

Professor Rogerio Licastro Torres de Mello

Professor Rogerio Licastro Torres de Mello Professor Rogerio Licastro Torres de Mello Doutor e Mestre em Direito Direito Processual Civil pela PUC / SP Facebook: Rogerio Licastro NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Recurso de apelação, agravo e outros

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Dos Recursos para o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DOS RECURSOS PARA

Leia mais

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 24ª Junta de Recursos

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 24ª Junta de Recursos Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 24ª Junta de Recursos Número do Processo: 44232.311231/2015-82 Unidade de Origem: AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL VITÓRIA Benefício:

Leia mais

Glaucia Cordeiro. Site: Professora Glaucia Cordeiro. Glaucia.

Glaucia Cordeiro. Site:     Professora Glaucia Cordeiro. Glaucia. Glaucia Cordeiro Advogada Especialista em Direito Previdenciário Professora na Pós-Graduação Escola Paulista de Direito Professora no Curso Jurídico Legale Presidente da Comissão de Direito Previdenciário

Leia mais

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 21ª Junta de Recursos

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 21ª Junta de Recursos Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 21ª Junta de Recursos Número do Processo: 44232.013097/2014-76 Unidade de Origem: AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL SÃO JOSÉ DOS

Leia mais

APROVA O REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PERMANENTE DE JUSTIFICAÇÃO DO CBMERJ, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

APROVA O REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PERMANENTE DE JUSTIFICAÇÃO DO CBMERJ, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PORTARIA CBMERJ Nº 335, DE 27 DE MAIO DE 2004 APROVA O REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PERMANENTE DE JUSTIFICAÇÃO DO CBMERJ, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O COMANDANTE GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO

Leia mais

POSTED BY DIEGO CASTRO ON 27/10/2015 IN NOTICIAS VIEWS 21 RESPONSES

POSTED BY DIEGO CASTRO ON 27/10/2015 IN NOTICIAS VIEWS 21 RESPONSES POSTED BY DIEGO CASTRO ON 27/10/2015 IN NOTICIAS 11.333 VIEWS 21 RESPONSES Neste artigo vamos tratar do direito que os professores têm de requerer o benefício de aposentadoria com um bônus de cinco anos

Leia mais

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 1ª Composição Adjunta da 5ª Junta de Recursos

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 1ª Composição Adjunta da 5ª Junta de Recursos Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 1ª Composição Adjunta da 5ª Junta de Recursos Número do Processo: 44232.193275/2014-33 Unidade de Origem: AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 333, DE 19 DE SETEMBRO DE 2013

PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 333, DE 19 DE SETEMBRO DE 2013 PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 333, DE 19 DE SETEMBRO DE 2013 A MINISTRA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO E O MINISTRO DE ESTADO CHEFE DA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO, no uso das atribuições

Leia mais

INSTRUÇÃO SUPLEMENTAR IS

INSTRUÇÃO SUPLEMENTAR IS INSTRUÇÃO SUPLEMENTAR IS IS N o 00-006 Aprovação: Portaria nº 3.995/SPO, de 30 de novembro de 2017. Assunto: Procedimentos para interposição de recurso sobre indeferimento de solicitação de licença, certificado

Leia mais

Regulamenta, no âmbito da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), o Procedimento Administrativo de Reconhecimento de Responsabilidade - PARR.

Regulamenta, no âmbito da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), o Procedimento Administrativo de Reconhecimento de Responsabilidade - PARR. PORTARIA PGFN Nº 948, DE 15.09.2017 Regulamenta, no âmbito da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), o Procedimento Administrativo de Reconhecimento de Responsabilidade - PARR. O PROCURADOR-GERAL

Leia mais

Resposta: Errado. o erro está em se não houver proposta de assunção de competência pelas seções. NA verdade é SE HOUVER. Art.

Resposta: Errado. o erro está em se não houver proposta de assunção de competência pelas seções. NA verdade é SE HOUVER. Art. Regimento Interno TRF 1 (Atualizado de acordo com o Novo CPC) 1. Funciona, no Tribunal, a Coordenação do Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 1ª Região, que tem por objetivo formular e promover

Leia mais

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 04ª Junta de Recursos

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 04ª Junta de Recursos Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 04ª Junta de Recursos Número do Processo: 35405.009514/2013-85 Unidade de Origem: AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL JAÚ Benefício:

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 451, DE 23 DE SETEMBRO DE 2010 DOU

PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 451, DE 23 DE SETEMBRO DE 2010 DOU PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 451, DE 23 DE SETEMBRO DE 2010 DOU 24.09.2010 Dispõe sobre a publicação dos índices de freqüência, gravidade e custo, por atividade econômica, considerados para o cálculo

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 579/2011. (Diário Oficial da União DOU: 26 de setembro de 2011)

PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 579/2011. (Diário Oficial da União DOU: 26 de setembro de 2011) PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 579/2011 (Diário Oficial da União DOU: 26 de setembro de 2011) Dispõe sobre a publicação dos índices de frequência, gravidade e custo, por atividade econômica, considerados

Leia mais

Prof. Diego Monteiro Cherulli

Prof. Diego Monteiro Cherulli INSS DIGITAL Prof. Diego Monteiro Cherulli Advogado e professor especialista e militante no Direito Previdenciário e tributário, vice-presidente da Comissão de Seguridade Social da OAB/DF, 2º Secretário

Leia mais

INSTRUÇÃO PREVIC Nº 28, DE 12 DE MAIO DE 2016.

INSTRUÇÃO PREVIC Nº 28, DE 12 DE MAIO DE 2016. EDIÇÃO 91, SEÇÃO I, PÁGINA 183, DE 13 DE MAIO DE 2016 INSTRUÇÃO PREVIC Nº 28, DE 12 DE MAIO DE 2016. Estabelece procedimentos para certificação, habilitação e qualificação dos membros da diretoria-executiva,

Leia mais

Portaria CAT - 94, de

Portaria CAT - 94, de Portaria CAT - 94, de 20-05-2009 (DOE 21-05-2009) Disciplina os procedimentos para o cancelamento dos débitos fiscais do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores - IPVA previsto no artigo 52

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RESOLUÇÃO N. 1 DE 10 DE FEVEREIRO DE 2010. Regulamenta o processo judicial eletrônico no âmbito do Superior Tribunal de Justiça. O PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, no uso das atribuições que

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Procuradores e Ius Postulandi

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Procuradores e Ius Postulandi DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Procuradores e Ius Postulandi Prof ª. Eliane Conde Procuradores No âmbito laboral empregado

Leia mais

TRIBUNAL DE IMPOSTOS E TAXAS ESTADO DE SÃO PAULO

TRIBUNAL DE IMPOSTOS E TAXAS ESTADO DE SÃO PAULO TRIBUNAL DE IMPOSTOS E TAXAS ESTADO DE SÃO PAULO FIESP Março o de 2011 MODERNIZAÇÃO DO CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO IMPLANTAÇÃO DE UM NOVO MODELO DE GESTÃO MODERNIZAÇÃO DO TIT LEI 13.457/09 TRÊS GRANDES

Leia mais

Brasília - DF, quarta-feira, 20 de agosto de 2014 página 26 MINISTÉRIO DA FAZENDA

Brasília - DF, quarta-feira, 20 de agosto de 2014 página 26 MINISTÉRIO DA FAZENDA Brasília - DF, quarta-feira, 20 de agosto de 2014 página 26 MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1.491, DE 19 DE AGOSTO DE 2014 Dispõe sobre os débitos a

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 451, DE 23 DE SETEMBRO DE 20...Page 1 of 27

PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 451, DE 23 DE SETEMBRO DE 20...Page 1 of 27 PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 451, DE 23 DE SETEMBRO DE 20...Page 1 of 27 PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 451, DE 23 DE SETEMBRO DE 2010 - DOU DE 24/09/2010 Dispõe sobre a publicação dos índices

Leia mais

Portaria Interministerial MPS/MF nº 432, de DOU de

Portaria Interministerial MPS/MF nº 432, de DOU de Portaria Interministerial MPS/MF nº 432, de 29.09.2015 - DOU de 30.09.2015 Dispõe sobre a publicação dos róis dos percentis de frequência, gravidade e custo, por Subclasse da Classificação Nacional de

Leia mais

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 1ª Composição Adjunta da 27ª Junta de Recursos

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 1ª Composição Adjunta da 27ª Junta de Recursos Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 1ª Composição Adjunta da 27ª Junta de Recursos Número do Processo: 44232.473607/2015-41 Unidade de Origem: AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA

Leia mais

Relatório Trabalhista

Relatório Trabalhista Rotinas de Pessoal & Recursos Humanos www.sato.adm.br - sato@sato.adm.br - fone (11) 4742-6674 Desde 1987 Legislação Consultoria Assessoria Informativos Treinamento Auditoria Pesquisa Qualidade Relatório

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 579, DE 23 DE SETEMBRO DE 2011 DOU de 26/09/2011 (nº 185, Seção 1, pág. 31)

PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 579, DE 23 DE SETEMBRO DE 2011 DOU de 26/09/2011 (nº 185, Seção 1, pág. 31) MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 579, DE 23 DE SETEMBRO DE 2011 DOU de 26/09/2011 (nº 185, Seção 1, pág. 31) Dispõe sobre a publicação dos índices de frequência,

Leia mais

A REGULAMENTAÇÃO DA LEI ANTICORRUPÇÃO NO ÂMBITO DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETO n , DE LEVI DE MELLO

A REGULAMENTAÇÃO DA LEI ANTICORRUPÇÃO NO ÂMBITO DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETO n , DE LEVI DE MELLO Seminário: A NOVA LEI ANTICORRUPÇÃO 05 de fevereiro de 2014 São Paulo - SP A REGULAMENTAÇÃO DA LEI ANTICORRUPÇÃO NO ÂMBITO DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETO n. 60.106, DE 29.01.14 LEVI DE MELLO CORREGEDORIA

Leia mais

LEI Nº 9.868, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1999

LEI Nº 9.868, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1999 LEI Nº 9.868, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1999 O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Dispõe sobre o processo e julgamento da ação direta de inconstitucionalidade

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Demais Legislações Extravagantes Parte 2 Profª. Tatiana Constancio -Procedimento: art. 6 o A petição inicial, que deverá preencher os requisitos estabelecidos pela lei processual,

Leia mais

ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA DE COLINAS DO TOCANTINS Comissão Permanente de Licitação

ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA DE COLINAS DO TOCANTINS Comissão Permanente de Licitação EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO DE FORNECEDORES O Município de Colinas do Tocantins, Estado do Tocantins, com fundamento nos artigos 34 a 37 da Lei nº 8.666/93 e demais alterações, torna público

Leia mais

Portaria Interministerial MPS/MF Nº 579 de 23 de setembro de (DOU de 26/09/2011 Seção I pág 31) (Retificação 27/09/2011 Seção I pág 54)

Portaria Interministerial MPS/MF Nº 579 de 23 de setembro de (DOU de 26/09/2011 Seção I pág 31) (Retificação 27/09/2011 Seção I pág 54) Portaria Interministerial MPS/MF Nº 579 de 23 de setembro de 2011 (DOU de 26/09/2011 Seção I pág 31) (Retificação 27/09/2011 Seção I pág 54) Dispõe sobre a publicação dos índices de frequência, gravidade

Leia mais

MINUTA (versão ) Tabela de Referência

MINUTA (versão ) Tabela de Referência MINUTA (versão 18.09.2014) Tabela de Referência para a execução de s Jurídicos e/ou Administrativos prestados por Advogados Públicos e Advogados Empregados Áreas Temáticas: 1. Judicial - Contencioso -

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 9.868, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1999. Mensagem de Veto Dispõe sobre o processo e julgamento da ação direta de inconstitucionalidade

Leia mais

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 24ª Junta de Recursos

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 24ª Junta de Recursos Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 24ª Junta de Recursos Número do Processo: 44232.713007/2016-11 Unidade de Origem: AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL MAUÁ Benefício:

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2014

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2014 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2014 Dispõe sobre os procedimentos de emissão e homologação da Certidão de Tempo de Contribuição CTC. O DIRETOR-PRESIDENTE DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS

Leia mais

NOVO CODIGO DE PROCESSO CIVIL

NOVO CODIGO DE PROCESSO CIVIL NOVO CODIGO DE PROCESSO CIVIL INSTITUTOS IMPORTANTES PARA O MERCADO DE SEGUROS MARCIO MALFATTI NOVEMBRO 2016 DO INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS IRDR DO CABIMENTO Art. 976. É cabível a instauração

Leia mais

CPC 2015 X PLC Nº 168/2015

CPC 2015 X PLC Nº 168/2015 CPC 2015 X PLC Nº 168/2015 QUADRO COMPARATIVO Janeiro/2016 CPC/2015- LEI Nº 13.105 16/03/2015 PLC Nº 168, DE 2015 Art. 12. Os juízes e os tribunais deverão obedecer à ordem cronológica de conclusão para

Leia mais

Presidência da República

Presidência da República Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 9.868, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1999. Mensagem de Veto Dispõe sobre o processo e julgamento da ação direta de inconstitucionalidade

Leia mais

APOSENTADORIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

APOSENTADORIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA APOSENTADORIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Professor Cláudio José Vistue Rios E-mail: claudiorios05@hotmail.com APOSENTADORIA PcD Analista do Seguro Social junto ao INSS; Especialista em Direito Previdenciário

Leia mais