REALIDADE AUMENTADA APLICADA EM BIBLIOTECAS: multiplicidade no acesso a informação 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REALIDADE AUMENTADA APLICADA EM BIBLIOTECAS: multiplicidade no acesso a informação 1"

Transcrição

1 1 REALIDADE AUMENTADA APLICADA EM BIBLIOTECAS: multiplicidade no acesso a informação 1 Gianfrancesco Ranieri D. A. Freire - ranisdb@gmail.com Leandro Allan Costa da Silva- leandrobib@hotmail.com Rayssa Lara Oliveira de Andrade - rayssamg@hotmail.com Acadêmicos do Curso de Biblioteconomia / UFRN Profª. Orientadora: Eliane Ferreira da Silva eliane.ufrn@gmail.com Departamento de Biblioteconomia / UFRN RESUMO: Conceitua Realidade Aumentada do ponto de vista histórico de vários autores e como surgiu esse segmento através da evolução tecnológica até os dias atuais. Aborda seu funcionamento, como também, seus sistemas e aplicações em diversos campos de pesquisas e estudos científicos. Diferencia Realidade Aumentada de Realidade Virtual, visando melhor esclarecimento entre ambas na intenção de descaracterizá-las com uma única realidade. Apresenta a Realidade Aumentada e sua aplicação dentro de um contexto de uma unidade de informação, promovendo uma melhor interação com os usuários e as adaptações pelas quais as bibliotecas terão que passar futuramente para se adequarem a explosão tecnológica. Descreve o funcionamento da biblioteca ARToolKIT, baseada em RA e suas principais etapas de funcionamento para visualização de objetos virtuais em 3D. Exemplifica os benefícios que uma unidade de informação, que utiliza Realidade Aumentada, promove aos usuários portadores de deficiência, além de sua inclusão no meio digital e sua inserção no mercado de trabalho. Palavras chave: Realidade aumentada. Realidade Virtual. Biblioteca ARTooLKIT. Usuários portadores de necessidade especiais. AUGMENTED REALITY APPLIED IN LIBRARIES: multiplicity of access to information ABSTRACT: Augmented Reality conceptualizes the historical point of view of various authors and co-mo did this segment through technological developments to the present day. Discusses its performance as well, its systems and applications in many fields of research and scientific studies. Differentiates Augmented Reality Virtual Reality, seeking further clarification from both the intention of uncharacterized them with a unique "reality. " Introduces Augmented Reality and its application within the context of an information unit, promoting a better interaction with users and adaptations for which the libraries have to go in future to match the explosion of technology. Describes the operation of the ARToolKit library, based on RA and its 1 Artigo apresentado à Disciplina Redes e Serviço de Informação I, do curso de Biblioteconomia da UFRN, ministrada pela profª Eliane Ferreira da Silva como requisito para 3ª avaliação.

2 2 main working steps for visualizing virtual objects in 3D. Exemplifies the benefits that an information unit that uses Augmented Reality promotes users with disabilities, and their inclusion in digital media and its insertion in the labor market. Keywords: Augmented Reality. Virtual Reality. ARToolKit library. Users with special needs. 1 INTRODUÇÃO Ao utilizar técnicas de visualizações de informação, através dos recursos computacionais, é possível converter e apresentar dados aos usuários por meio de imagens e outros estímulos sensoriais para que haja, assim, uma maior compreensão dos mesmos. As representações podem ser distribuídas em três classes: unidimensional, bidimensional ou tridimensional, que são definidas de acordo com a dimensão do espaço onde os elementos geométricos utilizados estejam situados (FREITAS, 2001). Essa visualização tridimensional de informações pode ser realizada através de ambientes de Realidade Virtual e Aumentada. A potencialidade de aplicação destas novas áreas de estudo é bastante promissora, pois estas tecnologias serão ferramentas de grandes mudanças na relação das pessoas com o mundo a sua volta. Inúmeros benefícios, devido às pesquisas que estão sendo realizadas, poderão ser aplicados em áreas bem distintas como a medicina, a engenharia, o comércio e, em toda atividade humana. Neste trabalho em particular, serão mostrados aspectos da Realidade Aumentada em conjunto com a Realidade Virtual. Inicialmente, serão apresentados os conceitos básicos necessários para contextualizar e compreender o escopo desta área de estudo, seguido pela sua funcionalidade. Para facilitar a compreensão de cada vertente, serão mostradas as diferenciações entre as mesmas. Em seguida, serão relacionadas aplicações em bibliotecas, bibliotecas ARToolkit, e as aplicabilidades voltadas aos portadores de necessidades especiais. Finaliza-se com as considerações finais e as referências. 2 O QUE É REALIDADE AUMENTADA (RA)

3 3 Com várias descobertas no segmento tecnológico, a Realidade Aumentada foi mais uma, de tantas que surgiram, de forma inovadora e criativa. Esta linha de pesquisa está se expandindo para diversas áreas, algumas que nunca poderíamos imaginar, possibilitando a integração do mundo virtual com o mundo real. Através de softwares e hardwares é possível manter a total interatividade entre o espaço físico e o ciberespaço, ou seja, é a mistura de mundos reais e virtuais em algum ponto da realidade/virtualidade contínua, que conecta ambientes completamente reais a ambientes completamente virtuais (MILGRAM, 1994 apud SISCOUTO, 2007, p. 10). A Realidade Aumentada (RA) consiste numa interface avançada de computador, que promove em tempo real a exibição de elementos virtuais sobre a visualização de determinadas cenas do mundo real, oferecendo um forte potencial a aplicações industriais e educacionais, devido o alto grau de interatividade (KIRNER;TORI, 2004). Visto que esta tecnologia nos permite a imensa interação entre o real e o virtual de forma tão avançada, dificilmente saberíamos que os primeiros vestígios desta técnica apareceram há 1500 A.C em pinturas rupestres, situadas em Lascaux, um complexo de cavernas no sudoeste da França. Mais a frente, em 1989, teve a criação do termo Realidade Virtual por Jaron Lanier que já precedia o novo termo. Estudos comprovam que essa técnica já se fazia possível há muitos anos, porém, a tecnologia da época não a acompanhava, tornando este recurso incapaz de se popularizar e ganhar uma gama de atribuições. Hoje, com o grande fluxo evolutivo tecnológico, a cada dia que passa se atribuem inúmeras aplicações resultando uma maior usabilidade. De acordo com Azuma (1993), a Realidade Aumentada pode ser definida em três pequenas premissas: Combinação de elementos virtuais com o ambiente real, interatividade e realidade em tempo real e a tecnologia em três dimensões (3D). Em seguida, veremos como esta tecnologia funciona. 3 COMO FUNCIONA A REALIDADE AUMENTADA (RA)

4 4 A Realidade Aumentada depende de um hardware e alguns softwares, mas para se ter a R.A, de fato, esses dois devem estar em sintonia, pois, ocorre em tempo real. É necessário um dispositivo de vídeo e um software que sejam adequados para tal prática. Muitas técnicas foram aprimoradas para a mesma, depende da necessidade e o fim que a R.A vai suprir. Um computador ou aparelho que exerça função semelhante é primordial, pois, este fará a ligação entre a câmera e o software. Algumas outras observações são pertinentes a este assunto, o ambiente também deve ser favorável. Como principal preocupação, a iluminação do local é muito importante, pois é necessária para que o dispositivo de vídeo possa ler adequadamente as informações do objeto, caso contrário não ocorrerá a interação. O dispositivo que captura imagens não possui nenhum requisito, mesmo que antigo, ele ainda pode recuperar o objeto e transferir os códigos para a máquina, no caso do software é necessário que este seja direcionado especificamente para a prática, caso contrário, será impossível a compatibilidade e o preenchimento de requisitos que se fazem necessários para a realização da Realidade Aumentada. Os Sistemas de RA se dividem em: Visão Ótica Direta: faz uso de óculos ou capacetes que permitem a ação e visualização simultânea; Visão Direta por Vídeo: faz uso dos óculos com uma micro-câmera mesclando cenas reais com elementos virtuais; Visão por Vídeo baseado em Monitor: O dispositivo de vídeo(câmera) captura as imagens e manda para o computador, gerando elementos virtuais que são mostrados no monitor; Visão Ótica por Projeção: O sistema de visão ótica por projeção utiliza superfícies do ambiente real, onde são projetadas imagens dos objetos virtuais, cujo conjunto é apresentado ao usuário que o visualiza sem a necessidade de nenhum equipamento auxiliar. Embora interessante esse sistema é muito restrito às condições do espaço real, em função da necessidade de superfícies de projeção. Os sistemas de visão direta são apropriados para situações onde a perda da imagem pode ser perigosa, como é o caso de uma pessoa andando pela rua, dirigindo um carro ou pilotando um avião. Em

5 5 locais fechados, onde o usuário tem controle da situação, o uso da visão por vídeo é adequado e não oferece perigo, pois em caso de perda da imagem, pode-se retirar o capacete com segurança, se for o caso. O sistema com visão por vídeo é mais barato e mais fácil de ser ajustado. 2 Sua aplicação se estende da área educacional a área industrial, podendo ser considerada popular, pois, com os recursos disponíveis atualmente, qualquer pessoa pode desfrutar desta tecnologia. A mais nova aplicação está nas telas dos cinemas, que estão usando o recurso na exibição de filmes 3D. Outra área que também esta se beneficiando com a RA é a medicina, que faz uso de realidade aumentada em tratamentos e procedimentos, mais especificamente no caso das varizes. As empresas de marketing comercial, como as automobilísticas dos Estados Unidos, também já estão direcionando suas propagandas através da RA. Na área educacional, este recurso está auxiliando nos projetos de engenharia e em bibliotecas, fazendo de si, uma forte aliada ao aumento da inclusão social, podendo proporcionar inúmeras experiências e muitas outras utilidades para aqueles que nunca imaginaram ter informações neste suporte. Mas antes de abordarmos seus benefícios para determinados grupos de usuários, vamos primeiramente diferenciá-la de Realidade Virtual no próximo tópico. 4 DIFERENCIANDO REALIDADE AUMENTADA DE REALIDADE VIRTUAL A fim de se compreender melhor o que seriam a Realidade Aumentada e a Realidade Virtual, é interessante situá-las no que diferencia uma da outra. Algumas características de geração de imagens tridimensionais, de interatividade e de utilização de uma série de tecnologias, equipamentos e soluções comuns, fazem a Realidade Aumentada ser como uma subárea da Realidade Virtual. Seguindo essa linha, a Realidade Aumentada seria o predomínio do mundo real sobre o virtual, enquanto que na Virtualidade Aumentada ocorre o inverso (predomínio do virtual sobre o real). Embora a Realidade Virtual e a Realidade 2 REALIDADE AUMENTADA (Brasil). Tipos de Sistemas de Realidade Aumentada. Disponível em: < Acesso em: 06 jun. 2010

6 6 Aumentada sejam distintas, elas originam de um mesmo continuum e têm muitos aspectos em comum, porém algumas diferenças devem ser ressaltadas. Primeiramente, deve-se ressaltar a imersão no sistema pela Realidade Aumentada, que tem a função de aumentar ou suplementar o real com objetos virtuais. Sendo que, é preciso estar em contato com a visão do mundo real, que é a base para as aplicações construídas. Enquanto que, a Realidade Virtual, exige imersão total e completo isolamento da realidade. Outra diferença que também deve ser ressaltada diz respeito à verossimilhança e fidelidade da reprodução do mundo real. Na Realidade Virtual, as cenas devem reproduzir um ambiente que faça a substituição, de maneira fiel, do mundo real. Por outro lado, as aplicações da Realidade Aumentada requerem um volume muito menor de objetos virtuais e nem sempre exigem que os mesmos sejam realistas. Por esses motivos, existem diferenças na qualidade dos dispositivos de apresentação dos dois casos, pois os dispositivos utilizados na Realidade Virtual devem possuir excelente resolução para serem, assim, capazes de substituir o mundo real. Também deve ser ressaltado o registro (alinhamento), que é crucial nas aplicações de Realidade Aumentada, devido à necessidade de combinar objetos reais e virtuais precisamente posicionados em relação ao mundo real. Enquanto que, na Realidade Virtual toda a cena é construída artificialmente e o posicionamento dos objetos é flexível. Uma última diferença a ser ressaltada diz respeito ao volume de dados que entram e saem em ambos os casos. Na Realidade Virtual, as imagens geradas pelas aplicações devem preencher todo o espaço visível e reproduzir estímulos que sejam perceptíveis aos demais sentidos. O volume dos dados de saída prevalece em relação ao volume dos dados de entrada, que são correspondentes a poucos sensores, como os do movimento do usuário. Já na Realidade Aumentada, ocorre o inverso. O volume de saída é inferior: poucas imagens são apresentadas, pois o sentido de mundo real tem que predominar. As semelhanças e diferenças entre a Realidade Aumentada e a Realidade Virtual, caracterizam seus sistemas de forma única, inovadora e, infelizmente, é ainda pouco explorada.

7 7 A seguir, veremos como essa Realidade Aumentada pode ser aplicada em uma unidade de informação. 5 REALIDADE AUMENTADA APLICADA EM BIBLIOTECAS Com toda a interação que fazemos com a tecnologia em tudo que olhamos, provamos no decorrer de nossas atividades que o mundo da ciência e inovação está, cada vez mais, presente em nossas vidas, transformando-se em elementos primordiais para o desenvolvimento da educação e da cultura de uma nação. Há quem diga que nesse avanço tecnológico, as bibliotecas teriam seus dias contados ou já estariam respirando por aparelhos, porque se comparado com a internet, por exemplo, o livro é tão arcaico quanto folhas de pergaminho ou tábuas de argila. Mas o que vimos foi mais uma adaptação ou ajuste à tecnologia e à inovação fazendo com que, a internet nunca arranhasse o prestígio de uma biblioteca nem a venda de livros, apenas fosse mais um impacto nas novas formas de acesso à informação. No começo do século XXI, o surgimento dos livros eletrônicos, também denominados e-books, i-books, livro digital e hipertexto, começam a se propagar (VICENTINI et al., 2006) e a trazer um novo formato no aspecto da leitura. Hoje, os leitores já têm o hábito de lerem diante da tela de um computador e muito desses chamados leitores eletrônicos, não passam mais pelo papel e a biblioteca é um espaço que acompanha esses hábitos e a evolução da leitura e do conhecimento, ainda porque uma biblioteca hoje pode ser eletrônica, virtual, digital ou simplesmente tradicional, o que mostra os diferentes serviços e acesso às informações. (GASIGLIA; GEISLER, 2007, p.49). Consularo et al. (2004) defende a ideia de que os usuários devem ter ambientes que ofereçam condições que possibilitem reflexão, criação, lazer e espaços agradáveis. Muito além do acesso à informação, deve ser ambiente de expressão para que o usuário possa produzir e não apenas ter acesso. Assim, a interatividade virtual torna-se atrativa para aqueles que já não conseguem se adaptar à leitura no papel. Com o surgimento de ambientes, onde o real e o virtual estão visualizando ideias, a disseminação da informação aplicada pela RA nos livros de uma biblioteca podem ser bastante significativa.

8 8 Para isto, uma biblioteca que venha a ter aplicações de Realidade Aumentada necessita ter, primeiramente, um planejamento adequado quanto ao uso de tecnologias em softwares e hardwares que possibilitem explorar a carga cognitiva do usuário, o senso de observação, atenção e retenção de informações, utilizando elementos de percepção visual, tátil e auditivo. (GARBIN; DAINESE; KIRNER, 2004). Isso tornará a biblioteca mais interativa, através de um ambiente educativo e atrativo, e o usuário através da tecnologia, terá informações em um novo tipo de linguagem, tornando a leitura mais prazerosa e instigante. Aplicações como esta, podem proporcionar aos usuários novos meios para a busca de conhecimento, tornando as bibliotecas ambientes adequados para que os usuários aprendam a utilizar recursos informacionais, bem como para desenvolverem seu próprio aprendizado com mais autonomia. É uma tecnologia que ao mesmo tempo em que conecta o usuário no mundo virtual, faz permanecê-lo no mundo real o que proporciona novas formas de uso da informação. (GASIGLIA; GEISLER, 2007, p. 50). O uso de Realidade Aumenta (RA) nos livros facilitariam o aprendizado, motivando-os através da melhor visualização de seus textos e ilustrações. A dificuldade, antes sentida, por alunos nos estudos de Geometria e História (obras artísticas, pinturas e esculturas) estariam descartadas. Como todas as imagens são em 2D, os alunos de Geometria, perdem a sensação tridimensional de imersão e profundidade, já que em algumas obras, a pessoa não consegue visualizar a olho nu alguns detalhes. Um livro em 3D, além de tridimensional, pode trazer animações, sons e vídeos favorecendo ainda mais a compreensão nos assuntos abordados pelos usuários. Podem-se listar alguns pontos que justificam o favorecimento da Realidade Aumentada aplicada em livros: - motivação aos leitores e usuários em geral; - diferente de outros meios multimídias, permite a visualização detalhada de objetos; - permite a participação do usuário na visualização do objeto virtual; - o usuário utiliza a criatividade e a imaginação junto à mistura do mundo virtual e real; - provê igual oportunidade de acesso para usuários com necessidades especiais ou não.

9 9 No papel de criar situações de linguagem e interação, o bibliotecário é mais uma peça chave para aplicação dessa atmosfera virtual. Se bem preparados, os profissionais da informação usarão dos artifícios da RA para a formação de um leitor que caminhe em seus estudos com mais prazer do que obrigatoriedade. VIANA (1996) afirma que o bibliotecário será um dos responsáveis por unir as pessoas e colocar à disposição delas recursos de comunicação, informação e produção de conhecimento. Será o gerenciador do mundo virtual e digital, reunindo todas as suas habilidades do moderno profissional da informação. Sendo assim, a introdução de RA em bibliotecas permite equilibrar as fontes tradicionais de informação com as novas evoluções tecnológicas, proporcionando uma nova leitura nos livros e possibilitando a interação social e cultural por meio da inclusão digital. Veremos a seguir, um exemplo da existência de bibliotecas apropriadas com ferramentas de Realidade Aumentada. 6 A BIBLIOTECA ARTooLKIT Para o desenvolvimento e a utilização das aplicações de RA, foi criada a Biblioteca ARTooLKIT, viabilizando o desenvolvimento de interfaces e operando através de técnicas de visão computacional, processamento de imagens e programação. Esta ferramenta vem sendo utilizada constantemente em estudos e projetos, pois, para seu funcionamento, não necessita de recursos altos ou de dispositivos tecnológicos avançados. O ARTooLKIT é uma biblioteca de software livre, possui código-fonte aberto e gratuito, com frequentes atualizações, encontrando-se acessível em vários sites. A biblioteca se caracteriza por possuir uma multi-plataforma, trabalhando em vários sistemas como: Windows, Linux, Mac OS X, SGI, sendo considerada, um kit de ferramenta de Realidade Aumentada. Baseia-se no uso de marcadores (uma espécie de código de barras, em moldura retangular e com símbolo em preto e branco), os quais são recuperados pelo software que sobrepõe objetos virtuais sobre os marcadores. São placas fiduciais, que contém símbolos para diferenciar umas das outras, tornando-as singulares.

10 10 A preocupação com a funcionalidade dos marcadores deve ser grande para esse tipo de sistema, uma vez que se a mesma não for feita com precisão, perde-se a sensação de realidade na cena final obtida. Atualmente utilizam-se principalmente rastreadores ópticos, pois são os de configuração mais simples, pois necessitam apenas de marcações especiais na cena e uma câmera ligada ao sistema (SILVA, 2006). A figura abaixo mostra um diagrama, detalhando as principais etapas realizadas no funcionamento da aplicação. O sistema captura o marcador posicionado no mundo real através de uma câmera ou webcam e sobrepõe as imagens virtuais que foram previamente cadastradas para posteriormente serem recuperadas e reconhecidas, a partir da manipulação dos marcadores em ambiente real, dessa forma o usuário altera seu objeto de estudo. A biblioteca ARTooLKIT permitirá que um usuário, em frente a uma webcam, tendo seu marcador de estudo, faça com que o objeto virtual associado àquele marcador seja colocado sobre ele e demonstrado na tela do monitor ou visualizado pelos óculos ou qualquer outro suporte para visualização, sobrepondo assim, marcadores reais por objetos virtuais 3D para realizações de pesquisas e estudos.

11 11 O desenvolvimento de novas formas de interações em sistemas computacionais busca fornecer mecanismos adaptativos dinâmicos às necessidades dos usuários, aproximando as técnicas de manipulação do computador à intuição sensorial humana (Kirner e Tori, 2006). Nesse contexto, está a Realidade Aumentada, que promove a visualização e a manipulação de objetos modelados por computador no mundo real. Assim, com a biblioteca ARTooLKIT, é possível desenvolver aplicações altamente interativas e estimulantes associadas ao sentido visual e motora do usuário, facilitando, principalmente, o aprendizado dos usuários que possuem alguma necessidade especial, no qual será abordado no próximo topico. 7 USUÁRIOS PORTADORES DE NECESSIDADE ESPECIAIS O livro vem sendo usado, ao longo do tempo, como um elemento importante no processo educacional, propiciando ao aluno, um elevado grau de autonomia na sua aprendizagem (AKAGUI e KIRNER, 2004). Mas apesar de todos os textos e ilustrações, o livro acaba por não gerar motivação suficiente, principalmente no caso de portadores de necessidades especiais, devido às dificuldades de utilização. Tomando em conta as dificuldades, normalmente, encontradas no aprendizado quando se trata de alunos especiais, principalmente os que possuem necessidades especificamente quanto à audição ou à visão, a Realidade Aumentada (RA) ajudará a construir um ambiente favorável, para que esses mesmos usuários possam interagir com outros nas mesmas condições ou não, contribuindo, dessa forma, com a inclusão digital e a acessibilidade de forma facilitada. Recentemente, verifica-se, no Brasil, um aumento do número de Pessoas com Necessidades Especiais Visuais (PNEV s) nas escolas e em cursos de inclusão digital. Para atender a essa população, têm sido usadas aplicações computacionais, nas quais o professor define e programa um pequeno roteiro, utilizando recursos de software, por onde o aluno cego inicializará sua preparação para utilizar a informática e, a partir daí, para utilizar procedimentos na educação e no campo profissional. (WATAYA et. al. 2009, p. 01). Inicialmente, é necessária a realização de testes com várias pessoas com as necessidades especiais mencionadas, verificando os fatores ergonômicos e identificando as alterações necessárias para a garantia da usabilidade. Essas

12 12 experiências realizadas poderão mostrar que a RA ofereceu aos Portadores de Necessidades Especiais a possibilidade de aprender todas as técnicas, os conceitos de representação 3D, e interagir com certa autonomia no ambiente. De acordo com DUCAS (DUCAS, 1998), a tecnologia deve ter a função de facilitar a ação pedagógica, de tal forma que venha tornar o processo educacional mais dinâmico, criativo. O processo não deve ser voltado para a memorização de fatos e informações, mas sim direcionado para a localização, ação, análise, e interpretação, rumando ao desenvolvimento integral da criança. Portanto, pensar numa proposta educativa que permita que as pessoas com necessidades especiais enfrentem as inúmeras dificuldades em seus ambientes de estudo, trabalho e até mesmo lazer, será uma maneira de reverter um quadro onde a tecnologia ainda não está a favor desse grupo de pessoas. A RA irá proporcionar também o incentivo para que empresas e pesquisadores busquem soluções que facilitem a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho e, em geral, no convívio social. 8 CONSIDERAÇÕES FINAIS A Realidade Aumentada e a Realidade Virtual são vertentes recentes nesse segmento computacional e têm, ainda, várias questões a serem trabalhadas para que possam vir a serem estudadas fora do meio acadêmico. Há pesquisas sendo realizadas, sobre as questões tecnológicas básicas como os dispositivos de apresentação e a precisão do registro, que obtiveram um avanço significante, porém ainda insuficiente para algumas aplicações. Outras questões ainda não mencionadas que também devem ser alvo de pesquisa são: a localização adequada das fontes de dados, o tratamento dos diversos tipos de conteúdo e à filtragem das informações [Insley 2003]. Conforme mencionado anteriormente, as pesquisas realizadas nesta área vão em direção a uma integração com as ferramentas e práticas já existentes trazendo melhorias e colaborando com os usuários. Aspectos de interface, compartilhamento e colisão de objetos virtuais e privacidade são outros pontos a serem pesquisados. Azuma (Azuma 2001) afirma que, dado um sistema com hardware ideal e uma interface intuitiva, há ainda o desafio da aceitação social. Outro fator crucial é que, mais uma

13 13 vez, a acessibilidade às novas tecnologias será restrita. De qualquer maneira, as vantagens ao se adquirir esta tecnologia são evidentes, pois o seu potencial de geração de benefícios é bastante alto e suas características são únicas, pois não podem ser obtidas com nenhuma outra tecnologia atualmente existente. Sua aplicação irá nos surpreender com o passar dos anos, como toda nova tecnologia a RA só dependerá da criatividade de seus usuários. Anteriormente vimos que sua técnica está espalhada em várias áreas comerciais, educacionais, industriais, publicitárias e de entretenimento. Com a aplicação da Internet acreditamos que a RA buscará uma evolução, ainda mais brilhante, tornando sua funcionalidade em algo inusitado a muitas outras áreas sempre buscando a otimização dos serviços. REFERÊNCIAS GARCIA, Marluce Alessandra Peron. Tecnologia a favor das pessoas portadoras de necessidades especiais. Disponível em: < tecnologia-a-favor-das-pessoas-portadoras-de-necessidades-especiais.htm>. Acesso em: 01 jun SILVA, Fernanda Risi. Tecnologia educacional para portadores de necessidades especiais. Disponível em: < Acesso em: 01 jun IDGNOW. Tecnologias para portadores de necessidades especiais terão incentivo. Disponível em: < Acesso em: 01 jun FORTE, Cleberson Eugênio. Sistema de Realidade Aumentada para Portadores de Necessidades Especiais. Disponível em: < Acesso em: 01 jun KIRNER, Claudio et al. Livro de realidade aumentada para crianças portadoras de necessidades especiais. Disponível em: < Acesso em: 01 jun LIMA, Alvaro José Rodrigues de; HAGUENAUER, Cristina Jasbinschek; CUNHA, Gerson Gomes. A realidade aumentada no ensino da Geometria Analítica.

14 14 Disponível em: < Acesso em: 01 jun WATAYA, Roberto S. et al. Usando Realidade Aumentada em um Sistema de Percepção 3D para Deficientes Visuais. Disponível em: < Acesso em: 29 maio BARROS, Moreno et al. Realidade aumentada na biblioteca. Disponível em: < Acesso em: 30 maio SANTIN, Rafael; KIRNER, Claudio. ARToolKit: Biblioteca para Desenvolvimento de Aplicações de Realidade Aumentada. Disponível em: < Acesso em: 27 maio REALIDADE AUMENTADA. Bibliotecas para Realidade Aumentada. Disponível em: < &id=6&itemid=28>. Acesso em: 27 maio CHEFF, Coringa. Realidade Aumentada, como usar. Disponível em: < Acesso em: 31 maio OLIVEIRA, Lucas de Araujo; CALONEGO JUNIOR, Nivaldi. Suporte para autoria colaborativa com realidade aumentada. Disponível em: < Acesso em: 31 maio GASIGLIA, Cristiane Dorta Soares; GEISLER, Vanessa Vieira. REALIDADE AUMENTADA APLICADA ÀS BIBLIOTECAS: igualdade e diversidade no acesso à informação. Disponível em: < Acesso em: 31 maio JORNAL DA GLOBO (Brasil). Conecte: realidade aumentada promete mudar sua visão do mundo. Disponível em: < CONECTE+REALIDADE+AUMENTADA+PROMETE+MUDAR+SUA+VISAO+DO+M UNDO,00.htm>. Acesso em: 04 jun KIRNER, Cláudio; SISCOUTO, Robson. Realidade Virtual e Aumentada: Conceitos, Projetos e Aplicações. Petrópolis: Ix Symposium On Virtual And Augmented Reality, Disponível em: < OS:Livros_de_RV_2007>. Acesso em: 04 jun REALIDADE AUMENTADA (Brasil). Tipos de Sistemas de Realidade Aumentada. Disponível em:

15 15 < &id=4&itemid=1>. Acesso em: 06 jun

REALIDADE AUMENTADA APLICADA NA EDUCAÇÃO: ESTUDOS DOS SEUS BENEFÍCIOS

REALIDADE AUMENTADA APLICADA NA EDUCAÇÃO: ESTUDOS DOS SEUS BENEFÍCIOS REALIDADE AUMENTADA APLICADA NA EDUCAÇÃO: ESTUDOS DOS SEUS BENEFÍCIOS Kelly Cristina de Oliveira 1, Júlio César Pereira 1. 1 Universidade Paranaense (UNIPAR) Paranavaí PR Brasil kristhinasi@gmail.com,

Leia mais

ORIENTADOR(ES): JEFFERSON ANTONIO RIBEIRO PASSERINI, MARIA BETÂNIA RICCI BOER

ORIENTADOR(ES): JEFFERSON ANTONIO RIBEIRO PASSERINI, MARIA BETÂNIA RICCI BOER Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: REALIDADE AUMENTADA APLICADA A PUBLICIDADE CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS

Leia mais

Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica

Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica Pedro Henrique SOUZA¹, Gabriel Henrique Geraldo Chaves MORAIS¹, Jessiara Garcia PEREIRA².

Leia mais

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Michele Gomes Felisberto; Micheli de Oliveira; Simone Pereira; Vagner Lean dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Introdução O mundo em que vivemos

Leia mais

UTILIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS.

UTILIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. MINISTERIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UTILIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. Elaine Cristina Dias Calaça

Leia mais

Universidade de Santa Cruz do Sul Departamento de Informática

Universidade de Santa Cruz do Sul Departamento de Informática Universidade de Santa Cruz do Sul Departamento de Informática II Seminário dos Grupos de Pesquisa da UNISC Ficha de Inscrição do Grupo de Pesquisa Sistemas Computacionais de Apoio à Educação Santa Cruz

Leia mais

PROJETO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - FIC. Multimídia

PROJETO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - FIC. Multimídia PROJETO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - FIC Multimídia Prof.ª Sylvia Augusta Catharina Fernandes Correia de Lima Floresta - PE 2013 CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - FIC 1. IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Uso do Netkit no Ensino de Roteamento Estático

Uso do Netkit no Ensino de Roteamento Estático Uso do Netkit no Ensino de Roteamento Estático Nyl Marcos Soares Barbosa, Moisés Lima dos Anjos, Madianita Bogo Curso de Sistemas de Informação Centro universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA) Teotônio

Leia mais

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 A LEGO Education tem o prazer de trazer até você a edição para tablet do Software LEGO MINDSTORMS Education EV3 - um jeito divertido

Leia mais

O futuro da educação já começou

O futuro da educação já começou O futuro da educação já começou Sua conexão com o futuro A 10 Escola Digital é uma solução inovadora para transformar a sua escola. A LeYa traz para a sua escola o que há de mais moderno em educação, a

Leia mais

OS LIMITES DO ENSINO A DISTÂNCIA. Claudson Santana Almeida

OS LIMITES DO ENSINO A DISTÂNCIA. Claudson Santana Almeida OS LIMITES DO ENSINO A DISTÂNCIA Claudson Santana Almeida Junho 2012 Introdução O que o leitor encontrará neste artigo? Uma apresentação do sistema de Ensino a Distância (EAD), conhecer as vantagens e

Leia mais

REALIDADE AUMENTADA NO AUXILIO A EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA MOTORA E MENTAL

REALIDADE AUMENTADA NO AUXILIO A EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA MOTORA E MENTAL 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA (X) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). DOCENTE PROFESSOR CELSO CANDIDO Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Conhecimentos: o Web Designer; o Arquitetura de Máquina; o Implementação

Leia mais

APLICAÇÕES INTERATIVAS EDUCATIVAS UTILIZANDO REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA

APLICAÇÕES INTERATIVAS EDUCATIVAS UTILIZANDO REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA Revista F@pciência, Apucarana-PR, ISSN 1984-2333, v.4, n. 7, p. 61 69, 2009. 61 APLICAÇÕES INTERATIVAS EDUCATIVAS UTILIZANDO REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA Aluna. Aryanne Consolaro (FAP) Aluno. Márcio de

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ALEXANDRE PRADO BARBOSA RELATÓRIO DE ESTÁGIO Ponta Grossa 2012 ALEXANDRE PRADO BARBOSA Relatório

Leia mais

7.Conclusão e Trabalhos Futuros

7.Conclusão e Trabalhos Futuros 7.Conclusão e Trabalhos Futuros 158 7.Conclusão e Trabalhos Futuros 7.1 Conclusões Finais Neste trabalho, foram apresentados novos métodos para aceleração, otimização e gerenciamento do processo de renderização

Leia mais

DESENVOLVIMENTO WEB DENTRO DOS PARADIGMAS DO HTML5 E CSS3

DESENVOLVIMENTO WEB DENTRO DOS PARADIGMAS DO HTML5 E CSS3 DESENVOLVIMENTO WEB DENTRO DOS PARADIGMAS DO HTML5 E CSS3 Eduardo Laguna Rubai, Tiago Piperno Bonetti Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR- Brasil eduardorubay@gmail.com, bonetti@unipar.br Resumo.

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

APLICAÇÕES MULTIMÍDIA AULA 3. aplicações 3D e Realidade Aumentada. professor Luciano Roberto Rocha. www.lrocha.com

APLICAÇÕES MULTIMÍDIA AULA 3. aplicações 3D e Realidade Aumentada. professor Luciano Roberto Rocha. www.lrocha.com APLICAÇÕES MULTIMÍDIA AULA 3 aplicações 3D e Realidade Aumentada professor Luciano Roberto Rocha www.lrocha.com Objetivos de aprendizagem Ao estudar esta unidade, você terá conhecimento para: Construir

Leia mais

OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONHEÇA O AMBIENTE ATRAVÉS DO WIKI Rosane Aragón de Nevado 1 ; Janaína Oppermann 2

OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONHEÇA O AMBIENTE ATRAVÉS DO WIKI Rosane Aragón de Nevado 1 ; Janaína Oppermann 2 OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONHEÇA O AMBIENTE ATRAVÉS DO WIKI Rosane Aragón de Nevado 1 ; Janaína Oppermann 2 RESUMO Os hábitos e costumes humanos tem alterado intensamente os ecossistemas

Leia mais

Projeto Incubadora no SecondLife

Projeto Incubadora no SecondLife Projeto Incubadora no SecondLife Motivação do Projeto Ilhas de produção de conteúdo de qualidade no Second Life Um dos problemas encontrados atualmente na Internet é a enorme quantidade de conteúdos de

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MISSÃO DO CURSO A concepção do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas está alinhada a essas novas demandas

Leia mais

CURSO REDES DE COMPUTADORES ALANA CAMILA ARICLÉCIO DOMINGOS EUDES JUNIOR HILDERLENE GOMES

CURSO REDES DE COMPUTADORES ALANA CAMILA ARICLÉCIO DOMINGOS EUDES JUNIOR HILDERLENE GOMES 1 CURSO REDES DE COMPUTADORES ALANA CAMILA ARICLÉCIO DOMINGOS EUDES JUNIOR HILDERLENE GOMES CANINDÉ 2013 2 ALANA CAMILA ARICLÉCIO DOMINGOS EUDES JUNIOR HILDERLENE GOMES Trabalho realizado como requisito

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

TURISMO E INCLUSÃO SOCIAL: um estudo da acessibilidade nos meios de hospedagem em Balneário Camboriú 1

TURISMO E INCLUSÃO SOCIAL: um estudo da acessibilidade nos meios de hospedagem em Balneário Camboriú 1 TURISMO E INCLUSÃO SOCIAL: um estudo da acessibilidade nos meios de hospedagem em Balneário Camboriú 1 Amanda Fantatto de Melo 2 ; Priscilla Gomes Welter 3 ; Sônia R. de S. Fernandes 4 INTRODUÇÃO O turismo

Leia mais

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM)

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM) CRM Definição De um modo muito resumido, pode definir-se CRM como sendo uma estratégia de negócio que visa identificar, fazer crescer, e manter um relacionamento lucrativo e de longo prazo com os clientes.

Leia mais

Roteiro sobre Projeto Final do curso Metodologia para Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem

Roteiro sobre Projeto Final do curso Metodologia para Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Roteiro sobre Projeto Final do curso Metodologia para Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Este roteiro tem como objetivo apresentar o projeto final do curso. Você deverá elaborar um projeto para

Leia mais

ÍNDICE O QUE É... 2 COMO FUNCIONA... 3. Acervo... 3. Meus Livros... 4. Livros em destaque... 7. Fórum... 7. Notícias... 8. Ajuda... 9. Suporte...

ÍNDICE O QUE É... 2 COMO FUNCIONA... 3. Acervo... 3. Meus Livros... 4. Livros em destaque... 7. Fórum... 7. Notícias... 8. Ajuda... 9. Suporte... ÍNDICE O QUE É... 2 COMO FUNCIONA... 3 Acervo... 3 Meus Livros... 4 Livros em destaque... 7 Fórum... 7 Notícias... 8 Ajuda... 9 Suporte... 9 POR QUE USAR... 10 EQUIPE RESPONSÁVEL... 12 CONTATO... 13 O

Leia mais

Jornalismo Interativo

Jornalismo Interativo Jornalismo Interativo Antes da invenção da WWW, a rede era utilizada para divulgação de informações direcionados a públicos muito específicos e funcionavam através da distribuição de e-mails e boletins.

Leia mais

MBA MARKETING DE SERVIÇOS. Turma 19. Curso em Ambiente Virtual

MBA MARKETING DE SERVIÇOS. Turma 19. Curso em Ambiente Virtual MBA MARKETING DE SERVIÇOS Turma 19 Curso em Ambiente Virtual São Paulo, 1 de Setembro de 2011 1. Apresentação O MBA em Marketing de Serviços, coordenado pelos Professores Marcos Cortez Campomar e Geraldo

Leia mais

Observatórios Virtuais

Observatórios Virtuais UNIVASF: UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE SÃO FRANCISCO TRABALHO DE ASTROFÍSICA ALUNO: PEDRO DAVID PEDROSA PROFESSOR: MILITÃO CURSO: MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA Observatórios Virtuais

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL Prof. Dr. José Alberto Carvalho dos Santos Claro Mestrado em Gestão de Negócios Universidade

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Introdução Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software Os modelos de processos de desenvolvimento de software surgiram pela necessidade de dar resposta às

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

MÓDULO 8 ARQUITETURA DOS SISTEMAS DE BANCO DE DADOS

MÓDULO 8 ARQUITETURA DOS SISTEMAS DE BANCO DE DADOS MÓDULO 8 ARQUITETURA DOS SISTEMAS DE BANCO DE DADOS Quando falamos em arquitetura, normalmente utilizamos esse termo para referenciar a forma como os aplicativos computacionais são estruturados e os hardwares

Leia mais

Técnicas Assistivas para Pessoas com Deficiência Visual

Técnicas Assistivas para Pessoas com Deficiência Visual Técnicas Assistivas para Pessoas com Deficiência Visual Aula 15 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE.

Leia mais

Processos de Desenvolvimento de Software

Processos de Desenvolvimento de Software Processos de Desenvolvimento de Software Gerenciamento de Projetos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e

Leia mais

Como usar a robótica pedagógica aplicada ao currículo

Como usar a robótica pedagógica aplicada ao currículo 1 Congresso sobre práticas inovadoras na educação em um mundo impulsionado pela tecnologia Workshop: Como usar a robótica pedagógica aplicada ao currículo Palestrante: João Vilhete Viegas d'abreu Núcleo

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

PERSPECTIVAS DO PROJETO DE ENSINO FÁBRICA DE SOFTWARE *

PERSPECTIVAS DO PROJETO DE ENSINO FÁBRICA DE SOFTWARE * PERSPECTIVAS DO PROJETO DE ENSINO FÁBRICA DE SOFTWARE * Hudson Henrique de Souza LOPES 1 ; Wellington Garcia PEREIRA 2 ; Getúlio Antero de DEUS JÚNIOR 3. 1 Bolsista do PET EEEC/UFG hudsonhsl@hotmail.com.

Leia mais

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como:

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como: Plano de Teste (resumo do documento) I Introdução Identificador do Plano de Teste Esse campo deve especificar um identificador único para reconhecimento do Plano de Teste. Pode ser inclusive um código

Leia mais

ÁudioTeste Software para Auxílio de deficiente visuais a realizar avaliações

ÁudioTeste Software para Auxílio de deficiente visuais a realizar avaliações ÁudioTeste Software para Auxílio de deficiente visuais a realizar avaliações Manoel P. A. Junior, Marden E. Santos, Marcelo H. S. da Silva, Jhozefem S. Pontes Nokia de Ensino (FNE) Av. Ministro Mário Andreazza,

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Aspectos Importantes - Desenvolvimento de Software Motivação A economia de todos países dependem do uso de software. Cada vez mais, o controle dos processos tem sido feito por software. Atualmente, os

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

REFORÇO DE PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA EM LINGUAGEM C PARA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

REFORÇO DE PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA EM LINGUAGEM C PARA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA REFORÇO DE PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA EM LINGUAGEM C PARA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA Andréa Willa Rodrigues Villarim (Voluntário) Marcelo Pereira Rufino (Bolsista) Larissa Aguiar (Bolsista) Nady Rocha

Leia mais

Dadas a base e a altura de um triangulo, determinar sua área.

Dadas a base e a altura de um triangulo, determinar sua área. Disciplina Lógica de Programação Visual Ana Rita Dutra dos Santos Especialista em Novas Tecnologias aplicadas a Educação Mestranda em Informática aplicada a Educação ana.santos@qi.edu.br Conceitos Preliminares

Leia mais

INSTITUTO VIANNA JÚNIOR LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS VIANNA JÚNIOR INTERNET COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

INSTITUTO VIANNA JÚNIOR LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS VIANNA JÚNIOR INTERNET COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM INSTITUTO VIANNA JÚNIOR LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS VIANNA JÚNIOR INTERNET COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Lúcia Helena de Magalhães 1 Maria Cristina de Oliveira 2 Resumo Este artigo

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

A Utilização de Softwares Livres no Desenvolvimento de Cursos de Educação a Distância (EAD) nas Universidades e a Inclusão Digital² RESUMO

A Utilização de Softwares Livres no Desenvolvimento de Cursos de Educação a Distância (EAD) nas Universidades e a Inclusão Digital² RESUMO 1 A Utilização de Softwares Livres no Desenvolvimento de Cursos de Educação a Distância (EAD) nas Universidades e a Inclusão Digital² Bruna Barçante¹ Aylla Barbosa Ribeiro¹ Fernanda Teixeira Ferreira Leite¹

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA LINDOMÁRIO LIMA ROCHA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA LINDOMÁRIO LIMA ROCHA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA LINDOMÁRIO LIMA ROCHA FACILITADOR VIRTUAL DA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA Campina Grande-

Leia mais

EQUIPE: ANA IZABEL DAYSE FRANÇA JENNIFER MARTINS MARIA VÂNIA RENATA FREIRE SAMARA ARAÚJO

EQUIPE: ANA IZABEL DAYSE FRANÇA JENNIFER MARTINS MARIA VÂNIA RENATA FREIRE SAMARA ARAÚJO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO II PROFESSORA: PATRÍCIA

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web

Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web Resumo. Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web Autor: Danilo Humberto Dias Santos Orientador: Walteno Martins Parreira Júnior Bacharelado em Engenharia da Computação

Leia mais

Apresentação 24/12/2014. Professor Wilker Bueno

Apresentação 24/12/2014. Professor Wilker Bueno Apresentação 1 Wilker Bueno Técnico em Magistério Colégio Estadual José Cipriano Varjão/GO Graduado em Administração de Empresas Universidade do Norte do Paraná Londrina/PR Especialista em RH e suas Atribuições

Leia mais

CLUBE DE PROGRAMAÇÃO NAS ESCOLAS: NOVAS ERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA COMPUTAÇÃO. IF Farroupilha Campus Santo Augusto; e-mail: joaowinck@hotmail.

CLUBE DE PROGRAMAÇÃO NAS ESCOLAS: NOVAS ERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA COMPUTAÇÃO. IF Farroupilha Campus Santo Augusto; e-mail: joaowinck@hotmail. CLUBE DE PROGRAMAÇÃO NAS ESCOLAS: NOVAS ERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA COMPUTAÇÃO WINCK, João Aloísio 1 RISKE, Marcelo Augusto 2 AVOZANI, Mariel 3 CAMBRAIA, Adão Caron 4 FINK, Marcia 5 1 IF Farroupilha Campus

Leia mais

Engenharia de Software III

Engenharia de Software III Engenharia de Software III Casos de uso http://dl.dropbox.com/u/3025380/es3/aula6.pdf (flavio.ceci@unisul.br) 09/09/2010 O que são casos de uso? Um caso de uso procura documentar as ações necessárias,

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Automação de Bancada Pneumática

Automação de Bancada Pneumática Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas - Curso de Engenharia Elétrica Automação de Bancada Pneumática Disciplina: Projeto Integrador III Professor: Renato Allemand Equipe: Vinicius Obadowski,

Leia mais

ISO 9001:2008. Alterações e Adições da nova versão

ISO 9001:2008. Alterações e Adições da nova versão ISO 9001:2008 Alterações e Adições da nova versão Notas sobe esta apresentação Esta apresentação contém as principais alterações e adições promovidas pela edição 2008 da norma de sistema de gestão mais

Leia mais

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Mastermaq Softwares Há quase 20 anos no mercado, a Mastermaq está entre as maiores software houses do país e é especialista em soluções para Gestão

Leia mais

Débora Regina Tomazi FC UNESP- Bauru/SP E-mail: deboratomazi@hotmail.com. Profa. Dra. Thaís Cristina Rodrigues Tezani. E-mail: thaist@fc.unesp.

Débora Regina Tomazi FC UNESP- Bauru/SP E-mail: deboratomazi@hotmail.com. Profa. Dra. Thaís Cristina Rodrigues Tezani. E-mail: thaist@fc.unesp. AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS EDUCACIONAS ADAPTATIVAS E A PRÁTICA DOCENTE. Débora

Leia mais

Palavras-chave: Deficiência visual; Teorema de Pitágoras; Matemática.

Palavras-chave: Deficiência visual; Teorema de Pitágoras; Matemática. MATERIAL CONCRETO PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DO TEOREMA DE PITÁGORAS PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA VISUAL Clara Izabel Strottmann Faculdades Integradas de Taquara clizst@gmail.com Fernanda Schuck

Leia mais

PROPOSTA DE UM MODELO DE SISTEMA HIPERMÍDIA PARA APRESENTAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

PROPOSTA DE UM MODELO DE SISTEMA HIPERMÍDIA PARA APRESENTAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROPOSTA DE UM MODELO DE SISTEMA HIPERMÍDIA PARA APRESENTAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Fabiana Pacheco Lopes 1 1 Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) fabipl_21@yahoo.com.br Resumo.Este

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

CURSOS OFERECIDOS. seus objetivos e metas. E também seus elementos fundamentais de Administração, como: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E CONTROLE.

CURSOS OFERECIDOS. seus objetivos e metas. E também seus elementos fundamentais de Administração, como: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E CONTROLE. CURSOS OFERECIDOS Access 2007 Aproximadamente 20 horas O aluno aprenderá criar Banco de Dados de forma inteligente, trabalhar com estoques, número de funcionários, clientes etc. Conhecerá ferramentas aprimoradas

Leia mais

VIRTUALIZAÇÃO DO MUSEU DO AUTOMÓVEL DE BRASÍLIA

VIRTUALIZAÇÃO DO MUSEU DO AUTOMÓVEL DE BRASÍLIA VIRTUALIZAÇÃO DO MUSEU DO AUTOMÓVEL DE BRASÍLIA Rafael R. Silva¹, João P. T. Lottermann¹, Mateus Rodrigues Miranda², Maria Alzira A. Nunes² e Rita de Cássia Silva² ¹UnB, Universidade de Brasília, Curso

Leia mais

Introdução A Engenharia Da Computação

Introdução A Engenharia Da Computação Introdução A Engenharia Da Computação AULA I Slide 1 O Que é Engenharia? [De engenho + -aria.] Substantivo feminino 1.Arte de aplicar conhecimentos científicos e empíricos e certas habilitações específicas

Leia mais

Artur Petean Bove Júnior Tecnologia SJC

Artur Petean Bove Júnior Tecnologia SJC Artur Petean Bove Júnior Tecnologia SJC Objetivo O objetivo do projeto é especificar o desenvolvimento de um software livre com a finalidade de automatizar a criação de WEBSITES através do armazenamento

Leia mais

Sacix Linux Casa Brasil/Região Norte

Sacix Linux Casa Brasil/Região Norte Sacix Linux Casa Brasil/Região Norte Bruno de Carvalho de Christo 1 Bruno Lopes Dalmazo 1 Francisco Tiago Avelar 1 1 Acadêmico do Curso de Ciência da Computação Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Leia mais

Entendendo como funciona o NAT

Entendendo como funciona o NAT Entendendo como funciona o NAT Vamos inicialmente entender exatamente qual a função do NAT e em que situações ele é indicado. O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços

Leia mais

Um produto para jogar um conteúdo matemático e estudar um jogo social

Um produto para jogar um conteúdo matemático e estudar um jogo social Um produto para jogar um conteúdo matemático e estudar um jogo social 1 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 OBJETIVOS... 4 3 DESENVOLVIMENTO... 5 4 CONCLUSÃO... 11 5 REFERÊNCIA... 11 TABELA DE FIGURAS Figura

Leia mais

Acessibilidade Educacional com Realidade Aumentada

Acessibilidade Educacional com Realidade Aumentada Acessibilidade Educacional com Realidade Aumentada Ewerton Daniel de Lima 1, Fabiano Utiyama 1, Daniela Eloise Flôr 1 1 UNIPAR Universidade Paranaense ewertondanieldelima@hotmail.com,{fabianoutiyama, danielaflor}@unipar.br

Leia mais

Simulação Computacional de Sistemas, ou simplesmente Simulação

Simulação Computacional de Sistemas, ou simplesmente Simulação Simulação Computacional de Sistemas, ou simplesmente Simulação Utilização de métodos matemáticos & estatísticos em programas computacionais visando imitar o comportamento de algum processo do mundo real.

Leia mais

Gestão da Qualidade por Processos

Gestão da Qualidade por Processos Gestão da Qualidade por Processos Disciplina: Gestão da Qualidade 2º Bimestre Prof. Me. Patrício Vasconcelos adm.patricio@yahoo.com.br Gestão da Qualidade por Processos Nas empresas, as decisões devem

Leia mais

O ESTUDO E A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA ARQUITETURA COMPUTACIONAL PARA APLICAÇÕES DE ENTRETENIMENTO

O ESTUDO E A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA ARQUITETURA COMPUTACIONAL PARA APLICAÇÕES DE ENTRETENIMENTO O ESTUDO E A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA ARQUITETURA COMPUTACIONAL PARA APLICAÇÕES DE ENTRETENIMENTO Arion Roberto Krause 1 ; Andrey Alves 1 ; Rafael Jusinskas Labegalini 1 ; Luiz Fernando Braga Lopes 2 RESUMO:

Leia mais

DESENVOLVENDO APLICAÇÃO UTILIZANDO JAVA SERVER FACES

DESENVOLVENDO APLICAÇÃO UTILIZANDO JAVA SERVER FACES DESENVOLVENDO APLICAÇÃO UTILIZANDO JAVA SERVER FACES Alexandre Egleilton Araújo, Jaime Willian Dias Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil araujo.ale01@gmail.com, jaime@unipar.br Resumo.

Leia mais

Educação Online: um caminho para inclusão de Pessoas com Deficiência na sociedade. Janae Gonçalves Martins 1 Andréa Miranda 2 Fernando José Spanhol 3

Educação Online: um caminho para inclusão de Pessoas com Deficiência na sociedade. Janae Gonçalves Martins 1 Andréa Miranda 2 Fernando José Spanhol 3 Educação Online: um caminho para inclusão de Pessoas com Deficiência na sociedade Janae Gonçalves Martins 1 Andréa Miranda 2 Fernando José Spanhol 3 1 Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI janaegm@univali.br

Leia mais

IMAGENS 3D VIRTUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RECONSTRUÇÕES DE UM MODELO ANALÓGICO DO OLHO HUMANO EM APLICATIVO MULTIMÍDIA 1

IMAGENS 3D VIRTUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RECONSTRUÇÕES DE UM MODELO ANALÓGICO DO OLHO HUMANO EM APLICATIVO MULTIMÍDIA 1 IMAGENS 3D VIRTUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RECONSTRUÇÕES DE UM MODELO ANALÓGICO DO OLHO HUMANO EM APLICATIVO MULTIMÍDIA 1 Welerson R. MORAIS (CEFET-MG) 2 Ronaldo L. NAGEM (CEFET-MG) 3 Resumo O uso de imagens

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO <NOME DO TRABALHO> <Nome do Aluno> <Nome do Orientador>

FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO <NOME DO TRABALHO> <Nome do Aluno> <Nome do Orientador> FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a ser desenvolvido

Leia mais

CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE

CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE INTRODUÇÃO Lucas de Sousa Costa 1 Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará lucascostamba@gmail.com Rigler da Costa Aragão 2

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil

A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil As crianças das novas gerações desde pequenas estão inseridas nesta realidade da tecnologia,

Leia mais

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO 1. DIMENSÃO PEDAGÓGICA 1.a) ACESSIBILIDADE SEMPRE ÀS VEZES NUNCA Computadores, laptops e/ou tablets são recursos que estão inseridos na rotina de aprendizagem dos alunos, sendo possível

Leia mais

WORKING PAPERS AVATAR EXPRESS: CREATE, EDIT, ANIMATE

WORKING PAPERS AVATAR EXPRESS: CREATE, EDIT, ANIMATE WORKING PAPERS AVATAR EXPRESS: CREATE, EDIT, ANIMATE Resumo Nos dias de hoje a forma como comunicamos e interagimos com o mundo passa, muitas vezes, por ecrãs. Televisão, computadores, telemóveis e tablets

Leia mais

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA 1 Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA Diretor Acadêmico: Edison de Mello Gestor do Projeto: Prof. Marco Antonio da Costa 2 1. APRESENTAÇÃO Prepare seus alunos para explorarem o desconhecido, para

Leia mais

COMPUTADORES NAS EMPRESAS Cloud Computing Prof. Reginaldo Brito

COMPUTADORES NAS EMPRESAS Cloud Computing Prof. Reginaldo Brito COMPUTADORES NAS EMPRESAS Prof. Reginaldo Brito Os computadores são essenciais para enfrentar o desafio da concorrência global, na qual as empresas precisam ser eficientes e ágeis e tem de produzir produtos

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 A LDB, no Titulo VI, trata dos Profissionais da Educação, considerando sob essa categoria não só os professores, que são responsáveis pela gestão da sala de aula, mas

Leia mais

Informática. Prof. Macêdo Firmino. Macêdo Firmino (IFRN) Informática Setembro de 2011 1 / 25

Informática. Prof. Macêdo Firmino. Macêdo Firmino (IFRN) Informática Setembro de 2011 1 / 25 Informática Prof. Macêdo Firmino Introdução a Informática Macêdo Firmino (IFRN) Informática Setembro de 2011 1 / 25 O Que é um Computador? É uma máquina composta de um conjunto de partes eletrônicas e

Leia mais

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Tema debatido na série Integração de tecnologias, linguagens e representações, apresentado no programa Salto para o Futuro/TV Escola, de 2 a 6 de maio de 2005 (Programa 1) INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO

Leia mais

Conectando sonhos e negócios.

Conectando sonhos e negócios. Conectando sonhos e negócios. Quem somos Somos uma agência com sede em Porto Alegre, que tem como objetivo abraçar todos os desafios de planejamento, criação e execução de ideias daqueles que transformam

Leia mais

Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação Prof a.

Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação Prof a. Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação Prof a. Lillian Alvares Tecnologia e Gestão O principal papel da Tecnologia

Leia mais

Síntese de voz panorama tecnológico ANTONIO BORGES

Síntese de voz panorama tecnológico ANTONIO BORGES Síntese de voz panorama tecnológico ANTONIO BORGES Quase todos nós vamos precisar de óculos um dia (a menos que a tecnologia médica promova a substituição deste artefato por alguma outra coisa tecnológica,

Leia mais