CURSO DE EXTENSÃO EM PLANEJAMENTO URBANO ENCONTRO 2: DE LONGE, DE PERTO, DE DENTRO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO DE EXTENSÃO EM PLANEJAMENTO URBANO ENCONTRO 2: DE LONGE, DE PERTO, DE DENTRO"

Transcrição

1

2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL (PROPUR) GRUPO DE PESQUISA LABORATÓRIO DE ESTUDOS URBANOS (LEURB)) CURSO DE EXTENSÃO EM PLANEJAMENTO URBANO ENCONTRO 2: DE LONGE, DE PERTO, DE DENTRO PALESTRANTES HELENIZA ÁVILA CAMPOS ROBERTO VERDUM

3 PAISAGEM PARA O PLANEJAMENTO URBANO Pagus Laboratório da Paisagem A paisagem como chave de interpretação territorial da cidade. A paisagem como suporte para tratar o espaço público e os poderes em disputa na cidade, que se manifestam e transformam a paisagem urbana. A percepção e experiência dos sujeitos em seu cotidiano pela leitura da paisagem, como meio de tratar seus conflitos e anseios, assim como suas demandas. Estudos de caso do PAGUS - Laboratório da Paisagem. Prof. Dr. Roberto Verdum et al.:

4 OBJETIVOS DO GRUPO DE PESQUISA ::::: Reconhecer e resgatar a produção artística, técnica e científica sobre a paisagem; ::::: Aprofundar o debate e a reflexão sobre o conceito de paisagem e sua aplicação como categoria de análise nos processos de estudo, planejamento e gestão do território; ::::: Apoiar e desenvolver iniciativas referentes à elaboração e aplicação de metodologias para a interpretação da paisagem; ::::: Elaborar estudos na perspectiva da paisagem para dar suporte às políticas públicas em diferentes escalas espaciais.

5 PAISAGEM PARA O PLANEJAMENTO URBANO Pagus Laboratório da Paisagem Diálogo entre métodos capazes não só de cartografar, mas também de descrever, analisar e interpretar arranjos espaciais gerados por diferentes mudanças, para assim demonstrar a importância estratégica da leitura do espaço na compreensão das condições concretas e/ou simbólicas presentes na relação natureza-sociedade, como também identificar e analisar os conflitos que se concretizam na paisagem. O enfoque principal é dado pela heterogeneidade espacial para compreender a dinâmica que regula a organização da paisagem e nessa perspectiva, a paisagem não é simplesmente uma delimitação espacial homogênea.

6 A PAISAGEM PARA O PAGUS ::::: paisagem marca porque expressa uma civilização, a(s) sociedade(s) humana(s)... ::::: paisagem matriz porque participa dos esquemas de percepção do sujeito em relação ao espaço geográfico, ao lugar, aos limites territoriais, aos elementos na paisagem e as suas relações humanas... GUINARD pintando Ouro Preto/MG

7 ABORDAGENS ::::: Paisagem Concreta ::: MARCA Resultado das marcas que a sociedade humana imprime na superfície terrestre ao longo do tempo. Estas marcas: - têm formas, linhas, cores e texturas, condicionadas por fatores naturais e sociais em constante transformação; - se constituem no tempo e na sua materialidade; - são a expressão das heranças da ação humana sobre a natureza, isto é, uma sucessão de relações, um resultado geográfico e histórico acumulado, com suas infinitas possibilidades de transformação.

8 ABORDAGENS ::::: Paisagem enquanto fenômeno perceptivo, sentido... (Fenomenológica) ::: MATRIZ Os diferentes e infinitos modos do sujeito olhar, sentir, interpretar e transformar a paisagem. Ela é uma construção social contínua, coletiva, e ao mesmo tempo individual. Ela é concebida esquemas próprios da percepção e representação. Ao perceber determinada paisagem o sujeito imprime uma imagem mental e afetiva, estruturada a partir de suas referências culturais e rememorações, que gera uma representação única, sempre diferente da realidade observada.

9 ABORDAGENS COMPLEMENTARES DO PAGUS a paisagem enquanto materialidade... Ponte de Pedra - década de 1900 a paisagem enquanto um fenômeno... Pedro Weingärtener, Escola de Artes do IBA/UFRGS

10 PAGUS COMO ESTRUTURA TRANSDISCIPLINAR Conceber a paisagem numa perspectiva de entrelaçamento de olhares disciplinares que originem estudos que busquem entender as diferentes relações entre a natureza e a sociedade, assim como o indivíduo no decorrer dos tempos e em diferentes espaços. Entender as modificações na paisagem como uma espiral, onde as várias formas de interpretação e de investigação se interrelacionam.

11 ESTUDOS REALIZADOS 2015/17 ::::: A percepção da Ponte de Pedra como elemento simbólico da cidade, que está localizada nas bordas do centro histórico de Porto Alegre/RS :::::: Prática multidisciplinar do Atelier da Paisagem sobre a ameaça de cercamento do Parque da Redenção, Porto Alegre/RS :::::: Concurso Pagus de Fotografia sobre a Paisagem no Espaço Público.

12 ESTUDOS REALIZADOS 2015/17 A percepção da Ponte de Pedra como elemento simbólico da cidade, que está localizada nas bordas do centro histórico de Porto Alegre/RS

13 ESTUDOS REALIZADOS 2015/17 A percepção da Ponte de Pedra como elemento simbólico da cidade, que está localizada nas bordas do centro histórico de Porto Alegre/RS Registro audiovisual sobre os relatos e percepção de sujeitos em relação a esse elemento da paisagem. A paisagem é então registrada na sua temporalidade presente, ainda que o sujeito se desloque a outras temporalidades para explicar o significado da Ponte de Pedra, de acordo com suas memórias e experiências vividas.

14 ESTUDOS REALIZADOS 2015/17 Prática multidisciplinar do Atelier da Paisagem sobre a ameaça de cercamento do Parque da Redenção, Porto Alegre/RS.

15 ESTUDOS REALIZADOS 2015/17 Prática multidisciplinar do Atelier da Paisagem sobre a ameaça de cercamento do Parque da Redenção, Porto Alegre/RS. Intervenção no espaço urbano, a produção de imagens prospectivas sobre uma paisagem futura e também o audiovisual, para registrar a percepção dos transeuntes sobre diversos aspectos potencialmente ameaçados, caso o cercamento do parque fosse efetivado. Aqui a paisagem é rememorada, mas também inventada a partir de uma representação fictícia elaborada pelos pesquisadores; o registro da paisagem incorpora a imaginação como parte do processo de percepção/representação.

16 ESTUDOS REALIZADOS 2015/17 Concurso Pagus de Fotografia sobre a Paisagem no Espaço Público

17 ESTUDOS REALIZADOS 2015/17 Concurso Pagus de Fotografia sobre a Paisagem no Espaço Público Fotografia como registro das paisagens que remetem à ideia de Espaço Público. Ao ser convidado a registrar esta paisagem, os sujeitos inevitavelmente refletem sobre o conceito de espaço público para si, levando em conta suas matrizes culturais e suas próprias rememorações.

18 CARTOGRAFIA PLURAL DO PAGUS No caso da Ponte de Pedra temos inicialmente a transição entre o espaço urbano e rural; posteriormente a transição entre o tecido urbano histórico e os aterros que abrigaram edifícios públicos implantados de acordo com o ideário modernista; e finalmente sua situação atual marcada pela degradação patrimonial e do espaço enquanto público. Há a necessidade de se afirmar a manutenção da ponte como elemento de memória, mas também como de apropriação cultural no presente.

19 CARTOGRAFIA PLURAL DO PAGUS No Parque da Redenção, representamos a imensa área de banhado que consistia num espaço pouco apropriado para ocupação urbana; mas já no século XX, esse espaço ganha o status de parque urbano enriquecendo a fisionomia da paisagem e a apropriação cultural crescente de seus recantos; a situação atual busca representar o parque como um campo de disputa política, caracterizado pela construção de um imaginário de permanente insegurança que visa desmantelar sua função como espaço público.

20 CARTOGRAFIA PLURAL DO PAGUS No estudo relacionado à paisagem do espaço público, sobrepomos à matriz, uma representação da cidade em perfil (skyline): - partimos de um século XIX, onde o espaço construído é pouco expressivo em relação ao meio; - saltamos ao século XX, onde o espaço público se configura como o âmbito das trocas e relações sociais, e ao longo do qual há um aumento progressivo do espaço construído a ponto de ressignificar os espaços públicos e coletivos; - finalmente chegamos ao século XXI marcado pelas contradições sociais e da natureza que alteram a paisagem urbana e apontam para uma perda sistemática do espaço público como um âmbito democrático. - o Concurso de Fotografia ilustra a diversidade de percepções sobre o que é espaço público, mostrando paisagens que vão da beleza cênica da natureza à crescente desigualdade social na cidade.

21 CARTOGRAFIA PLURAL DO PAGUS Assim, a Cartografia Plural do Pagus se caracteriza como um experimento aberto, no qual assumimos a importância dos diferentes modos de representação e registros: a descrição, a perspectiva, a cartografia, o perfil (skyline), as representações temporais (timelines), as fotografias e os desenhos. A imagem resultante metaforiza a paisagem, busca capturar a essência dos casos estudados pelos pesquisadores em Porto Alegre, e mostra a capacidade que possui essa cartografia aberta de oferecer múltiplas leituras. Ao contrário de uma interpretação totalizadora, busca abrir um diálogo sobre a complexidade inerente ao fenômeno da paisagem.

22 OBRIGADO!!!

Tempos Modernos, Tempos de Sociologia Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC.

Tempos Modernos, Tempos de Sociologia Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC. Matrizes Curriculares Enem Tempos Modernos, Tempos de Sociologia Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC. H1 Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais

Leia mais

3. Paisagem geomorfológica em perpétua evolução

3. Paisagem geomorfológica em perpétua evolução 3. Paisagem geomorfológica em perpétua evolução O termo paisagem é bastante utilizado em diversos contextos sociais e culturais que imprimem significados distintos e nem sempre assemelham-se à definição

Leia mais

VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO RURAL POR MEIO DO TURISMO RURAL

VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO RURAL POR MEIO DO TURISMO RURAL VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO RURAL POR MEIO DO TURISMO RURAL Introdução 53 CUNHA, Luiz Alexandre Gonçalves Cunha 1. KLOSTER, Silvana Kloster 2 ; MIRANDA, Everton Miranda 3 ; O turismo rural está inteiramente

Leia mais

Disciplina: Desenvolvimento sócio-espacial e dinâmica urbana. Profa. Dra. Silvia Ap. Guarnieri Ortigoza

Disciplina: Desenvolvimento sócio-espacial e dinâmica urbana. Profa. Dra. Silvia Ap. Guarnieri Ortigoza Faculdade de Ciências e Letras, UNESP - Campus de Araraquara Curso de Especialização em Governança Pública e Novos Arranjos de Gestão Disciplina: Desenvolvimento sócio-espacial e dinâmica urbana Profa.

Leia mais

Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados.

Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados. D1(H) Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados. D2(H) Reconhecer os conceitos de memória, história e patrimônio por meio da análise de textos e imagens. D3(H)

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

Lista Extra 1. Categorias Geográficas

Lista Extra 1. Categorias Geográficas Lista Extra 1 Categorias Geográficas 1. (Mackenzie) O que significa estudar geograficamente o mundo ou parte do mundo? A Geografia se propõe a algo mais que descrever paisagens, pois a simples descrição

Leia mais

Índice 7º ANO 2009/2010 ESCOLA BÁSICA 1, 2, 3 / JI DE ANGRA DO HEROÍSMO PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO VISUAL

Índice 7º ANO 2009/2010 ESCOLA BÁSICA 1, 2, 3 / JI DE ANGRA DO HEROÍSMO PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO VISUAL Índice COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS da EDUCAÇÃO ARTÍSTICA Competências Gerais e Específicas da Educação Artística Dimensões das Competências Específicas Competências Especificas do 3º ciclo - Visual Competências

Leia mais

PALESTRANTES ANA LUIZA CARVALHO DA ROCHA ANTONIO DAVID CATTANI

PALESTRANTES ANA LUIZA CARVALHO DA ROCHA ANTONIO DAVID CATTANI UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL (PROPUR) GRUPO DE PESQUISA LABORATÓRIO DE ESTUDOS URBANOS (LEURB) CURSO DE EXTENSÃO EM PLANEJAMENTO

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) TURMA: 6 Ano Ensino Fundamental II 1 - A GEOGRAFIA E A COMPREENSÃO DO ESPAÇO HUMANIZADO 2 - A GEOGRAFIA E A COMPREENSÃO DO ESPAÇO FÍSICO 1- Observar, comparar e analisar territórios, lugares e paisagens

Leia mais

GEOGRAFIA UNIFAL/MG 2014

GEOGRAFIA UNIFAL/MG 2014 GEOGRAFIA UNIFAL/MG 2014 ETAPAS DO EXAME 19/09 - Divulgação eletrônica da lista de estudantes inscritos e convocados ao Enade 2014 21/10 a 23/11 Período para resposta eletrônica ao Questionário do Estudante

Leia mais

Os conceitos geográficos fundamentais

Os conceitos geográficos fundamentais Os conceitos geográficos fundamentais GEOGRAFIA GREGOS - ANTIGUIDADE GEOGRAFIA TERRA DESCREVER ESCREVER SOBRE A TERRA GEOGRAFIA Geografia é a ciência que estuda a Terra e as relações entre esta e o homem

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) TURMA: 6 Ano Ensino Fundamental II 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: 1 - A geografia e a compreensão do espaço humanizado. 2 - A geografia e a compreensão do espaço físico. 1- Observar, comparar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

Ensino Fundamental I 5º ano PLANO DE ENSINO. PROFESSORA: Michely Botelho Pires Araújo. CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL A e B 2017 EMENTA

Ensino Fundamental I 5º ano PLANO DE ENSINO. PROFESSORA: Michely Botelho Pires Araújo. CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL A e B 2017 EMENTA Ensino Fundamental I 5º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Geografia PROFESSORA: Michely Botelho Pires Araújo. CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL A e B 2017 EMENTA A Geografia, tem um tratamento

Leia mais

Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015

Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015 Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015 834732115 Ciências humanas e suas tecnologias Questões 1 a 45 1 D Habilidade 28 Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes

Leia mais

EIXO CAPACIDADES CONTEÚDOS / CONCEITOS CICLO COMPLEMENTAR

EIXO CAPACIDADES CONTEÚDOS / CONCEITOS CICLO COMPLEMENTAR SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃOBÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL 5 MATRIZ CURRICULAR

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidade de formação sensível, reflexiva

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidades de formação sensível, reflexiva

Leia mais

AVALIE ENSINO MÉDIO MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS 1º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO E 2ª SÉRIE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO

AVALIE ENSINO MÉDIO MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS 1º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO E 2ª SÉRIE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO 1 D1(H) Reconhecer os conceitos de memória, história e patrimônio por meio de representações artísticas e pela análise de textos e imagens. D2 (H) Reconhecer a importância de utilizar criticamente as fontes

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA PAISAGEM NO ENSINO DA GEOGRAFIA

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA PAISAGEM NO ENSINO DA GEOGRAFIA A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA PAISAGEM NO ENSINO DA GEOGRAFIA Autora: Alcione Pereira da Silva Universidade Federal do Maranhão Alcione.1980@hotmail.com.br Co-autora: Aldaene Ferreira Silva Universidade Federal

Leia mais

A Representação do Espaço

A Representação do Espaço CARTOGRAFIA A Representação do Espaço A Cartografia É o ramo da Geografia que tem como objetivo a representação da Terra ou parte dela É a linguagem responsável pela representação visual das informações

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS JULHO DE 2018 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO VISUAL INTRODUÇÃO As Artes Visuais assumem-se como uma área do conhecimento fundamental para o desenvolvimento

Leia mais

PROVA TEMÁTICA/2013 GERAÇÃO CONTEMPORÂNEA: desafios e novas possibilidades

PROVA TEMÁTICA/2013 GERAÇÃO CONTEMPORÂNEA: desafios e novas possibilidades PROVA TEMÁTICA/2013 GERAÇÃO CONTEMPORÂNEA: desafios e novas possibilidades 7 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (LÍNGUA PORTUGUESA, REDAÇÃO, ARTES E

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS - SADEAM 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS - SADEAM 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS - SADEAM 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DOMÍNIO I MEMÓRIA E REPRESENTAÇÕES D1 H Reconhecer a História como produto histórico, social e cultural e suas implicações na

Leia mais

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Villas Boas Leffer Prof (a) Responsável: Irene Carmen Piconi Prestes

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Villas Boas Leffer Prof (a) Responsável: Irene Carmen Piconi Prestes Habilidades Cognitivas Prof (a) Responsável: Maria Francisca Villas Boas Leffer Prof (a) Responsável: Irene Carmen Piconi Prestes Que Habilidades Cognitivas são necessárias à apropriação de conceitos?

Leia mais

PROCESSO SELETIVO GEOGRAFIA

PROCESSO SELETIVO GEOGRAFIA PROCESSO SELETIVO GEOGRAFIA EIXO TEMÁTICO: O MUNDO 1 O ESPAÇO MUNDIAL CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS HABILIDADES Compreender o espaço geográfico como resultante das interações históricas entre sociedade e natureza

Leia mais

CASA REGIONAL DE MEMÓRIA: UM COMPLEXO MUSEÓLOGICO NA TRANSXINGU

CASA REGIONAL DE MEMÓRIA: UM COMPLEXO MUSEÓLOGICO NA TRANSXINGU CASA REGIONAL DE MEMÓRIA: UM COMPLEXO MUSEÓLOGICO NA TRANSXINGU Denise Targino Villar Casa Regional de Memória -Fadesp denise.targino@hotmail.com A Casa Regional de memória está localizada no município

Leia mais

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS DISCIPLINA: História e Geografia de Portugal ANO DE ESCOLARIDADE: º Ano 201/2017 METAS CURRICULARES PROGRAMA DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS História de Portugal

Leia mais

AÇÕES ESTRATÉGICAS DE ENSINO ORIENTADAS PARA O PERFIL DOS ALUNOS

AÇÕES ESTRATÉGICAS DE ENSINO ORIENTADAS PARA O PERFIL DOS ALUNOS PARA INTER TEMA I - A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES : Elaborar esboços de paisagens descrevendo os seus elementos essenciais. Situar exemplos de paisagens no respetivo território, a diferentes escalas

Leia mais

Ano Lectivo 2006/2007 3º Ciclo 7º Ano

Ano Lectivo 2006/2007 3º Ciclo 7º Ano AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Planificação DISCIPLINA DE GEOGRAFIA Ano Lectivo 2006/2007 3º Ciclo 7º Ano Unidade Didáctica Conteúdos Competências Específicas Avaliação A TERRA

Leia mais

Código 0183P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Código 0183P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Akpalô Geografia aprovada no PNLD 2019 Código 0183P19051 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano O sujeito e seu lugar no mundo O modo de vida das crianças em diferentes lugares

Leia mais

CEAI O QUE O ALUNO DEVE APRENDER. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO Capítulo 1: Identificar a. Exposição dialogada Orientação para se. importância do Sol

CEAI O QUE O ALUNO DEVE APRENDER. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO Capítulo 1: Identificar a. Exposição dialogada Orientação para se. importância do Sol CEAI PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA TURMA: 4º ANO CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER QUAL O SIGNIFICADO PARA VIDA PRÁTICA PROCEDIMENTO METODOLÓGICO Capítulo 1: Explicar as formas de

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Crescer Geografia aprovada no PNLD 2019 Código 0233P19051 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano O sujeito e seu lugar no mundo O modo de vida das crianças em diferentes lugares

Leia mais

Ensinar e aprender História na sala de aula

Ensinar e aprender História na sala de aula Ensinar e aprender História na sala de aula Séries iniciais do Ensino Fundamental Ensino de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental Por que estudar História? Quais ideias os educandos possuem

Leia mais

ARTISTA QUE transita com desenvoltura pelas manifestações da arte - unidas

ARTISTA QUE transita com desenvoltura pelas manifestações da arte - unidas Criação / Pintura O Teorema de Lizárraga ANNATERESA FABRIS ARTISTA QUE transita com desenvoltura pelas manifestações da arte - unidas entre si pela busca de uma gramática interna, na qual as idéias de

Leia mais

RECRO GEOGRAFIA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: A GEOGRAFIA COMO POSSIBILIDADE DE LEITURA E COMPREENSÃO DO MUNDO. lugares que constituem o mundo.

RECRO GEOGRAFIA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: A GEOGRAFIA COMO POSSIBILIDADE DE LEITURA E COMPREENSÃO DO MUNDO. lugares que constituem o mundo. 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: A GEOGRAFIA COMO POSSIBILIDADE DE LEITURA E COMPREENSÃO DO MUNDO COMPETÊNCIA Construir, por meio da linguagem iconográfica, Entender e aplicar o conceito de paisagens. escrita

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GEOGRAFIA PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA EIXO TEMÁTICO I MUNDO 1. ESPAÇO MUNDIAL

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GEOGRAFIA PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA EIXO TEMÁTICO I MUNDO 1. ESPAÇO MUNDIAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GEOGRAFIA PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA EIXO TEMÁTICO I MUNDO 1. ESPAÇO MUNDIAL COMPETÊNCIAS HABILIDADES CONTEÚDOS 1. A reestruturação do espaço mundial:modos de 1. Entender a reestruturação

Leia mais

Universidade Federal do Pará Processo Seletivo Especial Conteúdo de Geografia 1. ESPAÇO MUNDIAL

Universidade Federal do Pará Processo Seletivo Especial Conteúdo de Geografia 1. ESPAÇO MUNDIAL Universidade Federal do Pará Processo Seletivo Especial 4-2011 Conteúdo de Geografia 1. ESPAÇO MUNDIAL EIXO TEMÁTICO I MUNDO COMPETÊNCIAS HABILIDADES CONTEÚDOS 1. Entender a reestruturação do espaço mundial

Leia mais

DISCIPLINA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6.º Ano Turma

DISCIPLINA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6.º Ano Turma 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DISCIPLINA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6.º Ano Turma COMPETÊNCIAS GERAIS - Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável.

Leia mais

Por que estudamos Geografia

Por que estudamos Geografia A GEOGRAFIA E COMPREENSÃO DO MUNDO Por que estudamos Geografia Para entender como as sociedades se relacionam com a natureza e, com isso, compreender melhor o lugar onde moramos. Para entendermos como

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: GEOGRAFIA Série: 3º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: GEOGRAFIA Série: 3º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: GEOGRAFIA Série: 3º ano Ensino Fundamental 1ºBIMESTRE UNIDADE 1 As sociedades organizam o Cap. 1: O em que você vive Você e seu lugar Um lugar especial Cap. 2: O geográfico As

Leia mais

Saberes e Práticas na Construção de Sujeitos e Espaços Sociais: Educação, Geografia, Interdisciplinaridade

Saberes e Práticas na Construção de Sujeitos e Espaços Sociais: Educação, Geografia, Interdisciplinaridade R E S E N H A 257 258 Saberes e Práticas na Construção de Sujeitos e Espaços Sociais: Educação, Geografia, Interdisciplinaridade CLÁUDIA LUÍSA ZEFERINO PIRES Doutoranda em Geografia (UFRGS), Professora

Leia mais

DISCIPLINA DE GEOGRAFIA

DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA OBJETIVOS: 1º ano Conhecer o ambiente de moradia e sua localização através de passeios, fotos e desenhos. Conhecer o ambiente de estudo e sua localização através de passeios, fotos,

Leia mais

PLANO DE CURSO I EMENTA

PLANO DE CURSO I EMENTA Disciplina: Leituras Cartográficas e Interpretações Estatísticas I Carga horária total: 75 H PLANO DE CURSO I EMENTA Definições e esboço histórico da cartografia; Representações da Terra; Coordenadas;

Leia mais

NOTAS PARA A FORMAÇÃO DO GEÓGRAFO: A NOVA YORK DE WILL EISNER E A EXPERIÊNCIA URBANA

NOTAS PARA A FORMAÇÃO DO GEÓGRAFO: A NOVA YORK DE WILL EISNER E A EXPERIÊNCIA URBANA , volume 1 novembro Revista Eletrônica de Diálogo e Divulgação em Geografia http://www.geografia.blog.br/geodialogos NOTAS PARA A FORMAÇÃO DO GEÓGRAFO: A NOVA YORK DE WILL EISNER E A EXPERIÊNCIA URBANA

Leia mais

Política de Gestão da Paisagem e Diversidade Cultural

Política de Gestão da Paisagem e Diversidade Cultural Política de Gestão da Paisagem e Diversidade Cultural PDDI-RMBH Dezembro de 2010 A Política e seus Programas Programa 1- Conformação de Complexos Ambientais Culturais na RMBH Programa 2- Valorização e

Leia mais

8º Encontro Ibero-Americano de Cultura. Museu Nacional de Etnologia. 13 de Outubro Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, Presidente do Ibermuseus,

8º Encontro Ibero-Americano de Cultura. Museu Nacional de Etnologia. 13 de Outubro Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, Presidente do Ibermuseus, 8º Encontro Ibero-Americano de Cultura Museu Nacional de Etnologia 13 de Outubro 2014 Ex.mos Senhores Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, Presidente do Ibermuseus, Leonor Esguerra Portocarrero, Diretora de

Leia mais

- Compreender a espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos estudados em suas dinâmicas e interações;

- Compreender a espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos estudados em suas dinâmicas e interações; Ensino Fundamental I 2º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Geografia PROFESSOR Ariana e Rita Mara CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO 2017 TOTAL SEMANAL EMENTA A importância do ensino da Geografia é levar o educando

Leia mais

Palavras-chave: teatro de rua; território; ressignificação.

Palavras-chave: teatro de rua; território; ressignificação. TEIXEIRA, Adailtom Alves. Teatro de rua e território: entrelaçamentos. Mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP. Professor de Teatro na

Leia mais

Anais Semana de Geografia. Volume 1, Número 1. Ponta Grossa: UEPG, ISSN PAISAGEM E IDENTIDADE: ALGUMAS ABORDAGENS

Anais Semana de Geografia. Volume 1, Número 1. Ponta Grossa: UEPG, ISSN PAISAGEM E IDENTIDADE: ALGUMAS ABORDAGENS PAISAGEM E IDENTIDADE: ALGUMAS ABORDAGENS 111 MIRANDA, Everton NABOZNY, Almir Introdução A relação entre paisagem-identidade constrói-se um jogo sem fim, onde as identidades são construídas ao longo do

Leia mais

1 de 5 29/08/ :37

1 de 5 29/08/ :37 1 de 5 29/08/2017 14:37 REGIMENTO INTERNO DO NÚCLEO DE ARTE E CULTURA TÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1 o O Núcleo de Arte e Cultura NAC é uma unidade suplementar vinculada à Reitoria da Universidade

Leia mais

Descrever o lugar. Nesta aula, que inicia o segundo módulo do

Descrever o lugar. Nesta aula, que inicia o segundo módulo do A U A UL LA Descrever o lugar Nesta aula, que inicia o segundo módulo do Telecurso de Geografia do 2º grau, vamos acompanhar o trabalho do geógrafo na investigação do espaço. Veremos como o lugar onde

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS DE REPRESENTAÇÃO DA CARTOGRAFIA TEMÁTICA. Clésio

INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS DE REPRESENTAÇÃO DA CARTOGRAFIA TEMÁTICA. Clésio INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS DE REPRESENTAÇÃO DA CARTOGRAFIA TEMÁTICA Clésio Os métodos de representação da cartografia temática hoje conhecidos e mundialmente empregados consolidaram-se a partir de uma transformação

Leia mais

Ensino Recorrente de Nível Secundário

Ensino Recorrente de Nível Secundário GRUPO DISCIPLINAR DE GEOGRAFIA 420 ANO LETIVO: 2015/2016 Ensino Recorrente de Nível Secundário Planificação de 10.º/11.º ano 1 1. FINALIDADES Constituem finalidades desta disciplina: promover a apetência

Leia mais

Principais Contribuições de Bertha Becker ao BNDES

Principais Contribuições de Bertha Becker ao BNDES Principais Contribuições de Bertha Becker ao BNDES III SIMPÓSIO Relações entre Ciência e Políticas Públicas: Propostas de Bertha Becker para o Desenvolvimento da Amazônia Museu Goeldi Belém, 5 de setembro

Leia mais

Geografia - 6º AO 9º ANO

Geografia - 6º AO 9º ANO 5ª Série / 6º Ano Eixos norteadores Temas Conteúdo Habilidades Competências A Geografia como uma - Definição de Geografia - Noções de tempo e -Compreender processos - Identificar diferentes formas de representação

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL D1 D2 D3 D4 D5 Identificar a constituição de identidades culturais em diferentes Reconhecer a influência das diversidades étnico-raciais na formação da sociedade brasileira em diferentes tempos e espaços.

Leia mais

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: a Literatura no Enem. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: a Literatura no Enem. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: a Literatura no Enem Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra Competência de área 4 Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação

Leia mais

O que é a Geografia? É uma ciência que estuda a inter-relação entre os fenómenos naturais e humanos existentes na superfície terrestre.

O que é a Geografia? É uma ciência que estuda a inter-relação entre os fenómenos naturais e humanos existentes na superfície terrestre. O que é a Geografia? Com os Descobrimentos e o aumento significativo de informação GEOGRAFIA Geo (Terra) Grafia (Descrição) A Geografia abandona, então, o seu caráter puramente descritivo e passa a explicar

Leia mais

COLÉGIO DE SANTA DOROTEIA LISBOA ANO LETIVO 2016/2017 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIOECONÓMICAS Geografia 8 ano Planificação

COLÉGIO DE SANTA DOROTEIA LISBOA ANO LETIVO 2016/2017 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIOECONÓMICAS Geografia 8 ano Planificação Competências a desenvolver Conteúdos Aulas previstas (continuação da matéria do 7º ano) Distinguir estado do tempo de clima. Definir clima; Identificar os principais elementos de clima. Identificar os

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Profº Marcos Uchôas dos Santos Penchel Classe Descentralizada: Silveiras - EMEIEF Dom Edmund Benedict Nugent Código: 044 Município: Silveiras Eixo

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL D1 Identificar a constituição de identidades culturais em diferentes contextos Identificar as diferentes representações sociais e culturais no espaço paranaense no contexto brasileiro. Identificar a produção

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Crescer História aprovada no PNLD 2019 Código 0202P19041 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano Mundo pessoal: meu lugar no mundo As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado,

Leia mais

DISCIPLINA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6.º Ano

DISCIPLINA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6.º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DISCIPLINA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6.º Ano COMPETÊNCIAS GERAIS - Pesquisar, selecionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável. (C.

Leia mais

Código 0222P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Código 0222P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Akpalô História aprovada no PNLD 2019 Código 0222P19041 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano Mundo pessoal: meu lugar no mundo As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado,

Leia mais

Territórios e Regionalização. Professor Diego Alves de Oliveira

Territórios e Regionalização. Professor Diego Alves de Oliveira Territórios e Regionalização Professor Diego Alves de Oliveira Conceitos de território Pode ser associado a vários elementos: Biológicos: área dominada por uma espécie animal; Sociais: área vivida por

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 Que a arte me aponte uma resposta mesmo que ela mesma não saiba E que ninguém a tente complicar, pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer. Oswaldo Montenegro TURMA:

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE GEOGRAFIA - ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE GEOGRAFIA - ENSINO FUNDAMENTAL D1 Identificar diferentes tipos de representação da superfície terrestre (globo terrestre, maquetes, mapas, plantas, croquis). Identificar diferenças entre as representações do espaço geográfico. Comparar

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho ANO LETIVO 2018/2019 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE GEOGRAFIA 7º ANO A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES A Geografia e o Território

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MATRIZ CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ARTE Artes visuais

Leia mais

Ressignificação da juventude

Ressignificação da juventude Ressignificação da juventude Seminário de Integração Favela-Cidade Regina Novaes. maio de 2012 MESA 5: Ressignificação da juventude A proliferação de atividades ilegais e o constante isolamento das favelas

Leia mais

COMPETÊNCIA 1. Explicar fenômenos cientificamente: reconhecer, oferecer e avaliar explicações para fenômenos naturais e tecnológicos.

COMPETÊNCIA 1. Explicar fenômenos cientificamente: reconhecer, oferecer e avaliar explicações para fenômenos naturais e tecnológicos. 3 Ciências 3º Ano COMPETÊNCIA 1 Competência Explicar fenômenos cientificamente: reconhecer, oferecer e avaliar explicações para fenômenos naturais e tecnológicos. Habilidade H1. Adotar uma postura investigativa

Leia mais

Sinopse e/ou Argumento

Sinopse e/ou Argumento Sinopse e/ou Argumento Uma vez que o conflito matriz se apresenta na story line, o segundo passo é conseguir personagens para viver uma história, que não é senão o conflito matriz desenvolvido. Sinopse

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6 o - Ensino Fundamental Professores: Bento e Joyce Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 3 / 2019 Aluno(a): N o : Turma: Caros alunos, BEM VINDOS!!!!!!!

Leia mais

Quem sou eu? Podem me chamar de Abdulah!

Quem sou eu? Podem me chamar de Abdulah! Quem sou eu? Podem me chamar de Abdulah! Brasil Pré-cabralino (sociedades indígenas antes de 1500) A conquista da América Portuguesa Fase Pré Colonial (1500-1532) Povos africanos no Brasil Administração

Leia mais

ESCOLA BÁSICA 1, 2, 3 / JI DE ANGRA DO HEROÍSMO PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO VISUAL

ESCOLA BÁSICA 1, 2, 3 / JI DE ANGRA DO HEROÍSMO PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO VISUAL 7º ANO Índice COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS da EDUCAÇÃO ARTÍSTICA Competências Gerais e Específicas da Educação Artística Dimensões das Competências Específicas Competências Especificas do 3º ciclo - Comunicação

Leia mais

CADERNO II. Ciências Humanas

CADERNO II. Ciências Humanas CADERNO II Ciências Humanas 3. O eixo Trabalho, Cultura, Ciência e Tecnologia na área de Ciências Humanas A partir desses eixos agregadores do currículo, a Ciências Humanas têm o potencial e a responsabilidade

Leia mais

I. Vivemos no Brasil a multiculturalidade que resulta de um grande caleidoscópio cultural enraizado nas bases da formação da nossa sociedade.

I. Vivemos no Brasil a multiculturalidade que resulta de um grande caleidoscópio cultural enraizado nas bases da formação da nossa sociedade. Questão 1 O sociólogo Octávio Ianni afirma que a sociedade global está sendo tecida por relações, processos e estruturas de dominação e apropriação, integração e antagonismo, soberania e hegemonia. Trata-se

Leia mais

1ª Alteração PP Parque Empresarial Proença-a-Nova JUSTIFICATIVO DA DECISÃO DA NÃO QUALIFICAÇÃO DE ALTERAÇÕES PARA EFEITOS DE SUJEIÇÃO DO PROCEDIMENTO

1ª Alteração PP Parque Empresarial Proença-a-Nova JUSTIFICATIVO DA DECISÃO DA NÃO QUALIFICAÇÃO DE ALTERAÇÕES PARA EFEITOS DE SUJEIÇÃO DO PROCEDIMENTO 1ª Alteração PP Parque Empresarial Proença-a-Nova JUSTIFICATIVO DA DECISÃO DA NÃO QUALIFICAÇÃO DE ALTERAÇÕES PARA EFEITOS DE SUJEIÇÃO DO PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO AMBIENTAL A 1ª ALTERAÇÃO AO PLANO DE PORMENOR

Leia mais

SARESP - 9º ANO CIÊNCIAS HUMANAS / HISTÓRIA E GEOGRAFIA. DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SÃO VICENTE Equipe de Ciências Humanas

SARESP - 9º ANO CIÊNCIAS HUMANAS / HISTÓRIA E GEOGRAFIA. DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SÃO VICENTE Equipe de Ciências Humanas SARESP - 9º ANO CIÊNCIAS HUMANAS / HISTÓRIA E GEOGRAFIA DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SÃO VICENTE Equipe de Ciências Humanas SARESP - 9º ANO GEOGRAFIA Grupos de competências avaliadas nas provas do

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO EM PLANEJAMENTO URBANO ENCONTRO 5: O DIREITO À CIDADE PALESTRANTE ANNELISE MONTEIRO STEIGLEDER

CURSO DE EXTENSÃO EM PLANEJAMENTO URBANO ENCONTRO 5: O DIREITO À CIDADE PALESTRANTE ANNELISE MONTEIRO STEIGLEDER UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL (PROPUR) GRUPO DE PESQUISA LABORATÓRIO DE ESTUDOS URBANOS (LEURB) CURSO DE EXTENSÃO EM PLANEJAMENTO

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL PARA O 11º ANO DE GEOGRAFIA EM

PLANIFICAÇÃO ANUAL PARA O 11º ANO DE GEOGRAFIA EM PLANIFICAÇÃO ANUAL PARA O 11º ANO DE GEOGRAFIA EM 2017-2018 Unidades temáticas Conteúdos Objetivos Gerais Calendarização [Aulas de 90 ] Instrumentos de avaliação MÓDULO 3: Os espaços organizados pela população

Leia mais

DISCIPLINA:GEOGRAFIA PLANIFICAÇÃO Trimestral DE GEOGRAFIA 8º ANO...

DISCIPLINA:GEOGRAFIA PLANIFICAÇÃO Trimestral DE GEOGRAFIA 8º ANO... DISCIPLINA:GEOGRAFIA PLANIFICAÇÃO Trimestral DE GEOGRAFIA 8º ANO... Competências a desenvolver Conteúdos Tempo 1 (continuação da matéria do 7º ano) Distinguir estado do tempo de clima. Definir clima; Identificar

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO EM PLANEJAMENTO URBANO: APROXIMANDO UNIVERSIDADE E COMUNIDADE

CURSO DE EXTENSÃO EM PLANEJAMENTO URBANO: APROXIMANDO UNIVERSIDADE E COMUNIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL PROPUR GRUPO DE PESQUISA LABORATÓRIO DE ESTUDOS URBANOS LEURB CURSO DE EXTENSÃO EM PLANEJAMENTO

Leia mais

Os conceitos de raça e racismo

Os conceitos de raça e racismo Raça, desigualdade e política no Brasil contemporâneo Márcia Lima 14/08/2017 Os conceitos de raça e racismo A redenção de Cã. Modesto Brocos, 1895. Roteiro O conceito de raça O conceito de racismo (# discriminação

Leia mais

REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS MESTRADO PROFISSIONAL EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS

REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS MESTRADO PROFISSIONAL EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS MESTRADO PROFISSIONAL EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS Disciplinas obrigatórias Memória Social 45 Cultura 45

Leia mais

OS MAPAS SAEM DO ARMÁRIO E VÃO PARA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NAS ESCOLAS DO CAMPO NO CARIRI PARAIBANO. Fabiano Custódio de Oliveira 1

OS MAPAS SAEM DO ARMÁRIO E VÃO PARA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NAS ESCOLAS DO CAMPO NO CARIRI PARAIBANO. Fabiano Custódio de Oliveira 1 OS MAPAS SAEM DO ARMÁRIO E VÃO PARA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NAS ESCOLAS DO CAMPO NO CARIRI PARAIBANO Fabiano Custódio de Oliveira 1 INTRODUÇÃO Esse trabalho apresenta um relato da experiência vivenciada

Leia mais

Educação do Campo e Sociologia da Infância: representações, lugares e contextos. Andréia Sol Lisandra Ogg Gomes

Educação do Campo e Sociologia da Infância: representações, lugares e contextos. Andréia Sol Lisandra Ogg Gomes Educação do Campo e Sociologia da Infância: representações, lugares e contextos Andréia Sol Lisandra Ogg Gomes Não há docência sem discência 1 1) Representações: de crianças e adultos. 2) Lugares e

Leia mais

Não é possível pensar em sociedade separada do espaço que ocupa.

Não é possível pensar em sociedade separada do espaço que ocupa. O ESPAÇO GEOGRÁFICO As sociedades humanas desenvolvem, durante sua história, modos próprios de vida. Estes decorreram da combinação de formas de subsistência material - com culturas diversas -, de diferentes

Leia mais

Ordenamento do Território Nível Municipal Ano lectivo 2013/2014

Ordenamento do Território Nível Municipal Ano lectivo 2013/2014 Ordenamento do Território Nível Municipal Ano lectivo 2013/2014 1ª Aula Prática Objectivos: Revisão de conceitos relacionados com o subsistema natural em Ordenamento do Território Metodologia do Sistema

Leia mais

SESI PB - Dionízio Marques de Almeida MATEUS RIBEIRO DE ALMEIDA Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 2º A

SESI PB - Dionízio Marques de Almeida MATEUS RIBEIRO DE ALMEIDA Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 2º A Relatório de Desempenho: Simulado Enem 1ª Aplicação - 2016 SESI PB - Dionízio Marques de Almeida MATEUS RIBEIRO DE ALMEIDA Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 2º A Gerado em: 28/11/2016 às 17h 49min SIA:

Leia mais

ETAPA 4 TERRITÓRIO EDUCATIVO PARA GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES

ETAPA 4 TERRITÓRIO EDUCATIVO PARA GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES ETAPA 4 TERRITÓRIO EDUCATIVO PARA GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES Documento Conceitual: Como Relacionar Território e Currículo? Orientações Módulo Documento Conceitual Um território agentes, espaços,

Leia mais

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de GOIÁS. Geografia Leituras e Interação

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de GOIÁS. Geografia Leituras e Interação Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de GOIÁS Geografia Leituras e Interação 2 Caro professor, Este guia foi desenvolvido para ser uma ferramenta

Leia mais

Planificação a Médio Prazo Educação Visual - 7ºAno 2011/2012

Planificação a Médio Prazo Educação Visual - 7ºAno 2011/2012 Planificação a Médio Prazo Educação Visual - 7ºAno 2011/2012 Unidade Didática Apresentação Teste Diagnóstico PLANIFICAÇÃO - 1º PERÍODO :: Professor(a) Estagiária: Ana Sofia Gomes de Jesus Competências

Leia mais

1.1. Identificar os elementos de composição de obras de artes visuais Usar vocabulário apropriado para a análise de obras de artes visuais.

1.1. Identificar os elementos de composição de obras de artes visuais Usar vocabulário apropriado para a análise de obras de artes visuais. Conteúdo Básico Comum (CBC) em Arte do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos Eixo

Leia mais

BLOCH, Marc. A história, os homens e o tempo. In: Apologia da História ou O ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2001, pp

BLOCH, Marc. A história, os homens e o tempo. In: Apologia da História ou O ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2001, pp BLOCH, Marc. A história, os homens e o tempo. In: Apologia da História ou O ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2001, pp. 51-68. O que é História? Por Júlia S. Matos O tempo histórico

Leia mais

Recomendada. Coleção Geografia em Construção. Por quê? A coleção. Na coleção, a aprendizagem é entendida como

Recomendada. Coleção Geografia em Construção. Por quê? A coleção. Na coleção, a aprendizagem é entendida como 1ª série (144 p.): Unidade 1. Quem é você?; Unidade 2. A vida em família; Unidade 3. Moradia; Unidade 4. Escola; Unidade 5. Rua, que lugar é esse? 2ª série (144 p.): Unidade 1. O lugar onde você vive;

Leia mais