PALAVRAS-CHAVE: Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos. Convenção Americana sobre Direitos Humanos. Liberdade de expressão.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PALAVRAS-CHAVE: Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos. Convenção Americana sobre Direitos Humanos. Liberdade de expressão."

Transcrição

1 O ALCANCE DO DIREITO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO NO SISTEMA INTERAMERICANO DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS: A INCOMPATIBILIDADE DA EXIGÊNCIA DO DIPLOMA PARA O EXERCÍCIO DO JORNALISMO COM A CONVENÇÃO AMERICANA SOBRE DIREITOS HUMANOS Lucas Moreira Alcici RESUMO O presente trabalho visa estudar o amplo alcance do direito à liberdade de expressão no Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos. Mais especificamente, visa analisar a jurisprudência da Corte Interamericana, com destaque para a Opinião Consultiva nº 5/85, sobre a incompatibilidade da associação compulsória e exigência do diploma como condições para o exercício do jornalismo com o direito à liberdade de expressão. Adicionalmente, serão analisados outros instrumentos, tais como a Declaração de Princípios sobre Liberdade de Expressão e os relatórios anuais da Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão. Também, será objeto de estudo a decisão do Supremo Tribunal Federal que recepcionou o entendimento da Corte Interamericana e a Proposta de Emenda Constitucional que a contraria. Por fim, será estudada a responsabilidade internacional pela promulgação e aplicação de leis violatórias à Convenção Americana. PALAVRAS-CHAVE: Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos. Convenção Americana sobre Direitos Humanos. Liberdade de expressão. * Graduado pela Faculdade de Direito Milton Campos (FDMC). Vice-Presidente da Comissão de Direito Internacional da OAB-MG. Membro do Núcleo de Estudos em Práticas Internacionais da Faculdade de Direito Milton Campos (NEPI-FDMC).

2 ABSTRACT This paper aims to study the broad scope of the right to freedom of expression in the Inter-American System for the Protection of Human Rights. More specifically, it aims to analize the Inter-American Court jurisprudence with special attention to the Advisory Opinion No. 5/85, about the incompatibility of the compulsory membership and the diploma requirement as conditions for the practice of journalism with the right to freedom of expression. Aditionally, other documents such as the Declaration of Principles on Freedom of Expression and the annual reports of the Special Rappourteur for Freedom of Expression will be studied. Moreover, the decision of the brazilian Supreme Court that ratifies the understanding of the Inter-American Court over this issue and the Constitutional Amendment Proposal which is against it will be analized. Finally, the international responsability for the approval and enforcement of laws which violate the American Convention will also be studied. KEYWORDS: Inter-American System for the Protection of Human Rights. American Convention on Human Rights. Freedom of expression. 1. INTRODUÇÃO O direito à liberdade de expressão é essencial para a existência de uma sociedade democrática. 1 Apesar da sua incontestável importância, esse direito foi suprimido ou restringido na América Latina durante décadas e, ainda hoje, continua sendo violado em diversos países membros da Organização dos Estados Americanos. Governos autoritários buscam limitá-lo ou até suprimi-lo, pois somente por meio da livre de expressão do pensamento é possível que a sociedade se informe sobre abusos e violações praticados pelo Estado. A importância em garantir esse direito vai além dele próprio, pois é considerado primordial para a proteção dos demais direitos e liberdades fundamentais. Além disso, só uma sociedade bem informada e na qual as informações e pensamentos são livremente divulgados pode atingir níveis de desenvolvimento elevados. Por todos esses motivos, o direito à liberdade de expressão é reconhecido e tutelado por diversos instrumentos internacionais de proteção dos direitos humanos, 1 Corte IDH. La Colegiación Obligatoria de Periodistas. Opinião Consultiva OC-5/85 de 15 de novembro de Serie A No. 5. Par. 70.

3 dentre os quais se destaca a Convenção Americana sobre Direitos Humanos. O Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos 2, formado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos e que, no âmbito da liberdade de expressão, ainda conta com a Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão, lidou muitas vezes com casos de violações deste direito, contando com uma vasta jurisprudência, informes e declarações, que serão objeto deste trabalho. 2. O ALCANCE DO DIREITO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO NA JURISPRUDÊNCIA DA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS A Convenção Americana sobre Direitos Humanos foi assinada em 22 de novembro de 1969, na Costa Rica, e entrou em vigor no dia 18 de julho de 1978, quando foi depositado o décimo primeiro instrumento de ratificação/adesão na Secretaria Geral da Organização dos Estados Americanos. A Convenção reconheceu, em seu artigo 13, o direito de toda pessoa à liberdade de pensamento e expressão, que inclui a liberdade de procurar, receber e difundir informações e ideias de qualquer natureza, verbalmente ou por escrito, ou por qualquer meio, a sua livre escolha. 3 Segundo a jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos, a titularidade do direito à liberdade de expressão é de toda pessoa, não podendo se restringir a determinada profissão ou grupo de pessoas, nem ao âmbito da liberdade de imprensa. 4 A Corte reconheceu, em diversas oportunidades, que o direito à liberdade de expressão possui duas dimensões: uma individual, que consiste no direito de cada pessoa a expressar seu pensamento, ideias e informações, e outra social, que consiste no direito da sociedade a procurar e receber informações, ideias e pensamentos 5. A Corte 2 BRANT, Leonardo Nemer Caldeira (Coord.). A Proteção Internacional dos Direitos Humanos. Belo Horizonte: Del Rey, 2006, p Artigo 13.1 da Convenção Americana sobre Direitos Humanos. 4 Corte IDH. Tristán Donoso vs. Panamá. Sentença de 27 de janeiro de Serie C No Par Corte IDH. Kimel vs. Argentina. Sentença de 2 de maio de Serie C No Par. 63.

4 também reconheceu que ambas devem ser garantidas simultaneamente. 6 Desta forma, tanto o direito de se expressar livremente quanto o direito de procurar, receber e difundir informações e ideias são igualmente protegidos pela Convenção. Por isso, quando a liberdade de expressão de uma pessoa é restringida, tanto seu direito individual quanto o direito coletivo dos demais de receber as informações e ideias são violados. 7 Em sua dimensão individual, a liberdade de expressão não só protege o direito dos indivíduos de expressarem suas ideias, como também o direito de usarem de qualquer meio apropriado para difundir seu pensamento e fazê-lo alcançar o maior número de destinatários. Desta forma, a expressão e difusão de pensamentos e ideias são indivisíveis e, portanto, uma restrição das possibilidades de divulgação representa, na mesma medida, um limite ao direito de se expressar livremente. 8 No caso La Última Tentación de Cristo (Olmedo Bustos y otros) vs. Chile, a Corte fez as seguintes considerações em relação à dimensão individual do direito à liberdade de expressão: Sobre a primeira dimensão do direito consagrado no artigo mencionado, a individual, a liberdade de expressão não se esgota no reconhecimento teórico do direito a falar ou escrever, mas compreende, além disso, inseparavelmente, o direito a utilizar qualquer meio apropriado para difundir o pensamento e fazê-lo chegar ao maior número de destinatários. Nesse sentido, a expressão e a difusão do pensamento e da informação são indivisíveis, de modo que uma restrição das possibilidades de divulgação representa, diretamente, e na mesma medida, um limite ao direito de se expressar livremente. 9 Em sua dimensão social, a liberdade de expressão é um meio de intercâmbio de ideias e informações entre indivíduos, seja entre um número limitado de pessoas ou na comunicação em massa. Abrange tanto o direito de cada indivíduo de comunicar sua opinião aos outros, quanto o de receber opiniões e notícias RAMÍREZ, Sergio García e GONZA, Alejandra. La libertad de expresión en la jurisprudencia de la Corte Interamericana de Derechos Humanos. San José: Corte Interamericana de Derechos Humanos, 2007, p Corte IDH. La Colegiación Obligatoria de Periodistas. Opinião Consultiva OC-5/85 de 15 de novembro de Serie A No Corte IDH, Caso Ricardo Canese vs. Paraguay. Sentença de 31 de agosto de Serie C No Corte IDH. Caso La Última Tentación de Cristo (Olmedo Bustos y otros) vs. Chile. Sentença de 5 de fevereiro de Serie C No. 73. Par. 65 (tradução livre). 10 Corte IDH. La Colegiación Obligatoria de Periodistas. Opinião Consultiva OC-5/85 de 15 de novembro de Serie A No. 5. Par. 32.

5 A Corte também fez as seguintes considerações acerca da dimensão social do direito à liberdade de expressão, no caso La Última Tentación de Cristo : Com respeito à segunda dimensão do direito consagrado no artigo 13 da Convenção, a social, é mister indicar que a liberdade de expressão é um meio para o intercâmbio de ideias e informações entre as pessoas; compreende seu direito a comunicar a outras os seus pontos de vista, mas implica também o direito de todas a conhecer opiniões, relatos e notícias. 11 A Corte considera que ambas as dimensões possuem igual importância e devem ser garantidas simultaneamente para que o direito à liberdade de pensamento e de expressão possa ser exercido em sua plenitude. Ademais, reconhece a liberdade de expressão como pedra angular de uma sociedade democrática. 12 Quando comparado aos demais instrumentos internacionais, a Convenção Americana sobre Direitos Humanos é o tratado que possui maiores garantias à livre circulação de informações e ideias, estabelecendo, em seu artigo 13, uma lista mais reduzida de restrições à liberdade de expressão que o Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos 13 e a Convenção Europeia de Direitos Humanos 14. A maior proteção dada ao direito à liberdade de expressão pela Convenção Americana, comparativamente a esses dois instrumentos internacionais, foi reconhecida expressamente pela Corte Interamericana: A análise anterior do artigo 13 evidencia o altíssimo valor que a Convenção atribui à liberdade de expressão. A comparação feita entre o artigo 13 e as disposições relevantes da Convenção Europeia (artigo 10) e do Pacto (artigo 19) demonstra claramente que as garantias da liberdade de expressão incluídas na Convenção Americana foram elaboradas para serem as mais generosas e para reduzir ao mínimo as restrições à livre circulação das ideias. 15 A Convenção Americana proíbe expressamente a censura prévia e as restrições à liberdade de expressão por meios indiretos. 16 A proibição expressa à censura prévia é de extrema importância, vez que esta constitui uma forma de supressão radical da 11 Corte IDH. Caso La Última Tentación de Cristo (Olmedo Bustos y otros) vs. Chile. Sentença de 5 de fevereiro de Serie C No. 73. Par. 66 (tradução livre). 12 Corte IDH. Caso La Última Tentación de Cristo (Olmedo Bustos y otros) vs. Chile. Sentença de 5 de fevereiro de Serie C No. 73. Par. 67 e Artigo 19 do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos. 14 Artigo 10 da Convenção Européia de Direitos Humanos. 15 Corte IDH. La Colegiación Obligatoria de Periodistas. Opinião Consultiva OC-5/85 de 15 de novembro de Serie A No. 5. Par. 50 (tradução livre). 16 Corte IDH. La Colegiación Obligatoria de Periodistas. Opinião Consultiva OC-5/85 de 15 de novembro de Serie A No. 5.

6 possibilidade de expressão do pensamento 17, afetando drasticamente, não só o direito do emissor da mensagem, mas o direito de todos os destinatários de recebê-la. 18 Esse tema já foi analisado pela Corte em casos contenciosos emblemáticos, nos quais esta decidiu que houve violações ao artigo 13 da Convenção. No caso conhecido como La última tentacíon de Cristo 19, a Corte reconheceu a existência de um sistema de censura prévia que determinou a proibição de exibição desse filme no Chile. A proibição geral desta exibição, inclusive para adultos, não se enquadrou na exceção prevista no artigo 13.4 da Convenção, já que esta somente permite a censura prévia quando unicamente utilizada para regular o acesso aos espetáculos públicos com o objetivo exclusivo de proteger a moral de crianças e adolescentes 20. Já no caso Palamara Iribarne, a Corte reconheceu que o Estado praticou diversos atos que constituíram censura prévia com o intuito de impedir a publicação e circulação de um livro. Neste último caso, a Corte estabeleceu que: Para que o Estado garanta efetivamente o exercício do direito à liberdade de pensamento e expressão do autor, não basta que permita que este escreva suas ideias e opiniões, sem que tal proteção compreenda o dever de não restringir sua difusão, de forma que o autor possa distribuir o livro utilizando qualquer meio apropriado para fazer chegar tais ideias e opiniões ao maior número de destinatários, e que estes possam receber tal informação. 21 A restrição à liberdade de expressão por meios indiretos ocorre quando: (...) é violado um direito diferente da liberdade de expressão propriamente dita, de forma que esta é também afetada por exemplo, em um caso, a privação da nacionalidade do sujeito -, se são praticadas investigações indevidas ou excessivas, se o acesso a determinados meios de comunicação utilizados pelo titular do direito é proibido, se a liberdade de circulação é restringida, se um contrato é descumprido ou se os titulares de certos bens são impedidos de dispor livremente deles. A Corte Interamericana teve a oportunidade de examinar essas hipóteses de violação Corte IDH. Caso Palamara Iribarne vs. Chile. Sentença de 22 de novembro de Serie C No RAMÍREZ, Sergio García e GONZA, Alejandra. La libertad de expresión en la jurisprudencia de la Corte Interamericana de Derechos Humanos. San José: Corte Interamericana de Derechos Humanos, 2007, p Corte IDH. Caso La Última Tentación de Cristo (Olmedo Bustos y otros) vs. Chile. Sentença de 5 de fevereiro de Serie C No CERQUEIRA, Daniel Lopes. A Restrição à Liberdade de Expressão no Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos. In: O Sistema Interamericano de proteção dos direitos humanos: interface com o direito constitucional contemporâneo. Márcio Luís de Oliveira (Coord.). Belo Horizonte: Del Rey, 2007, p Corte IDH. Caso Palamara Iribarne vs. Chile. Sentença de 22 de novembro de Serie C No Par. 73 (tradução livre). 22 RAMÍREZ, Sergio García e GONZA, Alejandra. La libertad de expresión en la jurisprudencia de la Corte Interamericana de Derechos Humanos. San José: Corte Interamericana de Derechos Humanos, 2007, p. 42 (tradução livre).

7 A Corte se pronunciou a respeito de restrições indiretas no Caso Palamara Iribarne ao concluir que: A investigação sumária administrativa e a decisão de suspender a autorização de que tenha o autor de uma obra para publicá-la em determinado jornal, constituíram meios indiretos de restrição à liberdade de pensamento e expressão. 23 A Corte também se deparou com uma forma de restrição indireta ao julgar o Caso Herrera Ulloa x Costa Rica, que diz respeito ao condicionamento prévio da informação à veracidade. A Corte considerou que esse condicionamento vulnera o direito à liberdade de expressão, que se estende a qualquer informação, sendo o eventual abuso do seu exercício sujeito às responsabilidades ulteriores. 24 Assim, pela leitura do artigo 13 da Convenção e pela sua interpretação dada pela Corte, percebe-se a importância e a preocupação em assegurar o direito à liberdade de expressão e impedir a sua violação, seja ela direta e integral, como nos casos de censura prévia, ou indireta, nos casos de restrição à liberdade de expressão por meios indiretos. A Corte reconheceu que a liberdade de expressão é um elemento essencial para a existência de uma sociedade democrática: O conceito de ordem pública implica que, em uma sociedade democrática, deve ser garantida as maiores possibilidades de circulação de notícias, ideias e opiniões, assim como o mais amplo acesso à informação por parte da sociedade. A liberdade de expressão se insere na ordem pública primária e radical da democracia. A liberdade de expressão é uma pedra angular na existência de uma sociedade democrática. É indispensável para a formação da opinião pública. Por fim, é possível afirmar que uma sociedade que não está bem informada não é plenamente livre. 25 Devido à preocupação em garantir a livre circulação de informações e ideias, a Corte decidiu, em diversas oportunidades, que somente poderão existir restrições à liberdade de expressão quando essas forem autorizadas pelo artigo 13.2 da Convenção: Em relação aos requisitos que devem ser preenchidos para possibilitar uma restrição nessa matéria, cabe pontuar, em primeiro lugar, que a restrição deve estar prevista em lei, como meio de impedir a atuação arbitrária do poder público. Em segundo lugar, a restrição estabelecida em lei deve responder a um objetivo permitido pela Convenção Americana. O artigo 13.2 permite as restrições necessárias para assegurar o respeito 23 Corte IDH. Caso Palamara Iribarne vs. Chile. Sentença de 22 de novembro de Serie C No Par. 94 (tradução livre) CERQUEIRA, Daniel Lopes. A Restrição à Liberdade de Expressão no Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos. In: O Sistema Interamericano de proteção dos direitos humanos: interface com o direito constitucional contemporâneo. Márcio Luís de Oliveira (Coord.). Belo Horizonte: Del Rey, 2007, p Corte IDH. La Colegiación Obligatoria de Periodistas. Opinião Consultiva OC-5/85 de 15 de novembro de Serie A No. 5. Par. 69 e 70 (tradução livre).

8 aos direitos e a reputação dos demais ou a proteção da segurança nacional, da ordem pública ou da saúde e moral públicas. 26 O direito à liberdade de expressão não é absoluto. O artigo 13.2 da Convenção Americana prevê a possibilidade de se estabelecer restrições à liberdade de expressão, que se manifestam por meio da aplicação de responsabilidades posteriores pelo exercício abusivo deste direito, as quais não devem de modo algum limitar, mais do que o estritamente necessário, o alcance pleno da liberdade de expressão, de modo a converter-se em um mecanismo direto ou indireto de censura prévia. 27 O direito à liberdade de expressão, portanto, não tem caráter absoluto, existindo limites para seu exercício e modos de controle para que seu desempenho seja adequado. Entretanto, é preciso analisar a pertinência, a proporcionalidade e a razoabilidade das restrições aplicadas para ponderá-las à luz da Convenção Americana. 28 Caso haja abuso no exercício do direito à liberdade de expressão, os infratores estarão sujeitos a responsabilidades ulteriores, mas que devem ser expressamente e previamente fixadas pela lei e necessárias para assegurar: o respeito aos direitos ou a reputação das demais pessoas ou a proteção da segurança nacional, da ordem pública, ou da saúde ou da moral públicas. 29 No caso Ricardo Canese vs. Chile, a Corte fez as seguintes considerações em relação às responsabilidades ulteriores como forma de restrição à liberdade de pensamento e expressão em uma sociedade democrática: vs. Panamá: A Corte considera importante destacar, como em casos anteriores, que o direito à liberdade de expressão não é um direito absoluto, mas que pode ser objeto de restrições, tal como afirmam o artigo 13 da Convenção, em seus incisos 4 e 5 e o artigo 30 da mesma. Além disso, a Convenção Americana, no inciso 2 do referido artigo 13, prevê a possibilidade de estabelecer restrições à liberdade de expressão, que se manifestam por meio da aplicação de responsabilidades ulteriores pelo exercício abusivo deste direito, as quais não devem, de nenhum modo, limitar, além do estritamente necessário, o alcance pleno da liberdade de expressão e se converter em um mecanismo direto ou indireto de censura prévia. 30 Sobre o mesmo tema, a Corte fez a seguinte observação no caso Tristán Donoso 26 RAMÍREZ, Sergio García e GONZA, Alejandra. La libertad de expresión en la jurisprudencia de la Corte Interamericana de Derechos Humanos. San José: Corte Interamericana de Derechos Humanos, 2007, p. 31 (tradução livre). 27 Corte IDH. Caso Herrera Ulloa vs. Costa Rica. Sentença de 2 de julho de Serie C No Par. 120 (tradução livre). 28 RAMÍREZ, Sergio García e GONZA, Alejandra. La libertad de expresión en la jurisprudencia de la Corte Interamericana de Derechos Humanos. San José: Corte Interamericana de Derechos Humanos, 2007, p Artigo 13.2 da Convenção Americana sobre Direitos Humanos. 30 Corte IDH. Caso Ricardo Canese vs. Paraguay. Sentença de 31 de agosto de Serie C No Par. 95 (tradução livre).

9 Entretanto, a liberdade de expressão não é um direito absoluto. O artigo 13.2 da Convenção, que proíbe a censura prévia, também prevê a possibilidade de exigir responsabilidades ulteriores pelo exercício abusivo deste direito. Estas restrições têm caráter excepcional e não devem limitar, além do estritamente necessário, o pleno exercício da liberdade de expressão e converter-se em um mecanismo direto ou indireto de cesura prévia. 31 Em que pese o reconhecimento de que o direito à liberdade de expressão possa sofrer restrições, a Corte se pronunciou, no Caso Ricardo Canese vs. Paraguay, que as restrições, para serem consideradas legais, devem ter como justificativa um interesse coletivo preponderante, e que não devem limitar mais do que o estritamente necessário o direito de livre expressão do pensamento. A necessidade e, portanto, a legalidade das restrições à liberdade de expressão fundadas no artigo 13.2 da Convenção Americana, dependerão de que estas estejam orientadas a satisfazer o interesse público imperativo. Entre várias opções para alcançar esse objetivo, deve ser escolhida aquela que restrinja em menor escala o direito à liberdade de expressão. Dito isso, não é suficiente que se demonstre, por exemplo, que a lei cumpre um propósito útil e oportuno; para que sejam compatíveis com a Convenção, as restrições devem ter como justificativa um interesse coletivo que, por sua importância, seja preponderante ao interesse social do pleno gozo do direito garantido pelo artigo 13, e não limitem mas do que o estritamente necessário este direito. Assim, a restrição deve ser proporcional ao interesse que a justifica e ajustar-se estritamente a esse objetivo legítimo, interferindo, na menor maneira possível, no efetivo exercício do direito à liberdade de expressão. 32 A Corte Interamericana, na sua primeira manifestação acerca do direito protegido no artigo 13 da Convenção, teve a oportunidade de analisar um modo específico de restrição à liberdade de expressão, que corresponde à necessidade do diploma e a associação compulsória para a prática do jornalismo. A consulta à Corte foi formulada pelo Estado da Costa Rica e resultou na Opinião Consultiva OC-5/85, a qual constitui o principal objeto de estudo deste trabalho. 3. OPINIÃO CONSULTIVA Nº 5 DE 1985: O REGISTRO PROFISSIONAL OBRIGATÓRIO DE JORNALISTAS A Convenção Americana sobre Direitos Humanos permite que os Estados- Membros da Organização dos Estados Americanos consultem a Corte Interamericana sobre sua própria interpretação e de outros tratados concernentes à proteção dos direitos humanos nas Américas Corte IDH. Tristán Donoso vs. Panamá. Sentença de 27 de janeiro de Serie C No Par. 110 (tradução livre) 32 Corte IDH. Caso Ricardo Canese vs. Paraguay. Sentença de 31 de agosto de Serie C No Par. 96 (tradução livre). 33 Artigo 64.1 da Convenção Americana sobre Direitos Humanos.

10 Assim, além de sua competência contenciosa, para julgar os casos de violações aos direitos humanos ocorridos nos Estados-Membros, a Corte Interamericana possui uma competência consultiva. Por meio de um requerimento de consulta feito por um Estado, a Corte emite uma Opinião Consultiva, buscando elucidar a dúvida quanto à interpretação de alguma disposição da Convenção Americana ou de outros tratados de direitos humanos. O Governo da Costa Rica submeteu, em 8 de julho de 1985, uma consulta à Corte Interamericana de Direitos Humanos relativa à compatibilidade da associação compulsória para o exercício do jornalismo com o direito garantido pelo artigo 13 da Convenção. A Corte declarou-se competente e analisou a matéria, emitindo a Opinião Consultiva nº 5, de 15 de novembro de Primeiramente, a Corte reconheceu que uma restrição ao direito à liberdade de expressão pode ou não violar a Convenção, dependendo da sua conformidade com o artigo A Corte considerou que a exigência da associação compulsória de jornalistas pode resultar na imposição de responsabilidade civil e penal àqueles que, não sendo membros desta, no exercício do seu direito de transmitir suas opiniões e ideias por algum meio de comunicação a sua livre escolha, tiverem essa sua ação considerada pela lei como prática profissional de jornalismo. Desta forma, a Corte entendeu que essa exigência constitui uma restrição ao direito à liberdade de expressão daqueles que não são membros da associação e, portanto, passou a analisar se essa restrição é baseada na busca de objetivos legítimos reconhecidos pela Convenção e se, consequentemente, é compatível com esta. 35 Assim, a Corte passou a analisar se a referida restrição é necessária para assegurar: o respeito dos direitos e da reputação das demais pessoas e a proteção da segurança nacional, da ordem pública, ou da saúde ou da moral públicas. 36 A Corte observou que os argumentos utilizados para defender a legitimidade da associação compulsória de jornalistas são ligados a somente alguns dos conceitos 34 Corte IDH. La Colegiación Obligatoria de Periodistas. Opinião Consultiva OC-5/85 de 15 de novembro de Serie A No. 5. Par Corte IDH. La Colegiación Obligatoria de Periodistas. Opinião Consultiva OC-5/85 de 15 de novembro de Serie A No. 5. Par Artigo 13.2 da Convenção Americana de Direitos Humanos.

11 mencionados no parágrafo anterior. Em primeiro lugar, os defensores da restrição afirmaram que a prática de licenciamento compulsório é requisito para a prática de diversas profissões, que possuem suas próprias associações. Em segundo lugar, argumentou-se que a prática de licenciamento compulsório pretende atingir objetivos ligados à ética e responsabilidade profissional, o que é de interesse da coletividade. 37 Em relação a esses argumentos, a Corte Interamericana manifestou-se da seguinte forma: O jornalismo é a manifestação primária e principal da liberdade de expressão do pensamento e, por essa razão, não pode ser concebido meramente como a prestação de um serviço ao público através da aplicação de conhecimentos ou capacitações adquiridos em uma universidade ou porque estão inscritos em uma determinada associação profissional, como poderia ocorrer com outras profissões, pois está vinculado à liberdade de expressão, que é inerente a todo ser humano. 38 A Corte reconhece a necessidade de estabelecer um regime que assegure a responsabilidade e ética profissional dos jornalistas e aplique sanções a infrações cometidas. Pode ser apropriado que um Estado delegue, por lei, autoridade para aplicar sanções pelas infrações à responsabilidade e ética profissionais. Todavia, no que se refere aos jornalistas, devem ser levadas em conta às restrições do artigo 13.2 e as características próprias deste exercício profissional. 39 A Corte reconheceu que o exercício do jornalismo não pode ser dissociado do exercício da liberdade de expressão, e afirmou que o jornalista profissional nada mais é do que alguém que decidiu exercer a liberdade de expressão de modo contínuo, habitual e remunerado. Ademais, caso fossem entendidas como atividades distintas, poder-se-ia concluir que as garantias contidas no artigo 13 da Convenção não seriam aplicadas aos jornalistas profissionais, o que seria um completo absurdo. 40 Além disso, argumentou-se que a associação compulsória seria um meio para se garantir a independência dos jornalistas em relação aos seus empregadores. Ao enfrentar tal argumento, a Corte considerou ser possível estabelecer um estatuto que proteja a 37 Corte IDH. La Colegiación Obligatoria de Periodistas. Opinião Consultiva OC-5/85 de 15 de novembro de Serie A No. 5. Par. 60 e Corte IDH. La Colegiación Obligatoria de Periodistas. Opinião Consultiva OC-5/85 de 15 de novembro de Serie A No. 5. Par. 71 (tradução livre). 39 Corte IDH. La Colegiación Obligatoria de Periodistas. Opinião Consultiva OC-5/85 de 15 de novembro de Serie A No. 5. Par. 80 (tradução livre). 40 Corte IDH. La Colegiación Obligatoria de Periodistas. Opinião Consultiva OC-5/85 de 15 de novembro de Serie A No. 5. Par. 74.

12 liberdade e a independência de todos aqueles que exercem o jornalismo, sem a necessidade de deixar esse exercício restrito a somente um grupo. 41 A Corte entendeu que os argumentos utilizados para defender a associação compulsória não envolvem diretamente a ideia de justificar a imposição da restrição como meio necessário para assegurar o respeito dos direitos e da reputação das demais pessoas e a proteção da segurança nacional, da ordem pública, ou da saúde ou da moral públicas, conforme dispõe o artigo 13.2 da Convenção. Ao contrário, esses argumentos buscam justificar a associação compulsória como um meio para assegurar a ordem pública, necessária ao bem comum de uma sociedade democrática. 42 Assim, tendo sido a defesa do bem comum, prevista no artigo da Convenção Americana, invocada para justificar a associação compulsória de jornalistas, passou a Corte à sua análise. A Corte concordou em parte com esse argumento, tendo em vista que no exercício dos direitos garantidos pela Convenção deve ser levado em conta o bem comum. Todavia, na opinião da Corte, o artigo 32.2 não é automaticamente e igualmente aplicável a todos os direitos protegidos pela Convenção, especialmente quando se trata de direitos os quais possuem restrições ou limitações específicas. O artigo 32.2 contém uma disposição geral, que deve ser aplicada nos casos em que o direito protegido não faça referência específica a possíveis restrições legítimas. 44 A Corte reconheceu a dificuldade em definir com precisão os conceitos de ordem pública e bem comum, mas buscou conceituá-los da seguinte forma: o primeiro seria entendido como as condições capazes de assegurar o funcionamento harmonioso das instituições, baseado num sistema coerente de valores e princípios. 45 Já o segundo seria entendido como as condições capazes de permitir que os membros da 41 RAMÍREZ, Sergio García e GONZA, Alejandra. La libertad de expresión en la jurisprudencia de la Corte Interamericana de Derechos Humanos. San José: Corte Interamericana de Derechos Humanos, 2007, p Corte IDH. La Colegiación Obligatoria de Periodistas. Opinião Consultiva OC-5/85 de 15 de novembro de Serie A No. 5. Par O artigo 32.2 da Convenção Americana sobre Direitos Humanos estabelece que: Os direitos de cada pessoa são limitados pelos direitos dos demais, pela segurança de todos e pelas justas exigências do bem comum, numa sociedade democrática. 44 Corte IDH. La Colegiación Obligatoria de Periodistas. Opinião Consultiva OC-5/85 de 15 de novembro de Serie A No. 5. Par Corte IDH. La Colegiación Obligatoria de Periodistas. Opinião Consultiva OC-5/85 de 15 de novembro de Serie A No. 5. Par. 64.

13 sociedade alcancem o mais alto nível de desenvolvimento pessoal e sejam obtidos os maiores valores democráticos. 46 A organização de profissionais em associações não é per se contrária à Convenção, já que constitui um método de regulação e controle visando assegurar a atuação profissional com boa-fé e de acordo com os princípios éticos, garantindo a ordem pública. 47 No entanto, a Corte Interamericana entendeu que o conceito de ordem pública numa sociedade democrática requer a garantia da mais ampla circulação de noticias, ideias e opiniões, assim como o mais amplo acesso à informação. A liberdade de expressão constitui o primeiro e básico elemento de ordem pública numa sociedade democrática, que não é concebido sem o livre debate e a possibilidade de opiniões divergentes serem igualmente divulgadas e ouvidas. 48 A conclusão à qual a Corte chegou é que as razões de ordem pública que podem ser válidas para justificar a associação compulsória em outras profissões não podem ser invocadas no caso do jornalismo porque isso acarretaria em, permanentemente, privar aqueles que não são membros da associação do direito de fazer uso pleno da liberdade de expressão, garantida a todos os indivíduos nos termos do artigo 13 da Convenção, pois isso violaria os princípios básicos da democracia na qual esta é baseada. 49 O argumento de que a associação compulsória é uma forma de garantir a veracidade das informações transmitidas é baseado no bem comum. Entretanto, a Corte entende que para a garantia do bem comum é necessário a maior circulação de informações possíveis, que só é possível se houver a pluralidade de fontes. A Corte afirmou que, em princípio, seria contraditório invocar uma restrição à liberdade de expressão como forma de garanti-la. 50 Por fim, a Corte decidiu, por unanimidade, que a associação compulsória de jornalistas é incompatível com o artigo 13 da Convenção Americana sobre Direitos 46 Corte IDH. La Colegiación Obligatoria de Periodistas. Opinião Consultiva OC-5/85 de 15 de novembro de Serie A No. 5. Par Corte IDH. La Colegiación Obligatoria de Periodistas. Opinião Consultiva OC-5/85 de 15 de novembro de Serie A No. 5. Par Corte IDH. La Colegiación Obligatoria de Periodistas. Opinião Consultiva OC-5/85 de 15 de novembro de Serie A No. 5. Par Corte IDH. La Colegiación Obligatoria de Periodistas. Opinião Consultiva OC-5/85 de 15 de novembro de Serie A No. 5. Par Corte IDH. La Colegiación Obligatoria de Periodistas. Opinião Consultiva OC-5/85 de 15 de novembro de Serie A No. 5. Par. 77 e 78.

14 Humanos, pois essa restrição impede que todas as pessoas tenham acesso às mídias como meio de expressar e divulgar suas opiniões e ideias DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS SOBRE LIBERDADE DE EXPRESSÃO Durante o ano 2000, a Relatoria para a Liberdade de Expressão trabalhou na elaboração de um projeto de Declaração de Princípios sobre Liberdade de Expressão, que incorporaria as principais doutrinas sobre a matéria, reconhecidas em diversos instrumentos internacionais. 52 A Declaração de Princípios sobre Liberdade de Expressão foi aprovada pela Comissão Interamericana em seu 108º período ordinário de sessões, que ocorreu de 16 a 27 de outubro de 2000 e constitui um documento fundamental para a interpretação do artigo 13 da Convenção Americana sobre Direitos Humanos. A aprovação da Declaração foi um passo muito importante para a efetiva proteção do direito à liberdade de expressão. Nas palavras da Relatoria: Sua aprovação não é somente um reconhecimento à importância da proteção da liberdade de expressão nas Américas, mas também incorpora ao sistema interamericano padrões internacionais para uma defesa mais efetiva do exercício desse direito. A CIDH adotou esse documento com plena consciência de que a consolidação e o desenvolvimento da democracia dependem da liberdade de expressão e convencida de que quando se obstaculariza o livre debate de ideias e opiniões se limita a liberdade de expressão e o efetivo desenvolvimento do processo democrático. 53 Foram adotados 13 princípios, dos quais um em especial diz respeito à associação obrigatória e a exigência de títulos para o exercício do jornalismo: Toda pessoa tem o direito de externar suas opiniões por qualquer meio e forma. A associação obrigatória ou a exigência de títulos para o exercício da atividade jornalística constituem uma restrição ilegítima à liberdade de expressão. A atividade jornalística deve reger-se por condutas éticas, as quais, em nenhum caso, podem ser impostas pelos Estados. 54 Este princípio, ao estabelecer o direito de toda pessoa de exercer a sua liberdade de expressão do pensamento sem a exigência de títulos ou associações que legitimem este direito, positiva neste instrumento o entendimento externado pela Corte Interamericana na Opinião Consultiva nº 5, de 1985, estudada no capítulo anterior. 51 Corte IDH. La Colegiación Obligatoria de Periodistas. Opinião Consultiva OC-5/85 de 15 de novembro de Serie A No. 5. p CIDH. Informe Anual Informe da Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão, pp CIDH. Informe Anual Informe da Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão, p 23 (tradução livre). 54 Princípio 6 da Declaração de Princípios sobre Liberdade de Expressão.

15 Percebe-se, portanto, que a Comissão reafirmou o entendimento da Corte de que a associação obrigatória de jornalistas viola o artigo 13 da Convenção, pois constitui uma restrição ilegítima à liberdade de expressão. Ademais, a Comissão reconheceu que a exigência de títulos para o exercício do jornalismo é igualmente uma restrição ilegítima ao direito à liberdade de expressão. 5. DECLARAÇÃO CONJUNTA 97/03 No dia 18 de dezembro de 2003, o Relator Especial para a Liberdade de Opinião e Expressão da Organização das Nações Unidas (ONU), o Representante para a Liberdade dos Meios de Comunicação da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) e o Relator Especial para a Liberdade de Expressão da Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovaram uma declaração conjunta, no qual manifestaram sua posição em relação a alguns aspectos que atentam contra o pleno exercício do direito à liberdade de expressão no mundo. Esta declaração versou sobre problemas relacionados à regulação dos meios de comunicação, restrições para o exercício do jornalismo e sobre a importância deste numa sociedade democrática. Por meio dessa Declaração, os representantes das três organizações internacionais condenaram as tentativas de alguns governos de limitar a liberdade de expressão e de controlar os meios de comunicação por meio da imposição de restrições que ameaçam à livre expressão do pensamento. Também se pronunciaram contra a exigência de licenças ou registro para o exercício do jornalismo. Esta declaração, portanto, é consoante ao entendimento da Corte Interamericana de Direitos Humanos sobre a incompatibilidade da exigência do diploma e da associação compulsória para o exercício do jornalismo com o direito à liberdade de expressão INFORMES DA RELATORIA ESPECIAL PARA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO A Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão foi criada, em outubro de 1997, pela Comissão Interamericana, por decisão unânime de seus membros. Foi 55 Comunicado de Imprensa nº 97 de 2003, da Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão. Disponível em

16 estabelecida como um escritório permanente e independente que atua dentro do marco jurídico da Comissão, na defesa do direito à liberdade de pensamento e expressão. 56 A Comissão, ao criar a Relatoria, considerou que a liberdade de expressão exerce um papel fundamental na consolidação e desenvolvimento de uma sociedade democrática, e a sua proteção é essencial para a garantia dos demais direitos humanos. 57 As principais funções da Relatoria Especial incluem: a elaboração de informes, a realização de visitas aos Estados Membros da OEA, a fim de monitorar a situação da liberdade de expressão, a promoção do direito à liberdade de expressão nesses países e o auxílio à Comissão na avaliação de petições individuais. 58 Dentre essas funções, a elaboração dos informes anuais merece destaque no presente trabalho, pois o tema da associação compulsória e da exigência do diploma para a prática do jornalismo foi objeto em diversos desses instrumentos, tal a sua importância nas Américas. Historicamente, muitos Estados americanos mantêm associações nacionais de jornalistas, cuja filiação é obrigatória para aqueles que querem exercer o jornalismo, justificando que essas são importantes, pois permitem a regulamentação da profissão de jornalista, promovendo uma maior profissionalização e maior qualidade. No entanto, a Relatoria considera que deixar nas mãos do Estado o controle de quem pode ou não pode exercer o jornalismo dá lugar a abusos que levam à restrição da liberdade de expressão. 59 A Relatoria abordou no seu informe anual, publicado em 25 de fevereiro de 2009, o entendimento da Corte, de que o exercício do jornalismo se confunde com o exercício do direito à liberdade de expressão, que as razões de ordem pública que justificam a associação compulsória de outras profissões não podem ser aplicadas ao jornalismo e concluiu reafirmando que a associação obrigatória e a exigência de diploma para o exercício do jornalismo constituem restrições ilegítimas à liberdade de expressão CIDH. Informe Anual Informe da Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão, p CIDH. Informe Anual Informe da Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão, p CIDH. Informe Anual Informe da Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão, pp CIDH. Informe Anual Informe da Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão, p CIDH. Informe Anual Informe da Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão, p. 173.

17 7. DECISÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL QUE DECLAROU A INCONSTITUCIONALIDADE DA EXIGÊNCIA DO DIPLOMA E REGISTRO PROFISSIONAL PARA A PRÁTICA DO JORNALISMO NO BRASIL O Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria de seus membros, no dia 17 de junho de 2009, ao julgar um Recurso Extraordinário, que a exigência do diploma de jornalismo e registro profissional como condição para o exercício do jornalismo é inconstitucional. Neste julgado, o tribunal analisou se a titulação obrigatória consistia numa barreira injustificada ao exercício da liberdade de expressão. Para tanto, a corte constitucional brasileira incorporou de maneira expressa o artigo 13 da Convenção Americana sobre Direitos Humanos e o entendimento da Corte e da Comissão Interamericana de Direitos Humanos. 61 O Supremo Tribunal Federal declarou que o artigo 4º, inciso V, do Decreto-Lei nº , de 1969, baixado durante a ditadura militar, que estabelecia a exigência de diploma de curso universitário de jornalismo para o exercício desta profissão, era contrário à Constituição de 1988, pois constituía uma restrição ilegítima ao direito à liberdade de expressão e, portanto, não havia sido recepcionado por esta. O Estado brasileiro, portanto, por meio dessa decisão judicial deixou sem efeito uma restrição à livre difusão de opiniões, ideias e informações que havia sido estabelecida na época da ditadura militar e que se encontrava em flagrante contradição com a jurisprudência da Corte Interamericana e com o entendimento da CIDH. 63 Na sua decisão, o tribunal considerou que o jornalismo se diferencia de outras profissões que exigem título universitário para seu exercício, tal como a medicina e a advocacia, devido a sua estreita relação com o exercício da liberdade de expressão. Nesse sentido, entenderam os ministros que o jornalismo é a própria manifestação e difusão do pensamento, de forma contínua, profissional e remunerada. O jornalismo e a 61 CIDH. Informe Anual Informe da Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão, p O artigo 4º, inciso V, do Decreto-Lei nº 972 de 1969 estabelecia que: O exercício da profissão de jornalista requer o prévio registro no órgão regional competente do Ministério do Trabalho e Previdência Social que se fará mediante a apresentação de: (...) V- diploma de curso superior de jornalismo (...). Disponível em: 63 CIDH. Informe Anual Informe da Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão, p.371.

18 liberdade de expressão seriam duas atividades que se confundem por sua própria natureza e, por isso, não podem ser consideradas e tratadas separadamente. 64 A corte brasileira concluiu que a exigência do diploma universitário para a prática do jornalismo não estava autorizada, pois constitui um impedimento, uma verdadeira supressão ao exercício da liberdade de expressão. Ademais, entendeu que a disposição da lei de imprensa constituía uma restrição prévia ao exercício da liberdade de expressão, que equivaleria à censura prévia, forma mais radical de violação do direito à liberdade de expressão. O Supremo Tribunal Federal, além de se basear nos dispositivos da Constituição brasileira, como os artigos 5º, incisos IV, IX, XIII e XIV e 220, caput e 1º, baseou-se no artigo 13 da Convenção Americana sobre Direitos Humanos, na Opinião Consultiva OC-5/85 da Corte Interamericana de Direitos Humanos e no Informe Anual de 2008 da Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da CIDH, para declarar a inconstitucionalidade da exigência do diploma e registro profissional para o exercício do jornalismo. O tribunal brasileiro, portanto, incorporou expressamente o entendimento do Sistema Interamericano de Direitos Humanos sobre o tema na sua decisão: (...) 8. JURISPRUDÊNCIA DA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. POSIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS - OEA. A Corte Interamericana de Direitos Humanos proferiu decisão no dia 13 de novembro de 1985, declarando que a obrigatoriedade do diploma universitário e da inscrição em ordem profissional para o exercício da profissão de jornalista viola o art. 13 da Convenção Americana de Direitos Humanos, que protege a liberdade de expressão em sentido amplo (caso "La colegiación obligatoria de periodistas" - Opinião Consultiva OC-5/85, de 13 de novembro de 1985). Também a Organização dos Estados Americanos - OEA, por meio da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, entende que a exigência de diploma universitário em jornalismo, como condição obrigatória para o exercício dessa profissão, viola o direito à liberdade de expressão (Informe Anual da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, de 25 de fevereiro de 2009). 65 A decisão do tribunal brasileiro, juntamente com as decisões de outros tribunais nacionais, como os da Colômbia, Chile e México, foi muito celebrada pela Relatoria 64 CIDH. Informe Anual Informe da Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão, p Tribunal Pleno. Supremo Tribunal Federal. Recurso Extraordinário São Paulo. Relator: Min. Gilmar Mendes. 17 de junho de Disponível em:

19 Especial, que destacou o profundo raciocínio utilizado pelo tribunal para fundamentála. 66 A decisão foi relembrada recentemente pela Relatoria Especial, que mais uma vez ressaltou o fato do tribunal ter incorporado de maneira expressa o artigo 13 da Convenção Americana e o entendimento dos órgãos do Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos, responsáveis por garantir o cumprimento do referido tratado, demonstrando a relevância do tema e a importância das cortes nacionais na incorporação das normas internacionais de direitos humanos PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL ACERCA DA EXIGÊNCIA DO DIPLOMA PARA O EXERCÍCIO DO JORNALISMO NO BRASIL Não obstante ter sido o entendimento da Corte e da CIDH acerca da incompatibilidade da associação compulsória e da exigência de títulos para o exercício do jornalismo com o direito à livre expressão e difusão do pensamento, recepcionado pelo Supremo Tribunal Federal ao declarar ser inconstitucional a exigência do diploma e do registro profissional como requisitos para o exercício do jornalismo no Brasil, há uma proposta de emenda à Constituição em trâmite no Congresso Nacional que pretende inserir na carta constitucional essa exigência. O texto da PEC prevê que: A profissão de jornalista é privativa de portador de diploma de curso superior de Jornalismo, expedido por instituição oficial de ensino, e seu exercício será definido em lei. 68 Essa PEC foi protocolizada, no Senado Federal, no dia 2 de julho de 2009, apenas alguns dias após a decisão da corte constitucional brasileira, sendo contrária a esta e ao entendimento consolidado pela Corte Interamericana e pela CIDH. A PEC foi aprovada em dois turnos no Senado e foi submetida à apreciação da Câmara dos Deputados, onde se encontra em tramitação. Caso seja nesta casa legislativa também aprovada em dois turnos, a Emenda Constitucional que institui a exigência do diploma para o exercício do jornalismo no Brasil entrará em vigor. 66 CIDH. Informe Anual Informe da Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão, p CIDH. Informe Anual Informe da Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão, p BRASIL. Câmara dos Deputados. PEC nº 206 de Disponível em: 7A3F9D3060C9.node2?codteor= &filename=PEC+206/2012.

20 O texto, que busca retomar uma exigência da época da ditadura militar, visando o controle da imprensa, contraria a Constituição Federal, pois restringe o direito fundamental à liberdade de expressão, cuja titularidade foi garantida a todas as pessoas, ferindo, desta forma, uma cláusula pétrea. 69 Ainda, o texto contraria a Convenção Americana sobre Direitos Humanos, a jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos, o entendimento da Comissão Interamericana de Direitos Humanos e de sua Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão. Caso aprovada, essa alteração legislativa pode gerar a responsabilização internacional do Estado brasileiro junto ao Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos. 9. RESPONSABILIDADE INTERNACIONAL POR PROMULGAÇÃO E APLICAÇÃO DE LEIS VIOLATÓRIAS À CONVENÇÃO AMERICANA SOBRE DIREITOS HUMANOS A Comissão Interamericana de Direitos Humanos, utilizando-se da prerrogativa prevista no artigo 64.1 da Convenção Americana, solicitou à Corte Interamericana de Direitos Humanos, uma opinião consultiva acerca da responsabilidade internacional do Estado em caso de expedição e aplicação de uma lei interna manifestamente contrária à Convenção. Essa solicitação deu origem à Opinião Consultiva nº 14, de A Comissão formulou duas perguntas à Corte. Foram elas: [1] Quando um Estado-parte da Convenção Americana sobre Direitos Humanos expede uma lei que viola manifestamente as obrigações contraídas por esse Estado ao ratificar a Convenção, quais seriam, nesse caso, os efeitos jurídicos dessa lei em vista das obrigações internacionais desse Estado? [2] Quando um Estado-parte da Convenção expede uma lei cujo cumprimento por parte dos agentes ou funcionários desse Estado se traduz em uma violação manifesta da Convenção, quais são as obrigações e responsabilidades desses agentes e funcionários? 70 A Corte Interamericana entendeu que essa consulta se refere à interpretação dos artigos 1 e 2 da Convenção, que estabelecem o compromisso dos Estados de respeitarem os direitos e liberdades nela reconhecidos e a garantir seu livre e pleno exercício a todas as pessoas submetidas à sua jurisdição e a adotar as medidas 69 Artigo 60, 4º, inciso IV, da Constituição Federal de Corte IDH. Responsabilidad Internacional por Expedición y Aplicación de Leyes Violatorias de la Convención. Opinião Consultiva OC-14/94 de 9 de dezembro de Serie A No. 14. Par. 1 (tradução livre).

ESCOLA DE FORMAÇÃO 2007 ESTUDO DIRIGIDO. Liberdade de profissão

ESCOLA DE FORMAÇÃO 2007 ESTUDO DIRIGIDO. Liberdade de profissão ESCOLA DE FORMAÇÃO 2007 ESTUDO DIRIGIDO Liberdade de profissão Preparado por Carolina Cutrupi Ferreira (Escola de Formação, 2007) MATERIAL DE LEITURA PRÉVIA: 1) Opinião Consultiva n. 5/85 da Corte Interamericana

Leia mais

O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas.

O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas. O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas. O que é o dever de Consulta Prévia? O dever de consulta prévia é a obrigação do Estado (tanto do Poder Executivo, como do Poder Legislativo)

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2014

PROJETO DE LEI Nº, DE 2014 PROJETO DE LEI Nº, DE 2014 (Do Sr. Arthur Oliveira Maia) Altera a redação do art. 3º da Lei nº 8.650, de 20 de abril de 1993, para suprimir qualquer restrição ou preferência legal na contratação de treinador

Leia mais

A CRÍTICA AO ATO DE SUPERIOR E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

A CRÍTICA AO ATO DE SUPERIOR E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MILITAR DIREITO PENAL MILITAR PARTE ESPECIAL MARCELO VITUZZO PERCIANI A CRÍTICA AO ATO DE SUPERIOR E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO Marcelo Vituzzo Perciani

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI Nº 5.339, DE 2013

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI Nº 5.339, DE 2013 COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI Nº 5.339, DE 2013 (Apenso: Projeto de Lei nº 4.865, de 2012) Altera o art. 20 da Lei nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991, para instituir

Leia mais

NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS. INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT]

NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS. INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT] NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT] 1. Os Tribunais de Contas somente podem realizar suas tarefas quando são independentes da entidade auditada e são protegidos

Leia mais

Destacando que a responsabilidade primordial e o dever de promover e proteger os direitos humanos, e as liberdades fundamentais incumbem ao Estado,

Destacando que a responsabilidade primordial e o dever de promover e proteger os direitos humanos, e as liberdades fundamentais incumbem ao Estado, Declaração sobre o Direito e o Dever dos Indivíduos, Grupos e Instituições de Promover e Proteger os Direitos Humanos e as Liberdades Fundamentais Universalmente Reconhecidos 1 A Assembléia Geral, Reafirmando

Leia mais

FIXAÇÃO DO NÚMERO DE VEREADORES PELOS MUNICÍPIOS MÁRCIO SILVA FERNANDES

FIXAÇÃO DO NÚMERO DE VEREADORES PELOS MUNICÍPIOS MÁRCIO SILVA FERNANDES FIXAÇÃO DO NÚMERO DE VEREADORES PELOS MUNICÍPIOS MÁRCIO SILVA FERNANDES Consultor Legislativo da Área I Direito Constitucional, Eleitoral, Municipal, Administrativo, Processo Legislativo e Poder Judiciário

Leia mais

Princípios de Manila Sobre Responsabilidade dos Intermediários

Princípios de Manila Sobre Responsabilidade dos Intermediários Princípios de Manila Sobre Responsabilidade dos Intermediários Práticas Recomendadas Para Limitar a Responsabilidade dos Intermediários Pelos Conteúdos de Terceiros e Promover Liberdade de Expressão e

Leia mais

Qualificação técnica. A documentação relativa à qualificação técnica limita-se a:

Qualificação técnica. A documentação relativa à qualificação técnica limita-se a: Observe, quando da contratação de empresas para realização de obras e/ou prestação de serviços, o disposto na Lei 8.212/91, que determina a exigência da Certidão Negativa de Débito da empresa na contratação

Leia mais

1. Do conjunto normativo que disciplina a criação de sindicatos e a filiação dos servidores públicos

1. Do conjunto normativo que disciplina a criação de sindicatos e a filiação dos servidores públicos Nota Técnica nº 07/2008 SINASEFE. Dispositivo do Estatuto que permite a incorporação de outros sindicatos à entidade, na condição de seções sindicais. Análise da legalidade da disposição à luz da Constituição

Leia mais

PROJETO DE LEI N 4.596/09

PROJETO DE LEI N 4.596/09 1 COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL PROJETO DE LEI N 4.596/09 (Do Sr. Capitão Assumção) Altera os artigos 3 e 41 da Lei n 9.474, de 22 de julho de 1997, que "Define mecanismos para a

Leia mais

Validade, Vigência, Eficácia e Vigor. 38. Validade, vigência, eficácia, vigor

Validade, Vigência, Eficácia e Vigor. 38. Validade, vigência, eficácia, vigor Validade, Vigência, Eficácia e Vigor 38. Validade, vigência, eficácia, vigor Validade Sob o ponto de vista dogmático, a validade de uma norma significa que ela está integrada ao ordenamento jurídico Ela

Leia mais

RESPOSTA A QUESTÃO DE ORDEM SOBRE A INCLUSÃO DE MATÉRIA ESTRANHA À MEDIDA PROVISÓRIA EM PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO ENVIADO À APRECIAÇÃO DO SENADO

RESPOSTA A QUESTÃO DE ORDEM SOBRE A INCLUSÃO DE MATÉRIA ESTRANHA À MEDIDA PROVISÓRIA EM PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO ENVIADO À APRECIAÇÃO DO SENADO RESPOSTA A QUESTÃO DE ORDEM SOBRE A INCLUSÃO DE MATÉRIA ESTRANHA À MEDIDA PROVISÓRIA EM PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO ENVIADO À APRECIAÇÃO DO SENADO Em resposta à questão de ordem apresentada pelo Senador

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 3.956, DE 8 DE OUTUBRO DE 2001. Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação

Leia mais

POR UNANIMIDADE 06 (seis) meses

POR UNANIMIDADE 06 (seis) meses ACLARAÇÃO DO LAUDO ARBITRAL DO TRIBUNAL ARBITRAL AD HOC DO MERCOSUL CONSTITUÍDO PARA DECIDIR A CONTROVÉRSIA ENTRE A REPÚBLICA DO PARAGUAI E A REPÚBLICA ORIENTAL DO URUGUAI SOBRE A APLICAÇÃO DO IMESI (IMPOSTO

Leia mais

MED. CAUT. EM AÇÃO CAUTELAR 1.406-9 SÃO PAULO RELATOR

MED. CAUT. EM AÇÃO CAUTELAR 1.406-9 SÃO PAULO RELATOR MED. CAUT. EM AÇÃO CAUTELAR 1.406-9 SÃO PAULO RELATOR : MIN. GILMAR MENDES REQUERENTE(S) : PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA REQUERIDO(A/S) : UNIÃO ADVOGADO(A/S) : ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO REQUERIDO(A/S) :

Leia mais

DECRETO nº 53.464 de 21-01-1964

DECRETO nº 53.464 de 21-01-1964 DECRETO nº 53.464 de 21-01-1964 Regulamenta a Lei nº 4.119, de agosto de 1962, que dispõe sobre a Profissão de Psicólogo. O Presidente da República, usando das atribuições que lhe confere o art.87, item

Leia mais

ARTIGO: Efeitos (subjetivos e objetivos) do controle de

ARTIGO: Efeitos (subjetivos e objetivos) do controle de ARTIGO: Efeitos (subjetivos e objetivos) do controle de constitucionalidade Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: há diversas modalidades de controle de constitucionalidade previstas no direito brasileiro.

Leia mais

A efetividade das sentenças da Corte Interamericana de Direitos Humanos no Brasil

A efetividade das sentenças da Corte Interamericana de Direitos Humanos no Brasil IX Salão de Iniciação Científica PUCRS A efetividade das sentenças da Corte Interamericana de Direitos Humanos no Brasil Gabriela Bratkowski Pereira, Elias Grossmann (orientador) Faculdade de Direito,

Leia mais

18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas

18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas 18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas Os Estados signatários da presente Convenção, Desejando facilitar o reconhecimento de divórcios e separações de pessoas obtidos

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre Brasil University of New South Wales Sydney Austrália Universidade do Povo Macau - China

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre Brasil University of New South Wales Sydney Austrália Universidade do Povo Macau - China CONVENÇÃO SOBRE A JURISDIÇÃO, LEI APLICÁVEL E RECONHECIMENTO DE DECISÕES EM MATÉRIA DE ADOÇÃO (Concluída em 15 de novembro de 1965) (Conforme o seu artigo 23, esta Convenção teve vigência limitada até

Leia mais

Remédio constitucional ou remédio jurídico, são meios postos à disposição dos indivíduos e cidadão para provocar a intervenção das autoridades

Remédio constitucional ou remédio jurídico, são meios postos à disposição dos indivíduos e cidadão para provocar a intervenção das autoridades Remédio constitucional ou remédio jurídico, são meios postos à disposição dos indivíduos e cidadão para provocar a intervenção das autoridades competentes, visando sanar ilegalidades ou abuso de poder

Leia mais

Serviços de Saúde do Trabalho

Serviços de Saúde do Trabalho 1 CONVENÇÃO N. 161 Serviços de Saúde do Trabalho I Aprovada na 71ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1985), entrou em vigor no plano internacional em 17.2.88. II Dados referentes

Leia mais

Segurança e Saúde dos Trabalhadores

Segurança e Saúde dos Trabalhadores Segurança e Saúde dos Trabalhadores [1]CONVENÇÃO N. 155 I Aprovada na 67ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1981), entrou em vigor no plano internacional em 11.8.83. II Dados referentes

Leia mais

DECRETO Nº 3.956, DE 8 DE OUTUBRO DE

DECRETO Nº 3.956, DE 8 DE OUTUBRO DE Convenção da Organização dos Estados Americanos 08/10/2001 - Decreto 3956 promulga a Convenção Interamericana para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Pessoas Portadoras de Deficiência

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº, DE DE 2010.

RESOLUÇÃO Nº, DE DE 2010. RESOLUÇÃO Nº, DE DE 2010. Dispõe sobre a divulgação de dados processuais eletrônicos na rede mundial de computadores, expedição de certidões judiciais e dá outras providências. O PRESIDENTE DO CONSELHO

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Controle de Ponto do Trabalhador terceirizado

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Controle de Ponto do Trabalhador terceirizado Controle de Ponto do Trabalhador terceirizado 13/11/2013 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 5 5. Informações

Leia mais

O Acordo de Haia Relativo ao Registro. Internacional de Desenhos Industriais: Principais características e vantagens

O Acordo de Haia Relativo ao Registro. Internacional de Desenhos Industriais: Principais características e vantagens O Acordo de Haia Relativo ao Registro Internacional de Desenhos Industriais: Principais características e vantagens Publicação OMPI N 911(P) ISBN 92-805-1317-X 2 Índice Página Introdução 4 Quem pode usufruir

Leia mais

2. REGISTRO DE AUDITOR INDEPENDENTE

2. REGISTRO DE AUDITOR INDEPENDENTE NOTA EXPLICATIVA CVM Nº 9/78. Ref.: Instrução CVM nº 04/78, que dispõe sobre as Normas relativas ao Registro de Auditor Independente na Comissão de Valores Mobiliários. 1. INTRODUÇÃO Por sua relevância,

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO EXECUTIVA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REDITUS - SOCIEDADE GESTORA DE PARTICIPAÇÕES SOCIAIS, S.A.

REGULAMENTO DA COMISSÃO EXECUTIVA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REDITUS - SOCIEDADE GESTORA DE PARTICIPAÇÕES SOCIAIS, S.A. REGULAMENTO DA COMISSÃO EXECUTIVA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REDITUS - SOCIEDADE GESTORA DE PARTICIPAÇÕES SOCIAIS, S.A. ARTIGO 1.º (Âmbito e Aplicabilidade) 1. O presente regulamento estabelece as regras

Leia mais

Excelentíssimo Dr. Roberto Monteiro Gurgel Santos, DD. Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público:

Excelentíssimo Dr. Roberto Monteiro Gurgel Santos, DD. Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público: Excelentíssimo Dr. Roberto Monteiro Gurgel Santos, DD. Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público: Venho à presença de Vossa Excelência, nos termos do Regimento Interno deste Conselho, apresentar

Leia mais

RIO DE JANEIRO 2015. Anteprojeto de lei de proteção de dados pessoais/ Contribuição do ITS para o debate público

RIO DE JANEIRO 2015. Anteprojeto de lei de proteção de dados pessoais/ Contribuição do ITS para o debate público RIO DE JANEIRO 2015 Anteprojeto de lei de proteção de dados pessoais/ Contribuição do ITS para o debate público APL DE DADOS Resumo Esta é uma contribuição do ITS ao debate público sobre o anteprojeto

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE NEPOMUCENO

PREFEITURA MUNICIPAL DE NEPOMUCENO Nepomuceno, 18 de agosto de 2014. MENSAGEM Nº 032/2014 Exmo. Sr. Francisco Ricardo Gattini DD. Presidente da Câmara Municipal de NEPOMUCENO MG Senhor Presidente, Com meus cordiais e respeitosos cumprimentos,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO. PORTARIA Nº CF-POR-2012/00116 de 11 de maio de 2012

PODER JUDICIÁRIO. PORTARIA Nº CF-POR-2012/00116 de 11 de maio de 2012 PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL PORTARIA Nº CF-POR-2012/00116 de 11 de maio de 2012 Dispõe sobre a composição, o funcionamento e as atribuições dos Comitês Gestores do Código

Leia mais

SOBRE PROTEÇÃO E FACILIDADES A SEREM DISPENSADAS A REPRESENTANTES DE TRABALHADORES NA EMPRESA

SOBRE PROTEÇÃO E FACILIDADES A SEREM DISPENSADAS A REPRESENTANTES DE TRABALHADORES NA EMPRESA Convenção 135 SOBRE PROTEÇÃO E FACILIDADES A SEREM DISPENSADAS A REPRESENTANTES DE TRABALHADORES NA EMPRESA A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho, Convocada em Genebra pelo Conselho

Leia mais

TRATADOS INTERNACIONAIS E SUA INCORPORAÇÃO NO ORDENAMENTO JURÍDICO 1. DIREITOS FUNDAMENTAIS E TRATADOS INTERNACIONAIS

TRATADOS INTERNACIONAIS E SUA INCORPORAÇÃO NO ORDENAMENTO JURÍDICO 1. DIREITOS FUNDAMENTAIS E TRATADOS INTERNACIONAIS Autora: Idinéia Perez Bonafina Escrito em maio/2015 TRATADOS INTERNACIONAIS E SUA INCORPORAÇÃO NO ORDENAMENTO JURÍDICO 1. DIREITOS FUNDAMENTAIS E TRATADOS INTERNACIONAIS Nas relações internacionais do

Leia mais

A IMPLANTAÇÃO DE CONSELHO CONSULTIVO EM SOCIEDADES LIMITADAS COMO FORMA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA

A IMPLANTAÇÃO DE CONSELHO CONSULTIVO EM SOCIEDADES LIMITADAS COMO FORMA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA A IMPLANTAÇÃO DE CONSELHO CONSULTIVO EM SOCIEDADES LIMITADAS COMO FORMA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA Ana Carolina Rovida de Oliveira Especialista em Direito da Economia e Empresarial I INTRODUÇÃO A estabilização

Leia mais

Divisão de Atos Internacionais

Divisão de Atos Internacionais Divisão de Atos Internacionais Âmbito de AplicaçãoConvenção Interamericana Sobre Obrigação Alimentar (Adotada no Plenário da Quarta Conferência Especializada Interamericana sobre Direito Internacional

Leia mais

PARECER Nº, DE 2015. RELATOR: Senador MARCELO CRIVELLA I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE 2015. RELATOR: Senador MARCELO CRIVELLA I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2015 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, em decisão terminativa, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 533, de 2013, do Senador Sérgio Souza, que estabelece a obrigatoriedade de as farmácias

Leia mais

RESOLUÇÃO N 83/TCE/RO-2011

RESOLUÇÃO N 83/TCE/RO-2011 RESOLUÇÃO N 83/TCE/RO-2011 Dispõe sobre o exercício da fiscalização dos atos de gestão pelo Tribunal de Contas e dá outras providências. O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE RONDÔNIA, no uso de suas atribuições

Leia mais

6º FÓRUM SENADO DEBATE BRASIL. Convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência : uma Constituição viva e cidadã

6º FÓRUM SENADO DEBATE BRASIL. Convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência : uma Constituição viva e cidadã 6º FÓRUM SENADO DEBATE BRASIL Convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência : uma Constituição viva e cidadã Denise Granja Presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Leia mais

PARECER Nº, DE 2015. RELATOR: Senador WALDEMIR MOKA I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE 2015. RELATOR: Senador WALDEMIR MOKA I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2015 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, em decisão terminativa, sobre o Projeto de Lei da Câmara nº 44, de 2012 (Projeto de Lei nº 4.097, de 2004, na Casa de origem), do Deputado Zenaldo Coutinho,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO DESPACHO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO DESPACHO fls. 71 DESPACHO Agravo de Instrumento Processo nº 2057738-24.2014.8.26.0000 Relator(a): CAMARGO PEREIRA Órgão Julgador: 3ª CÂMARA DE DIREITO PÚBLICO Vistos. Cuida-se de agravo de instrumento extraído

Leia mais

DIRECTIVA 93/109/CE, 6 DEZEMBRO 1993

DIRECTIVA 93/109/CE, 6 DEZEMBRO 1993 DIRECTIVA 93/109/CE, 6 DEZEMBRO 1993 SISTEMA DE EXERCÍCIO DO DIREITO DE VOTO E DE ELEGIBILIDADE NAS ELEIÇÕES PARA O PARLAMENTO EUROPEU DOS CIDADÃOS DA UNIÃO EUROPEIA RESIDENTES NUM ESTADO-MEMBRO DE QUE

Leia mais

Perguntas F requentes Relacionadas à Inscrição de Entidades de Assistência Social nos Conselhos Municipais de Assistência Social e do Distrito Federal

Perguntas F requentes Relacionadas à Inscrição de Entidades de Assistência Social nos Conselhos Municipais de Assistência Social e do Distrito Federal Perguntas F requentes Relacionadas à Inscrição de Entidades de Assistência Social nos Conselhos Municipais de Assistência Social e do Distrito Federal 1. Onde localizar os procedimentos para inscrição

Leia mais

DECRETO N.º 418/XII. Cria o Inventário Nacional dos Profissionais de Saúde

DECRETO N.º 418/XII. Cria o Inventário Nacional dos Profissionais de Saúde DECRETO N.º 418/XII Cria o Inventário Nacional dos Profissionais de Saúde A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.º Objeto 1 - A

Leia mais

PARECER CREMEB N 12/09 (Aprovado em Sessão da 1ª Câmara de 05/03/2009)

PARECER CREMEB N 12/09 (Aprovado em Sessão da 1ª Câmara de 05/03/2009) PARECER CREMEB N 12/09 (Aprovado em Sessão da 1ª Câmara de 05/03/2009) Consulta nº 159.756/08 Assuntos: - Filmagem em interior de UTI. - Legalidade de contratação de médicos plantonistas como pessoa jurídica.

Leia mais

CONSULTA Nº 37.748/2015

CONSULTA Nº 37.748/2015 1 CONSULTA Nº 37.748/2015 Assunto: Sobre atestados que ultrapassam mais de um dia de licença efetuados por médicos do Programa Mais Médicos, sem a assinatura do médico tutor ou supervisor. Relatores: Conselheiro

Leia mais

Regulamento de Estágio Curricular

Regulamento de Estágio Curricular Regulamento de Estágio Curricular REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR O presente regulamento normatiza o Estágio Curricular em acordo com a Lei nº 11.788, de 25/09/2008, componente do Projeto Pedagógico

Leia mais

Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO

Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO Referência RFI 011 Pergunta NBR ISO 9001:2000 cláusula: 2 Apenas os termos e definições da NBR ISO 9000:2000 constituem prescrições da NBR ISO 9001:2000,

Leia mais

OAB 2ª Fase Direito Constitucional Meta 4 Cristiano Lopes

OAB 2ª Fase Direito Constitucional Meta 4 Cristiano Lopes OAB ª Fase Direito Constitucional Meta Cristiano Lopes 0 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. META LEITURA OBRIGATÓRIA Legislação: CF, arts. ; Doutrina: Poder legislativo

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO. PARECER COREN-SP 004/2012 CT PRCI nº 99.071/2012 Ticket 284.669

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO. PARECER COREN-SP 004/2012 CT PRCI nº 99.071/2012 Ticket 284.669 PARECER COREN-SP 004/2012 CT PRCI nº 99.071/2012 Ticket 284.669 Assunto: Obrigatoriedade de supervisão da equipe de enfermagem por Enfermeiro no SESMT 1. Do fato Solicitado parecer por Médico do Trabalho

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E CIDADANIA

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E CIDADANIA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E CIDADANIA PROJETO DE LEI N o 3.962, DE 2012 Altera e inclui dispositivos na Lei nº 8.906, de 04 de julho de 1994, e no Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940,

Leia mais

Maratona Fiscal ISS Direito tributário

Maratona Fiscal ISS Direito tributário Maratona Fiscal ISS Direito tributário 1. São tributos de competência municipal: (A) imposto sobre a transmissão causa mortis de bens imóveis, imposto sobre a prestação de serviço de comunicação e imposto

Leia mais

LAI e PAD OGU MAIO - 2014

LAI e PAD OGU MAIO - 2014 LAI e PAD OGU MAIO - 2014 Experiência Internacional Declaração Universal dos Direitos Humanos (artigo 19): Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade

Leia mais

ACESSO AOS MECANISMOS CONVENCIONAIS DE PROTEÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS

ACESSO AOS MECANISMOS CONVENCIONAIS DE PROTEÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS ACESSO AOS MECANISMOS CONVENCIONAIS DE PROTEÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS DOCUMENTO PREPARADO PARA O MÊS DA ONU PETIÇÕES INDIVIDUAIS DANIELA IKAWA QUAIS SÃO OS MECANISMOS DE PROTEÇÃO EXISTENTES? O QUE SÃO MECANISMOS

Leia mais

O artigo 427, da CLT, determina que o empregador, cuja empresa ou estabelecimento ocupar menores, seja obrigado a conceder-lhes o tempo que for

O artigo 427, da CLT, determina que o empregador, cuja empresa ou estabelecimento ocupar menores, seja obrigado a conceder-lhes o tempo que for PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2015 (Do Sr. Ricardo Izar e outros) Altera o artigo 7º, inciso XXXIII, da Constituição Federal, para dispor sobre a maioridade laboral. As Mesas da Câmara dos Deputados

Leia mais

Marco Civil da Internet

Marco Civil da Internet Marco Civil da Internet Tendências em Privacidade e Responsabilidade Carlos Affonso Pereira de Souza Professor da Faculdade de Direito da UERJ Diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) @caffsouza

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2012

PROJETO DE LEI Nº, DE 2012 PROJETO DE LEI Nº, DE 2012 (Do Sr. Walter Feldman) Dispõe sobre a proteção dos direitos de propriedade intelectual e dos direitos autorais na Internet. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º Esta Lei dispõe

Leia mais

Comunicações e Informações

Comunicações e Informações Jornal Oficial da União Europeia C 249 A Edição em língua portuguesa Comunicações e Informações 58. o ano 30 de julho de 2015 Índice V Avisos PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS Serviço Europeu de Seleção do

Leia mais

DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS

DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DAS FACULDADES INTEGRADAS DE VITÓRIA DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS Disciplina os Cursos de Pós- Graduação Lato Sensu nas modalidades Acadêmica e Profissionalizante

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br A isenção da contribuição previdenciária dos servidores públicos (abono de permanência) Luís Carlos Lomba Júnior* O presente estudo tem como objetivo traçar breves considerações

Leia mais

PARECER N.º 81/CITE/2012

PARECER N.º 81/CITE/2012 PARECER N.º 81/CITE/2012 Assunto: Parecer prévio à intenção de recusa de autorização de trabalho em regime de horário flexível a trabalhadora com responsabilidades familiares, nos termos do n.º 5 do artigo

Leia mais

C 326/266 Jornal Oficial da União Europeia 26.10.2012. PROTOCOLO (N. o 7) RELATIVO AOS PRIVILÉGIOS E IMUNIDADES DA UNIÃO EUROPEIA CAPÍTULO I

C 326/266 Jornal Oficial da União Europeia 26.10.2012. PROTOCOLO (N. o 7) RELATIVO AOS PRIVILÉGIOS E IMUNIDADES DA UNIÃO EUROPEIA CAPÍTULO I C 326/266 Jornal Oficial da União Europeia 26.10.2012 PROTOCOLO (N. o 7) RELATIVO AOS PRIVILÉGIOS E IMUNIDADES DA UNIÃO EUROPEIA AS ALTAS PARTES CONTRATANTES, CONSIDERANDO que, nos termos do artigo 343.

Leia mais

O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO

O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO José Afonso da Silva 1. A controvérsia 1. A condenação, pelo Supremo Tribunal Federal, na Ação Penal 470, de alguns deputados federais tem suscitado dúvidas relativamente

Leia mais

Processo PGT/CCR/ICP/Nº 7698/2014

Processo PGT/CCR/ICP/Nº 7698/2014 Processo PGT/CCR/ICP/Nº 7698/2014 Câmara de Coordenação e Revisão Origem: PRT 8ª Região Interessados: 1. MPT PRT/8ª - PTM. 2. Elite Serviços de Segurança LTDA Assunto: Exploração do Trabalho da Criança

Leia mais

COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS

COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS PROJETO DE LEI N o 844, DE 2011 Dá nova redação aos art. 33, 34 e 35 da Lei nº 9.474, de 1997, que Define mecanismos para a implementação do Estatuto dos Refugiados

Leia mais

PARECER Nº, DE 2011. RELATOR: Senador JOÃO DURVAL. RELATOR AD HOC : Senador PAULO PAIM I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE 2011. RELATOR: Senador JOÃO DURVAL. RELATOR AD HOC : Senador PAULO PAIM I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2011 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, sobre o Projeto de Lei da Câmara nº 304, de 2009 (Projeto de Lei nº 5.391, de 2005, na origem), do Deputado Gilmar Machado, que dispõe sobre as medidas

Leia mais

EFICÁCIA E APLICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS

EFICÁCIA E APLICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS EFICÁCIA E APLICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS 1 Eficácia é o poder que tem as normas e os atos jurídicos para a conseqüente produção de seus efeitos jurídicos próprios. No sábio entendimento do mestre

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS DE PESQUISA E ANÁLISE EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS, PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E TRABALHO

Leia mais

Inscrição de Pessoas Jurídicas no Conselho que Terceirizam Serviços de Fonoaudiologia. Consulta

Inscrição de Pessoas Jurídicas no Conselho que Terceirizam Serviços de Fonoaudiologia. Consulta Inscrição de Pessoas Jurídicas no Conselho que Terceirizam Serviços de Fonoaudiologia. Parecer Jurídico Consulta A Comissão de Orientação e Fiscalização do Conselho Regional de Fonoaudiologia 6ª Região,

Leia mais

Modelo esquemático de ação direta de inconstitucionalidade genérica EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Modelo esquemático de ação direta de inconstitucionalidade genérica EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Modelo esquemático de ação direta de inconstitucionalidade genérica EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Legitimidade ativa (Pessoas relacionadas no art. 103 da

Leia mais

Manual de Atividades Complementares

Manual de Atividades Complementares CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Manual de Atividades Complementares Belo Horizonte 1 Prezado(a) aluno(a): Este é o Manual de Atividades Complementar

Leia mais

Prof. Cristiano Lopes

Prof. Cristiano Lopes Prof. Cristiano Lopes CONCEITO: É o procedimento de verificar se uma lei ou ato normativo (norma infraconstitucional) está formalmente e materialmente de acordo com a Constituição. Controlar significa

Leia mais

COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO VOTO EM SEPARADO DO DEPUTADO RONALDO FONSECA

COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO VOTO EM SEPARADO DO DEPUTADO RONALDO FONSECA COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO PROJETO DE LEI N 0 5.618, DE 2005 (Apensados os Projetos de Lei nº 7.456, de 2006 e nº 7.741, de 2010) Dispõe sobre a regulamentação da profissão

Leia mais

Vedação de transferência voluntária em ano eleitoral INTRODUÇÃO

Vedação de transferência voluntária em ano eleitoral INTRODUÇÃO Vedação de transferência voluntária em ano eleitoral INTRODUÇÃO Como se sabe, a legislação vigente prevê uma série de limitações referentes à realização de despesas em ano eleitoral, as quais serão a seguir

Leia mais

ACORDO SOBRE MEDIDAS DE INVESTIMENTO RELACIONADAS AO COMÉRCIO

ACORDO SOBRE MEDIDAS DE INVESTIMENTO RELACIONADAS AO COMÉRCIO ACORDO SOBRE MEDIDAS DE INVESTIMENTO RELACIONADAS AO COMÉRCIO Os Membros, Considerando que os Ministros acordaram em Punta del Este que "em seguida a um exame da operação dos Artigos do GATT relacionados

Leia mais

Título A terceirização sob a perspectiva do interesse público Veículo Congresso em Foco Data 23 dezembro 2014 Autores Claudio J. D.

Título A terceirização sob a perspectiva do interesse público Veículo Congresso em Foco Data 23 dezembro 2014 Autores Claudio J. D. Título A terceirização sob a perspectiva do interesse público Veículo Congresso em Foco Data 23 dezembro 2014 Autores Claudio J. D. Sales e Richard Lee Hochstetler Este ano o Supremo Tribunal Federal

Leia mais

Princípios ABC do Grupo Wolfsberg Perguntas Frequentes Relativas a Intermediários e Procuradores/Autorizados no Contexto da Banca Privada

Princípios ABC do Grupo Wolfsberg Perguntas Frequentes Relativas a Intermediários e Procuradores/Autorizados no Contexto da Banca Privada Princípios ABC do Grupo Wolfsberg Perguntas Frequentes Relativas a Intermediários e Procuradores/Autorizados no Contexto da Banca Privada Por vezes surgem perguntas relativas a Intermediários Promotores

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI N o 3.150, DE 2008 Dispõe sobre as condições de trabalho dos assistentes sociais. Autora: Deputada ALICE PORTUGAL Relatora: Deputada

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2009

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2009 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2009 Acrescenta o art. 220-A à Constituição Federal, para dispor sobre a exigência do diploma de curso superior de comunicação social, habilitação jornalismo, para

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS

CÂMARA DOS DEPUTADOS INDICAÇÃO Nº de 2007 (Da Senhora Andreia Zito) Sugere o encaminhamento ao Congresso Nacional de Projeto de Lei que disponha sobre a jornada de trabalho dos servidores público federais ocupantes de cargos

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL DO FUNDO DE APOSENTADORIA E PENSÃO DO SERVIDOR- FAPS

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL DO FUNDO DE APOSENTADORIA E PENSÃO DO SERVIDOR- FAPS REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL DO FUNDO DE APOSENTADORIA E PENSÃO DO SERVIDOR- FAPS CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1.º - O Conselho Fiscal do Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor- FAPS, criado

Leia mais

TRABALHO 1 COMENTÁRIOS A ACÓRDÃO(STF)

TRABALHO 1 COMENTÁRIOS A ACÓRDÃO(STF) UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA MATRICULA:12/0138573 ALUNO:WILSON COELHO MENDES PROFESSOR:VALLISNEY OLIVEIRA TRABALHO 1 COMENTÁRIOS A ACÓRDÃO(STF) Teoria geral do Processo II Princípio:Juiz natural, com observações

Leia mais

Outrossim, ficou assim formatado o dispositivo do voto do Mn. Fux:

Outrossim, ficou assim formatado o dispositivo do voto do Mn. Fux: QUESTÃO DE ORDEM Nos termos do art. 131 e seguintes do Regimento do Congresso Nacional, venho propor a presente QUESTÃO DE ORDEM, consoante fatos e fundamentos a seguir expostos: O Congresso Nacional (CN)

Leia mais

Política de Exercício de Direito de Voto

Política de Exercício de Direito de Voto Política de Exercício de Direito de Voto Versão 1 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO...3 2. EXCLUSÕES... 3 3. PRINCÍPIOS GERAIS...3 4. POTENCIAIS SITUAÇÕES DE CONFLITO DE INTERESSE...3 5. DA POLÍTICA DE

Leia mais

Prevenção de Acidentes do Trabalho dos Marítimos

Prevenção de Acidentes do Trabalho dos Marítimos 1 CONVENÇÃO N. 134 Prevenção de Acidentes do Trabalho dos Marítimos I Aprovada na 55ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1970), entrou em vigor no plano internacional em 17 de fevereiro

Leia mais

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho Sandra Rodrigues

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho Sandra Rodrigues Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho Sandra Rodrigues Resumo: O trabalho intenta investigar o cenário de pós-graduação à distância na área das Ciências

Leia mais

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação.

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação. Normas de regulamentação para a certificação de atualização profissional de título de especialista e certificado de área de atuação Em decorrência do convênio celebrado entre a Associação Médica Brasileira

Leia mais

PARECER Nº, DE 2010. RELATOR: Senador HERÁCLITO FORTES

PARECER Nº, DE 2010. RELATOR: Senador HERÁCLITO FORTES PARECER Nº, DE 2010 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, em decisão terminativa, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 464, de 2009, do Senador Paulo Paim, que fixa o piso salarial do gari e define o grau do

Leia mais

1º Anexo a estas Normas haverá um conjunto de Resoluções de caráter transitório que legislarão sobre assuntos específicos do Programa em Astronomia.

1º Anexo a estas Normas haverá um conjunto de Resoluções de caráter transitório que legislarão sobre assuntos específicos do Programa em Astronomia. NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ASTRONOMIA DO ON Capítulo 1 Das disposições gerais Capítulo 2 Da constituição do Corpo Docente Capítulo 3 Da orientação do aluno Capítulo 4 Da admissão e matrícula

Leia mais