Sumário Introdução ao Photoshop CS Iniciando o Photoshop... 4 Conceitos Básicos... 6 Criando um novo Arquivo... 7 Editando um arquivo...

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sumário Introdução ao Photoshop CS6... 3 Iniciando o Photoshop... 4 Conceitos Básicos... 6 Criando um novo Arquivo... 7 Editando um arquivo..."

Transcrição

1 Photoshop CS6

2 Sumário Introdução ao Photoshop CS Iniciando o Photoshop... 4 Conceitos Básicos... 6 Criando um novo Arquivo... 7 Editando um arquivo... 9 Salvando um Arquivo Salvar Como Tipos de imagens Ferramentas Paletas Ferramenta Gradiente Ferramenta Pincel Canais de Cores Cor Seletiva Matiz/Saturação Níveis Brilho e Contraste Misturador de canais Foto Filtro Limiar Posterizar Variações Histogramas Ferramentas de Seleção: Letreiros Ferramenta de Seleção: Letreiro de Linha Única e Coluna Única Ferramentas de Seleção: Laço Ferramentas de Seleção: Varinha Mágica Ferramenta Corte Demarcado Intervalo de Cores Duplicar Objetos Camadas Filtro Dissolver... 56

3 Filtro Ponto de Fuga Filtros Artísticos Filtros de Desfoque Filtros Traçados de Pincel Filtros de Distorção Filtros de Ruído Ferramenta Carimbo Ferramenta Recuperação de Manchas Ferramenta Texto Texto de Parágrafo Textos Distorcidos Ações Estilos de Camada Publicando para Web Animação Trabalhando com Objetos 3D... 86

4 Introdução ao Photoshop CS6 O Photoshop, editor de fotografias mais usado e famoso, ganhou hoje uma prévia da sua mais nova versão o CS6. Nesta última atualização ele está mais completo do que nunca, com opções mais completas, inclusive para a edição de vídeos. Vários itens foram melhorados, como o Preenchimento e recuperação sensível a conteúdo, Efeitos de Pintura extraordinários a ferramenta Desempenho 3D avançado, fluxo de trabalho e materiais, Otimize rapidamente o desempenho com preferências 3D dedicadas. Obtenha visualizações e renderizações mais rápidas com o aprimorado mecanismo de raio rastreado Adobe. O Adobe Photoshop é referência mundial em se tratando de edição de imagens. Depois de muitos anos no mercado este software ainda se mantém à frente dos seus concorrentes. Isso graças aos recursos e resultados que esta ferramenta incrível proporciona a seus usuários. Na verdade, o Adobe Photoshop é um software de edição de fotografias profissional utilizado por muitos usuários em todo o mundo permitindo a realização da tarefa mais simples até a mais complexa, com relativa facilidade. Seus filtros e ferramentas auxiliam o usuário na criação de efeitos impressionantes e ricos em detalhes tornando-o eficaz em todas as ocasiões. Seja na edição de imagens web, na criação de artes e impressos ou até mesmo na edição de vídeos, o Adobe Photoshop está sempre presente de alguma maneira. Pode ser útil na construção de interfaces gráficas, ajudar você a preparar uma página para impressão ou ainda ser utilizado para retocar fotogramas de um vídeo a fim de eliminar elementos indesejados. O Adobe Photoshop oferece opções e ferramentas adequadas a sua função como os filtros não-destrutivos, que poderão ser aplicados a qualquer momento e em qualquer ordem. Você poderá removê-los e voltar a imagem original sempre que quiser. Ele ainda dispõe de ferramentas avançadas com as quais você poderá equilibrar o nível de cores, saturação, brilho ou contraste de uma imagem. Com o Adobe Photoshop, você pode facilmente adicionar tons de sépia em suas fotos criando efeito de foto envelhecida, transformar uma foto colorida em preto e branco, adicionar textos com efeitos de alta qualidade e, ainda, pode acrescentar novos plugins de filtros e efeitos. O Photoshop suporta praticamente qualquer formato de arquivo de imagem existente e trabalha com sistema de camadas onde você pode estabelecer a ordem com que cada objeto é exibido na imagem. Se você vai tratar imagens e fotografias de maneira profissional ou amadora, o Adobe Photoshop é a ferramenta indispensável.

5 Iniciando o Photoshop Inicie o Photoshop, para isto clique em Iniciar,Todos os Programas, abra a pasta Adobe Master Collection CS6, em seguida escolha a opção Adobe Photoshop CS6. Iniciando o Photoshop.

6 Programa iniciado. A janela do Photoshop CS6, como a maioria dos softwares, é composta pela Área de Trabalho, Barras de Ferramentas e outros componentes. Os seguintes componentes fazem parte da janela do Photoshop CS6:

7 Barra de Ferramentas: contém as principais ferramentas de criação, manipulação e edição de objetos gráficos do programa. Barra de Propriedades: esta barra exibe as opções referentes à ferramenta que estiver sendo utilizada no momento. Barra de Menus: onde estão localizados os menus que contêm as opções do programa para manipulação de objetos gráficos e demais recursos. Paletas: grande parte das opções de recursos para manipulação de partes distintas de objetos gráficos aparece na forma de pequenas caixas suspensas denominadas Paletas. Dentre elas, temos: Camadas, Ações, Historico, Amostras, etc. Conceitos Básicos PIXELS Todo arquivo gráfico, como JPG, GIF ou BMP, são formados por pontos. Estes pontos são chamados de pixels. Para cada ponto ou pixel é atribuída uma cor que forma e define as características da imagem. Definindo sua imagem com 350x350 pixels, significa que ela conterá pontos. DPI É a sigla para Dot per Inch, ou seja, Ponto por Polegada. Definindo a resolução para 100 dpi, seu arquivo possuirá 100 pontos (pixels) por polegada. No Photoshop, é possível definir essa resolução, também em centímetros. É importante lembrar que essa configuração é relativa à qualidade de impressão e ao modo que será visualizada na tela do computador. Um arquivo com 10x10 cm e 75 dpi é diferente de um de 10x10 cm com 300 dpi. Os arquivos são visualizados em tamanhos diferentes na tela, porém, na impressão, terão sempre 10x10 cm. RGB É a sigla para Red (Vermelho), Blue (Azul) e Green (Verde). Essa escala de cor, é relativa à luz emitida pelo monitor, ou seja, todas as cores que você vê na tela do computador são compostas apenas por essas três cores.

8 CMYK É a sigla para Cyan (Ciano), Magenta (Magenta), Yellow (Amarelo) e Black (Preto). É a escala de cores relativa à impressão, ou seja, todas as cores que você vê num material impresso são compostas apenas por essas quatro cores. Criando um novo Arquivo Para criarmos um arquivo, devemos ir com o mouse Arquivo até o menu, opção Novo. Aparecerá a caixa de diálogo Novo, onde você configura o novo arquivo que será criado.

9 Onde: Nome: é o nome do arquivo; Predefinição: é o tamanho (largura e altura) da imagem. Custom significa que será as medidas que você estabelecer; Largura: é a largura da imagem (com unidades de medida em pixels, inches, cm, mm, points, picas ou columns); Altura: é a altura da imagem (com unidades de medida em pixels, inches, cm, mm, points, picas ou columns); Resolução: é a resolução (quantidade de pixels por centímetro/polegada); Modo de Cores: são os tipos de padrão de cores para o arquivo (RGB, CMYK, Tons de Cinza, etc); Conteúdo de Plano de Fundo: é o fundo do arquivo, que pode ser branco, com uma cor estabelecida ou transparente; Botão Redefinir: ao segurar a tecla <Alt>, o botão Cancelar se transforma em Redefinir. Sua função é desfazer todas as modificações; Botão Salvar Predefinição: salva a configuração que você estabeleceu. A janela do novo arquivo abrir-se-á de acordo com o que foi estabelecido.

10 A partir da versão CS2, a Barra de Status está localizada em sua base. Editando um arquivo Ferramenta Pincel, na Barra de Ferramentas.

11 Vamos fazer uma modificação nesse arquivo: desenharemos algo, então, na área de trabalho do documento, clique e segure o botão esquerdo do mouse, arrastando-o em seguida. Observe a figura abaixo. Seu desenho pode não ser como o mostrado aqui, mas é dessa maneira que o pincel se comporta, de acordo com o tamanho e cor escolhida. Isso veremos mais adiante. Salvando um Arquivo Qualquer modificação feita em um arquivo, pode ser salva. Vamos agora, aprender algumas maneiras de salvar seus trabalhos.

12 Ainda com o seu arquivo aberto, vá até o menu Arquivo e escolha a opção Salvar. Será aberta a caixa de diálogo Salvar Como. Em Salvar em:, escolha a sua pasta. Nomeie seu arquivo como Figura1. Clique no botão drop-down do campo Formato. Repare que há vários formatos em que o Photoshop poderá salvar seu arquivo. Escolha a opção Photoshop (*.PSD;*.PDD). Esse é o tipo de arquivo padrão do programa. Mais adiante, você verá a importância de salvar arquivos em.psd.

13 Clique no botão Salvar. Salvar Como Agora, aprenderemos a salvar uma cópia do arquivo. O recurso que será utilizado é o Salvar Como. Vá até o menu Arquivo e escolha a opção, como mostra a figura:

14 A caixa de diálogo Salvar como abrirá novamente. Desta vez, você poderá salvar uma cópia desse arquivo, de preferência com um outro nome. Salve-o na Sua pasta, com o nome de Figura1_copia. Esse recurso é importante, caso você queira alterar uma imagem aberta, mas preservar a original. Lembra-se de que você fizer o comando Salvar, após a alterações de uma arquivo a caixa de dialogo não abrirá e o arquivo atual semente será salvo e o conteúdo do arquivo atualizado. Selecione a opção JPEG e clique em Salvar. Aparecerá a caixa de diálogo JPEG Options. Confirme clicando em OK.

15 Tipos de imagens Quando queremos obter uma imagem para uma certa finalidade nem sempre sabemos qual é o formato mais adequado. Veja alguns dos formatos mais usados: PSD (PhotoShop Documento): Formato nativo do Photoshop. É grande e possui propriedades de qualidade imbatíveis, aceitando todos os modos de cores. Não é o formato adequado para a Web, porém é útil para conservar propriedades comuns, como camadas editáveis, na hora de planejar o seu site. BMP (Bitmap): Formato gráfico padrão para imagens do tipo bitmap no Windows. O bitmap é representado na memória do computador, como uma grade de linhas e colunas de pontos. Em geral, os arquivos BMP representam o tamanho "natural" (não-compactado) da imagem. São maiores que os arquivos JPG e por isso não são utilizados na Web. JPG ou JPEG (Joint Photographic Experts Group): Arquivo de imagem produzido mediante processo de compactação, com perda de definição. É utilizado comumente na Web como formato padrão de fotografias, uma vez que possui maior qualidade de definição que o GIF com tamanho reduzido em relação ao TIFF ou BMP. Quanto menor o tamanho do arquivo, pior a definição da imagem. GIF (Graphic Interchange Format): Tipo compactado de imagem bitmap, que está entre os mais usados na Web. É comumente usado em pequenas animações e sua resolução máxima é de 256 cores. PNG (Portable Network Graphics): Similar ao GIF, é suportado pelos dois principais browsers, Internet Explorer e Netscape Navigator. Sua diferença básica em relação

16 ao GIF é que este se baseia numa tecnologia patenteada pela Unisys, que já ameaçou cobrar sobre o uso desse tipo de imagem. O GIF, ao contrário, utiliza uma tecnologia totalmente livre. TIF ou TIFF (Tagged Image File Format): Outro arquivo bitmap, muito usado em imagens produzidas por scanners pelo seu excelente padrão de qualidade. É muito pesado para a Web, mas é ideal para folders publicitários, por exemplo. Ferramentas Trabalhar com o Photoshop tornou-se cada vez mais proveitoso, com a atualização de suas ferramentas. Elas facilitam muito o trabalho, com diversas aplicações. A Barra de Ferramentas divide-se em 4 partes. Veja a figura abaixo: Ferramentas de Seleção São compostas por 6 ferramentas. Esse grupo é responsável por selecionar imagens ou partes delas, movê-las, cortá-las, etc. Algumas ferramentas possuem o botão drop-down, com mais opções.

17 Ferramenta Mover: Premite mover imagens, camadas ou seleções em um arquivo. Ferramenta Letreiro Regular: Faz seleção retangular, elíptica ou uma simples linha horizontal ou vertical. Ferramenta Laço: Permite uma seleção a mão livre, de acordo com os movimentos do mouse. Pode ser poligonal ou também com uma linha magnética, que se prende às extremidades de uma figura. Ferramenta Mover: Permite mover imagens, camadas ou seleções em um arquivo. Ferramenta Seleção Rápida: Cria seleções com ajuste automático por meio do reconhecimento da similaridade de cores e formas. Ferramenta Corte Desmarcado: Faz uma seleção que determina a dimensão futura da imagem, ou seja, cria uma seleção que será a nova dimensão estabelecida. Ferramenta Fatia: cria fatias na imagem, ou seja, áreas retangulares de uma imagem que podem ser utilizadas para criar links de páginas para Web. Ferramentas de Desenho

18 Compostas por 8 ferramentas. Esse grupo é responsável pelo desenho, aplicação de cor, apagar e editar imagens, etc. Todas possuem o botão drop-down, com mais opções. Ferramenta Pincel de Recuperação para Manchas: Possui três ferramentas que fazem o papel de "curar" uma imagem, ou seja, de recuperar trechos usando transferência de pontos da figura e alterações de cores. Ferramenta Carimbo: É uma espécie de carimbo que transfere partes de uma imagem. Também é possível aplicar texturas com ela. Ferramenta Borracha: É a borracha. Ela apaga trechos de uma imagem, plano fundo e também áreas delimitadas por cores e formas. Ferramenta Desfoque: Permite borrar, desfocar e aumentar a nitidez da imagem. Ferramenta Pincel: Permite o desenho a mão livre, com traços nítidos, tipo pincel e aerógrafo. Também é possível substituir cores numa figura.

19 Ferramenta Pincel de Histórico: Permite apagar somente os traços feitos pela ferramenta Pincel/Lápis. Também aplica efeitos artísticos variados de pincel. Ferramenta Degradê: Preenche áreas com cores. Também aplica degradê. Ferramenta Subexposição: Permite escurecer, clarear e alterar a saturação das cores de uma imagem. Ferramentas de Caminhos, Formas e Texto Essas ferramentas são responsáveis por texto, linhas e formas. Possuem 4 ferramentas e todas elas possuem opções no botão drop-down. Ferramenta Seleção Demarcador: Indica e movimenta seleção de segmentos, exibindo pontos extremos de objetos e linhas criados pela ferramenta Caneta. Ferramenta Caneta: É a ferramenta que Permite desenhar demarcadores a mão livre. Além disso, tem opções para adicionar ou excluir pontos em linhas e alternar entre segmentos retos e curvos.

20 Ferramenta Texto Horizontal: Possibilita o uso de texto horizontal, vertical e máscaras para esses tipos de texto. Ferramenta Retângulo: Permite o uso de linhas, retângulos, elípses e formas personalizadas. Ferramentas de Auxílio Compostas por 4 ferramentas, elas auxiliam no trabalho com as outras. Algumas possuem opções no botão drop-down. Zoom Tool: Permite aproximar ou afastar a visualização de uma imagem. Definir Cor do Primeiro Plano: define a cor do primeiro plano (usada pelas ferramentas de desenho) e de segundo plano (fundo). Editar no Modo Máscara Rápida: ativa os modos de máscara rápida, para aplicação de modificações, sem alterar o aspecto original do conteúdo da camada.

21 Alterar Modo de Tela: modos de visualização das janelas do programa. Essas são as ferramentas que o Photoshop CS6 possui. Além delas, existem outros recursos que dão suporte ao seu uso, como veremos nas lições seguintes. Paletas Paletas são as pequenas janelas com recursos ou opções que auxiliam o uso das ferramentas. Além disso, facilitam e melhoram o trabalho, com inúmeros efeitos. Elas são habilitadas pelo menu Janela, na Barra de Menus. As marcações indicam qual paleta, barra ou painel está habilitado. As principais e mais usadas são: Caractere: destinada às propriedades da ferramenta Texto, com opções para alterar fonte, cor, tamanho, etc.

22 Histórico: cada ação (comando) realizada em um documento, é gravada nessa paleta, indicando as 20 últimas que você aplicou. É importante para localizar um procedimento executado ou até mesmo repará-los. Camadas: é a paleta que contém as camadas do arquivo. Nela, pode-se criar e editar camadas, usando efeitos e ordená-las.

23 Navegador: exibe uma miniatura do conteúdo do documento. Serve para navegarmos pela extensão da área de trabalho e também alterarmos o zoom. Parágrafo: também destinada à ferramenta Texto, com diferentes tipos de parágrafo e alinhamento. Amostras: é a paleta de cores onde podemos escolhê-las e também adicionar novas cores.

24 Ferramenta Gradiente Selecione a ferramenta Ferramenta Degradê. Para aplicarmos o efeito de fundo. Clique sobre a ferramenta Definir Cor do Primeiro Plano e escolha um tom de azul; observe a imagem abaixo:

25 Para finalizar a caixa de diálogo Seletor de Cores (Cor do Primeiro Plano), pressione Ok. Altere também a cor do Definir Cor do Plano de Fundo, para um outro tom de azul qualquer. Cores alteradas. Para alterar o gradiente clique sobre a opção Editor de Gradiente e selecione Do Primeiro Plano Para o Plano de Fundo, para que assim possa ser aplicado o efeito.

26 Preenchimento aplicado no documento: Ferramenta Pincel Com a ferramenta pincel, podemos criar várias formas suaves ou sólidas, no exemplo usamos o pincel para criar nuvens e sol. Para isso selecione a Ferramenta Pincel. Clique sobre a opção Clique para abrir o Seletor Predefinições do Pincel, para assim podermos visualizar a lista dos Pinceis.

27 Selecionando o Pincel Grande Pastel a Óleo, assim como mostra a imagem abaixo. Utilizando apenas os pincéis, podemos obter o seguinte resultado: Apenas utilizando-se dos Pinceis, crie um desenho como mostra a figura.

28 Canais de Cores No uso de editores gráficos, é importante saber trabalhar com cores. O Photoshop CS6, assim como outros softwares gráficos, possui vários modos e ajustes de cores. Você já viu que existe uma grande gama de cores para aplicação em desenhos com a ajuda das várias ferramentas existentes. Veremos agora, como utilizar alguns recursos de manipulação de cores. Antes de prosseguirmos, abra a paleta Canais pelo menu Janela. Essa paleta mostra os canais de cores, ou seja, as cores e tons que existem em um determinado modo numa imagem. Veja agora, no menu Imagem, opção Mode, que existem vários padrões (modos) de cores. Repare que o atual (Cores RGB), está marcado.

29 A imagem foi convertida para Tons de Cinza. Esse recurso pode ser usado para "envelhecer" uma imagem. Veja agora, como se apresenta os canais na paleta Canais.

30 Veja alguns modos e como a imagem se comporta com cada um deles: Bitmap Usa as cores preta e branca para representar os pixels da imagem. É possível usar esse modo na criação de um arquivo. Essa opção bitmap só pode ser aplicada depois que seu arquivo for modificado para o modo Tons de Cinza. Tons de Cinza

31 Converte a imagem em tons de cinza usando até 256 tons diferentes. Usa 1 (monotone), 2 (duotone), 3 (tritone) ou 4 (quadtone) cores diferentes e seus respectivos tons na conversão. Para fazer esse tipo de mudança em sua imagem, primeiro precisa modificá-la para o modo Grayscale. Cores Indexadas Reduz a qualidade convertendo a imagem para um padrão 8-bit, com no máximo 256 cores. Cores RGB Modo que utiliza as chamadas "cores luz": Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). As cores são compostas pela variação do grau entre elas, de 0 a 255. Cores CMYK

32 Modo que utiliza as chamadas "cores de impressão": Cyan (azul ciano), Magenta (magenta), Yellow (amarelo) e BlacK (preto). As cores são compostas pela variação do grau entre elas, de 0 a 100. Cores Lab Padrão de cor que possui o componente brilho L (ligthness) variando de 0 a 100. Possui também o eixo a (entre verde e vermelho) e b (azul e amarelo) variando de a MultiCanal

33 Utiliza 256 níveis de cinza para cada canal (cor). Cor Seletiva Suponhamos que você necessite trabalhar com essa foto para uma peça publicitária. Dependendo do tema a ser desenvolvido, pode ser necessário fazer algumas mudanças. Repare que a árvore tem suas folhas avermelhadas. Isso pode representar a estação Outono. Mas, se você precisar dessa foto para representar o Verão? Você teria que converter esses tons avermelhados para verde. Com a imagem aberta no Photoshop, vá até o menu Imagem, opção Ajustes e escolha Cor Seletiva.

34 Aparecerá a caixa de diálogo Cor Seletiva. Esse recurso consiste na adição ou subtração dos tons pela seleção das cores no campo Cores, para arquivo nos padrões RGB e CMYK. Mesmo se o arquivo estiver no padrão RGB, os níveis ajustáveis são as cores que compõem o padrão CMYK (Ciano, Magentas, Amarelos e Pretos).

35 Cores: São os tons de relacionamento com a imagem a ser tratada. Por exemplo: escolhendo o Vermelho, somente essa cor será alterada. CMYK Níveis (Cores e Níveis): São as variações que se pode dar a uma cor escolhida. Varia de -100 a Por exemplo: para a cor vermelha e nível -100 de Yellow (amarelo), o vermelho se tornará lilás, pois, da mistura que compõe o vermelho, será subtraído o amarelo. Veja abaixo, a comparação entre o antes e o depois da alteração: Matiz/Saturação Alteração de cores, brilho e contraste são algumas das chaves para uma boa manipulação gráfica. Além do recurso Selecionar Cor, podemos alterar as cores da imagem através de outras ferramentas.

36 Vá até o menu Imagem opção Ajustes e selecione o comando Matiz/Saturação. Caixa de diálogo Matiz/Saturação: Edição Seleciona qual cor será alterada na figura. A opção Master engloba todas as cores da figura. Cor É a cor que será aplicada na figura.

37 Saturação É a quantidade de cor que será aplicada à figura. luminosidade É o Brilho. Varia do branco ao preto. Veja na figura abaixo, que de acordo com a alteração das propriedades, as cores são alteradas. No caso, a cor amarela foi escolhida para ser editada e foi alterada com valores de cor, saturação e luminosidade. Com o campo Visualizar habilitado, podemos ver as mudanças em tempo real. Níveis Vamos agora, conhecer outros recursos da opção Ajustes, do menu Imagem. Niveis Altera os tons claros, médios e escuros da imagem.

38 Auto Niveis Ajusta automaticamente os tons claros, médios e escuros. Auto Contraste Ajusta automaticamente o contraste da imagem. Auto Cor Ajusta automaticamente a distribuição dos níveis de cores numa imagem. Cores Balanço Faz um balanço geral na imagem, alterando o nível de acentuação de tons entre as cores Ciano, Magenta, Amarela, Vermelha, Verde e Azul.

39 Brilho e Contraste Brilho/Contraste Define o brilho e o contraste na imagem. Não é aconselhável o uso para grandes arquivos a serem impressos, pois prejudica a qualidade. Misturador de Canais Misturador de canais Altera a quantidade de cor entre aquelas que compõem um determinado modo, seja ele CMYK ou RGB. Mapa de Degradê Converte as cores da imagem, conforme as cores do gradiente.

40 Foto Filtro Simula o recurso usado pelos fotógrafos que utilizam, por exemplo, um filtro azul para fotografar o pôr-do-sol. Isso equaliza a acentuação de uma única cor. Com o Foto Filtro você pode escolher entre várias cores e seu grau de atuação. Inverter Inverte todas as cores da imagem baseadas no princípio das cores inversas e complementares. Por exemplo: o inverso da cor vermelha é a cor verde.

41 Limiar Converte pixels com valores de cinza acima do nível de cinza médio, em branco, e pixels com valores de cinza abaixo desse nível, em preto. O resultado é uma representação em preto e branco de alto contraste da imagem.

42 Posterizar Especifica o número de tons de cores da imagem. Quanto mais tons, maior a qualidade da imagem. Quanto menos, menor a qualidade. Variações Permite ajustar o balanço entre as cores e o contraste através da exibição de miniaturas, com alternativas.

43 Histogramas Visualização de Histogramas e valores de pixels Sobre histogramas Um histograma ilustra como os pixels em uma imagem são distribuídos criando um gráfico do número de pixels em cada nível de intensidade de cor. O histograma mostra detalhes nas sombras (mostrados na parte esquerda do histograma), tons médios (mostrados no meio) e realces (mostrados na parte direita). Um histograma pode ajudar a determinar se uma imagem possui detalhes suficientes para fazer uma boa correção. O histograma também fornece uma imagem rápida da faixa de tons de uma imagem, ou do tipo de registro da imagem. Uma imagem de registro baixo possui detalhes concentrados nas sombras. Uma imagem de registro alto possui detalhes concentrados nos realces. E, uma imagem de registro médio possui detalhes concentrados nos tons médios. Uma imagem com faixa de tons completo contém alguns pixels em todas as áreas. Identificar a faixa de tons ajuda a determinar as correções de tons apropriadas.

44 Leitura de um histograma A. Fotografia superexposta B. Fotografia exposta corretamente, com tonalidade completa. C. Fotografia subexposta O painel Histograma oferece várias opções para visualizar informações de cores e tons sobre uma imagem. Por padrão, o histograma exibe a faixa de tons da imagem inteira. Para exibir os dados do histograma de uma parte da imagem, selecione primeiro essa parte. Visão geral do painel Histograma Clique no Menu Janela Histograma ou clique na guia Histograma para abrir a paleta Histograma. Por padrão, o painel Histograma é aberto na Visualização Compacta sem controles ou estatísticas, mas é possível ajustar a visualização. Escolha uma visualização no menu do painel Histograma. Visualização Expandida: Exibe o histograma com estatísticas. Também exibe: controles para escolher o canal representado pelo histograma, visualizar opções na paleta Histograma, atualizar o histograma para exibir dados fora do cache e escolher uma camada específica em um documento de várias camadas. Visualização Compacta: Exibe um histograma sem controles ou estatísticas. O histograma representa a imagem inteira.

45 Visualização de Todos os Canais: Exibe histogramas individuais dos canais, além de todas as opções da Visualização de Todos os Canais. Os histogramas individuais não incluem canais alfa, canais de spot ou máscaras. Painel Histograma Ferramentas de Seleção: Letreiros A seleção é um dos recursos mais importantes quando se trata de edição de imagens. A qualidade da seleção é que define a qualidade da edição. Selecionar, nada mais é, do que delimitar uma ou mais regiões de uma imagem por uma linha tracejada. Uma vez que uma imagem ou parte dela está selecionada, podemos editá-la, copiá-la, recortá-la, etc. O Photoshop CS6 possui várias opções de seleção que nos auxiliam neste processo; vamos ver como utilizar algumas delas. Quando selecionamos alguma ferramenta de seleção, temos a Barra de Propriedades: Com a ferramenta Letreiro Retangular selecionada, temos as opções: Nova Seleção, Adicionar a Seleção, Subtrair da Seleção e Fazer Intersecção com Seleção. Com elas, podemos obter várias maneiras de seleção, observe a imagem abaixo. Nova Seleção:

46 Adicionar a Seleção: Subtrair da Seleção:

47 Fazer Intersecção com Seleção: Ferramenta de Seleção: Letreiro de Linha Única e Coluna Única Usaremos as ferramentas de seleção Ferramenta Letreiro de Linha Única, Ferramenta Letreiro de Coluna Única.

48 Crie duas seleções usando a Ferramenta Letreiro de Linha Única, e mais duas usando a Ferramenta Letreiro de Coluna Única. Veja o resultado abaixo. Após selecionar, pressione <Delete>, assim podemos apagar a parte selecionada. Não se esqueça de retirar a seleção pressionando <Ctrl>+<D>. Obteremos o seguinte resultado.

49 Ferramentas de Seleção: Laço Continuaremos vendo as ferramentas de seleção: Ferramenta Laço, Ferramenta Laço Poligonal e Ferramenta Laço Magnético. A ferramenta Ferramenta Laço deve ser utilizada para a seleção do objeto desejado, com ela você deve utilizar o mouse e traçar a parte que necessita da seleção.

50 Observe que com essa ferramenta, temos mais facilidade para selecionar curvas. Podemos arrastar e deletar, da mesma forma que fizemos com as ferramentas de seleção anteriores. Selecionaremos uma parte da imagem com a Ferramenta Laço Magnetico. Repare que onde fazemos a seleção, a ferramenta deixa marcadores. Assim que terminar a seleção, pressione <Enter>. Ao pressionar a tecla <Enter>, a ferramenta fecha a seleção feita em parte da imagem. Observe que o Photoshop "adivinha" o contorno, facilitando a seleção.

51 A Varinha Mágica. Ferramentas de Seleção: Varinha Mágica Tolerança: Variando entre 0 e 255, que indica qual será a tolerância da ferramenta para seleção das cores semelhantes. Entrando com um valor baixo, selecionamos cores bem parecidas com a do pixel clicado, e com um valor mais alto, aumenta-se o alcance de cores. Abaixo, temos uma imagem com sua tolerância alterada para 10 (esquerda) e a outra tem o valor alterado para 100 (direita). Observe que a figura com a tolerância alterada para 100 abrange toda a parte do laço que contêm os tons de amarelo, sendo mais clara ou mais escura, enquanto na imagem que alteramos seu valor de tolerância para 10 podemos visualizar que ela abrange somente um tom do amarelo deixando a parte mais escura sem seleção.

52 Anti-alias: É um processo que consiste em adicionar pixel de cores intermediárias para tentar suavizar as mudanças bruscas de cores. Alisa as bordas recortadas de uma seleção amaciando a transição da cor entre pixels da borda e do fundo. Desde que somente os pixels da borda mudem, nenhum detalhe será perdido. Continuos: Quando desmarcada, a varinha seleciona pontos da mesma cor que estão separados na imagem. Camadas Simples: Quando temos essa opção marcada, podemos selecionar a imagem toda, mesmo com a Camada separada. Sobre Camadas vamos nos aprofundar em lições futuras. Seleção com a Varinha Mágica: Ferramenta Corte Demarcado Ferramenta usada para retirar sobras e partes indesejáveis da imagem, selecionando o local que não quer que seja recortado e pressionando <Enter>.

53 Com a ferramenta Corte Demarcado, selecionamos somente o rosto do bebê. Na barra de propriedades, na opção Opacidade, altere seu valor para 70% e selecione a cor preto na opção Cor. Veja o resultado. Ao pressionar<enter> e observe que ficará só a parte selecionada da imagem.

54 Intervalo de Cores O comando de Gama de Cor seleciona uma cor especificada ou subconjunto de cor dentro de uma seleção existente ou uma imagem inteira. Se você quer substituir uma seleção, esteja seguro a desfazer tudo antes de aplicar este comando. A caixa de diálogo Intervalo de Cores oferece 5 opções de Visualização de Seleção (Pré-Estréia de Seleção). Conheceremos agora, cada uma delas:

55 Nenhum: Nenhuma pré-estréia de seleção para ser exibida na janela de imagem. Tons de cinza: Exibe a seleção como em um canal preto e branco. Preto Fosco: Exibe a seleção em cor, contra um fundo preto. Branco Fosco: Exibe a seleção em cor, contra um fundo branco. Máscara Rápida: Exibe a seleção que usa colocações de máscara rápidas atuais. Duplicar Objetos Façamos agora uma cópia do arquivo com o recurso Duplicar, para que nosso próximo passo não prejudique o arquivo original. Essa cópia localizar-se-á somente dentro do Photoshop CS6; ela não está salva em nenhuma pasta.

56 Camadas Uma das principais características do Photoshop é a de possibilitar o trabalho com camadas, conhecidas como Camada. Isso torna o trabalho mais fácil e possibilita maior versatilidade à edição de seus elementos. Essas camadas permitem que você ordene e manipule elementos em um trabalho, de maneira independente, colocando uns sobre os outros, alinhandoos e até agrupando-os.

57 Suponhamos que você tenha que montar um cartaz promocional com a imagem de uma auto-estrada, de um carro e com algum texto. Contudo, em um determinado momento, precisa substituir a foto do carro. Isso seria um transtorno se todos os elementos estivessem numa mesma Camada. Então, na construção de trabalhos com muitos elementos, é altamente recomendado deixar cada um em uma Camada diferente. Esse é um exemplo de um documento com seus elementos separados por Camadas diferentes. Arquivo separado em camadas. Filtro Dissolver O filtro Dissolver permite empurrar, puxar, girar, refletir, enrugar, e inchar qualquer área de uma imagem. A distorção que você cria pode ser sutil ou drástica que faz

58 com que o Dissolver, comande uma ferramenta poderosa para retocar imagens como também para criar efeitos artísticos. Caixa de Diálogo Dissolver. Temos várias ferramentas de distorção na barra de ferramentas à esquerda.

59 Filtro Ponto de Fuga Umas das novidades mais surpreendentes do Photoshop CS6 é a ferramenta Ponto de Fuga. Quando desenhamos algo, podemos dar a ilusão de profundidade, ou seja, de perspectiva. O desenho de um quadrado, por exemplo, pode ter efeito tridimensional (3D), com a aplicação de profundidade utilizando o conceito de Linha do Horizonte e Ponto de Fuga. Respeitando esses elementos é que se cria uma imagem em perspectiva. Em muitas imagens, como as de paisagens e edifícios, podemos ver claramente o efeito de perspectiva. Para editar imagens desse tipo, era necessário mais de uma ferramenta e elas não eram apropriadas para o caso.

60 Clique no botão Criar Plano. Agora, clique na imagem conforme a figura abaixo para criar um plano. isso definirá a região a ser editada. Respeite a perspectiva da imagem. Posicione o plano sobre a área a ser editada. Selecione a ferramenta Carimbo e altere as opções se necessário, conforme indicado abaixo.

61 Feitas as alterações necessárias, clique em <Ok>. Veja o resultado com a comparação abaixo. Filtros Artísticos Os filtros Artístico aplicam sobre a imagem um efeito estilístico, trocando o aspecto fotográfico pelo artístico. Eles proporcionam um aspecto mais orgânico à imagem, tirando parte de sua característica digital. Lápis de Cor: Desenha uma imagem usando lápis de cor em um plano de fundo sólido. As bordas são retidas e ficam com uma aparência de hachadura áspera; a cor de plano de fundo sólida é exibida nas áreas mais suaves.

62 Recorte de Arestas: Faz com que uma imagem apareça como se fosse formada por recortes irregulares de papel colorido. As imagens de alto contraste aparecem como uma silhueta e as imagens coloridas são compostas de várias camadas de papel colorido. Pincel Seco: Faz pinturas das extremidades da imagem que usa uma técnica de escova seca (entre óleo e aquarela). O filtro simplifica uma imagem reduzindo sua gama de cores às áreas de cor comum. Foto Granulada: Um padrão mais liso e mais saturado é acrescentado às áreas mais claras. Afresco: Faz pinturas de uma imagem em um estilo grosso e arredondado. Néon: Acrescenta vários tipos de brilho aos objetos em uma imagem. Toque de Tinta: Permite escolher vários tamanhos de escova (de 1 a 50). Vários tipos de efeitos incluem as escovas: Simples, Áspero Claro, Áspero Escuro, Afiado Amplo, Embaçado Amplo e Faísca. Espátula: Reduz detalhe em uma imagem, aplica o efeito de uma tela refinadamente pintada, debaixo da que revela a textura. Plastificação: Aplica à imagem um efeito de plástico brilhante, acentuando o detalhe de superfície.

63 Arestas Posterizadas: Reduz o número de cores em uma imagem, identifica as extremidades da mesma e nela desenha linhas pretas. Pastéis Ásperos: Aplica efeito de giz e pastel em um fundo com textura. Em áreas de cor luminosa. Bastão de Borrar: Amolece uma imagem que usa golpes diagonais curtos para manchar ou cobrir as áreas mais escuras. Áreas mais claras ficam mais luminosas e perdem detalhe. Esponja: Cria imagens com áreas de textura de cor contrastante, enquanto simula o efeito de pintura. Tinta-Base: Faz pinturas da imagem em um fundo de textura. Aquarela: Faz pinturas da imagem em um estilo de aquarela que usa uma escova média carregada com água e colore enquanto simplifica detalhes. Filtros de Desfoque Os filtros Desfoque suavizam a imagem e são indicados para retoques. As transições bruscas de cores são abrandadas e a imagem fica menos nítida e mais desfocada.

64 Médio: Localiza a cor média de uma imagem ou seleção e preenche-a com a cor para criar uma aparência suave. Por exemplo, se for selecionada uma área de grama, o filtro alterará essa área em uma correção homogênea de verde. Desfoque e Desfoque Maior: Eliminam o ruído nos locais em que ocorrem transições de cores significativas em uma imagem. Os filtros de Desfoque suavizam as transições criando pixels intermediários próximos às arestas sólidas de linhas definidas e áreas sombreadas. O efeito do filtro Desfoque Maior é três ou quatro vezes mais intenso que o do filtro Desfoque. Desfoque de Caixa: Toda imagem baseada no valor de cor comum de pixels vizinho. Este filtro é útil para criar efeitos especiais. Desfoque de Gaussiano: Permite controlar o embaçamento desde uma leve suavização até uma névoa espessa que desfoca totalmente a imagem.

65 Desfoque Gaussiano: Desfoca rapidamente uma seleção de acordo com um valor ajustável. O termo gaussiano referese a curva em forma de sino gerada quando o Photoshop aplica uma média ponderada aos pixels. O filtro Desfoque Gaussiano adiciona detalhes de baixa de freqüência e pode produzir um efeito embaçado. Desfoque de Lentes: Soma e obscurece uma imagem para dar o efeito de profundidade, de forma que algum objeto na imagem fique em foco e outras áreas sejam borradas. Você pode usar uma seleção simples para determinar quais áreas serão borradas. Desfoque de Movimento: Obscurece o efeito na direção especificada (de -360º a +360º) e uma intensidade especificada (de 1 a 999). Desfoque de Radial: Escolha Spin (Giro) para obscurecer ao longo de linhas circulares, e então, especifique um grau de rotação. Escolha Zoom (Aproximar) para obscurecer ao longo de linhas radiais e especifique um valor de 1 a 100. A qualidade varia de Draft (Desenho) para resultados granulados ou Good (Bom) e Best (Melhor) para resultados mais lisos que são indistinguíveis de um ao outro, ao menos se a seleção for grande demais. Desfoque de Forma: Usa o núcleo especificado para criar o desfoque. Escolha um núcleo na lista de predefinições de formas personalizadas e use o controle deslizante de raio para ajustar o tamanho. Para carregar diferentes bibliotecas de formas, clique no triângulo e faça a escolha na lista. O raio determina o tamanho do núcleo. Quanto maior for o núcleo, maior será o desfoque. Desfoque Inteligente: Escolha um núcleo na lista de forma e use o slider de raio para ajustar seu tamanho. O raio determina o tamanho do núcleo. Quanto maior o núcleo, mais se torna obscura a imagem. Desfoque Surperfice: Preserva as extremidades da imagem. Este filtro é útil para criar efeitos especiais e remover ruído ou granulação. Filtros Traçados de Pincel Aplica efeitos de pinceladas baseadas em linhas e contornos, de acordo com a variação de cores da imagem.

66 Bordas Acentuadas: Acentuam as extremidades de uma imagem. Quando o controle de brilho de extremidade é fixado a um valor alto, os acentos assemelhamse a gizes brancos. Quando fixa a um baixo valor, os acentos assemelham-se à tinta preta. Traçado Angular: Pinta novamente uma imagem usando traçados diagonais, com áreas mais claras e escuras pintadas em traçados que seguem direções opostas. Hachura: Conserva os detalhes e características da imagem original somando textura e encrespando as extremidades das áreas coloridas com lápis. Traços Escuros: Pinta áreas escuras com golpes curtos, apertados, escuros, e áreas mais claras com golpes longos, brancos. Rastro de Tinta: Redesenha uma imagem com linhas finas e delicadas sobre os detalhes originais, em estilo bico-de-pena. Respingo: Reproduz o efeito de um aerógrafo. Aumentar as opções simplifica o efeito geral. Traço Borrifado: Pinta novamente uma imagem usando suas cores dominantes, com traçados de cores borrifados angulares. Sumi-e: Pinta uma imagem em estilo japonês, como se um pincel totalmente saturado fosse aplicado ao papel de arroz. Filtros de Distorção Causa algum tipo de distorção na imagem. Brilho Difuso: Aplica acabamento a uma imagem como se ela estivesse sendo visualizada através de um filtro de difusão suave. O filtro adiciona ruído branco transparente e o brilho desaparece a partir do centro de uma seleção. Mesclar Usa uma imagem chamada de mapa de mesclagem para determinar como distorcer uma seleção. Vidro: Faz com que uma imagem pareça como se estivesse sendo visualizada através de diferentes tipos de vidro. Você pode escolher um efeito de vidro ou criar sua própria superfície de vidro como um arquivo do Photoshop e aplicá-la. Marola: Adiciona ondulações espaçadas aleatoriamente à superfície da imagem, dando a aparência de estar dentro da água. Sucção: Comprime uma seleção. Um valor positivo até 100% desloca uma seleção em direção ao centro; um valor negativo até 100% desloca uma seleção para fora.

67 Coordenadas Polares: Converte uma seleção de suas coordenadas retangulares em polares e vice-versa, de acordo com uma opção selecionada. Ondulação: Cria um padrão de ondulação em uma seleção, como ondas na superfície de um lago. Para ter maior controle, use o filtro Ondas. Entre as opções estão a quantidade e o tamanho das ondulações. Cisalhamento: Distorce uma imagem ao longo de uma curva. Especifique a curva arrastando a linha na caixa. É possível ajustar qualquer ponto ao longo da curva. Esferização: Cria um efeito 3D aos objetos, colocando uma seleção ao redor de uma forma esférica, distorcendo a imagem e ajustando-a ao tamanho da curva selecionada. Redemoinho: Gira uma seleção de maneira mais nítida no centro do que nas arestas. A especificação de um ângulo produz um padrão de redemoinho. Ondas: Funciona tanto quanto o filtro Ondulação, mas com maior controle. Ziguezague: Distorce uma seleção radialmente, dependendo do raio dos pixels da seleção. Aplica ou reduz efeitos de ruído. Filtros de Ruído Adicionar Ruído: Aplica pixels aleatórios a uma imagem, simulando o efeito de tirar fotografias em filme de alta velocidade. Remover Manchas: Detecta as arestas em uma imagem (áreas em que ocorrem alterações de cor significativas) e desfoca toda a seleção, exceto essas arestas. Poeira e Rabiscos: Reduz o ruído alterando os pixels diferentes. Para obter um equilíbrio entre tornar nítida a imagem e ocultar os defeitos, experimente várias combinações de configurações de Raio e Limiar. Outra alternativa é aplicar o filtro em áreas selecionadas da imagem.

68 Mediana Reduz: o ruído em uma imagem ao mesclar o brilho de pixels dentro de uma seleção. Reduzir Ruído: Reduz o ruído, preservando as arestas com base nas configurações do usuário que afetam toda a imagem ou canais individuais. Usando filtros e ferramentas de seleção entre outras do Photoshop, podemos obter o seguinte resultado. Na imagem a seguir utilizamos o filtro de Desfoque Gaussiano. Utilizando as ferramentas de seleção, borracha e matiz/saturação temos o seguinte resultado para a mesma imagem.

69 Ferramenta Carimbo Aprenderemos a usar duas ferramentas muito úteis na restauração de imagens: A Pincel de Recuperação de Manchas e a Carimbo. Primeiramente, vamos utilizar a ferramenta Carimbo. Altere as propriedades da ferramenta na Barra de Propriedades, caso seja necessário aumentar ou diminuir o tamanho do carimbo. Prefira usar os pincéis "esfumaçados" nesse caso.

70 Essa ferramenta funciona como um carimbo clonando uma área sobre outra. Para clonar, basta segurar a tecla <Alt> e clicar sobre a área a ser transferida. Depois, solte a tecla <Alt> e clique sobre o risco. Clicamos sobre a grama, pois o necessário nesse caso, era transferir a grama para o risco. Ferramenta Recuperação de Manchas Agora, para as marcas na parte superior da foto (árvores), usaremos a ferramenta Pincel de Recuperação de Manchas. Mas, por que não usar a Carimbo também? Porque a Pincel de Recuperação de Manchas, além de clonar uma área, equaliza a região, "curando" o local imperfeito.

71 Agora, faça o mesmo procedimento realizado com a ferramenta Carimbo. Segure a tecla <Alt> e clique sobre a área a ser clonada. Depois, solte a tecla e aplique-a sobre a área a ser restaurada. Veja a comparação do antes e depois:

72 Ferramenta Texto Veremos as opções da ferramenta de texto do Photoshop CS6. Aprenderemos a criar títulos, textos com parágrafos e formatação em geral.

73 Mantenha o botão do mouse pressionado sobre essa ferramenta e observe que surgirão as opções da ferramenta. Veja que o Photoshop CS6 nos fornece quatro ferramentas de texto, cada uma com sua função. Texto Horizontal: Ferramenta de texto horizontal. Texto Vertical: Ferramenta de texto vertical Máscara de Texto Horizontal: Máscara de texto horizontal Máscara de Texto Vertical: Máscara de texto vertical Exemplo:

74 Para alterar a fonte, mantenha a camada do texto selecionada, clique no campo Definir Fonte altere a fonte para Times New Roman, usando o painel Caractere. Para alterar o tamanho da fonte, mude o valor do campo Definir Tamanho da Fonte para 72 pt e observe o texto já alterado.

75 Outro recurso de texto que a paleta caractere nos oferece é o espaçamento entre as letras. No campo Definir o tamanho dos Caracteres Selecionados, altere o valor para 75 e observe o espaçamento que foi criado entre as letras. Como podemos criar um espaçamento entre uma letra e outra, podemos também agrupar as letras. Através da paleta Caracter, você pode definir algumas formas da fonte: Negrito, Itálico, Underline e várias outras que veremos a seguir. Essa opção pode ser muito mais útil do que parece, pois há casos, por exemplo, em que precisamos de um texto inteiro em Maiusculo. Ao invés de reescrevê-lo com o Caps Lock ligado, basta utilizar a forma Caps Lock da caixa de diálogo. Ele transformará todo o texto selecionado. Vamos ver como deixar o texto em Negrito e Itálico. Para obter esse resultado é muito simples. Observe a imagem abaixo.

76 Clique na opção Caixa Alta, que deixa todo o texto como se estivesse com a tecla Caps Lock pressionada. Texto de Parágrafo Após termos visto algumas formas de edição de textos simples na paleta Caracter, veremos as opções Parágrafo. Selecione a ferramenta de Texto Horizontal (T), clique sobre o documento e arraste-o para formar a caixa de texto do tamanho que desejar.

77 Observe o texto alinhado à esquerda. Alinhamento centralizado Alinhamento à direita

78 Textos Distorcidos Esta ferramenta é utilizada para realizarmos distorções nos textos. O Photoshop CS6 possui várias distorções definidas para adicionarmos em nossos textos. Temos ainda, como determinar valores positivos ou negativos em Curvatura e Distorção Horizontal e Vertical, que são descritos em %. Clique sobre o botão Criar texto Distorcido. Na janela Criar Texto Distorcido, temos uma lista de estilos.

79 Escolha estilo por estilo e note o efeito adicionado ao seu texto. Podemos também alterar os valores de Curvatura, Distorção Horizontal e Distorção Vertical. Escolha qualquer estilo e mude os valores. Note que seu texto vai recebendo distorções diferentes. A opção Criar Texto Distorcido é muito utilizada, juntamente com a ferramenta Caneta, onde criamos primeiramente um caminho que será percorrido pelo texto digitado.

80 Ações No Photoshop, podemos definir ações, isto é, um conjunto de comandos, para que algumas montagens já fiquem prontas e salvas. Por exemplo, quando fazemos uma certa montagem complicada, geralmente usamos muitos efeitos, ficando difícil lembrar todos os passos. Podemos então, salvar tudo o que estamos fazendo, para depois repetir com apenas um clique. Interromper Execução/gravação: Pausa a gravação (que está em andamento) das ações que são realizadas. Início da Gravação: Ativar a gravação das ações que são realizadas. Executar Seleção: Reproduz as gravações em um arquivo novo. Criar um novo conjunto: Cria um grupo de ações, isto é, você pode criar um grupo de ações próprio, que as deixarão separadas das já existentes no Photoshop. Criar nova Ação: Define o nome de uma nova ação criada. Excluir: Apaga alguma ação criada. Agora, vamos começar a gravar nossos comandos. Clique no botão Criar nova Ação da paleta Ações.

81 Digite o nome desejado, no campo Nome, e clique no botão Gravar. A partir de agora, tudo o que fizermos no Photoshop está sendo gravado. Então, cuidado para não errar os comandos. Para apagar uma ação do Photoshop clique em Delete. Abrirá uma janela perguntando se você deseja apagar sua Ação criada. Clique no botão <Ok> confirmando a exclusão. Estilos de Camada Para utilizar as opções de Combinar, escolheremos o caminho mais fácil, que se encontra na paleta Camadas, no botão Adicionar um Estilo de Camada. Efeito Sobra Externa: Sombra Interna:

82 Incandescência Externa Incandescência Externa: Chanfro & Entalhe Publicando para Web Em qualquer trabalho gráfico direcionado à web, como a preparação de fotos para sites e imagens que o compõe, deve-se levar em consideração fatores como qualidade e formato. O Photoshop CS6 tem ampla capacidade de atender aos requisitos da web, permitindo que você converta arquivos com facilidade. Entenda algumas regras: 1. Lembre-se de que as imagens serão veiculadas numa mídia eletrônica: o monitor. A tela do computador está mais próxima de um slide do que de um impresso; 2. Os formatos mais utilizados são GIF e JPG. O GIF é bastante usado, pois sua estrutura aproxima-se da paleta de cores Web. A questão sobre o arquivo é tamanho x qualidade. Grave a imagem nos dois formatos e verifique qual oferece a melhor qualidade pelo menor tamanho;

83 3. Use resolução de 72 dpi; 4. Há uma pequena diferença da imagem visualizada pelo Photoshop, com a visualizada em um browser. Então, a imagem realmente boa é aquela que você vê com qualidade pelo browser. Ele é um arquivo no formato JPG, colorido, com tamanho 640x480 pixels. Converteremos em formato GIF e para Web. Poderíamos simplesmente, usar o recurso Salvar Como, mas como será direcionado à web, usaremos o Salvar para Web. No meu Arquivo, escolha a opção Salvar para Web.

84 Aparecerá a caixa de diálogo Salvar para Web. Veja que aparecerá a comparação da imagem original com a pré-visualização da convertida. Altere os campos conforme a figura. Isso permitirá que você salve em formato GIF, sem maiores alterações na qualidade. Repare a comparação do tamanho da imagem, abaixo de cada visualização: houve uma diminuição de 80%.

85 Clique em Salvar para salvá-la em sua pasta. Depois, feche o arquivo original e não confirme a gravação. Pronto! Dessa maneira, convertemos um arquivo JPG para GIF, com redução de tamanho e destinado à aplicação em sites. Animação O Photoshop CS6 traz uma grande novidade nessa versão: o recurso Animação. Observamos constantemente em sites, pequenas animações em figuras e banners. Geralmente são figuras de extensão.gif. Esse tipo de animação baseia-se em mudança de imagem, quadro a quadro. Veja um exemplo: Essa animação possui 6 quadros, cada qual com um movimento e tempo de aparição.

Conteúdo Programático do Photo Shop

Conteúdo Programático do Photo Shop O Ambiente Adobe Photoshop Conteúdo Programático do Photo Shop Características das Imagens Imagens Vetoriais e de Bitmap Tamanho e Resolução de Imagens Modos de Cores Formatos de Arquivo A Iniciação de

Leia mais

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1... 3 Apresentação do Photoshop... 3 Barra de Menus... 3 Barra de Opções... 3 Barra de Ferramentas...4

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Nenhuma informação do TUTORIAL DO PHOTO- SHOP CS 8.0 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador: Roberto Oliveira

Leia mais

PS02_02-08: Exercícios: Photoshop CS3. Objetivo: FERRAMENTAS DE PINTURA. 1) Abra um novo arquivo e altere os valores para a seguinte configuração:

PS02_02-08: Exercícios: Photoshop CS3. Objetivo: FERRAMENTAS DE PINTURA. 1) Abra um novo arquivo e altere os valores para a seguinte configuração: PS02_02-08: Objetivo: FERRAMENTAS DE PINTURA Exercícios: 1) Abra um novo arquivo e altere os valores para a seguinte configuração: 2) Finalize a configuração. A janela da imagem, também chamada de tela

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Seleção Retangular Esta é uma das ferramentas mais usadas. A seleção será indicada pelas linhas tracejadas que fazem a figura de um retângulo.

Seleção Retangular Esta é uma das ferramentas mais usadas. A seleção será indicada pelas linhas tracejadas que fazem a figura de um retângulo. O que é o Gimp? O GIMP é um editor de imagens e fotografias. Seus usos incluem criar gráficos e logotipos, redimensionar fotos, alterar cores, combinar imagens utilizando o paradigma de camadas, remover

Leia mais

Sumário. Computação Gráfica Illustrator

Sumário. Computação Gráfica Illustrator 1 Sumário Área de trabalho... 2 Barra de tarefas... 5 Menu ajuda... 6 Menu janela... 7 Menu exibir... 8 Menu efeito... 9 Menu selecionar... 10 Menu tipo... 10 Menu objeto... 12 Menu editar... 13 Menu arquivo...

Leia mais

Adobe Photoshop CS5. Aula 5

Adobe Photoshop CS5. Aula 5 Adobe Photoshop CS5 Aula 5 Tema da aula: Mudando a cor dos olhos Assuntos tratados nesta aula: Criar nova camada Renomear camada Ferramenta Zoom Ferramenta Pincel Definindo Cor do Primeiro Plano Regulagem

Leia mais

Gabarito. Adobe Photoshop - Essencial. 1 - Ferramenta Pincel (Utilizado para colorir com o tom e tamanho definidos)

Gabarito. Adobe Photoshop - Essencial. 1 - Ferramenta Pincel (Utilizado para colorir com o tom e tamanho definidos) Aula Questão Resposta Introdução ao Adobe Photoshop - N - A área de trabalho do Photoshop pode ser dividida em quatro áreas: Barra Superior, Barra de Ferramentas, Área de Uso e Área das Paletas. - A área

Leia mais

Plano de Aula - Fireworks CS5 - cód. 4084 16 Horas/Aula

Plano de Aula - Fireworks CS5 - cód. 4084 16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Fireworks CS5 Plano de Aula - Fireworks CS5 - cód. 4084 16 Horas/Aula 1.1. Novidades do Fireworks CS5...23 1.2. Área de Trabalho...24 1.2.1. Painel Ferramentas...25 1.2.2.

Leia mais

Exercício 1: Ajustes rápidos em retrato

Exercício 1: Ajustes rápidos em retrato UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ CURSO SUPERIOR BACHARELADO EM DESIGN DE MODA ILUSTRAÇÃO I PROFESSORA GISELE DOS SANTOS Exercício 1: Ajustes rápidos em retrato Figura 01: Foto

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas:

Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas: Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas: Criando arquivo novo Seleções Cor uniforme Lata de Tinta Criando camadas Janela

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Conceitos do Photoshop. Bitmap image Formatos de arquivos Memória Escalas de cores

Conceitos do Photoshop. Bitmap image Formatos de arquivos Memória Escalas de cores Conceitos do Photoshop Bitmap image Formatos de arquivos Memória Escalas de cores Bitmap Image Conceito de pixel Imagem bitmap x imagem vetorial Pixel x bits Resolução de tela e imagem 72 pixel/inch 300

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO 3 TELA DE APRESENTAÇÃO 3 DESENHANDO E TRANSFORMANDO 29 FERRAMENTA FORMA 29 PREENCHIMENTOS E CONTORNOS 36

Sumário INTRODUÇÃO 3 TELA DE APRESENTAÇÃO 3 DESENHANDO E TRANSFORMANDO 29 FERRAMENTA FORMA 29 PREENCHIMENTOS E CONTORNOS 36 Sumário Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 5.988 de 14/12/73. Nenhuma parte deste livro, sem prévia autorização por escrito de Celta Informática, poderá ser reproduzida total ou parcialmente,

Leia mais

PHOTOSHOP. Menus. Caixa de Ferramentas:

PHOTOSHOP. Menus. Caixa de Ferramentas: PHOTOSHOP Universidade de Caxias do Sul O Photoshop 5.0 é um programa grande e complexo, é o mais usado e preferido pelos especialistas em editoração e computação gráfica para linha PC. Outros programas

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

Guia de qualidade de cores

Guia de qualidade de cores Página 1 de 5 Guia de qualidade de cores O Guia de qualidade de cores ajuda você a entender como as operações disponíveis na impressora podem ser usadas para ajustar e personalizar a saída colorida. Menu

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

APLICATIVO APRESENTAÇÕES EFEITOS IMAGENS POWERPOINT SLIDES SONS VÍDEOS TEXTOS

APLICATIVO APRESENTAÇÕES EFEITOS IMAGENS POWERPOINT SLIDES SONS VÍDEOS TEXTOS Respostas do Capítulo 1 1. Caça-palavras - Localize as seguintes palavras: APLICATIVO APRESENTAÇÕES EFEITOS IMAGENS POWERPOINT SLIDES SONS VÍDEOS TEXTOS IMAGEM 03 2. Use as palavras do quadro para completar

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho.

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho. Conceitos básicos e modos de utilização das ferramentas, aplicativos e procedimentos do Sistema Operacional Windows XP; Classificação de softwares; Principais operações no Windows Explorer: criação e organização

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER*

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* * Microsoft Windows MovieMakeré um programa da Microsoft Corporation. A versão utilizada é a 5.1 que já vem instalada no Microsoft Windows

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Vetorizar imagens Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você irá vetorizar uma imagem de bitmap para convertê-la

Leia mais

Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U)

Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U) Animação Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U) Crie uma bola segurando a tecla SHIFT com uma cor qualquer Duplique essa bola através do menu Editar

Leia mais

C D. C) Coleções: é usada para organizar o conteúdo de áudio, vídeo e imagens em pastas, buscando facilitar a montagem do storyboard.

C D. C) Coleções: é usada para organizar o conteúdo de áudio, vídeo e imagens em pastas, buscando facilitar a montagem do storyboard. 1 Windows Movie Maker XP O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos que permite criar e editar filmes caseiros, inserindo efeitos, músicas, legendas e transições. O vídeo pode ser criado a

Leia mais

CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN

CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN Com o Corel você vai trabalhar com um dos aplicativos mais usados no campo do design e da auto-edição, já que permite operar com dois tipos de gráficos (vetoriais

Leia mais

ETI - Edição e tratamento de imagens digitais

ETI - Edição e tratamento de imagens digitais Curso Técnico em Multimídia ETI - Edição e tratamento de imagens digitais 2 Fundamentos "Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus." 2 Timóteo 1:13

Leia mais

MULTIMÍDIA - GIMP TRABALHANDO COM TEXTOS

MULTIMÍDIA - GIMP TRABALHANDO COM TEXTOS MULTIMÍDIA - GIMP TRABALHANDO COM TEXTOS Utilizando Camadas As camadas representam uma forma efetiva para organização do trabalho. Podemos imaginar as camadas como películas sobrepostas onde podemos desenhar.

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Fotografia Digital. Aula 1

Fotografia Digital. Aula 1 Fotografia Digital Aula 1 FOTOGRAFIA DIGITAL Tema da aula: A Fotografia 2 A FOTOGRAFIA A palavra Fotografia vem do grego φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou γραφη grafê, e significa

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Uruaçu - 2009 Núcleo de Tecnologia Educacional de Uruaçu Rua Maranhão Quadra 02 Lote 01 Bairro JK Uruaçu Goiás Telefone: (62)3357-4237 - Fax : 3357-4217 E-mail nteuruacu@hotmail.com

Leia mais

Table of Contents. PowerPoint XP

Table of Contents. PowerPoint XP Table of Contents Finalizando a apresentação...1 Usando anotações...1 Desfazer e repetir...1 Localizar e substituir...2 Substituir...2 Efeitos de transição...3 Esquema de animação...6 Controlando os tempos

Leia mais

Manual Simulador de Loja

Manual Simulador de Loja Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

AULA: BrOffice Impress terceira parte. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de:

AULA: BrOffice Impress terceira parte. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: AULA: BrOffice Impress terceira parte Objetivo Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: Conhecer a integração dos softwares do BrOffice; Aprender a trabalhar no slide mestre; Utilizar interação entre

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS CURITIBA 2014 2 Conteúdo Definição:... 2 Detalhando a tela:... 4 BARRA DE FERRAMENTAS DESENHO... 4 PREENCHIMENTOS... 5 RÉGUAS E GUIAS...

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

Retocar imagens. O que você aprenderá

Retocar imagens. O que você aprenderá Retocar imagens Bem-vindo ao Corel PHOTO-PAINT, um poderoso programa de edição de imagens bitmap que permite o retoque de fotos existentes ou a criação de gráficos originais. Neste tutorial, você aprenderá

Leia mais

Lição1 Adobe Photoshop CS5. Área de Trabalho

Lição1 Adobe Photoshop CS5. Área de Trabalho Lição1 Adobe Photoshop CS5 Área de Trabalho CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Ajuste a cor no Camera Raw Clique no menu Arquivo, procure a pasta Lição1 e abra o arquivo 02Start.jpg. Note que a figura

Leia mais

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT.

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. PÁGINA: 2 de 21 Nenhuma parte deste documento pode ser utilizado ou reproduzido, em qualquer meio

Leia mais

c) Insira uma nova camada, acima daquela que contém o texto. Nomeie-a de máscara. Clique com o botão direito nesta camada e marque a opção Mask.

c) Insira uma nova camada, acima daquela que contém o texto. Nomeie-a de máscara. Clique com o botão direito nesta camada e marque a opção Mask. Prática 5 Efeitos 1. Objetivos Desenvolver animações usando máscaras Fazer metamorfose pelo uso do Break apart 2. Recursos Necessários Computador com o programa Macromedia Flash MX ou superior. 3. Conceitos

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática

BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática O Paint é o programa de edição de imagens padrão do Windows, ao instalar o sistema o Paint é instalado automaticamente. Provavelmente,

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

1. Introdução ao Adobe Illustrator CC. 2.6. Ferramentas de Seleção e Visualização. 1.1. Novidades do Illustrator CC. 3. Desenho. 1.2.

1. Introdução ao Adobe Illustrator CC. 2.6. Ferramentas de Seleção e Visualização. 1.1. Novidades do Illustrator CC. 3. Desenho. 1.2. 1. Introdução ao Adobe Illustrator CC 1.1. Novidades do Illustrator CC 1.2. Abrir o Programa 1.3. Criar um Novo Documento 1.4. Área de Trabalho 1.4.1. Paletas e Painéis 1.4.2. Menus de Contexto 1.4.3.

Leia mais

Windows 7. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Windows 7. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Windows 7 Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Sistema Operacional Windows 7 O Windows 7 é o sistema operacional do Microsoft Windows, um software proprietário produzido pela Microsoft

Leia mais

Power Point. Autor: Paula Pedone

Power Point. Autor: Paula Pedone Power Point Autor: Paula Pedone INTRODUÇÃO O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de apresentações através da

Leia mais

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Power Point ÍNDICE ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4 Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Guia Design... 14 Cores... 15 Fonte... 16 Efeitos... 17 Estilos de Planos

Leia mais

Retocar imagens. Você aprenderá a

Retocar imagens. Você aprenderá a Retocar imagens Bem-vindo ao Corel PHOTO-PAINT, um sofisticado programa de edição de imagens de bitmap que permite o retoque de fotos existentes ou a criação de gráficos originais Neste tutorial, você

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

Tutorial Paint Brush

Tutorial Paint Brush Tutorial Paint Brush GET da Engenharia Computacional Curso de Mídias Digitais Jan 17, 2011 GET da Engenharia Computacional Tutorial Paint Brush 1/27 O Paint é um programa utilizado para a criação de desenhos

Leia mais

Série ArcGIS Online I. Aprenda em 20. Módulo 4. Configure pop-ups. www.academiagis.com.br

Série ArcGIS Online I. Aprenda em 20. Módulo 4. Configure pop-ups. www.academiagis.com.br Série ArcGIS Online I Aprenda em 20 Módulo 4 Configure pop-ups Junho/2015 academiagis@img.com.br www.academiagis.com.br 1 Configure pop-ups No módulo 3, você trabalhou com várias propriedades diferentes

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Tela Principal. 2) Criação do CD para ser entregue ao cliente.

Tela Principal. 2) Criação do CD para ser entregue ao cliente. Tela Principal 1 1 Tela Principal 1) Coloque o e-mail que deseja receber o pedido enviado pelo cliente. Recomendamos emails da gmail ou hotmail, pois alguns provedores como yahoo ou terra, bloqueiam o

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS Este tutorial tem como objetivo instruir passo à passo como criar templates de peças, utilizar os novos recursos de cadastro de propriedade de peças e criação de legenda. 1-

Leia mais

Cópia. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Cópia. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Cópia Este capítulo inclui: Cópia básica na página 3-2 Ajustando as opções de cópia na página 3-4 Configuração básica na página 3-5 Ajustes de imagem na página 3-9 Ajustes de posicionamento de imagem na

Leia mais

Informática Básica para o PIBID

Informática Básica para o PIBID Universidade Federal Rural do Semi Árido Programa Institucional de Iniciação à Docência Informática Básica para o PIBID Prof. Dr. Sílvio Fernandes Roteiro O Tamanho e Resolução de imagens O Compactação

Leia mais

POWER POINT 2003 CARREGANDO O POWER POINT

POWER POINT 2003 CARREGANDO O POWER POINT ÍNDICE POWER POINT 2003...2 CARREGANDO O POWER POINT...2 JANELA PRINCIPAL...3 PARTES DA JANELA...3 MENUS DO POWER POINT...4 BARRAS DE FERRAMENTAS...6 BARRA DE FERRAMENTA PADRÃO...6 BARRA DE FERRAMENTA

Leia mais

Introdução à Tecnologia Web HTML HyperText Markup Language XHTML extensible HyperText Markup Language Formatos de Imagens

Introdução à Tecnologia Web HTML HyperText Markup Language XHTML extensible HyperText Markup Language Formatos de Imagens IntroduçãoàTecnologiaWeb HTML HyperTextMarkupLanguage XHTML extensiblehypertextmarkuplanguage FormatosdeImagens ProfªMSc.ElizabeteMunzlinger ProfªMSc.ElizabeteMunzlinger FormatosdeImagens Índice 1 FORMATOS

Leia mais

Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos

Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos CAPÍTULO 4 4. RECURSOS PARA ILUSTRAÇÕES Uma característica que difere os processadores de textos dos editores é a possibilidade de gerar

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Turma. PowerPoint 2003

Turma. PowerPoint 2003 PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

Capítulo 1 - PHOTOSHOP

Capítulo 1 - PHOTOSHOP Capítulo 1 - PHOTOSHOP O Adobe Photoshop é um dos mais completos editores gráficos. Ele permite Que você faça os mais variados desenhos e ilustrações e ainda apresenta inúmeras operações de efeitos visuais.

Leia mais

Criar trabalhos realistas com o preenchimento de malha

Criar trabalhos realistas com o preenchimento de malha Criar trabalhos realistas com o preenchimento de malha Ariel Garaza Díaz Sobre o autor Ariel mora e trabalha em Montevidéu, Uruguai. Tornou-se um designer profissional em 1980 e usa o software Corel desde

Leia mais

Banner Flutuante. Dreamweaver

Banner Flutuante. Dreamweaver Banner Flutuante Dreamweaver Começamos com um arquivo em branco no Dreamweaver MX. Para que o banner apareça sobre a página, precisamos inserir uma camada a mais no arquivo HTML. Selecione o menu Inserir

Leia mais

CAPACITAÇÃO EM LIBREOFFICE IMPRESS

CAPACITAÇÃO EM LIBREOFFICE IMPRESS CAPACITAÇÃO EM LIBREOFFICE IMPRESS Nelson Luiz Cesário FCAV/UNESP Câmpus de Jaboticabal O que é o Impress? O Impress é o aplicativo de criação e edição de apresentações da família LibreOffice. Você pode

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior 2000 Mozart de Melo Alves Júnior INTRODUÇÃO O Excel 7.0 é um aplicativo de planilha desenvolvido para ser usado dentro do ambiente Windows. As planilhas criadas a partir desta ferramenta poderão ser impressas,

Leia mais

Agente Administrativo do MTE

Agente Administrativo do MTE PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL O que é o Windows Movie Maker? É um programa que permite criar nossos próprios filmes com som, músicas, transição e efeito de vídeo.

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWERPOINT BÁSICO Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWER POINT INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir

Leia mais

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo.

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. Manual de Instruções ECO Editor de Conteúdo Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. O ECO é um sistema amigável e intui?vo, mas abaixo você pode?rar eventuais dúvidas e aproveitar

Leia mais

Os ícones que são usados nos desenhos de moldes estão dispostos na paleta na seguinte ordem:

Os ícones que são usados nos desenhos de moldes estão dispostos na paleta na seguinte ordem: Paleta de moldes Os ícones que são usados nos desenhos de moldes estão dispostos na paleta na seguinte ordem: A seguir, apresentam-se os comandos mais usados, indicando seu ícone correspondente, informação

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line)

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Criamos, desenvolvemos e aperfeiçoamos ferramentas que tragam a nossos parceiros e clientes grandes oportunidades

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Criar um logotipo Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você criará um logotipo para uma cafeteria imaginária.

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

Melhore a nitidez das fotos - parte 1

Melhore a nitidez das fotos - parte 1 Melhore a nitidez das fotos - parte 1 Quando você analisa o resultado final de uma produção, normalmente acha que as fotografias podiam ter mais nitidez, principalmente se elas passaram por um processo

Leia mais

Manual da AGENDA GRACES 2011

Manual da AGENDA GRACES 2011 1 Agenda Graces Manual da AGENDA GRACES 2011 O Sistema Agenda Graces integrada ao Sistema Graces e Agenda Graces Grátis foi desenvolvido pela empresa Quorum Informática. Este Manual tem por objetivo atender

Leia mais

Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides.

Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. POWERPOINT 1. O QUE É UMA APRESENTAÇÃO Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. Em cada slide podemos ter vários elementos ou objetos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice Índice Capítulo 10 Inserindo figuras e objetos... 2 Configurando AutoFormas... 2 Criando Caixas de Texto... 3 Inserindo Linhas e Setas... 3 Utilizando WordArt... 4 Inserindo Figuras... 5 Configurando figuras...

Leia mais

Apostila de PowerPoint 2013

Apostila de PowerPoint 2013 Iniciando o Power Point 2013...01 Nova apresentação baseada no modelo...01 Escolhendo o esquema de cores do fundo do slide manualmente...02 Modificando o layout do slide... 03 Inserindo textos no slide...

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais