Mobilidade Global Principais informações e procedimentos sobre Imigração, Transferências para o Exterior e Relocation. Sejam bem-vindos!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mobilidade Global Principais informações e procedimentos sobre Imigração, Transferências para o Exterior e Relocation. Sejam bem-vindos!"

Transcrição

1 Mobilidade Global Principais informações e procedimentos sobre Imigração, Transferências para o Exterior e Relocation Sejam bem-vindos!

2 Sobre a EMDOC Apresentação Informações gerais sobre a EMDOC Roberta Manocchio roberta.manocchio@emdoc.com

3 Perfil Roberta Manocchio Graduada em Letras Tem vasta experiência no atendimento a clientes nacionais. Sócia da área nacional do departamento Desenvolvimento de Negócios.

4 Nossa História & Experiência Mais de 28 anos de experiência; Especializada em Imigração, Transferências para o Exterior, Relocation e Embarcações Marítimas; Equipe com mais de 200 profissionais bilíngues e trilíngues, constantemente treinados e atualizados; Temos orgulho do nosso portfólio de clientes, que conta com mais de 900 empresas.

5 Nossa Missão Prestar consultoria jurídica de imigração e suporte na acomodação e adaptação de expatriados, com comprometimento e qualidade em nossos serviços, tornando a expatriação uma enriquecedora experiência.

6 Nossos Valores Inovação Responsabilidade Qualidade em Socioambiental nossos serviços Ética e Integridade Comprometimento e Dedicação Personalização dos Serviços Transparência e Respeito Responsabilidade Socioambiental Valorização da nossa equipe

7 Nossos Diferenciais Corpo Jurídico próprio; Japanese, Chinese e European Desk; Boletins Informativos, em 3 línguas, sempre que há alguma mudança na Legislação ou nos procedimentos dos órgãos públicos; Treinamento para Clientes, a cada trimestre; Participação ativa como patrocinadora e/ou palestrante nos principais eventos nacionais e internacionais relacionados à transferência de pessoas pelo mundo.

8 Nossos Diferenciais Especiais ISO 9001 e 14001: Matriz da EMDOC, desde Programa de Apoio para Recolocação dos Refugiados: única empresa a ter um projeto voltado a refugiados, com o apoio da ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas). Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República do Brasil: a EMDOC foi convidada pela SAE para participar de um projeto inédito sobre a imigração no país.

9 Nossa Presença no Brasil Amazonas Bahia Pernambuco Distrito Federal Espírito Santo Minas Gerais Paraná Rio de Janeiro Rio Grande do Sul Santa Catarina São Paulo Atendimento no Brasil todo, através dos escritórios próprios ou parceiros.

10 Nossa Presença nos EUA Novos escritórios em Miami e Houston Nossas operações mais próximas de nossos clientes Americanos Serviços mais rápidos e eficientes A EMDOC está expandindo e se tornando mais internacional

11 Nossa Presença na América Latina HRS Relocation International nasceu da união da EMDOC e SRS; Sede em Miami, nos Estados Unidos. Fundada em Agosto de Especialização em serviços de Imigração e Relocation, na América Latina e Caribe.

12 Nossa Presença na América Latina A HRS tem 10 empresas afiliadas que atendem os seguintes países: Argentina Bolívia Brasil Chile Colômbia Costa Rica Equador El Salvador Guatemala Guiana Honduras México Nicaragua Panamá Paraguai Peru Suriname Uruguai Venezuela

13 Nossas Parcerias Mundiais AILA ABIL IBA Visa Law ERC EuRA

14 Nossas Publicações Imigração Relocation Transferências para o Exterior

15 Nossas Publicações Embarcações Marítimas Brasil e Japão Brasil e China

16 Nossa Estrutura Imigração Transferências para o Exterior Relocation Embarcações Marítimas Jurídico Diretoria Financeiro e RH

17 Nossos Serviços Imigração Aspectos Jurídicos e Administrativos da Contratação de Mão de obra Estrangeira. Renê Ramos rene.ramos@emdoc.com

18 Perfil Renê Ramos Graduado em Direito, especializado em Direito do Trabalho e Cível e pós-graduado lato sensu em Direito Processual Civil; Participa de diversos eventos nacionais e internacionais, inclusive como palestrante em alguns deles; Sócio do departamento Jurídico.

19 Órgãos Públicos Nossos Serviços: Imigração Conselho Nacional de Imigração CNIg Criado pela Lei n /92 e composto por representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Justiça, Ministério das Relações Exteriores, CUT, FEBRABAN, entre outros; Formula objetivos para a elaboração da política de imigração, coordena e orienta as atividades de imigração, promove estudos de problemas relativos à imigração, levanta periodicamente as necessidades de mão-de-obra estrangeira qualificada. Ministério do Trabalho e Emprego Órgão responsável por analisar os pedidos de autorização de trabalho (visto) e concedê-la (ou não) aos estrangeiros.

20 Órgãos Públicos Nossos Serviços: Imigração Ministério das Relações Exteriores Órgão responsável pelas representações diplomáticas do Brasil no exterior; Responsável pela emissão de vistos de entrada e pela legalização de documentos; Concede visto de negócios ou de turista para estrangeiros. Ministério da Justiça Polícia Federal Órgão responsável por permitir que estrangeiros permaneçam no Brasil, seja prorrogando um visto temporário, transformando-o em visto permanente, ou concedendo a permanência definitiva aos estrangeiros cujo cônjuge ou filho seja brasileiro, por exemplo. Polícia Federal Órgão responsável pela fiscalização e controle de entrada, estada e saída de estrangeiros do País.

21 Como identificar o tipo de visto? Nossos Serviços: Imigração O primeiro passo na obtenção de um visto é identificar qual o tipo adequado a realidade do estrangeiro: Quanto tempo o estrangeiro ficará no Brasil? Quais atividades serão desenvolvidas pelo estrangeiro neste período? Onde será paga a remuneração dele? O estrangeiro receberá treinamento no Brasil? Após a identificação do visto adequado, um processo de obtenção é elaborado e submetido a análise do Ministério do Trabalho e Emprego. O prazo para aprovação é de, em média, 30 a 40 dias, após o protocolo do pedido.

22 Tipos de Visto Nossos Serviços: Imigração Existem diversos tipos de vistos que podem ser concedidos para entrada no Brasil, de acordo com o motivo da viagem, as atividades que serão desempenhadas no país e o tempo necessário de estada. São eles: Visto de Turista Caráter recreativo, de visita, para passeios; Não permite o trabalho do estrangeiro no Brasil; O prazo de estada no país com esse visto é de, normalmente, 90 (noventa) dias, prorrogável por igual período. Visto de Negócios Visto Temporário Item II Possibilita a vinda ao Brasil para ofertar seus produtos, conhecer o mercado brasileiro, participar de reuniões, conferências, feiras e seminários e realizar pesquisas de mercado; Não permite o trabalho do estrangeiro no Brasil.

23 Tipos de Visto Nossos Serviços: Imigração Visto de trabalho Visto Temporário Item V Trata-se do tipo de visto mais comum para estrangeiros que venham ao Brasil para trabalhar; Apresenta-se na forma de diversas espécies de vistos temporários de trabalho. Visto Permanente É utilizado por estrangeiros que venham ao Brasil para ocupar cargos de gestão em empresas brasileiras, subsidiárias de empresas estrangeiras ou que queiram ter a sua própria sociedade no Brasil.

24 Nossos Serviços: Imigração RN 99 Visto Temporário com Contrato de Trabalho no Brasil Apropriados para profissionais estrangeiros que virão ao país amparados por um contrato de trabalho: Prazo de até 2 anos, ao final poderão ser transformados em vistos permanentes; Incidem todos os encargos trabalhistas, relação de emprego regida pela Lei Brasileira (CLT); A empresa brasileira precisa ter ao menos 2 empregados brasileiros para cada expatriado, conforme artigo 354 caput da CLT; A folha de salários relativa aos empregados brasileiros precisa ser ao menos o dobro da folha de empregados estrangeiros, conforme artigo 354, parágrafo único da CLT; O candidato deve demonstrar qualificações educacionais adequadas e experiência de trabalho; Facilitação na obtenção do visto de trabalho para os cidadãos da América do Sul. ** Dependentes podem trabalhar desde que tenham autorização de trabalho autônomo.** **Não há necessidade de demonstrar qualificações educacionais e experiência de trabalho. Pessoas físicas agora também podem solicitar autorizações de trabalho para estrangeiros.

25 Nossos Serviços: Imigração RN 99 Visto Temporário com Contrato de Trabalho no Brasil Remuneração do estrangeiro: se houver profissional em atividade equivalente na empresa, o valor deverá ser igual ou superior. No caso de transferência entre empresas do mesmo grupo econômico, o salário deverá ser igual ou superior ao anteriormente recebido pelo estrangeiro no exterior; A data de admissão do estrangeiro, como empregado da empresa brasileira, deverá ser no máximo em até 30 dias a partir do seu ingresso no Brasil ou a data que efetivamente começar a trabalhar no Brasil o que ocorrer primeiro; O estrangeiro portador desse tipo de visto não pode exercer atos de gestão, tendo em vista que tais atos são prerrogativas dos detentores de visto permanente. Além disso, encontram-se ligados à empresa solicitante do visto. Por essa razão, podem exercer somente atividade em outra instituição, mediante autorização prévia e expressa do Ministério da Justiça.

26 RN 61 Visto Temporário sem vínculo no Brasil Nossos Serviços: Imigração Visto próprio para o profissional estrangeiro que pretende vir ao Brasil sem vínculo empregatício com a empresa brasileira, para transferência de tecnologia ou mera prestação de serviços técnicos, podendo ser requerido em sua forma de 1 ano, 90 dias e 30 dias; Órgão competente para concessão da autorização de trabalho e visto: Visto técnico de 1 ano: Autorização de trabalho Ministério do Trabalho e Emprego; Visto: Consulados do Brasil no exterior. Visto técnico de 90 dias: Autorização de trabalho e Visto: Consulados do Brasil no exterior. Visto técnico de 30 dias: Autorização de trabalho e Visto: Consulados do Brasil no exterior. Remuneração: Nessa situação, o estrangeiro continua sendo funcionário da empresa estrangeira, não podendo, portanto, receber remuneração pela empresa brasileira.

27 RN 61 Visto Temporário sem vínculo no Brasil Visto de Assistência Técnica 1 ano Nossos Serviços: Imigração A legislação solicita a apresentação de um dos seguintes documentos para justificar o pedido de visto técnico por um ano: Documento emitido pela Receita Federal, no caso de compra e venda de equipamento com assistência técnica; Documento assinado com identificação das partes, no caso de cooperação técnica entre empresas do mesmo grupo, com a devida comprovação do vínculo associativo; Documento celebrado em moeda estrangeira, entre o Banco Central do Brasil e a pessoa jurídica estrangeira; Contrato, acordo ou convênio. Requisitos essenciais: (i) experiência mínima de 3 anos do técnico estrangeiro na atividade que será exercida no Brasil e (ii) programa de treinamento.

28 RN 100 Visto Temporário sem vínculo no Brasil Visto de assistência técnica 90 dias Requisitos básicos: Nossos Serviços: Imigração 1 Carta convite da empresa brasileira atestando o vínculo entre o estrangeiro e o serviço a ser prestado no Brasil; 2 Cópia do cartão CNPJ da empresa brasileira; 3 Outros documentos que dependem do critério da autoridade consular. Este visto apenas poderá ser concedido a cada 180 dias para o mesmo estrangeiro.

29 RN 61 Visto Temporário sem vínculo no Brasil Visto de assistência técnica 30 dias Nossos Serviços: Imigração O visto temporário sem contrato, que admite o trabalho do estrangeiro por um período de até 30 dias é improrrogável, pode ser concedido, em caráter emergencial, uma única vez, a cada período de 90 dias, a critério da autoridade consular brasileira da jurisdição da residência do estrangeiro, sem prévia autorização do Ministério do Trabalho. A aprovação desse pedido de visto é discricionária do próprio Consulado Brasileiro, onde for feita a requisição. Deve-se provar através de documento o caráter emergencial.

30 RN 87 Visto Trainee Treinamento Profissional Nossos Serviços: Imigração Esse visto é destinado a estrangeiros que vem ao Brasil receber treinamento, e os principais requisitos para sua concessão são a prova de que as empresas estrangeira e brasileira pertencem ao mesmo grupo econômico e uma carta da empresa estrangeira designando o candidato. O visto é concedido por um ano de validade, não prorrogável e pode ser estendido para os dependentes.

31 RN 62 Visto Permanente Administrador Nossos Serviços: Imigração Concedido a diretores, executivos, administradores, ou seja, estrangeiros que venham a representar legalmente uma empresa brasileira: O principal requisito para a obtenção deste tipo de visto é o Investimento do equivalente a, no mínimo, R$ ,00 por executivo estrangeiro, devidamente comprovado por meio do registro de investimento em moeda estrangeira junto ao Banco Central do Brasil - RDE (Registro Declaratório Eletrônico); O Ministério do Trabalho exige que o capital estrangeiro esteja totalmente integralizado nos documentos societários da empresa brasileira, devidamente registrado na Junta Comercial ou através do balanço patrimonial da empresa; É também necessária a realização de um documento societário indicando o estrangeiro para a ocupação de cargo estatutário.

32 RN 62 Visto Permanente Administrador Nossos Serviços: Imigração Pelo período de até 5 anos, o diretor estrangeiro fica vinculado a seu cargo inicial e também à empresa que solicitou o visto; Durante este período, a tomada de posse de outros cargos estatutários na mesma empresa deve ser comunicada ao Ministério do Trabalho e Emprego (Acúmulo de Função); Autorização prévia deve ser obtida para que ele possa exercer outras funções estatutárias em outras empresas do grupo; Os dependentes do executivo podem trabalhar no Brasil.

33 Penalidades & Multas Nossos Serviços: Imigração Para a empresa Brasileira: Art. 125, VII empregar ou manter a seu serviço estrangeiro em situação irregular ou impedido de exercer atividade remunerada sofrerá pena de multa, no valor aproximado de R$ 2.483,26 por estrangeiro; As multas previstas poderão ter os respectivos valores aumentados do dobro ao quíntuplo art. 126, Lei 6.815/80, em caso de reincidência; Para o estrangeiro: o cidadão estrangeiro que usar o visto de negócios ou turista para desempenhar atividades técnicas ou administrativas, ou qualquer outro tipo de serviço relacionado com trabalho, remunerado ou não, poderá ter decretada sua saída compulsória do país (art. 98, Decreto 86,715/81).

34 Nossos Serviços: Imigração Acordo sobre residência temporária para cidadãos do MERCOSUL (Argentina, Paraguai, Uruguai mais os países associados Bolívia, Chile, Peru e Colômbia) Decreto nº 6975 de 07/10/2009: Os nacionais de um Estado Parte que desejem residir no território de outro Estado Parte poderão obter uma residência legal neste último, mediante a comprovação de sua nacionalidade (artigo 2); Esta residência pode ser obtida nas Repartições Consulares ou nas Polícias Federais, validade 2 anos; A residência temporária pode se transformar em permanente, conforme artigo 7, perante a autoridade migratória do país de recepção.

35 Prorrogação & Transformação Nossos Serviços: Imigração Competência: Ministério da Justiça; Cabimento da prorrogação: visto técnico de 01 ano prazo estimado de 08 meses; Cabimento da transformação: visto de trabalho temporário com contrato de trabalho, por motivo de término do prazo de 02 anos ou indicação do estrangeiro para o cargo de administrador prazo estimado de 12 meses; Cautela comum: visto de reentrada.

36 Processos de Permanência Nossos Serviços: Imigração Reunião Familiar: aos dependentes legais de cidadãos brasileiros ou de estrangeiro residente temporário ou permanente no país, maior de 18 anos. Resolução Normativa nº 108/2014. Reunião Familiar por motivo de união estável: sem distinção de sexo. Resolução Normativa nº 108/2014.

37 Obtenção de Documentos Nossos Serviços: Imigração Após a chegada do estrangeiro no Brasil é necessário obter os documentos para estada, que são: RNE: obtenção obrigatória em até 30 dias da entrada no Brasil. Em alguns casos é necessária a cédula consular, como por exemplo se houver divergência no nome dos pais; CPF: Documento importante para recolhimento de tributos no Brasil, abertura de conta bancária, entre outros; Carteira de Motorista: O expatriado poderá dirigir durante 180 dias com a carteira de habilitação de seu país de origem e passaporte. Após este prazo, deverá obter CNH brasileira; Obs.: regra válida para países signatários da convenção de Viena. CTPS: Obrigatória para os vistos com contrato de trabalho no Brasil.

38

39 Nossos Serviços Transferências para o Exterior Fátima Kaiser fatima.kaiser@emdoc.com

40 Perfil Fátima Kaiser Graduada em Direito, pós-graduada em Direito do Trabalho e MBA em Gestão de Pessoas. Atua na área de imigração desde o ano 2002, quando ingressou na EMDOC. Sócia responsável pela Gerência de Transferências para o Exterior, participa de diversos eventos nacionais e internacionais.

41 Nossos Serviços: Transferências para o Exterior Informações Iniciais - Serviços Obtenção de Vistos de Trabalho; Obtenção de Vistos de Turismo, Negócios e Trânsito; Agendamento de entrevistas/acompanhamento consular, quando necessário; Obtenção de cédula consular e registro (cadastro dos cidadãos brasileiros e suas famílias residentes no exterior); Obtenção de certificado de deslocamento do INSS; Obtenção de passaportes, RG e atestado de antecedentes criminais; Pedidos de Residência com base nos acordos Brasil-Argentina e Brasil-Uruguai; Legalização de documentos (consulados, embaixadas e MRE).

42 Países onde temos parceiros Nossos Serviços: Transferências para o Exterior África do Sul Alemanha Argentina Austrália Áustria Bélgica Bolívia Canadá Chile China Colômbia Costa Rica Equador Espanha Estados Unidos França Holanda Hungria Índia Itália Japão México Panamá Paraguai Peru Portugal Rússia Suíça Turquia Uruguai Venezuela Outros.

43 Nossos Serviços: Transferências para o Exterior Qual a finalidade da viagem? Negócios? Trabalho?

44 Nossos Serviços: Transferências para o Exterior Planejamento para vistos de negócios O futuro viajante possui passaporte e vacinas necessárias? O país de destino exige um visto consular? Já teve experiência anterior em viagem de negócios? A empresa possui uma política de viagens? Quais as coberturas do viajante? Obs.: Brasileiros viajando para Suíça a turismo ou negócios, não necessitam de visto consular, precisam apenas do passaporte válido pelo prazo da viagem. O prazo máximo de permanência legal dentro do Espaço Schengen (a Suíça faz parte deste território) sem visto, é de 90 dias a cada 180 dias.

45 Nossos Serviços: Transferências para o Exterior Planejamento para vistos de trabalho A empresa brasileira que fará a transferência já possui uma política de expatriação? O futuro transferido já teve experiência anterior como expatriado? Será feita uma visita de familiarização? Será dado suporte para a família (recolocação do cônjuge)? Será ministrado treinamento intercultural?

46 Execução Nossos Serviços: Transferências para o Exterior Obtenção da documentação pessoal e corporativa; Legalização de documentos.

47 Execução Nossos Serviços: Transferências para o Exterior Informações básicas iniciais: A transferência será feita para uma empresa do mesmo grupo? Qual a nacionalidade do transferido? A família acompanhará? Qual a sua nacionalidade? Qual a duração da transferência e data esperada de início? Qual será o cargo, as atividades desenvolvidas e o nível de responsabilidade? Quem pagará a remuneração do transferido?

48 Nossos Serviços: Transferências para o Exterior Fases da Execução Em linhas gerais, são três os procedimentos adotados internacionalmente: Ex.: Brasil EUA Holanda México China Austrália

49 Nossos Serviços: Transferências para o Exterior Fases da Execução

50 Nossos Serviços: Transferências para o Exterior Fases da Execução Ex.: Tailândia

51 Nossos Serviços: Transferências para o Exterior Suíça - Tipos de vistos Vistos de curta duração, para estadias abaixo de 90 dias, utilizados para finalidade de turismo, reuniões de negócios, trânsito aeroportuário. Vistos de longa duração, para estadias acima de 90 dias, também denominados de Vistos D utilizados para finalidade de estudos, reagrupamento familiar, atividade profissional - para todos que pretendem permanecer na Suíça por mais do que 90 dias. As solicitações de visto de longa duração (VISTO NACIONAL D) serão avaliadas pelo consulado geral competente e encaminhadas à Polícia de Estrangeiros na Suíça, que após deliberação, autorizará a emissão do visto pela representação consular. O tempo de espera por esta autorização é em média de dois a quatro meses. Não haverá devolução da taxa, caso o visto seja recusado. Os passaportes de todos requerentes serão retidos até a liberação do visto.

52

53 Nossos Serviços Relocation Cristina Santos

54 Perfil Cristina Santos Graduada em Letras; Especialista em Mobilidade Global (GMS Global Mobility Specialist); Sócia do departamento de Relocation, possui mais de onze anos de experiência na área de acomodação de expatriados e participa de eventos nacionais e internacionais.

55 Principais fases de uma transferência internacional: Nossos Serviços: Relocation Tomada de decisão Chegada ao país de destino Retorno ao país de origem

56 Nossos Serviços: Relocation Tomada de decisão Estágio 1 Análise da proposta: Prós e Contras Cabe ao funcionário analisar a proposta e colocar na balança os prós e os contras: Vai agregar na minha carreira? Salário/Benefícios; Realidade do local; Custo de vida; Moradia; Adaptação do cônjuge; Educação dos filhos - Providências: Checagem de disponibilidade de vaga; Compatibilidade de currículo e metodologia; Idioma; Valores e Religião.

57 Tomada de decisão Estágio 1 Nossos Serviços: Relocation Ações que o RH pode tomar para facilitar essa fase: Política de Expatriação estar clara, flexível, justa e escrita; Definição da missão do transferido nessa transferência; Visita de familiarização no país de destino Pré Visita incluindo: City Tour, Visita às escolas, Visita às lojas de eletrodomésticos e móveis e Visita a imóveis.

58 Case Expectativa Procura-se uma namorada Cases Relocation

59 Despedida do país de origem Nossos Serviços: Relocation Providências: Check List Decisão sobre venda, aluguel ou devolução do imóvel; Desligamento de empregados domésticos; Determinação do destino dos móveis e eletrodomésticos; Cancelamento de contas e serviços; Suspensão de matrícula escolar;

60 Despedida do país de origem Nossos Serviços: Relocation Providências: Check List Venda do veículo; Destino do animal de estimação; Adquirir um livro sobre o país e a cidade de destino; Pesquisar opções de lazer e entretenimento que o novo destino tem a oferecer; Despedida de amigos e familiares.

61 Case Exigência Encontro com Gustavo Borges Cases Relocation

62 Chegada ao país Estágio 2 Nossos Serviços: Relocation Ansiedade, insegurança, frustação Aceitação Adaptação

63 Escolha da Moradia Nossos Serviços: Relocation Atenção à exigência de moradia superior a de seu país de origem; Sensação de desvantagem (mexicanos e norte-americanos); Prazo determinado para a escolha de um imóvel; Budget de acordo com a realidade do país; Atenção à existência de taxas como IPTU, condomínio, etc.; Definição da forma de garantia (empresa fiadora, seguro fiança, caução);

64 Escolha da Moradia - Dicas Nossos Serviços: Relocation Cuidados com 1ª locação (prazos, manutenção, aumento de condomínio e IPTU); Voltagem: 110v/220v x utilização de eletrodomésticos de outros países; Esclarecimento sobre sistemas de aquecimento; Possibilidade de animais de estimação; Conhecimento das principais leis aplicáveis e práticas de mercado.

65 Case Seleção de Imóvel Escolha desastrosa Case Relocation

66 Contratação de empregados domésticos Nossos Serviços: Relocation Assessoria qualificada; Checar antecedentes criminais; Levantar referências; Buscar informações sobre legislação local para este tipo de contratação.

67 Recomendações corporativas: Nossos Serviços: Relocation Planejamento e alinhamento adequados de todos os envolvidos - RH local e no exterior, secretária, equipe e os prestadores de serviços; Documentação em ordem - para abertura de conta bancária, contratação de serviços, seguros, etc.; Tempo de adaptação para o expatriado - fuso horário, encontrar moradia, comprar eletrodomésticos, conhecer melhor a escola dos filhos, deixar a casa em ordem; Compreensão com a diferença cultural.

68 Nossos Serviços: Relocation Case Diferença Cultural Por que minha estratégia não funciona aqui?

69 Diferenças culturais corporativas sobre os brasileiros Nossos Serviços: Relocation O relacionamento com os colegas de trabalho é importante; Precisamos de reconhecimento, de feedback; Não gostamos de silêncio; Apesar de falarmos bastante, nem sempre dizemos o que estamos pensando; Improviso é nossa marca registrada.

70 Nossos Serviços: Relocation Principais fatores de insucesso Não-adaptação à cultura, hábitos, clima, língua, etc.; Custo de vida elevado; Dificuldade de inserção da família no novo universo; Problemas com segurança; Frustração com novo cargo; Insatisfação do cônjuge: ociosidade, solidão;

71 Case Solidão Família Destruída Case Relocation

72 Nossos Serviços: Relocation Retorno ao país de origem Estágio 3 Planejamento da repatriação com antecedência (prazo de notificação de saída do imóvel a ser cumprido); Cancelamento de serviços; Encerramento de conta bancária; Contratação profissionais confiáveis para fazer os reparos do imóvel.

73 Case rodapés e portas O barato sai caro Case Relocation

74 Adaptação Nossos Serviços: Relocation Não espere que o meio se adapte a você. Você deve se adaptar a ele!

75

76 Agradecemos a atenção.

Perguntas importantes: Que tipo de trabalho desempenhará para empresa brasileira? * Definição do tipo de visto e documentos necessários

Perguntas importantes: Que tipo de trabalho desempenhará para empresa brasileira? * Definição do tipo de visto e documentos necessários Mercado de Imigração no Brasil - Tipos de vistos e correta aplicação nas diversas modalidades de contratação de estrangeiros por empresas sediadas no Brasil. Maio 2015 Vou receber um estrangeiro em minha

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal de São Paulo Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Serviço Público Federal Universidade Federal de São Paulo Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa NOTA INFORMATIVA n.º 01/2015 COORDENADORIA DE PROJETOS E PROGRAMAS INTERNACIONAIS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIFESP A da UNIFESP, por sua Coordenadoria de Projetos e Programas Internacionais,

Leia mais

Residência Legal vs. Residência Fiscal no Uruguai

Residência Legal vs. Residência Fiscal no Uruguai Residência Legal vs. Residência Fiscal no Uruguai Ultimamente, o conceito de residência fiscal adquiriu muita importância para o Direito Tributário e para o mundo dos impostos. O motivo é que o regime

Leia mais

Portal Nacional de Direito do Trabalho www.pndt.com.br. Portaria nº 00.004/2015 - Emissão de CTPS para Estrangeiros

Portal Nacional de Direito do Trabalho www.pndt.com.br. Portaria nº 00.004/2015 - Emissão de CTPS para Estrangeiros Portal Nacional de Direito do Trabalho www.pndt.com.br Portaria nº 00.004/2015 - Emissão de CTPS para Estrangeiros PORTARIA Nº 4, DE 26 DE JANEIRO DE 2015 MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE

Leia mais

DEPARTAMENTO JURÍDICO TRABALHISTA BOLETIM 015/2015

DEPARTAMENTO JURÍDICO TRABALHISTA BOLETIM 015/2015 DEPARTAMENTO JURÍDICO TRABALHISTA ADM 049/2015-02/02/2015 BOLETIM 015/2015 Novos procedimentos para emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) para estrangeiros A Portaria SPPE nº 4/2015

Leia mais

Copa do Mundo FIFA 2014 Vistos

Copa do Mundo FIFA 2014 Vistos Copa do Mundo FIFA 2014 Vistos Subsecretaria-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior Departamento de Imigração e Assuntos Jurídicos Divisão de Imigração A Lei 12.663 (Lei Geral da Copa), de 05/06/2012,

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES Art. 1º - O Estágio Curricular, baseado na lei nº 6.494,

Leia mais

Filiada à. Portaria Nº 4, de 26 de janeiro de 2015 Secretaria de Políticas Públicas de Emprego

Filiada à. Portaria Nº 4, de 26 de janeiro de 2015 Secretaria de Políticas Públicas de Emprego SECRETARIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EMPREGO PORTARIA Nº 4, DE 26 DE JANEIRO DE 2015 Dispõe sobre os procedimentos para emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) para estrangeiros. A SECRETÁRIA

Leia mais

Comitê Consultivo Governamental

Comitê Consultivo Governamental Comitê Consultivo Governamental Regras de auxílio viagem do GAC 23 de junho de 2015 Histórico O orçamento da ICANN determinou o auxílio viagem para 30 membros do GAC em cada encontro da ICANN. Esses membros

Leia mais

A PROBLEMÁTICA DA MÃO-DE-OBRA ESTRANGEIRA NO BRASIL E SUAS IMPLICAÇÕES

A PROBLEMÁTICA DA MÃO-DE-OBRA ESTRANGEIRA NO BRASIL E SUAS IMPLICAÇÕES A PROBLEMÁTICA DA MÃO-DE-OBRA ESTRANGEIRA NO BRASIL E SUAS IMPLICAÇÕES Maria Carolina Matias Morales Toda a regulamentação existente em torno da contratação de mão de obra estrangeira para trabalho em

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Em conformidade com a Resolução CNE/CES n 1, de 08 de Junho de 2007 e o Regimento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Aprovado pelo Parecer CONSEPE

Leia mais

EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES

EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES Mude-se para os EUA Hoje! PORT EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES Todas as pessoas conhecem clientes, amigos ou parentes que possuem o desejo de se mudar para os Estados Unidos, especialmente para a Flórida.

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES RESOLUÇÃO CFC N.º 1.166/09 Dispõe sobre o Registro Cadastral das Organizações Contábeis. regimentais, O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e RESOLVE: CAPÍTULO I

Leia mais

Documentação necessária para trabalhos de estrangeiros em parques de construção de usinas eólicas. Autor JULIANO ALEXANDRE CHANDRETTI Data 02/09/2013

Documentação necessária para trabalhos de estrangeiros em parques de construção de usinas eólicas. Autor JULIANO ALEXANDRE CHANDRETTI Data 02/09/2013 Documentação necessária para trabalhos de estrangeiros em parques de construção de usinas eólicas Autor JULIANO ALEXANDRE CHANDRETTI Data 02/09/2013 A CPFL Energias Renováveis S.A é a maior empresa de

Leia mais

OBSERVATÓRIO NACIONAL ON COORDENAÇÃO DE GEOFÍSICA COGE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL PCI/MCTI CHAMADA 01/2013

OBSERVATÓRIO NACIONAL ON COORDENAÇÃO DE GEOFÍSICA COGE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL PCI/MCTI CHAMADA 01/2013 OBSERVATÓRIO NACIONAL ON COORDENAÇÃO DE GEOFÍSICA COGE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL PCI/MCTI CHAMADA 01/2013 A Coordenação de Geofísica (COGE) do Observatório Nacional torna pública a abertura

Leia mais

Escola SENAI Anchieta

Escola SENAI Anchieta REGULAMENTAÇÃO DE ESTÁGIO Versão 02 1. Do estágio O diploma de técnico só será conferido ao aluno que realizar, no país, a complementação curricular obrigatória, na forma de estágio supervisionado prevista

Leia mais

Anuário Estatístico de Turismo - 2013

Anuário Estatístico de Turismo - 2013 Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Ministério do Turismo Anuário Estatístico de Turismo - 2013 Volume 40 Ano base 2012 Guia de leitura Guia de leitura O Guia de Leitura tem o propósito de orientar

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES RESOLUÇÃO CFC N.º 1.390/12 Dispõe sobre o Registro Cadastral das Organizações Contábeis. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLVE: CAPÍTULO I

Leia mais

PROGRAMA INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA ESTRANGEIROS DA FIOCRUZ (PRINTE/PG)

PROGRAMA INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA ESTRANGEIROS DA FIOCRUZ (PRINTE/PG) 1 PROGRAMA INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA ESTRANGEIROS DA (PRINTE/PG) 1. Objetivo Geral Promover a cooperação para a qualificação de estrangeiros de nível superior nas áreas de conhecimento para as quais

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC N.º 1.371/11 Dispõe sobre o Registro das Entidades Empresariais de Contabilidade. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLVE: CAPÍTULO

Leia mais

IMIGRAÇÃO, VISTOS E CONTRATAÇÃO DE ESTRANGEIROS

IMIGRAÇÃO, VISTOS E CONTRATAÇÃO DE ESTRANGEIROS IMIGRAÇÃO, VISTOS E CONTRATAÇÃO DE ESTRANGEIROS 27 de Outubro SUSANA PINTO COELHO Auditório SIBS PASSAPORTE PARA MOÇAMBIQUE ÍNDICE Contratação de Estrangeiros Legislação Regimes Contrato de Trabalho Sanções

Leia mais

Cartilha de Câmbio. Envio e recebimento de pequenos valores

Cartilha de Câmbio. Envio e recebimento de pequenos valores 2009 Cartilha de Câmbio Envio e recebimento de pequenos valores Apresentação O Banco Central do Brasil criou esta cartilha para orientar e esclarecer você, que precisa negociar moeda estrangeira, sobre

Leia mais

Manual de Orientações para bolsistas uruguaios

Manual de Orientações para bolsistas uruguaios Coordenação Geral de Programas- CGPR Manual de Orientações para bolsistas uruguaios Programa CAPES/UDELAR BRASIL-URUGUAI Todas as informações aqui descritas devem ser interpretadas em consonância com as

Leia mais

Anuário Estatístico de Turismo - 2015

Anuário Estatístico de Turismo - 2015 Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Ministério do Turismo Anuário Estatístico de Turismo - 2015 Volume 42 Ano base 2014 Sumário I Turismo receptivo 1. Chegadas de turistas ao Brasil - 2013-2014

Leia mais

PEC-PG CNPq e CAPES. 8. Recomendações

PEC-PG CNPq e CAPES. 8. Recomendações PEC-PG CNPq e CAPES 8. Recomendações a) O Estudante-Convênio deverá matricular-se no primeiro semestre letivo do ano imediatamente subseqüente ao que se candidatou ao PEC-PG. Poderá, no entanto, ser concedida

Leia mais

EDITAL PF no. 008/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA

EDITAL PF no. 008/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA EDITAL PF no. 008/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA O CONASS: O Conselho Nacional de Secretários de Saúde é uma entidade

Leia mais

Anuário Estatístico de Turismo - 2012

Anuário Estatístico de Turismo - 2012 Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Ministério do Turismo Anuário Estatístico de Turismo - 2012 Volume 39 Ano base 2011 Sumário I Turismo receptivo 1. Chegadas de turistas ao Brasil - 2010-2011

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO COORDENAÇÃO GERAL DE IMIGRAÇÃO

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO COORDENAÇÃO GERAL DE IMIGRAÇÃO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO COORDENAÇÃO GERAL DE IMIGRAÇÃO ORGANOGRAMA GM / CGIg / CNIg GM Gabinete do Ministro CGIg Coordenação Geral de Imigração CNIg Conselho

Leia mais

Seminário Imigração de Mão de Obra. AMCHAM - 23 de agosto de 2013

Seminário Imigração de Mão de Obra. AMCHAM - 23 de agosto de 2013 Seminário Imigração de Mão de Obra AMCHAM - 23 de agosto de 2013 Introdução Expatriados: Quem são? Existência de dois regimes: (1) Transferência de Estrangeiro para o Brasil; e (2) Transferência de Brasileiro

Leia mais

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 0 ÍNDICE NATUREZA E FINALIDADE 2 COORDENAÇÃO DOS CURSOS 2 COORDENAÇÃO DIDÁTICA 2 COORDENADOR DE CURSO 2 ADMISSÃO AOS CURSOS 3 NÚMERO

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL- CFOAB UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC

CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL- CFOAB UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL- CFOAB UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC EDITAL Nº3/ 2015 DE ABERTURA DE VAGAS PARA BOLSAS DE ESTUDO EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITO

Leia mais

CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

CAPÍTULO I DAS FINALIDADES PORTARIA INSTITUCIONAL Nº 08 A Direção Geral da Faculdades SPEI, no uso das suas atribuições, ouvido o Conselho Superior e aprovado pela Mantenedora, conforme Regimento Interno, RESOLVE: Estabelecer o

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho GESTÃO DE PESSOAS IT. 45 07 1 / 6 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para solicitações referentes aos subsistemas de no que se refere aos processos de: Agregar pessoas recrutamento e seleção; Integrar

Leia mais

ANEXO I DOCUMENTAÇÃO PARA A OBTENÇÃO DE VISTO CONSULAR, NO CONSULADO BRASILEIRO DO JAPÃO

ANEXO I DOCUMENTAÇÃO PARA A OBTENÇÃO DE VISTO CONSULAR, NO CONSULADO BRASILEIRO DO JAPÃO ANEXO I DOCUMENTAÇÃO PARA A OBTENÇÃO DE VISTO CONSULAR, NO CONSULADO BRASILEIRO DO JAPÃO Documentos base para obtenção de visto consular Passaporte original com validade mínima 6 meses e ao menos 2 páginas

Leia mais

GUIde in ESCOLA PAULISTA DE ENFERMAGEM AO REDOR DO MUNDO

GUIde in ESCOLA PAULISTA DE ENFERMAGEM AO REDOR DO MUNDO GUIde in ESCOLA PAULISTA DE ENFERMAGEM AO REDOR DO MUNDO SEJA BEM-VINDO A ESCOLA PAULISTA DE ENFERMAGEM - EPE BEM-DEDDEFEDEDE BEM-VINDO A UNIVERSIDADE ECDEEFEMGEM FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSOS SUPERIORES SUMÁRIO Apresentação...03 Regulamentação de estágio Estágio...04 Matrícula de estágio...05 Carga Horária e prazo para conclusão...05

Leia mais

RESOLUÇÃO SMF Nº 2712 DE 13 DE MARÇO DE 2012.

RESOLUÇÃO SMF Nº 2712 DE 13 DE MARÇO DE 2012. RESOLUÇÃO SMF Nº 2712 DE 13 DE MARÇO DE 2012. Altera o Regulamento de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria Municipal de Fazenda. A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE FAZENDA, no uso das atribuições

Leia mais

Direito e Legislação Turística. Estatuto Jurídico do Estrangeiro e Transportes Alternativos no Turismo Contemporâneo. Aula 6.

Direito e Legislação Turística. Estatuto Jurídico do Estrangeiro e Transportes Alternativos no Turismo Contemporâneo. Aula 6. Direito e Legislação Turística Aula 6 Estatuto Jurídico do Estrangeiro e Transportes Alternativos no Turismo Contemporâneo Profa. Sonia de Oliveira Contextualização Analisar o Estatuto Jurídico do Estrangeiro,

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

A IAESTE (International Association for the Exchange of Students for. Technical Experience) é uma organização internacional, apolítica e não -

A IAESTE (International Association for the Exchange of Students for. Technical Experience) é uma organização internacional, apolítica e não - Prezados Senhores, Ref. Explicativo Processo Oferta Reservada A IAESTE (International Association for the Exchange of Students for Technical Experience) é uma organização internacional, apolítica e não

Leia mais

Programa de Estudantes - Convênio de Pós-graduação - PEC-PG - 2006

Programa de Estudantes - Convênio de Pós-graduação - PEC-PG - 2006 Programa de Estudantes - Convênio de Pós-graduação - PEC-PG - 2006 1. Do objeto: O Ministério das Relações Exteriores (MRE), por intermédio do Departamento Cultural (DC), a Coordenação de Aperfeiçoamento

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS - SANTANDER UNIVERSIDADES

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS - SANTANDER UNIVERSIDADES CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS - SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL Nº 003/2014 O CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA, por intermediário da Diretoria de

Leia mais

Inicialmente gostaríamos de parabenizá-lo pela aprovação de sua proposta de doutorado em nosso Programa.

Inicialmente gostaríamos de parabenizá-lo pela aprovação de sua proposta de doutorado em nosso Programa. Prezado Bolsista, Inicialmente gostaríamos de parabenizá-lo pela aprovação de sua proposta de doutorado em nosso Programa. Para ajudá-lo na implementação de sua concessão, preparamos um guia que poderá

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A COMPRA DE IMÓVEIS NOS EUA

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A COMPRA DE IMÓVEIS NOS EUA PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A COMPRA DE IMÓVEIS NOS EUA É normal as pessoas terem muitas dúvidas quanto ao processo de compra de um imóvel fora do país. Para ajudar, a PROFIT traz para você respostas para

Leia mais

Peculiaridades Legais envolvendo Profissionais Estrangeiros. Aspectos Legais Trabalhistas. Câmara Portuguesa 27 de maio de 2014

Peculiaridades Legais envolvendo Profissionais Estrangeiros. Aspectos Legais Trabalhistas. Câmara Portuguesa 27 de maio de 2014 Peculiaridades Legais envolvendo Profissionais Estrangeiros Aspectos Legais Trabalhistas Câmara Portuguesa 27 de maio de 2014 Introdução Expatriados: Quem são? Existência de dois regimes: (1) Transferência

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA PARA O EMBARQUE - ORIENTAÇÕES

DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA PARA O EMBARQUE - ORIENTAÇÕES DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA PARA O EMBARQUE - ORIENTAÇÕES Os documentos aqui mencionados deverão ser apresentados em suas vias originais, não sendo aceitas quaisquer reproduções, mesmo que autenticadas! I)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2010/CPG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2010/CPG INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2010/CPG Estabelece procedimento para o reconhecimento e o registro de diploma de conclusão de curso de Pós-Graduação expedidos por instituições de ensino superior estrangeiras.

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PESSOA FÍSICA MODALIDADE PRODUTO

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PESSOA FÍSICA MODALIDADE PRODUTO Número e Título do Projeto: TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PESSOA FÍSICA MODALIDADE PRODUTO BRAX66 - Fortalecimento da Secretaria Nacional de Justiça em cooperação jurídica internacional,

Leia mais

OBS.: Devem ser apresentadas pelo candidato na fase de comprovação de informações: cópias dos documentos e originais para conferência.

OBS.: Devem ser apresentadas pelo candidato na fase de comprovação de informações: cópias dos documentos e originais para conferência. ATENÇÃO: Apresentar a documentação na Central de Atendimento - UNICURITIBA, na rua Chile, 1.678, Bairro Rebouças em Curitiba, das 8 às 21 horas. Documentação necessária OBS.: Devem ser apresentadas pelo

Leia mais

À vista R$ 26.200,00 R$ 26.990,00 R$ 28.200,00. 5 parcelas R$ 5.345,00 R$ 5.506,00 R$ 5.753,00. 10 parcelas R$ 2.739,00 R$ 2.821,00 R$ 2.

À vista R$ 26.200,00 R$ 26.990,00 R$ 28.200,00. 5 parcelas R$ 5.345,00 R$ 5.506,00 R$ 5.753,00. 10 parcelas R$ 2.739,00 R$ 2.821,00 R$ 2. VALOR DO INVESTIMENTO Formas de pagamento 432h/a Valor com desconto para matrículas até 30/12/2015 Valor com desconto para matrículas de 04/01/2016 a 31/03/2016 Valor a partir de 01/04/2016 À vista R$

Leia mais

ACORDO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA DA BULGÁRIA SOBRE CONTRATAÇÃO RECÍPROCA DOS RESPECTIVOS NACIONAIS.

ACORDO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA DA BULGÁRIA SOBRE CONTRATAÇÃO RECÍPROCA DOS RESPECTIVOS NACIONAIS. Decreto n.º 23/2003 Aprova o Acordo entre a República Portuguesa e a República da Bulgária sobre Contratação Recíproca dos Respectivos Nacionais, assinado em Sófia em 26 de Setembro de 2002 Considerando

Leia mais

Dispõe sobre Certificação do Atuário Responsável Técnico e do Atuário Independente e sobre Eventos de Educação Continuada.

Dispõe sobre Certificação do Atuário Responsável Técnico e do Atuário Independente e sobre Eventos de Educação Continuada. RESOLUÇÃO IBA N 05/2013 Dispõe sobre Certificação do Atuário Responsável Técnico e do Atuário Independente e sobre Eventos de Educação Continuada. O Instituto Brasileiro de Atuária - IBA, por decisão de

Leia mais

POLÍTICA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA

POLÍTICA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA POLÍTICA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA Capítulo I Do Regulamento Art. 1º. O presente Regulamento define e regula a Política de Formação e Desenvolvimento

Leia mais

VISTO DE FIXAÇÃO E RESIDÊNCIA. e Residência, com assinatura reconhecida no Notário e visado por este Consulado;

VISTO DE FIXAÇÃO E RESIDÊNCIA. e Residência, com assinatura reconhecida no Notário e visado por este Consulado; VISTO DE FIXAÇÃO E RESIDÊNCIA Documentos necessários: ESTRANG e O Ã E AÇ Carta do requerente, devidamente fundamentada, dirigida à Missão Consular de Angola, a solicitar o Visto de Fixação R G I IRO e

Leia mais

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP 1.INTRODUÇAO...... 3 2.ONDE CONSEGUIR INFORMAÇÔES?... 4 Normas USP... 4 Site EACH...4 Sistema de atendimento da Comissão de

Leia mais

INSCRIÇÃO PARA FIES 2015/1

INSCRIÇÃO PARA FIES 2015/1 INSCRIÇÃO PARA FIES 2015/1 ADMINISTRAÇÃO ENFERMAGEM ENGENHARIA CIVIL A inscrição para adquirir o FIES 2015/1 para os cursos de Administração, Enfermagem e Engenharia Civil será feita exclusivamente pelo

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

COORDENAÇÃO-GERAL DE ASSUNTOS DE REFUGIADOS COMITÊ NACIONAL PARA OS REFUGIADOS RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 18, DE 30 DE ABRIL DE 2014

COORDENAÇÃO-GERAL DE ASSUNTOS DE REFUGIADOS COMITÊ NACIONAL PARA OS REFUGIADOS RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 18, DE 30 DE ABRIL DE 2014 COORDENAÇÃO-GERAL DE ASSUNTOS DE REFUGIADOS COMITÊ NACIONAL PARA OS REFUGIADOS RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 18, DE 30 DE ABRIL DE 2014 Estabelece os procedimentos aplicáveis ao pedido e tramitação da solicitação

Leia mais

AUTORIZAÇÃO DE TRABALHO

AUTORIZAÇÃO DE TRABALHO INFORMAÇÕES SOBRE OBTENÇÃO DE VISTO BRASILEIRO Primeiramente, para que se possa ser compreendido os procedimentos e a política adotada pelo Governo Brasileiro no que concerne a situação jurídica do estrangeiro

Leia mais

Manual de Atividades Complementares

Manual de Atividades Complementares CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Manual de Atividades Complementares Belo Horizonte 1 Prezado(a) aluno(a): Este é o Manual de Atividades Complementar

Leia mais

RESUMO GERAL Atualizada até 31/12/2012

RESUMO GERAL Atualizada até 31/12/2012 Gabinete do Ministro - GM Coordenação Geral de Imigração - CGIg Atualizado até 30/09/2011 RESUMO GERAL Atualizada até 31/12/2012 1 Gabinete do Ministro - GM Coordenação Geral de Imigração - CGIg Autorizações

Leia mais

RESUMO GERAL Atualizada até 30/09/2012

RESUMO GERAL Atualizada até 30/09/2012 Gabinete do Ministro - GM Coordenação Geral de Imigração - CGIg Atualizado até 30/09/2011 RESUMO GERAL Atualizada até 30/09/2012 1 Gabinete do Ministro - GM Coordenação Geral de Imigração - CGIg Autorizações

Leia mais

O CONDOMÍNIO JÁ ANALISOU O PREÇO, NÃO ESQUEÇA DA QUALIDADE!!!

O CONDOMÍNIO JÁ ANALISOU O PREÇO, NÃO ESQUEÇA DA QUALIDADE!!! O CONDOMÍNIO JÁ ANALISOU O PREÇO, NÃO ESQUEÇA DA QUALIDADE!!! Como em qualquer segmento, quando fazemos uma licitação muitas vezes nos deparamos com propostas que aparentemente oferecem os mesmos serviços,

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição e matrícula

Leia mais

Visto de Permanência Temporária

Visto de Permanência Temporária Visto de Permanência Temporária Documentos necessários: Requerimento fundamentado, dirigido à Missão Consular de Angola, a solicitar o Visto de Permanência Temporária, com assinatura reconhecida no Notário

Leia mais

REPÚBLICA DE ANGOLA CONSULADO GERAL DA REPÚBLICA DE ANGOLA PEDIDO DE VISTO TRABALHO PRIVILEGIADO PARA FIXAÇÃO DE RESIDÊNCIA

REPÚBLICA DE ANGOLA CONSULADO GERAL DA REPÚBLICA DE ANGOLA PEDIDO DE VISTO TRABALHO PRIVILEGIADO PARA FIXAÇÃO DE RESIDÊNCIA Vistos de Privilegiado Documentos necessários: Carta do interessado, dirigida à Missão Consular de Angola, a solicitar o visto, com assinatura reconhecida pelo Notário e visado por este Consulado; Formulário

Leia mais

INSS Diretoria de Benefícios

INSS Diretoria de Benefícios IV CONFERÊNCIA BRASILEIROS NO MUNDO INSS Diretoria de Benefícios Praia do Forte, 20 de novembro de 2013 ACORDOS INTERNACIONAIS Globalização Principais objetivos ou finalidades dos Acordos Internacionais

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 05 - CONSU 13 DE JUNHO DE 2007

RESOLUÇÃO Nº. 05 - CONSU 13 DE JUNHO DE 2007 Rua Governador Luiz Cavalcante, S/N, TELEFAX (82) 3530-3382 CEP: 57312-270 Arapiraca-Alagoas RESOLUÇÃO Nº. 05 - CONSU 13 DE JUNHO DE 2007 Dispõe sobre normas e procedimentos para os Cursos de Especialização

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 003/2014

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 003/2014 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 003/2014 Dispõe sobre a aprovação das normas para revalidação de diplomas e certificados de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Cursos Técnicos expedidos por estabelecimentos estrangeiros

Leia mais

Considerando que as Faculdades Integradas Sévigné estão em plena reforma acadêmica que será implementada a partir de 2009 e;

Considerando que as Faculdades Integradas Sévigné estão em plena reforma acadêmica que será implementada a partir de 2009 e; RESOLUÇÃO CSA 02/2009 REFERENDA A PORTARIA DG 02/2008 QUE APROVOU A INSERÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NÃO OBRIGATÓRIOS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS OFERTADOS PELAS FACULDADES INTEGRADAS SÉVIGNÉ.

Leia mais

POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 1. Aplicação Esta política aplica-se a todos os colaboradores Técnico-administrativos, sejam vínculo CLT ou contrato de estágio. 2. Objetivo Estabelecer critérios

Leia mais

Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 13, de 17 de dezembro de 2013.

Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 13, de 17 de dezembro de 2013. Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 13, de 17 de dezembro de 2013. Estabelece o fluxo e os procedimentos para o registro, a análise e o acompanhamento das ações de extensão do IFRS e dá outras providências.

Leia mais

AFASTAMENTO PARA ESTUDO OU MISSÃO NO EXTERIOR

AFASTAMENTO PARA ESTUDO OU MISSÃO NO EXTERIOR AFASTAMENTO PARA ESTUDO OU MISSÃO NO EXTERIOR DEFINIÇÃO DOCUMENTAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES DEFINIÇÃO Afastamento do servidor de suas atividades

Leia mais

Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada

Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada Art. 1º Os Cursos ofertados pela Diretoria de Educação Continuada da Universidade Nove de Julho UNINOVE regem-se pela legislação vigente, pelo

Leia mais

COMUNICADO. Assunto: Bolsas de Estudos 2015

COMUNICADO. Assunto: Bolsas de Estudos 2015 COMUNICADO Assunto: Bolsas de Estudos 2015 O Colégio Franciscano Santa Clara informa os critérios para concorrer à bolsa de estudos 2015, aos candidatos que cumprirem com as seguintes condições: 1º Requisitos:

Leia mais

Recebendo um estrangeiro para atuar no Brasil através da ABIPE. Paula Semer Prado Gerente Executiva

Recebendo um estrangeiro para atuar no Brasil através da ABIPE. Paula Semer Prado Gerente Executiva Recebendo um estrangeiro para atuar no Brasil através da ABIPE Paula Semer Prado Gerente Executiva Quem é a ABIPE Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil é uma entidade sem fins

Leia mais

Como a Copa do Mundo 2014 vai movimentar o Turismo Brasileiro

Como a Copa do Mundo 2014 vai movimentar o Turismo Brasileiro Como a Copa do Mundo 2014 vai movimentar o Turismo Brasileiro O estudo Destaques Os 10 principais emissores 10 Chegadas internacionais Viagens domésticas Cidades sedes Viagens dos brasileiros ao exterior

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

DECRETO FEDERAL Nº 6.303, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007 Diário Oficial da União; Poder Executivo, Brasília, DF, 13 dez. 2007. Seção I, p.

DECRETO FEDERAL Nº 6.303, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007 Diário Oficial da União; Poder Executivo, Brasília, DF, 13 dez. 2007. Seção I, p. DECRETO FEDERAL Nº 6.303, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007 Diário Oficial da União; Poder Executivo, Brasília, DF, 13 dez. 2007. Seção I, p. 4 Altera dispositivos dos Decretos nos 5.622, de 19 de dezembro de

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº. 030/2011-CONSUNIV DISPÕE sobre revalidação de diplomas de cursos de graduação

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº. 030/2011-CONSUNIV DISPÕE sobre revalidação de diplomas de cursos de graduação UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº. 030/2011-CONSUNIV DISPÕE sobre revalidação de diplomas de cursos de graduação expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino

Leia mais

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica Edital 1/2014 Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica A (PoloSul.org) torna pública a presente chamada e convida os interessados para apresentar propostas de incubação

Leia mais

Senise, Moraes & Maggi Sociedade de Advogados surgiu da união de advogados com diversos anos de experiência e sólida formação jurídica que perceberam

Senise, Moraes & Maggi Sociedade de Advogados surgiu da união de advogados com diversos anos de experiência e sólida formação jurídica que perceberam Senise, Moraes & Maggi Sociedade de Advogados surgiu da união de advogados com diversos anos de experiência e sólida formação jurídica que perceberam as necessidades dos clientes na realidade hipercomplexa

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ 2008 CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO E FINALIDADE Art. 1º. Respeitada a legislação vigente, as normas específicas aplicáveis a cada curso e, em

Leia mais

PROCEDIMENTOS MIGRATÓRIOS E DOCUMENTOS DE VIAGEM

PROCEDIMENTOS MIGRATÓRIOS E DOCUMENTOS DE VIAGEM PROCEDIMENTOS MIGRATÓRIOS E DOCUMENTOS DE VIAGEM 1 PROCEDIMENTOS MIGRATÓRIOS E DOCUMENTOS DE VIAGEM PROCEDIMENTOS MIGRATÓRIOS E DOCUMENTOS DE VIAGEM 2 6. VISTOS CONSULARES vistos consulares. No presente

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA JOVENS PROFESSORES E PESQUISADORES SANTANDER UNIVERSIDADES 2015

EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA JOVENS PROFESSORES E PESQUISADORES SANTANDER UNIVERSIDADES 2015 EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA JOVENS PROFESSORES E PESQUISADORES SANTANDER UNIVERSIDADES 2015 A Universidade Anhembi Morumbi, integrante da Rede Internacional de Universidades Laureate,

Leia mais

3ROtWLFDGH9LDJHQV±06;,%5

3ROtWLFDGH9LDJHQV±06;,%5 3ROtWLFDGH9LDJHQV±06;,%5 Revisão: 04 Data: 05/12/05 Página 1 de 5 ÒOWLPD $OWHUDomR Alterado os itens: transporte aéreo, telefonemas e comprovantes. )LQDOLGDGH Estabelecer e manter procedimentos para orientar

Leia mais

Trabalhadores sem fronteiras

Trabalhadores sem fronteiras Trabalhadores sem fronteiras 28 KPMG Business Magazine Autores: Valter Shimidu e Adriana Soares, respectivamente diretor e gerente sênior da área de TAX; Patricia Quintas, sócia da área de International

Leia mais

Poderão ser aceitos no programa os candidatos que obtiverem nota superior ou igual a 8 (oito), seguindo a distribuição indicada acima.

Poderão ser aceitos no programa os candidatos que obtiverem nota superior ou igual a 8 (oito), seguindo a distribuição indicada acima. INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ENGENHARIA E GERENCIAMENTO DE SISTEMAS ESPACIAIS

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ENGENHARIA E GERENCIAMENTO DE SISTEMAS ESPACIAIS REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ENGENHARIA E GERENCIAMENTO DE SISTEMAS ESPACIAIS TÍTULO I DOS OBJETIVOS DO CURSO Art. 1º A Área de Concentração

Leia mais

Projeto IPPDH Cooperação Humanitária Internacional

Projeto IPPDH Cooperação Humanitária Internacional TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA PESQUISADOR/A ESPECIALISTA 1. Antecedentes Projeto IPPDH Cooperação Humanitária Internacional O Projeto Cooperação Humanitária Internacional tem por objetivo o desenvolvimento

Leia mais

VISTO DE PERMANÊNCIA TEMPORÁRIA

VISTO DE PERMANÊNCIA TEMPORÁRIA VISTO DE PERMANÊNCIA TEMPORÁRIA Documentos necessários: ESTRANG e O Ã E AÇ Requerimento fundamentado, dirigido à Missão Consular de Angola, a solicitar o Visto de Permanência Temporária, R G I com assinatura

Leia mais

I. Visto Temporário II (Visto de negócios)

I. Visto Temporário II (Visto de negócios) CARTILHA PARA CONTRATAÇÃO REGULAR DE ESTRANGEIROS NO BRASIL Em se tratando de mão de obra estrangeira, são inúmeras as dúvidas que pairam nos empregadores e tomadores de serviços sobre as responsabilidades

Leia mais

Projeto IPPDH Cooperação Humanitária Internacional

Projeto IPPDH Cooperação Humanitária Internacional TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA PESQUISADOR/A ESPECIALISTA REFÚGIO 1. Antecedentes Projeto IPPDH Cooperação Humanitária Internacional O Projeto Cooperação Humanitária Internacional tem por objetivo

Leia mais

Anexo à Política de Investimentos 2010 a 2014

Anexo à Política de Investimentos 2010 a 2014 Anexo à Política de Investimentos 2010 a 2014 Diretrizes para Investimentos em Imóveis (aprovadas pelo CDE em sua 18ª reunião realizada nos dias 14 a 16 de dezembro de 2009 Índice Anexo à Política de Investimentos...1

Leia mais

COMUNICADO SINDICÂNCIA DE VIDA PREGRESSA ESCLARECIMENTOS DA BANCA EXAMINADORA.

COMUNICADO SINDICÂNCIA DE VIDA PREGRESSA ESCLARECIMENTOS DA BANCA EXAMINADORA. COMUNICADO SINDICÂNCIA DE VIDA PREGRESSA ESCLARECIMENTOS DA BANCA EXAMINADORA. Referências: Edital Bacen Analista n o 1 e Edital Bacen Técnico n o 1, ambos de 18 de novembro de 2009 Itens 14 e 12, respectivamente.

Leia mais

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS ACEITOS PARA FINS COMPROBATÓRIOS I. DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO UM)

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS ACEITOS PARA FINS COMPROBATÓRIOS I. DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO UM) PARA ALUNOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA No ato da apresentação dos documentos comprobatórios obrigatórios deverão ser apresentados os originais e cópias dos mesmos OU cópias autenticadas

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO E VALIDADE DE CREDENCIAIS NÃO REQUER ACOMPANHAMENTO. Não pode ter validade superior a 2 anos REQUER ACOMPANHAMENTO

CLASSIFICAÇÃO E VALIDADE DE CREDENCIAIS NÃO REQUER ACOMPANHAMENTO. Não pode ter validade superior a 2 anos REQUER ACOMPANHAMENTO NOVO PROCEDIMENTO DE CREDENCIAMENTO DE PESSOAS Referência: IAC 107 1006 Prezados, Visando orientar e disciplinar a expedição e o uso de credenciais de pessoas com acesso às áreas do Aeroporto Internacional

Leia mais