POLIETILENO DE ULTRA ALTO PESO MOLECULAR (PEUAPM): PROPRIEDADES, PROCESSAMENTO E APLICAÇÕES.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "POLIETILENO DE ULTRA ALTO PESO MOLECULAR (PEUAPM): PROPRIEDADES, PROCESSAMENTO E APLICAÇÕES."

Transcrição

1 POLIETILENO DE ULTRA ALTO PESO MOLECULAR (PEUAPM): PROPRIEDADES, PROCESSAMENTO E APLICAÇÕES. Juliana X. N. de Farias 1, Francine K. Sanson 2, Ricardo B. R. Calumby 3 * 1 Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais da UFCG - jxnfarias@yahoo.com.br; 2 Departamento de Engenharia de Materiais da UEPG francinesanson@yahoo.com.br; 3* Centro de Inovação e Tecnologia da Braskem, R.. Hidrogênio, 3520, Pólo Petroquímico, Camaçari/BA, ricardo.calumby@braskem.com.br Ultra High Molecular Weight Polyethylene (UHMWPE): properties, processing and applications. Ultra High Molecular Weight Polyethylene (UHMWPE) is a linear, Ziegler-Natta type catalyst, polyethylene resin. Because its molecular weight is ranged from 3 x 10 6 to 10 x 10 6 g/mol, which is approximately ten times higher than HDPE, the material has several unique properties as high abrasion resistance and impact strength and low coefficient of friction, what makes it a self-lubricating material. Due to its high melt viscosity, the UHMWPE is mainly processed by RAM extrusion and compression molding which involve compaction and sintering of the polymeric powder under pressure and temperature. Because of its outstanding properties, this material is widely used in building construction, food, beverage, automobile, naval, paper and cellulose industries among others. Introdução Polietileno de Ultra Alto Peso Molecular (PEUAPM) ou mais conhecido por UHMWPE (Ultra High Molecular Weight Polyethylene) é um polietileno de média densidade, semicristalino, de poucas ramificações [1], produzido a partir do gás Eteno, assim como os demais polietilenos. Segundo a Norma ISO , o PEUAPM é um polietileno que apresenta índices de fluidez menor que 0,1 g/10min (190ºC e 21,6kg) [2]. A Tabela 1 apresenta os valores de densidade e cristalinidade dos vários polietilienos. Tabela 1 Densidade e Cristalinidade das Poliolefinas [1]. Polietilenos Densidade Cristalinidade (%) VLDPE 0,860-0,910 ~10 PEBD 0,910-0,925 ~ 50 PEBDL 0,910-0,929 ~ 50 PEMD 0,926-0,940 ~ 60 PEAD 0,941-0,970 ~ 70 PEUAPM ~ 0,930 ~ 45 O que difere o PEUAPM dos demais polietilenos é o seu elevadíssimo peso molecular, que o classifica como um plástico de engenharia de alto valor e desempenho, podendo apresentar tamanho de cadeia polimérica até 30 vezes maior do que das demais resinas [1]. A Tabela 2 apresenta a faixa de peso molecular de algumas poliolefinas.

2 Tabela 2 - Faixa de peso molecular de algumas poliolefinas [1]. Poliolefinas Peso Molecular PEAD g/mol PP g/mol UHMWPE g/mol Quanto maior o peso molecular de um polímero, menor é o seu Índice de Fluidez ou maior sua viscosidade. O altíssimo peso molecular do PEUAPM, que pode chegar a 10 milhões de g/mol, proporciona índices de fluidez que se aproximam de zero (a 190ºC e 21,6 kg), impossibilitando-o de ser processado pelos métodos convencionais para termoplásticos [1]. Entretanto, apresenta excelentes propriedades mecânicas, onde a alta resistência ao desgaste por abrasão, a alta resistência ao impacto e o baixíssimo coeficiente de atrito são destacadas como as principais propriedades [3]. A Figura 1 mostra uma comparação entre os diferentes tamanhos de cadeia polimérica para os tipos de processamentos usuais do polietileno. Figura 1 Desenho esquemático comparando polietilenos para injeção, sopro e extrusão com o PEUAPM. A tecnologia para a produção de PEUAPM foi desenvolvida na Alemanha em meados de 1953, utilizando catalisador do tipo Ziegler-Natta numa polimerização à baixa pressão. No Brasil é produzido exclusivamente pela Braskem S.A, cuja linha de produtos se apresenta com o nome comercial UTEC, e representa 26% da produção mundial de PEUAPM. Em 1984 iniciou-se o processo de desenvolvimento do UTEC com a produção do catalisador, e entre 1989 e 1995, com investimentos numa planta piloto e tecnologia própria, começam as vendas no Mercado Interno conhecimento das aplicações e do processo de produção. A partir daí, o processo foi transferido para a planta industrial onde houve desenvolvimentos de

3 tecnologia em processo, acabamento, sistema catalítico e laboratório. Hoje a Braskem S.A é a 2ª maior produtora mundial de PEUAPM, com as resinas de UTEC. O consumo mundial divide-se principalmente em três grandes segmentos: chapas e tarugos, separadores de bateria, fibras e porosos. O processo de produção utiliza a tecnologia Slurry seguido por um processo de filtração e secagem, que é semelhante ao processo usado para fabricação de outras resinas como PEAD, mas sem a etapa da peletização, devido ao UTEC ser comercializado na forma de pó [1]. Propriedades Propriedades Físicas O PEUAPM possui propriedades bem diferenciadas em relação aos polietilenos convencionais. Isto se deve à maior quantidade de moléculas de ligação interlamelares, proporcionada pelo seu alto peso molecular, que ocasiona uma redução do grau de cristalinidade. Com isto, o PEUAPM apresenta um grau de cristalinidade médio de 45%, comparado a 70% de cristalinidade do PEAD, e ambos com a mesma temperatura de fusão de 133ºC [1]. A Figura 2 representa as estruturas de ligação interlamelares dos polietilenos. PEAD PEUAPM X-PEUAPM Figura 2 Comparação entre as estruturas de PE. O Polietileno de Ultra Alto Peso Molecular é produzido e comercializado na forma de pó, em resinas que variam de acordo com o peso molecular e o tamanho médio de partículas. O peso molecular pode ser baixo (3 milhões de g/mol), médio (5 milhões de g/mol) ou alto (7 a10 milhões de g/mol), e os produtos com estes diferentes pesos moleculares podem ser obtidos com partículas pequenas (diâmetro médio de partículas em torno de 130 µm) ou partículas grandes (diâmetro médio de partículas em torno de 190 µm) [4]. Na determinação do Peso Molecular Médio do PEUAPM, podem ser utilizadas as técnicas de Viscosidade Intrínseca (IV) e Cromatografia de Permeação em Gel (GPC), sendo esta usada principalmente para obter a Distribuição de Peso Molecular (DPM). O ensaio de Tensão Elongacional, mais conhecido por ZST é um método alternativo para medição indireta do peso molecular em amostras moldadas de PEUAPM, devido à dificuldade de dissolução das mesmas impossibilitando a determinação através de IV e GPC. É um ensaio

4 semelhante ao de fluência, e determina a Tensão Elongacional como uma característica da viscosidade do fundido do pó moldado. A tensão elongacional é a tensão de tração (força dividida pela área da secção paralela do corpo de prova) requerida para alongar o corpo de prova em 600% num banho de óleo quente a 150 ºC num tempo de 10 minutos [5]. Este método segue a norma ISO [6] e é baseado na premissa de que a tensão elongacional do polímero é uma função do seu peso molecular [1]. Cristalinidade e morfologia O peso molecular e a história térmica do PEUAPM influenciam no comportamento cristalino do material [7]. Como pode ser observado na Tabela 3, o PEUAPM recém sintetizado apresenta temperatura de fusão e cristalinidade (Tf 1 e Xc 1 ) maior que o material após processamento (Tf 2 e Xc 2 ). Estes valores de temperatura de fusão mais altos têm sido atribuídos, por alguns autores, à formação de cristais de cadeias estendidas durante a polimerização. Outros atribuem à formação de cristais de cadeias dobradas metaestáveis durante a polimerização, as quais se reorganizam antes da fusão. Tabela 3 Caracterização molecular de amostras de PEUAPM [8]. Amostras IV* Tf 1 Xc 1 Tc Tf 2 Xc 2 de UTEC (dl/g) ( C) (%) ( C) ( C) (%) A 19, B 39, Depois da fusão e recristalização, a densidade de emaranhados do polímero aumenta. Como conseqüência, a mobilidade das cadeias diminui, dificultando a cristalização e engrossamento lamelar, dando origem a uma morfologia diferente. PEUAPM. As condições de polimerização têm grande influência na morfologia e propriedades do O tipo de morfologia mostrada na Figura 3(a) com nódulos ligados às fibrilas é geralmente observado em processos de polimerização de PEUAPM com alta atividade catalítica. Atividades catalíticas mais baixas favorecem a formação da morfologia mostrada na Figura 3(b) [8]. (a) Figura 3 Micrografias obtidas por MEV com aumento de 3000 vezes, mostrando morfologia típica das partículas do PEUAPM [8]. (b)

5 Propriedades Mecânicas A longa cadeia molecular, a média densidade e a ausência de ramificações, conferem ao PEUAPM às seguintes propriedades mecânicas: elevada resistência ao impacto, elevada resistência à abrasão e baixíssimo coeficiente de fricção [9]. As figuras 4 e 5 mostram gráficos comparativos das propriedades de resistência ao impacto e abrasão do UTEC com outros materiais, que podem ser determinadas segundo a Norma ASTM D-4020 [10]. Resistência ao Impacto Resistência à Abrasão PU PP PTFE HDPE POM PC PA6.6 Aço UTEC PC POM PTFE PP HDPE Aço PA6.6 Figura 4 Resistência ao impacto do UTEC x outros materiais [1] UTEC. Figura 5 Resistência à abrasão do UTEC x outros materiais [1]. Baixa Pobre Excelente Alta À medida que se aumenta o peso molecular do PEUAPM, melhora-se a resistência ao desgaste por abrasão, a resistência do fundido, a elasticidade, a tensão e alongamento na ruptura, e a resistência ao intemperismo [9]. Entretanto, diminui a resistência ao impacto e dificulta a extensibilidade do fundido e a processabilidade. O baixo coeficiente de fricção apresentado pelo material, aliado com a alta resistência à abrasão, torna o material auto-lubrificante. As Figuras 6 e 7 apresentam as propriedades de resistência química e coeficiente de fricção do UTEC com diferentes materiais. Resistência Química Coeficiente de Fricção Aço PC POM PA6.6 PP HDPE PU UTEC PC Aço PA6.6 POM PP HDPE UTEC PTFE 0 Pobre Excelente Pobre Excelente Figura 6 Resistência química do UTEC x outros materiais [1]. Figura 7 Coeficiente de fricção do UTEC x outros materiais [1].

6 Além destas, outras propriedades mecânicas se destacam como alta resistência química e ao stress cracking, alta resistência à corrosão, absorção de ruídos, fisiologicamente neutro, manutenção das propriedades a baixas temperaturas e não absorção de umidade [1]. Esse material polimérico é praticamente inerte quando em contato com diversas substâncias (alta resistência química), o que faz com que seja indicado para uso em praticamente todos os tipos de ambientes agressivos ou corrosivos sob temperaturas moderadas. Mesmo em temperaturas elevadas, só é atacado por solventes aromáticos ou halogenados e por oxidantes fortes, como ácido nítrico [9], mas não se recomenda a exposição contínua a temperaturas acima de 90ºC, sob o risco de perda de propriedades [1]. A tabela 4 apresenta as principais propriedades de duas resinas de PEUAPM. Observa-se que a diferença de peso molecular resulta em variações significativas nas propriedades deste material. Tabela 4 Principais propriedades de resinas de PEUAPM [4] Método ASTM Unidades Valores Típicos Valores Típicos Peso Molecular Médio Interno g/mol 3,0x10 6 8,0x10 6 Densidade D-792 g/cm 3 0,925 0,925 Resistência à Tração no Escoamento D-638 MPa Resistência à Tração na Ruptura D-638 MPa Alongamento Final D-638 % >350 >300 Resistência ao Impacto Izod D-256 J/m Não Fratura Não Fratura Resistência ao Impacto Charpy* (ISO ) KJ/m Índice de Abrasão (Aço SAE1020=100) (NBR 14922) Coeficiente de Fricção Estático D ,10 0,10 Coeficiente de Fricção Dinâmico D ,09 0,09 Dureza (após 15 s) D-2240 Shore D Temperatura de Fusão D-3418 ºC Temperatura de Amolecimento Vicat D-1525 ºC (1Kg) Temperatura de Deflexão Térmica D a 0,45 N/mm² - ºC a 1,81 N/mm² - ºC Condutividade Térmica a 23ºC D-177 W/m.k 0,4 0,4 Coeficiente de Dilatação Linear D /ºC 1,5 1,5 (Entre -30ºC e 100ºC) Calor Específico a 23ºC E-1269 cal/gºc 0,48 0,48 Entalpia Específica de Fusão D-3418 cal/g Processamento Devido a sua elevada viscosidade o PEUAPM não escoa mesmo quando submetido à temperatura acima do seu ponto de fusão, o que impossibilita seu processamento por métodos convencionais de injeção, sopro ou extrusão [9]. São necessárias técnicas especiais de processamento como extrusão RAM ou moldagem por compressão (a quente ou a frio), para produção de semi-

7 acabados em forma de chapas ou perfis; calandragem, para produção de separadores de bateria (lâminas ou filmes); fiação em gel (Gel-spinning), para produção de fibras de alto desempenho; e sinterização de peças porosas, para produção de filtros. A Extrusão RAM é um processo de sinterização do pó para formar um perfil maciço e contínuo. Diferentemente da extrusão convencional, onde o transporte de material é feito por uma rosca sem fim, a extrusão RAM é um processo plug flow, ou seja, em batelada sem cisalhamento, onde o material particulado é alimentado a uma matriz alongada enquanto um pistão compatível com o contorno da cavidade da matriz percorre um trajeto de ida e volta na zona de alimentação. Neste trajeto ocorre a compactação do pó e a transferência de calor para o polímero, ocorrendo a sinterização. Logo após o extrudado passa pelo resfriamento [1]. A Moldagem por Compressão é um processo de compactação do pó em um molde, através de uma prensa hidráulica aquecida. A altura de preenchimento do pó no molde deve ser 2 a 2,5 vezes a espessura da chapa, e o tempo de sinterização geralmente é semelhante aos medidos na Extrusão RAM [1]. Calumby et al [11] e Parnasis [12] realizaram um estudo sobre a influência dos parâmetros da moldagem por compressão nas propriedades de placas processadas. O resultado da variação da temperatura de moldagem, da taxa de resfriamento, da pressão de moldagem e da pressão de resfriamento mostrou que as propriedades físicas e mecânicas do material são bastante dependentes destes parâmetros. Já na Compressão a frio, o pó é compactado a frio para formar peças (pré-formas) que, posteriormente em outra prensa (a quente), são unidas e sinterizadas. Deste modo, a resistência da pré-forma e a estabilidade dimensional são de fundamental importância para continuidade do processo, pois a peça não pode perder sua forma original no seu transporte para a prensa de aquecimento. Este processo é mais utilizado para fabricação de peças mais complexas, com detalhes ou revestimentos, ou compostas com outros materiais como a borracha. Os semi-acabados, tarugo e placa, processados por extrusão RAM e moldagem por compressão respectivamente, são posteriormente submetidos aos processos de usinagem por torno, fresa ou plaina, ou corte por serra ou guilhotina para obtenção da peça final [1]. Aplicações Devido suas excelentes propriedades físicas e mecânicas, o PEUAPM tem sido amplamente utilizado nas mais diversas áreas. Revestimentos A utilização em revestimentos é uma das maiores aplicações deste tipo de material. As principais indústrias usuárias destes revestimentos são:

8 - Indústria Mineradora: que trabalha com a manipulação de materiais altamente abrasivos e com alto grau de aderência a caçambas e pás carregadoras; - Indústria de Construção Civil: que manipula grandes volumes de solo e insumos para construção como britas, cimento, areia, etc. Sendo estes materiais altamente abrasivos além de apresentarem facilidade de aderência nas paredes dos equipamentos. - Indústria Agrícola: que transporta e manipula grãos, causando altos níveis de desgaste em caminhões e calhas transportadoras. Buscando otimizar seus processos, estas empresas utilizam o PEUAPM para revestimento de maquinário, equipamentos agrícolas, roletes para esteiras transportadoras, revestimento de silos, chutes e moegas, pás carregadoras e caçambas, como mostrado na Figura 8. As principais vantagens são o aumento da vida útil dos equipamentos devido à alta resistência ao desgaste por abrasão, o fluxo de material facilitado devido ao seu baixo coeficiente de atrito e propriedades antiaderentes, diminuição significativa no tempo de descarga dos silos, moegas, balanças de concreto e pás carregadoras, redução de acidentes com tombamentos de caçambas, facilidade na operação de lavagem dos equipamentos (quando aplicável) e um aumento da produtividade de colheita devido à melhor operação de sensores de corte. Figura 8 Revestimento de UTEC em caçambas 4]. Indústria alimentícia A maior importância da aplicação do PEUAPM neste segmento é a substituição do metal em peças e equipamentos que manuseiam alimentos, pois é eliminada a utilização de graxas para lubrificação dos mesmos, diminuindo uma possível contaminação dos alimentos. Um exemplo de aplicação é em tábuas e mesas de corte, onde há possibilidade de aditivação com compostos antimicrobianos (bastante desejáveis nesta indústria), maior durabilidade devido à alta resistência à abrasão e impacto no manuseio de produtos com ossos e grandes volumes.

9 Indústria de bebidas As principais aplicações são em guias de corrente, roscas sem fim, estrelas, guias de proteção laterais em esteiras, e roletes que não necessitam de rolamento. Neste caso, as principais vantagens são: redução atrito e ruído, a isenção de lubrificação (mantendo os equipamentos isentos de graxas), leveza em relação aos perfis de aço e conseqüente prolongamento da vida útil das esteiras, motores e correntes. Indústria naval Na utilização de chapas para construção de defensas marítimas, protegendo o cais dos choques fortes dos navios, como também do casco dos navios. Em decks e pisos, pois não sofrem corrosão e podem ser facilmente aplicados em rampas e escadas que ficam constantemente molhadas. A propriedade antiderrapante do PEUAPM é assegurada pela adição de grãos de areia no momento da prensagem das chapas. Além destas, o PEUAPM apresenta diversas outras aplicações que abrangem indústrias de papel e celulose, em tampas de caixa de sucção e réguas devido ao alto grau de abrasividade da pasta de celulose; automobilística, auxiliando no amortecimento do impacto e dificultando a quebra dos componentes de molas; na fabricação de rolamentos plásticos, raspadores, tubos, bombas, perfis e peças técnicas [1,4]. O PEUAPM também pode ser aplicado na fabricação de fibras de alta performance, em coletes a prova de bala, capacetes, cordas de alta resistência, equipamentos de esporte e lazer, dentre inúmeras outras aplicações [13]. Conclusão O mercado de Polietileno de Ultra Alto Peso Molecular está em crescente avanço devido às suas inúmeras aplicações em diferentes setores da indústria. Há um constante estudo para desenvolvimento de novos processos de produção, bem como do aprimoramento das propriedades do UTEC. Pesquisas recentes mostram a modificação de processabilidade e propriedades, através de aditivos à base de ceras e nanocompósitos, aumentando ainda mais o campo de aplicação deste plástico de engenharia.

10 Referências Bibliográficas 1. Relatórios e boletins técnicos da Braskem S.A. 2. ISO : 2001, Plastics Ultra-high-molecular-weight polyethylene (PE-UHMW) molding and extrusion materials Part 1: Designation system and basis for specifications. 3. BRASKEM Homepage. Disponível em Acesso em 20 e 21 de Maio de Catálogo de produtos UTEC (Braskem S.A.). 5. SANTOS, J. P., BITTENCOURT, B. A., CALUMBY, R.B. Polietileno de Ultra Alto Peso Molecular: Apresentação da técnica de ensaio de Tensão Elongacional (ZST). 9º Congresso Brasileiro de Polímeros, ISO : 1998, Plastics Ultra-high-molecular-weight polyethylene (PE-UHMW) molding and extrusion materials Part 2: Preparation of test specimens and determination of properties. 7. LI, S., BURSTAIN A. H. Current Concepts Review Ultra High Molecular Weight Polyethylene, the material and its use in total joint implants. The Journal of Bone and Joint Surgery, July 1994, vol. 76-A, nº 7, p SIMANKE, A. G. UHMWPE: Structures, properties and applications. 41 st International Symposium on Macromolecules Proceeding, COUTINHO, F. M. B., MELLO, I. L., SANTA MARIA, L. C. Polietileno: Principais tipos, propriedades e aplicações. Polímeros, Jan/Mar 2003, vol. 13, nº1, p ISSN ASTM D Standard Specification for Ultra-High-Molecular-Weight Polyethylene Molding and Extrusion Materials. 11. CALUMBY, R. et al. UHMWPE Effect of Compression Molding Processing Parameters on Sheet Properties. The Polymer Processing Society 23 rd Annual Meeting, May PARNASIS, N. C. Compression molding simulation of Ultra High Molecular Polyethylene, Thesis, December ALVES, A. L., NASCIMENTO, L. F. C., SUAREZ, J. C. M. Comportamento Balístico de Compósito de Polietileno de Altíssimo Peso Molecular: Efeito da radiação gama. Polímeros: Ciência e Tecnologia, vol. 14, nº2, p , 2004.

UTEC um Plástico de Engenharia Desenvolvido na Bahia

UTEC um Plástico de Engenharia Desenvolvido na Bahia Pólo industrial de Camaçari 30 Anos de Realizações Construindo o Futuro UTEC um Plástico de Engenharia Desenvolvido na Bahia RICARDO BOU RESLAN CALUMBY Engenheiro de Materiais formado pela (UFPB). Mestre

Leia mais

SUPORTE LATERAL componentes. VARANDA componentes. SUPORTE LATERAL componentes. Tel: 55 11 4177-2244 plasnec@plasnec.com.br l www.plasnec.com.

SUPORTE LATERAL componentes. VARANDA componentes. SUPORTE LATERAL componentes. Tel: 55 11 4177-2244 plasnec@plasnec.com.br l www.plasnec.com. VARANDA 5 6 9 SUPORTE LATERAL 12 4 7 10 8 Código: 17010101 Descrição: Conjunto suporte lateral regulável Ø 13mm: 1 - Manopla - PA rosca M10 SS 304 2 - Arruela - M12 24mm SS 304 3 - Olhal - M10 PA M10 SS

Leia mais

Processo de Forjamento

Processo de Forjamento Processo de Forjamento Histórico A conformação foi o primeiro método para a obtenção de formas úteis. Fabricação artesanal de espadas por martelamento (forjamento). Histórico Observava-se que as lâminas

Leia mais

Quando tratamos das propriedades de um material transformado, segundo muitos pesquisadores, estas dependem de uma reciclagem bem sucedida. Para que isto ocorra, os flocos de PET deverão satisfazer determinados

Leia mais

METALURGIA DO PÓ (SINTERIZAÇÃO) 1. Introdução Transformação de pó de metais em peças pela aplicação de pressão e calor (sem fusão do metal base).

METALURGIA DO PÓ (SINTERIZAÇÃO) 1. Introdução Transformação de pó de metais em peças pela aplicação de pressão e calor (sem fusão do metal base). METALURGIA DO PÓ (SINTERIZAÇÃO) 1. Introdução Transformação de pó de metais em peças pela aplicação de pressão e calor (sem fusão do metal base). Etapas do processo: - obtenção dos pós metálicos - mistura

Leia mais

Soluções em Elastômeros de Alto Desempenho

Soluções em Elastômeros de Alto Desempenho Soluções em Elastômeros de Alto Desempenho Aumento da vida útil e redução de custos para a indústria de mineração Dow.com Elastomeros de Alta Performance - Um polímero viscoelástico (elástico) - Baixo

Leia mais

MANEIRAS DE SE OBTER UMA DETERMINADA FORMA

MANEIRAS DE SE OBTER UMA DETERMINADA FORMA AS VÁRIAS V MANEIRAS DE SE OBTER UMA DETERMINADA FORMA Forjado Sinterizado Usinado Fundido A diferença estará apenas nos custos e tempos de fabricação? 1 EVOLUÇÃO DAS PROPRIEDADES COM O TRATAMENTO TERMOMECÂNICO

Leia mais

A Travi fornece chapas com largura de até 1500 mm e comprimento de acordo com a sua necessidade. Turbulência

A Travi fornece chapas com largura de até 1500 mm e comprimento de acordo com a sua necessidade. Turbulência 06 PEÇAS USINADAS Para aplicações especiais Com equipamentos de última geração e mão de obra altamente qualificada, a Travi é especialista na fabricação de peças usinadas para diversos segmentos da indústria.

Leia mais

Indústrias Química, do Plástico, do Vidro e dos Metais

Indústrias Química, do Plástico, do Vidro e dos Metais Indústrias Química, do Plástico, do Vidro e dos Metais Trabalho realizado por: Leonardo Vieira R. da Silveira Marcelo Henrique G. Bueno Ralf Marcelo. S. de Oliveira Professor: Renato de Sousa Dâmaso Disciplina:

Leia mais

POLÍMEROS POLIETILENO DE BAIXA DENSIDADE

POLÍMEROS POLIETILENO DE BAIXA DENSIDADE POLÍMEROS Os polímeros são macromoléculas formada pela união de pequenas unidades que se repetem, os monômeros. Existem basicamente dois tipos de polimerização: adição e condensação. Na polimeirzação por

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção. Processos de Fabricação

Curso de Engenharia de Produção. Processos de Fabricação Curso de Engenharia de Produção Processos de Fabricação Forjamento: O forjamento, um processo de conformação mecânica em que o material é deformado por martelamentoou prensagem, é empregado para a fabricação

Leia mais

1. PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO MECÂNICA

1. PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO MECÂNICA 1 1. PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO MECÂNICA Os processos de conformação mecânica são processos de fabricação que empregam a deformação plástica de um corpo metálico, mantendo sua massa e integridade. Alguns

Leia mais

Polietileno de Ultra Alto Peso Molecular (UHMWPE)

Polietileno de Ultra Alto Peso Molecular (UHMWPE) Polietileno de Ultra Alto Peso Molecular (UHMWPE) UTEC é o nome comercial do Ultra Alto Peso Molecular (UHMWPE), desenvolvido e produzido pela Braskem com a nossa própria tecnologia de produção e catalisadores.

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS. Prof. Carlos Falcão Jr.

INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS. Prof. Carlos Falcão Jr. INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS Prof. Carlos Falcão Jr. Conformação de Materiais Metálicos Estampagem É um processo de conformação mecânica, que compreende um conjunto de operações por intermédio

Leia mais

TRATAMENTOS TÉRMICOS DOS AÇOS

TRATAMENTOS TÉRMICOS DOS AÇOS Tratamentos térmicos dos aços 1 TRATAMENTOS TÉRMICOS DOS AÇOS Os tratamentos térmicos empregados em metais ou ligas metálicas, são definidos como qualquer conjunto de operações de aquecimento e resfriamento,

Leia mais

INSTALAÇÕES HIDRO-SANITÁRIAS

INSTALAÇÕES HIDRO-SANITÁRIAS INSTALAÇÕES HIDRO-SANITÁRIAS Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turma C01 Disc. Construção Civil II ÁGUA QUENTE 1 UTILIZAÇÃO Banho Especiais Cozinha Lavanderia INSTALAÇÕES

Leia mais

VEDAÇÃO PERFEITA: RESINAS ORGANOLÉPTICAS PARA TAMPAS DE BEBIDAS

VEDAÇÃO PERFEITA: RESINAS ORGANOLÉPTICAS PARA TAMPAS DE BEBIDAS VEDAÇÃO PERFEITA: RESINAS ORGANOLÉPTICAS PARA TAMPAS DE BEBIDAS 1 2 vedação perfeita Resinas organolépticas para tampas de bebidas Água natural com e sem gás, refrigerantes, isotônicos... O mercado de

Leia mais

CONCEITOS. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho

CONCEITOS. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho CONCEITOS Materiais e Processos de Produção ESTRUTURA DA MATÉRIA ÁTOMOS PRÓTONS NÊUTRONS ELÉTRONS MOLÉCULAS ESTADOS DA MATÉRIA TIPO DE LIGAÇÃO ESTRUTURA (ARRANJO) IÔNICA COVALENTE METÁLICA CRISTALINO AMORFO

Leia mais

ESTUDO DO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE POLIETILENO DE ALTA MASSA MOLAR PROCESSADO COM PERÓXIDO DE DICUMILA

ESTUDO DO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE POLIETILENO DE ALTA MASSA MOLAR PROCESSADO COM PERÓXIDO DE DICUMILA ESTUDO DO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE POLIETILENO DE ALTA MASSA MOLAR PROCESSADO COM PERÓXIDO DE DICUMILA Marisa C G Rocha 1*, Lorena R C Moraes 1 (M), Jorge M Futigami 1, Nancy I A Acevedo 1 1 - Instituto

Leia mais

F i c h a T é c n i c a. S i s t e m a d e p e r f i s d e s l i z a n t e. PremiDoor

F i c h a T é c n i c a. S i s t e m a d e p e r f i s d e s l i z a n t e. PremiDoor F i c h a T é c n i c a S i s t e m a d e p e r f i s d e s l i z a n t e PremiDoor C a r a c t e r í s t i c a s d o s i s t e m a 1. Moldura de 168 mm com três câmaras-de-ar e folha corrediça elevadora

Leia mais

BR 280 - KM 47 - GUARAMIRIM SC Fone 47 3373 8444 Fax 47 3373 8191 nitriondobrasil@terra.com.br www.nitrion.com

BR 280 - KM 47 - GUARAMIRIM SC Fone 47 3373 8444 Fax 47 3373 8191 nitriondobrasil@terra.com.br www.nitrion.com TÉCNICA DA NITRETAÇÃO A PLASMA BR 280 KM 47 GUARAMIRIM SC Fone 47 3373 8444 Fax 47 3373 8191 nitriondobrasil@terra.com.br www.nitrion.com A Nitrion do Brasil, presente no mercado brasileiro desde 2002,

Leia mais

www.dumaxcomercial.com (53) 3228-9891 3028-9892

www.dumaxcomercial.com (53) 3228-9891 3028-9892 www.dumaxcomercial.com (53) 3228-9891 3028-9892 Index - Anéis O rings - Gaxetas - Raspadores - Reparos - Retentores - Placas - Rolamentos para Bombas - Rotativos - Bombas - Peças Especiais - Dumax Comercial

Leia mais

2 Reforço Estrutural com Compósitos de Fibras de Carbono

2 Reforço Estrutural com Compósitos de Fibras de Carbono 2 Reforço Estrutural com Compósitos de Fibras de Carbono 2.1. Introdução A partir de 1980 a produção comercial de fibras de carbono desenvolveuse em grande escala no Japão. Isto ocorreu como resultado

Leia mais

TM703 Ciência dos Materiais PIPE Pós - Graduação em Engenharia e Ciências de Materiais

TM703 Ciência dos Materiais PIPE Pós - Graduação em Engenharia e Ciências de Materiais TM703 Ciência dos Materiais PIPE Pós - Graduação em Engenharia e Ciências de Materiais Carlos Mauricio Lepienski Laboratório de Propriedades Nanomecânicas Universidade Federal do Paraná Aulas 7 1º sem.

Leia mais

BOLETIM 222.1 Fevereiro de 2002. Bombas Goulds Modelos 5150/VJC cantiléver verticais de sucção inferior. Goulds Pumps

BOLETIM 222.1 Fevereiro de 2002. Bombas Goulds Modelos 5150/VJC cantiléver verticais de sucção inferior. Goulds Pumps BOLETIM 222.1 Fevereiro de 2002 Bombas Goulds Modelos 5150/VJC cantiléver verticais de sucção inferior Goulds Pumps Goulds Modelos 5150/VJC Bombas cantiléver verticais Projetadas para lidar com lamas corrosivas

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS UFBA-ESCOLA POLITÉCNICA-DCTM DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS ROTEIRO DE AULAS CONCRETO FRESCO Unidade III Prof. Adailton de O. Gomes CONCRETO FRESCO Conhecer o comportamento

Leia mais

JATEAMENTO - INTRODUÇÃO APLICAÇÃO

JATEAMENTO - INTRODUÇÃO APLICAÇÃO www.sinto.com.br JATEAMENTO - INTRODUÇÃO APLICAÇÃO O Jateamento com abrasivo é um método de trabalho a frio que consiste no arremesso de partículas contra uma determinada superfície, a elevadas velocidades,

Leia mais

PROCESSAMENTO DE POLÍMEROS. Curso Superior em Engenharia de Materiais Faculdade de Engenharia FAENG Fundação Santo André FSA. Profa. Sandra A.

PROCESSAMENTO DE POLÍMEROS. Curso Superior em Engenharia de Materiais Faculdade de Engenharia FAENG Fundação Santo André FSA. Profa. Sandra A. PROCESSAMENTO DE POLÍMEROS Curso Superior em Engenharia de Materiais Faculdade de Engenharia FAENG Fundação Santo André FSA Profa. Sandra A. Cruz METODOLOGIA DE ENSINO Aulas (terças e quartas) - ementa

Leia mais

FISSURAS NO CONCRETO: PRINCIPAIS CAUSAS E COMO PREVENIR

FISSURAS NO CONCRETO: PRINCIPAIS CAUSAS E COMO PREVENIR FISSURAS NO CONCRETO: PRINCIPAIS CAUSAS E COMO PREVENIR COMITÊ GO 12.211 FISSURAÇÂO DO CONCRETO Coordenador: José Dafico Alves Membro: Luciano Martin Teixeira INTRODUCÃO As fissuras são eventos importantes

Leia mais

Soluções criativas em pallets plásticos para transporte e armazenamento de mercadorias.

Soluções criativas em pallets plásticos para transporte e armazenamento de mercadorias. Soluções criativas em pallets plásticos para transporte e armazenamento de mercadorias. Nossos diferenciais Pioneirismo. Em 1970, a Schoeller introduziu a garrafeira plástica no mercado nacional. Liderança

Leia mais

CD18R00 GAMA SANICOL CATÁLOGO TÉCNICO TUBOS

CD18R00 GAMA SANICOL CATÁLOGO TÉCNICO TUBOS GAMA SANICOL CATÁLOGO TÉCNICO TUBOS ÍNDICE 1. Generalidades... 3 2. Características Gerais da Tubagem... 3 3. Características Hidráulicas... 4 4. Características Geométricas... 4 5. Transporte e Armazenamento...

Leia mais

POLÍMEROS TERMOPLÁSTICOS E TERMOFIXOS. Os polímeros podem ser classificados em termoplásticos e termofixos. TERMOPLÁSTICOS

POLÍMEROS TERMOPLÁSTICOS E TERMOFIXOS. Os polímeros podem ser classificados em termoplásticos e termofixos. TERMOPLÁSTICOS Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Bacharelado em Ciência e Tecnologia Teófilo Otoni - MG Prof a. Dr a. Flaviana Tavares Vieira Prof a. Dr a. Flaviana Tavares Vieira POLÍMEROS TERMOPLÁSTICOS

Leia mais

Conceitos Iniciais. Forjamento a quente Forjamento a frio

Conceitos Iniciais. Forjamento a quente Forjamento a frio Forjamento Conceitos Iniciais Forjamento é o processo de conformação através do qual se obtém a forma desejada da peça por martelamento ou aplicação gradativa de uma pressão. Forjamento a quente Forjamento

Leia mais

CURSO DE AQUITETURA E URBANISMO

CURSO DE AQUITETURA E URBANISMO 1- Generalidades PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO Todas as misturas de concreto devem ser adequadamente dosadas para atender aos requisitos de: Economia; Trabalhabilidade; Resistência; Durabilidade. Esses

Leia mais

Linha Amanco Biax. Amanco Biax. Linha. Soluções Amanco. Tripla Certificação. Soluções Amanco LINHA AMANCO BIAX. Soluções Amanco

Linha Amanco Biax. Amanco Biax. Linha. Soluções Amanco. Tripla Certificação. Soluções Amanco LINHA AMANCO BIAX. Soluções Amanco úde ualidade gurança 2007 :2008 LINHA AMANCO BIAX S O L U Ç Õ E S Tripla Certificação A Amanco Brasil é comprometida com a qualidade, sendo a única empresa fabricante de tubos e conexões do Brasil a ter

Leia mais

Gaxetas de Fibras Sintéticas e Outras

Gaxetas de Fibras Sintéticas e Outras Gaxetas de Fibras Sintéticas e Outras Quimgax 2030 Quimgax 2004 Quimgax 2017 Quimgax 2043 Quimgax 2044 Quimgax 2777 Quimgax 2019 Quimgax 2143 Quimgax 2153 Quimgax 2061 e 2062 As gaxetas de fibras sintéticas

Leia mais

Aula 3: Forjamento e Estampagem Conceitos de Forjamento Conceitos de Estampagem

Aula 3: Forjamento e Estampagem Conceitos de Forjamento Conceitos de Estampagem Aula 3: Forjamento e Estampagem Conceitos de Forjamento Conceitos de Estampagem Este processo é empregado para produzir peças de diferentes tamanhos e formas, constituído de materiais variados (ferrosos

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO Nº 03 PVC

BOLETIM TÉCNICO Nº 03 PVC A tabela a seguir lista valores típicos de algumas propriedades físicas, mecânicas, térmicas e elétricas de compostos de PVC rígidos e flexíveis. Os valores são simplesmente de caráter informativo e são

Leia mais

TECNOLOGIA DA DEFORMAÇÃO PLÁSTICA. VOL II APLICAÇÕES INDUSTRIAIS (Enunciados de Exercícios Complementares)

TECNOLOGIA DA DEFORMAÇÃO PLÁSTICA. VOL II APLICAÇÕES INDUSTRIAIS (Enunciados de Exercícios Complementares) TECNOLOGIA DA DEFORMAÇÃO PLÁSTICA VOL II APLICAÇÕES INDUSTRIAIS (Enunciados de Exercícios Complementares) Nota Introdutória Este documento é um anexo ao livro Tecnologia Mecânica Tecnologia da Deformação

Leia mais

BALINIT resultados magníficos em puncionamento e conformação

BALINIT resultados magníficos em puncionamento e conformação BALINIT resultados magníficos em puncionamento e conformação A fórmula de sucesso para garantir a eficácia em puncionamento e conformação Os revestimentos extra-duros BALINIT possuem apenas algumas milésimas

Leia mais

MÉTODO DE TESTE PARA RESISTÊNCIA QUÍMICA :

MÉTODO DE TESTE PARA RESISTÊNCIA QUÍMICA : MÉTODO DE TESTE PARA RESISTÊNCIA QUÍMICA : A experiência com plásticos reforçados em ambientes corrosivos nos levou a concluir que os laminados falham de formas diferentes, dependendo do tipo de resina

Leia mais

Apresentação da Empresa...

Apresentação da Empresa... Apresentação da Empresa... Contando com alta tecnologia e experiência, a Retaprene desenvolve Pisos e Revestimentos à base de Poliuretano de alta resistência, para ser aplicado em superfícies que necessitem

Leia mais

Telecurso 2000 Processos de fabricação Peça; Retalho; Tira.

Telecurso 2000 Processos de fabricação Peça; Retalho; Tira. Conjunto de processos: Corte, Dobramento/curvamento (calandragem), Embutimento (estamp. profunda), Cunhagem, Perfilamento, Repuxamento. Processo a frio, Produto acabado, Matéria prima laminada, Forma volumétrica,

Leia mais

Braskem Máxio. Maio / May 2015

Braskem Máxio. Maio / May 2015 Maio / May 2015 Braskem Máxio Braskem Máxio Braskem Maxio é um selo que identifica resinas de PE, PP ou EVA dentro do portfólio da Braskem com menor impacto ambiental em suas aplicações. Esta exclusiva

Leia mais

2 Reforço Estrutural com Compósitos de Fibra de Carbono

2 Reforço Estrutural com Compósitos de Fibra de Carbono 2 Reforço Estrutural com Compósitos de Fibra de Carbono 2.1. Introdução Os materiais estruturais podem ser divididos em quatro grupos: metálicos, cerâmicos, poliméricos e compósitos (Gibson, 1993). Em

Leia mais

Catálogo de Gaxetas, Raspadores e Guias

Catálogo de Gaxetas, Raspadores e Guias Catálogo de Gaxetas, Raspadores e Guias CIAGN 1021 (2011) AGN Vedações Hidráulica, Pneumática e Serviços Ltda. Índice página 1. Introdução 3 2. Compostos das Gaxetas 3 3. Dimensões das Gaxetas 3 3.1 Gaxeta

Leia mais

- Pisos e revestimentos Industriais (pinturas especiais, autonivelantes, uretânicas, vernizes...);

- Pisos e revestimentos Industriais (pinturas especiais, autonivelantes, uretânicas, vernizes...); A TECNIKA iniciou suas atividades em meados de 2003, impulsionada pela demanda do mercado, sempre preocupada em buscar e oferecer soluções técnicas inovadoras, tendo como focos principais as áreas de impermeabilização

Leia mais

RESINA POLIÉSTER INSATURADO, ISOFTÁLICA, MÉDIA REATIVIDADE

RESINA POLIÉSTER INSATURADO, ISOFTÁLICA, MÉDIA REATIVIDADE BOLETIM TÉCNICO COMMODITIES ARAZYN 11.0 - BOLETIM TECNICO DA FAMILIA ARA QUÍMICA S/A. RUA ARTHUR CÉSAR, 200 18147-000 ARAÇARIGUAMA SP BRASIL TEL: 0 (XX) 11 4136 1900 BTE DOCUMENTO 000136 RESINA POLIÉSTER

Leia mais

Qualificação de Procedimentos

Qualificação de Procedimentos Qualificação de Procedimentos Os equipamentos em geral são fabricados por meio de uniões de partes metálicas entre si empregando-se soldas. Há, portanto a necessidade de se garantir, nestas uniões soldadas,

Leia mais

PLACAS E TELHAS PRODUZIDAS A PARTIR DA RECICLAGEM DO POLIETILENO / ALUMÍNIO PRESENTES NAS EMBALAGENS TETRA PAK.

PLACAS E TELHAS PRODUZIDAS A PARTIR DA RECICLAGEM DO POLIETILENO / ALUMÍNIO PRESENTES NAS EMBALAGENS TETRA PAK. PLACAS E TELHAS PRODUZIDAS A PARTIR DA RECICLAGEM DO POLIETILENO / ALUMÍNIO PRESENTES NAS EMBALAGENS TETRA PAK. Mario Henrique de Cerqueira Engenheiro de Desenvolvimento Ambiental - Tetra Pak 1. Introdução

Leia mais

MANUAL PASSO A PASSO DE APLICAÇÃO: GS-SUPER

MANUAL PASSO A PASSO DE APLICAÇÃO: GS-SUPER MANUAL PASSO A PASSO DE APLICAÇÃO: GS-SUPER 1. INTRODUÇÃO Este Manual de Aplicação do GS-Super demonstra passo a passo o procedimento correto para aplicação do material bem como os cuidados necessários

Leia mais

Sistema Duplex. Vantagens e Aplicações. Luiza Abdala (luiza.abdala@vmetais.com.br) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado

Sistema Duplex. Vantagens e Aplicações. Luiza Abdala (luiza.abdala@vmetais.com.br) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado Sistema Duplex Vantagens e Aplicações Luiza Abdala (luiza.abdala@vmetais.com.br) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado METALURGIA Corrosão Tendência que os materiais têm de retornar ao seu estado

Leia mais

Armazenamento de energia

Armazenamento de energia Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica 3 º. trimestre, 2015 A energia solar é uma fonte de energia dependente do tempo. As necessidades de energia

Leia mais

Concurso Público para Cargos Técnico-Administrativos em Educação UNIFEI 13/06/2010

Concurso Público para Cargos Técnico-Administrativos em Educação UNIFEI 13/06/2010 Questão 21 Conhecimentos Específicos - Técnico em Mecânica A respeito das bombas centrífugas é correto afirmar: A. A vazão é praticamente constante, independentemente da pressão de recalque. B. Quanto

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS GÉRSON VARGAS GALDINO

FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS GÉRSON VARGAS GALDINO FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS GÉRSON VARGAS GALDINO AVALIAÇÃO DO EFEITO DO REPROCESSAMENTO DO POLIETILENO DE ULTRA ALTO PESO MOLECULAR SOBRE

Leia mais

CATÁLOGO INSTITUCIONAL SET. 2008 CATÁLOGO INSTITUCIONAL MEGAFORT INDUSTRIAL HIDRÁULICA LTDA. CILINDROS HIDRÁULICOS

CATÁLOGO INSTITUCIONAL SET. 2008 CATÁLOGO INSTITUCIONAL MEGAFORT INDUSTRIAL HIDRÁULICA LTDA. CILINDROS HIDRÁULICOS CATÁLOGO INSTITUCIONAL SET. 2008 CATÁLOGO INSTITUCIONAL MEGAFORT INDUSTRIAL HIDRÁULICA LTDA. CILINDROS HIDRÁULICOS Em processo de certificação ISO-9001/2000 A EMPRESA Estamos apresentando a MEGAFORT INDUSTRIAL

Leia mais

Informações Gerais Trocadores de Calor / Chiller de Placas

Informações Gerais Trocadores de Calor / Chiller de Placas Informações Gerais Trocadores de Calor / Chiller de Placas Somos especializados em trocadores de calor e importamos desde 2009. Eles são fabricados sob a supervisão de um técnico nosso e foram adaptados

Leia mais

Resfriadores Evaporativos BRISBOX

Resfriadores Evaporativos BRISBOX Características do Produto: Resfriadores Evaporativos BRISBOX BRISBOX Aplicações Resfriadores evaporativos Munters, possuem uma ótima performance energética e podem ser aplicados em: Bingos; Boates; Academias;

Leia mais

Introdução Vantagens e Desvantagens A Quente A Frio Carga Mecânica Matriz Aberta Matriz Fechada Defeitos de Forjamento

Introdução Vantagens e Desvantagens A Quente A Frio Carga Mecânica Matriz Aberta Matriz Fechada Defeitos de Forjamento Prof. Msc. Marcos Dorigão Manfrinato prof.dorigao@gmail.com Introdução Vantagens e Desvantagens A Quente A Frio Carga Mecânica Matriz Aberta Matriz Fechada Defeitos de Forjamento 1 Introdução: O forjamento

Leia mais

Referência na fabricação de lençóis de borracha com altíssima resistência ao desgaste CATÁLOGO

Referência na fabricação de lençóis de borracha com altíssima resistência ao desgaste CATÁLOGO Referência na fabricação de lençóis de borracha com altíssima resistência ao desgaste CATÁLOGO A Pang do Brasil é uma empresa com 36 anos de experiência na fabricação de peças para revestimento em borracha.

Leia mais

INDÚSTRIA DO PETRÓLEO E GÁS

INDÚSTRIA DO PETRÓLEO E GÁS APLICAÇÕES DE PERFIS PULTRUDADOS INDÚSTRIA DO PETRÓLEO E GÁS Palestrante : Carlos Viegas Apoio O QUE É UM COMPÓSITO ROVING CONTÍNUO RESINA POLIESTER VINIL ESTER FENOLICA EPOXI MANTA DE FIBRA DE VIDRO VÉU

Leia mais

RELAÇÃO DO TEMPO DE SINTERIZAÇÃO NA DENSIFICAÇÃO E CONDUTIVIDADE ELÉTRICA EM CÉLULAS À COMBUSTÍVEL. Prof. Dr. Ariston da Silva Melo Júnior

RELAÇÃO DO TEMPO DE SINTERIZAÇÃO NA DENSIFICAÇÃO E CONDUTIVIDADE ELÉTRICA EM CÉLULAS À COMBUSTÍVEL. Prof. Dr. Ariston da Silva Melo Júnior RELAÇÃO DO TEMPO DE SINTERIZAÇÃO NA DENSIFICAÇÃO E CONDUTIVIDADE ELÉTRICA EM CÉLULAS À COMBUSTÍVEL Prof. Dr. Ariston da Silva Melo Júnior INTRODUÇÃO Célula à combustível é um material eletroquimico em

Leia mais

MÓDULO 2 2.3 - CONEXÕES

MÓDULO 2 2.3 - CONEXÕES MÓDULO 2 2.3 - CONEXÕES Os fabricantes e as conexões devem ser pré-qualificados através de certificados de qualificação emitidos por organismos/laboratórios reconhecidos, ou pelo próprio sistema de qualificação

Leia mais

O FORNO A VÁCUO TIPOS E TENDÊNCIA 1

O FORNO A VÁCUO TIPOS E TENDÊNCIA 1 O FORNO A VÁCUO TIPOS E TENDÊNCIA 1 João Carmo Vendramim 2 Marco Antonio Manz 3 Thomas Heiliger 4 RESUMO O tratamento térmico de ligas ferrosas de média e alta liga já utiliza há muitos anos a tecnologia

Leia mais

Módulo: REFRATÁRIOS Agosto/2014

Módulo: REFRATÁRIOS Agosto/2014 Módulo: REFRATÁRIOS Agosto/2014 Refratários Isolantes e Cálculos de Isolação Moacir da Ressurreição Agosto 2014 1/30 Isolantes Definição Tipos Finalidade Características Formatos Processo de Fabricação

Leia mais

PPMEC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI PROCESSO SELETIVO DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2014

PPMEC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI PROCESSO SELETIVO DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI PPMEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA PROCESSO SELETIVO DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2014 PROVA DE SIMULAÇÃO NUMÉRICA DO COMPORTAMENTO DOS MATERIAIS

Leia mais

Tradição o Futuro precisa das origens

Tradição o Futuro precisa das origens 1825 Tradição o Futuro precisa das origens No centro de cada acontecimento está sempre a cooperação entre as pessoas. Isto é demonstrado pela longa história da empresa familiar Gontermann-Peipers, ou seja,

Leia mais

Estudo de eficiência energética de extrusoras tipo ram para polietileno de ultra-alto peso molecular

Estudo de eficiência energética de extrusoras tipo ram para polietileno de ultra-alto peso molecular Estudo de eficiência energética de extrusoras tipo ram para polietileno de ultra-alto peso molecular Gefferson Lysyk 1 Michel Brondani 2 Flávio Dias Mayer 3 Ronaldo Hoffmann 4 Resumo: A obtenção de chapas

Leia mais

EXAUSTORES LOCALIZADOS Vantagens puras. Extrator ideal para ambientes industriais

EXAUSTORES LOCALIZADOS Vantagens puras. Extrator ideal para ambientes industriais Extrator ideal para ambientes industriais Nova tecnologia em combinação com novos materiais e foco no design fornecem ao Fumex PR muitas vantagens novas e importantes: - Facilidade de manobrabilidade única.

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS COMPÓSITOS EM GRADES DE PLATAFORMAS MARITIMAS (2012) 1 OLIVEIRA, Patrícia, GARAY, André RESUMO

UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS COMPÓSITOS EM GRADES DE PLATAFORMAS MARITIMAS (2012) 1 OLIVEIRA, Patrícia, GARAY, André RESUMO UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS COMPÓSITOS EM GRADES DE PLATAFORMAS MARITIMAS (2012) 1 OLIVEIRA, Patrícia, GARAY, André 1 Trabalho de Pesquisa - UNIFRA 1 Curso de Engenharia Química do Centro Universitário Franciscano

Leia mais

BT 0014 BOLETIM TÉCNICO RESINA PC 6NF_ENDURECEDOR G 130 BLUE

BT 0014 BOLETIM TÉCNICO RESINA PC 6NF_ENDURECEDOR G 130 BLUE BT 0014 BOLETIM TÉCNICO RESINA PC 6NF_ENDURECEDOR G 130 BLUE Elaborador: Verificadores: Aprovador: Resina PC 6NF_Endurecedor G 130 Blue Resina para aplicação

Leia mais

CONSTRUÇÕES II MADEIRA PISOS DE MADEIRA PISOS DE MADEIRA. São planos horizontais que suportam cargas. VARIÁVEIS e PERMANENTES.

CONSTRUÇÕES II MADEIRA PISOS DE MADEIRA PISOS DE MADEIRA. São planos horizontais que suportam cargas. VARIÁVEIS e PERMANENTES. CONSTRUÇÕES II MADEIRA PISOS DE MADEIRA PISOS DE MADEIRA São planos horizontais que suportam cargas VARIÁVEIS e PERMANENTES. 1 CARGAS NBR 6120 PERMANENTES (g) Peso próprio da estrutura Peso dos elementos

Leia mais

POROSIMETRIA AO MERCÚRIO

POROSIMETRIA AO MERCÚRIO 1 POROSIMETRIA AO MERCÚRIO 1 - INTRODUÇÃO A característica que determina a utilização em engenharia de muitos materiais é a sua porosidade. A forma, o tamanho e o volume de poros que um material apresenta

Leia mais

POLICARBONATO CHAPAS COMPACTAS. Estilo com Tecnologia. Alveolar - Compacto - Telhas - Acessórios de Instalação

POLICARBONATO CHAPAS COMPACTAS. Estilo com Tecnologia. Alveolar - Compacto - Telhas - Acessórios de Instalação POLICARBONATO CHAPAS COMPACTAS Estilo com Tecnologia Alveolar - Compacto - Telhas - Acessórios de Instalação CHAPAS COMPACTAS Chapa em policarbonato compacto, com tratamento em um dos lados contra o ataque

Leia mais

5. Limitações: A argamassa Matrix Assentamento Estrutural não deve ser utilizada para assentamento de blocos silicocalcário;

5. Limitações: A argamassa Matrix Assentamento Estrutural não deve ser utilizada para assentamento de blocos silicocalcário; A argamassa Matrix Assentamento Estrutural é uma mistura homogênea de cimento Portland, agregados minerais com granulometria controlada e aditivos químicos. 3. Indicação: Excelente para assentamento de

Leia mais

Compósitos. Os materiais compostos são formados apenas por duas fases: MATRIZ, que é contínua e envolve a outra fase, denominada FASE DISPERSA,

Compósitos. Os materiais compostos são formados apenas por duas fases: MATRIZ, que é contínua e envolve a outra fase, denominada FASE DISPERSA, Os materiais compostos são formados apenas por duas fases: MATRIZ, que é contínua e envolve a outra fase, denominada FASE DISPERSA, As propriedades são obtidas através da quantidade, da geometria da fase

Leia mais

Aditivos para Redução de Atrito em Lubrificantes Industriais e Automotivos

Aditivos para Redução de Atrito em Lubrificantes Industriais e Automotivos Aditivos para Redução de Atrito em Lubrificantes Industriais e Automotivos Conteúdo Agente de Lubricidade Polimérico para Óleos Integrais de Usinagem Agente de Lubricidade Não-Polimérico para Fluidos Hidráulicos

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II TECNOLOGIA DA ARGAMASSA E DO CONCRETO

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II TECNOLOGIA DA ARGAMASSA E DO CONCRETO SEÇÃO DE ENSINO DE ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO MAJ MONIZ DE ARAGÃO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II TECNOLOGIA DA ARGAMASSA E DO CONCRETO Idade do concreto. Verificação da resistência. Módulo de

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS UFBA-ESCOLA POLITÉCNICA-DCTM DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS ROTEIRO DE AULAS CONCRETO Unidade III Prof. Adailton de O. Gomes II Materiais de Construção CONCRETO Definição:

Leia mais

TRANSPORTADORES DE CORREIA

TRANSPORTADORES DE CORREIA 1. DESCRIÇÃO Os Transportadores de correia é a solução ideal para o transporte de materiais sólidos a baixo custo. Sua construção é compacta e com excelente desempenho funcional. Sua manutenção é simples

Leia mais

PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO PARA MATERIAIS PLÁSTICOS

PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO PARA MATERIAIS PLÁSTICOS PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO PARA MATERIAIS PLÁSTICOS 1 - Introdução Este texto tem o objetivo de informar conceitos básicos dos principais processos de transformação para materiais plásticos. 2 - Moldagem

Leia mais

FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE -

FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE - FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE - Massa Leve é um aditivo capaz de produzir concreto poroso de baixa massa especifica aparente, com ótima estabilidade, isto é, com reduzida queda de volume na aplicação. Características

Leia mais

Aço é uma liga metálica composta principalmente de ferro e de pequenas quantidades de carbono (em torno de 0,002% até 2%).

Aço é uma liga metálica composta principalmente de ferro e de pequenas quantidades de carbono (em torno de 0,002% até 2%). ESTRUTURAS DE CONCRETO CAPÍTULO 3 Libânio M. Pinheiro, Cassiane D. Muzardo, Sandro P. Santos. 31 de março, 2003. AÇOS PARA ARMADURAS 3.1 DEFINIÇÃO E IMPORTÂNCIA Aço é uma liga metálica composta principalmente

Leia mais

Desafios e benefícios no uso de plásticos de engenharia para substituir peças de metal

Desafios e benefícios no uso de plásticos de engenharia para substituir peças de metal Desafios e benefícios no uso de plásticos de engenharia para substituir peças de metal Fábio Moreira Gerente de Engenharia de Desenvolvimento de Produto da Mahle AUTOMOTIVE DAY BRASIL, 6 de outubro de

Leia mais

Plásticos: Novas aplicações no mercado de construção civil. Maceió, mai/2014

Plásticos: Novas aplicações no mercado de construção civil. Maceió, mai/2014 Plásticos: Novas aplicações no mercado de construção civil Maceió, mai/2014 INDÚSTRIA PETROQUÍMICA INTEGRAÇÃO COMPETITIVA EXTRAÇÃO Matérias-Primas 1 ª GERAÇÃO Petroquímicos Básicos 2 ª GERAÇÃO Resinas

Leia mais

Grupo Setorial de Metalurgia do Pó

Grupo Setorial de Metalurgia do Pó DIREITOS AUTORAIS O material contido neste documento é parte integrante do livro A METALURGIA DO PÓ: alternativa econômica com menor impacto ambiental Autor: Editora: METALLUM EVENTOS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS

Leia mais

a) 0:1:3; b) 1:0:4; c) 1:0,5:5; d) 1:1,5:7; e) 1:2:9; f) 1:2,5:10

a) 0:1:3; b) 1:0:4; c) 1:0,5:5; d) 1:1,5:7; e) 1:2:9; f) 1:2,5:10 ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL PCC 2435 - TECNOLOGIA DE CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS I DEFINIÇÃO E DOSAGEM DE ARGAMASSAS PARA ASSENTAMENTO DE

Leia mais

PROCESSOS METALÚRGICOS DE FABRICAÇÃO

PROCESSOS METALÚRGICOS DE FABRICAÇÃO PROCESSOS METALÚRGICOS DE FABRICAÇÃO Amanda Alves PEIXOTO 1 Chelinton Silva SANTOS 1 Daniel Moreira da COSTA 1 Rosângela Chaves dos Santos GUISELINI 1 Eduardo Tambasco MONACO 2 RESUMO Este trabalho visa

Leia mais

VENTILADORES. Aspectos gerais. Detalhes construtivos. Ventiladores

VENTILADORES. Aspectos gerais. Detalhes construtivos. Ventiladores VENTILADORES Aspectos gerais As unidades de ventilação modelo BBS, com ventiladores centrífugos de pás curvadas para frente, e BBL, com ventiladores centrífugos de pás curvadas para trás, são fruto de

Leia mais

"A vantagem do alumínio"

A vantagem do alumínio "A vantagem do alumínio" Comparativo entre os Evaporadores para Amônia fabricados com tubos de alumínio e os Evaporadores fabricados com tubos de aço galvanizado Os evaporadores usados em sistemas de amônia

Leia mais

ESTEIRAS E CORREIAS PARA INDÚSTRIA

ESTEIRAS E CORREIAS PARA INDÚSTRIA ESTEIRAS E CORREIAS PARA INDÚSTRIA A Generalbelt do Brasil, localizada estrategicamente em um dos maiores pólos industriais de Santa Catarina, a cidade de Blumenau, tem como meta atender a qualquer necessidade

Leia mais

Sistemas para Estacionamento e Vagas de Garagem DUPLIKAR. Projetamos e desenvolvemos inúmeras soluções para estacionamentos.

Sistemas para Estacionamento e Vagas de Garagem DUPLIKAR. Projetamos e desenvolvemos inúmeras soluções para estacionamentos. A Empresa A Duplikar é representante autorizado da marca Engecass, queremos apresentar uma solução caso tenha necessidades de aumentar suas vagas de garagem. A Engecass é uma indústria Brasileira, fabricante

Leia mais

Filtros para aplicações de processos

Filtros para aplicações de processos Filtros para aplicações de processos Filtros HYDAC para a técnica de processos Filtros para a técnica de processos asseguram com sua qualidade o funcionamento aumentando a vida útil de componentes, sistemas

Leia mais

SISTEMA Firestone DE COBERTURA Rubber GarD EPDM EPDM. Firestone. Um fornecedor. Garantia completa.

SISTEMA Firestone DE COBERTURA Rubber GarD EPDM EPDM. Firestone. Um fornecedor. Garantia completa. SISTEMA Firestone DE COBERTURA Rubber GarD Firestone. Um fornecedor. Garantia completa. SISTEMA Firestone DE Cobertura Rubber GarD Solução superior Para coberturas Os Sistemas de Cobertura Firestone RubberGard

Leia mais

Blocos de. Absorção de água. Está diretamente relacionada à impermeabilidade dos produtos, ao acréscimo imprevisto de peso à Tabela 1 Dimensões reais

Blocos de. Absorção de água. Está diretamente relacionada à impermeabilidade dos produtos, ao acréscimo imprevisto de peso à Tabela 1 Dimensões reais Blocos de CONCRETO DESCRIÇÃO: Elementos básicos para a composição de alvenaria (estruturais ou de vedação) BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO SIMPLES COMPOSIÇÃO Cimento Portland, Agregados (areia, pedra, etc.)

Leia mais

Aula 23 Trocadores de Calor

Aula 23 Trocadores de Calor Aula 23 Trocadores de Calor UFJF/Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Prof. Dr. Washington Orlando Irrazabal Bohorquez Definição: Trocadores de Calor Os equipamentos usados para implementar

Leia mais

Propriedades do Concreto

Propriedades do Concreto Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais Propriedades do Concreto EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO Profa. Nívea Pons PROPRIEDADES DO CONCRETO O concreto fresco é assim considerado até

Leia mais

Resultados e Discussões 95

Resultados e Discussões 95 Resultados e Discussões 95 É interessante observar, que a ordem de profundidade máxima não obedece à ordem de dureza Shore A. A definição de dureza é exatamente a dificuldade de se penetrar na superfície

Leia mais

Soluções Técnicas em Construção

Soluções Técnicas em Construção Betumanta E Composto de asfalto elastomerico (S.B.S.), reforçado por um filme de polietileno de alta densidade com 50 micra de espessura. Esse produto foi desenvolvido para ser aplicado à maçarico. O produto

Leia mais

E-mail: vendas@bratal.com.br

E-mail: vendas@bratal.com.br CENTRAL DE VENDAS Consulte-nos pelo fone/fax : (19) 341.0081 E-mail: vendas@bratal.com.br 603 - Tubos 01 ESCOLHA ADEQUADA DA TUBULAÇÃO.... 1 DIAGRAMA TEÓRICO PARA CÁLCULO DE TUBULAÇÕES...........................

Leia mais