A GESTÃO ESTRATÉGICA NO TRIBUNAL SUPERIOR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A GESTÃO ESTRATÉGICA NO TRIBUNAL SUPERIOR"

Transcrição

1 III Congresso Consad de Gestão Pública A GESTÃO ESTRATÉGICA NO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO Marcio Cruz de Souza Margareth Cezar Maia Vivian Gonçalves Lopes Joaquim Fernando Mesquita Candido

2 Painel 33/128 Experiências concretas da implantação e execução da estratégia em Organizações Públicas (OP): dificuldades, benefícios e lições aprendidas A GESTÃO ESTRATÉGICA NO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO Marcio Cruz de Souza Margareth Cezar Maia Vivian Gonçalves Lopes Joaquim Fernando Mesquita Candido RESUMO O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) editou, em 18/03/2009, a Resolução n o 70, que instituiu o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário, elaborado após encontros regionais com os diversos segmentos da justiça do país. De acordo com essa Resolução, todos os tribunais deveriam elaborar seus respectivos planejamentos estratégicos até o final do ano de Seguindo tal determinação, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) aprovou seu primeiro Planejamento Estratégico ao final de O documento foi elaborado por meio de reuniões com representantes das várias unidades do Tribunal, que, após consolidarem uma minuta, submeteram-na à apreciação da Comissão Permanente de Planejamento Estratégico, sendo aprovado, para o período de 5 anos ( ), em 15 de dezembro pelo Órgão Especial. O Plano Estratégico do TST foi construído utilizando-se da metodologia Balanced Scorecard (BSC) (indicadores de desempenho balanceados), criada pelos mestres David P. Norton e Robert S. Kaplan, da universidade americana de Harvard Business School, em meados de 1990, e usada mundialmente para a descrever objetivos estratégicos com indicadores de desempenho, metas e planos de ação. Seguindo a metodologia escolhida, o Planejamento do TST definiu suas diretrizes estratégicas missão, visão de futuro, valores, perspectivas e seus respectivos objetivos, além de metas e indicadores conforme pode ser observado no trabalho a seguir. Palavras-chave: Planejamento Estratégico. Poder Judiciário.

3 SUMÁRIO INTRODUÇÃO METODOLOGIA APLICADA E ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO Metodologia aplicada Elaboração do Planejamento Estratégico do Tribunal Superior do Trabalho CONCLUSÃO REFERÊNCIAS... 41

4 3 1 INTRODUÇÃO O Planejamento Estratégico do Judiciário visa, dentre outras medidas, garantir a continuidade das ações administrativas implementadas nos tribunais e reduzir as distorções existentes entre os órgãos da justiça de um estado para outro. Dentro dessa perspectiva, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) editou a Resolução n o 70, de 18/3/2009, que instituiu o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário. Na oportunidade, o CNJ divulgou as diretrizes de alinhamento para nortear o processo de elaboração do Planejamento Estratégico dos órgãos da Justiça, cuja finalização e aprovação, pelos órgãos plenários ou especiais, teve prazo previsto para 31/12/2009. O documento elaborado pelo CNJ espelha as opiniões, dificuldades e sugestões dos órgãos da justiça e surgiu após 12 encontros regionais coordenados pelo Conselho, contando com a participação de vários tribunais, além de associações de magistrados. Na visão de alguns dirigentes do judiciário, o Planejamento Estratégico foi concebido como uma cooperação entre os tribunais para que atuem de forma integrada, num esforço para que o Judiciário tenha um padrão único de funcionamento. Neste novo cenário do Judiciário Brasileiro, o comprometimento, a eficiência, a confiança e a transparência são alguns dos valores que fazem parte da nova realidade dos tribunais. Visando atingir um padrão mais eficiente e confiável para os tribunais, estes órgãos traçaram 10 metas para o Judiciário atingir no ano de 2009, com o objetivo de proporcionar maior agilidade e eficiência à tramitação dos processos, melhorar a qualidade do serviço jurisdicional e ampliar o acesso do cidadão brasileiro à justiça. Essas metas são chamadas de Metas Nacionais de Nivelamento: 1. Desenvolver e/ou alinhar o planejamento estratégico plurianual (mínimo de 5 anos) aos objetivos estratégicos do Poder Judiciário, com aprovação no Tribunal Pleno ou Órgão Especial.

5 4 2. Identificar os processos judiciais mais antigos e adotar medidas concretas para o julgamento de todos os distribuídos até 31/12/2005 (em 1 o, 2 o grau ou tribunais superiores). 3. Informatizar todas as unidades judiciárias e interligá-las ao respectivo tribunal e à rede mundial de computadores (internet). 4. Informatizar e automatizar a distribuição de todos os processos e recursos. 5. Implantar sistema de gestão eletrônica da execução penal e mecanismo de acompanhamento eletrônico das prisões provisórias. 6. Capacitar o administrador de cada unidade judiciária em gestão de pessoas e de processos de trabalho, para imediata implantação de métodos de gerenciamento de rotinas. 7. Tornar acessíveis as informações processuais nos portais da rede mundial de computadores (internet), com andamento atualizado e conteúdo das decisões de todos os processos, respeitado o segredo de justiça. 8. Cadastrar todos os magistrados como usuários dos sistemas eletrônicos de acesso a informações sobre pessoas e bens e de comunicação de ordens judiciais (Bacenjud, Infojud, Renajud). 9. Implantar núcleo de controle interno. 10. Implantar o processo eletrônico em parcela de suas unidades judiciárias. O comprometimento de magistrados e servidores para o alcance da Meta 2 ganhou notoriedade nas páginas dos jornais e em outros meios de comunicação, pois alguns tribunais conseguiram alcançar esta meta antes do prazo estabelecido pelo CNJ. Uma das ações conseqüentes da Meta 2 foi o evento chamado Semana Nacional de Conciliação, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça, que resultou em 68 mil audiências, durante 6 dias, resultando em acordos, num total de R$ 218 milhões. O que se pode perceber é que as Metas Nacionais de Nivelamento foram traçadas para resolver um problema das várias esferas da justiça: a morosidade.

6 5 Algumas metas de nivelamento já foram alcançadas por vários tribunais, porém, algumas devido à sua complexidade, ainda terão desdobramentos no ano de Pode-se citar como exemplo a Meta 10 implantar o processo eletrônico em parcela de suas unidades judiciárias. Este projeto envolve, num primeiro momento, a aquisição de scanners para que os processos já existentes possam tramitar virtualmente dentro do órgão, o desenvolvimento ou ajuste de sistemas para viabilizar a tramitação virtual dos processos, a conscientização e treinamento de servidores e magistrados, e muitas outras ações que dependem de instâncias inferiores para que o ciclo do processo judicial eletrônico se complete. O Tribunal Superior do Trabalho realizou, no período de janeiro a abril de 2009, os primeiros trabalhos de virtualização de processos judiciais. Cerca de 100 servidores recém-ingressos e 20 estagiários participaram do processo de digitalização, revisão e indexação de peças processuais. Ao final do período, cerca de 20 mil volumes foram concluídos e diversos gabinetes puderam contar com o serviço e agilizar o julgamento de seus processos. Em continuidade à digitalização dos processos judiciais e em razão da Meta Nacional de Nivelamento n o 10, foi criada a Coordenadoria de Processos Eletrônicos, unidade responsável pela implantação do processo judicial eletrônico no Tribunal Superior do Trabalho. Ao analisar as metas do judiciário observa-se que a implementação da Meta n o 1 desenvolvimento e/ou alinhamento do Planejamento Estratégico dos tribunais aos objetivos estratégicos do Poder Judiciário contempla as outras metas, na medida em que o documento do CNJ busca o comprometimento de magistrados e servidores na melhoria da qualidade da prestação jurisdicional. O Tribunal Superior do Trabalho cumpriu, além de outras metas, a Meta de Nivelamento n o 1, finalizando seu Planejamento Estratégico que foi aprovado pelo egrégio Órgão Especial, no dia 15/12/2009.

7 6 2 METODOLOGIA APLICADA E ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO 2.1 Metodologia aplicada A metodologia denominada Balanced Scorecard (BSC) (indicadores de desempenho balanceados) foi desenvolvida por dois mestres da universidade americana Harvard Business School, professores David P. Norton e Robert S. Kaplan, em meados de 1990, e é utilizada mundialmente para a descrição de objetivos estratégicos com indicadores de desempenho, metas e planos de ação. O sistema BSC permite traduzir a estratégia em ações operacionais e controlá-las, direcionando os esforços para a sua realização. Os indicadores são usados para articular e comunicar a estratégia da organização, alinhar as iniciativas individuais, interdepartamentais e organizacionais com o fim de alcançar uma meta comum. O BSC é principalmente um sistema de comunicação, informação e aprendizado, e não um sistema de controle tradicional. Neste contexto, o modelo BSC é representado por elementos chamados perspectivas, que são categorias de objetivos mensuráveis, cada categoria focalizando um determinado aspecto do desempenho organizacional. Por outro lado, dentro de cada perspectiva, é comum identificarmos um ou mais conjuntos de objetivos estratégicos, cada conjunto relacionado a um fator crítico de sucesso, a um Tema Estratégico. O principal objetivo do BSC é o alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais da organização. Este objetivo é alcançado com ações, tais como: Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia; Comunicar e associar objetivos e medidas estratégicas; Planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas estratégicas; Melhorar o feedback e o aprendizado estratégico.

8 7 2.2 Elaboração do Planejamento Estratégico do Tribunal Superior do Trabalho Em decorrência da necessidade de definição de um modelo de Gestão Estratégica e, em cumprimento à Resolução n o 70, do Conselho Nacional de Justiça, a Presidência do Tribunal Superior do Trabalho convocou servidores de suas diversas unidades, para apresentarem proposta de Planejamento Estratégico. A elaboração desse documento ocorreu durante 4 meses, no ano de 2009, sob a supervisão da Assessoria de Gestão Estratégica, que consolidou a proposta e encaminhou à Comissão Permanente de Planejamento Estratégico. Após ser examinado pela Comissão, o Planejamento Estratégico do Tribunal Superior do Trabalho, previsto para o período de 2010 a 2014, foi aprovado contendo diretrizes nos planos social, institucional, recursos e de processos internos. A Gestão Estratégica visa instituir ações de médio e longo prazos com o objetivo de unificar o direcionamento das ações estratégicas desenvolvidas pela organização, trazendo melhorias e conduzindo o tribunal à superação dos desafios. Pode-se, ainda, mencionar outros benefícios como: adoção de modelo unificador e integrador das atividades internas; proporciona uma visão de conjunto; aperfeiçoamento do processo de coordenação organizacional, a partir da discussão dos resultados e o estabelecimento de compromissos entre os diversos setores da instituição; adoção de procedimentos padronizados e sistemáticos; alinhamento do orçamento ao planejamento. A seguir, serão apresentadas partes do documento consolidado e aprovado que ilustra o Planejamento Estratégico do Tribunal Superior do Trabalho.

9 8 A logomarca O Planejamento Estratégico de uma organização engloba a iniciativa de todos os seus colaboradores. Por isso, com o intuito de representar esse espírito de cooperação da equipe do TST, foi criada a logomarca TST Estratégico. Assim, a logomarca do TST Estratégico, que lembra a figura de um catavento, foi desenvolvida pensando-se exatamente na integração do conhecimento de todos os colaboradores do Tribunal, que, unidos, constroem e implementam o Planejamento Estratégico, impulsionando o TST para o alcance de seus objetivos institucionais, na busca pelo aperfeiçoamento da Corte. As cores em dégradé do cata-vento representam a diversidade de experiências das pessoas envolvidas na realização do Planejamento Estratégico. Por isso, o símbolo é formado por quatro hastes: os servidores, os representantes das Unidades, a Comissão de Planejamento Estratégico e os ministros. Todos constroem as diretrizes estratégicas de forma integrada, culminando no círculo branco, junção de todas as cores e de todos os esforços.

10 9 Processo de Planejamento Estratégico Nas reuniões de elaboração da minuta do Planejamento Estratégico, os servidores, seguindo a metodologia do BSC, fizeram análise do ambiente interno e externo, e a partir dessas informações delinearam a Missão e a Visão de Futuro do Tribunal Superior do Trabalho. Foram traçados os objetivos estratégicos, os indicadores, as metas, seguindo o alinhamento com o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário. Seguindo orientação do CNJ, a Comissão de Permanente de Planejamento Estratégico analisou o documento e o encaminhou aos ministros para sua aprovação.

11 10 Análise dos Ambientes Interno e Externo A análise do ambiente organizacional é um método utilizado para avaliar fatores internos (forças e fraquezas) e externos (oportunidades e ameaças), que servirão de subsídios para a elaboração do Planejamento Estratégico de uma instituição. Esses fatores podem ser favoráveis ou desfavoráveis para o cumprimento da missão e a construção da visão de futuro, sendo assim definidos: Ambiente Externo Oportunidades Fatores externos à organização, atuais ou potenciais, que podem impactar positivamente sua missão, seus objetivos e/ou seu desempenho. Ameaças Fatores externos à organização, atuais ou potenciais, que podem impactar negativamente sua missão, seus objetivos e/ou seu desempenho. Ambiente Interno Fraquezas Situações, fenômenos ou condições internas que podem dificultar a realização da missão e o cumprimento dos objetivos institucionais. Forças Fenômenos ou condições internas capazes de auxiliar, por longo tempo, no desempenho e no cumprimento da missão e dos objetivos da instituição. Análise do Ambiente Externo Pontos Externos Positivos do TST (Oportunidades) Democratização das informações sobre o Judiciário por meio de canais de comunicação de massa; II Pacto Republicano de Estado por um sistema de Justiça mais acessível, ágil e efetivo; Poder normativo do CNJ voltado para o aperfeiçoamento do Judiciário. Pontos Externos Negativos do TST (Ameaças) Crise econômica mundial levando ao eventual crescimento dos conflitos trabalhistas; Falha na integração entre os entes e as instâncias da Justiça do Trabalho; Legislação processual ineficiente, levando à morosidade do julgamento do processo judicial trabalhista.

12 11 Análise do Ambiente Interno Pontos Internos Positivos do TST (Forças) Corpo técnico qualificado; Espaço físico adequado e bom convívio entre os colaboradores; Utilização de recursos tecnológicos para melhoria dos serviços. Pontos Internos Negativos do TST (Fraquezas) Ausência de modelo de gestão de pessoas por competências aplicado à realidade do TST; Deficiência nas comunicações interna e externa; Dificuldade em eliminar o grande resíduo de processos trabalhistas; Falta de Planejamento Estratégico institucional; Política de recursos diferenciada entre as áreas administrativa e judiciária, gerando insatisfação nos servidores da área meio. Missão, Visão de Futuro e Valores do Tribunal Superior do Trabalho Missão Missão é declaração de propósito ampla e duradoura, que individualiza e distingue a razão de ser da organização, definindo elementos essenciais de sua identidade institucional. Missão do TST Garantir o equilíbrio das relações trabalhistas por meio da uniformização jurisprudencial e da prestação jurisdicional acessível, célere e efetiva. Visão de Futuro Visão de Futuro refere-se à imagem instigante do futuro desejado para a organização num dado horizonte de tempo, geralmente de longo prazo; conjunto compartilhado de intenções estratégicas, desafiantes, porém plausíveis, relativas a esse futuro.

13 12 Visão de Futuro do TST Ser reconhecido perante a sociedade, até 2014, como instituição de referência na pacificação das relações trabalhistas. Valores Valores são crenças, costumes e idéias em que a maioria das pessoas da organização acredita. Os valores permeiam todas as atividades e relações existentes na organização e desta com os clientes. Constituem uma fonte de orientação e inspiração no local de trabalho. São elementos motivadores que direcionam as ações das pessoas na organização, contribuindo para a integração e a coerência do trabalho. São Valores do TST Comprometimento: atuar com dedicação para alcance dos objetivos. Efetividade: realizar ações com qualidade e eficiência de modo a satisfazer as necessidades da sociedade. Ética: agir com respeito, imparcialidade e seguir demais padrões éticos estabelecidos pela sociedade. Inovação: materializar com sucesso as idéias direcionadas à resolução de problemas e aperfeiçoamento contínuo dos serviços. Responsabilidade social e ambiental: promover ações voltadas aos interesses da sociedade e para a preservação do meio ambiente. Transparência: dar publicidade aos atos praticados. Mapa Estratégico Mapa Estratégico é a representação gráfica que permite visualizar os diferentes itens do modelo Balanced Scorecard de uma organização, numa cadeia de causa-efeito que, por meio de ações, conecta os impulsionadores (objetivos estratégicos das perspectivas inferiores do mapa) com os elementos almejados (objetivos estratégicos das perspectivas superiores do mapa), resultando no cumprimento da Missão da instituição e na construção da sua Visão de Futuro.

14 13 Perspectivas do Mapa Estratégico do TST Temas Estratégicos do TST Para o fiel cumprimento da Missão e da Visão de Futuro, o Tribunal Superior do Trabalho definiu os Temas que nortearão as ações institucionais: Aprendizado e Desenvolvimento; Infraestrutura e Tecnologia; Alinhamento e Integração; Eficiência Operacional; Atuação Institucional; Orçamento; Satisfação Social

15 14 Objetivos, Ações, Projetos e Indicadores Estratégicos Objetivos Estratégicos são declarações de ações que direcionam o caminho para se realizar a Missão e alcançar a Visão de Futuro. Ações Estratégicas são iniciativas de grande magnitude e efeito duradouro que visam a alcançar ou manter condições essenciais para o êxito dos objetivos estratégicos. Indicadores Estratégicos são sinalizadores do alcance de uma situação ou estado desejado. Refletem o desempenho da organização relacionado aos objetivos estratégicos, informando o "quanto" ela se encontra direcionada a sua Visão de Futuro. Podem ser traduzidos em números, percentuais, descrições de processos ou fatos que indiquem a mudança quantitativa e/ou qualitativa de uma condição específica. Projetos são empreendimentos necessários à concretização das ações a serem executadas, com objetivos determinados, escopo definido, prazo delimitado e recursos específicos. Como se pode observar, o mapa estratégico do Tribunal Superior do Trabalho contém 11 objetivos estratégicos, distribuídos em 7 temas, dentro de 4 perspectivas do BSC.

16 15 dos objetivos. Foram definidos, ainda, as ações estratégicas, as metas e os indicadores PERSPECTIVA: RECURSOS TEMA: APRENDIZADO e DESENVOLVIMENTO OBJETIVO: Desenvolver competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) dos magistrados e servidores promover o desenvolvimento contínuo das competências dos colaboradores para melhor desempenho de suas atribuições. AÇÕES ESTRATÉGICAS Alinhar os programas de treinamento e desenvolvimento dos servidores ao Planejamento Estratégico (responsável: Secretaria de Gestão de Pessoas); Projetos: Processo Administrativo n o / EDUCARE; Processo Administrativo n o / Programa de Desenvolvimento Gerencial/PDG. Desenvolver cultura gerencial orientada para pessoas e resultados (responsável: Secretaria de Gestão de Pessoas); Projetos: Processo Administrativo n o / PDG. Estimular o uso de ferramentas tecnológicas (responsável: Secretaria de Gestão de Pessoas e Dirigentes); Implantar a gestão por competências (responsável: Secretaria de Gestão de Pessoas); Projetos: Processo Administrativo n o / Gestão por Competência. Implantar política para ocupação de cargos em comissão e funções comissionadas (responsável: Secretaria de Gestão de Pessoas); Implementar Gestão de Mudanças integrada à Gerência de Projetos (responsável: Assessoria de Gestão Estratégicas e Secretaria de Gestão de Pessoas).

17 16 INDICADORES Índice Médio de Capacitação dos Servidores em Competências (IMCSC) IMCSC = Horas de Capacitação Servidores Variáveis: Horas de Capacitação: total de horas de capacitação dos servidores em competências. Servidores: total de servidores. Periodicidade: anual Meta: Aumentar em 2 horas ao ano, a carga horária de capacitação dos servidores, em competências. Índice de Alcance das Metas (IAM) IAM = Metas Alcançadas x 100 Indicadores Estratégicos Variáveis: Metas Alcançadas: total de indicadores do planejamento estratégico que alcançaram as metas estabelecidas. Indicadores Estratégicos total de indicadores do BSC do planejamento estratégico Periodicidade: anual Meta: Obter 50% de indicadores que alcançaram as metas estabelecidas, até Índice de Desenvolvimento da Competência (IDC) IGGMPE = Avaliação de Impacto de Treinamento Variáveis: Avaliação de Impacto de Treinamento: nível de desempenho dos servidores treinados, apurado em instrumento validado. Periodicidade: anual Meta: Atingir 90% no nível Atendeu Plenamente da Avaliação de Impacto de Treinamento, até 2014.

18 17 OBJETIVO: Promover a qualidade de vida e a valorização das pessoas promover o bem-estar, a saúde e a motivação das pessoas, contribuindo para melhor desempenho profissional e pessoal. AÇÕES ESTRATÉGICAS Ampliar os serviços de atendimentos médicos e odontológicos nas dependências do Tribunal para os servidores e dependentes (Responsável: Coordenadoria de Saúde); Avaliar e promover melhoria do clima organizacional (Responsável: Secretaria de Gestão de Pessoas e Ouvidoria); Projetos: Campanhas Educativas Cartilhas Condutas adequadas no ambiente de Trabalho ; Comitê de Gestão do Clima Organizacional. Estudar a ampliação dos benefícios e dos beneficiários no plano de saúde (Responsável: Secretaria de Gestão de Pessoas e Coordenadoria de Saúde); Projetos: Credenciamento Odontológico; Projeto Farmacêutico. Promover iniciativas para a qualidade de vida (Responsável: Secretaria de Gestão de Pessoas); Projeto: Programa de Qualidade de Vida no Trabalho. Promover iniciativas para a saúde ocupacional (Responsável: Coordenadoria de Saúde). Projetos: Doadores Voluntários de Sangue e Medula Óssea; Ginástica Laboral; Imunização; Programa Tô Legal; TST em Movimento; TST sem Tabaco.

19 18 Índice de Clima Organizacional (ICO) INDICADORES ICO = Pesquisa de Clima Organizacional Variáveis: Pesquisa de Clima Organizacional: resultado da pesquisa de clima organizacional apurado em instrumento validado Periodicidade: bianual Meta: Atingir participação mínima de 40% do total de magistrados e servidores do TST, até Ano Colaboradores 30% 35% 40% Meta: Atingir o nível excelente atribuído a todos os fatores pela maioria dos colaboradores que responderem à pesquisa (mais da metade dos respondentes) com participação de ao menos 40% do total de colaboradores do TST, até Nível de Satisfação Satisfatório ou excelente Satisfatório ou excelente Excelente Respondentes 30% 35% 51% Período de Referência (2007): Cerca de 30% dos magistrados e servidores responderam à pesquisa, e a maioria avaliou da seguinte forma: Estilo de Chefia Satisfatório ou Excelente Gestão Organizacional Crítico ou Grave Infraestrutura Satisfatório ou Excelente Valorização do Servidor Satisfatório ou Excelente Índice de Afastamento de Servidores Decorrente de Licença Médica (IAFAST) IAFAST = Dias de Afastamento x 100 Servidores x 365 Variáveis: Dias de Afastamento: total de dias que cada servidor ficou afastado em decorrência de licença médica para tratamento da própria saúde nos últimos 365 dias. Servidores total de servidores.

20 19 Periodicidade: anual Meta: Reduzir em 5% ao ano o índice de afastamento. Meta 2,09% 1,99% 1,89% 1,80% 1,71% Índice de Qualidade de Vida (IQV) IQV = Total de colaboradores que participaram de ao menos 1 (um) evento de qualidade de vida IQV = Participantes x 100 Total de colaboradores Periodicidade: anual Variáveis: Participantes: total de colaboradores que participaram de pelo menos 1 (um) evento de qualidade de vida. Total de colaboradores: total de magistrados, servidores, terceirizados e estagiários. Meta: Atingir 30% dos colaboradores que participaram de ao menos 1 (um) evento de qualidade de vida. Meta 10% 15% 20% 25% 30% PERSPECTIVA: RECURSOS TEMA: INFRAESTRUTURA e TECNOLOGIA OBJETIVO: Assegurar a infraestrutura apropriada às atividades do Tribunal disponibilizar de forma racional os recursos materiais, físicos e tecnológicos, garantindo a eficiência e qualidade operacional. AÇÕES ESTRATÉGICAS Alocar e otimizar as áreas físicas das Unidades Administrativas visando a disponibilizar espaços permanentes para treinamento e desenvolvimento de pessoas (responsável: Secretaria de Administração Orçamento e Finanças);

21 20 Garantir a qualidade dos sistemas de Tecnologia da Informação (TI) (responsável: Secretaria de Tecnologia da Informação); Projetos: Certificação dos processos de segurança da informação; Implantação da ferramenta de controle e monitoração da rede interna de computadores; Implantação do Plano de Continuidade do Processo de Julgamento do TST, no que concerne à TI; Melhoria da infraestrutura com a adoção de novas tecnologias; Migração e evolução dos sistemas críticos para a plataforma Java. Garantir os recursos necessários ao bom desempenho das Unidades (responsável: Secretaria de Administração de Orçamento e Finanças); Projetos: Acesso através de SSH para os ativos de rede; Implantação da política de cópia de segurança (backup); Mudança na operação da Central de Atendimento (Service Desk) para acordos de níveis de serviço; Melhoria do ambiente Gabinete Virtual; Preparação de um protótipo de estação livre para o TST; Alocação dos bancos de dados do Tribunal nas novas máquinas Realização de estudos para uso dos serviços do Tribunal em dispositivos móveis. Integrar os sistemas de TI (responsável: Secretaria de Tecnologia da Informação). INDICADORES Índice de Disponibilidade de Sistemas On-Line (IDSON) IDSON = Variáveis: Tempo de Indisponibilidade de Sistemas: total de minutos que cada sistema monitorado ficou indisponível no período (Sistemas de Recursos Humanos, de Informações Judiciais, de Processos Administrativos e de Correio Eletrônico Mozilla Thubderbird). Tempo no Período: total de minutos que cada equipamento monitorado deveria funcionar no período.

22 21 Periodicidade: anual Meta: Atingir 99,6% de disponibilidade. IDSON(2009): 99% Ano Meta 99,1% 99,3% 99,4% 99,5% 99,6% PERSPECTIVA: PROCESSOS INTERNOS TEMA: ALINHAMENTO E INTEGRAÇÃO OBJETIVO: Aperfeiçoar a integração entre as unidades do TST promover o trabalho entre as unidades mediante uma visão sistêmica. AÇÕES ESTRATÉGICAS Consolidar a gestão estratégica e participativa (responsável: Secretaria do Tribunal); Instituir programa das melhores práticas de gestão (responsável: Assessoria de Gestão Estratégica); Promover iniciativas de integração, motivação e comprometimento dos magistrados, servidores e demais colaboradores com a execução da estratégia (responsável: Assessoria de Gestão Estratégica); Projetos: Ouvidoria Interna impulsionando a cidadania organizacional; Reavaliar e aperfeiçoar os canais de comunicação interna (responsável: Assessoria de Comunicação Social). Projetos: Implantação de rede sem fio (Wireless) para o acesso à rede interna; Informativo A Voz do servidor ; Fortalecimento do uso de relatórios gerenciais gerados pelas ferramentas de Inteligência de Negócio (BI); Projeto Boletins Informativos; Realização de estudos para uso dos serviços do Tribunal em dispositivos móveis.

23 22 INDICADORES Índice de Integração entre as Unidades (IIU) IIU = Avaliação da Integração Variáveis: Avaliação de integração: resultado da avaliação do item Existe integração entre as áreas do TST contida na pesquisa de clima organizacional. Periodicidade: bianual Metas: Atingir participação mínima de 40% do total de magistrados e servidores do TST, até 2014; Atingir o nível Satisfatório ou excelente atribuído pela maioria dos respondentes. Ano Colaboradores 30% 35% 40% Satisfatório ou Satisfatório ou Nível de Satisfação Excelente excelente excelente Respondentes 30% 35% 55% Período de Referência (2007): Cerca de 30% dos magistrados e servidores responderam à pesquisa, e a maioria avaliou a integração como crítico (IIU). PERSPECTIVA: PROCESSOS INTERNOS TEMA: EFICIÊNCIA OPERACIONAL OBJETIVO: Otimizar os processos de trabalho redefinir processos de trabalho a fim de proporcionar maior eficiência na sua execução e efetividade dos resultados.. AÇÕES ESTRATÉGICAS Aperfeiçoar o processo administrativo eletrônico (responsável: Secretaria do Tribunal);

24 23 Projetos: Aquisição de programa de computador (software) para suporte ao processo administrativo eletrônico. Implantar a gestão por processos (responsável: Secretaria de Tecnologia da Informação); Projetos: Ampliação do uso da metodologia Processo Unificado de Desenvolvimento de Sistema (TST-UP); Elaboração de modelos de contratação e gestão de contratos de Tecnologia da Informação (TI); Implantação do Escritório de Modelagem de Processos (BPMO Secretaria de Tecnologia da Informação). Implantar a gestão do conhecimento (responsável: Secretaria Judiciária); Projetos: Desenvolvimento de solução coorporativa de gestão do conhecimento voltada aos gabinetes; Produção de documentação e uso de normas para a execução otimizada dos procedimentos de suporte técnico a usuários. Implantar metodologia de gerência de projetos e o escritório de projetos (responsável: Assessoria de Gestão Estratégica); Projetos: Ampliação do uso da metodologia Processo Unificado de Desenvolvimento de Sistema (TST-UP); Implantação do Escritório de Modelagem de Processos (BPMO Secretaria de Tecnologia da Informação); Implantação da ferramenta de gerência de projetos; Instituição de programa de disseminação de gerência de projetos. Implantar o processo judicial eletrônico (responsável: Secretaria Judiciária); Projetos: Automatização do processo de triagem dos processos judiciais; Portal do Advogado; Evolução do Sistema de Informações Judiciárias (SIJ) para o processo eletrônico; Implantação do Sistema de Controle de Publicações;

25 24 Implantação de solução para taquigrafia; Preparação da infraestrutura para o processo judicial eletrônico. Implantar programa de excelência em gestão pública (responsável: Assessoria de Gestão Estratégica); Projetos: Certificação dos processos de segurança da informação da SETIN. Padronizar os procedimentos de contratação, aquisição e gestão de contratos (responsável: Secretaria de Administração Orçamento e Finanças). Projetos: Elaboração de modelos de contratação e gestão de contratos de TI; Implantação de solução para gerenciamento de contratos. INDICADORES Índice de Execução dos Projetos Estratégicos (IEXPE) IEXPE = Projetos Estratégicos Dentro do Prazo x 100 Projetos Estratégicos em Execução Variáveis: Projetos Estratégicos Dentro do Prazo: total de projetos estratégicos dentro do prazo. Projetos Estratégicos em execução: total de projetos estratégicos em execução. Periodicidade: anual Meta: Elevar o índice de projetos estratégicos em execução dentro do prazo. Meta 50% 55% 60% 65% 70% Índice de Julgados por Força de Trabalho (IJFT) IJFT = Julgados Força de Trabalho Variáveis: Julgados: total de decisões colegiadas e monocráticas proferidas no período. Força de Trabalho: total de servidores lotados nos gabinetes, no final do período.

26 25 Periodicidade: anual Meta: Aumentar em 5% ao ano o total de julgados por força de trabalho dos gabinetes. Período de referência (2008): IJFT 223,65 Meta 234,83 246,57 258,90 271,84 285,43 Índice de Julgados por Força de Trabalho da Área Judiciária (IJFTAJ) IJFTAJ = Julgados Força de Trabalho da Área Judiciária Variáveis: Julgados: total de decisões colegiadas e monocráticas proferidas no período. Força de Trabalho da Área Judiciária total de servidores de cargos efetivos, requisitados, ocupantes exclusivamente de cargos em comissão e removidos, dos Gabinetes, SEJUD, Secretarias de Turmas, SBDI-1, SBDI-2, no final do período. Periodicidade: anual Meta: Aumentar em 5% ao ano o total de julgados por força de trabalho da área judiciária. Período de referência (2008): IJFTAJ 124,20 Meta 130,41 136,93 143,78 150,97 158,52 Índice de Congestionamento (IC) IC = Variáveis: Baixados: processos que foram baixados pelo TST (remessas para os outros órgãos competentes, baixas para instância inferior ou superior e os arquivamentos) no período. Resíduo Anterior: saldo residual de processos que não foram baixados até o fim do semestre anterior ao período de referência.

27 26 Casos Novos: processos originários e os em grau de recurso oriundos de instância inferior que foram protocolados e interpostos para julgamento no TST no período (semestre). Excluem-se os recursos internos. Periodicidade: anual Meta: Reduzir o Índice de Congestionamento para menos de 50%, até Período de referência (2008): 60,47% Meta 58,47% 56,47% 54,57% 52,47% 49,97% Índice do Tempo Médio de Tramitação (ITMT) ITMT = IMD + IMJ + IMB 1 Índice Médio da Distribuição (IMD) IMD = Somatório (Data de Distribuição Data de Andamento Inicial) Processos Distribuídos Variáveis: Data de Andamento Inicial: data de recebimento inicial dos autos que foram distribuídos no período. Data de Concluso: data de encaminhamento do processo ao gabinete do relator. Número de Processos Distribuídos número de processos originários e os em grau de recurso oriundos de instância inferior que foram distribuídos no período. Periodicidade: semestral Meta: Reduzir em 5% ao ano o tempo de tramitação entre o andamento inicial e a distribuição do processo. Meta 5% 10% 15% 20% 25%

28 27 2 Índice Médio de Julgamento (IMJ) IMJ = Somatório (Data de Julgamento - Data de Distribuição) Julgados Variáveis: Data de Julgamento: data do primeiro julgamento dos processos no período. Data de Concluso: data de encaminhamento do processo ao gabinete do relator. Julgados: total de decisões colegiadas e monocráticas proferidas no período. Periodicidade: semestral Meta: Reduzir em 5% ao ano o tempo de tramitação entre a distribuição e o primeiro julgamento do processo. Meta 5% 10% 15% 20% 25% 3 Índice Médio de Baixados (IMB) IMB = Somatório (Data de Baixa Data de Julgamento) Baixados Variáveis: Data de Julgamento: data do primeiro julgamento dos processos que foram baixados no período. Data de Baixa: data da baixa dos processos no período. Baixados: total de processos que foram baixados pelo TST (remessas para os outros órgãos competentes, baixas para instância inferior ou superior e os arquivamentos) no período. Periodicidade: semestral Meta: Reduzir em 5% ao ano o tempo de tramitação entre o primeiro julgamento e a baixa do processo. Ano Meta 5% 10% 15% 20% 25%

29 28 4 Índice Médio de Baixados com Recursos (IMBR) IMB = Somatório (Data de Baixa Data do Último Julgamento) Baixados Variáveis: Data do Último Julgamento: data do último julgamento dos processos que foram baixados no período. Data de Baixa: data da baixa dos processos no período. Baixados: total de processos que foram baixados pelo TST (remessas para os outros órgãos competentes, baixas para instância inferior ou superior e os arquivamentos) no período. Periodicidade: semestral Meta: Reduzir em 5% ao ano o tempo de tramitação entre o último julgamento e a baixa do processo. Meta 5% 10% 15% 20% 25% Índice de Processos Antigos (IPA) IPA = Conclusos Antigos Conclusos Variáveis: Conclusos Antigos: total de processos conclusos com mais de 2 anos de distribuição. Conclusos: total de processos conclusos. Periodicidade: mensal Meta: Reduzir o Índice de Processos Antigos para 0%, até Período de referência (2008): 37,12% Meta 32,12% 22,12% 17,12% 7,12% 0% Índice de Provimento de ED (IPED) IPED = ED Providos_ ED Julgados

30 29 Variáveis: ED Providos: total de Embargos Declaratórios providos. ED Julgados: total de Embargos Declaratórios julgados. Periodicidade: mensal Meta: Reduzir o Índice de Provimento de Embargos de Declaração para menos de 1%, até Meta 3,6% 3,01% 2,01% 1,51% 0,9% OBJETIVO: Racionalizar os custos operacionais de modo sustentável promover ações que garantam a racionalização dos custos operacionais visando à economicidade e à sustentabilidade. AÇÕES ESTRATÉGICAS Promover o uso adequado dos recursos associados à responsabilidade socioambiental a fim de ajustar os custos (responsável: Secretaria de Administração Orçamento e Finanças). Projetos: Aquisição de materiais e equipamentos considerados energeticamente eficientes; Centralização dos bancos de dados Mysql (software livre) para otimizar a administração; Eficiência na irrigação do gramado do TST Instalação de interruptores em todas as salas; Otimização do uso da água de limpeza e lavagem de veículos; Perfuração de poço artesiano para irrigação do gramado e lavagem dos carros; Preparação do protótipo de estação livre; Racionalização do uso da água; Redução da iluminação difusa em ambientes, com instalação de luminárias de mesa em estações de trabalho sem prejuízo dos níveis de iluminância exigidos em norma;

31 30 Substituição dos copos descartáveis; Substituição de válvulas de descarga por caixas acopladas nos vasos sanitários; Tratamento da envoltória da edificação, com aplicação de película de alto desempenho ou brises nas fachadas de maior insolação, resultando em sensível redução de carga térmica de ar condicionado; Uso de papel reciclado e utilização da impressão frente e verso. INDICADORES Índice de Custo Médio de Julgado (ICMJ) ICMJ = Despesas Julgados Variáveis: Despesas: despesas realizadas, no período, pelo Tribunal, abrangendo as folha de pagamento sem inativos e pensionistas, as despesas de custeio (benefícios a servidores, contratos, serviços, despesas de manutenção dos tribunais); e os investimentos (obras, construções, aquisições de bens etc.). Julgados: total de decisões colegiadas e monocráticas proferidas no período. Periodicidade: anual Meta: Manter o valor da despesa por julgado menor ou igual a R$ 2.000,00. Período de referência (2008): ICMJ R$ 1.981,76. Meta R$ 2.000,00 R$ 2.000,00 R$ 2.000,00 R$ 2.000,00 R$ 2.000,00 Índice do consumo de papel (ICP) ICP = Resmas de Papel Julgados

32 31 Variáveis: Resmas de Papel: quantidade de resmas de papel A4 utilizadas no período. Meta: Reduzir em 5% ao ano o consumo de resma de papel A4. Período de referência (2008): ICP Meta Índice do consumo de Água (ICA) ICA = Água Consumida Colaboradores Variáveis: Água consumida: volume de água utilizada por ano (m 3 ) Colaboradores: total de magistrados, servidores, terceirizados e estagiários. Meta: Reduzir em 3% ao ano o consumo de água por colaborador. Período de referência (2008): ICA 17 m 3 /colaborador Meta 16,49 15,99 15,51 15,04 14,59 Índice de Consumo de Energia (ICE) ICE = Energia Consumida Colaboradores Variáveis: Energia Consumida: total de kw de energia utilizada por ano. Colaboradores: total de magistrados, servidores, terceirizados e estagiários. Periodicidade: anual Meta: Reduzir em 3% ao ano o consumo de energia elétrica por colaborador. Período de Referência (2008): ICE 1,33 kw Meta 1,29 1,25 1,21 1,17 1,14

33 32 PERSPECTIVA: INSTITUCIONAL TEMA: ATUAÇÃO INSTITUCIONAL OBJETIVO: Aperfeiçoar a AÇÕES legislação ESTRATÉGICAS trabalhista atuar proativamente junto aos demais Poderes visando ao aperfeiçoamento da legislação. Atuar junto aos demais Poderes (responsável: Assessoria Parlamentar); Promover seminários e encontros para discutir a legislação trabalhista (responsável: Assessoria de Comunicação Social). INDICADORES Índice de Aperfeiçoamento da Legislação Trabalhista (IALT) IALT = Projetos Aprovados em Comissões Projetos Variáveis: Projetos Aprovados: total de projetos de lei de autoria do TST, projetos de lei em que o texto inicial foi de sugestão do TST, e projetos de lei sobre legislação trabalhista que constam do II Pacto Republicano de Estado. Projetos: total de projetos de lei aprovados nas Comissões e Plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Periodicidade: anual Meta: Atingir 50% de aprovações de projetos de lei, até 2014 Meta 10% 20% 30% 40% 50% OBJETIVO: Fortalecer a imagem do TST perante a sociedade promover ações que reforcem a imagem do TST quanto à sua realização de sua Missão e da responsabilidade socioambiental.

34 33 AÇÕES ESTRATÉGICAS Aperfeiçoar os meios de acesso às informações e às instalações do TST (responsável: Secretaria do Tribunal e Secretaria do Presidência); Projetos: Cartilha de excelência no atendimento ao público; Central do Cidadão; Evolução do Sistema de Informações Judiciárias (SIJ) para o processo eletrônico; Informativo A voz do Povo ; Portal do Advogado; Proposição de solução de Portal para página Intranet e, posteriormente, para a página do TST (Portal Life Ray); Vídeo de orientação ao cidadão. Conscientizar a sociedade sobre os direitos trabalhistas e o funcionamento da Justiça do Trabalho (responsável: Assessoria de Comunicação Social); Desenvolver estratégias de divulgação para dar maior publicidade às atividades desenvolvidas pelo TST (responsável: Assessoria de Comunicação Social); Projetos: Estudos para uso dos serviços do Tribunal em dispositivos móveis. Participar de eventos de premiação e divulgação de melhores práticas na área de gestão (responsável: unidade interessada); Promover a responsabilidade socioambiental (responsável: Secretaria do Tribunal e Secretaria da Presidência). Projetos: Cartilha Socioambiental do TST; Coleta Seletiva; Eficiência na irrigação do gramado do TST; Inclusão de adicional de qualificação nas atividades socioambientais; Inclusão de critérios socioambientais nas licitações; Notícias e Avisos no Mural do TST Ambiental; Página do TST Ambiental na Intranet; Quintas Ambientais; Substituição dos copos descartáveis.

35 34 INDICADORES Índice de Responsabilidade Social (IRSOC) IRSOC = Total de Pessoas Beneficiadas Variáveis: Pessoas Beneficiadas: total de pessoas favorecidas pelos projetos sociais do TST no período. Periodicidade: anual Meta: Beneficiar, cumulativamente, pelo menos 500 pessoas com os projetos sociais do TST. Meta Obs.: A doação de computadores, realizada pelo TST em 2009, beneficiou cerca de alunos da rede pública do DF (fonte: TST Atual OnLine, 12/03/2009). Índice de Matérias Produzidas (IMP) IMP = Matérias Produzidas Variáveis: Matérias Produzidas: total de matérias produzidas no TST e que foram veiculadas na mídia (TV Justiça, Rádio Justiça, jornal e internet/intranet) Periodicidade: anual Meta: Aumentar em 20% ao ano a quantidade de matérias produzidas e veiculadas. Período de Referência (2009): Matérias produzidas por dia para a intranet e internet, considerados 10 meses de apuração: 1800 Meta OBJETIVO: Promover e fortalecer as relações com outras instituições trabalhar em conjunto com outras instituições visando à melhoria contínua do desempenho institucional. AÇÕES ESTRATÉGICAS Aprimorar a integração da Justiça do Trabalho (responsável: unidade interessada);

36 35 Projetos: Autuação Eletrônica (Melhoria da remessa dos arquivos eletrônicos (XML) dos TRTs necessários para a fase de autuação); Encontro Nacional de Ouvidorias da Justiça do Trabalho. Promover parcerias em áreas de interesse do Tribunal (responsável: unidade interessada). Projetos: Autuação Eletrônica (Melhoria da remessa dos arquivos eletrônicos (XML) dos TRTs necessários para a fase de autuação); Convênio com a Rede Virtual de Bibliotecas (RVBI, integrada por 15 órgãos públicos); Convênio de cooperação técnica com o STF (TV Justiça). INDICADORES Índice de Cooperação (ICOOP) ICOOP = Parcerias Efetivas Realizadas Variáveis: Parcerias Efetivas Realizadas: total de acordos institucionais existentes no período. Periodicidade: anual Meta: Elevar em 5 parcerias efetivas realizadas por ano, a partir de Meta PERSPECTIVA: INSTITUCIONAL TEMA: ORÇAMENTO OBJETIVO: Assegurar o orçamento necessário à execução da estratégia atuar junto aos demais Poderes para obtenção do orçamento necessário à execução da estratégia.

37 36 AÇÕES ESTRATÉGICAS Elaborar proposta orçamentária considerando o Planejamento Estratégico (responsável: Secretaria de Administração de Orçamento e Finanças); Garantir que o orçamento aprovado seja utilizado nos projetos estratégicos (responsável: Comissão Permanente de Planejamento Estratégico). INDICADORES Índice de Inclusão dos Projetos Estratégicos no Orçamento (IIPEO) IIPEO = Projetos Estratégicos no Orçamento x 100 Projetos no Planejamento Estratégico Variáveis: Projetos Estratégicos no Orçamento: total de projetos estratégicos previstos no orçamento. Projetos Estratégicos no Planejamento Estratégico: total de projetos contidos no Planejamento Estratégico Periodicidade: anual Meta: Alcançar e manter 100% dos projetos contidos no Planejamento Estratégico dentro do orçamento do TST. Meta 60% 70% 80% 90% 100% Índice de Execução do Orçamento Estratégico (IEXOE) IEXOE = Valor Executado Valor Disponibilizado Variáveis: Valor Executado: valor em Reais (R$) executado nos projetos estratégicos previstos no orçamento. Valor Disponibilizado: valor em Reais (R$) disponibilizado no período para os projetos contidos no Planejamento Estratégico.

38 37 Periodicidade: anual Meta: Atingir a execução em 100% do valor disponibilizado no orçamento para os projetos estratégicos e mantê-lo nos anos subseqüentes. Meta 100% 100% 100% 100% 100% PERSPECTIVA: SOCIEDADE TEMA: SATISFAÇÃO SOCIAL OBJETIVO: Aprimorar a prestação jurisdicional oferecer à sociedade prestação jurisdicional célere e de qualidade, aumentando continuamente o seu grau de satisfação. AÇÕES ESTRATÉGICAS Avaliar periodicamente a qualidade dos serviços prestados a fim de melhor atender à sociedade (responsável: Ouvidoria). INDICADORES Índice de Satisfação dos Clientes Advogados e Partes (ISAT) ISAT = Clientes Satisfeitos x 100 Clientes Variáveis: Clientes Satisfeitos: total de pessoas que demonstraram, na pesquisa de opinião pública do período, estarem satisfeitas com os serviços prestados pelo TST. Clientes: total de pessoas que responderam à pesquisa. Periodicidade: anual Meta: Aumentar em 5% ao ano o grau de satisfação dos clientes.

39 38 Meta 5% 10% 15% 20% 25% MAPA ESTRATÉGICO DO PODER JUDICIÁRIO E ALINHAMENTO DOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO COM OS DO PODER JUDICIÁRIO Alinhamento dos Objetivos Estratégicos Objetivos TST - Aperfeiçoar a integração entre as Unidades do TST. - Aperfeiçoar a legislação trabalhista. - Aprimorar a prestação jurisdicional. - Assegurar a infraestrutura apropriada às atividades do Tribunal. Objetivos CNJ - Fomentar a interação e a troca de experiências entre os Tribunais (nacionais e internacionais); - Garantir o alinhamento estratégico em todas as Unidades do Judiciário. - Disseminar valores éticos e morais por meio de atuação institucional efetiva; - Fortalecer e harmonizar as relações entre os Poderes, setores e instituições. - Garantir a agilidade nos trâmites judiciais e administrativos; - Facilitar o acesso à justiça. - Garantir a disponibilidade de sistemas essenciais de TI;

40 39 - Assegurar o orçamento necessário à execução da estratégia. - Desenvolver competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) dos magistrados e servidores. - Fortalecer a imagem do TST perante a sociedade. - Otimizar os processos de trabalho. - Promover a qualidade de vida e a valorização de pessoas. - Promover e fortalecer as relações com outras instituições. - Racionalizar os custos de modo sustentável - Garantir a infraestrutura apropriada às atividades administrativas e judiciais. - Assegurar recursos orçamentários necessários para a execução dos objetivos da estratégia. - Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes dos magistrados e servidores; - Motivar e comprometer magistrados e servidores com a execução da Estratégia. - Aprimorar a comunicação com o público externo; - Buscar a excelência na gestão de custos operacionais; - Facilitar o acesso à Justiça; - Fomentar a interação e a troca de experiências entre Tribunais (nacionais e internacionais); - Fortalecer e harmonizar as relações entre os Poderes, setores e instituições; - Promover a cidadania. - Garantir a agilidade na tramitação dos processos judiciais e administrativos a fim de assegurar a razoável duração do processo. - Motivar e comprometer magistrados e servidores com a execução da Estratégia. - Fomentar a interação e a troca de experiências entre Tribunais (nacionais e internacionais); - Fortalecer e harmonizar as relações entre os Poderes, setores e instituições. - Buscar a excelência na gestão de custos operacionais.

41 40 3 CONCLUSÃO A influência do ambiente sobre o modo operante da organização, sintetizada pela teoria contingencial, define que a organização é um sistema aberto e necessita ser flexível e adaptável as modificações ambientais políticas, econômicas, sociais, culturais, ambientais e tecnológicas. Contudo, o Planejamento Estratégico (PE) é a forma mais adequada de uma organização manter-se equilibrada no sistema operante, uma vez que com ele é possível prever, executar, controlar, avaliar e corrigir possíveis variáveis que possam interferir no sistema. Assim, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) elaborou seu Planejamento Estratégico dentro de uma visão sistêmica apoiado pelo Balanced Scorecard (BSC), contemplando perspectivas no nível social, institucional, processos internos e recursos, proporcionando à sociedade uma visão clara sobre a futura atuação do TST. No momento, um dos desafios do TST é o de garantir a compatibilidade entre as decisões táticas/operacionais com as estratégias, visando os objetivos estratégicos com eficiência, eficácia e efetividade. Assim, o TST ao iniciar a implementação do seu planejamento estratégico está colhendo propostas das unidades a fim de contemplar suas ações estratégicas e atingir seus objetivos. Observa-se que para o sucesso do Planejamento Estratégico aprovado e excelência organizacional é necessário o comprometimento dos gestores, a participação de todos os colaboradores, o princípio da continuidade administrativa e de uma boa qualidade da comunicação utilizada pelo TST.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR

TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR Este questionário objetiva diagnosticar a realidade dos tribunais em relação às aprovadas no II Encontro Nacional do Judiciário, bem como subsidiar medidas concretas a serem

Leia mais

Manifestação do Ministro Gilmar Mendes, no encerramento do II Encontro Nacional do Judiciário Belo Horizonte, 16/02/2009

Manifestação do Ministro Gilmar Mendes, no encerramento do II Encontro Nacional do Judiciário Belo Horizonte, 16/02/2009 Manifestação do Ministro Gilmar Mendes, no encerramento do II Encontro Nacional do Judiciário Belo Horizonte, 16/02/2009 Senhores, No encerramento destes trabalhos, gostaria de agradecer a contribuição

Leia mais

Garantir a economicidade dos recursos e a melhor alocação dos recursos necessários à prestação jurisdicional.

Garantir a economicidade dos recursos e a melhor alocação dos recursos necessários à prestação jurisdicional. Tema 1: Eficiência Operacional Buscar a excelência na gestão de custos operacionais. Garantir a economicidade dos recursos e a melhor alocação dos recursos necessários à prestação jurisdicional. Agilizar

Leia mais

Administração Judiciária

Administração Judiciária Administração Judiciária Planejamento e Gestão Estratégica Claudio Oliveira Assessor de Planejamento e Gestão Estratégica Conselho Superior da Justiça do Trabalho Gestão Estratégica Comunicação da Estratégia

Leia mais

ANEXO I MATRIZ DE INDICADORES E METAS

ANEXO I MATRIZ DE INDICADORES E METAS ANEXO I MATRIZ DE INDICADORES E S 31 MATRIZ DE INDICADORES e S Indicador 1 - Visão Visão: Ser reconhecido como um dos 10 Regionais mais céleres e eficientes na prestação jurisdicional, sendo considerado

Leia mais

(ANEXO 1) FICHA DOS INDICADORES

(ANEXO 1) FICHA DOS INDICADORES (ANEXO 1) FICHA DOS INDICADORES Indicador 01 INDICADOR: Índice de confiança no Poder Judiciário (1 CNJ) Confiança da sociedade no Poder Judiciário CNJ Pesquisa de opinião contratada pelo CNJ Identificar

Leia mais

ANEXO I PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2014-2020

ANEXO I PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2014-2020 ANEXO I PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2014-2020 1 Missão 2 Exercer o controle externo da administração pública municipal, contribuindo para o seu aperfeiçoamento, em benefício da sociedade. Visão Ser reconhecida

Leia mais

Planejamento Estratégico de TIC. da Justiça Militar do Estado. do Rio Grande do Sul

Planejamento Estratégico de TIC. da Justiça Militar do Estado. do Rio Grande do Sul Planejamento Estratégico de TIC da Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul MAPA ESTRATÉGICO DE TIC DA JUSTIÇA MILITAR DO ESTADO (RS) MISSÃO: Gerar, manter e atualizar soluções tecnológicas eficazes,

Leia mais

TJM-RS NGE-JME-RS. Anexo I - 2.2.3 - Levantamento de dados históricos Projetos TJM/RS de 2009 a 2014

TJM-RS NGE-JME-RS. Anexo I - 2.2.3 - Levantamento de dados históricos Projetos TJM/RS de 2009 a 2014 2013 TJM-RS NGE-JME-RS Anexo I - 2.2.3 - Levantamento de dados históricos Projetos TJM/RS de 2009 a 2014 [PAINEL DE INDICADORES-TJM-RS] Contém os indicadores do do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande

Leia mais

Planejamento Estratégico de TIC

Planejamento Estratégico de TIC Planejamento Estratégico de TIC Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe 2010 a 2014 Versão 1.1 Sumário 2 Mapa Estratégico O mapa estratégico tem como premissa de mostrar a representação visual o Plano

Leia mais

A EXPERIÊNCIA DO TRT DA 10ª REGIÃO NA IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA

A EXPERIÊNCIA DO TRT DA 10ª REGIÃO NA IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA A EXPERIÊNCIA DO TRT DA 10ª REGIÃO NA IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA Fabiana Alves de Souza dos Santos Diretora de Gestão Estratégica do TRT 10 1/29 O TRT da 10ª Região Criado em 1982 32 Varas do Trabalho

Leia mais

ANEXO I A Estratégia de TIC do Poder Judiciário

ANEXO I A Estratégia de TIC do Poder Judiciário RESOLUÇÃO Nº 99, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2009 Dispõe sobre o Planejamento Estratégico de TIC no âmbito do Poder Judiciário e dá outras providências. ANEXO I A Estratégia de TIC do Poder Judiciário Planejamento

Leia mais

INDICADORES E METAS DO TRT7 OBJETIVO ESTRATÉGICO TRT 7ª REGIÃO Nº.1.

INDICADORES E METAS DO TRT7 OBJETIVO ESTRATÉGICO TRT 7ª REGIÃO Nº.1. 34 Os indicadores são índices utilizados para aferir resultados. O TRT da 7ª Região adotou indicadores aferidos pelo CNJ e criou outros considerados relevantes para o processo decisório da gestão institucional,

Leia mais

Indicadores - Perspectiva Sociedade

Indicadores - Perspectiva Sociedade Indicadores - Perspectiva Sociedade Fortalecer a imagem institucional da Justiça do Trabalho IMAGEM ORGANIZACIONAL GRAU DE CONFIANÇA NA JUSTIÇA DO TRABALHO Mede o grau de confiança dos advogados e partes

Leia mais

RESULTADOS FINAIS DO ENCONTRO NACIONAL - ÁREA MEIO - ESTRATÉGIA NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO

RESULTADOS FINAIS DO ENCONTRO NACIONAL - ÁREA MEIO - ESTRATÉGIA NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO RESULTADOS FINAIS DO ENCONTRO NACIONAL - ÁREA MEIO - ESTRATÉGIA NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO SISTEMATIZAÇÃO DOS RESULTADOS Atendendo a solicitação do CNMP, o presente documento organiza os resultados

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL Este questionário objetiva diagnosticar a realidade dos tribunais em relação às aprovadas no II Encontro Nacional do Judiciário, bem como subsidiar medidas concretas a serem adotadas

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO Controle de Versões Autor da Solicitação: Subseção de Governança de TIC Email:dtic.governanca@trt3.jus.br Ramal: 7966 Versão Data Notas da Revisão 1 03.02.2015 Versão atualizada de acordo com os novos

Leia mais

Painel de Contribuição ASGE (Outubro/2015)

Painel de Contribuição ASGE (Outubro/2015) ASGE (Outubro/2015) Objetivo Estratégico / Iniciativa Estratégica/ Meta Estratégica 1. Alcançar 82% dos Projetos dentro do Prazo/ Aperfeiçoar a gestão de projetos 2. Implementar a Gestão de Riscos a) Criar

Leia mais

ANEXO A Estratégia do Tribunal de Justiça de Sergipe

ANEXO A Estratégia do Tribunal de Justiça de Sergipe RESOLUÇÃO Nº 10, DE 01 DE JUNHO DE 2011 Dispõe sobre o Planejamento e a Gestão Estratégica no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Sergipe e dá outras providências. ANEXO A Estratégia do Tribunal de

Leia mais

PAINEL DE INDICADORES ESTRATÉGICOS DO TRE-RS

PAINEL DE INDICADORES ESTRATÉGICOS DO TRE-RS PAINEL DE ES ESTRATÉGICOS DO TRE-RS 2014 SOCIEDADE: Prestar serviços de excelência 1 Índice de respostas a contatos dirigidos à Ouvidoria Mede o percentual de contatos dirigidos à Ouvidoria que receberam

Leia mais

A ESTRATÉGIA DO TRT-3ª REGIÃO

A ESTRATÉGIA DO TRT-3ª REGIÃO A ESTRATÉGIA DO TRT-3ª REGIÃO Plano Plurianual 2010-2014 Considerando o caráter dinâmico do processo de planejamento estratégico, o monitoramento e as revisões periódicas vêm auxiliar a Administração,

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

*486EBBAA* PROJETO DE LEI N.º, de 2014. (DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO)

*486EBBAA* PROJETO DE LEI N.º, de 2014. (DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO) ** PROJETO DE LEI N.º, de 2014. (DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO) Dispõe sobre a criação de cargos de provimento efetivo e de cargos em comissão no Quadro de Pessoal da Secretaria do Tribunal Regional

Leia mais

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 Versão 1.0 1 APRESENTAÇÃO O Planejamento

Leia mais

PAINEL DE INDICADORES ESTRATÉGICOS DO TRE-RS

PAINEL DE INDICADORES ESTRATÉGICOS DO TRE-RS PAINEL DE ES ESTRATÉGICOS DO TRE-RS 2013 SOCIEDADE: Prestar serviços de excelência 1 Índice de respostas a contatos dirigidos à Ouvidoria Mede o percentual de contatos dirigidos à Ouvidoria que receberam

Leia mais

Apresentação Plano de Integridade Institucional da Controladoria-Geral da União (PII)

Apresentação Plano de Integridade Institucional da Controladoria-Geral da União (PII) PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria-Executiva Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Plano de Integridade Institucional (PII) 2012-2015 Apresentação Como

Leia mais

RELATÓRIO DE INDICADORES - 1º SEMESTRE DE 2013

RELATÓRIO DE INDICADORES - 1º SEMESTRE DE 2013 RELATÓRIO DE INDICADORES - 1º SEMESTRE DE RELATÓRIO DE INDICADORES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 1 Apresentação A informação, em conjunto com os recursos tecnológicos, é vital para o funcionamento tático, estratégico

Leia mais

1. Escopo ou finalidade da iniciativa

1. Escopo ou finalidade da iniciativa 1. Escopo ou finalidade da iniciativa O Poder Judiciário tem-se conscientizado, cada vez mais, de que se faz necessária uma resposta para a sociedade que exige uma prestação jurisdicional mais célere e

Leia mais

SEÇÃO JUDICIÁRIA DO PARANÁ

SEÇÃO JUDICIÁRIA DO PARANÁ SEÇÃO JUDICIÁRIA DO PARANÁ MISSÃO: Garantir prestação jurisdicional rápida, acessível e efetiva no âmbito da sua competência. DESCRIÇÃO DA MISSÃO: A Justiça Federal no Paraná existe para garantir direitos

Leia mais

1. Escopo ou finalidade da iniciativa

1. Escopo ou finalidade da iniciativa 1. Escopo ou finalidade da iniciativa Esta iniciativa busca a modernização e a ampliação das ações e dos instrumentos de Comunicação para atender às necessidades de divulgação e alinhamento de informações

Leia mais

Metas Estratégicas 2015

Metas Estratégicas 2015 Metas Estratégicas 2015 Meta 1: Índice Mínimo de Capacitação de Servidores em Competências (IMCSC) Aumentar os percentuais de servidores, por área, que atingiram o mínimo de 16 h/a de capacitação, nos

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI (2013-2015) - UFPel

Planejamento Estratégico de TI (2013-2015) - UFPel Planejamento Estratégico de TI (2013-2015) - UFPel 1 Missão Prover soluções de TI, com qualidade, à comunidade da UFPel. 2 Visão Ser referência em governança de TI para a comunidade da UFPel até 2015.

Leia mais

12.1 AÇÕES E INDICAÇÕES DE PROJETOS

12.1 AÇÕES E INDICAÇÕES DE PROJETOS 43 Considerando os Objetivos Estratégicos, Indicadores e Metas, foram elaboradas para cada Objetivo, as Ações e indicados Projetos com uma concepção corporativa. O Plano Operacional possui um caráter sistêmico,

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico A decisão pela realização do Planejamento Estratégico no HC surgiu da Administração, que entendeu como urgente formalizar o planejamento institucional. Coordenado pela Superintendência

Leia mais

1. Escopo ou finalidade da iniciativa

1. Escopo ou finalidade da iniciativa 1. Escopo ou finalidade da iniciativa Estruturar e implantar uma unidade administrativa para assessorar a alta administração do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais em relação à elaboração e ao

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Controle Externo

Tribunal de Contas da União. Controle Externo Tribunal de Contas da União Controle Externo 1224 Controle Externo Objetivo Assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos federais em benefício da sociedade e auxiliar o Congresso Nacional

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

CNJ REDUZ PRESSÃO SOBRE TRIBUNAIS E JUÍZES EM 2.011

CNJ REDUZ PRESSÃO SOBRE TRIBUNAIS E JUÍZES EM 2.011 CNJ REDUZ PRESSÃO SOBRE TRIBUNAIS E JUÍZES EM 2.011 Mariana Ghirello Todo ano, o Conselho Nacional de Justiça se reúne com os presidentes dos Tribunais de Justiça para identificar as necessidades do Poder

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE 1. OBJETIVO E ABRANGÊNCIA Esta Política tem como objetivos: Apresentar de forma transparente os princípios e as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e direcionam

Leia mais

Garantir efetividade na tramitação dos processos judiciais e administrativos e assegurar a razoável duração do processo.

Garantir efetividade na tramitação dos processos judiciais e administrativos e assegurar a razoável duração do processo. Eficiência Operacional. Buscar a efetividade nos trâmites judiciais e administrativos. Garantir efetividade na tramitação dos processos judiciais e administrativos e assegurar a razoável duração do processo.

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO Secretaria de Tecnologia da Informação

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO Secretaria de Tecnologia da Informação TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO Secretaria de Tecnologia da Informação REGIONALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI MAPEAMENTO DE PROVIDÊNCIAS INICIAIS Março/2014 V 1.1 REGIONALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI MAPEAMENTO

Leia mais

MANUAL DE GESTÃO DE PROJETOS: Guia de referência do sistema de gestão de projetos do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região

MANUAL DE GESTÃO DE PROJETOS: Guia de referência do sistema de gestão de projetos do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região MANUAL DE GESTÃO DE PROJETOS: Guia de referência do sistema de gestão de projetos do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região Belém PA 2013 MANUAL DE GESTÃO DE PROJETOS: Guia de referência do sistema

Leia mais

Relatório Metas Nacionais do Judiciário Diagnóstico Situacional TJAL

Relatório Metas Nacionais do Judiciário Diagnóstico Situacional TJAL Relatório Metas Nacionais do Judiciário Diagnóstico Situacional TJAL Assessoria de Planejamento de Modernização do Poder - APMP Divisão de Estatística do Tribunal de Justiça - DETJ Assessoria de Planejamento

Leia mais

1. COMPETÊNCIAS DAS DIRETORIAS

1. COMPETÊNCIAS DAS DIRETORIAS 1. COMPETÊNCIAS DAS DIRETORIAS 1.1. Diretoria Executiva (DEX) À Diretora Executiva, além de planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar as atividades da Fundação, bem como cumprir e fazer cumprir

Leia mais

1ª. Reunião de Análise Estratégica - 2012. Núcleo de Gestão Estratégica. Manaus, 05 de março de 2012

1ª. Reunião de Análise Estratégica - 2012. Núcleo de Gestão Estratégica. Manaus, 05 de março de 2012 1ª. Reunião de Análise Estratégica - 2012 Núcleo de Gestão Estratégica Manaus, 05 de março de 2012 Objetivos Divulgar os resultados da Metas Nacionais de 2011 e apresentar os desafios para 2012. Calendário

Leia mais

1. Escopo ou finalidade da iniciativa

1. Escopo ou finalidade da iniciativa 1. Escopo ou finalidade da iniciativa Esta iniciativa tem como finalidade reorganizar a área de Tecnologia da Informação TI do TJMG, sob o ponto de vista de gestão e infraestrutura, baseados em sua estrutura

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Banco Cooperativo Sicredi S.A. Versão: Julho/2015 Página 1 de 1 1 INTRODUÇÃO O Sicredi é um sistema de crédito cooperativo que valoriza a

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA RESOLUÇÃO Nº 99, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2009

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA RESOLUÇÃO Nº 99, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2009 CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA RESOLUÇÃO Nº 99, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2009 Institui o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação no âmbito do Poder Judiciário. O PRESIDENTE DO CONSELHO

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO DIRETORIA DE SISTEMAS E INFORMAÇÃO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO DIRETORIA DE SISTEMAS E INFORMAÇÃO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO DIRETORIA DE SISTEMAS E INFORMAÇÃO PLANO ESTRATÉGICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TRIÊNIO /2015 DSI/CGU-PR Publicação - Internet 1 Sumário 1. RESULTADOS

Leia mais

ÍNDICE. Introdução 2. Missão 4. Visão de Futuro 5. Objetivos Estratégicos 6. Mapa Estratégico 7. Metas, Indicadores e Ações 8. Considerações Finais 22

ÍNDICE. Introdução 2. Missão 4. Visão de Futuro 5. Objetivos Estratégicos 6. Mapa Estratégico 7. Metas, Indicadores e Ações 8. Considerações Finais 22 ÍNDICE Introdução 2 Missão 4 Visão de Futuro 5 Objetivos Estratégicos 6 Mapa Estratégico 7 Metas, Indicadores e Ações 8 Considerações Finais 22 1 INTRODUÇÃO O Plano Estratégico do Supremo Tribunal de Federal,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001, 10 de março de 2009. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA GABINETE DO REITOR

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001, 10 de março de 2009. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA GABINETE DO REITOR INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001, 10 de março de 2009. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA GABINETE DO REITOR Dispõe sobre a Política de uso de Softwares Livres no âmbito da UDESC O REITOR da FUNDAÇÃO

Leia mais

Secretaria Municipal da Educação e Cultura - SMEC SALVADOR MAIO/2003

Secretaria Municipal da Educação e Cultura - SMEC SALVADOR MAIO/2003 Secretaria Municipal da Educação e Cultura - SMEC ATRIBUIÇÕES DOS GESTORES ESCOLARES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO VERSÃO PRELIMINAR SALVADOR MAIO/2003 Dr. ANTÔNIO JOSÉ IMBASSAHY DA SILVA Prefeito

Leia mais

Oficina 1 Análise sobre os PDTI s e alinhamento com Governança de TI (GRG e ATHIVA)

Oficina 1 Análise sobre os PDTI s e alinhamento com Governança de TI (GRG e ATHIVA) Projeto 1: Elaboração dos Planos Diretores de TI da Administração Pública de Pernambuco Projeto 2: Elaboração do Plano de Governo em TI Oficina 1 Análise sobre os PDTI s e alinhamento com Governança de

Leia mais

Fevereiro 2015 DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS DRH ESCOLA JUDICIÁRIA MILITAR EJM

Fevereiro 2015 DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS DRH ESCOLA JUDICIÁRIA MILITAR EJM Fevereiro DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS DRH ESCOLA JUDICIÁRIA MILITAR EJM 2 ÍNDICE PLANO ESTRATÉGICO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO... 3 Apresentação... 3 Missão... 4 Visão de Futuro... 4 Valores... 4 PERSPECTIVAS...

Leia mais

Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. O Estado do Rio de Janeiro atende ao 3º maior

Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. O Estado do Rio de Janeiro atende ao 3º maior Apresentação: Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro Órgão integrante da Justiça Eleitoral O Estado do Rio de Janeiro atende ao 3º maior eleitorado do país (11.563.483 eleitores) 249 Cartórios Eleitorais

Leia mais

A Estratégia do Conselho da Justiça Federal 2015/2020 CJF-POR-2015/00359, de 26 de agosto de 2015

A Estratégia do Conselho da Justiça Federal 2015/2020 CJF-POR-2015/00359, de 26 de agosto de 2015 A Estratégia do Conselho da Justiça Federal CJF-POR-2015/00359, de 26 de agosto de 2015 SUEST/SEG 2015 A estratégia do CJF 3 APRESENTAÇÃO O Plano Estratégico do Conselho da Justiça Federal - CJF resume

Leia mais

Gestão e melhoria de processos no Governo de Minas Gerais: trajetória e resultados alcançados. Palestrante: Vanice Cardoso Ferreira

Gestão e melhoria de processos no Governo de Minas Gerais: trajetória e resultados alcançados. Palestrante: Vanice Cardoso Ferreira Gestão e melhoria de processos no Governo de Minas Gerais: trajetória e resultados alcançados Palestrante: Vanice Cardoso Ferreira Agenda A trajetória da Gestão de Processos no Governo de Minas A trajetória

Leia mais

MESA 4 INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS DE CONTROLE 3 AS ORGANIZAÇÕES DE CONTROLE

MESA 4 INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS DE CONTROLE 3 AS ORGANIZAÇÕES DE CONTROLE COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DO SENADO FEDERAL MESA 4 INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS DE CONTROLE 3 AS ORGANIZAÇÕES DE CONTROLE LIMITAÇÕES ORGANIZACIONAIS E POSSIBILIDADE

Leia mais

Programa de Capacitação

Programa de Capacitação Programa de Capacitação 1. Introdução As transformações dos processos de trabalho e a rapidez com que surgem novos conhecimentos e informações têm exigido uma capacitação permanente e continuada para propiciar

Leia mais

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS 1 DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E OBJETIVO DO MOVIMENTO 2 Artigo 1º O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós

Leia mais

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor Gestão e Governança de TI Modelo de Governança em TI Prof. Marcel Santos Silva PMI (2013), a gestão de portfólio é: uma coleção de projetos e/ou programas e outros trabalhos que são agrupados para facilitar

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade Sistema de Gestão da Qualidade Coordenadora Responsável Mara Luck Mendes, Jaguariúna, SP, mara@cnpma.embrapa.br RESUMO Em abril de 2003 foi lançado oficialmente pela Chefia da Embrapa Meio Ambiente o Cronograma

Leia mais

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA Boletim GESTÃO DE PESSOAS & RECURSOS HUMANOS IPEA, 13 de outubro de 2010 EXTRA Nº 2 OUTUBRO INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA PORTARIA Nº 385, DE 13 DE OUTUBRO DE 2010. Institui, no âmbito do IPEA,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº XXX, DE XXX DE XXXXX DE 2015. O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ), no uso de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO Nº XXX, DE XXX DE XXXXX DE 2015. O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ), no uso de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO Nº XXX, DE XXX DE XXXXX DE 2015 Regulamenta o teletrabalho no âmbito do Poder Judiciário e dá outras providências. O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ), no uso de suas atribuições

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Política de Logística de Suprimento

Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento 5 1. Objetivo Aumentar a eficiência e competitividade das empresas Eletrobras, através da integração

Leia mais

Política Nacional de Participação Social

Política Nacional de Participação Social Política Nacional de Participação Social Apresentação Esta cartilha é uma iniciativa da Secretaria-Geral da Presidência da República para difundir os conceitos e diretrizes da participação social estabelecidos

Leia mais

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS Sistema Eletrobrás Política de Logística de Suprimento do Sistema Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO 4 POLÍTICA DE Logística de Suprimento

Leia mais

20 Diretrizes Priorizadas pela Etapa Estadual

20 Diretrizes Priorizadas pela Etapa Estadual 20 Diretrizes Priorizadas pela Etapa Estadual Paulista da CONSOCIAL Prioridades Texto Diretriz Eixo Pontos 1 2 Regulamentação e padronização de normas técnicas para a elaboração dos Planos de Governo apresentados

Leia mais

b) supervisionar o cumprimento desta política pelas entidades integrantes do Sistema Sicoob;

b) supervisionar o cumprimento desta política pelas entidades integrantes do Sistema Sicoob; 1. Esta Política institucional de gestão de pessoas: Política institucional de gestão de pessoas a) é elaborada por proposta da área de Gestão de Pessoas da Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob

Leia mais

Resolução nº 17, de 02 de maio de 2013. Revisão do Plano Diretor 2010/2014. A Estratégia do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima

Resolução nº 17, de 02 de maio de 2013. Revisão do Plano Diretor 2010/2014. A Estratégia do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima Resolução nº 17, de 02 de maio de 2013. Revisão do Plano Diretor 2010/2014. A Estratégia do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima Revisada Vigência 2013 2014 Missão, qual nosso negócio? Identidade institucional

Leia mais

Identificação do Órgão/Unidade:Tribunal Superior Eleitoral/STI/COINF/SEPD Service Desk

Identificação do Órgão/Unidade:Tribunal Superior Eleitoral/STI/COINF/SEPD Service Desk Identificação do Órgão/Unidade:Tribunal Superior Eleitoral/STI/COINF/SEPD Service Desk E-mail para contato: supervisao@tse.gov.br Nome trabalho/projeto: Suporte em TI baseado em sistema de gestão da qualidade

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 5.707, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2006. Institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 66, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2012.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 66, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2012. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 66, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2012. Institui o Programa de Fortalecimento Institucional da ANAC. A DIRETORIA DA AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL - ANAC, no exercício das competências

Leia mais

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS DO CHEFE DO NÚCLEO DE INFRAESTRUTURA E COMUNICAÇÕES

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS DO CHEFE DO NÚCLEO DE INFRAESTRUTURA E COMUNICAÇÕES MATRIZ DE COMPETÊNCIAS DO CHEFE DO NÚCLEO DE INFRAESTRUTURA E COMUNICAÇÕES CHEFE DO NÚCLEO DE INFRAESTRUTURA E COMUNICAÇÕES (FC-6) Área: Administrativa Unidade: Secretaria de Tecnologia da Informação e

Leia mais

PORTARIA Nº 1.849, DE 23 DE SETEMBRO DE 2005

PORTARIA Nº 1.849, DE 23 DE SETEMBRO DE 2005 PORTARIA Nº 1.849, DE 23 DE SETEMBRO DE 2005 O MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA, no uso de suas atribuições e considerando o disposto na Lei nº 10.933, de 11 de agosto de 2004, que dispõe sobre o Plano Plurianual

Leia mais

ESCOLA JUDICIAL DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 16ª REGIÃO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO QUALIFICAR

ESCOLA JUDICIAL DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 16ª REGIÃO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO QUALIFICAR PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO QUALIFICAR CALENDÁRIO DE CURSOS EXERCÍCIO 2011 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2011-2015 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO QUALIFICAR Escopo Capacitar magistrados e servidores em gestão

Leia mais

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Gestão 2013-2017 Plano de Trabalho Colaboração, Renovação e Integração Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Goiânia, maio de 2013 Introdução Este documento tem por finalidade apresentar o Plano de Trabalho

Leia mais

Gestão Estratégica e o Balanced Scorecard

Gestão Estratégica e o Balanced Scorecard Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (http://www.trt23.jus.br) Gestão Estratégica e o Balanced Scorecard José Silva Barbosa Assessor de Planejamento e Gestão Setembro/2009 Objetivos Apresentar a

Leia mais

*F69F3DF9* PROJETO DE LEI N.º, de de 2012. (DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO)

*F69F3DF9* PROJETO DE LEI N.º, de de 2012. (DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO) ** PROJETO DE LEI N.º, de de 2012. (DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO) Dispõe sobre a criação de cargos de provimento efetivo no Quadro de Pessoal da Secretaria do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região.

Leia mais

GESTÃO EFICIENTE 1 FINALIDADE DO PROJETO ESTRATÉGICO 2 JUSTIFICATIVA

GESTÃO EFICIENTE 1 FINALIDADE DO PROJETO ESTRATÉGICO 2 JUSTIFICATIVA GESTÃO EFICIENTE 1 FINALIDADE DO PROJETO ESTRATÉGICO Promover eficiência na gestão de recursos para assegurar a realização da Estratégia, a partir de uma política organizacional de planejamento e execução

Leia mais

1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios:

1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios: 1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios: a) é elaborada por proposta da área de gestão de continuidade de negócios da Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob Sicoob

Leia mais

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS DO CHEFE DO NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS DO CHEFE DO NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MATRIZ DE COMPETÊNCIAS DO CHEFE DO NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS CHEFE DO NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS (FC-6) Área: Administrativa Unidade: Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação

Leia mais

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS DO CHEFE DA SEÇÃO DE SISTEMAS ADMINISTRATIVOS

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS DO CHEFE DA SEÇÃO DE SISTEMAS ADMINISTRATIVOS MATRIZ DE COMPETÊNCIAS DO CHEFE DA SEÇÃO DE SISTEMAS ADMINISTRATIVOS CHEFE DA SEÇÃO DE SISTEMAS ADMINISTRATIVOS (FC-5) Área: Administrativa Unidade: Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação

Leia mais

Reunião de Abertura do Monitoramento 2015. Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO

Reunião de Abertura do Monitoramento 2015. Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO Reunião de Abertura do Monitoramento 2015 Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO Roteiro da Apresentação 1. Contextualização; 2. Monitoramento; 3. Processo de monitoramento;

Leia mais

Carteira de Projetos da Seção Judiciária do RS

Carteira de Projetos da Seção Judiciária do RS Página 1 Carteira de Projetos da Seção Judiciária do RS Projeto I Padronização e Melhoria dos Procedimentos das Varas Federais, Juizados e Turmas Recursais Escopo: Implementação de método de gerenciamento

Leia mais

Presidência, DIRFOR, DENGEP, SEPAD, DIRSEP, DIRSUP, Gabinetes e Cartórios

Presidência, DIRFOR, DENGEP, SEPAD, DIRSEP, DIRSUP, Gabinetes e Cartórios 1. Escopo ou finalidade da iniciativa O Sistema Themis foi desenvolvido pelo TJRS e cedido ao TJMG. Este sistema informatiza a sessão de julgamento, potencializando o aumento do número de processos que

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS RESOLUÇÃO Nº xx/xxxx CONSELHO UNIVERSITÁRIO EM dd de mês de aaaa Dispõe sobre a criação

Leia mais

PROJETO DE LEI CAPÍTULO I DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL

PROJETO DE LEI CAPÍTULO I DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL PROJETO DE LEI Institui o Plano Plurianual da União para o período 2012-2015. O CONGRESSO NACIONAL decreta: CAPÍTULO I DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL Art.1 o Esta lei institui o Plano

Leia mais

e) visa estabelecer diretrizes aplicáveis ao posicionamento estratégico de comunicação e marketing das entidades integrantes do Sicoob.

e) visa estabelecer diretrizes aplicáveis ao posicionamento estratégico de comunicação e marketing das entidades integrantes do Sicoob. 1. Esta Política Institucional de Comunicação e Marketing: Política Institucional de Comunicação e Marketing a) é elaborada por proposta da área de Comunicação e Marketing da Confederação Nacional das

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Setembro de 2010 Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇAO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR DE TI

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇAO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR DE TI MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇAO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR DE TI Plano de Trabalho Elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Competências Analista 1. Administração de recursos de infra-estrutura de tecnologia da informação 2.

Leia mais

Certificações ISO 9001 por Setor Econômico no Brasil

Certificações ISO 9001 por Setor Econômico no Brasil Certificações ISO 9001 por Setor Econômico no Brasil 9000 8000 8690 7000 6000 5000 4000 3000 4709 3948 2000 1000 29 4 0 Indústria Comércio e Serviços Agropecuária Código Nace Inválido TOTAL Fonte: Comitê

Leia mais