<< Roteiro de Procedimentos >>

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "<< Roteiro de Procedimentos >>"

Transcrição

1 << Roteiro de Procedimentos >> As ferramentas apresentadas a seguir, permitirão aos usuários do sistema Avance Retguarda, a partir da versão 8.4, o lançamento e manutenção de todas as informações necessárias á geração dos arquivos do SPED Fiscal. Não é propósito deste roteiro, aprofundar regras legais, nem parâmetros, valores e códigos fiscais de preenchimento das rotinas, mas orientar o usuário nos primeiros passos para se trabalhar com o SPED Fiscal no sistema Avance Retguarda. Portanto entende-se que o usuário que estiver de posse deste roteiro, já possui as noções básicas de uso do sistema e de escrituração fiscal. É importante salientar também que, embora este roteiro seja elaborado com base nos guias práticos do SPED Fiscal, oferecidos pela Receita Federal do Brasil, normas legais vigentes e orientações do fisco estadual, ele não substitui as orientações recomendadas por seu contabilista. Primeiros passos Antes de prosseguir é extremamente importante preencher as configurações a seguir e de forma correta, pois delas dependem muitos cálculos de impostos e geração de informações em diversos módulos e nos arquivos do SPED Fiscal. 1- Configurações do sistema: Localize o menu CONFIGURAÇÃO, opção ESTABELECIMENTO, guia ADICIONAIS e na tela que se apresenta a seguir, de acordo com as orientações de seu contador, preencha as informações solicitadas: Apenas para os estados que permitem o aproveitamento de crédito de impostos sobre as notas fiscais de consumo de água (mod. 28). Informação complementar padrão ao lançamento das notas fiscais comunicação e telecomunicações (mod. 21 e 22). Informação complementar padrão ao lançamento das notas fiscais de consumo de eletricidade (mod. 06). Informações que influenciarão no cálculo do PisCofins e forma de geração do arquivo da EFD de Pis-Cofins. Regra adotada para cálculo do aproveitamento de ICMS quanto ao Ativo Imobilizado (CIAP). 1 Tipo do estabelecimento a que se referem estas informações (Matriz ou Filial).

2 É importante salientar que estas informações são por estabelecimento, portanto se seu sistema controla mais de uma empresa (multi-empresa/estoque), na guia GERAL desta tela você deve selecionar a empresa e preencher estas informações, SALVAR, selecionar outra empresa para preencher, até que estas informações estejam preenchidas pata todas as empresas. Opcionalmente na guia CONFIGURAÇÕES desta tela você pode definir quais serão as informações padrões para o cadastro de produtos do sistema. 2- Cadastro do contabilista: A tela seguir se encontra no menu UTILITÁRIO, opção CONTADOR e deve obrigatoriamente ser preenchida com os dados do contabilista responsável pela escrituração de sua(s) empresa(s) seja ela interna ou externa e irão compor o registro 0100 tanto da EFD de ICMS-IPI quanto da EFD Pis-Cofins. Apenas estas informações são de preenchimento obrigatório. As demais devem ser preenchidas apenas quando existirem, pois pode se tratar de uma contabilidade interna ou autônoma. 3- Saneamento de cadastros: Os cadastros devem estar impecáveis, pois deles também dependerão muitos cálculos de impostos em diversos módulos e erros de lançamento podem tanto comprometer estes como causar autuações fiscais no estabelecimento por prestação indevida ou incorreta de informações. Procure sempre orientação de seu contabilista! a) Cadastro de produtos e serviços: Este cadastro merece uma atenção especial, ele é o coração de sua escrituração, se ele estiver incorreto, pode comprometer toda a sua escrituração. Vejamos os pontos importantes: Cadastrar o NCM: este se tornou vital para se definir a incidência dos impostos, como as próprias regras do PVA impõem por meio deste. No sistema o NCM pode tanto ser definido item a item como também por meio de grupos. Você apenas não conseguirá utilizar as duas situações ao mesmo tempo para o mesmo item. 2

3 No local onde você cadastra ou escolhe o grupo a qual pertence seu produto, você pode cadastrar o NCM do grupo. Desta forma todos os produtos que estiverem neste grupo, receberão este NCM. Evitar alterações de cadastro que alterem drasticamente as características do produto, ou seja, tornando-o outro produto. Se necessário abrir outro cadastro. As unidades de venda devem ser as mesmas unidades de entrada. Caso a nota fiscal de entrada venha em unidade diversa daquela de venda converter ou a unidade de entrada ou de saída correspondente. Esta alíquota refere-se à alíquota de ICMS para venda do produto e deve estar corretamente preenchida. Caso se tenha produtos que são tributados por substituição de ICMS e tenha necessidade de emitir NF-e com estes produtos, mesmo que não destaque o valor correspondente, o cadastro deve ser alimentado com as alíquotas de operação própria, operação externa (estadual ou interestadual) e MVA. Esta informação poderá ser também lançada no momento da emissão, ficando a critério. Na guia ADICIONAIS do cadastro de produtos há informações importantes também: Definir a origem do produto (Nacional, Importada direto ou Importada-adquirida no mercado interno). Por padrão o sistema grava como NACIONAL. Definir o tipo do item, conforme tabela. Você pode observar que algumas funções no sistema serão substituídas por este controle, como itens que são serviços ou destinados ao Ativo Imobilizado ou matérias primas, etc. O padrão do sistema é gravar como 00- Mercadoria para revenda. 3 Item do plano de conta contábil se desejar colocar item a item, como será explanado mais a frente (opcional). Estas duas informações são de preenchimento obrigatório para a EFD de Pis-Cofins de acordo com tabela fornecida pela RFB, serão filtradas por NCM e CST de Pis-Cofins e são semelhantes aos código antes utilizados na DACON para definir o grupo do produto.

4 Na guia TRIBUTOS do cadastro de produtos, todas as informações são necessárias: Selecionar as modalidades de cobrança/cálculo do ICMS e ICMS ST para emissão de NF-e. Inserir o NCM correspondente ao produto. Obs.: este campo somente aparecerá caso não se utilize NCM no grupo selecionado. Inserir a CST de ICMS para venda do produto, bem como o percentual de redução na base de cálculo (se existir) ou diferimento ou dispensa (se existirem.) Estas duas informações são de preenchimento obrigatório para escrituração de notas fiscais para os contribuintes de IPI. Caso contrário é facultativo e/ou pode-se utilizar uma CST que demonstre e isenção do imposto. Estas informações são de preenchimento obrigatório para a EFD de Pis-Cofins de acordo com tabela fornecida pela RFB e são vitais para o cálculo destes impostos bem como seu lançamento nas demais operações. Estas informações são de preenchimento obrigatório para a EFD de Pis-Cofins de acordo com tabela fornecida pela RFB. Elas existirão apenas para as CSTs de Saída, compreendidas entre 04 e 09 e em algumas ocasiões ela poderá ser restringida pelo NCM. Para facilitar a inserção e conferência das informações fiscais nos cadastros de produtos, há duas ferramentas auxiliares, como demonstrados a seguir. 4 Uma se encontra no menu RELATÓRIOS, opção RELAT. CONF. ALÍQUOTAS, onde você pode conferir por meio de vários filtros as informações de ICMS ou Pis-Cofins.

5 Outra é a ferramenta que se encontra no menu UTILITÁRIO, opção MANUTENÇÃO DOS PRODUTOS e que serve para alterar várias informações de diversos produtos em uma única operação. Esta ferramenta por já ser parte integrante do sistema há mais tempo, não detalharemos suas funções neste roteiro. Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso suporte técnico. b) Cadastro de clientes: Os dados de seus clientes devem estar sempre completos e atualizados além de se observar alguns novos campos necessários á escrituração. Todos os dados devem estar cadastrados, tais como: endereço completo, CEP, telefone, documentação e código do IBGE para facilitar lançamentos (ideal). Evitar alterações de cadastro que alterem drasticamente as características do cliente, ou seja, tornando-o outro cliente. Se necessário abrir outro cadastro. Para os clientes que forem do exterior, observar o seguinte preenchimento: Tipo da pessoa (Físico/Jurídico), Razão Social. Obs.: Nome fantasia: facultativo. Cep pode ficar em branco, Cidade deverá ser EXTERIOR, UF deverá ser EXTERIOR. Os dados de endereço devem ser preenchidos e o País deve ser informado. Neste caso não é necessário informar o código do IBGE. Guia COMPLEMENTO: Para clientes Pessoa Jurídica é obrigatório o preenchimento do tipo de Retenção de Pis-Cofins a ser adotado, quando o estabelecimento for prestador de serviços, ou seja, você emitir nota fiscal de prestação de serviços par o seu cliente. Caso o estabelecimento não seja prestador de serviços e/ou o seu cliente não tenha direito a retenção de PisCofins, você deve indicar a opção 00Sem Retenção. 5 CNPJ ou CPF devem ficar em branco, assim como Inscrição Estadual ou RG.

6 c) Cadastro de fornecedores: Da mesma forma que o cadastro de clientes, os dados de seus fornecedores devem estar sempre completos e atualizados além de se observar alguns novos campos necessários á escrituração. Todos os dados devem estar cadastrados, tais como: endereço completo, CEP, telefone, documentação e código do IBGE para facilitar lançamentos (ideal). Evitar alterações de cadastro que alterem drasticamente as características do cliente, ou seja, tornando-o outro cliente. Se necessário abrir outro cadastro. Cadastrar todas as empresas de prestação de serviços das quais se aproveita crédito de ICMS ou Pis-Cofins tais como: fornecedoras de energia elétrica, telecomunicações, etc, como todos os dados; Cadastrar todas as administradoras de cartões de crédito, com todos os dados; Quando o fornecedor for do exterior, observar os mesmos princípios do cadastro de clientes. O seu cadastro deve ser repassado e informado o tipo de regime tributário do seu fornecedor, para facilitar a escrituração de notas fiscais. Os valores permitidos são: Simples Nacional, Regime Normal para empresas débito/crédito e Simples Nacional com excesso de sublimite. 4- Plano de contas contábil: Esta informação é facultativa em alguns registros como no caso da escrituração de notas fiscais e obrigatória em outras como o cadastro do Ativo Imobilizado e vale tanto para a EFD de ICMS-IPI quanto para a EFD de Pis-Cofins. O plano de contas a ser utilizado, não precisa ser o referencial fornecido pela RFB ou o mesmo plano de contas utilizado na contabilidade. Pode-se utilizar um plano de contas que desejar desde que atenda ás especificações do SPED. O sistema já vem com um plano de contas contábil cadastrado por padrão, mas você pode tanto alterá-lo, como excluí-lo, como inserir outras contas que desejar de forma que melhor se adeque ás suas necessidades. Esta informação será associada ao CFOP também para facilitar o preenchimento desta informação nas notas fiscais, uma vez que esta informação é associada a cada item destes documentos. Este processo será detalhado mais a frente. Em caso de dúvidas peça orientação ao seu contabilista. A localização de tudo que mostraremos a seguir está no menu EFD, opção PLANO DE CONTAS CONTÁBIL. 6

7 Nesta tela se encontram as principais operações com o Plano de Contas Contábil: Tela 1 Botão pesquisar. Se os filtros estiverem em branco ele retorna todas as contas cadastradas. Filtros de pesquisa. Código contábil das contas. Tipo de conta: S para Sintética e A para Analítica. Nível hierárquico em que se encontram cada conta. Tipo de operação da conta: C para Crédito e D para Débito. Legenda do tipo de conta. Fecha esta tela. Cria uma nova conta no plano de contas. Edita a conta selecionada na lista. Exclui a conta selecionada na lista. a) Cadastrando uma nova conta: Para cadastrar uma nova conta, a partir da tela acima, você irá clicar no botão [ ] e preencher a tela seguinte de acordo com as instruções. Esta tela também vale para editar uma conta existente: Tela 2 OPCIONAL. Fazer referência a uma conta do Plano de Contas Financeiro do sistema. OPCIONAL. Fazer referência a uma conta do Plano de Contas Referêncial da RFB. Ao terminar de inserir as informações, clique neste botão para gravar. Tipo da operação da conta: se é Crédito ou Débito. Nível hierárquico da conta. Este campo não é preenchido automaticamente, você deve digitá-lo. Cada grupo de números separados por ponto no código da conta representa um nível. Indicação da natureza da conta. Procure orientação de seu contabilista para entender melhor esta informação. Repita a operação para cadastrar uma nova conta. Para quem já está acostumado com um plano de contas contábil, observe que para o SPED, não é necessário cadastrar todas as contas de um plano de contas contábil, você pode cadastrar apenas a conta Analítica, que é a que será utilizada no sistema e apenas a conta Crédito ou Débito principal não sendo necessário cadastrar as duas. 7 Tipo da conta: se é Sintética ou Analítica. Descrição da conta a ser inserida. Código contábil da conta. Este campo não é gerado automaticamente, você deve digitá-lo.

8 b) Editando uma conta existente: Para editar uma conta existente, na tela 1, selecione a conta desejada, dê uma duplo clique nela ou clique no botão [ ]. Logo aparecerá a tela 2 para que você altere o que for necessário e grave. c) Vinculando uma conta a um CFOP: Ao terminar de cadastrar ou alterar seu plano de contas, você pode vincular suas contas ao CFOP s para facilitar algumas operações no sistema. Vá ao menu UTILITÁRIO, opção C.F.O.P.: Selecione o CFOP desejado, digitando nesta caixa e teclando ENTER ou localize-o através das linhas clicando uma vez sobre o CFOP desejado. Clique sobre o botão editar para alterar as opções. A tela seguinte aparecerá: Clique sobre o botão [ ] para escolher a conta do seu plano de contas contábil que será vinculada a este CFOP. Quando terminar, clique sobre este botão para gravar e depois sobre o botão fechar. 1- Não é ideal alterar as outras opções da 2ª tela a menos que seja orientado para tal. 2- Frisando que todos os passos acima apenas se aplicam caso você não queira utilizar da forma que já vem no sistema! 8 Repita a mesma operação para outros CFOP s. Lembrando que você pode fazer isto apenas para os CFOP s que você utiliza. Desta forma ao inserir um item em uma nota fiscal seja de aquisição ou saída, como o CFOP sempre estará presente, a conta contábil vinculada a ele já aparecerá dispensando você a inserir, automatizando assim a operação. Você verá a aplicação deste vinculo quando estivermos escriturando uma nota fiscal.

9 5- Centro de custo: Esta informação é obrigatória para alguns registros como o cadastro de Ativo Imobilizado e serve tanto para a EFD de ICMS-IPI como para a EFD de Pis-Cofins. Entende-se como centro de custo, a classificação dos diversos setores de uma empresa de acordo com a divisão dos custos que o envolvem. Seu uso é dispensado desde que não se utilize outros registros que o envolvem. Caso você não tenha uma divisão destas em sua empresa, você pode utilizar aqueles indicados no Guia Prático da EFD, fornecido pela RFB e que já vem por padrão, cadastrados no sistema. Veja abaixo de acordo com o ramo de atividade de sua empresa: a) Empresa com atividade de comércio ou similares ou prestador de serviços, utilizar: Área operacional (código 1); Área administrativa (código 2); b) Empresa com atividade industrial ou similar, utilizar: Área produtiva (código 1); Área de apoio á produção (código 2); Área administrativa (código 3); Se necessitar cadastrar um novo centro de custo, siga as instruções abaixo: Vá até o menu EFD, opção CENTRO DE CUSTO e utilize a tela seguinte (Tela 1): Caixa para digitação do nome do centro de custo a ser pesquisado (caso já esteja cadastrado) e botão e pesquisa. Caso a caixa esteja em branco, o botão pesquisar irá retornar todos os centros custos cadastrados. Exibe os centros de custos pesquisados e/ou já cadastrados no sistema. Cadastra um novo centro de custo. Exclui um centro de custo selecionado. a) Cadastrando um novo centro de custo. Clique sobre o botão [ ] e na tela seguinte (Tela 2) insira o nome do centro de custo. Descreva um nome para o centro de custo. Quando terminar clique no botão gravar. 9

10 a) Editando um centro de custo existente: Para editar um centro de custo existente, na tela 1, selecione o centro de custo desejado, dê uma duplo clique nele. Logo aparecerá a tela 2 para que você altere o nome dele e grave. 6- Lançamento de valores vendidos no cartão de débito/crédito: Esta informação é fundamental para a EFD ICMS/IPI. A ausência de sua apresentação não ocasiona erros durante o processo de validação, mas pode acarretar em notificações por parte do fisco na ocasião de cruzamento de informações. Serão lançadas neste módulo, as vendas DIÁRIAS do estabelecimento excluindo os cancelamentos e estornos, separadas por modalidade (crédito e débito) e agrupadas por ADMINISTRADORA DO CARTÃO (e não por bandeira). Entende-se por administradora do cartão, a parte contratada no seu contrato de vendas por cartões e que gerenciam as várias bandeiras existentes, assim sendo o banco ou empresa privada. Ex.: Bandeiras Administradora Visa, Visa Fácil, Visa Electron, etc Visanet/Cielo Mastercard, Maestro, Redeshop, Dinners, etc Redecard Americam Express, etc Amex Em caso de dúvidas consulte seu contrato para vender por meio de cartões ou o seu banco. Para darmos sequência, as administradoras do cartão devem estar cadastradas como fornecedores no nosso sistema, conforme exposto no item 3-C deste. Para efetuar o lançamento vá ao menu EFD, opção LANÇAMENTO DE VALORES VENDIDOS NO CARTÃO: Selecione a data da venda efetuada. (Não do lançamento) Selecione o estabelecimento onde será efetuada a venda. (Apenas para quem controla mais de um estabelecimento no sistema). 1- Selecione a administradora do cartão através do cadastro de fornecedores, por meio do código interno ou o atalho de pesquisa F4; 2- Na coluna crédito, lançar o valor total de venda no cartão de crédito para esta administradora; 3- Na coluna débito, lançar o valor total de venda no cartão de débito para esta administradora; 4- Na linha abaixo repita o mesmo processo, caso tenha outra administradora. Pela ordem da esquerda para direita: 1- Botão para salvar o lançamento. 2- Botão para excluir uma linha desta tela (lançamento apenas de uma administradora). 3- Botão para fechar esta tela. Tecla de atalho para pesquisa de administradoras (fornecedores). ais de um estabelecimento no 10 Demonstrativos dos valores totais por modalidade no dia.

11 Para alterar um lançamento efetuado, abra a mesma tela no menu, selecione a data desejada e o estabelecimento, se for o caso. Caso haja um lançamento efetuado para esta data e estabelecimento, os dados aparecerão logo abaixo. Assim você pode alterar o que for preciso e depois clique no botão [ ]. 7- GNRE: A GNRE ou Guia Nacional de Recolhimentos de Tributos Estaduais, é um documento comumente utilizado para pagamento de diferenças do imposto de ICMS em vendas interestaduais em favor de um Estado. É mais comum seu uso para pagamento de substituição tributária que não venha destacada na nota fiscal. Pode ocorrer tanto na entrada quanto na saída para alguns casos. Seu lançamento é importante para a EFD de ICMS/IPI e a obrigatoriedade de seu lançamento é definida por cada estado. Em Minas gerais, por exemplo, uma vez que a GNRE vem informado no campo de informações complementares de uma nota fiscal, seu lançamento é obrigatório, do contrário facultativo. Em caso de dúvida procure orientação com seu contabilista e/ou fisco estadual. a) Lançando uma GNRE: Há duas formas de lançarmos um GNRE: quando esta vem vinculada a uma nota fiscal de compra, na ocasião do lançamento desta nota, é possível ir até a guia Composição de Custos, clicar no botão [ ] e na tela seguinte lançar os dados. A tela aberta será a mesma exibida pelo outro caminho mostrado. O segundo caminho que vale tanto para lançamentos efetuados, como no exemplo anterior e também para notas de saída ou GNRE avulsas se encontra no menu UTILITÁRIO, opção GUIA NACIONAL DE RECOLHIMENTOS DE TRIBUTOS ESTADUAIS GNRE. Ao clicar nesta opção, incialmente aparecerá uma tela de pesquisa: Selecione o estabelecimento onde foi efetuado o lançamento. (Apenas para quem controla mais de um estabelecimento no sistema). Botão para acionar a pesquisa pelos filtros selecionados. Seleção para Notas de Saída ou Notas de Entrada e na frente o número da nota desejada. Deixe demarcado para geral. Pela ordem da esquerda para direita: 1- Botão para um novo lançamento. 2- Botão para excluir um lançamento selecionado nas linhas. 3- Botão para fechar esta tela. Período de datas em que deseja pesquisar. Deixe desmarcado para geral. 11 Retorno da pesquisa. Para visualizar/editar, selecione uma linha com duplo clique. Para excluir um lançamento, selecione a linha e clique no botão Excluir.

12 Para iniciarmos um novo lançamento, clique no botão [ ]. A tela seguinte será apresentada. Observe nos balões explicativos que haverá um número, localize este número na imagem da GNRE logo abaixo para maior entendimento. [4] Selecionar se é referente à nota fiscal de entrada ou saída e na frente o número da nota fiscal correspondente. Selecione o estabelecimento onde será efetuado o lançamento. (Apenas para quem controla mais de um estabelecimento no sistema). [5] UF favorecida com o pagamento. [1] UF e inscrição estadual do contribuinte na UF favorecida. Caso seja você que esteja pagando a GNRE, será a sua. A que mês de recolhimento se refere. [6] Vencimento da GNRE. [2] Os dados de pagamento da GNRE (data, banco, agência e autenticação) serão impressos pelo agente que receber a GNRE. [3] Dados do motivo da cobrança da GNRE. Pela ordem da esquerda para a direita: 1- Botão para salvar este lançamento ou alteração. 2- Botão para fechar esta tela. [7] Valor total pago da GNRE. Abaixo, modelo de GNRE, apenas ilustrativa, pois pode variar de um estado para outro, porém as informações são as mesmas BB Para alterar um lançamento efetuado, abra a mesma tela a partir da pesquisa, altere o que 12 ]. for preciso e depois clique no botão [

Manual de documento de arrecadação GNRE

Manual de documento de arrecadação GNRE Manual de documento de arrecadação GNRE Sumário 1. Códigos de receita ICMS... 3 1.1. Cadastro dos códigos de receita... 3 1.2. Consultando a tabela de códigos de receita ICMS... 4 2. Documento de arrecadação...

Leia mais

Manual De Sped Fiscal E Sped Pis / Cofins

Manual De Sped Fiscal E Sped Pis / Cofins Manual De Sped Fiscal E Sped Pis / Cofins 29/05/2012 1 O Sped fiscal e Pis/Confins é uma arquivo gerado através do sistema da SD Informática, onde este arquivo contem todos os dados de entrada e saída

Leia mais

CADASTROS 2013 AOB SOFTWARE

CADASTROS 2013 AOB SOFTWARE CADASTROS 2 CADASTROS Tabela de Conteúdo Cadastro de Clientes 4 Cadastro de Produtos 5 1 Cadastro... de Produtos Básico 5 2 Cadastro... de Produtos Básico + Grade de Produtos 7 3 Cadastro... de Produtos

Leia mais

O arquivo SPED é complexo, contém diversas amarrações e muita informação. Algumas medidas diminuem o impacto de dificuldade na validação do arquivo:

O arquivo SPED é complexo, contém diversas amarrações e muita informação. Algumas medidas diminuem o impacto de dificuldade na validação do arquivo: O arquivo SPED é complexo, contém diversas amarrações e muita informação. Algumas medidas diminuem o impacto de dificuldade na validação do arquivo: Não gere toda a movimentação de uma vez. O ideal e aconselhável

Leia mais

ROTEIRO WEB AULA CONTROLLER NF-E

ROTEIRO WEB AULA CONTROLLER NF-E ROTEIRO WEB AULA CONTROLLER NF-E Nas páginas seguintes, você terá uma visão geral dos recursos disponíveis e das funções que o Controller Gold possui, facilitando o seu processo de venda e compra. Criando

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

!!!!!!!!!! NF-e. Manual do Usuário

!!!!!!!!!! NF-e. Manual do Usuário NF-e Manual do Usuário ÍNDICE CADASTROS NECESSÁRIOS PARA EMISSÃO DE NFE... 3 CADASTRO DE PRODUTOS... 3 CFOP... 5 PERFIL TRIBUTÁRIO... 7 CADASTRO DE CLIENTES... 9 CADASTRO DE FORNECEDOR... 10 CADASTRO DE

Leia mais

Sistema de Livros Fiscais Imediata

Sistema de Livros Fiscais Imediata 1 Sistema de Livros Fiscais Imediata 2 Descritivo das Rotinas Operacionais do Sistema de Livros Fiscais para geração EFD PIS/Cofins SPED Contribuições Após a instalação do Sistema de Livros Fiscais, basta

Leia mais

Manual para geração do SINTEGRA Março/ 2010

Manual para geração do SINTEGRA Março/ 2010 As instruções que se seguem referem-se a geração do arquivo SINTEGRA para a Radio Extra. É importante esta informação pois as exigibilidades do SINTEGRA variam de acordo com tributação estadual incidente

Leia mais

Manual. EFD Contribuições

Manual. EFD Contribuições Treinamento Escrita Fiscal Material desenvolvido por: Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Implantta Serviços

Leia mais

Manual da Nota Fiscal Eletrônica

Manual da Nota Fiscal Eletrônica Manual da Nota Fiscal Eletrônica Memory Informática Tabela de Conteúdos Meu Usuário Meu Perfil --------------------------------------------------------- 4 Minha Empresa Configurar Minha Empresa -------------------------------------

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO WFISCAL SPED PIS COFINS. Lucro Presumido Regime de Competência Escrituração Consolidada por CFOP

MANUAL DO USUÁRIO WFISCAL SPED PIS COFINS. Lucro Presumido Regime de Competência Escrituração Consolidada por CFOP MANUAL DO USUÁRIO WFISCAL SPED PIS COFINS Lucro Presumido Regime de Competência Escrituração Consolidada por CFOP Página: 1 INTRODUÇÃO Este material traz as informações sobre as características do SPED

Leia mais

Tutorial contas a pagar

Tutorial contas a pagar Tutorial contas a pagar Conteúdo 1. Cadastro de contas contábeis... 2 2. Cadastro de conta corrente... 4 3. Cadastro de fornecedores... 5 4. Efetuar lançamento de Contas à pagar... 6 5. Pesquisar Lançamento...

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

TRABALHANDO COM SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

TRABALHANDO COM SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA TRABALHANDO COM SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA 1 Entendendo o Negócio: Substituição Tributária (ST) é um tributo criado e implementado pelas Unidades da Federação antes do advento da atual Constituição Federal,

Leia mais

NVSABRE - SISTEMA DE INFORMÁTICA LTDA

NVSABRE - SISTEMA DE INFORMÁTICA LTDA Goiânia, 01 de março de 2012 Aos clientes Sabre, Novos procedimentos após atualização do sistema para versão 2.1.289.13 Será disponibilizada versão 2.1.289.13, nossos colaboradores deveram realizar cadastro

Leia mais

MANUAL SPED(EFD) PIS-COFINS

MANUAL SPED(EFD) PIS-COFINS MANUAL SPED(EFD) PIS-COFINS O que é SPED? É um arquivo de texto que detalha todas as movimentações fiscais da empresa em um determinado período, listando todas as operações de compra (Notas de compra)

Leia mais

Fluxograma - Configuração EFD Contribuições (Lucro Presumido)

Fluxograma - Configuração EFD Contribuições (Lucro Presumido) Fluxograma - Configuração EFD Contribuições (Lucro Presumido) Parametrizar a empresa como Lucro Presumido. 1 - Regime de Competência Qual o Regime de apuração adotado? 2 - Regime de Caixa Qual será a forma

Leia mais

MANUAL DO CVCONT/ SPED PIS COFINS. Recomendamos que este manual seja impresso para futuras consultas, devido à sua importância.

MANUAL DO CVCONT/ SPED PIS COFINS. Recomendamos que este manual seja impresso para futuras consultas, devido à sua importância. MANUAL DO CVCONT/ SPED PIS COFINS Recomendamos que este manual seja impresso para futuras consultas, devido à sua importância. 1. Configuração Primeiramente para que os sistemas estejam aptos para a geração

Leia mais

GUIA PRÁTICO EFD-CONTRIBUIÇÕES

GUIA PRÁTICO EFD-CONTRIBUIÇÕES GUIA PRÁTICO EFD-CONTRIBUIÇÕES Maio de 2012 O QUE É A EFD-Contribuições trata de arquivo digital instituído no Sistema Publico de Escrituração Digital SPED, a ser utilizado pelas pessoas jurídicas de direito

Leia mais

Importação de Notas pelo Código de Barras DANFE... 12

Importação de Notas pelo Código de Barras DANFE... 12 IMPORTAÇÃO DE NF-E (ENTRADA) SUMÁRIO Importação de Notas pelo Arquivo XML... 2 Parametrização dos Produtos... 4 Parametrização de Código de Situação Tributária (CST)... 5 CST de ICMS... 5 CST de IPI...

Leia mais

Help de NFSe. 2011 E&L Produções de Software LTDA. Contador

Help de NFSe. 2011 E&L Produções de Software LTDA. Contador Contador 2 1 Credenciamento Se for prestador do município, substituto ou empresas de outros municípios clique na opção credenciar Para acessar a tela de credenciamento do contador, clique na opção Contador

Leia mais

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New 1 Roteiro passo a passo Módulo Vendas Balcão Sistema Gestor New Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão com uso de Impressora fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa......3

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 18/01/2013 Sempre consulte por atualizações deste manual em nossa página. O Cotação Web está em constante desenvolvimento, podendo ter novas funcionalidades adicionadas

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com

Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com Material de Apoio SEB - Contas a Pagar Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com Conteúdo CONFIGURAÇÃO... 3 Cadastro de Fornecedores... 3 Métodos de Pagamento...

Leia mais

OBS: Para auxílo na configuração de impostos e quais CFOPs(operações fiscais) usar, sempre consultar informações com o contador da empresa.

OBS: Para auxílo na configuração de impostos e quais CFOPs(operações fiscais) usar, sempre consultar informações com o contador da empresa. Como fazer uma NFe de Importação? A NFe de importação tem algumas particularidades. Resumidamente O fornecedor final precisa estar localizado em uma cidade do Exterior; Tem algumas diferenciações nos impostos

Leia mais

Tel. (0xx11) 3038-1150 Fax (0xx11) 3038-1166

Tel. (0xx11) 3038-1150 Fax (0xx11) 3038-1166 Sistema Nota Já Este manual tem por objetivo apresentar o sistema NotaJá a fim de auxiliar o usuário com todos os processos de cadastro, lançamentos de notas, cancelamentos, inutilizações, notas complementares

Leia mais

2. Noções Gerais para o Uso do Sistema

2. Noções Gerais para o Uso do Sistema Índice 1. Introdução... 2. Noções Gerais para o Uso do Sistema... 2.1. Para Acessar o Sistema... 2.2. Menu Suspenso... 2.2.1. Vendas... 2.2.2. Consulta/Cadastros... 2.2.3. Menu Fiscal... 2.2.4. Caixa...

Leia mais

Orientações Básicas Repom.

Orientações Básicas Repom. Orientações Básicas Repom. Considerações importantes: 1 A viagem deverá estar autorizada para depois solicitar o pagamento. 2 É obrigatório informar o campo NCM da mercadoria, que está em tabela>auxiliares>mercadoria.

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais

Manual de Utilização SCI-Ponto

Manual de Utilização SCI-Ponto Manual de Utilização SCI-Ponto Sumário 1. Cadastro de Empregador... 2 2. Cadastro de Locais... 3 3. Cadastro de REPs... 3 4. Cadastro de Horário de Verão... 5 5. Cadastro de Funcionários... 6 6. Exportação

Leia mais

Versão 06/2012. Substituição Tributária

Versão 06/2012. Substituição Tributária Substituição Tributária 1 ÍNDICE 1. O que é a Substituição Tributária?... 3 1.1 Tipos de Substituição Tributária;... 3 1.2 Como é feito o Recolhimento da ST?... 3 1.3 Convênio e Aplicação... 3 1.4 Base

Leia mais

SuperStore Sistema para Automação de Óticas

SuperStore Sistema para Automação de Óticas SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Administrador) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 ACESSANDO O SISTEMA PELA

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012

ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012 ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012 1. INSTALAÇÃO DO GESTOR Confira abaixo as instruções de como instalar o sistema Gestor. Caso já tenha realizado esta instalação avance ao passo seguinte:

Leia mais

Guia Prático. PGRural. Adendo Livro Caixa Avançado

Guia Prático. PGRural. Adendo Livro Caixa Avançado Guia Prático PGRural Adendo Livro Caixa Avançado Índice Sobre o PGRural... 3 Conceito... 3 Configurando a empresa... 4 Plano de contas... 5 Conta padrão para participante... 6 Forçar vínculo... 6 Tela

Leia mais

Guia rápido para configuração e geração do SPED Contábil

Guia rápido para configuração e geração do SPED Contábil Guia rápido para configuração e geração do SPED Contábil Acessar no módulo Domínio Contabilidade o menu controle/parâmetros e marcar a opção Gera informativo SPED. No campo Plano de contas referencial

Leia mais

14 - Como para gerar o boleto para pagamento do período das notas lançadas? 16 - Se no mês, o meu cliente não tiver movimento, o que devo fazer?

14 - Como para gerar o boleto para pagamento do período das notas lançadas? 16 - Se no mês, o meu cliente não tiver movimento, o que devo fazer? Manual do Sistema SUMÁRIO 1 O que é o sistema GEFISCO? 2 - Como acessar o sistema GEFISCO? 3 - Como criar um login e uma senha? 4 - Esqueci minha senha, e agora? 5 - Como acessar o Livro Fiscal? 6 - Como

Leia mais

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 Manual Ciaf NFC-e Gratuito Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 1 Cadastro de Clientes Nesta opção iremos armazenar no sistema

Leia mais

Cordilheira Escrita Fiscal 2.109A

Cordilheira Escrita Fiscal 2.109A LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

MANUAL DO USUARIO SISTEMA TOTEM MODULO DE ESTOQUE

MANUAL DO USUARIO SISTEMA TOTEM MODULO DE ESTOQUE C o n t r o l e E m p r e s a r i a l MANUAL DO USUARIO SISTEMA TOTEM MODULO DE ESTOQUE s i s t e m a s SUMÁRIO INTRODUÇÃO CONCEITOS... 3 ENTRADA DIRETA DE PRODUTOS... 3 INCLUSÃO DE FORNECEDORES E CLIENTES...

Leia mais

Inventario de produtos

Inventario de produtos Inventario de produtos Parar o TAC. Gerar o inventario. Informações de erros na importação de produtos. Produtos sem código tributário associado. A posse de produtos no Thotau. Como corrigir as posses

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e

MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e SUMÁRIO 1. INSTALAÇÃO 2. CADASTROS 2.1. CADASTRO DE USUÁRIO 2.2. CADASTRO DE MODALIDADE 2.3. CADASTRO DE PRODUTO 3. OPERAÇÃO 3.1. VENDA 3.2. CANCELAMENTO

Leia mais

Confira alguns dos possíveis impedimentos de validação do arquivo SPED

Confira alguns dos possíveis impedimentos de validação do arquivo SPED No validador SPED poderão ocorrer erros e/ou advertências ao importar o arquivo. As advertências não impedem a transmissão do arquivo, no entanto é importante analisar e corrigir as informações. Os erros

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Secretaria De Estado de Fazenda Superintendência de Gestão da Informação Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários DECLARAÇÃO DE COMPRA

Leia mais

TUTORIAL UTILIZAÇÃO DE FUNCIONALIDADES AUDITOR FISCAL

TUTORIAL UTILIZAÇÃO DE FUNCIONALIDADES AUDITOR FISCAL TUTORIAL UTILIZAÇÃO DE FUNCIONALIDADES AUDITOR FISCAL VERSÃO DO SISTEMA 3.0/2015 VERSÃO DO DOCUMENTO 1.0 Índice 1. OBJETIVO GERAL... 2 2. ACESSO AO SISTEMA AUDITOR FISCAL... 3 3. SISTEMA AUDITOR FISCAL

Leia mais

CURSO SPED PIS COFINS CONTRIBUIÇOES MATÉRIA

CURSO SPED PIS COFINS CONTRIBUIÇOES MATÉRIA CURSO SPED PIS COFINS CONTRIBUIÇOES MATÉRIA POR NEOMAR ANTONIO CÓRDOVA Como é do conhecimento dos alunos que participaram do roteiro de cursos do CRC/SC, sobre SPED CONTRIBUIÇÕES, alguma modificações foram

Leia mais

NOTA FISCAL ELETRÔNICA

NOTA FISCAL ELETRÔNICA NOTA FISCAL ELETRÔNICA Í n d i c e Julho, 2010 Introdução... 2 1. Acerto dos cadastros de Clientes e de Produtos... 4 1.1. Cadastros Básicos - Cadastro de Clientes... 4 1.2. Cadastros Básicos Cadastro

Leia mais

Esclarecimentos. Relatório de Apuração de ICMS do sistema Avance Retguarda

Esclarecimentos. Relatório de Apuração de ICMS do sistema Avance Retguarda Esclarecimentos Relatório de Apuração de ICMS do sistema Avance Retguarda Afim de sanar as dúvidas mais frequentes e possíveis diferenças de valores ou informações no relatório de Apuração de ICMS do sistema

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa)

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 Vendas... 3 1.1

Leia mais

Como cadastrar um produto usando o Futura Server

Como cadastrar um produto usando o Futura Server Cadastro do Produto Como cadastrar um produto usando o Futura Server Aqui temos dicas importantes para cadastrar seu produto antes de realizar as suas movimentações. Com o Futura Server aberto, acesse

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Efetuadas diversas alterações no Cordilheira Escrita Fiscal com o objetivo de tratar a apuração do ICMS-ST, emissão de GNRE e geração da GIA-ST, bem

Leia mais

NOVIDADES COMPLY VERSÃO 4.00

NOVIDADES COMPLY VERSÃO 4.00 NOVIDADES COMPLY VERSÃO 4.00 Página 1 de 15 Maiores informações a respeito dos assuntos destacados abaixo devem ser obtidas no Manual do Comply v4.00 disponível no Portal de Produtos. Página 2 de 15 CADASTROS

Leia mais

INDICE 1. CADASTRO DE CATEGORIAS...5 2. CADASTRO DE BANCO... 3. CONTAS A RECEBER... 3.1. LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS A RECEBER...

INDICE 1. CADASTRO DE CATEGORIAS...5 2. CADASTRO DE BANCO... 3. CONTAS A RECEBER... 3.1. LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS A RECEBER... 1 2 INDICE 1. CADASTRO DE CATEGORIAS...5 2. CADASTRO DE BANCO......6 3. CONTAS A RECEBER......6 3.1. LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS A RECEBER...6 3.2. LANÇAMENTO MANUAL DE CONTAS A RECEBER...7 3.3. GERAÇÃO

Leia mais

Manual de Integração - E-Fiscal X Telecont

Manual de Integração - E-Fiscal X Telecont Atualizado em Maio/2008 Pág 1/36 Para integrar os dados do sistema Efiscal com o sistema Telecont, efetue os procedimentos abaixo: CADASTRO DE EMPRESAS ABA BÁSICO Acesse menu Arquivos Empresas Usuárias

Leia mais

Agendamento para Importação de Notas Fiscais

Agendamento para Importação de Notas Fiscais LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Resumo das funcionalidades

Resumo das funcionalidades Resumo das funcionalidades Menu MENU Dados Cadastrais Atualizar Cadastro Troca Senha Grupo Usuários Incluir Atualizar Funcionários Incluir Atualizar Atualizar Uso Diário Importar Instruções Processar Status

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

Tesche & Vasconcelos - Ciaf. Emissão primeira NF-e pelo Ciaf-800

Tesche & Vasconcelos - Ciaf. Emissão primeira NF-e pelo Ciaf-800 Emissão primeira NF-e pelo Ciaf-800 Para emissão da primeira Nota Fiscal eletrônica pelo Ciaf-800 a mesma deve ser obrigatoriamente uma nota de teste. Para que possa efetuar esta emissão faça o seguinte

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA KIRON NF-e Kiron Sistema Nota Fiscal Eletrônica

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA KIRON NF-e Kiron Sistema Nota Fiscal Eletrônica MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA KIRON NF-e 2 Índice CADASTROS... 4 Cliente Fornecedor - Transportadora... 4 Unidade de Medida... 5 Produto... 7 NCM... 8 Artigos da Nota Fiscal... 10 Natureza de Operação - CFOP...

Leia mais

ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL

ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL Geração da ECF para empresas optantes pelo Lucro Presumido Informações importantes A Escrituração Contábil Fiscal é uma nova obrigação acessória, cuja primeira entrega

Leia mais

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Sumário PRESTAÇÃO DE CONTAS DE ETIQUETAS DE REPARO...3 Figura 1.0...3 Figura 2.0...4 Figura 3.0...5 Figura 4.0...5 1. Proprietário

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

Escrita Fiscal Tron SPED FISCAL

Escrita Fiscal Tron SPED FISCAL 1 Escrita Fiscal Tron SPED FISCAL A Escrituração Fiscal Digital - EFD é um arquivo digital que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos

Leia mais

Instruções para configuração e utilização do. fiscal (ECF)

Instruções para configuração e utilização do. fiscal (ECF) 1 Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão SEM Impressora de cupom fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa...3 2. Configurações dos Parâmetros......3 3. Cadastro de cliente...4

Leia mais

Parâmetros. Instalação

Parâmetros. Instalação Gera Arquivo para a Receita (GeraArq 8) Este aplicativo permite gerar um arquivo para ser enviado à Receita Federal com os registros de nota/ cupons fiscais impressos pelos sistema. Instalação Para fazer

Leia mais

FIATNET - EXPORTAÇÃO SPED PIS/COFINS

FIATNET - EXPORTAÇÃO SPED PIS/COFINS FIATNET - EXPORTAÇÃO SPED PIS/COFINS NOTA TÉCNICA - EXPORTAR E UNIFICAR ARQUIVOS GERADOS NA MATRIZ E SUAS FILIAIS ATUALIZADA EM: 02/06/2011 ÍNDICE 1. EXPORTAÇÃO... 1 2. UNIFICAÇÃO DOS ARQUIVOS... 9 3.

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÂO E OPERAÇÃO DO SOFTWARE

MANUAL DE INSTALAÇÂO E OPERAÇÃO DO SOFTWARE MANUAL DE INSTALAÇÂO E OPERAÇÃO DO SOFTWARE SPEED Instalação e configuração Belo Horizonte Agosto - 2007 INTRODUÇÃO Bem vindo ao sistema de consultas SPEED! O software SPEED é um sistema indispensável

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.12

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.12 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.12 Pagueban...2 Bancos...2 Configurando Contas...5 Aba Conta Banco...5 Fornecedores Referências Bancárias...7 Duplicatas a Pagar...9 Aba Geral...10 Aba PagueBan...11 Rastreamento

Leia mais

EMISSÃO E GESTÃO NFE ITR TR 0406

EMISSÃO E GESTÃO NFE ITR TR 0406 EMISSÃO E GESTÃO NFE ITR TR 0406 Sumário 1. O que é NFe? 2. Acesso ao sistema 3. Cadastros 3.1 Cadastro de Cliente 3.2 Cadastro de Produto 3.3 Cadastro de Transportadora 4. Emissão de NFe 4.1 Emitir Nova

Leia mais

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV Sistema de de Eletrônica SETRANSP DOTFLEX MANUAL MÓDULO PDV REGIÃO MANUAL METROPOLITANA MÓDULO PESSOA Revisão JURÍDICA 02 / Setembro SBE de 2008 - DOTFLEX Revisão 00 / Março de 2009 MANUAL MÓDULO EMPRESA

Leia mais

Guia de Primeiros Passos - CONFIGURAÇÕES

Guia de Primeiros Passos - CONFIGURAÇÕES Guia de Primeiros Passos - CONFIGURAÇÕES Este documento tem o objetivo principal de iniciar você de forma rápida e simples no sistema.aprog., configurando as funcionalidades à sua realidade. A série Primeiros

Leia mais

Manual do Sistema. SMARSA WEB Atendimento de Processos

Manual do Sistema. SMARSA WEB Atendimento de Processos Manual do Sistema SMARSA WEB Atendimento de Processos Módulo Atendimento ÍNDICE INTRODUÇÃO...1 OBJETIVOS...1 BEM VINDO AO SISTEMA SMARSA WEB MÓDULO ATENDIMENTO...2 TELA DE LOGIN...2 COMO UTILIZAR?... 2

Leia mais

Gerar EFD Contribuições Lucro Presumido

Gerar EFD Contribuições Lucro Presumido Gerar EFD Contribuições Lucro Presumido 1º Acesse o menu Controle, opção Parâmetros, clique na guia Impostos, e certifique-se de que estão incluídos os impostos do regime 4- Pis e 5 Cofins. Na guia Federal,

Leia mais

PARTE 2. Para iniciar a digitação dos dados da nota, o emitente deve clicar no menu Nota Fiscal / Emitir nova NFe.

PARTE 2. Para iniciar a digitação dos dados da nota, o emitente deve clicar no menu Nota Fiscal / Emitir nova NFe. PARTE 2. Para iniciar a digitação dos dados da nota, o emitente deve clicar no menu Nota Fiscal / Emitir nova NFe. Após clicar no menu Nota Fiscal / Emitir nova NF-e, o sistema irá exibir uma série de

Leia mais

www.gerenciadoreficaz.com.br

www.gerenciadoreficaz.com.br Fone: (62) 4141-8464 E-mail: regraconsultoria@hotmail.com www.gerenciadoreficaz.com.br Guia Prático do Usuário Manual de Instalação Gerenciador Eficaz 7 2 Manual do Usuário Gerenciador Eficaz 7 Instalando

Leia mais

Treinamento Sistema Condominium Módulo III

Treinamento Sistema Condominium Módulo III Financeiro (Lançamentos Despesas e Saldos) Nesse módulo iremos apresentar os principais recursos da área contábil do sistema. Contábil> Lançamentos Nessa tela é possível lançar as despesas dos condomínios,

Leia mais

Max Fatura Sistema de Gestão

Max Fatura Sistema de Gestão Sumário 1 Tela Inicial... 2 2 Tela de Pesquisa... 3 3 Tela de Vendas... 4 5 Aproveitamento de Icms... 5 6 Salvar... 5 9 Para emissão da nota fiscal... 7 10 Impressão de relatórios... 7 11 Contas a Pagar

Leia mais

PROJECT Informática Ltda. Rua Giordano Bruno, 100 Bairro Rio Branco Porto Alegre-RS CEP 90420-150 Fone: (51) 3330-4444 Vendas: (51) 9701-2295

PROJECT Informática Ltda. Rua Giordano Bruno, 100 Bairro Rio Branco Porto Alegre-RS CEP 90420-150 Fone: (51) 3330-4444 Vendas: (51) 9701-2295 SPED FISCAL O SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) FISCAL é um módulo opcional que está habilitado para funcionar com a versão 7 do Oryon. A licença é habilitada pelo número de série do cliente.

Leia mais

MANUAL FINANCEIRO MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS

MANUAL FINANCEIRO MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS MANUAL FINANCEIRO MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO...3 2 REALIZANDO UMA ARRECADAÇÃO...4 2.1 IMPORTAÇÃO TRIBUTOS COM A CONTABILIDADE...4 2.2 BOLETIM DE ARRECADAÇÃO...4 2.1.1

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO MANUAL VTWEB CLIENT URBANO A marca do melhor atendimento. Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3.

Leia mais

Manual para DIRF. Manual de Procedimentos - WFOLHA

Manual para DIRF. Manual de Procedimentos - WFOLHA Para gerar o arquivo da DIRF, existem algumas informações importantes a serem revisadas antes de qualquer processo. Desta forma dividimos o manual em sequencias as quais estão explicadas a diante: Prazo:

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Maio -2013 Conteúdo Sumário... 2 PPD -IPD... 3 Adicionar Paciente... 4 Laudo Médico... 6 Avaliação do Enfermeiro... 11 Visita Domiciliar... 14 Dados do Paciente no Programa... 16 Histórico do

Leia mais

Help de NFSe. Credenciamento

Help de NFSe. Credenciamento Prestador 2 1 Help de NFSe Credenciamento Se for prestador do município, substituto ou empresas de outros municípios clique na opção credenciar Para acessar a tela de credenciamento do contador, clique

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

E&L Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Ambiente do Prestador de Serviços do Município

E&L Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Ambiente do Prestador de Serviços do Município E&L Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Manual do Ambiente do Prestador de Serviços do Município Após receber a confirmação de aceite do Credenciamento via e-mail já é possível efetuar o login no sistema

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ELETRÔNICO DE CÁLCULO DO ICMS DEVIDO POR SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NAS OPERAÇÕES SUBSEQUENTES

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ELETRÔNICO DE CÁLCULO DO ICMS DEVIDO POR SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NAS OPERAÇÕES SUBSEQUENTES ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA Diretoria de Administração Tributária Gerência de Sistemas e Informações Tributárias Sistema de Administração Tributária (SAT) Gerência de Substituição

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...

Leia mais

Passo a Passo do Cadastro Produtos no SIGLA Digital

Passo a Passo do Cadastro Produtos no SIGLA Digital Página 1 de 15 Passo a Passo do Cadastro Produtos no SIGLA Digital O cadastro de produtos permite organizar as informações relativas a produtos e serviços, como grupo, marca, peso, unidades e outros, que

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA NIVEL BÁSICO SPED FISCAL

MANUAL DO SISTEMA NIVEL BÁSICO SPED FISCAL MANUAL DO SISTEMA NIVEL BÁSICO SPED FISCAL 1 INDICE Informações importantes sobre o SPED...... 03 Entrando no sistema...... 04 Configurando o acesso à base de dados Access ou MySQL... 04 Cadastros... 05

Leia mais

Manual do usuário. v1.0

Manual do usuário. v1.0 Manual do usuário v1.0 1 Iniciando com o Vivo Gestão 1. como fazer login a. 1º acesso b. como recuperar a senha c. escolher uma conta ou grupo (hierarquia de contas) 2. como consultar... de uma linha a.

Leia mais

Sistema de ISSQN Digital Declaração Municipal On-line

Sistema de ISSQN Digital Declaração Municipal On-line Sistema de ISSQN Digital Declaração Municipal On-line ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 FUNCIONALIDADES... 3 1. INÍCIO DA DECLARAÇÃO... 3 2. DADOS DO CONTRIBUINTE... 4 3. ENDEREÇO FISCAL... 5 4. TELEFONE PARA CONTATO...

Leia mais

SISTEMA DE PRODUTOS E SERVIÇOS CERTIFICADOS. MÓDULO DO CERTIFICADOR MANUAL DE OPERAÇÃO Versão 2.4.6

SISTEMA DE PRODUTOS E SERVIÇOS CERTIFICADOS. MÓDULO DO CERTIFICADOR MANUAL DE OPERAÇÃO Versão 2.4.6 SISTEMA DE PRODUTOS E SERVIÇOS CERTIFICADOS Versão 2.4.6 Sumário Fluxograma básico do processo de envio de remessa... 5 Criar novo certificado... 6 Aprovar certificado... 16 Preparar e enviar remessa...

Leia mais

Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Introdução A emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica traz ao cliente TTransp a possibilidade de documentar eletronicamente as operações de serviço prestadas

Leia mais

Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Parte A INICIANDO E CONFIGURANDO (5 passos)

Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Parte A INICIANDO E CONFIGURANDO (5 passos) Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Seja bem-vindo(a) ao Simulador de Ações FinanceDesktop. Seu propósito é oferecer um ambiente completo e fácil de usar que permita o registro

Leia mais