Oriente Medio. Exotico,, sagrado e explosivo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Oriente Medio. Exotico,, sagrado e explosivo"

Transcrição

1 Oriente Medio Exotico,, sagrado e explosivo

2 Aonde fica o Oriente Medio?

3 Aonde fica o Oriente Medio?

4 Características físicas da Região A grande aridez da região, visto a alta pressão no paralelo 30º Norte, possibilita que boa parte da população tenha dificuldades quanto a oferta de água e para fixar suas atividades produtivas. Em contrapartida é a região que possui as maiores reservas de petróleo do mundo (aprox. 80% das reservas em exploração). O relevo da região é extremamente acidentado e muito susceptível a eventos sísmicos e tectônicos. Alta variação de temperatura na região em função da baixa umidade relativa do ar. Nas áreas banhadas pelo mediterrâneo o clima leva a mesma denominação (Verão quente e seco e inverno frio e úmido). O tectonismo, em função do contato entre as placas da Eurásia, África e Índia com a placa da Arábia, possibilitou a formação de dobramentos modernos em algumas partes do Oriente Médio, como no Afeganistão (Hindu-kush), Irã e Arábia Saudita Os impacto do tectonismo sobre a população são avassaladores, gerando grande número de mortos, feridos e desabrigados. Estes impactos sobre a população são decorrentes da inexistência de infra-estrutura adequada para tais condições, treinamento e informação à população.

5 AS PLACAS TECTÔNICAS E A POSIÇÃO DO ORIENTE MÉDIO M

6

7 AS RESERVAS PETROLÍFERAS As reservas petrolíferas do Oriente Médio são oriundas da regressão marinha que possibilitou que grande parte das reservas estivessem alocadas em terra firme. Grande parte da região era mar, em especial uma área de grande deposição de material orgânico de origem de mangue (fitoplâncton, zooplâncton e crustáceos). Atualmente notamos uma corrida sobre o mar Cáspio, onde estão localizadas as maiores reservas da região ainda não exploradas.

8 DERIVA CONTINENTAL E A FORMAÇÃO O DA REGIÃO

9

10

11 Características Culturais e Econômicas O elemento cultural é a principal característica da região, visto que esta foi berço das três grandes religiões monoteístas (judaísmo, cristianismo e islamismo). O islamismo é a mais recente das três religiões, surgindo entre 610 e 620 d.c. quando a família e amigos de Maomé se converteram ao Islã. Atualmente notamos que estas vertentes culturais encontram-se em rota de colisão na região (judeus e islâmicos na Palestina) e em escala mundial (grupos islâmicos radicais X Estados ocidentais dominantes). A pobreza de grande parte da população contrasta com a riqueza dos xeique e príncipes do petróleo. A rigidez imposta pelos valores religiosos torna a região um território extremamente passional e de fortes dogmas. Em vários países da região notamos o machismo, a não existência de liberdade religiosa, a subjugação das mulheres e as leis religiosas sobrepondo as leis civis. As disputas internas dentro do próprio islamismo, em especial entre Sunitas e Xiitas. O valor sagrado de determinados territórios como Meca, Medina para os islamitas e Jerusalém como ponto de convergência para as três religiões: Judaísmo - o Muro das Lamentações (os Restos do Antigo Templo) Cristianismo a Igreja da Natividade e o Calvário de Jesus. Islamismo A Mesquita de Al Qsad (O domo da Rocha)

12 A ORIGEM DO HOMEM E O ORIENTE MÉDIO M As três grandes religiões monoteístas não possuem somente em comum a localização geográfica como berço. Suas bases iniciais são as mesmas. Para judeus ( a Torá ou Pentateuco) e cristãos (Parte do Antigo Testamento) o Gênesis mostra a origem do mundo e do homem da mesma forma. Para os islâmicos, o Alcorão mostra passagens muito semelhantes as descritas na cultura judáico-cristã, com: E, com efeito, criamos o céu c u e a terra e o que háh entre ambos, em seis dias, e não fomos atingidos pelo cansaço.. (Sura 50, 38) Em outra passagem, sobre a criação do homem, temos: Criamos o homem de essência de barro. Em seguida, Nós N s o pusemos, como gota seminal, em lugar seguro. Então, convertemos a gota seminal em coágulo, transformamos o coágulo em massa e convertemos a massa em ossos. Depois revestimos os ossos de carne. Então, transformamos a matéria em um ser. Bendito seja Deus, Criador por excelência.. (Sura 23, 12-14) 14) Quanto a Adão e Eva e o pecado original as três religiões praticamente dizem as mesmas coisas, em especial sobre a concessão do paraíso a estes por Deus e a expulsão dos dois. Contudo, no Alcorão a culpa pelo pecado de Adão e Eva não são repassados como herança aos seus descendentes. Logo não existe a concepção de PECADO ORIGINAL NO ISLAMISMO. Segundo o Alcorão: Quem se encaminha o faz em benefício próprio; prio; e quem se desvia o faz em seu prejuízo, e nenhum pecador carregará a culpa alheia. Jamais castigamos um povo sem antes ter-lhe enviado um mensageiro.. (Sura 17, 15)

13 A ORIGEM DO HOMEM E O ORIENTE MÉDIO M Contudo, o encontro das três tradições está em Abraão. É a partir deste que Deus renova a sua aliança com a humanidade em geral. Dos filhos de Abraão temos Isaac (para judeus e cristãos) e Ismael (para os muçulmanos), logo este é o patriarca das três grandes religiões monoteístas. Isaac é filho de Abraão com sua mulher Sara. Ismael é filho de Abraão com sua serva Agar. Este filho foi fruto do medo de Sara não conseguir dar um filho a Abraão. Esta concedeu que Abraão se deitasse com Agar e deste a este um filho. Porém, quando o menino tinha doze anos, Sara passou a ter muitos ciúmes de Ismael e Agar e forçou que este expulsasse os dois. Para acalmar a angustia de Abraão, Deus o consola: Não lastimes por causa de teu filho e de sua serva: tudo que Sara a te pedir, concede-o, o, porque é por Isaac que uma descendência perpetuará o teu nome, mas do filho da serva Eu farei também m uma grande nação, pois ele é da tua raça.. (Gênesis 21, 12-13) 13)

14 A EXPANSÃO O DA CULTURA ISLÂMICA A expansão do islamismo foi muito rápida se comparada as demais religiões (aproximadamente 130 anos após sua origem). Em grande parte foi acoplada a expansão dos Turcos Otomanos pelo Oriente Médio, Norte da África e Península Ibérica. Posteriormente, seu caráter libertador e direto possibilitou o aumento de sua influência, em especial na África, Cáucaso e Sudeste Asiático. As diversas interpretações possibilitaram a formação de diversas facções de seguidores dos versos sagrados entoados por Maomé (Mohammed) e, consequentemente vertentes dentro do islamismo como os Sunitas, Xiitas e os Wahhabitas.

15 EXPANSÃO O DO ISLÃ

16 Atual Influência ncia do Islã

17

18 COMO SURGIU O RADICALISMO ISLÂMICO MICO? Muitos dos grupos radicais surgiram a partir da maior presença e influência do bloco capitalista (através da formação do Estado de Israel em 1949) e do bloco socialista (com a invasão soviética ao Afeganistão em 1979) durante o período da Guerra Fria. Os dois lados(capitalistas e socialistas) exerceram papeis de aliados e inimigos em determinadas frentes, assim como desestabilizaram um projeto Pan-Arábico levantado por Gamal Abdul Nasser, presidente do Egito. Muitos dos grupos radicais foram fomentados com o intuito de minimizar a presença do inimigo. Os soviéticos treinaram e armaram os egípcios, em especial durante os confrontos com os Judeus. Dentro das alas mais radicais encontramos a Irmandade Muçulmana. Os americanos, por sua vez, treinaram (CIA) e armaram os afegãos fixados no Paquistão. Estes guerreiros foram treinados não só militarmente, mais também espiritualmente nas Madrassas. Estes guerreiros afegãos (e posteriormente todo islâmico interessado na causa) foram batizados de Mujahidins (guerreiros de um jihad). Posteriormente integrantes da Irmandade e dos Mujahidins formaram o famoso grupos radical: AL QAEDA (A Base). OBS: O RADICALISMO ABSORVE UMA PARCELA MUITO PEQUENA DA POPULÇÃO ISLÂMICA. CARACTERIZAR UM MUÇULMANO ULMANO COMO RADICAL É UMA GRANDE IGNORÂNCIA.

19 CARACTERÍSTICAS DA IRMANDADE MUÇULMANA ULMANA Fundada no Egito no primeiro quarto do século XX por Hasan Al-Banna. Este era um professor respeitado da universidade do Cairo que acreditava que a concepção de nação-estado era antiislâmica. Para Al-Banna todos os muçulmanos deveriam formar uma única nação sob o comando de um novo califa. Para Al-Banna a miséria e demais males que afligiam (e ainda afligem) o povo islâmico eram conseqüências dos desvios que o Islã sofreu ao longo dos anos. Al-Banna escreveu um tratado Chamado Jihad onde semeia as bases modernas do radicalismo islâmico. Observe a passagem abaixo onde este define os cinco objetivos da irmandade: Deus é o nosso objetivo, o Mensageiro é o nosso exemplo, o Alcorão é a nossa constituição, o jihad é o nosso método m e o martírio rio é o nosso desejo.

20 CARACTERÍSTICAS DA IRMANDADE MUÇULMANA ULMANA O Slogan da Irmandade também é assustador: Preparem-se para o jihad e sejam amantes da morte. A Irmandade Muçulmana entre na clandestinidade em 1948 e Al-Banna é assassinado no ano seguinte, aos 43 anos. Este ato promoveu o crescimento das manifestações pelos simpatizantes da Irmandade. Em 1950 volta a Irmandade volta a legalidade apoiada por Gamal Abdul Nasser. A pressão da Irmandade sobre o governo de Nasser para fixar a Sharia (lei Islâmica) promove a expulsão dos membros do Egito. É a partir deste momento que a irmandade se espalha, fixando suas bases, principalmente na Arábia Saudita. O sucessor de Al-Banna também é conhecido como o filósofo da irmandade e dos diversos grupos radicais islâmicos existentes: o egípcio Sayyd Qutb.

21 STICAS DOS Mujahidins CARACTERÍSTICAS DOS Nasceram a partir da invasão do Afeganistão pelos soviéticos em Grande parte dos afegãos não aceitavam ser dominados, em especial por uma nação que não acreditava em Deus e em nenhuma religião. Grande parte dos refugiados afegãos se fixaram no Paquistão e receberam apoio destes país, do EUA e dos radicais islâmicos fixados na Arábia Saudita (Irmandade Muçulmana). Estes caracterizavam, desde o início, como uma Jihad (Guerra Santa em nome de Alah) os eventos relativos a retomada do Afeganistão. Este fato foi amplificado a partir do momento em que uma FATWA foi emitida por um xeique (Abdullah Azzam). Para atrair apoio financeiro e de voluntários islâmicos, relatos milagrosos foram construídos em torno do combate com o demoníaco inimigo soviético, com este feito por Osama Bin Laden: Os mísseis m que caíam am fora do acampamento faziam um barulho enorme, encobrindo o som dos canhões dos Mujahidins,, como se estes não existissem. Lembrando que quando você ouve apenas esses sons, tem a impressão de que não pode haver algo mais alto! Quanto aos mísseis m que caíram dentro do acampamento, graças as a Deus (Alah( Alah) não explodiram. Aterrissaram como blocos de ferro. Senti-me mais perto de Deus do que nunca. (in: WRIGHT, Lawrence. O Vulto das Torres. P.119)

22 Os Mujahidins surgiram no território paquistanês a partir dos investimentos da CIA e dos simpatizantes Sauditas, dentre estes temos Bin Laden. O elemento principal era expulsar os soviéticos do Afeganistão. O sonho dos EUA era que a guerra no Afeganistão fosse o Vietnã soviético. Esta foi considerada uma Jihad, visto que os soviéticos pregavam o ateísmo. Estes radicais foram formados dentro das escolas religiosas, também conhecidas como madrassas. Deste conflito e da Irmandade Muçulmana surgiram diversos grupos radicais islâmicos como a Frente Islâmica, Al Qaeda, Talibã, Jihad Islâmico (Palestina) e o Hamas (Palestina).

23 Exemplo de uma Madrassa Parte do Filme Syriana

24 O CONFLITO ÁRABE RABE-ISRAELENSE Este conflito possui suas bases relacionadas com a expulsão dos judeus da região em 79 d.c.,, quando se espalharam pela Ásia e Europa. No final do século s XIX notamos que os judeus passam a sofrer uma forte perseguição na Rússia. Esta perseguição, conhecida como PROGROMS, possibilitou o surgimento do MOVIMENTO SIONISTA. O lema do movimento é assustador e xenófobo: UMA TERRA SEM POVO PARA UM POVO SEM TERRA O Movimento Sionista por sua vez articulou a elite judaica espalhada pela Europa, Ásia e EUA para pressionar internacionalmente a consolidação de um Estado Judeu. Enquanto não se conquistava internacionalmente o Estado judeu, o Movimento Sionista passou a comprar terras na Palestina e a fixar judeus na região no início do século s XX. Estas fazendas foram batizadas de Kibutzis e possuem as seguintes características: Agricultura irrigada e de alta tecnologia. Atividade industrial e pesquisa tecnológica. Treinamento militar (soldado cidadão). Pesquisa e desenvolvimento bélico. b

25 O CONFLITO ÁRABE RABE-ISRAELENSE Com a perseguição aos judeus durante a 2ª 2 guerra mundial a pressão para a consolidação de um Estado judeu tornou- se maior. É importante lembrar que, desde o fim da 1ª 1 guerra que a região da Palestina era um protetorado da Inglaterra. A pressão por parte dos Judeus era tão intenso que a Inglaterra passou a responsabilidade para a recém inaugurada Organização das Nações Unidas (ONU). A ONU promoveu um plano de partilha em 1947/48 que desagradou os árabes. Os judeus representavam, aproximadamente, 35% população da Palestina. O território rio destinado aos judeus era maior e contínuo. nuo. O território rio destinado aos árabes era menor e fracionado. O controle da água estava nas mãos dos judeus a partir da partilha proposta pela ONU (rio Jordão).

26 O CONFLITO ÁRABE RABE-ISRAELENSE

27 Conseqüências ncias do Plano de Partilha: a Guerra de Independência ncia (1949) O descontentamento árabe provocou o confronto. Contudo estes não imaginavam que os judeus estavam preparados para uma guerra. Os judeus promoveram uma expansão para além dos territórios definidos pela ONU. Esta expansão promoveu intensos fluxos de refugiados e formação de campos para estes em outros países, em especial o Líbano, Jordânia (Cisjordânia) e o Egito (Faixa de Gaza). Para os palestinos notamos o início da catástrofe de uma nação, onde sua história será muito parecida com a de seus algozes (Judeus).

28 Territórios rios após s a Guerra de Independência ncia

29 A Guerra do Canal de Suez (1956) Esta guerra tem início com a nacionalização do Canal de Suez pelo Presidente egípcio Gamal Abdel Nasser. Com isso este tenta impedir o fluxo de petróleo para Israel através do canal, forçando os navios judeus a contornarem a África e entrarem no mar Mediterrâneo pelo estreito de Gibraltar. Até aquele momento o canal era administrado por um consórcio entre Franco-Britânico. Esta nacionalização do canal afetava os interesses destes dois países que articularam uma ação conjunta com Israel na região. A ação militar teve apoio das força aeronavais Franco-Britânicas na zona do Canal de Suez. Os judeus invadiram a península do Sinai. Nas duas frente os egípcios perderam, contudo o apoio da URSS promoveu o recuo e controle do canal pelos egípcios. É importante notarmos o prestígio que Nasser ganhou no mundo árabe/muçulmano com esta ação, afrontando as potências européias. Outro ponto marcante é a associação de Israel com as potências imperialistas (França, Inglaterra e EUA) na região.

30 O Ataque é a Melhor defesa: A guerra dos Seis Dias (1967) Um ataque árabe, comandado pelo Egito, era iminente sobre o território judeu após os eventos do Canal de Suez. A entrada no poder de governos progressistas na Síria e no Iraque ampliavam a pressão sobre o Egito para que este tomasse uma posição contra Israel. Utilizando o elemento surpresa Israel ataca o Egito, Jordânia e Síria, simultaneamente. Em seis dias as forças e sistemas operacionais destes países foi destruída pela ação precisa e rápida de Israel. O ponto mais vergonhoso, para estes países, foi a (grande) perda de territórios estratégicos para os judeus, dentre eles: As Colinas de Golan (Síria) A faixa de Gaza (Egito) A Península nsula do Sinai (Egito) A Cisjordânia + Jerusalém(Jordânia) O Canal de Suez (Egito)

31 A guerra dos Seis Dias Neste momento notamos que o prestígio de Nasser com as demais nações islâmicas se dilui, assim como sua relação com a URSS. Com esta expansão territorial Israel passa a controlar os campos de refugiados palestinos, onde movimentos como a OLP começam a florescer nestas áreas.

32 Outro fator que potencializou a invasão de Israel a determinados territórios está relacionado aos atentados praticados por radicais palestinos. Dentre os grupos radicais notamos o Hamas, Hesbollah e a OLP (Organização de Libertação da Palestina). O controle destes territórios foi acompanhado de postos de fiscalização (Check Points) que impedem o fluxo dos palestinos que não possuem liberação militar israelense.

33 Guerra do Yom Kippur (o dia do Perdão- Outubro de 1973) Com a perda de territórios para Israel na guerra dos Seis Dias e morte de Nasser em 1970, notamos que o Egito se enfraquece. Contudo, Israel passa por um isolamento diplomático, visto que este se recusava a devolver os territórios conquistados na guerra dos Seis Dias. O presidente Egípcio Anuar Sadat abandona o discurso pan-arabista e o apoio soviético e passa a atuar mais próximo dos EUA na retomada dos territórios perdidos. Este se associa a Síria, que perdeu territórios importantes na região, e articulam um ataque surpresa no dia sagrado judeu. Em um primeiro momento é visível a retomada de territórios pelos dois, em especial as colinas de Golan (Síria) e os egípcios reconquistaram boa parte do canal de Suez. A derrota judaica é bastante clara, porém os EUA criam uma verdadeira ponte aérea para levar grandes quantidades de armamentos para Israel. A partir deste apoio os judeus conseguiram retirar os sírios das colinas de Golan e conter o avanço egípcio sobre o Sinai. A resposta árabe foi dada com a reestruturação da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), reduziram a produção mundial, ampliaram os preços e passaram a boicotar a venda para países simpatizantes de Israel. Foi o 1º choque do petróleo.

34 Guerra do Yom Kippur (o dia do Perdão- Outubro de 1973) Os choques do petróleo (1973 e 1979) geraram uma profunda crise no capitalismo, desembocando no surgimento de novos modos de produção como o pósfordismo e o toyotismo e na década perdida (1980). A negociação entre egípcios e judeus possibilitou a devolução do canal de Suez e da Península do Sinai por Israel em troca do reconhecimento egípcio deste Estado. O Egito foi o primeiro estado árabe a reconhecer o Estado de Israel. Sadat foi considerado um traidor da causa islâmica e foi assassinado em uma parada militar por membros da Irmandade Muçulmana.

35 O Assassinato de Sadat (pela Irmandade Muçulmana) ulmana)

36 Os Acordos de Paz e de consolidação o de um Estado Palestino A pressão internacional para que Israel devolva parte dos territórios ocupados promoveu uma série de acordos, dentre eles o Acordo de Oslo. A devolução dos territórios ocupados por Israel, em especial a Faixa de Gaza e parte da Cisjordânia, à autoridade palestina tiveram como problemas as ações terroristas dos grupos radicais, em especial o Hamas. Em retaliação as ações do Hamas, o exército israelense bombardeou, invadiu e redominou as áreas sobre controle Palestino, provocando as Intifadas. Em 2006 o governo Israelense devolveu a Faixa de Gaza aos palestinos e retirou as colônias de judeus da região.

37 Esta imagem é de uma sinagoga sendo desmontada na Faixa de Gaza em Esta determinação do governo judeu gerou uma profunda revolta dos judeus ortodoxos (extremistas religiosos). Muitos dizem que Ariel Sharon não teve um AVC mas uma tentativa de assassinato pelos ortodoxos.

38 DIFICULDADES PARA A PAZ NA PALESTINA A sacralidade da região para os dois povos: Judeus e Muçulmanos. ulmanos. A constante negação de Israel em devolver os territórios rios ocupados a partir de 1967 (guerras dos Seis Dias). A ação a agressiva dos grupos radicais como o Hamas, Irmandade Muçulmana, ulmana, Hesbollah (na fronteira com o Líbano e a Síria) S e o Jihad Islâmico. A retaliação aos atentados por parte das força a armadas israelenses em campos de refugiados e territórios rios palestinos. Controle da circulação de palestinos na Cisjordânia pelo exercito judeu. A posição radical dos ortodoxos judeus em manter a ocupação em territórios rios árabes (colônias judaicas). Pouco empenho internacional em resolver a questão, em especial da ONU.

39 Quando os radicais Islâmicos voltaram-se contra os EUA e o mundo Ocidental? O primeiro fator está relacionado ao Acordo de Sykes-Picot (1916) que fragmentou as terras árabes em colônias britânicas e francesas. A declaração Balfour (1917) que defendeu a criação de um Estado judeu na Palestina. O colapso do Império Turco-Otomano (formação da república laica) e o fim do califado islâmico na Turquia após a 1ª G.M. O apoio dos EUA e Europa ao Estado de Israel, assim como o apoio a Estados árabes corruptos e submissos (dentre eles a Arábia Saudita). A presença prolongada das tropas dos EUA na Arábia Saudita após a Guerra do Golfo (Terra Sagrada dos muçulmanos). A intenção dos EUA em destruir o Iraque e promover um amplo processo de exploração dos recursos petrolíferos no Oriente Médio, tendo como contraponto a morte de mais de 1 milhão de iraquianos (entre 1991 e 2000).

40 Arábia Saudita EUA Iraque: Como suas relações es se entrelaçam am? A intenção da Arábia Saudita (Casa de Saud) em absorver os membros da Irmandade Muçulmana era mostrar uma outra possibilidade ao mundo islâmico, diferentes do Pan-arabismo ou de um nacional-desenvolvimentismo pregados pelo Egito. Ao abrigar os membros da Irmandade Muçulmana em suas escolas e espaços religiosos o governo saudita possibilitou na politização do Wahabismo. Em função da radicalização de parte dos Wahabitas a casa de Saud apóia a ação dos EUA no Iraque e possibilita a fixação de suas bases no território saudita. Grande parte dos Wahabitas e membros da Irmandade se direcionam para o Afeganistão, onde o regime Talibã fixa um governo baseado na Sharia (lei Islâmica). Muitos grupos passam a se articular em prol de uma Jihad global., dentre estes a Al Qaeda.

41 Ataques ao Iraque: os EUA atuando como Xerife ou Corsário rio? A invasão do Kuwait pelo Iraque em 1990 possibilitou a ação de invasão por parte dos EUA com a finalidade de restituir o poder legítimo do país (Kuwait). Contudo, o que estava em jogo era o petróleo vendido mais barato pelo Kuwait aos EUA, além das empresas dos EUA e Arábia Saudita fixadas no país. A ação promoveu sanções impostas ao Iraque que contribuíram para a redução da expectativa de vida e um aumento considerável da mortalidade infantil. Entre 1978 e 1989 o governo de Saddam Hussein (sunita) recebia armas americanas para lutar contra o Irã e sua tentativa de expansão fundamentalista (Xiita).

42 11 de Setembro de 2001: A desculpa que Faltava

43 11 de Setembro de 2001: A desculpa que Faltava As relações que passaram a se estabelecer no final do século XX (1999/2000) entre Iraque e alguns países (China, França e Rússia) estavam assustando os EUA. A principal estava baseada em contratos petrolíferos que somados atingiam um total aproximado de 40 bilhões de barris. Estes contratos possibilitaram comodities do petróleo para estes países e uma queda acionária das empresas americanas do ramo. Esta tensão possibilitou que as empresas petrolíferas associadas aos sauditas financiassem a campanha de um presidente que representasse seus interesses: George W. Bush. Após os atentados a grande preocupação da administração Bush era culpar ou envolver Saddam Hussein nos atentados. A massificação dos fatos somados a política terrorista implementada pela administração sobre a população deu sustentação a invasão do Iraque. As informações forjadas pelos EUA sobre a existência de armas químicas, biológicas e nucleares no Iraque, confrontou a negativa da ONU (Hans Blix) e de países como França e Rússia. Após a invasão os acordos foram quebrados e a exploração do petróleo está a cargo de empresas dos EUA, como a Halliburton e a Texaco.

44 As sanções econômicas impostas pelos EUA e Reino Unido após a Guerra do Golfo, levaram o Iraque a negociar concessões de suas reservas de petróleo com países europeus e asiáticos. Alguns especialistas acreditam que isso explica o veto da França, China e Federação Russa no Conselho de Segurança da ONU contra a invasão do Iraque capitaneada pelos americanos. Verdade ou mentira, o fato é que esses contratos garantiriam ao país uma produção diária de 10 milhões de barris, quatro vezes mais que a marca atual. Nesse ritmo, em dez anos, Saddam seria o maior produtor de petróleo do mundo. No mapa ao lado, você confere apenas onde ficam essas reservas.

45 IRÃ: Onde a Guerra é Iminente Os interesses e preocupações com o Irã, por parte dos EUA, vem desde o pós-2ª Guerra, quando o presidente Mossadeg foi deposto com apoio dos americanos que empossaram Reza Parlev. A revolução islâmica em 1979 depôs Parlev e empossou o Aiatolá (lider islâmico xiita) Khomeini que fundou a primeira nação fundamentalista. O medo dos EUA de uma expansão fundamentalista na região (em direção ao Iraque) possibilitou o financiamento de um ditador sunita no Iraque: Saddam Hussein. A entrada deste no poder deflagrou uma guerra que durou 10 anos (Irã X Iraque), onde o Iraque foi financiado (militarmente) pelos EUA.

46 IRÃ: Onde a Guerra é Iminente O Irã, assim como o Iraque, é uma nação formada majoritariamente por muçulmanos xiitas. Sua característica políticocultural da o poder político aos lideres religiosos (aiatolás), os detentores da verdade. A aniquilação de Saddam Hussein durante a primeira Guerra no Golfo (1991) não foi concretizada pelo medo de expansão do regime xiita do Irã para o Iraque. Atualmente o Irã é um problema para os EUA, pois evidencia um governo xiita que se opôs a presença de um governo financiado EUA, promovendo uma revolução fundamentalista: Um grande exemplo aos xiitas (maioria) do Iraque.

47 IRÃ: Onde a Guerra é Iminente Percebendo a aproximação atual dos EUA na região notamos uma aproximação entre o Irã e outras duas potências não alinhadas a Washington: Rússia e China. Atualmente notamos que o Irã vem desenvolvendo um projeto militar nuclear em parceria com a Rússia e China. O desenvolvimento de mísseis de médio alcance está ampliando a tensão na região.

48 IRÃ: Onde a Guerra é Iminente A China e o Irã são fortes parceiros comerciais. Desde 1996 o Irã está entre os Três maiores fornecedores de petróleo à China. Atualmente a relação entre a China e o Irã se estende além da venda de petróleo. A China é a principal fornecedora de armas ao Irã, como o moderno avião caça J10.

49 CURDOS: UM POVO SEM PÁTRIA Encontram-se dispersos entre a Turquia, Iraque, Irã e Armênia. Lutam pela autonomia de seu território desde o fim do império Otomano. Os turcos possuem uma atuação extremamente violenta contra os curdos, promovendo intensos êxodos. As ações dos ativistas curdos contra a Turquia qualificaram os grupos pela independência como terroristas.

50 CURDOS: UM POVO SEM PÁTRIA Em relação ao Iraque e Irã as questões territoriais com os curdos esbarram na existência de petróleo na região. As ações por parte do Iraque, durante o governo de Saddam Hussein, se retratam nos testes de armas químicas e biológicas contra os curdos. Os curdos foram as principais vítimas da Guerra entre Irã e Iraque ( ).

Conflitos no Oriente Médio. Prof a Maria Fernanda Scelza

Conflitos no Oriente Médio. Prof a Maria Fernanda Scelza Conflitos no Oriente Médio Prof a Maria Fernanda Scelza Revolução Iraniana 1953: o Xá (rei) Mohamed Reza Pahlevi passou a governar autoritariamente o Irã; Seu objetivo era ocidentalizar o país, tornando-o

Leia mais

ATIVIDADES ONLINE 9º ANO

ATIVIDADES ONLINE 9º ANO ATIVIDADES ONLINE 9º ANO 1) (UFV) Das alternativas, aquela que corresponde à causa do acordo entre Israel e a Organização para Libertação da Palestina (OLP) é: a) o fortalecimento do grupo liderado por

Leia mais

Radicalismo Islâmico. Radicalismo Islamico

Radicalismo Islâmico. Radicalismo Islamico Radicalismo Islâmico Radicalismo Islamico Assim, no mundo árabe, Deus continua socializado de uma maneira que não vemos na Europa desde, talvez, antes do iluminismo. Deus está onipresente na comunidade

Leia mais

CONFLITO ENTRE ISRAEL E PALESTINA CLAUDIO F GALDINO GEOGRAFIA

CONFLITO ENTRE ISRAEL E PALESTINA CLAUDIO F GALDINO GEOGRAFIA CONFLITO ENTRE ISRAEL E PALESTINA CLAUDIO F GALDINO GEOGRAFIA Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão AQUELA QUE TRAZ EMOÇÃO. PARA VOCÊ E SEU IRMÃO!!! Canaã Terra Prometida Abraão recebeu de Deus

Leia mais

Unidade III. Aula 16.1 Conteúdo Aspectos políticos. A criação dos Estados nas regiões; os conflitos árabe-israelenses. Cidadania e Movimento

Unidade III. Aula 16.1 Conteúdo Aspectos políticos. A criação dos Estados nas regiões; os conflitos árabe-israelenses. Cidadania e Movimento CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade III Cidadania e Movimento Aula 16.1 Conteúdo Aspectos políticos. A criação dos Estados nas regiões; os conflitos árabe-israelenses. 2

Leia mais

A formação do Estado de Israel

A formação do Estado de Israel A formação do Estado de Israel 1946: 500 mil judeus na Palestina querem a independência de Israel do domínio britânico Aumento da tensão entre israelenses e ingleses: centenas de ataques de judeus a britânicos

Leia mais

Descolonização e Lutas de Independência no Século XX

Descolonização e Lutas de Independência no Século XX Descolonização e Lutas de Independência no Século XX A Independência da Índia (1947) - Antecedentes: Partido do Congresso (hindu) Liga Muçulmana Longa luta contra a Metrópole inglesa - Desobediência pacífica

Leia mais

Exercícios sobre Israel e Palestina

Exercícios sobre Israel e Palestina Exercícios sobre Israel e Palestina Material de apoio do Extensivo 1. Observe o mapa a seguir, que representa uma área do Oriente Médio, onde ocorrem grandes tensões geopolíticas. MAGNOLI, Demétrio; ARAÚJO,

Leia mais

Unidade III Cidadania e Movimento Aula 16.2 Conteúdo: Israel: uma política desenvolvida na região. A difícil criação de um Estado Palestino.

Unidade III Cidadania e Movimento Aula 16.2 Conteúdo: Israel: uma política desenvolvida na região. A difícil criação de um Estado Palestino. Unidade III Cidadania e Movimento Aula 16.2 Conteúdo: Israel: uma política desenvolvida na região. A difícil criação de um Estado Palestino. 2 Habilidades: Analisar os motivos que levaram ao conflito entre

Leia mais

Colégio Jardim São Paulo 2012 9 os Anos. ORIENTE MÉDIO 2. prof. Marcelo Duílio profa. Mônica Moraes

Colégio Jardim São Paulo 2012 9 os Anos. ORIENTE MÉDIO 2. prof. Marcelo Duílio profa. Mônica Moraes Colégio Jardim São Paulo 2012 9 os Anos. ORIENTE MÉDIO 2 prof. Marcelo Duílio profa. Mônica Moraes 1 ORIENTE MÉDIO Quadro político e socioeconômico Essa região divide se politicamente em uma porção continental:

Leia mais

Israel e o mundo Árabe

Israel e o mundo Árabe Israel e o mundo Árabe Leonardo Herms Maia¹ Regina Cohen Barros² Para uma compreensão espacial e econômica deste assunto, irei abordar temas principais que nos mostram como Israel se tornou uma grande

Leia mais

ISRAEL E A QUESTÃO PALESTINA

ISRAEL E A QUESTÃO PALESTINA ISRAEL E A QUESTÃO PALESTINA Origem do Judaísmo Os relatos bíblicos são a principal fonte de informações para entender as origens dos judeus. Segundo a Bíblia, Abraão recebeu de Deus a missão de levar

Leia mais

Capítulo 12 Oriente Médio: zona de tensões

Capítulo 12 Oriente Médio: zona de tensões Capítulo 12 Oriente Médio: zona de tensões Aspectos Físicos Área: 6,8 milhões de km² porção continental e peninsular. Relevo: - Domínio de terras altas: planaltos. - Planície da Mesopotâmia Predomínio

Leia mais

ORIENTE MÉDIO CAPÍTULO 10 GRUPO 07

ORIENTE MÉDIO CAPÍTULO 10 GRUPO 07 ORIENTE MÉDIO CAPÍTULO 10 GRUPO 07 LOCALIZAÇÃO Compreende a região que se estende do Mar Vermelho e Canal de Suez, no Egito, até o Afeganistão, a leste. Também fazem parte do Oriente Médio a Ilha de Chipre,

Leia mais

Exercícios de Oriente Médio

Exercícios de Oriente Médio Exercícios de Oriente Médio 1. (Cesgranrio) Quanto aos conflitos entre árabes e israelenses, podemos dizer que: I - se aceleram com a partilha da Palestina realizada pela ONU em 1947, que deu origem ao

Leia mais

Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO E HABILIDADES

Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO E HABILIDADES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO

Leia mais

Geografia. Questão 1. Questão 2. Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor:

Geografia. Questão 1. Questão 2. Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor: Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor: Geografia Questão 1 Em 1967, por ocasião da Guerra dos Seis Dias, Israel ocupou de seus vizinhos árabes uma série de territórios, entre eles a Península do

Leia mais

Apostila 03 - Atividade 35 pp. 69-74 Aspectos Naturais: relevo, hidrografia, clima e vegetação

Apostila 03 - Atividade 35 pp. 69-74 Aspectos Naturais: relevo, hidrografia, clima e vegetação Apostila 03 - Atividade 35 pp. 69-74 Aspectos Naturais: relevo, hidrografia, clima e vegetação 01. F, V, V, F, V. 02. Oceano Glacial Ártico; Círculo Polar Ártico; Montes Urais; Trópico de Câncer; Oceano

Leia mais

O povo da Bíblia HEBREUS

O povo da Bíblia HEBREUS O povo da Bíblia HEBREUS A FORMAÇÃO HEBRAICA Os hebreus eram pastores nômades que se organizavam em tribos lideradas por chefes de família denominado patriarca. Principais patriarcas: Abraão, Jacó e Isaac.

Leia mais

A Guerra dos Seis Dias

A Guerra dos Seis Dias A Guerra dos Seis Dias Desde o fim da Segunda Guerra Mundial e da criação do Estado de Israel em 1948 que o Oriente Médio vive em uma constante tensão bélica por conta das inúmeras discordâncias entre

Leia mais

Prof ª Viviane Jordão

Prof ª Viviane Jordão Prof ª Viviane Jordão LOCALIZAÇÃO Localização geográfica estratégica, na Ásia Ocidental (ponto de encontro entre a Ásia, Europa e África). ORIENTE MÉDIO 1. Turquia 2. Síria 3. Chipre 4. Líbano 5. Israel

Leia mais

1896 Surgimento do movimento sionista Em 1896, o jornalista judeu Theodor Herzl, autor do livro "O Estado Judeu", criou o movimento sionista.

1896 Surgimento do movimento sionista Em 1896, o jornalista judeu Theodor Herzl, autor do livro O Estado Judeu, criou o movimento sionista. 1896 Surgimento do movimento sionista Em 1896, o jornalista judeu Theodor Herzl, autor do livro "O Estado Judeu", criou o movimento sionista. O objetivo era estabelecer um lar nacional para os judeus na

Leia mais

Professora Erlani. Capítulo 3 Apostila 4

Professora Erlani. Capítulo 3 Apostila 4 Capítulo 3 Apostila 4 Aspectos cruciais para a compreensão do Oriente Médio e de suas relações internacionais petróleo e terrorismo. Petróleo indispensável como fonte de energia. Terrorismo desencadeia

Leia mais

Século XXI. Sobre a cultura islâmica após os atentados de 11 de setembro. Palavras amáveis não custam nada e conseguem muito.

Século XXI. Sobre a cultura islâmica após os atentados de 11 de setembro. Palavras amáveis não custam nada e conseguem muito. Século XXI Oficialmente, o século XXI, inicia-se cronologicamente no final do ano 2000. Historicamente podemos destacar que os eventos que aconteceram um ano após a entrada do novo milênio marcam a chegada

Leia mais

Oriente Médio Oceania

Oriente Médio Oceania 1 Fonte: Para viver juntos: Geografia, 9º ano: ensino fundamental. São Paulo: Edições SM, 2008, p. 206. O mapa acima nos mostra uma região que tem sido motivo de disputas e conflitos entre os europeus

Leia mais

O Mundo Islâmico ARÁBIA PRÉ-ISLÂMICA:

O Mundo Islâmico ARÁBIA PRÉ-ISLÂMICA: O MUNDO ISLÂMICO A Civilização Árabe foi uma das mais brilhantes do período medieval e se estendeu da Índia até a Península Ibérica, passando pela Mesopotâmia, Palestina (Terra Santa), Egito, Norte da

Leia mais

A PAZ ENTRE PALESTINOS E ISRAELENSES CONTINUA DISTANTE

A PAZ ENTRE PALESTINOS E ISRAELENSES CONTINUA DISTANTE Aumentar a fonte Diminuir a fonte MUNDO ÁRABE A PAZ ENTRE PALESTINOS E ISRAELENSES CONTINUA DISTANTE Apesar da vitória diplomática palestina na ONU, a existência de um Estado fica difícil com os novos

Leia mais

A Antiguidade Oriental Hebreus

A Antiguidade Oriental Hebreus A Antiguidade Oriental Hebreus (Monoteísmo e judaísmo) Mar Mediterrâneo Delta do Nilo Egito NASA Photo EBibleTeacher.com Península nsula do Sinai Mt. Sinai Mar Vermelho Canaã Tradicional Rota do Êxodo

Leia mais

Conflito entre Israel e Palestina CONFLITO ATUAL

Conflito entre Israel e Palestina CONFLITO ATUAL Conflito entre Israel e Palestina CONFLITO ATUAL Os conflitos entre Israel e a Faixa de Gaza se intensificaram em junho e julho de 2014. Os dois territórios apresentam instabilidade política há anos, ou

Leia mais

Easinfluências do Oriente.

Easinfluências do Oriente. IMPÉRIO BIZANTINO (séc IV a XV) Easinfluências do Oriente. PROFESSOR NICHOLAS GABRIEL MINOTTI LOPES FERREIRA INTRODUÇÃO O império romano caiu, dividiu-se em dois: Ocidental e Oriental. Oi Sua sede Bizâncio

Leia mais

Para saber mais! Nações sem Território IDH. 8ºANO Expedição 1 Professora Bruna Andrade

Para saber mais! Nações sem Território IDH. 8ºANO Expedição 1 Professora Bruna Andrade Para saber mais! Nações sem Território IDH 8ºANO Expedição 1 Professora Bruna Andrade 1. Nações sem Território ma NAÇÃO é formada por um grupo de indivíduos que apresenta características históricas, culturais,

Leia mais

E.E. Dr. João Thienne Geografia

E.E. Dr. João Thienne Geografia E.E. Dr. João Thienne Geografia INTRODUÇÃO O presente trabalho é sobre conflitos no Cáucaso, mais concretamente o caso da Chechênia. São objetivos deste trabalho adquirir conhecimentos sobre o assunto,

Leia mais

Conflitos Geopolíticos II. Oriente Médio, África, Índia, Curdistão e Timor Leste

Conflitos Geopolíticos II. Oriente Médio, África, Índia, Curdistão e Timor Leste Conflitos Geopolíticos II Oriente Médio, África, Índia, Curdistão e Timor Leste Oriente Médio Histórico Israel X Palestina 1947 Partilha da Palestina/Israel pela ONU 1948-49 implantação do Estado de Israel

Leia mais

MESOPOTÂMIA ORIENTE MÉDIO FENÍCIA ISRAEL EGITO PÉRSIA. ORIENTE MÉDIO origem das primeiras civilizações

MESOPOTÂMIA ORIENTE MÉDIO FENÍCIA ISRAEL EGITO PÉRSIA. ORIENTE MÉDIO origem das primeiras civilizações MESOPOTÂMIA FENÍCIA ISRAEL EGITO ORIENTE MÉDIO PÉRSIA ORIENTE MÉDIO origem das primeiras civilizações CIVILIZAÇÕES DA ANTIGUIDADE ORIENTAL Mesopotâmia - Iraque Egito Hebreus Israel Fenícios Líbano Pérsia

Leia mais

Unidade III. Aula 17.1 Conteúdo Países árabes; Turquia. Cidadania e Movimento FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES

Unidade III. Aula 17.1 Conteúdo Países árabes; Turquia. Cidadania e Movimento FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade III Cidadania e Movimento Aula 17.1 Conteúdo Países árabes; Turquia. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Habilidade:

Leia mais

RESOLUÇÕES E COMENTÁRIOS DAS

RESOLUÇÕES E COMENTÁRIOS DAS 1 RESOLUÇÕES E COMENTÁRIOS DAS QUESTÕES ( ) I Unidade ( ) II Unidade ( x ) III Unidade FÍSICA E GEOGRAFIA Curso: Ensino Fundamental Ano: 9.º Turma: ABCDEF Data: / / 1 11 009 Física Prof. s Fernandes e

Leia mais

Região de conflitos 1) Irã x Iraque: 2) Guerra do Golfo ou Iraque x Kuwait 3) Guerra no Afeganistão: 4) Guerra no Iraque ou Iraque x EUA:

Região de conflitos 1) Irã x Iraque: 2) Guerra do Golfo ou Iraque x Kuwait 3) Guerra no Afeganistão: 4) Guerra no Iraque ou Iraque x EUA: AVALIAÇÃO MENSAL DE GEOGRAFIA 1º Bim./2012 GABARITO Professor(a): Marcelo Duílio / Mônica Moraes Curso: Fund. II 9º ano Data: 08 / 03 / 2012 Tarde versão 2 Nome: BOA PROVA!!! Nº.: Instruções gerais Para

Leia mais

ORIENTE MÉDIO. Col. Santa Clara Prof. Marcos

ORIENTE MÉDIO. Col. Santa Clara Prof. Marcos ORIENTE MÉDIO Col. Santa Clara Prof. Marcos DÉFICIT HÍDRICO NO ORIENTE MÉDIO ONU: escassez de água = menos de 1.000 m³ por ano, por pessoa. Oriente Médio = 700 m³/pessoa ao ano CRESCENTE FÉRTIL - Rios

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 59 OS CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO (1973 A 1991)

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 59 OS CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO (1973 A 1991) HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 59 OS CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO (1973 A 1991) Como pode cair no enem (ENEM) Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou um plano de partilha da Palestina

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Série: 1ª Professor : Carlos Alexandre Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

O mundo árabe-muçulmano após a Primavera. Prof. Alan Carlos Ghedini

O mundo árabe-muçulmano após a Primavera. Prof. Alan Carlos Ghedini O mundo árabe-muçulmano após a Primavera Prof. Alan Carlos Ghedini Entre as causas da Primavera Árabe podemos citar: Altos índices de desemprego na região Crise econômica Pouca ou nenhuma representação

Leia mais

História Geral. 3ª Edição - 2007

História Geral. 3ª Edição - 2007 História Geral 3ª Edição - 2007 Arábia Pré Islâmica Os Muçulmanos (Religião Islâmica) Caaba Página de um Alcorão do século XIX. O texto sagrado do islamismo, composto de 114 suratas ou capítulos contém

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PARECER DOS RECURSOS

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PARECER DOS RECURSOS 11) China, Japão e Índia são três dos principais países asiáticos. Sobre sua História, cultura e relações com o Ocidente, analise as afirmações a seguir. l A China passou por um forte processo de modernização

Leia mais

Quatro Dicas Para o ENEM. Prof: Marcio Santos ENEM 2009. As Quatro Áreas de Conhecimento

Quatro Dicas Para o ENEM. Prof: Marcio Santos ENEM 2009. As Quatro Áreas de Conhecimento Quatro Dicas Para o ENEM Prof: Marcio Santos ENEM 2009 Ciências Humanas Dominar Linguagens: saber ler e entender textos, mapas e gráficos. Manter-se Atualizado: ler jornais, revistas, assistir telejornais.

Leia mais

Formação do Estado de Israel

Formação do Estado de Israel Arão e Sara recebem de Deus Canaã para viverem e a promessa que sua família se transformaria em uma nação numerosa. Livro do Bereshit (Gênesis) - Torá1 17/04/2013 1 BANDEIRA DE ISRAEL 17/04/2013 2 Primeira

Leia mais

Oriente Médio (Parte 1) Professor Luiz Fernando

Oriente Médio (Parte 1) Professor Luiz Fernando Oriente Médio (Parte 1) Professor Luiz Fernando Aspectos Físicos É uma região da Ásia Climas Secos (área de alta pressão atmosférica) Reflete na agropecuária Predominância de planaltos Principal região

Leia mais

Descolonização Afroasiática

Descolonização Afroasiática Aula 50 Descolonização Afroasiática 1 Fatores Setor 1602 2 Casos Nacionais 3 China ealvespr@gmail.com Objetivo da aula Analisar o quadro geral da descolonização afroasiática após a Segunda Guerra Mundial.

Leia mais

HISTÓRIA-2009 2ª FASE 2009

HISTÓRIA-2009 2ª FASE 2009 Questão 01 UFBA - -2009 2ª FASE 2009 Na Época Medieval, tanto no Oriente Médio, quanto no norte da África e na Península Ibérica, muçulmanos e judeus conviviam em relativa paz, fazendo comércio e expressando,

Leia mais

CONFLITO EM GAZA: ENTENDA A GUERRA ENTRE ISRAEL E OS PALESTINOS

CONFLITO EM GAZA: ENTENDA A GUERRA ENTRE ISRAEL E OS PALESTINOS CONFLITO EM GAZA: ENTENDA A GUERRA ENTRE ISRAEL E OS PALESTINOS Um assunto que volta e meia ocupa as manchetes de jornais do mundo inteiro há décadas é a questão sobre o conflito entre israelenses e palestinos

Leia mais

ATIVIDADES EXTRAS. Data: Entrega:

ATIVIDADES EXTRAS. Data: Entrega: Geografia ATIVIDADES EXTRAS Tema: Data: Entrega: Valor: Nota: AVALIAÇÕES Conteúdo: Data: Valor: Nota: A Geopolítica no Oriente Médio Atlas National Geographic Visitante contempla a vista de um restaurante

Leia mais

Até então o confronto direto entre os aliados não havia acontecido.

Até então o confronto direto entre os aliados não havia acontecido. Confronto entre os aliados, vencedores da 2ª Guerra: Inglaterra, França, EUA e União Soviética. Acordo pós-guerra definiria a área de influência da URSS, onde estavam suas tropas (leste europeu). Conferência

Leia mais

Oriente Médio. Geografia Monitor: Renata Carvalho e Eduardo Nogueira 21, 24 e 25/10/2014. Material de Apoio para Monitoria

Oriente Médio. Geografia Monitor: Renata Carvalho e Eduardo Nogueira 21, 24 e 25/10/2014. Material de Apoio para Monitoria Oriente Médio 1.(VEST - RIO) A Guerra do Líbano, o conflito Irã/ Iraque, a questão Palestina, a Guerra do Golfo, são alguns dos conflitos que marcam ou marcaram o Oriente Médio. Das alternativas abaixo,

Leia mais

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Este documento faz parte do Repositório Institucional do Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Michael Haradom - www.shalomsalampaz.org - ssp@shalomsalampaz.org tel (11) 3031.0944 - fax (11)

Leia mais

DÉCADA DE 70. Eventos marcantes: Guerra do Vietnã Watergate Crise do Petróleo Revolução Iraniana

DÉCADA DE 70. Eventos marcantes: Guerra do Vietnã Watergate Crise do Petróleo Revolução Iraniana Eventos marcantes: Guerra do Vietnã Watergate Crise do Petróleo Revolução Iraniana GUERRA DO VIETNÃ Após o fim da Guerra da Indochina (1954), Vietnã é dividido na altura do paralelo 17: Norte: república

Leia mais

TEMA I A EUROPA E O MUNDO NO LIMIAR DO SÉC. XX

TEMA I A EUROPA E O MUNDO NO LIMIAR DO SÉC. XX TEMA I A EUROPA E O MUNDO NO LIMIAR DO SÉC. XX A supremacia Europeia sobre o Mundo A Europa assumia-se como 1ª potência Mundial DOMÍNIO POLÍTICO Inglaterra, França, Alemanha, Portugal e outras potências

Leia mais

ISRAEL X ÁRABES / GUERRA DOS 6 DIAS ISRAEL X ÁRABES / GUERRA DO YOM KIPPUR

ISRAEL X ÁRABES / GUERRA DOS 6 DIAS ISRAEL X ÁRABES / GUERRA DO YOM KIPPUR PROPOSTA ORIGINAL DA ONU JERUSALÉM 57 58 ISRAEL X ÁRABES / GUERRA DOS 6 DIAS ISRAEL X ÁRABES / GUERRA DO YOM KIPPUR Golda Meir, foi uma fundadora do Estado de Israel. Emigrou para a Palestina no ano de

Leia mais

A resolução 1559 e o assassinato do ex- Primeiro Ministro Rafic Al Hariri e seus impactos para o equilíbrio regional de poder no Oriente Médio

A resolução 1559 e o assassinato do ex- Primeiro Ministro Rafic Al Hariri e seus impactos para o equilíbrio regional de poder no Oriente Médio A resolução 1559 e o assassinato do ex- Primeiro Ministro Rafic Al Hariri e seus impactos para o equilíbrio regional de poder no Oriente Médio Análise Segurança Prof. Danny Zahreddine 25 de fevereiro de

Leia mais

Reunião de Seção CONFERÊNCIA RELIGIOSA MUNDIAL

Reunião de Seção CONFERÊNCIA RELIGIOSA MUNDIAL Reunião 08 Reunião de Seção CONFERÊNCIA RELIGIOSA MUNDIAL Área de Desenvolvimento enfatizada: ESPIRITUAL Ramo: Sênior Mês recomendado para desenvolver esta reunião: Indiferente. Recomendada para abertura

Leia mais

TEMA 6 O AVANÇO DOS ALIADOS. Os combates decisivos entre as tropas do Eixo e as forças aliadas foram travados em território soviético.

TEMA 6 O AVANÇO DOS ALIADOS. Os combates decisivos entre as tropas do Eixo e as forças aliadas foram travados em território soviético. TEMA 6 O AVANÇO DOS ALIADOS Os combates decisivos entre as tropas do Eixo e as forças aliadas foram travados em território soviético. A operação Barbarossa A operação Barbarossa era a invasão da União

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Série: 1ª Professor : Carlos Alexandre Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

O risco de mudança de estação na África e Oriente Médio

O risco de mudança de estação na África e Oriente Médio O risco de mudança de estação na África e Oriente Médio Roberto Carvalho de Medeiros (*) O mundo inteiro tem assistido um conjunto de fatos no antigo Magreb 1 e no Oriente Médio que, a meu ver, por si

Leia mais

África. Palavras amáveis não custam nada e conseguem muito. Blaise Pascal 30. www1.folha.uol.com.br

África. Palavras amáveis não custam nada e conseguem muito. Blaise Pascal 30. www1.folha.uol.com.br África Acredita-se que a situação atual da África seja resultado da maneira em que foi colonizado pelos Europeus. Por meio de colônia de exploração de recursos mineiras, separação dos territórios tribais

Leia mais

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA Causas da Hegemonia atual dos EUA Hegemonia dos EUA Influência Cultural: músicas, alimentações, vestuários e língua Poderio Econômico: 20% do PIB global Capacidade Militar sem

Leia mais

1. Conceito Guerra improvável, paz impossível - a possibilidade da guerra era constante, mas a capacidade militar de ambas potências poderia provocar

1. Conceito Guerra improvável, paz impossível - a possibilidade da guerra era constante, mas a capacidade militar de ambas potências poderia provocar A GUERRA FRIA 1. Conceito Conflito político, econômico, ideológico, cultural, militar entre os EUA e a URSS sem que tenha havido confronto direto entre as duas superpotências. O conflito militar ocorria

Leia mais

ISRAEL E PALESTINA COMO COMEÇOU O CONFLITO?

ISRAEL E PALESTINA COMO COMEÇOU O CONFLITO? ISRAEL E PALESTINA COMO COMEÇOU O CONFLITO? O movimento sionista, que procurava criar um Estado para os judeus, ganhou força no início do século 20, incentivado pelo antissemitismo sofrido por judeus na

Leia mais

Islamismo. Sobre a cultura árabe.

Islamismo. Sobre a cultura árabe. Islamismo O livro sagrado da religião islâmica é chamado Alcorão que é composto por 114 capítulos que traduzem a mensagem de Deus enviada a Maomé, porém, nem sempre foi assim, antes da revelação maometana,

Leia mais

AGRICULTURA NA RÚSSIA SOCIALISTA E NA CHINA

AGRICULTURA NA RÚSSIA SOCIALISTA E NA CHINA Espaço Agrário Rússia/China 1 AGRICULTURA NA RÚSSIA SOCIALISTA E NA CHINA! Ambos os países passaram por uma revolução socialista, ou seja, com a revolução a Terra passa a ser propriedade do Estado (propriedade

Leia mais

Indicador ANEFAC dos países do G-20 Edição 2013. Por Roberto Vertamatti*

Indicador ANEFAC dos países do G-20 Edição 2013. Por Roberto Vertamatti* Indicador ANEFAC dos países do G-20 Edição 2013 Por Roberto Vertamatti* Brasil recua novamente para a 15ª posição por não melhorar índices de saúde, educação e renda e piorar em relação a pobreza e desigualdade

Leia mais

Geografia: Conflitos Mundiais (Parte 1)

Geografia: Conflitos Mundiais (Parte 1) Geografia: Conflitos Mundiais (Parte 1) Questão Israel x Palestina: A região da Palestina desde a Antiguidade vem sendo palco da ação de potências que se sucedem com o passar do tempo. A terra foi disputada

Leia mais

O MUNDO ISLÂMICO Prof. Nilson Urias

O MUNDO ISLÂMICO Prof. Nilson Urias O MUNDO ISLÂMICO Prof. Nilson Urias É a religião com maior número de seguidores e é a religião que mais cresce no mundo. Noite do Destino : Maomé recebe a revelação do anjo Gabriel. Só há um Deus, que

Leia mais

Disputa pela hegemonia mundial entre Estados Unidos e URSS após a II Guerra Mundial. É uma intensa guerra econômica, diplomática e tecnológica pela conquista de zonas de influência. Ela divide o mundo

Leia mais

ESTADO ISLÂMICO: ORIGENS, SITUAÇÃO ATUAL E DESDOBRAMENTOS NO SI. Alexandre Fuccille (UNESP)

ESTADO ISLÂMICO: ORIGENS, SITUAÇÃO ATUAL E DESDOBRAMENTOS NO SI. Alexandre Fuccille (UNESP) ORIGENS, SITUAÇÃO ATUAL E DESDOBRAMENTOS NO SI Alexandre Fuccille (UNESP) O OVO DA SERPENTE O OVO DA SERPENTE O OVO DA SERPENTE Fim da 1º Guerra Mundial (1918): desagregação do Império Otomano e partilha

Leia mais

Unidade II Poder, Estudo e Instituições Aula 10

Unidade II Poder, Estudo e Instituições Aula 10 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade II Poder, Estudo e Instituições Aula 10 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Conteúdo O Consulado: Economia, Educação

Leia mais

Profª: Sabrine V.Welzel

Profª: Sabrine V.Welzel GEOGRAFIA 3 ano Ensino Médio Oriente Médio 1 (Ufg) O Estado de Israel foi criado pela ONU em 1948. Desde a sua criação, Israel mantém um conflito permanente com os palestinos. Sobre esse conflito, explique

Leia mais

ATUDALIDADES - Conflitos na Atualidade

ATUDALIDADES - Conflitos na Atualidade ATUDALIDADES - Conflitos na Atualidade Origem dos povos ORIENTE MÉDIO: Conflitos árabes-israelenses: 1948 Independência de Israel 1949 Guerras da Independência 1956 Crise de Suez 1964 Criação da OLP` 1967

Leia mais

7. TURQUIA OTOMANOS ISLAMISMO 8. IRÃ PERSAS e AZERIS ISLAMISMO (MAIORIA XIITA) 9. ISRAEL JUDEUS JUDAÍSMO

7. TURQUIA OTOMANOS ISLAMISMO 8. IRÃ PERSAS e AZERIS ISLAMISMO (MAIORIA XIITA) 9. ISRAEL JUDEUS JUDAÍSMO CONFLITO PALESTINO-ISRAELENSE O r i e n t e M é d i o 7 mi Km 2 Elo: 03 Continentes - Mar - Oceano. EGITO 25.000 Km 2 20 Mi Hab. Jordânia + sul do Líbano + Israel + Gaza e Cisjordânia ( Estado Palestino

Leia mais

PROFESSOR: Gabriel Mattos e Marcello Rangel

PROFESSOR: Gabriel Mattos e Marcello Rangel PROFESSOR: Gabriel Mattos e Marcello Rangel BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 3ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO - PARTE 8 ==============================================================================================

Leia mais

GUERRA FRIA 1945 1991

GUERRA FRIA 1945 1991 GUERRA FRIA 1945 1991 Guerra Fria 1945-1991 Conceito: Conflitos políticos, ideológicos e militares (indiretos), que aconteceram no pós guerra entre as duas potências mundiais EUA e URSS entre 1945-1991.

Leia mais

PIBID - História e(m) imagens HISTÓRIA UFPR

PIBID - História e(m) imagens HISTÓRIA UFPR Oficina i de Quadrinhos e Cinema PIBID - História e(m) imagens HISTÓRIA UFPR Uso de Histórias em Quadrinhos (HQs) em Sala de Aula Diferentes gêneros e formatos para se escrever e publicar uma HQ; As temáticas

Leia mais

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE 9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas. 2

Leia mais

Barak Articula Articulação com o estopim Sharon

Barak Articula Articulação com o estopim Sharon Barak Articula Articulação com o estopim Sharon JERUSALÉM- Ehud Barak está prestes a fazer um acordo para formar um governo de unidade nacional com o líder do direitista palestino Likud, Ariel Sharon,

Leia mais

Uma leitura apressada dos Atos dos Apóstolos poderia nos dar a impressão de que todos os seguidores de Jesus o acompanharam da Galileia a Jerusalém,

Uma leitura apressada dos Atos dos Apóstolos poderia nos dar a impressão de que todos os seguidores de Jesus o acompanharam da Galileia a Jerusalém, Uma leitura apressada dos Atos dos Apóstolos poderia nos dar a impressão de que todos os seguidores de Jesus o acompanharam da Galileia a Jerusalém, lá permanecendo até, pelo menos, pouco depois de Pentecostes.

Leia mais

Nesta nova série Os Discursos de Jesus vamos aprofundar as Palavras de Jesus :- seus discursos, suas pregações e sermões. Ele falou aos seus

Nesta nova série Os Discursos de Jesus vamos aprofundar as Palavras de Jesus :- seus discursos, suas pregações e sermões. Ele falou aos seus Nesta nova série Os Discursos de Jesus vamos aprofundar as Palavras de Jesus :- seus discursos, suas pregações e sermões. Ele falou aos seus apóstolos na intimidade, falou a um grupo maior que se aproximava

Leia mais

A crise no mundo árabe e suas perspectivas. Cultura e Religião

A crise no mundo árabe e suas perspectivas. Cultura e Religião A crise no mundo árabe e suas perspectivas Cultura e Religião Cultura árabe e religião muçulmana (islamismo) Árabes grupo definido culturalmente: língua árabe, islã, tradições e costumes; Religião Muçulmana

Leia mais

Professor Sebastião Abiceu Colégio Marista São José Montes Claros MG 6º ano

Professor Sebastião Abiceu Colégio Marista São José Montes Claros MG 6º ano Professor Sebastião Abiceu Colégio Marista São José Montes Claros MG 6º ano A Bíblia, na parte denominada Antigo Testamento (Torá), é o principal documento da história dos hebreus. Foi escrita ao longo

Leia mais

DÉCADA DE 50. Eventos mais marcantes: Revolução Chinesa (1949) Guerra da Coréia (1950-1953) Revolução Cubana (1959) Corrida armamentista

DÉCADA DE 50. Eventos mais marcantes: Revolução Chinesa (1949) Guerra da Coréia (1950-1953) Revolução Cubana (1959) Corrida armamentista Eventos mais marcantes: Revolução Chinesa (1949) Guerra da Coréia (1950-1953) Revolução Cubana (1959) Corrida armamentista Corrida Espacial REVOLUÇÃO CHINESA Após um longo período de divisões e lutas internas,

Leia mais

Colégio Senhora de Fátima

Colégio Senhora de Fátima Colégio Senhora de Fátima A formação do território brasileiro 7 ano Professora: Jenifer Geografia A formação do território brasileiro As imagens a seguir tem como principal objetivo levar a refletir sobre

Leia mais

PROVA BIMESTRAL História

PROVA BIMESTRAL História 6 o ano 4 o bimestre PROVA BIMESTRAL História Escola: Nome: Turma: n o : Observe a imagem e responda às questões 1 e 2. REPRODUÇÃO 1. Cite dois elementos presentes na imagem que representam a Igreja católica.

Leia mais

Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela Israel Operadora.

Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela Israel Operadora. Apresentação e projetos para Israel Prezados Senhores, Shalom. Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela. A atua no mercado judaico há mais de 10 anos e a partir de

Leia mais

Esquema da conquista da península do Sinai durante a Guerra dos Seis Dias

Esquema da conquista da península do Sinai durante a Guerra dos Seis Dias Guerra dos Seis Dias A Guerra dos Seis Dias foi um conflito armado entre Israel e a frente árabe, formada por Egito, Jordânia e Síria, apoiados pelo Iraque, Kuweit, Arábia Saudita, Argélia e Sudão. O crescimento

Leia mais

A força do Islã. Nesta aula nós vamos estudar o mundo. islâmico, uma vasta região que se estende do norte da África ao Paquistão.

A força do Islã. Nesta aula nós vamos estudar o mundo. islâmico, uma vasta região que se estende do norte da África ao Paquistão. A U A UL LA A força do Islã Nesta aula nós vamos estudar o mundo islâmico, uma vasta região que se estende do norte da África ao Paquistão. Vamos destacar sua localização estratégica e a importância de

Leia mais

História Geral. 3ª Edição - 2007

História Geral. 3ª Edição - 2007 História Geral 3ª Edição - 2007 Os Hebreus Localizado a leste da Mesopotâmia, constituía de um vasto planalto desértico rodeado de montanhas, entre a Mesopotâmia e a Índia. O Império Persa constituiu um

Leia mais

Aulas 6 e 7. A Antiguidade Oriental

Aulas 6 e 7. A Antiguidade Oriental Aulas 6 e 7 A Antiguidade Oriental Hebreus (Monoteísmo e judaísmo) III- I- Local: Economia: região da agricultura, Palestina pastoreio ( Canaã (rio ou Jordão) terra prometida ). e comércio Atualmente:

Leia mais

Material de AULA AO VIVO. Conteúdo teórico da aula de hoje

Material de AULA AO VIVO. Conteúdo teórico da aula de hoje Olá meu amigo desenrolado, Seja bem- vindo à primeira aula ao vivo do Desenrolado.com. Eu sou o professor George Wilton da disciplina de Geografia que está inserida dentro da área de Ciências humanas e

Leia mais

UFSC. Resposta: 01 + 02 = 03. Comentário

UFSC. Resposta: 01 + 02 = 03. Comentário Resposta: 01 + 02 = 03 01. Correta. 04. Incorreta. O número de trabalhadores no setor primário, principalmente na agropecuária, continuou diminuindo devido à automação. O aumento ocorreu no setor de serviço.

Leia mais

DISCIPLINA SÉRIE BIMESTRE PROVA MODELO 6ª 3 P2 REVISÃO

DISCIPLINA SÉRIE BIMESTRE PROVA MODELO 6ª 3 P2 REVISÃO DISCIPLINA SÉRIE BIMESTRE PROVA MODELO História CONTEÚDO: CAP 3 - Islã CAP 4 Francos e Carolíngios 6ª 3 P2 REVISÃO 1. Na Arábia pré-islâmica, uma cidade em especial se transformou num ponto de encontro,

Leia mais

A GUERRA DO PARAGUAI FOI O MAIOR E MAIS SANGRENTO CONFLITO ARMADO OCORRIDO NA AMÉRICA DO SUL PERÍODO= 1864-1870

A GUERRA DO PARAGUAI FOI O MAIOR E MAIS SANGRENTO CONFLITO ARMADO OCORRIDO NA AMÉRICA DO SUL PERÍODO= 1864-1870 Não é possível exibir esta imagem no momento. A GUERRA DO PARAGUAI FOI O MAIOR E MAIS SANGRENTO CONFLITO ARMADO OCORRIDO NA AMÉRICA DO SUL PERÍODO= 1864-1870 É também chamada Guerra da Tríplice Aliança

Leia mais

HISTÓRIA - 3 o ANO MÓDULO 62 ORIENTE MÉDIO

HISTÓRIA - 3 o ANO MÓDULO 62 ORIENTE MÉDIO HISTÓRIA - 3 o ANO MÓDULO 62 ORIENTE MÉDIO Como pode cair no enem Um gigante da indústria da internet, em gesto simbólico, mudou o tratamento que conferia à sua página palestina. O site de buscas alterou

Leia mais

Palestina - em defesa da nação oprimida

Palestina - em defesa da nação oprimida Palestina - em defesa da nação oprimida Que o Hamas entregue armas à população! Derrotar a ofensiva sionista com o levante das massas palestinas! Unidade dos explorados do Oriente Médio para enfrentar

Leia mais

ÁFRICA: DE MUNDO EXÓTICO A PERIFERIA ESQUECIDA. PROF.: ROBERT OLIVEIRA - robertgeografia@gmail.com

ÁFRICA: DE MUNDO EXÓTICO A PERIFERIA ESQUECIDA. PROF.: ROBERT OLIVEIRA - robertgeografia@gmail.com ÁFRICA: DE MUNDO EXÓTICO A PERIFERIA ESQUECIDA PROF.: ROBERT OLIVEIRA - robertgeografia@gmail.com Regiões Africanas Problemáticas O MAGREB Corresponde a porção oeste (ocidental) do Norte da África. Onde

Leia mais