Aspectos legais da Avaliação Institucional Lei Federal Nº /2004 Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES. Portaria N

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aspectos legais da Avaliação Institucional Lei Federal Nº /2004 Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES. Portaria N"

Transcrição

1

2 Aspectos legais da Avaliação Institucional Lei Federal Nº /2004 Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES. Portaria Nº 2.051de 09/07/ Regulamenta os procedimentos de avaliação do SINAES. Roteiro de Autoavaliação Institucional: Orientações Gerais (2004). PN Nº 40, de 12/12/2007 reeditada - PN Nº 23/ Procedimentos inerentes ao sistema e-mec. Decreto Nº de 15/12/ Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino.

3 Aspectos legais da Avaliação Institucional Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação - Autorização - Dezembro de Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação - Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos - Dezembro de Instrumento de Avaliação de IES Credenciamento Institucional - Dezembro de Instrumento de Avaliação de IES Recredenciamento Institucional - Dezembro de 2017.

4 SINAES Art. 1º Fica instituído o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES, com o objetivo de assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes, nos termos do art. 9º, VI, VIII e IX, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

5 Princípios fundamentais do SINAES A responsabilidade social com a qualidade da educação superior; O reconhecimento da diversidade do sistema; O respeito à identidade, à missão e à história das instituições; A globalidade, isto é, a compreensão de que a instituição deve ser avaliada a partir de um conjunto significativo de indicadores de qualidade, vistos em sua relação orgânica e não de forma isolada; A continuidade do processo avaliativo; O compromisso formativo, abrindo possibilidades para interferir nos processos e não apenas para apreciar os resultados; e A publicidade do processo avaliativo, dos seus instrumentos e resultados.

6 SINAES Art. 2º O SINAES, ao promover a avaliação de instituições, de cursos e de desempenho dos estudantes, deverá assegurar: I - avaliação institucional, interna e externa, contemplando a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais das instituições de educação superior e de seus cursos; II - o caráter público de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos; III - o respeito à identidade e à diversidade de instituições e de cursos; IV - a participação do corpo discente, docente e técnico-administrativo das instituições de educação superior, e da sociedade civil, por meio de suas representações.

7 SINAES Avaliação das IES Avaliações (Credenciamento e Recredenciamento institucional) Autoavaliação CPA/ NAUs Procedimentos Avaliação Externa: Visitas por Comissões de Especialistas (INEP) - 10 dimensões do SINAES (5 eixos) Avaliação dos Cursos (A, R, RR) Visitas externas: Visitas por Comissões de Especialistas das respectivas áreas de conhecimento (INEP) - PPC - Corpo docente - Infraestrutura - Requisitos legais (não mais) Avaliação do Desempenho dos Estudantes - ENADE Aplicação do Exame (por área de conhecimento) Questionário do Estudante Questionário do Coordenador do Curso

8 Decreto Nº 9.235/2017 Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. 3º A avaliação será realizada por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, com caráter formativo, e constituirá o referencial básico para os processos de regulação e de supervisão da educação superior, a fim de promover a melhoria de sua qualidade.

9 PN N 40/ 2007 CAPÍTULO VIII - DO CADASTRO e-mec Seção I - Do cadastro e-mec de instituições e cursos de educação superior Art. 61-D Será mantido no cadastro e-mec, junto ao registro da instituição, campo para inserção de relatório de autoavaliação, validado pela CPA, a ser apresentado até o final de março de cada ano, em versão parcial ou integral, conforme se trate de ano intermediário ou final do ciclo avaliativo.

10 PN N 40/ 2007 Seção II - Da avaliação do INEP Art. 17-K Deverão estar disponíveis para análise pela Comissão de Avaliação previamente à realização da visita, além do formulário eletrônico de avaliação, outros documentos, que permitam considerar a instituição ou curso no conjunto, tais como: I - relatórios parciais e finais do processo de Autoavaliação da instituição; II - relatórios de avaliação dos cursos da instituição disponíveis; III - informações sobre protocolos de compromisso e termos de saneamento de deficiências e seus relatórios de acompanhamento, bem como sobre os planos de melhorias referidos no art. 35-C, I, quando for o caso;

11 PN N 40/ 2007 IV - dados de avaliação dos programas de pós-graduação da instituição pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), quando houver; V - informações sobre o credenciamento e o último recredenciamento da instituição, considerando especialmente o seu PDI; VI - indicadores de qualidade da instituição de seus cursos e do desempenho de seus estudantes no ENADE; VII - os dados do questionário socioeconômico preenchido pelos estudantes, disponíveis no momento da avaliação; VIII - os dados atualizados do Censo da Educação Superior e do Cadastro e-mec; e IX - outros considerados pertinentes pela CONAES.

12 SINAES Art. 3º Dimensões de Avaliação Institucional: I - A missão e o PDI; II - A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão; III - A responsabilidade social da instituição; IV - A comunicação com a sociedade; V - As políticas de pessoal - corpo docente e corpo técnico-administrativo; VI - Organização e gestão da instituição; VII - Infraestrutura física; VIII - Planejamento e avaliação; IX - Políticas de atendimento aos estudantes; X - Sustentabilidade financeira.

13 Nota Técnica N 65 de outubro de 2014 (INEP/ DAES/CONAES) Eixo 1 - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e Avaliação Eixo 2 - DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Dimensão 1: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional Dimensão 3: Responsabilidade Social da Instituição Eixo 3 - POLÍTICAS ACADÊMICAS Dimensão 2: A Política para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação e a Extensão Dimensão 4: Comunicação com a Sociedade Dimensão 9: Política de Atendimento aos Discentes Eixo 4 - POLÍTICAS DE GESTÃO Dimensão 5: Políticas de Pessoal Dimensão 6: Organização e Gestão da Instituição Dimensão 10: Sustentabilidade Financeira Eixo 5 - INFRAESTRUTURA FÍSICA Dimensão 7: Infraestrutura Física

14 Autoavaliação Institucional Tem como objetivos: Produzir conhecimento conhecimentos; Refletir sobre as atividades cumpridas pela instituição; Identificar as causas dos seus problemas; Aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo; Fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais; Tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade; Julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos; Prestar contas à sociedade (Glossário dos instrumentos de avaliação externa, 2018)

15 Pesos Eixo 1 - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e Avaliação Eixo 2 - DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Dimensão 1: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional Dimensão 3: Responsabilidade Social da Instituição Eixo 3 - POLÍTICAS ACADÊMICAS Dimensão 2: A Política para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação e a Extensão Dimensão 4: Comunicação com a Sociedade Dimensão 9: Política de Atendimento aos Discentes Cred. e Recredenciamento - Peso 10 Cred. E Recredenciamento - Peso 30 Cred = Peso 20 e Recred. Peso 10 Eixo 4 - POLÍTICAS DE GESTÃO Dimensão 5: Políticas de Pessoal Dimensão 6: Organização e Gestão da Instituição Dimensão 10: Sustentabilidade Financeira Eixo 5 - INFRAESTRUTURA FÍSICA Dimensão 7: Infraestrutura Física Cred. e Recredenciamento - Peso 20 Cred. Peso 20 e Recredenciamento Peso 30

16 Relato Institucional Documento que contempla um relato avaliativo do PDI; Uma síntese histórica dos resultados dos processos avaliativos internos e externos da IES; Síntese histórica do planejamento de ações acadêmico-administrativas decorrentes dos resultados das avaliações (Glossário dos instrumentos de avaliação externa, 2018).

17 Instrumento de Recredenciamento Institucional Eixo Planejamento e Avaliação Institucional Indicador 1.1 Evolução institucional a partir dos processos de planejamento e avaliação institucional Conceito 5 - O Relato Institucional analisa e sintetiza o histórico da IES, o conceito de avaliações externas, o desenvolvimento e divulgação dos processos de autoavaliação, o plano de melhorias e processos de gestão a partir das avaliações externas e internas, demonstra a implementação de ações efetivas na gestão da IES, evidencia a evolução institucional e é apropriado pelos gestores, docentes/colaboradores e discentes.

18 Instrumento de Recredenciamento Institucional Eixo Planejamento e Avaliação Institucional Indicador 1.2 Processo de autoavaliação institucional Conceito 5 - Há processo de autoavaliação institucional e atende às necessidades institucionais, como instrumento de gestão e de ação acadêmico-administrativa de melhoria institucional, com evidência de que todos os segmentos da comunidade acadêmica estão sensibilizados e se apropriam dos seus resultados

19 Instrumento de Recredenciamento Institucional Eixo Planejamento e Avaliação Institucional Indicador 1.3 Autoavaliação institucional: participação da comunidade acadêmica Conceito 5 - O processo de autoavaliação ocorre com participação da sociedade civil organizada e de todos os segmentos da comunidade acadêmica (vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um deles), com abrangência de instrumentos de coleta e índice de participação crescente.

20 Instrumento de Recredenciamento Institucional Eixo Planejamento e Avaliação Institucional Indicador 1.4 Autoavaliação institucional e avaliações externas: análise e divulgação dos resultados Conceito 5 - Os resultados divulgados, referentes à autoavaliação institucional e às avaliações externas, são analíticos e apropriados por todos os segmentos da comunidade acadêmica.

21 Instrumento de Recredenciamento Institucional Eixo Planejamento e Avaliação Institucional Indicador 1.5 Relatórios de autoavaliação Conceito 5 - Os relatórios de autoavaliação estão de acordo com a previsão de postagem para cada ano do triênio (considerando os relatórios parciais e final previstos no planejamento da CPA), possuem clara relação entre si, impactam o processo de gestão da instituição e promovem mudanças inovadoras.

22 Instrumento de Recredenciamento Institucional Eixo Infraestrutura Indicador 5.8 Infraestrutura física e tecnológica destinada à CPA Conceito 5 - A infraestrutura física e tecnológica destinada à CPA atende às necessidades institucionais, considerando o espaço de trabalho para seus membros, as condições físicas e de tecnologia da informação para a coleta e análise de dados, os recursos tecnológicos para implantação da metodologia escolhida para o processo de autoavaliação e recursos ou processos comprovadamente inovadores

23 Obrigada pela atenção! Prof. Cláudia M. Cruz Rodrigues Secretária de Avaliação Institucional

24

Fundamentos da avaliação institucional e o papel das instâncias avaliativas (CPA e NAUs) Prof. Cláudia M. Cruz Rodrigues TAE Nara Magalhães

Fundamentos da avaliação institucional e o papel das instâncias avaliativas (CPA e NAUs) Prof. Cláudia M. Cruz Rodrigues TAE Nara Magalhães Fundamentos da avaliação institucional e o papel das instâncias avaliativas (CPA e NAUs) Prof. Cláudia M. Cruz Rodrigues TAE Nara Magalhães Legislação Lei Federal nº 10.861/2004 Institui o Sistema Nacional

Leia mais

PDI UNIVASF Notas sobre questões legais-normativas e sobre o processo de elaboração

PDI UNIVASF Notas sobre questões legais-normativas e sobre o processo de elaboração UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Propladi Av. José de Sá Maniçoba, s/n, Centro Petrolina-PE - CEP.: 56.304-917 Fone: (87) 2101-6804

Leia mais

Relatório de Autoavaliação Institucional UFRGS (RAAI): Orientações NAUs

Relatório de Autoavaliação Institucional UFRGS (RAAI): Orientações NAUs Relatório de Autoavaliação Institucional UFRGS (RAAI): Orientações NAUs Secretária: Prof.ª Cláudia M. Cruz Rodrigues Vice-Secretária: Prof. ª Ana Karin Nunes Secretaria de Avaliação Institucional SAI Novembro

Leia mais

cartilha cpa comissão própria de avaliação - ifmg

cartilha cpa comissão própria de avaliação - ifmg cartilha cpa comissão própria de avaliação - ifmg Apresentação Nas páginas a seguir, estão organizadas, de maneira objetiva, as principais informações que balizam o processo de Autoavaliação Institucional

Leia mais

O NOVO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PRÓPRIAS DE AVALIAÇÃO - CPA INSTITUCIONAL E AS COMISSÕES

O NOVO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PRÓPRIAS DE AVALIAÇÃO - CPA INSTITUCIONAL E AS COMISSÕES Suzana Schwerz Funghetto Coordenadora-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior/DAES/INEP FACCAT outubro 15 O NOVO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E AS COMISSÕES

Leia mais

O Sistema de Avaliação da Educação Superior no Brasil

O Sistema de Avaliação da Educação Superior no Brasil O Sistema de Avaliação da Educação Superior no Brasil Jacqueline Moreno Theodoro Silva Outubro/2016 Avaliação Educacional Avaliar é o ato de atribuir valor ou mérito a alguma coisa. Avaliação educacional:

Leia mais

O Artigo 214 define cinco metas a serem alcançadas pelo Estado, sendo uma delas

O Artigo 214 define cinco metas a serem alcançadas pelo Estado, sendo uma delas Constituição Federal CF 88 O Artigo 214 define cinco metas a serem alcançadas pelo Estado, sendo uma delas A MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO LDB Lei 9.394/96 Art. 45 Art. 46 A educação superior será ministrada

Leia mais

SINAES INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO

SINAES INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO SINAES INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DESTAQUE: MARCOS REGULATÓRIOS Lei do SINAES 10.861 DE 2004 Decreto 5.773 de 2006 Portaria nº40/2007, consolidada dez, 2010 MEC CNE Cons. Nac. de Educação

Leia mais

Assunto: Roteiro para Relatório de Autoavaliação Institucional

Assunto: Roteiro para Relatório de Autoavaliação Institucional MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA INEP COMISSÃO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR CONAES DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Leia mais

ATUAÇÃO DA CPA. Roteiro. Avaliação do ensino superior. Avaliação do Ensino Superior. Autoavaliação na UFMS

ATUAÇÃO DA CPA. Roteiro. Avaliação do ensino superior. Avaliação do Ensino Superior. Autoavaliação na UFMS ATUAÇÃO DA CPA Avaliação do ensino superior Roteiro Avaliação do Ensino Superior Legislação SINAES Autoavaliação Institucional Dimensões Autoavaliação na UFMS Instrumentos AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

Leia mais

Profª Robinalva Borges Ferreira. Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras II FÓRUM DE REITORES

Profª Robinalva Borges Ferreira. Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras II FÓRUM DE REITORES Profª Robinalva Borges Ferreira Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras II FÓRUM DE REITORES www.unesc.net/forgrad Constituição Federal CF 88 LDB Lei 9.394/96 PNE Plano Nacional da Educação

Leia mais

Pressupostos Relato de experiência

Pressupostos Relato de experiência Relação Planejamento-Avaliação Institucional na Universidade Pressupostos Relato de experiência Profª. SUZANA SALVADOR CABRAL GIANOTTI Coordenadora da Avaliação Institucional da Universidade La Salle Coordenadora

Leia mais

PERCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. Maria Izabel Vieira de Almeida 2017

PERCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. Maria Izabel Vieira de Almeida 2017 PERCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Maria Izabel Vieira de Almeida 2017 INSTRUÇÃO DOS PROCESSOS DE RECREDENCIAMENTO RELATO INSTITUCIONAL Avaliado no eixo 1 Planejamento e Avaliação (novo

Leia mais

IV Encontro Regional da ABRAFI III Fórum de Educação Superior do Estado de Goiás Os novos instrumentos de avaliação do SINAES

IV Encontro Regional da ABRAFI III Fórum de Educação Superior do Estado de Goiás Os novos instrumentos de avaliação do SINAES IV Encontro Regional da ABRAFI III Fórum de Educação Superior do Estado de Goiás Os novos instrumentos de avaliação do SINAES Sérgio R. K. Franco Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES

Leia mais

VI Fórum da Educação Superior do Estado de Goiás

VI Fórum da Educação Superior do Estado de Goiás VI Fórum da Educação Superior do Estado de Goiás Suzana Schwerz Funghetto Coordenadora-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e IES Abril/2015 A Importância da CPA no Planejamento Estratégico das IES

Leia mais

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RAAI Reunião com o Fórum dos NAUs

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RAAI Reunião com o Fórum dos NAUs RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RAAI 2018 Reunião com o Fórum dos NAUs LEGISLAÇÃO Sobre Autoavaliação e RAAI: Lei do SINAES n. 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O ROTEIRO

Leia mais

Demandas e Perspectivas CPA: Olhar do INEP Universidade Federal de Pernambuco Novembro de Ana Carolina Oliveira Pesquisadora - Tecnologista

Demandas e Perspectivas CPA: Olhar do INEP Universidade Federal de Pernambuco Novembro de Ana Carolina Oliveira Pesquisadora - Tecnologista Demandas e Perspectivas CPA: Olhar do INEP Universidade Federal de Pernambuco Novembro de 2011 Ana Carolina Oliveira Pesquisadora - Tecnologista Introdução O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas Seminário dos 20 anos do Paiung

Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas Seminário dos 20 anos do Paiung Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas Seminário dos 20 anos do Paiung Objetivos do SINAES Melhorar a qualidade da educação superior, orientar a expansão da oferta. Identificar mérito e valor

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ ARAPUTANGA MT RESOLUÇÃO N.º 011/CONDIR, DE 27 DE SETEMBRO DE 2004.

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ ARAPUTANGA MT RESOLUÇÃO N.º 011/CONDIR, DE 27 DE SETEMBRO DE 2004. FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ ARAPUTANGA MT RESOLUÇÃO N.º 011/CONDIR, DE 27 DE SETEMBRO DE 2004. Regulamenta os procedimentos de auto-avaliação da FCARP, conforme Lei Federal n. º 10.861, de 14 de abril

Leia mais

UFPA. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI. Maria da Conceição Gonçalves Ferreira

UFPA. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI. Maria da Conceição Gonçalves Ferreira UFPA Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI Maria da Conceição Gonçalves Ferreira 1 ENADE 2 Agenda Enade no contexto do sinaes Legislação ENADE 2015 Enquadramento de cursos 3 Enade

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUP Nº 01, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2017.

RESOLUÇÃO CONSUP Nº 01, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2017. RESOLUÇÃO CONSUP Nº 01, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2017. Dispõe sobre o Regulamento da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco FCHPE. O CONSELHO SUPERIOR (CONSUP)

Leia mais

Programa de Formação de Coordenadores de Curso

Programa de Formação de Coordenadores de Curso Programa de Formação de Coordenadores de Curso Coordenação de Avaliação Pró-reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação Universidade Federal do Pampa Instituído pela Lei 10.861 de 14 de Abril

Leia mais

Avaliação Institucional

Avaliação Institucional Avaliação Institucional Jacqueline Moreno Theodoro Silva Outubro/2016 AVALIES - Avaliação das Instituições de Educação Superior centro de referência e articulação do sistema de avaliação que se desenvolve

Leia mais

1.1. Definir a estrutura e o conteúdo pertinente ao Relato Institucional (RI); 1.2. Apresentar as especificidades do Relato Institucional;

1.1. Definir a estrutura e o conteúdo pertinente ao Relato Institucional (RI); 1.2. Apresentar as especificidades do Relato Institucional; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA INEP COMISSÃO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR CONAES DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Leia mais

Universidade Federal do Piauí. Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional

Universidade Federal do Piauí. Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional Universidade Federal do Piauí Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional ABRIL/2011 FUNDAMENTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Constituição Federal (art. 205-214)

Leia mais

Portarias: destaques para a gestão da avaliação e da

Portarias: destaques para a gestão da avaliação e da Portarias: destaques para a gestão da avaliação e da regulação nas IES {relato de experiência} Profa. Dra. Marion Creutzberg PI/PUCRS Pra início de conversa... Procurador Educacional Institucional x Comissão

Leia mais

1.1. Definir a estrutura e o conteúdo pertinente ao Relato Institucional (RI); 1.2. Apresentar as especificidades do Relato Institucional;

1.1. Definir a estrutura e o conteúdo pertinente ao Relato Institucional (RI); 1.2. Apresentar as especificidades do Relato Institucional; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA INEP COMISSÃO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR CONAES DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Leia mais

Avaliação da Educação Superior Brasileira: contextualização, desafios e perspectivas

Avaliação da Educação Superior Brasileira: contextualização, desafios e perspectivas Avaliação da Educação Superior Brasileira: contextualização, desafios e perspectivas Maria Inês Fini Presidente do INEP Brasília-DF Mês 2017 1. Principais dados da Educação Superior Brasileira Quantitativo

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 31, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2005

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 31, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2005 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 31, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2005 O PRESIDENTE DO INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP, no

Leia mais

AVALIAÇÃO NAS IFES. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP

AVALIAÇÃO NAS IFES. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP AVALIAÇÃO NAS IFES Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP SINAES Em abril de 2004, com a aprovação da Lei 10.861, que institui o SINAES, consolida-se definitivamente a idéia de avaliação,

Leia mais

SEMINÁRIOS ENADE O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)

SEMINÁRIOS ENADE O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) SEMINÁRIOS ENADE 2016 O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) Diretoria de Avaliação da Educação Superior - Daes Brasília-DF

Leia mais

PORTARIA Nº 2.051, DE 9 DE JULHO DE 2004 (Publicação no DOU nº 132, de , Seção 1, página 12)

PORTARIA Nº 2.051, DE 9 DE JULHO DE 2004 (Publicação no DOU nº 132, de , Seção 1, página 12) PORTARIA Nº 2.051, DE 9 DE JULHO DE 2004 (Publicação no DOU nº 132, de 12.07.2004, Seção 1, página 12) Regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES),

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 356 DE 15/05/ CAS

RESOLUÇÃO N o 356 DE 15/05/ CAS RESOLUÇÃO N o 356 DE 15/05/2018 - CAS Estabelece a Política de Avaliação Institucional da Universidade Positivo. O CONSELHO ACADÊMICO SUPERIOR (CAS), órgão da administração superior da Universidade Positivo

Leia mais

PORTARIA Nº 2.051, DE 9 DE JULHO DE 2004

PORTARIA Nº 2.051, DE 9 DE JULHO DE 2004 PORTARIA Nº 2.051, DE 9 DE JULHO DE 2004 Regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído na Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004. O

Leia mais

PESQUISADOR/PROCURADOR INSTITUCIONAL - PI PERFIL, PAPEL E ATUAÇÃO DO PI

PESQUISADOR/PROCURADOR INSTITUCIONAL - PI PERFIL, PAPEL E ATUAÇÃO DO PI PESQUISADOR/PROCURADOR INSTITUCIONAL - PI PERFIL, PAPEL E ATUAÇÃO DO PI PESQUISADOR INSTITUCIONAL- PI SURGIMENTO DO PROFISSIONAL PORTARIA 2.517 DE 22/11/2001 Estabelece que as IES devem responder, anualmente,

Leia mais

CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO PLANO DE AÇÃO TRIENAL. Triênio 2018 a 2020

CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO PLANO DE AÇÃO TRIENAL. Triênio 2018 a 2020 - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO PLANO DE AÇÃO TRIENAL Triênio 2018 a 2020 Faculdade Guilherme Guimbala FGG Joinville 2018 AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Documento elaborado pela da FGG Faculdade Guilherme

Leia mais

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL São Paulo, 2017 SUMÁRIO 1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO... 2 1.1 Introdução... 2 2 IMPLEMENTAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO NA FACULDADE RUDOLF STEINER... 3 3 PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Leia mais

Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011

Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011 Seminário sobre Avaliação da Educação Superior Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011 EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA ALGUNS INDICADORES¹ 2.314 IES 245 públicas (10,6%)

Leia mais

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA 2013 Responsabilidade Social Reconhecimento da Diversidade do Sistema Respeito às Autonomia, Identidade, Missão e História Avaliação a partir de um conjunto

Leia mais

CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO DE CENTROS UNIVERSITÁRIOS E UNIVERSIDADES: CENÁRIOS E DESAFIOS

CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO DE CENTROS UNIVERSITÁRIOS E UNIVERSIDADES: CENÁRIOS E DESAFIOS CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO DE CENTROS UNIVERSITÁRIOS E UNIVERSIDADES: CENÁRIOS E DESAFIOS Carmen Luiza da Silva* Celso da Costa Frauches** O projeto de Resolução do Conselho Nacional de Educação

Leia mais

A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) NO ÂMBITO DA AVALIAÇÃO EXTERNA

A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) NO ÂMBITO DA AVALIAÇÃO EXTERNA A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) NO ÂMBITO DA AVALIAÇÃO EXTERNA DIRETORIA ADJUNTA DE AVALIAÇÃO EXTERNA - DAEX PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PRE SETEMBRO/2017 OBJETIVOS Apresentar o funcionamento da avaliação

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROCURADORIA EDUCACIONAL INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO DO CURSO SINAES ENADE. Prof. Nandi

PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROCURADORIA EDUCACIONAL INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO DO CURSO SINAES ENADE. Prof. Nandi PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROCURADORIA EDUCACIONAL INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO DO CURSO SINAES ENADE Prof. Nandi Lages, fevereiro de 2017 INFORMAÇÕES DO CURSO Ciência da Computação IFSC - Campus Lages Bacharelado

Leia mais

PROJETO PARA O BIÊNIO (2010/2-2012)

PROJETO PARA O BIÊNIO (2010/2-2012) CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UniEVANGÉLICA CURSO DE PEDAGOGIA PROJETO PARA O BIÊNIO (2010/2-2012) INTRODUÇÃO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Instituído pela Lei nº 10.861, de 14

Leia mais

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP SINAES O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES (Lei 10.681/2004) tem o propósito de promover a melhoria

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DE POÇOS DE CALDAS

FACULDADE PITÁGORAS DE POÇOS DE CALDAS FACULDADE PITÁGORAS DE POÇOS DE CALDAS A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Pitágoras de Poços de Caldas é responsável pela condução dos processos de autoavaliação e tem atuação autônoma

Leia mais

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel I Introdução Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel A Comissão Própria de Avaliação do Inatel (CPA/Inatel) tem por finalidade o planejamento, o desenvolvimento, a coordenação e a supervisão da

Leia mais

Tema 2 - Avaliação do estudante no ENADE

Tema 2 - Avaliação do estudante no ENADE Eixo 3 - Processos de avaliação na formação de qualidade em Enfermagem Tema 2 - Avaliação do estudante no ENADE Prof. Dr. Marcos Antonio Ferreira Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte Comissão

Leia mais

PDI e a Avaliação Institucional

PDI e a Avaliação Institucional PDI e a Avaliação Institucional Fluxograma 1 - Introdução 2 - Plano de Desenvolvimento Institucional 3 - Avaliação Institucional 4 - Referências Prof. Dr. Carlos Joel Franco Chefe DEFIS/ICEB/UFOP cjoelfra@iceb.ufop.br

Leia mais

SEMINÁRIO DE GRADUAÇÃO ENADE 2015

SEMINÁRIO DE GRADUAÇÃO ENADE 2015 SEMINÁRIO DE GRADUAÇÃO ENADE 2015 ROTEIRO SINAES Princípios e concepções Os Ciclos Avaliativos do Enade e os Indicadores de Qualidade Enade 2015 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO SINAES Responsabilidade : responsabilidade

Leia mais

Assunto: Roteiro para Relatório de Autoavaliação Institucional

Assunto: Roteiro para Relatório de Autoavaliação Institucional MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA INEP COMISSÃO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR CONAES DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Leia mais

RESULTADOS DA ÚLTIMA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (C P A), 2017.

RESULTADOS DA ÚLTIMA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (C P A), 2017. RESULTADOS DA ÚLTIMA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (C P A), 2017. Coord.: Mílvio da Silva Ribeiro Rep. Doc.: Lílian Pereira da Cunha Araújo Rep. Soc. Civil: Ezequiel Sousa Silveira Rep. Disc.: Hugo Deleon

Leia mais

Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger

Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger CPA INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS Dimensão: Organização Didático Pedagógica II Encontro Nacional

Leia mais

DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO SAI

DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO SAI DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO SAI PROCESSOS REGULATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Claudete Lampert Gruginskie Fernanda Brasil Mendes Flávia Renata Pinto Barbosa SAI - Secretaria de Avaliação Institucional www.ufrgs.br/sai

Leia mais

REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA - UNAÍ/MG TÍTULO I Regimento da Comissão Própria de Avaliação CPA DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA, SUAS ATRIBUIÇÕES E OBJETIVOS CAPÍTULO I DAS ATRIBUIÇÕES

Leia mais

Secretaria de Avaliação Institucional

Secretaria de Avaliação Institucional Secretaria de Avaliação Institucional A Secretaria de Avaliação Institucional (SAI) é um órgão da Administração Central, com status de Pró-Reitoria, diretamente vinculada ao Gabinete do Reitor. A Comissão

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA DE CONTAGEM

FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA DE CONTAGEM FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA DE CONTAGEM A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Pitágoras de Tecnologia de Contagem é responsável pela condução dos processos de autoavaliação e tem atuação

Leia mais

Avaliação dos ciclos do SINAES

Avaliação dos ciclos do SINAES Avaliação dos ciclos do SINAES Avaliação da Ed. Superior no INEP - Implementar o Sinaes -Aprimorar os instrumentos e os procedimentos de avaliação; - Divulgar os resultados; -Realizar estudos para a melhoria

Leia mais

ABRUEM Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais. Profª Drª Berenice Quinzani Jordão

ABRUEM Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais. Profª Drª Berenice Quinzani Jordão Profª Drª Berenice Quinzani Jordão As Universidades Estaduais e Municipais dos Estados da Federação são reguladas e avaliadas diretamente pelo Conselho Estadual de Educação CEE (Instituições e Cursos),

Leia mais

SEMINÁRIO REGIONAL ABMES

SEMINÁRIO REGIONAL ABMES SEMINÁRIO REGIONAL ABMES DECRETO 9.235 E NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO O QUE MUDA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR? Belo Horizonte 15/03/2018 IARA DE XAVIER imx@globo.com INTRODUÇÃO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA

Leia mais

O IFMG EM AVALIAÇÃO: dados coletados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Campus Ribeirão das Neves II semestre de 2012.

O IFMG EM AVALIAÇÃO: dados coletados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Campus Ribeirão das Neves II semestre de 2012. O IFMG EM AVALIAÇÃO: dados coletados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Campus Ribeirão das Neves II semestre de 2012. O que será apresentado no encontro? O que é a CPA, objetivos, composição,

Leia mais

FACULDADE DO SUL. Insumos da autoavaliação da CPA: processos internos e externos

FACULDADE DO SUL. Insumos da autoavaliação da CPA: processos internos e externos FACULDADE DO SUL A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade do Sul, como estabelece a Lei nº 10.861/2004 do Ministério da Educação - MEC, tem atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos

Leia mais

CPC e IGC Diretoria de Avaliação da Educação Superior - Daes. Brasília-DF Novembro 2017

CPC e IGC Diretoria de Avaliação da Educação Superior - Daes. Brasília-DF Novembro 2017 CPC e IGC 2016 Diretoria de Avaliação da Educação Superior - Daes Brasília-DF Novembro 2017 Enfoques da apresentação Processo Avaliativo da Educação Superior realizado pelo Inep no âmbito do Sinaes Síntese

Leia mais

Regulamento do Programa de Avaliação Acadêmica-Institucional

Regulamento do Programa de Avaliação Acadêmica-Institucional Regulamento do Programa de Avaliação Acadêmica-Institucional I AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO INSTITUCIONAL 1.1 Natureza A avaliação institucional da Faculdade Moraes Júnior Mackenzie Rio FMJ

Leia mais

Programa de Avaliação Acadêmica- Institucional

Programa de Avaliação Acadêmica- Institucional Programa de Avaliação Acadêmica- Institucional PROGRAMA DE AVALIAÇÃO ACADÊMICA- INSTITUCIONAL I. AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO INSTITUCIONAL A avaliação institucional da Faculdade Presbiteriana

Leia mais

Capítulo: Apresentação. Avaliação Docente nos Processos MEC

Capítulo: Apresentação. Avaliação Docente nos Processos MEC Capítulo: Apresentação Avaliação Docente nos Processos MEC Janeiro, 2015 1 Capítulo: Apresentação Sumário I. Apresentação... 3 II. Avaliação... 4 1. ENADE... 4 2. Conceito Preliminar de Curso (CPC)...

Leia mais

PROPLAN. Diretoria de Informações Institucionais

PROPLAN. Diretoria de Informações Institucionais Universidade Federal do Pará Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional SisRAA e a importação dos dados do Censo da Educação Superior 2014 Ana Carla Macedo da Silva IV Encontro de Relatório

Leia mais

PANORAMA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS

PANORAMA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS PANORAMA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS ENCONTRO ESTADUAL DE COORDENADORES E PROFESSORES Profª Drª Suzana Cabral Gianotti Pesquisadora na área da

Leia mais

Vamos conhecer a CPA e o Processo de Avaliação Institucional?

Vamos conhecer a CPA e o Processo de Avaliação Institucional? Vamos conhecer a CPA e o Processo de Avaliação Institucional? 1 É um sistema nacional de avaliação da educação superior, com o objetivo de incentivar o envolvimento acadêmico dentro da sua instituição

Leia mais

Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Brasília-DF Agosto 2015

Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Brasília-DF Agosto 2015 Indicadores de Qualidade da Educação Superior Brasília-DF Agosto 2015 Sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES MARCOS LEGAIS da AVALIAÇÃO da EDUCAÇÃO SUPERIOR Constituição Federal

Leia mais

Curitiba - PR 10/agosto/2015. Instrumento de Avaliação do SINAES

Curitiba - PR 10/agosto/2015. Instrumento de Avaliação do SINAES Curitiba - PR 10/agosto/2015 Instrumento de Avaliação do SINAES Número de IES e de Matrículas de Graduação, por Organização Acadêmica Brasil - 2013 Organização Acadêmica Instituições Matrículas Total %

Leia mais

Projeto da Avaliação Institucional da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS, ECONÔMICAS E DA SAÚDE (FAHESA/ITPAC

Projeto da Avaliação Institucional da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS, ECONÔMICAS E DA SAÚDE (FAHESA/ITPAC Projeto da Avaliação Institucional da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS, ECONÔMICAS E DA SAÚDE (FAHESA/ITPAC PALMAS) Palmas, 30 de Janeiro de 2018 SUMÁRIO 1 DADOS DA

Leia mais

Diretoria de Avaliação da Educação Superior Coordenação-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e de Instituições de Educação Superior

Diretoria de Avaliação da Educação Superior Coordenação-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e de Instituições de Educação Superior Diretoria de Avaliação da Educação Superior Coordenação-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e de Instituições de Educação Superior EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA ALGUNS INDICADORES¹ 2.314 IES 245 públicas

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIC

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIC CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIC A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Centro Universitário UNIC é responsável pela condução dos processos de autoavaliação e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e

Leia mais

RELATÓRIO AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

RELATÓRIO AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Referência: Ano letivo de 2016 MANTENEDORA: Instituto de Ensino Santa Natalia Ltda MANTIDA: Faculdade Fasipe Cuiabá - FFC CÓDIGO DA MANTIDA: 18073 SINOP-MT/2017 RELATÓRIO

Leia mais

AVALIAÇÃO NAS IFES. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP

AVALIAÇÃO NAS IFES. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP AVALIAÇÃO NAS IFES Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP Autonomia das IES; Programas de atenção a diversidade; participação e representação dos segmentos da comunidade educativa na tomada

Leia mais

PROJETO DE AUTO-AVALIÇÃO INSTITUCIONAL

PROJETO DE AUTO-AVALIÇÃO INSTITUCIONAL PROJETO DE AUTO-AVALIÇÃO INSTITUCIONAL SÃO LUÍS / MARANHÃO 2017 1 1. AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL O Projeto de Auto-Avaliação Institucional da Faculdade Gianna Beretta foi

Leia mais

Faculdade de Direito da Alta Paulista Faculdade da Alta Paulista Comissão Própria de Avaliação (CPA)

Faculdade de Direito da Alta Paulista Faculdade da Alta Paulista Comissão Própria de Avaliação (CPA) PLANO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FAP 2016 1. Introdução Desde 2004, a avaliação interna da Instituição Dom Bosco de Ensino e Cultura Ltda. está sob as normas do Sistema Nacional de Avaliação dos

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DE IMPERATRIZ

FACULDADE PITÁGORAS DE IMPERATRIZ FACULDADE PITÁGORAS DE IMPERATRIZ A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Pitágoras de Imperatriz é responsável pela condução dos processos de autoavaliação e tem atuação autônoma em relação

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AUTOAVALIAÇÃO

COMISSÃO PRÓPRIA DE AUTOAVALIAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO- SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO-CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AUTOAVALIAÇÃO PLANO DE TRABALHO BELEM-

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação CPA

Comissão Própria de Avaliação CPA Comissão Própria de Avaliação CPA Curitiba - 2016 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO A CPA Comissão Própria de Avaliação é órgão autônomo da Instituição para promover os processos de autoavaliação Institucional

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE RESOLUÇÃO N o 181/2017-CONSEPE, de 14 de novembro de 2017. Aprova a política de melhoria da qualidade dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação

Leia mais

ACESSIBILIDADE E AUTOAVALIAÇÃO: UM DESAFIO PARA A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

ACESSIBILIDADE E AUTOAVALIAÇÃO: UM DESAFIO PARA A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR ACESSIBILIDADE E AUTOAVALIAÇÃO: UM DESAFIO PARA A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Prof. Drª Margô Gomes de Oliveira Karnikowski DAES / INEP FÓRUM DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ESTADO DE GOIÁS Goiânia, GO, Out/2016

Leia mais

Palestrante: Lissandro Vale Procurador Educacional institucional

Palestrante: Lissandro Vale Procurador Educacional institucional Palestrante: Lissandro Vale Procurador Educacional institucional Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) é

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA DA COMISSÃO PRÓPRIA DE ACULDADE ARAGUAIA - 2014 2014 REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º A comissão Própria de Avaliação (CPA),

Leia mais

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA 2013 10 DIMENSÕES EIXOS DIMENSÕES 1 Missão e PDI 2 Política para o ensino, a pesquisa, a pósgraduação e a extensão 3 Responsabilidade social da IES Eixo

Leia mais

RELATÓRIO DA CPA AVALIAÇÃO DA COMUNIDADE

RELATÓRIO DA CPA AVALIAÇÃO DA COMUNIDADE RELATÓRIO DA CPA AVALIAÇÃO DA COMUNIDADE CNEC BENTO Rua Arlindo Franklin Barbosa, 460 Bairro São Roque CEP 95.700-000 BENTO GONÇALVES COMPONENTES DA CPA Prof. JORGE THUMS - Presidente Profa. CRISLAINE

Leia mais

SÍNTESE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DA AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

SÍNTESE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DA AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DA Apresentação na 406 a reunião do CONSUN 24-8-2006 CONTEXTO NACIONAL DOS PROGRAMAS E PROCEDIMENTOS DE Envolvendo Conselho Nacional de Educação, Secretaria

Leia mais

Avaliações Externas de Cursos - UFSM

Avaliações Externas de Cursos - UFSM Avaliações Externas de Cursos - UFSM 2º semestre de 2015 e Ano 2016 Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional COPLAI / PROPLAN Equipe Técnica: Douglas F. de Almeida, Luise M. Cunha e Marcia

Leia mais

Ações Positivas para Avaliações do Ensino Superior Contábil

Ações Positivas para Avaliações do Ensino Superior Contábil Ações Positivas para Avaliações do Ensino Superior Contábil Prof. Dr. Cláudia M. Cruz Rodrigues Vice-Secretária de Avaliação Institucional Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS E-mail: claudia.rodrigues@producao.ufrgs.br

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 10861 de 5 20/02/2016 21:28 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004. Conversão da MPv nº 147, de 2003 Institui o Sistema Nacional de

Leia mais

Art. 1º. Aprovar o Regulamento relativo à Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel.

Art. 1º. Aprovar o Regulamento relativo à Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel Av. Tito Muffato, 2317 Bairro Santa Cruz 85806-080 Cascavel PR Fone: (45) 3036-3636 30363806 http://www.univel.br cpe@univel.br RESOLUÇÃO Nº 01 DE JULHO

Leia mais

SEMINÁRIO LOCAL ENADE - UNIFESSPA 2017

SEMINÁRIO LOCAL ENADE - UNIFESSPA 2017 Temas : SEMINÁRIO LOCAL ENADE - UNIFESSPA 2017 Sinaes avaliação e regulação Enade ciclos avaliativos e indicadores de qualidade Enade regularização e matricula de estudantes Enade sistema enadies SINAES

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 08 CGACGIES/DAES/INEP

NOTA TÉCNICA Nº 08 CGACGIES/DAES/INEP MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP) Diretoria de Avaliação de Educação Superior (DAES) Coordenação-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação

Leia mais

Plano de ação da Avaliação Institucional da Comissão Própria de Avaliação (CPA)

Plano de ação da Avaliação Institucional da Comissão Própria de Avaliação (CPA) 2017 Plano de ação da Avaliação Institucional da Comissão Própria de Avaliação (CPA) 2017-2019 Comissão Própria de Avaliação - CPA FAHESA/ITPAC Palmas 30/07/2017 Plano de Ação da Avaliação Institucional

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA IFMS

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA IFMS Campo Grande, 4 de abril de 2014 1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA IFMS Prof. Reinaldo Mesquita Cassiano Representante da Reitoria Prof. Marcus Osório da Silva Representante do Câmpus AQ Gláucia Lima

Leia mais