SISTEMA ELETRÔNICO DE EDITORAÇÃO DE REVISTAS: SEER

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SISTEMA ELETRÔNICO DE EDITORAÇÃO DE REVISTAS: SEER"

Transcrição

1 SISTEMA ELETRÔNICO DE EDITORAÇÃO DE REVISTAS: SEER O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/OJS) foi customizado pelo IBICT, e o objetivo principal do projeto foi organizar a informação científica por meio do gerenciamento das atividades editoriais e consequentemente divulgação em meio eletrônico (MORENO, 2006). O software gerencia todo o processo editorial das publicações periódicas, utiliza o protocolo de dados OAI e tem como principal indexador o Public Knowledge Project (PKP), também desenvolvido pela Universidade British Columbia. O SEER automatiza praticamente todo o processo editorial de um periódico cientifico, sendo uma alternativa ao processo tradicional de publicação de periódicos, buscando facilitar e agilizar a troca de informações entre autores, revisores, editores e o processo de revisão dos pares. Deste modo, o SEER compreende e abrange o processo editorial, o gerenciamento da revista, o gerenciamento do pessoal, além de opções de busca (simples e avançada com operadores booleanos, diversos campos e limites), recuperação do resumo e do texto completo em PDF, HTML ou TXT, além de informar os leitores sobre as atualizações e novas edições da revista. A página de apresentação do SEER (IBICT, 2006) descreve os seguintes processos do sistema: No Processo Editorial: - Submissões: Designar editores, avaliadores e aceitar ou rejeitar submissões; edição de texto, ler prova e organizar o layout de submissões; visualizar arquivo de submissões. - Publicações: Agendar submissões editadas para publicação; organizar o Sumário para edições futuras; publicar edição; visualizar e editar edições passadas. No Gerenciamento da Revista: - Configurações: Instalar, configurar, atualizar e modificar opções da revista. - Seções: Criar e manter as seções da revista. - s: Editar os s padrão utilizados na gerencia do sistema. - Estatísticas: Visualizar as estatísticas de avaliação e publicação da revista.

2 No gerenciamento do pessoal: - Editores: Identificar editores, suas informações para contato e designá-los a Seções. - Comitê Editorial: Identificar editores/avaliadores e suas informações para contato. - Avaliadores: identificar pares avaliadores e suas informações para contato. - Editores de textos: Identificar Editores de Texto e suas informações para contato. - Leitores de provas: Identificar Leitores de Prova e suas informações para contato. - Autores: Visualizar e contatar autores cadastrados na revista. - Leitores: Visualizar e contatar leitores cadastrados para aviso por . - Usuários: Visualizar e contatar usuários cadastrados para aviso por Todas as possibilidades do SEER são exploradas pelos seus quatro atores principais: editor, autor, avaliador e leitor. A seguir apresentaremos o fluxo de serviço adotado no processo editorial do SEER, para as publicações iniciais da FCLAR.

3 Fonte: Fluxograma do site do Sistema SEER (IBICT, 2007). Para cada periódico é designado um Editor Gerente da Revista. Este Editor será o responsável pela administração da revista e pelo contato com os autores e avaliadores, podendo ser auxiliado por mais editores (editores de seção por exemplo), dependendo das especificidades de cada periódico. O Editor Gerente, através de sua senha de acesso ao sistema, controla as submissões, publicações, configurações da revista, defini seções, visualiza estatísticas, s e verifica todos os usuários cadastrados. A configuração da revista se dá em cinco passos principais: 1. Detalhes: Nome da revista, ISSN, contatos, editora e patrocinadores e sistemas de busca;

4 2. Políticas: Foco, avaliação por pares, seções, privacidade, acesso, segurança e itens adicionais na seção sobre a revista; 3. Submissões: Foco, avaliação por pares, seções, privacidade, acesso, segurança e itens adicionais na seção sobre a revista; 4. Administração: Agendamento, controle de acesso, utilização de editores de texto, editores de layout e leitores de prova; 5. Visual: Cabeçalho da Página Inicial, conteúdo, cabeçalho da revista, rodapé, barra de navegação e folha de estilo. Após todo o processo de configuração, as próximas ações serão desencadeadas pelo Autor, que se cadastra no sistema e submete artigos apara avaliação do periódico. O roteiro básico a ser realizado pelos autores consiste em realizar o cadastro, preencher corretamente o perfil e escolher a opção AUTOR. Após isto, devem ser realizados cinco passos básicos: iniciar o processo de submissão, confirmando se está de acordo com as condições estabelecidas pela revista (inclusive declaração de direito autoral); indicar a seção na qual acredita que o artigo se enquadra; indicar os metadados para indexação do artigo (preenchendo todos os campos apresentados, principalmente o resumo); realizar a transferência do manuscrito para o sistema, assim como de documentos suplementares e por fim, confirmar a submissão. Após os cinco passos, o autor deve aguardar o do editor e neste ínterim pode acompanhar todo o fluxo de seu trabalho, da submissão, aceite, avaliação, re-edição do original até a publicação. Os artigos após a submissão vão para uma fila e desta são designados aos avaliadores definidos pelo conselho ou editores da revista. A política de seleção dos artigos é definida pelos membros do conselho editorial e os editores da revista, que, posteriormente, disponibilizam no site da mesma as normas editoriais adotadas. Para a avaliação dos pares, também é definido um roteiro básico a ser seguido pelos avaliadores. O processo de avaliação é iniciado pelo editor, que envia um aos avaliadores cadastrados na revista, verificando a disponibilidade dos mesmos para a avaliação do artigo mencionado (são enviados os metadados preenchidos pelo autor ao avaliador, excetuando neste processo os metadados de identificação).

5 O avaliador, aceitando o prazo do parecer, clica na URL da submissão e indica se está disponível ou não para executar o trabalho e envia um ao editor. O passo seguinte é baixar o documento original. Após a leitura, o autor anexa a avaliação, grava o documento, alterado, ou escolhe uma recomendação ao editor, confirma todo o processo e conclui o trabalho. É possível e indicado ao avaliador que ao se cadastrar preencha suas áreas temáticas, que posteriormente são cruzados com os metadados enviados pelos autores, para facilitar e otimizar a indicação do avaliador mais capacitado ao tema do trabalho. Após todo processo de avaliação segue-se para a etapa de edição do texto e entram em cena o trabalho dos normalizadores e revisores. Com a realização das devidas correções, segue-se com o desenvolvimento do layout dos artigos e do fascículo da revista, a leitura de provas e por fim se dá a publicação do fascículo atual. Com a publicação do fascículo, inicia-se o processo de divulgação do volume, assim como os leitores cadastrados na revista recebem um indicando a publicação do novo exemplar. Todo o processo é acompanhado pela equipe de trabalho definida para cada periódico, com a supervisão do editor gerente, para garantir a qualidade da publicação e a agilidade do processo. O compromisso sério da unidade com o SEER envolverá um constante acompanhamento das revistas e a indicação de que as mesmas devem observar alguns aspectos fundamentais indicados pelo Scielo, principal referência em administração e qualidade de periódicos no Brasil. Todas as revistas observando os prazos e instruções estabelecidos pelo IBICT 1 receberão um número de ISSN. Adiantamos aqui alguns aspectos que deverão ser observados nos periódicos constantes no sistema: (1) de formato, quanto à adequação às normas; (2) de endogenia, em relação à concentração institucional e geográfica do conselho editorial e dos autores; e (3) de conteúdo, para assegurar a qualidade científica. A avaliação dos aspectos de formato inclui uma análise de um conjunto de características, baseadas em estudos e normas nacionais e internacionais sobre edição de 1 Vide a seção seguinte sobre ISSN.

6 periódicos científicos, devendo o mesmo cumprir o mínimo de 80% das características, principalmente as mencionadas abaixo. A avaliação de endogenia é feita a partir da afiliação declarada do conselho editorial, dos revisores e dos autores. A apuração de tendência à concentração institucional ou geográfica desses elementos é considerada como um resultado negativo para um periódico, sendo indicado um máximo de 40% de concentração. Estas indicações foram baseadas nas indicações para inclusão de periódicos na coleção SciELO Brasil (2007), que avaliam principalmente: Representatividade do conselho editorial, revisores e autores; Caráter científico dos artigos da revista; Processo de arbitragem por pares; Importância para o desenvolvimento da área. Outros aspectos que devem ser observados: -Caráter científico Os periódicos devem publicar predominantemente artigos originais resultantes de pesquisa científica e/ou significativas para a área específica do periódico. Os periódicos podem incluir outros tipos de contribuições, como artigos de revisão, comunicações, resenhas e estudos de caso, que não serão consideradas como artigos originais. Quantidade mínima de artigos: 8. -Arbitragem por pares A revisão e a aprovação das contribuições publicadas devem ser realizadas por pares. A revista deve especificar formalmente qual o procedimento seguido para a aprovação de artigos. -Conselho editorial A composição do conselho editorial do periódico deve ser pública. Seus integrantes devem ser especialistas reconhecidos, de origem nacional e/ou internacional, devidamente identificados na publicação. - Periodicidade A periodicidade é um indicador do fluxo da produção científica, que depende da área específica coberta pelo periódico. É também um indicador relacionado com a oportunidade e velocidade da comunicação.

7 Segundo o Scielo, a periodicidade mínima e desejada, bem como o número mínimo e desejado de artigos por ano para a área de humanas é a seguinte: Área temática Periodicidade Número de artigos por ano mínima desejada mínimo desejado Humanas semestral quadrimestral Fonte: Scielo (2007). - Pontualidade O periódico deve aparecer pontualmente de acordo com a sua periodicidade. - Resumo, palavras-chave e título em inglês Os artigos devem conter título, resumo e palavras-chave no idioma do texto do artigo e no idioma inglês (ou outra língua estrangeira), quando este não é o idioma do texto. - Normalização O periódico deve especificar a(s) norma(s) seguida(s) para a apresentação e estruturação dos textos, e para a apresentação de referências bibliográficas e descritores, de modo que seja possível avaliar a obediência às normas indicadas. Como a UNESP segue as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a norma adotada será ABNT. - Afiliação de autores Os artigos devem conter informação completa sobre a afiliação dos autores, incluindo instituição de origem, cidade e país.

8 REFERÊNCIAS INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA [IBICT]. Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas. Disponível em: <http://www.ibict.br/secao.php?cat=seer>. Acesso em: 04 jan MORENO, F. SEER: Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas: apresentação geral: treinamento SEER Centro-Oeste. Disponível em: <http://www.ibict.br/anexos_secoes/seer.teorica ppt>. Acesso em: 08 dez SCIELO Brasil. Procedimentos para inclusão de periódicos na coleção SciELO Brasil. Disponível em: < Acesso em: 14 jan 2007.

Sistema Eletrônico de Editoração de RevistasSEER

Sistema Eletrônico de Editoração de RevistasSEER Sistema Eletrônico de Editoração de RevistasSEER O SEER foi traduzido e customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) baseado no software desenvolvido pelo Public

Leia mais

Scientific Electronic Library Online Sistema SciELO de Publicação Guia do usuário

Scientific Electronic Library Online Sistema SciELO de Publicação Guia do usuário Scientific Electronic Library Online Sistema SciELO de Publicação Guia do usuário São Paulo, junho de 2007 1º Versão SUMÁRIO 1 Introdução... 3 2 Autor... 5 2.1 Cadastro no sistema (http://submission.scielo.br),

Leia mais

Passo-a-Passo Curso do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas para Editor-Gerente

Passo-a-Passo Curso do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas para Editor-Gerente Passo-a-Passo Curso do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas para Editor-Gerente Versão do OJS/SEER 2.3.4 Universidade Federal de Goiás Sistema de Bibliotecas da UFG (SiBi) Gerência de Informação

Leia mais

Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO

Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO Versão Março 2008 1 Introdução Este documento tem por objetivo

Leia mais

Portal de Revistas Eletrônicas da UCB: Publicação Simplificada (SEER Versão 2.2)

Portal de Revistas Eletrônicas da UCB: Publicação Simplificada (SEER Versão 2.2) Portal de Revistas Eletrônicas da UCB: Publicação Simplificada (SEER Versão 2.2) Elaborado pela equipe do NSE: Cristiani Mendes Sonia Boeres Sumário 1. Configuração da Revista... 3 2. Submissão (Autor)...

Leia mais

Apresentação. Critérios SciELO Brasil para admissão de periódicos e procedimentos do processo de seleção

Apresentação. Critérios SciELO Brasil para admissão de periódicos e procedimentos do processo de seleção Seleção SciELO Brasil: critérios e procedimentos para a admissão e permanência de periódicos científicos na coleção Fabiana Montanari Lapido BIREME/OPAS/OMS Unidade SciELO VI Encontro Internacional de

Leia mais

Tutorial para EDITORES DE SEÇÃO. Bem-vindo ao tutorial para Editores de Seção do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER (versão 2)

Tutorial para EDITORES DE SEÇÃO. Bem-vindo ao tutorial para Editores de Seção do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER (versão 2) Tutorial para EDITORES DE SEÇÃO Bem-vindo ao tutorial para Editores de Seção do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER (versão 2) Elaborado por: Fernanda Moreno Consultora Ibict Junho/ / 2007

Leia mais

Apresentação. Bem-vindo à apresentação das diferenças entre as versões 1 e 2 do SEER. Elaborado por: Fernanda Moreno Consultora Ibict Fevereiro 2007

Apresentação. Bem-vindo à apresentação das diferenças entre as versões 1 e 2 do SEER. Elaborado por: Fernanda Moreno Consultora Ibict Fevereiro 2007 Apresentação Bem-vindo à apresentação das diferenças entre as versões 1 e 2 do SEER Elaborado por: Fernanda Moreno Consultora Ibict Fevereiro 2007 Objetivo Durante esta apresentação, editores terão a oportunidade

Leia mais

SciELO Brasil e o processo de avaliação da área de odontologia

SciELO Brasil e o processo de avaliação da área de odontologia SciELO Brasil e o processo de avaliação da área de odontologia Fabiana Montanari Lapido Projeto SciELO FAPESP, CNPq, BIREME, FapUNIFESP 27ª Reunião Anual da SBPqO Águas de Lindóia, 9 setembro 2010 Apresentação

Leia mais

Publicação em contexto académico: OJS na prática

Publicação em contexto académico: OJS na prática Publicação em contexto académico: OJS na prática sumário 1. Publicações científicas em ambiente académico: um cenário pouco homogéneo 1.1 o papel das bibliotecas de ensino superior 2. OJS Open Journal

Leia mais

Tutorial de Criação de Edições e Publicação. Bem-vindo ao tutorial para EDITORES do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER (versão 2)

Tutorial de Criação de Edições e Publicação. Bem-vindo ao tutorial para EDITORES do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER (versão 2) Tutorial de Criação de Edições e Publicação Bem-vindo ao tutorial para EDITORES do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER (versão 2) Elaborado por: Fernanda Moreno Consultora Ibict Junho/

Leia mais

PROJETO DA REVISTA CIENTÍFICA BIBLIOTECÁRIOS OLINE.

PROJETO DA REVISTA CIENTÍFICA BIBLIOTECÁRIOS OLINE. Universidade Federal De Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Curso De Biblioteconomia Disciplina: CIN5034 Editoração Cientifica Profa. Ursula Blattmann Acadêmica: Eliane de Fátima Fernandes PROJETO

Leia mais

EDITORAÇÃO ELETRÔNICA DE PERIÓDICOS DA ÁREA DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE LIVRE

EDITORAÇÃO ELETRÔNICA DE PERIÓDICOS DA ÁREA DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE LIVRE EDITORAÇÃO ELETRÔNICA DE PERIÓDICOS DA ÁREA DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE LIVRE Eliane Apolinário Vieira Priscila Marylin de Almeida Arlete Inocencia Menezes Roni

Leia mais

Tutorial AVALIAÇÃO DE ARTIGOS NO. Bem-vindo ao tutorial de avaliação de artigos no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER (versão 2)

Tutorial AVALIAÇÃO DE ARTIGOS NO. Bem-vindo ao tutorial de avaliação de artigos no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER (versão 2) Tutorial AVALIAÇÃO DE ARTIGOS NO Bem-vindo ao tutorial de avaliação de artigos no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER (versão 2) Elaborado por: Fernanda Moreno Consultora Ibict Junho/ 2007

Leia mais

Curso em Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Tutorial Editor-Gerente

Curso em Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Tutorial Editor-Gerente Curso em Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Tutorial Editor-Gerente AGOSTO 2015 Editor-Gerente Submissão rápida Este tutorial destina-se a revistas que já existiam antes de sua inclusão

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Sobre O SOAC. 2. Histórico. 3. Contato. 4. Página Inicial Sistema Eletrônico de Administração de Conferências

SUMÁRIO. 1. Sobre O SOAC. 2. Histórico. 3. Contato. 4. Página Inicial Sistema Eletrônico de Administração de Conferências SUMÁRIO 1. Sobre O SOAC 2. Histórico 3. Contato 4. Página Inicial Sistema Eletrônico de Administração de Conferências 4.1 Página Capa Localizada no Menu Horizontal Principal 4.2 Página Sobre Localizada

Leia mais

Tutorial para EDITORES. Bem-vindo ao tutorial para Editores do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER (versão 2)

Tutorial para EDITORES. Bem-vindo ao tutorial para Editores do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER (versão 2) Tutorial para EDITORES Bem-vindo ao tutorial para Editores do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER (versão 2) Elaborado por: Fernanda Moreno Consultora Ibict Junho/ 2007 O tutorial Este

Leia mais

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. ibict. Autores

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. ibict. Autores Autores Autores normalmente podem se cadastrar e submeter seus trabalhos através do sistema. O Autor envia o documento original, alimenta os metadados (ou a indexação associada ao documento) de seu trabalho,

Leia mais

Gestão do Portal de Periódicos da UFSC http://www.periodicos.ufsc.br

Gestão do Portal de Periódicos da UFSC http://www.periodicos.ufsc.br Gestão do Portal de Periódicos da UFSC http://www.periodicos.ufsc.br http://www.periodicos.ufsc.br/ Narcisa de Fátima Amboni Diretora da Biblioteca Universidade Federal de Santa Catarina Esta obra está

Leia mais

Implementação da Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas SEER.

Implementação da Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas SEER. Implementação da Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas SEER. Rodrigo F. Meirelles 1 e-mail: rodrigomei@hotmail.com Relata a experiência de implementação

Leia mais

1. REQUISITOS DO SOLICITANTE

1. REQUISITOS DO SOLICITANTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL Nº 023/PRPGP/UFSM, DE 29 DE ABRIL DE 2015 Programa Especial de Incentivo às Revistas Científicas

Leia mais

Tutorial SUBMISSÃO DE ARTIGOS NO. Bem-vindo aos 5 passos de submissão de artigos no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (versão 2)

Tutorial SUBMISSÃO DE ARTIGOS NO. Bem-vindo aos 5 passos de submissão de artigos no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (versão 2) Tutorial SUBMISSÃO DE ARTIGOS NO Bem-vindo aos 5 passos de submissão de artigos no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (versão 2) Elaborado por: Fernanda Moreno Consultora Ibict Maio/2007 O tutorial

Leia mais

Linhas prioritárias de ação e inovação dos periódicos brasileiros: uma proposta do Programa SciELO

Linhas prioritárias de ação e inovação dos periódicos brasileiros: uma proposta do Programa SciELO Linhas prioritárias de ação e inovação dos periódicos brasileiros: uma proposta do Programa SciELO Fabiana Montanari Lapido Projecto SciELO FAPESP, CNPq, BIREME, FapUNIFESP XXII Curso de Editoração Científica

Leia mais

SEER SEER / OJS. Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas

SEER SEER / OJS. Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas SEER SEER / OJS Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas Estrutura da Apresentação 1 - Definições 2 - Facilidades ofertadas; 3 - O SEER/OJS no Brasil; 4 - Ibict e o SEER/OSJ SEER/OJS É um software

Leia mais

GUIA PARA O CADASTRAMENTO DOS EDITORES CIENTÍFICOS E DAS POLÍTICAS EDITORIAIS

GUIA PARA O CADASTRAMENTO DOS EDITORES CIENTÍFICOS E DAS POLÍTICAS EDITORIAIS GUIA PARA O CADASTRAMENTO DOS EDITORES CIENTÍFICOS E DAS POLÍTICAS EDITORIAIS diadorim.ibict.br Brasília 2011 Financiadora: 1. Acesse o endereço: diadorim.ibict.br. Caso ainda não tenha se cadastrado no

Leia mais

Processo de submissão - Informação para autores

Processo de submissão - Informação para autores Processo de submissão - Informação para autores O sistema de submissão on-line da Colóquios Garcia de Orta oferece aos autores a possibilidade de enviarem as suas submissões directamente para a revista.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CHAMADA INTERNA PROGRAMA DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS -1ª. ETAPA A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROPEP/UFAL e a Editora da Universidade Federal de Alagoas EDUFAL tornam público e convocam os

Leia mais

Sistema SciELO de Publicação Eletrônica - OJS. Solange Santos BIREME/OPAS/OMS Unidade SciELO

Sistema SciELO de Publicação Eletrônica - OJS. Solange Santos BIREME/OPAS/OMS Unidade SciELO Sistema SciELO de Publicação Eletrônica - OJS Solange Santos BIREME/OPAS/OMS Unidade SciELO Sistema SciELO de Publicação Eletrônica Nova metodologia de publicação na SciELO baseado no sistema Open Journal

Leia mais

PROCESSO EDITORIAL SISTEMA ELETRÔNICO DE EDITORAÇÃO DE REVISTA (SEER)

PROCESSO EDITORIAL SISTEMA ELETRÔNICO DE EDITORAÇÃO DE REVISTA (SEER) SISTEMA ELETRÔNICO DE EDITORAÇÃO DE REVISTA (SEER) PROCESSO EDITORIAL Andréa Figueiredo Leão Grants Alexandre Pedro de Oliveira Tatyane Barbosa Philippi 2011 Andréa Figueiredo Leão Grants Alexandre Pedro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA SERVIÇO DE PERIÓDICOS DIRETRIZES DO PORTAL DE PERIÓDICOS DA UFSC

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA SERVIÇO DE PERIÓDICOS DIRETRIZES DO PORTAL DE PERIÓDICOS DA UFSC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA SERVIÇO DE PERIÓDICOS DIRETRIZES DO PORTAL DE PERIÓDICOS DA UFSC Florianópolis, Março, 2012 Revisado em julho, 2012 2 1 INTRODUÇÃO O Portal

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO INCUBADORA DE PERIÓDICOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO INCUBADORA DE PERIÓDICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO INCUBADORA DE PERIÓDICOS Processo editorial SEER : versão 2.3.8.0 Florianópolis, 2013 Daniela

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SISTEMA DE BIBLIOTECAS BIBLIOTECA DIGITAL DE PERIÓDICOS DA UFPR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SISTEMA DE BIBLIOTECAS BIBLIOTECA DIGITAL DE PERIÓDICOS DA UFPR UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SISTEMA DE BIBLIOTECAS BIBLIOTECA DIGITAL DE PERIÓDICOS DA UFPR DIRETRIZES DA BIBLIOTECA DIGITAL DE PERIÓDICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) Curitiba 2013 Conselho

Leia mais

Curso em Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) - Tutorial Editores/Editores de Seção

Curso em Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) - Tutorial Editores/Editores de Seção Curso em Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) - Tutorial Editores/Editores de Seção AGOSTO 2015 Curso em Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Agosto 2015 Editor / Editor de

Leia mais

Curso em Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Tutorial Editor-Gerente

Curso em Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Tutorial Editor-Gerente Curso em Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Tutorial Editor-Gerente AGOSTO 2015 Editor-Gerente Configurando a revista Este tutorial apresenta 5 grandes grupos de configuração: Detalhes:

Leia mais

TUTORIAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

TUTORIAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS TUTORIAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS Prezados autores, Este tutorial foi elaborado para auxilia-lo no processo de submissão de trabalhos ao XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso

Leia mais

JORNAL OF AEROSPACE TECHNOLOGY AND MANAGEMENT

JORNAL OF AEROSPACE TECHNOLOGY AND MANAGEMENT JORNAL OF AEROSPACE TECHNOLOGY AND MANAGEMENT Conquistas, Objetivos e Desafios ISSN 1984-9648 ISSN 2175-9146 (online) Dr. Francisco Cristovão L. Melo 29/10/12 Sumário O que é o JATM? Quem publica no JATM

Leia mais

Como submeter um artigo na Scientia Plena. Elaborado em outubro de 2012

Como submeter um artigo na Scientia Plena. Elaborado em outubro de 2012 Como submeter um artigo na Scientia Plena Elaborado em outubro de 2012 1 Página com as orientações http://www.scientiaplena.org.br/ojs/index.php/sp/about/submissions#onlinesubmissions Leia com atenção

Leia mais

AQUISIÇÃO / INVENTÁRIO. Integração dos módulos de aquisição (sugestões/indicações de compra) com o módulo de tratamento da informação

AQUISIÇÃO / INVENTÁRIO. Integração dos módulos de aquisição (sugestões/indicações de compra) com o módulo de tratamento da informação AQUISIÇÃO / INVENTÁRIO / NÃO 1 Integração dos módulos de aquisição (sugestões/indicações de compra) com o módulo de tratamento da informação Registro de sugestões de compra de materiais bibliográficos

Leia mais

Passo-a-Passo Curso do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas para Editor-Gerente

Passo-a-Passo Curso do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas para Editor-Gerente Passo-a-Passo Curso do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas para Editor-Gerente Versão do OJS/SEER 2.3.4 Universidade Federal de Goiás Sistema de Bibliotecas da UFG (SiBi) Gerência de Informação

Leia mais

PROJETO FEDERAÇÃO LUSÓFONA DE BIBLIOTECAS DIGITAIS EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

PROJETO FEDERAÇÃO LUSÓFONA DE BIBLIOTECAS DIGITAIS EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO PROJETO FEDERAÇÃO LUSÓFONA DE BIBLIOTECAS DIGITAIS EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO Ferreira, S. M. S.P. 1 Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações de Artes Weitzel, S. R. 2 Universidade Federal do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA LETÍCIA DUARTE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA LETÍCIA DUARTE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA LETÍCIA DUARTE Projeto de Revista Científica em meio eletrônico: Revista Arquitetura da Informação Florianópolis 2013 LETÍCIA

Leia mais

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento SEBRAE-GO 1 Sumário Introdução... 3 1) Acesso ao Sistema... 4 1.1. LOGIN... 4 1.2. ALTERAR SENHA... 7 1.3. RECUPERAR SENHA...

Leia mais

OJS em uma hora. Uma Introdução ao Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas SEER/OJS Versão 2.1.

OJS em uma hora. Uma Introdução ao Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas SEER/OJS Versão 2.1. OJS em uma hora Uma Introdução ao Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas SEER/OJS Versão 2.1. 1.1 Última Atualização: 24 de novembro de 2006 Tradução: Ramón Martins Sodoma da Fonseca 09 de agosto

Leia mais

Editores de Texto. Como Começar. ibict

Editores de Texto. Como Começar. ibict Editores de Texto O Editor de Texto trabalha a submissão para melhorar a gramática e legibilidade do documento, em conjunto com o autor, para assegurar que o conteúdo está correto, dentro das normas bibliográficas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA. Viviani Zilli. Revista brasileira de Direito Penal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA. Viviani Zilli. Revista brasileira de Direito Penal 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA Viviani Zilli Revista brasileira de Direito Penal FLORIANÓPOLIS 2013 1 Viviani Zilli Revista Brasileira de Direito Penal Trabalho

Leia mais

Tutorial para submissão de arquivos para

Tutorial para submissão de arquivos para 1 Tutorial para submissão de arquivos para 12º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo IV Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (IV JPJor) 1º passo: ACESSO SBPJor 2014: http://soac.bce.unb.br/index.php/enpjor/xiienpjor

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

Voltado para novos usuários, este capítulo fornece uma instrução para edição de Leiaute do SILAS e suas funções.

Voltado para novos usuários, este capítulo fornece uma instrução para edição de Leiaute do SILAS e suas funções. 13. Editor de leiautes Voltado para novos usuários, este capítulo fornece uma instrução para edição de Leiaute do SILAS e suas funções. Neste capítulo uma breve explicação será apresentada sobre a organização

Leia mais

Passo-a-Passo Curso do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas para Autor

Passo-a-Passo Curso do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas para Autor Passo-a-Passo Curso do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas para Autor Versão do OJS/SEER 2.3.4 Universidade Federal de Goiás Sistema de Bibliotecas da UFG (SiBi) Gerência de Informação Digital

Leia mais

Cartilha para Adequação de Publicações SEER/OJS LATINDEX. Milton Shintaku Ronnie Fagundes de Brito Andréa Fleury Juliana Bueno Magda Coelho.

Cartilha para Adequação de Publicações SEER/OJS LATINDEX. Milton Shintaku Ronnie Fagundes de Brito Andréa Fleury Juliana Bueno Magda Coelho. Cartilha para Adequação de Publicações ao SEER/OJS LATINDEX Milton Shintaku Ronnie Fagundes de Brito Andréa Fleury Juliana Bueno Magda Coelho Brasília INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Leia mais

Treinamento. Módulo. Escritório Virtual. Sistema Office. Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual do sistema Office

Treinamento. Módulo. Escritório Virtual. Sistema Office. Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual do sistema Office Treinamento Módulo Escritório Virtual Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual do sistema Office 1. Atualização do sistema Para que este novo módulo seja ativado,

Leia mais

Revista eletrônica DelRey On Line da Faculdade Del Rey

Revista eletrônica DelRey On Line da Faculdade Del Rey Revista eletrônica DelRey On Line da Faculdade Del Rey OBJETIVOS A Revista Eletrônica DelRey On Line - ISSN xxx, direciona-se à divulgação, publicação e informação dos trabalhos feitos pelos discentes,

Leia mais

PMAT. Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações. Manual. Desenvolvido pelo BNDES AS/DEGEP

PMAT. Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações. Manual. Desenvolvido pelo BNDES AS/DEGEP PMAT Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações Manual 1 Índice 1. O que é o Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações PMAT... 3 2. Acessando o sistema pela primeira vez Download... 3 3. Fluxogramas

Leia mais

Anote aqui as informações necessárias:

Anote aqui as informações necessárias: banco de mídias Anote aqui as informações necessárias: URL E-mail Senha Sumário Instruções de uso Cadastro Login Página principal Abrir arquivos Área de trabalho Refine sua pesquisa Menu superior Fazer

Leia mais

1. Escritório Virtual... 5. 1.1. Atualização do sistema...5. 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5

1. Escritório Virtual... 5. 1.1. Atualização do sistema...5. 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5 1 2 Índice 1. Escritório Virtual... 5 1.1. Atualização do sistema...5 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5 1.3. Cadastro do Escritório...5 1.4. Logo Marca do Escritório...6...6 1.5. Cadastro

Leia mais

TUTORIAL PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

TUTORIAL PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS TUTORIAL PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS O TUTORIAL Este tutorial foi desenvolvido para capacitar pesquisadores autores que desejam submeter contribuições às revistas que utilizam o SEER Sistema de Editoração

Leia mais

Criação e compilação: Editores dos Periódicos da UEG

Criação e compilação: Editores dos Periódicos da UEG Criação e compilação: Editores dos Periódicos da UEG Apresentação O Portal de Periódicos da Universidade Estadual de Goiás é um projeto da Pró-reitora de Pesquisa em conjunto com os editores de periódicos

Leia mais

REVISTA BRASILEIRA DE FARMÁCIA HOSPITALAR E SERVIÇOS DE SAÚDE

REVISTA BRASILEIRA DE FARMÁCIA HOSPITALAR E SERVIÇOS DE SAÚDE REVISTA BRASILEIRA DE FARMÁCIA HOSPITALAR E SERVIÇOS DE SAÚDE Uma publicação da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH) A Revista Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços

Leia mais

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS. Revista Interdisciplinaridade

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS. Revista Interdisciplinaridade NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS Revista Interdisciplinaridade INTERDISCIPLINARIDADE é uma revista de periodicidade anual, cujo volume de cada ano será publicado em outubro e poderão ser realizadas

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE PROJETOS E PUBLICAÇÕES. Política Editorial de Periódicos da UEG

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE PROJETOS E PUBLICAÇÕES. Política Editorial de Periódicos da UEG UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE PROJETOS E PUBLICAÇÕES Política Editorial de Periódicos da UEG Regulamento para criação, inserção, exclusão, permanência

Leia mais

Inscrição para bolsa Doutorado Pleno do Programa Ciência sem Fronteiras 2014 Fluxo EUA - LASPAU

Inscrição para bolsa Doutorado Pleno do Programa Ciência sem Fronteiras 2014 Fluxo EUA - LASPAU Inscrição para bolsa Doutorado Pleno do Programa Ciência sem Fronteiras 2014 Fluxo EUA - LASPAU Conhecendo as Normas e Requisitos Antes de iniciar o processo de inscrição, conheça as normas requisitos

Leia mais

TUTORIAL DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA A REVISTA BRASILEIRA DE SEGURANÇA PÚBLICA

TUTORIAL DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA A REVISTA BRASILEIRA DE SEGURANÇA PÚBLICA TUTORIAL DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA A REVISTA BRASILEIRA DE SEGURANÇA PÚBLICA A Revista Brasileira de Segurança Pública utiliza o software Open Journal Systems, desenvolvido pelo Public Knowledge Project,

Leia mais

Comitê de Ética em Pesquisa CEP - UNIPAMPA. Cadastro de Projetos de Pesquisa

Comitê de Ética em Pesquisa CEP - UNIPAMPA. Cadastro de Projetos de Pesquisa Comitê de Ética em Pesquisa CEP - UNIPAMPA Cadastro de Projetos de Pesquisa Documentos para abertura de Protocolo de Pesquisa: CEP-UNIPAMPA PLATAFORMA BRASIL - CADASTRO DE PESQUISADORES Doc. 1º 2º 3º Descrição

Leia mais

Sistema SciELO de Publicação SES/SP - Oficina de Editores Científicos

Sistema SciELO de Publicação SES/SP - Oficina de Editores Científicos Sistema SciELO de Publicação SES/SP - Oficina de Editores Científicos Adriana Luccisano BIREME/OPAS/OMS Unidade SciELO Sistema SciELO de Publicação O Sistema SciELO de Publicação é um componente da metodologia

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS PARA A REVISTA PRÁXIS: SABERES DA EXTENSÃO EDITAL 23/2012

EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS PARA A REVISTA PRÁXIS: SABERES DA EXTENSÃO EDITAL 23/2012 PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS PARA A REVISTA PRÁXIS: SABERES DA EXTENSÃO EDITAL 23/2012 A Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Leia mais

Manual do Usuário Cidadão SIC Serviço de informação ao cidadão

Manual do Usuário Cidadão SIC Serviço de informação ao cidadão Manual do Usuário Cidadão SIC Serviço de informação ao cidadão NOVOSIS 3ª Versão Conteúdo Introdução... 3 Principais recursos:... 4 Para o cidadão:... 4 Para os órgãos públicos:... 4 Como Utilizar o SIC...

Leia mais

SIPESQ Sistema de Pesquisas da PUCRS

SIPESQ Sistema de Pesquisas da PUCRS SIPESQ Sistema de Pesquisas da PUCRS Abril de 2014 Versão 1 Página 1 de 17 Apresentação O Sistema de Pesquisas da PUCRS (SIPESQ) tem por objetivo fazer o mapeamento das estruturas e projetos de pesquisa

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

GUIA DE USUÁRIO - GU-

GUIA DE USUÁRIO - GU- 1/22 Revisão 00 de 20//12 1. OBJETIVO Orientar o usuário para a pesquisa e visualização detalhada de todas as ordens de compra emitidas, emitir confirmações de aceite, submeter solicitação de alteração,

Leia mais

REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS A Revista Ius Gentium é uma publicação anual do Curso de Direito (graduação e pós-graduação) da Faculdade Internacional de Curitiba, que visa: propiciar à comunidade

Leia mais

v1.3 Guia rápido para sala virtual Para palestrantes e convidados NEaD - Núcleo de Educação a Distância da Unesp Núcleo de Educação a Distância

v1.3 Guia rápido para sala virtual Para palestrantes e convidados NEaD - Núcleo de Educação a Distância da Unesp Núcleo de Educação a Distância NEaD - Núcleo de Educação a Distância da Unesp Guia rápido para sala virtual Para palestrantes e convidados Núcleo de Educação a Distância nead@unesp.br v1.3 Sumário Revisões... 3 I - Sala Virtual-Preparação

Leia mais

Portal de Fornecedores Não-Revenda

Portal de Fornecedores Não-Revenda Portal de Fornecedores Não-Revenda Introdução ao Portal e Requisitos Técnicos Consulte nesta orientação os processos iniciais para cadastro e acesso ao Portal de Fornecedores Não Revenda assim como os

Leia mais

Sumário. Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web

Sumário. Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Sumário Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Fazendo Login no Sistema Tela inicial do Portal WEB Criando um

Leia mais

EMPRESAS RANDON MANUAL DE ACESSO PORTAL DE FORNECEDOR QUALIDADE

EMPRESAS RANDON MANUAL DE ACESSO PORTAL DE FORNECEDOR QUALIDADE EMPRESAS RANDON MANUAL DE ACESSO PORTAL DE FORNECEDOR QUALIDADE 1 Índice 1. Solicitando acesso ao Portal de Fornecedor...3 2. Configurando o acesso ao Portal de Fornecedor...4 3. Acessando o Portal de

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa

Manual do Usuário. Sistema de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa Manual do Usuário Sistema de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa Ministério da Educação Fundação Universidade Federal de Mato Grosso Secretaria de Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas

Leia mais

TUTORIAL PARA CADASTRO E SUBMISSÃO DE ARTIGO NA PLATAFORMA BRASIL

TUTORIAL PARA CADASTRO E SUBMISSÃO DE ARTIGO NA PLATAFORMA BRASIL TUTORIAL PARA CADASTRO E SUBMISSÃO DE ARTIGO NA PLATAFORMA BRASIL Prezado (a) aluno (a) / professor (a), O objetivo deste manual é o de auxiliar no cadastro como pesquisador na Plataforma Brasil, assim

Leia mais

1 Edital para submissão de materiais para o Congresso

1 Edital para submissão de materiais para o Congresso DIGICONGRESS 2014 Congresso de Comunicação e Marketing Digital 1 Edital para submissão de materiais para o Congresso 1.1 Informações gerais - O DIGICONGRESS (Congresso de Comunicação e Marketing Digital)

Leia mais

Agora OS: Manual Interface. 2011 Milenial Multimedia

Agora OS: Manual Interface. 2011 Milenial Multimedia Todos os direitos reservados a Milenial Comunicação Visual LTDA. Nenhuma parte deste documento pode ser reproduzida em nenhuma forma sem a permissão do autor. Impresso em: abril 2011 Contents 3 Índice

Leia mais

CORREIO inotes. Para acessar o Correio inotes é necessário acessar a Internet.

CORREIO inotes. Para acessar o Correio inotes é necessário acessar a Internet. CORREIO inotes Para acessar o Correio inotes é necessário acessar a Internet. Na sua Área de Trabalho execute dois cliques rápidos no ícone do Internet Explorer. Ao ser exibida a primeira tela do Internet

Leia mais

e- SIC Manual do SIC

e- SIC Manual do SIC e- SIC Manual do SIC Sumário Introdução.. 3 O e-sic.. 4 Primeiro acesso.. 5 Perfis de usuário.. 6 Cadastro de usuário no e-sic.. 7 Alteração de dados de usuários.. 9 Atualização de dados do SIC.. 11 Registro

Leia mais

Biblioteca Digital da UNIVATES utilizando a ferramenta DSpace. Alexandre Stürmer Wolf, Ana Paula Lisboa Monteiro, Willian Valmorbida

Biblioteca Digital da UNIVATES utilizando a ferramenta DSpace. Alexandre Stürmer Wolf, Ana Paula Lisboa Monteiro, Willian Valmorbida Biblioteca Digital da UNIVATES utilizando a ferramenta DSpace Alexandre Stürmer Wolf, Ana Paula Lisboa Monteiro, Willian Valmorbida Roteiro Biblioteca Digital da UNIVATES Bibliotecas: Conceitos Metas da

Leia mais

TUTORIAL. Dúvidas? Entre em contato com edunp@unp.br

TUTORIAL. Dúvidas? Entre em contato com edunp@unp.br TUTORIAL MENU (clique sobre uma das opções) 1. CADASTRO DE LEITORES/AUTORES/AVALIADORES 2. SUBMISSÃO DE TEXTO 3. REENVIO DE TEXTO NA AVALIAÇÃO 4. REENVIO DE TEXTO NA EDIÇÃO Dúvidas? Entre em contato com

Leia mais

P á g i n a 1. SISCOAF Sistema de Controle de Atividades Financeiras. Manual Operacional

P á g i n a 1. SISCOAF Sistema de Controle de Atividades Financeiras. Manual Operacional P á g i n a 1 SISCOAF Sistema de Controle de Atividades Financeiras Manual Operacional P á g i n a 2 1 SUMÁRIO 2 Orientações gerais... 3 2.1 Perfis de acesso... 4 2.2 Para acessar todas as funcionalidades

Leia mais

Curso em Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) / Open Journal System (OJS)

Curso em Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) / Open Journal System (OJS) Curso em Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) / Open Journal System (OJS) AGOSTO 2015 Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Reitor - Ricardo Vieiralves de Castro Vice-Reitor - Paulo

Leia mais

2º CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE E EDUCAÇÃO: MEIO AMBIENTE, CIÊNCIA E QUALIDADE DE VIDA

2º CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE E EDUCAÇÃO: MEIO AMBIENTE, CIÊNCIA E QUALIDADE DE VIDA 2º CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE E EDUCAÇÃO: MEIO AMBIENTE, CIÊNCIA E QUALIDADE DE VIDA ISSN 2358-2995 Normas para submissão de trabalhos Cronograma: 31/03/15 início das inscrições dos trabalhos

Leia mais

EBSCOhost. Pesquisa avançada. www.ebsco.com

EBSCOhost. Pesquisa avançada. www.ebsco.com EBSCOhost Pesquisa avançada Tópicos Operadores booleanos Campos de busca Pesquisas adicionais Assuntos Publicações Índices Imagem Pesquisa avançada Histórico de pesquisa 2 Operadores booleanos Operadores

Leia mais

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Sumário 1. Ambiente Group Shopping... 3 2. Alteração na Tela de Contratos e Controle de Edições... 7 3. Propagação de Contratos... 10 4. Configuração de Impressora

Leia mais

Orquestra BPM. Template Recrutamento e Seleção. Manual de Instalação

Orquestra BPM. Template Recrutamento e Seleção. Manual de Instalação Orquestra BPM Template Recrutamento e Seleção Manual de Instalação P á g i n a 2 Introdução Template pode ser definido como um modelo, molde ou padrão, por exemplo, de documentos, sites e blogs. Com relação

Leia mais

Características das revistas científicas da área de saúde pública

Características das revistas científicas da área de saúde pública Características das revistas científicas da área de saúde pública Fórum de Editores Científicos da Área de Saúde Pública 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva º Congresso Mundial de Saúde Pública Rio

Leia mais

Copyright 2015 Mandic Cloud Solutions - Somos Especialistas em Cloud. www.mandic.com.br

Copyright 2015 Mandic Cloud Solutions - Somos Especialistas em Cloud. www.mandic.com.br Sumário 1. Boas vindas... 4 2. Dashboard... 4 3. Cloud... 5 3.1 Servidores... 5 o Contratar Novo Servidor... 5 o Detalhes do Servidor... 9 3.2 Cloud Backup... 13 o Alteração de quota... 13 o Senha do agente...

Leia mais

PROJETO DE REVISTA CIENTÍFICA EM MEIO ELETRÔNICO: Área de conhecimento: Relações Internacionais, Economia, Política, Direito

PROJETO DE REVISTA CIENTÍFICA EM MEIO ELETRÔNICO: Área de conhecimento: Relações Internacionais, Economia, Política, Direito Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Centro de Ciências da Educação - CED Curso de Biblioteconomia Disciplina: CIN5034 - Editoração Científica Profa. Ursula Blattmann Acadêmica: Naiara Amália

Leia mais

Ambiente & Água - An Interdisciplinary Journal of Applied Science ISSN: 1980-993X ambi-agua@agro.unitau.br Universidade de Taubaté Brasil

Ambiente & Água - An Interdisciplinary Journal of Applied Science ISSN: 1980-993X ambi-agua@agro.unitau.br Universidade de Taubaté Brasil Ambiente & Água - An Interdisciplinary Journal of Applied Science ISSN: 1980-993X ambi-agua@agro.unitau.br Universidade de Taubaté Brasil Teixeira Batista, Getulio Características da Revista Ambiente &

Leia mais

Análise e Tramitação de Projetos nos Comitês de Ética em Pesquisa

Análise e Tramitação de Projetos nos Comitês de Ética em Pesquisa Análise e Tramitação de Projetos nos Comitês de Ética em Pesquisa Versão 3.0 1 Histórico de Revisão Versão Autor Data Descrição Equipe suporte Criação do 1.0 Plataforma Brasil 01/11/2011 Documento 1.1

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES. MANUAL DO USUÁRIO Módulo de Livre Docência

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES. MANUAL DO USUÁRIO Módulo de Livre Docência UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO Módulo de Livre Docência Centro de Informática de São Carlos Julho de 2011 Versão 1.1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Reitor

Leia mais

Nota Fiscal Paulista. Manual do TD REDF (Transmissor de Dados Registro Eletrônico de Documentos Fiscais) GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Nota Fiscal Paulista. Manual do TD REDF (Transmissor de Dados Registro Eletrônico de Documentos Fiscais) GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Nota Fiscal Paulista Manual do TD REDF (Transmissor de Dados Registro Eletrônico de Documentos Fiscais) Versão 1.1 15/02/2008 Página 1 de 17 Índice Analítico 1. Considerações Iniciais 3 2. Instalação do

Leia mais

FUNCEXDATA 2.0. Manual do Usuário. Maio/2012. Ajudando o Brasil a expandir fronteiras

FUNCEXDATA 2.0. Manual do Usuário. Maio/2012. Ajudando o Brasil a expandir fronteiras Ajudando o Brasil a expandir fronteiras FUNCEXDATA 2.0 Manual do Usuário Maio/2012 Funcex Av. Rio Branco, 120, Gr. 707, Centro 20040-001 Rio de Janeiro RJ Instituída em 12 de março de 1976 CNPJ 42.580.266/0001-09.

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

CONFIGURAÇÕES E PREPARAÇÃO DO RESUMO (apresentação de pôsteres)

CONFIGURAÇÕES E PREPARAÇÃO DO RESUMO (apresentação de pôsteres) CONFIGURAÇÕES E PREPARAÇÃO DO RESUMO (apresentação de pôsteres) Cada autor poderá enviar no Maximo 1 resumo e estar como co-autor em até 3 resumos. Prepare o resumo em um editor de texto com fonte Times

Leia mais

Apresentação Figura 01:

Apresentação Figura 01: Apresentação O Sistema Online de Iniciação Científica da Universidade do Estado foi desenvolvido pela Pró- Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG) com a finalidade de agilizar o processo de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DA CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA JÉSSICA BEDIN

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DA CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA JÉSSICA BEDIN UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DA CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA JÉSSICA BEDIN PROJETO DE REVISTA CIENTÍFICA EM MEIO ELETRÔNICO: O DIA-A-DIA DO PROFISSIONAL BIBLIOTECÁRIO FLORIANÓPOLIS

Leia mais