INTRODUÇÃO AO ASSUNTO PESQUISA OPERACIONAL. O que é Pesquisa Operacional?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INTRODUÇÃO AO ASSUNTO PESQUISA OPERACIONAL. O que é Pesquisa Operacional?"

Transcrição

1 INTRODUÇÃO AO ASSUNTO PESQUISA OPERACIONAL O que é Pesquisa Operacional? Denomina-se Management Sciences (Ciência de Negócios) a área de estudos que utiliza computadores, estatística e matemática para resolver problemas de negócios. Entre os problemas comuns do dia-a-dia empresarial, a pesquisa operacional pode ajudar nos seguintes problemas de decisão: Otimização de recursos; Localização; Roteirização; Carteiras de Investimento; Alocação de Pessoas; Previsão e Planejamento. O estudo nos leva a três objetivos:. Converter Dados em informações significativas transformar dados brutos (números e fatos) em dados significativos, formar a base de dados e convertê-los em modelos para resolução;. Apoiar o Processo de Tomada de Decisão de Formas Transferíveis e Independentes dar suporte às decisões para que estas estejam independentes do decisor e assegurar que o processo seja transparente e fundamentado. 3. Criar Sistemas Computacionais Úteis para Usuários Não-Técnicos facilitar através de planilhas eletrônicas os processos de tomada de decisão operacional, gerencial e estratégico. OBJETIVOS GERAIS Utilizar a matemática com o objetivo de obter argumentos lógicos para a tomada de decisões estratégicas e táticas do cotidiano de uma empresa, auiliando o gestor em problemas de alocação e otimização de recursos, fatores preponderantes para eficiência, eficácia e efetividade. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Fazer o aluno compreender a importância da construção de argumentos lógicos, baseados em modelos matemáticos, para a resolução de situações do cotidiano empresarial, seja de planejamento bem como de problemas específicos. Por ser uma disciplina que requer a prática para melhor compreensão, a resolução de sistemas lineares de equações, através dos diversos métodos, discorrerá em conjunto com a análise de problemas e situações (formação da base de dados), propostos através de eercícios, com o intuito de obter a formulação do "Modelo" para Pesquisa Operacional (Área de estudo que utiliza a matemática aplicada à gestão de negócios), a resposta final resultante e sua interpretação e análise. Desta forma a disciplina trabalhará com o aluno os seguintes objetivos:. Auiliar na identificação e gestão dos problemas de otimização/alocação de recursos;. Identificar flutuações e restrições inerentes a qualquer processo; 3. Transformar dados brutos (números e fatos) acumulados nos diversos processos em base de dados gerenciais; 4. Criação de modelos matemáticos (Sistema de equações lineares) com a base de dados formada no item anterior (Desenvolvimento do Modelo de Pesquisa Operacional); 5. Resolução do sistema de equações lineares (Modelo de Pesquisa Operacional criado), através dos métodos:

2 Gráfico (resolução de problemas com duas variáveis); Analítico (resolução de problemas com mais de duas variáveis); Tabular/Simple (resolução de problemas de "Forma Padrão", "Forma Não-Padrão e com mais de duas variáveis); Ferramenta Solver - Ecel (resolução de problemas através da planilha eletrônica). 6. Interpretação dos resultados obtidos nas diversas resoluções a fim de criar o argumento lógico do processo decisório do gestor. MÉTODO GRÁFICO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PESQUISA OPERACIONAL RESOLUÇÃO DO EXERCÍCIO EXEMPLO N Função Objetivo: Maimizar Z = 4X + 3X Sujeito a:. X + 3X 7. X + X 8 3. X + X 3 4. X X, X 0 º Passo: Para cada uma das equações (,, 3 e 4) encontrar os dois pontos para encontrar a reta da equação no gráfico. Equação nº X + 3X 7 Se X = 0, então: 3.(0) 7 7 Se X = 0, então: (0) ,33333,3 Pontos (7, 0) e (0,,3) Equação nº X + X 8 Se X = 0, então:.(0) Se X = 0, então:.(0) Pontos (4, 0) e (0, 4) Equação nº 3 X + X 3 Se X = 0, então: Se X = 0, então:

3 (0) 3 3 (0) 3 3 Pontos (3, 0) e (0, 3) Equação nº 4 X Lembrando que, este tipo de equação na verdade é 0X + X Que significa dizer que para qualquer valor que X assuma, X sempre será = Desta forma a reta desta equação será paralela ao eio X no plano cartesiano (gráfico). Pontos (,) e (,) ou outro qualquer. Note que o que acontece para esta reta onde X, aconteceria se tal fato fosse X, sendo que a reta resultante seria paralela ao eio X no plano cartesiano (gráfico). º Passo: Montar o gráfico das retas,, 3 e 4. 3º Passo: Traçar o sentido de análise das retas de acordo com os sinais das restrições (sujeito a),, 3 e 4, e identificar a área de análise da solução do problema (Área de intersecção onde todas as retas se encontram, ou seja as equações). Este local deve respeitar a todas as equações de restrição, ou seja, todas as retas devem fazer parte do local. Caso uma não esteja dentro, o problema está sem solução. Na prática nas empresas, tal fato indica que deverá ter uma alteração Lembrando que: é buscar valores para X e X que crescem a partir da reta traçada e em análise; é buscar valores para X e X que diminuem a partir da reta traçada e em análise; = é buscar valores para X e X que estão na reta traçada e em análise. Esta restrição X, X 0 deve aparecer em todos os problemas de pesquisa operacional pois sempre estamos buscando valores tanto para X, bem como para X, positivo ou zero, estes localizados no primeiro quadrante do plano cartesiano. Minimizar é buscar valores para X e X que quando aplicados na Função Objetivo Z se obtenha o menor valor como resultado. Maimizar é buscar valores para X e X que quando aplicados na Função Objetivo Z se obtenha o maior valor como resultado.

4 Observação: Como queremos maimizar Z, vamos buscar os valores para X e X nos etremos a maior da figura formada, que contempla a solução para as quatro retas de restrição. Ponto nº X = 0 e X = (substitui-se na função objetivo Z) Z 4.(0) 3.() Z 6 Ponto nº X = e X = (substitui-se na função objetivo Z) Z 4.() 3.() Z 7 Ponto nº 3 X = e X = (substitui-se na função objetivo Z) Z 4.() 3.() Z Ponto nº 4 X =,5 e X = 0,5 (substitui-se na função objetivo Z) Z 4.(,5) 3.(0,5) Z,5 Ponto nº 5 X = 3 e X = 0 (substitui-se na função objetivo Z) Z 4.(3) 3.(0) Z Desta forma vemos que a melhor solução para Maimizar Z (maior) é o ponto nº 5. Resposta X = 3 ; X = 0 ; Z =

5 RESOLUÇÃO DO EXERCÍCIO EXEMPLO N Função Objetivo: Minimizar Z = X + X Sujeito a:. X + X. -5X + X -0 ( -) 5X - X X + 5X 5 X, X 0 º Passo: Para cada uma das equações (, e 3) encontrar os dois pontos para encontrar a reta da equação no gráfico. Equação nº X + X Se X = 0, então: (0) Se X = 0, então: (0) Pontos (, 0) e (0, ) Equação nº 5X - X 0 Se X = 0, então: 5.(0) (0) Se X = 0, então: 0 0( ) Pontos (, 0) e (0, -5) Equação nº 3 3X + 5X 5 Se X = 0, então: (0) Se X = 0, então: 3.(0) Pontos (5, 0) e (0, 3)

6 º Passo: Montar o gráfico das retas,, 3 e 4. 3º Passo: Traçar o sentido de análise das retas de acordo com os sinais das restrições (sujeito a), e 3, e identificar a área de análise da solução do problema. Este local deve respeitar a todas as equações de restrição, ou seja, todas as retas devem fazer parte do local. Caso uma não esteja dentro, o problema está sem solução. Na prática nas empresas, tal fato indica que deverá ter uma alteração. Lembrando que: é buscar valores para X e X que crescem a partir da reta traçada e em análise; é buscar valores para X e X que diminuem a partir da reta traçada e em análise; = é buscar valores para X e X que estão na reta traçada e em análise. Esta restrição X, X 0 deve aparecer em todos os problemas de pesquisa operacional pois sempre estamos buscando valores tanto para X, bem como para X, positivo ou zero, estes localizados no primeiro quadrante do plano cartesiano. Minimizar é buscar valores para X e X que quando aplicados na Função Objetivo Z se obtenha o menor valor como resultado. Maimizar é buscar valores para X e X que quando aplicados na Função Objetivo Z se obtenha o maior valor como resultado.

7 Observação: Como queremos minimizar Z, vamos buscar os valores para X e X nos etremos a menor em direção ao ponto (0,0) do plano cartesiano, área que contempla a solução para as três retas de restrição. Ponto nº X = 0 e X = 3 (substitui-se na função objetivo Z) Z (0).(3) Z 6 Ponto nº X =,5 e X =,5 (substitui-se na função objetivo Z) Z (,5).(,5) Z 5,5 Ponto nº 3 X =,58 e X =,45 (substitui-se na função objetivo Z) Z (,58).(,45) Z 5,48 Ponto nº 4 X = 3 e X =,5 (substitui-se na função objetivo Z) Z (3).(,5) Z 8 Desta forma vemos que a melhor solução para minimizar Z (menor) é o ponto nº 3. Resposta X =,58 ; X =,45 ; Z =5,58 RESOLUÇÃO DO EXERCÍCIO EXEMPLO N 3 Função Objetivo: Minimizar Z = X + 3X Sujeito a:. 4X + X 30. 0X + X 0 X, X 0 º Passo: Para cada uma das equações (, e 3) encontrar os dois pontos para encontrar a reta da equação no gráfico. Equação nº 4X + X 30 Se X = 0, então: 4 (0) Se X = 0, então: 4(0) Pontos (5/, 0) e (0, 30)

8 Equação nº 0X + X 0 Se X = 0, então: 0.(0) (0) 0 5 Se X = 0, então: 0 Pontos (, 0) e (0, 5) º Passo: Montar o gráfico das retas e. 3º Passo: Traçar o sentido de análise das retas de acordo com os sinais das restrições (sujeito a) e, e identificar a área de análise da solução do problema. Este local deve respeitar a todas as equações de restrição, ou seja, todas as retas devem fazer parte do local. Caso uma não esteja dentro, o problema está sem solução. Na prática nas empresas, tal fato indica que deverá ter uma alteração. Lembrando que: é buscar valores para X e X que crescem a partir da reta traçada e em análise; é buscar valores para X e X que diminuem a partir da reta traçada e em análise; = é buscar valores para X e X que estão na reta traçada e em análise. Esta restrição X, X 0 deve aparecer em todos os problemas de pesquisa operacional pois sempre estamos buscando valores tanto para X, bem como para X, positivo ou zero, estes localizados no primeiro quadrante do plano cartesiano. Minimizar é buscar valores para X e X que quando aplicados na Função Objetivo Z se obtenha o menor valor como resultado. Maimizar é buscar valores para X e X que quando aplicados na Função Objetivo Z se obtenha o maior valor como resultado.

9 EXERCÍCIO EXEMPLO N 4 A empresa de logística Deia Comigo S/A tem duas frotas de caminhões para realizar transportes de cargas para terceiros. A primeira frota é composta por caminhões médios e a segunda por caminhões gigantes, ambas com condições especiais para transportar sementes e grãos prontos para o consumo, como arroz e feijão. A primeira frota tem uma capacidade de peso de quilogramas e um limite de volume de metros cúbicos, enquanto a segunda pode transportar até quilogramas e acomodar metros cúbicos de volume. O próimo contrato de transporte refere-se a uma entrega de quilogramas de sementes e quilogramas de

10 grãos, sendo que a Deia Comigo S/A pode aceitar levar tudo ou somente uma parte da carga, deiando o restante para outra transportadora entregar. O volume ocupado pelas sementes é de 0,4 metro cúbico por quilograma, e o volume dos grãos é de 0, metro cúbico por quilograma. Sabendo que o lucro para transportar as sementes é de R$ 0, por quilograma e o lucro para transportar os grãos é de R$ 0,35 por quilograma, descubra quantos quilogramas de sementes e quantos quilogramas de grãos a Deia Comigo S/A deve transportar para maimizar o seu lucro. (Resolva através da análise gráfica - deslocamento da função-objetivo.). Passo Interpretação do Teto: Frota Frota Sementes Grãos Peso (kg) Capacidade Volume (m3) Contrato de Transporte Volume (m3/kg) Lucro R$ ,40 0, , 0,35 Pergunta: " quantos quilogramas de sementes e quantos quilogramas de grãos deve transportar para maimizar o seu lucro". a Deia Comigo S/A Passo Definir as variáveis do problema (X e X ): elas tem que estar diretamente ligada ao objetivo do problema (Maimizar o lucro quem dá o lucro? Resposta: os dois produtos). X = Quilos de Sementes X = Quilos de Grãos 3 Passo Construir o modelo (Função-Objetivo Z + as Equações de Restrição): lembrando que tais equações saem da relação direta entre as variáveis X e X. Neste eercício temos que perceber um fato a Deia Comigo S/A pode aceitar levar tudo ou somente uma parte da carga, deiando o restante para outra transportadora entregar. Capacidade Sementes Grãos Frota Frota Contrato de Transporte (kg) Volume (m3/kg) Lucro R$ Quanto? X Quanto? X ,40 0, X Quanto? X Quanto? X ,0 0,35 X Peso (kg) Volume (m3) Relação Direta Percebam no quadro anterior que a frota está limitada em sua capacidade Peso e não em Volume. Portanto neste caso só a restrição ao Peso Transportado e escolha da quantidade a transportar de sementes e grãos. Para a definição da equação Função-Objetivo Z temos que verificar a pergunta do problema: descubra quantos quilogramas de sementes e quantos quilogramas de grãos a Deia Comigo S/A deve transportar para maimizar o seu lucro então temos: Maimizar Z = 0,X + 0,35X

11 Para a definição das equações de restrição temos que observar a relevância feita pelo contrato pode aceitar levar tudo ou somente uma parte da carga, desta forma uma equação de restrição é dada pela capacidade limite da frota e outras duas pela disponibilidade das cargas no contrato:. X + X (Capacidade Total em Peso das Frotas). X + 0X (Disponibilidade Limite de Sementes no Contrato) 3. 0X + X (Disponibilidade Limite de Grãos no Contrato) Desta forma definimos o Modelo de Programação Linear : Maimizar Z = 0,X + 0,35X Sujeito a:. X + X X X X, X 0 (Para que a solução seja positiva Quadrante) 4º Passo: Para cada uma das equações (, e 3) encontrar os dois pontos para encontrar a reta da equação no gráfico. Equação nº X + X Se X = 0, então: (0) Se X = 0, então: (0) Pontos (60.000, 0) e (0, ) Equação nº X Nesta equação temos uma particularidade, para qualquer valor de X, X sempre terá o valor de , ou seja reescrevendo a equação temos X + 0X Desta forma determinamos aleatoriamente dois valores para X, afim de podermos obter dois pontos e traçar a reta da equação. Lembrando que a reta resultante será paralela ao eio X. Pontos (00.000, 0) e (00.000, ) Equação nº 3 X Nesta equação temos uma particularidade, para qualquer valor de X, X sempre terá o valor de , ou seja reescrevendo a equação temos 0X + X Desta forma determinamos aleatoriamente dois valores para X, afim de podermos obter dois pontos e traçar a reta da equação. Lembrando que a reta resultante será paralela ao eio X. Pontos (0, ) e (00.000, )

12 5º Passo: Montar o gráfico das retas, e 3. 6º Passo: Traçar o sentido de análise das retas de acordo com os sinais das restrições (sujeito a), e 3, e identificar a área de análise da solução do problema. Este local deve respeitar a todas as equações de restrição, ou seja, todas as retas devem fazer parte do local. Caso uma não esteja dentro, o problema está sem solução. Na prática nas empresas, tal fato indica que deverá ter uma alteração. Lembrando que: é buscar valores para X e X que crescem a partir da reta traçada e em análise; é buscar valores para X e X que diminuem a partir da reta traçada e em análise; = é buscar valores para X e X que estão na reta traçada e em análise. Esta restrição X, X 0 deve aparecer em todos os problemas de pesquisa operacional pois sempre estamos buscando valores tanto para X, bem como para X, positivo ou zero, estes localizados no primeiro quadrante do plano cartesiano. Minimizar é buscar valores para X e X que quando aplicados na Função Objetivo Z se obtenha o menor valor como resultado. Maimizar é buscar valores para X e X que quando aplicados na Função Objetivo Z se obtenha o maior valor como resultado.

13 Observação: Como queremos maimizar Z, vamos buscar os valores para X e X nos etremos a maior, afastando da direção do ponto (0,0) do plano cartesiano, área que contempla a solução para as três retas de restrição. Maimizar Z = 0,X + 0,35X Ponto nº X = 0 e X = (substitui-se na função objetivo Z) Z = Ponto nº X = e X = (substitui-se na função objetivo Z) Z = Ponto nº 3 X = e X = (substitui-se na função objetivo Z) Z = Ponto nº 4 X = e X = 0 (substitui-se na função objetivo Z) Z =.000

14 Desta forma vemos que a melhor solução, menor Z (maimizar) é o ponto nº 3. Resposta X = ; X = ; Z = INTERPRETAÇÃO O que significa que devemos transportar ao mesmo tempo kg sementes e kg de grãos para obtermos o maior lucro, portanto não dá para transportar tudo, mas nos faz obter a melhor quantidade, e nos orienta que para o futuro devemos aumentar a frota a fim de termos maior capacidade de transporte. EXERCÍCIO EXEMPLO N 5 A empresa Have Fun S/A produz uma bebida energética muito consumida pelos freqüentadores de danceterias noturnas. Dois dos componentes utilizados na preparação da bebida são soluções compradas de laboratórios terceirizados - solução Red e solução Blue - e que provêem os principais ingredientes ativos do energético: etrato de guaraná e cafeína. A companhia quer saber quantas doses de 0 mililitros de cada solução deve incluir em cada lata da bebida, para satisfazer às eigências mínimas padronizadas de 48 gramas de etrato de guaraná e gramas de cafeína e, ao mesmo tempo, minimizar o custo de produção. Por acelerar o batimento cardíaco, a norma padrão também prescreve que a quantidade de cafeína seja de, no máimo, 0 gramas por lata. Uma dose da solução Red contribui com 8 gramas de etrato de guaraná e grama de cafeína, enquanto uma dose da solução Blue contribui com 6 gramas de etrato de guaraná e gramas de cafeína. Uma dose de solução Red custa R$0,06 e uma dose de solução Blue custa R$0,08. (Resolva pela análise gráfica - deslocamento da função-objetivo). Obs.: a construção da função objetivo e das equações de restrições é obrigatoriamente uma relação direta das variáveis do problema (X e X ). º Passo Definir quem são as variáveis do problema. Neste problema a empresa quer saber quanto ela deve misturar de duas soluções da forma mais econômica para produzir uma bebida energética. Significa que ela quer minimizar o custo desta produção, desta forma: X = dose de solução Red; X = dose de solução Blue. º Passo Construir o Modelo, ou seja, as equações. Guaraná Cafeína Custo RED 8 0,06 X BLUE 6 0,08 X Eigência Mínima Padronizada Eigência Máima por Problema Interpretação do Teto 48. Eigências mínimas padronizadas de 48 gramas de etrato de guaraná e gramas de cafeína. Daqui saem duas equações de restrições, lembrado que é falado em no mínimo, então os sinais das restrições são. Cada restrição se refere a uma mistura de soluções (Red e Blue) que tem que ter no mínimo uma valor de um produto (º etrato de guaraná e º cafeína). Uma dose da solução Red contribui com 8 gramas de etrato de guaraná e grama de cafeína; 0

15 Uma dose da solução Blue contribui com 6 gramas de etrato de guaraná e gramas de cafeína. Então temos: I. Para o etrato de guaraná 8.X + 6.X 48 II. Para a cafeína.x +.X. Por acelerar o batimento cardíaco, a norma padrão também prescreve que a quantidade de cafeína seja de, no máimo, 0 gramas por lata. Daqui sai uma equação de restrição, lembrando que se está falando em no máimo, então o sinal da restrição é. Ela está dizendo que na mistura das soluções (Red e Blue) não se deve passar de um valor máimo de um produto (cafeína). Uma dose da solução Red contribui com grama de cafeína; Uma dose da solução Blue contribui com gramas de cafeína. Então temos: I. Para a cafeína.x +.X 0 3. Agora é definir a Função Objetivo Z do problema. Uma dose de solução Red custa R$0,06 e uma dose de solução Blue custa R$0,08. Sabemos que a bebida energética vendida pela empresa Have Fun S/A é produzida a partir da mistura das soluções Red e Blue, e estas duas soluções tem um custo de aquisição ou preparação para a empresa Have Fun S/A, e a empresa quer saber qual a forma mais econômica de produzir a bebida energética, então ela pede para minimizarmos os custos com as soluções Red e Blue. Desta forma: I. Função Objetivo: Minimizar Z = 0,06.X + 0,08.X Modelo: Minimizar Z = 0,06.X + 0,08.X Sujeito a:. 8X + 6X 48. X + X 3. X + X 0 X, X 0 3º Passo: Para cada uma das equações (, e 3) encontrar os dois pontos para encontrar a reta da equação no gráfico. Equação nº 8X + 6X 48 Se X = 0, então: (0) Se X = 0, então: 8.(0) Pontos (6, 0) e (8, )

16 Equação nº X + X Se X = 0, então:.(0) (0) 6 Se X = 0, então: Pontos (, 0) e (0, 6) Equação nº 3 X + X 0 Se X = 0, então:.(0) 0 0 Se X = 0, então: (0) Pontos (0, 0) e (0, 0) 4º Passo: Montar o gráfico das retas, e 3. 5º Passo: Traçar o sentido de análise das retas de acordo com os sinais das restrições (sujeito a), e 3, e identificar a área de análise da solução do problema. Este local deve respeitar a todas as equações de restrição, ou seja, todas as retas devem fazer parte do local. Caso uma não esteja dentro, o problema está sem solução. Na prática nas empresas, tal fato indica que deverá ter uma alteração. Lembrando que: é buscar valores para X e X que crescem a partir da reta traçada e em análise; é buscar valores para X e X que diminuem a partir da reta traçada e em análise; = é buscar valores para X e X que estão na reta traçada e em análise. Esta restrição X, X 0 deve aparecer em todos os problemas de pesquisa operacional pois sempre estamos buscando valores tanto para X, bem como para X, positivo ou zero, estes localizados no primeiro quadrante do plano cartesiano. Minimizar é buscar valores para X e X que quando aplicados na Função Objetivo Z se obtenha o menor valor como resultado. Maimizar é buscar valores para X e X que quando aplicados na Função Objetivo Z se obtenha o maior valor como resultado.

17 Observação: Como queremos minimizar Z, vamos buscar os valores para X e X nos etremos a menor em direção ao ponto (0,0) do plano cartesiano, área que contempla a solução para as três retas de restrição. Ponto nº X = 0 e X = 8 (substitui-se na função objetivo Z) Z 0,06.(0) 0,08.(8) Z 0,64 Ponto nº X =,4 e X = 4,8 (substitui-se na função objetivo Z) Z 0,06.(,4) 0,08.(4,8) Z 0,44 0,384 Z 0,54 Ponto nº 3 X = 8 e X = (substitui-se na função objetivo Z) Z 0,06.(8) 0,08.() Z 0,48 0,6 Z 0,64 Ponto nº 4 X = e X = 0 (substitui-se na função objetivo Z) Z 0,06.() 0,08.(0) Z 0,7 Desta forma vemos que a melhor solução, menor Z (minimizar) é o ponto nº. Resposta X =,4 ; X = 4,8 ; Z = 0,54 INTERPRETAÇÃO Para termos o menor custo com a aquisição das duas soluções, e respeitando a legislação, devemos usar,4 doses da solução RED e 4,8 doses da solução BLUE para produzirmos a bebida energética.

Sistemas de Informações Gerenciais

Sistemas de Informações Gerenciais Sistemas de Informações Gerenciais Pesquisa Operacional na tomada de decisão Referencia LACHTERMACHER, Gerson. Pesquisa Operacional na Tomada de Decisões: modelagem em Excel. 2ªed. Elsevier. 2004 Problemas

Leia mais

Í N D I C E Introdução Função Constante... 01 Função Linear... 02

Í N D I C E Introdução Função Constante... 01 Função Linear... 02 UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL Conhecendo a teoria III Curso: Pós-graduação / MBA Campus Virtual Cruzeiro do Sul - 009 Professor Responsável: Carlos Henrique de Jesus Costa Professores Conteudistas: Carlos

Leia mais

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 1. MATEMÁTICA I 1 FUNÇÃO DO 1º GRAU

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 1. MATEMÁTICA I 1 FUNÇÃO DO 1º GRAU FUNÇÃO IDENTIDADE... FUNÇÃO LINEAR... FUNÇÃO AFIM... GRÁFICO DA FUNÇÃO DO º GRAU... IMAGEM... COEFICIENTES DA FUNÇÃO AFIM... ZERO DA FUNÇÃO AFIM... 8 FUNÇÕES CRESCENTES OU DECRESCENTES... 9 SINAL DE UMA

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 PESQUISA OPERACIONAL MODELAGEM

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 PESQUISA OPERACIONAL MODELAGEM LISTA DE EXERCÍCIOS 1 PESQUISA OPERACIONAL MODELAGEM 1) Um alfaiate tem, disponíveis, os seguintes tecidos: 16 metros de algodão, 11 metros de seda e 15 metros de lã. Para um terno são necessários 2 metros

Leia mais

a 1 x 1 +... + a n x n = b,

a 1 x 1 +... + a n x n = b, Sistemas Lineares Equações Lineares Vários problemas nas áreas científica, tecnológica e econômica são modelados por sistemas de equações lineares e requerem a solução destes no menor tempo possível Definição

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

Departamento de Matemática - UEL - 2010. Ulysses Sodré. http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010.

Departamento de Matemática - UEL - 2010. Ulysses Sodré. http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010. Matemática Essencial Extremos de funções reais Departamento de Matemática - UEL - 2010 Conteúdo Ulysses Sodré http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010.

Leia mais

O gráfico de. Freqüentemente você se depara com tabelas. Nossa aula

O gráfico de. Freqüentemente você se depara com tabelas. Nossa aula O gráfico de uma função A UUL AL A Freqüentemente você se depara com tabelas e gráficos, em jornais, revistas e empresas que tentam transmitir de forma simples fatos do dia-a-dia. Fala-se em elevação e

Leia mais

Podemos encontrar uma figura interessante no PMBOK (Capítulo 7) sobre a necessidade de organizarmos o fluxo de caixa em um projeto.

Podemos encontrar uma figura interessante no PMBOK (Capítulo 7) sobre a necessidade de organizarmos o fluxo de caixa em um projeto. Discussão sobre Nivelamento Baseado em Fluxo de Caixa. Item aberto na lista E-Plan Podemos encontrar uma figura interessante no PMBOK (Capítulo 7) sobre a necessidade de organizarmos o fluxo de caixa em

Leia mais

Só Matemática O seu portal matemático http://www.somatematica.com.br FUNÇÕES

Só Matemática O seu portal matemático http://www.somatematica.com.br FUNÇÕES FUNÇÕES O conceito de função é um dos mais importantes em toda a matemática. O conceito básico de função é o seguinte: toda vez que temos dois conjuntos e algum tipo de associação entre eles, que faça

Leia mais

3.400 17. ( ) 100 3400 6000, L x x. L x x x. (17) 34 60 Lx ( ) 17 34 17 60 L(17) 289 578 60 L(17) 289 638 L(17) 349 40 40 70.40 40 1.

3.400 17. ( ) 100 3400 6000, L x x. L x x x. (17) 34 60 Lx ( ) 17 34 17 60 L(17) 289 578 60 L(17) 289 638 L(17) 349 40 40 70.40 40 1. REDE ISAAC NEWTON ENSINO MÉDIO 3º ANO PROFESSOR(A):LUCIANO IEIRA DATA: / / TURMA: ALUNO(A): Nº: UNIDADE: ( ) Riacho Fundo ( ) Taguatinga Sul EXERCÍCIOS DE REISÃO - AALIAÇÃO ESPECÍFICA 3º TRIMESTRE 01 MATEMÁTICA

Leia mais

CÁLCULO DE ZEROS DE FUNÇÕES REAIS

CÁLCULO DE ZEROS DE FUNÇÕES REAIS 15 CÁLCULO DE ZEROS DE FUNÇÕES REAIS Um dos problemas que ocorrem mais frequentemente em trabalhos científicos é calcular as raízes de equações da forma: f() = 0. A função f() pode ser um polinômio em

Leia mais

Gestão da Qualidade por Processos

Gestão da Qualidade por Processos Gestão da Qualidade por Processos Disciplina: Gestão da Qualidade 2º Bimestre Prof. Me. Patrício Vasconcelos adm.patricio@yahoo.com.br Gestão da Qualidade por Processos Nas empresas, as decisões devem

Leia mais

Concentração Mínima de Açúcar (g/l) N (normal) 2000 60 2 E (europeu fino) 1000. 80 1. Teor Máximo de Acidez (%)

Concentração Mínima de Açúcar (g/l) N (normal) 2000 60 2 E (europeu fino) 1000. 80 1. Teor Máximo de Acidez (%) FACULDADE LOURENÇO FILHO Revisão ENADE 2011 Disciplina: Pesquisa Operacional Profa. Danielle Abreu 17/096/2011 Questão 1 ENADE 2008 O gerente de planejamento e controle da produção de uma empresa de suco

Leia mais

LISTA SOBRE MODELAGEM DE PROBLEMAS DE PROGRAMAÇÃO INTEIRA

LISTA SOBRE MODELAGEM DE PROBLEMAS DE PROGRAMAÇÃO INTEIRA LISTA SOBRE MODELAGEM DE PROBLEMAS DE PROGRAMAÇÃO INTEIRA 1) [Alocação de Recursos] A Capitão Caverna S.A., localizada em Pedra Lascada, aluga 3 tipos de barcos para passeios marítimos: jangadas, supercanoas

Leia mais

Gestão Colegiada HOSPITAL DAS CLÍNICAS UNIDADE I

Gestão Colegiada HOSPITAL DAS CLÍNICAS UNIDADE I Gestão Colegiada HOSPITAL DAS CLÍNICAS UNIDADE I Gestão Colegiada Os aspectos que definem o grau de responsabilidade de uma instituição são: 1 - A conformação da agenda do gestor: isso significa que um

Leia mais

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Caros alunos, Essa terceira atividade da nossa disciplina de Suprimentos e Logística

Leia mais

Lista 2 - Modelos determinísticos

Lista 2 - Modelos determinísticos EA044 - Planejamento e Análise de Sistemas de Produção Lista 2 - Modelos determinísticos Exercício 1 A Companhia Ferroviária do Brasil (CFB) está planejando a alocação de vagões a 5 regiões do país para

Leia mais

Título: Sistemas Lineares no CAp UFRJ: Interpretações Algébrica e Gráfica

Título: Sistemas Lineares no CAp UFRJ: Interpretações Algébrica e Gráfica Autor Letícia Guimarães Rangel Co-autor(es): Fernando Celso Villar Marinho Lílian Káram Parente Cury Spiller Rita Maria Cardoso Meirelles Tipo de Pesquisa Ensino Médio Números e Operações Componente Curricular

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

ão: modelagem e técnicas

ão: modelagem e técnicas Curso de Especialização em Gestão Empresarial (MBA Executivo Turma 15) Disciplina: Pesquisa Operacional Prof. Dr. Álvaro José Periotto 3. Otimização ão: modelagem e técnicas de resolução Passando da daetapa

Leia mais

Unidade III FINANÇAS EM PROJETO DE TI. Prof. Fernando Rodrigues

Unidade III FINANÇAS EM PROJETO DE TI. Prof. Fernando Rodrigues Unidade III FINANÇAS EM PROJETO DE TI Prof. Fernando Rodrigues Quando se trabalha com projetos, é necessária a utilização de técnicas e ferramentas que nos auxiliem a estudálos, entendê-los e controlá-los.

Leia mais

"Gestão Contábil para micro e. pequenas empresas: tomada

Gestão Contábil para micro e. pequenas empresas: tomada "Gestão Contábil para micro e pequenas empresas: tomada de decisão Julio Cesar. Pergunta: - O que é importante na tomada de decisão. O que devemos saber para decidir algo?? Algumas INFORMAÇÕES acerca do

Leia mais

Análise da sensibilidade

Análise da sensibilidade Análise da Sensibilidade Bertolo, L.A. UNIUBE Análise da sensibilidade Em todos os modelos de programação linear, os coeficientes da função objetivo e das restrições são considerados como entrada de dados

Leia mais

PROGRAMAÇÃO LINEAR. Resolução de problemas de programação linear usando o comando Solver, no Excel.

PROGRAMAÇÃO LINEAR. Resolução de problemas de programação linear usando o comando Solver, no Excel. PROGRAMAÇÃO LINEAR Resolução de problemas de programação linear usando o comando Solver, no Excel. Para além da resolução pelo método gráfico e/ou outros métodos, é possível resolver um problema de PL

Leia mais

Prof. JUBRAN. Aula 1 - Conceitos Básicos de Sistemas de Informação

Prof. JUBRAN. Aula 1 - Conceitos Básicos de Sistemas de Informação Prof. JUBRAN Aula 1 - Conceitos Básicos de Sistemas de Informação Conhecimento em Sistemas de Informação Os filósofos tentam há séculos definir dados ou fatores, informação e conhecimento. Seus resultados

Leia mais

SAD orientado a MODELO

SAD orientado a MODELO Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Sistemas de Informação Prof.: Maico Petry SAD orientado a MODELO DISCIPLINA: Sistemas de Apoio a Decisão SAD Orientado a Modelo De acordo com ALTER

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AVANÇADOS DO EXCEL TABELA

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AVANÇADOS DO EXCEL TABELA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AVANÇADOS DO EXCEL TABELA! Fazendo simulações rapidamente! Comparando resultados na análise de sensibilidade! Relacionando variáveis e gerando valores para uma tomada de decisão!

Leia mais

INSTITUTO TECNOLÓGICO

INSTITUTO TECNOLÓGICO PAC - PROGRAMA DE APRIMORAMENTO DE CONTEÚDOS. ATIVIDADES DE NIVELAMENTO BÁSICO. DISCIPLINAS: MATEMÁTICA & ESTATÍSTICA. PROFº.: PROF. DR. AUSTER RUZANTE 1ª SEMANA DE ATIVIDADES DOS CURSOS DE TECNOLOGIA

Leia mais

Pesquisa Operacional. Função Linear - Introdução. Função do 1 Grau. Função Linear - Exemplos Representação no Plano Cartesiano. Prof.

Pesquisa Operacional. Função Linear - Introdução. Função do 1 Grau. Função Linear - Exemplos Representação no Plano Cartesiano. Prof. Pesquisa Operacional Prof. José Luiz Prof. José Luiz Função Linear - Introdução O conceito de função é encontrado em diversos setores da economia, por exemplo, nos valores pagos em um determinado período

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Backup. Permitir a recuperação de sistemas de arquivo inteiros de uma só vez. Backup é somente uma cópia idêntica de todos os dados do computador?

Backup. Permitir a recuperação de sistemas de arquivo inteiros de uma só vez. Backup é somente uma cópia idêntica de todos os dados do computador? Backup O backup tem dois objetivos principais: Permitir a recuperação de arquivos individuais é a base do típico pedido de recuperação de arquivo: Um usuário apaga acidentalmente um arquivo e pede que

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DA CADEIA LOGÍSTICA

GESTÃO ESTRATÉGICA DA CADEIA LOGÍSTICA http://www.administradores.com.br/artigos/ GESTÃO ESTRATÉGICA DA CADEIA LOGÍSTICA DIEGO FELIPE BORGES DE AMORIM Servidor Público (FGTAS), Bacharel em Administração (FAE), Especialista em Gestão de Negócios

Leia mais

Potenciação no Conjunto dos Números Inteiros - Z

Potenciação no Conjunto dos Números Inteiros - Z Rua Oto de Alencar nº 5-9, Maracanã/RJ - tel. 04-98/4-98 Potenciação no Conjunto dos Números Inteiros - Z Podemos epressar o produto de quatro fatores iguais a.... por meio de uma potência de base e epoente

Leia mais

Técnicas para Programação Inteira e Aplicações em Problemas de Roteamento de Veículos 14

Técnicas para Programação Inteira e Aplicações em Problemas de Roteamento de Veículos 14 1 Introdução O termo "roteamento de veículos" está relacionado a um grande conjunto de problemas de fundamental importância para a área de logística de transportes, em especial no que diz respeito ao uso

Leia mais

Correlação e Regressão Linear

Correlação e Regressão Linear Correlação e Regressão Linear A medida de correlação é o tipo de medida que se usa quando se quer saber se duas variáveis possuem algum tipo de relação, de maneira que quando uma varia a outra varia também.

Leia mais

PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO

PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO (Tóp. Teto Complementar) PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO 1 PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO Este teto estuda um grupo de problemas, conhecido como problemas de otimização, em tais problemas, quando possuem soluções, é

Leia mais

ESTOQUE. Manual Estoque Atualizado em 29/06/2007 Pág. 1

ESTOQUE. Manual Estoque Atualizado em 29/06/2007 Pág. 1 MANUAL ESTOQUE Pág. 1 INTRODUÇÃO AO MÓDULO ESTOQUE Sua empresa seja de pequeno, médio, ou grande porte, precisa de um sistema que contemple as principais rotinas de controle de estoque. É para contornar

Leia mais

O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2

O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2 3.2 O Espaço Nulo de A: Resolvendo Ax = 0 11 O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2 Esta seção trata do espaço de soluções para Ax = 0. A matriz A pode ser quadrada ou retangular. Uma solução imediata

Leia mais

Módulo 3 Custo e nível dos Estoques

Módulo 3 Custo e nível dos Estoques Módulo 3 Custo e nível dos Estoques O armazenamento de produtos produz basicamente quatro tipos de custos. 1. Custos de capital (juros, depreciação) 2. Custos com pessoal (salários, encargos sociais) 3.

Leia mais

Métodos Estatísticos II 1 o. Semestre de 2010 ExercíciosProgramados1e2 VersãoparaoTutor Profa. Ana Maria Farias (UFF)

Métodos Estatísticos II 1 o. Semestre de 2010 ExercíciosProgramados1e2 VersãoparaoTutor Profa. Ana Maria Farias (UFF) Métodos Estatísticos II 1 o. Semestre de 010 ExercíciosProgramados1e VersãoparaoTutor Profa. Ana Maria Farias (UFF) Esses exercícios abrangem a matéria das primeiras semanas de aula (Aula 1) Os alunos

Leia mais

Notas de aula número 1: Otimização *

Notas de aula número 1: Otimização * UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DISCIPLINA: TEORIA MICROECONÔMICA II Primeiro Semestre/2001 Professor: Sabino da Silva Porto Júnior

Leia mais

Matemática - UEL - 2010 - Compilada em 18 de Março de 2010. Prof. Ulysses Sodré Matemática Essencial: http://www.mat.uel.

Matemática - UEL - 2010 - Compilada em 18 de Março de 2010. Prof. Ulysses Sodré Matemática Essencial: http://www.mat.uel. Matemática Essencial Equações do Primeiro grau Matemática - UEL - 2010 - Compilada em 18 de Março de 2010. Prof. Ulysses Sodré Matemática Essencial: http://www.mat.uel.br/matessencial/ Resumo: Notas de

Leia mais

1. Método Simplex. Faculdade de Engenharia Eng. Celso Daniel Engenharia de Produção. Pesquisa Operacional II Profa. Dra. Lílian Kátia de Oliveira

1. Método Simplex. Faculdade de Engenharia Eng. Celso Daniel Engenharia de Produção. Pesquisa Operacional II Profa. Dra. Lílian Kátia de Oliveira Faculdade de Engenharia Eng. Celso Daniel Engenharia de Produção. Método Simple.. Solução eata para os modelos de Programação Linear O modelo de Programação Linear (PL) reduz um sistema real a um conjunto

Leia mais

Capítulo 1. x > y ou x < y ou x = y

Capítulo 1. x > y ou x < y ou x = y Capítulo Funções, Plano Cartesiano e Gráfico de Função Ao iniciar o estudo de qualquer tipo de matemática não podemos provar tudo. Cada vez que introduzimos um novo conceito precisamos defini-lo em termos

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Existem três níveis distintos de planejamento: Planejamento Estratégico Planejamento Tático Planejamento Operacional Alcance

Leia mais

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã Com certeza, esse final de século XX e começo de século XXI mudarão nossas vidas mais do que elas mudaram há 30-40 anos atrás. É muito difícil avaliar como será essa mudança, mas é certo que ela virá e

Leia mais

CAP4: Distribuições Contínuas Parte 1 Distribuição Normal

CAP4: Distribuições Contínuas Parte 1 Distribuição Normal CAP4: Distribuições Contínuas Parte 1 Distribuição Normal Quando a variável sendo medida é expressa em uma escala contínua, sua distribuição de probabilidade é chamada distribuição contínua. Exemplo 4.1

Leia mais

INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS

INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS ANA BEATRIZ DALRI BRIOSO¹, DAYANE GRAZIELE FANELLI¹, GRAZIELA BALDASSO¹, LAURIANE CARDOSO DA SILVA¹, JULIANO VARANDAS GROPPO². 1 Alunos do 8º semestre

Leia mais

DESAFIOS NA GESTÃO DE ATIVOS EM PROJETOS DE MINERAÇÃO DE PEQUENO PORTE: EXEMPLO PRÁTICO

DESAFIOS NA GESTÃO DE ATIVOS EM PROJETOS DE MINERAÇÃO DE PEQUENO PORTE: EXEMPLO PRÁTICO DESAFIOS NA GESTÃO DE ATIVOS EM PROJETOS DE MINERAÇÃO DE PEQUENO PORTE: EXEMPLO PRÁTICO Rodrigo O. Sabino, Richardson V. Agra, Giorgio De Tomi Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo Escola Politécnica

Leia mais

Lista de exercícios: Modelagem matemática Otimização Combinatória

Lista de exercícios: Modelagem matemática Otimização Combinatória Lista de exercícios: Modelagem matemática Otimização Combinatória Nas questões abaixo: i) Formule e apresente o modelo matemático. Caso não esteja, coloque na forma padrão. ii) Especicar as variáveis,

Leia mais

Trabalho de Casa 1. 15.053 Introdução à Otimização Para ser entregue no início da aula de quinta-feira, 14 de fevereiro de 2002

Trabalho de Casa 1. 15.053 Introdução à Otimização Para ser entregue no início da aula de quinta-feira, 14 de fevereiro de 2002 Trabalho de Casa 1 15.053 Introdução à Otimização Para ser entregue no início da aula de quinta-feira, 14 de fevereiro de 2002 1. Formulações de PL a. Dê um exemplo de uma programação linear de duas variáveis

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ESTATÍSTICOS AVANÇADOS DO EXCEL PREVISÃO

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ESTATÍSTICOS AVANÇADOS DO EXCEL PREVISÃO UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ESTATÍSTICOS AVANÇADOS DO EXCEL PREVISÃO! Fazendo regressão linear! Relacionando variáveis e criando uma equação para explicá-las! Como checar se as variáveis estão relacionadas!

Leia mais

CAPÍTULO 6 - ESTRUTURA DE SELEÇÃO

CAPÍTULO 6 - ESTRUTURA DE SELEÇÃO 6.1 - INTRODUÇÃO CAPÍTULO 6 - ESTRUTURA DE SELEÇÃO Existem problemas que podem ter mais de um caminho a ser seguido para seleção correta, ou existem restrições em suas soluções. O sujeito que irá executar

Leia mais

GESTÃO DE SUPRIMENTO TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA

GESTÃO DE SUPRIMENTO TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA GESTÃO DE SUPRIMENTO TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA Gestão da Cadeia de Suprimento Compras Integração Transporte Distribuição Estoque Tirlê C. Silva 2 Gestão de Suprimento Dentro das organizações, industriais,

Leia mais

Investigação Operacional- 2009/10 - Programas Lineares 3 PROGRAMAS LINEARES

Investigação Operacional- 2009/10 - Programas Lineares 3 PROGRAMAS LINEARES Investigação Operacional- 2009/10 - Programas Lineares 3 PROGRAMAS LINEARES Formulação A programação linear lida com problemas nos quais uma função objectivo linear deve ser optimizada (maximizada ou minimizada)

Leia mais

ADM041 / EPR806 Sistemas de Informação

ADM041 / EPR806 Sistemas de Informação ADM041 / EPR806 Sistemas de Informação UNIFEI Universidade Federal de Itajubá Prof. Dr. Alexandre Ferreira de Pinho 1 Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) Tipos de SAD Orientados por modelos: Criação de diferentes

Leia mais

Matemática - UEL - 2010 - Compilada em 18 de Março de 2010. Prof. Ulysses Sodré Matemática Essencial: http://www.mat.uel.

Matemática - UEL - 2010 - Compilada em 18 de Março de 2010. Prof. Ulysses Sodré Matemática Essencial: http://www.mat.uel. Matemática Essencial Equações do Segundo grau Conteúdo Matemática - UEL - 2010 - Compilada em 18 de Março de 2010. Prof. Ulysses Sodré Matemática Essencial: http://www.mat.uel.br/matessencial/ 1 Introdução

Leia mais

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA Constata-se que o novo arranjo da economia mundial provocado pelo processo de globalização tem afetado as empresas a fim de disponibilizar

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL: UMA ABORDAGEM À PROGRAMAÇÃO LINEAR. Rodolfo Cavalcante Pinheiro 1,3 Cleber Giugioli Carrasco 2,3 *

PESQUISA OPERACIONAL: UMA ABORDAGEM À PROGRAMAÇÃO LINEAR. Rodolfo Cavalcante Pinheiro 1,3 Cleber Giugioli Carrasco 2,3 * PESQUISA OPERACIONAL: UMA ABORDAGEM À PROGRAMAÇÃO LINEAR 1 Graduando Rodolfo Cavalcante Pinheiro 1,3 Cleber Giugioli Carrasco 2,3 * 2 Pesquisador - Orientador 3 Curso de Matemática, Unidade Universitária

Leia mais

Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar dinamicamente dados no Excel

Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar dinamicamente dados no Excel Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar! Para que serve a Tabela e o Gráfico Dinâmico?! Como criar uma Tabela Dinâmica?! Como criar um Gráfico Dinâmico?! Como podemos atualizar dos dados da Tabela

Leia mais

Preparando sua empresa para o forecasting:

Preparando sua empresa para o forecasting: Preparando sua empresa para o forecasting: Critérios para escolha de indicadores. Planejamento Performance Dashboard Plano de ação Relatórios Indicadores Embora o forecasting seja uma realidade, muitas

Leia mais

SERVIÇO DE ANÁLISE DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES APLICABILIDADE PARA CALL-CENTERS VISÃO DA EMPRESA

SERVIÇO DE ANÁLISE DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES APLICABILIDADE PARA CALL-CENTERS VISÃO DA EMPRESA SERVIÇO DE ANÁLISE DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES APLICABILIDADE PARA CALL-CENTERS VISÃO DA EMPRESA Muitas organizações terceirizam o transporte das chamadas em seus call-centers, dependendo inteiramente

Leia mais

Teoria Geral de Sistemas. Késsia R. C. Marchi

Teoria Geral de Sistemas. Késsia R. C. Marchi Teoria Geral de Sistemas Késsia R. C. Marchi Informação e Sistema Abordagem Sistêmica As pessoas empregam a palavra sistema em muitas situações cotidianas, por exemplo: O sistema eletrônico de votação...

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani Planejamento Estratégico de TI Prof.: Fernando Ascani BI Business Intelligence A inteligência Empresarial, ou Business Intelligence, é um termo do Gartner Group. O conceito surgiu na década de 80 e descreve

Leia mais

Bem-vindo ao curso delta Gerenciamento de peso para a versão 9.1. Este curso aborda a nova solução de peso introduzida nessa versão.

Bem-vindo ao curso delta Gerenciamento de peso para a versão 9.1. Este curso aborda a nova solução de peso introduzida nessa versão. Bem-vindo ao curso delta Gerenciamento de peso para a versão 9.1. Este curso aborda a nova solução de peso introduzida nessa versão. Você deve ter bons conhecimentos de estoque, UM e administração de posições

Leia mais

12/09/2015. Conceituação do SIG. Introdução. Sistemas de Informações Gerenciais Terceira Parte

12/09/2015. Conceituação do SIG. Introdução. Sistemas de Informações Gerenciais Terceira Parte Sistemas de Informações Gerenciais Terceira Parte Prof. William C. Rodrigues Copyright 2015. Todos direitos reservados. Atualizado em setembro de 2015 Conceituação do SIG Introdução Nessa fase o executivo

Leia mais

Exemplos: Análise de Valor Agregado (Ex_vagregado.SPRJ)

Exemplos: Análise de Valor Agregado (Ex_vagregado.SPRJ) Exemplos: Análise de Valor Agregado (Ex_vagregado.SPRJ) Este exemplo tem como base atividades descritas em um email distribuído na lista da E-Plan (planejamento@yahoogrupos.com.br) com o título Curva Física

Leia mais

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI Prof. Fernando Rodrigues Nas empresas atuais, a Tecnologia de Informação (TI) existe como uma ferramenta utilizada pelas organizações para atingirem seus objetivos.

Leia mais

EXCEL PARA ESPECIALISTAS

EXCEL PARA ESPECIALISTAS CURSO ONLINE EXCEL PARA ESPECIALISTAS CARGA HORÁRIA AULAS MATERIAL DIDÁTICO CERTIFICADO 10h46min 101 250 páginas em PDF + planilhas exemplos Incluso Apresentação Você quer se tornar um especialista em

Leia mais

2. A FERRAMENTA SOLVER (EXCEL)

2. A FERRAMENTA SOLVER (EXCEL) Faculdade de Engenharia Eng. Celso Daniel Engenharia de Produção 2. A FERRAMENTA SOLVER (EXCEL) Diversas ferramentas para solução de problemas de otimização, comerciais ou acadêmicos, sejam eles lineares

Leia mais

APLICAÇÕES DA DERIVADA

APLICAÇÕES DA DERIVADA Notas de Aula: Aplicações das Derivadas APLICAÇÕES DA DERIVADA Vimos, na seção anterior, que a derivada de uma função pode ser interpretada como o coeficiente angular da reta tangente ao seu gráfico. Nesta,

Leia mais

Introdução. 1. Introdução

Introdução. 1. Introdução Introdução 1. Introdução Se você quer se atualizar sobre tecnologias para gestão de trade marketing, baixou o material certo. Este é o segundo ebook da série que o PDV Ativo, em parceria com o Agile Promoter,

Leia mais

Problema de Transporte. Prof. Gustavo Peixoto Silva Departamento de Computação Univ. Federal de Ouro Preto 8 modelos

Problema de Transporte. Prof. Gustavo Peixoto Silva Departamento de Computação Univ. Federal de Ouro Preto 8 modelos Problema de Transporte Prof. Gustavo Peixoto Silva Departamento de Computação Univ. Federal de Ouro Preto 8 modelos Problema de Transporte Rede bipartida onde um conjunto contém nós de oferta e o outro

Leia mais

CRM. Customer Relationship Management

CRM. Customer Relationship Management CRM Customer Relationship Management CRM Uma estratégia de negócio para gerenciar e otimizar o relacionamento com o cliente a longo prazo Mercado CRM Uma ferramenta de CRM é um conjunto de processos e

Leia mais

Microsoft Access XP Módulo Um

Microsoft Access XP Módulo Um Microsoft Access XP Módulo Um Neste primeiro módulo de aula do curso completo de Access XP vamos nos dedicar ao estudo de alguns termos relacionados com banco de dados e as principais novidades do novo

Leia mais

O que é a ciência de dados (data science). Discussão do conceito. Luís Borges Gouveia Universidade Fernando Pessoa Versão 1.

O que é a ciência de dados (data science). Discussão do conceito. Luís Borges Gouveia Universidade Fernando Pessoa Versão 1. O que é a ciência de dados (data science). Discussão do conceito Luís Borges Gouveia Universidade Fernando Pessoa Versão 1.3, Outubro, 2015 Nota prévia Esta apresentação tem por objetivo, proporcionar

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Objetivos. Apresentar as superfícies regradas e superfícies de revolução. Analisar as propriedades que caracterizam as superfícies regradas e

Objetivos. Apresentar as superfícies regradas e superfícies de revolução. Analisar as propriedades que caracterizam as superfícies regradas e MÓDULO 2 - AULA 13 Aula 13 Superfícies regradas e de revolução Objetivos Apresentar as superfícies regradas e superfícies de revolução. Analisar as propriedades que caracterizam as superfícies regradas

Leia mais

Método dos mínimos quadrados - ajuste linear

Método dos mínimos quadrados - ajuste linear Apêndice A Método dos mínimos quadrados - ajuste linear Ao final de uma experiência muitas vezes temos um conjunto de N medidas na forma de pares (x i, y i ). Por exemplo, imagine uma experiência em que

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES Wagner Porto Ferreira, Awerik Carlesso, Patrício dos Santos Sante, Talis Valadão Turma: RV2 Exercícios do capitulo 2 da matéria de

Leia mais

Pesquisa Operacional. 4x1+3x2 <=1 0 6x1 - x2 >= 20 X1 >= 0 X2 >= 0 PESQUISA OPERACIONAL PESQUISA OPERACIONAL PESQUISA OPERACIONAL PESQUISA OPERACIONAL

Pesquisa Operacional. 4x1+3x2 <=1 0 6x1 - x2 >= 20 X1 >= 0 X2 >= 0 PESQUISA OPERACIONAL PESQUISA OPERACIONAL PESQUISA OPERACIONAL PESQUISA OPERACIONAL Modelo em Programação Linear Pesquisa Operacional A programação linear é utilizada como uma das principais técnicas na abordagem de problemas em Pesquisa Operacional. O modelo matemático de programação

Leia mais

Eduardo C. Xavier. 24 de fevereiro de 2011

Eduardo C. Xavier. 24 de fevereiro de 2011 Reduções Eduardo C. Xavier Instituto de Computação/Unicamp 24 de fevereiro de 2011 Eduardo C. Xavier (IC/Unicamp) Reduções 24 de fevereiro de 2011 1 / 23 Programação Linear (PL) Vimos que na tentativa

Leia mais

PARTE III Introdução à Consultoria Empresarial

PARTE III Introdução à Consultoria Empresarial FATERN Faculdade de Excelência Educacional do RN Coordenação Tecnológica de Redes e Sistemas Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Técnicas de Consultoria Prof. Fabio Costa Ferrer, M.Sc.

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa 1 INTRODUÇÃO 1.1 Motivação e Justificativa A locomoção é um dos direitos básicos do cidadão. Cabe, portanto, ao poder público normalmente uma prefeitura e/ou um estado prover transporte de qualidade para

Leia mais

DiskKombi ESPECIALIZADA EM TERCEIRIZAÇÃO DE FROTA

DiskKombi ESPECIALIZADA EM TERCEIRIZAÇÃO DE FROTA 2 1 3 4 5 6 7 8 9 DiskKombi 0 ESPECIALIZADA EM TERCEIRIZAÇÃO DE FROTA A EMPRESA Pioneira efetiva na terceirização de frotas, iniciou suas operações a 25 anos, é precursora dos mais inovadores sistemas

Leia mais

PROBLEMA DE TRANSPORTE: MODELO E MÉTODO DE SOLUÇÃO

PROBLEMA DE TRANSPORTE: MODELO E MÉTODO DE SOLUÇÃO PROBLEMA DE TRANSPORTE: MODELO E MÉTODO DE SOLUÇÃO Luciano Pereira Magalhães - 8º - noite lpmag@hotmail.com Orientador: Prof Gustavo Campos Menezes Banca Examinadora: Prof Reinaldo Sá Fortes, Prof Eduardo

Leia mais

Atividade Proporcionalidade (vídeo)

Atividade Proporcionalidade (vídeo) Atividade Proporcionalidade (vídeo) Atividade CNI/EM Presencial 1. Introdução O objetivo dessa atividade é estudar as relações de proporcionalidade (direta e inversa) entre grandezas. O material-base será

Leia mais

Custos Logísticos. Não basta somente realizar tarefas, é preciso ser assertivo.

Custos Logísticos. Não basta somente realizar tarefas, é preciso ser assertivo. É todo custo gerado por operações logística em uma empresa, visando atender as necessidades dos clientes de qualidade custo e principalmente prazo. Não basta somente realizar tarefas, é preciso ser assertivo.

Leia mais

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO Sistema de informações gerenciais Sistema de informações gerencial => conjunto de subsistemas de informações que processam dados e informações para fornecer

Leia mais

GAAL - 2013/1 - Simulado - 1 Vetores e Produto Escalar

GAAL - 2013/1 - Simulado - 1 Vetores e Produto Escalar GAAL - 201/1 - Simulado - 1 Vetores e Produto Escalar SOLUÇÕES Exercício 1: Determinar os três vértices de um triângulo sabendo que os pontos médios de seus lados são M = (5, 0, 2), N = (, 1, ) e P = (4,

Leia mais

PREFEITURA DE CUIABÁ ADOTA FERRAMENTAS OPENSOURCE E AGILIZA IDENTIFICAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

PREFEITURA DE CUIABÁ ADOTA FERRAMENTAS OPENSOURCE E AGILIZA IDENTIFICAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Case de Sucesso Integrando CIOs, gerando conhecimento. PREFEITURA DE CUIABÁ ADOTA FERRAMENTAS OPENSOURCE E AGILIZA IDENTIFICAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Perfil A Diretoria de Tecnologia de Informação

Leia mais

Fundamentos da Matemática

Fundamentos da Matemática Fundamentos da Matemática Aula 10 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos

Leia mais

11. Problemas de Otimização

11. Problemas de Otimização 11. Problemas de Otimização Nesta seção veremos vários eemplos de problemas cujas soluções eigem a determinação de valores máimos e/ou mínimos absolutos das funções que os representam. São chamados de

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL)

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) Melhor método para avaliar investimentos 16 perguntas importantes 16 respostas que todos os executivos devem saber Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

A ITIL e o Gerenciamento de Serviços de TI

A ITIL e o Gerenciamento de Serviços de TI A ITIL e o Gerenciamento de Serviços de TI A era da informação Informação, palavra derivada do verbo latim "informare", que significa "disciplinar", "ensinar", "instruir", juntamente com o seu significado

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL

PESQUISA OPERACIONAL PARTE I Para os exercícios de programação linear abaixo, apresentar a modelagem do problema, a solução algébrica e a solução gráfica: 1. Uma confecção produz dois tipos de vestido: um casual e um de festa.

Leia mais