A MATRIZ SWOT NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: um estudo de caso na empresa Kaique Fritas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A MATRIZ SWOT NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: um estudo de caso na empresa Kaique Fritas"

Transcrição

1 1 A MATRIZ SWOT NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: um estudo de caso na empresa Kaique Fritas GOMES, Erica Daiana 1 SOUSA, Jessica Botega de² Orientador temático: Prof. Ms. Fábio Fernandes 2 Orientadora metodológica: Prof.ª Ms. Mara Sueli de Moraes Miguel³ RESUMO Este artigo faz uma apresentação da Matriz SWOT, como ferramenta do planejamento estratégico, para este estudo foi realizado um estudo de caso na empresa Kaique Fritas na cidade de Indaiatuba. Com a crescente preocupação com o mercado as empresas estão cada vez mais ligadas aos aspectos do planejamento estratégico, e através da análise SWOT a empresa poderá ter uma visão maior dos seus pontos críticos e assim melhora-los e para facilitar na tomada de decisão. A análise do SWOT mostra os pontos fortes, fracos, oportunidades e as ameaças. Assim o presente trabalho realizado na empresa Kaique Fritas onde se produz produtos alimentícios no ramo de batata frita, tipo chips onde foi possível através da análise identificar e apontar o ambiente interno (pontos fortes e pontos fracos) e o ambiente externo (oportunidades e ameaças) da empresa. Palavras-chave: Matriz SWOT, planejamento estratégico, pontos críticos, ambiente interno e ambiente externo. ABSTRAT This article is a presentation of the SWOT matrix, such as strategic planning tool for this study was a case study in Kaique Chips Company in Indaiatuba. With the growing concern for the market companies are increasingly linked to aspects of strategic planning 1 Aluna do 4 semestre do Curso de Gestão da Qualidade na Faculdade CEUNSP - Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio. erica_gomes2704@yahoo.com ² Aluna do 4 semestre do Curso de Gestão da Qualidade na Faculdade CEUNSP - Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio. je.botega@hotmail.com ³ Mestre em Educação. Professor do CEUNSP-Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio. E- mail: prof.fafer@bol.com.br 2 Mestre em Filosofia e MBA em Gestão de Pessoas. Professora do CEUNSP-Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio. maramig58@gmail.com

2 2 and through SWOT analysis the company may have a bigger view of the critical points and thus improves them and to facilitate decision-making. The SWOT analysis shows the strengths, weaknesses, opportunities and threats. Thus the present work in the company Kaique Frits which produces food products in crisp branch, type chips where possible by analyzing identify and point out the internal environment (strengths and weaknesses) and external environment (opportunities and threats) from the company. Keywords: SWOT matrix, strategic planning, critical points, indoor and outdoor environment. INTRODUÇÃO Este artigo visa demostrar a importância do planejamento estratégico utilizando a matriz SWOT, considerada uma ferramenta que analisa tanto os fatores internos como os externos da empresa. A escolha desta ferramenta foi devido a sua forma simples e a visão ampla do ambiente coorporativo da empresa, pois independentemente do tamanho da empresa, a matriz poderá ser utilizada seja em multinacionais ou em empresas de pequeno porte. A ferramenta matriz SWOT foi utilizada no estudo de caso na empresa Kaique Fritas onde o empreendedor buscou aperfeiçoamento no ramo de batata fritas tipo chips. O objetivo central deste trabalho é demonstrar como o planejamento estratégico pode ser utilizado em pequenas empresas, suas vantagens e desvantagens, utilizando como base a matriz SWOT. Para elaboração do referencial teórico foi utilizado estudos através de livros, websites, artigos científicos. A segunda parte da pesquisa foi realizada em campo, por meio de visita técnica na empresa Kaique Fritas. 1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Hoje em dia o termo estratégia é uns dos assuntos primordiais nas empresas, pois pode ser utilizado em diversos ramos e portes de inúmeras empresas. Luecke (2009, p. 09) Estratégia (do grego strategos) é um termo militar usado na descrição da arte do general. Refere-se ao plano do general para dispor e manobrar suas forças com o objetivo de derrotar o exército inimigo.

3 3 seguir: Para Chiavenato (2003, p.167) podemos ver a definição de planejamento a 1. Estabelecimento de Objetivos: o planejamento é um processo que começa com os objetivos e define os planos para alcança-os. O estabelecimento dos objetivos a serem alcançados é o ponto de partida do planejamento. A fixação dos objetivos é a primeira coisa a ser feita: saber onde se pretende chegar até lá. 2. Desdobramento dos objetivos: Os objetivos das organizações podem ser visualizados em uma hierarquia que vai desde os objetivos globais da organização até os objetivos operacionais que envolvem simples instruções. O planejamento pode ser conceituado segundo Oliveira (2005) como um processo desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa. Segundo Farah (2008, p.39) o planejamento é a função que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais os objetivos a serem alcançados, conduzindo a empresa ou individuo a realização de suas metas. Ferramenta de suma importância para a introdução de ordem nas atividades, diminuindo assim todo o desperdício e, a consequência disso é a redução de custos. Para Oliveira (2005, p.102) o planejamento estratégico é um sistema que considera a empresa como um todo. Já segundo Hell (2013) o planejamento estratégico tem falhas frequentes, pois os gestores não se preparam para as incertezas do processo, podendo surgir de níveis internos da organização. Apesar do planejamento as empresas podem adotar estratégias ruins se a tomada de decisão for vulnerável. O planejamento engloba todos os níveis organizacionais como pode ser apresentado a seguir em uma pirâmide organizacional:

4 4 Figura 1: Triângulo do Planejamento Estratégico Tático Operacional Fonte: Elaborado pelos autores (2015) O Nível estratégico é realizado pela alta gerencia da empresa e é feito para dar sustentação metodológica, pois possui o seu conteúdo abrangente, sempre pensado em longo prazo onde aborda a empresa em sua totalidade. O Nível tático é de responsabilidade dos diretores, e/ou cargos que possuem níveis intermediários, tem seu conteúdo menos genérico e mais detalhado, pensado em médio prazo, aborda cada unidade da empresa separadamente. E na sua base tem-se o nível operacional que é de responsabilidade dos supervisores, gerentes, onde tem seu conteúdo detalhado e especifico pensado em curto prazo, aborda sempre cada tarefa ou operação. Segundo Volpato (2012) planejamento estratégico é onde se define quem somos; onde estamos; para onde vamos; como devemos chegar lá; ou seja, é definida a visão; estratégia; objetivos e metas da empresa. O planejamento tático Volpato (2012) mostra o que fazer é possível fazer, o que vale ou não a pena realizar quem deve faz e como deverá fazer e determinar quando realizar os planos estabelecidos. Também é necessário fazer os projetos e procurara alternância de projetos para conseguir realizar as metas e utilizar os recursos para que a programação realizada pelos executores de todo o processo. Já o planejamento operacional segundo Volpato (2012) define como deverá ser feito as operações do processo e quais os métodos e equipamentos a serem utilizados no cronograma.

5 5 O planejamento estratégico é aquele que define as estratégias em longo prazo, definindo a visão, missão e os valores da organização, colabora com a concepção dos objetivos e análise de fatores internos e externos. Existem algumas diferenças entre o planejamento estratégico com o planejamento operacional e tático, podemos observar nas tabelas logo abaixo: Figura 2: Diferenças entre planejamento estratégico e planejamento tático: Discriminação Planejamento Estratégico Planejamento Tático Prazo Mais longo Mais curto Amplitude Mais ampla Mais restrita Riscos Maiores Menores Atividades Fins e meios Meios Flexibilidade Menor Maior Fonte: OLIVEIRA, Figura 3: Diferenças entre planejamento tático e planejamento operacional: Discriminação Planejamento Estratégico Planejamento Operacional Prazo Mais longo Mais curto Amplitude Mais ampla Mais restrita Riscos Maiores Menores Atividades Meios Meios Flexibilidade Menor Maior Fonte: OLIVEIRA, Segundo Kotler (2000, p.98) o planejamento estratégico consiste em oito etapas como vemos na figura abaixo: Figura 4: As 8 etapas do planejamento estratégico Fonte: elaborado por Arantes, 2012 De acordo com essa figura pode-se analisar detalhadamente o uso da ferramenta administrativa SWOT.

6 6 2 ANÁLISE DE SWOT Para entender melhor a análise de SWOT vale rever sua história. Ela foi elaborada por um norte-americano chamado Albert Humphrey, onde realizou um projeto de desenvolvimento de pesquisas na Universidade de Staford entre as décadas de 60 e 70. Segundo Kotler (2000, p. 98) é a avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (do inglês stringths, weaknesses, opportunties, threats). Em seu desenvolvimento divide-se a analise em dois ambientes: o primeiro é o interno, que se diz a respeito da própria organização e conta com suas forças e fraquezas. O segundo ambiente é o externo que se refere às questões de força maior, que estão geralmente fora do controle da empresa. Segundo Oliveira (2005, p.92) é a etapa onde se verifica as ameaças e oportunidades que estão no ambiente da empresa e as melhores maneiras de evitar ou usufruir destas situações. O ambiente interno é avaliado pelo momento atual da empresa, como recursos, habilidades, conhecimentos. Já a análise externa são previsões para o futuro ligado as oportunidades e ameaças existentes. De acordo com Dornelas (2008) com a análise de SWOT a organização pode identificar seus fatores críticos de sucesso que deverão ser foco de atenção da equipe gestora. Uma maneira de representar essa análise é a construção de um retângulo dividido em quatro partes onde as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças onde estão separadamente alocadas. Para facilitar o entendimento começaremos a explicar a analise interna, o primeiro ponto da análise interna será a força, que segundo Oliveira (2005, p. 90) são as variáveis internas e controláveis que proporcionam uma condução favorável para a empresa, em relação ao seu ambiente. A força entende-se pela vantagem que a empresa referência a outras empresas, e para elaboração a definição de suas forças suas forças a empresa precisa responder algumas questões como: quais as melhores atividades? A empresa possui alguma vantagem competitiva? Quais os melhores recursos existentes? O segundo ponto da analise interna será a fraqueza que segundo Oliveira (2005, p.90) são as variáveis internas e controláveis que provocam uma situação desfavorável para a empresa em relação ao seu ambiente. A fraqueza entende se

7 7 pela interferência que prejudicam de algum modo o negócio, pode se encontrar suas fraquezas com as seguintes questões: a mão-de-obra é capacitada? Existe treinamento? Porque a empresa não funciona? Depois da análise da parte interna, o próximo passo será a analise externa, e o primeiro ponto desta análise será as oportunidades que, segundo Oliveira (2005, p.90) são variáveis externas e não controláveis pela empresa, que podem criar condições favoráveis para a empresam desde que a mesma tenha condições e/ou interesses de usufrui-las. As oportunidades são aqueles aspectos que positivamente ajudam a empresa, por exemplo, mudanças na política, créditos ou financiamentos. O segundo ponto da análise externa é a ameaça que segundo Oliveira (2005, p.65) é a força ambiental incontrolável pela empresa que cria obstáculos a sua ação estratégica. Ou seja, para diagnosticar as ameaças deverá levar em conta os aspectos opostos às oportunidades que afitam negativamente a empresa. Abaixo segue um exemplo de análise de SWOT para facilitar o entendimento desta ferramenta muito utilizada em pequenas e grandes empresas. Figura 6: Análise de SWOT ANÁLISE SWOT Oportunidades Ameaças Pontos fortes Pontos fracos Fonte: Matriz SWOT; Carlos Alberto Júlio. A análise SWOT precisa ser desenvolvida de forma que se possa unir os 4 pontos e assim alcançar um diagnóstico confiável, essa ferramenta auxilia a organização em vários aspectos, principalmente na tomada corretor de decisões, e para que seja bem-sucedida pode se seguir 5 regras simples: fazer a separação do momento atual com o futuro; analisar todas as áreas específicas; pesquisar e

8 8 levantar em conta a concorrências externas; deverá ser curta e simples de fácil entendimento; e deverá ser subjetiva e não objetiva. As possibilidades através da análise são inúmeras, podendo assim auxiliar qualquer empresa que queira se tornar competitiva no mercado, traz de forma clara e transparente caminhos favoráveis na identificação de oportunidades e proteção contra as ameaças externas, estabelecendo para si uma forte posição estratégica a fim de obter um maior controle das variáveis do ambiente. Segundo Oliveira (2012) a análise SWOT é de extrema importância para as empresas obterem sucesso. Para se arriscar no mercado e der continuidade ao sonho de ser dono de seu próprio negócio, o empreendedor precisa ter consciência de que não está sozinho, está rodeado de vários fatores que podem ser positivos ou negativos, dependendo de como são tratados pelo empreendedor e de como serão detalhadamente descritos na analise SWOT. Com uma análise bem detalhada a empresa só tem a crescer em termos de competitividade, pois atrás dela permite conhecer melhor a empresa. Depois da análise feita à empresa poderá definir missão, visão, valores e objetivos. Segundo Hell (2013) a declaração de missão representa o ponto de partida da empresa, descreve aquilo que a empresa faz, o primeiro passo para sua definição é saber qual tipo de negócio da empresa quais seus consumidores e produtos. Na visão Oliveira (2005, p.126) missão é a razão de ser da empresa. Nesse ponto procura-se determinar qual o negócio da empresa, por que ela existe. A visão da empresa expressa um desejo futuro, uma boa declaração de visão tem como objetivo expandir a empresa a um estado ambicioso, mas totalmente possível de ser atingido o funcionário de todos os níveis. Segundo Oliveira (2005, p.88) visão é conceituada como os limites que os proprietários e principais executivos da empresa conseguem enxergar dentro de um período. Já seus valores declaram como a organização deve se comportar, são a base da cultura, frequentemente seus valores são vistos como uma vantagem competitiva. Segundo Oliveira (2005, p.89) valores representam o conjunto dos princípios e crenças fundamentais de uma empresa, bem como fornecem sustentação a todas as suas principais decisões.

9 9 Após a missão, visão, valores um objetivo é um estado futuro e mensurável que a organização deve atingir, seu propósito é especifica o que deve ser feito para a empresa cumprir sua missão visão. Para formar um sistema de informações de uma empresa, é necessário reunir as informações internas e externas da empresa. 3 ESTUDO DE CASO Para elaboração deste estudo de caso foi realizado a pesquisa de campo em na empresa Kaique Fritas. A Kaique Fritas é uma pequena empresa de batatas fritas, tipo chips, que lançou o seu produto no mercado em agosto de A ideia de começar um empreendimento surgiu após uma necessidade e a vontade de ter um próprio negócio. No início conjuntamente havia uma sociedade, que durou cinco meses, o ex-sócio não conseguia administrar a Kaique Fritas e sua pizzaria que está atuante no mercado desde O ex-sócio disponibilizou uma parte do salão da pizzaria para o empreendedor produzir as suas batatas, sendo que uma produção não interfere na outra, pois o local interno de uma é diferente da outra, bem como o horário que é realizado os processos produtivos. A empresa tem no seu quadro de funcionários um número bem reduzido de colaboradores, na medida em que for melhorando a produtividade, serão realizadas novas contratações para atender a demanda do mercado. Na produção das batatas, são utilizadas duas máquinas que já não são suficientes para atender a demanda, havendo a necessidade de comprar mais duas máquinas e um automóvel para fazer a distribuição do produto. A empresa possui cerca de 200 clientes, por ser um produto muito consumido como tira-gostos os seus principais pontos de vendas são bares, botecos e lanchonetes. Com o aumento da demanda em 30% e da produção em 20%, o empreendedor pretende sair do salão, e em outubro de 2015 instalar-se em um galpão no Distrito Industrial de Indaiatuba. A aplicação da matriz SWOT foi feita em conjunto com o proprietário da empresa Kaique Fritas no ano de 2015 no trabalho acadêmico plano de negócios em

10 10 um processo produtivo, onde proporcionamos uma melhoria nos pontos críticos da empresa, para que assim consiga alcançar seus objetivos e suas metas com maior precisão e coerência. Abaixo temos a análise SWOT realizada na empresa Kaique Fritas: Figura 7: A matriz SWOT na empresa Kaique Fritas ANÁLISE INTERNA FORÇAS Qualidade Pontualidade Preço competitivo Possibilidade de crescer FRAQUEZAS Instalações inadequadas Pouca mão de obra Poucas máquinas Não possui divulgações (marketing) ANÁLISE EXTERNA OPORTUNIDADES Crescimento de pedidos Poucos concorrentes Mudança de estrutura Localização estratégica Fonte: Elaborada pelo grupo (2015) AMEAÇAS Instabilidade da matéria prima Dificuldade de atender as legislações Para mais objetividade na Matriz, realizou-se a relação de análise de forma detalhada, como podemos ver logo abaixo. Primeiramente foi realizado uma análise interna da empresa Kaique Fritas, no primeiro ponto que no caso é a força da empresa temos a qualidade, pontualidade, preço competitivo e possibilidade de crescimento, os motivos destes pontos são qualidade pois, o produto está sempre fresco, preparado com matéria-prima de excelente qualidade, atendendo assim as expectativas de seus compradores. A pontualidade, pois, o empreendedor está sempre preocupado e atendo em cumprir com os dias e horários estabelecidos e programados e seus compradores/clientes. O preço competitivo, pois a empresa busca aumentar sua demanda, aposta em um preço justo e muito competitivo no mercado de trabalho. E por último a possibilidade de crescimento, pois a empresa não está pensando não somente no produto principal, a Kaique Fritas vai apostar em novos produtos para aumentar seu portfólio. O segundo ponto da análise interna da empresa Kaique Fritas será as fraquezas, onde foram apontados os seguintes pontos: instalações inadequadas, pouca mão-deobra, poucas máquinas e não possui divulgações (marketing).

11 11 As justificativas destes pontos são: as instalações inadequadas devido a empresa não trabalhar com as instalações adequadas, conforme ANVISA, o que vem prejudicando sua produtividade. A mão-de-obra devido a pouco tempo no mercado, dispondo de início somente mão-de-obra familiar. O outro requisito é as poucas máquinas, pois precisa aumentar seu maquinário para que gradativamente aumente sua produção diária. E por último a não divulgação, pois a empresa não possui um canal direto para divulgação do seu produto ou reclamações do produto ofertado. Após a análise interna estar concluída, passamos para o segundo passo que é a analise externa onde iremos verificar as oportunidades e as ameaças. O primeiro ponto da análise externa são as oportunidades onde foram apontados os seguintes pontos: crescimento de pedidos, poucos concorrentes, mudança de estrutura e localização. As justificativas destes requisitos são: crescimento de pedidos, pois, depois de apostar em um plano de marketing para a empresa pode-se esperar um aumento considerável de pedidos. O outro requisito é poucos concorrentes, pois a empresa possui poucos concorrentes diretos. A mudança de estrutura é devido à mudança de endereço que o empreendedor pretende fazer para poder legalizar seu negócio junto aos órgãos competentes. O último requisito é a localização da empresa, é devido a empresa estar em um local estratégico em um ponto de fácil acesso e de ótima visibilidade, pois é fácil encontra-lo e é um ótimo ponto de distribuição. O segundo ponto da análise externa são as ameaças e os requisitos abordados são: instabilidade de preço da matéria-prima e dificuldade de atender as legislações. O requisito abordado instabilidade da matéria-prima é devido a estação da época do ano ou clima, o preço da matéria-prima pode variar muito. O segundo e último dificuldade de atender as legislações: Por ter uma estrutura pequena e pouco tempo de mercado o proprietário ainda não se enquadrou as leis e normas vigentes. Através da matriz SWOT a empresa conseguiu melhorar alguns dos seus pontos críticos, principalmente na questão de marketing onde não possuía nenhuma divulgação, em relação à aquisição de novas máquinas o empreendedor conseguiu atender e melhorar seu processo produtivo, pois comprou uma nova máquina e no requisito de legalização as normas ainda esta em andamento, no entanto ainda a empresa não

12 12 contratou novas mão de obra e a instabilidade da matéria prima ainda é um ponto a ser melhorado e repensado pelo empreendedor, pois o mercado atua como uma gangorra, e como o produto não tem como estoca-lo é um ponto crítico difícil a ser superado. CONSIDERAÇÕES FINAIS A pesquisa foi elaborada na empresa Kaique Fritas onde foi realizado a analise da matriz SWOT para demonstrar que independente do tamanho da empresa ela pode ser aplicada e chegar a resultados surpreendentes. Através da análise de SWOT que é desenvolvida no planejamento estratégico, a empresa pode elaborar uma ótima estratégia competitiva, pois a empresa conseguiu analisar suas forças, fraquezas, ameaças e as oportunidades que possui. Com a utilização da matriz SWOT a empresa pode melhorar seus pontos críticos e assim consequentemente melhorando a tomada de decisão sobre esses aspectos. Mesmo a empresa não sendo uma empresa multinacional e legalizada a matriz pode ser bem utilizada e demonstrou resultados positivos como foi citado na aplicação da matriz SWOT. Portanto este artigo apresentou o que vem a ser a análise da matriz SWOT, como ela pode ser elaborada e quais os benefícios que ela proporciona as empresas que investem no planejamento estratégico que precisa ser frequente para que seja realizada análises frequentes dos pontos críticos e assim evoluir gradativamente a empresa em busca do sucesso. 4 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ARANTES Rodolfo As 8 etapas do planejamento Disponível < em: 27/09/2015. DORNELAS, José Carlos Assis, 3ed. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro - Elsevier, 2008.

13 13 FARAH, Osvaldo Elias empreendedorismo estratégico: criação e gestão de pequenas empresas; Osvaldo Elias Farah, Marly Cavalcanti, Luciana Passos Marcondes. São Paulo. Ed. Cengage Learning, HEEL, Charles W. L.- O essencial da administração estratégica - São Paulo: Saraiva, JÚLIO, Carlos Alberto A arte da estratégia; pense grande, comece pequeno e cresça rápido. Rio de Janeiro. Ed. Elsevier, LUECKE, Richard, Estratégia / Richard Luecke; consultoria de David J. Collis: tradução Ryta Magalhães Vinagre. Rio de Janeiro: Record 4ª ed, OLIVEIRA, Djalma de Pinho de Rebouças de Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas 22ed. São Paulo: Atlas, OLIVEIRA Francisco Leonardo - A importância da matriz SWOT. Disponível em < Acesso em: 27/09/2015. PLANEJAMENTO estratégico - Disponível em: < Perspectiva#scribd> Acesso em: 27/09/ /09/2015. SWOT - Disponível em: < Acesso em: VOLPATO - Planejamento estratégico: Disponível em < acesso em: 27/09/2015.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Osmar Mendes 1 Gilberto Raiser 2 RESUMO Elaborar uma proposta de planejamento estratégico é uma forma de criar um bom diferencial competitivo, pois apresenta para a organização

Leia mais

MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA

MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA Daniela Vaz Munhê 1 Jenifer Oliveira Custódio Camara 1 Luana Stefani 1 Murilo Henrique de Paula 1 Claudinei Novelli 2 Cátia Roberta Guillardi

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS CONHECER A ELABORAÇÃO, CARACTERÍSTICAS E FUNCIONALIDADES UM PLANO DE NEGÓCIOS.

Leia mais

Análise SWOT. Filipe Vana Leonardo Monteiro Marcus Voloch

Análise SWOT. Filipe Vana Leonardo Monteiro Marcus Voloch Análise SWOT Filipe Vana Leonardo Monteiro Marcus Voloch SWOT O significado ANÁLISE SWOT Criada por Kenneth Andrews e Roland Christensen, dois professores da Harvard Business School, e posteriormente aplicada

Leia mais

Estratégia como fator de Competitividade. Resumo

Estratégia como fator de Competitividade. Resumo Estratégia como fator de Competitividade Autora: Claryce Barros Santos Resumo Em meio à variabilidade de processos organizacionais a estratégia surge como ferramenta crucial nas organizações. O presente

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

PLANEJAMENTO COMO PROCESSO ADMINISTRATIVO

PLANEJAMENTO COMO PROCESSO ADMINISTRATIVO 1 PLANEJAMENTO COMO PROCESSO ADMINISTRATIVO Aline Silva SANTOS 1 RGM 088607 Andressa Faustino da SILVA¹ RGM 089712 Diego Dias dos SANTOS¹ RGM 087266 Tatiane Gomes dos SANTOS¹ RGM 089204 Viviane Regina

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS Gilmar da Silva, Tatiane Serrano dos Santos * Professora: Adriana Toledo * RESUMO: Este artigo avalia o Sistema de Informação Gerencial

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

PLANEJAMENTO DE MARKETING

PLANEJAMENTO DE MARKETING PLANEJAMENTO DE MARKETING A análise ambiental e o planejamento beneficiam os profissionais de marketing e a empresa como um todo, ajudando os gerentes e funcionários de todos os níveis a estabelecer prioridades

Leia mais

(WRIGHT; KROLL; PARNELL, 2000)

(WRIGHT; KROLL; PARNELL, 2000) de Marketing e Estratégias de Marketing Parte 01 OPORTUNIDADES E AMEAÇAS DO AMBIENTE EXTERNO Marcoambiente Ambiente setorial Estratégia Administração Estratégica Estratégico Organização / Direção Estratégia

Leia mais

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Pôster Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( X ) TRABALHO

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

ESCOLA PAULISTA DE NEGOCIOS DISCIPLINA: ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO CORPORATIVO PROFESSOR: CLAUDEMIR DUCA VASCONCELOS ALUNOS: BRUNO ROSA VIVIANE DINIZ

ESCOLA PAULISTA DE NEGOCIOS DISCIPLINA: ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO CORPORATIVO PROFESSOR: CLAUDEMIR DUCA VASCONCELOS ALUNOS: BRUNO ROSA VIVIANE DINIZ ESCOLA PAULISTA DE NEGOCIOS DISCIPLINA: ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO CORPORATIVO PROFESSOR: CLAUDEMIR DUCA VASCONCELOS ALUNOS: BRUNO ROSA VIVIANE DINIZ INTRODUÇÃO Estratégia é hoje uma das palavras mais utilizadas

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

GESTÃO EMPRESARIAL FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA. Profª. Danielle Valente Duarte

GESTÃO EMPRESARIAL FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA. Profª. Danielle Valente Duarte GESTÃO EMPRESARIAL FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Danielle Valente Duarte 2014 Abrange três componentes interdependentes: a visão sistêmica; o pensamento estratégico e o planejamento. Visão Sistêmica

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

IETEC Instituto de Educação Tecnológica. Artigo Técnico

IETEC Instituto de Educação Tecnológica. Artigo Técnico IETEC Instituto de Educação Tecnológica Artigo Técnico A Importância Do Desenvolvimento Dos Fornecedores Para A Atividade De Compras Autor: Fernando de Oliveira Fidelis Belo Horizonte MG 11 de Agosto de

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

MODELO PLANO DE NEGÓCIO

MODELO PLANO DE NEGÓCIO MODELO PLANO DE NEGÓCIO Resumo dos Tópicos 1 EMPREENDEDOR... 3 1.1. O EMPREENDIMENTO... 3 1.2. OS EMPREENDEDORES... 3 2 GESTÃO... 4 2.1. DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO... 4 2.3. PLANO DE OPERAÇÕES... 4 2.4. NECESSIDADE

Leia mais

6. Planejamento do Negócio

6. Planejamento do Negócio 6. Planejamento do Negócio Conteúdo 1. O que é um Plano de Negócios 2. Elaboração de um Plano de Negócios 3. Sessões Propostas para um Plano de Negócios 4. Idéias para um Plano de Negócios 5. Sites para

Leia mais

4 Metodologia da Pesquisa

4 Metodologia da Pesquisa 79 4 Metodologia da Pesquisa Este capítulo se preocupa em retratar como se enquadra a pesquisa de campo e como foram desenvolvidas as entrevistas incluindo o universo pesquisado e a forma de analisá-las

Leia mais

SETIS- III Seminário de Tecnologia Inovação e Sustentabilidade 4 e 5 de novembro de 2014.

SETIS- III Seminário de Tecnologia Inovação e Sustentabilidade 4 e 5 de novembro de 2014. A importância da comunicação no gerenciamento de projetos de softwares: reflexões teóricas Lucas Krüger lucas_kruger-@hotmail.com Resumo: Esse artigo objetiva estudar a comunicação entre cliente e desenvolvedor

Leia mais

Inteligência Competitiva

Inteligência Competitiva Inteligência Competitiva Prof. Patricia Silva psilva@univercidade.br Aula 6 Objetivos da aula 6 n Análise SWOT n Bibliografia: Estratégia de Marketing O C. Ferrell Cap. 4 Strenghts (forças), Weaknesses

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL Prof. Roberto Almeida Esta estratégia compreende o comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Para Aquino:Os recursos humanos das

Leia mais

07/06/2014. Segunda Parte Prof. William C. Rodrigues Copyright 2014 Todos direitos reservados.

07/06/2014. Segunda Parte Prof. William C. Rodrigues Copyright 2014 Todos direitos reservados. Segunda Parte Prof. William C. Rodrigues Copyright 2014 Todos direitos reservados. 1 Conceituação, análise, estruturação, implementação e avaliação. 2 Metodologia é sempre válida: Proporcionando aos executivos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DO MARKETING NAS PEQUENAS EMPRESAS. PAES, Paulo César 1 SARAIVA, Antonio Wanderlan Pereira 2 RESUMO

A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DO MARKETING NAS PEQUENAS EMPRESAS. PAES, Paulo César 1 SARAIVA, Antonio Wanderlan Pereira 2 RESUMO A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DO MARKETING NAS PEQUENAS EMPRESAS PAES, Paulo César 1 SARAIVA, Antonio Wanderlan Pereira 2 RESUMO A Ferramenta do Marketing nas Pequenas Empresas atualmente vem sendo utilizada

Leia mais

Sistema de Gestão pela Qualidade Total. Administração por Políticas Planejamento Estratégico

Sistema de Gestão pela Qualidade Total. Administração por Políticas Planejamento Estratégico Sistema de Gestão pela Qualidade Total Administração por Políticas Planejamento Estratégico Márcia Elisa Garcia de Grandi megrandi@usp.br Rosa Maria Fischi rmfzani@usp.br Políticas As Políticas são as

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

Formulário de Planejamento Estratégico

Formulário de Planejamento Estratégico Formulário de Planejamento Estratégico Para Empreendimentos Sociais 1. Missão É o propósito da organização, bem como sua amplitude de operações e responde às perguntas: qual é a razão de existir daquela

Leia mais

Planejamento Estratégico. Valéria Mendes Meschiatti Nogueira

Planejamento Estratégico. Valéria Mendes Meschiatti Nogueira Planejamento Estratégico Valéria Mendes Meschiatti Nogueira Conceitos básicos de Estratégia Propósito de uma organização: é o impulso, a motivação que direciona para os caminhos que ela escolher. Sem propósito

Leia mais

Estratégias em Tecnologia da Informação. Estratégias e Mudanças

Estratégias em Tecnologia da Informação. Estratégias e Mudanças Estratégias em Tecnologia da Informação Capítulo 3 Estratégias e Mudanças Material de apoio 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não substitui a leitura da bibliografia

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas 1) Resumo Executivo Descrição dos negócios e da empresa Qual é a ideia de negócio e como a empresa se chamará? Segmento

Leia mais

CURSO ADMINISTRAÇÃO PROJETO INTEGRADOR 2014-1 TURMAS: AG03TA-AG03NA-AG04NA-AG05NA AG06NA-AG07TA-AG07NA

CURSO ADMINISTRAÇÃO PROJETO INTEGRADOR 2014-1 TURMAS: AG03TA-AG03NA-AG04NA-AG05NA AG06NA-AG07TA-AG07NA CURSO ADMINISTRAÇÃO PROJETO INTEGRADOR 2014-1 TURMAS: AG03TA-AG03NA-AG04NA-AG05NA AG06NA-AG07TA-AG07NA 1. TEMA: Empreendedorismo e Inovação nas Organizações: o diferencial competitivo. As empresas buscam

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Prof. Eric Duarte Campos

INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Prof. Eric Duarte Campos INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Prof. Eric Duarte Campos Objetivos da aula: O objetivo dessa aula é apresentar Noções de tipos básicos de tomadas de decisões; Objetivos da Administração Financeira.

Leia mais

Disciplina: Unidade V: Prof.: E-mail: Período:

Disciplina: Unidade V: Prof.: E-mail: Período: Encontro 30 Disciplina: Planejamento Estratégico de Marketing Unidade V: O Plano de Marketing Prof.: Mario Filho E-mail: pro@mariofilho.com.br Período: 4º. ADM Planejamento é tudo... Link: http://www.youtube.com/watch?v=dwt9ufbxluk

Leia mais

O executivo ou especialista na área de marketing deve identificar três níveis de sistemas:

O executivo ou especialista na área de marketing deve identificar três níveis de sistemas: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EAD MÓDULO IV A EMPRESA COMO SISTEMA Para o estudioso na área de marketing trabalhar melhor o planejamento nas organizações, ele precisa conhecer a empresa na sua totalidade e

Leia mais

Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores

Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores O Planejamento Estratégico deve ser visto como um meio empreendedor de gestão, onde são moldadas e inseridas decisões antecipadas no processo

Leia mais

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Unidade II FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Prof. Jean Cavaleiro Objetivos Ampliar a visão sobre os conceitos de Gestão Financeira; Conhecer modelos de estrutura financeira e seus resultados; Conhecer

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Organizações Nenhuma organização existe

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 Índice 1. Orçamento Empresarial...3 2. Conceitos gerais e elementos...3 3. Sistema de orçamentos...4 4. Horizonte de planejamento e frequência

Leia mais

Formulação Estratégica da PMERJ

Formulação Estratégica da PMERJ Formulação Estratégica da PMERJ Dezembro.2012 Projeto de Formulação Estratégica da PMERJ O Projeto de Formulação Estratégica da PMERJ foi resultado de todo realinhamento estratégico da SESEG, facilitado

Leia mais

Missão, Visão e Valores

Missão, Visão e Valores , Visão e Valores Disciplina: Planejamento Estratégico Página: 1 Aula: 12 Introdução Página: 2 A primeira etapa no Planejamento Estratégico é estabelecer missão, visão e valores para a Organização; As

Leia mais

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY O COACH NO MUNDO CORPORATIVO GRAVATAÍ 2011 TIANE RIBEIRO BENRY

Leia mais

UNIDADE 5 A estrutura de um Plano de Negócios

UNIDADE 5 A estrutura de um Plano de Negócios UNIDADE 5 A estrutura de um Plano de Negócios É evidente a importância de um bom plano de negócios para o empreendedor, mas ainda existem algumas questões a serem respondidas, por exemplo: Como desenvolver

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Gestão da Qualidade por Processos

Gestão da Qualidade por Processos Gestão da Qualidade por Processos Disciplina: Gestão da Qualidade 2º Bimestre Prof. Me. Patrício Vasconcelos adm.patricio@yahoo.com.br Gestão da Qualidade por Processos Nas empresas, as decisões devem

Leia mais

Empreendedorismo. Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral

Empreendedorismo. Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral Empreendedorismo Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral Conteúdo 1. Objetivos do Encontro... 3 2. Introdução... 3 3. Planejar. Por quê?... 3 4. O Plano é produto do empreendedor... 4 5. Estrutura do Plano

Leia mais

Mensagem do presidente

Mensagem do presidente Mensagem do presidente A giroflex-forma está em um novo momento. Renovada, focada em resultados e nas pessoas, ágil e mais competitiva no mercado de assentos e de mobiliário corporativo. Representando

Leia mais

Título: Pensando estrategicamente em inovação tecnológica de impacto social Categoria: Projeto Externo Temática: Segundo Setor

Título: Pensando estrategicamente em inovação tecnológica de impacto social Categoria: Projeto Externo Temática: Segundo Setor Título: Pensando estrategicamente em inovação tecnológica de impacto social Categoria: Projeto Externo Temática: Segundo Setor Resumo: A finalidade desse documento é apresentar o projeto de planejamento

Leia mais

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Introdução O presente documento descreverá de forma objetiva as principais operações para abertura e consulta de uma solicitação ao Setor de Desenvolvimento

Leia mais

Módulo 4.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Módulo 4.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Módulo 4.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EVOLUÇÃO DA COMPETIÇÃO NOS NEGÓCIOS 1. Revolução industrial: Surgimento das primeiras organizações e como consequência, a competição pelo mercado de commodities. 2.

Leia mais

3. Estratégia e Planejamento

3. Estratégia e Planejamento 3. Estratégia e Planejamento Conteúdo 1. Conceito de Estratégia 2. Vantagem Competitiva 3 Estratégias Competitivas 4. Planejamento 1 Bibliografia Recomenda Livro Texto: Administração de Pequenas Empresas

Leia mais

Gerenciamento de Riscos em Segurança da informação. cynaracarvalho@yahoo.com.br

Gerenciamento de Riscos em Segurança da informação. cynaracarvalho@yahoo.com.br $XWDUTXLD(GXFDFLRQDOGR9DOHGR6mR)UDQFLVFR± $(96) )DFXOGDGHGH&LrQFLDV6RFLDLVH$SOLFDGDVGH3HWUROLQD± )$&$3( &XUVRGH&LrQFLDVGD&RPSXWDomR Gerenciamento de Riscos em Segurança da informação cynaracarvalho@yahoo.com.br

Leia mais

CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES, RECOMENDAÇÕES E LIMITAÇÕES. 1. Conclusões e Recomendações

CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES, RECOMENDAÇÕES E LIMITAÇÕES. 1. Conclusões e Recomendações 153 CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES, RECOMENDAÇÕES E LIMITAÇÕES 1. Conclusões e Recomendações Um Estudo de Caso, como foi salientado no capítulo Metodologia deste estudo, traz à baila muitas informações sobre uma

Leia mais

Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 23/04/2013. 1 Semestre de 2013

Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 23/04/2013. 1 Semestre de 2013 Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 23/04/2013 1 Semestre de 2013 Fonte: https://www.facebook.com/cons ELHOSDOHEMAN Defina os seguintes termos: a) Risco Definição do PMBoK, 4ª edição: Um evento

Leia mais

O IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE DE GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE PROJETOS NAS EMPRESAS

O IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE DE GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE PROJETOS NAS EMPRESAS O IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE DE GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE PROJETOS NAS EMPRESAS Nadia Al-Bdywoui (nadia_alb@hotmail.com) Cássia Ribeiro Sola (cassiaribs@yahoo.com.br) Resumo: Com a constante

Leia mais

ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA LUCIMEIRI CEZAR ANDRÉ

ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA LUCIMEIRI CEZAR ANDRÉ ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA LUCIMEIRI CEZAR ANDRÉ Acadêmica de Administração Geral na Faculdade Metropolitana de Maringá /PR - 2005 RESUMO: A atividade comercial

Leia mais

Aula 2. Planejamento Estratégico de Marketing

Aula 2. Planejamento Estratégico de Marketing Aula 2 Planejamento Estratégico de Marketing Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela.cartoni@veris.edu.br Ambiente de marketing Planejamento Estratégico de Marketing Processo de reflexão sobre informações e

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 5 CONCEITOS DO PLANEJAMENTO OPERACIONAL

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 5 CONCEITOS DO PLANEJAMENTO OPERACIONAL PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 5 CONCEITOS DO PLANEJAMENTO OPERACIONAL Índice 1. Conceitos do planejamento...3 1.1. Planejamento... 5 1.2. Conceituação de planejamento... 5 1.3.

Leia mais

Conteúdo. 1. Origens e Surgimento. Origens e Surgimento

Conteúdo. 1. Origens e Surgimento. Origens e Surgimento 1 2 Planejamento Estratégico: conceitos e evolução; administração e pensamento estratégico Profª Ms Simone Carvalho simonecarvalho@usp.br Profa. Ms. Simone Carvalho Conteúdo 3 1. Origens e Surgimento 4

Leia mais

Planejamento Tático e Operacional

Planejamento Tático e Operacional UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Filosofia e Ciências Câmpus de Marília Departamento de Ciência da Informação Tático e Operacional Profa. Marta Valentim Marília 2014 Geral É um processo desenvolvido

Leia mais

CONTABILIDADE E GESTÃO DE CONTROLE DE ESTOQUE NA EMPRESA

CONTABILIDADE E GESTÃO DE CONTROLE DE ESTOQUE NA EMPRESA MARCIO REIS - R.A MICHELE CRISTINE RODRIGUES DE OLIVEIRA R.A 1039074 RENATA COSTA DA SILVA SIMIÃO R.A 1039444 Ciências Contábeis CONTABILIDADE E GESTÃO DE CONTROLE DE ESTOQUE NA EMPRESA Orientador: Prof.

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Escopo Custo Qualidade Tempo CONCEITO PROJETOS: são empreendimentos com objetivo específico e ciclo de vida definido Precedem produtos, serviços e processos. São utilizados as funções

Leia mais

Marketing em Design. 3. Planejamento Estratégico e Processos de Marketing. Profª Ms. Angela Maria Ramos

Marketing em Design. 3. Planejamento Estratégico e Processos de Marketing. Profª Ms. Angela Maria Ramos Marketing em Design 3. Planejamento Estratégico e Processos de Marketing Profª Ms. Angela Maria Ramos 4. Planejamento de novos negócios, redução de negócios superados Os planos da empresa para seus negócios

Leia mais

Modelo para elaboração do Plano de Negócios

Modelo para elaboração do Plano de Negócios Modelo para elaboração do Plano de Negócios 1- SUMÁRIO EXECUTIVO -Apesar de este tópico aparecer em primeiro lugar no Plano de Negócio, deverá ser escrito por último, pois constitui um resumo geral do

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

Princípios de Finanças

Princípios de Finanças Princípios de Finanças Apostila 02 A função da Administração Financeira Professora: Djessica Karoline Matte 1 SUMÁRIO A função da Administração Financeira... 3 1. A Administração Financeira... 3 2. A função

Leia mais

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL

Leia mais

Como Selecionar Projetos Seis Sigma

Como Selecionar Projetos Seis Sigma Como Selecionar Projetos Seis Sigma Cristina Werkema Etapas do processo de seleção A definição dos projetos a serem desenvolvidos pelos Black Belts e Green Belts é uma das atividades mais importantes do

Leia mais

MARKETING ESTRATÉGICO

MARKETING ESTRATÉGICO MARKETING ESTRATÉGICO O conceito de marketing é uma abordagem do negócio. HOOLEY; SAUNDERS, 1996 Esta afirmação lembra que todos na organização devem se ocupar do marketing. O conceito de marketing não

Leia mais

08/03/2009. Como mostra a pirâmide da gestão no slide seguinte... Profª. Kelly Hannel. Fonte: adaptado de Laudon, 2002

08/03/2009. Como mostra a pirâmide da gestão no slide seguinte... Profª. Kelly Hannel. Fonte: adaptado de Laudon, 2002 Pirâmide da Gestão Profª. Kelly Hannel Fonte: adaptado de Laudon, 2002 Diferentes tipos de SIs que atendem diversos níveis organizacionais Sistemas do nível operacional: dão suporte a gerentes operacionais

Leia mais

Vanessa Nascimento. 5 vantagens. de usar pesquisas no marketing

Vanessa Nascimento. 5 vantagens. de usar pesquisas no marketing Vanessa Nascimento 5 vantagens de usar pesquisas no marketing Você já se perguntou? Quais eram as 5 vantagens de usar pesquisa no marketing? A pesquisa de marketing é a função que integra o consumidor,

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Compreender

Leia mais

EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA. www.executivebc.com.br. 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br

EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA. www.executivebc.com.br. 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA www.executivebc.com.br 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br GESTÃO ESTRATÉGICA O presente documento apresenta o modelo de implantação do sistema de gestão estratégica da

Leia mais

FAZER ESTES ITENS NO FINAL, QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO

FAZER ESTES ITENS NO FINAL, QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO 1. CAPA 2. SUMÁRIO 3. INTRODUÇÃO FAZER ESTES ITENS NO FINAL, QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO 4. DESCRIÇÃO DA EMPRESA E DO SERVIÇO 4.1 Descrever sua Visão, VISÃO DA EMPRESA COMO VOCÊS IMAGINAM A EMPRESA

Leia mais

Tendências em Gestão de Pessoas

Tendências em Gestão de Pessoas Tendências em Gestão de Pessoas Iniciamos um novo ano, 2011. Dois meses já se passaram, e voltamos aos artigos sobre RH estratégico, Tendências de Recursos Humanos, Novos Rumos para a área de Recursos

Leia mais

Empresa organizada tem melhor desempenho

Empresa organizada tem melhor desempenho Empresa organizada tem melhor desempenho O SEBRAE e o que ele pode fazer pelo seu negócio Consultorias SEBRAE Mais Programas setoriais Palestras Trilha de aprendizagem empresarial EAD Na Medida Cursos

Leia mais

A ESTRUTURA DA GESTÃO DE

A ESTRUTURA DA GESTÃO DE A ESTRUTURA DA GESTÃO DE PROJETOS Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br SUMÁRIO Importância do Gerenciamento de Projetos. Benefícios do Gerenciamento de Projetos Gerenciamento

Leia mais

Conhecimentos em Comércio Eletrônico Capítulo 4 CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO

Conhecimentos em Comércio Eletrônico Capítulo 4 CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO PLANEJAMENTO E MODELOS DE E-COMMERCE Uma das principais características do CE é permitir a criação de novos modelos de negócio. Um modelo de negócio é um método que permite

Leia mais

Pessoas e Negócios em Evolução

Pessoas e Negócios em Evolução Empresa: Atuamos desde 2001 nos diversos segmentos de Gestão de Pessoas, desenvolvendo serviços diferenciados para empresas privadas, associações e cooperativas. Prestamos serviços em mais de 40 cidades

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

Existem três categorias básicas de processos empresariais:

Existem três categorias básicas de processos empresariais: PROCESSOS GERENCIAIS Conceito de Processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo (Graham e LeBaron, 1994). Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa

Leia mais

Teoria Geral de Sistemas. Késsia R. C. Marchi

Teoria Geral de Sistemas. Késsia R. C. Marchi Teoria Geral de Sistemas Késsia R. C. Marchi Informação e Sistema Abordagem Sistêmica As pessoas empregam a palavra sistema em muitas situações cotidianas, por exemplo: O sistema eletrônico de votação...

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª série Empreendedorismo Administração A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades

Leia mais

Planejamento estratégico. Amanda Rafaela Vitti Bruno Thomazini Coletti

Planejamento estratégico. Amanda Rafaela Vitti Bruno Thomazini Coletti Planejamento estratégico Amanda Rafaela Vitti Bruno Thomazini Coletti O que é Planejamento Estratégico: Planejamento estratégico é o processo gerencial de desenvolver e manter uma direção estratégica que

Leia mais

Melhoria Contínua PDCA/SDCA e suas ferramentas 06/04/2011

Melhoria Contínua PDCA/SDCA e suas ferramentas 06/04/2011 Melhoria Contínua PDCA/SDCA e suas ferramentas 6/4/211 PRODUTIVIDADE O que é o melhoria contínua? Quando se tem o Gerenciamento da Rotina implantado temos a melhoria tipo escada sempre melhorando o resultado

Leia mais