PERFIL DO ACADÊMICO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI - E A NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO ÀS NORMAS INTERNACIONAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PERFIL DO ACADÊMICO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI - E A NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO ÀS NORMAS INTERNACIONAIS"

Transcrição

1 PERFIL DO ACADÊMICO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI - E A NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO ÀS NORMAS INTERNACIONAIS Isabelle Ribeiro Viana Bolsista do Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Piauí UESPI. Amanda Raquel da Silva Rocha Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UESPI Campus Torquato Neto Professora Titular do Departamento de Ciências Contábeis. 1. INTRODUÇÃO Através desta pesquisa a ser desenvolvida para observar e formar um perfil dos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da UESPI, é levantado o seguinte problema: Qual o perfil geral do estudante de Contabilidade da Universidade Estadual do Piauí relacionado a necessidade de adaptação às normas internacionais? A resposta a este questionamento assume a função de importante instrumento para melhor compreender a realidade e as necessidades dos discentes, e ajustar a metodologia de ensino praticada na instituição juntamente com o currículo do curso, incluindo ou não a disciplina Contabilidade Internacional nessa grade para adquirir maior adaptação da graduação ao perfil do acadêmico estabelecido através de estudos relacionados como esse trabalho. Para analisar o perfil dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Piauí UESPI, considera-se a reunião de diversos fatores para essa pesquisa, tais como: motivos que os levam à escolha do curso, seus objetivos referentes à profissão contábil e aos ramos da Contabilidade mais procurados para futura pós-graduação, assim como nível de participação em eventos fornecidos tanto pela universidade como por instituições de ensino que oferecem espaço para apresentação de trabalhos científicos em geral. Conhecimento sobre

2 Contabilidade Internacional e harmonização das normas internacionais serão úteis para possíveis conclusões sobre o problema proposto. Os alunos de uma IES deparam-se com vários questionamentos sobre a escolha do seu curso e a definição de suas aptidões. Partindo dessa idéia, sugere-se que sejam discutidas as variáveis sociais que influenciam nesta decisão, contribuindo de modo significante para a formação do perfil destes estudantes, considerando aspectos como motivação, expectativas quanto à formação e a definição de suas aptidões, além de critérios como origem sócioeconômica, mercado de trabalho, remuneração satisfatória, influência de terceiros, abertura de uma empresa própria, estrutura da universidade e seu corpo docente, menor concorrência, que são primordiais para a devida avaliação sobre as características destes discentes na universidade analisada. Pode-se compreender a importância do estudo da Contabilidade Internacional pelo acadêmico de contábeis da UESPI e pelos demais acadêmicos de Ciências Contábeis de acordo com o que afirma o autor Jorge Katsumi Niyama (2005, p.39): Primeiramente, a busca de uma harmonização contábil em termos mundiais passa obrigatoriamente por uma discussão mais aprofundada sobre harmonização de currículos básicos de cursos de Ciências Contábeis, tarefa que vem sendo desenvolvida pela IFAC e outros órgãos regionais. Nota-se que a temática abordada pelo projeto é de expressiva relevância social, técnica e científica. Por ser a Contabilidade uma ciência social, não se restringe ao trabalho operacional em uma determinada entidade, fator esse que determina a adequação do perfil dos alunos às relações em sociedade, facilitando a comunicação entre os estudantes e profissionais contábeis de diversos países. Além disso, o caráter técnico e científico do estudo é explicado por estar em causa o uso de dados estatísticos e bases teóricas a fim de se obter resultados concisos e analíticos sobre a questão anteriormente apontada. De acordo com Parecer CNE / CES 146/2002 (2002, p. 14): O perfil desejado do formando do curso de graduação em Ciências Contábeis deve contemplar um perfil profissional que revele a responsabilidade social de seus egressos e sua atuação técnica e instrumental, articulada com outros ramos do saber e, portanto, com outros profissionais, evidenciando o domínio de habilidades e competências inter e multidisciplinares.

3 A partir da análise das informações coletadas, das instruções adquiridas e fundamentadas e de hipóteses a respeito da estruturação do perfil acadêmico dos alunos consultados, o presente trabalho se justifica pela necessidade de contribuir e informar tanto alunos quanto professores do curso de Ciências Contábeis da UESPI sobre modificações plausíveis e aceitáveis no programa de aprendizado da universidade, assim como avaliar técnicas mais eficazes de ensino, desenvolver novas pesquisas nesta linha e orientar o corpo de docentes da instituição a fim de melhor oferecer uma graduação qualificada que responda às exigências e ao perfil dos estudantes que por este projeto será apresentado. Outro fator importante para justificar esse trabalho é a exigência de postura adequada dos alunos do curso de Ciências Contábeis para conservar as diretrizes que coordenam esta graduação e adaptá-las se for necessário ao ambiente contábil internacional. À medida que os estudantes inseridos na universidade definem suas exigências e suas aspirações, a própria instituição estabelece as adequações intrínsecas do curso às quais os discentes devem se submeter. Todas essas relações e adaptações são resultantes do processo de conciliação entre os perfis dos estudantes e do curso superior. Por fim último, este projeto impulsiona consequentemente diversos pesquisadores a buscar soluções para auxiliar professores e demais funcionários da IES na tentativa de valorizar de maneira crescente uma ciência que objetiva desenvolver formas mais eficientes e modernas de atividades contábeis que preencham as exigências do ensino na universidade, incluindo o estudo da contabilidade internacional, e no posterior mercado de trabalho.

4 2. OBJETIVOS Objetivo Geral - Analisar o perfil dos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Piauí UESPI frente às necessidades de adaptação às normas internacionais. Objetivos Específicos - Buscar os motivos e os interesses na escolha do curso e o grau de conhecimento desses discentes sobre as normas internacionais de Contabilidade e os posicionamentos em relação à presença ou não da Contabilidade Internacional na grade curricular do curso. - Determinar as expectativas/satisfações dos alunos quanto ao curso com a finalidade de desenvolver o conhecimento e aperfeiçoar as práticas de ensino na referida instituição. - Estudar a qualidade da educação contábil na UESPI direcionada à harmonização de padrões contábeis internacionais, a fim de estabelecer um nível de influência desta pesquisa na formação criteriosa do perfil acadêmico dos discentes da citada instituição. - Conhecer e verificar, dentro do que será adquirido através da análise dos dados coletados, as principais características dos alunos, tendo em vista a necessidade de se obter um corpo de discentes capacitados e devidamente preparados para competir no mercado de trabalho. - Contextualizar a educação contábil no Brasil Piauí em relação ao cenário da Contabilidade Internacional.

5 3. METODOLOGIA A metodologia usada no desenvolvimento deste trabalho foi de natureza exploratória e descritiva, sendo utilizadas pesquisas bibliográficas (livros e periódicos), além de consultas a internet, pesquisa documental e principalmente pesquisa de campo com abordagem quantitativa, já que foi feita a aplicação de questionários aos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Piauí, conferindo ao projeto um caráter instrumental. No que tange ao tipo de pesquisa (descritiva) é importante ressaltar que a mesma não manipulou os fatos, mas observou, registrou, analisou e os vinculou, evidenciando os pontos mais pertinentes da população observada. Afinal, a constituição de um perfil acadêmico serve como referência para a universidade em questão que necessita não somente de uma reunião de fatores analíticos, mas de dados objetivos que contribuem para um melhor posicionamento dos discentes baseados nos resultados do estudo, sendo possível a conciliação entre expectativas, exigências e aspirações com as normas pré-estabelecidas ma instituição de ensino. Para a realização desta pesquisa foram aplicados ao todo 47 questionários distribuídos entre o terceiro, quinto e sétimo período do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Piauí UESPI para traçar um perfil evolutivo dos alunos. O segundo, quarto e sexto bloco não foram incluídos na pesquisa por não estarem funcionando no período em que foram aplicados os questionários. Os questionários direcionados ao quinto período foram aplicados em junho de 2010, enquanto os referentes ao terceiro e sétimo período foram aplicados em agosto do mesmo ano. Tais questões, subjetivas e objetivas, buscaram identificar desde os motivos e os interesses dos alunos na escolha do curso, suas expectativas/satisfações, bem como o nível do processo de ensino/aprendizagem nesta instituição de ensino superior baseado na análise do corpo discente e docente frente às necessidades de adaptação às normas internacionais.

6 4. RESULTADOS OBTIDOS A princípio, foram analisados os questionários aplicados aos alunos do 3º período. Primeiramente, o motivo para escolha do curso de Ciências Contábeis que predominou foi o mercado de trabalho (56%), enquanto 28% dos alunos optaram por vocação ou afinidade, 11% afirmam ter escolhido o curso por influência de terceiros e apenas 5% dos estudantes marcaram concorrência no processo seletivo. O mercado de trabalho no Brasil aponta diversas áreas de atuação para um contador bem como exige maior capacitação e conhecimento multidisciplinar coerente com a possível remuneração satisfatória, fator esse que pode influenciar diversas pessoas a escolherem o curso de Ciências Contábeis como opção para sua realização profissional. Entre as respostas sobre as expectativas dos alunos em relação ao curso, a que teve porcentagem significativa foi ser profissional bem-sucedido com remuneração satisfatória, com 70%. Importante ressaltar que nenhum dos alunos questionados respondeu participar futuramente do corpo docente da universidade. As expectativas dos discentes em relação ao curso e o motivo para sua escolha estão diretamente ligados. Isso revela que para a maioria dos alunos não basta haver um mercado de trabalho atrativo, é preciso também estar preparado prossifionalmente para fazer parte do mesmo e ser bem-sucedido. Além disso, uma parcela dos alunos optou por adquirir experiência para passar em concurso público, com 18%, evidenciando que a carreira pública é objetivo para muitos estudantes. No que concerne à quantidade de vezes em que os alunos ficaram retidos em disciplina(s) durante os períodos já cursados, apenas três estudantes do 3ª período marcaram que ficaram retidos em duas matérias, sendo elas matemática financeira e estatística, representando os 18% no gráfico em contrapartida a 82% dos discentes que não reprovaram em nenhuma disciplina. O bom uso de procedimentos de ensino/aprendizagem numa instituição de ensino superior reflete diretamente no desempenho dos alunos que veem nessas técnicas o desenvolvimento de suas habilidades e aperfeiçoamento de suas competências para exercer a profissão com eficiência e conhecimentos formados. Quanto a esse aspecto, observa-se que pouco mais da metade dos alunos (53%) atribuem uma nota que varia de 6,1 a 8 quanto ao

7 grau de satisfação referente ao processo de ensino/aprendizagem adotado pelo corpo docente da universidade. Enquadram-se na parcela de 23% os estudantes que conferiram ao curso a nota entre 4,1 e 6; e12% escolheram notas que variam entre 0 a 4. Através desses dados pode-se afirmar que apesar de 53% dos alunos estarem relativamente satisfeitos com o curso quanto ao grau de satisfação em termos de ensino/aprendizagem, ainda há falhas nas estratégias de ensino adotadas pelo corpo docente e a universidade. Apenas 12% dos alunos atribuem uma nota de 8,1 a 10 ao curso em relação ao critério em discussão. Ao ser utilizada uma escala de 0 a 5, 65% dos alunos que responderam o questionário avaliaram seu nível de aprendizado nos períodos já cursados com nota 4. Em seguida, 29% atribuiram nota 3 e apenas 6% dos estudantes optaram por indicar nota 2 para o nível de aprendizado. Nota-se que nenhum dos discentes escolheram as notas 0, 1 e 5. Pode-se extrair através desses dados a informação de que há evolução no âmbito acadêmico do aprendizado dos alunos de Ciências Contábeis da UESPI que auto avaliaram não ser nula a ponto de classificarem com nota 0 ou 1, nem ter totalidade em seu aproveitamento para atingir nota 5. Além de serem questionados sobre o nível de aprendizado, os acadêmicos também puderam afirmar se conseguem visualizar ou não que houve evolução no conhecimento adquirido durante os períodos cursados. Conforme o gráfico 06, 76% dos alunos responderam que sim e apenas 24% marcaram que não perceberam crescimento no nível de aprendizado. Vários critérios como metodologia aplicada na instituição, formação do corpo docente, recursos disponíveis tanto para professores quanto alunos e a busca pelo conhecimento por parte dos discentes, somados formam um conjunto de aspectos pedagógicos que integram o processo de graduação em uma instituição de ensino superior. Porém, na universidade em estudo, quando questionados sobre os fatores que contribuíram para evolução do aprendizado, todos os alunos que responderam sim apontaram como principal motivo o empenho próprio para estudar a ciência contábil, além de alguns poucos professores capacitados para trocar conhecimento, o que não torna esse resultado positivo. No que tange à participação em eventos científicos proporcionados pela UESPI ou por outras instituições de ensino superior, as opiniões foram bem divididas com 53% dos alunos respondendo que não participam e 47% sim. Infelizmente não foi um resultado positivo tanto

8 para os acadêmicos cuja participação se mostra como importante instrumento para troca de idéias, quanto para a universidade que tem como uma de suas diretrizes incentivar os estudantes a integrarem o campo de atividade científica. Quanto aos atributos que identificam a importância da participação em eventos científicos, percebe-se que os alunos selecionaram primeiramente adquirir conhecimento extra-classe (39%), em seguida incentivo à pesquisa e pós-graduação (28%). Os aspectos menos apontados como importantes foram fortalecer os eventos e os profissionais da área contábil, com 17%, e preencher carga-horária de atividades complementares representado por 16% dos questionados. Apesar da tímida participação dos estudantes de contabilidade nos encontros científicos, uma parcela considerável reconhece que essas atividades científicas proporcionam novas visões e teorias sobre a ciência contábil aliadas ao que se aprende em sala de aula, além de apontar novos ramos de atuação da área e atualizar profissionais contábeis sobre estudos e técnicas recentes que fortalecem a profissão. Questionados sobre as áreas de preferência para estudar em ensinos de pós-graduação, 40% dos alunos escolheram Auditoria. As áreas menos escolhidas foram Contabilidade Tributária (15%), Contabilidade Pública (15%), Outro (15%), Controladoria e gestão financeira (10%), e apenas 5% dos estudantes responderam que não pretendem participar de ensinos de pós-graduação. Para os alunos que desejam ter uma vaga de destaque no competitivo mercado de trabalho, não basta possuir a graduação em ciências contábeis. É necessário investir em seu capital intelectual e realizar cursos de pós-graduação com a finalidade de aprimorar seus conhecimentos em determinada área para explorar melhores técnicas, adquirindo então sucesso profissional. E dentre os ensinos de pós-graduação mais procurados está o de Auditoria devido à responsabilidade que o cargo exige e a correspondente remuneração. É possível notar que, com 42%, Auditoria prevalece como a área mais procurada para atuação após a conclusão do curso, seguida de Consultoria e controladoria com 21%. Além disso, os critérios mais selecionados para escolha da área de atuação foram Maior afinidade ao longo do curso, Melhor remuneração e Status, com 45%, 22% e 22%, respectivamente.

9 Portanto, além da opção Auditoria predominar entre as áreas mais procuradas para pós-graduação, firma-se também como preferência para atuação após a conclusão do curso. Os resultados também evidenciam que os questionados priorizam Maior afinidade ao longo do curso como critério de escolha da área para atuar, fator importante para o bom desempenho do aluno como profissional contábil. A opinião dos acadêmicos com relação ao grau de conhecimento sobre a Contabilidade Internacional está dividido em Bom (47%), Razoável (33%) e Ruim (20%), já que nenhum dos questionados assinalou a alternativa Ótimo. Por ser uma temática recente, a harmonização das normas internacionais e a Contabilidade Internacional em si estão impulsionando discussões e pesquisas nas universidades e em eventos científicos a fim de intensificar a importância do estudo sobre esse tema devido a convergência normativa internacional que está se refletindo inclusive no Brasil. Ao serem questionados sobre a possibilidade de incluir ou não a disciplina Contabilidade Internacional na grade curricular do curso, apenas dois alunos responderam que Não correspondendo a 13%, e 87% marcaram que Sim, o que indica forte aceitação da disciplina no fluxograma do curso. A disciplina Contabilidade Internacional não faz parte da grade curricular do curso de Ciências Contábeis da UESPI, informação que fundamenta esta pesquisa científica e influencia na busca pelas principais razões para ausência de tal disciplina durante a graduação ou extra-classe. Com base nisso, os estudantes que participam deste trabalho responderam que os principais fatores que dificultam o estudo de Contabilidade Internacional são: Pouca abordagem do assunto em eventos científicos (42%), Número reduzido de bibliografia (26%), Corpo docente sem expressivo entendimento sobre a disciplina (21%) e o próprio Desinteresse por parte dos alunos (11 %). A seguir estão os dados e devidas análises referentes aos questionários aplicados no 5º período do curso de Ciências Contábeis da UESPI. Quanto ao motivo para escolha do curso, a opção Vocação ou afinidade foi a mais escolhida com 47%, seguida de Mercado de trabalho, com 33%. Valores estes opostos aos escolhidos pelos alunos do 3º período que elegeram Mercado de trabalho como principal razão.

10 Quando o questionamento se referiu às expectativas em relação ao curso, os acadêmicos quase em sua totalidade responderam Ser profissional bem-sucedido com remuneração satisfatória representando 81%. Vale ressaltar que novamente nenhum dos alunos respondeu que objetiva participar do corpo docente da universidade. O número de alunos que ficaram retidos em uma ou mais disciplinas cresceu em comparação aos períodos iniciais ainda que a diferença entre a quantidade de estudantes que não possuem uma disciplina retida seja pequena. 80% dos questionados não ficaram retidos em nenhuma disciplina, 13% corresponde aos que ficaram em uma e apenas 7% reprovaram em três disciplinas. A partir do período a ser analisado já surge uma porcentagem de alunos que pontuaram seu grau de satisfação em termos de ensino/aprendizagem de 4,1 a 6 (13%), 6,1 a 8 (67%) e de 8,1 a 10 (20%), verificando-se que nenhum dos questionados mensurou sem grau de satisfação como sendo 0 a 4. O nível de aprendizado está diretamente ligado a percepção sobre evolução deste aprendizado ao longo dos períodos já cursados. Sendo assim, é possível notar que, no decorrer da graduação, apesar dos alunos perceberem que houve crescimento no seu aprendizado (80%), o número de questionados que atribuiu notas entre 3 (33%) e 4 (47%) diminuiu em comparação a pontuação recebida no início do curso. No tocante à participação dos acadêmicos em eventos científicos e as razões que tornam esses encontros importantes percebeu-se um crescimento considerável de alunos afirmando que participam representando 87%. Porém, os motivos foram bem distribuídos, abrangendo 39% de alunos que consideram importante para Preencher carga-horária de atividades complementares, 38% dizem ser para Adquirir conhecimento extra-classe, 15% acreditam que sua participação é importante para Fortalecer os eventos e os profissionais da áera contábil. Embora tenham porcentagens positivas a respeito da participação nos eventos científicos proporcionados pela UESPI ou por outras instituições de ensino superior, o interesse em apenas participar para preencher carga-horária ainda faz parte do perfil desses alunos. Como visto anteriormente, no 3º período predominou como área para pós-graduação a Auditoria que perde espaço para Controladoria e gestão financeira, com 42%, ficando a

11 Auditoria apenas com 17%. Com passar do tempo, os alunos vão ter disponíveis mais opções de escolha a medida que estudam disciplinas novas e ampliam sua visão sobre atuação profissional. No 5º período, Auditoria e Controladoria disputam a preferência dos estudantes que optam em sua maioria por Consultoria e Controladoria (33%) tendo como critério de escolha em primeiro lugar Maior afinidade ao longo do curso (47%), em seguida Melhor remuneração (35%), situação positiva para o rendimento dos futuros profissionais que buscam sucesso em suas atividades. O grau de conhecimento sobre Contabilidade Internacional cresceu do 3º período para o 5º, passando de 47% dos alunos afirmando ser Bom para 60% considerando Razoável. A porcentagem que predominou consideravelmente foi referente à inclusão ou não da disciplina Contabilidade Internacional na grade curricular em que 93% dos alunos optaram por querer o tema no fluxograma do curso. Foi apontando ainda que entre os fatores que dificultam o estudo desse ramo contábil, os de maior destaque são: Número reduzido de bibliografia (36%) e Corpo docente sem expressivo entendimento sobre a disciplina (36%). A seguir estão os dados e devidas análises referentes aos questionários aplicados no 7º período do curso de Ciências Contábeis da UESPI. Assim como no 3º período, o motivo de maior relevância para os alunos na escolha do curso de Ciências Contábeis é o Mercado de trabalho com 44%. Vocação ou afinidade continua sendo segunda razão com 31%. Sem dúvida, os estudantes de contabilidade estão preocupados em se firmarem no mercado de trabalho concorrido. Têm-se que 50% dos questionados marcaram Ser profissional bem-sucedido com remuneração satisfatória como expectativa em relação ao curso, porcentagem reduzida em relação aos períodos já analisados. Esse fato deve-se principalmente a quantidade expressiva de alunos que veem no curso a oportunidade para passar em concurso público (35%). Há diferenças em relação aos resultados dos outros períodos quando comparada a quantidade de disciplinas retidas, já que o 7º apresentou alunos que reprovaram em mais de uma disciplina. 73% dos estudantes marcaram que não ficaram retidos em nenhuma disciplina. Os que perderam uma disciplina totalizam 13% e os que tiveram 2 ou 3 disciplinas retidas correspondem a 7% cada.

12 Dado muito importante a ser ressaltado é o fato de nenhum dos alunos questionados atribuiu nota de 8,1 a 10 para o curso quanto ao grau de satisfação em termos de ensino/aprendizagem. Levando em consideração a evolução das respostas dos períodos já analisados até o 7º, percebe-se uma diminuição quanto a pontuação do grau de satisfação. Dos valores mensurados, 27% dos discentes assinalaram de 0 a 4, 33% marcaram 4,1 a 6 e 40% escolheram 6,1 a 8. As respostas foram bastante divididas sobre o nível de aprendizado nos períodos iniciais. Porém, para os acadêmicos do período em análise, as notas selecionadas com maior frequencia são 73% para nota 3 e 27% atribuiram nota 4. Os alunos não consideram o aprendizado ruim tampouco excelente a ponto de mensurar nota 5. Os resultados referentes à spercepção sobre a evolução no nível de aprendizado revelam-se satisfatórios, 80% dos alunos marcaram Sim, ainda que seria preferível uma porcentagem maior. Quando se trata de participação científica, o resultado não é como esperado partindo do pressuposto que a quantidade de alunos participando de eventos científicos deveria ser superior ao número de estudantes que não participam. Entretando, essa relação não é evidenciada no 7º período onde apenas 47% afirmaram participar dos eventos proporcionados tanto pela UESPI quanto por outras universidades, enquanto 53% marcaram Não. As opiniões sobre a importância da participação em eventos científicos permanecem as mesmas em todos os períodos. Neste bloco, Preencher carga-horária de atividades complementares foi resposta para 40% dos questionados, seguido de Adquirir conhecimento extra-classe, com 34%. Nota-se que não há uma prefêrencia significativa por alguma área para pós-graduação ou área de atuação após a conclusão do curso, estando as escolhas bastante estratificadas com 28% das respostas direcionadas para Contabilidade Tributária e 24% para Auditoria e Contabilidade Pública, com 24% cada uma, referentes a pós-graduação. Para atuar após a graduação, Contabilidade em setor privado predomina com 27%, deixando os ramos específicos da contabilidade em segundo lugar. Com relação ao critério para escolha da área de atuação após a conclusão do curso e os resultados nos outros períodos, Maior afinidade ao longo do curso foi sem dúvida o principal motivo para decidir sobre áreas de atuação. Com 24%, Melhor remuneração também se enquadra entre os critérios que influenciam os alunos.

13 Em se tratando de Contabilidade Internacional no que tange ao grau de conhecimento dos acadêmicos sobre tal ramo da ciência contábil bem como a opinião dos alunos sobre a inclusão da disciplina ou não na grade curricular do curso, pôde-se inferir sobre que fatores dificultam o estudo do tema frente à necessidade de convergência das normas internacionais refletidas no ambiente acadêmico. Outra vez, a avaliação sobre o grau de conhecimento da disciplina apresenta um cenário negativo considerando que maioria dos alunos marcou opção Bom, com 40%. Mas positivamente, 43% afirmam o interesse em ter a disciplina incluída na grade curricular do curso. E dentre os fatores que dificultam o estudo da contabilidade internacional, predomina com 40% Corpo docente sem expressivo entendimento sobre a disciplina e para os outros fatores foram marcados por 20% dos alunos, cada um. Para traçar o perfil do estudante de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Piauí UESPI e satisfazer os objetivos desta pesquisa, foi feita uma análise comparativa dos resultados obtidos através dos questionários aplicados nos três períodos escolhidos. Dessa forma, poderá ser demonstrado o processo evolutivo dos acadêmicos durante a graduação. Nos períodos iniciais, os estudantes priorizam como motivos para escolha do curso o mercado de trabalho e vocação ou afinidade. Essa opinião permanece por todos os outros períodos, sofrendo variação apenas na quantidade de alunos que escolheram tais alternativas. A partir daí, os alunos passam a ter expectativas quanto ao curso e ser profissional bemsucedido com remuneração satisfatória é o principal objetivo a ser satisfeito, diferente somente para os acadêmicos questionados do 7º período que também desejam adquirir experiência para passar em concurso público. Além de serem alunos que dificilmente ficam retidos em disciplinas. No geral, a nota do curso quanto ao grau de satisfação em termos de ensino/aprendizagem foi estabelecida entre 6,1 e 8. Quanto ao nível de aprendizado, no 3º e 5º períodos, atribui-se nota 4, valor que reduz para 3 no 7º. Os principais motivos apresentados para essa redução foram descompromisso por parte dos professores e biblioteca deficitária. Ainda sobre a aprendizagem durante a graduação, os alunos reconhecem que houve evolução no aprendizado no decorrer do curso e todos que enumeraram os fatores que mais contribuíram para esse crescimento, citaram que foi por empenho próprio.

14 O estudante de ciências contábeis da UESPI costuma participar de eventos científicos reconhecendo que esses encontros são importantes tanto para adquirir conhecimento extraclasse quanto para preencher carga-horária de atividades complementares. A freqüência de participação sofre redução apenas no 7º período, de 87% no 5º período para 47%, quando a principal finalidade desses eventos é o preenchimento das atividades complementares exigidas pela instituição de ensino em estudo. Em relação às áreas para pós-graduação, as mais escolhidas são auditoria, controladoria e gestão financeira. Quanto à área para atuar após a conclusão do curso, as opiniões foram diferentes nos três períodos analisados. No 3º período, auditoria foi a área mais assinalada; no 5º período prevaleceu consultoria e controladoria e no 7º período, a contabilidade no setor privado é a mais visada entre os alunos questionados. Para o estudante de contábeis, ter maior afinidade ao longo do curso é o principal fator para escolha dessas áreas de atuação após a conclusão da graduação. Finalmente, no que se refere ao tema Contabilidade Internacional, o grau de conhecimento dos alunos sobre esse ramo da contabilidade varia entre bom e razoável, enfatizando-se o fato de que ninguém considerou o grau de conhecimento ótimo. Porém, os estudantes responderam quase em sua totalidade que mesmo com pouca abordagem da disciplina, aprovam a inclusão da disciplina na grade curricular do curso. O número reduzido de bibliografia, pouca abordagem do assunto em eventos científicos, corpo docente sem expressivo entendimento sobre a disciplina e desinteresse por parte dos próprios alunos são as causas apontadas para explicar o pouco conhecimento dos estudantes sobre a Contabilidade Internacional.

15 5. CONCLUSÕES A problemática que influenciou a realização desta pesquisa foi referente ao perfil geral do estudante de Contabilidade da Universidade Estadual do Piauí relacionado à necessidade de adaptação às normas internacionais. Por meio da aplicação dos questionários foi possível solucionar tal problema e notar que os alunos têm relativo conhecimento sobre Contabilidade Internacional além de aprovarem a inclusão da disciplina na grade curricular. Porém, principalmente o corpo docente sem expressivo entendimento sobre a disciplina dificulta o seu estudo mais aprofundado. A busca pelos motivos e os interesses do acadêmico da UESPI na escolha do seu curso foi satisfatória à medida que os alunos puderam afirmar que mercado de trabalho e vocação ou afinidade são as principais razões. Logo, tem-se um aluno preocupado em atuar no que gosta e estar incluso no mercado em que vai trabalhar para compor o perfil geral do estudante de Ciências Contábeis da UESPI. Estabeleceram-se também as expectativas/satisfações dos alunos quanto ao curso e percebe-se que conciliada à preocupação com o mercado de trabalho está o anseio por remuneração satisfatória e adquirir experiência para passar em concurso público. A qualidade de ensino na UESPI foi definida pelo próprio corpo discente. Dessa forma, a construção do perfil do aluno de contábeis fundamentou-se em análises de todas as fases da graduação para definir o quadro evolutivo de aprendizagem do corpo discente além de introduzi-los no cenário normativo internacional já enraizado nas discussões nos órgãos da classe contábil brasileira e suas instituições de ensino superior.

16 6. REFERÊNCIAS CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Disponível em: CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Princípios fundamentais e normas brasileiras de contabilidade, FIPECAFI & ARTHUR ANDERSEN. Normas e práticas contábeis no Brasil. 2. ed. São Paulo: Atlas, Atlas, HENDRIKSEN, E. S. e VAN BREDA, M. F. Teoria da Contabilidade. São Paulo : IUDÍCIBUS, Sérgio de. Teoria da Contabilidade. 7. ed. São Paulo : Atlas, LEITE, Joubert da Silva. Normas contábeis uma visão para o futuro. Revista Brasileira de Contabilidade. Brasília, 136, p , jul./ago NIYAMA, Jorge Katsumi. Contabilidade Internacional. 1. ed. São Paulo: Atlas, SCHMIDT, Paulo. Uma contribuição ao estudo da história do pensamento contábil. São Paulo: Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais G O V E R N O F E D E R A L P A Í S R

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA 2014/01 a 2014/02 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. Análise

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA 2014/01 a 2014/02 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. Análise dos resultados

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO

RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO 1. Apresentação geral Entre os dias 15 e 18 de Abril de 2013 foram realizados encontros de quatro horas com os servidores e supervisores da Faculdade

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2014/01 a 2014/02 APRESENTAÇÃO O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

Eixo 1 - Ensino. As questões respondidas pelos discentes sobre a temática do ensino somam oito interrogações, as quais seguem em análise:

Eixo 1 - Ensino. As questões respondidas pelos discentes sobre a temática do ensino somam oito interrogações, as quais seguem em análise: Relatório de análise de dados O presente relatório trata da análise dos resultados provenientes de informações obtidas por meio dos questionários da autoavaliação referentes ao curso de graduação em Dança

Leia mais

Critérios de seleção e utilização do livro didático de inglês na rede estadual de ensino de Goiás

Critérios de seleção e utilização do livro didático de inglês na rede estadual de ensino de Goiás Critérios de seleção e utilização do livro didático de inglês na rede estadual de ensino de Goiás COSTA, Bianca Ribeiro Morais OLIVEIRA, Eliane Carolina de Universidade Federal de Goiás- UFG Programa de

Leia mais

AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1

AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1 AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1 A avaliação da escola é um processo pelo qual os especialistas (diretor, coordenador pedagógico) e os professores

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO AUTOR(ES): THAIS

Leia mais

PROJETO CAPACITAÇÃO DOCENTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO UNIFIA INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO - ISE

PROJETO CAPACITAÇÃO DOCENTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO UNIFIA INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO - ISE PROJETO CAPACITAÇÃO DOCENTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO UNIFIA INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO - ISE AMPARO JUNHO/2010 CAPACITAÇÃO DOCENTE INTRODUÇÃO O caráter da busca incessante pelo conhecimento caracteriza

Leia mais

IESG - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GARÇA LTDA. Rua América, 281 Garça/SP CEP 17400-000 (14) 3407-2505 www.uniesp.edu.br/garca

IESG - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GARÇA LTDA. Rua América, 281 Garça/SP CEP 17400-000 (14) 3407-2505 www.uniesp.edu.br/garca IESG - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GARÇA LTDA. Rua América, 281 Garça/SP CEP 17400-000 (14) 3407-2505 www.uniesp.edu.br/garca PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS O Instituto de Ensino de Garça,

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL Exmo. Sr. Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Mato Grosso do Sul: A Comissão Permanente de Ensino Jurídico da OAB/MS, na pessoa de seu Presidente, o advogado Cláudio de Rosa Guimarães,

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE ASSIS FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE ASSIS ESCOLA DE EDUCAÇÃO DE ASSIS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ASSIS

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE ASSIS FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE ASSIS ESCOLA DE EDUCAÇÃO DE ASSIS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ASSIS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE ASSIS FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE ASSIS ESCOLA DE EDUCAÇÃO DE ASSIS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ASSIS PROJETO NIVELAMENTO Assis-SP 2014 1 INTRODUÇÃO Unidade na

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA MONTES CLAROS - MG SUMÁRIO 1. Introdução 4 2. Obrigatoriedade das atividades complementares 5 3. Modalidades de Atividades Complementares

Leia mais

REQUISITOS PARA A CRIAÇÃO DE CURSOS NOVOS MESTRADO PROFISSIONAL

REQUISITOS PARA A CRIAÇÃO DE CURSOS NOVOS MESTRADO PROFISSIONAL Ministério da Educação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Avaliação 22.scol@capes.gov.br REQUISITOS PARA A CRIAÇÃO DE CURSOS NOVOS MESTRADO PROFISSIONAL IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

O CONHECIMENTO E O INTERESSE PELA PESQUISA CIENTÍFICA POR PARTE DOS GRADUANDOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ CERES

O CONHECIMENTO E O INTERESSE PELA PESQUISA CIENTÍFICA POR PARTE DOS GRADUANDOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ CERES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E APLICADAS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS O CONHECIMENTO E O INTERESSE PELA PESQUISA CIENTÍFICA

Leia mais

CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES, RECOMENDAÇÕES E LIMITAÇÕES. 1. Conclusões e Recomendações

CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES, RECOMENDAÇÕES E LIMITAÇÕES. 1. Conclusões e Recomendações 153 CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES, RECOMENDAÇÕES E LIMITAÇÕES 1. Conclusões e Recomendações Um Estudo de Caso, como foi salientado no capítulo Metodologia deste estudo, traz à baila muitas informações sobre uma

Leia mais

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom Entrevista esclarece dúvidas sobre acúmulo de bolsas e atividadess remuneradas Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes Quinta, 22 de Julho de 2010 19:16 No dia 16 de julho de 2010, foi publicada

Leia mais

PESQUISA QUANTITATIVA e QUALITATIVA

PESQUISA QUANTITATIVA e QUALITATIVA universidade de Santa Cruz do Sul Faculdade de Serviço Social Pesquisa em Serviço Social I I PESQUISA QUANTITATIVA e QUALITATIVA BIBLIOGRAFIA: MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Administração 5ª Série Administração de Recursos Humanos I A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto

Leia mais

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO E APERFEIÇOAMENTO PEDAGÓGICO AO DOCENTE

PROGRAMA DE APOIO E APERFEIÇOAMENTO PEDAGÓGICO AO DOCENTE PROGRAMA DE APOIO E APERFEIÇOAMENTO PEDAGÓGICO AO DOCENTE DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÂ DO NORTE - MT 2011 Apresentação Articulado com o novo Plano de Desenvolvimento Institucional (2011-2015)

Leia mais

2- PÚBLICO ALVO. Página 1 de 8 CURSO PRÁTICO FORMAÇÃO DE CONSULTORES EMPRESARIAIS. SESI Serviço Social da Indústria. IEL Instituto Euvaldo Lodi

2- PÚBLICO ALVO. Página 1 de 8 CURSO PRÁTICO FORMAÇÃO DE CONSULTORES EMPRESARIAIS. SESI Serviço Social da Indústria. IEL Instituto Euvaldo Lodi 1- Objetivo Geral Capacitar profissionais para o exercício da consultoria empresarial com qualidade, possibilitando assim um melhor atendimento as demandas das empresas paraenses por estes serviços. Disseminar

Leia mais

O FUTURO PROFISSIONAL DOS TÉCNICOS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CÂMPUS CAMBORIÚ

O FUTURO PROFISSIONAL DOS TÉCNICOS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CÂMPUS CAMBORIÚ O FUTURO PROFISSIONAL DOS TÉCNICOS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CÂMPUS CAMBORIÚ Caroline Estercio 1 ; Valéria Machado 2 ; Roberta Raquel 3 RESUMO O presente trabalho tem como objetivo identificar o

Leia mais

RELATÓRIO GERAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014

RELATÓRIO GERAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 RELATÓRIO GERAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 2014 Dados da Instituição FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DO SUL DE MINAS - FACESM Código: 508 Faculdade privada sem fins lucrativos Estado: Minas Gerais

Leia mais

PROJETO DE INCENTIVO À INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

PROJETO DE INCENTIVO À INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROJETO DE INCENTIVO À INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA 1. Introdução Desnecessário discorrer sobre a importância da iniciação científica para a formação acadêmica e seus benefícios

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL 2012-2014

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL 2012-2014 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ELETRÔNICA 2014 NOTA EXPLICATIVA: I A metodologia de análise dos dados relativos à Avaliação Institucional Eletrônica /2014 considerou: a) os dados gerais da instituição, visando

Leia mais

III Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí III Jornada Científica 19 a 23 de Outubro de 2010

III Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí III Jornada Científica 19 a 23 de Outubro de 2010 Empregabilidade: uma análise das competências e habilidades pessoais e acadêmicas desenvolvidas pelos graduandos do IFMG - Campus Bambuí, necessárias ao ingresso no mercado de trabalho FRANCIELE CLÁUDIA

Leia mais

Faculdade de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA

Faculdade de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA TÍTULO: TRABALHO DOCENTE NO ESTADO DE SÃO PAULO: ANÁLISE DA JORNADA DE TRABALHO E SALÁRIOS DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA PAULISTA RESUMO O cenário atual do trabalho

Leia mais

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO MESTRADO SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO Justificativa A equipe do mestrado em Direito do UniCEUB articula-se com a graduação, notadamente, no âmbito dos cursos de

Leia mais

Duração: 8 meses Carga Horária: 360 horas. Os cursos de Pós-Graduação estão estruturados de acordo com as exigências da Resolução CNE/CES nº 01/2007.

Duração: 8 meses Carga Horária: 360 horas. Os cursos de Pós-Graduação estão estruturados de acordo com as exigências da Resolução CNE/CES nº 01/2007. Arte em Educação Considerando que a ação educacional é uma prática social mediadora da prática social mais ampla, nossa missão é: Formar o profissional de arte educação contemplando suas três dimensões:

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MOHAMED HABIB* & GIOVANNA FAGUNDES** * Professor Titular, IB, UNICAMP ** Aluna

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIADA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIADA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIADA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA 2013/01 a 2013/02 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. Diagnóstico geral

Leia mais

O Marketing Educacional aplicado às Instituições de Ensino Superior como ferramenta de competitividade. Xxxxxx Xxxx Xxxxxxx Xxxxxxx Xxxxxxxxxxx

O Marketing Educacional aplicado às Instituições de Ensino Superior como ferramenta de competitividade. Xxxxxx Xxxx Xxxxxxx Xxxxxxx Xxxxxxxxxxx O Marketing Educacional aplicado às Instituições de Ensino Superior como ferramenta de competitividade Xxxxxx Xxxx Xxxxxxx Xxxxxxx Xxxxxxxxxxx Araçatuba SP 2012 O Marketing Educacional aplicado às Instituições

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA BARREIRA ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA BARREIRA ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA BARREIRA ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA Natássia Contrera Universidade do Sagrado Coração, Bauru/SP e-mail: natassiac@hotmail.com Giseli Bueno Berti Universidade

Leia mais

NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM

NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM Marina Muniz Nunes: É inegável que determinadas ações e posturas do professor, tal como

Leia mais

Abordagem de Licenciandos sobre softwares educacionais de Química

Abordagem de Licenciandos sobre softwares educacionais de Química Abordagem de Licenciandos sobre softwares educacionais de Química Autor(a): Joycyely Marytza 1 INTRODUÇÃO As atuais concepções pedagógicas exigem do professor a inclusão das novas tecnologias para um melhor

Leia mais

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA Constata-se que o novo arranjo da economia mundial provocado pelo processo de globalização tem afetado as empresas a fim de disponibilizar

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM COMO APOIO AO ENSINO SUPERIOR EM IES DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROJETO DE PESQUISA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM COMO APOIO AO ENSINO SUPERIOR EM IES DO ESTADO DE SÃO PAULO 552 PROJETO DE PESQUISA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM COMO APOIO AO ENSINO SUPERIOR EM IES DO ESTADO DE SÃO PAULO Silvio Carvalho Neto (USP) Hiro Takaoka (USP) PESQUISA EXPLORATÓRIA

Leia mais

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do Dimensão 2 As políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de

Leia mais

RELATÓRIO DE PESQUISA INSTITUCIONAL: Avaliação dos alunos egressos de Direito

RELATÓRIO DE PESQUISA INSTITUCIONAL: Avaliação dos alunos egressos de Direito RELATÓRIO DE PESQUISA INSTITUCIONAL: Avaliação dos alunos egressos de Direito CARIACICA-ES ABRIL DE 2011 FACULDADE ESPÍRITO SANTENSE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS Pesquisa direcionada a alunos egressos dos cursos

Leia mais

PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA RESULTANTE DAS DISSERTAÇÕES E TESES EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL

PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA RESULTANTE DAS DISSERTAÇÕES E TESES EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA RESULTANTE DAS DISSERTAÇÕES E TESES EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL Alexandre Soares dos Santos 1. Jose Dorival Gleria 2. Michele Silva Sacardo 3. RESUMO Saber se as dissertações e teses,

Leia mais

O que é Custo de Oportunidade?

O que é Custo de Oportunidade? O que é Custo de Oportunidade?! Conceito de custo de oportunidade! Cuidados na utilização do custo de oportunidade! Aplicações do custo de oportunidade Paulo Dragaud Zeppelini Mestre em Controladoria e

Leia mais

Tópicos Abordados. Pesquisa de Mercado. Aula 1. Contextualização

Tópicos Abordados. Pesquisa de Mercado. Aula 1. Contextualização Pesquisa de Mercado Aula 1 Prof. Me. Ricieri Garbelini Tópicos Abordados 1. Identificação do problema ou situação 2. Construção de hipóteses ou determinação dos objetivos 3. Tipos de pesquisa 4. Métodos

Leia mais

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos 1 Carreira: definição de papéis e comparação de modelos Renato Beschizza Economista e especialista em estruturas organizacionais e carreiras Consultor da AB Consultores Associados Ltda. renato@abconsultores.com.br

Leia mais

CURSO PRÉ-VESTIBULAR UNE-TODOS: CONTRIBUINDO PARA A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO *

CURSO PRÉ-VESTIBULAR UNE-TODOS: CONTRIBUINDO PARA A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO * CURSO PRÉ-VESTIBULAR UNE-TODOS: CONTRIBUINDO PARA A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO * COSTA, Marcia de Souza 1, PAES, Maria Helena Rodrigues 2 ; Palavras-chave: Pré-vestibular

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS Comissão Própria de Avaliação

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS Comissão Própria de Avaliação UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS Comissão Própria de Avaliação Outubro / 2005 A tabulação dos dados evidenciados nos instrumentos aplicados junto a 1334 respondentes, revelou os seguintes resultados: 01.

Leia mais

6 Conclusão. 6.1. Conclusão. 6.1.1. Resultados finais. 6.1.1.1. Resultados diretos

6 Conclusão. 6.1. Conclusão. 6.1.1. Resultados finais. 6.1.1.1. Resultados diretos 6 Conclusão Neste capitulo será feita conclusão do trabalho descrevendo os resultados diretos e indiretos da pesquisa. Adicionalmente, serão feitas sugestões para o aprofundamento no presente texto e a

Leia mais

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Curso de Especialização em Gestão e Relações Internacionais Área de Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

CURSO TECNOLÓGICO EM GESTÃO HOSPITALAR 2013.1

CURSO TECNOLÓGICO EM GESTÃO HOSPITALAR 2013.1 UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP 5. Santos: Oportunidades e Riscos do Desenvolvimento CAMPUS- SANTOS A cidade de Santos, na região metropolitana da Baixada Santista, com mais de 430 mil habitantes é na atualidade

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Wanderlânyo de Lira Barboza * Emmanuel De Sousa Fernandes Falcão ** Resumo: O presente trabalho aborda reflexões

Leia mais

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S):

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S): Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: Nos últimos anos, o cenário econômico mundial vem mudando significativamente em decorrência dos avanços tecnológicos, da globalização, das mega

Leia mais

COMISSÃO DE COORDENAÇÃO DE CURSO INTRA-UNIDADE

COMISSÃO DE COORDENAÇÃO DE CURSO INTRA-UNIDADE PROJETO PEDAGÓGICO I. PERFIL DO GRADUANDO O egresso do Bacharelado em Economia Empresarial e Controladoria deve ter sólida formação econômica e em controladoria, além do domínio do ferramental quantitativo

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR APROVADO PELA RESOLUÇÃO

Leia mais

OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NO ENSINO SUPERIOR: OUTRAS POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR

OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NO ENSINO SUPERIOR: OUTRAS POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NO ENSINO SUPERIOR: OUTRAS POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR Alexsandro de Melo Silva 1, Leon Cavalcante Lima², Arlyson Alves do Nascimento 3. ¹Instituto Federal de

Leia mais

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul.

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Pesquisa A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Introdução Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e políticas capazes de ampliar a inserção da mulher no mercado de trabalho.

Leia mais

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II Índice Sistemático Capitulo I Da apresentação...02 Capitulo II Dos objetivos da proposta pedagógica...02 Capitulo III Dos fundamentos da proposta pedagógica...02 Capitulo IV Da sinopse histórica...03 Capitulo

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA Telma Aparecida de Souza Gracias Faculdade de Tecnologia Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP telmag@ft.unicamp.br

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Diretoria de Avaliação da Educação Superior CAPACITAÇÃO DOS AVALIADORES NO NOVO INSTRUMENTO AVALIAÇÃO DOS CURSOS

Leia mais

RELATÓRIO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE EXTERNO EMBRAPA MEIO AMBIENTE ANO BASE - 2011. Sistema de Gestão da Qualidade

RELATÓRIO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE EXTERNO EMBRAPA MEIO AMBIENTE ANO BASE - 2011. Sistema de Gestão da Qualidade RELATÓRIO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE EXTERNO EMBRAPA MEIO AMBIENTE ANO BASE - 2011 Sistema de Gestão da Qualidade SUMÁRIO 1. - Introdução.... 3 2. - Metodologia.... 3 2.1 - Amostragem e coleta

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO NETUR NA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.

AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO NETUR NA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. 110. ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO

Leia mais

A. Critérios para Avaliação e Aprovação de Cursos Novos de História

A. Critérios para Avaliação e Aprovação de Cursos Novos de História A. Critérios para Avaliação e Aprovação de Cursos Novos de História 1. Apoio institucional. Clara manifestação de apoio por parte da IES proponente, expressa tanto no provimento da infraestrutura necessária,

Leia mais

CEAHS CEAHS. Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1

CEAHS CEAHS. Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1 CEAHS Breve descrição das disciplinas Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado de Saúde 2 Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1 Economia da Saúde 1 Processos e Sistemas em Saúde 2 Negócios

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DE UM PROGRAMA (MESTRADO) NOTA 3

CARACTERÍSTICAS DE UM PROGRAMA (MESTRADO) NOTA 3 CAPES - ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA ÁREA 46 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA PROGRAMAS ACADÊMICOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU CARACTERÍSTICAS DE UM PROGRAMA (MESTRADO) NOTA 3 Para obter nota

Leia mais

Fanor - Faculdade Nordeste

Fanor - Faculdade Nordeste Norma 025: Projeto de Avaliação Institucional Capítulo I Disposições Gerais A avaliação institucional preocupa-se, fundamentalmente, com o julgamento dos aspectos que envolvem a realidade interna e externa

Leia mais

REALIZAÇÃO DE TRABALHOS INTERDISCIPLINARES GRUPOS DE LEITURA SUPERVISIONADA (GRULES)

REALIZAÇÃO DE TRABALHOS INTERDISCIPLINARES GRUPOS DE LEITURA SUPERVISIONADA (GRULES) REALIZAÇÃO DE TRABALHOS INTERDISCIPLINARES GRUPOS DE LEITURA SUPERVISIONADA (GRULES) 1 APRESENTAÇÃO Este manual é um documento informativo visando orientar a comunidade acadêmica quanto ao processo de

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DO CENTRO DE APOIO POPULAR ESTUDANTIL DO TOCANTINS PARA A SOCIEDADE PORTUENSE

AS CONTRIBUIÇÕES DO CENTRO DE APOIO POPULAR ESTUDANTIL DO TOCANTINS PARA A SOCIEDADE PORTUENSE AS CONTRIBUIÇÕES DO CENTRO DE APOIO POPULAR ESTUDANTIL DO TOCANTINS PARA A SOCIEDADE PORTUENSE Cleudimar Pereira Dias Benvinda Barros Dourado (Orientadora) O Centro de Apoio Popular Estudantil do Tocantins

Leia mais

O Trabalho escrito atenderá ao disposto no Manual de Normatização de Projetos Finais da ESAMC.

O Trabalho escrito atenderá ao disposto no Manual de Normatização de Projetos Finais da ESAMC. Plano de Ensino CURSO: MBA Regular - Negócios Internacionais DISCIPLINA: Plano de Internacionalização Banca Final Última revisão: Abril/2015 Horas-aula: Orientação do projeto: 30 Desenvolvimento do projeto:

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Instituto de Informática Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel Belo Horizonte - MG Outubro/2007 Síntese

Leia mais

CURSO: GESTÃO AMBIENTAL

CURSO: GESTÃO AMBIENTAL CURSO: GESTÃO AMBIENTAL OBJETIVOS DO CURSO Objetivos Gerais O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental tem por objetivo formar profissionais capazes de propor, planejar, gerenciar e executar ações

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM. Coerência do sistema de avaliação

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM. Coerência do sistema de avaliação SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM Coerência do sistema de avaliação Os instrumentos de avaliação, como provas, trabalhos, resolução de problemas, de casos, além das manifestações espontâneas

Leia mais

FACULDADE MODELO CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2º Semestre de 2010

FACULDADE MODELO CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2º Semestre de 2010 FACULDADE MODELO CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2º Semestre de 2010 1. APRESENTAÇÃO O relatório que segue apresenta a Avaliação Institucional da Faculdade Modelo

Leia mais

XI Encontro de Iniciação à Docência

XI Encontro de Iniciação à Docência 4CCHSADCSAMT04 A MONITORIA COMO SUBSÍDIO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: O CASO DA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA NO CCHSA-UFPB Moisés de Assis Alves Soares (1) ; Kadidja Ferreira Santos (3) ;

Leia mais

Go for Bolsas de Estudos & Mobilidade Internacional. www.gforit.org. it!

Go for Bolsas de Estudos & Mobilidade Internacional. www.gforit.org. it! Go for Bolsas de Estudos & Mobilidade Internacional www.gforit.org it! Discover the world. Os primeiros passos para estudar no exterior. Pesquisa e planejamento são cruciais para o sucesso de uma candidatura.

Leia mais

Opinião N15 ANÁLISE DO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS COTISTAS DOS CURSOS DE MEDICINA E DIREITO NO BRASIL

Opinião N15 ANÁLISE DO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS COTISTAS DOS CURSOS DE MEDICINA E DIREITO NO BRASIL Opinião N15 ANÁLISE DO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS COTISTAS DOS CURSOS DE MEDICINA E DIREITO NO BRASIL MÁRCIA MARQUES DE CARVALHO 1 E GRAZIELE DOS SANTOS CERQUEIRA 2 As políticas de ação afirmativa no acesso

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

DIMENSÃO 2: - Política para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão - Respectivas normas de operacionalização

DIMENSÃO 2: - Política para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão - Respectivas normas de operacionalização DIMENSÃO 2: - Política para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão - Respectivas normas de operacionalização 2.1 - GRADUAÇÃO 2.1.1. Descrição do Ensino de Graduação na UESC Cursos: 26 cursos regulares

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

As pesquisas podem ser agrupadas de acordo com diferentes critérios e nomenclaturas. Por exemplo, elas podem ser classificadas de acordo com:

As pesquisas podem ser agrupadas de acordo com diferentes critérios e nomenclaturas. Por exemplo, elas podem ser classificadas de acordo com: 1 Metodologia da Pesquisa Científica Aula 4: Tipos de pesquisa Podemos classificar os vários tipos de pesquisa em função das diferentes maneiras pelo qual interpretamos os resultados alcançados. Essa diversidade

Leia mais

Aprendizagem da Matemática: um estudo sobre Representações Sociais no curso de Administração

Aprendizagem da Matemática: um estudo sobre Representações Sociais no curso de Administração Aprendizagem da Matemática: um estudo sobre Representações Sociais no curso de Administração Eixo temático 2: Formação de professores e cultura digital SALERNO, Daniela Prado 1 VIEIRA, Vania Maria de Oliveira

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME)

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) Palmas 2010 1. Apresentação O Núcleo de Apoio Didático e Metodológico NADIME é o órgão da Faculdade Católica do Tocantins responsável pela efetivação da

Leia mais

Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática. Comunicação Oral Relato de Experiência

Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática. Comunicação Oral Relato de Experiência Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática Elisabete Ap. Zambelo e-mail: elisabete.zambelo@usc.br Daniel Freire e Almeida e-mail: daniel.almeida@usc.br Verônica

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA Projeto Integrado Multidisciplinar III e IV Recursos Humanos Manual de orientações - PIM Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos 1.

Leia mais