Roteiros Turísticos. [Inconfidência Mineira]

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Roteiros Turísticos. [Inconfidência Mineira]"

Transcrição

1 Roteiros Turísticos [Inconfidência Mineira]

2 Ouro Preto [Roteiro Histórico Inconfidência Mineira] Vários atrativos de Ouro Preto estão relacionados à Inconfidência Mineira. Quem tem interesse especial pelo movimento pode organizar um roteiro que tem início na Praça Tiradentes, a principal da cidade, e por onde chegam os visitantes. Nela está o monumento a Tiradentes, marcando o local em que sua cabeça esteve exposta como castigo exemplar para a população de Vila Rica em Monumento a Tiradentes Quando se chega à Praça Tiradentes, o olhar do visitante é atraído por um imponente monumento a Joaquim José da Silva Xavier, que hoje é um marco na paisagem ouro-pretana. Com a Proclamação da República, o Primeiro Congresso Mineiro deliberou erguer um monumento em homenagem a Tiradentes, na Praça da Independência, em substituição à Coluna Saldanha Marinho. Em 21 de abril de 1892, foi lançada a pedra fundamental do monumento; eram as comemorações do primeiro centenário da execução de Joaquim José da Silva Xavier. Dois anos após, era solenemente inaugurado pelo Dr. Affonso Augusto Moreira Penna, presidente do Estado de Minas Gerais. A partir de então, a praça passou a se chamar Tiradentes. Foto capa: Maria Lucia Dornas 1.

3 Foto: Henry Yu Com altura total de 19 metros, o monumento foi feito em granito extraído do Morro da Viúva, no Rio de Janeiro. A estátua de Tiradentes, com 2,85 metros, foi fundida na Itália, sendo as 24 peças decorativas executadas em Buenos Aires, na Argentina. O responsável pela estátua foi o artista italiano Virgílio Cestari. Nascido em Ferrara, era diplomado em arquitetura e escultura pelo Régio Instituto de Bellas Artes, de Florença. Ao longo da sua carreira, foi premiado pelas academias de Milão, Florença e Roma. Segundo a tradição, a estátua foi colocada propositalmente de costas para o Palácio do Governo, o que faz com que Tiradentes fique de frente para a antiga Casa de Câmara e Cadeia, hoje Museu da Inconfidência. No monumento, têm-se as seguintes inscrições: Na parte da frente: Ao proto martyr da liberdade nacional o Tiradentes e o triângulo com a frase Libertas quae sera tamem. Do lado esquerdo: Aqui em poste de ignomia esteve exposta sua cabeça. Do lado direito: 7 de setembro de de novembro de de abril de de junho de Mandado erigir pelo Primeiro Congresso do Estado de Minas Gerais Lei nº 3, de 25 de setembro de Na parte da trás: 21 de abril de de abril de Localização: Praça Tiradentes

4 Fotos: Maria Lucia Dornas Foto: Sérgio Freitas

5 Na praça também está localizado o Museu da Inconfidência, que tem em seu acervo valiosos e fundamentais documentos do movimento. No primeiro andar do prédio, tem-se o Panteão, que acolhe os restos mortais de vários inconfidentes. Pretende, Doroteu, o nosso Chefe Erguer uma Cadeia majestosa, Que possa escurecer a velha fama Da Torre de Babel, e mais dos grandes Custosos edifícios, que fizeram, Para sepulcros seus os Reis de Egito. Um soberbo edifício levantado Sobre ossos de inocentes, construído Com lágrimas dos pobres, nunca serve De glórias ao seu autor, mas sim de opróbrio. Desenha o nosso Chefe sobe a banca Desta forte Cadeia o grande risco À proporção do gênio, e não das forças Da terra decadente, aonde habita. Ao bando dos cativos se acrescentam Muitos presos já livres, e outros homens Da raça do País, e da Européia, Que diz ao grande Chefe são vadios, Que perturbam dos pobres o sossego. Cartas Chilenas 4.

6 Museu da Inconfidência É um dos mais importantes museus históricos do Brasil. Instalado na antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica, o imponente prédio é o grande destaque na Praça Tiradentes. Certamente, o Museu da Inconfidência é visita obrigatória em Ouro Preto. Em 1785, Luís da Cunha Menezes, governador da Capitania de Minas Gerais, resolveu construir outra Casa de Câmara e Cadeia para Vila Rica, já que a existente se encontrava em péssimo estado de conservação. Para obter recursos, foi organizada uma loteria. A mão de obra utilizada foi constituída por escravos e pessoas qualificadas de vadias, que, de forma muito arbitrária, foram submetidas a trabalhos forçados. Na obra Cartas Chilenas, atribuída a Thomaz Antônio Gonzaga, esse episódio foi duramente criticado. O próprio governador foi o autor da planta. O edifício revela um estilo clássico que sobrepõe a elementos barrocos e rococós persistentes (Dora Alcântara). As obras só foram totalmente concluídas em Na fachada, chamam a atenção as figuras colocadas em cada um dos quatro cantos, que representam as quatro virtudes cardeais, a saber: justiça, temperança, fortaleza, prudência. Fotos: Maria Lucia Dornas 5.

7 Pelo Decreto-Lei nº 144, de 2 de dezembro de 1938, o prédio foi doado à União pelo Estado de Minas Gerais, e pelo Decreto-Lei nº 965, de 20 de dezembro do mesmo ano, foi criado o Museu da Inconfidência, ficando sua organização e direção sob a responsabilidade do recém-criado Patrimônio Histórico e Artístico. A finalidade da criação do museu, de acordo com o decreto-lei, era colecionar as coisas de várias naturezas, relacionadas com os fatos históricos da Inconfidência Mineira e com seus protagonistas, e bem assim as obras de arte ou de valor histórico que se constituem documentos expressivos da formação de Minas Gerais. Foto: Maria Lucia Dornas Foto: Maria Lucia Dornas Foto: Robson Oliveira

8 Foto: Henry Yu Em 1940, tem-se o início das obras de restauração e adaptação do prédio. No dia 21 de abril de 1942, inaugurou-se o Panteão, que foi o ponto de partida de organização do museu, para onde foram transferidos os restos mortais dos inconfidentes exilados nas diversas colônias portuguesas, na África. Esses despojos haviam sido repatriados em dezembro de 1936, por ordem do presidente Getúlio Vargas. Naquele ano, comemoravam-se os 150 anos da condenação dos inconfidentes mineiros. O museu foi aberto ao público no dia 11 de agosto de 1944, data comemorativa do bicentenário de nascimento de Tomas Antônio Gonzaga. Localização: praça Tiradentes Depois de visitar o Museu da Inconfidência, a opção é seguir em direção ao Teatro Municipal, apenas a um quarteirão de distância. Teatro Municipal O Teatro Municipal de Ouro Preto, conhecido nos séculos 18 e 19 como Casa da Ópera, é considerado por muitos o mais antigo da América do Sul. Com certeza, é o mais antigo do País, ainda em funcionamento, e possui o diferencial de ter sido o primeiro teatro onde mulheres, pela primeira vez, pisaram em um palco no Brasil. É um dos atrativos mais charmosos de Ouro Preto. 7.

9 : Sérgio Freitas

10 Nesse teatro, Dr. Tomas Antônio Gonzaga declamou seus versos, assim como Dr. Cláudio Manoel da Costa. [...] Cláudio, este se achou desde cedo estreitamente ligado à história local do teatro, seja como autor ou tradutor, seja como um dos incentivadores da Casa da Ópera, ao tempo de Souza Lisboa (Afonso Ávila). A planta da plateia é em forma de lira, e seus camarotes são divididos em dois níveis. Ao centro, o camarote principal destinado ao governador. Reformas foram iniciadas em 1861, quando os balcões de madeira dos camarotes foram trocados pelos trabalhados em ferro. Foram feitas modificações no telhado e no assoalho. Em 1985, o teatro foi restaurado. Nesses trabalhos, acima do pano de boca, foram descobertas pinturas que representam o drama e a comédia. Sua capacidade é para 300 pessoas. Localização: rua Brigadeiro Musqueira, s/nº Após sentir a atmosfera da sóbria elegância da antiga Casa da Ópera, pode-se voltar à praça Tiradentes e descer, à esquerda, a rua Conde de Bobadela, antiga rua Direita, em direção à Casa dos Contos. No trajeto, passa-se em frente à casa de um dos participantes da Inconfidência. Rua Direita Foto: Maria Lucia Dornas

11 Foto: Maria Lucia Dornas Casa do tenente-coronel Francisco de Paula Freire de Andrade É um elegante sobrado situado na rua Conde de Bobadela, nº 55 (antiga rua Direita). Ao final da rua Conde de Bobadela, chega-se à praça Reinaldo Alves Brito; do outro lado, está a magnífica residência de João Rodrigues de Macedo, que serviu de prisão para vários participantes da Inconfidência Mineira. Casa dos Contos Altiva e imponente, a Casa dos Contos se destaca na paisagem ouropretana como o mais belo exemplo de arquitetura civil colonial do século 18, deixando encantados todos os visitantes. Seu risco foi feito pelo mestre Antônio de Souza Calheiros. Foi a residência do poderoso João Rodrigues de Macedo, que adquiriu da Coroa portuguesa o direito de cobrar vários impostos. A casa tinha dupla função: ser residência do contratador e a administração dos contratos. Entre os anos 1784 e 1789, João Macedo aí residiu, exercendo suas atividades financeiras. A casa era frequentada pela elite de Vila Rica, que ali se reunia para jogos de cartas e encontros sociais, inclusive Inácio de Alvarenga Peixoto e Rodrigues de Macedo, que eram compadres.

12 Foto: Maria Lucia Dornas Mas, após a abertura da Devassa de Vila Rica para apurar os fatos denunciados por Silvério dos Reis, a casa abrigou as tropas do vice-rei que foram enviadas para Minas. Serviu também de prisão para os inconfidentes até 18 de novembro de 1789, quando todos foram encaminhados para o Rio de Janeiro: Luís Vieira da Silva, Dr. José Álvares Maciel, padre Rolim e o Dr. Cláudio Manoel da Costa, que faleceu na casa após alguns dias de prisão em circunstâncias duvidosas. Localização: rua São José, nº 12 Saindo da Casa dos Contos, prossegue-se pela rua São José, a principal via comercial da cidade, para conhecer o local onde existiu a casa de Tiradentes.

13 Casa de Tiradentes O alferes Joaquim José da Silva Xavier residia em um imóvel alugado, de propriedade do padre Joaquim Pereira de Magalhães. De acordo com a sentença, a casa foi arrasada, o terreno salgado e levantado um padrão de infâmia. Em outubro de 1792, o padre recebeu uma indenização de 410$000 rs. Atualmente no local funciona a Associação Comercial de Ouro Preto. Localização: rua São José, nº 132 Voltando à praça Tiradentes, entrar na rua Cláudio Manoel, onde se encontra o local no qual residiu Tomas Gonzaga. Casa de Tomas Antônio Gonzaga A grande e bela casa onde viveu o ouvidor e inconfidente Dr. Tomas Antônio Gonzaga sedia hoje a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio. Para quem tem a curiosidade de visitar uma casa setecentista, essa antiga residência é uma boa oportunidade, já que é possível visitá-la nos horários de funcionamento da Secretaria. Essas casas são surpreendentes, uma vez que a proporção da largura da fachada, sempre tão estreita, contrasta com áreas profundas. Essa casa possui até uma área chamada de jardim suspenso. Também é estratégica a sua localização. Das sacadas do segundo andar, tem-se uma excelente vista da célebre Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis e da Igreja de Santa Efigênia. Um ótimo ângulo para fotografias. 12.

14 Dr. Tomas Antônio Gonzaga viveu nessa casa apenas no período em que exerceu seu cargo de ouvidor. Quando foi preso, Vila Rica já possuía outro magistrado, que ocupava o imóvel destinado à residência dos ouvidores. Sabe-se que o inconfidente continuava a residir na mesma rua, mas não se sabe em que casa. Dr. Tomas já havia sido designado para o cargo de desembargador para a Capitania da Bahia. Localização: rua Cláudio Manoel, nº 61 Em frente à casa, está a notável Igreja da Ordem Terceira de São Francisco. Igreja São Francisco de Assis Obra-prima da arte colonial brasileira, a Capela de São Francisco de Assis é uma visita imperdível em Ouro Preto. Aqui os dois grandes mestres mineiros, Antônio Francisco Lisboa e Manoel da Costa Ataíde, deixaram obras-primas que mereceram versos de Drummond. Não entrarei, senhor, no templo, seu frontispício me basta. Vossas flores e querubins são matéria de muito amar. Dai-me, senhor, a só beleza destes ornatos. E não a alma. Pressente-se dor de homem paralela à das cinco chagas.' Carlos Drummond de Andrade 13.

15 Foto: Maria Lucia Dornas A Ordem 3ª de São Francisco de Assis abrigou a elite da Capitania de Minas Gerais na segunda metade do século 18. Dr. Cláudio Manoel da Costa era o advogado contratado pela Ordem 3ª; para tal função, recebia anualmente 60 oitavas de ouro, segundo consta na ata de reunião de 24 de novembro de A mãe de Dr. Cláudio, D. Thereza Ribeiro de Alvarenga, desempenhou na Ordem o cargo de ministra. Os belíssimos púlpitos executados em pedra-sabão por Antônio Francisco Lisboa foram inaugurados no dia 5 de setembro de 1771 com o sermão do inconfidente cônego Luiz Vieira da Silva. Localização: largo de Coimbra Um quarteirão abaixo, encontra-se a casa de Cláudio Manoel da Costa

16 Um quarteirão abaixo, encontra-se a casa de Cláudio Manoel da Costa Casa de Cláudio Manoel da Costa Em um grande casarão de esquina, em frente ao Chafariz do Antônio Dias, está a residência de Dr. Cláudio Manoel da Costa, que foi arrematada, e seus bens sequestrados pelo advogado Diogo Pereira de Vasconcelos. No Império foi residência do presidente da província Bernardo Pereira de Vasconcelos. Foi tombada pelo IPHAN no dia 20 de abril de Localização: rua Bernardo Vasconcelos, nº 2 Prosseguir pela rua Bernardo de Vasconcelos, passar pela Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias para conhecer a Ponte de Antônio Dias. Ponte de Antônio Dias A obra desta ponte foi arrematada por Manoel Francisco Lisboa em Mais tarde, por termo de cessão, o direito de arrematação foi transferido para Antônio da Silva Erdeiro. É popularmente conhecida por Ponte dos Suspiros ou Ponte de Dirceu, graças às histórias que se contam sobre o namoro de Tomas Antônio Gonzaga, o Dirceu, e Maria Joaquina Dorotéia de Seixas, a Marília. Dirceu ficaria ali sentado, esperando Marília ir buscar água no chafariz próximo, acompanhada sempre da mucama, e assim, na sua espera pela amada, ficava suspirando pelos amores de Marília. 15.

17 A ponte de Antônio Dias compõe-se de dois paredões interrompidos por dois arcos plenos, tendo ao centro um pequeno terreno circular, cruz de cantaria sobre acrotério de forma complexa. O muro parapeito é em pedra aparelhada. A água só corre sob um dos arcos. (IPHAN) Localização: largo de Dirceu, sobre o córrego da Sobreira. Muito próximo da ponte, está o Chafariz de Marília. Chafariz de Marília É um dos mais bonitos chafarizes do Brasil e está ligado a estórias românticas, já que seu nome está relacionado à Maria Dorotéia Joaquina de Seixas, a célebre Marília das liras de Tomas Antônio Gonzaga, que forma um dos clássicos da literatura brasileira Marília de Dirceu. Manuel Francisco Lisboa, pai do Aleijadinho, foi o arrematante da obra deste chafariz, para qual foi aberta concorrência pública no Senado da Câmara de Vila Rica. Em 1759, foi iniciada sua construção, que teve como construtores Antônio Moreira Duarte e Miguel de Oliveira. Não é desprezada a hipótese da participação de Aleijadinho nos ornatos de pedra-sabão que o guarnecem (IPHAN). A decoração é feita por volutas e ornatos conchoides e quatro carrancas. Na década de 50 do século 19, quase todos os chafarizes passaram por reformas. O Chafariz de Marília, provavelmente, estava entre esse grupo. No século 20, obras também foram executadas em 1928, 1936 e 1954, e, nas últimas datas, as obras foram supervisionadas pelo IPHAN. O chafariz é registrado no Livro Belas Artes pelo IPHAN com a denominação de Chafariz da praça de Marília Localização: Largo do Dirceu 16.

18 Logo atrás do chafariz, está a Casa de Marília. Casa de Marília O antigo solar dos Ferrões foi demolido, e no local, construída uma escola pública. Localização: largo do Dirceu Passar novamente pela ponte de Antônio Dias, entrar na rua Dr. Algae e prosseguir pela rua Antônio Martins dos Santos até a praça da Barra. Coluna Saldanha Marinho Em pleno Segundo Império, 1862, o presidente da Província de Minas Gerais, conselheiro Saldanha Marinho, organizou uma subscrição popular para arrecadar dinheiro na intenção de erguer um monumento em homenagem aos inconfidentes. Era a primeira homenagem explícita ao grupo. O imperador era bisneto de D. Maria I, rainha que havia condenado o grupo dos inconfidentes. O Brasil era uma monarquia governada pela Casa de Bragança, ao passo que os inconfidentes tinham pregado uma república americana. Não era fácil exaltar os inconfidentes e Tiradentes em particular, sem de alguma maneira condenar seus algozes e o sistema político vigente. (José Murilo de Carvalho) A coluna ficou exposta na praça da Independência, hoje praça Tiradentes, até o ano de 1892, quando foi inaugurado o atual monumento em homenagem ao centenário da morte de Joaquim José da Silva Xavier. 17.

19 A Coluna dos Inconfidentes, que acabou ficando conhecida como Coluna Saldanha Marinho, foi levada para a Casa de Gonzaga. No cinquentenário de Belo Horizonte, o professor Vicente Racioppi, presidente do Instituto Histórico de Ouro Preto, enviou a coluna para as comemorações na capital, e essa acabou ficando guardada no almoxarifado da Prefeitura de Belo Horizonte e, em 1980, foi devolvida a Ouro Preto Localização: praça Amadeu Barbosa, popularmente conhecida como praça da Barra. Fique Atento!!!!! Poucos atrativos abrem às segundas feiras. Nos meses de janeiro e julho algumas igrejas abrem na segunda-feira. Use calçados confortáveis, esses locais possuem muitas ruas íngremes e calçamentos irregulares. Em quase todos os atrativos é necessário guardar as bolsas e não é permitido fotografar os interiores. São cobradas taxas de visitação. 18.

20 Para as informações abaixo consulte o Roteiro Ouro Preto [um dia] Como chegar Gastronomia Compras Eventos Informações Gerais Dica!!!! Para informações completas sobre os monumentos e serviços turísticos consulte a página de Ouro Preto no descubraminas.com Desenho: Acervo ALE Atual praça Tiradentes no século 19

Roteiros Turísticos. [arte colonial]

Roteiros Turísticos. [arte colonial] Roteiros Turísticos [arte colonial] Ouro Preto [Arte Colonial] A Praça Tiradentes é o ponto central da cidade, como se fosse um divisor. A partir dela, podem-se programar as visitas. Como Ouro Preto possui

Leia mais

1. Descrição da Cidade

1. Descrição da Cidade 1. Descrição da Cidade 2. Top Atrações da Cidade 2.1 - Atração Teatro Municipal de Ouro Preto 2.2 - Atração Igreja Matriz de N. S. do Pilar 2.3 - Atração Igreja São Francisco de Assis de Ouro Preto 2.4

Leia mais

3.3 O Largo do Carmo e seu entorno

3.3 O Largo do Carmo e seu entorno 3.3 O Largo do Carmo e seu entorno O Largo do Carmo, como ainda é conhecido o espaço público na frente das igrejas da Ordem Primeira e Terceira do Carmo, e ao lado do Teatro Vasques. Seu entorno conserva

Leia mais

Os templos religiosos e a formação das Minas Gerais

Os templos religiosos e a formação das Minas Gerais Os templos religiosos e a formação das Minas Gerais Sou apenas uma rua na cidadezinha de Minas. Cruz da Igreja de N. Sra do Carmo Ouro Preto Minas há muitas. Provavelmente a Minas que mais nos fascina

Leia mais

Resgate da Memória ANO 2, Nº 4. ABR.2015

Resgate da Memória ANO 2, Nº 4. ABR.2015 116 A história de uma cidade pode ser contada de diversas maneiras: por meio de livros, vídeos, sons e a partir de histórias passadas de gerações em gerações. Nesta seção, a Revista buscou uma maneira

Leia mais

O Barroco no Brasil. Capitulo 11

O Barroco no Brasil. Capitulo 11 O Barroco no Brasil Capitulo 11 O Barroco no Brasil se desenvolveu do século XVIII ao início do século XIX, época em que na Europa esse estilo já havia sido abandonado. Um só Brasil, vários Barrocos O

Leia mais

Museu da Inconfi dência

Museu da Inconfi dência c a s e Museu da Inconfi dência Por Claudia Sá Fotos: Gustavo Xavier Luz suave e pontual revela traçado colonial ANTIGA CASA DE CÂMARA E CADEIA DE VILA RICA, O casarão que abriga o Museu da Inconfidência,

Leia mais

EUROPA BRASIL SÉCULO XIX AMÉRICA O BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XVIII SÉCULO XVIII FINAL DA IDADE MODERNA

EUROPA BRASIL SÉCULO XIX AMÉRICA O BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XVIII SÉCULO XVIII FINAL DA IDADE MODERNA O BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XVIII SÉCULO XVIII FINAL DA IDADE MODERNA EUROPA Expansão dos Ideais Iluministas Revolução Francesa Fim do Antigo regime Ascensão da Burguesia ao poder Revolução Industrial

Leia mais

Belo Horizonte (MG) - Capela do Colégio Sagrado Coração de Jesus ganha reforma e será reaberta em breve

Belo Horizonte (MG) - Capela do Colégio Sagrado Coração de Jesus ganha reforma e será reaberta em breve Belo Horizonte (MG) - Capela do Colégio Sagrado Coração de Jesus ganha reforma e será reaberta em breve Escola é considerada um marco da história educacional de Belo Horizonte. Adriana Vilaça tinha 11

Leia mais

Mineração e a Crise do Sistema Colonial. Prof. Osvaldo

Mineração e a Crise do Sistema Colonial. Prof. Osvaldo Mineração e a Crise do Sistema Colonial Prof. Osvaldo Mineração No final do século XVII, os bandeirantes encontraram ouro na região de Minas Gerais Grande parte do ouro extraído era de aluvião, ou seja,

Leia mais

GALERIA METRÓPOLE E CENTRO METROPOLITANO DE COMPRAS

GALERIA METRÓPOLE E CENTRO METROPOLITANO DE COMPRAS 1960 01 GALERIA METRÓPOLE E CENTRO METROPOLITANO DE COMPRAS HISTÓRIA 02 O edifício Metrópole e Centro Metropolitano de Compras, projetado pelos arquitetos Salvador Candia e Gian Carlo Gasperini, é um importante

Leia mais

Alegre. Câmara Municipal. de Porto PROC. N. 5555/05 P.L.L. N. 261/05 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Alegre. Câmara Municipal. de Porto PROC. N. 5555/05 P.L.L. N. 261/05 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Breve Histórico da Paróquia São João Batista Levantamento de dados da realização da Festa do Padroeiro Dados coletados através do Livro Tombo e depoimentos Organização: Lucas Bernardes

Leia mais

Barroco Mineiro. Prof. Percival Tirapeli, Instituto de Artes da UNESP

Barroco Mineiro. Prof. Percival Tirapeli, Instituto de Artes da UNESP Barroco Mineiro Prof. Percival Tirapeli, Instituto de Artes da UNESP Mapa da Estrada Real, por onde escoava o ouro encontrado pelos bandeirantes paulistas em 1692. O Caminho Velho iniciava NO Rio de Janeiro

Leia mais

B H onde. istórico. Projeto Cultural de Reintrodução do Bonde na Memória e na Paisagem de Porto Alegre

B H onde. istórico. Projeto Cultural de Reintrodução do Bonde na Memória e na Paisagem de Porto Alegre B H onde istórico Projeto Cultural de Reintrodução do Bonde na Memória e na Paisagem de Porto Alegre Apresentação Projeto Bonde Histórico O Projeto Bonde Histórico representa o esforço concentrado de diversas

Leia mais

NW&ADV EMPRESA. Escritório Nelson Willians & Advogados Associados (NW&ADV) inaugurou nova sede em Manaus, localizada no Adrianópolis

NW&ADV EMPRESA. Escritório Nelson Willians & Advogados Associados (NW&ADV) inaugurou nova sede em Manaus, localizada no Adrianópolis EMPRESA NW&ADV de cara nova Escritório Nelson Willians & Advogados Associados (NW&ADV) inaugurou nova sede em Manaus, localizada no Adrianópolis FOTOS DIVULGAÇÃO A empresa de advocacia Nelson Willians

Leia mais

Proposta para a apresentação ao aluno. Apresentação Comunidade 1

Proposta para a apresentação ao aluno. Apresentação Comunidade 1 Introdução Você iniciará agora uma viagem ao mundo da História. Anote tudo que achar interessante, os patrimônios que conhece, as dúvidas que tiver e, depois, debata em sala de aula com seus colegas e

Leia mais

Salão Nobre da Associação. Salão das Sessões

Salão Nobre da Associação. Salão das Sessões Ano: 1922 Título: Associação Commercial Tipologia: Edifício com 3 pavimentos Logradouro Original: Rua Onze de Junho / Praça Azevedo Júnior / Rua XV de Novembro Logradouro Atual: Rua Riachuelo Bairro: Centro

Leia mais

Histórico. Conceituação

Histórico. Conceituação MEMORIAL DESCRITIVO Histórico O Solar, antiga sede da fazenda do Barão de Muriaé, que foi construído por volta de 1844, tem profunda importância histórica, pois foi palco de marcantes acontecimentos em

Leia mais

Igreja!de! Nossa!Senhora!do!Carmo! Da!Antiga!Sé!

Igreja!de! Nossa!Senhora!do!Carmo! Da!Antiga!Sé! AtransferênciadaCorteeainstalaçãodaFamíliaRealno Rio de Janeiro, em 1808, marcam uma nova etapa na história do País. A capital do ViceMReino passa a ser a sededogovernoedaadministraçãodoimpériolusoe experimentará

Leia mais

Monumenta lança Coleção Artes & Ofícios

Monumenta lança Coleção Artes & Ofícios Monumenta lança Coleção Artes & Ofícios Para preservar e transmitir as técnicas de restauro utilizadas por mestres e artífices que foi criada a coleção Artes & Ofícios, a coleção conta com recursos do

Leia mais

Urban View. Urban Reports. É velho, mas está novo: retrofit e requalificação urbana

Urban View. Urban Reports. É velho, mas está novo: retrofit e requalificação urbana Urban View Urban Reports É velho, mas está novo: retrofit e Programa Falando em dinheiro, coluna Minha cidade, meu jeito de morar e investir Rádio Estadão ESPN Qual é a mudança mais rápida e barata que

Leia mais

DATAS COMEMORATIVAS. CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL 22 de abril

DATAS COMEMORATIVAS. CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL 22 de abril CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL 22 de abril Descobrimento do Brasil. Pintura de Aurélio de Figueiredo. Em 1500, há mais de 500 anos, Pedro Álvares Cabral e cerca de 1.500 outros portugueses chegaram

Leia mais

Análise de obra arquitetônica: O prédio do Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), de Paulo Mendes da Rocha.

Análise de obra arquitetônica: O prédio do Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), de Paulo Mendes da Rocha. Análise de obra arquitetônica: O prédio do Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), de Paulo Mendes da Rocha. Por Talles Lucena, educador do MuBE. O prédio do Museu Brasileiro da Escultura é um projeto do

Leia mais

7 DE SETEMBRO INDEPENDENCIA DO BRASIL

7 DE SETEMBRO INDEPENDENCIA DO BRASIL 7 DE SETEMBRO INDEPENDENCIA DO BRASIL A HISTÓRIA... A Independência do Brasil éum dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.

Leia mais

Memórias de um Brasil holandês. 1. Responda: a) Qual é o período da história do Brasil retratado nesta canção?

Memórias de um Brasil holandês. 1. Responda: a) Qual é o período da história do Brasil retratado nesta canção? Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Ensino fundamental Publicado em 2012 Prova bimestral 3 o Bimestre 4 o ano história Data: / / Nível: Escola: Nome: Memórias de um Brasil holandês Nessa terra

Leia mais

Após o término da Segunda Guerra Mundial foram trabalhar no SíNo Quinta das Amoreiras, de propriedade de Augusto Camossa Saldanha, aqui entre Miguel

Após o término da Segunda Guerra Mundial foram trabalhar no SíNo Quinta das Amoreiras, de propriedade de Augusto Camossa Saldanha, aqui entre Miguel Vamos falar umas poucas palavras sobre nosso pai. Na tradição japonesa nessas horas esquecemos a tristeza e falamos das alegrias, das virtudes de quem foi. O duro é esquecer a tristeza. Hiroshi Watanabe

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca CERIMÔNIA NO MUSEU DO PAÇO IMPERIAL

Leia mais

TURISMO E BEM ESTAR NA ITÁLIA TERMAS DE EUGANEE

TURISMO E BEM ESTAR NA ITÁLIA TERMAS DE EUGANEE TURISMO E BEM ESTAR NA ITÁLIA TERMAS DE EUGANEE C Um pedaço do paraíso espera por você no Spa Euganean, cúmplices as águas termais, os tratamentos terapêuticos e regenerativos e a exuberante beleza das

Leia mais

Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE. Secretaria de Estado de Cultura - RJ

Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE. Secretaria de Estado de Cultura - RJ Instituto Estadual do Patrimônio Cultural Secretaria de Estado de Cultura - RJ Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE Denominação: Reservatório do Morro do Inglês. Localização: Ladeira

Leia mais

TUDO COMEÇOU... Após alguns meses...

TUDO COMEÇOU... Após alguns meses... TUDO COMEÇOU... Muitas pessoas participaram pra que a igreja São José Operário existisse, no início a irmã Catarina saiu de casa em casa convidando os moradores do bairro pra participar de um culto dominical,

Leia mais

Gruta Nossa Senhora de Lourdes Parque Passo Velho do Afonso

Gruta Nossa Senhora de Lourdes Parque Passo Velho do Afonso Serra Gaúcha Brasil Gruta Nossa Senhora de Lourdes Parque Passo Velho do Afonso Histórico Religiosidade A religiosidade cultuada pelos imigrantes italianos ainda tem forte presença em Nova Araçá. O município

Leia mais

Relatório da Visita da Comissão ao. Museu Nacional UFRJ. 5 de agosto de 2011

Relatório da Visita da Comissão ao. Museu Nacional UFRJ. 5 de agosto de 2011 Relatório da Visita da Comissão ao Museu Nacional UFRJ 5 de agosto de 2011 Bruno de Cerqueira Luiz da Motta Recepção Fomos recebidos de maneira extremamente cordial pela diretora do Museu Nacional, Profª.

Leia mais

Peças sacras centenárias são corroídas pelo tempo e atacadas por insetos em Minas

Peças sacras centenárias são corroídas pelo tempo e atacadas por insetos em Minas Peças sacras centenárias são corroídas pelo tempo e atacadas por insetos em Minas Especialista sugere medidas seguras para proteção de acervo corroído pelo tempo. O que os olhos não veem, o patrimônio

Leia mais

Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra.

Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra. Senhor Representante de Sua Excelência o Presidente da República, General Rocha Viera, Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra.

Leia mais

A VIDA DO REI SALOMÃO

A VIDA DO REI SALOMÃO Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 17/08//2014 A VIDA DO REI SALOMÃO Versículos para Decorar: 1 - Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente,

Leia mais

MERCURE SALVADOR RIO VERMELHO HOTEL

MERCURE SALVADOR RIO VERMELHO HOTEL LOCAL DO EVENTO O XLI CONSOLDA 2015 será realizado de 12 a 15 de outubro no MERCURE SALVADOR RIO VERMELHO HOTEL - Rua Fonte do Boi 215 - Rio Vermelho, Salvador-BA - 41940-360 Fone: (71) 3172-9200. Mercure

Leia mais

Movimentos de Pré- Independência e Vinda da Família Real. História C Aula 08 Prof. Thiago

Movimentos de Pré- Independência e Vinda da Família Real. História C Aula 08 Prof. Thiago Movimentos de Pré- Independência e Vinda da Família Real História C Aula 08 Prof. Thiago Movimentos de Pré- Independência Século XVIII e XIX Crise do mercantilismo e do Estado Absolutista Hegemonia de

Leia mais

10. EDIFÍCIO NA ESTRADA DO CEMITÉRIO, N.º 6 (CASA AZUL)

10. EDIFÍCIO NA ESTRADA DO CEMITÉRIO, N.º 6 (CASA AZUL) 10. EDIFÍCIO NA ESTRADA DO CEMITÉRIO, N.º 6 (CASA AZUL) Edifício na Estrada do Cemitério, n.º 6 (Casa Azul) 10. EDIFÍCIO NA ESTRADA DO CEMITÉRIO, N.º 6 (CASA AZUL) 10.1 INFORMAÇÃO GERAL Nome Localização

Leia mais

Santo Antonio da patrulha

Santo Antonio da patrulha Turismo fotográfico Santo Antonio da patrulha Pelos Viajantes da Câmera Novembro de 2014 Foto: Vera Carlotto Turismo Fotográfico em Santo Antonio da Patrulha Um lugar mágico! É um dos quatro primeiros

Leia mais

Museu Nacional da Arte Antiga

Museu Nacional da Arte Antiga Museu Nacional da Arte Antiga Índice 1. Horários e localização: 2. Ingresso 3. História do museu 4. Informações acerca do museu 5. As 10 obras de referência do MNAA 6. Coleções 1 - Horário e Localização

Leia mais

PASSEIO NO BOSQUE. Página 1 de 8-10/04/2015-11:18

PASSEIO NO BOSQUE. Página 1 de 8-10/04/2015-11:18 PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA E GEOGRAFIA 3 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== PASSEIO NO BOSQUE

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 244/IX ELEVAÇÃO DA POVOAÇÃO DE SÃO JOÃO DA TALHA À CATEGORIA DE VILA. 1 - Localização. 2 - Razões de ordem histórica

PROJECTO DE LEI N.º 244/IX ELEVAÇÃO DA POVOAÇÃO DE SÃO JOÃO DA TALHA À CATEGORIA DE VILA. 1 - Localização. 2 - Razões de ordem histórica PROJECTO DE LEI N.º 244/IX ELEVAÇÃO DA POVOAÇÃO DE SÃO JOÃO DA TALHA À CATEGORIA DE VILA 1 - Localização A povoação de São João da Talha localiza-se no concelho de Loures, na zona oriental do concelho

Leia mais

Os negros na formação do Brasil PROFESSORA: ADRIANA MOREIRA

Os negros na formação do Brasil PROFESSORA: ADRIANA MOREIRA Os negros na formação do Brasil PROFESSORA: ADRIANA MOREIRA ESCRAVIDÃO ANTIGA A escravidão é um tipo de relação de trabalho que existia há muito tempo na história da humanidade. Na Antiguidade, o código

Leia mais

Igrejinha no Centro de Itajaí (SC) passa por primeira restauração

Igrejinha no Centro de Itajaí (SC) passa por primeira restauração Igrejinha no Centro de Itajaí (SC) passa por primeira restauração Investimento ultrapassa R$ 2,7 milhões e prazo de conclusão é de dois anos. Foto: Lucas Correia / Agencia RBS Antes mesmo de Itajaí se

Leia mais

Programa do Serviço Educativo. 2.º Semestre 2008

Programa do Serviço Educativo. 2.º Semestre 2008 Programa do Serviço Educativo Museu Municipal i de Óbidos 2.º Semestre 2008 Programa Semestral Mês Dias Título Público-alvo Agosto Quintas, Sextas, Sábado No Ateliê do Pintor um Tesouro Escondido Crianças

Leia mais

Prova bimestral. história. 1 o Bimestre 5 o ano. 1. Leia o texto a seguir e responda

Prova bimestral. história. 1 o Bimestre 5 o ano. 1. Leia o texto a seguir e responda Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Ensino fundamental Publicado em 2012 Prova bimestral 1 o Bimestre 5 o ano história Data: / / Nível: Escola: Nome: 1. Leia o texto a seguir e responda Na

Leia mais

E.M.E.F. ANTONIO DUARTE DE ALMEIDA O PARQUE DO CARMO

E.M.E.F. ANTONIO DUARTE DE ALMEIDA O PARQUE DO CARMO E.M.E.F. ANTONIO DUARTE DE ALMEIDA O PARQUE DO CARMO Trabalho Apresentado para a conclusão do ciclo autoral. Igor José Santos Matias Adriano Santos Daniel Santos William 9 ANO C Este trabalho é dedicado

Leia mais

A VISÃO DO JUIZ. Ana Lúcia Vieira do Carmo Juíza Titular da 19ª Vara Cível

A VISÃO DO JUIZ. Ana Lúcia Vieira do Carmo Juíza Titular da 19ª Vara Cível A VISÃO DO JUIZ Ana Lúcia Vieira do Carmo Juíza Titular da 19ª Vara Cível Inicialmente esclareço que não se trata de um trabalho como estamos acostumados aqui no GEDICON, até porque a proposta desta reunião

Leia mais

SLCVB participa de feiras internacionais

SLCVB participa de feiras internacionais SLCVB participa de feiras internacionais O superintendente do São Luís Convention & Visitors Bureau, Liviomar Macatrão, e o presidente do São Luís Convention & Visitors Bureau, Nan Souza, embarcaram nesta

Leia mais

Um TOTEM para comemorar os 30 anos da Escola Curumim!

Um TOTEM para comemorar os 30 anos da Escola Curumim! Um TOTEM para comemorar os 30 anos da Escola Curumim! Recordando o passado, fazendo marcas no presente e construindo lembranças para o futuro. Texto e montagem: Gláucia de Melo Ferreira No ano de 2008,

Leia mais

Quim e Manecas 1915-1918 Stuart Carvalhais

Quim e Manecas 1915-1918 Stuart Carvalhais Quim e Manecas 1915-1918 Stuart Carvalhais Organização, Introdução e Glossário João Paulo de Paiva Boléo l i s b o a : tinta da china M M X Índice A presente edição não teria sido possível sem a generosa

Leia mais

A Literatura no Brasil está dividida em duas grandes eras: Que parâmetros foram utilizados para estabelecer tais era?

A Literatura no Brasil está dividida em duas grandes eras: Que parâmetros foram utilizados para estabelecer tais era? A Literatura no Brasil está dividida em duas grandes eras: Era Colonial Era Nacional Que parâmetros foram utilizados para estabelecer tais era? Evolução Política Evolução Econômica Essas eras apresentam

Leia mais

PROJETO DE HISTÓRIA: CAMINHOS DA HISTÓRIA

PROJETO DE HISTÓRIA: CAMINHOS DA HISTÓRIA PROJETO DE HISTÓRIA: CAMINHOS DA HISTÓRIA VIAGEM PARA A SERRA CAPIVARA PI ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II 7º AO 9º ANO. COLÉGIO DÍNAMO 2011 PROFESSORES: * MARCOS MURILO DE OLIVEIRA SILVA * SEMIRAMES ARAÚJO

Leia mais

Guia do Visitante. A chegada ao local (e estacionamento)

Guia do Visitante. A chegada ao local (e estacionamento) Guia do Visitante Para quem busca maiores informações sobre a Feira de Artes, Artesanato e Variedades de Belo Horizonte (Feira Hippie) ou vem visitar o espaço pela primeira vez, a equipe Open WebMarkets

Leia mais

CONFEITARIA COLOMBO. Rio de Janeiro

CONFEITARIA COLOMBO. Rio de Janeiro CONFEITARIA COLOMBO Rio de Janeiro A Confeitaria Colombo é a memória viva da belle époque do Rio de Janeiro antigo, situada na rua Gonçalves Dias e foi fundada em 1894 pelos portugueses Joaquim Borges

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2013 ( ) ENSINO ( ) PESQUISA ( X ) EXTENSÃO 1. Título: Cidades Históricas de Minas Gerais Angra e Paraty/RJ Área temática: Patrimônio Artístico, Histórico e Cultural 2. Responsável

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO ESTADO DE MINAS GERAIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO ESTADO DE MINAS GERAIS LEI N." 23/98 CRIA o FUNDO MUNICIPAL DE PRESERVAÇÃO CULTURAL DE OURO PRETO - FPC E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. o povo do Município de Ouro Preto, por seus representantes na Câmara Municipal, decreta e eu,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 29 Discurso na cerimónia de premiação

Leia mais

JÚLIO GUERRA Lembranças de São Paulo

JÚLIO GUERRA Lembranças de São Paulo JÚLIO GUERRA Lembranças de São Paulo JÚLIO GUERRA Lembranças de São Paulo Universidade Presbiteriana Mackenzie Reitor Prof. Dr.-Ing. Benedito Guimarães Aguiar Neto Vice-Reitor Prof. Dr. Marcel Mendes Chanceler

Leia mais

Amarílis Maria de Medeiros Chaves

Amarílis Maria de Medeiros Chaves Amarílis Maria de Medeiros Chaves Amarílis Chaves nasceu em Belo Horizonte, onde muito cedo despertou para as Artes Plásticas, nunca mais tendo parado este percurso, sempre na procura do traço certo, da

Leia mais

CASA DA CULTURA natural Pouso Alegre Minas Gerais

CASA DA CULTURA natural Pouso Alegre Minas Gerais CASA DA CULTURA Situado à Rua Tiradentes n.º 264, fazendo esquina com Rua Dr. Licurgo Leite, o casarão dos Leite, como era chamada a atual Casa da Cultura, foi construído aproximadamente no final da década

Leia mais

Faça. Numa. Seu EVENTO BOA. Lapa. E no melhor endereço da

Faça. Numa. Seu EVENTO BOA. Lapa. E no melhor endereço da Faça Seu EVENTO Numa BOA E no melhor endereço da Lapa O Bar da Boa Show Lapa transforma seu evento em um sonho. O que parece tão simples na verdade requer prática e profissionalismo. O Bar da Boa Lapa

Leia mais

Comitê de Autossuficiência da Estaca

Comitê de Autossuficiência da Estaca Comitê de Autossuficiência da Estaca Treinamento Especialistas de Estacas 27 FEV 2014 Iniciaremos o treinamento às 20 horas pontualmente (horário de Brasília) Por favor, aguarde alguns minutos Lembre se

Leia mais

BARROCO O que foi? O barroco foi uma manifestação que caracterizava-se pelo movimento, dramatismo e exagero. Uma época de conflitos espirituais e religiosos, o estilo barroco traduz a tentativa angustiante

Leia mais

MATEMÁTICA PARA VENCER. Apostilas complementares APOSTILA 09: PROVA CMBH SIMULADA. Pré-Curso. www.laercio.com.br

MATEMÁTICA PARA VENCER. Apostilas complementares APOSTILA 09: PROVA CMBH SIMULADA. Pré-Curso. www.laercio.com.br MATEMÁTICA PARA VENCER Apostilas complementares APOSTILA 09: PROVA CMBH SIMULADA Pré-Curso www.laercio.com.br APOSTILA 09 Colégio Militar 6º ano PROVA CMBH SIMULADA PRÉ-CURSO COLÉGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE,

Leia mais

DESEMBARGADOR SÉRGIO ANTÔNIO DE RESENDE - PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MINAS GERAIS POSSE DO DESEMBARGADOR GUTEMBERG DA MOTA E SILVA

DESEMBARGADOR SÉRGIO ANTÔNIO DE RESENDE - PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MINAS GERAIS POSSE DO DESEMBARGADOR GUTEMBERG DA MOTA E SILVA DISCURSO DESEMBARGADOR SÉRGIO ANTÔNIO DE RESENDE - PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MINAS GERAIS POSSE DO DESEMBARGADOR GUTEMBERG DA MOTA E SILVA Auditório da Unidade da Raja Gabaglia - 16 de abril

Leia mais

Catarina Bernardina de (...) Cardozo, dos bens que ficaram por falecimento de seu marido e Pai, o Coronel Manuel José Cardozo

Catarina Bernardina de (...) Cardozo, dos bens que ficaram por falecimento de seu marido e Pai, o Coronel Manuel José Cardozo CASA DA BREIA A Casa da Breia situa-se no lugar da Breia, na freguesia de S. Paio de Jolda neste concelho de Arcos de Valdevez. Temos notícias da casa, como propriedade da família, através de um testamento

Leia mais

Irmã Dulce Dados retirados de <http://www.irmadulce.org.br>

Irmã Dulce Dados retirados de <http://www.irmadulce.org.br> Irmã Dulce Dados retirados de Irmã Dulce 1914-1992 DADOS BIOGRÁFICOS 1914 26 de maio - Nasce Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes,, no bairro do Barbalho, cidade de Salvador,

Leia mais

Monumentos de Manaus (AM) ganham versão mini com laser, acrílico e MDF

Monumentos de Manaus (AM) ganham versão mini com laser, acrílico e MDF Monumentos de Manaus (AM) ganham versão mini com laser, acrílico e MDF Arquiteta e designer criam mini esculturas de prédios históricos da capital. Arena da Amazônia e Ponte Rio Negro estão entre miniaturas

Leia mais

100 anos do Arquivo Histórico Municipal: Painel 11 / 15 um olhar sobre um precioso acervo

100 anos do Arquivo Histórico Municipal: Painel 11 / 15 um olhar sobre um precioso acervo Painel 11 / 15 um olhar sobre um precioso acervo Série Obras Públicas Além de documentos textuais, o Arquivo Histórico Municipal guarda em seu acervo inúmeras plantas, mapas e projetos, sejam eles arquitetônicos

Leia mais

RELATÓRIO DA VISITA REALIZADA AO MUSEU NACIONAL DO AZULEJO. 7 de março de 2012

RELATÓRIO DA VISITA REALIZADA AO MUSEU NACIONAL DO AZULEJO. 7 de março de 2012 RELATÓRIO DA VISITA REALIZADA AO MUSEU NACIONAL DO AZULEJO 7 de março de 2012 No dia 7 de março de 2012, pelas 11 horas, uma delegação da Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação, composta pelos

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 52 Discurso por ocasião da inauguração

Leia mais

SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DA FAMÍLIA GOYOS

SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DA FAMÍLIA GOYOS SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DA FAMÍLIA GOYOS Por Durval de Noronha Goyos Jr. O Instituto Português de Heráldica e a Universidade Lusíada de Lisboa reeditaram o Livro de linhagens de Portugal, em 2014, numa

Leia mais

MUSEU DO AZULEJO APRESENTAÇÃO

MUSEU DO AZULEJO APRESENTAÇÃO MUSEU DO AZULEJO APRESENTAÇÃO O Museu Nacional do Azulejo tem por missão recolher, conservar, estudar e divulgar exemplares representativos da evolução da Cerâmica e do Azulejo em Portugal, promovendo

Leia mais

ATIVIDADE 02 A PRESERVAÇÃO DO NOSSO PATRIMÔNIO CULTURAL

ATIVIDADE 02 A PRESERVAÇÃO DO NOSSO PATRIMÔNIO CULTURAL ATIVIDADE 02 A PRESERVAÇÃO DO NOSSO PATRIMÔNIO CULTURAL O patrimônio cultural de uma comunidade é o conjunto de referências que compõem o seu dia-a-dia e fazem com que ela tenha uma memória e uma história

Leia mais

A ARQUITETURA. Professor H. Oliveira

A ARQUITETURA. Professor H. Oliveira A ARQUITETURA Professor H. Oliveira Quando os primeiros colonizadores portugueses fortificaram o litoral brasileiro e as ordens religiosas construíram os conventos e as igrejas, a arquitetura figurou como

Leia mais

situação e ambiência códice AII-F05-Vass denominação Fazenda São Roque localização Rodovia BR 393 - Km 49,5 - Bairro Bacia da Pedra

situação e ambiência códice AII-F05-Vass denominação Fazenda São Roque localização Rodovia BR 393 - Km 49,5 - Bairro Bacia da Pedra Parceria: denominação Fazenda São Roque códice AII-F05-Vass localização Rodovia BR 393 - Km 49,5 - Bairro Bacia da Pedra município Vassouras época de construção século XIX estado de conservação detalhamento

Leia mais

10 pontos turísticos em Paris

10 pontos turísticos em Paris POR: RIVA E UELYN 10 pontos turísticos em Paris Foto: Shutterstock.com Não existe turista no mundo que não tenha vontade de conhecer Paris. A cidade recebe cerca de 30 milhões de visitantes por ano, que

Leia mais

Furnas do Realengo. Visita ao complexo de Furnas na comunidade de Três Barras interior do município de Morro Grande SC.

Furnas do Realengo. Visita ao complexo de Furnas na comunidade de Três Barras interior do município de Morro Grande SC. Furnas do Realengo Visita ao complexo de Furnas na comunidade de Três Barras interior do município de Morro Grande SC. As Furnas localizadas próximas ao Canyon Realengo, a 5 km da comunidade, são Paleotocas

Leia mais

Ambientes acessíveis

Ambientes acessíveis Fotos: Sônia Belizário Ambientes acessíveis É FUNDAMENTAL A ATENÇÃO AO DESENHO E A CONCEPÇÃO DOS PROJETOS, PRINCIPALMENTE NOS ESPAÇOS PÚBLICOS,PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES E LIMITAÇÕES DO MAIOR NÚMERO

Leia mais

PAC CIDADES HISTÓRICAS. Natal /RN

PAC CIDADES HISTÓRICAS. Natal /RN PAC CIDADES HISTÓRICAS Natal /RN INTRODUÇÃO O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), iniciado em 2007, é uma inciativa do governo federal coordenada pelo Ministério do Planejamento que promoveu a

Leia mais

INFORMATIVO XCM # 8 RANKING CATARINENSE DE XCM

INFORMATIVO XCM # 8 RANKING CATARINENSE DE XCM INFORMATIVO XCM # 8 RANKING CATARINENSE DE XCM 1. PROGRAMAÇÃO: LOCAL Prefeitura Municipal de Nova Veneza Dia: 14/07/2013 (domingo) 08:30 h (até) Confirmação de Inscrição 09:00 h Largada ALTIMETRIA/PERCURSOS:

Leia mais

Olá! Vamos lá? A viagem vai começar!

Olá! Vamos lá? A viagem vai começar! Olá! Com este guia exclusivo desenvolvido pelo Hotel Chácara do Mosteiro você terá um roteiro de viagem no litoral de São Paulo. Reunimos para você 10 lugares para você visitar enquanto estiver na Litoral

Leia mais

Prova bimestral 4 o ANO 2 o BIMESTRE

Prova bimestral 4 o ANO 2 o BIMESTRE Prova bimestral 4 o ANO 2 o BIMESTRE HISTÓRIA Escola: Nome: Data: / / Turma: Pedro Álvares Cabral foi o comandante da primeira expedição portuguesa que chegou ao território que mais tarde receberia o nome

Leia mais

A Preservação do Patrimônio Cultural na Esfera Municipal

A Preservação do Patrimônio Cultural na Esfera Municipal A Preservação do Patrimônio Cultural na Esfera Municipal 1. Introdução O patrimônio cultural de cada comunidade pode ser considerado a sua cédula de identidade. Por isso, cada vez mais os municípios necessitam

Leia mais

Alfredo de Almeida Russell

Alfredo de Almeida Russell Diretoria-Geral de Comunicação e de Difusão do Conhecimento Acervo do Museu da Justiça Alfredo de Almeida Russell Natural da cidade do Rio de Janeiro, nasceu em 3 de agosto de 1875. Estudou no Colégio

Leia mais

FATEC ITU. Programa Live@edu da Microsoft Premiação da FATEC ITU

FATEC ITU. Programa Live@edu da Microsoft Premiação da FATEC ITU FATEC ITU Fatec Itu Notícias O Jornal de Todos Nós Viagem didática Neste 2º semestre, os alunos da Fatec Itu foram levados, pelo professor Eduardo Tadeu Gonçalves, a visitar o Espaço Cultural Catavento

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR N 15 de 27 de abrilde 2006.

LEI COMPLEMENTAR N 15 de 27 de abrilde 2006. -~--' -, Praça Barão do Rio Branco, 12 Fax (31) 3559 3205 LEI COMPLEMENTAR N 15 de 27 de abrilde 2006 Altera a Lei Comp1emelÚtlr n 02/1005, modifica a denonúnaçílo da Secretaria Municipal de Turismo, IndÚstria

Leia mais

Festa da Avé Maria 31 de Maio de 2009

Festa da Avé Maria   31 de Maio de 2009 Festa da Avé Maria 31 de Maio de 2009 Cântico Inicial Eu era pequeno, nem me lembro Só lembro que à noite, ao pé da cama Juntava as mãozinhas e rezava apressado Mas rezava como alguém que ama Nas Ave -

Leia mais

E.E.I.E.F SÃO FRANCISCO ROTEIRO DO CURTA METRAGEM TEMA: A LENDA DA PEDRA DA BATATEIRA- MITO E REALIDADE 1ª PARTE

E.E.I.E.F SÃO FRANCISCO ROTEIRO DO CURTA METRAGEM TEMA: A LENDA DA PEDRA DA BATATEIRA- MITO E REALIDADE 1ª PARTE E.E.I.E.F SÃO FRANCISCO ROTEIRO DO CURTA METRAGEM TEMA: A LENDA DA PEDRA DA BATATEIRA- MITO E REALIDADE 1ª PARTE De inicio nos reunimos com alguns monitores do Programa Mais Educação para realizarmos a

Leia mais

PATRIMÔNIO EM PROSA E VERSO: a correspondência de Rodrigo Melo Franco de Andrade para Augusto Meyer. Laura Regina Xavier

PATRIMÔNIO EM PROSA E VERSO: a correspondência de Rodrigo Melo Franco de Andrade para Augusto Meyer. Laura Regina Xavier PATRIMÔNIO EM PROSA E VERSO: a correspondência de Rodrigo Melo Franco de Andrade para Augusto Meyer Laura Regina Xavier Justificativa Escolhemos o tema Patrimônio, tendo em vista a nossa realidade profissional,

Leia mais

O nascer do sol é um espetáculo que se repete todos os dias, mas sempre é diferente. Assistir a isso no melhor lugar do mundo é um privilégio de quem

O nascer do sol é um espetáculo que se repete todos os dias, mas sempre é diferente. Assistir a isso no melhor lugar do mundo é um privilégio de quem O nascer do sol é um espetáculo que se repete todos os dias, mas sempre é diferente. Assistir a isso no melhor lugar do mundo é um privilégio de quem escolheu o Solar Tambaú. Localizado à beira-mar de

Leia mais

CURSO FREE PMES PREPARATÓRIO JC

CURSO FREE PMES PREPARATÓRIO JC CURSO FREE PMES PREPARATÓRIO JC Geometria CÍRCULO Área A = π. r 2 π = 3,14 Perímetro P = 2. π. r RETANGULO Área A = b. h Perímetro P = 2b + 2h QUADRADO Área A = l. loua = l 2 Perímetro TRIÂNGULO P = 4l

Leia mais

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes 4ª FASE Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Unidade II Natureza-Sociedade: questões ambientais 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

JESUS. rosto divino do homem, rosto humano de DEUS. Projeto: Luciano Mancuso. Equipe: André Figueiredo Keyla Gripp João Paulo (JP) Luciano Mancuso

JESUS. rosto divino do homem, rosto humano de DEUS. Projeto: Luciano Mancuso. Equipe: André Figueiredo Keyla Gripp João Paulo (JP) Luciano Mancuso JESUS rosto divino do homem, rosto humano de DEUS Projeto: Luciano Mancuso Equipe: André Figueiredo Keyla Gripp João Paulo (JP) Luciano Mancuso Distribuidor de balões da Artlatex www.cerradolatex.com.br

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO LIBERDADE PARA TODOS PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAMIRANGA CEARÁ

ADMINISTRAÇÃO LIBERDADE PARA TODOS PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAMIRANGA CEARÁ Lei Complementar nº. 05/2009 ADMINISTRAÇÃO Dispõe obre a alteração da taxa e turismo da Lei nº 096/2003 dá outras providências. Luís Eduardo Viana Vieira, Prefeito Municipal de Guaramiranga, Estado do

Leia mais

UNOCHAPECÓ Artes Visuais 6º período Conteúdo e Métodos II. Profª Me. Márcia Moreno

UNOCHAPECÓ Artes Visuais 6º período Conteúdo e Métodos II. Profª Me. Márcia Moreno UNOCHAPECÓ Artes Visuais 6º período Conteúdo e Métodos II Profª Me. Márcia Moreno 1 Conhecendo o Louvre... Foi no fim do século XII que Filipe Augusto mandou construir um castelo num local já chamado Louvre.

Leia mais

7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo

7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo RELATÓRIO DE ARTES 1º Semestre/2015 Turma: 7º ano Professora: Mirna Rolim Coordenação pedagógica: Maria Aparecida de Lima Leme 7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo Sinto que o 7º ano

Leia mais

Mas, um golpe de Estado militar instaurou a forma republicana presidencialista, em 15 de novembro de 1889.

Mas, um golpe de Estado militar instaurou a forma republicana presidencialista, em 15 de novembro de 1889. Brasil no período de transição: Império para República. Éramos governados por um dos ramos da Casa de Bragança, conhecido como família imperial brasileira que constituía o 11º maior império da história

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais