III Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "III Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros 2015-2016"

Transcrição

1 III Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros Módulo I - Seguro: direito, economia e não discriminação (10 horas) 30/11/2015 Sessão inaugural: 1.O seguro e law and economics Professor Doutor Pedro Pais de Vasconcelos Dr. Rui Leão Martinho (Bastonário da Ordem dos Economistas) 03/12/ Seguro e gambling 1.2. Moral hazard Professor Doutor Júlio Manuel Vieira Gomes (Professor da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça) 10/12/ Assimetria da informação 1.5. Risk assessment Professor Doutor Fernando Araújo 15/12/ O seguro e a não discriminação 2.1. Não discriminação e direito europeu 2.2. O princípio da igualdade na Constituição Portuguesa Professora Doutora Margarida Lima Rego (Professora da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e Of Councel na Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, Sociedade de Advogados,R.L.) 17/12/ Metodologia de investigação e redação de textos científicos Doutor Luis Poças (Quadro Superior da Groupama Seguros)

2 Módulo II - Regime de acesso e de exercício da atividade seguradora (14 horas) 07/01/ A reforma de 2009/2015 (Solvência II) e implicações no direito nacional (a nova Lei nº 147/2015) 1.1. A Autoridade Europeia de Supervisão (EIOPA) 1.2. A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Conselho Nacional de Supervisores Financeiros Professor Doutor Luís Morais 12/01/ Regime de acesso à atividade seguradora: autorização, registo; vicissitudes; 3. O passaporte europeu Dr. Vicente Mendes Godinho (Diretor do Departamento de Autorizações e Registos da Autoridade de 14/01/ A supervisão comportamental Dr. Eduardo Farinha Pereira (Diretor do Departamento de Supervisão Comportamental da Autoridade de 19/01/ As novas exigências de corporate governance das seguradoras Mestre Paulo Câmara (Professor da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e Managing Partner na Sérvulo & Associados, Sociedade de Advogados, R.L.) 21/01/ A constituição e o funcionamento dos fundos de pensões e das entidades gestoras de fundos de pensões Mestre Elisete Lobo (Departamento de Supervisão Prudencial de Fundos de Pensões da Autoridade de 26/01/ O Direito da Concorrência na actividade seguradora e resseguradora Proessor Doutor João Espírito Santo de Noronha

3 28/01/ Solvência II Mestre Hugo Borginho (Diretor do Departamento Análise de Riscos e Solvência da Autoridade de Módulo III - Direito Material dos Seguros I O contrato de seguro ( 28 horas ) 02/02/ Deveres pré-contratuais de informação 1.1. Deveres a cargo do segurador; 1.2. Dever e declaração inicial de risco Mestre Arnaldo Oliveira ( Departamento de Política Regulatória e Relações Institucionais da Autoridade de 04/02/ Regime geral: conteúdo essencial; sujeitos 3. O risco e a álea; o interesse Mestre Sofia Santos Machado (Advogada e Sócia da Abreu Advogados, Sociedade de Advogados, R.L.) 11/02/ O prémio: cálculo e estipulação; pagamento e não pagamento de prémio; resgate Professora Doutora Margarida Lima Rego (Professora da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e Of Councel na Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, Sociedade de Advogados,R.L.) 16/02/ A formação do contrato de seguro 5.1. O princípio da liberdade contratual 5.2. Regimes de imperatividade e seguros proibidos; os sujeitos 5.3. A Apólice: elementos da apólice; apólices nominativas à ordem e ao portador Dr. Paulo Trindade Costa (Advogado e Sócio da Vieira de Almeida & Associados, Sociedade de Advogados, R.L.) 23/02/ O sinistro e a indemnização: nos seguros de danos; nos seguros profissionais; nos seguros de vida; nos seguros de saúde Professora Doutora Maria Elisabete Ramos (Professora da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra)

4 25/02/ Transmissão, oneração e cessação do contrato de seguro Professor Doutor Alexandre de Soveral Martins (Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra) 01/03/ Seguro de grupo: seguros de grupo e grupo de seguros; deveres de informação no seguro de grupo; incumprimento; resolução do contrato Professor Doutor Filipe Albuquerque de Matos (Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra) 03/03/ Mediação de Seguros Dra. Ana Cristina Borges (CEO da MDS Re, mediador de Resseguros, SA) 08/03/ O futuro regime de distribuição de seguros e resseguros Dra. Maria Eduarda Ribeiro (Diretora do Departamento Política Regulatória e Relações Institucionais da Autoridade de 10/03/ Resseguro e Cosseguro Mestre Luís Filipe Caldas (Advogado) 29/03/ A comercialização à distância no mercado segurador Professor Doutor Alexandre de Soveral Martins (Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra) 31/03/ Publicidade no mercado segurador Mestre Paula Alves (Departamento de Supervisão Comportamental da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões)

5 05/04/ Cláusulas abusivas no contrato de seguro: análise jurisprudencial Conselheiro Carlos Lopes do Rego (Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça) 07/04/ Os seguros obrigatórios: registo de clausulados e entendimentos Dr. Vicente Mendes Godinho (Diretor do Departamento de Autorizações e Registos da Autoridade de II - Contratos de seguro em especial (30 horas) 12/04/ Os seguros de danos e o princípio indemnizatório Mestre Francisco Rodrigues Rocha (Assistente na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Advogado na GPA-Gouveia Pereira, Costa Freitas & Associados, Sociedade de Advogados, R.L.) 14/04/ Sub-rogação Mestre Francisco Rodrigues Rocha (Assistente na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Advogado na GPA-Gouveia Pereira, Costa Freitas & Associados, Sociedade de Advogados, R.L.) 19/04/ O direito de regresso no seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel Conselheiro António Abrantes Geraldes (Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça) 21/04/ O seguro automóvel; o problema bonus-malus Professora Doutora Maria José Rangel Mesquita (Professora da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Juiz do Tribunal Constitucional) 28/04/ Seguros de acidentes de trabalho e de acidentes pessoais Professora Doutora Isabel Vieira Borges (Professora da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa)

6 03/05/ Ação direta: sistema inglês, sistema francês, sistema português Professor Doutor Luis Morais 05/05/ Seguros de Responsabilidade Civil dos Administradores Professor Doutor Pedro Pais de Vasconcelos 10/05/ Dolo do tomador do seguro / segurador e direito de regresso Professora Doutora Maria Elisabete Ramos (Professora da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra) 12/05/ Seguros de crédito e caução Doutor Luis Poças (Quadro Superior da Groupama Seguros) 17/05/ O seguro de responsabilidade ambiental Dra. Paula Rios (Administradora de MDS Portugal) 19/05/ Seguros de Pessoas Seguro de saúde Mestre Francisco Luís Alves (Advogado e Responsável de Assessoria Jurídica-Negócio na Fidelidade) 24/05/ Seguros e operações do ramo vida Mestre Maria Inês de Oliveira Martins (Assistente na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra) 26/05/ Seguros de vida financeiros: seguros de capitalização; poupança-reforma; unit-linked Mestre Maria Inês de Oliveira Martins (Assistente na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra)

7 31/05/ Seguros de vida associado ao crédito à habitação e ao consumo Professora Doutora Margarida Lima Rego (Professora da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e Of Councel na Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, Sociedade de Advogados,R.L.) 02/06/ Representação e o contrato de seguros Professor Doutor Pedro Leitão Pais de Vasconcelos (Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa) III - Lei aplicável e resolução de litígios relativos ao Contrato de Seguro (8 horas) 07/06/ PEICL (Principles of European Insurance Contract Law) Professor Doutor Pedro Pais de Vasconcelos 09/06/ Lei aplicável ao contrato de seguro plurilocalizado Mestre Florbela de Almeida Pires (Advogada no Departamento Societário e Financeiro da Cuatrecasas, Gonçalves Pereira, R.L.) 14/06/ Arbitragem Dra. Sofia Martins (Coordenadora da Área de Prática de Contencioso & Arbitragem Advogada na Miranda & Associados, Sociedade de Advogados,R.L. e membro das Direções da Associação Portuguesa de Arbitragem e do Centro de Arbitragem da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa 16/06/2016 Sessão solene de encerramento do Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros com a presença de Sua Excelência o Senhor Professor Doutor José Figueiredo Almaça (Presidente do Conselho de Administração da Autoridade de e a Direção da AIDA-Portugal.

8 Destinatários: titulares de licenciatura designadamente magistrados, advogados, juristas e outros profissionais que estejam em contacto com os Seguros Horário: sessões semanais, terças-feiras e quintas-feiras, das 18h30 às 20h30- sala ( Dia 30/11 excecionalmente a sessão ocorrerá na Sala de Audiências da FDUL) Informações e inscrições: AIDA- Portugal Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa info@aida-portugal.org TF:

III Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros 2015/2016. Organização. Coordenação

III Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros 2015/2016. Organização. Coordenação III Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros 2015/2016 Organização Secção Portuguesa da AIDA Associação Internacional de Direito dos Seguros Coordenação Direção da Secção Portuguesa da AIDA Módulo

Leia mais

II Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros 2014/2015. Organização. Coordenação

II Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros 2014/2015. Organização. Coordenação II Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros 2014/2015 Organização Secção Portuguesa da AIDA Associação Internacional de Direito dos Seguros Coordenação Direção da Secção Portuguesa da AIDA Módulo

Leia mais

II Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros 2014/2015. Organização. Coordenação

II Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros 2014/2015. Organização. Coordenação II Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros 2014/2015 Organização Secção Portuguesa da AIDA Associação Internacional de Direito dos Seguros Coordenação Direção da Secção Portuguesa da AIDA Módulo

Leia mais

IV Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros

IV Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros IV Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros 2016-2017 Módulo I - Seguro: direito, economia e não discriminação (8 horas) 22/11/2016 Sessão inaugural: 1.O seguro e a natureza das coisas Professor Doutor

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DOS SEGUROS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DOS SEGUROS Organização Secção Portuguesa da AIDA Association Internationale de Droit des Assurances Colaboração Instituto de Seguros de Portugal Coordenação Prof. Doutor Pedro Romano Martinez Sessão de Abertura Presidente

Leia mais

XV CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DOS VALORES MOBILIÁRIOS (ANO LECTIVO 2010/2011)

XV CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DOS VALORES MOBILIÁRIOS (ANO LECTIVO 2010/2011) XV CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DOS VALORES MOBILIÁRIOS (ANO LECTIVO 2010/2011) Out. 26 Interesse social, dever de lealdade e responsabilidade dos sócios por deliberações abusivas Prof. Doutor Manuel

Leia mais

EM DIREITO DOS SEGUROS DE 4 DE JANEIRO A 28 DE JUNHO DE Candidaturas para:

EM DIREITO DOS SEGUROS DE 4 DE JANEIRO A 28 DE JUNHO DE Candidaturas para: C U R S O AV A N Ç A D O EM DIREITO DOS SEGUROS DE 4 DE JANEIRO A 28 DE JUNHO DE 201 8 Candidaturas para: info@aida-portugal.org Local: Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa Coordenação.

Leia mais

CAPÍTULO I INTRODUÇÃO

CAPÍTULO I INTRODUÇÃO Mestrado: Empresarial Disciplina: DIREITO DOS SEGUROS Docente: PAULO CÂMARA Ano letivo: 2013/2014 Semestre: 2.º semestre 1. Programa da disciplina: 1.º Introdução CAPÍTULO I INTRODUÇÃO 1. Delimitação 2.

Leia mais

VI CONGRESSO DO CENTRO DE ARBITRAGEM DA CÂMARA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA PORTUGUESA (CENTRO DE ARBITRAGEM COMERCIAL)

VI CONGRESSO DO CENTRO DE ARBITRAGEM DA CÂMARA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA PORTUGUESA (CENTRO DE ARBITRAGEM COMERCIAL) 1 VI CONGRESSO DO CENTRO DE ARBITRAGEM DA CÂMARA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA PORTUGUESA (CENTRO DE ARBITRAGEM COMERCIAL) 2 e 3 de julho de 2012 2 de julho de 2012, parte da manhã Sessão Sub-40 09:00-09:15

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUADO DE ACTUALIZAÇÃO SOBRE DIREITO DA ÁGUA

CURSO PÓS-GRADUADO DE ACTUALIZAÇÃO SOBRE DIREITO DA ÁGUA CURSO PÓS-GRADUADO DE ACTUALIZAÇÃO SOBRE DIREITO DA ÁGUA Coordenação científica: Prof. Doutor João Miranda / Mestre Ana Luísa Guimarães Mestre António Leitão Amaro / Mestre Mark Kirkby Conferência inaugural:

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência Coordenadores gerais: Professor Doutor Eduardo Paz Ferreira e Professora Doutora Maria

Leia mais

Patrocínio Judiciário e Representação do Estado em Juízo

Patrocínio Judiciário e Representação do Estado em Juízo Patrocínio Judiciário e Representação do Estado em Juízo Instituto de Ciências Jurídico-Política em colaboração com o Centro de Arbitragem Administrativa Coordenação científica: Prof.ª Doutora Alexandra

Leia mais

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO DE DIREITO PRIVADO FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO DE DIREITO PRIVADO FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO DE DIREITO PRIVADO FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA Comissão científica Professor Doutor António Menezes Cordeiro Professora Doutora Ana Perestrelo de Oliveira I Curso

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência Coordenadores gerais: Professor Doutor Eduardo Paz Ferreira e Professora Doutora Maria

Leia mais

Inscrição. Encontra se aberta a participação a interessados exteriores às instituições que integram a organização da Conferência.

Inscrição. Encontra se aberta a participação a interessados exteriores às instituições que integram a organização da Conferência. Inscrição Encontra se aberta a participação a interessados exteriores às instituições que integram a organização da Conferência. As inscrições são limitadas ao número de 30. Preço da inscrição 25 000$00

Leia mais

Curso de Pós-Graduação em Direito do Trabalho e de Processo de Trabalho 2010/2011

Curso de Pós-Graduação em Direito do Trabalho e de Processo de Trabalho 2010/2011 Curso de Pós-Graduação em Direito do Trabalho e de Processo de Trabalho 2010/2011 INICIO: 11 de Fevereiro de 2011 COORDENAÇÃO: Dr. Paulo Morgado de Carvalho / Prof. Doutor Júlio Vieira Gomes Com a participação

Leia mais

Módulo Europeu sobre Direitos Fundamentais

Módulo Europeu sobre Direitos Fundamentais Módulo Europeu sobre Direitos Fundamentais Coordenadores: Professores Doutores Fausto de Quadros, Luís Pereira Coutinho e Lourenço Vilhena de Freitas Duração: Início no dia 17 de Maio Dias de leccionação:

Leia mais

Proteção de Dados Pessoais

Proteção de Dados Pessoais Proteção de Dados Pessoais COORDENAÇÃO: Leonor Chastre, Magda Cocco e Tiago Félix da Costa 13, 14, 20, 21, 27, 28 de março e 3 e 4 de abril de 2014 (quintas e sextas-feiras, das 18:30h às 21:30h) Proteção

Leia mais

Proteção de Dados Pessoais Teoria e prática

Proteção de Dados Pessoais Teoria e prática Proteção de Dados Pessoais COORDENAÇÃO: Leonor Chastre, Magda Cocco e Tiago Félix da Costa 6, 7, 13, 14, 20, 21, 27, 28 de março de 2014 (quintas e sextas-feiras, das 18:30h às 21:30h) Proteção de Dados

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO DO MAR

DIREITO ADMINISTRATIVO DO MAR CURSO PÓS-GRADUADO DE ATUALIZAÇÃO DIREITO ADMINISTRATIVO DO MAR Coordenação científica: Prof. Doutor Rui Guerra da Fonseca / Prof. Doutor Miguel Assis Raimundo PLANO DE CURSO 3 out. 2012 Auditório da FDUL

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUADO DE ACTUALIZAÇÃO SOBRE DIREITO E GESTÃO DO TURISMO

CURSO PÓS-GRADUADO DE ACTUALIZAÇÃO SOBRE DIREITO E GESTÃO DO TURISMO CURSO PÓS-GRADUADO DE ACTUALIZAÇÃO SOBRE DIREITO E GESTÃO DO TURISMO Coordenação científica: Prof. Doutor Claudio Monteiro / Prof. Doutor João Miranda Dra. Cristina Siza Vieira / Dra. Ana Mendes Godinho

Leia mais

22 e 23 de Setembro de 2014 Funchal

22 e 23 de Setembro de 2014 Funchal 22 e 23 de Setembro de 2014 Funchal Apoios Instituto de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (IDT) Empresa de Electricidade da Madeira ACIF - Associação Comercial e Industrial

Leia mais

JORNADA DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL

JORNADA DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL JORNADA DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL Coordenadores: Prof. Doutor José de Oliveira Ascensão (FDUL/APDI) Prof.ª Doutora Mafalda Videira (FFUL) Mestra Teresa Garcia (APDI) Dr. Heitor Costa (APIFARMA) Prof. Doutor

Leia mais

PERSPECTIVAS DE REFORMA DA JUSTIÇA CONSTITUCIONAL EM PORTUGAL E NO BRASIL

PERSPECTIVAS DE REFORMA DA JUSTIÇA CONSTITUCIONAL EM PORTUGAL E NO BRASIL 8 e 9 de Abril de 2010 Lisboa CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE DIREITO CONSTITUCIONAL PERSPECTIVAS DE REFORMA DA JUSTIÇA CONSTITUCIONAL EM PORTUGAL E NO BRASIL Local Auditório da Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

Pós-graduação em Direito e Finanças do Desporto

Pós-graduação em Direito e Finanças do Desporto Pós-graduação em Direito e Finanças do Desporto Coordenação: Prof. Doutor João Miranda e Prof. Doutor Nuno Cunha Rodrigues I Módulo Introdução ao Direito do Desporto 20.2.2015 1. A regulação jurídica internacional

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa

Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa I Curso de Extensão Universitária em Direito do Desporto 2010-2011 Coordenador científico Prof. Doutor José Manuel Meirim Coordenação Prof. Doutor José

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUADO DE ACTUALIZAÇÃO DIREITO ADMINISTRATIVO DO MAR

CURSO PÓS-GRADUADO DE ACTUALIZAÇÃO DIREITO ADMINISTRATIVO DO MAR CURSO PÓS-GRADUADO DE ACTUALIZAÇÃO DIREITO ADMINISTRATIVO DO MAR Coordenação científica: Prof. Doutor Rui Guerra da Fonseca / Prof. Doutor Miguel Assis Raimundo Dr. Rui Lanceiro / Dr.ª Mariana Melo Egídio

Leia mais

Anexo da Proposta ao Ponto 1 da ordem de trabalhos da Assembleia Geral Anual, a realizar a 4 de Abril de 2014

Anexo da Proposta ao Ponto 1 da ordem de trabalhos da Assembleia Geral Anual, a realizar a 4 de Abril de 2014 Anexo da Proposta ao Ponto 1 da ordem de trabalhos da Assembleia Geral Anual, a realizar a 4 de Abril de 2014 P 1 de 6 António Agostinho Cardoso da Conceição Guedes Nome: António Agostinho Cardoso da Conceição

Leia mais

I Curso Pós-Graduado de Atualização

I Curso Pós-Graduado de Atualização I Curso Pós-Graduado de Atualização sobre DIREITO DA MEDICINA & JUSTIÇA PENAL Coordenadores: JOÃO LOBO ANTUNES (Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da MARIA FERNANDA PALMA (Professora Catedrática

Leia mais

DIREITO PÚBLICO ANGOLANO PARA INVESTIDORES E JURISTAS

DIREITO PÚBLICO ANGOLANO PARA INVESTIDORES E JURISTAS DIREITO PÚBLICO ANGOLANO PARA INVESTIDORES E JURISTAS Coordenação Cie ntífica Prof. Doutor Carlos Blanco de Morais (Faculdade de Direito de Lisboa) Prof. Doutor Carlos Feijó (Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

A NOVA LEI DAS ASSOCIAÇÕES PÚBLICAS PROFISSIONAIS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

A NOVA LEI DAS ASSOCIAÇÕES PÚBLICAS PROFISSIONAIS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES A NOVA LEI DAS ASSOCIAÇÕES PÚBLICAS PROFISSIONAIS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES 24 e 25 de Setembro de 2014 PROGRAMA Entidades organizadoras Instituto de Ciências Jurídico-Políticas Coordenação científica

Leia mais

RESULTADOS. Nome Global ( /100) PT1840719 ADÃO AZEVEDO MALHEIRO MATOS BARBOSA 94 B1 PT1840720 ADRIANA MORAIS SOUSA 52 A1

RESULTADOS. Nome Global ( /100) PT1840719 ADÃO AZEVEDO MALHEIRO MATOS BARBOSA 94 B1 PT1840720 ADRIANA MORAIS SOUSA 52 A1 PT1840719 ADÃO AZEVEDO MALHEIRO MATOS BARBOSA 94 B1 PT1840720 ADRIANA MORAIS SOUSA 52 A1 PT1840721 ADRIANA XAVIER DA SILVA FERNANDES 38 Pré-A1 PT1840722 ALEXANDRA FILIPA AZEVEDO SANTOS 52 A1 PT1840723

Leia mais

joaofurtadosousa-48992a@adv.oa.pt 1 Junho de 2007 até à actualidade BPLD&A, Borges da Ponte, Linhares Dias & Associados, Sociedade de Advogados, R.L.

joaofurtadosousa-48992a@adv.oa.pt 1 Junho de 2007 até à actualidade BPLD&A, Borges da Ponte, Linhares Dias & Associados, Sociedade de Advogados, R.L. M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome FURTADO SOUSA, JOÃO MIGUEL Morada Telefone Fax Correio electrónico Profissional: jfs@bpldadvogados.com / joaofurtadosousa-48992a@adv.oa.pt Nacionalidade

Leia mais

Curso de Direito da Comunicação Social

Curso de Direito da Comunicação Social Curso de Direito da Comunicação Social Coordenação Científica: Prof. Doutor Blanco de Morais, Prof.ª Doutora Maria Luísa Duarte e 1.ª Sessão 21 Fevereiro 2013 (Quinta-feira) 18h00m Conferência Inaugural

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. II Curso de Extensão Universitária em Direito do Desporto

Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. II Curso de Extensão Universitária em Direito do Desporto Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa II Curso de Extensão Universitária em Direito do Desporto 2011 2012 Coordenador científico Prof. Doutor José Manuel Meirim Coordenação Prof. Doutor José

Leia mais

Apresentação do curso Objetivos gerais Objetivos específicos

Apresentação do curso Objetivos gerais Objetivos específicos Apresentação do curso O Curso de Especialização Direito das Empresas para Executivos (CEDEE) visa satisfazer a necessidade existente no mercado dos gestores e executivos das empresas conhecerem o direito

Leia mais

ALCATEIA ACAGRUP 2014 - SIERRA NORTE - MADRID - ESPANHA PARTICIPANTES: 26 60% INCIDÊNCIA NO GRUPO 20%

ALCATEIA ACAGRUP 2014 - SIERRA NORTE - MADRID - ESPANHA PARTICIPANTES: 26 60% INCIDÊNCIA NO GRUPO 20% ALCATEIA Sec NIN NOME NIN NOME Lob 1215050143005 Alice Neto Santos Nascimento 1215050143015 Afonso da Fonseca Machado Lob 1215050143010 Amélia Maria Mesquita Aleixo Alves 1115050143010 Afonso Jesus Dias

Leia mais

RESUMO DE DADOS CURRICULARES

RESUMO DE DADOS CURRICULARES DADOS PESSOAIS Nome: Luis M. Martins Estado Civil: Casado Nacionalidade: Portuguesa Data de Nascimento: 19/03/1973 FORMAÇÃO ACADÉMICA 2004-2005 PÓS-GRADUAÇÃO Sociedades Comerciais Instituto Superior de

Leia mais

C U R R I C U L U M V I T A E. - Ensino secundário, concluído na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, com a média de 19 (dezanove) valores

C U R R I C U L U M V I T A E. - Ensino secundário, concluído na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, com a média de 19 (dezanove) valores C U R R I C U L U M V I T A E HABILITAÇÕES ACADÉMICAS - Ensino secundário, concluído na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, com a média de 19 (dezanove) valores - Licenciatura em Direito, concluída

Leia mais

14h30 16:30: Serviços Postais: Serviço Postal Universal. Liberalização. Privatização. Concessão (Dra. Maria da Graça Carvalho)

14h30 16:30: Serviços Postais: Serviço Postal Universal. Liberalização. Privatização. Concessão (Dra. Maria da Graça Carvalho) PROGRAMA 20 de outubro 09h30 09h50: Sessão de Abertura e Introdução (Dr. João Caboz Santana) 09h50 11h00: Informática, Estado, Administração Pública e Cooperação Internacional (Prof. Doutor Miguel Mira

Leia mais

LISTA ORDENADA DOS CANDIDATOS DO CONCURSO PARA LECCIONAR A DISCIPLINA DE Inglês (1440) 6 Horas - Abelheira + NO 1º CICLO

LISTA ORDENADA DOS CANDIDATOS DO CONCURSO PARA LECCIONAR A DISCIPLINA DE Inglês (1440) 6 Horas - Abelheira + NO 1º CICLO A DISCIPLINA DE Inglês (1440) 6 Horas - Abelheira + NO 1º CICLO Elisabete Margarida Viana G. da Rocha 15,00 Deolinda Rosa Arantes Torres 15,00 Raquel Maria SantosB. Oliveira Silva 9,50 Eunice Calisto Soares

Leia mais

ORDENAMENTO CIVIL DO NAS TERRITÓRIO DINÂMICAS TERRITORIAIS: CONTRIBUTO PARA O PLANEAMENTO, GESTÃO DE EMERGÊNCIA

ORDENAMENTO CIVIL DO NAS TERRITÓRIO DINÂMICAS TERRITORIAIS: CONTRIBUTO PARA O PLANEAMENTO, GESTÃO DE EMERGÊNCIA ALTO PATROCÍNIO PROGRAMA DATA: LOCAL: DIA AUDITÓRIO 12 DE NOVEMBRO DO CENTRO (SEXTA CÍVICO EXTA-FEIRA DO EIRA) ESTREITO DE CÂMARA DE LOBOS PROTECÇÃO E CONFERÊNCIA ORDENAMENTO CIVIL DO NAS TERRITÓRIO DINÂMICAS

Leia mais

5. as JORNADAS NACIONAIS ÉTICO JURÍDICAS SOBRE A INFEÇÃO VIH/SIDA

5. as JORNADAS NACIONAIS ÉTICO JURÍDICAS SOBRE A INFEÇÃO VIH/SIDA FUNDAÇÃO PORTUGUESA A COMUNIDADE CONTRA A SIDA CENTRO DE DIREITO BIOMÉDICO ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE BIOÉTICA ORDEM DOS MÉDICOS SECÇÃO REGIONAL DO NORTE 5. as JORNADAS NACIONAIS ÉTICO JURÍDICAS SOBRE A

Leia mais

TURMA 10 H. CURSO PROFISSIONAL DE: Técnico de Multimédia RELAÇÃO DE ALUNOS

TURMA 10 H. CURSO PROFISSIONAL DE: Técnico de Multimédia RELAÇÃO DE ALUNOS Técnico de Multimédia 10 H 7536 Alberto Filipe Cardoso Pinto 7566 Ana Isabel Lomar Antunes 7567 Andreia Carine Ferreira Quintela 7537 Bruno Manuel Martins Castro 7538 Bruno Miguel Ferreira Bogas 5859 Bruno

Leia mais

MARIA JOÃO ESTORNINHO

MARIA JOÃO ESTORNINHO MARIA JOÃO ESTORNINHO FUNÇÃO PROFESSORA CATEDRÁTICA CONV. CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima, 1649-023 Lisboa Portugal mjestorninho@gmail.com www.fd.lisboa.ucp.pt ÁREAS

Leia mais

DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS DAS EQUIPAS VENCEDORAS

DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS DAS EQUIPAS VENCEDORAS DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS DAS EQUIPAS VENCEDORAS Os docentes responsáveis pela elaboração e pela correção das provas das Olimpíadas do Conhecimento 2ª Edição 2012 fizeram chegar à Comissão Organizadora

Leia mais

PROMOVER O CONHECIMENTO NA E DA ADMINISTRAÇÃO Com o apoio:

PROMOVER O CONHECIMENTO NA E DA ADMINISTRAÇÃO Com o apoio: 21 DE NOVEMBRO DE 2011 8H00-9H30 RECEPÇÃO DOS PARTICIPANTES 9H30-10H00 ABERTURA (AUDITÓRIO) HÉLDER ROSALINO, SECRETÁRIO DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FRANCISCO RAMOS, PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL

Leia mais

NOVO REGIME JURÍDICO DO ARRENDAMENTO URBANO 30 e 31 Outubro de 2012

NOVO REGIME JURÍDICO DO ARRENDAMENTO URBANO 30 e 31 Outubro de 2012 ALUGA-SE NOVO REGIME JURÍDICO DO ARRENDAMENTO URBANO 30 e 31 Outubro de 2012 HORÁRIO: 09h30 13h30 / 14h30-18h30 LOCAL: Instalações da Serra Lopes, Cortes Martins & Associados Sociedade de Advogados, R.L.

Leia mais

Escola Secundária de S. Pedro do Sul (AESPS)

Escola Secundária de S. Pedro do Sul (AESPS) Sala B5 KFS ALEXANDRE DE ALMEIDA SILVA ALEXANDRE HENRIQUE DA ROCHA OLIVEIRA ALEXANDRE MIGUEL DE ALMEIDA PEREIRA ALEXANDRE SILVA FIGUEIREDO ANA CATARINA GOMES MOREIRA ANA CATARINA MARQUES GOMES ANA MARGARIDA

Leia mais

Curso Breve de Inglês Jurídico Calendário das Sessões

Curso Breve de Inglês Jurídico Calendário das Sessões Calendário das Sessões Mês Dia Sala Grupo 1 Janeiro 16, 17, 23, 24, 30 31 Fevereiro 6,7 Grupo 2 Fevereiro 27,28 Março 5,6,12,13,19,20 Grupo 3 Abril 9,10,16,17,23,24 Maio 7,8 Grupo 4 Maio 14,15,21,22,28,29

Leia mais

VILA FRANCA DE XIRA, / / O Director de Turma: O Presidente do Conselho Executivo : 00001 ANDREIA SANTOS V CONCEIÇÃO - - - AM - 020682

VILA FRANCA DE XIRA, / / O Director de Turma: O Presidente do Conselho Executivo : 00001 ANDREIA SANTOS V CONCEIÇÃO - - - AM - 020682 00001 ANDREIA SANTOS V CONCEIÇÃO - - - AM - 020682 00002 ANDREIA FILIPA H LOPES - 2 4 9 10 AE 020742 00003 CARLA LIMA ALBUQUERQUE - - - - - 019398 00004 CATARINA SOUSA C PORTELA - - 7 10 10 AE 019695 00005

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM DIREITO DO TRABALHO E DA SEGURANÇA SOCIAL

CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM DIREITO DO TRABALHO E DA SEGURANÇA SOCIAL CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM DIREITO DO TRABALHO E DA SEGURANÇA SOCIAL Coordenação científica: Professor Doutor José João Abrantes Dra. Rita Canas da Silva Comissão organizadora: (FDUNL) Gómez-Acebo

Leia mais

CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS HABILITAÇÕES LITERÁRIAS

CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS HABILITAÇÕES LITERÁRIAS CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS NOME: Vasco Costa Brandão de Moura Ramos HABILITAÇÕES LITERÁRIAS Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, concluída em 1998, com a classificação

Leia mais

COMISSÃO ELEITORAL REDUZIDA. Ata da Quarta Reunião

COMISSÃO ELEITORAL REDUZIDA. Ata da Quarta Reunião ELEIÇÃO PARA OS ÓRGÃOS SOCIAIS DA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO COMISSÃO ELEITORAL REDUZIDA Ata da Quarta Reunião Ao sexto dia do mês de novembro de dois mil

Leia mais

LISTA ORDENADA POR GRADUAÇÃO PROFISSIONAL - DGAE

LISTA ORDENADA POR GRADUAÇÃO PROFISSIONAL - DGAE Nome da Escola : Agrupamento de Escolas de Almancil, Loulé Horário n.º: 27-18 horas 2013-10-09 Grupo de Recrutamento: 420 - Geografia LISTA ORDENADA POR GRADUAÇÃO PROFISSIONAL - DGAE Ordenação Graduação

Leia mais

151713 - Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado 346652 - Escola E.B.2,3 do Cávado. Relação de Alunos

151713 - Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado 346652 - Escola E.B.2,3 do Cávado. Relação de Alunos 3452 - Escola E.B.2,3 do Cávado : A 137 1 Adriana Manuela Gomes Pinheiro 14 S S 20 2 Alexandra Pereira Ferreira 28 3 Ângelo Rafael Araújo Gomes S 28 4 Beatriz da Costa Oliveira S 2 5 Domingos Gonçalo Ferreira

Leia mais

I Curso Pós-Graduado de Atualização sobre. Direito e Interioridade PROGRAMA

I Curso Pós-Graduado de Atualização sobre. Direito e Interioridade PROGRAMA I Curso Pós-Graduado de Atualização sobre Direito e Interioridade da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em colaboração com a Câmara Municipal de Bragança 2011-2012 PROGRAMA Abertura (4 Novembro

Leia mais

Projeto de Movimento dos Oficiais de Justiça de junho de 2015

Projeto de Movimento dos Oficiais de Justiça de junho de 2015 Projeto de Movimento dos Oficiais de Justiça de junho de 2015 Alexandre Luís Albuquerque E Quinhones Gaiolas, 3274/10, Bom com Distinção, Transição, Ana Maria Pires Matias Soares, 3149/10, Muito Bom, Transferência,

Leia mais

CURRICULUM VITAE. (Versão Resumida) ANTÓNIO RAPOSO SUBTIL. www.rsa-consultores.com

CURRICULUM VITAE. (Versão Resumida) ANTÓNIO RAPOSO SUBTIL. www.rsa-consultores.com CURRICULUM VITAE ANTÓNIO RAPOSO SUBTIL (Versão Resumida) A. Raposo Subtil FORMAÇÃO ACADÉMICA Doutoramento (parte escolar) na Universidade Autónoma de Lisboa Mestrado (parte escolar) em Ciências Jurídico/Económicas

Leia mais

Curso de Aprofundamento sobre a Revisão do Código de Procedimento Administrativo

Curso de Aprofundamento sobre a Revisão do Código de Procedimento Administrativo Curso de Aprofundamento sobre a Revisão do Programa Curso de Aprofundamento sobre a Revisão do 6 de junho Vantagens da codificação do procedimento administrativo. A relação entre o CPA e o restante Direito

Leia mais

MFIG - TRABALHO Codigo Nome turma Nota Trabalho 110402106 Adriana Castro Valente 2 15,0 110402107 Alex da Silva Carvalho 3 14,9 70402122 Alexandre

MFIG - TRABALHO Codigo Nome turma Nota Trabalho 110402106 Adriana Castro Valente 2 15,0 110402107 Alex da Silva Carvalho 3 14,9 70402122 Alexandre MFIG - TRABALHO Codigo Nome turma Nota Trabalho 110402106 Adriana Castro Valente 2 15,0 110402107 Alex da Silva Carvalho 3 14,9 70402122 Alexandre Jorge Costelha Seabra 2 18,2 110402182 Ana Catarina Linhares

Leia mais

SERVIDORES DO CCA. Alberto Luis da Silva Pinto Cargo: Assistente em Administração e-mail: alspinto@ufpi.edu.br Setor: Secretaria Administrativa

SERVIDORES DO CCA. Alberto Luis da Silva Pinto Cargo: Assistente em Administração e-mail: alspinto@ufpi.edu.br Setor: Secretaria Administrativa SERVIDORES DO CCA Alberto Luis da Silva Pinto e-mail: alspinto@ufpi.edu.br Setor: Secretaria Administrativa Amilton Gonçalves da Silva Cargo: Auxiliar Operacional Aminthas Floriano Filho Cargo: Técnico

Leia mais

ABREU INTERNATIONAL LEGAL SOLUTIONS. OUR INNOVATIVE SOLUTIONS WHEREVER YOU NEED US. our innovative solutions wherever you need us.

ABREU INTERNATIONAL LEGAL SOLUTIONS. OUR INNOVATIVE SOLUTIONS WHEREVER YOU NEED US. our innovative solutions wherever you need us. ABREU INTERNATIONAL LEGAL SOLUTIONS OUR INNOVATIVE SOLUTIONS WHEREVER YOU NEED US. our innovative solutions wherever you need us. Constituída em 1993 a Incorporated AB é uma das maiores in 1993 AB Sociedades

Leia mais

Assembleia Geral. Presidente Conceição Zagalo Empresa que representa: IBM Cargo: N.A.

Assembleia Geral. Presidente Conceição Zagalo Empresa que representa: IBM Cargo: N.A. Assembleia Geral Conceição Zagalo Empresa que representa: IBM Cargo: N.A. Secretário Carlos Pinto Correia Empresa que representa: Linklaters Licenciatura em Direito e Master em Direito (Law and Economics)

Leia mais

Nome Profissão Instituição. A. Simões Lopes Professor Universitário (aposentado) - Economia ISEG, Universidade Técnica de Lisboa

Nome Profissão Instituição. A. Simões Lopes Professor Universitário (aposentado) - Economia ISEG, Universidade Técnica de Lisboa Nome Profissão Instituição A. Simões Lopes Professor Universitário (aposentado) - Economia ISEG, Universidade Técnica de Lisboa Adelino Torres Professor Universitário (aposentado) - Economia ISEG, Universidade

Leia mais

CURRICULUM VITAE JOÃO MARTINS CLARO

CURRICULUM VITAE JOÃO MARTINS CLARO CURRICULUM VITAE JOÃO MARTINS CLARO I - QUALIFICAÇÕES ACADÉMICAS 1. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1976, com a classificação final de 15 valores. 2. Pós-graduado

Leia mais

XII CURSO PÓS GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO O CÓDIGO DE TRABALHO REVISTO

XII CURSO PÓS GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO O CÓDIGO DE TRABALHO REVISTO XII CURSO PÓS GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO O CÓDIGO DE TRABALHO REVISTO Organização: Instituto de Direito do Trabalho Coordenação: Prof. Doutor Pedro Romano Martinez Ano lectivo 2010/2011

Leia mais

XVI CURSO PÓS-GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO - O DIREITO DO TRABALHO EM MUTAÇÃO - Coordenação: Prof. Doutor Pedro Romano Martinez

XVI CURSO PÓS-GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO - O DIREITO DO TRABALHO EM MUTAÇÃO - Coordenação: Prof. Doutor Pedro Romano Martinez XVI CURSO PÓS-GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO - O DIREITO DO TRABALHO EM MUTAÇÃO - Coordenação: Prof. Doutor Pedro Romano Martinez Organização: Instituto de Direito do Trabalho 60 Créditos

Leia mais

Escola sede: Escola Secundária de S. Pedro do Sul Alunos Matriculados - 2015/2016

Escola sede: Escola Secundária de S. Pedro do Sul Alunos Matriculados - 2015/2016 13948 5 A 2.º Ciclo do Ensino Básico Ana Gabriela Pedro Fernandes Escola Básica n.º 2 de São Pedro do Sul 13933 5 A 2.º Ciclo do Ensino Básico Ana Júlia Capela Pinto Escola Básica n.º 2 de São Pedro do

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA CAMPUS FOZ PORTO. 27, 28 e 29 de março de 2014. www.direito.porto.ucp.pt PROGRAMA

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA CAMPUS FOZ PORTO. 27, 28 e 29 de março de 2014. www.direito.porto.ucp.pt PROGRAMA UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA CAMPUS FOZ PORTO Curso Aplicação do direito da concorrência da UE pelos tribunais nacionais Ação de Formação Contínua Tipo B 27, 28 e 29 de março de 2014 www.direito.porto.ucp.pt

Leia mais

- A supervisão da conduta de mercado no sector segurador: metodologias de trabalho e avaliação de resultados

- A supervisão da conduta de mercado no sector segurador: metodologias de trabalho e avaliação de resultados Boas práticas no sector segurador - A supervisão da conduta de mercado no sector segurador: metodologias de trabalho e avaliação de resultados Eduardo Farinha Pereira eduardo.pereira@isp.pt Sumário Enquadramento

Leia mais

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL MEDIAÇÃO FAMILIAR E COMUNITÁRIA. Da Teoria à Prática. PROGRAMA

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL MEDIAÇÃO FAMILIAR E COMUNITÁRIA. Da Teoria à Prática. PROGRAMA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL MEDIAÇÃO FAMILIAR E COMUNITÁRIA. Da Teoria à Prática. Lisboa, 20 a 21 de Maio de 2011 Instituto de Ciências da Família, Universidade Católica Portuguesa Sexta-Feira, 20 de Maio

Leia mais

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Resultados da 2ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2011

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Resultados da 2ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2011 14320023 ALEXANDRE VAZ MARQUES VASCONCELOS Colocado em 1105 Universidade do Porto - Faculdade de Engenharia 9897 Ciências de Engenharia - Engenharia de Minas e Geoambiente 13840715 ANA CLÁUDIA DIAS MARTINS

Leia mais

Mestre Luís Miguel Figueiredo Coroado - Cessação do contrato de estágio profissional, com efeitos a 10.02.2016.

Mestre Luís Miguel Figueiredo Coroado - Cessação do contrato de estágio profissional, com efeitos a 10.02.2016. PESSOAL NÃO DOCENTE ADMISSÕES Mestre Ana Carina Simão de Sousa - Autorizada a celebração de contrato individual de trabalho por tempo indeterminado, na categoria de Técnico Superior com efeitos a partir

Leia mais

UAL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO/ESPECIALIZAÇÃO DIREITO BANCÁRIO E DIREITO DOS SEGUROS ANO LECTIVO: 2014/2014 4ª EDIÇÃO

UAL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO/ESPECIALIZAÇÃO DIREITO BANCÁRIO E DIREITO DOS SEGUROS ANO LECTIVO: 2014/2014 4ª EDIÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO/ESPECIALIZAÇÃO DIREITO BANCÁRIO E DIREITO DOS SEGUROS 4ª EDIÇÃO ANO LECTIVO: 2014/2014 Coordenação do Curso: Doutora Elionora Cardoso, e ISCAL Mestre Helena Tomaz, Objectivos do

Leia mais

http://www.advocatus.pt/sociedade-de-advogados/9500-legal-500-destaca-85- advogados-portugueses

http://www.advocatus.pt/sociedade-de-advogados/9500-legal-500-destaca-85- advogados-portugueses http://www.advocatus.pt/sociedade-de-advogados/9500-legal-500-destaca-85- advogados-portugueses Legal 500 destaca 85 advogados portugueses A edição de 2014 do diretório The Legal 500 destaca 85 advogados

Leia mais

CIRCUITO PORTUGAL TOUR 2015 4ª ETAPA BIATLE - ABRANTES - 04.07.2015. APRENDIZ - 2007 + NOVOS Prova- corrida 200 mts + natação 50 mts + corrida 200 mts

CIRCUITO PORTUGAL TOUR 2015 4ª ETAPA BIATLE - ABRANTES - 04.07.2015. APRENDIZ - 2007 + NOVOS Prova- corrida 200 mts + natação 50 mts + corrida 200 mts CIRCUITO PORTUGAL TOUR 0 ª ETAPA BIATLE - ABRANTES - 0.0.0 APRENDIZ - 00 + NOVOS Prova- corrida 00 mts + natação 0 mts + corrida 00 mts A LUISA CUNHA Casa Benfica de Abrantes 00 0:: A0 INÊS IACHIMOVSCHI

Leia mais

Disciplina Turma Dia Hora início Duração Sala Docente Curso Informações. Maria Teresa dos Reis Pedroso de Lima

Disciplina Turma Dia Hora início Duração Sala Docente Curso Informações. Maria Teresa dos Reis Pedroso de Lima Segunda-feira 08:30 1h Anfiteatro 1.1 Quinta-feira 08:30 1h Anfiteatro 1.1 Terça-feira 11:30 1h Anfiteatro 3.1 Quinta-feira 10:30 1h Anfiteatro 3.1 Maria Teresa dos Reis Pedroso de Lima Maria Teresa dos

Leia mais

Eleição da Assembleia da República 2015

Eleição da Assembleia da República 2015 Eleição da Assembleia da República 2015 CIRCULO ELEITORAL DE VIANA DO CASTELO LISTAS DEFINITIVAMENTE ADMITIDAS NC Nós, Cidadãos! Mário Jorge da Silva Marques de Almeida Lourenço José de Almada (independente)

Leia mais

Técnicos Especializados

Técnicos Especializados Nome da Escola : Data final da candidatura : Disciplina Projeto: Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Porto Nº Escola : 153000 2015-09-03 Nº Horário : 75 Escola de Referência para a Educação Bilingue

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência Resultados da 1ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2012

Ministério da Educação e Ciência Resultados da 1ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2012 14472273 ANA CARLA MELO VALADÃO Colocada em 0911 14595437 ANA ISABEL TERRA SILVA Colocada em 3101 9084 14541457 ANA MARIA DE SOUSA MARTINS Colocada em 7220 8149 14314779 ANDRÉ ALVES HOMEM Colocado em 0130

Leia mais

161718 - Agrupamento Escolas Castro Daire 343717 - Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Castro Daire. Relação de Alunos

161718 - Agrupamento Escolas Castro Daire 343717 - Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Castro Daire. Relação de Alunos 343717 - Escola Básica dos 2.º e 3.º s de Castro Daire Turma : A 1498 1 Ana Catarina Costa Esteves 14920 2 Ana Francisca da Silva Fernandes 16292 3 Beatriz Monteiro Andrade 14409 4 Camila Almeida Oliveira

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Dados Pessoais

CURRICULUM VITAE. Dados Pessoais CURRICULUM VITAE Dados Pessoais Nome: Nuno Ricardo Pereira Branco Data de Nascimento: 21-09-1979 Bilhete de Identidade n.º: 225276909 Estado Civil: Casado Contactos: Residência: Avenida dos Estados Unidos

Leia mais

DADOS PESSOAIS. Nome: Rui Pedro Costa Melo Medeiros. Data e local de nascimento: 1963, Lisboa. Nacionalidade: Portuguesa

DADOS PESSOAIS. Nome: Rui Pedro Costa Melo Medeiros. Data e local de nascimento: 1963, Lisboa. Nacionalidade: Portuguesa DADOS PESSOAIS Nome: Rui Pedro Costa Melo Medeiros Data e local de nascimento: 1963, Lisboa Nacionalidade: Portuguesa Correio eletrónico: rm@servulo.com 2 HABILITAÇÕES LITERÁRIAS Licenciatura em Direito

Leia mais

2015/2016 Lista de Manuais Escolares Adotados Escola Básica da Fonte Santa

2015/2016 Lista de Manuais Escolares Adotados Escola Básica da Fonte Santa Escola Básica da Fonte Santa Endereço: Rua Bairro da Figueira -2825-000 Localidade: Fonte Santa Nuno Pedroso, Vitor Rocha 9.21 A Grande Aventura Matemática 2º Ano Nova Edição Texto Editores, Lda. Gonçalves

Leia mais

31º Curso Normal de Magistrados para os Tribunais Judiciais

31º Curso Normal de Magistrados para os Tribunais Judiciais A 796 Neuza Soraia Rodrigues Carvalhas Direito e Processual 729 Maria Teresa Barros Ferreira Direito e Processual 938 Rute Isabel Bexiga Ramos Direito e Processual 440 Inês Lopes Raimundo Direito e Processual

Leia mais

ELEIÇÃO DOS MEMBROS DOS ÓRGÃOS SOCIAIS

ELEIÇÃO DOS MEMBROS DOS ÓRGÃOS SOCIAIS ELEIÇÃO DOS MEMBROS DOS ÓRGÃOS SOCIAIS Nomes das pessoas a propor, qualificações profissionais, actividades profissionais exercidas nos últimos cinco anos, designadamente no que respeita a funções exercidas

Leia mais

Corrida da Saúde. Infantis A - Feminino

Corrida da Saúde. Infantis A - Feminino Corrida da Saúde Classificação geral do corta-mato, realizado no dia 23 de Dezembro de 2007, na Escola E.B. 2,3 de Valbom. Contou com a participação dos alunos do 4º ano e do 2º e 3º ciclos do Agrupamento

Leia mais

O Código do Trabalho e a Legislação da Segurança Social na Vida das Empresas

O Código do Trabalho e a Legislação da Segurança Social na Vida das Empresas O Código do Trabalho e a Legislação da Segurança Social na Vida das Empresas ação de Formação Brochura a O Código do Trabalho e a Legislação da Segurança Social na Vida das Empresas objetivos da ação de

Leia mais

SERVIÇOS ACADÉMICOS Concursos Provas Maiores de 23 - Escola Superior Agrária ANO LETIVO-2014/2015. B.I. Nome #Escola #Curso Curso

SERVIÇOS ACADÉMICOS Concursos Provas Maiores de 23 - Escola Superior Agrária ANO LETIVO-2014/2015. B.I. Nome #Escola #Curso Curso Concursos Provas Maiores de 23 - Escola Superior Agrária B.I. Nome #Escola #Curso Curso 10594637 Helena Maria Carvalho 3041 9085 Enfermagem Veterinária 12579235 Susana Manuela Miguel Sieiro 3041 9086 Engenharia

Leia mais

Ciclo de Conferências Direito Aéreo. Setembro/Dezembro de 2009. 19:00h A Convenção de Chicago, sua importância e sistema jurídico

Ciclo de Conferências Direito Aéreo. Setembro/Dezembro de 2009. 19:00h A Convenção de Chicago, sua importância e sistema jurídico Ciclo de Conferências Direito Aéreo Setembro/Dezembro de 2009 Programa Coordenação: Dr. Gualdino Rodrigues 1ª Conferência - Dia 10 de Setembro 18:00h Sessão de Abertura MOPTC/SEAOPC Ordem dos Advogados

Leia mais

Artigo 23.º da Portaria 243/ 2012, de 10 de agosto 10.º ANO

Artigo 23.º da Portaria 243/ 2012, de 10 de agosto 10.º ANO Adriano Filipe Dias Sequeira Ana Carolina Leite da Silva 10.º ANO Ana Filipa Martins Façanha Marques Ana Laura Martins Dengucho Ana Luísa Marques Tomé Ana Sofia Tomé Vicente Andreia Cristina de Oliveira

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO I 2012/2013 RESPONSABILIDADE INDEMNIZATÓRIA DOS PODERES PÚBLICOS EM 3D: ESTADO DE DIREITO, ESTADO FISCAL E ESTADO SOCIAL

DIREITO ADMINISTRATIVO I 2012/2013 RESPONSABILIDADE INDEMNIZATÓRIA DOS PODERES PÚBLICOS EM 3D: ESTADO DE DIREITO, ESTADO FISCAL E ESTADO SOCIAL DIREITO ADMINISTRATIVO I 2012/2013 RESPONSABILIDADE INDEMNIZATÓRIA DOS PODERES PÚBLICOS EM 3D: ESTADO DE DIREITO, ESTADO FISCAL E ESTADO SOCIAL 1. Evolução histórica da responsabilidade civil do Estado

Leia mais

ESCOLA E.B. 2,3 DE LAMAÇÃES 2013-2014

ESCOLA E.B. 2,3 DE LAMAÇÃES 2013-2014 5º1 1 ANA CATARINA R FREITAS SIM 2 BEATRIZ SOARES RIBEIRO SIM 3 DIOGO ANTÓNIO A PEREIRA SIM 4 MÁRCIO RAFAEL R SANTOS SIM 5 MARCO ANTÓNIO B OLIVEIRA SIM 6 NÁDIA ARAÚJO GONÇALVES SIM 7 SUNNY KATHARINA G

Leia mais

Dados Pessoais. Contactos profissionais: joaomiranda@fd.ul.pt jmiranda@falm.pt

Dados Pessoais. Contactos profissionais: joaomiranda@fd.ul.pt jmiranda@falm.pt I Dados Pessoais JOÃO PEDRO OLIVEIRA DE MIRANDA Nascido a 28 de Agosto de 1972 Natural de Lisboa Contactos profissionais: joaomiranda@fd.ul.pt jmiranda@falm.pt 1 II Dados Curriculares 1. Ocupações actuais

Leia mais

Conclusão da Parte Escolar do Mestrado em Ciências Jurídico-Políticas na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, em 1995.

Conclusão da Parte Escolar do Mestrado em Ciências Jurídico-Políticas na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, em 1995. LINO TORGAL Data e local de nascimento: 1970, Lisboa Cédula Profissional: 12177L Correio eletrónico: lt@servulo.com HABILITAÇÕES LITERÁRIAS Leadership in Law Firms, Harvard Law School, em 2013. Admitido

Leia mais