PADRONIZAR E CLASSIFICAR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PADRONIZAR E CLASSIFICAR"

Transcrição

1 PADRONIZAR E CLASSIFICAR

2 COMO CHEGAR NOS DOCUMENTOS DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA REFERENTES À CLASSIFICAÇÃO DO ALGODÃO PELA INTERNET? PARA CHEGAR NOS DOCUMENTOS DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA REFERENTES À CLASSIFICAÇÃO DO ALGODÃO PELA INTERNET DEVE-SE SEGUIR OS PASSOS: Entrar no home page do Ministério da Agricultura ( Selecionar Legislação; Selecionar SISLEGIS Sistema de Consulta à Legislação; Preencher a caixa diálogo que aparecer na tela.

3 PADRONIZAÇÃO Entende-se por padrão oficial o conjunto das especificações de identidade e qualidade de produtos vegetais, seus subprodutos e resíduos de valor econômico, contidas em regulamento técnico, podendo, inclusive, dispor de modelos-tipo ou padrões físicos desses produtos, quando couber. Fonte: texto do capítulo III da padronização, parágrafo 1º do artigo 12 do decreto n.º 3.664, de 17 de novembro de 2000, que regulamenta a Lei nº 9.972, de 25 de maio de 2000, que institui a classificação de produtos vegetais, seus subprodutos e resíduos de valor econômico e dá outras providências. O primeiro padrão, estabelecendo normas de qualidade, surgiu na Inglaterra por volta do ano de 1800, para a classificação do algodão; visava proteger os proprietários de tecelagens contra o recebimento de fibras desuniformes e de má qualidade. Sala de classificação de algodão da BM&F

4 IMPORTÂNCIA DA PADRONIZAÇÃO NO MUNDO Progresso da cultura e civilização Desenvolvimento da agricultura, indústria e comércio Produção multiforme (que tem muitas formas) Importância da concorrência: definição de faixas de qualidade. (Exemplo: limites dos padrões - algodão quanto ao tipo e a cor em função do padrão físico universal: GM; SM; M; SLM; LM; SGO; GO) Determinação de normas, padrões físicos, Leis e portarias

5 CLASSIFICAÇÃO Sala de classificação de algodão da FBET/SC É o ato de determinar as qualidades intrínsecas e extrínsecas de um produto vegetal, seus subprodutos e resíduos de valor econômico, com base em padrões oficiais, físicos ou descritos, e está sujeita à organização normativa, à supervisão técnica, ao controle e à fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com o objetivo de ter parâmetros para as transações comerciais. Fonte: texto do capítulo I das disposições preliminares, artigo 2º do decreto n.º 3.664, de 17 de novembro de 2000, que regulamenta a Lei nº 9.972, de 25 de maio de 2000, que institui a classificação de produtos vegetais, seus subprodutos e resíduos de valor econômico e dá outras providências.

6 QUEM A LEI CREDENCIA PARA CLASSIFICAÇÃO? O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, mediante credenciamento, autorizará os Estados e o Distrito Federal, diretamente ou por intermédio de seus Órgãos ou Empresas especializadas, as Cooperativas Agrícolas, as Empresas ou Entidades especializadas na atividade, as Bolsas de Mercadorias, as Universidades e Institutos de Pesquisa a executarem a classificação de produtos vegetais, seus subprodutos e resíduos de valor econômico, quando destinados diretamente à alimentação humana e nas operações de compra e venda do Poder Público. Entende-se por empresa ou entidade especializada na atividade de classificação aquela que, no seu todo ou por meio de departamentos, disponha de estrutura física, de instalações e equipamentos e de profissionais habilitados para execução de tais serviços para si ou para terceiros.

7 QUEM A LEI CREDENCIA PARA CLASSIFICAR? O credenciamento de que trata este artigo será feito por produto e terá validade em todo o território nacional. Entende-se por classificador o profissional, pessoa física, devidamente habilitado e registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, responsável pela classificação dos produtos vegetais, seus subprodutos e resíduos de valor econômico. O classificador deverá ser habilitado em curso específico, devidamente homologado e supervisionado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e cumprir os demais requisitos estabelecidos em atos normativos complementares. Fonte: texto do capítulo I das disposições preliminares, artigo 3º, parágrafos 1º e 2º e artigo 5º, parágrafo único do decreto n.º 3.664, de 17 de novembro de 2000, que regulamenta a Lei nº 9.972, de 25 de maio de 2000, que institui a classificação de produtos vegetais, seus subprodutos e resíduos de valor econômico e dá outras providências. Nota: maiores detalhes consultar home page do Ministério da Agricultura e do Abastecimento -

8

9 POR QUE O BRASIL ADOTOU OS PADRÕES FÍSICOS UNIVERSAIS (PADRÕES DOS E.U.A.)?

10 O BRASIL ADOTOU OS PADRÕES FÍSICOS UNIVERSAIS (PADRÕES DOS EUA) PORQUE: Os padrões são atualizados anualmente; Os Padrões Universais representam o que há de mais expressivo na classificação de algodão na atualidade; Os padrões são adotados pelos principais países produtores e consumidores de algodão; Os aparelhos do tipo HVI são calibrados em função dos Padrões Universais.

11 POR QUE O BRASIL ADOTOU OS PADRÕES FÍSICOS UNIVERSAIS (PADRÕES DOS EUA)? Vista do setor de classificação do United States Departament of Agriculture em Lubbock, Texas, USA. O sistema de classificação do algodão dos Estados Unidos da América é referencia universal. Todo algodão produzido nos Estados Unidos é classificado em Sistema HVI. Em 1993 iniciou-se um programa para avaliação do nível das medições feitas pelo HVI. (Programa Interlaboratorial). Em resposta a uma proposta do USDA na Conferência trienal em 1995, os padrões da calibração do USDA para medidas de HVI foram incorporados no acordo universal dos padrões.

12 HISTÓRICO E IMPORTÂNCIA DA PADRONIZAÇÃO DO ALGODÃO NO BRASIL Os últimos padrões físicos confeccionados pela BM&F Brasil foram em 1998/2000. Padrão normal (branco) - 3/4; 4; 4/5; 5; 5/6; 6; 6/7; 7; 7/8; 8 e 9. Padrão manchado - 6; 6/7 e 7. Padrão avermelhado - 6; 6/7; 7; 7/8; 8 e 9.

13 A CLASSIFICAÇÃO MANUAL/VISUAL REALIZADA PELO CLASSIFICADOR E A CLASSIFICAÇÃO TECNOLÓGICA REALIZADA PELO APARELHO HVI SÃO COMPLEMENTARES O Brasilian Cotton Lint 2002 foi realizado de 08 a 12 de julho, com a visita de 16 importantes importadores de algodão, que percorreram dez propriedades rurais de seis estados brasileiros produtores de algodão. Classificação pelos Padrões Físicos Universais O Brasilian Cotton Lint 2002 pode ser considerado como o primeiro passo para a divulgação do algodão brasileiro além-mar... Avaliação manual e visual Classificação pelo Sistema High Volume Instrument - HVI (Classificação tecnológica) Fonte: Jornal da ABRAPA agosto 2002 ano III

14 EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA DA ANÁLISE DA FIBRA DE ALGODÃO - ESTADO DA ARTE - Padrões internacionais Padrões de comprimento Micronaire Trash Analyser - Shirley analyser Testador Pressley Shirley Fineness & Maturity Tester O primeiro padrão surgiu na Inglaterra por volta do ano de 1800 Como classificar 100% dos fardos? REDUÇÃO DO TEMPO DE RESPOSTA Spinlab Fibrograph Estimativa do Índice de fiabilidade Testador Stelometer ± 1σ 68% ± 2σ 94% ± 3σ 99% Advanced Fiber Information System AFIS- N/T/L& M Primeiro HVI instalado no Texas Viabilização da classificação de todos os fardos que compõem os lotes (100%)

15 AMOSTRAGEM DE CADA FARDO DE ALGODÃO EM PLUMA PARA O PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO 30 centímetros 15 centímetros Cada fardo será cortado em dois lados opostos e deverá ser retirada uma amostra de cada lado de 75 gramas totalizando 150 gramas.

16 PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO DAS AMOSTRAS DE ALGODÃO QUANTO AO TIPO, A COR E O GRAU DE FOLHA, ATRAVÉS DO CLASSIFICADOR EM FUNÇÃO DOS PADRÕES FÍSICOS UNIVERSAIS Classificação: o algodão em pluma será classificado por tipo e comprimento das fibras, sendo que o tipo será determinado levando em conta a cor das fibras, a presença de folhas, que irá caracterizar as impurezas, e o modo de preparação (beneficiamento) do produto. O classificador determina a cor, a folha e os materiais estranhos (contaminações), bem como o comprimento da fibra e a preparação do algodão (beneficiamento). Classificar algodão é uma arte. Estado emocional do classificador. Sala de classificação dentro das condições padrões de: iluminação, temperatura, umidade relativa, dimensões e cor da mesa de classificação, cor das paredes, teto, pisos e guarda-pós do classificador. Sala de classificação de algodão da FBET/SC

17 OS PADRÕES FÍSICOS AMERICANOS UNIVERSAL AMERICAN UPLAND COLOR AND LEAF GRADE STANDARDS AMERICAN PIMA COLOR AND LEAF GRADE STANDARDS

18 PADRÕES FÍSICOS UNIVERSAIS PARA TIPO, COR E GRAU DE FOLHA PARA ALGODÃO AMERICANO UPLAND UNIVERSAL AMERICAN UPLAND COLOR AND LEAF GRADE STANDARDS White Color = 1 (Cor Branca = 1) FBET/ SC Spotted Color = 3 (Cor Creme = 3) Tinged Color = 4 (Cor Avermelhada = 4)

19 PADRÕES FÍSICOS UNIVERSAIS PARA TIPO, COR E GRAU DE FOLHA PARA ALGODÃO AMERICANO UPLAND Strict Low Middling (SLM) = 4 White Color = 1 Leaf Grade = 4 Strict Low Middling (SLM) = 4 Spotted = 3 Strict Low Middling (SLM) = 4 Tinged = 4

20 COMO CLASSIFICAR O ALGODÃO EM PLUMA SEGUNDO O REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E DE QUALIDADE? Item 12.1 Tabela I - Códigos de Determinação do Tipo e Cor do Algodão Tipo e cor há 30 tipos e cores oficiais determinados pelo USDA para o algodão Upland, sendo 5 abaixo dos padrões e 15 com padrões físicos - os outros são padrões descritivos. Há padrões físicos, todos os outros são descritivos.

21 COMO CLASSIFICAR O ALGODÃO EM PLUMA SEGUNDO O REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E DE QUALIDADE? Item 12.3 Tabela III - Códigos usados para determinar o Grau de Folha do Algodão Padrão Grau de Folha há 8 graus de folha para o algodão Upland, sendo 7 com padrões físicos e 1 com padrão descritivo. O padrão físico do grau de folha está em conjunto com o padrão físico para o algodão americano Upland de cor branca (Universal American Upland Color and Leaf Grade Standards - White Colors and Leaf Grades).

22 Good Middling (GM) = 1 White Color = 1 Leaf Grade =

23 Strict Middling (SM) = 2 White Color = 1 Leaf Grade =

24 Middling (M) = 3 White Color = 1 Leaf Grade =

25 Strict Low Middling (SLM) = 4 White Color = 1 Leaf Grade = é base de preço Nota: a partir do 41-4 a cor do algodão vai saindo do branco para o cinza

26 Low Middling (LM) = 5 White Color = 1 Leaf Grade =

27 Strict Good Ordinary (SGO) = 6 White Color = 1 Leaf Grade =

28 Good Ordinary (GO) = 7 White Color = 1 Leaf Grade =

29 Strict Middling (SM) = 2 Spotted = 3 23

30 Middling (M) = 3 Spotted = 3 33

31 Strict Low Middling (SLM) = 4 Spotted = 3 43

32 Low Middling (LM) = 5 Spotted = 3 53

33 Strict Good Ordinary (SGO) = 6 Spotted = 3 63

34 Middling (M) = 3 Tinged = 4 34

35 Strict Low Middling (SLM) = 4 Tinged = 4 44

36 Low Middling (LM) = 5 Tinged = 4 54

37 PADRÕES FÍSICOS UNIVERSAIS PARA TIPO, COR E GRAU DE FOLHA PARA ALGODÃO AMERICANO PIMA AMERICAN PIMA COLOR AND LEAF GRADE STANDARDS Color Grade Leaf Grade FBET/ SC

38 COMO CLASSIFICAR O ALGODÃO EM PLUMA SEGUNDO O REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E DE QUALIDADE? Item 12.3 Tabela IV - Códigos usados para determinar o Grau de Folha do Algodão de fibras longa e extralonga (algodão American Pima) Grau de Folha há 7 graus de folha para o algodão, sendo 6 com padrões físicos e 1 com padrão descritivo. O padrão físico do grau de folha está em conjunto com o padrão físico para o algodão americano Pima (Universal American Pima Color and Leaf Grade Standards).

39 Color Grade = 1 Leaf Grade = 1 11 Color Grade 1 Leaf Grade 1

40 Color Grade = 2 Leaf Grade = 2 22 Color Grade 2 Leaf Grade 2

41 Color Grade = 3 Leaf Grade = 3 33 Color Grade 3 Leaf Grade 3

42 Color Grade = 4 Leaf Grade = 4 44 Color Grade 4 Leaf Grade 4

43 Color Grade = 5 Leaf Grade = 5 55 Color Grade 5 Leaf Grade 5

44 Color Grade = 6 Leaf Grade = 6 66 Color Grade 6 Leaf Grade 6

45 PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO DAS AMOSTRAS DE ALGODÃO QUANTO AO TIPO, A COR E O GRAU DE FOLHA, ATRAVÉS DO CLASSIFICADOR EM FUNÇÃO DOS PADRÕES FÍSICOS UNIVERSAIS Sala de classificação de algodão da FBET/SC

46 O PROCESSO DE DETERMINAÇÃO DO COMPRIMENTO MANUAL DAS FIBRAS DE ALGODÃO, ATRAVÉS DO CLASSIFICADOR (METHOD OF PULLING STAPLE) Nota: O Regulamento Técnico de Identidade e de Qualidade para a Classificação do algodão em Pluma da Instrução Normativa n.º 63, de 5 de dezembro de 2002 não considera o comprimento manual na classificação do algodão para as operações de compra e venda oficiais. Considerando somente o comprimento determinado pelo Sistema HVI, que é o UHML (Upper Half Meam Length).

47 O PROCESSO DE DETERMINAÇÃO DO COMPRIMENTO MANUAL DAS FIBRAS DE ALGODÃO, ATRAVÉS DO CLASSIFICADOR (METHOD OF PULLING STAPLE)

48 FIBRA DE ALGODÃO - NATURAL DA SEMENTE Fibra longa Fibra curta

49 PADRÕES OFICIAIS DO ALGODÃO NORTE-AMERICANO

50 PADRÕES OFICIAIS DO ALGODÃO NORTE-AMERICANO Fonte de consulta Bibliografia: BM&F. Padrões Universais do algodão. São Paulo, sd. P.6 (tabela). VAUGHIN, E. A. Introdução a fabricação ; materiais extraídos de palestras e de leituras selecionados. Clemson, School of Textiles, sd. V.1. (traduzido do original em inglês). Cópia xerox. USTER NEWS BULLETIN. Zellweger : USTER, n.40, may Tabela 8.3 da página 209

51 EXEMPLO: O QUE SIGNIFICA A CODIFICAÇÃO 41435, QUE UM CLASSIFICADOR APRESENTOU APÓS PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO VISUAL/ MANUAL DE UMA AMOSTRA DE ALGODÃO, EM FUNÇÃO DOS PADRÕES UNIVERSAIS? Expressando-se por códigos numéricos: O primeiro dígito = 4, codifica o tipo > (Strict Low Middling - SLM - 4) O segundo dígito = 1, codifica o grau da cor > (Color Grade - White - 1) O terceiro dígito = 4, codifica o grau de folha > (Leaf Grade - 4) O quarto e o quinto dígitos = 35, codifica o comprimento manual > (staple - 35/32) Expressando-se por extenso: O algodão classificado é do tipo 4 (Strict Low Middling - SLM - 4), grau de cor Branca - 1 (Color Grade - White - 1), grau de Folha - 4 (Leaf Grade - 4) e de comprimento manual (staple) 35, que significa 35/32 da polegada (1 3/32 pol ou 1,09 pol).

52 A CLASSIFICAÇÃO VISUAL/MANUAL REALIZADA PELO CLASSIFICADOR A CLASSIFICAÇÃO TECNOLÓGICA REALIZADA PELO SISTEMA HVI HIGH VOLUME INSTRUMENT O papel do classificador de algodão em pluma no novo contexto: o sistema HVI é uma ferramenta auxiliar fundamental no processo de classificação do algodão e não um concorrente do classificador. Sala de classificação de algodão da BM&F

53 QUAL A MELHOR AMOSTRA DE ALGODÃO, A DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA OU A DO EGITO? PELA CLASSIFICAÇÃO VISUAL/MANUAL: Amostra de algodão dos Estados Unidos da América (EUA) Classe do comprimento manual staple: Código universal 49 (49/32 = 1,53 pol = 38,89mm fibra extra longa) Universal American Upland Color And Leaf Grade Standards = 442 (Strict Low Middling Tinged (SLM Tg ) = 44 e Leaf Grade = 2) Classificação final: Amostra de algodão do Egito: Classe do comprimento manual staple: Código universal 49 (49/32 = 1,53 pol = 38,89mm fibra extra longa) Universal American Upland Color And Leaf Grade Standards = 442 (Strict Low Middling Tinged (SLM Tg ) = 44 e Leaf Grade = 2) Classificação final: 44249

54 QUAL A MELHOR AMOSTRA DE ALGODÃO, A DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA OU A DO EGITO? PELA CLASSIFICAÇÃO TECNOLÓGICA, CLASSIFICAÇÃO ATRAVÉS DO SISTEMA HIGH VOLUME INSTRUMENT (HVI).

55 APÓS A CLASSIFICAÇÃO EM FUNÇÃO DOS PADRÕES FÍSICOS UNIVERSAIS AS AMOSTRAS DE ALGODÃO VÃO PARA A CLASSIFICAÇÃO HVI - HIGH VOLUME INSTRUMENT (INSTRUMENTO DE ALTO VOLUME) Laboratório da BM&F bmf@bmf.com.br Temperatura = 20ºC ± 2ºC e Umidade relativa = 65% ± 2%

56 CHECAGEM DO REGAIN PADRÃO NAS AMOSTRAS DE ALGODÃO EM PLUMA NO PROCESSO DE CONDICIONAMENTO NO LABORATÓRIO O USDA determina de 6,75% a 8,25% Medidor do conteúdo de umidade nas fibras de algodão (Aparelho eletrônico) FBET Blumenau/SC

57 CHECAGEM DO REGAIN PADRÃO NAS AMOSTRAS DE ALGODÃO EM PLUMA NO PROCESSO DE CONDICIONAMENTO NO LABORATÓRIO Tenacidade em gf/tex POR QUE CLIMATIZAR O LABORATÓRIO TÊXTIL? Tenacidade em gf/tex versus taxa de umidade na massa de fibras de algodão % de umidade Aumentando a taxa de absorção de umidade (regain) pelo algodão, a resistência de suas fibras aumenta, e vice-versa.

58 SISTEMA HVI HIGH VOLUME INSTRUMENT APARELHO UTILIZADO NA CLASSIFICAÇÃO TECNOLÓGICA DO ALGODÃO Medidor de Fluorescência (ondas ultravioletas - UV) Gerenciador do inventário de fardos Impressora Trashmeter (medidor de resíduo) Colorimeter (colorímetro) Trashmeter (medidor de resíduo) Colorimeter (colorímetro) Fibrógrafo (medidor de comprimento) Medidor de resistência (dinamômetro) NepTester (contador de neps) Micronaire (medidor do índice micronaire) FBET/ SC Uster HVI SPECTRUM Fibrógrafo (medidor de comprimento) Medidor de resistência (dinamômetro) Observação: Há sistema HVI para análise de fibras não naturais

59 O PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO DAS AMOSTRAS DE ALGODÃO ATRAVÉS DO SISTEMA HVI HIGH VOLUME INSTRUMENT

60 RELATÓRIO DOS VALORES MENSURADOS E ESTIMADOS PELO SISTEMA HVI - HIGH VOLUME INSTRUMENT (I.D.) Identificação da amostra pelo número do fardo (Gr) Dados introduzidos pelo classificador com o G.C. (Len) Comprimentos em S.L. ou em M.L. (Un) % Uniformidade em U.R. ou U.I. (Mic) Índice micronaire (C.G) Grau de cor com código de 3 dígitos (+b) Grau de amarelamento (L) Grau de folha Leaf Grade ou Trash (T) % Área ocupada por impurezas em relação à área total da amostra analisada (Str) Tenacidade em gf/tex (Count) Número de partículas maiores que 0,006m2 presentes na superfície da amostra (Rd) % de Reflectância (El) % Alongamento à rotura

61 COMPRIMENTO DA FIBRA DE ALGODÃO Comprimento da fibra - é a extensão média ou a mais constante ao longo do eixo de um corpo-de-prova de fibras paralelas previamente preparado. Upper Half Mean Length (Len UHML em pol. ou mm) - é o comprimento médio da metade superior (comprimento médio dos 50% das fibras maiores). Uniformidade do comprimento da fibra - variação existente entre os comprimentos das fibras num corpo-de-prova, isto é, se os comprimentos são de pequena diferença ou não entre as fibras. Length uniformity index (Unf - UI - %) - Índice de Uniformidade (IU) - é o percentual correspondente ao valor do Mean length (ML) que está em função do Upper Half Mean Length (UHML). Conteúdo de Fibras Curtas menores que 0,5 polegadas (SFC < 0,5 polegada) - Percentual de fibras menores que meia polegada ou 12,7 milímetros. Pentes do fibrógrofo Comprimento pelo HVI - High Volume Instrument Curva fibrograma

62 RESISTÊNCIA E ALONGAMENTO DA FIBRA DE ALGODÃO Resistência da fibra - é a força, em gramas, requerida para romper um feixe de fibras de um tex, que equivale à massa em gramas de 1000 (mil) metros de fibra. Definição contida na Instrução normativa nº 63/2002. Resistência específica da fibra (Strength - Str): resistência específica ou tenacidade expressa em cn/tex ou gf/tex, que é a relação da força máxima pela densidade linear, ou seja, título da fibra. Max Force - força necessária para romper o feixe de fibras. Percentual de alongamento à ruptura (Elongation - Elg - %) - é quanto o material cede no sentido longitudinal até o momento de rotura, expresso em percentual, em função do comprimento inicial do corpo-de-prova. Garras do dinamômetro Sistema Uster HVI SPECTRUM

63 COR DAS FIBRAS DE ALGODÃO E SUA CARACTERÍSTICAS Cor a cor do algodão é basicamente responsabilidade da parede secundária e da variedade do algodão. Normalmente, e dependendo da variedade, o algodão poderá ser branco, ligeiramente creme ou creme. Por interferência externa, por agentes físicos ou fisiológicos, o algodão poderá estar com manchas amareladas ou avermelhadas ou mesmo de tonalidade avermelhada. Métodos utilizados para determinação da cor do algodão são: Visual feito pelos classificadores em comparação com os padrões físicos universais. Aparelho de laboratório Nickerson & Hunter Colorimeter utilizando processos óticos e filtros especiais, mede-se a percentagem de reflectância (% Rd) e a incidência de creme/amarelado (+b) posicionando os corpos-deprova num diagrama de cor e tipo oficiais. No cruzamento das leituras de reflectância e amarelamento tem-se o grau de cor (C.G.) que é representado por um código de três dígitos, sendo o primeiro determinante do tipo e o segundo da cor do algodão em relação aos padrões físicos universais, enquanto o terceiro determina o quadrante de localização na área do diagrama.

64 DETERMINAÇÃO DA REFLECTÂNCIA (%Rd), ÍNDICE DE AMARELAMENTO (+b), GRAU DE COR (C.G.) Colorimeter - HVI - Grau de reflexão das fibras - é o valor correspondente à quantidade de luz refletida na amostra do algodão. Grau de reflectância (%Rd). Grau de amarelamento (amarelecimento) das fibras - é o valor correspondente ao amarelecimento das fibras com ajuda de um filtro amarelo. Índice de amarelamento (+b). Grau de cor das fibras - é o valor obtido a partir do grau de reflexão e do grau de amarelecimento. Grau de cor (C.G.).

65 DIAGRAMA DE CORES CÓDIGO DE TRÊS DÍGITOS PADRÃO USDA Nickerson - Huntter Cotton Colorimeter baseado no Universal Standards for Grade of American Upland Cotton 9, DETERMINAÇÃO DO GRAU DE COR (C.G.), REPRESENTADO POR UM CÓDIGO DE TRÊS DÍGITOS O que representa cada dígito do código que representa o grau de cor? Exemplo de um código de três dígitos: sendo o código 42-1 = o primeiro digito é relativo ao tipo visual do algodão (4 Strict Low Middling - SLM), que está em função dos Padrões Físicos Universais memorizados; o segundo dígito representa a cor, que codifica a cor ligeiramente creme (2 - Light Spotted - Lt.Sp.); e o terceiro dígito representa um dos quatro quadrantes localizados na área do diagrama de cores, sendo no exemplo o quadrante (1). O código é resultante do cruzamento da leitura de reflectância (72,5%) que está no eixo das ordenadas (y) com a leitura do índice de amarelamento (9,4) que está no eixo das abscissas (x). Grau de reflectância (%Rd) 72,5 Índice de amarelamento (+b)

66 Nickerson - Huntter Cotton Colorimeter baseado no Universal Standards for Grade of American Pima Cotton DIAGRAMA DO GRAU DE COR DO USDA PARA ALGODÃO AMERICANO PIMA

67 CONTEÚDO DE MATERIAIS NÃO-FIBROSOS NO ALGODÃO (IMPUREZAS) Conteúdo de materiais não-fibrosos no algodão (Impurezas) - as impurezas contidas no algodão são geralmente de origem vegetal, resultante da colheita, tanto manual como mecânica, e do beneficiamento. A colheita mecânica resulta em algodões contendo mais impurezas do que os algodões colhidos manualmente. Outros tipos de contaminações poderão aparecer, como materiais estranhos ao processo, tais como pedaços de cordas e barbantes de sisal, fitas de polipropileno, materiais metálicos, pedra, capim, dentre outras. Cada tipo padrão tem uma correspondente percentagem de impurezas, crescendo com o tipo. O tipo 3 (Middling - M) deverá estar praticamente isento de impurezas ao passo que o tipo 7 (Good Ordinary - GO) apresenta uma percentagem muito maior de materiais não-fibrosos (impurezas).

68 QUAIS AS DEFINIÇÕES DOS MATERIAIS NÃO- FIBROSOS CONTIDOS NO ALGODÃO (POEIRAS E IMPUREZAS)?

69 DETERMINAÇÃO DO GRAU DE FOLHA (L - LEAF GRADE) OU (TRASH - T), NÚMERO DE PARTÍCULAS DE IMPUREZAS SUPERFICIAIS (Cnt) E PERCENTUAL DE ÁREA OCUPADA PELAS IMPUREZAS (%Área).

70 DETERMINAÇÃO DO GRAU DE FOLHA (L) OU TRASH (T), NÚMERO DE PARTÍCULAS DE IMPUREZAS SUPERFICIAIS (Cnt) E PERCENTUAL DE ÁREA OCUPADA PELAS IMPUREZAS (%Área). Impurezas superficiais (cnt) no algodão em pluma visto pelo TRASHMETER Trashmeter - HVI Grau de folha (L - Leaf grade) ou (T - trash) - código do grau de folha (L.G.) obtido pela comparação da amostra com os Padrões Físicos Universais previamente memorizados pelo trashmeter do Sistema HVI. Número de partículas de impurezas superficiais (Cnt) - quantidade de partículas de impurezas maiores que 0,006m 2 presentes na superfície da amostra. Percentual de área ocupada pelas impurezas (% Area) - percentual da área ocupada pelas partículas das impurezas presentes na superfície da amostra em relação à área total da amostra analisada.

71 ÍNDICE MICRONAIRE (Mic) DAS FIBRAS DE ALGODÃO Micronaire da fibra (Mic) - é o índice determinado pelo complexo finura/maturidade da fibra. Finura - equivale a massa da fibra por unidade de comprimento (título). Normalmente expressa em militex (mtex). Maturidade - Grau de maturidade de uma fibra de algodão, que é indicado pela espessura da parede celular em relação ao diâmetro da fibra. O MICRONAIRE fibra do algodão madura fibra do algodão imatura

72 ÍNDICE MICRONAIRE DAS FIBRAS DE ALGODÃO OS VALORES MICRONAIRE OSCILAM DE 2,0 A 6,0: Abaixo de 2,9 fibra muito fina possivelmente com pequeno perímetro, porém madura (boa fibra) ou grande perímetro, mas imatura (má fibra). De 2,9 a 3,7 fibra fina vários graus de maturidade ou de perímetro. De 3,8 a 4,6 fibra média grau médio de maturidade e/ou perímetro. De 4,7 a 5,5 fibra grossa normalmente desenvolvida de modo completo (madura), porém com perímetro grande. De 5,6 para mais fibra muito grossa totalmente desenvolvida e com grande perímetro. fibra do algodão madura fibra do algodão imatura

73 ÍNDICE MICRONAIRE DAS FIBRAS DE ALGODÃO AS FIBRAS QUE APRESENTAM BAIXO MICRONAIRE: PODEM CAUSAR NEPS NOS FIOS E TECIDOS; SE MADURAS, SERÃO FORTES, VERDADEIRAMENTE FINAS E MUITO DESEJADAS; SE NÃO ESTIVEREM MADURAS, PODEM PARTIR-SE. AS FIBRAS QUE APRESENTAM ALTO MICRONAIRE: LIMITAM A TITULAÇÃO DOS FIOS A SEREM FABRICADOS. fibra madura fibra imatura neps

74 A MATURIDADE DO ALGODÃO MENSURADA PELO HVI Índice de Maturidade (Mat) mensurada pelo HVI - O Índice de Maturidade é um valor relativo calculado usando um algoritmo sofisticado que inclui as medições do HVI de micronaire, resistência e alongamento. Ele indica o grau de espessura da parede celular numa amostra de algodão. Este Índice de Maturidade se correlaciona muito bem com a Razão de Maturidade do aparelho AFIS (Advanced Fiber Information System - AFIS-N, T, L, D, & M) e com o método de referência de microscopia. Sistema Uster HVI SPECTRUM PREMIER HFT TM 9000 Hig Advanced Fiber Information System AFIS- N,T,M,L&D Microscópio

75 O QUE SIGNIFICA E COMO O HVI ESTIMA O VALOR DO SCI E CSP? SCI = Spinning Consistency Index ou Uster SCI Regression Coefficients ou Skin Break. É a quantidade de libras-força (lbf) necessárias para romper uma meada de 120jd de comprimento e 1,5 jd de periferia. CSP = Count Strength Produt ou Comprimento de autorotura em hanks ou Índice de fiabilidade ou Fator de rotura. É o Produto da Resistência do fio em meadas * na unidade de libras-força (lbf) pelo Número Inglês (Nec) do fio de algodão. * meadas de 120jd de comprimento e 1,5 jd de periferia. RELATÓRIO DOS VALORES MENSURADOS E ESTIMADOS PELO SISTEMA HVI

76 O PROCESSO LABORATORIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO SCI E CSP. Sistema Uster HVI SPECTRUM SLD QUICKSPIN Alongamento x Resistência Uster TENSORAPID 3 Dinamômetro USTER TENSOJET Resistência do fio em meadas Resistência do fio individual Resistência do fio individual Uster AUTOSORTER

77 O QUE SIGNIFICA E COMO O HVI ESTIMA O VALOR DO SCI E CSP? SCI = Spinning Consistency Index ou Uster SCI Regression Coefficients ou Skin Break. É a quantidade de libras-força (lbf) necessárias para romper uma meada de 120jd de comprimento e 1,5 jd de periferia. CSP = Count Strength Produt ou Comprimento de autorotura em hanks ou Índice de fiabilidade ou Fator de rotura. É o Produto da Resistência do fio em meadas * na unidade de libras-força (lbf) pelo Número Inglês (Nec) do fio de algodão. * meadas de 120jd de comprimento e 1,5 jd de periferia. Pelo fato de a maioria das propriedades da fibra ser independente, mas possuir um caráter de inter-relacionamento, pode-se reduzir o efeito dessas diferentes propriedades sobre a qualidade do fio a uma simples variável, que é obtida através de análises estatísticas de regressão. Com os resultados dos ensaios nas fibras e fios, determinam-se matematicamente as fórmulas de regressão. SCI = (-412,7)+(2,9*STRENGTH EM gf/tex) (9,32*MICRONAIRE)+(49,28*UHML EM POLEGADAS)+ (4,80* % UNIFORMITY INDEX)+(0,65*%Rd) CSP = (-741,08)+(-5,02*LEAF)+(14,84*%Rd)+(-27,87*b+)+(850,89*2,5%S.L EM POLEGADAS)+ (-97,8 *MICRONAIRE)+(8,24* RESISTÊNCIA) + (27,64* RAZÃO DE UNIFORMIDADE)

78 A CONTAGEM DOS NEPS É EXPRESSA EM NEPS/GRAMA Uster nep tester 720 Neps Advanced Fiber Information System AFIS- N,T,M,L&D Seed coat neps - SCN Seed fragments neps - SFN Uster nep tester 720 acoplado ao Sistema Uster HVI HVI SPCTRUM Norma técnica: ASTM D-5866 Conteúdo de neps

79 PEGAJOSIDADE NAS FIBRAS DE ALGODÃO Honeydew Algodão caramelado pulgão (Aphis gossypi) Algodão caramelado mosca branca (Bemisia angentifolii) Seed coat neps (cometa) Norma técnica: não há. Pulverização em excesso de agrotóxicos

80 FLUORÊSCENCIA DAS FIBRAS DE ALGODÃO Fluorescência (ultravioleta - UV) - é o número de ondas de luz ultravioleta refletida pelo corpo-de-prova de algodão medida por uma foto célula. A medição não apresenta unidades e tenciona fornecer um nível de ultravioleta (UV) para comparação. A fluorescência é enormemente afetada pelas condições meteorológicas na época da colheita do algodão. A fluorescência também alterase ao longo do tempo nos algodões armazenados por vários meses. Sala de classificação de algodão da TBM S.A. Reagente químico Luz ultravioleta Efeito cavitoma Uster HVI SPECTRUM Fibroglow Zellweger Uster - Índice de fluorescência

81 APÓS ANÁLISE VISUAL E TECNOLÓGICA DO ALGODÃO EM PLUMA EM FUNÇÃO DOS PRODUTOS TÊXTEIS (FIOS E TECIDOS) APROVA-SE OU NÃO O LOTE DE FARDOS APROVA DO REPROVA DO

82 O LABORATÓRIO ALÉM DE REALIZAR ENSAIOS É TAMBÉM CABEÇA PENSANTE. É CÉREBRO MUITO OBRIGADO! BOA SORTE! É O QUE DESEJAMOS AOS PARTICIPANTES

PRECISAMOS INTENSIFICAR ESTUDOS E PESQUISAS NOS LABORATÓRIOS, NÃO BASTA SOMENTE CLASSIFICAR!

PRECISAMOS INTENSIFICAR ESTUDOS E PESQUISAS NOS LABORATÓRIOS, NÃO BASTA SOMENTE CLASSIFICAR! PRECISAMOS INTENSIFICAR ESTUDOS E PESQUISAS NOS LABORATÓRIOS, NÃO BASTA SOMENTE CLASSIFICAR! Professor Jorge José de Lima SENAI-Cetiqt E-mai- www.jorgealgodao.gmail.com www.jlima.cetiqt.senai.br EVOLUÇÃO

Leia mais

66 Circular. Técnica. Autores. Resultados de Ensaio HVI e Suas Interpretações (ASTM D-4605)

66 Circular. Técnica. Autores. Resultados de Ensaio HVI e Suas Interpretações (ASTM D-4605) 1 ISSN 0100-6460 66 Circular Técnica Campina Grande, PB Dezembro, 2002 Autores Ruben Guilherme da Fonseca, Engº Têxtil, B.Sc. Técnico de Nível Superior II da Embrapa Algodão. Rua Osvaldo Cruz, 1143, Centenário.

Leia mais

SEJAMOS BEM VINDOS AO VI CBA

SEJAMOS BEM VINDOS AO VI CBA SEJAMOS BEM VINDOS AO VI CBA DAMOS GRAÇAS A DEUS POR ESTARMOS REUNIDOS NA BUSCA DO CONHECIMENTO, PELO RENASCIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DO ALGODÃO NO BRASIL. www.cetiqt.senai.br/ www.fbet.com.br/ VI CONGRESSO

Leia mais

SEÇÃO VII PRODUTOS VEGETAIS, SEUS SUBPRODUTOS E RESÍDUOS DE VALOR ECONÔMICO, PADRONIZADOS PELO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO

SEÇÃO VII PRODUTOS VEGETAIS, SEUS SUBPRODUTOS E RESÍDUOS DE VALOR ECONÔMICO, PADRONIZADOS PELO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SEÇÃO VII PRODUTOS VEGETAIS, SEUS SUBPRODUTOS E RESÍDUOS DE VALOR ECONÔMICO, PADRONIZADOS PELO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS Os produtos vegetais, seus subprodutos

Leia mais

ENSAIOS DE ALGODOEIROS DE FIBRAS COLORIDAS NO VALE DO IUIU 1 INTRODUÇÃO

ENSAIOS DE ALGODOEIROS DE FIBRAS COLORIDAS NO VALE DO IUIU 1 INTRODUÇÃO Página 1376 ENSAIOS DE ALGODOEIROS DE FIBRAS COLORIDAS NO VALE DO IUIU 1 Murilo Barros Pedrosa 1 ; Osório Lima Vasconcelos 3 ; Camilo de Lelis Morello 2 ; Eleusio Curvelo Freire 4 ; Flávio Rodrigo Gandolfi

Leia mais

SITUAÇÃO ATUAL DA LEGISLAÇÃO DE BATATA SEMENTE

SITUAÇÃO ATUAL DA LEGISLAÇÃO DE BATATA SEMENTE SITUAÇÃO ATUAL DA LEGISLAÇÃO DE BATATA SEMENTE V SEMINÁRIO BRASILEIRO DA BATATA 21 DE OUTUBRO 2010 UBERLÂNDIA - MG SAMIRA OMAR MOHAMAD EL TASSA FISCAL FEDERAL AGROPECUÁRIO SERVIÇO DE FISCALIZAÇÃO DE INSUMOS

Leia mais

V Congresso Brasileiro de Algoão Sala 10 Classificação do Algodão

V Congresso Brasileiro de Algoão Sala 10 Classificação do Algodão V Congresso Brasileiro de Algoão Sala 10 Classificação do Algodão Slide 1 Sistema decomercialização de algodão no mercado internacional Othmar J. Suppiger Uster Technologies Sulamericana Ltda. São Paulo

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 63, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2002

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 63, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2002 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 63, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2002 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição

Leia mais

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Defesa Agropecuária

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Defesa Agropecuária Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Defesa Agropecuária Brasília / DF 2010 2010 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Todos os direitos reservados. Permitida

Leia mais

NBR 7480/1996. Barras e fios de aço destinados a armaduras para concreto armado

NBR 7480/1996. Barras e fios de aço destinados a armaduras para concreto armado NBR 7480/1996 Barras e fios de aço destinados a armaduras para concreto armado OBJETIVO Fixar as condições exigíveis na encomenda, fabricação e fornecimento de barras e fios de aço destinados a armaduras

Leia mais

PADRONIZAÇÃO & CLASSIFICAÇÃO VEGETAL

PADRONIZAÇÃO & CLASSIFICAÇÃO VEGETAL PADRONIZAÇÃO & CLASSIFICAÇÃO VEGETAL Osmário Zan Matias Fiscal Agropecuário SFA/GO Engenheiro Agrônomo CREA/GO - 2.899/D osmario.zan@agricultura.gov.br Lei nº 9.972 de 25 de maio de 2000 Institui a classificação

Leia mais

Comentários e Exemplos sobre os Temas e seus Descritores da Matriz de Matemática de 4ª Série Fundamental

Comentários e Exemplos sobre os Temas e seus Descritores da Matriz de Matemática de 4ª Série Fundamental Comentários e Exemplos sobre os Temas e seus Descritores da Matriz de Matemática de 4ª Série Fundamental TEMA II GRANDEZAS E MEDIDAS A comparação de grandezas de mesma natureza que dá origem à idéia de

Leia mais

INSPEÇÃO DE TUBOS DE TROCADORES DE CALOR E DE CALDEIRAS COM AS TÉCNICAS IRIS E CAMPO REMOTO CONJUGADAS

INSPEÇÃO DE TUBOS DE TROCADORES DE CALOR E DE CALDEIRAS COM AS TÉCNICAS IRIS E CAMPO REMOTO CONJUGADAS INSPEÇÃO DE TUBOS DE TROCADORES DE CALOR E DE CALDEIRAS COM AS TÉCNICAS IRIS E CAMPO REMOTO CONJUGADAS Marcos Alberto da Silva Figueredo SGS DO BRASIL LTDA. Trabalho apresentado na 6a COTEQ Conferência

Leia mais

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA PROJETO DE LEI N o 6.036, DE 2013 Dispõe sobre a restrição do uso de agentes aromatizantes ou flavorizantes em bebidas alcoólicas e da outras providências. Autora:

Leia mais

Diário Oficial da União Seção 1 DOU 11 de dezembro de 2013 [Páginas 76-77]

Diário Oficial da União Seção 1 DOU 11 de dezembro de 2013 [Páginas 76-77] *Este texto não substitui o publicado do Diário Oficial da União* Diário Oficial da União Seção 1 DOU 11 de dezembro de 2013 [Páginas 76-77] RESOLUÇÃO - RDC Nº 54, DE10 DE DEZEMBRO DE 2013 Dispõe sobre

Leia mais

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem www.bettercotton.org Orientação Text to go here O documento Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem da BCI proporciona uma estrutura para medir as mudanças

Leia mais

yarnmaster Classificação de fibras estranhas

yarnmaster Classificação de fibras estranhas Masters in Textile textile Quality Control Masters in textile Quality Control yarnmaster facts yarnmaster Classificação de fibras estranhas 045913/006p Classificação de fibras estranhas O sistema de depuração

Leia mais

Os procedimentos para determinar a resistência do condutor são:

Os procedimentos para determinar a resistência do condutor são: 1 Data realização da Laboratório: / / Data da entrega do Relatório: / / Objetivos RELATÓRIO: N o 5 ENSAIO DE FIOS CONDUTORES Verificar o estado da isolação do condutor. 1. Introdução: Esta aula tem como

Leia mais

NBR 7483/2005. Cordoalhas de aço para concreto protendido Requisitos

NBR 7483/2005. Cordoalhas de aço para concreto protendido Requisitos NBR 7483/2005 Cordoalhas de aço para concreto protendido Requisitos OBJETIVO Fixar os requisitos para fabricação, encomenda, fornecimento e recebimento de cordoalhas de aço de alta resistência de três

Leia mais

ASPECTOS LEGAIS DA PRODUÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DE SEMENTES E MUDAS

ASPECTOS LEGAIS DA PRODUÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DE SEMENTES E MUDAS ASPECTOS LEGAIS DA PRODUÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DE SEMENTES E MUDAS CURSO SOBRE PROTEÇÃO E REGISTRO DE CULTIVARES 27 A 28 DE MAIO 2010 LONDRINA-PR SAMIRA OMAR MOHAMAD EL TASSA COLODEL FISCAL

Leia mais

Portaria Inmetro/Dimel/nº 480, de 16 de dezembro de 2009.

Portaria Inmetro/Dimel/nº 480, de 16 de dezembro de 2009. Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL INMETRO Portaria Inmetro/Dimel/nº 480, de 16 de

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU P.32818/99 LEI Nº 4553, DE 08 DE JUNHO DE 2000 Dispõe sobre Perfuração de Poços para Captação de Águas Subterrâneas no Município de Bauru e dá outras providências. NILSON COSTA, Prefeito Municipal de Bauru,

Leia mais

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como:

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como: Plano de Teste (resumo do documento) I Introdução Identificador do Plano de Teste Esse campo deve especificar um identificador único para reconhecimento do Plano de Teste. Pode ser inclusive um código

Leia mais

SEJAMOS BEM VINDOS AO VI CBA

SEJAMOS BEM VINDOS AO VI CBA SEJAMOS BEM VINDOS AO VI CBA DAMOS GRAÇAS A DEUS POR ESTARMOS REUNIDOS NA BUSCA DO CONHECIMENTO, PELO RENASCIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DO ALGODÃO NO BRASIL. www.cetiqt.senai.br/ www.fbet.com.br/ MINISTÉRIO

Leia mais

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento D.O.U. Nº 225, sexta-feira, 24 de novembro de 2006. Pág. 10 SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA No- 65, DE 21 DE NOVEMBRO

Leia mais

Filosofia e Conceitos

Filosofia e Conceitos Filosofia e Conceitos Objetivo confiabilidade para o usuário das avaliações. 1. Princípios e definições de aceitação genérica. 2. Comentários explicativos sem incluir orientações em técnicas de avaliação.

Leia mais

MINUTA DE PROPOSTA DE RESOLUÇÃO ABILUX 05/03/2010

MINUTA DE PROPOSTA DE RESOLUÇÃO ABILUX 05/03/2010 MINUTA DE PROPOSTA DE RESOLUÇÃO ABILUX 05/03/2010 Dispõe sobre a destinação de Lâmpadas inservíveis, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências O CONSELHO NACIONAL DO MEIO

Leia mais

Qualificação de Procedimentos

Qualificação de Procedimentos Qualificação de Procedimentos Os equipamentos em geral são fabricados por meio de uniões de partes metálicas entre si empregando-se soldas. Há, portanto a necessidade de se garantir, nestas uniões soldadas,

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO ÁREA DE DOCUMENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO SETOR DE PROCESSAMENTO TÉCNICO DA BIBLIOTECA CÉSAR SALGADO PROJETO

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO ÁREA DE DOCUMENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO SETOR DE PROCESSAMENTO TÉCNICO DA BIBLIOTECA CÉSAR SALGADO PROJETO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO ÁREA DE DOCUMENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO SETOR DE PROCESSAMENTO TÉCNICO DA BIBLIOTECA CÉSAR SALGADO PROJETO CRIAÇÃO DO SETOR DE PROCESSAMENTO TÉCNICO DA BIBLIOTECA CÉSAR

Leia mais

Valério Lucas Gonçalves 13/12/12 Técnico Saulo de Tarso Mota 14/12/12

Valério Lucas Gonçalves 13/12/12 Técnico Saulo de Tarso Mota 14/12/12 Pág.: 01/05 Elaboração (nome/ass): Data: Departamento: Aprovação (nome/ass.): Data: Valério Lucas Gonçalves 13/12/12 Técnico Saulo de Tarso Mota 14/12/12 SUMÁRIO 1 Objetivo 6 Glossário 2 Âmbito 7 Procedimento

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO

CERTIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO CERTIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO REQUISITOS DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE PROF. MARCOS FERGÜTZ ABRIL/14 INTRODUÇÃO - Legislação Portaria no. 51, de 28 de janeiro de 2014, do INMETRO,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TÊXTIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TÊXTIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORE CENRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO ECNOLÓGICA DEPARAMENO DE ENGENHARIA ÊXIL DISCIPLINA: MÉODOS E PROCESSOS DE MANUFAURA DE ECIDOS I ASSUNO: IULAÇÃO PROF: Dr. RASIAH LADCHUMANANANDASIVAN

Leia mais

1. Objetivo 1. 2. Referências 1. 3. Condições gerais 1. 4. Condições específicas 1. 5. Inspeção 2. Tabela 1 - Características elétricas e mecânicas 4

1. Objetivo 1. 2. Referências 1. 3. Condições gerais 1. 4. Condições específicas 1. 5. Inspeção 2. Tabela 1 - Características elétricas e mecânicas 4 SUMÁRIO Pág. 1. Objetivo 1 2. Referências 1 3. Condições gerais 1 4. Condições específicas 1 DISTRIBUIÇÃO AUTOMÁTICA DE CÓPIAS 02.118-CONEM-0003 5. Inspeção 2 Tabela 1 - Características elétricas e mecânicas

Leia mais

Portaria nº 795 de 15/12/93 D. O. U. 29/12/93 NORMA DE IDENTIDADE, QUALIDADE, EMBALAGEM, MARCAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO FARELO DE SOJA

Portaria nº 795 de 15/12/93 D. O. U. 29/12/93 NORMA DE IDENTIDADE, QUALIDADE, EMBALAGEM, MARCAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO FARELO DE SOJA Portaria nº 795 de 15/12/93 D. O. U. 29/12/93 NORMA DE IDENTIDADE, QUALIDADE, EMBALAGEM, MARCAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO FARELO DE SOJA 01. OBJETIVO: Esta norma tem por objetivo definir as características de

Leia mais

RESOLVEU: I - probidade na condução das atividades no melhor interesse de seus clientes e na integridade do mercado;

RESOLVEU: I - probidade na condução das atividades no melhor interesse de seus clientes e na integridade do mercado; Estabelece normas e procedimentos a serem observados nas operações em bolsas de valores e dá outras providências. O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS torna público que o Colegiado, em sessão

Leia mais

Sistemas de Informação CEA460 - Gestão da Informação

Sistemas de Informação CEA460 - Gestão da Informação Sistemas de Informação CEA460 - Gestão da Informação Janniele Aparecida Conceitos Sistema de Informação Conjunto de componentes interrelacionados que coletam (ou recuperam), processam e armazenam e distribuem

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO. CURSO: Comercio Exterior

REGULAMENTO DE ESTÁGIO. CURSO: Comercio Exterior REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSO: Comercio Exterior Fevereiro 2008 APRESENTAÇÃO CAPÍTULO I Art. 1º De acordo com regulamento de estágio da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - O Estágio

Leia mais

Reabilitação Profissional e Emprego de Pessoas Deficientes

Reabilitação Profissional e Emprego de Pessoas Deficientes 1 CONVENÇÃO N. 159 Reabilitação Profissional e Emprego de Pessoas Deficientes I Aprovada na 69ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1983), entrou em vigor no plano internacional em

Leia mais

MANUAL GERENCIAMENTO DE RISCO DE MERCADO

MANUAL GERENCIAMENTO DE RISCO DE MERCADO 1 - INTRODUÇÃO Define-se como risco de mercado a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes da flutuação nos valores de mercado de posições detidas pela Cooperativa, o que inclui os riscos das operações

Leia mais

6. EXECUÇÃO DO PROJETO ELÉTRICO EM MÉDIA TENSÃO 6.1 DIMENSIONAMENTO DO TRANSFORMADOR

6. EXECUÇÃO DO PROJETO ELÉTRICO EM MÉDIA TENSÃO 6.1 DIMENSIONAMENTO DO TRANSFORMADOR 6. EXECUÇÃO DO PROJETO ELÉTRICO EM MÉDIA TENSÃO 6.1 DIMENSIONAMENTO DO TRANSFORMADOR Basicamente o transformador da subestação é dimensionado pela demanda da empresa no qual será instalado, porém este

Leia mais

Portaria n.º 510, de 13 de outubro de 2015.

Portaria n.º 510, de 13 de outubro de 2015. Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA-INMETRO Portaria n.º 510, de 13 de outubro de 2015. O PRESIDENTE

Leia mais

Projeto de Rede Telefônica

Projeto de Rede Telefônica Projeto de Rede Telefônica Prof. Manoel Henrique Sequencia Definições e materiais. Caixas de distribuição Blocos de terminais Caixas de passagem Tubulação Entrada Primária Secundária Cabos telefônicos

Leia mais

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café ED 2180/14 15 maio 2014 Original: espanhol P Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café 1. O Diretor Executivo apresenta seus cumprimentos e, em nome da Colômbia, encaminha aos Membros

Leia mais

Manual do Integrador. Programa de Formação

Manual do Integrador. Programa de Formação Manual do Integrador Programa de Formação Introdução As oportunidades de iniciação de frentes de negócios na indústria fotovoltaica brasileira são diversas e estão abertas a todos aqueles que desejam começar

Leia mais

Algoritmos: Lógica para desenvolvimento de programação de computadores. Autor: José Augusto Manzano. Capítulo 1 Abordagem Contextual

Algoritmos: Lógica para desenvolvimento de programação de computadores. Autor: José Augusto Manzano. Capítulo 1 Abordagem Contextual Algoritmos: Lógica para desenvolvimento de programação de computadores Autor: José Augusto Manzano Capítulo 1 Abordagem Contextual 1.1. Definições Básicas Raciocínio lógico depende de vários fatores para

Leia mais

8º Congresso Brasileiro de Algodão & I Cotton Expo 2011, São Paulo, SP 2011 Página 1389. Desenvolvimento Agrícola-EBDA; 4 Cotton Consultoria.

8º Congresso Brasileiro de Algodão & I Cotton Expo 2011, São Paulo, SP 2011 Página 1389. Desenvolvimento Agrícola-EBDA; 4 Cotton Consultoria. Página 1389 GENÓTIPOS DE ALGODÃO DE FIBRAS LONGAS NO SEMIÁRIDO DO VALE DO IUIU, SUDOESTE DA BAHIA, SAFRA 2008/09. 1 Murilo Barros Pedrosa 1 ; Flávio Rodrigo Gandolfi Benites 2 ; Osório Lima Vasconcelos

Leia mais

Portaria nº. 220, de 29 de abril de 2013.

Portaria nº. 220, de 29 de abril de 2013. Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA-INMETRO Portaria nº. 220, de 29 de abril de 2013. O PRESIDENTE

Leia mais

Documento Explicativo

Documento Explicativo Decisão de Preço do Suco de Laranja 13 de junho de 2013 Visão Geral O Comitê de Critérios tomou uma decisão em relação ao projeto de Revisão de Preços do Suco de Laranja. O resultado disso é que novos

Leia mais

DECRETO MUNICIPAL Nº 008/2013

DECRETO MUNICIPAL Nº 008/2013 DECRETO MUNICIPAL Nº 008/2013 ESTABELECE NORMAS DE ADMINISTRAÇÃO DE BENS MÓVEIS PERMANEN- TES E DÁ OUTRAS PROVI- DÊNCIAS. 0 PREFEITO MUNICIPAL DE EMAS, Estado da Paraíba, usando das atribuições que lhe

Leia mais

ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO EM ORGANIZAÇÕES

ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO EM ORGANIZAÇÕES V CONGRESSO BRASILEIRO DE METROLOGIA Metrologia para a competitividade em áreas estratégicas 9 a 13 de novembro de 2009. Salvador, Bahia Brasil. ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO

Leia mais

RTQ 32 - PÁRA-CHOQUE TRASEIRO DE VEÍCULOS RODOVIÁRIOS PARA O TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS - CONSTRUÇÃO, ENSAIO E INSTALAÇÃO

RTQ 32 - PÁRA-CHOQUE TRASEIRO DE VEÍCULOS RODOVIÁRIOS PARA O TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS - CONSTRUÇÃO, ENSAIO E INSTALAÇÃO RTQ 32 - PÁRA-CHOQUE TRASEIRO DE VEÍCULOS RODOVIÁRIOS PARA O TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS - CONSTRUÇÃO, ENSAIO E INSTALAÇÃO SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Campo de Aplicação 3 Responsabilidade 4 Siglas e Abreviaturas

Leia mais

1. REGISTRO DE ESTABELECIMENTO DE PRODUÇÃO, PREPARAÇÃO, MANIPULAÇÃO, BENEFICIAMENTO, ACONDICIONAMENTO E EXPORTAÇÃO DE BEBIDA E FERMENTADO ACÉTICO.

1. REGISTRO DE ESTABELECIMENTO DE PRODUÇÃO, PREPARAÇÃO, MANIPULAÇÃO, BENEFICIAMENTO, ACONDICIONAMENTO E EXPORTAÇÃO DE BEBIDA E FERMENTADO ACÉTICO. ANEXO NORMAS SOBRE REQUISITOS, CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS PARA O REGISTRO DE ESTABELECIMENTO, BEBIDA E FERMENTADO ACÉTICO E EXPEDIÇÃO DOS RESPECTIVOS CERTIFICADOS. 1. REGISTRO DE ESTABELECIMENTO DE PRODUÇÃO,

Leia mais

Prof. Gustavo Boudoux

Prof. Gustavo Boudoux ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS Recursos à disposição das Empresas Recursos Materiais Patrimoniais Capital Humanos Tecnológicos Martins, (2005.p.4) O que é Administração de Materiais?

Leia mais

Regulação, supervisão e avaliação do Ensino Superior: Perguntas Frequentes. 1

Regulação, supervisão e avaliação do Ensino Superior: Perguntas Frequentes. 1 Regulação, supervisão e avaliação do Ensino Superior: Perguntas Frequentes. 1 1. Quais são os tipos de instituições de ensino superior? De acordo com sua organização acadêmica, as instituições de ensino

Leia mais

RESOLUÇÃO 287 DE 29 DE JULHO DE 2008

RESOLUÇÃO 287 DE 29 DE JULHO DE 2008 RESOLUÇÃO 287 DE 29 DE JULHO DE 2008 Regulamenta o procedimento de coleta e armazenamento de impressão digital nos processos de habilitação, mudança ou adição de categoria e renovação da Carteira Nacional

Leia mais

Ensaio de torção. Diz o ditado popular: É de pequenino que

Ensaio de torção. Diz o ditado popular: É de pequenino que A UU L AL A Ensaio de torção Diz o ditado popular: É de pequenino que se torce o pepino! E quanto aos metais e outros materiais tão usados no nosso dia-a-dia: o que dizer sobre seu comportamento quando

Leia mais

PORTARIA N.º 034/2009, de 03 de agosto de 2009

PORTARIA N.º 034/2009, de 03 de agosto de 2009 PORTARIA N.º 034/2009, de 03 de agosto de 2009 Aprova o MANIFESTO DE TRANSPORTE DE RESÍDUOS MTR e dá outras providências. A DIRETORA PRESIDENTA DA FUNDAÇÃO ESTADUAL DE PROTEÇÃO AMBIENTAL HENRIQUE LUIZ

Leia mais

Considerando a apreciação e aprovação prévia da presente adequação pelo Comitê Jurídico do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta;

Considerando a apreciação e aprovação prévia da presente adequação pelo Comitê Jurídico do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta; A FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com o objetivo de sempre aprimorar o cumprimento de suas finalidades, nos termos

Leia mais

TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e as Resoluções Nº 91/93, 151/96 e 21/01 do Grupo Mercado Comum.

TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e as Resoluções Nº 91/93, 151/96 e 21/01 do Grupo Mercado Comum. MERCOSUL/GMC/RES. Nº 30/02 CRITÉRIOS PARA A GESTÃO SANITÁRIA DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM PORTOS, AEROPORTOS, TERMINAIS INTERNACIONAIS DE CARGA E PASSAGEIROS E PONTOS DE FRONTEIRA NO MERCOSUL TENDO EM VISTA:

Leia mais

Pag: 1/20. SGI Manual. Controle de Padrões

Pag: 1/20. SGI Manual. Controle de Padrões Pag: 1/20 SGI Manual Controle de Padrões Pag: 2/20 Sumário 1 Introdução...3 2 Cadastros Básicos...5 2.1 Grandezas...5 2.2 Instrumentos (Classificação de Padrões)...6 3 Padrões...9 3.1 Padrão Interno...9

Leia mais

Informe Técnico n. 67, de 1º de setembro de 2015.

Informe Técnico n. 67, de 1º de setembro de 2015. Informe Técnico n. 67, de 1º de setembro de 2015. Assunto: Orientações sobre os procedimentos para solicitação de alterações na lista de alimentos alergênicos. I. Introdução. A Resolução de Diretoria Colegiada

Leia mais

SISTEMA HILUM CONSULTÓRIOS

SISTEMA HILUM CONSULTÓRIOS SISTEMA HILUM CONSULTÓRIOS 2014 Tecnologia da Informação - TI Unimed Cascavel MANUAL HILUM 4.0 - CONSULTÓRIOS A ANS estabeleceu um padrão de Troca de Informação em Saúde Suplementar - TISS para registro

Leia mais

ME-25 MÉTODOS DE ENSAIO ENSAIO DE PENETRAÇÃO DE MATERIAIS BETUMINOSOS

ME-25 MÉTODOS DE ENSAIO ENSAIO DE PENETRAÇÃO DE MATERIAIS BETUMINOSOS ME-25 MÉTODOS DE ENSAIO ENSAIO DE PENETRAÇÃO DE MATERIAIS BETUMINOSOS DOCUMENTO DE CIRCULAÇÃO EXTERNA 1 ÍNDICE PÁG. 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. E NORMAS COMPLEMENTARES... 3 4. DEFINIÇÃO... 3

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL - INMETRO Portaria INMETRO/DIMEL/Nº 135, de 18 de agosto de 2005.

Leia mais

RDC 60. Perguntas e Respostas. RDC nº 60, RDC 60 - PERGUNTAS E RESPOSTAS

RDC 60. Perguntas e Respostas. RDC nº 60, RDC 60 - PERGUNTAS E RESPOSTAS Regulamentação SOBRE AMOSTRAS GRÁTIS DE MEDICAMENTOS RDC 60 Perguntas e Respostas RDC nº 60, de 26 de NOVEmbro de 2009 1 Regulamentação SOBRE AMOSTRAS GRÁTIS RDC 60 Perguntas e Respostas RDC nº 60, de

Leia mais

ANEXO I MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL SERVIÇO NACIONAL DE PROTEÇAO DE CULTIVARES

ANEXO I MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL SERVIÇO NACIONAL DE PROTEÇAO DE CULTIVARES ANEXO I MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL SERVIÇO NACIONAL DE PROTEÇAO DE CULTIVARES Requisitos Mínimos para Determinação do Valor de Cultivo e Uso de Algodão(Gossypium

Leia mais

MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, DO COMÉRCIO E DO TURISMO

MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, DO COMÉRCIO E DO TURISMO MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, DO COMÉRCIO E DO TURISMO INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL - INMETRO Portaria n.º 114, de 29 de junho de 1998. O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL

Leia mais

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional Identificação: PROSHISET 06

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional Identificação: PROSHISET 06 Extintores de Incêndio Portáteis. Revisão: 00 Folha: 1 de 7 1. Objetivo Assegurar que todos os canteiros de obras atendam as exigências para utilização dos extintores de incêndio portáteis de acordo com

Leia mais

Informativo 18/2015. MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO PROMOVE ALTERAÇÕES NA NR 12 Portaria MTE nº 857, de 25 de junho de 2015 - DOU de 26.06.

Informativo 18/2015. MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO PROMOVE ALTERAÇÕES NA NR 12 Portaria MTE nº 857, de 25 de junho de 2015 - DOU de 26.06. Data do boletim informativo Volume 1, Edição 1 Digite o título aqui Informativo 18/2015 MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO PROMOVE ALTERAÇÕES NA NR 12 Portaria MTE nº 857, de 25 de junho de 2015 - DOU de

Leia mais

NBR ISO 14012 - DIRETRIZES PARA AUDITORIA AMBIENTAL- CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS

NBR ISO 14012 - DIRETRIZES PARA AUDITORIA AMBIENTAL- CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS Sumário NBR ISO 14012 - DIRETRIZES PARA AUDITORIA AMBIENTAL- CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS 1. Objetivo e campo de aplicação...2 2. Referências normativas...2 3. Definições...2 3.1.

Leia mais

RESOLUÇÃO N 002, DE 11 DE OUTUBRO DE 1991, DA CONGREGAÇÃO.

RESOLUÇÃO N 002, DE 11 DE OUTUBRO DE 1991, DA CONGREGAÇÃO. RESOLUÇÃO N 002, DE 11 DE OUTUBRO DE 1991, DA CONGREGAÇÃO. Fixa normas de capacitação para o pessoal técnicoadministrativo. A CONGREGAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA DO TRIÂNGULO MINEIRO, no uso de suas atribuições

Leia mais

Quais são as organizações envolvidas no SASSMAQ?

Quais são as organizações envolvidas no SASSMAQ? PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES AVALIAÇÃO SASSMAQ (P.COM.26.00) O SASSMAQ é um Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade, elaborado pela Comissão de Transportes da ABIQUIM, dirigido

Leia mais

Art. 1º - O artigo 104 do Decreto Estadual nº 31.455, de 20 de fevereiro de 1987, passa a vigorar com a seguinte redação:

Art. 1º - O artigo 104 do Decreto Estadual nº 31.455, de 20 de fevereiro de 1987, passa a vigorar com a seguinte redação: DECRETO Nº 2, DE 8 DE JANEIRO DE 2015. Altera e acresce dispositivos ao Decreto nº 31.455, de 1987, que regulamenta os arts. 30 e 31 da Lei nº 6.320, de 20 de dezembro de 1983, que dispõem sobre alimentos

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL - INMETRO Portaria INMETRO/DIMEL/Nº 007, de 11 de janeiro de 2007.

Leia mais

PC MeeiroPolicy ED 13 pt. Meeiropolicy. Documento Explicativo. Válido a partir de: 26/04/2010 Distribuição: Público

PC MeeiroPolicy ED 13 pt. Meeiropolicy. Documento Explicativo. Válido a partir de: 26/04/2010 Distribuição: Público 13 pt Meeiropolicy Documento Explicativo Válido a partir de: 26/04/2010 Distribuição: Público Índice 0 Propósito... 3 1 Área de candidatura... 3 2 Norma... 3 3 Terminologia para o uso deste documento:...

Leia mais

Frutas e Hortaliças embaladas Aspectos Legais

Frutas e Hortaliças embaladas Aspectos Legais Frutas e Hortaliças embaladas Aspectos Legais A embalagem é instrumento de identificação, proteção, movimentação e exposição das frutas e hortaliças frescas. Ela identifica o produto e o seu responsável.

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 15/2011

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 15/2011 Instrução Técnica nº 15/2011 - Controle de fumaça Parte 3 Controle de fumaça natural em indústrias... 331 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo

Leia mais

IT-1101 - AGRICULTURA IRRIGADA. (parte 1)

IT-1101 - AGRICULTURA IRRIGADA. (parte 1) 6 Sistemas de irrigação (parte 1) 6.1 Considerações iniciais Aplicação artificial de água ao solo, em quantidades adequadas, visando proporcionar a umidade necessária ao desenvolvimento das plantas nele

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO ESTADO DO RS ORDEM DE SERVIÇO 02/2011

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO ESTADO DO RS ORDEM DE SERVIÇO 02/2011 pg. 1/9 ORDEM DE SERVIÇO 02/2011 Dispõe sobre as regras de auditoria para homologação eletrônica da atualização de cadastro de médicos credenciados no IPERGS. O DIRETOR DE SAÚDE DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA

Leia mais

Anexo I - Relatório Anual de Produção e Comercialização de Sementes de Espécies Florestais;

Anexo I - Relatório Anual de Produção e Comercialização de Sementes de Espécies Florestais; MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 56, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2011 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁ- RIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO GRADE CURRICULAR 2008-2010 RIO CLARO 2010 1 REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I Da Origem, Finalidades e das Modalidades Art. 1º -

Leia mais

Gestão de Ativos. Manual do Usuário. Treinamento Fase 1 (TRN 01)

Gestão de Ativos. Manual do Usuário. Treinamento Fase 1 (TRN 01) Gestão de Ativos Manual do Usuário Treinamento Fase 1 (TRN 01) Índice 1. Introdução... 3 2. Movimentações de Ativos... 4 2.1. Monitoração... 4 2.1.1. Monitor de Movimentação de Ativos...4 2.2. Transações...15

Leia mais

Cartilha do Contrato de Opção de Venda

Cartilha do Contrato de Opção de Venda Cartilha do Contrato de Opção de Venda CONAB - COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO 01 O QUE É O CONTRATO DE OPÇÃO DE VENDA? É uma modalidade de seguro de preços que dá ao produtor rural e/ou sua cooperativa

Leia mais

CALIBRAÇÃO 2 O QUE É CALIBRAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE MEDIÇÃO?

CALIBRAÇÃO 2 O QUE É CALIBRAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE MEDIÇÃO? DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE MECÂNICA APOSTILA DE METROLOGIA Cid Vicentini Silveira 2005 1 OBJETIVOS DESTE CAPÍTULO Determinar o que é calibração, por quê, o quê, quando, onde e como calibrar; Interpretar

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Rural do Continente para 2014-2020

Programa de Desenvolvimento Rural do Continente para 2014-2020 Programa de Desenvolvimento Rural do Continente para 2014-2020 Medida 3 - VALORIZAÇÃO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA Ação 3.1 JOVENS AGRICULTORES Enquadramento Regulamentar Art. 19º do Regulamento (UE) 1305/2013,

Leia mais

- ENLAGRO Encontro Nacional de Laboratórios da Área da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

- ENLAGRO Encontro Nacional de Laboratórios da Área da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Projeto Captação de Recursos - ENLAGRO Encontro Nacional de Laboratórios da Área da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 07, 08 e 09 de junho de 2016. Macro Office Centro de Eventos, Porto Alegre, RS,

Leia mais

Segurança e Saúde dos Trabalhadores

Segurança e Saúde dos Trabalhadores Segurança e Saúde dos Trabalhadores [1]CONVENÇÃO N. 155 I Aprovada na 67ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1981), entrou em vigor no plano internacional em 11.8.83. II Dados referentes

Leia mais

REDE DE CABOS DE FIBRA ÓPTICA

REDE DE CABOS DE FIBRA ÓPTICA REDE DE CABOS DE FIBRA ÓPTICA ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Sumário 1. Cabos de fibras ópticas... 2 2. Lançamento de Cabo Óptico... 3 3. Emendas ópticas... 3 4. Distribuidor Geral Óptico DGO... 4 5. Medições

Leia mais

MERCOSUL/CMC/DEC. Nº 55/04 Regulamentação do Protocolo de Contratações Públicas do MERCOSUL

MERCOSUL/CMC/DEC. Nº 55/04 Regulamentação do Protocolo de Contratações Públicas do MERCOSUL MERCOSUL/CMC/DEC. Nº 55/04 Regulamentação do Protocolo de Contratações Públicas do MERCOSUL TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, o Protocolo de Contratações Públicas do MERCOSUL

Leia mais

Tópico: Plano e Estratégia. Controle interno e risco de auditoria

Tópico: Plano e Estratégia. Controle interno e risco de auditoria Tópico: Plano e Estratégia. Controle interno e risco de auditoria i Professor Marcelo Aragão Trabalhos de outros auditores ou especialistas Complexidade das transações Volume das transações Áreas importantes

Leia mais

Decidir como medir cada característica. Definir as características de qualidade. Estabelecer padrões de qualidade

Decidir como medir cada característica. Definir as características de qualidade. Estabelecer padrões de qualidade Escola de Engenharia de Lorena - EEL Controle Estatístico de Processos CEP Prof. MSc. Fabrício Maciel Gomes Objetivo de um Processo Produzir um produto que satisfaça totalmente ao cliente. Conceito de

Leia mais

Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada

Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada Art. 1º Os Cursos ofertados pela Diretoria de Educação Continuada da Universidade Nove de Julho UNINOVE regem-se pela legislação vigente, pelo

Leia mais

Tropa de Elite Escrivão Para Polícia Federal Arquivologia Microfilmagem Alexandre Américo

Tropa de Elite Escrivão Para Polícia Federal Arquivologia Microfilmagem Alexandre Américo 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Tropa de Elite Escrivão Para Polícia Federal Arquivologia Microfilmagem Alexandre Américo LEI Nº 5.433, DE 8 DE MAIO DE 1968.

Leia mais

Portaria n.º 558, de 19 de novembro de 2013.

Portaria n.º 558, de 19 de novembro de 2013. Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA-INMETRO Portaria n.º 558, de 19 de novembro de 2013. O PRESIDENTE

Leia mais

Regulamenta o Programa de Cidadania Fiscal, instituído pela Lei nº 1.767, de 12 de maio de 2014, e dá outras providências.

Regulamenta o Programa de Cidadania Fiscal, instituído pela Lei nº 1.767, de 12 de maio de 2014, e dá outras providências. DECRETO Nº 046, DE 13 DE JUNHO DE 2014. Regulamenta o Programa de Cidadania Fiscal, instituído pela Lei nº 1.767, de 12 de maio de 2014, e dá outras providências. Adriano Xavier Pivetta, Prefeito Municipal

Leia mais

Palestra Seguro de Crédito Cristina Salazar Diretora Executiva da CESCEBRASIL

Palestra Seguro de Crédito Cristina Salazar Diretora Executiva da CESCEBRASIL Palestra Seguro de Crédito Cristina Salazar Diretora Executiva da CESCEBRASIL SEGURO DE CRÉDITO Proteção para as vendas a prazo de produtos ou Prestação de serviços entre empresas Proteção para o Ativo

Leia mais