Conhecendo arquivos Plts

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conhecendo arquivos Plts"

Transcrição

1

2 Conhecendo arquivos Plts Arquivos plts são chamados Arquivos de impressão, gerados a partir do Software AutoCAD, tem como finalidade confiabilidade e segurança, além de mais agilidade e PREÇO mais barato.vale frisar que quando gero um arquivo de impressão, estamos transformando um arquivo aberto em arquivo fechado não possibilitando as alterações. Esse tipo de arquivo somente é reconhecido em equipamento que possuem placa HPGL2. Impossibilidade de manipulação do arquivo: Isso elimina a possibilidade de haver uma configuração errada de espessura de linhas, cores ou escala. Valor custo benefício: Um arquivo na extensão plt custa 20,8% a menos em relação ao mesmo arquivo na extensão dwg. Menor tempo de espera: Com os arquivos em extensão plt, o tempo de espera para a plotagem diminui cerca de 50 %, pois com o arquivo já está pronto para a impressão, basta apenas enviá-lo ao plotter.

3 Instalando Drive para a geração do plt. 01- Passo É necessário que geremos um drive compatível ao Plotter e que também tenha a linguagem HPGL2. Para instalação deste drive não é necessário CD de instalação, pois os componentes estão no próprio CAD. Abra o Software AutoCAD. Menu Tools (Ferramenta). Wizards. Add Plotter (Adicionar Plotter).

4 02- Passo Clique em avançar, na janela nova que aparecer. 03- Passo Na janela seguinte deverá ser escolhido um caminho para que a configuração seja feita automaticamente My Computer (Meu computador) 04- Passo A janela seguinte mostra os fabricantes e modelos de plotters

5 Selecione na caixa de Fabricante Hewlltt Packard Na Caixa de Modelos Selecione o Plotters Desingjet 750c Plus C4789b Clique em avançar

6 05- Passo A janela seguinte mostra como importar arquivos previamente já salvos no seu computador (PCP ou PC2, não é importante para criação de nosso drive). 06- Passo Nesta janela deverá ser escolhida uma porta de saída de impressão, para a instalação ser concluída. Para impressão direto na Plotter ou impressão para um arquivo(plts), normalmente estará usando a saída LPT1. Selecione Plot a Port (Plotar para a porta) Selecione a porta LPT1 Clique em avançar

7 07- Passo Nesta janela mostra que a plotter foi instalada com sucesso, mas agora é necessário configurar o papel dela. Edit Plotter Configuration (Editar Configuração da Plotter) 08- Passo Nesta janela será feita a configuração do papel. Custom Paper Sizes Add

8 09- Passo Nesta janela mostra a configuração do papel. Star from scratch (Começar de um rascunho) Clique em avançar

9 10- Passo Nesta janela mostra a configuração do papel, como Width (Largura), Height (Comprimento) e Units (Unidades).Para facilitar a interpretação e visualização dos formatos, serão criadas algumas medidas padrões. Width 900 X Height 3000, Units Milinimetres (Folha Padrão PloCAD) Width 841 X Height 1189, Units Milinimetres (Formato A0) Width 841 X Height 594, Units Milinimetres (Formato A1 Paisagem) Width 594 X Height 841, Units Milinimetres (Formato A1 Retrato) Width 594 X Height 420, Units Milinimetres (Formato A2 Paisagem) Width 420 X Height 594, Units Milinimetres (Formato A2 Retrato) Width 420 X Height 297, Units Milinimetres (Formato A3 Paisagem) Width 297 X Height 420, Units Milinimetres (Formato A3 Retrato) Width 297 X Height 210, Units Milinimetres (Formato A4 Paisagem) Width 210 X Height 297, Units Milinimetres (Formato A4 Retrato)

10 11- Passo Nesta janela mostra tamanho de margens, superior, inferior, direita e esquerda, todos os valores deveram estar como zero.não podemos colocar margens no AutoCAD, pois a plotters já tem sua própria margens, caso seja colocada, aumentara o espaço em margens diminuindo o espaço livre de impressão. 12- Passo Nesta janela seguinte que seja dado um nome a esse papel, conforme explica no passo 10.

11 13- Passo Nesta janela mostra alguma configuração sobre o rolo que esta utilizando. Basta clicar em OK. 14- Passo Após ter configura o papel, voltara para esta janela. Basta clicar em concluir.

12 Gerando arquivos Plts A Geração do arquivo plt é bastante simples e fácil, basta ter atenção. Explicação Passo a passo Plot Apresenta as opções plot settings e plot device, opções para visualização. Plot Device Definição da impressora (Plotter), numero de copias, configuração de espessuras e cores. Plot Settings Define a área de impressão, escalas, formato do papel, centraliza e orienta o desenho dentro da folha. Opções da pasta PLOT DEVICE Layout Name - Indica o layout que esta trabalhando. Save Changes to layout: Salva a configuração de impressão Page Setup Name - Mostra a lista de qualquer configuração gravada, ou então a ultima configuração valida.

13 Select page setup to apply/previow plot Configuração atual ou ultima configuração. Add Adiconar uma nova configuração Plotter Configuration Mostra e permite selecionar o tipo de plotter ou impressora que você deseja usar. Name: Nome do drive do plotter/impressora que deseja usar. Properties: Visualiza e altera as propriedades do plotters/impressora. Hints: Mostra informações a respeito do plotter/impressora escolhida. Plot Style table Define uma tabela de estilos de cores e espessuras de linhas. Name: Permite selecionar um ctb, já criado. Edit: Permite que você visualize e faça alteração em ctb, já criada. New: Permite que você crie um novo ctb. Plot Stamp Define se o desenho vira acompanhado na impressão como informação de datas, hora, diretório, em seu rodapé. On: Aciona esta opção Settings: Configura quais informações a serem inseridas no desenho What to plot Define o que plotar. Current tab: Define se irá plotar somente o layout ou model ativo, quando chamou o comando plot. Select tabs: Plotar todos os layout, selecionados All layout tabs :Plotar todos os layouts. Number of copies: Numero de copias desejadas. Plot to file Direciona a impressão, para impressão diretamente na impressora ou então impressão para um arquivo. Plot to file: Permite que imprima diretamente para um arquivo PLT File name and path: Local onde estará salvando o arquivo plt, e o nome dele.

14 Opções da pasta PLOT SETTINGS Paper size and paper units - Mostra os padrões de papeis disponíveis em função do plotter ou impressora que você escolheu. Plot device: Indica o Drive da Plotters ou impressora que está usando. Paper size: Lista todos os papeis criados para este drive. Printable: Mostra o tamanho do papel que foi selecionado. Inches ou mm: Indica se as medidas estão em polegadas ou milímetros. Drawing orientation Indica como será impresso o desenho, rotacionado no modo retrato ou no modo paisagem, ou rotacionado em 180º. Portrait: Indica que o desenho será rotacionado em 90º dentro da folha. Landscape: Indica que o desenho será rotacionado em 90º dentro da folha. Plot upside-down: Indica que o desenho será rotacionado 180º dentro da folha. Plot área Especifica a área do desenho que será plotada. Limits: Plota os limites determinados pelo layout. Extend: Plota os limites do desenho, ou tudo o que tiver dentro do arquivo. Display: Plota a visualização atual de como está no monitor. View: Plota um vista nomeada do desenho, preciso que indique o nome. Window: Especifica uma área a ser plotada. Plot Scale Controla a escala com que os objetos serão impressos. Scale: Define uma escala já pré-definida Custom: Permite entrar com uma escala.

15 Scaled to fit: Encaixa o desenho nos limites da folha selecionada Plot offsset Proporciona movimentar o desenho dentro da folha escolhida. Afastamento das borda do papel para iniciar a plotagem. A distancia é medida a partir do canto inferior esquerdo. Center the plot: Calcula automaticamente o valor de X e Y, para centralizar o desenho na folha. Plot Options Especifica uma serie de opções para plotagem. Plot object lineweight: Plota as espessuras de linhas do desenho. Plot With plot styles: Plota com os estilos de plotagem adotados pelo desenho. Plot parperspace last: Plota as linhas dos desenhos do model space, antes das imagens ou hachuras do paper space. Hide paperspace objects: Apaga linhas invisíveis em objetos que estejam em layout. Shaded viewport options Configura a forma e a qualidade de apresentação do desenho Shade plot: Indica a forma de apresentação do desenho. o As Displayed: Imprime e apresenta o desenho de acordo com a visualização do model space. o Wireframe: Imprime e apresenta o desenho com todas as linhas aparentes, em forma de arame. o Hidden: Imprime e apresenta o desenho com as linhas de construção ocultas, conforme comando hide. o Rendered: Imprime e apresenta o desenho com redenrização.quando o mesmo não tiver render, ele apresentará com sombreamento, conforme comando shade. Quality: Controla a qualidade de apresentação de um desenho, principalmente se ele for renderizado. o Draft: Apresenta os objetos com baixa resolução. É indicado para impressão de desenhos que estiverem em wireframe. o Preview: Apresenta os objetos com uma resolução sem qualidade. o Normal: Apresenta os objetos com uma resolução razoável. É indicado para impressão de desenho que estiverem em hide. o Presentation: Apresenta os objetos com uma resolução de boa qualidade. É indicado para impressão de desenhos com redenrização o Maximum: Apresenta os objetos com uma resolução de boa qualidade. É indicado para impressão de desenhos com redenrização. o Custom: Permite a configuração em DPI s, para uma impressão que necessite muita qualidade. É indicado para impressão de projetos renderizado com texturas que indiquem, transparência e reflexo.

16 DPI: O valor deverá estar entre 100 e 360 dpi. Full Preview: Mostra uma prévia detalhada na tela de como ficará a impressão, vendo espessura e cor. Partial Preview: Mostra uma prévia do desenho dentro da folha selecionada. Gerando arquivos Plts 1 -Passo Utilize qualquer uma das opções abaixo; logo após aparecerá a janela de impressão. Digitar o comando PLOT, na linha de comando do AutoCAD; Clicar no ícone da impressora na barra de menus; No Menu File, Plot.

17 2 -Passo Selecione o drive da plotters instalado. PloCAD Centro Profissional de Impressão.pc3 3 -Passo Selecione o ctb escolhido (Arquivo de Penas) Caso o cliente não tenha um ctb fixo, utilize o ACAD, para manipulação de penas (Cores e Espessuras).

18 4 -Passo Edite o ctb de acordo com a informação passada por seu cliente.os únicos campos dos quais utilizarão é o campo color e lineweight. No campo color, altera as cores do desenho, indica se ele vai ser todo colorido ou todo preto, ou então algumas cores coloridas e outras pretas em um só arquivo. Vale lembrar que no AutoCAD, não identificamos cores por tonalidades mas por números.atualmente trabalhamos com 255 cores diferentes.conforme anexo 01 No Campo lineweight, altera as espessuras das linhas dos desenhos, lembrando também para que o AutoCAD reconheça é necessário ter sido desenhado corretamente pena por pena.você consegue ter deferentes espessuras que variam de 0,0mm até 2,11cm..

19 6 -Passo Selecionando o tamanho da folha do papel da plotters. Selecione o formato PloCAD Padrão, trata-se de um formato de 900X3000, que tem a finalidade de englobar todos os formato, pois sabemos que o maior formato A0 tem 841x1189, sendo assim podemos gerar todos os formato nele. Tendo em vista que a plotters somente imprime o espaço com tinta.

20 Obs: Caso você utilize um Software AutoCAD na versão educacional, você não poderá utilizar uma folha maior que o tamanho da sua prancha, pois nesta versão, o AutoCAD gera uma marca da Autodesk em cada limite da folha, não possibilitando que a plotter reconheça a área de impressão. 7 Passo. Após ter selecionado o formato, selecione o que precisa imprimir. Para isto é necessária a utilização do comando window, no qual estaremos selecionando a extremidades do desenho. 8 Passo. Entre com a escala do desenho ou então a escala encontrada no desenho. Selecione a opção Custon e aplique a escala achada, nos campos mm e units. 9 -Passo Dê um Partial Preview. O campo Warnings indica se o seu desenho está cabendo dentro da folha gerada, se o resultado não for igual a zero, é sinal de que seu desenho sairá cortado. Verificar a posição do quadro azul na folha em branca, pois quando os dois lados de impressão forem menos que 900 mm, este mesmo deverá sempre sair na posição Paisagem.Isto porque você tem uma limitação de boca de 900 de seu equipamento de 900 mm.

21 10 -Passo Dê um Full Preview. No full preview você deve procurar notar se o desenho está cortado, se esta saindo nas cores e espessuras correta, fonte explodidas entre outras...

22 11 -Passo Acaso o desenho não esteja na posição correta utilize o comando Portrait ou Landscape. Utilize o comando, e novamente de parcial preview para ver se este tudo certo. 12 -Passo Depois de ter seguido os processos corretamente. Indicar o caminho onde o plt, será gerado.

Como gerar arquivos.plt

Como gerar arquivos.plt Como gerar arquivos.plt O formato PLT destina se a uso em plotters. É como se você tivesse um plotter conectado diretamente ao seu computador. No momento que manda imprimir, o AutoCAD (ou qualquer outro

Leia mais

Este software resolve todos esses problemas.adobe reader é um software free, para ler os arquivos pdf..

Este software resolve todos esses problemas.adobe reader é um software free, para ler os arquivos pdf.. Conhecendo arquivos PDF O PDF surgiu graças aos esforços de um dos fundadores da empresa Adobe Systems, John Warnock. A idéia inicial era criar uma tecnologia que permitisse a visualização de arquivos

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 2 Sumário Como começar usar?... 03 Iniciando o uso do OneDrive.... 04 Carregar ou Enviar os

Leia mais

a) Crie 3 novos layers: margem (neste exemplo foi utilizada cor 30), vp e cotas.

a) Crie 3 novos layers: margem (neste exemplo foi utilizada cor 30), vp e cotas. Capítulo 6- Impressão, inserção de cotas e atributos Quando você cria um desenho no ProgeCAD, deve lembrar que este desenho, na grande maioria dos casos, será impresso. Numa primeira abordagem foi indicado

Leia mais

Produtividade com Escalas Anotativas

Produtividade com Escalas Anotativas Produtividade com Escalas Anotativas Claudia Campos Lima AC208-3V: Apresentação do uso de escalas anotativas abrangendo a configuração, aplicação alteração das escalas e a montagem de folhas no Paper Space

Leia mais

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Para Gerar documento em PDF com várias Imagens, temos que seguir dois passos: 1. Inserir Imagens no Word 2. Gerar PDF a partir de documento do Word 1- Inserir

Leia mais

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word Tutorial Gerar arquivo PDF. Com o objetivo de simplificar e diminuir o tamanho de arquivos anexos nos projetos, elaboramos um pequeno tutorial mostrando como gerar um único arquivo no formato pdf contendo

Leia mais

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Aula 04 Word Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Agenda da Aula Editor de Texto - Word Microsoft Office Conjunto de aplicativos para escritório que contém programas

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Introdução ao Processamento de Imagens com o IRIS Por Rodolfo Barros

Introdução ao Processamento de Imagens com o IRIS Por Rodolfo Barros Introdução ao Processamento de Imagens com o IRIS Por Rodolfo Barros O IRIS é um software poderoso para o processamento de imagens astronômicas. Ele possui métodos avançados para realizar uma grande quantidade

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

Manual de Conversão para PDF Envio de Arquivos ao Diário Oficial

Manual de Conversão para PDF Envio de Arquivos ao Diário Oficial Manual de Conversão para PDF Manual de Conversão para PDF 3 Conversão para PDF Microsoft Office 2003 Instalação da impressora PDF O pacote de aplicativo Office 2003 não possui nativamente o recurso de

Leia mais

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Para criar um grupo doméstico e compartilhar arquivos é necessário que tenhamos pelo menos dois computadores ligados entre si (em

Leia mais

Notas Técnicas DataCAD

Notas Técnicas DataCAD MULTI-LAYOUT (DC Pleno V.11) PLOTAGEM EM MÚLTIPLAS ESCALAS, NA MESMA PRANCHA (Válido para as Versões Plenas do DataCAD a partir da V. 11) Atualizado em: 04/12/2004 Com a habilidade Multi-Layout, situada

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06 IMPRIMINDO PLANILHAS E GRÁFICOS Até este ponto, você viu como introduzir dados e criar formulas, formatar texto e criar gráficos. Agora você vai apresentar os dados ou

Leia mais

Criando uma mala direta com o Word 2007 em 6 Passos

Criando uma mala direta com o Word 2007 em 6 Passos Criando uma mala direta com o Word 2007 em 6 Passos por Rafael Arcanjo Uma das tarefas mais trabalhosas e, porque não, chatas de se fazer é criar etiquetas manualmente quando você precisa enviar cartas

Leia mais

O ArcMap permite a você criar, visualizar, consultar, editar, compor e publicar mapas.

O ArcMap permite a você criar, visualizar, consultar, editar, compor e publicar mapas. ArcMAP (parte 1) O ArcMap permite a você criar, visualizar, consultar, editar, compor e publicar mapas. Para rodar o ArcMap selecionar: Iniciar > Todos os programas > ArcGIS > ArcMap Sobre a janela selecionar

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Desenho Auxiliado por Computador

Desenho Auxiliado por Computador Desenho Auxiliado por Computador Prof. Ivo Brites 14/11/2012 Aula16 Universidade de Cuiabá Engenharia Ambiental 2º Semestre Para impressão de desenho em impressora de uso doméstico, utilizando o Paper

Leia mais

Como Usar o DriverMax

Como Usar o DriverMax Como Usar o DriverMax Este programa é uma mão na roda para proteger os drivers dos componentes de um computador. Veja porquê. O DriverMax é uma ferramenta que faz cópias de segurança de todos os drivers

Leia mais

Tela Principal. 2) Criação do CD para ser entregue ao cliente.

Tela Principal. 2) Criação do CD para ser entregue ao cliente. Tela Principal 1 1 Tela Principal 1) Coloque o e-mail que deseja receber o pedido enviado pelo cliente. Recomendamos emails da gmail ou hotmail, pois alguns provedores como yahoo ou terra, bloqueiam o

Leia mais

Como instalar uma impressora?

Como instalar uma impressora? Como instalar uma impressora? Antes de utilizar uma impressora para imprimir seus documentos, arquivos, fotos, etc. é necessário instalá-la e configurá-la no computador. Na instalação o computador se prepara

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

INSTALAÇÃO DO DRIVER DA PLOTTER DE RECORTE GCC LYNX / ULTRA / BOBCAT / SABLE / BENGAL NO WINDOWS XP

INSTALAÇÃO DO DRIVER DA PLOTTER DE RECORTE GCC LYNX / ULTRA / BOBCAT / SABLE / BENGAL NO WINDOWS XP INSTALAÇÃO DO DRIVER DA PLOTTER DE RECORTE GCC LYNX / ULTRA / BOBCAT / SABLE / BENGAL NO WINDOWS XP Insira o Cd de instalação GCC (CD Azul) e espere subir a tela da GCC Siga as os passos para a instalação:

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Driver Spooler para impressoras Não-Fiscais DR700M e DR700H no Windows 8

STK (Start Kit DARUMA) Driver Spooler para impressoras Não-Fiscais DR700M e DR700H no Windows 8 STK (Start Kit DARUMA) Driver Spooler para impressoras Não-Fiscais DR700M e DR700H no Windows 8 Driver Spooler é um driver que faz a impressão de um modo gráfico, onde poderá imprimir imagens como logotipo,

Leia mais

Modelagem 3D no AutoCAD Cortes e Fachadas

Modelagem 3D no AutoCAD Cortes e Fachadas Modelagem 3D no AutoCAD Cortes e Fachadas Informática II Autora: Cecília A. Santos Franco Maio 2005 Apostila elaborada por: Profa. Cecília Amélia Santos Franco 1 Modelagem 3D com sólidos para geração de

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Inserindo Dados no Banco de Dados Paradox.

Inserindo Dados no Banco de Dados Paradox. Inserindo Dados no Banco de Dados Paradox. - Construção do Banco de Dados: Para podermos inserir algo em um banco precisaremos de um Banco de Dados, para isto iremos montar um utilizando o Programa Database

Leia mais

ÍNDICE. Tela de Configuração...03. Dados de Etiqueta...04. Configuração da Impressora...05. Configuração do Papel...06. Itens para Inserção...

ÍNDICE. Tela de Configuração...03. Dados de Etiqueta...04. Configuração da Impressora...05. Configuração do Papel...06. Itens para Inserção... Layout de Etiquetas ÍNDICE Tela de Configuração...03 Dados de Etiqueta...04 Configuração da Impressora...05 Configuração do Papel...06 Itens para Inserção...07 Recursos...08 Configurações dos Itens Selecionados...09

Leia mais

Perguntas mais Frequentes sobre Escalas no AutoCAD e suas Respostas

Perguntas mais Frequentes sobre Escalas no AutoCAD e suas Respostas Perguntas mais Frequentes sobre Escalas no AutoCAD e suas Respostas Cleber Reis Professor de AutoCAD 2D e 3D AC5904-V Compreender as escalas no AutoCAD pode parecer uma tarefa difícil, mas não é. Qual

Leia mais

COMO CONFIGURAR SUA PLOTTER DE RECORTE GCC DENTRO DO COREL DRAW

COMO CONFIGURAR SUA PLOTTER DE RECORTE GCC DENTRO DO COREL DRAW COMO CONFIGURAR SUA PLOTTER DE RECORTE GCC DENTRO DO COREL DRAW OBS: Estes procedimentos são válidos para todas as versões de Corel Draw. A - Para utilizar seu CorelDraw para recorte você tem que saber

Leia mais

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre RETAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1d. 2006 RETAS CAD

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre RETAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1d. 2006 RETAS CAD 1 1. INTRODUÇÃO. RETAS CAD Iniciaremos o estudo das retas construindo no CAD alguns exercícios já construídos na aula teórica utilizando a régua e o compasso. Entretanto, o nosso compasso aqui será o comando

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Instruções para Uso do Software VISIO Fevereiro/2006 Instruções para uso do Visio... 03 Instruções para Uso do Software VISIO 2 Instruções para uso do Visio O Visio 2003...

Leia mais

Guia Rápido do GCC SignPal Aprendice

Guia Rápido do GCC SignPal Aprendice Guia Rápido do GCC SignPal Aprendice Esta é a janela principal do GCC SignPal Aprendice O software se divide basicamente em 3 partes que descrevemos a seguir: 1. Barra de Ferramentas Veja abaixo breve

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Criação de Formatos para detalhamento. Ambiente de trabalho no SOLIDWORKS

Criação de Formatos para detalhamento. Ambiente de trabalho no SOLIDWORKS Criação de Formatos para detalhamento Esse tutorial tem o intuito de fazer com que as pessoas conheçam melhor o recurso de criação de formatos de folhas para detalhamento do SolidWorks. Uma das grandes

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Primeiro contato com a Impressora Fiscal, a ECF chegou e agora?

STK (Start Kit DARUMA) Primeiro contato com a Impressora Fiscal, a ECF chegou e agora? O que será abordado neste SKT: STK (Start Kit DARUMA) Primeiro contato com a Impressora Fiscal, a ECF chegou e agora? Verificando o papel. Verificando se o ECF está inicializado, caso não esteja como proceder.

Leia mais

Manual Instalação Pedido Eletrônico

Manual Instalação Pedido Eletrônico Manual Instalação Pedido Eletrônico 1 Cliente que não utiliza o Boomerang, mas possui um sistema compatível. 1.1 Instalação do Boomerang Inserir o CD no drive do computador, clicar no botão INICIAR e em

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes

Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Rotina responsável pelo rastreamento de possíveis arquivos não indexados, danificados ou inexistentes. Este processo poderá

Leia mais

O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB.

O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB. O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB. 1 1- Para realizar o procedimento de configuração o DP-300U deve ser conectado via cabo

Leia mais

Como Efetuar o Corte de Contorno pelo Corel Draw Corte de Contorno de Imagens vetorizadas pelo Corel Draw

Como Efetuar o Corte de Contorno pelo Corel Draw Corte de Contorno de Imagens vetorizadas pelo Corel Draw Como Efetuar o Corte de Contorno pelo Corel Draw Corte de Contorno de Imagens vetorizadas pelo Corel Draw É necessario utilizar as versões 11, 12 ou 13 para efetuar o corte de contorno Para começar, instale

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Como gerar arquivos para Sphinx Operador

Como gerar arquivos para Sphinx Operador Como gerar arquivos para Sphinx Operador Pré-requisitos: Lista das questões Formulário multimídia Visões O Sphinx Operador é um sistema específico para digitação de respostas e visualização de resultados

Leia mais

Manual de utilização da Ferramenta para disparo de E-mkt

Manual de utilização da Ferramenta para disparo de E-mkt Manual de utilização da Ferramenta para disparo de E-mkt 1 Índice Menu e-mail marketing...03 Conteúdo da mensagem...04 Listas de contatos...15 Ações de e-mail marketing...19 Perguntas frequentes...26 2

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 36 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA EDIÇÃO DE FOTOS E IMAGENS

GUIA PRÁTICO PARA EDIÇÃO DE FOTOS E IMAGENS GUIA PRÁTICO PARA EDIÇÃO DE FOTOS E IMAGENS CRÉDITOS: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro 1 REDIMENSIONANDO IMAGENS / FOTOS Para uma melhor formatação dos POSTS é necessário padronizar as imagens

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS Este tutorial tem como objetivo instruir passo à passo como criar templates de peças, utilizar os novos recursos de cadastro de propriedade de peças e criação de legenda. 1-

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011

Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Edição 2 Pedreiros da Informação Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7)

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7) SafeSign Standard 3.0.77 (Para MAC OS 10.7) 2/23 Sumário 1 Introdução... 3 2 Pré-Requisitos Para Instalação... 3 3 Ambientes Homologados... 4 4 Hardware Homologado... 4 5 Instruções de Instalação... 5

Leia mais

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Características do Software Urano Integra 2.2 Data: 12/05/2014

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

Manual Equipamento ST10 Flasher Rev. 1

Manual Equipamento ST10 Flasher Rev. 1 Maio de 2014 2 Sumário Introdução:... 3 Acessórios utilizados:... 4 Instalação:... 5 Abrindo e Conhecendo o Software:... 10 SET PORT... 11 RELOAD MONITOR... 13 BlankCheck... 14 ERASE FLASH... 14 DUMP...

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

Manual de Configuração de Exportação/Importação de arquivos (MultiSET/SISCEL)

Manual de Configuração de Exportação/Importação de arquivos (MultiSET/SISCEL) Manual de Configuração de Exportação/Importação de arquivos (MultiSET/SISCEL) ÍNDICE Configuração do MultiSET para exportação de arquivo para o SISCEL... 3 Transporte do arquivo do MACINTOSH para o PC...

Leia mais

Importação de Dados no Sphinx

Importação de Dados no Sphinx Importação de Dados no Sphinx A importação de dados refere-se à transferência de dados coletados em outro ambiente para dentro do software Sphinx. No software, encontre a opção Importar dados no estágio

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

Gerencie a sala de espera e garanta a satisfação dos pacientes

Gerencie a sala de espera e garanta a satisfação dos pacientes Centralx Clinic O ciclo de trabalho completo em um só sistema. Para ambientes de alta produtividade, do agendamento à consulta, do faturamento ao rateio entre prestadores de serviço, o Centralx Clinic

Leia mais

Sistema de Recursos Humanos

Sistema de Recursos Humanos Sistema de Recursos Humanos Projeto 1 O objetivo desse sistema é gerenciar a admissão e a demissão de funcionários. Esse funcionário pode ou não ter dependentes. Esse funcionário está alocado em um departamento

Leia mais

PowerPoint. Prof. Claudio A. B. Tiellet. Parte II

PowerPoint. Prof. Claudio A. B. Tiellet. Parte II PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte II CAPÍTULO 4 Formas e Efeitos Mover Autoforma Clique sobre qualquer parte da linha de contorno, mantenha o mouse pressionado e arraste até o ponto que desejar.

Leia mais

Conhecendo o Proteus

Conhecendo o Proteus Conhecendo o Proteus Vitor Amadeu Souza vitor@cerne-tec.com.br Em uma série de 3 artigos, veremos como usar o Proteus. Introdução Iremos neste momento iniciar nosso estudo no Proteus usando para isso as

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

MICROSOFT WORD... PÁG. 2 MICROSOFT POWERPOINT... PÁG. 4 MICROSOFT PUBLISHER... PÁG. 6 ADOBE PHOTOSHOP... PÁG. 9 ADOBE ILLUSTRATOR... PÁG.

MICROSOFT WORD... PÁG. 2 MICROSOFT POWERPOINT... PÁG. 4 MICROSOFT PUBLISHER... PÁG. 6 ADOBE PHOTOSHOP... PÁG. 9 ADOBE ILLUSTRATOR... PÁG. ÍNDICE MICROSOFT WORD... PÁG. MICROSOFT POWERPOINT... PÁG. 4 MICROSOFT PUBLISHER... PÁG. 6 ADOBE PHOTOSHOP... PÁG. 9 ADOBE ILLUSTRATOR... PÁG. CORELDRAW... PÁG. 7 INDESIGN... PÁG. INKSCAPE... PÁG 6 GUIA

Leia mais

Instalação e Configuração RPM Remote Print Manager para Windows 2000

Instalação e Configuração RPM Remote Print Manager para Windows 2000 Instalação e Configuração RPM Remote Print Manager para Windows 2000 Antes de iniciar a instalação do RPM Remote Print Manager parar Windows 2000, você necessita ter privilégios de "administrador" devido

Leia mais

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS Relembrando... Gabinete Ligando o computador São três passos básicos O ambiente Windows O Windows é um tipo de software chamado sistema operacional

Leia mais

Redimensionamento de Imagens no Catálogo de Produtos

Redimensionamento de Imagens no Catálogo de Produtos REDIMENSIONAMENTO DE IMAGENS NO PORTAL DE OPERAÇÕES DO CARTÃO BNDES Redimensionamento de Imagens no Catálogo de Produtos Atualizado em 15/05/14 Pág.: 1/14 Introdução Este manual destina-se a orientar os

Leia mais

Introdução. Servidor de Tempo (SNTP) com opção de horário de verão automático; 1 Cadastro do novo modelo de equipamento Urano Topmax SS

Introdução. Servidor de Tempo (SNTP) com opção de horário de verão automático; 1 Cadastro do novo modelo de equipamento Urano Topmax SS Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Guia de Novas Funcionalidades Urano Integra 2.3 Data: 15/04/2015

Leia mais

Procedimentos para utilização do VLCD para Sable e Bengal

Procedimentos para utilização do VLCD para Sable e Bengal Procedimentos para utilização do VLCD para Sable e Bengal O VLCD é o aplicativo de configuração para as plotters Sable SB-60, e Bengal BN-60. Para a utilização do VLCD é necessário primeiro instalar o

Leia mais

Label - Instalando o driver da impressora Genérico Somente texto

Label - Instalando o driver da impressora Genérico Somente texto Label Este aplicativo permite fazer a impressão de etiquetas de produtos do Shop Control 8 utilizando a impressora térmica. Verifique se o tipo de etiqueta adquirida corresponde há um dos modelos etiquetas

Leia mais

O Servidor de impressão DP-301U atende a seguinte topologia: Com o DP-301U pode ser conectada uma impressora USB.

O Servidor de impressão DP-301U atende a seguinte topologia: Com o DP-301U pode ser conectada uma impressora USB. O Servidor de impressão DP-301U atende a seguinte topologia: Com o DP-301U pode ser conectada uma impressora USB. 1 1- Para realizar o procedimento de configuração o DP-301U deve ser conectado via cabo

Leia mais

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes 1. É possível excluir um processo que já foi enviado? Só será possível excluir o processo se o mesmo ainda não tiver sido recebido.

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais

Tutorial para Remover Vírus que Transforma. as Pastas do Pendrive em Atalhos

Tutorial para Remover Vírus que Transforma. as Pastas do Pendrive em Atalhos Tutorial para Remover Vírus que Transforma as Pastas do Pendrive em Atalhos Se um belo dia você colocou seu pendrive num computador da empresa onde você trabalha ou da escola onde você estuda e todas as

Leia mais

TCI S5-USB. Cabo de Programação STEP5 - USB. Manual de Instalação

TCI S5-USB. Cabo de Programação STEP5 - USB. Manual de Instalação TCI S5-USB Cabo de Programação STEP5 - USB Manual de Instalação O cabo de programação TCI S5-USB foi projetado para atender a necessidade de conectar a uma porta USB do computador a família de PLC s Siemens

Leia mais

Manual Rápido de Utilização

Manual Rápido de Utilização Brother MFC - 8912DW - Guia Rápido Manual Rápido de Utilização A- Usando o alimentador automático para cópia/digitalização de documentos 1- Desdobre o suporte de documentos do alimentador (1). Levante

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

ROTINAS PADRÕES DO SISTEMAS

ROTINAS PADRÕES DO SISTEMAS ROTINAS PADRÕES DO SISTEMAS Usando o Sistema pela primeira vez Ao executar o seu Sistema pela primeira vez a tela abaixo será apresentada para que você possa configurar os diretórios onde serão achados

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Driver Genérico Somente Texto para a impressora DR700 ETHERNET

STK (Start Kit DARUMA) Driver Genérico Somente Texto para a impressora DR700 ETHERNET STK (Start Kit DARUMA) Driver Genérico Somente Texto para a impressora DR700 ETHERNET Neste STK mostraremos como instalar e configurar o driver Genérico Somente Texto com a impressora DR700 Ethernet, no

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

Manual Simulador de Loja

Manual Simulador de Loja Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.

Leia mais

ATENÇÃO. Leitura Indispensável

ATENÇÃO. Leitura Indispensável ATENÇÃO Leitura Indispensável O Guia Rápido do Asure ID 2009 foi criado com base na versão Exchange, ou seja, a versão mais completa da linha Asure ID 2009, portanto, os usuários de outras versões ao utilizarem

Leia mais

Manual do Plone (novo portal do IFCE)

Manual do Plone (novo portal do IFCE) Manual do Plone (novo portal do IFCE) Dezembro/2015 Índice Como criar submenus... 3 Como criar banner rotativo... 4 Como remover um banner... 5 Como criar uma notícia... 6 Como inserir imagem na notícia...

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO Vamos aprender juntos o passo a passo para navegar e estudar com tranquilidade no ambiente aconchegante de seu doce

Leia mais

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Informática Básica Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Introdução O editor de textos Microsoft Word oferece um conjunto de recursos bastante completo, cobrindo todas as etapas de preparação, formatação e impressão

Leia mais