COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO"

Transcrição

1 COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO Nívea Cordeiro 2018

2 Para o estudo da competência na Justiça do Trabalho é importante analisar: 1º) A competência material; 2º) A competência em razão da condição das pessoas e; 3º) A competência em razão do local.

3 COMPETÊNCIA MATERIAL A competência material da Justiça do Trabalho vem prevista no art. 114 da Constituição Federal. Este artigo foi alvo da Reforma do Judiciário viabilizada pela Emenda Constitucional nº 45/2004 que modificou substancialmente a competência da Justiça do Trabalho.

4 Art Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar: I - as ações oriundas da relação de trabalho, abrangidos os entes de direito público externo e da administração pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;

5 Art Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar:... II - as ações que envolvam exercício do direito de greve;... 3º Em caso de greve em atividade essencial, com possibilidade de lesão do interesse público, o Ministério Público do Trabalho poderá ajuizar dissídio coletivo, competindo à Justiça do Trabalho decidir o conflito.

6 Art Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar:... III - as ações sobre representação sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores, e entre sindicatos e empregadores; IV - os mandados de segurança, habeas corpus e habeas data, quando o ato questionado envolver matéria sujeita à sua jurisdição;

7 Art Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar:... V - os conflitos de competência entre órgãos com jurisdição trabalhista, ressalvado o disposto no art. 102, I, o; VI - as ações de indenização por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho; Veja o que trouxe a Reforma Trabalhista: Lei /2017:

8 Dano Extrapatrimonial Art. 223-A. Aplicam-se à reparação de danos de natureza extrapatrimonial decorrentes da relação de trabalho apenas os dispositivos deste Título. Art. 223-B. Causa dano de natureza extrapatrimonial a ação ou omissão que ofenda a esfera moral ou existencial da pessoa física ou jurídica, as quais são as titulares exclusivas do direito à reparação.

9 Art. 223-C. A honra, a imagem, a intimidade, a liberdade de ação, a autoestima, a sexualidade, a saúde, o lazer e a integridade física são os bens juridicamente tutelados inerentes à pessoa física.

10 Art. 223-D. A imagem, a marca, o nome, o segredo empresarial e o sigilo da correspondência são bens juridicamente tutelados inerentes à pessoa jurídica. Art. 223-E. São responsáveis pelo dano extrapatrimonial todos os que tenham colaborado para a ofensa ao bem jurídico tutelado, na proporção da ação ou da omissão. Art. 223-F. A reparação por danos extrapatrimoniais pode ser pedida cumulativamente com a indenização por danos materiais decorrentes do mesmo ato lesivo.

11 Art. 223-G. Ao apreciar o pedido, o juízo considerará: I - a natureza do bem jurídico tutelado; II - a intensidade do sofrimento ou da humilhação; III - a possibilidade de superação física ou psicológica; IV - os reflexos pessoais e sociais da ação ou da omissão; V - a extensão e a duração dos efeitos da ofensa; VI - as condições em que ocorreu a ofensa ou o prejuízo moral; VII - o grau de dolo ou culpa; VIII - a ocorrência de retratação espontânea; IX - o esforço efetivo para minimizar a ofensa; X - o perdão, tácito ou expresso; XI - a situação social e econômica das partes envolvidas; XII - o grau de publicidade da ofensa.

12 1º Se julgar procedente o pedido, o juízo fixará a indenização a ser paga, a cada um dos ofendidos, em um dos seguintes parâmetros, vedada a acumulação: I - ofensa de natureza leve, até três vezes o último salário contratual do ofendido; II - ofensa de natureza média, até cinco vezes o último salário contratual do ofendido; III - ofensa de natureza grave, até vinte vezes o último salário contratual do ofendido; IV - ofensa de natureza gravíssima, até cinquenta vezes o último salário contratual do ofendido.

13 2 o Se o ofendido for pessoa jurídica, a indenização será fixada com observância dos mesmos parâmetros estabelecidos no 1 o deste artigo, mas em relação ao salário contratual do ofensor. 3 o Na reincidência entre partes idênticas, o juízo poderá elevar ao dobro o valor da indenização.

14 Art Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar:... VII - as ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; VIII - a execução, de ofício, das contribuições sociais previstas no art. 195, I, a, e II, e seus acréscimos legais, decorrentes das sentenças que proferir; Veja o que trouxe a Reforma Trabalhista: Lei /2017:

15 Art Parágrafo único. A Justiça do Trabalho executará, de ofício, as contribuições sociais previstas na alínea a do inciso I e no inciso II do caput do art. 195 da Constituição Federal, e seus acréscimos legais, relativas ao objeto da condenação constante das sentenças que proferir e dos acordos que homologar. (Redação dada pela Lei nº , de 2017)... Art A execução será promovida pelas partes, permitida a execução de ofício pelo juiz ou pelo Presidente do Tribunal apenas nos casos em que as partes não estiverem representadas por advogado. (Redação dada pela Lei nº , de 2017)

16 Art É competente para a execução das decisões o Juiz ou Presidente do Tribunal que tiver conciliado ou julgado originariamente o dissídio. Art. 877-A - É competente para a execução de título executivo extrajudicial o juiz que teria competência para o processo de conhecimento relativo à matéria.

17 Art Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar: IX outras controvérsias decorrentes da relação de trabalho, na forma da lei.

18 1º - Frustrada a negociação coletiva, as partes poderão eleger árbitros. 2º Recusando-se qualquer das partes à negociação coletiva ou à arbitragem, é facultado às mesmas, de comum acordo, ajuizar dissídio coletivo de natureza econômica, podendo a Justiça do Trabalho decidir o conflito, respeitadas as disposições mínimas legais de proteção ao trabalho, bem como as convencionadas anteriormente. 3º Em caso de greve em atividade essencial, com possibilidade de lesão do interesse público, o Ministério Público do Trabalho poderá ajuizar dissídio coletivo, competindo à Justiça do Trabalho decidir o conflito.

19 COMPETÊNCIA EM RAZÃO DAS PESSOAS Há regras de competência na Justiça do Trabalho que tem em vista as pessoas envolvidas no conflito.

20 Os servidores públicos com vínculo estatutário estão fora da competência da Justiça do Trabalho (existe vínculo administrativo com o Poder Público e não trabalhista); Para os servidores com vínculo empregatício a competência é da Justiça do Trabalho, mesmo que esses servidores estejam vinculados à União.

21 COMPETÊNCIA EM RAZÃO DO LOCAL (COMPETÊNCIA TERRITORIAL OU AINDA EM LATIM EX RATIONE LOCI ) É determinada pelo espaço geográfico onde será proposta a ação, sendo certo que se pretende com tal critério aproximar o Estado-juiz dos fatos ligados à pretensão manifestada pelo autor.

22 RESPONDA... (SIM OU NÃO?) Ana Célia é contratada no Rio de Janeiro pela empresa X para prestar serviços em Brasília. A competência territorial para processar e julgar uma eventual ação trabalhista será de uma das Varas do Trabalho do Rio de Janeiro.

23 Ana Célia é contratada no Rio de Janeiro pela empresa X para prestar serviços em Brasília. A competência territorial para processar e julgar uma eventual ação trabalhista será de uma das Varas do Trabalho do Rio de Janeiro. (não)

24 A regra geral na Justiça do Trabalho é de que a competência é fixada pelo caput do art. 651 da CLT, devendo ter como parâmetro para ajuizamento da ação trabalhista o último local em que o empregado prestou serviços ao empregador, ainda que o empregado tenha sido contratado em outra localidade ou no estrangeiro.

25 Diz o artigo 651 da CLT: Art A competência das Juntas de Conciliação e Julgamento é determinada pela localidade onde o empregado, reclamante ou reclamado, prestar serviços ao empregador, ainda que tenha sido contratado noutro local ou no estrangeiro. Assim, se alguém é contratado nos Estados Unidos, mas cumpre seus serviços no Brasil, este será o foro para conhecer de suas reclamações trabalhistas.

26 O principal objetivo desta norma, foi ampliar ao máximo o acesso do trabalhador hipossuficiente ao Judiciário, a fim de que o empregado ou na maioria das vezes o desempregado, possa propor a ação no local em que tenha melhor condições de fazer sua prova, qual seja, no local onde por último trabalhou, fazendo com o que o empregado não tenha gastos desnecessários para ajuizar a ação trabalhista, pouco importando o local da celebração do contrato.

27 Vejamos a decisão: JUSTIÇA DO TRABALHO COMPETÊNCIA TERRITORIAL DISSÍDIO INDIVIDUAL 1. A competência territorial da Justiça do Trabalho para o dissídio individual, como diretriz geral, firma-se em razão do local da prestação de serviços do empregado, demandante ou demandado (CLT, artigo seiscentos e cinquenta e um caput), critério que se inscreve entre as normas de proteção do empregado, visando a proporcionar-lhe acessibilidade e facilidade na produção da prova. 2. Caso em que se deu a contratação na sede da empresa, em Brasília-DF, para a prestação de serviços em fazenda situada no município de São José de Araguaia. 3. Inviabilidade de fixação da competência à face da sede (domicílio) da reclamada. Reconhecimento da competência em razão do lugar do juízo de direito da comarca de São Miguel do Araguaia-GO. (TST CC /1997 Rel. Min. João Oreste Dalazen DJU p ).

28

29

30

31 Primeira: Empregado Agente ou Viajante Comercial

32 RESPONDA... (SIM OU NÃO?) Anastácio é domiciliado em Curvelo e lá foi contratado como vendedor da Empresa X. Ele presta serviços em Sete Lagoas, Pedro Leopoldo e Belo Horizonte. A sede da Empresa é em São Paulo capital e tem filial em todas as cidades, mas é em Sete Lagoas, onde é marcado o ponto de entrada e de saída de Anastácio. A competência para processar uma eventual ação trabalhista será de uma das Varas do Trabalho de Curvelo, local onde Anastácio é domiciliado e onde foi contratado.

33 Anastácio é domiciliado em Curvelo e lá foi contratado como vendedor da Empresa X. Ele presta serviços em Sete Lagoas, Pedro Leopoldo e Belo Horizonte. A sede da Empresa é em São Paulo capital e tem filial em todas as cidades, mas é em Sete Lagoas, onde é marcado o ponto de entrada e de saída de Anastácio. A competência para processar uma eventual ação trabalhista será de uma das Varas do Trabalho de Curvelo, local onde Anastácio é domiciliado e onde foi contratado. (não)

34 A regra geral do caput art. 651 CLT, que fixa a competência em função da prestação do serviço, comporta algumas exceções. Uma delas está no 1º do art. 651 da CLT

35 A competência da justiça brasileira ainda está fixada nos 1º, 2º e 3º do art. 651 Art º - Quando for parte de dissídio agente ou viajante comercial, a competência será da Junta da localidade em que a empresa tenha agência ou filial e a esta o empregado esteja subordinado e, na falta, será competente a Junta da localização em que o empregado tenha domicílio ou a localidade mais próxima.

36 Assim... Se a parte no dissídio for viajante comercial ou outro que deva trabalhar em deslocamento, a competência será da Vara do Trabalho da localidade em que a empresa tenha agência ou filial e a esta o empregado esteja subordinado; Na falta desta, será competente a Vara da localização em que o empregado tenha domicílio ou a localidade mais próxima.

37 Desse modo, agente ou viajante comercial são pessoas que prestam serviços de vendas em mais de uma localidade (jurisdição), representando o empregador em todas elas, não se fixando diretamente a uma localidade; Assim, o agente ou viajante comercial deve ser empregado e não representante comercial autônomo.

38 Na parte final do 1º do art. 651 da CLT, o referido diploma menciona que não estando o empregado subordinado a agência ou filial, mas a sede da empresa, por exemplo, será competente a Vara da qual o empregado tenha domicílio ou a localidade mais próxima. Por domicílio deve ser entendido como local em que o empregado estabelece sua residência com animo definitivo, conforme dispõe o art. 70 do Novo Código Civil.

39 Podemos concluir que: 1ª regra será competente a Vara da localidade em que a empresas tenha agência ou filial e a esta o empregado esteja subordinado. 2ª regra se não existirem agência ou filial, será competente a Vara da localização em que o empregado tenha domicílio ou a Vara da localidade mais próxima de seu domicílio. LEITE, Carlos Henrique Bezerra. Curso de Direito Processual do Trabalho. ed. LTr, jul 2003, p. 156.

40 Para ilustrar o próprio doutrinador destaca o posicionamento do TST sobre o tema: CONFLITO DE COMPETÊNCIA EMPREGADO VIAJANTE COMPETÊNCIA DA VARA DO TRABALHO DO LOCAL DO DOMICÍLIO DO EMPREGADO ART. 651, 1º, DA CLT A competência para processo e julgamento de reclamação trabalhista de Empregado viajante de empresa que não tenha agência ou filial no local de prestação de serviços é da Vara da localidade do domicílio do Empregado. Inteligência da regra contida na parte final do 1º do art. 651 da CLT, com a nova redação que lhe foi dada pela Lei n /99. Conflito negativo de competência suscitado pela 1ª Vara do Trabalho de Presidente Prudente SP (localidade da sede da Reclamada) julgado procedente, declarando-se a competência da Vara do Trabalho de Indaial SC (localidade do domicílio do Reclamante) (TST CC SBCI 2 - Rel. Min. Ives Gandra Martins Filho DJU p. 412).

41

42 Diz o artigo 651 da CLT: Art A competência das Juntas de Conciliação e Julgamento é determinada pela localidade onde o empregado, reclamante ou reclamado, prestar serviços ao empregador, ainda que tenha sido contratado noutro local ou no estrangeiro. 1º - Quando for parte de dissídio agente ou viajante comercial, a competência será da Junta da localidade em que a empresa tenha agência ou filial e a esta o empregado esteja subordinado e, na falta, será competente a Junta da localização em que o empregado tenha domicílio ou a localidade mais próxima.

43 Segundo: Empregado Brasileiro que Trabalhe no Estrangeiro

44 RESPONDA... (SIM OU NÃO?) Oswaldo, brasileiro, casado, foi contratado pela filial da empresa Holandesa Service Price, em Belo Horizonte, MG, para trabalhar na Argentina. Como não há convenção internacional dispondo em sentido contrário, pode-se dizer, então, que a competência para interpor eventual ação trabalhista, será de uma das Varas do Trabalho de Belo Horizonte, MG.

45 Oswaldo, brasileiro, casado, foi contratado pela filial da empresa Holandesa Service Price, em Belo Horizonte, MG, para trabalhar na Argentina. Como não há convenção internacional dispondo em sentido contrário, pode-se dizer, então, que a competência para interpor eventual ação trabalhista, será de uma das Varas do Trabalho de Belo Horizonte, MG. (sim)

46 Outra exceção à regra geral do caput do art. 651 da CLT é a prevista no 2º do art. 651 da CLT

47 Art º... 2º - A competência das Juntas de Conciliação e Julgamento, estabelecida neste artigo, estende-se aos dissídios ocorridos em agência ou filial no estrangeiro, desde que o empregado seja brasileiro e não haja convenção internacional dispondo em contrário.

48

49 Com a alteração da Lei no 7.064/82 pela edição da Lei de 2009, bem como o cancelamento da Súmula no 207 pelo TST no ano de 2012 (via Resolução no 181/2012), os contratos de trabalho passaram a ser elaborados com base na norma mais favorável ao trabalhador, ou seja, a relação jurídica trabalhista somente será regida pelas leis do país de prestação de serviços, quando esta lei trouxer maiores benefícios ao trabalhador, se comparada à lei brasileira.

50 Terceiro: Empresas que Promovem Atividades Fora do Lugar do Contrato.

51 RESPONDA... (SIM OU NÃO?) Waldemar, morador de Juiz de Fora, MG, domador de leões, foi contratado em Campinas, SP, para trabalhar no Circo Grand Spetáculus, para a turnê brasileira Waldemar, insatisfeito com as condições de trabalho oferecidas, e diante de diversas irregularidades vivenciadas por ele, quer interpor reclamatória trabalhista. Neste caso, é assegurado a ele apresentar ação trabalhista no foro da prestação de serviços ou no seu domicílio (Juiz de Fora).

52 Waldemar, morador de Juiz de Fora, MG, domador de leões, foi contratado em Campinas, SP, para trabalhar no Circo Grand Spetáculus, para a turnê brasileira Waldemar, insatisfeito com as condições de trabalho oferecidas, e diante de diversas irregularidades vivenciadas por ele, quer interpor reclamatória trabalhista. Neste caso, é assegurado a ele apresentar ação trabalhista no foro da prestação de serviços ou no seu domicílio (Juiz de Fora). (não)

53 Diferente é a situação daqueles trabalhadores que desenvolvem seu trabalho em locais incertos, eventuais ou transitórios como é o caso das atividades circenses, nestes casos pode o empregado optar por promover a reclamação no local da contratação ou no local onde se encontre exercendo sua atividade.

54 Art º... 2º... 3º - Em se tratando de empregador que promova realização de atividades fora do lugar do contrato de trabalho, é assegurado ao empregado apresentar reclamação no foro da celebração do contrato ou no da prestação dos respectivos serviços.

55 Vejamos o que diz o TST: COMPETÊNCIA ATIVIDADES FORA DO LOCAL DO CONTRATO DE TRABALHO De acordo com o 3º do art. 651 da CLT, em se tratando de empregador que promova realização de atividades fora do lugar do contrato de trabalho, o empregado tem a faculdade de apresentar reclamação no foro da celebração do contrato ou no da prestação dos respectivos serviços. Conflito Negativo julgado procedente. (TST CC SBDI 2 Rel. Min. José Luciano de Castilho Pereira DJU p. 560). COMPETÊNCIA EM RAZÃO DO LUGAR FORO DO LOCAL DA CELEBRAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO ART. 651, 3º, DA CLT Se a prestação de serviços pelos empregados se deu em localidade diversa da que que ocorreu a celebração do contrato de trabalho, aos autores é facultado ajuizar a reclamação no foro da celebração do contrato ou no da prestação de serviços, ante o que dispõe o 3º do art. 651 da CLT. Embargos desprovidos. (TST ERR SBDI 1 Rel. Min. Rider Nogueira de Brito DJU p. 508). [1]

56 Trata-se destarte, de um foro facultativo, onde poderá escolher o empregado livremente em propor a ação no local da celebração do contrato de trabalho ou no local da prestação dos respectivos serviços, onde a prova lhe for mais fácil, ou na localidade onde tiver menores gastos com locomoção. Esta é a verdadeira intenção da norma.

57

58 FORO DE ELEIÇÃO O foro de eleição é aquele em que as partes escolhem livremente, em um contrato, o foro do local em que serão dirimidas eventuais pendências decorrentes do negócio jurídico estabelecido. Esta espécie de clausula contratual, é muito comum no direito civil, art. 78 do Novo Código Civil: Nos contratos escritos, poderão os contratantes especificar domicílio onde se exercitem e cumpram os direitos e obrigações deles resultantes.

59 Contudo, no processo do trabalho, não se admite o foro de eleição, pois as regras de competência da Justiça do Trabalho são de ordem pública e, portanto, inderrogáveis pela vontade das partes. Tal medida, visa proteger o obreiro hipossuficiente.

60 Os Tribunais trabalhistas têm entendido da mesma forma, senão vejamos:

61 FORO DE LEIÇÃO JUSTIÇA DO TRABALHO INCOMPATIBILIDADE Conquanto não haja vedação expressa no Texto Celetizado, a eleição de foro revela-se incompatível com o processo trabalhista, na medida em que a orientação é facilitar o acesso do trabalhador ao órgão jurisdicional, considerando a sua hipossuficiência econômica. Inteligência do art. 651 da CLT e seus parágrafos. Preliminar que ora se rejeita. (TRT 15ª R. Proc /99 (37713/00) 4ª T. Rel. Juiz Levi Ceregato DOESP p.51). LEITE, Carlos Henrique Bezerra. Op. cit., p. 161.

62

63 Nesse sentido, o C. TST no art. 2º, I, da Instrução Normativa nº 39/2016 estabeleceu expressamente que o foro de eleição não é aplicável à seara laboral.

COMPETÊNCIA JUSTIÇA DO TRABALHO

COMPETÊNCIA JUSTIÇA DO TRABALHO COMPETÊNCIA JUSTIÇA DO TRABALHO CONCEITO: É O ESPAÇO DO EXERCÍCIO DO PODER JURISDICIONAL. NOSSO ESTUDO SERÁ DIRECIONADO EM DUAS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS, E SÃO ELAS: Competência em Razão da Matéria art.

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA PROJETO DE LEI Nº B DE 2016 DANO EXTRAPATRIMONIAL LITIGÂNCIA DE MÁ FÉ

REFORMA TRABALHISTA PROJETO DE LEI Nº B DE 2016 DANO EXTRAPATRIMONIAL LITIGÂNCIA DE MÁ FÉ REFORMA TRABALHISTA PROJETO DE LEI Nº 6.787-B DE 2016 DANO EXTRAPATRIMONIAL LITIGÂNCIA DE MÁ FÉ Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943,

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA 2017 OS IMPACTOS DAS MUDANÇAS

REFORMA TRABALHISTA 2017 OS IMPACTOS DAS MUDANÇAS REFORMA TRABALHISTA 2017 OS IMPACTOS DAS MUDANÇAS Ana Paula Pellegrina Lockmann Desembargadora do Trabalho TRT da 15a. Região 1 REFORMA TRABALHISTA Lei nº 13.467/2017 vigência a partir de 11/11/2017; É

Leia mais

Prof. Adriana Rodrigues

Prof. Adriana Rodrigues Prof. Adriana Rodrigues Latim ius - Direito Dicere dizer Dizer o Direito Dicção do Direito Conceito É a atividade do Estado, exercida por intermédio do juiz, que busca a pacificação dos conflitos em sociedade

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização do Poder Judiciário Tribunais Regionais do Trabalho e Juízes do Trabalho. Profª. Liz Rodrigues - A Justiça do Trabalho é uma justiça federal especializada, composta pelo

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Competência em Razão da Matéria. Prof.ª Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Competência em Razão da Matéria. Prof.ª Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Prof.ª Eliane Conde Competência Material A competência em razão da matéria é definida em função da natureza da lide descrita na peça inaugural,

Leia mais

Direito Processual do Trabalho. Professor Raphael Maia

Direito Processual do Trabalho. Professor Raphael Maia Direito Processual do Trabalho Professor Raphael Maia Demais benefícios ADICIONAL DE QUALIFICAÇÃO O Adicional de Qualificação AQ incidirá sobre o vencimento básico do servidor, da seguinte forma: I -

Leia mais

AULA 5 COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO

AULA 5 COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AULA 5 COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO DA COMPETÊNCIA MATERIAL NA JUSTIÇA DO TRABALHO Objetivos da disciplina conteúdo programático

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Tribunais e Juízes do Trabalho (Art. 111 a 117) Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Art. 111. São órgãos da Justiça do Trabalho: I o

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Tribunais e Juízes do Trabalho (Art. 111 a 117) Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Art. 111. São órgãos da Justiça do Trabalho: I o

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Material Complementar Direito Constitucional Prof. André Vieira TRE-Brasil Direito Constitucional Prof. André Vieira Art. 92. São órgãos do Poder Judiciário: I o

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais Relação de trabalho e relação de emprego. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais Relação de trabalho e relação de emprego. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Das relações laborais Prof. Cláudio Freitas - Relação de trabalho x Relação de emprego x Relação de consumo. - Requisitos (artigos 2º e 3º da CLT): a) prestação por pessoa física; b)

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 01. Dentre os aspectos peculiares aos órgãos jurisdicionais trabalhistas no Brasil, não se encontra: I - Não existem Varas do Trabalho especializadas em determinadas matérias,

Leia mais

PROCEDIMENTOS APLICADOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO

PROCEDIMENTOS APLICADOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual do Trabalho Objetivo Aula: Competência na Justiça do Trabalho Professor (a): Leandro Antunes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins Aula 07 PROCEDIMENTOS APLICADOS

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO ON-LINE

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO ON-LINE LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO ON-LINE Competência Material da Justiça do Trabalho Professor Doutor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado em Direito Empresarial

Leia mais

Poder Judiciário - Justiça do Trabalho

Poder Judiciário - Justiça do Trabalho Direito Constitucional Poder Judiciário - Justiça do Trabalho Justiça do Trabalho CF. Art. 111 São órgãos da Justiça do Trabalho: I o Tribunal Superior do Trabalho; II os Tribunais Regionais do Trabalho;

Leia mais

Processo do Trabalho I

Processo do Trabalho I Processo do Trabalho I»Aula 5 Jurisdição e Competência Parte 1 Introdução Jurisdição Competência Em razão da Matéria Competência Funcional Jurisdição e competência da Justiça a do Trabalho I Introdução

Leia mais

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES 1 1- COMPETÊNCIA 2 CF Art. 114. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar: I as ações oriundas da relação de trabalho, abrangidos os entes

Leia mais

COVAC SOCIEDADE DE ADVOGADOS REFORMA TRABALHISTA PROCESSUAL. Expositora: Dra. Márcia Adriana de Oliveira Silva

COVAC SOCIEDADE DE ADVOGADOS REFORMA TRABALHISTA PROCESSUAL. Expositora: Dra. Márcia Adriana de Oliveira Silva COVAC SOCIEDADE DE ADVOGADOS REFORMA TRABALHISTA PROCESSUAL Expositora: Dra. Márcia Adriana de Oliveira Silva DANO EXTRAPATRIMONIAL Ação ou omissão Ofensa à honra, a imagem, a intimidade, a liberdade de

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO ON-LINE

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO ON-LINE LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO ON-LINE Funcional / Competência Territorial / Conflito Professor Doutor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado em Direito

Leia mais

NOVA COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO APÓS A EC 45/2004 CARLOS HENRIQUE BEZERRA LEITE

NOVA COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO APÓS A EC 45/2004 CARLOS HENRIQUE BEZERRA LEITE NOVA COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO APÓS A EC 45/2004 CARLOS HENRIQUE BEZERRA LEITE Mestre e Doutor em Direito. Desembargador Federal do Trabalho Professor de DPT e Direitos Humanos Sociais Metaindividuais

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Competência em Razão do Lugar / Territorial Professor Doutor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado em Direito Empresarial

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Parte I e II Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino,

Leia mais

Direito Trabalhista 1

Direito Trabalhista 1 Direito Trabalhista 1 Organização da Justiça do Trabalho Emenda Constitucional n. 24 de 09/12/99 colocou fim à representação classista A Emenda Constitucional n. 24 de 9/12/99 pôs fim à representação classista

Leia mais

Composição JUSTIÇA DO TRABALHO TST ÚLTIMA INSTÂNCIA TRT 2ª. INSTÂNCIA VARA 1ª. INSTÂNCIA

Composição JUSTIÇA DO TRABALHO TST ÚLTIMA INSTÂNCIA TRT 2ª. INSTÂNCIA VARA 1ª. INSTÂNCIA Composição JUSTIÇA DO TRABALHO TST ÚLTIMA INSTÂNCIA TRT 2ª. INSTÂNCIA VARA 1ª. INSTÂNCIA TST Vinte e sete ministros TRT Vinte e oito desembargadores Varas do Trabalho Um juiz titular em cada vara Art.

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Teoria Geral do Processo do Trabalho. Interpretação, Integração e Eficácia da norma processual no tempo e no espaço

DIREITO DO TRABALHO. Teoria Geral do Processo do Trabalho. Interpretação, Integração e Eficácia da norma processual no tempo e no espaço DIREITO DO TRABALHO Teoria Geral do Processo do Trabalho Interpretação, Integração e Eficácia da norma processual no tempo e no espaço Prof. Cláudio Freitas - Interpretação: significado e alcance. - Métodos

Leia mais

AULA 4 11/03/11 A COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO

AULA 4 11/03/11 A COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO AULA 4 11/03/11 A COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO 1 A COMPETÊNCIA A competência nada mais é, senão, a medida de extensão do poder de exercer a jurisdição, ou seja, de dizer o direito no caso concreto.

Leia mais

LEGALE REFORMA TABALHISTA INICIAÇÃO À ADVOCACIA

LEGALE REFORMA TABALHISTA INICIAÇÃO À ADVOCACIA LEGALE REFORMA TABALHISTA INICIAÇÃO À ADVOCACIA 3 Prescrição / Dano Moral / Autônomo / Salário / Execução / Depósito Recursal Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado

Leia mais

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES 2 1- (Exame XIII 2014) Paulo ajuizou ação em face de sua exempregadora, a empresa Peças ABC Ltda. Na audiência, o Juiz propôs a conciliação, que

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO. III - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho. Professor: Dr. Rogério Martir

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO. III - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho. Professor: Dr. Rogério Martir LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Professor: Dr. Rogério Martir III - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino,

Leia mais

Direito Processual do Trabalho Parte 2 Prof. Fidel Ribeiro

Direito Processual do Trabalho Parte 2 Prof. Fidel Ribeiro Técnico Judiciário Área Administrativa Direito Processual do Trabalho Parte 2 Prof. Fidel Ribeiro TST Direito Processual do Trabalho Prof. Fidel Ribeiro ORGANIZAÇÃO E COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO

Leia mais

Direito Processual do Trabalho

Direito Processual do Trabalho Direito Processual do Trabalho Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual do Trabalho REVISÃO PRINCIPAIS PONTOS PRINCÍPIOS Jus Postulandi Súmula 425 JUS POSTULANDI NA JUSTIÇA

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO Dano Moral / Assédio Moral Professor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado em Direito Empresarial e Direito do Trabalho,

Leia mais

PODER NORMATIVO DA JUSTIÇA DO TRABALHO. Davi Furtado Meirelles

PODER NORMATIVO DA JUSTIÇA DO TRABALHO. Davi Furtado Meirelles PODER NORMATIVO DA JUSTIÇA DO TRABALHO Davi Furtado Meirelles Resultado Negativo da Negociação - Mediação - é mais uma tentativa de conciliação, após o insucesso da negociação direta, porém, desta feita,

Leia mais

OAB PRIMEIRA FASE XII EXAME UTI 60 HORAS Processo do Trabalho Aryanna Manfredini. Aula 1 DICAS:

OAB PRIMEIRA FASE XII EXAME UTI 60 HORAS Processo do Trabalho Aryanna Manfredini. Aula 1 DICAS: DICAS: Aula 1 1 - São órgãos da Justiça do Trabalho (art. 111, CF): Juiz, TRT e TST. Nas comarcas onde não houver juiz do trabalho, o juiz de direito será investido da jurisdição trabalhista, cabendo da

Leia mais

INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA CONSIGNAÇÃO/DISSÍDIO COLETIVO GRAVE/AÇÃO DE LEANDRO ANTUNES

INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA CONSIGNAÇÃO/DISSÍDIO COLETIVO GRAVE/AÇÃO DE LEANDRO ANTUNES INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE/AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO/DISSÍDIO COLETIVO LEANDRO ANTUNES PROCEDIMENTOS ESPECIAIS APLICADOS AO PROCESSO DO TRABALHO 1 INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE Art. 853

Leia mais

TEXTO DOS PONTOS ACORDADOS DA REFORMA TRABALHISTA QUE CONSTARÃO EM MEDIDA PROVISÓRIA... (NR)... Art. 223-G...

TEXTO DOS PONTOS ACORDADOS DA REFORMA TRABALHISTA QUE CONSTARÃO EM MEDIDA PROVISÓRIA... (NR)... Art. 223-G... TEXTO DOS PONTOS ACORDADOS DA REFORMA TRABALHISTA QUE CONSTARÃO EM MEDIDA PROVISÓRIA Jornada 12 x 36: Art. 59-A. Em exceção ao disposto no art. 59 desta Consolidação e em legislação específica, é facultado

Leia mais

RENATA TIVERON NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. 1ª Edição DEZ 2012

RENATA TIVERON NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. 1ª Edição DEZ 2012 RENATA TIVERON NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 200 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS GABARITADAS Seleção das Questões: Prof.ª Renata Tiveron Organização e Diagramação: Mariane dos Reis 1ª Edição

Leia mais

Sumário CONCEITO, FONTES, PRINCÍPIOS & APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL TRABALHISTA NO TEMPO E NO ESPAÇO ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO...

Sumário CONCEITO, FONTES, PRINCÍPIOS & APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL TRABALHISTA NO TEMPO E NO ESPAÇO ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO... Capítulo 1 CONCEITO, FONTES, PRINCÍPIOS & APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL TRABALHISTA NO TEMPO E NO ESPAÇO... 15 1. Introdução...15 2. Conceito de Direito Processual do Trabalho...15 3. Fontes do Direito Processual

Leia mais

Reforma trabalhista e a contratação do médico Estêvão Mallet

Reforma trabalhista e a contratação do médico Estêvão Mallet Reforma trabalhista e a contratação do médico Estêvão Mallet Professor de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Súmula 331 do TST III Não forma vínculo de emprego com

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO. II - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho. Professor: Dr. Rogério Martir

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO. II - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho. Professor: Dr. Rogério Martir LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Professor: Dr. Rogério Martir II - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO Dano Moral / Assédio Moral Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial

Leia mais

Ricardo Abreu & Advogados Associados

Ricardo Abreu & Advogados Associados I. DA TRANSFERÊNCIA 1. A transferência se caracteriza pelo deslocamento do empregado, de um estabelecimento ou empresa, para outro (a) do mesmo grupo, com mudança de seu domicílio (art. 469, da Consolidação

Leia mais

FORMAS DE SOLUÇÃO DOS CONFLITOS TRABALHISTAS

FORMAS DE SOLUÇÃO DOS CONFLITOS TRABALHISTAS FORMAS DE SOLUÇÃO DOS CONFLITOS TRABALHISTAS AUTO DEFESA: Nesta espécie a solução do conflito se faz diretamente pelos envolvidos, com a imposição do interesso de um sobre o do outro. O significado da

Leia mais

RENATA TIVERON NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. 1ª Edição JUN 2013

RENATA TIVERON NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. 1ª Edição JUN 2013 RENATA TIVERON NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 121 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS GABARITADAS Seleção das Questões: Prof.ª Renata Tiveron Coordenação e Organização: Mariane dos Reis 1ª Edição

Leia mais

1. Dissídio Coletivo: - Acordo coletivo: negociação coletiva pelo sindicato dos empregados de uma determinada categoria, diretamente com uma empresa.

1. Dissídio Coletivo: - Acordo coletivo: negociação coletiva pelo sindicato dos empregados de uma determinada categoria, diretamente com uma empresa. 1 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PONTO 1: Dissídio Coletivo PONTO 2: Dissídio Coletivo do Trabalho PONTO 3: Competência para Julgamento do Dissídio Coletivo 1. Dissídio Coletivo: - Acordo coletivo: negociação

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL PEÇA PROFISSIONAL Trata-se de contestação ou defesa, que deve trazer em seu bojo tópico próprio relativamente à prescrição quinquenal de que trata o art. 7.º, XXIX, da Constituição Federal, por meio do

Leia mais

DIR. COLETIVO DO TRABALHO FABRÍCIO AITA IVO PONTO 1: DISSÍDIO COLETIVO PONTO 2: NEGOCIAÇÃO COLETIVA PONTO 3: SINDICATOS

DIR. COLETIVO DO TRABALHO FABRÍCIO AITA IVO PONTO 1: DISSÍDIO COLETIVO PONTO 2: NEGOCIAÇÃO COLETIVA PONTO 3: SINDICATOS DIR. COLETIVO DO TRABALHO DIR. COLETIVO DO TRABALHO PONTO 1: DISSÍDIO COLETIVO PONTO 2: NEGOCIAÇÃO COLETIVA PONTO 3: SINDICATOS DIREITO COLETIVO DO TRABALHO: os sujeitos são os Sindicatos. *DISSÍDIO COLETIVO:

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio individual e Dissídio coletivo Dissídio coletivo e modalidades Parte I Prof. Cláudio Freitas - Dissídio coletivo: ação judicial especial em que figuram como partes

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O 4ª Turma GMFEO/RCA/iap

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O 4ª Turma GMFEO/RCA/iap A C Ó R D Ã O 4ª Turma GMFEO/RCA/iap RECURSO DE REVISTA. COMPETÊNCIA EM RAZÃO DO LUGAR. CRITÉRIOS OBJETIVOS DE FIXAÇÃO. I. Na, a competência em razão do lugar é fixada, em regra, de acordo com o local

Leia mais

Danielle de Mello Basso

Danielle de Mello Basso Mestranda em Direito da Sociedade da Informação. Advogada Especialista em Direito do Trabalho. Conferencista pela OAB/SP e AASP. Professora substituta da FMU e Universidade São Judas. Professora convidada

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br A Emenda Constitucional 45 e a Competência para Julgamento de Alvarás Judiciais de FGTS Alexandre Ramos Baseggio * Com a entrada em vigor da Emenda Constitucional 45 a competência

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Dissídio Coletivo. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Dissídio Coletivo. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Prof ª. Eliane Conde Forma de solução pela heterocomposição denominado dissídio coletivo, que nada mais é do que uma ação que vai

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Prof ª. Eliane Conde As custas são devidas ao Estado pelo exercício da jurisdição.

Leia mais

QUESTÕES CESPE - MASTER PROFESSOR LEANDRO ANTUNES

QUESTÕES CESPE - MASTER PROFESSOR LEANDRO ANTUNES QUESTÕES CESPE - MASTER PROFESSOR LEANDRO ANTUNES TRT8- CESPE 2016 - CEBRASPE TRT 01 - Carlo, cidadão brasileiro domiciliado em Minas Gerais, veterinário e advogado, exempregado público de autarquia federal

Leia mais

Pacote Noções Processo do Trabalho TRT da 2ª Região Técnico Administrativo Teoria e Questões FCC PROFESSORA: Déborah Paiva

Pacote Noções Processo do Trabalho TRT da 2ª Região Técnico Administrativo Teoria e Questões FCC PROFESSORA: Déborah Paiva Pacote Noções Processo do Trabalho TRT da 2ª Região Técnico Administrativo Teoria e Questões FCC PROFESSORA: Déborah Paiva Olá Pessoal! Sejam todos bem vindos! Na aula de hoje, irei dividir o conteúdo

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Dicas para a Prova Direito Processual do Trabalho Prof. Rogério Renzetti Direito Processual do Trabalho DICAS FINAIS PROCESSO DO TRABALHO TRT 7ª REGIÃO DICA 1 Princípio

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO PRÁTICA TRABALHISTA ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO PRÁTICA TRABALHISTA ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PRÁTICA TRABALHISTA ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO 1. Surgimento da Justiça do Trabalho origens históricas - Surge em face do Direito do Trabalho e dos conflitos trabalhistas

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO : norma reguladora dos conflitos em matéria de legislação trabalhista, capacidade para contratar, forma e fundo do contrato e acidentes do trabalho. Parte II Professora Raquel

Leia mais

5.6 Ações Trabalhistas Advindas da Relação de Emprego

5.6 Ações Trabalhistas Advindas da Relação de Emprego Dano moral individual o Competência Súmula nº 392 do TST - DANO MORAL. COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO (conversão da Orientação Jurisprudencial nº 327 da SBDI-1) - Res. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005

Leia mais

PROCESSO DO TRABALHO

PROCESSO DO TRABALHO PROCESSO DO TRABALHO TEMA: PRINCÍPIOS APLICADOS AO PROCESSO DO TRABALHO PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO PROCESSUAL O QUE É? EXEMPLOS: Art. 844 - O não-comparecimento do reclamante à audiência importa o arquivamento

Leia mais

COMPETÊNCIA. Art. 114, 1º - Frustrada a negociação coletiva, as partes poderão eleger árbitros.

COMPETÊNCIA. Art. 114, 1º - Frustrada a negociação coletiva, as partes poderão eleger árbitros. Mini curriculum AdvogadomilitanteespecializadoemDireito Civil e Processo Civil, Professor Universitário, de PósGraduação e de CursosPreparatórios para o Exame de Ordem dos Advogados do Brasil. Contatos:

Leia mais

COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO

COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO 2017 CAPÍTULO 12 COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO 12.1 COMPETÊNCIA A competência será designada da seguinte forma: em razão da matéria, das pessoas, da função ou do território. 12.2 COMPETÊNCIA MATERIAL

Leia mais

DA JUSTIÇA DO TRABALHO: COMPETÊNCIA

DA JUSTIÇA DO TRABALHO: COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO : AULA 02 - Introdução JURISDIÇÃO E Competência é a distribuição interna da atividade jurisdicional. Sabe-se que o Estado é o detentor do monopólio da justiça, somente a ele cabe dizer o

Leia mais

BOLETIM SINDICAL 04 DE TEMA: Acordo coletivo de trabalho. ENVIADO EM 26 de maio de 2009

BOLETIM SINDICAL 04 DE TEMA: Acordo coletivo de trabalho. ENVIADO EM 26 de maio de 2009 BOLETIM SINDICAL 04 DE 2009 TEMA: Acordo coletivo de trabalho ENVIADO EM 26 de maio de 2009 1. Dando continuidade ao boletim sindical nº 003/2009 no qual abordamos a convenção coletiva de trabalho, vamos

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Organização da Justiça do Trabalho e as formas de Solução dos Conflitos / Competência / Atos e Nulidades Processuais Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências

Leia mais

A COBRANÇA DE HONORÁRIOS PROFISSIONAIS PERANTE A JUSTIÇA DO TRABALHO

A COBRANÇA DE HONORÁRIOS PROFISSIONAIS PERANTE A JUSTIÇA DO TRABALHO A COBRANÇA DE HONORÁRIOS PROFISSIONAIS PERANTE A JUSTIÇA DO TRABALHO Eneida Cornel * A Emenda Constitucional nº 45/2004 trouxe mudanças profundas de competência dos órgãos do Poder Judiciário, especificamente

Leia mais

LEMBRETES de Direito Processual do Trabalho

LEMBRETES de Direito Processual do Trabalho Prof. Bruno Klippel Advogado, Mestre em Direito pela FDV/ES, Doutorando em Direito do Trabalho pela PUC/SP, autor de diversas obras e artigos jurídicos, destacando-se Direito Sumular TST Esquematizado,

Leia mais

DOS LIMITES DA JURISDIÇÃO NACIONAL E DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL CAPÍTULO I DOS LIMITES DA JURISDIÇÃO NACIONAL

DOS LIMITES DA JURISDIÇÃO NACIONAL E DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL CAPÍTULO I DOS LIMITES DA JURISDIÇÃO NACIONAL Em virtude do novo Código de Processo Civil (Lei 13.105, de 16.3.15, que entrará em vigor em 17.3.16, passará a vigorar as novas disposições sobre a Competência Internacional, conforme os artigos abaixo

Leia mais

PRÁTICA TRABALHISTA 29/08/2018. Curso de Estágio Profissional Unip

PRÁTICA TRABALHISTA 29/08/2018. Curso de Estágio Profissional Unip PRÁTICA TRABALHISTA Curso de Estágio Profissional Unip - A trabalhou na empresa B (metalúrgica) em São Paulo Capital no período de 12/01/2016 a 25/04/2017, quando foi demitido sem justa causa. Desenvolvia

Leia mais

Profa. Dra. Maria Hemília Fonseca A MODERNA EXECUÇÃO: PENHORA ON LINE

Profa. Dra. Maria Hemília Fonseca A MODERNA EXECUÇÃO: PENHORA ON LINE Profa. Dra. Maria Hemília Fonseca A MODERNA EXECUÇÃO: PENHORA ON LINE DANO MORAL COLETIVO NO DIREITO DO TRABALHO Conceito e Consequências Revisão de alguns conceitos ROTEIRO Dano moral coletivo no DT Conceito

Leia mais

SUMÁRIO 1. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA

SUMÁRIO 1. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA SUMÁRIO 1. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA 1.1. Organização da Justiça do Trabalho 1.1.1. Introdução 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho 1.1.3. Tribunais Regionais do Trabalho 1.1.4. Juízes

Leia mais

SUMÁRIO. Apresentação da Coleção...15

SUMÁRIO. Apresentação da Coleção...15 SUMÁRIO Apresentação da Coleção...15 CAPÍTULO I - Breve reconstrução histórica da Justiça do Trabalho no Brasil 1. Surgimento...18 2. Previsão constitucional da Justiça do Trabalho...21 3. Perspectivas...29

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação 1. Conceito de competência Capacidade é a maneira de se distribuir dentre os vários órgãos jurisdicionais, as atribuições relativas ao desempenho

Leia mais

RENATA TIVERON a 2008

RENATA TIVERON a 2008 RENATA TIVERON DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 63 QUESTÕES POR TÓPICOS TRTs FCC 2014 a 2008 ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA Apostila de questões, elaborada por tópicos, segundo o conteúdo programático

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO

ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO 1.VARAs DO TRABALHO ÓRGÃO DE 1ª INSTÂNCIA. A Vara do Trabalho é a primeira instância das ações de competência da Justiça do Trabalho, sendo competente para julgar conflitos

Leia mais

1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO

1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO no OAB alv 2ª Fase Direito do Trabalho 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO Com a Reforma Trabalhista, o Judiciário irá determinar, por meio de Súmulas e Orientações Jurisprundenciais, acerca do Novo Processo

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO. Lesões Acidentárias - III. Professor: Dr. Rogério Martir

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO. Lesões Acidentárias - III. Professor: Dr. Rogério Martir LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO Lesões Acidentárias - III Professor: Dr. Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino, Advogado

Leia mais

RENATA TIVERON NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. 1ª Edição MAI 2013

RENATA TIVERON NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. 1ª Edição MAI 2013 RENATA TIVERON NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 121 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS GABARITADAS Seleção das Questões: Prof.ª Renata Tiveron Organização e Diagramação: Mariane dos Reis 1ª Edição

Leia mais

Aula Demonstrativa. Regular

Aula Demonstrativa. Regular Aula Demonstrativa Olá Pessoal, É com grande satisfação que apresento para vocês um curso de Direito Processual do Trabalho. Processo do Trabalho Questões Objetivas e Discursivas Regular Para aqueles que

Leia mais

ARRESTO DE EMBARCAÇÕES

ARRESTO DE EMBARCAÇÕES ARRESTO DE EMBARCAÇÕES VII CONGRESSO NACIONAL DE DIREITO MARÍTIMO, PORTUÁRIO E ADUANEIRO IV SIMPÓSIO DE DIREITO MARÍTIMO E PORTUÁRIO Alessander Lopes Pinto alessander@lplaw.com.br O ARRESTO DE EMBARCAÇÕES

Leia mais

A ATRIBUIÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO PARA ATUAR NOS PROCESSOS COM LIDES ENVOLVENDO SINDICATOS E SERVIDORES PÚBLICOS

A ATRIBUIÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO PARA ATUAR NOS PROCESSOS COM LIDES ENVOLVENDO SINDICATOS E SERVIDORES PÚBLICOS A ATRIBUIÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO PARA ATUAR NOS PROCESSOS COM LIDES ENVOLVENDO SINDICATOS E SERVIDORES PÚBLICOS Maria Clara Lucena Dutra de Almeida Procuradora Federal Especialista em Direito Constitucional

Leia mais

DIREITO COLETIVO. *Princípio do direito coletivo Princípio da liberdade sindical art. 8º, CF

DIREITO COLETIVO. *Princípio do direito coletivo Princípio da liberdade sindical art. 8º, CF *Organização sindical: DIREITO COLETIVO Sindicato art. 511, CLT, art. 8º, III e VI, CF pactuar acordos e convenções coletivos, atuar como substituto processual e representante. Federação art. 534, CLT

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO 2ª Vara do Trabalho de Sorocaba

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO 2ª Vara do Trabalho de Sorocaba PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO 2ª Vara do Trabalho de Sorocaba PODER JUDICIÁRIO FEDERAL Justiça do Trabalho - 15ª Região 2ª Vara do Trabalho de Sorocaba

Leia mais

RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO

RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO INTRODUÇÃO REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NOVOS MEIOS DE PRODUÇÃO ACIDENTES DO TRABALHO DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO AÇÕES TRABALHISTAS RESPONDABILIDADE

Leia mais

31/05/2017 STEVÃO GANDH DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO PRINCÍPIOS

31/05/2017 STEVÃO GANDH DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO PRINCÍPIOS STEVÃO GANDH DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO PRINCÍPIOS 1 1. (Analista Judiciário-Oficial de Justiça Avaliador/TRT 24ª/FCC/2017) No estudo da Teoria Geral do Direito do Trabalho é correto afirmar que na

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br JUIZADO ESPECIAL FEDERAL (Lei nº 10.259/2001) - Previsão constitucional (art. 98,

Leia mais

Da Função Jurisdicional

Da Função Jurisdicional Direito Processual Civil Da Função Jurisdicional Da Jurisdição e da Ação Art. 16 A jurisdição civil é exercida pelos juízes e pelos tribunais em todo o território nacional, conforme as disposições deste

Leia mais

Sumário CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA CAPÍTULO 2 MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO... 59

Sumário CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA CAPÍTULO 2 MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO... 59 CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA... 21 1.1. Organização da Justiça do Trabalho... 21 1.1.1. Introdução... 21 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho... 21 1.1.3. Tribunais Regionais

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL COMPETÊNCIA Conceito/competência internacional Prof(a). Bethania Senra - Conceito: a competência é exatamente o critério de distribuir entre os vários órgãos judiciários as atribuições

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL PEÇA PROFISSIONAL Trata-se de reclamação trabalhista sob o rito ordinário visto que a empresa foi fechada e seus representantes se encontram em local incerto e não sabido, à medida que o art. 825-B, II,

Leia mais

SÚMULA VINCULANTE. Sessão da tarde Professora Bruna Vieira

SÚMULA VINCULANTE. Sessão da tarde Professora Bruna Vieira SÚMULA VINCULANTE Sessão da tarde Professora Bruna Vieira Súmula Vinculante - art. 103-A da CF e Lei nº 11.417/06 Edição: só pelo o Supremo Tribunal Federal (de ofício ou por provocação). Legitimados:

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS FACULDADE DE DIREITO Direito Processual do Trabalho Profª. Ms. Tatiana Riemann DISSÍDIO COLETIVO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS FACULDADE DE DIREITO Direito Processual do Trabalho Profª. Ms. Tatiana Riemann DISSÍDIO COLETIVO DISSÍDIO COLETIVO 1. Conceito - Dissídio coletivo é o processo que vai dirimir os conflitos coletivos do trabalho, por meio do pronunciamento do Poder Judiciário, criando ou modificando condições de trabalho

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Ação de Cumprimento. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Ação de Cumprimento. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Ação de Cumprimento Prof ª. Eliane Conde Ação de cumprimento É o meio processual adequado para a defesa dos interesses ou direitos

Leia mais

Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos

Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos Palestrante: Estabilidade gestante Estabilidade Acidentária Jornada 12 x 36 Períodos de Intervalo Insalubridade Prof. Cristiano Magalhães 1

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução Trabalhista Execução Provisória e Definitiva Prof ª. Eliane Conde Execução Provisória cabível quando a decisão está pendente de recurso, pode ser utilizada quando

Leia mais

NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO. - Direito Individual do Trabalho - (aula 08/11)

NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO. - Direito Individual do Trabalho - (aula 08/11) NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO - Direito Individual do Trabalho - (aula 08/11) CUSTÓDIO NOGUEIRA Advogado militante especializado em Direito Civil e Processo Civil; Sócio da Tardem e Nogueira Assessoria

Leia mais

São Paulo, 03 de abril de Ao Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui. Prezados Senhores,

São Paulo, 03 de abril de Ao Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui. Prezados Senhores, São Paulo, 03 de abril de 2013. Ao Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui Prezados Senhores, Em resposta à consulta de V.Sas., no tocante à constitucionalidade do art. 2º, da Lei nº

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR375 Direito Processual do Trabalho

Programa Analítico de Disciplina DIR375 Direito Processual do Trabalho 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 3 1 4

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Elementos de Conexão Parte 2 Professora Raquel Perrota - No que pertine ao foro, para que se defina o local da ação, têm-se a busca por essa solução como algo pouco simples.

Leia mais