Concurso de bolsa de estudos para descontos nas mensalidades escolares para 2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Concurso de bolsa de estudos para descontos nas mensalidades escolares para 2016"

Transcrição

1 EDITAL Nº. 01/2015 Concurso de bolsa de estudos para descontos nas mensalidades escolares para 2016 O Colégio Objetivo São Sebastião - Centro torna público que será realizado o Processo Seletivo para a Concessão de Descontos nas Mensalidades para os candidatos a vagas para o 2º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio para o ano letivo de 2016, que será regido integralmente conforme dispõe o presente Edital. 1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1. O presente Programa é destinado aos alunos regularmente matriculados nas escolas municipais, estaduais e particulares no ano letivo de 2015 e, para os alunos que tenham efetuado o 1º pagamento da antecipação da anuidade de 2016 (convalidação da matrícula de 2016) com vencimentos até 30/11/ Serão oferecidos descontos nas parcelas da anuidade para os alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio de acordo com a média final do processo seletivo As concessões dos descontos serão distribuídas da seguinte maneira: 3 alunos por série, para turmas com quantidade mínima de 20 alunos que irão receber os descontos de acordo com a classificação: 1º lugar: 70%, 2º lugar: 50%, 3º lugar: 30%. 2. DAS INSCRIÇÕES 2.1. As inscrições para o processo seletivo serão realizadas mediante doação de alimentos não perecíveis, exceto sal e açúcar e deverão ser efetuadas pessoalmente, na Secretaria do Colégio Objetivo São Sebastião Centro, localizado na Rua Agripino José do Nascimento nº 177, Vila Amélia, São Sebastião-SP, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, no período de 20/11/2015 a 04/12/ O pai ou responsável legal do (a) candidato (a) deverá comparecer na Secretaria do Colégio, portando cópia dos seguintes documentos para realizar a inscrição: Cédula de Identidade ou Certidão de Nascimento do candidato; Declaração de escolaridade; Cédula de Identidade CPF dos pais ou responsável legal No momento da inscrição, a família receberá a orientação referente aos critérios do Programa de Descontos do Colégio Objetivo São Sebastião - Centro e o protocolo da inscrição.

2 2.4. A efetivação da inscrição equivale para todos os fins e efeitos de direito, da expressa concordância por parte do responsável pelo candidato, a todas as condições, normas e exigências estabelecidas neste Edital Será nula, de pleno direito, a inscrição e todos os atos dela decorrentes se o candidato não comprovar que satisfaz a todas as condições estabelecidas neste Edital, irregularidade esta que poderá ser constatada a qualquer tempo. 3. DA PROVA 3.1. As provas serão realizadas nas dependências do Colégio Objetivo São Sebastião - Centro, na Rua Agripino José do Nascimento nº 177, Vila Amélia, São Sebastião/SP, no dia 12/12/2015, das 9h às 12h30min O Colégio Objetivo São Sebastião - Centro e a comissão julgadora do processo seletivo não se responsabilizarão por quaisquer despesas decorrentes com transporte de candidatos para a realização da prova O Processo Seletivo constituir-se-á de uma Prova Objetiva para todos os candidatos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, elaborada pelo Colégio Objetivo São Sebastião Centro, referente aos componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática constituída, por 25 (vinte e cinco) questões objetivas sobre o conteúdo programático constante do anexo I, sendo avaliada numa escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos Não serão consideradas para fins de pontuação, as questões cuja resposta contiver emendas, rasuras ou mais de uma alternativa assinalada Os candidatos farão uma prova de Redação, valendo de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, sobre tema proposto pela Comissão julgadora do processo seletivo do Colégio Objetivo São Sebastião Centro. O resultado da avaliação do concurso de bolsa, para essas turmas, será a média aritmética da prova objetiva e da redação O candidato deverá comparecer no local designado para a prova com a antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, munido dos seguintes documentos: Protocolo de Inscrição, Cédula de Identidade, além de caneta esferográfica de cor azul ou preta, lápis e borracha Os portões de acesso ao prédio serão fechados, às 9 horas Não será permitido ao Candidato fazer a prova fora do horário e do local divulgado, seja qual for o motivo, não havendo segunda chamada ou repetição de provas O não comparecimento ou atraso do Candidato para a realização da Prova implicará, automaticamente, na sua exclusão do Processo Seletivo, independentemente do motivo alegado Não serão permitidos consultas a livros ou anotações de qualquer natureza, bem como, serão proibidos o porte e uso de quaisquer aparelhos eletrônicos, de comunicação de qualquer espécie, máquina de calcular e/ou agenda eletrônica, celulares ou tablets, além do uso de boné, boina, chapéu, gorro, lenço e /ou qualquer outro acessório similar.

3 3.11. Terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado do Processo Seletivo, o Candidato que, durante a realização da prova: a) Usar ou tentar usar meios fraudulentos ou ilegais para sua realização; b) Infringir, no todo ou em parte, o que foi estabelecido neste Edital; c) Recusar-se a entregar o material de aplicação da prova; d) Afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento do inspetor de aluno; e) Ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando o material da prova; f) Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento inadequado; g) Portar telefone celular ou qualquer outro aparelho eletrônico de comunicação O candidato deverá assinar a lista de presença, vedada a aposição de rubrica A prova para todos os candidatos terá a duração de 3h30min., compreendendo o período das 9 horas às 12h30min O candidato só poderá ausentar-se do recinto da prova após 01(uma) hora de seu início Não será permitido o ingresso ou a permanência de pessoas estranhas ao processo seletivo no recinto de aplicação das provas, em nenhuma hipótese e/ou qualquer argumento. 4. DOS RECURSOS 4.1. Considerando se tratar de um concurso de bolsa de natureza gratuita, aberto por mera liberalidade pelo Colégio Objetivo São Sebastião - Centro e que visa oportunizar aos interessados obterem bolsas parciais, cujo processo classificatório requer rapidez na apuração final dos resultados, não serão admitidos recursos relacionados a possíveis inconsistências nas questões das provas aplicadas e, consequentemente, nas respectivas médias aritméticas da prova objetiva e da redação. 5. DOS RESULTADOS 5.1. Os descontos serão concedidos aos candidatos que atingirem, no mínimo, 60% (sessenta por cento) de acertos na prova com porcentagens específicas de acordo com sua classificação: 1º lugar: 70%, 2º lugar: 50% e 3º lugar: 30% Os aprovados farão jus aos descontos para o ano letivo de 2016, nas mensalidades de fevereiro a dezembro/2016, não recaindo na 1ª parcela da mensalidade da anuidade que deverá ser paga de outubro de/2015 a janeiro de 2016, sendo que o referido desconto não poderá ser transferido e não será cumulativo em relação a outros benefícios relacionados à mensalidade concedidos pelo Colégio Objetivo São Sebastião - Centro, inclusive o desconto de irmãos Nos casos de empate na média final, o desempate dar-se-á pela aplicação sucessiva, dos seguintes critérios:

4 a) Maior nota na Redação; b) Maior nota em Português; c) Maior nota em Matemática A divulgação dos resultados das provas estarão disponíveis na secretaria do Colégio Objetivo São Sebastião Centro no dia 16/12/ Não serão fornecidos quaisquer atestados, certificados e/ou certidões relativas à classificação ou a nota de candidatos, valendo, para tal fim, os resultados divulgados, não cabendo a revisão das provas, sob argumento ou hipótese alguma Será da inteira responsabilidade dos pais ou responsável legal pelo candidato acompanhar o andamento do processo seletivo por meio da divulgação de comunicados pertinentes, afixados na recepção do Colégio Objetivo São Sebastião - Centro ou pelo site, no endereço 6. DA MATRÍCULA 6.1. Os alunos de 2015 do Colégio Objetivo São Sebastião - Centro, somente participarão do Processo Seletivo, se já fizeram o pagamento da 1ª parcela da mensalidade do adiantamento da anuidade de 2016 (convalidação da matrícula de 2016), com vencimentos em outubro ou novembro, sendo que o desconto adquirido, não incidirá sobre a 1ª parcela da mensalidade anuidade de Se o candidato estiver com mensalidades de 2015 em débito no Colégio, as mesmas deverão ser quitadas para realização da matrícula de Os candidatos externos que lograrem êxito no Processo Seletivo deverão matricular-se nos períodos de 17/12/2015 e 18/12/2015 e de 04/01/2016 a 08/01/2016, na Secretaria do Colégio Objetivo São Sebastião Centro, situado na Rua Agripino José do Nascimento nº 177, Vila Amélia, São Sebastião/SP, das 9h às 20h, não sendo admitida matrícula fora deste prazo Será considerado desistente o candidato, o pai ou responsável legal, que não comparecer ao local, data e hora, estabelecida para a matrícula e efetivá-la Em caso de vagas geradas por desistência, NÃO serão convocados os candidatos classificados na ordem imediatamente subsequente, mesmo que tenham cumprido todas as normas deste Edital. 7. NORMAS GERAIS 7.1. Efetivada a matrícula, fica o aluno (ex-candidato) obrigado a cumprir o Regimento Interno do Colégio, sendo os custos relativos à aquisição de material didático, uniforme, taxas de expediente, atividades extracurriculares de total responsabilidade dos responsáveis pelo aluno, além dos livros didáticos e paradidáticos indicados pelo colégio sem nenhum tipo de desconto.

5 7.2. Nenhum pai ou responsável legal pelo candidato poderá alegar o desconhecimento do presente Edital ou de qualquer outra norma e comunicado posterior, regularmente divulgado, que prejudique o Processo Seletivo A interpretação do presente Edital deve ser realizada de forma sistêmica, mediante combinação dos itens previstos para determinada matéria consagrada, prezando pela sua integração e correta aplicação, sendo dirimidos os conflitos e dúvidas pela Comissão julgadora O desconto concedido conforme o presente Edital terá validade para o ano letivo de 2016 e com pagamento da parcela em dia. Caso ocorra o pagamento fora do prazo de vencimento da parcela, 1º dia útil, fica o responsável financeiro pelo aluno, ex-candidato, ciente que o valor da parcela será cobrado integral, acrescido de multas, juros e correção, de acordo com o contrato de prestação de serviços vigente A Comissão do Concurso poderá, em havendo necessidade fundamentada, alterar as datas ou prorrogar os períodos previstos para a realização das provas. Tais informações serão afixadas na recepção do Colégio Objetivo São Sebastião - Centro ou pelo site, no endereço sendo de responsabilidade dos candidatos acompanhá las, 7.6. Todos os horários contidos neste Edital deverão ser considerados como horário de Brasília. O candidato deverá atentar se, igualmente, à condição de horário de verão, vigente neste período; 7.7. Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos enquanto não consumada a providência ou evento que lhe disser respeito, até a data da realização do Concurso, situação a qual os candidatos terão conhecimento via publicações na recepção do Colégio Objetivo São Sebastião - Centro ou pelo site, no endereço Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão julgadora do Processo Seletivo, composta pelo Serviço Pedagógico e Direção da Unidade Escolar. Profª Ms.Odelrides Batista dos Santos Diretora Pedagógica

6 (ANEXO I)- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO PROCESSO SELETIVO DO COLÉGIO OBJETIVO SÃO SEBASTIÃO CENTRO /2015 ENSINO MÉDIO 1- Português: Gramática 1º EM - Concordância verbal; Concordância nominal; Variações Linguísticas; Crase; Acentuação; Orações subordinadas desenvolvidas e reduzidas. 2º EM - Morfologia (classes de palavras); Ortografia; Acentuação; Campo semântico. 3º EM - Sintaxe; Período composto por coordenação e subordinação; Pontuação; Vozes verbais. Redação 1o EM - Narração: Elementos da narrativa. 2º EM - Crônica: Tipos de crônica. 3º EM Dissertação. 2- Matemática: 1º EM- Notação Científica Potênciação e Radiciação Teorema de Pitágoras Teorema de Tales Fatoração e produtos notáveis Equações do 1 grau e 2 grau Sistemas de equações do 1 e 2 grau com duas incógnitas Funções polinomiais do 1 e 2 grau Comprimento e área da circunferência Relações métricas na circunferência Relações metricas no triângulo retângulo Semelhança de triângulos Seno, cosseno e tangente no triângulo retângulo Razão e proporções Porcentagem Áreas de figuras geométricas planas 2º EM- Potenciação e Radiciação Fatoração e produtos notáveis Seno, cosseno e tangente no triângulo retângulo Relações fundamentais da trigonometria Equações trigonométricas

7 Equações do 1 grau e 2 grau Funções polinomiais do 1 e 2 grau Sistema de inequações Leis dos senos e cossenos Progressão aritmética Progressão geométrica Equações e inequações exponenciais Logaritmos Razão e proporções Regra de três simples e composta Porcentagem e Juros 3º EM- Matrizes Determinante Ângulos Semelhança de triângulos Análise Combinatória Probabilidade Relações métricas no triângulo retângulo Prismas Paralelepípedo e Cubo Pirâmide Cilindro Esfera Equação da reta Equação da circunferência Elipse Hipérbole e Parábola ENSINO FUNDAMENTAL

8 1- Português 2º ANO - COMUNICAR-SE POR MEIO DE DESENHOS; - DIFERENCIAR LETRAS DE NÚMEROS OU SÍMBOLOS; - AGRUPAR NOMES QUE SE INICIA COM A MESMA LETRA; - AGRUPAR PALAVRAS CONSIDERANDO O MESMO NÚMERO DE LETRAS; - ESCREVER O PRÓPRIO NOME POR COMPLETO; - ESCREVER NOMES DE DESENHOS; - ESCREVER LISTAS TEMÁTICAS; - COMPLETAR PALAVRAS, COM APOIO DE DESENHOS, CUJA LACUNA INICIAL CORRESPONDA A SILABA SIMPLES; - ESCREVER PALAVRAS COM BASE EM UMA LETRA OU SILABA DADA; - ESCREVER PEQUENAS FRASES COM PALAVRAS CONHECIDAS OU DO CONTEXTO EM ESTUDO; - CLASSIFICAR NOMES DE PESSOAS OU OBJETOS, COM BASE NA LETRA INICIAL. SÍMBOLOS ALFABETO LETRA DE FORMA E LETRA CURSIVA -ALFABETO: VOGAIS E CONSOANTES; -USO DA LETRA MAIÚSCULA E MINÚSCULA; -ORDEM ALFABÉTICA; -FRASE; SONS NASAIS -SONS PARECIDOS: B/P T/D F/V; -ENCONTROS VOCÁLICOS; -SILABA; -GÊNERO DO SUBSTANTIVO: MASCULINO E FEMININO (COMPANHEIRO E COMPANHEIRA); 3º ANO Textos narrativos Bilhetes Receitas História em quadrinhos Convites Reescrita de fábulas Letras do nome Alfabeto Ordem alfabética Vogais e consoantes Sílaba / separação silábica Letras maiúsculas e minúsculas Pontuação Aspectos Ortográficos Letras C, G e Q Letras H: H inicial LH, NH, CH Uso da cedilha

9 4º ANO Histórias Narrativas Poemas História em quadrinhos Descrições Bilhetes Fábulas Cartas Contos populares Diário Alfabeto / ordem alfabética Classificação das palavras quanto ao número de sílabas Pontuação Paragrafação Aumentativo e diminutivo Discurso direto Aspectos Ortográficos Letra R Letras C / QU Letras G / GU Sons nasais: M e N e til JE / JI e GE / GI S e SS entre vogais Famílias de palavras 5º ANO Textos narrativos História em quadrinhos Descrições Diário Poemas Anúncios classificados Notícias Zac Tonicidade das palavras Acentuação Pontuação Paragrafação Substantivos e adjetivos Artigos Pronomes Verbos Aspectos Ortográficos Letras E ou I no final da palavra Letras O ou U no final da palavra El ou ÉU no final da palavra AM ou ÃO no final da palavra Flexões verbais Segmentação das palavras Letra X zc

10 6º ANO Lendas Histórias narrativas Propagandas Descrições História em quadrinhos Jornal Encontros vocálicos Encontros consonantais Dígrafos Pontuação Acentuação Preposição Locução adjetiva Pronomes Verbos Advérbios Locução adverbial Concordância Aspectos Ortográficos Terminações ISAR, IZAR Terminações ESA, EZA DEZ, DES no início da palavra Terminações SÃO, ZÃO Confrontando: S, Ç, C Terminações ICE, ISSE, ÍCIE Letra X Formas verbais ÃO / AM Confrontando: X, SS, S, C, Ç e SC Consoantes mudas Traz, para trás, atrás Formas verbais terminadas em Ê, ÊM, EEM 7º ANO Textos informativos Fábulas Mitos e lendas Contos Descrições Classes de palavras Substantivo, adjetivo, interjeições, artigos, numerais, pronomes, substantivos concretos e abstratos, verbos de ligação Conjugação verbal modo subjuntivo, modo indicativo, modo imperativo Verbos de ligação Frase, oração, período Discurso direto e indireto Preposições Conjunções Concordância Verbal e nominal Pontuação Acentuação

11 8º ANO Textos informativos Fábulas Mitos e lendas Contos Descrições Poesia Sujeito e predicado Tipos de sujeito Oração sem sujeito: verbo impessoal Tipos de predicado Acentuação Objeto direto e indireto Emprego do pronome pessoal Voz passiva e sintética Funções da partícula se Acentuação Crase Emprego de há/a/à Predicativo do sujeito e predicativo do objeto Colocação pronominal Adjunto adverbial 9º ANO Textos informativos Fábulas Mitos e lendas Contos Descrições Poesia Texto dramático Linguagem jornalística Complemento nominal Adjunto adnominal Aposto Vocativo Palavras denotativas Orações coordenadas Orações subordinadas substantivas Orações subordinadas adjetivas Verbos: formas primitivas e derivadas Verbos defectivos Acentuação

12 1- Matemática 2ºano Leitura e escrita de números com unidades e dezena. Construções de dezenas. Operações de adição e subtração. Situações problemas com adição e subtração. 3ºano Leitura e escrita de números até a centena. Operações com cálculos mentais. Problemas com números naturais, envolvendo adição e subtração. Problemas com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação e divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória. Grandezas e medidas do metro. 4ºano Sistema de numeração decimal. As combinações numéricas da adição e subtração ( com recursos e sem recursos). Situações problemas envolvendo as quatro operações. Reagrupamento na centena e na dezena. O valor posicional, adição e subtração. A construção da Unidade de milhar. Situações problemas envolvendo as quatro operações. 5º ano Sistema de numeração decimal a classe dos milhões. As combinações numéricas da adição e subtração ( com recursos e sem recursos). Adição e subtração com reagrupamento. Situações problemas envolvendo as quatro operações. Operações com cálculos mentais das quatro operações. O uso do código com vírgula e o sistema monetário brasileiro. Frações: representação e comparação. 6º ano Sistema de numeração decimal- a classe dos milhões. Problemas envolvendo as quatro operações. Números decimais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Frações e classes de equivalência. Frações próprias, impróprias e aparentes. As quatro operações com frações. Cálculos de área e perímetro. Porcentagem.

13 7º ano Situações problemas envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação de números naturais. Sistema de numeração decimal. Operações com números naturais (adição, subtração, multiplicação e divisão). Operações com números naturais: Potenciação e radiciação. Expressões numéricas com números naturais. MMC/MDC Sistema métrico decimal. Números racionais. 8º ano Adição, subtração, multiplicação, divisão, radiciação e potenciação de números naturais. Sistema de numeração decimal. Números inteiros relativos. Operações com números racionais relativos. Potenciação. Radiciação. Equação do 1ºgrau. Inequações do 1ºgrau. 9º ano Grandeza diretamente e inversamente proporcional: regra de três simples e compostas. Números racionais relativos- dízimas periódicas frações geratriz. Fatoração. Produto Notável/Produtos notáveis cubo da soma e diferença de 2 termos. Equações do 1ºgrau com duas incógnitas. Equações e Inequações. Média Aritmética, ponderada, geométrica e harmônica. Operações com polinômios: adição, subtração, multiplicação e divisão. Áreas e perímetros. MMC/MDC de expressões algébricas.

Conteúdos Programáticos Bolsão 2016. Centro Educacional Apogeu ENSINO FUNDAMENTAL I. Conteúdo para ingresso no 2 o ano

Conteúdos Programáticos Bolsão 2016. Centro Educacional Apogeu ENSINO FUNDAMENTAL I. Conteúdo para ingresso no 2 o ano Conteúdos Programáticos Bolsão 2016 Centro Educacional Apogeu ENSINO FUNDAMENTAL I Conteúdo para ingresso no 2 o ano LÍNGUA PORTUGUESA: Alfabeto (maiúsculo e minúsculo); vogal e consoante; separação silábica;

Leia mais

EDITAL N. º 001/CTPM/2015 CONCURSO DE ADMISSÃO 2016 ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO EXAME INTELECTUAL

EDITAL N. º 001/CTPM/2015 CONCURSO DE ADMISSÃO 2016 ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO EXAME INTELECTUAL EDITAL N. º 001/CTPM/2015 CONCURSO DE ADMISSÃO 2016 ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO EXAME INTELECTUAL 1) PARA O ENSINO MÉDIO REDAÇÃO Do 1º ano ao 3º ano do ensino médio, a prova discursiva será composta

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2016 para Ensino Fundamental e Ensino Médio

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2016 para Ensino Fundamental e Ensino Médio / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS 1º Ano do Ensino Fundamental (Alunos concluintes do 2º Período da Educação Infantil) Escrita do nome completo; Identificar e reconhecer as letras do alfabeto; Identificar e diferenciar

Leia mais

EDITAL DO CONCURSO DE BOLSA DE ESTUDO

EDITAL DO CONCURSO DE BOLSA DE ESTUDO EDITAL DO CONCURSO DE BOLSA DE ESTUDO O Colégio Piaget, por este edital e em conformidade com o Regulamento do Programa de Bolsa de Estudo, torna público à comunidade estudantil de Franca e região que

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ECULTURA 19ª GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CEMTI JOÃO HENRIQUE DE AL MEIDA SOUSA

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ECULTURA 19ª GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CEMTI JOÃO HENRIQUE DE AL MEIDA SOUSA O Centro de Ensino Médio de Tempo Integral João Henrique de Almeida Sousa torna público aos interessados a abertura das inscrições do Exame Classificatório para preenchimento de vagas referentes à 1ª,

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO EXAME DE SELEÇÃO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO EXAME DE SELEÇÃO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONGREGAÇÃO DE SANTA DOROTÉIA DO BRASIL COLÉGIO SANTA DOROTÉIA - PESQUEIRA-PE CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO EXAME DE SELEÇÃO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Leitura e compreensão de sílabas, palavras, frases e

Leia mais

EDITAL PARA INGRESSO E BOLSAS INTEGRAIS E PARCIAIS DE ESTUDO PARA O ENSINO MÉDIO DO ANO LETIVO DE 2015.

EDITAL PARA INGRESSO E BOLSAS INTEGRAIS E PARCIAIS DE ESTUDO PARA O ENSINO MÉDIO DO ANO LETIVO DE 2015. EDITAL PARA INGRESSO E BOLSAS INTEGRAIS E PARCIAIS DE ESTUDO PARA O ENSINO MÉDIO DO ANO LETIVO DE 2015. A Direção do COLÉGIO SOPHOS torna público o presente Edital, através de seu site oficial e em mural

Leia mais

3.1. O número de vagas ofertadas por este Centro de Ensino Médio de Tempo Integral encontrase descrito no Anexo I, deste documento;

3.1. O número de vagas ofertadas por este Centro de Ensino Médio de Tempo Integral encontrase descrito no Anexo I, deste documento; O Centro de Ensino Médio de Tempo Integral João Henrique de Almeida Sousa torna público aos interessados a abertura das inscrições do Exame Classificatório para preenchimento de vagas referentes à 1ª e

Leia mais

Processo Seletivo 2016 Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental

Processo Seletivo 2016 Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Avaliação do Desenvolvimento e Desempenho da Criança nos aspectos cognitivo, afetivo, socialização e psicomotor, através de atividades compatíveis com

Leia mais

Manual do Candidato - Cursos Técnicos

Manual do Candidato - Cursos Técnicos Manual do Candidato - Cursos Técnicos APRESENTAÇÃO Os Cursos Técnicos oferecidos atendem a política da qualidade do SENAI-RS, sendo o Manual do Candidato instrumento de Orientação aos candidatos quanto

Leia mais

PROGRAMAS PARA OS CANDIDATOS A VAGAS 2016 3 o Ano Ensino Fundamental

PROGRAMAS PARA OS CANDIDATOS A VAGAS 2016 3 o Ano Ensino Fundamental 3 o Ano Textos Ler, entender e interpretar contos infantis e textos informativos. Gramática Será dada ênfase à aplicação, pois ela é entendida como instrumento para que o aluno se expresse de maneira adequada

Leia mais

CONTEÚDOS DO TESTE DE SELEÇÃO - 2013 (Ingresso 2014)

CONTEÚDOS DO TESTE DE SELEÇÃO - 2013 (Ingresso 2014) POLÍCIA MILITAR DE ALAGOAS DIRETORIA DE ENSINO Colégio Tiradentes - CPM CONTEÚDOS DO TESTE DE SELEÇÃO - 2013 (Ingresso 2014) 4º ano Texto e interpretação; As quatro operações: Adição, subtração, Substantivo:

Leia mais

Etec de São Sebastião 188 SECRETARIA ACADÊMICA

Etec de São Sebastião 188 SECRETARIA ACADÊMICA EDITAL n.º 002, de 04 de Novembro de 2014. A Escola Técnica Estadual de São Sebastião, município de São Sebastião, atendendo o disposto no 3.º do Artigo 62 do Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS N.º 01/2015 (Atualizado com Errata nº 01)

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS N.º 01/2015 (Atualizado com Errata nº 01) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS N.º 01/2015 (Atualizado com Errata nº 01) A Câmara Municipal de Palmital, Estado de São Paulo, nos termos do disposto na Lei Complementar 11.788 de 25 de setembro

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS DA ESCOLA PALOMAR DE LAGOA SANTA PARA O ANO LETIVO DE 2016

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS DA ESCOLA PALOMAR DE LAGOA SANTA PARA O ANO LETIVO DE 2016 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS DA ESCOLA PALOMAR DE LAGOA SANTA PARA O ANO LETIVO DE 2016 1. APRESENTAÇÃO O Diretor da ESCOLA PALOMAR DE LAGOA SANTA, Sr. Walério Ferraz

Leia mais

COLÉGIO AFAM SÃO MIGUEL Conteúdo Processo Seletivo 2014

COLÉGIO AFAM SÃO MIGUEL Conteúdo Processo Seletivo 2014 ENSINO FUNDAMENTAL I 2º ANO PORTUGUÊS: Famílias silábicas simples e formação de palavras; Auto-ditado; Reconhecer e aplicar vogais e consoantes; Completar palavras com vogais e consoantes; letra cursiva

Leia mais

EDITAL N.º 01/2015. Edital de Abertura de Inscrições. Curso de Educação Profissional de Nível Técnico. Noturno 2015/02

EDITAL N.º 01/2015. Edital de Abertura de Inscrições. Curso de Educação Profissional de Nível Técnico. Noturno 2015/02 EDITAL N.º 01/2015 Edital de Abertura de Inscrições Curso de Educação Profissional de Nível Técnico Noturno 2015/02 A Direção da Escola Técnica Estadual Portão Portão torna público, para o conhecimento

Leia mais

1º EDITAL DE BOLSA CVSJA ANO LETIVO 2016

1º EDITAL DE BOLSA CVSJA ANO LETIVO 2016 1º EDITAL DE BOLSA CVSJA ANO LETIVO 2016 O Colégio Valenciano São José de Aplicação, mantido pela Fundação Educacional D. André Arcoverde (FAA), Valença, RJ, faz saber por este EDITAL que estarão abertas,

Leia mais

PROVA DE SELEÇÃO & BOLSA Pré-reserva 2015

PROVA DE SELEÇÃO & BOLSA Pré-reserva 2015 PROVA DE SELEÇÃO & BOLSA Pré-reserva 2015 1. NOVOS ALUNOS Ensino Médio 1ª série do Ensino Médio Para o ingresso na 1ª série do Ensino Médio, o aluno deverá fazer uma prova no dia 16 de agosto de 2014,

Leia mais

EDITAL nº 04, de 10 de novembro de 2015

EDITAL nº 04, de 10 de novembro de 2015 EDITAL nº 04, de 10 de novembro de 2015 A Escola Técnica Estadual PARQUE DA JUVENTUDE, município de São Paulo, atendendo o disposto no 3º do Artigo 62 do Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais

Leia mais

EDITAL n.º 004 de 28/10/2014 ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

EDITAL n.º 004 de 28/10/2014 ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO EDITAL n.º 004 de 28/10/2014 ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO A Escola Técnica Estadual Polivalente de Americana, atendendo o disposto no 3.º do Artigo 62 do Regimento Comum das Escolas Técnicas

Leia mais

EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 01 CONCURSO PÚBLICO - EDITAL Nº 01/2014

EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 01 CONCURSO PÚBLICO - EDITAL Nº 01/2014 EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 01 CONCURSO PÚBLICO - EDITAL Nº 01/2014 O Prefeito do município de Motuca, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor, torna público

Leia mais

PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE EMBU CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS Nº. 02/2006 Processo 12.293-2006 EDITAL DE RE-RATIFICAÇÃO

PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE EMBU CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS Nº. 02/2006 Processo 12.293-2006 EDITAL DE RE-RATIFICAÇÃO PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE EMBU CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS Nº. 02/2006 Processo 12.293-2006 EDITAL DE RE-RATIFICAÇÃO Os membros da Comissão Especial do Concurso Público nº 002/2006,

Leia mais

Processo Seletivo para cadastro reserva de Adolescente e Jovem Aprendiz 001/2015

Processo Seletivo para cadastro reserva de Adolescente e Jovem Aprendiz 001/2015 Processo Seletivo para cadastro reserva de Adolescente e Jovem Aprendiz 001/2015 A EPTOM Núcleo de Atendimento e torna publica a realização do Processo Seletivo de Adolescente e Jovem Aprendiz 2015, de

Leia mais

Prezados Pais e Responsáveis,

Prezados Pais e Responsáveis, Prezados Pais e Responsáveis, Este manual contém informações sobre seleção e matrícula para novos alunos. Recebam nosso abraço de acolhida e nossos agradecimentos pela escolha do Lourenço Filho. Estejam

Leia mais

Dia 07 de novembro (sábado) 10h Osasco e Granja Viana

Dia 07 de novembro (sábado) 10h Osasco e Granja Viana PROVA BOLSA MÉRITO ENSINO FUNDAMENTAL II (6º, 7º, 8º e 9º ano) Dia 07 de novembro (sábado) 10h Osasco e Granja Viana 1. Ingresso de novos alunos. O ingresso de alunos, no Ensino Fundamental II do Colégio

Leia mais

EDITAL nº 01, de 26/05/2015

EDITAL nº 01, de 26/05/2015 EDITAL nº 01, de 26/05/2015 A ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PARQUE DA JUVENTUDE, município de São Paulo, atendendo o disposto no 3º do Artigo 62 do Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Estadual

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. Sondagem 2014 6º ANO. Língua Portuguesa

ENSINO FUNDAMENTAL. Sondagem 2014 6º ANO. Língua Portuguesa ENSINO FUNDAMENTAL O processo de sondagem Colégio Sion busca detectar, no aluno, pré-requisitos que possibilitem inseri-lo adequadamente no ano pretendido. As disciplinas de Língua Portuguesa e são os

Leia mais

PROJETO IMEC SOCIAL CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO E PROCESSO SELETIVO

PROJETO IMEC SOCIAL CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO E PROCESSO SELETIVO PROJETO IMEC SOCIAL CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO E PROCESSO SELETIVO O COLÉGIO TÉCNICO DO IMEC, autorizado pela Portaria SEE/MG nº 1.693/2012, publicada no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais no dia

Leia mais

EDITAL Nº 08/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO 2015

EDITAL Nº 08/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO 2015 EDITAL Nº 08/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO 2015 1º A Faculdade São Luiz, por ordem de seu Diretor Geral, comunica aos interessados que estarão abertas, de 15 de setembro de 2014 a 30 de novembro de 2014, as

Leia mais

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí UNIVALE

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí UNIVALE Faculdades Integradas do Vale do Ivaí UNIVALE Ivaiporã - PR Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - UNIVALE COMISSÃO DO VESTIBULAR CONCURSO VESTIBULAR 2016 MATRÍCULA DOS APROVADOS NO VESTIBULAR A matrícula

Leia mais

SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS

SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS NÍVEL SUPERIOR REALIZAÇÃO: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas U F S C a r EDITAL Nº 011/2012 O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 158/2013

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 158/2013 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 158/2013 Dispõe sobre as normas e fixa o calendário e o número de vagas do Processo Seletivo/2014 para o Curso de Medicina da Universidade de Taubaté. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA,

Leia mais

Concurso de Bolsas 2015

Concurso de Bolsas 2015 Regulamento Concurso de Bolsas 2015 1. Definição e Objetivo a. O Concurso de Bolsas é uma prova, específica para cada ANO, que avalia o conhecimento do aluno e, em virtude do resultado e de sua colocação,

Leia mais

ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1 º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS PARA O ANO 2014.

ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1 º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS PARA O ANO 2014. ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1 º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS PARA O ANO 2014. LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Classes de palavras: - Substantivo - Adjetivo - Artigo - Numeral

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2/2015 A Diretoria Executiva do curso preparatório Galt Vestibulares, no uso de suas atribuições, torna pública e estabelece as normas e as condições de habilitação às vagas

Leia mais

EDITAL N 01/2013-PROEG -AGENDAMENTO

EDITAL N 01/2013-PROEG -AGENDAMENTO EDITAL N 01/2013-PROEG -AGENDAMENTO A Universidade do Estado de Mato Grosso, por meio da Pró-reitoria de Ensino de Graduação torna público aos interessados que está aberto o agendamento p a r a r e a l

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS NOVOS. 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental 2016 Unidade Recreio

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS NOVOS. 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental 2016 Unidade Recreio PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS NOVOS 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental 2016 Unidade Recreio I ORIENTAÇÕES GERAIS a) As famílias que desejarem conhecer a Escola e inscrever seus filhos para o processo

Leia mais

EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2015

EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2015 EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2015 A Faculdade Meta - FAMETA, Instituição de Ensino Superior comprometida a observar o padrão

Leia mais

EDITAL DO 2º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2015

EDITAL DO 2º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2015 EDITAL DO 2º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2015 A Faculdade Panamericana de Ji Paraná (UNIJIPA), Instituição de Ensino Superior comprometida

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDOS DO DAMÁSIO EDUCACIONAL

REGULAMENTO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDOS DO DAMÁSIO EDUCACIONAL REGULAMENTO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDOS DO DAMÁSIO EDUCACIONAL CAPÍTULO I DA INSCRIÇÃO E DA REALIZAÇÃO DO CONCURSO Art. 1º O presente Concurso será realizado pelo Damásio Educacional e tem como finalidade

Leia mais

Nessa área, e concomitante com o Ensino Médio, a ETEP oferece cursos em Mecânica, Mecatrônica, Eletrônica, Informática e Informática para Internet.

Nessa área, e concomitante com o Ensino Médio, a ETEP oferece cursos em Mecânica, Mecatrônica, Eletrônica, Informática e Informática para Internet. Manual do Candidato Ensino Médio Integrado 1º Semestre de 2016 Há 60 anos visando o aperfeiçoamento do aluno e sua inserção no mercado de trabalho, a ETEP Escola Técnica Prof. Everardo Passos, garante

Leia mais

4. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO PROCESSO SELETIVO

4. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 001/2011 Dispõe sobre o processo seletivo para ingresso no Curso Pré-vestibular ofertado pelo Município de Juazeiro/BA, através da Secretaria de Educação e Esporte. O Secretário Municipal de

Leia mais

EDITAL N 05/2015 CCV. 1. VALIDADE O presente processo seletivo terá validade somente para o segundo semestre letivo de 2015.

EDITAL N 05/2015 CCV. 1. VALIDADE O presente processo seletivo terá validade somente para o segundo semestre letivo de 2015. EDITAL N 05/2015 CCV A FAMETRO torna público aos interessados que estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos cursos de graduação, nas condições indicadas neste Edital. 1. VALIDADE O presente

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 034/2015

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 034/2015 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 034/2015 Dispõe sobre as normas e fixa o calendário e o número de vagas para a realização do Processo Seletivo de Inverno 2015 para o curso de Medicina da Universidade de Taubaté.

Leia mais

1.1. Os descontos ora mencionados não são acumulativos com o desconto de pontualidade.

1.1. Os descontos ora mencionados não são acumulativos com o desconto de pontualidade. EDITAL Nº 001/2015 1. APRESENTAÇÃO O Colégio Ideal Unidade Palmas, localizado na Quadra 401 sul, Avenida Teotônio Segurado s/n, Conjunto 01, lote 02, Plano Diretor Sul, realizará o Concurso de Bolsas de

Leia mais

Edital de Educação Profissional FO-EP-42

Edital de Educação Profissional FO-EP-42 EDITAL Nº 01/2013 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA DE NÍVEL MÉDIO - Agência de Treinamento de Caxias - MA Endereço: Rua Gonçalves Dias, s/n, Residencial Hélio Queiroz Fone/Fax:

Leia mais

EDITAL DO1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2015

EDITAL DO1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2015 EDITAL DO1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2015 A Faculdade FAPAN Instituição de Ensino Superior comprometida a observar o padrão de qualidade

Leia mais

EDITAL Nº 02/2016 GMPL

EDITAL Nº 02/2016 GMPL a EDITAL Nº 02/2016 GMPL O Instituto Mirim de Pontes e Lacerda MT, através de seu Presidente Caio Henrique Moreira Roman, no uso de suas atribuições e sem discriminação de sexo, raça, credo religioso e

Leia mais

FACULDADES SENAC PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 1º SEMESTRE/2016 ANEXO I

FACULDADES SENAC PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 1º SEMESTRE/2016 ANEXO I ANEXO I As Faculdades Senac Minas, com o intuito de atender às diversas demandas, oferece à comunidade dois processos vestibular: o vestibular e o vestibular agendado. Ambos os processos buscam selecionar

Leia mais

FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL M A N U A L D O C A N D I D A T O

FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL M A N U A L D O C A N D I D A T O 1 FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL M A N U A L D O C A N D I D A T O PROCESSO SELETIVO - INVERNO / 2014 Rua Profº Duílio Calderari, nº 600 Jardim Paulista CEP 83.430-000 Campina Grande do Sul PR. Fone:

Leia mais

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático Conteúdo Programático Teste Seletivo 2014 - Edital 4º Ano Ensino Fundamental I 1. Interpretação de texto; 2. Redação; 3. Operações Fundamentais (probleminhas). 5º Ano Ensino Fundamental I 1. Interpretação

Leia mais

Matriz Curricular de Matemática 6º ao 9º ano 6º ano 6º Ano Conteúdo Sistemas de Numeração Sistema de numeração Egípcio Sistema de numeração Romano Sistema de numeração Indo-arábico 1º Trimestre Conjunto

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro Vip para cursar o 6º ano do Ensino Fundamental está recebendo o programa das provas. BOLSÃO 6º ANO Fonética Fonema distinção entre FONEMA e LETRA Sílaba

Leia mais

FACULDADE DO NORDESTE DA BAHIA - FANEB

FACULDADE DO NORDESTE DA BAHIA - FANEB FACULDADE DO NORDESTE DA BAHIA - FANEB EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2014.2 A SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DO NORDESTE DA BAHIA LTDA - SESNEB, entidade mantenedora da FACULDADE DO NORDESTE DA BAHIA - FANEB,

Leia mais

2. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 2.1 O processo de concessão de vagas do PSG dos cursos ofertados (Anexo I) é regido por este Edital.

2. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 2.1 O processo de concessão de vagas do PSG dos cursos ofertados (Anexo I) é regido por este Edital. EDITAL 020/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO HABILITAÇÃO - PARA O ANO LETIVO DE 2014 PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG O SERVIÇO

Leia mais

COLÉGIO POSITIVO COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO. Edital nº 01/2014

COLÉGIO POSITIVO COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO. Edital nº 01/2014 COLÉGIO POSITIVO COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO Edital nº 01/2014 A COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO, doravante referida como CPS, torna públicas as normas a seguir, que regem o processo seletivo para ingresso

Leia mais

ANEXO I FUNÇÕES, VAGAS, PRÉ-REQUISITOS, VENCIMENTOS, JORNADA DE TRABALHO E LOTAÇÃO.

ANEXO I FUNÇÕES, VAGAS, PRÉ-REQUISITOS, VENCIMENTOS, JORNADA DE TRABALHO E LOTAÇÃO. ANEXO I FUNÇÕES, VAGAS, PRÉ-REQUISITOS, VENCIMENTOS, JORNADA DE TRABALHO E LOTAÇÃO. Cargos/ Área de Atuação Hs/ Sem Nº de Vagas Nº de Vagas LOTAÇÃO Pré-Requisitos/ Escolaridade Vencimento Básico R$ Comuns

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DO 1º CONCURSO DE BOLSAS PROJEÇÃO 2016 UNIDADES: GUARÁ I, GUARÁ II E TAGUATINGA.

EDITAL DE ABERTURA DO 1º CONCURSO DE BOLSAS PROJEÇÃO 2016 UNIDADES: GUARÁ I, GUARÁ II E TAGUATINGA. EDITAL DE ABERTURA DO 1º CONCURSO DE BOLSAS PROJEÇÃO 2016 UNIDADES: GUARÁ I, GUARÁ II E TAGUATINGA. A Diretoria Geral das Unidades Educacionais do Grupo Projeção torna público o presente edital que traz

Leia mais

MANUAL VESTIBULAR SIMPLIFICADO 2015

MANUAL VESTIBULAR SIMPLIFICADO 2015 MANUAL VESTIBULAR SIMPLIFICADO 2015 AEDS Autarquia Educacional de Salgueiro Fone: (87) 3871 6040 FACHUSC Faculdade de Ciência Humanas do Sertão Central Rua Antônio Filgueira Sampaio, 134 - Salgueiro -

Leia mais

EDITAL Nº 008/2013 VESTIBULAR 2013/2 ENGENHARIA MECÂNICA - UCEFF FACULDADES

EDITAL Nº 008/2013 VESTIBULAR 2013/2 ENGENHARIA MECÂNICA - UCEFF FACULDADES EDITAL Nº 008/2013 VESTIBULAR 2013/2 ENGENHARIA MECÂNICA - UCEFF FACULDADES 1. ABERTURA A Faculdade de Empresarial de Chapecó mantida pela Unidade Central de Educação FAEM Faculdade Ltda UCEFF Faculdades,

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL E MARKETING EDITAL Nº 29, DE 16 DE SETEMBRO DE 2014. PROCESSO SELETIVO VERÃO 2015

ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL E MARKETING EDITAL Nº 29, DE 16 DE SETEMBRO DE 2014. PROCESSO SELETIVO VERÃO 2015 ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL E MARKETING EDITAL Nº 29, DE 16 DE SETEMBRO DE 2014. PROCESSO SELETIVO VERÃO 2015 Art. 1º A Escola Superior de Gestão Comercial e Marketing (ESIC), e por sua Comissão

Leia mais

IMP CONCURSOS. Edital do Concurso Bolsas IMP / TURMA PLATINUM 1 /2015 - Brasília, 03 de novembro de 2015.

IMP CONCURSOS. Edital do Concurso Bolsas IMP / TURMA PLATINUM 1 /2015 - Brasília, 03 de novembro de 2015. IMP CONCURSOS Edital do Concurso Bolsas IMP / TURMA PLATINUM 1 /2015 - Brasília, 03 de novembro de 2015. O IMP Concursos e a Turma Platinum resolvem divulgar e estabelecer normas para a realização do 1

Leia mais

Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Centro Médico Hospitalar de Vila Velha S/A VILA VELHA HOSPITAL

Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Centro Médico Hospitalar de Vila Velha S/A VILA VELHA HOSPITAL EDITAL DO CONCURSO SELEÇÃO PARA R4 EM COLUNA VERTEBRAL 2013. O e Irmandade da Santa Casa de Vitória - HOSPITAL DA SANTA CASA DE MISERICORDIA DE VITORIA comunicam, através do presente Edital, a abertura

Leia mais

Grupo Educacional IPEC-FAPPES. CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006. Manual do Candidato. Vestibular FAPPES 2014

Grupo Educacional IPEC-FAPPES. CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006. Manual do Candidato. Vestibular FAPPES 2014 Grupo Educacional IPEC-FAPPES CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006 Manual do Candidato Vestibular FAPPES 2014 r www.fappes.edu.b 1. Disposições Gerais 1.1. O Processo Seletivo consiste na

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015 (Retificação)

EDITAL Nº 02/2015 (Retificação) EDITAL Nº 02/2015 (Retificação) A FACULDDE UNIÃO ARARUAMA DE ENSINO faz saber, por meio do presente EDITAL, que estão abertas a partir de 08 de junho de 2015, as inscrições do PROCESSO SELETIVO para o

Leia mais

EDITAL CED/RTR N.º 003/2008, 05 de março de 2008. PROCESSO SELETIVO ESPECIAL Retificação do Edital n 002/2008 de 25 de fevereiro de 2008

EDITAL CED/RTR N.º 003/2008, 05 de março de 2008. PROCESSO SELETIVO ESPECIAL Retificação do Edital n 002/2008 de 25 de fevereiro de 2008 EDITAL CED/RTR N.º 003/2008, 05 de março de 2008. OCESSO SELETIVO ESPECIAL Retificação do Edital n 002/2008 de 25 de fevereiro de 2008 A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições,

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SÃO CARLOS PROCURADORIA JURÍDICA

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SÃO CARLOS PROCURADORIA JURÍDICA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SÃO CARLOS PROCURADORIA JURÍDICA EDITAL DE PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES PROCESSO SELETIVO Nº 03/2015 CONCESSÃO DE BOLSA-ESTÁGIO A Fundação Educacional São Carlos FESC torna pública,

Leia mais

EDITAL Nº 001/2015 ESTABELECE NORMAS E ORIENTAÇÕES SOBRE O PROCESSO SELETIVO SENAI / COMPANHIA SIDERÚRGICA DO PECÉM CSP.

EDITAL Nº 001/2015 ESTABELECE NORMAS E ORIENTAÇÕES SOBRE O PROCESSO SELETIVO SENAI / COMPANHIA SIDERÚRGICA DO PECÉM CSP. EDITAL Nº 001/2015 ESTABELECE NORMAS E ORIENTAÇÕES SOBRE O PROCESSO SELETIVO SENAI / COMPANHIA SIDERÚRGICA DO PECÉM CSP. O SENAI, em parceria com a Companhia Siderúrgica do Pecém, torna público o Processo

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA PARA VAGAS DO PROJETO JOVEM APRENDIZ ORIENTADOR EDITAL Nº 01/2014

SELEÇÃO PÚBLICA PARA VAGAS DO PROJETO JOVEM APRENDIZ ORIENTADOR EDITAL Nº 01/2014 SELEÇÃO PÚBLICA PARA VAGAS DO PROJETO JOVEM APRENDIZ ORIENTADOR EDITAL Nº 01/2014 O PREFEITO MUNICIPAL DE SANTA ROSA, Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais, torna pública a realização

Leia mais

ESCOLA SENAI VILA CANAÃ APRENDIZAGEM INDUSTRIAL BÁSICA EDITAL PROCESSO SELETIVO 001/2015

ESCOLA SENAI VILA CANAÃ APRENDIZAGEM INDUSTRIAL BÁSICA EDITAL PROCESSO SELETIVO 001/2015 ESCOLA SENAI VILA CANAÃ APRENDIZAGEM INDUSTRIAL BÁSICA EDITAL PROCESSO SELETIVO 001/2015 O Diretor da Escola SENAI Vila Canaã, no uso de suas atribuições regimentais torna público a abertura das inscrições

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO ATO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO ATO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO ATO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO PROCESSO SELETIVO/CONCURSO PÚBLICO PARA CARGOS DE NÍVEIS MÉDIO E SUPERIOR EDITAL N 01/2015 - EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA

Leia mais

EDITAL VESTIBULAR FLORENCE AGENDADO SEMESTRE LETIVO 2016.1

EDITAL VESTIBULAR FLORENCE AGENDADO SEMESTRE LETIVO 2016.1 EDITAL VESTIBULAR FLORENCE AGENDADO SEMESTRE LETIVO 2016.1 EDITAL N 15 2016 PROCESSO SELETIVO 2016.1 A Diretora Geral do Instituto Florence de Ensino Superior, no uso de suas atribuições regimentais, torna

Leia mais

SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO POPULAR PREPARATÓRIO ENEM 2011

SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO POPULAR PREPARATÓRIO ENEM 2011 EDITAL Nº 01/2011 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO POPULAR PREPARATÓRIO ENEM 2011 A Universidade Federal de Itajubá Campus Itabira torna público o edital que regulamenta a seleção de alunos para ingresso

Leia mais

1.3. O resultado do Processo de Seleção ao ano letivo de 2016 é intransferível para a outra unidade do Sistema de Ensino Equipe.

1.3. O resultado do Processo de Seleção ao ano letivo de 2016 é intransferível para a outra unidade do Sistema de Ensino Equipe. EDITAL Nº 10/2015 Regulamento do Processo de Seleção de alunos para o Ano Letivo de 2016 Colégio Equipe, localizado na Av. Gentil Bittencourt, nº 706 O Sistema de Ensino Equipe torna públicas as normas

Leia mais

EDITAL 003/2015. Processo Seletivo 2016/1

EDITAL 003/2015. Processo Seletivo 2016/1 EDITAL 003/2015 Processo Seletivo 2016/1 O Diretor Geral da FASURGS, credenciada pela Portaria do MEC. Nº 1.220 de 23 Dezembro de 2009, e publicada no DOU nº 246 de 24/12/2009, seção1, pg.95, mantida pelo

Leia mais

FACULDADE ESPECIALIZADA NA ÁREA DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL Portaria MEC nº 1.220 23/12/2009 - DOU nº 246-24/12/2009, seção 1, p.

FACULDADE ESPECIALIZADA NA ÁREA DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL Portaria MEC nº 1.220 23/12/2009 - DOU nº 246-24/12/2009, seção 1, p. EDITAL 001/2015 Processo Seletivo 2015/2 O Diretor Geral da FASURGS, credenciada pela Portaria do MEC. Nº 1.220 de 23 Dezembro de 2009, e publicada no DOU nº 246 de 24/12/2009, seção1, pg.95, mantida pelo

Leia mais

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL BÁSICA

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL BÁSICA APRENDIZAGEM INDUSTRIAL BÁSICA E D I T A L D O P R O C E S S O S E L E T I V O A Comissão Geral do Processo Seletivo da Escola SENAI Catalão, faz saber, pelo presente edital e por seus anexos, que estarão

Leia mais

Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Centro Médico Hospitalar de Vila Velha S/A

Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Centro Médico Hospitalar de Vila Velha S/A EDITAL DE PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO DE SELEÇÃO PARA R4 DE COLUNA V ERTEBRAL 2013. O V ILA VELHA HOSPITAL e Irmandade da Santa Casa de Vitória - HOSPITAL DA SANTA CASA DE MISERICORDIA

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2016-1º SEMESTRE Nº 008/2015

PROCESSO SELETIVO 2016-1º SEMESTRE Nº 008/2015 PROCESSO SELETIVO 2016-1º SEMESTRE Nº 008/2015 O Diretor da NOVA FACULDADE, Pablo Fernandes Bittencourt, faz saber aos interessados que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do 1º Semestre

Leia mais

EDITAL 2015 Testes de Português e Matemática - Material: com foto PORTUGUÊS Indicação bibliográfica: Na ponta da língua MATEMÁTICA

EDITAL 2015 Testes de Português e Matemática - Material: com foto PORTUGUÊS Indicação bibliográfica: Na ponta da língua MATEMÁTICA EDITAL 2015 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Testes de Português e Matemática - Material: o candidato deverá trazer: lápis apontados, apontador, borracha e o Compreensão e interpretação de textos; exploração

Leia mais

SELEÇÃO DE BOLSISTA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL MEC-SESu EDITAL PET AGRONOMIA 02/2012

SELEÇÃO DE BOLSISTA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL MEC-SESu EDITAL PET AGRONOMIA 02/2012 SELEÇÃO DE BOLSISTA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL MEC-SESu EDITAL PET AGRONOMIA 02/2012 O Programa de Educação Tutorial torna pública a realização do processo seletivo para provimento de vagas do corpo

Leia mais

EDITAL N 06/2013 PROCESSO SELETIVO 2014.1

EDITAL N 06/2013 PROCESSO SELETIVO 2014.1 EDITAL N 06/2013 PROCESSO SELETIVO 2014.1 A FACULDADE TERRA NORDESTE - FATENE, credenciada pelo MEC, portaria n 1.246 de 14/10/2008, torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo dos

Leia mais

Instituto Suel Abujamra

Instituto Suel Abujamra Instituto Suel Abujamra Seleção de Candidatos para 1º ano de Residência Médica em Oftalmologia - 2015 Edital de Abertura de Inscrições O Instituto Suel Abujamra torna público a realização do processo seletivo

Leia mais

INFORMAÇÕES SOBRE O VESTIBULAR

INFORMAÇÕES SOBRE O VESTIBULAR INFORMAÇÕES SOBRE O VESTIBULAR 1. DAS INSCRIÇÕES 1.1. Estão abertas as inscrições ao Processo Seletivo/Vestibular da UNIDERP Interativa, no Pólo Presencial de Araras / Faculdade Municipal de Araras, para

Leia mais

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário.

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário. ATO ADMINISTRATIVO REITORIA Nº 45/2015 Aprova o Edital do Processo Seletivo do Programa de Integralização de Créditos para a Conclusão do Curso Superior de Teologia Vestibular 1º semestre de 2016 O REITOR

Leia mais

FABEL- FACULDADE DE BELÉM EDITAL DO PROCESSO SELETIVO COMPLEMENTAR 2010.1

FABEL- FACULDADE DE BELÉM EDITAL DO PROCESSO SELETIVO COMPLEMENTAR 2010.1 FABEL- FACULDADE DE BELÉM EDITAL DO PROCESSO SELETIVO COMPLEMENTAR 2010.1 O Diretor da FABEL FACULDADE DE BELÉM, Instituição autorizada a funcionar pela Portaria Ministerial nº. 675 de 17 de março de 2004,

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS A Fundace Fundação para Pesquisa do Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia, fundação de apoio formada pelos professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade FEA-RP/USP

Leia mais

As avaliações seguirão o modelo DISCURSIVO para todas as disciplinas.

As avaliações seguirão o modelo DISCURSIVO para todas as disciplinas. PROCESSO DE ADMISSÃO DE ALUNOS NOVOS PARA O ANO LETIVO DE 2014 O Colégio Recanto, em conformidade com os dispositivos legais vigentes, torna público o edital que estabelece as normas relativas à realização

Leia mais

EDITAL N /2015 PROCESSO SELETIVO 2015.1

EDITAL N /2015 PROCESSO SELETIVO 2015.1 EDITAL N /2015 PROCESSO SELETIVO 2015.1 A FACULDADE TERRA NORDESTE - FATENE, credenciada pelo MEC, portaria n 1.246 de 14/10/2008, torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo dos cursos

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS Reconhecida pelo Decreto Federal Nº 70.813 de 07/jul/1972

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS Reconhecida pelo Decreto Federal Nº 70.813 de 07/jul/1972 EDITAL DA 03/2015 INSTAURA O VESTIBULAR 2015 PARA INGRESSO NAS PRIMEIRAS SÉRIES DOS CURSOS DA FCLBP E DO ISEBP A Diretora Acadêmica da Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista (FCLBP) e do Instituto

Leia mais

EDITAL EMA Nº 01.2016 ENSINO MÉDIO ANUAL

EDITAL EMA Nº 01.2016 ENSINO MÉDIO ANUAL EDITAL EMA Nº 01.2016 ANUAL O diretor da SIC-Escola Profissionalizante Santo Agostinho, Clovis Oliveira, no uso de suas atribuições regimentais e em consonância com a legislação em vigor, traz a público,

Leia mais

Centro Médico Hospitalar de Vila Velha S/A VILA VELHA HOSPITAL EDITAL DO CONCURSO SELEÇÃO PARA R4 EM COLUNA VERTEBRAL 2011.

Centro Médico Hospitalar de Vila Velha S/A VILA VELHA HOSPITAL EDITAL DO CONCURSO SELEÇÃO PARA R4 EM COLUNA VERTEBRAL 2011. EDITAL DO CONCURSO SELEÇÃO PARA R4 EM COLUNA VERTEBRAL 2011. O e Irmandade da Santa Casa de Vitória - HOSPITAL DA SANTA CASA DE MISERICORDIA DE VITORIA comunicam, através do presente Edital, a abertura

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUAZEIRO BAHIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES EDITAL Nº 002/2013

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUAZEIRO BAHIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES EDITAL Nº 002/2013 PREFEITURA MUNICIPAL DE JUAZEIRO BAHIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES EDITAL Nº 002/2013 Dispõe sobre o processo seletivo para ingresso no Curso Pré-vestibular ofertado pelo Município de Juazeiro/BA,

Leia mais

Edital nº 001/CEPM Tiradentes de 01 de setembro de 2015.

Edital nº 001/CEPM Tiradentes de 01 de setembro de 2015. Edital nº 001/CEPM Tiradentes de 01 de setembro de 2015. A Diretora/Comandante do Colégio Estadual da Polícia Militar Tiradentes, no uso de suas atribuições legais, torna público a realização do Teste

Leia mais

EDITAL Nº 012/2014 VESTIBULAR AGENDADO 2015/1- UCEFF FACULDADES

EDITAL Nº 012/2014 VESTIBULAR AGENDADO 2015/1- UCEFF FACULDADES EDITAL Nº 012/2014 VESTIBULAR AGENDADO 2015/1- UCEFF FACULDADES 1. ABERTURA A Faculdade de Empresarial de Chapecó mantida pela Unidade Central de Educação FAEM Faculdade Ldta UCEFF Faculdades, de acordo

Leia mais

DIRETORIA EXECUTIVA EDITAL DAEM n. 03/2011

DIRETORIA EXECUTIVA EDITAL DAEM n. 03/2011 DIRETORIA EXECUTIVA EDITAL DAEM n. 03/2011 PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS REMUNERADOS DO CURSO DE CIENCIAS DA COMPUTAÇÃO, PROCESSAMENTO DE DADOS, ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS,

Leia mais

1º PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR FAENE 2013.2 EDITAL Nº 002/2013

1º PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR FAENE 2013.2 EDITAL Nº 002/2013 1 1º PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR FAENE 2013.2 EDITAL Nº 002/2013 A FACULDADE ESCOLA DE NEGÓCIOS EXCELLENCE FAENE torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo 2013.2 destinado a selecionar

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA 1º SEMESTRE DE 2015

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA 1º SEMESTRE DE 2015 EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA 1º SEMESTRE DE 2015 A ESC - ESCOLA SUPERIOR DE CRUZEIRO TORNA PÚBLICO POR MEIO DO PRESENTE EDITAL QUE REALIZARÁ O VESTIBULAR PARA AS VAGAS DOS CURSOS POR ELA OFERECIDOS, NOS

Leia mais