Para facilitar o entendimento do processo de geração da RAIS 2010 nos Sistemas Cordilheira, a equipe de Suporte Técnico da EBS Sistemas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Para facilitar o entendimento do processo de geração da RAIS 2010 nos Sistemas Cordilheira, a equipe de Suporte Técnico da EBS Sistemas"

Transcrição

1

2

3

4 Para facilitar o entendimento do processo de geração da RAIS 2010 nos Sistemas Cordilheira, a equipe de Suporte Técnico da EBS Sistemas disponibilizou este pequeno manual que contém dicas importantes sobre a geração deste informe.

5

6

7 Quem deve declarar a RAIS? 1. Empregadores Urbanos e rurais; 2. Filiais, Agências; 3. Autônomos ou profissionais liberais; 4. Órgãos e entidades da administração direta; 5. Conselhos profissionais, criados por lei; 6. Condomínios e sociedades civis; 7. Cartórios extrajudiciais e consórcio de empresas.

8 IMPORTANTE LEMBRAR O estabelecimento que não possuiu empregados ou manteve suas atividades paralisadas está obrigado a entregar a RAIS Negativa através do Portal da RAIS em:

9 O que é RAIS negativa? É a declaração da Rais, onde são fornecidos somente os dados cadastrais do estabelecimento, cadastrado com CNPJ, quando o mesmo não teve empregado durante o ano-base.

10 Quem deve ser relacionado? 1. Empregados contratados por empregadores, pessoa física ou jurídica; 2. Servidores da administração pública direta ou indireta; 3. Trabalhadores avulsos; 4. Empregados de cartórios extrajudiciais; 5. Trabalhadores temporários; 6. Diretores sem vínculo empregatício; 7. Servidores públicos; 8. Trabalhadores regidos pelo Estatuto do Trabalhador Rural; 9. Aprendiz; 10. Trabalhadores com Contrato de Trabalho por Tempo Determinado; 11. Servidores e trabalhadores licenciados e servidores públicos cedidos e requisitados;

11 Quem NÃO deve ser relacionado? 1. Diretores sem vínculo empregatício para os quais não é recolhido FGTS; 2. Autônomos; 3. Eventuais; 4. Ocupantes de cargos; 5. Estagiários; 6. Empregados domésticos.

12 Como Informar a RAIS? A Entrega da declaração deverá ser feita pela internet, isenta de qualquer tarifa. Deverá ser utilizado o programa gerador de arquivos RAIS GDRAIS2010 e o programa transmissor de arquivos RAISNET2010. RAISNET é uma aplicação que, a partir Nota: Para efeito de aplicação do sistema das GDRAIS, m possibilita a entrega de declaração da RAIS por meio da Internet.

13 Atenção! Não sendo possível fazer a declaração pela Internet, excepcionalmente a entrega será permitida por meio de disquete nos órgãos regionais do MTE, desde que devidamente justificada.

14 Como transmitir com Certificado Digital? As declarações poderão ser transmitidas com o certificado digital de pessoa jurídica, emitido em nome do estabelecimento, ou com certificado digital do responsável pela entrega da declaração. Para a entrega das declarações da RAIS, é facultada a utilização de certificado digital.

15 Como informar estabelecimentos que encerraram as atividades? O estabelecimento que encerrou as atividades em 2010 e não entregou a declaração da RAIS deverá marcar a opção encerramento das atividades, disponível no programa GDRAIS 2010, e informar a data do encerramento de suas atividades, bem como a data de desligamento dos empregados.

16 Como comprovar a entrega da Declaração da RAIS? Ao finalizar a entrega da declaração pode-se imprimir o PROTOCOLO DE ENTREGA através do próprio aplicativo GDRAIS. Nota: Para efeito de aplicação das m

17 Como obter o recibo de entrega da RAIS? O recibo estará disponível para impressão até 5 dias úteis após a entrega da declaração, e deverá ser impresso utilizando o formulário Impressão de Recibo, via Web. Atenção! Preserve o Protocolo de Transmissão de Arquivo.

18 E se houver atraso na entrega da RAIS? O Atraso da entrega,omissão ou declaração falsa ou inexata sujeitará em multa para a empresa. Importante Lembrar: O pagamento da multa não isenta o empregador da obrigatoriedade de prestar contas ao Ministério do Trabalho.

19

20 1. Certifique-se inicialmente de que o Cordilheira Recursos Humanos está atualizado: 1 2 3

21 Em Cadastros/ Genéricos/ Eventos informe o campo Tipo de Desconto para os eventos referentes aos descontos sindicais, sendo que tais eventos devem ser cadastrados no grupo 39 - Descontos Sindicais. Os tipos disponíveis são Contribuição Sindical, Associativa, Assistencial e Confederativa. Para o evento 35 - Contribuição Sindical, o sistema informará como padrão o tipo Contribuição Sindical, para os demais eventos do grupo 39 informará como padrão o Contribuição Associativa. Caberá aos usuários alterar os eventos do grupo 39 (exceto evento 35), caso existam tipos de contribuição diferentes de Associativa.

22 3. Acesse Cadastros/ Genéricos/ Sindicatos e certifique-se que os sindicatos estão cadastrados corretamente, tanto os sindicatos patronais como dos empregados. Dica: Para a correta geração do arquivo da RAIS o CNPJ informado no cadastro dos sindicatos (patronal e dos empregados) deve ser um código válido para esse tipo de entidade e deve ser referente à matriz (/0001-).

23 Acesse Módulos/Rotinas Anuais/Geração do Arquivo RAIS

24 Como gerar a RAIS: Informe o ano-base de geração. O cadastro do responsável deverá estar completamente preenchido na rotina Cadastro\Responsáveis. O nome do arquivo será preenchido automaticamente. O Número corresponde ao número da empresa. Este recurso permite gerar arquivos de empresas diferentes no mesmo diretório, sem sobrepô-las. Pode optar em gerar a RAIS retificadora. Informe o diretório que será salvo o arquivo ex: A:\ ; C:\ ou C:\RAIS Para melhor localização do arquivo, crie uma pasta específica. Filtros para geração do arquivo. No campo em negrito informe o sindicato e o valor recolhido a título de contribuição sindical. Os outros campos são referente a contribuições associativa, assistencial e confederativa. Empresa exerceu atividades durante todo o ano base: O estabelecimento sem empregados (RAIS NEGATIVA) deve informar se exerceu atividade durante o mês de dezembro do ano base que está sendo declarado, marcando esta opção. Caso contrário a opção não deve ser selecionada.

25 Após gerar o arquivo pelo Cordilheira Recursos Humanos é preciso importá-lo para o Gerador de Declaração RAIS -GDRAIS, em Declaração/ Importar/ Ano atual AAAA. Acesse o programa GDRais (Note que existe um aplicativo específico para cada ano deste informe). Localize o arquivo gerado anteriormente no Cordilheira Recursos Humanos.

26 Com o arquivo já importado, acesse no GRDRAIS a rotina Declaração/ Verificar Inconsistência das Declarações Este procedimento pode ser executado após importar todas as empresas para o GDRAIS, ou individualmente. Caso hajam inconsistência, você deve corrigi-las antes de passar para o próximo passo.

27 Erros que ocorrem com frequência: Descrição do erro O registro não possui o tamanho esperado, foram encontrados delimitadores de fim de registro 540 OD. O registro não possui o tamanho esperado, foram encontrados delimitadores de fim de registro 539 OD. O registro não possui o tamanho esperado, foram encontrados delimitadores de fim de registro 487 OD. O registro não possui o tamanho esperado Posição = 55ç O registro não possui delimitador de fim de registro sequencia posição 487. Código do município inválido Inscrição CNPJ/CEI e prefixo informado no registro tipo zero não corresponde ao primeiro estabelecimento do arquivo. CEP incompatível Quantidade de competências não informada. I/O error 003. Ao realizar a geração da RAIS, uma empresa não gera, como se o arquivo estivesse em branco, o que pode ser? Erro: sequencia 1 posição 23 Solução * Verificar se no cadastro do sindicato há acentuação gráfica. * Verificar se cadastrou do sindicato * Verificar o cadastro do responsável pela geração, pois todos os campos dessa rotina devem estar preenchidos. Verificar no cadastro da empresa se há caracteres especiais. Verifique todas as rescisões, em Módulos/Rescisão/Alteração de Rescisão e confira se não há bases de IRRF com valores negativos. Verificar todos os cadastros dos funcionários. No cadastro da empresa estava informado 2 's, orientei deixar somente um gravar e gerar a RAIS, gerou e importou com sucesso. Preencher com o código correto diretamente no programa da RAS, ou corrigir a informação em Cadastro / Estabelecimento / Cadastrais. Caso opte pela última opção será necessário gerar o arquivo novamente. Deve realizar a geração primeiramente pela matriz e depois por cada filial. Cadastre o CEP correto no cadastro do estabelecimento. Dentro do programa da RAIS, no campo verbas rescisão, em reajuste salarial, informar a quantidade de meses. Mudar o diretório de geração do arquivo. Este erro é proveniente, em alguns casos, da falta de permissão do usuário na unidade selecionada. Possível problema com o banco de dados. Execute a rotina de desempenho e manutenção do banco de dados.

28 Depois de efetuada a verificação de inconsistências, acesse Declaração/ Gravar Declaração. Esta rotina pode ser gerada individualmente ou selecionando várias empresas para constarem no mesmo arquivo. 2 1 Todos os campos devem ser preenchidos para prosseguir com a geração. 3

29 O próximo passo será a transmissão da RAIS. Para isso será necessário instalar o aplicativo RAISNET. O RAISNET é uma aplicação que, a partir do sistema GDRAIS, possibilita a entrega de declaração da RAIS por meio da Internet. Faça o download pelo site Após realizada a instalação do RAISNet, no GDRAIS acesse Declaração/Transmitir Declaração. Após a transmissão do arquivo, a impressão do protocolo de entrega deverá ser efetuada a partir do GDRAIS2009 na função Imprimir.

30 Principais Dúvidas: Dúvida Qual informação inserir no campo Sindicato (Contribuição sindical) no ato da geração do arquivo cordilheira? Quando não leva um ou mais funcionários afastados para a RAIS, como proceder? Mês do adiantamento não pode ser posterior a parcela final. Ao validar a RAIS foram demonstrados muitos avisos. Posso transmitir assim mesmo? Onde buscar o valor da contribuição sindical para lançar? Solução Deve informar a contribuição sindical Patronal. Deve verificar as datas de afastamento, isso normalmente ocorre quando essas datas estão incorretas. Nas remunerações mensais, em adiantamento de décimo deve deixar zerado, e informar o montante em parcela final. A transmissão fica a critério do cliente. Este deverá verificar se esse aviso pode ocasionar transtornos futuros ou não, (multas), etc. No Cordilheira Recursos Humanos, acesse relatórios / mensais / relação de eventos no período. Como gerar a RAIS pelo Cordilheira? Como gerar RAIS negativa (sem funcionários)? Na minha empresa os funcionários tiveram o desconto da contribuição sindical. Contudo ao gerar a RAIS, estas informações não aparecem no informe. O que pode estar ocorrendo? Na geração da RAIS, uma mensagem de erro foi exibida informando que não existe data de nascimento do responsável. Como resolver? No Cordilheira Recursos Humanos, acesse a rotina Módulos/Rotinas Anuais/Geração de arquivo da RAIS. Diretamente pelo site da RAIS o Cordilheira não gera RAIS negativa. Isso ocorre devido a falta de vínculo do evento correspondente com o grupo 39. Para solucionar este problema você deve alterar e vincular o sindicato no botão de descontos e marcar a opção sindicalizado no cadastro dos funcionários. Note que este procedimento exige o recálculo da folha. O procedimento mais indicado então é informar manualmente o valor do desconto sindical direto no GDRAIS. Acesse a rotina de Cadastros / Responsáveis e informe a data. Obs.: A guia responsáveis que consta no cadastro da empresa não serve para este fim. O que fazer quando durante a geração da RAIS ocorre um erro a respeito de menor aprendiz? Ao gerar a RAIS alguns funcionários da Filial, que foram transferidos para a Matriz, não aparecem nos dois estabelecimentos. Acesse, no cadastro do funcionário em questão e informe o vínculo empregatício 55 e código do CAGED 25. O erro ocorre porque ao fazer o procedimento de transferência, a lotação anterior foi excluída indevidamente. Nestes caso é necessário incluir a lotação novamente. O que fazer quando ocorre erro de PIS/PASEP? Verifique o CPF do funcionário, se não há PIS duplicado entre os funcionários ou então se durante o período não houve mudanças no nome dos mesmo (Ex.: casamento).

31 Principais Dúvidas: Dúvida Ao gerar a RAIS a remuneração todos os funcionários aparece zerada em todos os meses, como proceder? Gerei a RAIS e quando vou fazer a importação a seguinte mensagem é exibida: A inscrição CNPJ/CEI e prefixo informado no registro tipo zero não corresponde ao primeiro estabelecimento do arquivo. No relatório de conferencia para RAIS aparecem alguns funcionários demitidos na pagina 2 que estão com o campo salario base zerado e outros demitidos também que possuem salário base correto. Solução Deve-se gerar a RAIS sem informar o valor contribuição sindical confederativa no cordilheira. O valor da contribuição deve ser informado manualmente na RAIS. Você deve gerar a RAIS por filial, iniciando pela Matriz e depois pelas filiais. Neste caso é necessário atualizar o sistema da RAIS para a versão

32

RAIS ANO BASE 2014. CONTRIBUIÇÃO SINDICAL: Os empregadores deverão, ainda, informar na RAIS:

RAIS ANO BASE 2014. CONTRIBUIÇÃO SINDICAL: Os empregadores deverão, ainda, informar na RAIS: RAIS ANO BASE 2014 As instruções para entrega da declaração da Relação Anual de Informações Sociais - RAIS ano base 2014, foram definidas pela PORTARIA Nº 10, DE 09 DE JANEIRO DE 2015. PRAZO DE ENTREGA:

Leia mais

Índice. 1. O que é a RAIS... 2. 1.1. Quem deve declarar... 2. 1.2. Quem deve ser relacionado... 3. 1.3. Quem NÃO deve ser relacionado...

Índice. 1. O que é a RAIS... 2. 1.1. Quem deve declarar... 2. 1.2. Quem deve ser relacionado... 3. 1.3. Quem NÃO deve ser relacionado... Índice 1. O que é a RAIS... 2 1.1. Quem deve declarar... 2 1.2. Quem deve ser relacionado... 3 1.3. Quem NÃO deve ser relacionado... 5 1.4. Como informar a RAIS... 5 1.4.1. Estabelecimentos SEM vínculos

Leia mais

Jd Soft Informática Ltda F o n e : ( 0 4 8 ) 3 2 4 7-0 0 0 1

Jd Soft Informática Ltda F o n e : ( 0 4 8 ) 3 2 4 7-0 0 0 1 INFORMATIVO DPPH Nº 005 RAIS 2014 28/01/2015. MANTER EM DIA AS ATUALIZAÇÕES O programa DOWNLOAD JD é o nosso portal oficial onde são publicadas as versões e os manuais de atualização e de informação para

Leia mais

INFORMATIVO Nº 05/2012 DE 11/01/2012 SINDICATO DA INDÚSTRIA DO MILHO, SOJA E SEUS DERIVADOS NO ESTADO DE SÃO PAULO

INFORMATIVO Nº 05/2012 DE 11/01/2012 SINDICATO DA INDÚSTRIA DO MILHO, SOJA E SEUS DERIVADOS NO ESTADO DE SÃO PAULO INFORMATIVO Nº 05/2012 DE 11/01/2012 Prezados Senhores, LEGISLAÇÃO RAIS - ANO BASE 2011 PORTARIA Nº 7, DE 3 DE JANEIRO DE 2012 MTE APROVA INSTRUÇÕES PARA A DECLARAÇÃO DA RELAÇÃO ANUAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS

Leia mais

Manual de Procedimentos Sistemas Integrados Wsolução Módulo WFolha Geração do Arquivo da RAIS/2012

Manual de Procedimentos Sistemas Integrados Wsolução Módulo WFolha Geração do Arquivo da RAIS/2012 Indice Introdução...2 Conferindo os cadastros...2 Parâmetros Empresa...2 Cadastro de eventos...3 Centros de Custo (Obras)...3 Sindicatos...3 Funcionários...5 Gerando o arquivo para Rais...5 Outras informações

Leia mais

Instruções Folha de Pagamento Rotina 21 Instruções RAIS

Instruções Folha de Pagamento Rotina 21 Instruções RAIS Instruções Folha de Pagamento Rotina 21 Instruções RAIS Informações Iniciais (Portaria Nº 7, de 3 Janeiro de 2012) o O prazo para a entrega da declaração da RAIS inicia-se no dia 17 de janeiro de 2012

Leia mais

RAIS 2014 Relação Anual de. Informações Sociais

RAIS 2014 Relação Anual de. Informações Sociais RAIS 2014 Relação Anual de Informações Sociais Copyright 2013 1 Definição: Relação Anual de Informação Social: Todo estabelecimento deve fornecer ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da

Leia mais

empregadores urbanos pessoas físicas (autônomos e profissionais liberais) que mantiveram empregados no ano-base;

empregadores urbanos pessoas físicas (autônomos e profissionais liberais) que mantiveram empregados no ano-base; O QUE É A RAIS A gestão governamental do setor do trabalho conta com o importante instrumento de coleta de dados denominado de Relação Anual de Informações Sociais - RAIS. Instituída pelo Decreto nº 76.900,

Leia mais

Boletim Técnico. Esta melhoria depende de execução do update de base RHUPDMOD, conforme Procedimentos para Implementação.

Boletim Técnico. Esta melhoria depende de execução do update de base RHUPDMOD, conforme Procedimentos para Implementação. RAIS 2014 Ano Calendário 2013 Produto : Microsiga Protheus Gestão de Pessoal - Versão 10 Chamado : TIFH11 Data da publicação : 04/02/14 País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Todos Esta melhoria depende

Leia mais

Para facilitar o entendimento do processo de geração da DIRF 2010 nos Sistemas Cordilheira, a equipe de Suporte Técnico da EBS Sistemas

Para facilitar o entendimento do processo de geração da DIRF 2010 nos Sistemas Cordilheira, a equipe de Suporte Técnico da EBS Sistemas Para facilitar o entendimento do processo de geração da DIRF 2010 nos Sistemas Cordilheira, a equipe de Suporte Técnico da EBS Sistemas disponibilizou este pequeno manual que contém dicas importantes sobre

Leia mais

MANUAL DE PARAMETRIZAÇÃO E PROCESSAMENTO CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPREGADOS (CAGED)

MANUAL DE PARAMETRIZAÇÃO E PROCESSAMENTO CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPREGADOS (CAGED) MANUAL DE PARAMETRIZAÇÃO E PROCESSAMENTO CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPREGADOS (CAGED) Este material contém informações para as parametrizações do sistema Domínio Módulo Folha de Pagamento. Informações:

Leia mais

Contribuição Sindical dos empregados. Neste bip. Você sabia? edição 19 Março de 2012

Contribuição Sindical dos empregados. Neste bip. Você sabia? edição 19 Março de 2012 Neste bip Contribuição Sindical dos empregados... 1 Alterações no Aviso Prévio conforme Circular MTE 10/2011... 2 Formas de contabilização da Escrita Fiscal... 3 Importação de Notas Fiscais de Serviço...

Leia mais

Treinamento sobre RAIS

Treinamento sobre RAIS O QUE É? Relação Anual de Informações Sociais. Treinamento sobre RAIS Todo estabelecimento deve fornecer ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS),

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

Apostila RAIS RELAÇÃO ANUAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS. CURSO PRÁTICO DE RAIS Relação Anual de Informações Sociais. www.departamentopessoalonline.com.

Apostila RAIS RELAÇÃO ANUAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS. CURSO PRÁTICO DE RAIS Relação Anual de Informações Sociais. www.departamentopessoalonline.com. RELAÇÃO ANUAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS Apostila RAIS 1 Prezado (a) participante É com satisfação que nós da AntoninoRH Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda, lhe damos boas vindas a este curso. O valor

Leia mais

Jd Soft Informática Ltda F o n e : ( 0 4 8 ) 3 2 4 7-0 0 0 1

Jd Soft Informática Ltda F o n e : ( 0 4 8 ) 3 2 4 7-0 0 0 1 DPPH VERSÃO 9.231 RAIS DIRF e SIMPLES NACIONAL LC 128/2008. AJUSTES GERAIS INFORMATIVO DPPH [FOLHA] - N. º 001 16/01/2009 a)- EMPRESAS - Manutenção: Natureza do Estabelecimento: Incluído códigos '322-0

Leia mais

19 de fevereiro de 2014. RAIS ano-base 2013 - Regras Gerais e Preenchimento

19 de fevereiro de 2014. RAIS ano-base 2013 - Regras Gerais e Preenchimento 19 de fevereiro de 2014 RAIS ano-base 2013 - Regras Gerais e Preenchimento Apresentação: Fábio Momberg Parte I - Introdução e Regras Gerais A Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) foi instituída

Leia mais

Problemas ao gerar SEFIP x Soluções

Problemas ao gerar SEFIP x Soluções Problemas ao gerar SEFIP x Soluções 1. Orientações cadastrais... 3 1.1. Empresas usuárias... 3 1.2. Departamentos... 3 1.2.1. SEFIP com o código 115 ou 905... 3 1.2.2. SEFIP com o código 150 ou 907...

Leia mais

Manual para DIRF. Manual de Procedimentos - WFOLHA

Manual para DIRF. Manual de Procedimentos - WFOLHA Para gerar o arquivo da DIRF, existem algumas informações importantes a serem revisadas antes de qualquer processo. Desta forma dividimos o manual em sequencias as quais estão explicadas a diante: Prazo:

Leia mais

Menu Relatórios. Folha Pagto ( Prov / Desctos.) Emissão da Folha de Pagamento. Folha Pagto (Meio Magnético)

Menu Relatórios. Folha Pagto ( Prov / Desctos.) Emissão da Folha de Pagamento. Folha Pagto (Meio Magnético) Folha Pagto ( Prov / Desctos.) Emissão da Folha de Pagamento Esta opção é responsável pela emissão da Folha de Pagamento dos funcionários com movimentação. A impressão poderá ser configurada com separações

Leia mais

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES MENSAIS

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES MENSAIS Data Vencimento 07 Obrigação Salário Mensal Fato Gerador e Fundamento Legal Pagamento mensal da remuneração. (ver nota 1) Salário-Mínimo Valor atual de R$ 788,00 - Decreto nº 8.381/14. Pró-labore Código

Leia mais

Treinamento Sistema Folha Union Módulo II

Treinamento Sistema Folha Union Módulo II Folha Union> Cadastros> Empresas Treinamento Sistema Folha Union Módulo II FOLHA DE PAGAMENTO MÓDULO II - CADASTROS Cadastre as empresas (Condomínios) ou importe os dados utilizando o código do cadastro

Leia mais

Conectividade Social ICP GERÊNCIA DE FILIAL DO FUNDO DE GARANTIA GIFUG/BH 2012

Conectividade Social ICP GERÊNCIA DE FILIAL DO FUNDO DE GARANTIA GIFUG/BH 2012 Conectividade Social ICP GERÊNCIA DE FILIAL DO FUNDO DE GARANTIA GIFUG/BH 2012 Objetivo: Conectividade Social ICP Alteração cadastral no FGTS Acesso do Trabalhador ao FGTS Novo TRCT Certificado Digital

Leia mais

F.A.Q. Perguntas e Respostas sobre teoria e prática do 13 Salário. SUMÁRIO

F.A.Q. Perguntas e Respostas sobre teoria e prática do 13 Salário. SUMÁRIO F.A.Q. Perguntas e Respostas sobre teoria e prática do 13 Salário. SUMÁRIO 1. O que é o 13 Salário?... 2 2. Quem faz jus ao direito do 13 Salário?... 2 3. Como o 13 pode ser divido em prestações?... 2

Leia mais

Conectividade Social ICP GERÊNCIA DE FILIAL DO FUNDO DE GARANTIA GIFUG/BH 2012

Conectividade Social ICP GERÊNCIA DE FILIAL DO FUNDO DE GARANTIA GIFUG/BH 2012 Conectividade Social ICP GERÊNCIA DE FILIAL DO FUNDO DE GARANTIA GIFUG/BH 2012 Objetivo: Conectividade Social ICP Alteração cadastral no FGTS Acesso do Trabalhador ao FGTS Novo TRCT Quase 3 milhões de

Leia mais

EXACTUS SOFTWARE LTDA

EXACTUS SOFTWARE LTDA Instruções para Geração do 13º Salário EXACTUS SOFTWARE LTDA SISTEMA - WINNER Edição 2009 Página 1 de 24 Londrina Paraná Edição 10/2009 COPYRIGHT Todos os direitos são reservados à Exactus Software Ltda.

Leia mais

Neste bip. Como converter o arquivo CAGED para acerto. Você Sabia? Edição 52 Dezembro de 2014

Neste bip. Como converter o arquivo CAGED para acerto. Você Sabia? Edição 52 Dezembro de 2014 Neste bip Como converter o arquivo CAGED para acerto... 1 Novo modo de alterar senha de operador... 2 Novo recurso no lançamento [+ planilha]... 2 13 parcela final e SEFIP... 3 Como converter o arquivo

Leia mais

Implementações da Versão 08/2014 da Folha de Pagamento

Implementações da Versão 08/2014 da Folha de Pagamento Implementações da Versão 08/2014 da Folha de Pagamento 1º Nova Orientação para o envio das informações do CAGED, ou seja: A admissão do trabalhador em percepção do Seguro-Desemprego somente deve ser enviada

Leia mais

MANUAL DE CADASTRO DOS CLIENTES DA EMPRESA CONTÁBIL

MANUAL DE CADASTRO DOS CLIENTES DA EMPRESA CONTÁBIL MANUAL DE CADASTRO DOS CLIENTES DA EMPRESA CONTÁBIL IMPORTANTE Prezado Cliente, Atendimento On-Line (Via Internet). Estivemos trabalhando no desenvolvimento de uma ferramenta de atendimento que permitisse

Leia mais

CONECTIVIDADE SOCIAL APLICATIVO WEB - INTERNET

CONECTIVIDADE SOCIAL APLICATIVO WEB - INTERNET CONECTIVIDADE SOCIAL APLICATIVO WEB - INTERNET Apresentação 1. Introdução O que é? O que é Portal Eletrônico de Relacionamento? Qual a finalidade? Por que utilizar? Quem utiliza? Participantes do processo

Leia mais

ROTEIRO BÁSICO PARA GERAR FOLHA DE PAGAMENTO

ROTEIRO BÁSICO PARA GERAR FOLHA DE PAGAMENTO ROTEIRO BÁSICO PARA GERAR FOLHA DE PAGAMENTO Nas páginas seguintes, você terá uma visão geral dos recursos disponíveis e das funções que o Persona pode automatizar. Sem entrar em detalhes, você saberá

Leia mais

BOLETIM INFOMATIVO PARA REVENDAS LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇAO - CORDILHEIRA VERSÃO 2

BOLETIM INFOMATIVO PARA REVENDAS LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇAO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 BOLETIM INFOMATIVO PARA REVENDAS LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇAO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 CORDILHEIRA RECURSOS HUMANOS CRH 2.82a Protocolo 87504 1) O reajuste salarial será calculado corretamente mesmo quando o

Leia mais

OBRIGAÇÕES FISCAIS SOCIAIS DA APM

OBRIGAÇÕES FISCAIS SOCIAIS DA APM COMUNICADO FDE / DRA Nº 001/2015 OBRIGAÇÕES FISCAIS E SOCIAIS DA APM 2 0 1 5 Página 1 de 9 O objetivo deste texto é informar aos dirigentes das Associações de Pais e Mestres APMs de Escolas Estaduais conveniadas

Leia mais

Menu Processos. - Folha de Pagamento Mensal - Adiantamento (vale) - 13º Salário Parcela Final - 13º Salário Adiantamento

Menu Processos. - Folha de Pagamento Mensal - Adiantamento (vale) - 13º Salário Parcela Final - 13º Salário Adiantamento Digitação de Holerith Processo da Folha de Pagamento Este item é responsável pela criação de sua folha de pagamento. A Digitação de Holerith permite o manuseio completo das mais diferentes situações. Esta

Leia mais

1. Cadastro de Empresas

1. Cadastro de Empresas Empregado Doméstico 1. Cadastro de Empresas... 2 1.1. Tela Básico... 2 1.2. Tela Folhamatic... 3 2. Cadastro de Funcionários... 3 2.1. Tela Dados... 4 2.2. Tela Ident. Adm.... 5 2.3. Tela Documentos...

Leia mais

programa executável Folha.exe, normalmente encontrado na pasta FolhaWindows, e selecione o programa AdicionaCampos.Exe (

programa executável Folha.exe, normalmente encontrado na pasta FolhaWindows, e selecione o programa AdicionaCampos.Exe ( 1 Rio de Janeiro, 11 de Agosto de 2014. 1ª Circular do Ano de 2014. Ref: - CIRCULAR N 657, DE 4 DE JUNHO DE 2014 - NIS PORTARIA 1129 MTE - CAGED Tópicos: 1 - EXECUÇÃO DO PROGRAMA ADICIONACAMPOS.EXE 2 -

Leia mais

Perguntas e Respostas do esocial Empregador Doméstico

Perguntas e Respostas do esocial Empregador Doméstico Perguntas e Respostas do esocial Empregador Doméstico Versão 2.0 21/10/2015 Alterações em relação à versão anterior Alterado: itens 11, 13, 22, 29, 30, 33, 34, 40, 45, 47 e 50 Incluído: itens 12, 14, 15,

Leia mais

Características do Sistema

Características do Sistema SISTEMA FOLHA DE PAGAMENTO ADVANCED Características do Sistema Sistema multiusuário pleno. Sistema multiempresa sem limitações. Recursos e facilidades operacionais com eficiência, segurança e exatidão.

Leia mais

1. Plataforma Sage... 2 2. Primeiro Acesso... 3. 3. Configurações... 6. 4. Relacionamento... 8. 5. Folha de Pagamento esocial...

1. Plataforma Sage... 2 2. Primeiro Acesso... 3. 3. Configurações... 6. 4. Relacionamento... 8. 5. Folha de Pagamento esocial... 1. Plataforma Sage... 2 2. Primeiro Acesso... 3 1.1. Conhecendo a Plataforma... 4 1.2. Seleção da Empresa de Trabalho... 4 1.3. Sair do Sistema... 5 1.4. Retornar a tela principal... 5 3. Configurações...

Leia mais

SUPORTE TÉCNICO EBS. Horário de atendimento: Das 08h00min às 19h, de Segunda a Sexta-feira.

SUPORTE TÉCNICO EBS. Horário de atendimento: Das 08h00min às 19h, de Segunda a Sexta-feira. SUPORTE TÉCNICO EBS Horário de atendimento: Das 08h00min às 19h, de Segunda a Sexta-feira. Formas de atendimento: E-mail: Envie-nos suas dúvidas e/ou sugestões para suporte@sage.com.br. Suporte On-Line

Leia mais

Manual Prático 13º Salário

Manual Prático 13º Salário Manual Prático 13º Salário 1/36 Índice 1. ROTINAS 13 SALÁRIO DOS SISTEMAS EBS... 4 1.1. Definições... 4 2. CONFIGURAÇÕES DE EVENTOS... 6 3. 1 PARCELA... 9 4. 2 PARCELA... 11 5. INFORMAÇÃO DE VALORES EXTRAS...

Leia mais

Neste bip. Participação nos Lucros e Resultados. Você Sabia? Rescisão Complementar. Edição 54 Fevereiro de 2015

Neste bip. Participação nos Lucros e Resultados. Você Sabia? Rescisão Complementar. Edição 54 Fevereiro de 2015 Neste bip Participação nos Lucros e Resultados... Rescisão Complementar... 1 DIRF 2015... 2 Novas Alterações Trabalhistas e Previdenciárias... 3 EFD ICMS-IPI... 4 Nova Tabela de INSS e Salário Família...

Leia mais

RAIS - CARTELA ANO-BASE 2008 REGISTRO TIPO-0

RAIS - CARTELA ANO-BASE 2008 REGISTRO TIPO-0 RAIS - CARTELA ANO-BASE 2008 REGISTRO TIPO-0 007 a 020 14 Número Inscrição CNPJ/CEI do 1º estabelecimento do arquivo 021 a 022 02 Alfanum Prefixo do 1º estabelecimento do arquivo 023 a 023 01 Número Tipo

Leia mais

Manual - Versão 1.2 1

Manual - Versão 1.2 1 Manual - Versão 1.2 1 2 Requisitos para emissão da Nota Fiscal de Consumidor eletrônica - Sistema Gerenciador Gestor Prime - Sistema Transmissor - Uninfe Instalado automaticamente pelo Gestor. - Internet

Leia mais

Informativo 06/2015. RAIS ANO BASE 2014 Instruções para declaração das Informações Sociais. Portaria MTE nº 10, de 9 de janeiro de 2015

Informativo 06/2015. RAIS ANO BASE 2014 Instruções para declaração das Informações Sociais. Portaria MTE nº 10, de 9 de janeiro de 2015 Data do boletim informativo Volume 1, Edição 1 RAIS Ano Base 2014 Informativo 06/2015 RAIS ANO BASE 2014 Instruções para declaração das Informações Sociais Portaria MTE nº 10, de 9 de janeiro de 2015 Di

Leia mais

1. Cadastro de Funcionários

1. Cadastro de Funcionários Autônomo 1. Cadastro de Funcionários... 2 1.1. Tela Dados... 2 1.2. Tela Ident. Adm.... 3 1.3. Tela Outros... 4 2. Eventos dos Autônomos... 5 3. Digitação... 6 4. Autônomo Transportador (Carreteiro)...

Leia mais

Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 25/02/2010.

Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 25/02/2010. RAIS - ANO-BASE 2009 - Orientações Gerais Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 25/02/2010. 1 - Introdução 2 - Obrigatoriedade 3 - Quem Deve Declarar 3.1 - RAIS Negativa 3.2 - Matrícula

Leia mais

Rescisão Complementar

Rescisão Complementar Rescisão Complementar Para gerar rescisão complementar no LedWin, precisamos primeiramente ter calculado a rescisão normal: - Rescisão Complementar Foi implantada no sistema a rotina de Rescisão Complementar,

Leia mais

Gestão de Pessoas - Windows

Gestão de Pessoas - Windows P á g i n a 1 Gestão de Pessoas - Windows Módulo Administração de Pessoal (Rubi) Processo: 13º Salário Senior Sistemas S.A Rua São Paulo, 825 - Bairro Victor Konder - CEP 89012.001 - Blumenau/SC Fone:

Leia mais

MANUAL ITCMD - DOAÇÃO

MANUAL ITCMD - DOAÇÃO MANUAL ITCMD - DOAÇÃO ACESSO AO SISTEMA ITCMD 2 CRIAÇÃO E PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO 2 1º PASSO: ESCOLHA DO TIPO DE DECLARAÇÃO 2 2º PASSO: AJUDA INICIAL 3 3º PASSO: CADASTRAMENTO DE SENHA 3 4º PASSO:

Leia mais

Manual da Rescisão Complementar

Manual da Rescisão Complementar Manual da Rescisão Complementar Atualizado em Abril/2009 Pág 1/16 Sumário Rescisão Complementar... 2 Reajuste salarial para funcionários demitidos... 3 Novos Campos cadastro de Sindicato... 4 Recálculo

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTO DA ROTINA DA RESCISÃO COMPLEMENTAR

MANUAL DE PROCEDIMENTO DA ROTINA DA RESCISÃO COMPLEMENTAR MANUAL DE PROCEDIMENTO DA ROTINA DA RESCISÃO COMPLEMENTAR INTRODUÇÃO Trata-se de um recurso exclusivo para atender a necessidade de cálculos complementares de verbas rescisórias decorrentes de reajustes

Leia mais

Neste bip. Você sabia? Quando salvar um histórico no contrato? Contribuição Sindical para admitidos após o mês de março. edição 20 Abril de 2012

Neste bip. Você sabia? Quando salvar um histórico no contrato? Contribuição Sindical para admitidos após o mês de março. edição 20 Abril de 2012 Neste bip Contribuição Sindical para admitidos após mês de março... Quando salvar um histórico no contrato?... 1 Identificação dos dias de trabalho para retorno de férias... 2 Ferramentas de atendimento...

Leia mais

Cadastro e Comercialização de Vale-Transporte Guia de Utilização

Cadastro e Comercialização de Vale-Transporte Guia de Utilização 1º PASSO: ACESSO À PAGINA PARA EMPREGADORES NÃO CADASTRADOS Acesse o site www.tripoa.com.br e selecione a opção Vale-transporte, ou então acesse www.trensurb.gov.br. Neste espaço você será informado sobre

Leia mais

Infor-Pag. Importa lançamentos de outros Sistemas (Ponto Eletrônico, Convênios,...).

Infor-Pag. Importa lançamentos de outros Sistemas (Ponto Eletrônico, Convênios,...). Cálculos Infor-Pag CLT, Estagiários, Autônomos e Pró-Labore. Geral ou por Centro de Custos. Recálculo. Com o mesmo código de evento pode-se ter 3 tipos de movimento; Normal, diferença ou estorno. Permite

Leia mais

Perguntas e Respostas do esocial Empregador Doméstico

Perguntas e Respostas do esocial Empregador Doméstico Perguntas e Respostas do esocial Empregador Doméstico Versão 2.1 12/11/2015 Alterações em relação à versão anterior Alterado: itens 23, 25, 30, 31, 34, 35, 37, 46, 47 e 48 Incluído: itens 14, 40, 41 e

Leia mais

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes E&L Recursos Humanos e Folha de Pagamento Perguntas Frequentes 1. Quando o Governo libera novas tabelas de INSS, IRRF e Salário família, o sistema atualiza automático? Não. É necessário efetuar a atualização

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 - Recadastramento 3. Capítulo 2 - Tabelas 24

SUMÁRIO. Capítulo 1 - Recadastramento 3. Capítulo 2 - Tabelas 24 1 SUMÁRIO Capítulo 1 - Recadastramento 3 INTRODUÇÃO 3 QUEM DEVE SE RECADASTRAR 3 PRAZO PARA O RECADASTRAMENTO 3 FLUXO 4 EMPRESA/ AUTÔNOMO 4 Orientações para o Recadastramento das EMPRESAS 4 Cadastro de

Leia mais

SEGURO DESEMPREGO ON-LINE.

SEGURO DESEMPREGO ON-LINE. SEGURO DESEMPREGO ON-LINE. GERAÇÃO DO ARQUIVO SEGURO DESEMPREGO NO SGRH: Depois de calcular a rescisão, acesse o menu Relatórios > Demissionais > Requerimento SD, selecione o empregado que será gerado

Leia mais

PORTARIA MTE Nº 2.590, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2009, DOU 31.12.2009 - RAIS

PORTARIA MTE Nº 2.590, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2009, DOU 31.12.2009 - RAIS PORTARIA MTE Nº 2.590, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2009, DOU 31.12.2009 Aprova instruções para a declaração da Relação Anual de Informações Sociais - RAIS ano-base 2009 O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO,

Leia mais

SEÇÃO DE RELAÇÕES DO TRABALHO SETOR DE HOMOLOGAÇÃO TREINAMENTO SISTEMA HOMOLOGNET

SEÇÃO DE RELAÇÕES DO TRABALHO SETOR DE HOMOLOGAÇÃO TREINAMENTO SISTEMA HOMOLOGNET SEÇÃO DE RELAÇÕES DO TRABALHO SETOR DE HOMOLOGAÇÃO TREINAMENTO SISTEMA HOMOLOGNET ACESSO AO HOMOLOGNET Para utilizar o HomologNet é necessário acessar o Portal do Trabalho e Emprego na Internet, no endereço

Leia mais

Prezado Cliente, comunicamos processo para realização de atualização de arquivos de informe anual e realização de DIMOB.

Prezado Cliente, comunicamos processo para realização de atualização de arquivos de informe anual e realização de DIMOB. Página 1 circular 02-2014 São Paulo, 09 de janeiro de 2014. Circular nº 02/2014 Ref.: INFORME ANUAL e DIMOB (Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias) Prezado Cliente, comunicamos processo

Leia mais

1998-2011 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados.

1998-2011 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados. Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse caso, somente a Domínio Sistemas poderá ter

Leia mais

Oficio nº 004/2015 Joinville/SC, 22 de abril de 2015.

Oficio nº 004/2015 Joinville/SC, 22 de abril de 2015. Oficio nº 004/2015 Joinville/SC, 22 de abril de 2015. Senhor Presidente, No último dia 1º de abril entrou em vigor o Seguro Desemprego via web, porém o sistema vem apresentando diversas problemas, dificultando

Leia mais

Gerenciador de Psicotropicos

Gerenciador de Psicotropicos Gerenciador de Psicotropicos Gerenciador de Psicotrópicos Introdução Este manual orientará na utilização da ferramenta disponibilizada pelo sistema VSM na geração e envio dos arquivos e controle dos livros

Leia mais

Perguntas e Respostas do esocial Empregador Doméstico

Perguntas e Respostas do esocial Empregador Doméstico Perguntas e Respostas do esocial Empregador Doméstico Versão 1.0 29/09/2015 Alterações em relação à versão anterior Não se aplica Simples Doméstico esocial 1. O que é o SIMPLES Doméstico? Vivemos um momento

Leia mais

Certidão Online Manual do Usuário

Certidão Online Manual do Usuário JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Certidão Online Manual do Usuário Versão 3.1 Lista de Tópicos - Navegação Rápida CADASTRANDO O USUÁRIO... 3 ACESSANDO O SISTEMA... 5 CERTIDAO SIMPLIFICADA NADA

Leia mais

Veja abaixo como duplicar as informações da empresa modelo para as empresas.

Veja abaixo como duplicar as informações da empresa modelo para as empresas. 1 1. Duplicação das informações da empresa modelo Juntamente com a instalação da empresa modelo encaminhamos anexada a empresa modelo, que contem cadastros que podem ser utilizados nas empresas a serem

Leia mais

Neste bip. Férias Coletivas. Você Sabia? Edição 53 Janeiro de 2015

Neste bip. Férias Coletivas. Você Sabia? Edição 53 Janeiro de 2015 Neste bip Férias Coletivas... 1 Configurar Tarefas Automáticas... 2 Pedido de Rescisão e Interrupção do Aviso Prévio... 3 Cadastro NIS em Lote... 3 Erro ao Gerar a Depreciação de Um Período... 5 Férias

Leia mais

Portal Nacional de Direito do Trabalho www.pndt.com.br. Portaria MTE nº 00.010/2010 Instrução para Declaração da RAIS

Portal Nacional de Direito do Trabalho www.pndt.com.br. Portaria MTE nº 00.010/2010 Instrução para Declaração da RAIS Portal Nacional de Direito do Trabalho www.pndt.com.br Portaria MTE nº 00.010/2010 Instrução para Declaração da RAIS PORTARIA MTE Nº 10, DE 6 DE JANEIRO DE 2011 DOU 07.01.2011 Aprova instruções para a

Leia mais

Manual de Orientação do CAGED. Cadastro Geral de Empregados e Desempregados LEI Nº. 4923/65

Manual de Orientação do CAGED. Cadastro Geral de Empregados e Desempregados LEI Nº. 4923/65 Manual de Orientação do CAGED Cadastro Geral de Empregados e Desempregados LEI Nº. 4923/65 Brasília, DF 2013 1 1965 Ministério do Trabalho e Emprego É permitida a reprodução parcial ou total desta obra

Leia mais

CAGED CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPRGADOS

CAGED CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPRGADOS CAGED CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPRGADOS O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED foi criado pelo Governo Federal, através da Lei nº 4.923/65, que instituiu o registro permanente

Leia mais

MARÇO 2015 BRASÍLIA 1ª EDIÇÃO

MARÇO 2015 BRASÍLIA 1ª EDIÇÃO Secretaria de Políticas Públicas de Emprego Departamento de Emprego e Salário Coordenação-Geral do Seguro-Desemprego, do Abono Salarial e Identificação Profissional EMPREGADORWEB SEGURO-DESEMPREGO - PERGUNTAS

Leia mais

Sistema de Folha de Pag amento SISfol

Sistema de Folha de Pag amento SISfol Sistema de Folha de Pag amento SISfol APOSTILA SISFOL CONTEÚDO DA APOSTILA CADASTRO GRUPOS E USUARIOS CADASTRO DE EMPRESA CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS CADASTRO DE EVENTOS PROGRAMAÇÃO DE EVENTOS CADASTRO DE

Leia mais

Clique aqui para começar. Cartilha do Empregador Doméstico para emissão da GRF Guia de Recolhimento do FGTS

Clique aqui para começar. Cartilha do Empregador Doméstico para emissão da GRF Guia de Recolhimento do FGTS Clique aqui para começar Cartilha do Empregador Doméstico para emissão da GRF Guia de Recolhimento do FGTS Informações adicionais Você poderá navegar livremente na cartilha utilizando os botões localizados

Leia mais

MARÇO 2015 BRASÍLIA 1ª EDIÇÃO

MARÇO 2015 BRASÍLIA 1ª EDIÇÃO EMPREGADORWEB SEGURO-DESEMPREGO - PERGUNTAS E RESPOSTAS PARA EMPRESAS MARÇO 2015 BRASÍLIA 1ª EDIÇÃO Brasil. Ministério do Trabalho e Emprego. Departamento de Emprego e Salário. EmpregadorWeb Seguro-Desemprego

Leia mais

DIRF. Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte DIRF 2014. Ano Base:2013. Copyright 2013 1

DIRF. Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte DIRF 2014. Ano Base:2013. Copyright 2013 1 DIRF Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte DIRF 2014 Ano Base:2013 Copyright 2013 1 O que é DIRF? Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte: É a declaração feita pela FONTE PAGADORA [Empresa],

Leia mais

RSN Administrar FGTS/RJ

RSN Administrar FGTS/RJ RSN Administrar FGTS/RJ Índice Legislação Vigente Evolução Procedimental Percentuais Guias em utilização recolhimento regular SEFIP 8.4 - Importação de Folha e Entrada de dados SEFIP 8.4 - Dados do Movimento

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 CORDILHEIRA RECURSOS HUMANOS 2.93A 1- Adequada a rotina Módulos\ Férias\ Férias Normais para calcular as férias em dobro quando

Leia mais

ÍNDICE. ISS Online. Guia do Usuário ÍNDICE

ÍNDICE. ISS Online. Guia do Usuário ÍNDICE Guia do Usuário ÍNDICE ÍNDICE Setembro /2009 www.4rsistemas.com.br 15 3262 8444 IDENTIFICAÇÃO E SENHA... 3 Sou localizado no município... 4 Não sou localizado no município... 4 ACESSO AO SISTEMA... 5 Tela

Leia mais

Manual de Orientação da RAIS. Relação Anual de Informações Sociais ANO-BASE 2008

Manual de Orientação da RAIS. Relação Anual de Informações Sociais ANO-BASE 2008 Manual de Orientação da RAIS Relação Anual de Informações Sociais ANO-BASE 2008 Brasília, DF 2009 1976 Ministério do Trabalho e Emprego É permitida a reprodução parcial ou total desta obra desde que citada

Leia mais

Dra. Valéria de Souza Telles. esocial - Dra. Valéria de Souza Telles 1

Dra. Valéria de Souza Telles. esocial - Dra. Valéria de Souza Telles 1 Dra. Valéria de Souza Telles esocial - Dra. Valéria de Souza Telles 1 Manual de Orientação do e - Social Versão 1.0 (Ato Declaratório Executivo SUFIS nº 5/13 DOU de 18/07/2013) Manual de Orientação do

Leia mais

Manual. Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual DASN - SIMEI

Manual. Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual DASN - SIMEI Manual Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual DASN - SIMEI Sumário DASN-SIMEI 1. Definições...2 2. Acesso à Declaração...3 3. Apresentação do Programa...3 4. Requisitos Tecnológicos...4

Leia mais

03/05/2015. Entendendo o esocial

03/05/2015. Entendendo o esocial Entendendo o esocial 1 O que é o esocial O esocialé o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e tem por finalidade

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Apresentamos nos capítulos abaixo as orientações para a utilização do sistema:

APRESENTAÇÃO. Apresentamos nos capítulos abaixo as orientações para a utilização do sistema: Manual de Preenchimento Aplicativo Cliente - GRRF Versão 2.0.2 APRESENTAÇÃO O Sistema GRRF Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS foi elaborado com o propósito de agilizar o processamento dos recolhimentos

Leia mais

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços.

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. 1 Apresentação: O Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços ou SIG-ISS é um sistema para gerenciamento do Imposto sobre

Leia mais

Índice. 1. DIRF 2015 Ano-base 2014... 3. 1.1. O que é a DIRF... 3. 1.2. Prazo de Entrega... 3. 1.3. Quem será gerado no arquivo pelo sistema:...

Índice. 1. DIRF 2015 Ano-base 2014... 3. 1.1. O que é a DIRF... 3. 1.2. Prazo de Entrega... 3. 1.3. Quem será gerado no arquivo pelo sistema:... Índice 1. DIRF 2015 Ano-base 2014... 3 1.1. O que é a DIRF... 3 1.2. Prazo de Entrega... 3 1.3. Quem será gerado no arquivo pelo sistema:... 4 2. Geração da DIRF... 5 2.1. Geração Individual (por empresa)...

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Novo procedimento de cadastramento dos trabalhadores no cadastro Número de Inscrição Social (NIS)

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Novo procedimento de cadastramento dos trabalhadores no cadastro Número de Inscrição Social (NIS) Novo procedimento de cadastramento dos trabalhadores no cadastro 11/09/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 4. Conclusão...

Leia mais

Neste bip. EFD Contribuições. Você sabia? Prazo final para entrega dos arquivos ECD e FCONT. edição 22 Junho de 2012

Neste bip. EFD Contribuições. Você sabia? Prazo final para entrega dos arquivos ECD e FCONT. edição 22 Junho de 2012 Neste bip EFD Contribuições... 1 Prazo final para entrega dos arquivos ECD e FCONT... 1 Configuração da Demonstração do Fluxo de Caixa... Configuração do Plano de Contas de acordo com a Lei 11.638/07...

Leia mais

Port. MTE 2.590/09 - Port. - Portaria MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO nº 2.590 de 30.12.2009

Port. MTE 2.590/09 - Port. - Portaria MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO nº 2.590 de 30.12.2009 Port. MTE 2.590/09 - Port. - Portaria MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO nº 2.590 de 30.12.2009 D.O.U.: 31.12.2009 Aprova instruções para a declaração da Relação Anual de Informações Sociais - RAIS

Leia mais

Treinamento Sistema Folha Union Módulo V

Treinamento Sistema Folha Union Módulo V FOLHA DE PAGAMENTO Controle FGTS / Guias Recolhimento / Remessa para banco / Encerramento anual Folha Union> Movimento> Controle de FGTS> Importar depósitos As telas de Controle de FGTS são utilizadas

Leia mais

Cenário Atual. Os empregadores devem preencher inúmeras declarações e documentos que possuem as mesmas informações.

Cenário Atual. Os empregadores devem preencher inúmeras declarações e documentos que possuem as mesmas informações. índice O que é o esocial?...03 Cenário Atual...04 Cenário Ideal...05 Abrangência...06 Identificadores das Empresas...07 Identificadores...08 Módulo Consulta Cadastral...09 Órgãos envolvidos no Projeto...11

Leia mais

Treinamentos no produto AdmRH

Treinamentos no produto AdmRH Treinamentos no produto AdmRH Guia do Aluno Versão 1.0 CGI - Consultoria Gaúcha de Informática Ltda Fone: (54) 3342-3422 www.cgiinformatica.com.br cgi@webcgi.com.br Rua Duque de Caxias, 181 Conj. 301/309

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA - NFS-e NOTA CARIOCA. Acesso ao Sistema - Pessoa Física

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA - NFS-e NOTA CARIOCA. Acesso ao Sistema - Pessoa Física ELETRÔNICA - NFS-e NOTA CARIOCA Acesso ao Sistema - Pessoa Física Página 2 de 36 Índice ÍNDICE... 2 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS... 4 1.1. DEFINIÇÃO... 4 2. REGRAS PARA CADASTRAMENTO... 5 3. SENHA WEB... 6

Leia mais

Procedimento Quanto a Solicitação e Emissão de Cheque Avulso

Procedimento Quanto a Solicitação e Emissão de Cheque Avulso I - FINALIDADE: Informatizar o processo de solicitação e emissão de cheques avulsos, além de proporcionar maior segurança e sigilo das informações. II - ÂMBITO DE APLICAÇÃO: Este procedimento se aplica

Leia mais

Ministério do Trabalho e Emprego

Ministério do Trabalho e Emprego 64 ISSN 1677-7042 1 Nº 5, sexta-feira, 7 de janeiro de 2011 Art. 1º Autorizar o uso, a título oneroso e precário, ao Município do Cabo de Santo Agostinho, Processo nº 04962.117432/2010-11, da área de uso

Leia mais

Ministério do Trabalho e Emprego

Ministério do Trabalho e Emprego 102 ISSN 1677-7042 1 Nº 250, quinta-feira, 31 de dezembro de 2009 28,20M E AZIMUTE DE 274º54'23", CONFRONTANDO-SE COM TERRENOS DA ILHA PEQUENA SUBMERSOS DO RIO PARA- MOPAMA ATINGE-SE O VÉRTICE 76, DE COORRDENADAS

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais