Direcionada i sobretudo para estudantes de Design. Prof. Dr. João Gomes Filho

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Direcionada i sobretudo para estudantes de Design. Prof. Dr. João Gomes Filho"

Transcrição

1 Reflexão Design Industrial Direcionada i sobretudo para estudantes de Design Prof. Dr. João Gomes Filho Abril.2001

2 DESIGN definição 1. Concepção de um projeto ou modelo; planejamento. 3. Restr. Desenho Industrial.4. Restr. Desenho-de-Produto. 5. Restr. Programação Visual. (Dicionário Novo Aurélio). Plano, projeto; propósito... (Dicionário Folha/ Webster s) 4. [C.U.] purpose; intention; mental plan. (Dicionário Oxford) Resumo: CONCEPÇÃO / PLANO / INTENÇÃO > de fazer alguma coisa.

3 DESIGN conceituação Conceito sentido global: Concepção e planejamento de todos os objetos (ou produtos) fi feitos pelo Homem. ( livro: Design Século XX Charlotte & Peter Fiell ) Conceito de Especialidades - Exemplos: Design Industrial: Concepção de objetos produzidos industrialmente > Design do Produto e Design Gráfico.

4 DESIGN especialidades Industrial Design Interface Design Corporate Design Interior Design Public Design Fashion Design Furniture Design Automobile Design Commercial Design Conceptual Design Computer Design Information Design Packaging Design Bio-Design Fonte / Livro: DESIGN an illustrated historical overview

5 DESIGN especialidades Eco-Design Communications Design Avant-garde Design Hair Design Tabletop Design Counter Design Media Design Food Design Anti-design Re-design Film Design Sound Design Light Design Hardware Design Software Design Etc. Fonte / Livro: DESIGN an illustrated historical overview

6 DESENHO INDUSTRIAL / BRASIL MEC / Ensino Superior Desenho Industrial / Habilitações Projeto do Produto PP (Objetos Tridimensionais) Programação Visual PV (Objetos Bidimensionais) Modificação informal (em função do mercado) * PP Design do Produto PV Design Gráfico *Al Alegação: Termo Design conhecido internacionalmente. i t

7 DESIGN primórdios Homem Primitivo ( já era designer e não sabia! ): Objetos > artesanato rudimentar Moradias / Armas / Utensílios / ferramentas / etc. Evolução ao longo dos séculos: Objetos > Produção artesanal mais elaborada Objetos em geral / ferramentas / equipamentos/ armas Objetos e ge a / e a e tas / equ pa e tos/ a as Edificações, de todo tipo / Outros.

8 DESIGN evolução Salto na História / Marcos Referenciais > Idade Média e Renascimento: Avanços Técnicos > Novos materiais i / Novas tecnologias / Grandes invenções / > Primeiros e grandes pesquisadores / Etc. Pré- industrialização e Industrialização > séculos XVII / XVIII / XIX. Produção de objetos > Incipiente Mecanização. Locomotiva à vapor

9 DESIGN INDUSTRIAL séc. XIX Revolução Industrial As origens do design, formalmente, remontam à Revolução Industrial e ao nascimento da produção mecanizada > Marco: Grande Exposição de Palácio de Cristal. Conceito de Fábrica. Conceitos de Seriação e Reprodutibilidade do objeto. Democratização > Popularização > Consumo de Massa. Interfaces : Design do Produto / Design Gráfico / Arquitetura / Design do Ambiente / Engenharias diversas (materiais/ processos/ fabricação, etc.) / administração/ e Outras. Sempre com as Artes permeando todo este processo.

10 DESIGN INDUSTRIAL no Século XX Resumo do texto e tabela cronológica do histórico do design transcritos (com livre adaptação) do livro: Design do Século XX.

11 DESIGN século XX O design existe como uma característica importante da cultura e da vida cotidiana. a A sua área áeaé vasta e inclui: cu Objetos tridimensionais Comunicações gráficas e sistemas integrados de informação Tecnologia e ambientes urbanos. Antes do processo industrial de fabricação e da divisão do trabalho o design era visto apenas como um dos muitos aspectos inter-relacionadosrelacionados da produção mecanizada.

12 DESIGN século XX Design moderno começou sua evolução à partir dos reformadores do design do século XIX. Em particular de William Morris, que tentou unir teoria e prática, já que ele não se conformava com a feiúra dos objetos, produzidos pela máquina. No início do século XX, Walter Gropius e outros conseguiram integrar a teoria e a prática do design através de novos meios de produção. Surgia o Design Moderno. Gropius fundou a Bauhaus em Numa tentativa de promover uma resposta adequada à cultura tecnológica emergente.

13 DESIGN século XX Bauhaus Uniu os aspectos intelectuais, práticos, comerciais e estéticos através de um esforço artístico com a exploração de novas tecnologias. Nova Bauhaus Os princípios forjados na Bauhaus foram mais tarde desenvolvidos na Nova Bauhaus, de Chicago (fundada por Lázló Moholy-Nagy em 1937) e na Hochschule für Gestaltung (Ulm) fundada em Os dois institutos deram importantes contribuições para o novo pensamento sobre a unificação da teoria do design com a prática em relação aos métodos industriais de produção.

14 DESIGN século XX No século XX, os produtos, estilos, teorias e filosofias do design tornaram-se cada vez mais diversificados. Devido à crescente complexidade do processo do design. Cada vez mais a relação entre concepção, planejamento e fabricação era fragmentada e complicada por uma série de atividades especializadas interligadas. Envolvendo diferentes indivíduos, tais como designers, pesquisadores, especialistas de materiais, engenheiros e técnicos de produção (trabalho em equipe).

15 DESIGN século XX A pluralidade do design do século XX se deu devido às alterações ações de padrões de consumo, o, de gosto, alteração ação de imperativos comerciais e morais de inventores, designers, fabricantes, progresso tecnológico e variações de tendências nacionais do design. No design, é importante lembrar que os produtos não podem ser totalmente compreendidos fora dos contextos sociais, econômicos, políticos, culturais e tecnológicos que levam à sua concepção e realização.

16 DESIGN século XX Em diferentes fases do século XX, por exemplo, os ciclos econômicos das economias ocidentais tiveram um impacto significativo na prevalência de objetos que enfatizaram o design sobre o estilo e vice-versa. O estilo é freqüentemente um elemento complementar de uma solução de design. O estilo está ligado à aparência e tratamento da superfície, ou seja às qualidades expressivas de um produto. O design está primeiramente ligado à resolução de problemas. Tende a ser global na sua amplitude e geralmente procura simplificação e essência.

17 DESIGN século XX Ao longo do século XX, os interesses dos negócios para criar produtos competitivos t os conduziram à evolução oução e diversidade do design, assim como à carreira de designers individuais. Enquanto alguns designers trabalham em estruturas de empresas, outros são independentes. O design também é um meio de conferir idéias persuasivas, atitudes e valores sobre como são ou deveriam ser as coisas, de acordo com objetivos individuais, de grupo, institucionais ou nacionais.

18 DESIGN século XX O Design oferece uma visão particular do caráter e do pensamento do designer e das suas convicções. Do que é importante na relação entre o objeto, o usuário e o processo do design e a da própria sociedade. Historicamente, o design pode ser visto como um debate entre diferentes opiniões sobre assuntos como: O papel da tecnologia e o processo industrial. A exclusividade e o papel da funcionalidade. O papel da estética, do ornamento e do simbolismo em objetos práticos para o uso comum.

19 DESIGN século XX Enfim, o design no século XX caracterizou estes conceitos, estilos, movimentos, profissionais, escolas, empresas e instituições que deram forma ao curso da teoria do design e à práticas inovadoras: Aplicação de materiais, de processos e meios técnicos, que influenciaram o gosto, a história do estilo aplicado às artes decorativas, à cultura e à sociedade em geral. As atitudes, idéias e valores comunicadas pelos designers e fabricantes não são absolutas, pelo contrário, são condicionais e flutuantes.

20 DESIGN século XX Finalmente, pode-se afirmar que as soluções do design, mesmo para o mais objetivo dos problemas, são inerentemente efêmeras, como as necessidades e preocupações dos designers, fabricantes e mudanças na sociedade. Talvez a razão mais significativa para a diversidade no design seja a crença generalizada de que, apesar da autoridade d e do sucesso de soluções de design particulares, há sempre uma maneira de fazer melhor as coisas como veremos no histórico, à seguir.

21 Tabela Cronológica DESIGN Estilos e Movimentos Sobreposições Históricas Fonte: Design século XX Charlotte & Peter Fiell.

22 >>> Arts & Craft Aesthetic Movement Jungendstil Art Nouveau Deutscher Werkbund Constructivism International Style De Stijl Bauhaus Art Deco Streamlining (Aerodinâmica) Pós- Guerra Organic Design Pop Radical Design High Tech Livro: Design do Século XX Post-Modernism

23 Exemplificações dos Estilos & Movimentos by JGF.

24 >>> Arts & Craft At Arts &C Craft ft/c Características: ti busca de formas belas e de qualidade d dos objetos. Preocupação com a transição do artesanato para a incipiente produção mecanizada e sua baixa qualidade estética (crise entre o belo tradicional e o belo funcional) Cadeira Nº M. Thonet Relógio-pendulo Mahogany Armchair

25 >>> Arts & Craft Vaso de Barro. Potteries Teco Tesoura Cartaz

26 >>> Aesthetic Movement Aesthetic Movement / Características: Devoto da Arte pela Arte. Adotava idéias extravagantes de beleza e da liberdade de expressão na arte e no design. Armário folheado Ébano Girassol Thomas Jeckyll. 1880

27 >>> Jungendstil Jugendstil (Art Nouveau-alemão)/ Características: formas oscilantes de ondas e ornamentação com flores e folhas > tendência para formas assimétricas > formas puras e práticas para facilitar a fabricação dos produtos. Pfaff Handels Ltda Heinrich Tessnow

28 >>> Jungendstil Cartaz :Bruno Paul Revista Jugend, setembro 1896

29 >>> Art Nouveau Art Nouveau / Características: formas inspiradas nos elementos da natureza > linhas florais > intricados geometrismos > ênfase na expressão plástica sobre os objetos de uso corrente.(manifestou-se em toda a Europa). Pedestal. E. Gaillard.1902 Serviço de Café. F. Adler

30 >>> Art Nouveau Jarra Camafeu. E.Gallé.1899 Cartaz. Job Cigarette. A. Mucha Poster Dama das Camélias Alphonse Mucha

31 >>> Deutscher Werkbund Deutscher Werkbund / Características: união de arquitetos, artesãos e fabricantes > desenvolvimento de uma nova concepção na integração de atividades técnicas e práticas em função dos fundamentos do design e da realidade do novo estilo industrial. Precursor, em parte, dos princípios da Bauhaus. Aparelho. Hermann Gresch

32 >>> Deutscher Werkbund Anúncio para chaleiras da AEG. Peter Behrens Pôster. Joseph Ernst.

33 >>> Constructivism Construtivism (Rússia) / Características : abordagem estética do design aliado à produção industrial. Formas expressivas e fragmentadas > linhas inspiradas pelo cubismo e pelo futurismo. Chávena de café e pires Wassily Kandinsky Porta-canetas.1923.Nikolai Suetin.

34 >>> Constructivism Capa: El Lissitzky Anúncio: festival ateu da páscoa.

35 >>> De Stijl De Stijl (Holanda) / Características : busca de uma utopia: sujeitar a pintura, escultura, arquitetura e decoração a uma mesma geometria. Reunir as artes na igual procura de uma plástica da modernidade. Formas geométricas fortes e elementos coloridos > abstracionismo geométrico > pureza estética. Aparador Gerrit Rietveld

36 >>> De Stijl Carrinho de Mão Gerrit Rietveld Cartaz litográfico. Cleine Dada

37 >>> Bauhaus / Características: Integração da arte com os processos mecânicos > formas racionais > bom design > funcionalismo. Bauhaus Cadeira Wassily Marcel Breuer. Exibição da Bauhaus Joost Schmidt

38 >>> Bauhaus Cartaz. Fritz schleifer. Exposição Bauhaus. Cartaz. Moholy-Nagy.

39 >>> International Style International Style / Características: objetivo na direção da simplicidade e funcionalidade. Estilo universal que transcende as fronteiras nacionais > incorporação, no período, de muitos dos diversos estilos estéticos e formais. LC3. Le Corbisier Ettore Sottsass

40 >>> International Style Jarro Mizar Ettore Sottsass Cartaz. Massimo Vignelli

41 >>> Arte Deco / Características: estilo inspirado pelas artes não ocidental (sobretudo, África e Egito). Art Deco Traços comuns: formas geométricas, padrões abstratos de zigue-zagues. Escrivaninha René Prou. Mystery Clock- Cartier

42 >>> Art Deco Vaso Ruba Rombic.!928. Reuben Haley Candelabros Cartaz FIAT. Ricobaldi. 1928

43 >>> & Atual Organic Design Organic Design / Características: recolhe informação da natureza (sistemas biológicos, bioquímicos, etc.) tenta captar sua essência abstrata e aplicar por analogia ao design > anos 90 reaparece com formas e estilo biomórfico. WV Beetle. Anos 90. Cargo Carrer Luigi Colani.

44 >>> & Atual Organic Design Rossi Lovegrope. Landscape Maurice Calka- Boomerang 1970 Aeronave. Luigi Colani.

45 >>> Streamlining (EUA) / Características: estilo com formas aerodinâmicas. Aparência do produto condicionada ao propósito ói de estimulo e incentivo i ao consumo e aumento das vendas de bens e produtos industriais.(crise de 29) Streamlining City of Salina Train Locomotiva Hudson. Henry Dreyfuss.

46 >>> Streamlining Shell. Evolução da marca. Raymond Loewy Coca-Cola Raymond Loewy. Cigarro Raymond Loewy Anúncio UPR.

47 >>> Pós-Guerra/ /Características: ti a industria desempenha papel efetivo na planificação, mecanização e incremento do design industrial na ajuda à uma rápida reconstrução e expansão dos países que sofreram com a 2 a guerra Pós- Guerra Battery Bicycle Ventilador Termo-Libele

48 >>> Pós- Guerra Radio e Fonógrafo Carlo Mollino Cartaz-display. Ilford Films

49 >>> Pop / Características: renuncia ao bom design > gratificação sensorial imediata > novidade/ variedade/ irreverência/ lúdico/ efêmero/ provisório. Os próprio ingredientes da Revolução Pop. Pop Caetano Pesce. Up Series C&B- 1969

50 >>> Pop Saco de Feijão. Sacco Pôster: Bob Dylan. Cores psicodélicas

51 >>> Radical Design Radical Design / Características: semelhante ao anti-design. i Mais teórico, politizado e experimental. Tentativa de alterar a percepção geral do modernismo > propostas e projeções utópicas. Candeeiros Pillola-1968

52 >>> High Tech / Características: estilo originariamente arquitetônico. High Tech Estilo se baseou na idéia de que produtos originariamente pensados para serem utilizados em fábricas poderiam ser utilizados em design. Estúdio Michael Hopkins Mesa Antelope SCP Centre Georges Pompidou

53 >>> Post-Modernism / Características: rejeição ao legado do modernismo. Objetivo: popularizar o erudito e tornar o intelectual possível. Inspiração livre na História. i Alteração de formas, cores, texturas e materiais. Tendências para configurações subversivas Atual Post-Modernism Chaleira II Conico-A. Rossi Candeeiro Eddy- C. Bellini Cartaz. Anos 90.

54 >>> 1978 Presente. Post-Modernism Cartaz Neville Brody. Escrivaninha Frankfurter Talheres

55 DESIGN INDUSTRIAL Produção - Fabricantes Tipologia dos produtos Conceituação Tipologia do Produto Concepção Metodologia do Projeto Desenvolvimento do Projeto

56 DESIGN produção - fabricantes INDUSTRIAS Concebe e desenvolve o design / projeto de fabricação/ produz produto. (normalmente grandes empresas). ESCRITÓRIOS DE DESIGN Concebe e desenvolve o design > Industria > projeto de fabricação/produz o produto. (pequenas, médias e, eventualmente, grandes empresas) DESIGNER AUTÔNOMO / Contratado. Concebe e desenvolve o design > industria > projeto de fabricação / produz o produto. (pequenas/ médias e, eventualmente, grandes empresas)

57 DESIGN produção & fabricantes DESIGNER AUTÔNOMO / Conta própria Concebe e desenvolve o design > projeto de fabricação> terceiriza > pequenos fabricantes (mecânicos / eletricistas / marceneiros / serralheiros / vidreiros / ceramistas / outros. Pesquisa fornecedores Acompanha e orienta a fabricação do produto. Geralmente produtos simples. Pequena produção. Produção: semi-artesanato > custo alto. Comercializa o produto. Vende, necessariamente, por um preço alto.

58 DESIGN como nasce um produto Por uma necessidade qualquer: De ordem: Funcional / Estética / Simbólica / Espiritual it Psicológica / Oportunismo de mercado/ Modismo / Etc. Nas empresas Normalmente o setor de Marketing detecta ou até cria necessidade para o surgimento de um determinado produto ou de um redesign de um produto existente. Entra em ação o processo de DESIGN do Produto Equipes multidisciplinares, envolvendo todos os setores da empresa: administrativos/ técnicos/ outros.

59 DESIGN tipologia do produto Classificação esquemática dos produtos: De configuração e tecnologia simples. De configuração e tecnologia de média complexidade. De configuração e tecnologia de alta complexidade. De configuração e tecnologia de altíssima complexidade Obs: Compreendendo-se d o termo tecnologia como envolvendo todo o processo do design: desde a concepção até o produto final pronto, acabado.

60 DESIGN tipologia do produto Configuração e Tecnologia Simples

61 DESIGN tipologia do produto Configuração e Tecnologia g ç g de Média Complexidade

62 DESIGN tipologia do produto Configuração e Tecnologia de Alta Complexidade.

63 DESIGN tipologia do produto Configuração e Tecnologia de Altíssima Complexidade

64 DESIGN concepção do produto / etapas Objetivo / Tarefa Criar um novo produto (ou redesenhar um produto). Pré-requisitos Fixação das qualidades desejáveis para o produto. Concepção do produto Pesquisas/ estudos/ testes/ cálculos/ modelos/ etc. Viabilização: técnica/ dimensional/ ergonômica/ cromática/ estético-formal/ outros. Desenvolvimento do Projeto Básico: Registro do Projeto: desenhos/ ilustrações/ modelos/ relatórios/ etc.

65 DESIGN concepção do produto / etapas Projeto de Fabricação (à partir do projeto básico): Registro do projeto (mínimos detalhes): desenhos técnicos/ cálculos/ especificações/ modelos/ fornecedores/ etc. Produção. Fabricação do Produto: Execução de Protótipo > testes/ avaliações/ controle de qualidade/ etc. Aprovação Protótipo cabeça de Série. Produção seriada (em massa) Mercado > Consumidor Julgamento (qualidade do produto) Duração/ vida/ desaparecimento do produto Eventual redesign Reinicio do ciclo: redesign do produto

66 DESIGN metodologia do projeto Criatividade A criatividade vai depender do talento/ inventividade/ experiência/ repertório técnico e cultural, etc. (do designer individual e/ou da equipe quando em trabalho conjunto. É necessário que o designer ( e/ou equipe) possua uma boa formação cultural e técnica. Técnicas de Criatividade Diversas (método de Osborn, Brainstorm, por exemplo).

67 DESIGN metodologia do projeto Conceitos Básicos de Projeto: Flexibilidade d De uso, operacional, etc. Modulação Racionalização do projeto e fabricação do produto. Padronização Economia de recursos e de componentes diferentes. Integração de funções Eventual economia ou eliminação de componentes do produto.

68 DESIGN metodologia do projeto Estudo das Funções dos produtos: Uso: principal e secundárias Utilização efetiva do produto. Ergonômica Adequação do sistema homem-máquina. Operacional Manejo do produto. Informacional Informações inscritas i no produto. Estético-formal Estilo/ acabamentos/ cores/ etc.

69 DESIGN metodologia do projeto Simbólica Status sócio-econômico-cultural, etc. Semiótica Dialogo usuário-produto > significações. Dimensões: sintática/ semântica/ pragmática Ecológica respeito ao meio-ambiente Técnicas Tecnologia Materiais Sistema construtivo Processos de fabricação Outras.

70 Antes de terminar... um pequeno comercial c

71 Gestalt do Objeto / Sistema de Leitura Visual da Forma. À venda nas grandes livrarias. Aqui na universidade na Book s Books.

72 Obrigado pela atenção!

Opção Profissional. Design Gráfico. Design Produto. Prof. Dr. João Gomes Filho... 2010

Opção Profissional. Design Gráfico. Design Produto. Prof. Dr. João Gomes Filho... 2010 Opção Profissional? Design Gráfico ou Design Produto Prof. Dr. João Gomes Filho... 2010 CURSO DE DESENHO INDUSTRIAL MEC Ensino Superior Desenho Industrial / Habilitações Projeto do Produto PP (Objetos

Leia mais

Reflexão Panorâmica. Design Industrial. Século XX

Reflexão Panorâmica. Design Industrial. Século XX Reflexão Panorâmica Design Industrial Século XX Prof. Dr. João Gomes Filho I 2010 Bibliografia João Gomes Filho > Escrituras Editora. São Paulo 2008 8 a ed. revisada 135 pag 2009 2 a ed. Revisada 255 pag

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO 514502 INTRODUÇÃO AO DESIGN Conceituação e história do desenvolvimento do Design e sua influência nas sociedades contemporâneas no

Leia mais

DESENHO INDUSTRIAL. Carla Laureano

DESENHO INDUSTRIAL. Carla Laureano DESENHO INDUSTRIAL Carla Laureano CASTELNOU O QUE É DESIGN? O Desenho Industrial é uma atividade projetual responsável pela determinação das características funcionais, estruturais e estético-formais de

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Missão da Fean Formar profissionais competentes e eficientemente preparados para atuar no mercado, aptos a prever, antecipar e intervir positivamente nas mudanças e oportunidades.

Leia mais

Planificação anual de 3º ciclo de Educação Tecnológica 7º e 8º ano

Planificação anual de 3º ciclo de Educação Tecnológica 7º e 8º ano Planificação anual de 3º ciclo de Educação Tecnológica 7º e 8º ano Domínios TECNOLOGIA E SOCIEDADE Subdomínios/Sugestões de Exploração Tecnologia e necessidades Humanas: Tecnologia como resposta às necessidades

Leia mais

FIB - FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU

FIB - FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU FIB - FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU GESTÃO INTEGRADA: PESSOAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO TURMA V E EIXOS TEMÁTICOS PARA A MONOGRAFIA FINAL Professor Ms. Carlos Henrique

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO. Artes

CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO. Artes COLÉGIO ARNALDO 2015 CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO. Artes Aluno (a): 5º ano: Turma: Professor (a): Valor: 20 pontos Este trabalho deverá ser entregue IMPRETERIVELMENTE no dia da prova. Prezado(a)

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Design: atividade projetual que transforma o meio material do homem, tendo em vista as necessidades humanas.

Design: atividade projetual que transforma o meio material do homem, tendo em vista as necessidades humanas. DESIGN 1 Design: atividade projetual que transforma o meio material do homem, tendo em vista as necessidades humanas. 2 ... Design é uma atividade criativa cujo propósito é estabelecer as qualidades multifacetadas

Leia mais

Departamento de Engenharia. ENG 1090 Introdução à Engenharia de Produção

Departamento de Engenharia. ENG 1090 Introdução à Engenharia de Produção Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso de Graduação em Engenharia de Produção ENG 1090 Introdução à Engenharia de Produção Prof. Gustavo Suriani de Campos Meireles Faz

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular CICLO GERAL OU CICLO BÁSICO AR081- FOLCLORE BRASILEIRO OBRIGATÓRIO 1 30 30 60 3 Fórmula: AR280 AR280- FOLCLORE BRASILEIRO FOLCLORE, ORIGENS, CAMPOS DE ATUAÇÃO E INTERLIGAÇÃO COM OUTRAS CIÊNCIAS, INFLUÊNCIA

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Introdução ao Marketing. História do Conceito

Introdução ao Marketing. História do Conceito História do Conceito O termo marketing, de acordo com Cobra (1988, p. 34) é uma expressão anglo-saxônica derivada da palavra mercari, do latim, que significa comércio, ou ato de mercar, comercializar ou

Leia mais

Fundamentos da Qualidade

Fundamentos da Qualidade Fundamentos da Qualidade Luiz Carlos Monteiro Gerente da Divisão de Orientação e Incentivo à Qualidade Quando surgiu a qualidade? Quando o Homem sente necessidades e cria expectativas. O que é qualidade?

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA

PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA Coordenadora: Gláucia Centeno 13/04/2015 > 09/2016 400 horas Idioma: Português Aulas: Segundas e quartas das 19h30 às 22h30 PÚBLICO-ALVO Profissionais com

Leia mais

RESOLUÇÃO. Artigo 3º - O Plano de Implantação, Conteúdo Programático e demais características do referido Curso constam do respectivo Processo.

RESOLUÇÃO. Artigo 3º - O Plano de Implantação, Conteúdo Programático e demais características do referido Curso constam do respectivo Processo. RESOLUÇÃO CONSEPE 59/2001 ALTERA O CURRÍCULO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO, DO CÂMPUS DE ITATIBA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE,

Leia mais

HISTÓRIA E TEORIA ARQ. PAISAGISMO E URBANISMO I

HISTÓRIA E TEORIA ARQ. PAISAGISMO E URBANISMO I HISTÓRIA E TEORIA ARQ. PAISAGISMO E URBANISMO I União Educacional do Norte Faculdade Uninorte Professora: Edinete Oliveira Arquiteta e Urbanista Tema: A ignorância da Arquitetura & As várias idades do

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 42-CEPE/UNICENTRO, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2012. Aprova o Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz, da UNICENTRO.

Leia mais

Existem três categorias básicas de processos empresariais:

Existem três categorias básicas de processos empresariais: PROCESSOS GERENCIAIS Conceito de Processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo (Graham e LeBaron, 1994). Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa

Leia mais

Política de Logística de Suprimento

Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento 5 1. Objetivo Aumentar a eficiência e competitividade das empresas Eletrobras, através da integração

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei 5.152 de 21/10/1966 São Luís Maranhão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei 5.152 de 21/10/1966 São Luís Maranhão RESOLUÇÃO N 758CONSEPE, de 24 de maio de 2010. Aprova a mudança de denominação do Curso de Desenho Industrial para Design, modalidade Bacharelado, e sua reestruturação pedagógica. O Reitor da Universidade

Leia mais

Fábrica de Software 29/04/2015

Fábrica de Software 29/04/2015 Fábrica de Software 29/04/2015 Crise do Software Fábrica de Software Analogias costumam ser usadas para tentar entender melhor algo ou alguma coisa. A idéia é simples: compara-se o conceito que não se

Leia mais

Roteiro de Aplicação da Economia Criativa e Inovação como critérios na FETEPS

Roteiro de Aplicação da Economia Criativa e Inovação como critérios na FETEPS Roteiro de Aplicação da Economia Criativa e Inovação como critérios na FETEPS Com objetivo de auxiliar na elaboração dos trabalhos, apresentamos critérios relacionados a Economia Criativa e Inovação, conceitos

Leia mais

Plano de Marketing. Introdução (breve) ao Marketing Análise de Mercado Estratégias de Marketing

Plano de Marketing. Introdução (breve) ao Marketing Análise de Mercado Estratégias de Marketing Plano de Marketing Introdução (breve) ao Marketing Análise de Mercado Estratégias de Marketing 1 Plano de Marketing É o resultado de um processo de planejamento. Define o quevai ser vendido, por quanto,

Leia mais

LOCAIS DE TRABALHO COM QUALIDADE E PRODUTIVIDADE PROJETOS ARQUITETÔNICOS

LOCAIS DE TRABALHO COM QUALIDADE E PRODUTIVIDADE PROJETOS ARQUITETÔNICOS LOCAIS DE TRABALHO COM QUALIDADE E PRODUTIVIDADE PROJETOS ARQUITETÔNICOS PROJETOS ARQUITETÔNICOS 01 NOSSOS SERVIÇOS Após 35 anos de experiência na área de edificações para o mercado imobiliário gaúcho,

Leia mais

Solução Cadia Projects

Solução Cadia Projects Solução Cadia Projects A Cadia Consulting, com mais de 14 anos de experiência na implementação da ferramenta Microsoft Dynamics NAV (Navision), desenvolve soluções verticais que visam ampliar as funcionalidades

Leia mais

SISTEMAS INTEGRADOS P o r f.. E d E uar a d r o Oli l v i e v i e r i a

SISTEMAS INTEGRADOS P o r f.. E d E uar a d r o Oli l v i e v i e r i a SISTEMAS INTEGRADOS Prof. Eduardo Oliveira Bibliografia adotada: COLANGELO FILHO, Lúcio. Implantação de Sistemas ERP. São Paulo: Atlas, 2001. ISBN: 8522429936 LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane Price. Sistemas

Leia mais

GRADE CURRICULAR DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAREM ARTES E DESIGN http://www.ufjf.br/biad/

GRADE CURRICULAR DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAREM ARTES E DESIGN http://www.ufjf.br/biad/ GRADE CURRICULAR DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAREM ARTES E DESIGN http://www.ufjf.br/biad/ ESTRUTURA CURRICULAR DO 1º CICLO Bacharelado interdisciplinar em Artes e Design 3 anos Componentes curriculares

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL Prof. Dr. José Alberto Carvalho dos Santos Claro Mestrado em Gestão de Negócios Universidade

Leia mais

O Inventor. - Devido à extensão desse Projeto, ficarão a cargo de cada professor adequar as sugestões dadas à sua realidade escolar.

O Inventor. - Devido à extensão desse Projeto, ficarão a cargo de cada professor adequar as sugestões dadas à sua realidade escolar. O Inventor 1) Introdução Quem é um inventor? Aquela pessoa que cria ou descobre fórmulas diferentes ou objetos novos para a solução de problemas? Ou pessoas comuns, como eu e você, que conseguem viver

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN 514502 INTRODUÇÃO AO DESIGN Conceituação e história do desenvolvimento do Design e sua influência nas sociedades contemporâneas no mundo e no Brasil.

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B Mídias sociais como apoio aos negócios B2B A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

UNOCHAPECÓ - ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E AMBIENTAIS ENGENHARIA MECÂNICA - P.I. PROF. EDERSON MOREIRA PAZ

UNOCHAPECÓ - ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E AMBIENTAIS ENGENHARIA MECÂNICA - P.I. PROF. EDERSON MOREIRA PAZ UNOCHAPECÓ - ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E AMBIENTAIS ENGENHARIA MECÂNICA - P.I. PROF. EDERSON MOREIRA PAZ PESQUISA DE MERCADO Alguns fatores específicos e relevantes para a confecção de uma proposta. CONSUMIDORES

Leia mais

Apresentação do Manual de Gestão de IDI

Apresentação do Manual de Gestão de IDI Seminário Final do Projeto IDI&DNP Coimbra 31 de março Miguel Carnide - SPI Conteúdos. 1. O CONCEITO DE IDI (INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO) 2. OVERVIEW DO MANUAL 3. A NORMA NP 4457:2007 4. A

Leia mais

CDTI Centro de Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação

CDTI Centro de Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação CDTI Centro de Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação Inovação é a introdução de algo novo em qualquer atividade humana. Inovar é fazer coisas novas. Considera-se inovação tecnológica a concepção de

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 350-GR/UNICENTRO, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. Aprova, ad referendum do CEPE, o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no

Leia mais

Prof. Rodrigo de Aquino Gomes

Prof. Rodrigo de Aquino Gomes Prof. Rodrigo de Aquino Gomes " A capacidade de criar novas ideias de produtos não precisa ser restrita a poucas pessoas criativas ou designers famosos - todos têm uma imaginação. No entanto, um designer

Leia mais

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO É dito no ditado popular que os olhos de uma pessoa são as janelas de sua alma, trazendo este pensamento para uma residência, podemos entender que as janelas

Leia mais

Conteúdo Específico do curso de Gestão Ambiental

Conteúdo Específico do curso de Gestão Ambiental Conteúdo Específico do curso de Gestão Ambiental 1.CURSOS COM ÊNFASE EM : Gestão Ambiental de Empresas 2. CONCEPÇÃO DOS CURSOS: O Brasil possui a maior reserva ecológica do planeta sendo o número um em

Leia mais

A evolução da espécie humana até aos dias de hoje

A evolução da espécie humana até aos dias de hoje 25-11-2010 A evolução da espécie humana até aos dias de hoje Trabalho elaborado por: Patrícia da Conceição O aparecimento da espécie humana não aconteceu de um momento para o outro. Desde as mais antigas

Leia mais

Introdução à Administração. Prof. Adilson Mendes Ricardo Novembro de 2012

Introdução à Administração. Prof. Adilson Mendes Ricardo Novembro de 2012 Novembro de 2012 Aula baseada no livro Teoria Geral da Administração Idalberto Chiavenato 7ª edição Editora Campus - 2004 Nova ênfase Administração científica tarefas Teoria clássica estrutura organizacional

Leia mais

INTERVENÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO

INTERVENÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO INTERVENÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO O ESTADO VEIO TENDO, NO DECORRER DO SÉCULO XX, ACENTUADO PAPEL NO RELACIONAMENTO ENTRE DOMÍNIO JURÍDICO E O ECONÔMICO. HOJE, TAL RELAÇÃO JÁ SOFRERA PROFUNDAS

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS BRUSQUE (SC) Consuni nº. 63/14, 2011 de 10 de dezembro de 2014. 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 3 01 INTRODUÇÃO AO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO...

Leia mais

MARKETING INTERNACIONAL

MARKETING INTERNACIONAL MARKETING INTERNACIONAL Produtos Ecologicamente Corretos Introdução: Mercado Global O Mercado Global está cada dia mais atraente ás empresas como um todo. A dinâmica do comércio e as novas práticas decorrentes

Leia mais

Arte abstrata ou abstracionismo é um estilo artístico moderno em que os objetos ou pessoas são representados, em de pinturas ou esculturas, através

Arte abstrata ou abstracionismo é um estilo artístico moderno em que os objetos ou pessoas são representados, em de pinturas ou esculturas, através Arte abstrata ou abstracionismo é um estilo artístico moderno em que os objetos ou pessoas são representados, em de pinturas ou esculturas, através de formas irreconhecíveis. O formato tradicional (paisagens

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento

Leia mais

Apresentação por Leonardo Melo melo.leonardo@ieee.org Universidade Federal de Juiz de Fora PET Elétrica IEEE Institute Of Electrical and Electronics

Apresentação por Leonardo Melo melo.leonardo@ieee.org Universidade Federal de Juiz de Fora PET Elétrica IEEE Institute Of Electrical and Electronics Apresentação por Leonardo Melo melo.leonardo@ieee.org Universidade Federal de Juiz de Fora PET Elétrica IEEE Institute Of Electrical and Electronics Engineers Prefácio O Engenheiro 2020 Como será ou deveria

Leia mais

Patentes na Indústria Farmacêutica

Patentes na Indústria Farmacêutica Patentes na Indústria Farmacêutica 1. PATENTES 2. O MERCADO FARMACÊUTICO 3. COMPETIVIDADE DO SETOR 4. A IMPORTÂNCIA DAS PATENTES NO MERCADO FARMACÊUTICO PATENTES PATENTES Definiçã ção o ( LEI 9.279 DE

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO PUBLICIDADE E PROPAGANDA GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO PUBLICIDADE E PROPAGANDA GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO PUBLICIDADE E PROPAGANDA GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS Cultura Brasileira 1º PERÍODO O fenômeno cultural. Cultura(s) no Brasil. Cultura regional e

Leia mais

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS Sistema Eletrobrás Política de Logística de Suprimento do Sistema Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO 4 POLÍTICA DE Logística de Suprimento

Leia mais

Na medida em que se cria um produto, o sistema de software, que será usado e mantido, nos aproximamos da engenharia.

Na medida em que se cria um produto, o sistema de software, que será usado e mantido, nos aproximamos da engenharia. 1 Introdução aos Sistemas de Informação 2002 Aula 4 - Desenvolvimento de software e seus paradigmas Paradigmas de Desenvolvimento de Software Pode-se considerar 3 tipos de paradigmas que norteiam a atividade

Leia mais

Metodologias de Desenvolvimento de Sistemas. Analise de Sistemas I UNIPAC Rodrigo Videschi

Metodologias de Desenvolvimento de Sistemas. Analise de Sistemas I UNIPAC Rodrigo Videschi Metodologias de Desenvolvimento de Sistemas Analise de Sistemas I UNIPAC Rodrigo Videschi Histórico Uso de Metodologias Histórico Uso de Metodologias Era da Pré-Metodologia 1960-1970 Era da Metodologia

Leia mais

1 ARQUITECTURA DO PRODUTO - MODULARIZAÇÃO E SISTEMAS DE PLATAFORMAS NA INDUSTRIA FERROVIÁRIA... 20.19.

1 ARQUITECTURA DO PRODUTO - MODULARIZAÇÃO E SISTEMAS DE PLATAFORMAS NA INDUSTRIA FERROVIÁRIA... 20.19. 1 ARQUITECTURA DO PRODUTO - MODULARIZAÇÃO E SISTEMAS DE PLATAFORMAS NA INDUSTRIA FERROVIÁRIA... 20.19. ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO 1 ARQUITECTURA DO PRODUTO - MODULARIZAÇÃO E SISTEMAS DE PLATAFORMAS NA INDUSTRIA

Leia mais

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000)

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Ao longo do tempo as organizações sempre buscaram, ainda que empiricamente, caminhos para sua sobrevivência, manutenção e crescimento no mercado competitivo.

Leia mais

A Sociologia de Weber

A Sociologia de Weber Material de apoio para Monitoria 1. (UFU 2011) A questão do método nas ciências humanas (também denominadas ciências históricas, ciências sociais, ciências do espírito, ciências da cultura) foi objeto

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE DE MAIO DE 2011. (Do Sr. PENNA)

PROJETO DE LEI Nº, DE DE MAIO DE 2011. (Do Sr. PENNA) PROJETO DE LEI Nº, DE DE MAIO DE 2011. (Do Sr. PENNA) Dispõe sobre a regulamentação do exercício profissional de Designer, e dá providências. O Congresso Nacional decreta: Capítulo I Caracterização e atribuições

Leia mais

VIRGÍLIO, P.; LONTRINGER, S.. Guerra Pura: a Militarização do Cotidiano. São Paulo: Brasiliense, 1984, p. 39.

VIRGÍLIO, P.; LONTRINGER, S.. Guerra Pura: a Militarização do Cotidiano. São Paulo: Brasiliense, 1984, p. 39. Velocidade é violência. O exemplo mais óbvio é o punho cerrado. Nunca o pesei mas pesa cerca de 400 gramas. Posso transformar esse punho na carícia mais delicada. Mas, se o arremessar em alta velocidade,

Leia mais

2624 :: Artistas visuais,desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

2624 :: Artistas visuais,desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais 2624 :: Artistas visuais,desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais 2624-05 - Artista (artes visuais) Aquarelista, Artesão (artista visual), Artista plástico, Caricaturista,

Leia mais

Planejamento de Marketing

Planejamento de Marketing PARTE II - Marketing Estratégico - Nessa fase é estudado o mercado, o ambiente em que o plano de marketing irá atuar. - É preciso descrever a segmentação de mercado, selecionar o mercado alvo adequado

Leia mais

Teoria Geral da Administração (TGA)

Teoria Geral da Administração (TGA) Uma empresa é uma organização social que utiliza recursos a fim de atingir tais objetivos. O lucro, na visão moderna das empresas privadas, é conseqüência do processo produtivo e o retorno esperado pelos

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Comunicação e Letras Curso de Propaganda, Publicidade e Criação PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Comunicação e Letras Curso de Propaganda, Publicidade e Criação PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO CÓDIGO 042 CÓD. CURSO CÓD. DISC. 04035356 CRÉDITOS UNIDADE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO DISCIPLINA DESIGN GRÁFICO EM PUBLICIDADE ETAPA 3 Período

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN Matriz Curricular do Curso de Design Fase Cód. Disciplina Créditos Carga Horária 01

Leia mais

INTRODUÇÃO objectivo

INTRODUÇÃO objectivo INTRODUÇÃO O tema central deste trabalho é o sistema de produção just-in-time ou JIT. Ao falarmos de just-in-time surge de imediato a ideia de produção sem stocks, inventários ao nível de zero, produção

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E S C O L A D E A R T E S, C I Ê N C I A S E H U M A N I D A D E

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E S C O L A D E A R T E S, C I Ê N C I A S E H U M A N I D A D E UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E S C O L A D E A R T E S, C I Ê N C I A S E H U M A N I D A D E Trabalho proposto pela disciplina de Orientado por Professor Dr. Fernando Coelho Mário Januário Filho 5365372

Leia mais

Análise da operação do instrumento de subvenção econômica à inovação no Brasil Ana Czeresnia Costa Marina Szapiro José Eduardo Cassiolato

Análise da operação do instrumento de subvenção econômica à inovação no Brasil Ana Czeresnia Costa Marina Szapiro José Eduardo Cassiolato Conferência Internacional LALICS 2013 Sistemas Nacionais de Inovação e Políticas de CTI para um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável 11 e 12 de Novembro, 2013 - Rio de Janeiro, Brasil Análise da operação

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

www.libbra.net Porque Libbra? Porque Libbra? Empresas de todos os portes e segmentos sabem da importância da gestão de marketing, mas, muitas vezes ou não investem em uma estrutura ou estão com sua estrutura

Leia mais

Planejamento de sistemas de informação.

Planejamento de sistemas de informação. Planejamento de sistemas de informação. O planejamento de sistemas de informação e da tecnologia da informação é o processo de identificação das aplicações baseadas em computadores para apoiar a organização

Leia mais

Gerência da Qualidade

Gerência da Qualidade Gerência da Qualidade Curso de Engenharia de Produção e Transportes PPGEP / UFRGS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Temas Abordados Qualidade Ferramentas da Qualidade 5 Sensos PDCA/MASP Os Recursos Humanos e o TQM

Leia mais

Arquitetura: do repertório à prática

Arquitetura: do repertório à prática Arquitetura: do repertório à prática Arquiteto: - tecton, em grego, designava um artífice ligado à construção de objetos por junção de peças; - arqui, prefixo que indica superioridade. Arquitetura: Aurélio:

Leia mais

CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO 30 FORTALECIMENTO DO PAPEL DO COMÉRCIO E DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO

CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO 30 FORTALECIMENTO DO PAPEL DO COMÉRCIO E DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO 30 FORTALECIMENTO DO PAPEL DO COMÉRCIO E DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO 30.1. O comércio e a indústria, inclusive as empresas transnacionais,

Leia mais

COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR

COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR O que é Franquia? Objetivo Esclarecer dúvidas, opiniões e conceitos existentes no mercado sobre o sistema de franquias. Público-Alvo Empresários de pequeno, médio e grande

Leia mais

SIG Capítulo 3 - Parte 1

SIG Capítulo 3 - Parte 1 SIG Capítulo 3 - Parte 1 Estudo de caso: Textron Fabrica de tudo: de aviões corporativos e sistemas de transmissão automotivos até aparadores de grama. Outra área industrial e uma financeira Vai de bem

Leia mais

Design Thinking aplicado à inovação_. Christian Zambra Junho/2015

Design Thinking aplicado à inovação_. Christian Zambra Junho/2015 Design Thinking aplicado à inovação_ Christian Zambra Junho/2015 Índice Introdução Um pouco de história para embasar a teoria. Quem somos nós? O que é design? Alguém? Algo, na antiguidade. Algo, na Revolução

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

Engine3D Seu Catálogo On-Line de Peças

Engine3D Seu Catálogo On-Line de Peças Engine3D Seu Catálogo On-Line de Peças Apresentação Institucional 2013 Todos os direitos reservados OCA Projetos Ltda. 1 SUMÁRIO 1- INSTITUCIONAL 2- O QUE É ENGINE 3D 3- VANTAGENS PARA FABRICANTES 4- POR

Leia mais

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

História da Psicologia Industrial/Organizacional

História da Psicologia Industrial/Organizacional História da Psicologia Industrial/Organizacional Objetivo Conhecerr a trajetória histórica da Psicologia Industrial / Organizacional (I/O). Primeiros Anos da Psicologia I/O (1900-1916 A Psicologia Industrial

Leia mais

A CRISE DO MOVIMENTO MODERNO

A CRISE DO MOVIMENTO MODERNO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO Curso: Arquitetura e Urbanismo HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO III Prof. a Raquel Portes A CRISE

Leia mais

construímos a inovação POR

construímos a inovação POR construímos a inovação POR construímos a inovação 2 3 Compact Habit, uma iniciativa da empresa de Manresa, Constructora d Aro S.A., foi criada em 2004 para atender à necessidade de inovação na construção.

Leia mais

sz propaganda propaganda sz consulting sz webdesign sz branding sz design um novo começo. um novo começo. além da marca e muito mais

sz propaganda propaganda sz consulting sz webdesign sz branding sz design um novo começo. um novo começo. além da marca e muito mais sz propaganda um novo começo. propaganda sz um novo começo. sz consulting maximizando resultados sz branding além da marca sz design e muito mais sz webdesign sem portas fechadas Planejamento estratégico,

Leia mais

GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE. Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS

GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE. Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS Agenda da Conferência O que são redes? O que são redes interorganizacionais? Breve histórico das redes interorganizacionais Tipos

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET Introdução à Computação A disciplina apresenta a área da Computação como um todo, desde a história e a evolução dos computadores

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 30/2005

RESOLUÇÃO CONSEPE 30/2005 RESOLUÇÃO CONSEPE 30/2005 APROVA O CURRÍCULO E O PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM INFORMÁTICA, DO CÂMPUS DE ITATIBA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho de Ensino,

Leia mais

-Problemas de pesquisa: comprovação de uma hipótese. Ex: Hipótese do CFC

-Problemas de pesquisa: comprovação de uma hipótese. Ex: Hipótese do CFC SOLUCIONANDO PROBLEMAS NA ENGENHARIA Descrição sobre o livro: Apresenta conceitos fundamentais de engenharia a estudantes do primeiro ano de cursos de graduação em engenharia. Seu objetivo principal é

Leia mais

DESENHO TÉCNICO. Aula 1

DESENHO TÉCNICO. Aula 1 DESENHO TÉCNICO Aula 1 DESENHO Representação gráfica bidimensional da realidade, de uma idéia, pensamento ou emoção. Descreva este objeto: Cubo (Dado) Caneca Funil Tambor DESENHO A linguagem verbal não

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 19-CEPE/UNICENTRO, DE 6 DE MARÇO DE 2009. Aprova o Curso de Especialização em Mercados Emergentes em Comunicação, modalidade modular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz, da UNICENTRO. O

Leia mais

Arquitetura de Informação

Arquitetura de Informação Arquitetura de Informação Ferramentas para Web Design Prof. Ricardo Ferramentas para Web Design 1 Arquitetura de Informação? Ferramentas para Web Design 2 Arquitetura de Informação (AI): É a arte de expressar

Leia mais

Universidade Patrice Lumumba Amizade dos Povos- RUDN

Universidade Patrice Lumumba Amizade dos Povos- RUDN Universidade Patrice Lumumba Amizade dos Povos- RUDN Fundada em 1960, a Universidade da Amizade dos Povos, localizada na capital Moscou, tem como principal objetivo proporcionar a estudantes estrangeiros

Leia mais

(03) Desenho ou (03) Desenho e (10) Geometria Descritiva ou (03) Desenho e (12) História da Cultura e das Artes

(03) Desenho ou (03) Desenho e (10) Geometria Descritiva ou (03) Desenho e (12) História da Cultura e das Artes LICENCIATURA EM DESIGN DE COMUNICAÇÃO Directora: Mestre Maria Caeiro M. Guerreiro E-mail: mcguerreiro@ualg.pt Telf: 289800100 Ext:. 6219 Gab: 45 O curso de Comunicação da Escola Superior de Educação da

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

SETE SEMANAS PARA O SUCESSO DE UM ESCRITÓRIO - ETAPAS BÁSICAS PARA IMPLANTAÇÃO DO MARKETING JURÍDICO

SETE SEMANAS PARA O SUCESSO DE UM ESCRITÓRIO - ETAPAS BÁSICAS PARA IMPLANTAÇÃO DO MARKETING JURÍDICO SETE SEMANAS PARA O SUCESSO DE UM ESCRITÓRIO - ETAPAS BÁSICAS PARA IMPLANTAÇÃO DO MARKETING JURÍDICO Ari Lima É possível implantar um plano prático e funcional de marketing jurídico com ótimas chances

Leia mais