Trabalho realizado por: Inês, 6ºD Joana Tavares, 6ºD Paulo, 6ºD Pedro Filipe, 6ºD Sérgio, 6ºD

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Trabalho realizado por: Inês, 6ºD Joana Tavares, 6ºD Paulo, 6ºD Pedro Filipe, 6ºD Sérgio, 6ºD"

Transcrição

1 Trabalho realizado por: Inês, 6ºD Joana Tavares, 6ºD Paulo, 6ºD Pedro Filipe, 6ºD Sérgio, 6ºD

2 Nós somos o Grupo nº 1, do 6º D, que se encarregou de fazer as seguintes entrevistas: Uma auxiliar de acção educativa; Director do Conselho Executivo; Professor que trabalha nesta escola há mais anos; Uma aluna que frequenta a escola actualmente; Uma aluna que frequentou a escola há 16 anos; Um aluno que frequentou a escola há 25 anos. Esperamos que o trabalho esteja interessante e do vosso agrado!

3 Maria da Luz Aveiro Simões Braga 1. Há quantos anos trabalha nesta escola? R: Trabalho nesta escola há 20 anos.

4 Maria da Luz Aveiro Simões Braga 2. Antes de trabalhar nesta escola, já tinha trabalhado noutro local? R: Sim, já tinha trabalhado numa mini empresa de confecções.

5 Maria da Luz Aveiro Simões Braga 3. Ainda se lembra do primeiro dia em que veio para esta escola? R: Sim, lembro-me muito bem. Foi no dia 1 de Outubro de 1988.

6 Maria da Luz Aveiro Simões Braga 4. O que a marcou mais nesse dia? R: O que me marcou mais foi conhecer todo o ambiente escolar.

7 Maria da Luz Aveiro Simões Braga 5. Em que área da escola trabalha? R: Trabalho no bufete e onde for preciso!

8 Maria da Luz Aveiro Simões Braga 6. Já trabalhou noutra área da escola que não esta? R: Já, em todos os locais, mas ainda não trabalhei em permanência na portaria e no ginásio

9 Maria da Luz Aveiro Simões Braga 7. Ao longo dos anos as condições físicas da escola melhoraram ou, pelo contrário, degradaram-se? R: Já tivemos as duas fases. Neste momento estamos a caminhar para que as condições físicas da escola melhorem.

10 Maria da Luz Aveiro Simões Braga 8. Gosta de trabalhar num local onde há tantos jovens? R: Sim, claro!

11 Maria da Luz Aveiro Simões Braga 9. O que acha do comportamento dos alunos da escola agora e quando veio para aqui trabalhar? R: É diferente. Agora os alunos têm um comportamento pior.

12 Maria da Luz Aveiro Simões Braga 10. Ao longo destes anos teve alguma situação que se tenha passado com um aluno, que a tenha marcado? R: Não, tenho um bom relacionamento com todos os alunos.

13 Maria da Luz Aveiro Simões Braga 11. Quando os alunos estão de férias o seu dia de trabalho é muito mais calmo. Sente, em alguns momentos, falta do ambiente das aulas? R: Primeiro, sabe bem, porque estou cansada, mas ao fim de duas semanas sinto a falta dos alunos...

14 Paulo Jorge Correia Lopes 1. A escola nem sempre se localizou neste sítio. Chegou a ter aulas quando a escola estava no outro local? R: Sim...

15 Paulo Jorge Correia Lopes 2. Como era constituída a escola nesse espaço? R: A escola era constituída por 4 pavilhões, recreio e bar. Não tinha cantina.

16 Paulo Jorge Correia Lopes 3. Esse local tinha as condições necessárias? R: Não, havia poucas condições mas os alunos também não ajudavam...

17 Paulo Jorge Correia Lopes 4. Acha que a escola antiga tinha melhores condições físicas do que a escola actual? R: Não, pois a maioria das casas de banho estavam destruídas e riscadas, tal como as mesas, cadeiras, (...) portas (...), tudo com más condições.

18 Paulo Jorge Correia Lopes 5. O seu filho estuda nesta escola. Com certeza já se apercebeu que a escola foi muito modificada. Conte-nos algumas coisas de que se lembra serem diferentes. R: As diferenças eram que não tinha secretaria, ginásio, cantina e polivalente.

19 Paulo Jorge Correia Lopes 6. Através do seu educando pode saber os métodos dos professores. Acha-os muito diferentes dos de há 25 anos atrás? R: Eu acho que estão diferentes (os professores), sendo mais cultos e compreensivos.

20 Paulo Jorge Correia Lopes 7. Teve algum dos professores que o seu filho tem actualmente? R: Já não tenho recordações dos meus professores dessa altura.

21 Paulo Jorge Correia Lopes 8. Considera o ensino em geral melhor ou pior do que no seu tempo? R: Considero um ensino mais educado.

22 Paulo Jorge Correia Lopes 9. Quando frequentava esta escola, as disciplinas eram as mesmas que existem agora? R: Não, no meu tempo havia menos disciplinas.

23 Paulo Jorge Correia Lopes 10. Os tempos lectivos de cada aula são de 45 ou 90 minutos e os de recreio são de 10 ou 20 minutos. Quando estudou nesta escola os tempos de aula e de recreio eram iguais? R: Não eram iguais, no meu tempo eram só 50 minutos de aula e os intervalos eram de 15 minutos, ou de 10/5 minutos...

24 Cláudia Alves 1. Com que idade entrou para a Escola EB2/3 Dr. Vieira de Carvalho? Há quantos anos isso aconteceu? R: Entrei para a escola (...) com 9 anos. Isto aconteceu há 16 anos e na altura chamava-se Escola C+S de Moreira da Maia.

25 Cláudia Alves 2. Frequentou sempre esta escola, até completar o 9º ano? R: Sim...

26 Cláudia Alves 3. Durante esses anos houve algum professor que a marcou especialmente? R: Sim, foram 3 professoras: a minha professora do 7º ano de matemática, prof. Joaquina Pereira; a minha prof. do 8º ano de matemática (não me lembro do nome, na altura estava como estagiária); e a minha prof. de Português/Francês dos 8º e 9º anos, prof. Sandra.

27 Cláudia Alves 4. Dos amigos dessa altura, ainda mantém contacto com algum? R: Infelizmente não, embora durante 2 ou 3 anos após termos saído da EB2/3 Dr. Vieira de Carvalho, tenhamos mantido contacto através de cartas e telefonemas, bem como encontrando-nos no comboio nas viagens para a nova escola.

28 Cláudia Alves 5. A partir do 10º ano, que escola passou a frequentar? R: Passei a frequentar a Escola Secundária Infante D. Henrique, no Porto.

29 Cláudia Alves 6. Nessa altura, sentiu muita dificuldade em adaptar-se à nova escola? R: Sim, porque era um meio muito diferente e maior do que aquele que conhecia: as pessoas eram de várias zonas dos arredores do Porto e havia muitos alunos muito mais velhos do que eu. Além disso, estava um pouco mais longe de casa, o que me fez sentir que havia saído da minha zona de conforto.

30 Cláudia Alves 7. Qual foi o curso que tirou? R: Tirei Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação (CTDI).

31 Cláudia Alves 8. O curso que tirou foi a sua primeira escolha? R: Não, a minha primeira opção foi Ensino Básico, 1º ciclo.

32 Cláudia Alves 9. O curso que tirou correspondeu às expectativas que tinha? R: O curso respondeu às minhas expectativas, o mercado de trabalho é que não, visto que o meu curso é muito abrangente, virado para a gestão e para as novas tecnologias, sendo que uma pessoa com a minha formação seria uma mais valia para qualquer empresa/instituição (pública ou privada), mas em Portugal ainda não existe este tipo de mentalidade por parte dos gestores/directores.

33 Catarina Martins de Almeida Camilo 1. Sabemos que mudaste de escola há pouco tempo. Quais foram as impressões que tiveste da tua nova escola? R: No início do ano achei a escola o máximo, até porque é bastante grande, o problema era que me perdia bastantes vezes. Não sabia onde eram as salas, muito menos as casas de banho. Mas agora já me oriento bastante bem, ou seja, as minhas impressões são positivas.

34 Catarina Martins de Almeida Camilo 2. Estranhaste muito com os novos professores e as novas disciplinas? R: Não, a maior parte dos professores são simpáticos, as disciplinas foi mais complicado, temos que estudar bastante mas não estranhei muito...

35 Catarina Martins de Almeida Camilo 3. Achas que os serviços da escola, como o bufete e a biblioteca, estão em boas condições de utilização? R: Sim. O bufete tem o essencial e não vende bolos com creme nem nada do género. A biblioteca é o local onde nos intervalos costumo estar. Tem bastantes livros e é um local calmo para nos aventurarmos numa boa leitura.

36 Catarina Martins de Almeida Camilo 4. Notaste diferenças no modo de ensino da tua escola e o modo de ensino desta escola? R: Não muito. Acho que não há muitas diferenças no modo de ensino desta escola e no da do Lidador (escola que a aluna frequentou), claro que existem sempre algumas ( ).

37 Catarina Martins de Almeida Camilo 5. Qual é o aspecto mais negativo que encontras nesta escola? E o mais positivo? R: Penso que o aspecto mais negativo são as casas de banho do Polivalente à beira do Bufete. Estão sempre muito sujas. O mais positivo como já falei antes é a biblioteca. Gosto bastante de ler por isso passo lá a maior parte do tempo dos intervalos.

38 Catarina Martins de Almeida Camilo 6. Se pudesses mudar algo na escola o que mudarias? R: Não mudaria nada, mas acrescentaria, acho que a escola devia ter uma Associação de Estudantes, para resolver alguns problemas que os professores não conseguem resolver.

39 Evangelina Domingues da Silva Aroso 1. Há quantos anos trabalha nesta escola? R: Lecciono nesta escola, desde que ela abriu, isto é, há vinte e cinco anos.

40 Evangelina Domingues da Silva Aroso 2. Antes de dar aulas nesta escola, já tinha dado aulas noutras? R: Antes de vir para esta escola, dei aulas nas escolas Pêro Vaz de Caminha, Augusto Gil e Leonardo Coimbra, ( ) situadas na cidade do Porto. Depois, estive um ano em Leça da Palmeira e, no ano seguinte, ( ) em Vila Nova de Famalicão, como professora efectiva. Nos dois anos seguintes, leccionei na escola Preparatória da Maia e, finalmente vim para esta escola, que começou por ser uma secção da escola da Maia. Antes de vir para esta escola, dei aulas, portanto, em seis outras escolas, distribuídas por quatro localidades: Porto, Leça da Palmeira, Vila Nova de Famalicão e Maia.

41 Evangelina Domingues da Silva Aroso 3. Ainda se lembra do primeiro dia em que veio para esta escola? 4. O que a marcou mais nesse dia? R: Não me lembro do primeiro dia de aulas nesta escola, mas dos primeiros tempos. Era uma escola muito pequena, com poucos alunos, poucos professores e muito pouco pessoal administrativo e auxiliar. A escola era constituída por pavilhões pré-fabricados, o que fazia com que as condições de trabalho fossem bastante deficientes. Essas limitações eram, todavia, ultrapassadas pelas relações de camaradagem existente entre todos os elementos da escola que, para se sentirem melhor, tinham que ( ) cultivar relações de amizade e companheirismo.

42 Evangelina Domingues da Silva Aroso 5. Actualmente dá só aulas de Língua Portuguesa, mas sabemos que já deu aulas de Francês. Qual das disciplinas gostava mais de ensinar? R: Sou licenciada em Filologia Românica (curso que já não existe), logo sou professora de Língua Portuguesa e Francês. Sempre gostei de leccionar estas duas disciplinas. Não sei dizer qual delas preferia ensinar. Acho que gostava das duas O meu prazer é, e sempre foi, ensinar! Mas, é claro que tenho pena de não continuar a leccionar a disciplina de Francês. É sempre muito gratificante ensinar uma língua nova, pois vêm-se muito mais depressa os resultados do nosso trabalho. Além disso, considero o Francês uma das línguas mais bonitas do Mundo, juntamente com o Italiano.

43 Evangelina Domingues da Silva Aroso 6. Durante estes 25 anos já deu aulas a muitas turmas. Nota muita diferença entre os alunos actuais e os que ensinou há 25 anos atrás? R: Apesar de sempre terem existido alunos difíceis em termos comportamentais, a verdade é que, actualmente, a indisciplina nas escolas públicas é um problema grande, que aumenta de ano para ano e tem vindo a generalizar-se. Considero que é mais difícil dar aulas, pois a sociedade actual está muito virada para o imediato e o fácil e, na escola, na minha opinião, deve exigir-se trabalho, dedicação e empenho. Conseguir que os alunos compreendam e aceitem estas exigências é uma tarefa árdua. Além disso, a figura do professor, que já foi considerada uma das mais prestigiadas, tem vindo a perder autoridade ( ). E sem autoridade, tornase muito complicado e desgastante o exercício desta profissão, que continuo, no entanto a amar e que abracei, por vocação. ( ) considero que, hoje, é muito mais difícil ensinar do que há 33 anos atrás!

44 Evangelina Domingues da Silva Aroso 7. Acha o ensino actual muito diferente do de há 25 anos? 8. As novas tecnologias vieram melhorar o ensino? R: O ensino tem sofrido bastantes alterações, ao longo dos anos. Hoje, procura-se que os alunos intervenham mais, as aulas são mais vivas e participadas, se bem que nem sempre produzem os efeitos desejados, fruto do que já referi na resposta à pergunta anterior. Generalizou-se o recurso ás novas tecnologias que são, sem dúvida, uma mais valia para o processo de ensino/aprendizagem. No entanto, quero sublinhar que, sem bons e dedicados professores, o recurso às novas tecnologias de nada servirá.

45 Evangelina Domingues da Silva Aroso 9. Ao longo dos anos, as condições físicas da escola foram melhorando ou, pelo contrário, degradaram-se? R: As condições físicas de escola melhoraram substancialmente. Apesar de existirem ainda muitas carências, quer para os alunos, quer para os professores, não há qualquer dúvida de que hoje, a escola tem cada vez mais condições. Para quem já deu aulas em pavilhões préfabricados ou em casas antigas adaptadas a escolas, a diferença é enorme!

46 Evangelina Domingues da Silva Aroso 10. Provavelmente, durante a sua carreira, teve alunos que a marcaram. Sabe o percurso profissional de algum desses alunos? R: Durante todos estes anos, tive vários alunos que me marcaram. Sei que muitos deles têm carreiras brilhantes em várias áreas, mas o que mais de emociona é encontrar antigos alunos que são hoje adultos respeitados e respeitáveis, bem-formados e equilibrados, e sentir, que, de certa forma, sou também responsável por isso. Já nesta escola, tive uma aluna de Francês que, anos mais tarde foi recolocada precisamente como professora dessa disciplina. Fiquei extremamente sensibilizada quando me disse que eu era a responsável pela escolha que tinha feito: ser professora de Francês.

47 Evangelina Domingues da Silva Aroso 11. Considera os seus alunos uma segunda família? R: Sempre considerei todos os meus alunos como uma segunda família. Aliás faço questão de lhes dizer que só tenho uma filha biológica, mas muitos filhos adoptivos que são eles. Nesta profissão, não chega ser muito competente do ponto de vista científico. Se não houver muito afecto, muito carinho e muita cumplicidade, a mensagem não passa! Nos dias que correm e numa sociedade em que os valores estão, por vezes, tão esquecidos, o professor é, não poucas vezes o único farol, a única âncora a que as crianças e os jovens se agarram nos momentos mais difíceis e complicados, se sentirem esse afecto e essa cumplicidade. A responsabilidade de um professor é enorme!

48 José Octávio Soares Mesquita 1. Em que ano começou a trabalhar nesta escola? R: Começei a trabalhar nesta escola no ano lectivo de 1988/1989.

49 José Octávio Soares Mesquita 2. Antes de ser Presidente do Conselho Executivo deu aulas de que disciplina? R: Dei aulas de Trabalhos Manuais.

50 José Octávio Soares Mesquita 3. Em que ano foi eleito Presidente do Conselho Executivo? R: Foi eleito Presidente do Conselho Executivo em 1996.

51 José Octávio Soares Mesquita 4. Ocupa um cargo muito exigente e de muita responsabilidade. As expectativas que tinha antes de iniciar as suas funções correspondem à realidade? R: Sim, as minhas expectativas são tornar este centro educativo o melhor.

52 José Octávio Soares Mesquita 5. Qual foi a decisão mais difícil a tomar no Conselho Executivo? R: A decisão mais difícil foi suspender alunos com comportamentos menos correctos.

53 José Octávio Soares Mesquita 6. A escola nem sempre se localizou neste espaço. Onde se localizava a escola nos primeiros anos de abertura? R: Localizava-se no local onde está instalado o polivalente desportivo.

54 José Octávio Soares Mesquita 7. Porquê a mudança de espaço? R: Mudámos de espaço porque esta escola é maior.

55 José Octávio Soares Mesquita 8. Sente diferenças entre os alunos de hoje e os alunos do início da sua actividade profissional? R: Sinto muitas diferenças.

56 José Octávio Soares Mesquita 9. Nunca existiram projectos para que esta escola tivesse capacidade para formar os alunos até ao 12º ano? R: Existiram e mantêm-se.

57 José Octávio Soares Mesquita 10. No futuro, que expectativas tem para esta escola? R: Que seja um excelente centro educativo, que vá de encontro às expectativas, quer das pessoas, quer da comunidade.

58 Elaboramos este sumário sobre a escola nos seus primeiros anos de vida: A escola abriu em 1983, com apenas 12 turmas do 5º ano e do 6º ano e cerca de 12 professores e era constituída por pavilhões pré-fabricados; A escola nem sempre se localizou aqui, já foi uma secção da escola da Maia e em 1984 considerada escola independente; No 3º ano de existência da escola começaram a ser construídas salas para o 7º ano e em 1986 a escola foi mudada para este espaço; Nessa altura haviam aulas ao Sábado, 3 no total; A única disciplina que não existia era Educação Física, porque ainda não existia ginásio.

59 O objectivo deste trabalho foi mostrar algumas opiniões sobre esta escola. Iniciamos as entrevistas com dois ex-alunos e com uma aluna que frequenta a escola actualmente. Ficou patente as mudanças relatadas por ambos desde que ela abriu. Por último veiculamos as expectativas do Presidente do Conselho Executivo da nossa Escola.

60 Computador: ClipArt Internet: As pessoas que gentilmente nos responderam às entrevistas: - Catarina Martins de Almeida Camilo; - Cláudia Alves; - Evangelina Domingues da Silva Aroso; - José Octávio Soares Mesquita; - Maria da Luz Aveiro Simões Braga; - Paulo Jorge Correia Lopes; - Virgílio do Vale.

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A13 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Encarregada de Serviços Gerais. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? O contacto directo

Leia mais

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto.

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto. Boa tarde a todos, para quem não me conhece sou o Ricardo Aragão Pinto, e serei o Presidente do Concelho Fiscal desta nobre Fundação. Antes de mais, queria agradecer a todos por terem vindo. É uma honra

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

ENTREVISTA Coordenador do MBA do Norte quer. multiplicar parcerias internacionais

ENTREVISTA Coordenador do MBA do Norte quer. multiplicar parcerias internacionais ENTREVISTA Coordenador do MBA do Norte quer multiplicar parcerias internacionais entrevista novo mba do norte [ JORGE FARINHA COORDENADOR DO MAGELLAN MBA] "É provinciano pensar que temos que estar na sombra

Leia mais

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente. ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 5

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente. ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 5 Sexo Idade Grupo de Anos de Escola docência serviço Feminino 46 Filosofia 22 Distrito do Porto A professora, da disciplina de Filosofia, disponibilizou-se para conversar comigo sobre o processo de avaliação

Leia mais

INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por ser filho de pais portugueses?

INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por ser filho de pais portugueses? Transcrição da entrevista: Informante: nº15 Célula: 5 Data da gravação: Agosto de 2009 Geração: 2ª Idade: 35 Sexo: Masculino Tempo de gravação: 10.24 minutos INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por

Leia mais

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 2

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 2 Sexo Idade Grupo de docência Feminino 40 Inglês (3º ciclo/secundário) Anos de Escola serviço 20 Distrito do Porto A professora, da disciplina de Inglês, disponibilizou-se para conversar comigo sobre o

Leia mais

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano 24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano Mariana Tavares Colégio Camões, Rio Tinto João Pedro da Ponte Departamento de Educação e Centro de Investigação em Educação Faculdade de Ciências

Leia mais

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor.

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor. Capítulo 2 Ela representa um desafio. O simbolismo existe nas imagens coloridas. As pessoas apaixonam-se e desapaixonam-se. Vão onde os corações se abrem. É previsível. Mereces um lugar no meu baloiço.

Leia mais

A DIVERSIDADE NA ESCOLA

A DIVERSIDADE NA ESCOLA Tema: A ESCOLA APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS. A DIVERSIDADE NA ESCOLA Quando entrei numa escola, na 1ª série, aos 6 anos, tinha uma alegria verdadeira com a visão perfeita, não sabia ler nem escrever, mas

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Projetos sociais. Criança Futuro Esperança

Projetos sociais. Criança Futuro Esperança Projetos sociais Newsletter externa ABB - Projetos sociais Criança Futuro Esperança Maria Eslaine conta sobre o início de seu curso profissionalizante 02 De ex-aluno do projeto a funcionário da ABB 04

Leia mais

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Baiard Guggi Carvalho Publicitário, consultor em marketing educacional e em tecnologia aplicada à educação N os dias de hoje, se perguntarmos para

Leia mais

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1 Entrevista G1.1 Entrevistado: E1.1 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 51 anos Masculino Cabo-verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias : São Tomé (aos 11 anos) Língua materna:

Leia mais

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Uma Cidade para Todos Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Colaboração Nuno Oliveira, coordenador do Serviço de Psicologia do 1º ciclo do Ensino Básico da EMEC - Empresa Municipal

Leia mais

R I T A FERRO RODRIGUES

R I T A FERRO RODRIGUES E N T R E V I S T A A R I T A FERRO RODRIGUES O talento e a vontade de surpreender em cada projecto deixou-me confiante no meu sexto sentido, que viu nela uma das pivôs mais simpáticas da SIC NOTÍCIAS.

Leia mais

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe!

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! *MELHOR MÃE DO MUNDO Coaching para Mães Disponíveis, www.emotionalcoaching.pt 1 Nota da Autora Olá, Coaching

Leia mais

Programa de Estágios do Núcleo de Engenharia Biológica (PEN)

Programa de Estágios do Núcleo de Engenharia Biológica (PEN) Instituto Superior Técnico Programa de Estágios do Núcleo de Engenharia Biológica (PEN) Núcleo de Engenharia Biológica Em primeiro lugar, a direcção do NEB gostaria de deixar claro que a resposta de forma

Leia mais

Relatório de Atividades Maio e Junho

Relatório de Atividades Maio e Junho Relatório de Atividades Maio e Junho ANA LISE MENSAL MAIO/JUNHO Devido a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 o horário do Projeto Construindo o Saber Pré Vestibular durante a semana foi modificado (16h50min

Leia mais

Transcrição de Entrevista n º 22

Transcrição de Entrevista n º 22 Transcrição de Entrevista n º 22 E Entrevistador E22 Entrevistado 22 Sexo Masculino Idade 50 anos Área de Formação Engenharia Electrotécnica E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante

Leia mais

Apresentação. Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional.

Apresentação. Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional. Apresentação Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional. Ao longo dos últimos anos, tem aumentado o interesse em redor das apostas. A imprensa tem-se interessado pelo meu trabalho pelo

Leia mais

Entrevista 1.02 - Brenda

Entrevista 1.02 - Brenda Entrevista 1.02 - Brenda (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

OS AMIGOS NÃO SE COMPRAM

OS AMIGOS NÃO SE COMPRAM OS AMIGOS NÃO SE COMPRAM Era o dia 22 de dezembro. O Natal aproximava-se e o Pai Natal estava muito atarefado a preparar os sacos com os brinquedos. Muito longe dali, em Portugal, um menino chamado João

Leia mais

Entrevista com Clínica Maló. Paulo Maló CEO. www.clinicamalo.pt. Com quality media press para LA VANGUARDIA

Entrevista com Clínica Maló. Paulo Maló CEO. www.clinicamalo.pt. Com quality media press para LA VANGUARDIA Entrevista com Clínica Maló Paulo Maló CEO www.clinicamalo.pt Com quality media press para LA VANGUARDIA Esta transcrição reproduz fiel e integralmente a entrevista. As respostas que aqui figuram em linguagem

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 53 Discurso na solenidade de lançamento

Leia mais

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957.

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. FORMAÇÃO

Leia mais

[Comentários sobre isso. Não transcrito, mas explicado em diário de campo]

[Comentários sobre isso. Não transcrito, mas explicado em diário de campo] [Visionamento das fotos] [Comentários sobre isso. Não transcrito, mas explicado em diário de campo] E- Então o que é que achaste das fotos? E7- Boas. Tá fixe. E- Faz-te lembrar coisas boas ou más? E7-

Leia mais

Programa de Estágios do Núcleo de Engenharia Biológica (PEN)

Programa de Estágios do Núcleo de Engenharia Biológica (PEN) Instituto Superior Técnico Programa de Estágios do Núcleo de Engenharia Biológica (PEN) Núcleo de Engenharia Biológica Em primeiro lugar, a direcção do NEB gostaria de deixar claro que a resposta de forma

Leia mais

LEITURA DA ENTREVISTA 2. E Boa tarde. Desde já quero agradecer-lhe a sua disponibilidade para colaborar neste

LEITURA DA ENTREVISTA 2. E Boa tarde. Desde já quero agradecer-lhe a sua disponibilidade para colaborar neste LEITURA DA ENTREVISTA 2 E Boa tarde. Desde já quero agradecer-lhe a sua disponibilidade para colaborar neste trabalho que estou a desenvolver. Como lhe foi explicado inicialmente, esta entrevista está

Leia mais

DTIM Associação Regional para o Desenvolvimento das Tecnologias de Informação na Madeira

DTIM Associação Regional para o Desenvolvimento das Tecnologias de Informação na Madeira DTIM Associação Regional para o Desenvolvimento das Tecnologias de Informação na Madeira APOIO DO FUNDO SOCIAL EUROPEU: Através do Programa Operacional Plurifundos da Região Autónoma da Madeira (POPRAM

Leia mais

Projecto de Desenvolvimento Escolar Comenius Acção Comenius 1 - Parcerias entre escolas

Projecto de Desenvolvimento Escolar Comenius Acção Comenius 1 - Parcerias entre escolas Projecto de Desenvolvimento Escolar Comenius Acção Comenius 1 - Parcerias entre escolas Avaliação: um passo determinante para a implementação da qualidade no ensino O objectivo deste projecto é a compreensão

Leia mais

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom Entrevista esclarece dúvidas sobre acúmulo de bolsas e atividadess remuneradas Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes Quinta, 22 de Julho de 2010 19:16 No dia 16 de julho de 2010, foi publicada

Leia mais

A voz dos professores do Agrupamento de Escolas da Apelação

A voz dos professores do Agrupamento de Escolas da Apelação A voz dos professores do Agrupamento de Escolas da Apelação Rita Monteiro Universidade Católica Portuguesa Abril 2014 Fontes / Referências Roldão (2013, 2008, 2007, 2004) Alarcão (1998) Shulman (2005,

Leia mais

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates 1º ano do Ensino Fundamental I O que você gosta de fazer junto com a sua mã e? - Dançar e jogar um jogo de tabuleiro. - Eu gosto de jogar futebol

Leia mais

As Tic- Tecnologias de Informação e Comunicação nos meus Percursos de Vida Pessoal e Profissional

As Tic- Tecnologias de Informação e Comunicação nos meus Percursos de Vida Pessoal e Profissional As Tic- Tecnologias de Informação e Comunicação nos meus Percursos de Vida Pessoal e Profissional 1 Nasci no dia 4 de Novembro de 1967, na freguesia de Vila Boa do Bispo, Concelho de Marco de Canaveses,

Leia mais

Áustria Viena. Foi uma grande surpresa o facto de todos os alunos andarem descalços ou de pantufas.

Áustria Viena. Foi uma grande surpresa o facto de todos os alunos andarem descalços ou de pantufas. Áustria Viena Foi uma grande surpresa o facto de todos os alunos andarem descalços ou de pantufas. Apenas fui assistir a uma aula, que acabou por não ser dada devido à presença dos alunos estrangeiros

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

Transcrição de Entrevista n º 24

Transcrição de Entrevista n º 24 Transcrição de Entrevista n º 24 E Entrevistador E24 Entrevistado 24 Sexo Feminino Idade 47 anos Área de Formação Engenharia Sistemas Decisionais E - Acredita que a educação de uma criança é diferente

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

Aprenda como estudar em quatro etapas PORVIR

Aprenda como estudar em quatro etapas PORVIR ENG POR!FAZER POR?PENSAR POR+CRIAR POR PESSOAS POR:VIR DIÁRIO DE INOVAÇÕES WIKI DICAS BLOG DESTAQUE // POR?PENSAR 1 COMENTÁRIO // 10 TWEETS // 999 LIKES Aprenda como estudar em quatro etapas Educador Fábio

Leia mais

Entrevista com BPN Imofundos. António Coutinho Rebelo. Presidente. www.bpnimofundos.pt. Com quality media press para LA VANGUARDIA

Entrevista com BPN Imofundos. António Coutinho Rebelo. Presidente. www.bpnimofundos.pt. Com quality media press para LA VANGUARDIA Entrevista com BPN Imofundos António Coutinho Rebelo Presidente www.bpnimofundos.pt Com quality media press para LA VANGUARDIA Esta transcrição reproduz fiel e integralmente a entrevista. As respostas

Leia mais

Região. Mais um exemplo de determinação

Região. Mais um exemplo de determinação O site Psicologia Nova publica a entrevista com Úrsula Gomes, aprovada em primeiro lugar no concurso do TRT 8 0 Região. Mais um exemplo de determinação nos estudos e muita disciplina. Esse é apenas o começo

Leia mais

Análise Matemática II

Análise Matemática II Página Web 1 de 7 Análise Matemática II Nome de utilizador: Arménio Correia. (Sair) LVM AM2_Inf Questionários INQUÉRITO ANÓNIMO» AVALIAÇÃO de AM2 e dos DOCENTES Relatório Ver todas as Respostas View Todas

Leia mais

Programa para a Inclusão e Desenvolvimento Progride. ParticipAR Inovação para a Inclusão em Arraiolos"

Programa para a Inclusão e Desenvolvimento Progride. ParticipAR Inovação para a Inclusão em Arraiolos Programa para a Inclusão e Desenvolvimento Progride ParticipAR Inovação para a Inclusão em Arraiolos" Relatório de Avaliação SEGURANÇA NA INTERNET (SESSÕES PARA ALUNOS) Arraiolos 12\04\ 07 O Agrupamento

Leia mais

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura.

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Palavras do autor Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Durante três anos, tornei-me um leitor voraz de histórias juvenis da literatura nacional, mergulhei

Leia mais

Informações e instruções para os candidatos

Informações e instruções para os candidatos A preencher pelo candidato: Nome: N.º de inscrição: Documento de identificação: N.º : Local de realização da prova: A preencher pelo avaliador: Classificação final: Ass: Informações e instruções para os

Leia mais

RELATÓRIO FINAL SOBRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA ESTADUAL CÔNEGO OSVALDO LUSTOSA

RELATÓRIO FINAL SOBRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA ESTADUAL CÔNEGO OSVALDO LUSTOSA RELATÓRIO FINAL SOBRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA ESTADUAL CÔNEGO OSVALDO LUSTOSA Amanda Resende Piassi Estudante do curso de Licenciatura em Física Bolsista do Programa Institucional de Bolsa

Leia mais

Anexo 1 GUIÃO DE ENTREVISTA A APLICAR À DOCENTE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Anexo 1 GUIÃO DE ENTREVISTA A APLICAR À DOCENTE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ANEXOS 1 Anexo 1 GUIÃO DE ENTREVISTA A APLICAR À DOCENTE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - Saber se a escola contempla o Programa de Transição para a Vida Activa e identificar as características do Programa; 1 -

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 29 Discurso na cerimónia de premiação

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

Aula 5 Modelo de Roteiro Para Ser Usado nas Suas Entrevistas

Aula 5 Modelo de Roteiro Para Ser Usado nas Suas Entrevistas Aula 5 Modelo de Roteiro Para Ser Usado nas Suas Entrevistas OBS: Tudo que estiver nessa formatação: [vermelho] são os espaços onde você deve preencher com informações pertinentes ao seu projeto (avatar,

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO ALUNO BOLSISTA SUBPROJETO DE 2011. 2 Semestre de 2011

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO ALUNO BOLSISTA SUBPROJETO DE 2011. 2 Semestre de 2011 Ministério da Educação Secretaria de Educação Média e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE

Leia mais

Graduados, empreendedores lançaram-se estrada fora

Graduados, empreendedores lançaram-se estrada fora 2015-08-05 09:00:55 Uma das frases que mais se tem ouvido neste final do ano lectivo, dos recém licenciados, é que o que os espera é o desemprego. Outra palavra que hoje se ouve bastante é empreendadorismo.

Leia mais

ENTRE FRALDAS E CADERNOS

ENTRE FRALDAS E CADERNOS ENTRE FRALDAS E CADERNOS Entre Fraldas e Cadernos Proposta metodológica: Bem TV Educação e Comunicação Coordenação do projeto: Márcia Correa e Castro Consultoria Técnica: Cláudia Regina Ribeiro Assistente

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 25 Discurso na cerimónia de entrega

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 85 Discurso na cerimónia de inauguração

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 38 Discurso na cerimónia do V Encontro

Leia mais

Psicologia Educacional I. Violência nas escolas

Psicologia Educacional I. Violência nas escolas Psicologia Educacional I Violência nas escolas Objectivos Analisar algumas das causas que levam à violência nas escolas. Analisar a forma como esta se manifesta, nomeadamente nas relações professor/aluno,

Leia mais

CANDIDATO BANCADO PELOS PAIS

CANDIDATO BANCADO PELOS PAIS CANDIDATO BANCADO PELOS PAIS Desânimo total Acho que minhas forças estão indo abaixo, ando meio desmotivado!!!! Não quero desanimar, mas os fatores externos estão superando minha motivação... cobrança

Leia mais

Chantilly, 17 de outubro de 2020.

Chantilly, 17 de outubro de 2020. Chantilly, 17 de outubro de 2020. Capítulo 1. Há algo de errado acontecendo nos arredores dessa pequena cidade francesa. Avilly foi completamente afetada. É estranho descrever a situação, pois não encontro

Leia mais

5 Conversas à volta da Motivação

5 Conversas à volta da Motivação 5 Conversas à volta da Motivação SOFRE DA SÍNDROME DO CACHORRINHO? 2 Que limites impõe a si próprio? 1 Um#dos#problemas#que#mais#encontro#nas#vendas#de#hoje#em#dia#quando#trabalho#com# as#equipas#em#termos#de#formação#e#coaching#comercial#tem#a#ver#com#a#síndrome#do#

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Toulouse, França Nome: Gustavo Linari Rodrigues Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Leia mais

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a Oração u m a c o n v e r s a d a a l m a 11 12 O Evangelho relata que por diversas vezes, quando ninguém mais estava precisando de alguma ajuda ou conselho, Jesus se ausentava para ficar sozinho. Natural

Leia mais

Revista Veja 18 de Fevereiro de 2009 Efésios 6. 1-4! Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. Honra teu pai e tua mãe este é o primeiro mandamento com promessa para que tudo te corra

Leia mais

Rekreum Bilbao, Vizcaya, Espanha, www.rekreum.com

Rekreum Bilbao, Vizcaya, Espanha, www.rekreum.com Licenciada em Psicologia e com uma vasta experiência em formação e investigação na área do desenvolvimento de capacidades infantis, Adriana Támez é hoje gestora da. Professora da Universidad Autonoma del

Leia mais

R E L A T Ó R I O D E E N G E N H A R I A D E S O F T W A R E ( 2 0 0 5 / 2 0 0 6 )

R E L A T Ó R I O D E E N G E N H A R I A D E S O F T W A R E ( 2 0 0 5 / 2 0 0 6 ) R E L A T Ó R I O D E E N G E N H A R I A D E S O F T W A R E ( 2 0 0 5 / 2 0 0 6 ) Tendo iniciado no presente ano lectivo 2005/2006 o funcionamento da plataforma Moodle na Universidade Aberta, considerou-se

Leia mais

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM A Tua Frase Poderosa Coaches Com Clientes: Carisma Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM Introdução Neste pequeno texto pretendo partilhar contigo onde os coaches falham ao apresentarem-se

Leia mais

Objetivo: Relatar a experiência do desenvolvimento do software Participar. Wilson Veneziano Professor Orientador do projeto CIC/UnB

Objetivo: Relatar a experiência do desenvolvimento do software Participar. Wilson Veneziano Professor Orientador do projeto CIC/UnB Transcrição do vídeo Projeto Participar Duração: 10 minutos e 43 segundos Objetivo: Relatar a experiência do desenvolvimento do software Participar Wilson Veneziano Professor Orientador do projeto CIC/UnB

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

4ª - Sim, já instalei o programa em casa e tudo. Vou fazer muitas músicas e gravar-me a cantar nelas também.

4ª - Sim, já instalei o programa em casa e tudo. Vou fazer muitas músicas e gravar-me a cantar nelas também. Entrevistas: Por escrito: A_5: 1ª - É fazer uma música sozinha, como eu gosto, com a ajuda do computador. Abrimos a Ableton Live, criamos as faixas que precisamos, escolhemos a forma e como é que cada

Leia mais

Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade

Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade Pergunte a um gestor de qualquer nível hierárquico qual foi o instante em que efetivamente ele conseguiu obter a adesão de sua equipe aos processos

Leia mais

No dia 21 de setembro as aulas iniciaram e eu estava super emocionada!

No dia 21 de setembro as aulas iniciaram e eu estava super emocionada! No dia 21 de setembro as aulas iniciaram e eu estava super emocionada! Hoje já não me dou conta mas foi assim era uma nova escola, novos colegas, novos desafios e, para desafio, tinha de estar cheia de

Leia mais

Setembro, 2008. Fátima Barbosa

Setembro, 2008. Fátima Barbosa Uma nova realidade, um novo desafio Setembro, 2008. História de um Cuidador Tenho 65 anos, fui emigrante na França e na Alemanha e cá em Portugal trabalhei em várias zonas. Sempre gostei da vida! Reformei-me

Leia mais

Para ti Se não faltares

Para ti Se não faltares Para ti Se não faltares Capacitação de crianças e jovens em risco 19NOV12 Seminário A RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL PARA UMA INCLUSÃO SUSTENTÁVEL APA 1. Emprego 75% de pessoas 20-64 anos empregadas

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

Cuidando da Minha Criança com Aids

Cuidando da Minha Criança com Aids Cuidando da Minha Criança com Aids O que é aids/hiv? A aids atinge também as crianças? Como a criança se infecta com o vírus da aids? Que tipo de alimentação devo dar ao meu bebê? Devo amamentar meu bebê

Leia mais

Paródia 1ªA. Música Fugidinha Michel Teló. Cheguei na escola não consegui entender. Mas depois de um tempo tudo foi se resolver

Paródia 1ªA. Música Fugidinha Michel Teló. Cheguei na escola não consegui entender. Mas depois de um tempo tudo foi se resolver Paródia 1ªA Música Fugidinha Michel Teló Cheguei na escola não consegui entender Mas depois de um tempo tudo foi se resolver Tudo dando certo eu vou ficar esperto E vestibular eu vou fazer Sempre tem aquele

Leia mais

Acesso à Educação para Filhos de Imigrantes Folheto Informativo

Acesso à Educação para Filhos de Imigrantes Folheto Informativo Acesso à Educação para Filhos de Imigrantes Folheto Informativo 1 INTRODUÇÃO O Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas em colaboração com o Secretariado Entreculturas elaborou esta brochura

Leia mais

Perguntas mais frequentes

Perguntas mais frequentes Perguntas mais frequentes Sucesso ao Alcance de Todos Pág: 1 de 8 Índice 1. Que posso conseguir com esta oportunidade?...3 2. Tenho de ter exclusividade?...3 3. Será que funciona? Será um negócio de futuro?...4

Leia mais

Ana Beatriz Bronzoni

Ana Beatriz Bronzoni Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa Viçosa (MG) - CEP 36570-000 CNPJ: 07.245.367/0001-14 Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Universidade Federal

Leia mais

FAZENDO SEXO APÓS O CÂNCER DE PRÓSTATA. Alícia Flores Jardim

FAZENDO SEXO APÓS O CÂNCER DE PRÓSTATA. Alícia Flores Jardim FAZENDO SEXO APÓS O CÂNCER DE PRÓSTATA Alícia Flores Jardim Dedicatórias Dedico este trabalho a meu pai que morreu em janeiro de 2013, após um câncer de próstata descoberto tardiamente. Ao meu marido

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

COMO ENSINEI MATEMÁTICA

COMO ENSINEI MATEMÁTICA COMO ENSINEI MATEMÁTICA Mário Maturo Coutinho COMO ENSINEI MATEMÁTICA.ª edição 511 9 AGRADECIMENTOS À Deus À minha família Aos mestres da matemática do C.E.Visconde de Cairu APRESENTAÇÃO O objetivo deste

Leia mais

Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira CÃO ESTELAR. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados

Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira CÃO ESTELAR. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira O CÃO ESTELAR EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Texto e Pesquisa de Imagens Arthur de Carvalho Jaldim e Rubens de Almeida Oliveira O CÃO ESTELAR

Leia mais

[Pequenas interrompem, imperceptível]

[Pequenas interrompem, imperceptível] E- A ideia é: vou-vos fazer algumas perguntas e vocês respondem consoante aquilo que quiserem dizer. E a ideia do grupo de discussão não é vocês desatarem todos à porrada mas é se vocês ah sei lá por exemplo

Leia mais

Sinopse II. Idosos não institucionalizados (INI)

Sinopse II. Idosos não institucionalizados (INI) Sinopse II. Idosos não institucionalizados (INI) II 1 Indicadores Desqualificação Não poder fazer nada do que preciso, quero fazer as coisas e não posso ; eu senti-me velho com 80 anos. Aí é que eu já

Leia mais

Voluntário em Pesquisa: informe-se para decidir! Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados?

Voluntário em Pesquisa: informe-se para decidir! Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados? Ministério da Saúde Conselho Nacional de Saúde Voluntário em Pesquisa: O que é uma pesquisa, afinal de contas? Eu, um sujeito de pesquisa? Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados?

Leia mais

Análise: Desemprego Jovem e medidas de apoio IEFP. Análise: Desemprego Jovem e Medidas de Apoio IEFP

Análise: Desemprego Jovem e medidas de apoio IEFP. Análise: Desemprego Jovem e Medidas de Apoio IEFP Análise: Desemprego Jovem e Medidas de Apoio IEFP Análise: Desemprego Jovem e Medidas de Apoio IEFP Com o número de jovens desempregados a não apresentar melhorias significativas, torna-se importante perceber

Leia mais

GS Educacional www.gseducacional.com.br

GS Educacional www.gseducacional.com.br Curso: Completo de Importação Henrique, boa noite. Nós que pensamos a Meritocracia e valoramos a quem Realiza, nos vimos na obrigação de dar feedbacks. Em pouco tempo de curso e sem nem receber ainda a

Leia mais

Proposta de Lei da Imigração Inovações que mudam a vida das pessoas

Proposta de Lei da Imigração Inovações que mudam a vida das pessoas da Imigração Inovações que mudam a vida das pessoas Fui expulso, mas tenho um filho menor a cargo a viver em Portugal. Podem recusar-me a entrada? Sim. A residência de filhos menores em Portugal é apenas

Leia mais

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade.

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade. Papai e Mamãe, A Escola Bem-Me-Quer apresenta esta cartilha para que vocês possam tornar a adaptação do seu (sua) filho (a) mais tranquila e sem traumas. Mas para isso, é necessário que vocês sigam direitinho

Leia mais

FACULDADE REDENTOR ITAPERUNA RJ

FACULDADE REDENTOR ITAPERUNA RJ RESULTADOS DA PESQUISA DE PERCEPÇÃO E SATISFAÇÃO DOS CURSOS DE: MBA - GESTÃO ESTRATÉGICA DOS NEGÓCIOS MBA - GESTÃO ESTRATÉGICA COM PESSOAS FACULDADE REDENTOR 2012 ITAPERUNA RJ MODELO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 2 Data: 18/10/2010 Hora: 16h00 Duração: 23:43 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

Enquete. Dia dos Professores

Enquete. Dia dos Professores Enquete Dia dos Professores No dia 15 de outubro será comemorado o dia do professor. Muito se fala que a profissão, apesar de muito importante, perdeu seu glamour e prestígio, sendo incapaz de atrair a

Leia mais