* 10 Passos para uma Alimentação Saudável. Equipe: Divair Doneda, Vanuska Lima, Clevi Rapkiewicz, Júlia S. Prates

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1 * 10 Passos para uma Alimentação Saudável

2 * O ato da alimentação deve estar inserido no cotidiano das pessoas, como um evento agradável e de socialização 1 Fonte: GUIA ALIMENTAR DA POPULAÇÃO BRASILEIRA: Ministério da Saúde, 2008

3 Uma alimentação saudável deve contemplar alguns atributos básicos: Acessibilidade física e financeira; Sabor 2 Harmonia; Variedade; Cor Segurança sanitária 3 * Refeições são saudáveis quando preparadas com alimentos variados, com tipos e quantidades adequadas às fases do curso da vida, compondo refeições coloridas e saborosas que incluem alimentos tanto de origem vegetal como animal Fonte: GUIA ALIMENTAR DA POPULAÇÃO BRASILEIRA: Ministério da Saúde, 2008

4 Uma alimentação saudável pressupõe alguns cuidados com os alimentos consumidos Alimentos não corretamente higienizados, utensílios sujos, insetos e as próprias pessoas podem ser fontes de contaminação Para assegurar a qualidade da alimentação e evitar riscos de infecções ou intoxicações, os alimentos devem ser escolhidos, conservados e manipulados de forma correta Fonte: GUIA ALIMENTAR DA POPULAÇÃO BRASILEIRA: Ministério da Saúde, 2014

5 De acordo com os princípios de uma alimentação saudável, todos os grupos de alimentos devem compor a dieta diária A alimentação saudável deve fornecer água, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e minerais, os quais são insubstituíveis e indispensáveis ao bom funcionamento do organismo 4 5 * A alimentação, quando adequada e variada, previne as deficiências nutricionais e protege contra as doenças infecciosas, porque é rica em nutrientes que podem melhorar a função imunológica Fonte: GUIA ALIMENTAR DA POPULAÇÃO BRASILEIRA: Ministério da Saúde, 2008

6 Consuma diariamente alimentos como cereais integrais, feijões, frutas, legumes e verduras, leite e derivados e carnes magras, aves ou peixes Escolha os alimentos mais saudáveis, lendo as informações nutricionais nos rótulos dos alimentos Valorize a sua cultura alimentar e os alimentos regionais 7 Diminua o consumo de frituras e alimentos que contenham elevada quantidade de açúcares, gorduras e sal 6 Fonte: GUIA ALIMENTAR DA POPULAÇÃO BRASILEIRA: Ministério da Saúde, 2008

7 * Alimente a criança somente com leite materno até a idade de 6 meses e depois complemente com outros alimentos, mantendo o leite materno até os 2 anos ou mais 9 8 Procure nos serviços de saúde orientações a respeito da maneira correta de introduzir alimentos complementares e refeições quando a criança completar 6 meses de vida Saboreie refeições variadas, ricas em alimentos regionais saudáveis e disponíveis na sua comunidade Fonte: GUIA ALIMENTAR DA POPULAÇÃO BRASILEIRA: Ministério da Saúde, 2008

8 * Atualmente, em função das exigências do padrão de estética em moda, muitas vezes inapropriado para a grande maioria das pessoas, são muitas as opções de dietas milagrosas que prometem a perda de peso, de forma acentuada e rápida 10 Em sua grande maioria causam efeitos negativos na saúde e não atendem aos requisitos exigidos de uma alimentação saudável para manutenção da saúde

9 Uma alimentação saudável nunca foi tão divertida! Use sua criatividade na montagem dos pratos

10 Equipe: Divair Doneda, Vanuska Lima, Clevi Rapkiewicz, Júlia Prates

11 Fonte: GUIA ALIMENTAR DA POPULAÇÃO BRASILEIRA: Ministério da Saúde, 2014

12 18 19 Fonte: GUIA ALIMENTAR DA POPULAÇÃO BRASILEIRA: Ministério da Saúde, 2014

13 https://www.pinterest.com/join/?next=/pin/create/button/%3furl% 3Dhttp%253A%252F%252Fperu.com%252Festilo-devida%252Fsalud%252Fhipertensos-deben-evitar-consumo-salenlatados-y-embutidos-recomiendan-noticia %26amp%3Bmedia%3D%2520http%3A//cde.peru.com/ima/0/0/ 6/0/3/603898/611x458/lima.jpg Fonte: GUIA ALIMENTAR DA POPULAÇÃO BRASILEIRA: Ministério da Saúde, 2014

14 23 22 Fonte: GUIA ALIMENTAR DA POPULAÇÃO BRASILEIRA: Ministério da Saúde, 2014

15 /nutricao_idoso.aspx Fonte: GUIA ALIMENTAR DA POPULAÇÃO BRASILEIRA: Ministério da Saúde, 2014

16 27 26 Fonte: GUIA ALIMENTAR DA POPULAÇÃO BRASILEIRA: Ministério da Saúde, 2014

17 29 28 Equipe: Divair Doneda, Vanuska Lima, Clevi Rapkiewicz, Júlia Prates Fonte: GUIA ALIMENTAR DA POPULAÇÃO BRASILEIRA: Ministério da Saúde, 2014

18 30 Fonte: GUIA ALIMENTAR DA POPULAÇÃO BRASILEIRA: Ministério da Saúde, 2014

19 32 31 Fonte: GUIA ALIMENTAR DA POPULAÇÃO BRASILEIRA: Ministério da Saúde, 2014

20 33 34 Fonte: GUIA ALIMENTAR DA POPULAÇÃO BRASILEIRA: Ministério da Saúde, 2014

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22 * A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doenças e enfermidades. PORTAL BIBLIOTECA VIRTUAL DE SAÚDE. Ministério da Saúde. Disponível em: Acesso em: 09/02/15

23 * Referências Imagens * Imagem 1: BODYMAX. 10 regras para comer de forma certa! Disponível em: Acesso em: 03/02/15 * Imagem 2: ACIMA DOS 60. Alimentação saudável para idosos. Disponível em: Acesso em: 12/02/15 * Imagem 3: COMETE EL VALLE. Dónde estamos? Disponível em: Acesso em: 12/02/15 * Imagem 4: HQSC. Como se alimentar durante o carnaval. Disponível em: Acesso em: 12/02/14 * Imagem 5: FAPEAM. Comer bem pode ser barato. Disponível em: Acesso em: 12/02/15 * Imagem 6: MANUAL FITNESS. 12 dicas para controlar a vontade de comer doces. Disponível em: Acesso em: 12/02/15 * Imagem 7: TEMPEROS & ESPECIARIAS. Qual a diferença entre o tererê e o chimarrâo.disponível em: Acesso em: 12/02/15 * Imagem 8: PRODIET NUTRIÇAO. A importância da amamentação na prevenção de doenças. Disponível em: Acesso em: 12/02/15 * Imagem 9: FEEPIK. Alimentação saudável. Disponível em: Acesso em: 12/02/14 * Imagem 10: COMIDA NA REDE. Como emagrecer. Disponível em: Acesso em: 12/02/15 * Imagem 11: PLUS.GOOGLE. Healthy Food. Disponível em: https://plus.google.com/ /posts. Acesso em: 12/02/15 * Imagem 12: * Imagem 13: NUTHANE. Nutrição na infância. Disponível em: Acesso em: 12/02/15 * Imagem 14: Disponível em: CEIA DE NATAL.BLOGSPOT. Decoração para ceia de natal. Disponível em: Acesso em: 12/02/15 * Imagem 15: ESCOLA CLASSE 111 SUL. Reaprender, rever conceitos e posturas com os quais crescemos e precisam ser mudados. Disponível em: Acesso em: 03/02/15 * Imagem 16: NUTRICIONISTA SILVIA LANCELOTTE. Como congelar os vegetais.disponível em: Acesso em: 03/02/15 * Imagem 17: DO CAMPO A MESA. Alimentos minimamente processados. Disponível em: Acesso em: 03/02/15 * Imagem 18: SUA DIETA R7. Dieta: reduzir o sal pode fazer toda a diferença! Disponível em: Acesso em: 03/02/15 * Imagem 19: BIBLIOTECA DIGITAL DE ILCE. Qué rico! Disponível em: Acesso em: 03/02/15 Equipe: Divair Doneda, Vanuska Lima, Clevi Rapkiewicz, Júlia Prates

24 * Imagem 20: PINTREST. Disponível em: https://www.pinterest.com/join/?next=/pin/create/button/%3furl%3dhttp%253a%252f%252fperu.com%252festilo-de- vida%252fsalud%252fhipertensos-deben-evitar-consumo-sal-enlatados-y-embutidos-recomiendan-noticia %26amp%3Bmedia%3D%2520http%3A//cde.peru.com/ima/0/0/6/0/3/603898/611x458/lima.jpg. Acesso em: 12/02/15 * Imagem 21: CAPITAN BADOD. Os 7 piores alimentos processados que você precisa evitar. Diponível em: Acesso em: 12/02/15 * Imagem 22:Disponível em: Acesso em:blog FISIO BRASIL. Alimentos ultra-processados são tão danosos quanto cigarro e álcool, dizem cientisttas. Disponível em: Acesso em: 03/02/15 * Imagem 23:PERSONAL ATHLETIC. Conheça os 10 piores alimentos para a sua saúde. Disponível em: 10-piores-alimentos-para-a-sua-saude/. Acesso em: 12/02/15 * Imagem 24: Imagem 23:VIA EPTV.COM. 6 maneiras de reduzir a ingestão de calorias em um restaurante. Disponível em: Acesso em:03/02/15 * Imagem 25: Disponível em: Acesso em:: SENADO.GOV. Alimentação na terceira idade. Disponível em: Acesso em: 03/02/15 * Imagem 26: COMO MONTAR UM NEGÓCIO. Como montar uma quitanda? Disponível em: Acesso em: 03/02/15 * Imagem 27: QUITANDA IZU. Produtos. Disponível em: Acesso em: 03/02/15 * Imagem 28: UMAS E OUTRAS. Mulheres pré-delivery. Disponível em: Acesso em: 03/02/15 * Imagem 29: CANÇÃO DE NINAR. Discas para preparar legumes, verduras e carnes para o seu filho. Disponível em: Acesso em: 03/02/15 * Imagem 30: OPENCLIPART. Horário das refeiçôes. Disponível em: https://openclipart.org/detail/132691/hor%c3%a1rio-das-refei%c3%a7%c3%b5es-bynara_oliveira. Acesso em: 03/02/15 * Imagem 31: THEMAGIC01.WORDPRESS. Disponível em: https://themagic01.wordpress.com/2012/12/23/day-8/shutterstock_ Acesso em: 03/02/15 * Imagem 31: RECEITAS GOURMET. Espaguete com camãrões e rúcula. Disponível em: Acesso em: 03/02/15 * Imagem 32: GROUPON. Comida caseira congelada. Disponível em: Acesso em: 12/02/15 * Imagem 33: IBAHIA. Gastronomia. Disponível em: Acesso em: 12/02/15 * Imagem 34: NATÚ. Alergia a corantes e conservantes de alimentos. Disponível em: Acesso em: 03/02/15 * Imagem 35: PROPAGANUT.WORDPRESS. Saiba o que você está comendo... Disponível em: https://propaganut.wordpress.com/2013/04/. Acesso em: 03/02/15 Equipe: Divair Doneda, Vanuska Lima, Clevi Rapkiewicz, Júlia Prates

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