Oficina de divulgação de resultados da avaliação do curso de Eletrotécnica do SENAI. Prof. Fábio Afonso Neto de Campos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Oficina de divulgação de resultados da avaliação do curso de Eletrotécnica do SENAI. Prof. Fábio Afonso Neto de Campos"

Transcrição

1

2 Oficina de divulgação de resultados da avaliação do curso de Eletrotécnica do SENAI Prof. Fábio Afonso Neto de Campos

3 Objetivo: Análise, interpretação e utilização dos resultados do teste de Eletrotécnica do SENAI

4 Padrões de Desempenho - Cortes Cortes dos Padrões de Desempenho Abaixo do básico Até 350 Básico 350 a 450 Adequado 450 a 650 Avançado Acima de 650

5 Intervalos de Proficiência Até 300 pontos (Abaixo do Básico) Neste nível, os estudantes de eletrotécnica conseguem: Reconhecer as funções das botoeiras de comando por suas cores. Identificar as partes de um desenho técnico, relacionado às vistas. Reconhecer a importância da reciclagem de resíduos de materiais elétricos (Abaixo do Básico) Neste nível, os estudantes de eletrotécnica conseguem: Reconhecer a importância da sustentabilidade no uso da energia elétrica. Reconhecer sistemas de controle de motores de indução trifásicos. Identificar simbologia normatizada em diagramas de eletricidade.

6 Percentuais por opção de resposta A B C D E B / N 91,9% 2,7% 1,4% 0,6% 3,4% 0%

7 Neste item avalia-se a habilidade do aluno conhecer a norma NR-10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade) e conhecer os procedimentos básicos para se trabalhar no Sistema Elétrico de Potência (SEP). Este item apresenta um alto índice de acerto o que indica que os estudantes possivelmente conhecem os procedimentos básicos para realizar tarefas no SEP. Os que assinalaram as demais alternativas demonstram não ter se apropriado do enunciado do item.

8 Intervalos de Proficiência (BÁSICO) Neste nível, os estudantes de eletrotécnica conseguem: Identificar formas de acionamentos de máquinas elétricas a partir de seus diagramas. Identificar as partes constituintes dos Sistemas Elétricos de Potência. Reconhecer procedimentos normativos de desenergização de Sistemas Elétricos. Reconhecer formas de identificação de fios e cabos.

9 Intervalos de Proficiência (BÁSICO) Neste nível, os estudantes de eletrotécnica conseguem: Reconhecer a NBR 5410 relacionado ao dimensionamento de fios e cabos para instalação elétrica predial. Reconhecer vistas nas leituras de desenhos técnicos. Identificar símbolos de instrumentos de medidas elétricas. Reconhecer símbolos de dispositivos de proteção empregados em circuitos elétricos. Classificar motores elétricos de Corrente Alternada quanto a sua natureza.

10 Percentuais por opção de resposta A B C D E B / N 7,1 % 16,7 % 69,2 % 3,8 % 3,2% 0%

11 O item avalia o conhecimento dos estudantes acerca destes conceitos e se os diferenciam através do apontamento do conceito referente à definição apresentada. Os conceitos de ruptura dielétrica, rigidez dielétrica, tensão de perfuração (ou disruptiva) e até mesmo de curto circuito são muitas vezes confundidos. Estes conceitos de eletromagnetismo são de grande importância e seu desconhecimento ou a confusão entre um e outro pode levar a análises equivocadas. Abaixo são apresentados os conceitos das alternativas do item: A) Reação de armadura: é um conceito de máquinas elétricas, que não tem relação alguma com a definição apresentada. B) A intensidade do campo elétrico que provoca o fenômeno descrito no enunciado (ruptura dielétrica) recebe o nome de rigidez dielétrica. A rigidez dielétrica está associada a um gradiente de tensão, normalmente expresso em kilovolts por milímetros. C) Um material dielétrico, situado em um campo elétrico, perde suas propriedades isolantes se a tensão aplicada superar certo valor crítico, fenômeno este que recebe nome de ruptura (ou perfuração) dielétrica. D) A tensão na qual ocorre a perfuração dielétrica recebe o nome de tensão de perfuração. E) Tensão disruptiva é um sinônimo de tensão de perfuração.

12 Intervalos de Proficiência (ADEQUADO) Neste nível, os estudantes de eletrotécnica conseguem: Analisar diagramas elétricos de potência reconhecendo os diferentes tipos de equipamentos. Reconhecer parâmetros para cálculos luminotécnicos com auxílio de tabela. Reconhecer as propriedades de escalas aplicadas em desenhos técnicos. Reconhecer simbologia utilizada em diagramas de instalações elétricas. Ler intertravamentos em linguagem Ladder.

13 Intervalos de Proficiência (ADEQUADO) Neste nível, os estudantes de eletrotécnica conseguem: Resolver problemas envolvendo o funcionamento de motores elétricos de corrente alternada. Reconhecer as delimitações de áreas de trabalho de acordo com a NR-10. Associar procedimentos de manutenção elétrica a instrumentos utilizados nessa prática. Reconhecer as propriedades do desenho técnico, em relação às cotas, segundo a ABNT. Reconhecer diferentes tipos de componentes e acessórios aplicados em iluminação. Interpretar desenhos de projetos de instalação de equipamentos elétricos. Reconhecer as relações entre tensões nos sistemas elétricos trifásicos. Reconhecer as relações existentes entre as grandezas envolvidas em um projeto de instalações elétricas prediais de baixa tensão. Identificar os componentes de proteção elétrica de um motor elétrico.

14 Intervalos de Proficiência (ADEQUADO) Neste nível, os estudantes de eletrotécnica conseguem: Reconhecer propriedades básicas de funcionamento (relação de transformação de tensões) dos transformadores com auxílio do suporte. Calcular potência elétrica envolvendo conversão de unidades. Utilizar gráficos na resolução de problemas relativos ao consumo de energia elétrica. Reconhecer as características construtivas de componentes de proteção elétrica. Reconhecer os princípios aplicados em projetos de SPDA. Reconhecer normas de aplicação de equipamentos em ambientes. Reconhecer recomendações da NBR 5410 quanto a identificação da fiação em instalação elétricas. Reconhecer fenômenos eletromagnéticos em linhas de transmissão. Reconhecer um diagrama de comando elétrico que representa uma situação descrita em um texto.

15 Intervalos de Proficiência (ADEQUADO) Neste nível, os estudantes de eletrotécnica conseguem: Reconhecer características de equipamentos de iluminação com auxílio de tabela. Elaborar diagrama de partida de motor elétrico, com selo, (elemento de controle e automação) em linguagem Ladder. Operar potências elétricas na forma complexa (utilizando números complexos). Reconhecer o funcionamento dos disjuntores termomagnéticos. Identificar os tipos de motores elétricos. Resolver problema de um circuito eletrônico, a partir de uma situação descrita em um texto. Reconhecer as propriedades das formas de partidas dos motores de indução (estrela triângulo). Reconhecer dispositivos de proteção de transformadores. Realizar ligação do motor de indução trifásico de 12 pontas, com auxílio do suporte. Estabelecer relações lógico-discursivas marcadas por conjunções, advérbios, locuções, etc.

16 Percentuais por opção de resposta A B C D E B / N 11,6% 69,0% 11,6% 5,2% 2,6% 0%

17 A Lei de Ohm é um conceito fundamental para o estudo de circuitos elétricos. Além disso, a habilidade para a interpretação de gráficos também se faz muito importante para a análise de diversas situações-problemas. Através da apresentação de um gráfico (corrente x tensão) onde dois valores de resistência são representados, o item busca avaliar se o estudante é capaz de extrair estes valores de resistência. A utilização da soma dos valores das duas resistências como questão, pretende afastar a situação de análises equivocadas levarem à resposta correta. Abaixo são apresentas possibilidades de raciocínio que levam a cada um dos resultados que compõem as alternativas do item: A) Se a Lei de Ohm é aplicada de forma errônea e multiplica-se o valor da tensão e da corrente para cada um das linhas do gráfico, encontra-se R 1 = 600 Ώ e R 2 = 160 Ώ, logo a soma é 760 Ώ. Configura-se um erro na aplicação da Lei de Ohm. B) Aplicando a Lei de Ohm corretamente pode-se determinar os valores de R 1 e R 2, 10 Ώ e 6 Ώ respectivamente, de modo que a soma resulta em 16 Ώ. O estudante é capaz de aplicar a Lei de Ohm corretamente através da leitura de um gráfico. C) Apenas o cálculo de R 1 é realizado. D) Apenas o cálculo de R 2 é realizado. E) Se a Lei de Ohm é aplicada de forma errônea e divide-se o valor da corrente pelo valor da tensão em cada um das linhas do gráfico, encontra-se R 1 = 0,6 Ώ e R 2 = 0,16 Ώ, logo a soma é 0,26 Ώ. Configura-se um erro na aplicação da Lei de Ohm.

18 Intervalos de Proficiência (AVANÇADO) Neste nível, os estudantes de eletrotécnica conseguem: Reconhecer parâmetros para cálculos luminotécnicos. Identificar diferenças nas representações das linhas e suas espessuras nos desenhos técnicos, conforme a ABNT. Reconhecer propriedades básicas de funcionamento (relação de transformação de tensão) dos transformadores, com auxílio do suporte, a partir de situação problema. Reconhecer os fatores que influenciam o fator de potência de uma instalação elétrica, a partir de situação problema. Operar a associação de capacitores. Identificar tipos de extintores de acordo com suas características físicas. Relacionar, de acordo com a NR-10, as competências profissionais no setor elétrico. Resolver problema de um circuito elétrico envolvendo resistência interna de amperímetro.

19 Intervalos de Proficiência (AVANÇADO) Neste nível, os estudantes de eletrotécnica conseguem: Resolver problema utilizando a definição de corrente elétrica. Reconhecer condições dos sistemas elétricos de potência para operação em paralelo. Interpretar placas de motores elétricos. Reconhecer os fatores que interferem na qualidade da energia elétrica. Reconhecer a forma de ligação de motor de indução trifásico de 6 pontas relacionado a tensão de alimentação. Reconhecer a função específica dos instrumentos de medida utilizados em eletricidade. Reconhecer as relações referentes às formas de ligação trifásica (motores). Reconhecer relação entre os parâmetros básicos de uma onda senoidal. Resolver problemas de circuitos elétricos de corrente contínua aplicando Leis de Kirchhoff e de Ohm, com auxílio de suporte. Reconhecer propriedades básicas de funcionamento (relação de transformação de correntes) dos transformadores. Resolver problema de fluxo de indução magnética. Aplicar as normas técnicas referentes às diferentes espessuras dos tipos de linhas. Reconhecer os princípios gerais de representação em desenhos de acordo com a NBR

20 Intervalos de Proficiência (AVANÇADO) Ainda nesse nível, os estudantes de eletrotécnica conseguem: Reconhecer a função do óleo isolante nos disjuntores. Reconhecer os tipos de aterramento elétrico propostos pela NBR Operar as relações referentes às formas de ligação trifásica (sistemas trifásicos).

21 Intervalos de Proficiência (AVANÇADO) Neste nível, os estudantes de eletrotécnica conseguem: Utilizar técnicas de resolução de circuitos em situação problema. Reconhecer equipamentos na instalação de sistemas elétricos. Reconhecer os princípios de circuitos de instalação elétrica. Resolver problema envolvendo sequência de fases de tensões geradas. Representar expressão Booleana, a partir de um diagrama lógico. Reconhecer as proteções das redes de distribuição aérea, a partir de situação problema. Reconhecer recomendações da NBR-5410 para projetos de instalação elétrica predial. Reconhecer no diagrama fasorial a natureza das cargas elétricas. Reconhecer as funções lógicas básicas a partir da tabela verdade. Determinar o torque de motor elétrico necessário para o acionamento de carga mecânica, a partir de uma fórmula dada. Reconhecer características de equipamento de iluminação. Resolver problemas envolvendo circuitos elétricos de CA, com auxílio de suporte.

22 Intervalos de Proficiência (AVANÇADO) Neste nível, os estudantes de eletrotécnica conseguem: Reconhecer equipamentos utilizados em medições elétricas. Operar a associação de capacitores apresentados na forma algébrica em um circuito. Reconhecer as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho. Reconhecer a aplicação dos aparelhos de medida no circuito, com auxílio de suporte. Operar relação entre grandezas no circuito trifásico. Identificar as condições básicas na ligação de transformadores em paralelo.

23 Intervalos de Proficiência (AVANÇADO) Neste nível, os estudantes de eletrotécnica conseguem: Reconhecer arranjos de barramentos de subestações. Interpretar operações em um diagrama de controle. Reconhecer características de classificação de motores, a partir de sua denominação.

24 Intervalos de Proficiência (AVANÇADO) Neste nível, os estudantes de eletrotécnica conseguem: Reconhecer as proteções das redes de distribuição aérea. Analisar o comportamento do retificador trifásico de onda completa em ponte alimentado por sistema trifásico. Reconhecer as finalidades e características dos equipamentos de proteção (EPI e EPC).

25 Intervalos de Proficiência (AVANÇADO) Neste nível, os estudantes de eletrotécnica conseguem: Reconhecer no diagrama fasorial a natureza das cargas elétricas em um circuito RLC, com auxílio de suporte. Reconhecer procedimentos de cotagem em desenhos técnicos. (NBR 10126). Resolver problemas envolvendo circuitos eletrônicos. Reconhecer as normas aplicadas ao uso de escalas em desenho técnico. Resolver problema algébrico de eletromagnetismo a partir de situação descrita em um texto.

26 Percentuais por opção de resposta A B C D E B / N 6,8% 29,3% 17% 41,5% 5,4% 0%

27

28

29 Aspectos sobre a Avaliação

30 Percentual de Alunos por Nível de Proficiência e Padrão de Desempenho Participação Efetiva: estudantes

31 Padrões de Desempenho

32 Padrão de Desempenho Abaixo do básico Interpretação Os alunos que se encontram nesse padrão de desempenho conseguem identificar as funções, ligações e comandos simples em máquinas, equipamentos e dispositivos elétricos; Reconhecer partes de um desenho técnico, simbologia normatizada, diagramas de eletricidade; Reconhecer a importância da reciclagem de resíduos de materiais elétricos, da sustentabilidade, da segurança no trabalho e das normas no uso da energia elétrica. Nível de Proficiência Até 350 Básico Os alunos que se encontram nesse padrão de desempenho conseguem identificar as partes constituintes dos sistemas e equipamentos elétricos de Potência (Baixa Tensão e Alta Tensão), diagramas, formas de acionamentos e princípios básicos de máquinas elétricas, Proceder através de medidas de proteção individual e coletiva na desenergização elétrica conforme estabelece a NR; aterramento de Sistemas Elétricos e preservar o meio ambiente. Reconhecer a NBR 5410 relacionado a identificação de fios e cabos para instalação elétrica predial. 350 a 450

33 Padrão de Desempenho Adequado Interpretação Os alunos que se encontram nesse padrão de desempenho conseguem analisar diagramas elétricos; Identificar e utilizar equipamentos de medidas elétricas; Reconhecer parâmetros para cálculos luminotécnicos com auxílio de tabela; Interpretar a simbologia utilizada em diagramas de instalações e comandos elétricos; Interpretar e elaborar diagramas elétricos em linguagem Ladder para sistemas de partida de motores e automação; Reconhecer propriedades básicas de relação de transformação do transformador; Identificar os tipos de ligação dos motores de indução. Associar procedimentos de manutenção elétrica aos instrumentos utilizados nessa prática; Reconhecer as relações entre tensões nos sistemas elétricos trifásicos; Calcular e relacionar potência elétrica em suas componentes ativa, reativa e aparente; Nível de Proficiência 450 a 650

34 Padrão de Desempenho Adequado Avançado Interpretação Os alunos que ainda se encontram nesse nível, demonstram: Utilizar gráficos na resolução de problemas relativos ao consumo de energia elétrica; Reconhecer as características construtivas de componentes de proteção elétrica; Reconhecer os princípios aplicados em projetos de SPDA; Reconhecer normas de aplicação de equipamentos em ambientes especiais; Reconhecer fenômenos eletromagnéticos em linhas de transmissão; Resolver problema de um circuito eletrônico; Os alunos que se encontram nesse padrão de desempenho conseguem: Resolver problemas de circuitos elétricos de corrente contínua e alternada, no domínio do tempo e dos fasores, associações, utilizando leis e técnicas. Operar circuitos monofásicos e trifásicos que contenham transformadores, sequência de fases, potencias, cálculo de consumo de energia e correção do fator de potência. Nível de Proficiência 450 a 650 Acima de 650

35 Padrão de Desempenho Avançado Interpretação Reconhecer propriedades básicas, classificação, interpretação de placas das máquinas elétricas de corrente contínua e alternada, transformadores e tipos de ligações. Reconhecer circuitos de comando e controle de proteção e operação das máquinas elétricas monofásicas e trifásicas. Resolver problemas de magnetismo, eletromagnetismo e suas aplicações; Reconhecer as finalidades, características e métodos de manutenção dos circuitos de instalação elétrica e dos equipamentos de proteção; Reconhecer os fatores que interferem na qualidade da energia elétrica; Conhecer a NBR 5410, NR-10, SEP e suas recomendações. Reconhecer as funções lógicas básicas a partir da tabela verdade, operar expressão Booleana; Analisar o comportamento do retificador trifásico de onda completa em ponte, alimentado por sistema trifásico; Interpretar operações em um diagrama de controle; Reconhecer e relacionar recursos humanos e financeiros. Nível de Proficiência Acima de 650

36 Muito Obrigado.

AVALIAR. É refletir sobre uma determinada realidade a partir de dados e informações, e emitir um julgamento que possibilite uma ação.

AVALIAR. É refletir sobre uma determinada realidade a partir de dados e informações, e emitir um julgamento que possibilite uma ação. O que é Avaliação? Conceito de Avaliação AVALIAR É refletir sobre uma determinada realidade a partir de dados e informações, e emitir um julgamento que possibilite uma ação. Quebra de paradigmas Tipos

Leia mais

PROADE RELATÓRIO DA UNIDADE OPERACIONAL

PROADE RELATÓRIO DA UNIDADE OPERACIONAL 2238-8400 ISSN PROADE RELATÓRIO DA UNIDADE OPERACIONAL 2011 ISSN 2238-8400 PROADE2011 Programa de Avaliação de Desempenho dos Estudantes relatório da unidade operacional Curso Técnico de Nível Médio em

Leia mais

Curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 320h. Módulo/Semestre 2 Carga horária total: 320h

Curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 320h. Módulo/Semestre 2 Carga horária total: 320h Curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica CÂMPUS CRICIÚMA MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 320h Matemática Básica 64h - Eletricidade 64h - Medidas Elétricas I 32h - Desenho Técnico

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 88, de

Leia mais

Um estudo dos Componentes e Equipamentos Elétricos e Eletrônicos aplicados em engenharia Civil.

Um estudo dos Componentes e Equipamentos Elétricos e Eletrônicos aplicados em engenharia Civil. Unidade Universitária Escola de Engenharia Curso Engenharia Mecânica Disciplina Eletricidade Professor(es) Teoria: Paulo Guerra Junior Laboratório: José Gomes e Francisco Sukys Carga horária 4 Código da

Leia mais

ELETROTÉCNICA CONCEITOS BÁSICOS. Professor: Edson Pires da Silva

ELETROTÉCNICA CONCEITOS BÁSICOS. Professor: Edson Pires da Silva ELETROTÉCNICA CONCEITOS BÁSICOS Professor: Edson Pires da Silva EMENTA 1- CONCEITOS BÁSICOS DE ELETRICIDADE E APLICAÇÕES - 12 horas Resistor e resistência; capacitor e capacitância; indutor e indutância.

Leia mais

Proposta Curricular do Ensino Técnico em ELETROTÉCNICA

Proposta Curricular do Ensino Técnico em ELETROTÉCNICA ANEXO I Proposta Curricular do Ensino Técnico em ELETROTÉCNICA Para os candidatos à 3º módulo do Ensino Técnico em ELETROTÉCNICA, o conteúdo abordará as disciplinas de; ELETRICIDADE BÁSICA; CIRCUITOS ELÉTRICOS

Leia mais

Sumário. CAPÍTULO 1 A Natureza da Eletricidade 13. CAPÍTULO 2 Padronizações e Convenções em Eletricidade 27. CAPÍTULO 3 Lei de Ohm e Potência 51

Sumário. CAPÍTULO 1 A Natureza da Eletricidade 13. CAPÍTULO 2 Padronizações e Convenções em Eletricidade 27. CAPÍTULO 3 Lei de Ohm e Potência 51 Sumário CAPÍTULO 1 A Natureza da Eletricidade 13 Estrutura do átomo 13 Carga elétrica 15 Unidade coulomb 16 Campo eletrostático 16 Diferença de potencial 17 Corrente 17 Fluxo de corrente 18 Fontes de eletricidade

Leia mais

Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 300h

Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 300h Curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica CÂMPUS Jaraguá do Sul GW MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 300h Unidade Curricular Comunicação Técnica C/H Semestral Pré-Requisito Eletricidade

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA NOME DO COMPONENTE CURRICULAR:

PLANO DE DISCIPLINA NOME DO COMPONENTE CURRICULAR: PLANO DE DISCIPLINA NOME DO COMPONENTE CURRICULAR: Instalações Elétricas Prediais CURSO: TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO PERÍODO: 2º Ano CARGA HORÁRIA: 100 h.r DOCENTE RESPONSÁVEL: EMENTA

Leia mais

Curso Técnico Concomitante em Eletroeletrônica Nome do Curso MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 300h

Curso Técnico Concomitante em Eletroeletrônica Nome do Curso MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 300h Curso Técnico Concomitante em Eletroeletrônica Nome do Curso CÂMPUS JOINVILLE MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 300h Desenho Medidas Elétricas Eletrônica Digital I Fundamentos Tecnológicos

Leia mais

Ementário do Curso Técnico em Eletrotécnica

Ementário do Curso Técnico em Eletrotécnica Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ Pró-Reitoria de Ensino Médio e Técnico Direção de Ensino- Campus Volta Redonda Ementário

Leia mais

Aula 6 Análise de circuitos capacitivos em CA circuitos RC

Aula 6 Análise de circuitos capacitivos em CA circuitos RC Aula 6 Análise de circuitos capacitivos em CA circuitos RC Objetivos Aprender analisar circuitos RC em série e em paralelo em corrente alternada, utilizando as diversas formas de representação: números

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS PERÍODO CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS 2016.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE FÍSICA DISCIPLINA: REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DISCIPLINA:

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Colégio Técnico Plano de Ensino

Universidade Federal de Minas Gerais Colégio Técnico Plano de Ensino Disciplina: Carga horária total: Plano de Ensino Eletrotécnica Ano: 2015 160 horas/aula Curso: Eletrônica/ Automação Industrial Regime: Anual Série: 3 o Ano Observação: Carga Horária Semanal Total Teórica:

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA NOME DO COMPONENTE CURRICULAR:

PLANO DE DISCIPLINA NOME DO COMPONENTE CURRICULAR: PLANO DE DISCIPLINA NOME DO COMPONENTE CURRICULAR: Instalações Elétricas Prediais CURSO: TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO PERÍODO: 2º Ano CARGA HORÁRIA: 100 h.r DOCENTE RESPONSÁVEL: EMENTA

Leia mais

MATRIZ, EMENTÁRIO, COMPETÊNCIA, HABILIDADE E BASES TECNOLÓGICAS DO CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

MATRIZ, EMENTÁRIO, COMPETÊNCIA, HABILIDADE E BASES TECNOLÓGICAS DO CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CEDUP INDUSTRIAL DE LAGES MATRIZ, EMENTÁRIO, COMPETÊNCIA, HABILIDADE E BASES TECNOLÓGICAS DO CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA LAGES 2013 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO

Leia mais

Comandos elétricos para motores com ênfase em partida com reversão

Comandos elétricos para motores com ênfase em partida com reversão Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Comandos elétricos para motores com ênfase em partida com reversão Modalidade: presencial, semipresencial Projeto Pedagógico do Curso

Leia mais

EMENTAS DAS UNIDADES CURRICULARES SISTEMA DE AVALIAÇÃO

EMENTAS DAS UNIDADES CURRICULARES SISTEMA DE AVALIAÇÃO EMENTAS DAS UNIDADES CURRICULARES Nome do Curso: Curso Técnico em Eletroeletrônica Concomitante ao Ensino Médio Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Estrutura Curricular: 2015/1 Aprovação

Leia mais

CURSO ENCARREGADO DE ELÉTRICA

CURSO ENCARREGADO DE ELÉTRICA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DA BAHIA Simões Filho-Ba CURSO ENCARREGADO DE ELÉTRICA 1. CARACTERÍSTICAS DO CURSO Nível: Capacitação de nível técnico Nome: Encarregado de Elétrica Carga horária:

Leia mais

PEA 2401 LABORATÓRIO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I

PEA 2401 LABORATÓRIO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I PEA 2401 LABORATÓRIO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I 1 OBJETIVO DA DISCIPLINA A disciplina tem por objetivo apresentar as bases teóricas e as aplicações dos principais dispositivos, materiais e equipamentos

Leia mais

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS (IEI)

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS (IEI) INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS (IEI) Prof.: Bruno Gonçalves Martins bruno.martins@ifsc.edu.br EMENTA Competências Conhecer padrões, normas técnicas, projetos elétricos, catálogos e manuais de componentes

Leia mais

ENUNCIADO DOS EXERCÍCIOS ESTÃO NAS ULTIMAS PÁGINAS

ENUNCIADO DOS EXERCÍCIOS ESTÃO NAS ULTIMAS PÁGINAS ENUNCIADO DOS EXERCÍCIOS ESTÃO NAS ULTIMAS PÁGINAS ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA - Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas Eletrotécnica Geral Lista de Exercícios

Leia mais

CURSO FIC Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão

CURSO FIC Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS SANTO AMARO EDITAL SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES DA COMUNIDADE EXTERNA CURSO FIC Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão

Leia mais

Exercícios: Eletromagnetismo, circuitos CC e aplicações

Exercícios: Eletromagnetismo, circuitos CC e aplicações 1 UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto - Escola de Minas CAT17 - Eletrotécnica Geral - Prof. Danny Tonidandel. Data: Aluno: Matrícula: Exercícios: Eletromagnetismo, circuitos CC e aplicações Resolva

Leia mais

A) 200V B) 202V C) 204V D) 208V E) 212V

A) 200V B) 202V C) 204V D) 208V E) 212V TÉCNICO ELETRICISTA E) elemento de controle 21. (CONCURSO MAURITI/2018) Quanto as grandezas elétricas, analise as assertivas a seguir e assinale as corretas: I. entre dois corpos com potenciais elétricos

Leia mais

Aula 5 Análise de circuitos indutivos em CA circuitos RL

Aula 5 Análise de circuitos indutivos em CA circuitos RL Aula 5 Análise de circuitos indutivos em CA circuitos RL Objetivos Aprender analisar circuitos RL em série e em paralelo em corrente alternada, utilizando as diversas formas de representação: números complexos,

Leia mais

Carga-Horária: 90h (120h/a) Prof.: Dennys Alves-

Carga-Horária: 90h (120h/a) Prof.: Dennys Alves- Carga-Horária: 90h (120h/a) Prof.: Dennys Alves- http://docente.ifrn.edu.br/dennysalves Ementa Eletricidade como apoio ao exercício profissional do técnico em informática. Técnico de Nível Médio Integrado

Leia mais

MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA RESFRIADOR DE ÁGUA SERIE POLAR MODELOS: PA-01 ~ PA-120 PW-09 ~ PW-120 PRECAUÇÕES INFORMAÇÕES GERAIS DE SEGURANÇA

MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA RESFRIADOR DE ÁGUA SERIE POLAR MODELOS: PA-01 ~ PA-120 PW-09 ~ PW-120 PRECAUÇÕES INFORMAÇÕES GERAIS DE SEGURANÇA MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA RESFRIADOR DE ÁGUA SERIE POLAR MODELOS: PA-01 ~ PA-120 PW-09 ~ PW-120 PRECAUÇÕES INFORMAÇÕES GERAIS DE SEGURANÇA ÍNDICE INFORMAÇÕES GERAIS...3 QUADRO ELÉTRICO...3 DIMENSIONAMENTO

Leia mais

CURSO TÉCNICO DE ELETROMECÂNICA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS. 1. Eletrostática 1.1. Fundamentos; 1.2. Matéria; 1.3. Corrente elétrica; 1.4.

CURSO TÉCNICO DE ELETROMECÂNICA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS. 1. Eletrostática 1.1. Fundamentos; 1.2. Matéria; 1.3. Corrente elétrica; 1.4. CURSO TÉCNICO DE ELETROMECÂNICA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS 1. Eletrostática 1.1. Fundamentos; 1.2. Matéria; 1.3. Corrente elétrica; 1.4. Tensão elétrica; 2. Cálculo básico: 2.1. Múltiplos; 2.2. Submúltiplos;

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO: Colégio Técnico Industrial de Santa Maria IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: CÓDIGO NOME ( T - P ) DPADI0010 Eletricidade e Magnetismo

Leia mais

Eletricidade II. Aula 1. Resolução de circuitos série de corrente contínua

Eletricidade II. Aula 1. Resolução de circuitos série de corrente contínua Eletricidade II Aula 1 Resolução de circuitos série de corrente contínua Livro ELETRICIDADE II Avaliações Provas - 100 pontos lesp-ifmg.webnode.com 2 Conexão de um circuito série Um circuito série contém

Leia mais

Corrente Alternada. Circuitos Monofásicos (Parte 2)

Corrente Alternada. Circuitos Monofásicos (Parte 2) Corrente Alternada. Circuitos Monofásicos (Parte 2) SUMÁRIO Sinais Senoidais Circuitos CA Resistivos Circuitos CA Indutivos Circuitos CA Capacitivos Circuitos RLC GERADOR TRIFÁSICO Gerador Monofásico GRÁFICO

Leia mais

Eletricista Instalador Predial Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Eletricista Instalador Predial Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora) 5596 - Eletricista Instalador Predial Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Conceitos Fundamentais 1.1. Matéria......21 1.2. Circuito Elétrico...22 1.2.1. Dispositivo de Manobra...23

Leia mais

Metrologia 30 Não há Eletricidade 60 Não há Tecnologia dos Materiais I 30 Não há

Metrologia 30 Não há Eletricidade 60 Não há Tecnologia dos Materiais I 30 Não há Curso Técnico Subsequente em Eletromecânica Técnico em Eletromecânica CÂMPUS LAGES MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 285h Introdução à Eletromecânica 15 Não há Qualidade, meio ambiente,

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: HIGIENÓPOLIS SÃO PAULO Curso: ENGENHARIA ELETRÔNICA E ENGENHARIA ELÉTRICA Disciplina: Eletricidade I Núcleo Temático: Professor(es): Paulo Guerra Junior DRT: Etapa: 3ª Carga horária:

Leia mais

Eletrotécnica Geral. Lista de Exercícios 1

Eletrotécnica Geral. Lista de Exercícios 1 ESCOL POLITÉCNIC D UNIVERSIDDE DE SÃO PULO PE - Departamento de Engenharia de Energia e utomação Elétricas Eletrotécnica Geral Lista de Exercícios 1 1. Circuitos em corrente contínua 2. Circuitos monofásicos

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos

Leia mais

lectra Material Didático INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Centro de Formação Profissional

lectra Material Didático  INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Centro de Formação Profissional lectra Centro de Formação Profissional Material Didático INSTALAÇÕES ELÉTRICAS WWW.ESCOLAELECTRA.COM.BR ÍNDICE 1 Introdução - 5 Definição de eletricidade. Causas e efeitos da eletricidade. Geração, transmissão

Leia mais

MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA

MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA SECADORES DE AR COMPRIMIDO POR REFRIGERAÇÃO MODELOS: TITANPLUS-040 ~ 250 MDR ENERGYPLUS-250 ~ 9600 PRECAUÇÕES INFORMAÇÕES GERAIS DE SEGURANÇA ÍNDICE INFORMAÇÕES GERAIS...3

Leia mais

MÁQUINAS E ACIONAMENTOS ELÉTRICOS. Prof. Hélio Henrique Cunha Pinheiro Curso: Eletrotécnica (integrado) Série: 4º ano C.H.: 160 aulas (4 por semana)

MÁQUINAS E ACIONAMENTOS ELÉTRICOS. Prof. Hélio Henrique Cunha Pinheiro Curso: Eletrotécnica (integrado) Série: 4º ano C.H.: 160 aulas (4 por semana) MÁQUINAS E ACIONAMENTOS ELÉTRICOS Prof. Hélio Henrique Cunha Pinheiro Curso: Eletrotécnica (integrado) Série: 4º ano C.H.: 160 aulas (4 por semana) OBJETIVOS Compreender os princípios básicos de funcionamento

Leia mais

Transformadores trifásicos

Transformadores trifásicos Transformadores trifásicos Transformadores trifásicos Transformadores trifásicos Por que precisamos usar transformadores trifásicos Os sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente - 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 239 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13 / 09 / 2013. Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico:

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 3ª SÉRIE

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 3ª SÉRIE 3ª SÉRIE Tema Transversal 2016: SOMENTE UM CORAÇÃO GENEROSO PODE AMAR O PRÓXIMO SEM MEDIDA. ÁREA DE CONHECIMENTO: FÍSICA Física I Objeto de Estudo: Mecânica CONTEÚDOS: Cinemática Escalar Padrões de comprimento,

Leia mais

Capítulo 1 Introdução aos princípios de máquinas 1. Capítulo 2 Transformadores 65. Capítulo 3 Fundamentos de máquinas CA 152

Capítulo 1 Introdução aos princípios de máquinas 1. Capítulo 2 Transformadores 65. Capítulo 3 Fundamentos de máquinas CA 152 resumido Capítulo 1 Introdução aos princípios de máquinas 1 Capítulo 2 Transformadores 65 Capítulo 3 Fundamentos de máquinas CA 152 Capítulo 4 Geradores síncronos 191 Capítulo 5 Motores síncronos 271 Capítulo

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. É característica que determina a um transformador operação com regulação máxima:

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. É característica que determina a um transformador operação com regulação máxima: 13 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÃO 35 É característica que determina a um transformador operação com regulação máxima: a) A soma do ângulo de fator de potência interno do transformador com o

Leia mais

Matriz de referência DE FÍSICA - SAERJINHO ANO ENSINO MÉDIO

Matriz de referência DE FÍSICA - SAERJINHO ANO ENSINO MÉDIO 1 ANO ENSINO MÉDIO MATÉRIA E ENERGIA TERRA E UNIVERSO H01 Reconhecer a equivalência entre massa e energia, descrevendo processos de conversão de massa em energia. H02 Reconhecer a equivalência entre massa

Leia mais

MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA

MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA COMPRESSOR DE PARAFUSO AIRPOWER 10 ~150 ROTOR PLUS,,, PLUS, FLEX E FLEX - DD PRECAUÇÕES INFORMAÇÕES GERAIS DE SEGURANÇA ÍNDICE INFORMAÇÕES GERAIS...3 QUADRO ELÉTRICO...3

Leia mais

MEDIDA DE GRANDEZAS ELÉCTRICAS

MEDIDA DE GRANDEZAS ELÉCTRICAS REFERENCIAIS DO CURSO CERTIFICADO DE NÍVEL 4 MEDIDA DE GRANDEZAS ELÉCTRICAS (75 H) 1 MEDIDA DE GRANDEZAS ELÉCTRICAS (75 H / NÍVEL 4) UFCD 6008 Análise de circuitos em corrente contínua Carga horária: 25

Leia mais

Aula 4 Circuitos básicos em corrente alternada continuação

Aula 4 Circuitos básicos em corrente alternada continuação Aula 4 Circuitos básicos em corrente alternada continuação Objetivos Continuar o estudo sobre circuitos básicos iniciado na aula anterior. Conhecer o capacitor e o conceito de capacitância e reatância

Leia mais

Eletrotécnica básica Atividade prática

Eletrotécnica básica Atividade prática Eletrotécnica básica Atividade prática 1 SUMÁRIO Apresentação... 3 Identificação dos terminais de motor trifásico... 5 Chave de Partida direta automática (com contator)... 7 Comando com acionamento de

Leia mais

Carga Horária Créditos Curso Atendido Pré-Requisitos Teórica ENGENHARIA Prática - - FÍSICA GERAL II ELÉTRICA Total 60 04

Carga Horária Créditos Curso Atendido Pré-Requisitos Teórica ENGENHARIA Prática - - FÍSICA GERAL II ELÉTRICA Total 60 04 UNIDADE DE ENSINO DE PAULO AFONSO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA BAHIA IFBA AUTORIZADA PELA PORTARIA/MEC Nº 105, DE 29 DE JANEIRO DE 2010 D.O.U. 01/02/2010 AV. MARCONDES DE FERRAZ

Leia mais

médio completo Eletromagnetismo I 35 2 grau ou ensino médio completo Instalações Elétricas 70 2 grau ou ensino médio completo

médio completo Eletromagnetismo I 35 2 grau ou ensino médio completo Instalações Elétricas 70 2 grau ou ensino médio completo Curso Técnico Subsequente em Eletroeletrônica CÂMPUS CHAPECÓ MATRIZ CURRICULAR Carga horária total: 400h Desenho 70 2 grau ou ensino Segurança e Higiene do Trabalho 35 2 grau ou ensino Eletromagnetismo

Leia mais

/sonarengenharia

/sonarengenharia A Sonar Engenharia, empresa atuante nos setores de ELÉTRICA e GÁS, possui em seu quadro profissionais graduados em Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Eletrotécnica e Engenharia de Segurança no Trabalho.

Leia mais

Avisos. Entrega do Trabalho: 8/3/13 - sexta. P2: 11/3/13 - segunda

Avisos. Entrega do Trabalho: 8/3/13 - sexta. P2: 11/3/13 - segunda Avisos Entrega do Trabalho: 8/3/13 - sexta P2: 11/3/13 - segunda Lista de Apoio: disponível no site até sexta feira não é para entregar é para estudar!!! Resumo de Gerador CA Símbolo Elétrico: Vef = ***

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Técnico em Mecatrônica na modalidade Concomitante

PLANO DE ENSINO. Técnico em Mecatrônica na modalidade Concomitante PLANO DE ENSINO 1. CURSO Técnico em Mecatrônica na modalidade Concomitante 2. DISCIPLINA / COMPONENTE CURRÍCULAR NOME: Instalações e Comandos Elétricos CARGA HORÁRIA: 60 h (80horas/aulas) MÓDULO OU FASE:

Leia mais

PLANO DE ENSINO APRENDIZAGEM 1º SEMESTRE DE 2009

PLANO DE ENSINO APRENDIZAGEM 1º SEMESTRE DE 2009 PLANO DE ENSINO APRENDIZAGEM 1º SEMESTRE DE 2009 Coordenadoria de Curso: Mecânica Disciplina: Eletricidade Aplicada I Modalidade: Projetos Mecânicos Carga Horária Semanal: 03 horas/aula Carga Horária Total:

Leia mais

Projetos Elétrico Industriais - PEI

Projetos Elétrico Industriais - PEI Projetos Elétrico Industriais - PEI Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Tecnológicas - CCT Departamento de Engenharia Elétrica - DEE Profª: Laís Hauck de Oliveira e-mail:

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA 1º SEMESTRE

MATRIZ CURRICULAR CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA 1º SEMESTRE Rua Engenheiro Tourinho, 829 Bairro Vila Solene CEP 83.607-140 Campo Largo-PR MATRIZ CURRICULAR CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA MODALIDADE: SUBSEQUENTE PRESENCIAL VERSÃO: 2010 1º SEMESTRE COMPONENTES CURRICULARES

Leia mais

Eletricidade Geral. Guia de Estudos P1

Eletricidade Geral. Guia de Estudos P1 Eletricidade Geral Guia de Estudos P1 1. Revisão de Elétrica Campo elétrico: E = # $%&' ( Força elétrica: F *+ = # - $%&' ( q / Potencial elétrico: independente dos corpos que está interagindo, só é função

Leia mais

PLANIFICAÇÃO - CURSO PROFISSIONAL DE NÍVEL SECUNDÁRIO

PLANIFICAÇÃO - CURSO PROFISSIONAL DE NÍVEL SECUNDÁRIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO DA SILVA CORREIA ANO LETIVO 2016-2017 PLANIFICAÇÃO - CURSO PROFISSIONAL DE NÍVEL SECUNDÁRIO MECATRÓNICA AUTOMÓVEL DISCIPLINA: TECNOLOGIAS E PROCESSOS 12º ANO GESTÃO DO TEMPO:

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO LÍNGUA PORTUGUESA 1. Elementos de Gramática 1.1. Análise Sintática 1.2. Termos Essenciais 1.3. Termos Integrantes 1.4. Termos Acessórios 1.5. Período Composto por Coordenação e

Leia mais

04 - DEPTO. DE ENGENHARIA ELÉTRICA

04 - DEPTO. DE ENGENHARIA ELÉTRICA 04 - DEPTO. DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA TURMA CÓDIGO HORÁRIO SEMANAL SALA Análise de Sistema de Potência I 1 272 4T1 4T2 5T2 5T3 5097 5088 Análise de Sistema de Potência II 1 447 3T1 3T2 4M2 4M3

Leia mais

Aquino, Josué Alexandre.

Aquino, Josué Alexandre. Aquino, Josué Alexandre. A657e Eletrotécnica para engenharia de produção : análise de circuitos : corrente e tensão alternada / Josué Alexandre Aquino. Varginha, 2015. 53 slides; il. Sistema requerido:

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ELT224 Instalações Elétricas I

Programa Analítico de Disciplina ELT224 Instalações Elétricas I 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia Elétrica - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

1) Como as cargas eletrostáticas se comportam umas com as outras? 2) Quais são as três partículas que compõe o modelo atômico de Bohr?

1) Como as cargas eletrostáticas se comportam umas com as outras? 2) Quais são as três partículas que compõe o modelo atômico de Bohr? ATIVIDADE T3 - Capítulo 8. 1. Princípios básicos de eletrônica 8.1 Cargas elétricas. 1) Como as cargas eletrostáticas se comportam umas com as outras? 2) Quais são as três partículas que compõe o modelo

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. O tipo de dispositivo mais adequado para proteger um motor elétrico contra correntes de curto circuito é:

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. O tipo de dispositivo mais adequado para proteger um motor elétrico contra correntes de curto circuito é: 10 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÃO 31 O tipo de dispositivo mais adequado para proteger um motor elétrico contra correntes de curto circuito é: a) fusível rápido b) fusível retardado c) contator

Leia mais

ANEXO II PROGRAMAS PARA O TESTE DE SELEÇÃO DE MONITOR 2015

ANEXO II PROGRAMAS PARA O TESTE DE SELEÇÃO DE MONITOR 2015 ANEXO II PROGRAMAS PARA O TESTE DE SELEÇÃO DE MONITOR 2015 1. ERGONOMIA 1.1 Fundamentos, conceitos e aplicação da ergonomia; 1.2 Norma regulamentadora 17; 1.3 Doenças ocupacionais; 1.4 Biomecânica ocupacional:

Leia mais

Programa: Aspectos gerais e essenciais de uma instalação elétrica predial e conceitos elementares de eletricidade.

Programa: Aspectos gerais e essenciais de uma instalação elétrica predial e conceitos elementares de eletricidade. Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Engenharia Elétrica Plano de curso da disciplina Instalações Elétricas Prediais Prof. Keide Matumoto 2 o Semestre de 2.018 Sala: 1C 103 Horário: 4E4Q5E5Q

Leia mais

Plano de Curso Não Regulamentado - Qualificação Profissional

Plano de Curso Não Regulamentado - Qualificação Profissional PERFIL PROFISSIONAL / IDENTIFICAÇÃO DA OCUPAÇÃO: Ocupação: Educação Profissional: Nível da Qualificação: Área Tecnológica: Competência Geral: Requisitos de Acesso: ELETRICISTA INSTALADOR PREDIAL DE BAIXA

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA GERÊNCIA EDUCACIONAL DE ELETRÔNICA PLANO DE ENSINO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA GERÊNCIA EDUCACIONAL DE ELETRÔNICA PLANO DE ENSINO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA GERÊNCIA EDUCACIONAL DE ELETRÔNICA PLANO DE ENSINO Curso: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS DIGITAIS Unidade Curricular: RETIFICADORES Código:

Leia mais

ELETROTÉCNICA ENGENHARIA

ELETROTÉCNICA ENGENHARIA Aquino, Josué Alexandre. A657e Eletrotécnica : engenharia / Josué Alexandre Aquino. Varginha, 2015. 50 slides; il. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World Wide Web 1. Eletrotécnica.

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Formação Inicial e Continuada (Leis Federais nº 9.394/96 e nº 11.741/08 Decreto Federal nº 5.154/04, e Resoluções CNE/CEB

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 180, APROVADO PELA PELA PORTARIA CETEC - 727, DE 10/09/2015, REPUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 25/09/2015- PODER EXECUTIVO -SEÇÃO I - PÁGINA

Leia mais

AGRUPAMENTOS DE UNIDADES CONSUMIDORAS Critérios e Orientações

AGRUPAMENTOS DE UNIDADES CONSUMIDORAS Critérios e Orientações 1. Introdução Esta norma define os padrões a serem aplicados no atendimento às entradas de serviço de agrupamentos de unidades consumidoras com fornecimento em baixa tensão. A aplicação pode ser efetuada

Leia mais

1. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO Diretoria de Infraestrutura

1. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO Diretoria de Infraestrutura 1. FINALIDADE MEMORIAL DESCRITIVO Fornecimento de energia elétrica a três edifícios da Universidade Federal do Sul da Bahia, com a sede sendo a Reitoria localizada na Rua Itabuna, s/n, Rod. Ilhéus Vitória

Leia mais

Questão 1. Gabarito. Considere P a potência ativa da carga e Q a potência reativa.

Questão 1. Gabarito. Considere P a potência ativa da carga e Q a potência reativa. Questão 1 Uma indústria tem uma carga de 1000 kva com fator de potência indutivo de 95% alimentada em 13800 V de acordo com medições efetuadas. A maneira mais fácil de representar a carga da indústria

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA EMENTAS 2018-2 DISCIPLINA: CÁLCULO I 2º PERÍODO Estudo e aplicação de limites. Estudo e aplicação de derivadas. Estudo de soluções de problemas com utilização de derivadas. DISCIPLINA:

Leia mais

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES ELÉTRICOS INTRODUÇÃO

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES ELÉTRICOS INTRODUÇÃO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES ELÉTRICOS INTRODUÇÃO Os fatores básicos que envolvem o dimensionamento de um condutor são: tensão nominal; frequência nominal; potência ou

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA QUADRO 6 DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CARGA HORÁRIA DE DISCIPLINAS PROFISSIONALIZANTES CURSO Código Disciplina C.H/Disciplina ENGENHARIA ELÉTRICA 1065 CIRCUÍTOS DIGITAIS I 90 ENGENHARIA ELÉTRICA

Leia mais

MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE IX MONTAGEM ELÉTRICA

MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE IX MONTAGEM ELÉTRICA MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE IX MONTAGEM ELÉTRICA Montagem Elétrica Os serviços de montagens elétricas estão presentes em todas as instalações que produzem ou utilizam energia, compreendendo: Geração nas

Leia mais

ELETRICIDADE INDUSTRIAL. Introdução aos Acionamentos Elétricos

ELETRICIDADE INDUSTRIAL. Introdução aos Acionamentos Elétricos ELETRICIDADE INDUSTRIAL Introdução aos Acionamentos Elétricos Introdução 2 Acionamentos elétricos 3 Acionamento elétricos importância da proteção... Do operador Contra acidentes; Das instalações Contra

Leia mais

Indicador digital DGM-96

Indicador digital DGM-96 [] Introdução O é um instrumento digital microprocessado para instalação em porta de painel, que permite a medição de tensão, corrente, freqüência e indicação de cálculo de RPM, horas trabalhadas (carga)

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO. Professor Leonardo Gonsioroski

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO. Professor Leonardo Gonsioroski UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO Professor Leonardo Gonsioroski Sistemas Elétricos Pode-se dizer que os sistemas elétricos são divididos em 4 grandes

Leia mais

ELECTRÓNICA DE POTÊNCIA

ELECTRÓNICA DE POTÊNCIA REFERENCIAIS DO CURSO CERTIFICADO DE NÍVEL 4 ELECTRÓNICA DE POTÊNCIA (75 H) 1 UFCD 6021 Fontes de alimentação Carga horária: 25 horas Explicar a constituição básica de uma fonte de alimentação primária.

Leia mais

Eletricidade Geral. Resumo do Curso Fórmulas e Conceitos

Eletricidade Geral. Resumo do Curso Fórmulas e Conceitos Eletricidade Geral Resumo do Curso Fórmulas e Conceitos 1. Revisão de Elétrica Campo elétrico: E = # $%&' Força elétrica: F *+ = # - $%&' q / Potencial elétrico: independente dos corpos que está interagindo,

Leia mais

Exame de Ingresso - 1o. Período de 2016 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Exame de Ingresso - 1o. Período de 2016 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Exame de Ingresso - 1o. Período de 2016 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica PROVA DE CONHECIMENTOS Sistemas de Potência Nome: Renan Lima Baima Assinatura: INSTRUÇÕES Preencha seu nome no espaço

Leia mais

Instalações Elétricas Prediais A ENG04482

Instalações Elétricas Prediais A ENG04482 Instalações Elétricas Prediais A ENG04482 Prof. Luiz Fernando Gonçalves AULA 2 Conceitos Fundamentais Porto Alegre - 2012 Tópicos Energia elétrica Fontes de eletricidade Fontes de tensão e corrente Geração

Leia mais

FISCALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE PROJETO E EXECUÇÃO DE INSTALAÇÕES DE ENERGIA ELÉTRICA POR TÉCNICOS INDUSTRIAIS DE 2º GRAU EM ELETROTÉCNICA.

FISCALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE PROJETO E EXECUÇÃO DE INSTALAÇÕES DE ENERGIA ELÉTRICA POR TÉCNICOS INDUSTRIAIS DE 2º GRAU EM ELETROTÉCNICA. Av. César Hilal, 700-1º andar - Bento Ferreira - Vitória - ES CEP 29050-662 Tel.: (27) 3334-9900 FAX: (27) 3324-3644 CEEE FISCALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE PROJETO E EXECUÇÃO DE INSTALAÇÕES DE ENERGIA ELÉTRICA

Leia mais

A MAIS ALTA TECNOLOGIA EM TRANSFORMADORES

A MAIS ALTA TECNOLOGIA EM TRANSFORMADORES A MAIS ALTA TECNOLOGIA EM TRANSFORMADORES O que é um TPI? É um dispositivo destinado a transformar (reduzir) níveis de potencial(volts), de forma a possibilitar o seu uso por equipamentos de medição e

Leia mais

EXP 05 Motores Trifásicos de Indução - MTI

EXP 05 Motores Trifásicos de Indução - MTI EXP 05 Motores Trifásicos de Indução - MTI Funcionamento e Ligações Objetivos: Compreender o funcionamento e as ligações do motor de indução; Analisar os diferentes tipos de construção e as principais

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO DO TÉCNICO EM MECATRÔNICA

PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO DO TÉCNICO EM MECATRÔNICA PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO DO TÉCNICO EM MECATRÔNICA Competências Profissionais Competência Geral: Implementar e manter máquinas e equipamentos automatizados, bem como atuar no desenvolvimento de

Leia mais

Curso Técnico em Eletrotécnica Impedância e o Diagrama de Fasores. Vitória-ES

Curso Técnico em Eletrotécnica Impedância e o Diagrama de Fasores. Vitória-ES INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS ELETRICIDADE BÁSICA Impedância e o Diagrama de Fasores -1-19. 9 Curso Técnico em Eletrotécnica Impedância e o Diagrama de Fasores Circuitos

Leia mais

Universidade Federal de Itajubá EEL 012 Laboratório de Conversão Eletromecânica de Energia

Universidade Federal de Itajubá EEL 012 Laboratório de Conversão Eletromecânica de Energia Universidade Federal de Itajubá EEL 012 Laboratório de Conversão Eletromecânica de Energia Guia da 2 a aula prática 2014 Carga RLC Monofásica Assunto: - Medição de potência em carga RLC monofásica e correção

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: FÍSICA Série: 3ª série. Professor Responsável: Nemésio Augusto Álvares Silva. Carga horária Anual: 90 horas

PLANO DE ENSINO. Disciplina: FÍSICA Série: 3ª série. Professor Responsável: Nemésio Augusto Álvares Silva. Carga horária Anual: 90 horas PLANO DE ENSINO Disciplina: FÍSICA Série: 3ª série Professor Responsável: Nemésio Augusto Álvares Silva Carga horária Anual: 90 horas Carga horária Semanal: 3 horas/aula por turma/aula por turma Ementa:

Leia mais

MÓDULO I FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE

MÓDULO I FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE MÓDULO I FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE Versão 2.0 Direitos Reservados PROCOBRE 2009 CONTEÚDO Capítulo 1: Fundamentos das instalações elétricas internas Capítulo 2: Parâmetros e relações básicas Capítulo

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE ENSINO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INSTRUÇÃO E ADAPTAÇÃO DA AERONÁUTICA CONCURSO DE ADMISSÃO AO EAOEAR 2002 05 No circuito mostrado na figura abaixo, determine a resistência

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais